SóProvas



Prova FUNDATEC - 2019 - Prefeitura de Salvador das Missões - RS - Auxiliar Administrativo


ID
3270130
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Salvador das Missões - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Segundo o Art. 27 da Lei Orgânica do Município de Salvador das Missões, o servidor público que for eleito Vereador, havendo compatibilidade de horários:

Alternativas

ID
3270133
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Salvador das Missões - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

O Art. 46B da Lei Orgânica do Município de Salvador das Missões estabelece que os atos administrativos de competência do Prefeito devem ser expedidos com obediência a determinadas normas. Assinale a alternativa INCORRETA em relação a essas normas.

Alternativas
Comentários
  • Os atos administrativos de competência do Prefeito devem ser expedidos com observância das seguintes normas:

    I - decreto, numerado em ordem cronológica, nos casos de:

    a) regulamentação de lei;

    b) instituição, modificação e extinção de atribuições não privativas de lei;

    c) abertura de créditos extraordinários e, no limite autorizado por lei, de crédito suplementar especiais;

    d) declaração de utilidade ou necessidade pública, ou de interesse social para efeitos de desapropriação ou de serviço administrativo observada a legislação;

    e) aprovação de regulamento ou regimento;

    f) medidas executórias do plano diretor do desenvolvimento integrado e dos planos urbanísticos do município;

    g) criação, extinção, declaração de direitos do Município e servidores municipais do executivo, não privativos de lei;

    h) normas não privativas de lei;

    i) fixação e alteração das tarifas ou preços públicos municipais.

    II - portarias, nos casos de:

    a) provimento e vacância dos cargos ou empregos públicos;

    b) lotação no quadro de pessoal;

    c) abertura da sindicância e processos administrativos, aplicação de penalidades e demais atos individuais relativos a servidores;

    d) outros casos determinados em lei ou decreto.

    III - ordens de serviço, nos casos de determinação com efeitos exclusivamente internos.


ID
3270136
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Salvador das Missões - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

O Art. 22 do Regime Jurídico dos Servidores do Município de Salvador das Missões estabelece que, ao entrar em exercício, o servidor nomeado para o cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório por período de 36 (trinta e seis) meses, durante o qual sua aptidão, capacidade e desempenho serão avaliados por Comissão Especial de Avaliação designada para esta finalidade, com vista à aquisição da estabilidade, considerados determinados quesitos. Sendo assim, assinale a alternativa que contém três destes quesitos.

Alternativas
Comentários
  • É o famoso RAPID:

    Responsabilidade

    Assiduidade

    Produtividade

    capacidade de Iniciativa

    Disciplina

    -------------------------------------------

    Pontualidade???, disciplina e responsabilidade.


ID
3270139
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Salvador das Missões - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

De acordo com as disposições do Capítulo II – das Vantagens, do Regime Jurídico dos Servidores do Município de Salvador das Missões, além dos vencimentos, poderão ser pagas ao servidor, entre outras, as seguintes vantagens:

I. Gratificação natalina correspondente a um doze avos, por mês de exercício, da remuneração a que o servidor fizer jus no mês de dezembro, de cada ano.
II. Adicional por tempo de serviço de 7% (sete por cento), por quinquênio de efetivo serviço prestado ao Município, contínua ou interruptamente.
III. Prêmio por assiduidade de valor igual a um mês e meio de vencimento de seu cargo efetivo, mesmo que esteja no exercício de cargo em comissão ou função gratificada, para cada período de três anos ininterruptos de serviço prestado ao Município, a contar da investidura em cargo de provimento efetivo.

Quais estão corretas?

Alternativas

ID
3270142
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Salvador das Missões - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A inexigibilidade de licitação, prevista na Lei Federal nº 8.666/1993, é o procedimento a ser adotado quando houver a inviabilidade de competição, entre outras, para:

Alternativas
Comentários
  • Art. 25.  É inexigível a licitação quando houver inviabilidade de competição, em especial:

    I - para aquisição de materiais, equipamentos, ou gêneros que só possam ser fornecidos por produtor, empresa ou representante comercial exclusivo, vedada a preferência de marca..

