SóProvas



Prova IF-RS - 2016 - IF-RS - Técnico em Agropecuária


ID
2430274
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Assinale a alternativa INCORRETA sobre o instituto da Remoção, previsto na Lei 8.112, de 11 de dezembro de 1990:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra d).

     

    LEI 8.112/90

     

     

    Art. 36.  Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede. (LETRA "B")

     

    Parágrafo único. Para fins do disposto neste artigo, entende-se por modalidades de remoção:

     

    I - de ofício, no interesse da Administração; (LETRA "C")

     

    II - a pedido, a critério da Administração; (LETRA "E")

     

    III -  a pedido, para outra localidade, independentemente do interesse da Administração:

     

    a) para acompanhar cônjuge ou companheiro, também servidor público civil ou militar, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, que foi deslocado no interesse da Administração; (ERRO DA LETRA "D")

     

    * Esse tipo de remoção se enquadra na modalidade de remoção a pedido, para outra localidade, independentemente do interesse da Administração, e não na modalidade de remoção a pedido, a critério da Administração. Portanto, a letra "d" está errada.

     

    b) por motivo de saúde do servidor, cônjuge, companheiro ou dependente que viva às suas expensas e conste do seu assentamento funcional, condicionada à comprovação por junta médica oficial; (LETRA "A")

     

    c) em virtude de processo seletivo promovido, na hipótese em que o número de interessados for superior ao número de vagas, de acordo com normas preestabelecidas pelo órgão ou entidade em que aqueles estejam lotados.

     

     

     

    => Meu Instagram para concursos: https://www.instagram.com/qdconcursos/

  • Lei 8112/90:

    Art. 36, Parágrafo único. Para fins do disposto neste artigo, entende-se por modalidades de remoção:

    I - de ofício, no interesse da Administração;

    II - a pedido, a critério da Administração;

    III - a pedido, para outra localidade, independentemente do interesse da Administração:

    Alínea a) para acompanhar cônjuge ou companheiro, também servidor público civil ou militar, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, que foi deslocado no interesse da Administração

  •  ART 36  III -  a pedido, para outra localidade, independentemente do interesse da Administração:                 

           a) para acompanhar cônjuge ou companheiro, também servidor público civil ou militar, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, que foi deslocado no interesse da Administração;

  • Alternativa letra D

     

  • Vejamos cada opção proposta pela Banca, à procura da incorreta:

    a) Certo:

    De fato, a hipótese aqui descrita pela Banca consiste em espécie de remoção a pedido, como se vê do art. 36, III, "b", da Lei 8.112/90:

    "Art. 36.  Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

    Parágrafo único. Para fins do disposto neste artigo, entende-se por modalidades de remoção:

    (...)

    III -  a pedido, para outra localidade, independentemente do interesse da Administração: 

    (...)

    b) por motivo de saúde do servidor, cônjuge, companheiro ou dependente que viva às suas expensas e conste do seu assentamento funcional, condicionada à comprovação por junta médica oficial;"

    b) Certo:

    A presente assertiva corresponde, com precisão, ao conceito legal de remoção, tal como vazado no art. 36, caput, da Lei 8.112/90, acima já transcrito.

    c) Certo:

    Realmente, a remoção de ofício pressupõe, sempre, a existência de interesse da Administração, consoante expresso no art. 36, parágrafo único, I, da Lei 8.112/90:

    "Art. 36 (...)

    Parágrafo único. Para fins do disposto neste artigo, entende-se por modalidades de remoção:

    I - de ofício, no interesse da Administração;"   

    d) Errado:

    Na realidade, a remoção versada neste item se dá independentemente de interesse da Administração, como se depreende do art. 36, parágrafo único, III, "a", da Lei 8.112/90:

    "Art. 36.  (...)

    Parágrafo único. Para fins do disposto neste artigo, entende-se por modalidades de remoção: 

    (...)

    III -  a pedido, para outra localidade, independentemente do interesse da Administração:   

    a) para acompanhar cônjuge ou companheiro, também servidor público civil ou militar, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, que foi deslocado no interesse da Administração;"

    e) Certo:

    Por fim, este item está em harmonia com o teor do art. 36, parágrafo único, II, que traz, de fato, a hipótese de remoção a pedido, a critérios da Administração. Confira-se:

    "Art. 36.  (...)

    Parágrafo único. Para fins do disposto neste artigo, entende-se por modalidades de remoção:

    (...)

    II - a pedido, a critério da Administração;"


    Gabarito do professor: D


ID
2430277
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Analise abaixo as afirmativas relacionadas às formas de ingresso e desenvolvimento do servidor Técnico-Administrativo em Educação, assinalando a seguir a alternativa que contém as afirmativas CORRETAS:
I. O ingresso nos cargos do Plano de Carreira far-se-á no padrão inicial do 1° (primeiro) nível de capacitação do respectivo nível de classificação, mediante concurso público de provas ou de provas e títulos, observadas a escolaridade e experiência estabelecidas na Lei.
II. Será instituído Incentivo à Qualificação ao servidor que possuir educação formal superior ao exigido para o cargo de que é titular, na forma de regulamento.
III. O desenvolvimento do servidor na carreira dar-se-á, exclusivamente, pela mudança de nível de capacitação e de padrão de vencimento mediante, respectivamente, Progressão por Capacitação Profissional ou Progressão por Mérito Profissional.
IV. Para os fins de Progressão por Capacitação Profissional, é permitido o somatório de cargas horárias de cursos realizados pelo servidor durante a permanência no nível de capacitação em que se encontra e da carga horária que excedeu à exigência para progressão no interstício do nível anterior, vedado o aproveitamento de cursos com carga horária inferior a 15 (quinze) horas-aula.
Assinale a alternativa que contempla as afirmativas CORRETAS

Alternativas
Comentários
  • lV - ERRADA. ART 10 § 4-> "No cumprimento dos critérios estabelecidos no Anexo III, é permitido o somatório de cargas horárias de cursos realizados pelo servidor durante a permanência no nível de capacitação em que se encontra e da carga horária que excedeu à exigência para progressão no interstício do nível anterior, vedado o aproveitamento de cursos com carga horária inferior a 20 (vinte) horas-aula."

