Até dois anos atrás, o aquífero era conhecido como
Alter do Chão.
Em 2013, novos estudos feitos por
pesquisadores da UFPA (Universidade Federal do Pará)
REBATIZARAM:
"A gente avançou bastante e passamos a chamar de
SAGA, o Sistema Aquífero Grande Amazônia."
explicou o professor do
Instituto de Geociência da UFPA Francisco Matos.
OUTRA QUESTÃO PARA FIXA:
Q1706341
Geografia Amazônia
Ano: 2021 Banca: IADES Órgão: PM-PA
A Amazônia possui uma reserva de água subterrânea com volume estimado em mais de 160 trilhões de metros cúbicos, conforme estimou Francisco de Assis Matos de Abreu, professor da Universidade Federal do Pará (UFPA). [..] Denominado, pelo pesquisador e por colaboradores, Sistema Aquífero Grande Amazônia (Saga), o sistema hidrogeológico começou a ser formado a partir do período cretáceo, há cerca de 135 milhões de anos.
Disponível em: <https: //agencia.fapesp.br/amazonia-tem-oceano subterraneo/19541/>. Acesso em: 18 dez. 2020, com adaptações.
Com base no exposto, no que se refere ao Saga, assinale a alternativa correta.
A) Nenhum município da região amazônica utiliza a água subterrânea para o abastecimento da população.
B) O Saga é um sistema hidrogeológico transfronteiriço, uma vez que abrange outros países da América do Sul.
C) A reserva subterrânea representa cerca de 40% de toda a água da Amazônia, enquanto que as águas dos rios representam 60% ´desse total.
D) Embora a estimativa do volume de água na reserva subterrânea da Amazônia seja significativa, em torno de 160 trilhões, ainda é bem inferior que a do Aquífero Guarani, depósito de água doce subterrânea que abrange os territórios do Uruguai, da Argentina, do Paraguai e, principalmente, do Brasil.
E ) A péssima qualidade da água subterrânea no aquífero da região amazônica inviabiliza a sua distribuição junto à população.