    Letra E

    Outras alternativas são do art. 24.

  • Letra E

    É VEDADA A INEXIGIBILIDADE PARA A CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE PUBLICIDADE E DIVULGAÇÃO.

  • NÃO CONFUNDIR!!!

    Licitação Dispensável: Art 24, XV - para a aquisição ou restauração de obras de arte e objetos históricos, de autenticidade certificada, desde que compatíveis ou inerentes às finalidades do órgão ou entidade.

    Licitação Inexigível do art 13: VII - restauração de obras de arte e bens de valor histórico.

  • GABARITO: E

    Inexigibilidade de licitação: FAS

    Fornecedor exclusivo

    Atividades artísticas

    Serviços técnicos especializados

  • A questão exige conhecimento da Lei 8666/93 – Lei de Licitações.

    DICA: Inexigibilidade x Dispensa (dispensável ou dispensada).

    Inexigibilidade: impossibilidade de competição (rol exemplificativo) – art. 25, da Lei 8666/93).

    Dispensável: é possível a competição, e a lei autoriza a Administração, segundo critério de oportunidade e conveniência (ato discricionário), a dispensar a realização da licitação (rol taxativo) – art. 24, da Lei 8666/93.

    Dispensada: a lei dispensa (rol taxativo) a realização da licitação nas hipóteses predefinidas (ato vinculado) – não há juízo de valor do Administrador – art. 17, da Lei 8666/93.

    Passamos às alternativas.

    Letra A: incorreta. Trata-se causa de dispensa de licitação (e não inexigibilidade), nos termos do art. 24, XV, da Lei 8666/93: “Art. 24. É dispensável a licitação: (...) XV - para a aquisição ou restauração de obras de arte e objetos históricos, de autenticidade certificada, desde que compatíveis ou inerentes às finalidades do órgão ou entidade”. Atentar para o requisito trazido na parte final do dispositivo (em negrito).

    Letra B: incorreta. Não é causa de inexigibilidade de licitação. O item leva à confusão em razão do termo estar localizado no art. 25, da Lei 8666/93, que trata das hipóteses de inexigibilidade de licitação. Porém, trata-se de uma exceção. Vejamos o art. 25, II, da Lei 8666/93: “Art. 25.  É inexigível a licitação quando houver inviabilidade de competição, em especial: (...) II - para a contratação de serviços técnicos enumerados no art. 13 desta Lei, de natureza singular, com profissionais ou empresas de notória especialização, vedada a inexigibilidade para serviços de publicidade e divulgação”.

    Letra C: incorreta. O texto pode confundir o candidato com a causa de dispensa de licitação prevista no art. 24, I, da Lei 8666/93: “Art. 24. É dispensável a licitação: I - para obras e serviços de engenharia de valor até 10% (dez por cento) do limite previsto na alínea "a", do inciso I do artigo anterior, desde que não se refiram a parcelas de uma mesma obra ou serviço (...)”. Com a atualização ocorrida por meio do Decreto 9412/28, tal porcentagem corresponde a R$ 33.000,00 (trinta e três mil reais).

    Letra D: incorreta. O texto pode confundir o candidato com o que dispõe o parágrafo único, do art. 60, da Lei 8666/93, no que refere à possibilidade de celebração de contrato verbal com a Administração (para pequenas compras e de pronto pagamento).

    Letra E: correta. É uma hipótese de inexigibilidade de licitação, conforme art. 25, I, da Lei 8666/93: “Art. 25.  É inexigível a licitação quando houver inviabilidade de competição, em especial: I - para aquisição de materiais, equipamentos, ou gêneros que só possam ser fornecidos por produtor, empresa ou representante comercial exclusivo, vedada a preferência de marca, devendo a comprovação (...) ser feita através de atestado (...)".

    Gabarito: Letra E.