  •  I - Art. 9o O ingresso nos cargos do Plano de Carreira far-se-á no padrão inicial do 1o (primeiro) nível de capacitação do respectivo nível de classificação, mediante concurso público de provas ou de provas e títulos, observadas a escolaridade e experiência estabelecidas no Anexo II desta Lei.

     II- Art. 11. Será instituído Incentivo à Qualificação ao servidor que possuir educação formal superior ao exigido para o cargo de que é titular, na forma de regulamento.

     III- Art. 10. O desenvolvimento do servidor na carreira dar-se-á, exclusivamente, pela mudança de nível de capacitação e de padrão de vencimento mediante, respectivamente, Progressão por Capacitação Profissional ou Progressão por Mérito Profissional.

    lV - ERRADA. ART 10 § 4-> "No cumprimento dos critérios estabelecidos no Anexo III, é permitido o somatório de cargas horárias de cursos realizados pelo servidor durante a permanência no nível de capacitação em que se encontra e da carga horária que excedeu à exigência para progressão no interstício do nível anterior, vedado o aproveitamento de cursos com carga horária inferior a 20 (vinte) horas-aula."

  • OPS! COMO ASSIM?

    A LEI DIZ QUE É VEDADO O APROVEITAMENTO DE CURSOS COM CARGA HORÁRIA INFERIOR A 20H/A, OK! ISSO IMPLICA QUE OS CURSOS COM 15H/A TAMBÉM SEJAM  VEDADOS OS SEUS APROVEITAMENTOS

  • Thayane,

    A vedação prevista na lei 11.091/2005 é quanto ao aproveitamento de CURSOS com carga horária inferior a 20 horas-aula, e não quanto ao aproveitamento de EXCEDENTES inferiores a 20 horas-aula. Com relação ao aproveitamento de horas excedentes de outros cursos, a lei não faz previsão. Portanto, se sobrarem, por exemplo, 5 horas de um curso já utilizado para progressão no interstício anterior, essas 5 horas podem ser aproveitadas na próxima progressão no nível de capacitação. Para entender melhor, veja a questão 663268.

    Bons estudos!

  • Carga horária minina 20 horas.

  • 20 horas-aula.

    Não inventem, não é a disciplina de RLM, aqui é letra de lei.

  • Thayane, existe diferença entre inferior a 20 h e inferior a 15 h...

    "vedado o aproveitamento de cursos com carga horária inferior a 20 horas-aula" quer dizer que para os cursos com carga de 20 h ou mais não há vedação.

    "vedado o aproveitamento de cursos com carga horária inferior a 15 horas-aula" quer dizer que para os cursos com carga horária de 15 h ou mais (16, 17, 18 h) não há vedação, situação que vai de encontro o que consta na lei.

  • IV. Para os fins de Progressão por Capacitação Profissional, é permitido o somatório de cargas horárias de cursos realizados pelo servidor durante a permanência no nível de capacitação em que se encontra e da carga horária que excedeu à exigência para progressão no interstício do nível anterior, vedado o aproveitamento de cursos com carga horária inferior a 15 (quinze) horas-aula.

    § 4º No cumprimento dos critérios estabelecidos no Anexo III, é permitido o somatório de cargas horárias de cursos realizados pelo servidor durante a permanência no nível de capacitação em que se encontra e da carga horária que excedeu à exigência para progressão no interstício do nível anterior, vedado o aproveitamento de cursos com carga horária inferior a 20 (vinte) horas-aula.


ID
2430280
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Considere as assertivas abaixo relativas à Lei nº 9.784, de 29 de janeiro de 1999, identificando com “V” as VERDADEIRAS e com “F” as FALSAS, assinalando a seguir a alternativa que contém a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo:
( ) Terá prioridade na tramitação, em qualquer órgão ou instância, o procedimento administrativo em que figure como parte ou interessado pessoa portadora de deficiência física ou mental.
( ) O direito da Administração de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favoráveis para os destinatários decai em 2 (dois) anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada má-fé.
( ) Salvo disposição legal específica, é de 5 (cinco) dias o prazo para interposição de recurso administrativo, contado a partir da ciência ou divulgação oficial da decisão recorrida.
( ) Quando a lei não fixar prazo diferente, o recurso administrativo deverá ser decidido no prazo máximo de 30 (trinta) dias, contados do recebimento dos autos pelo órgão competente, vedada a prorrogação do prazo.
( ) Os prazos começam a correr a partir da data da cientificação oficial, excluindo-se da contagem o dia do começo e incluindo-se o do vencimento, considerando-se prorrogado o prazo até o primeiro dia útil seguinte se o vencimento cair em dia em que não houver expediente ou este for encerrado antes da hora normal.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra b).

     

    LEI 9.784/99

     

     

    Item "I") Art. 69-A. Terão prioridade na tramitação, em qualquer órgão ou instância, os procedimentos administrativos em que figure como parte ou interessado:

     

    II - pessoa portadora de deficiência, física ou mental;

     

     

    Item "II") Art. 54. O direito da Administração de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favoráveis para os destinatários decai em cinco anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada má-fé.

     

     

    Item "III") Art. 59. Salvo disposição legal específica, é de dez dias o prazo para interposição de recurso administrativo, contado a partir da ciência ou divulgação oficial da decisão recorrida.

     

     

    Item "IV") Art. 59. Salvo disposição legal específica, é de dez dias o prazo para interposição de recurso administrativo, contado a partir da ciência ou divulgação oficial da decisão recorrida.

     

    § 1° Quando a lei não fixar prazo diferente, o recurso administrativo deverá ser decidido no prazo máximo de trinta dias, a partir do recebimento dos autos pelo órgão competente.

     

    § 2° O prazo mencionado no parágrafo anterior poderá ser prorrogado por igual período, ante justificativa explícita.

     

     

    Item "V") Art. 66. Os prazos começam a correr a partir da data da cientificação oficial, excluindo-se da contagem o dia do começo e incluindo-se o do vencimento.

     

    § 1° Considera-se prorrogado o prazo até o primeiro dia útil seguinte se o vencimento cair em dia em que não houver expediente ou este for encerrado antes da hora normal.