ID
3270145
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Salvador das Missões - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Para a habilitação nas licitações, será exigida dos interessados, exclusivamente, a documentação relativa à: habilitação jurídica, qualificação técnica, qualificação econômico-financeira, regularidade fiscal e trabalhista e ao cumprimento do disposto na Constituição Federal, relativo ao trabalho do menor. Sendo assim, segundo as disposições da Lei Federal nº 8.666/1993, NÃO integra a documentação relativa à regularidade fiscal e trabalhista a prova de:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito (B)

    B: Inexistência de falência ou concordata, mediante a apresentação de certidão negativa expedida pelo distribuidor da sede da pessoa jurídica, ou de execução patrimonial, expedida no domicílio da pessoa jurídica.

    Art. 31, II - certidão negativa de falência ou concordata expedida pelo distribuidor da sede da pessoa jurídica, ou de execução patrimonial, expedida no domicílio da pessoa física;

    ʕ•́ᴥ•̀ʔっ INSS 2020/21.

  • O item B trata da: Qualificação econômico-financeira.

  • Se a moda pega...

  • A banca enfiou um dos incisos sobre a documentação relativa à qualificação econômico-financeira (art. 31, II) no meio da documentação relativa à regularidade fiscal e trabalhista (art. 29), e ainda errou na transcrição do dispositivo, por desatenção ou para dar uma chance a mais aos candidatos. Sendo a Fundatec, acho que foi engano mesmo :P

    Art. 29.  A documentação relativa à regularidade fiscal e trabalhista, conforme o caso, consistirá em:

    II - prova de inscrição no cadastro de contribuintes estadual ou municipal, se houver, relativo ao domicílio ou sede do licitante, pertinente ao seu ramo de atividade e compatível com o objeto contratual;

    III - prova de regularidade para com a Fazenda Federal, Estadual e Municipal do domicílio ou sede do licitante, ou outra equivalente, na forma da lei;

    IV - prova de regularidade relativa à Seguridade Social e ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), demonstrando situação regular no cumprimento dos encargos sociais instituídos por lei.

    V - prova de inexistência de débitos inadimplidos perante a Justiça do Trabalho, mediante a apresentação de certidão negativa, nos termos do Título VII-A da Consolidação das Leis do Trabalho [...].

  • A questão em tela versa sobre a lei de licitações (lei 8.666 de 1993).

    Conforme o artigo 28, da citada lei, a documentação relativa à habilitação jurídica, conforme o caso, consistirá nos seguintes documentos:

    - Cédula de identidade.

    - Registro comercial, no caso de empresa individual.

    - Ato constitutivo, estatuto ou contrato social em vigor, devidamente registrado, em se tratando de sociedades comerciais, e, no caso de sociedades por ações, acompanhado de documentos de eleição de seus administradores.

    - Inscrição do ato constitutivo, no caso de sociedades civis, acompanhada de prova de diretoria em exercício.

    - Decreto de autorização, em se tratando de empresa ou sociedade estrangeira em funcionamento no País, e ato de registro ou autorização para funcionamento expedido pelo órgão competente, quando a atividade assim o exigir.

    Conforme o artigo 29, da citada lei, a documentação relativa à regularidade fiscal e trabalhista, conforme o caso, consistirá nos seguintes documentos:

    - Prova de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ou no Cadastro Geral de Contribuintes (CGC).

    - Prova de inscrição no cadastro de contribuintes estadual ou municipal, se houver, relativo ao domicílio ou sede do licitante, pertinente ao seu ramo de atividade e compatível com o objeto contratual.

    - Prova de regularidade para com a Fazenda Federal, Estadual e Municipal do domicílio ou sede do licitante, ou outra equivalente, na forma da lei.

    - Prova de regularidade relativa à Seguridade Social e ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), demonstrando situação regular no cumprimento dos encargos sociais instituídos por lei.

    - Prova de inexistência de débitos inadimplidos perante a Justiça do Trabalho, mediante a apresentação de certidão negativa, nos termos do Título VII-A da Consolidação das Leis do Trabalho, aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1º de maio de 1943.

    Conforme o artigo 30, da citada lei, a documentação relativa à qualificação técnica irá se limitar aos seguintes documentos:

    - Registro ou inscrição na entidade profissional competente.

    - Comprovação de aptidão para desempenho de atividade pertinente e compatível em características, quantidades e prazos com o objeto da licitação, e indicação das instalações e do aparelhamento e do pessoal técnico adequados e disponíveis para a realização do objeto da licitação, bem como da qualificação de cada um dos membros da equipe técnica que se responsabilizará pelos trabalhos;

    - Comprovação, fornecida pelo órgão licitante, de que recebeu os documentos, e, quando exigido, de que tomou conhecimento de todas as informações e das condições locais para o cumprimento das obrigações objeto da licitação;

    - Prova de atendimento de requisitos previstos em lei especial, quando for o caso.

    ANALISANDO AS ALTERNATIVAS

    Levando em consideração as explicações acima, percebe-se que o contido na alternativa "b" não integra a documentação relativa à regularidade fiscal e trabalhista.

    GABARITO: LETRA "B".

  • A Lei de Licitações traz em seu bojo a seguinte redação:

    Art. 31. A documentação relativa à qualificação econômico-financeira limitar-se-á a:

    (…)

    II – certidão negativa de falência ou concordata expedida pelo distribuidor da sede da pessoa jurídica, ou de execução patrimonial, expedida no domicílio da pessoa física;

    não consegui enxergar o erro, mesmo lendo a lei

  • Um pouco desbalanceada tendo em vista o cargo


ID
3270148
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Salvador das Missões - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Em relação à modalidade de licitação denominada pregão, são feitas as seguintes definições:

I. É uma alternativa criada pela Lei Federal nº 10.520/2002, a ser adotada para aquisição de bens e serviços comuns, considerados aqueles cujos padrões de desempenho e qualidade possam ser objetivamente definidos pelo edital, por meio de especificações usuais no mercado.
II. A sessão pública do pregão é conduzida por um presidente de uma comissão especialmente designada para o certame pela entidade promotora da licitação.
III. No pregão, ocorre a inversão de fases, primeiro escolhe-se a proposta mais vantajosa e, na sequência, apenas o vencedor terá a sua documentação de habilitação verificada.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Esqueminha que vi dos colegas do QC

    Lei 8666/93 EH CHA:

    Edital

    Habilitação

    Classificação

    Homologação

    Adjudicação

    Pregão é CHÃO:

    Classificação

    Habilitação

    Adjudicação

    hOmologação

    Nunca mais esqueci rs

  • PARA DÚVIDAS EM RELAÇÃO À alternativa III

    Art. 4º A fase externa do pregão será iniciada com a convocação dos interessados e observará as seguintes regras:

    XI - examinada a proposta classificada em primeiro lugar, quanto ao objeto e valor, caberá ao pregoeiro decidir motivadamente a respeito da sua aceitabilidade;

    XII - encerrada a etapa competitiva e ordenadas as ofertas, o pregoeiro procederá à abertura do invólucro contendo os documentos de habilitação do licitante que apresentou a melhor proposta, para verificação do atendimento das condições fixadas no edital;

    XIII - a habilitação far-se-á com a verificação de que o licitante está em situação regular perante a Fazenda Nacional, a Seguridade Social e o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço - FGTS, e as Fazendas Estaduais e Municipais, quando for o caso, com a comprovação de que atende às exigências do edital quanto à habilitação jurídica e qualificações técnica e econômico-financeira;

    XV - verificado o atendimento das exigências fixadas no edital, o licitante será declarado vencedor;

    XVI - se a oferta não for aceitável ou se o licitante desatender às exigências habilitatórias, o pregoeiro examinará as ofertas subseqüentes e a qualificação dos licitantes, na ordem de classificação, e assim sucessivamente, até a apuração de uma que atenda ao edital, sendo o respectivo licitante declarado vencedor;

    GABARITO LETRA D

  • I-letra de lei

    II- IV - a autoridade competente designará, dentre os servidores do órgão ou entidade promotora da licitação, o pregoeiro e respectiva equipe de apoio, cuja atribuição inclui, dentre outras, o recebimento das propostas e lances, a análise de sua aceitabilidade e sua classificação, bem como a habilitação e a adjudicação do objeto do certame ao licitante vencedor.