     

     

     

    => Meu Instagram para concursos: https://www.instagram.com/qdconcursos/

  • Lei 9784/99:

    Item I:

    Art. 69-A. Terão prioridade na tramitação, em qualquer órgão ou instância, os procedimentos administrativos em que figure como parte ou interessado:

    II - pessoa portadora de deficiência, física ou mental;

    Item II:

    Art. 54. O direito da Administração de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favoráveis para os destinatários decai em cinco anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada má-fé.

    Itens III e IV:

    Art. 59. Salvo disposição legal específica, é de dez dias o prazo para interposição de recurso administrativo, contado a partir da ciência ou divulgação oficial da decisão recorrida.

    § 1° Quando a lei não fixar prazo diferente, o recurso administrativo deverá ser decidido no prazo máximo de trinta dias, a partir do recebimento dos autos pelo órgão competente.

    § 2° O prazo mencionado no parágrafo anterior poderá ser prorrogado por igual período, ante justificativa explícita.

    Item V:

    Art. 66. Os prazos começam a correr a partir da data da cientificação oficial, excluindo-se da contagem o dia do começo e incluindo-se o do vencimento.

    § 1° Considera-se prorrogado o prazo até o primeiro dia útil seguinte se o vencimento cair em dia em que não houver expediente ou este for encerrado antes da hora normal.

  • Gab.: B

    V – F – F – F – V.

  • A questão versa sobre o Processo Administrativo Federal (Lei 9.784/99).

    I) VERDADEIRA. Literalidade do art. 69-A da lei 9.784/99: “Terão prioridade na tramitação, em qualquer órgão ou instância, os procedimentos administrativos em que figure como parte ou interessado: [...] II - pessoa portadora de deficiência, física ou mental”

    II) FALSA. O prazo decadencial é de 5 anos e não de 2 anos, de acordo com o art. 54 da lei 9.784/99: “O direito da Administração de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favoráveis para os destinatários DECAI EM CINCO ANOS, contados da data em que foram praticados, SALVO COMPROVADA MÁ-FÉ.”

    Vamos interpretar esse dispositivo: O PRINCÍPIO DA AUTOTUTELA permite que a Administração Pública anule seus próprios eivados de vícios de legalidade, mesmo que estes atos possuam efeitos favoráveis para os administrados. Contudo, para isso existe um prazo de 5 anos (como REGRA), em obediência ao PRINCÍPIO DA SEGURANÇA JURÍDICA.

    III) FALSA. O referido prazo é de 10 dias e não de 5 dias, conforme o art. 59 da lei 9.784/99: “Salvo disposição legal específica, é de DEZ DIAS o prazo para interposição de recurso administrativo, contado a partir da ciência ou divulgação oficial da decisão recorrida.”

    IV) FALSA. Não é vedada a prorrogação de prazo, segundo o art. 59, §§ 1º e 2º da lei 9.784/99: “Art. 59, §1º. Quando a lei não fixar prazo diferente, o recurso administrativo deverá ser decidido no prazo máximo de trinta dias, a partir do recebimento dos autos pelo órgão competente.”

    Art. 59, § 2°. “O prazo mencionado no parágrafo anterior PODERÁ SER PRORROGADO POR IGUAL PERÍODO, ANTE JUSTIFICATIVA EXPLÍCITA.”

    V) VERDADEIRA. A assertiva reproduz o teor do art.66 e §1º da lei 9.784/99: “Art. 66. Os prazos começam a correr a partir da data da cientificação oficial, excluindo-se da contagem o dia do começo e incluindo-se o do vencimento.§ 1° Considera-se prorrogado o prazo até o primeiro dia útil seguinte se o vencimento cair em dia em que não houver expediente ou este for encerrado antes da hora normal.”

    GABARITO: “B”, vez que as assertivas I e V estão VERDADEIRAS e as assertivas II, III e IV estão FALSAS.


ID
2430283
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Com base na Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, analise as seguintes afirmativas sobre nomeação, posse e exercício:
I. A posse dar-se-á pela assinatura do respectivo termo, no qual deverão constar as atribuições, os deveres, as responsabilidades e os direitos inerentes ao cargo ocupado, que poderão ser alterados unilateralmente, por qualquer das partes.
II. Somente haverá posse nos casos de provimento de cargo por nomeação.
III. É de quinze dias o prazo para o servidor empossado em cargo público entrar em exercício, contados da data da posse.
IV. O início do exercício de função de confiança sempre coincidirá com a data de publicação do ato de designação.
V. A posse em cargo público dependerá de prévia inspeção médica oficial.
Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas CORRETAS

Alternativas
Comentários
  • I. A posse dar-se-á pela assinatura do respectivo termo, no qual deverão constar as atribuições, os deveres, as responsabilidades e os direitos inerentes ao cargo ocupado, que NÃO poderão ser alterados unilateralmente, por qualquer das partes. (art. 13, 8.112/90) - ERRADA

    II. Somente haverá posse nos casos de provimento de cargo por nomeação. (art. 13, §4º, 8.112/90) - CORRETA

    III. É de quinze dias o prazo para o servidor empossado em cargo público entrar em exercício, contados da data da posse. (art. 15, §1º, 8.112/90) - CORRETA

    IV. O início do exercício de função de confiança (SEMPRE) coincidirá com a data de publicação do ato de designação, SALVO QUANDO O SERVIDOR ESTIVER EM LICENÇA OU AFASTADO POR QUALQUER OUTRO MOTIVO LEGAL, HIPÓTESE EM QUE RECAIRÁ NO PRIMEIRO DIA ÚTIL APÓS O TÉRMINO DO IMPEDIMENTO, QUE NÃO PODERÁ EXCEDER A TRINTA DIAS DA PUBLICAÇÃO. (art. 15, §4º, 8.112/90) - ERRADA

    V. A posse em cargo público dependerá de prévia inspeção médica oficial. (art. 14, 8.112/90) - CORRETA

     

     a) Apenas I, V. 

     b) Apenas III, IV.

     c) Apenas II, III, V.   =  RESPOSTA CORRETA

     d) Apenas I, II, III.

     e) I, II, III, IV, V.