    III- letra de lei

  • III. "na sequência, APENAS o vencedor..." Nem sempre, se ele for desclassificado pode ser feita a habilitação dos próximos licitantes na ordem de classificação.

    Pra mim, questão anulável.


ID
3270151
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Salvador das Missões - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Para efeito da Lei Federal nº 12.527/2011, a qualidade da informação que tenha sido produzida, expedida, recebida ou modificada por determinado indivíduo, equipamento ou sistema denomina-se:

Alternativas
Comentários
  • VI - disponibilidade: qualidade da informação que pode ser conhecida e utilizada por indivíduos, equipamentos ou sistemas autorizados;

    VII - autenticidade: qualidade da informação que tenha sido produzida, expedida, recebida ou modificada por determinado indivíduo, equipamento ou sistema;

    VIII - integridade: qualidade da informação não modificada, inclusive quanto à origem, trânsito e destino;

    IX - primariedade: qualidade da informação coletada na fonte, com o máximo de detalhamento possível, sem modificações.

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/lei/l12527.htm

  • VI - disponibilidade: qualidade da informação que pode ser conhecida e utilizada por indivíduos, equipamentos ou sistemas autorizados;

    VII - autenticidade: qualidade da informação que tenha sido produzida, expedida, recebida ou modificada por determinado indivíduo, equipamento ou sistema;

    VIII - integridade: qualidade da informação não modificada, inclusive quanto à origem, trânsito e destino;

    IX - primariedade: qualidade da informação coletada na fonte, com o máximo de detalhamento possível, sem modificações.

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/lei/l12527.htm

    GABARITO C

  • Letra C

    Art 4º

  • Palavras chaves: o Indivíduo tem autenticidade


ID
3270154
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Salvador das Missões - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Financeiro
Assuntos

A Lei nº 4.320/1964 define que créditos adicionais são as autorizações de despesa não computadas ou insuficientemente dotadas na Lei de Orçamento. Entre os créditos adicionais estão os destinados a reforço de dotação orçamentária, que, segundo a classificação da referida lei, são denominados de créditos:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

    Art. 41. Os créditos adicionais classificam-se em:

     I - suplementares, os destinados a refôrço de dotação orçamentária;

    II - especiais, os destinados a despesas para as quais não haja dotação orçamentária específica;

    III - extraordinários, os destinados a despesas urgentes e imprevistas, em caso de guerra, comoção intestina ou calamidade pública.


ID
3270157
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Salvador das Missões - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Financeiro
Assuntos

Para efeito da Lei Complementar nº 101/2000, entende-se como:

I. Ente da Federação: a União, cada Estado e o Distrito Federal.
II. Empresa controlada: sociedade cuja maioria do capital social com direito a voto pertença, direta ou indiretamente, a ente da Federação.
III. Empresa estatal dependente: empresa controlada que receba do ente controlador recursos financeiros para pagamento de despesas com pessoal ou de custeio em geral ou de capital, excluídos, no último caso, aqueles provenientes de aumento de participação acionária.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    Questão embasada no Art. 2º da Lei Complementar nº 101 de 2000 (LRF):

    Art. 2 Para os efeitos desta Lei Complementar, entende-se como:      

    I - ente da Federação: a União, cada Estado, o Distrito Federal e cada Município;

    ERRADO. A assertiva excluiu os Municípios.

    II - empresa controlada: sociedade cuja maioria do capital social com direito a voto pertença, direta ou indiretamente, a ente da Federação;

    CERTO. Letra seca da LRF.