     

  • Lei 8112/90:

    Itens I e II:

    Art. 13. A posse dar-se-á pela assinatura do respectivo termo, no qual deverão constar as atribuições, os deveres, as responsabilidades e os direitos inerentes ao cargo ocupado, que não poderão ser alterados unilateralmente, por qualquer das partes, ressalvados os atos de ofício previstos em lei.

    § 4º. Só haverá posse nos casos de provimento de cargo por nomeação.

    Item III:

    Art. 15. § 1º. É de quinze dias o prazo para o servidor empossado em cargo público entrar em exercício, contados da data da posse.

    Item IV:

    Art. 15. § 4º. O início do exercício de função de confiança coincidirá com a data de publicação do ato de designação, salvo quando o servidor estiver em licença ou afastado por qualquer outro motivo legal, hipótese em que recairá no primeiro dia útil após o término do impedimento, que não poderá exceder a trinta dias da publicação.

    Item V:

    Art. 14. A posse em cargo público dependerá de prévia inspeção médica oficial.

  • O erro da IV é que esla está incompleta.

    IV - ,... Salvo...

  • dái o fato de conhecer o perfil de cada banda, já vi questões incompletas serem consideradas certas.

     

     

    Foco, Força e Fé

  • GABARITO: LETRA C

     

    I: Art. 13.  A posse dar-se-á pela assinatura do respectivo termo, no qual deverão constar as atribuições, os deveres, as responsabilidades e os direitos inerentes ao cargo ocupado, que não poderão ser alterados unilateralmente, por qualquer das partes, ressalvados os atos de ofício previstos em lei.

     

    IV: Art. 13: § 4o  O início do exercício de função de confiança coincidirá com a data de publicação do ato de designação, salvo quando o servidor estiver em licença ou afastado por qualquer outro motivo legal, hipótese em que recairá no primeiro dia útil após o término do impedimento, que não poderá exceder a trinta dias da publicação.

  • Julguemos cada assertiva lançada pela Banca:

    I- Errado:

    Trata-se de proposição em evidente desacordo com o teor do art. 13, caput, da Lei 8.112/90:

    "Art. 13.  A posse dar-se-á pela assinatura do respectivo termo, no qual deverão constar as atribuições, os deveres, as responsabilidades e os direitos inerentes ao cargo ocupado, que não poderão ser alterados unilateralmente, por qualquer das partes, ressalvados os atos de ofício previstos em lei."

    II- Certo:

    Esta afirmativa tem esteio direto no art. 13, §4º, da Lei 8.112/90, in verbis:

    "Art. 13 (...)
    § 4o  Só haverá posse nos casos de provimento de cargo por nomeação."  

    III- Certo:

    Outra vez, a Banca aqui lançou afirmativa afinda com o teor da norma de regência da matéria, qual seja, art. 15, §1º, da Lei 8.112/90:

    "Art. 15 (...)
    § 1o  É de quinze dias o prazo para o servidor empossado em cargo público entrar em exercício, contados da data da posse."

    IV- Errado:

    Embora seja a regra geral, nem sempre o início do exercício da função de confiança coincidirá com a data de publicação do ato de designação, como se vê do teor do art. 15, §4º, da Lei 8.112/90:

    "Art. 15 (...)
    § 4o  O início do exercício de função de confiança coincidirá com a data de publicação do ato de designação, salvo quando o servidor estiver em licença ou afastado por qualquer outro motivo legal, hipótese em que recairá no primeiro dia útil após o término do impedimento, que não poderá exceder a trinta dias da publicação." 

    V- Certo:

    Por fim, esta proposição revela-se em sintonia com o art. 14, caput, da Lei 8.112/90, litteris:

    "Art. 14.  A posse em cargo público dependerá de prévia inspeção médica oficial."


    Gabarito do professor: C


ID
2430286
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Com base nos conceitos presentes na Lei nº 11.091, de 12 de janeiro de 2005, assinale abaixo a alternativa que contém a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo:

1. Padrão de Vencimento

2. Plano de Carreira

3. Cargo

4. Ambiente Organizacional

5. Nível de Capacitação

( ) Conjunto de princípios, diretrizes e normas que regulam o desenvolvimento profissional dos servidores titulares de cargos que integram determinada carreira, constituindo-se em instrumento de gestão do órgão ou entidade.

( ) Área específica de atuação do servidor, integrada por atividades afins ou complementares, organizada a partir das necessidades institucionais e que orienta a política de desenvolvimento de pessoal.

( ) Posição do servidor na Matriz Hierárquica dos Padrões de Vencimento em decorrência da capacitação profissional para o exercício das atividades do cargo ocupado, realizada após o ingresso.

( ) Conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que são cometidas a um servidor.

( ) Posição do servidor na escala de vencimento da carreira em função do nível de capacitação, cargo e nível de classificação.


Alternativas
Comentários
  • I - plano de carreira: conjunto de princípios, diretrizes e normas
    que regulam o desenvolvimento profissional dos servidores
    titulares de cargos que integram determinada carreira, constituindo-
    se em instrumento de gestão do órgão ou entidade;
    II – nível de classificação: conjunto de cargos de mesma hierarquia,
    classificados a partir do requisito de escolaridade, nível de
    responsabilidade, conhecimentos, habilidades específicas, formação
    especializada, experiência, risco e esforço físico para o desempenho
    de suas atribuições;
    III - padrão de vencimento: posição do servidor na escala de
    vencimento da carreira em função do nível de capacitação, cargo e
    nível de classificação;
    IV - cargo: conjunto de atribuições e responsabilidades previstas
    na estrutura organizacional que são cometidas a um servidor;

    V - nível de capacitação: posição do servidor na Matriz Hierárquica
    dos Padrões de Vencimento em decorrência da capacitação
    profissional para o exercício das atividades do cargo ocupado,
    realizada após o ingresso;
    VI - ambiente organizacional: área específica de atuação do
    servidor, integrada por atividades afins ou complementares, organizada
    a partir das necessidades institucionais e que orienta a política
    de desenvolvimento de pessoal; e
    VII - usuários: pessoas ou coletividades internas ou externas à
    Instituição Federal de Ensino que usufruem direta ou indiretamente
    dos serviços por ela prestados.

  • Gabarito : D

    Simples assim !!!!!

  • GAB D


    Bastou saber o que é Plano de Carreira....rsrs

  • Questão bem formulada que aborda conceitos.

    Gabarito:D

  • O avaliador ficou com preguiça de formular uma questão mais difícil.


ID
2430289
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

O Colégio de Dirigentes é o órgão de apoio ao processo decisório da Reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS. A ele compete:
I. apreciar e recomendar a distribuição interna de recursos.
II. apreciar e recomendar as normas para celebração de acordos, convênios e contratos, bem como para elaboração de cartas de intenção ou de documentos equivalentes.
III. apreciar as contas do exercício financeiro e o relatório de gestão anual, emitindo parecer conclusivo sobre a propriedade e regularidade dos registros.
IV. apreciar e recomendar normas de aperfeiçoamento da gestão.
V. atuar como instância máxima no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS.
Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS:

Alternativas
Comentários
  • V. atuar como instância máxima no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS. Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão (ERRADO)

    Quem é a instancia máxima é a REITORIA

  • Essa questões não estão na Lei 11.892

    O estatuto do Instituto Federal disporá sobre a estruturação, as competências e as normas de funcionamento do Colégio de Dirigentes e do Conselho Superior.


ID
2430292
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

O Conselho Superior – CONSUP do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS poderá autorizar o Reitor a conferir os seguintes títulos de Mérito Acadêmico:
I. Doutor Honoris Causa.
II. Professor Emérito.
III. Técnico-Administrativo Emérito.
IV. Medalha de Mérito Educacional.
Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS:

Alternativas

ID
2430295
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS regese pela Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008, pela legislação federal e, entre outros, pelos seguintes instrumentos normativos:
I. Estatuto.
II. Regimento Geral.
III. Resoluções do Conselho Superior.
IV. Resoluções do Comitê de Desenvolvimento Institucional.
V. Resoluções do Colégio de Dirigentes.
Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra a)

     

     

    I. Estatuto.

    II. Regimento Geral.

    III. Resoluções do Conselho Superior. Trata-se de um orgão  de caráter consultivo e deliberativo. (Art. 10. §3°)

    IV. Resoluções do Comitê de Desenvolvimento Institucional. Esse Comitê de Desenvolvimento Institucional não foi exprimido na lei 11.892/08.

    V. Resoluções do Colégio de Dirigentes. Apesar de existir, trata-se de um orgão com caráter apenas consultivo. (Art. 10, §2°)

     

     

  • Colégio de Dirigentes é consultivo 


ID
2430298
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Considere as seguintes afirmativas sobre o vencimento e a remuneração do servidor público federal regido pela Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990:
I. Remuneração é o vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens pecuniárias transitórias estabelecidas em lei.
II. Vencimento é a retribuição pecuniária pelo exercício de cargo público, com valor fixado por meio de Decreto.
III. O vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens de caráter permanente, é irredutível.
IV. O servidor perderá a remuneração do dia em que faltar ao serviço sem motivo justificado.
V. O vencimento, a remuneração e o provento não serão objeto de arresto, sequestro ou penhora, exceto nos casos de prestação de alimentos resultante de decisão judicial.
Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas CORRETAS:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO E

     

    I. Remuneração é o vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens pecuniárias transitórias estabelecidas em lei. ERRADA

    Art. 41.  Remuneração é o vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens pecuniárias permanentes estabelecidas em lei.

     

     

    II. Vencimento é a retribuição pecuniária pelo exercício de cargo público, com valor fixado por meio de Decreto. ERRADA

     Art. 40.  Vencimento é a retribuição pecuniária pelo exercício de cargo público, com valor fixado em lei.

  • A) Art. 41.  Remuneração é o vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens pecuniárias permanentes estabelecidas em lei.

    B) Art. 40.  Vencimento é a retribuição pecuniária pelo exercício de cargo público, com valor fixado em lei.

    C)  Art. 41 § 3o  O vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens de caráter permanente, é irredutível.

    D) Art. 44.  O servidor perderá:

     I - a remuneração do dia em que faltar ao serviço, sem motivo justificado;

    E) Art. 48.  O vencimento, a remuneração e o provento não serão objeto de arresto, seqüestro ou penhora, exceto nos casos de prestação de alimentos resultante de decisão judicial.

  • Lei 8112/90:

    Itens I e III:

    Art. 41. Remuneração é o vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens pecuniárias permanentes estabelecidas em lei.

    § 3º. O vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens de caráter permanente, é irredutível.

    Item II:

    Art. 40. Vencimento é a retribuição pecuniária pelo exercício de cargo público, com valor fixado em lei.

    Item IV:

    Art. 44. O servidor perderá:

    I - a remuneração do dia em que faltar ao serviço, sem motivo justificado;

    Item V:

    Art. 48. O vencimento, a remuneração e o provento não serão objeto de arresto, seqüestro ou penhora, exceto nos casos de prestação de alimentos resultante de decisão judicial.

  • Questão deve ser respondida à luz da Lei nº 8.112/90 (Regime Jurídico Único aplicável aos servidores públicos da administração direta da União, das autarquias e das fundações públicas federais).

    I. Remuneração é o vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens pecuniárias transitórias estabelecidas em lei.

    Incorreto: “Remuneração é o vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens pecuniárias permanentes estabelecidas em lei”, conforme o art. 41, da Lei 8.112/90.

    II. Vencimento é a retribuição pecuniária pelo exercício de cargo público, com valor fixado por meio de Decreto.

    Incorreto: a teor do art. 40 do referido Estatuto Federal: “Art. 40. Vencimento é a retribuição pecuniária pelo exercício de cargo público, com valor fixado em lei”.

    III. O vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens de caráter permanente, é irredutível.

    Correto: conforme o §3º, art. 41: “O vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens de caráter permanente, é irredutível”.

    IV. O servidor perderá a remuneração do dia em que faltar ao serviço sem motivo justificado.

    Correto: conforme o art. 44 da Lei nº 8.112/90, a seguir reproduzido, in verbis: “Art. 44. O servidor perderá: I - a remuneração do dia em que faltar ao serviço, sem motivo justificado”.     