    III - empresa estatal dependente: empresa controlada que receba do ente controlador recursos financeiros para pagamento de despesas com pessoal ou de custeio em geral ou de capital, excluídos, no último caso, aqueles provenientes de aumento de participação acionária;

    CERTO. Letra seca da LRF.

  • a assertiva 1 não está errada só está incompleta... Errado estaria se ele colocasse "Entende-se como ente da Federação SOMENTE A Uniao, os Estados e DF"


ID
3270160
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Salvador das Missões - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O Art. 4º da Lei Federal nº 8.429/1992 estabelece que os agentes públicos de qualquer nível ou hierarquia são obrigados a velar pela estrita observância de determinados princípios no trato dos assuntos que lhe são afetos. Nesse sentido, analise as seguintes assertivas, relativas a princípios que os agentes públicos têm o dever de observar:

I. Legalidade.
II. Impessoalidade.
III. Moralidade.
IV. Publicidade.

Quais estão corretos?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

    Art. 4° Os agentes públicos de qualquer nível ou hierarquia são obrigados a velar pela estrita observância dos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade e publicidade no trato dos assuntos que lhe são afetos.

    Obs: Eficiência só no caput do art.37, da CF.

  • Para responder a questão, é necessário o conhecimento acerca da Lei de Improbidade Administrativa (LIA) – Lei nº 8429/92, em especial dos princípios expressos que devem ser observados pelos agentes públicos.

    O tema é tratado no art. 4º, da LIA, com a seguinte redação: “Art. 4° Os agentes públicos de qualquer nível ou hierarquia são obrigados a velar pela estrita observância dos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade e publicidade no trato dos assuntos que lhe são afetos”.

    Dito isto, podemos concluir que todos os itens estão corretos.

    DICA: Devemos lembrar que o princípio da eficiência foi incluído na Constituição Federal por meio da Emenda Constitucional nº 19/1998 e a LIA é de 1992. Por esse motivo ele não aparece expressamente no mencionado art. 4º.

    Gabarito: Letra E.

  • Limp

    Legalidade

    Impessoalidade

    Moralidade

    Publicidade

  • Lembrando que a LIA é uma lei NACIONAL e não apenas federal, ou seja, abrange todos os entes (União, Estados, DF e Municípios).

  • O Art. 4º foi revogado pela Lei 14.230/21. A questão está desatualizada.


ID
3270163
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Salvador das Missões - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

O Art. 14 da Lei Municipal nº 492/2005 define como remuneração de contribuição, para os efeitos do Regime Próprio de Previdência Social dos Servidores Efetivos do Município de Salvador das Missões, o vencimento básico do cargo efetivo acrescido de todas as parcelas de caráter remuneratório e outras vantagens percebidas pelo servidor, conforme estabelecido em lei, excluídas determinadas vantagens. Em relação às vantagens excluídas da remuneração de contribuição, considere as assertivas abaixo, assinalando C, se corretas, ou I, se incorretas.

( ) Auxílio para transporte.
( ) Férias indenizadas.
( ) Adicional de insalubridade.
( ) Ajuda de custo.
( ) Auxílio para diferença de caixa.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas

ID
3270166
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Salvador das Missões - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Assinale o benefício que NÃO é concedido aos segurados do Regime Próprio de Previdência Social dos Servidores Efetivos do Município de Salvador das Missões.

Alternativas

ID
3270169
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Salvador das Missões - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Segundo o Art. 111 do Código Tributário do Município de Salvador das Missões, são isentos do pagamento do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza os contribuintes cadastrados como autônomos pelas seguintes atividades, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    Art. 111 – São isentos do pagamento do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza:

    VI – os Contribuintes Cadastrados como Autônomos pelas atividades de:

    a) – Faxineira;

    b) – Jardineiros;

    c) – Carroceiros;

    d) – Artesões;

    e) – Cozinheiras;

    f) – Lavadeiras.