    V. O vencimento, a remuneração e o provento não serão objeto de arresto, sequestro ou penhora, exceto nos casos de prestação de alimentos resultante de decisão judicial.

    Correto: arresto é uma medida preventiva que consiste na apreensão judicial dos bens do devedor, para garantir a futura cobrança da dívida. O art. 48 blinda o servidor de tal embargo, senão, vejamos “Art. 48. O vencimento, a remuneração e o provento não serão objeto de arresto, sequestro ou penhora, exceto nos casos de prestação de alimentos resultante de decisão judicial”.

    Como se vê, apenas III, IV, V estão corretos.

    GABARITO: E.

  • Questão boa pra quem tá ligado

  • Vejamos cada assertiva proposta:

    I- Errado:

    Na realidade, a remuneração é composta por vantagens permanentes, e não pelas transitórias, como se vê do art. 41 da Lei 8.112/90:

    "Art. 41.  Remuneração é o vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens pecuniárias permanentes estabelecidas em lei."

    II- Errado:

    Em rigor, os vencimentos devem ser fixados por meio de lei, e não através de decreto, que constitui ato normativo infralegal. No ponto, o teor do art. 40 da Lei 8.112/90:

    "Art. 40.  Vencimento é a retribuição pecuniária pelo exercício de cargo público, com valor fixado em lei."

    III- Certo:

    Cuida-se de proposição ajustada ao teor do art. 40, §3º, da Lei 8.112/90, litteris:

    "Art. 40 (...)
    § 3o  O vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens de caráter permanente, é irredutível."

    IV- Certo:

    Desta vez, a Banca propôs afirmativa em sintonia com a regra do art. 44, I, da Lei 8.112/90:

    "Art. 44.  O servidor perderá:

    I - a remuneração do dia em que faltar ao serviço, sem motivo justificado;"

    V- Certo:

    Por fim, trata-se de mais uma assertiva escorreita, porquanto correspondente à norma do art. 48 da Lei 8.112/90, que ora transcrevo:

    "Art. 48.  O vencimento, a remuneração e o provento não serão objeto de arresto, seqüestro ou penhora, exceto nos casos de prestação de alimentos resultante de decisão judicial."

    Logo, apenas as proposições III, IV e V estão corretas.


    Gabarito do professor: E


ID
2430301
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Sobre as vedações ao servidor público contidas no Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, instituído por meio do Decreto nº 1.171, de 22 de junho de 1994, assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Resposta c) É vedado ao servidor retirar da repartição pública qualquer documento, livro ou bem pertencente ao patrimônio público, independente de possuir autorização legal para tanto. 

     

    Das Vedações ao Servidor Público
    l) retirar da repartição pública, sem estar legalmente autorizado, qualquer documento, livro ou bem pertencente ao patrimônio público;

  • Ex prático: servidor que, com autorização de superior, leva consigo livros e/ou outros documentos necessários à elaboração de um parecer, ou de um artigo.

  • Resposta C

    ----------------------------------

    Se tiver autorização , pode levar até as maçanetas da prota.

  • mister = ofício.

  • Gabarito C

    se ele tiver autorização pq não?

  • Se ele for legalmente autorizado, poderá sim retirar documentos da repartição.

  • Resposta C.

    É vedado ao servidor retirar documentos da repartição, salvo se legalmente autorizado.

    É vedado ao servidor alterar ou deturpar o teor de documentos que deva encaminhar para providências.


  • Gabarito letra C

    XV - É vedado ao servidor público:

    l) retirar da repartição pública, sem estar legalmente autorizado, qualquer documento, livro ou bem pertencente ao patrimônio público;


ID
2430304
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Agropecuária
Assuntos

A análise química das plantas frutíferas mostra que 17 (dezessete) elementos são considerados essenciais, sendo eles:

Alternativas
Comentários
  • Não encontrei alternativa que se encaixou nas pesquisas que fiz por aqui..

    Carbono C 45 Macronutriente
    Oxigênio O 45 -
    Hidrogênio H 6 -
    Nitrogênio N 1,5 -
    Potássio K 1,0 -
    Cálcio Ca 0,5 -
    Magnésio Mg 0,2 -
    Fósforo P 0,2 -
    Enxofre S 0,1 -
    Cloro Cl 0,01 Micronutriente
    Ferro Fe 0,01 -
    Manganês Mn 0,005 -
    Boro B 0,002 -
    Zinco Zn 0,002 -
    Cobre Cu 0,0006 -
    Molibdênio Mo 0,00001 -
    Níquel Ni - -

  • O elemento sódio (Na) é essencial para algumas plantas, com base nisso, a alternativa que mais se encaixa com o enunciado é a letra E.


ID
2430307
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Agropecuária
Assuntos

Qual o número de plantas por hectare na implantação de um pomar no espaçamento de 4 X 5 m?

Alternativas
Comentários
  • 20 - 1 pl
    10000 - x

    x = 500 plantas por hectare


ID
2430310
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Agropecuária
Assuntos

Das alternativas abaixo, qual NÃO é objetivo da poda?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO - LETRA A

    Segundo Inglez de Souza, 1986, os sete objetivos principais da poda são:

    1º- Modificar o vigor da planta;

    2º- Produzir mais e melhor fruta;

    3º- Manter a planta com um porte conveniente ao seu trato e manuseio;

    4º- Modificar a tendência da planta em produzir mais ramos vegetativos que frutíferos ou vice-versa;

    5º- Conduzir a planta a uma forma desejada;

    6º- Suprimir ramos supérfluos, inconvenientes, doentes e mortos;

    7º- Regular a alternância das safras, de modo a obter anualmente colheitas médias com regularidade.

    FONTE: http://www.fruticultura.iciag.ufu.br/poda.html


ID
2430313
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Agropecuária
Assuntos

Os principais processos de enxertia por borbulhia são:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO - LETRA C

     

    Ø      T normal

    Fende-se o cavalo com o canivete, no sentido transversal e, depois, no sentido perpendicular; de modo  a formar um T. O escudo ou gema é retirado segurando-se o ramo em posição invertida. Prende-se o escudo lateralmente ou pelo pecíolo, levanta-se a casca com o dorso da  lâmina e introduz-se a borbulha. Corta-se o excesso e amarra-se de cima  para baixo (Simão, 1998). (Figura 3).

     

    Ø        T invertido

    Procede-se de modo semelhante ao tipo anterior. Difere apenas na posição normal do ramo para retirada da borbulha e no modo de introduzir e amarrar. A colocação da borbulha, bem como a amarração, é feita de baixo para cima (Simão, 1998).

    Esse tipo apresenta vantagem sobre o anterior, por evitar a penetração de água e também por ser mais fácil manejo.

    O T invertido é usado para casos em que o cavalo tenha grande circulação de seiva. O amarrilho é feito de baixo para cima. Este processo é o preferido pela maioria dos operadores (Pádua, 1983).

     

    Ø        Em janela aberta ou escudo

    São feitas no porta-enxerto duas incisões transversais e duas longitudinais, de modo a liberar a região a ser ocupada pela borbulha.

    A borbulha é  retirada do garfo praticando-se também duas incisões transversais e duas longitudinais no ramo, de modo a obter um escudo idêntico à parte retirada do cavalo (Simão, 1998).

    A borbulha é a seguir embutida no retângulo vazio e deve ficar inteiramente em contato com os tecidos do cavalo. A seguir o enxerto é amarrado.

     

    Ø        Em janela fechada

    O porta-enxerto recebe duas incisões transversais e uma vertical no centro. A borbulha é obtida de maneira semelhante ao tipo anterior. Para assentá-la, levanta-se a casca com o convite, introduz-se o escudo e a seguir recobre-se com a casca do cavalo. O enxerto é completado fixando-se com o amarrilho (Simão, 1998).

     

    Ø        Anelar, canutilho ou flauta

    Para esse tipo de enxertia, faz-se uma incisão circular quando o enxerto é no topo, ou duas incisões circulares e uma vertical quando é no meio da haste, de modo a retirar um anel (Simão, 1998).

    No garfo, procede-se do mesmo modo, e a superfície deve ser idêntica à do cavalo, para que haja contato entre as camadas cambiais. A seguir, amarra-se.

     

    Fonte: http://www.fruticultura.iciag.ufu.br/reproducao10.htm


ID
2430316
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Agropecuária
Assuntos

As principais espécies de clima temperado são:

Alternativas

ID
2430319
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Agropecuária
Assuntos

Das alternativas abaixo, qual NÃO é uma vantagem na produção de mudas por estaquia?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO - LETRA D


ID
2430322
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Agropecuária
Assuntos

Todas as fases de desenvolvimento da praga do pessegueiro Grafolita (Grapholita molesta), de forma sequencial, são:

Alternativas

ID
2430325
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Agropecuária
Assuntos

De acordo com a posição no ramo da videira, as gemas podem ser classificadas em:

Alternativas
Comentários
  • GB. ( D)


ID
2430328
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Agropecuária
Assuntos

O que é apirenia?

Alternativas
Comentários
  • Apirenia consiste na ausência da formação de sementes em uma fruta madura.


ID
2430331
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Agropecuária
Assuntos

No que consiste a incisão anelar, muito usada na fruticultura?

Alternativas

ID
2430334
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Agropecuária
Assuntos

Alporquia é um processo de multiplicação de plantas ornamentais que consiste em:

Alternativas
Comentários
  • Consiste no anelamento de galho ou ramo, envolvendo a parte anelada com substrato úmido amarrado em recipiente escuro.


ID
2430337
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Agropecuária
Assuntos

O substrato de enraizamento das estacas de mudas de plantas ornamentais deve ser:

Alternativas
Comentários
  • Leve, permeável e não encharcável. 


ID
2430340
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Agropecuária
Assuntos

Em um sistema de produção comercial de hortaliças, todas as alternativas abaixo representam objetivos da produção de mudas, EXCETO:

Alternativas

ID
2430343
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Agropecuária
Assuntos

A produção orgânica de hortaliças segue alguns princípios básicos. Das alternativas abaixo, assinale aquela que NÃO é um princípio básico desse sistema de produção:

Alternativas

ID
2430346
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Agropecuária
Assuntos

Das alternativas abaixo, qual NÃO é uma característica dos sistemas camponeses e familiares de produção agrícola?

Alternativas

ID
2430349
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Agropecuária
Assuntos

São estratégias para restaurar a diversidade agrícola no tempo e no espaço. Marque a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Sem espécies diferentes não existe diversidade e com o monocultivo é um exemplo da ausência de diversidade numa atividade agrícola, sem falar nas desvantagens que esta forma de cultivo representa. Resposta: alternativa C.

  • Sem espécies diferentes não existe diversidade e com o monocultivo é um exemplo da ausência de diversidade numa atividade agrícola, sem falar nas desvantagens que esta forma de cultivo representa. Resposta: alternativa C.


ID
2430352
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Agropecuária
Assuntos

Dos itens listados abaixo, todos são fatores que interferem no desenvolvimento das plantas medicinais, aromáticas e condimentares e na produção de seus princípios ativos, EXCETO:

Alternativas

ID
2430355
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Agropecuária
Assuntos

As doenças a seguir: requeima, pinta-dealternária, septoriose, mancha-de-estenfílio, murcha-fusariana, murcha-verticilar, murcha-deesclerócio, rizoctoniose e podridão-deesclerotínia são as principais doenças fúngicas que afetam a cultura da(o):

Alternativas

ID
2430358
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Agropecuária
Assuntos

Na instalação do sistema de plantio direto, a partir de lavouras de preparo convencional ou de campo natural com revolvimento do solo, recomenda-se coletar amostras na camada de:

Alternativas
Comentários
  • No mínimo de 0-40....

  • considerando que o sistema radicular em mais de 70% esta na camada de 0 a 20 cm, então a recomendação correta e de 0 a 20 cm,


ID
2430361
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Agropecuária
Assuntos

A couve-flor é uma espécie olerícola muito exigente em um micronutriente denominado:

Alternativas
Comentários
  • A falta do suprimento de Ca, nas quantidades adequadas para esta cultura, poderá acarretar a diminuição da qualidade, a menor conservação pós-colheita ou a perda efetiva da produção. Em relação às deficiências de B e Mo, elas geralmente ocorrem em solos pobres de matéria orgânica ou em lavouras sem a devida adubação orgânica.