  • Gabarito C

    Art. 111 – São isentos do pagamento do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza:

    VI – os Contribuintes Cadastrados como Autônomos pelas atividades de:

    a) – Faxineira;

    b) – Jardineiros;

    c) – Carroceiros;

    d) – Artesões;

    e) – Cozinheiras;

    f) – Lavadeiras.


ID
3270172
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Salvador das Missões - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

O Código Tributário do Município de Salvador das Missões define que nenhum estabelecimento poderá se instalar no município, nem será permitido o exercício de atividade ambulante, sem a prévia licença do Município, que é comprovada pela posse do respectivo:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    O Alvará é um documento concedido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia que autoriza o funcionamento de uma empresa relacionada a indústria, comércio e serviços, conforme o local e a atividade solicitados.

  • Gabarito A

    O Alvará é um documento concedido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia que autoriza o funcionamento de uma empresa relacionada a indústria, comércio e serviços, conforme o local e a atividade solicitados.


ID
3270175
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Salvador das Missões - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Em fevereiro deste ano, o vice-governador do Estado, Ranolfo Vieira Júnior, anunciou um pacote de medidas para o enfrentamento dos problemas que envolvem as casas prisionais do Rio Grande do Sul. Foram medidas anunciadas na ocasião:

I. Transferência de 350 apenados da Penitenciária Estadual de Porto Alegre para outras casas prisionais.
II. Abertura de novas casas prisionais, como a Penitenciária Estadual de Bento Gonçalves e a Penitenciária Estadual de Sapucaia do Sul.
III. Doação de 45 portais detectores de metal, além de scanners corporais pelo Departamento Penitenciário Nacional.

Quais estão corretas?

Alternativas

ID
3270178
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Salvador das Missões - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Sobre o município de Salvador das Missões, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Existem dois rios principais e fundamentais para a rede hidrográfica do município: Comandaí ao norte e o rio Ijuí ao sul.
( ) O escrito 'Salvador das Missões – 20 de março de 1992' aparece sob o formato de um livro no brasão do município pelo fato de haver um livro com a história da cidade.
( ) O cooperativismo se destaca no município e, inclusive, faz parte do brasão.
( ) O nome Salvador das Missões é uma homenagem ao lugar de origem dos primeiros colonizadores – Salvador do Sul.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas

ID
3270181
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Salvador das Missões - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Após a tragédia ocorrida em Brumadinho, em Minas Gerais, com o rompimento da barragem de rejeitos minerais que levou à morte cerca de 300 pessoas, em janeiro deste ano, a atenção se voltou às barragens espalhadas por todo o Brasil, inclusive as localizadas no RS. Aqui no Estado, as barragens servem para irrigação e para oferecer água aos animais, ou seja, não são de rejeitos. Dois desses reservatórios apresentaram risco, conforme avaliado no último relatório da Agência Nacional de Água (ANA), e estão localizados nas cidades de:

Alternativas
Comentários
  • Gab. B


ID
3270184
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Salvador das Missões - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Em meio à crise instaurada na ___________, onde já falta comida e medicamentos, o país teve, em janeiro deste ano, um autoproclamado presidente interino, o líder da assembleia e da oposição _______________. Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

Alternativas

ID
3270187
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Salvador das Missões - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Em dezembro do ano passado, no Brasil, centenas de casos de abuso sexual foram denunciados por mulheres contra um homem, famoso por seus atendimentos espirituais. Sobre esse caso, analise as assertivas abaixo:

I. A cidade onde os atendimentos aconteciam é Aparecida de Goiânia/Goiás.
II. O suspeito, que está preso desde o início das denúncias, é popularmente conhecido como João de Deus.
III. O nome do local dos atendimentos é Casa de Dom Inácio de Loyola.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • A CIDADE DE APARECIDA-GO

    Foi onde ele ficou detido.

    A CIDADE ONDE OCORREU OS ABUSOS É ''ABADIÂNIA''...