    Contudo, como prevenção, aconselhamos os produtores a aplicarem de 20 a 40 kg de Bórax por ha por ocasião do plantio, mais as aplicações de Molibdato de sódio na fase de mudas.


    Fonte: https://www.grupocultivar.com.br/artigos/couve-flor-tecnica-certa



ID
2430364
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Agropecuária
Assuntos

A velocidade de infiltração básica de água do solo (VIB) é fator de grande importância em irrigação, pois indicará quais os métodos de irrigação possíveis para determinado tipo de solo. Sabendo que os valores de VIB são variáveis em função da textura do solo, marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Solos com textura arenosa possuem VIB de 25 a 250 mm.h-1 .

  • Solo de VIB baixa....................................VIB < 5 mm.h-1 Solo de VIB média.............................5 < VIB < 15 mm.h-1 Solo de VIB alta...............................15 < VIB < 30 mm.h-1 Solo de VIB muito alta..............................VIB > 30 mm.h-1


ID
2430367
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Agropecuária
Assuntos

Existem diversos métodos de determinação da Evapotranspiração potencial de referência (ETo). Sobre o Método do Tanque Classe A, analise as afirmativas, identificando com “V” as VERDADEIRAS e com “F” as FALSAS, assinalando a seguir a alternativa CORRETA, na sequência de cima para baixo:
( ) É considerado um método indireto de determinação da evapotranspiração.
( ) É considerado um método de baixo custo e de fácil manejo.
( ) Possui 121 centímetros de diâmetro e 25,5 centímetros de profundidade
( ) Consiste em um tanque circular de aço inoxidável ou galvanizado.

Alternativas

ID
2430370
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Agropecuária
Assuntos

Na semeadura de uma cultura agrícola a velocidade de operação é um fator determinante. Considerando a velocidade de operação constante de 6km.h-1 , o turno de trabalho de 8 horas diárias sem paradas para abastecimento, o espaçamento de 0,45m entre linhas e empregando uma semeadora de 7 linhas, quantos hectares um operador pode semear por dia? 

Alternativas
Comentários
  • Temos= 8 horas diárias, velocidade de operação constante de 6 km/h,

    6 km/h * 8 h= 48 km= 48000 m


    Temos= espaçamento entre linhas= 0,45m, semeadora de 7 linhas.

    0,45 m * 7= 3,15 m

    48000 m * 3,15 m= 151.200 M²

    1 ha= 10000 m²

    151.200/10000= 15,12 HA.



ID
2430373
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Agropecuária
Assuntos

Existem diversos fatores que devem ser levados em consideração para a escolha do método de irrigação. Sobre estes fatores, analise as afirmativas abaixo, assinalando a seguir a alternativa em que (todas) a(s) afirmativa(s) está(ão) CORRETA(S):
I. Em áreas utilizadas para rotação de culturas, as espécies a serem implantadas posteriormente devem ser levadas em conta.
II. Dentre os fatores climáticos de importância encontram-se a temperatura do ar, o risco de geada, a umidade relativa e a velocidade do vento.
III. A topografia do terreno não influencia decisivamente na escolha do método de irrigação.

Alternativas
Comentários
  • A topografia do terreno influencia diretamente na escolha do sistema a ser implantado, como no dimensionamento do sistema, que dependera diretamente da declividade, depressão do terreno.


ID
2430376
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Agropecuária
Assuntos

Em irrigação por aspersão os aspersores podem ser classificados de acordo com a pressão de operação. Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Aspersores de baixa pressão necessitam de 35 kPa a 100 kPa e possuem de 6 m a 15 m de diâmetro molhado.


ID
2430379
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Agropecuária
Assuntos

A eficiência de sistemas de irrigação diz respeito à eficiência com que a água é utilizada para se obter determinado produto. Marque a alternativa CORRETA em relação aos valores mínimos de eficiência de aplicação de água para os diferentes sistemas de irrigação:

Alternativas
Comentários
  • Irrigação por Gotejamento- Trata-se de um sistema com grandes vantagens, como a economia de água, esse sistema aplica um volume de água controlado, em pontos específicos, localizados na superfície do terreno, possuindo eficiência acima de 95% em zonas tropicais.


ID
2430382
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Agropecuária
Assuntos

Em um trecho de um canal retangular para condução de água com largura de 2 m e altura de lâmina de água de 1 m, a água escoa com velocidade de 1,5 m.s-1 . No mesmo canal, com vazão constate, qual será a velocidade de escoamento da água em outro trecho com largura do canal de 1 m e altura da lâmina de água de 2 m. Marque a alternativa CORRETA que indica a velocidade da água neste trecho:

Alternativas
Comentários
  • A ordem dos fatores não altera o produto. Gab: A


ID
2430385
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Agropecuária
Assuntos

Em relação aos benefícios da drenagem agrícola, analise as afirmativas a baixo, assinalando a seguir a alternativa em que (todas) a(s) afirmativa(s) está(ão) CORRETA(S):
I. Com a drenagem agrícola é possível se incorporar novas áreas à produção agrícola.
II. A drenagem agrícola auxilia no controle da salinidade.
III. A drenagem de áreas com excesso de água na zona radicular melhora a aeração do solo.

Alternativas
Comentários
  • Todas estão corretas.

    gab. E


ID
2430388
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Agropecuária
Assuntos

O perfil de um solo pode ser dividido em camadas as quais são chamadas de horizontes pedogenéticos. Sobre estas camadas, indique a afirmativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • O/H      Horizonte ou camada superficial orgânica pouco decomposta

     

    A           Horizonte mineral superficial com acúmulo de húmus

     

    E            Horizonte mineral mais claro que o horizonte A devido a remoção vertical de argila/matéria orgânica

     

    B            Horizonte mineral de máxima expressão de cor, consistência e estrutura

     

               Horizonte ou camada mineral de material inconsolidado de rocha alterada pouco influenciada pelos processos pedogenéticos

     

    R            Rocha inalterada


ID
2430391
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Agropecuária
Assuntos

Em relação ao procedimento de amostragem de solo para análise, marque a alternativa INCORRETA:

Alternativas