SóProvas



Prova IF-SP - 2013 - IF-SP - Vestibular


ID
1022956
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As espécies que vivem em um mesmo ambiente estão ligadas  entre si, como elos de uma grande corrente. O motivo que as une é o alimento: uns servem de alimento aos outros, transferindo-lhes a matéria que forma seus corpos e a energia que acumula para realizar as suas funções vitais. Matéria e energia passam de um elo a outro da cadeia alimentar: dos produtores aos consumidores e, destes, aos decompositores. Parte de energia é consumida em cada elo, pelas atividades que os seres vivos desenvolvem para sobreviver; aos últimos elos sobram parcelas cada vez menores de energia . Daí falarmos em fluxo de energia. No caso da matéria , falamos em ciclo da matéria, uma vez que os átomos que a constituíam poderão ser incorporados por outros seres vivos, não havendo perda ao  longo do trajeto.

(chc.cienciahoje.uol.com.br/por-dentro-das-cadeias-alimentares.Acesso em 05.04.2013. Adaptado.)




Sobre a transferência de matéria e energia ao longo da cadeia alimentar, é válido afirrmar que

Alternativas
Comentários
  • A energia transferida de um nível trófico a outro não é integral, pois em cada nível também há consumo próprio de energia. Assim, parte da energia produzida pelos vegetais é consumida em seus próprios processos. Os produtores são, portanto, o primeiro elo da cadeia alimentar. Os decompositores atuam na decomposição da matéria orgânica em qualquer nível da cadeia alimentar. Esses seres transformam a matéria e disponibilizam os nutrientes novamente na natureza. A matéria orgânica, por sua vez, pode passar de um nível trófico a outro e retornar ao ambiente na forma inorgânica também através da respiração e excreção.


    Letra E correta.



ID
1022965
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em junho de 2012, no Rio de Janeiro, foi realizada a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20.

Durante o evento, mais de 45 mil pessoas, incluindo representantes de 188 países, se reuniram para discutir estratégias e atitudes que tem como objetivo proteger o futuro do planeta. Uma das principais conclusões apresentadas no “Relatório Rio+20: o modelo brasileiro”, documento oficial produzido no fim da conferência, é que “a mudança dos padrões de produção e consumo será determinante para se alcançar os objetivos de desenvolvimento sustentável nas próximas décadas”.



Um exemplo de mudança nos padrões de produção e consumo que contribuirá para o desenvolvimento sustentável é

Alternativas
Comentários
  • Desenvolvimento sustentável é um conceito surgido na década de 1980 e com grande importância para o equilíbrio entre as atividades humanas e preservação do meio ambiente. O conceito significa, de forma abrangente, atender às necessidades atuais em relação à exploração de recursos naturais, porém sem comprometer a capacidade das gerações futuras de poder fazer o mesmo. É que se pode chamar de crescimento sem esgotamento dos recursos. Diversos setores da sociedade tem efetivado mudanças para que isso aconteça. O uso de fontes alternativas de energia, diminuição da emissão de gases poluentes, economia de água e energia são exemplos de atitudes colaborativas. Um exemplo em relação à produção e consumo que também contribui para esse processo é a redução da produção de resíduos sólidos e químicos nas indústrias e residências. Diminuir a produção de resíduos ao invés de apenas dar um destino correto a eles é ainda mais eficaz, pois assim ocorrerá também maior economia de energia nos processos envolvidos, evitando uso de recursos desnecessários.



    Letra B correta.



ID
1022968
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O canto dos sapos tem tudo  a ver com a reprodução. Na maioria das espécies apenas o macho é quem canta para avisar a fêmea que está pronto para se reproduzir. a fêmea escuta muito bem e se aproxima do sapo macho que a abraça forte. Depois que é abraçada, ela sai pulando até encontrar um lugar adequado para por seus óvulos. O sapo macho vai atrás  e lança seus espermatózoides sobre os pequenos óvulos, buracos nas árvores que estejam cheios de água.
(*Por que os sapos cantam? - Revista Ciência Hoje das Crianças, nº 128, setembro de 2002. Adaptado. )



Considere as seguintes a rmações sobre o texto anteriormente transcrito:

I. Os sapos se reproduzem por meio de reprodução assexuada, na qual a fecundação do óvulo pelo espermatozóide  dá origem aos girinos.

II. Os sapos se reproduzem por meio de fecundação interna, na qual o macho deposita seus gametas dentro do corpo da fêmea, que depois bota os ovos já fecundados

III. Os óvulos e os espermatozóides são células  especiais  formadas por meiose, um tipo de divisão celular que produz as células reprodutoras ou gametas.

IV. O crescimento dos sapos, desde a fase larval de girinos até a idade adulta, ocorre por meio de sucessivas  divisões celulares chamadas mitose.




São verdadeiras as afirrmações feitas em

Alternativas
Comentários
  • A presença de material genético de um macho e de uma fêmea combinando-se para formar um novo indivíduo caracteriza a reprodução sexuada. No caso dos sapos, espermatozoides fecundam os óvulos para dar origem aos girinos, item I falso. Nos anfíbios, de forma geral, a fecundação é externa, e por isso, eles ainda são dependentes da água para reprodução. Como explicado no trecho fornecido, a fêmea libera seus óvulos na água e o macho faz o mesmo com seus espermatozoides. Ambos se encontram fora do corpo dos animais, formando os ovos que originarão os girinos, item II falso. Os gametas (óvulos e espermatozoides) são células especiais haploides (n), formadas através do processo de meiose. Quando se encontram formam o novo ser diploide (2n), item III verdadeiro. O crescimento dos sapos é possível através do processo de mitose, em que cada célula-mãe origina quatro células-filhas idênticas entre si, item IV verdadeiro.


    Letra D correta.


  • Excelente o comentário do professor, exceto o fato de que na mitose uma célula-mãe origina duas celulas filhas idênticas entre si (e não quatro como o professor afirmou).


ID
1022989
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Numa festa, há 10 crianças que vão ganhar 10 presentes, que estão empacotados da mesma maneira. Elas sabem que os presentes consistem em 7 caixas de bombons e em 3 jogos. Para a escolha dos presentes, os nomes das crianças serão sorteados e a criança cujo nome for sorteado escolherá um dos pacotes, sem saber o que há dentro.

O primeiro sorteado ganhou uma caixa de bombons e o segundo sorteado ganhou um jogo. Se o terceiro sorteado quer ganhar um jogo, a probabilidade de ele consegui-lo é de

Alternativas
Comentários
  • 10 presentes, sendo 7 caixa de bombons e 3 cixa de brinquedos. ele quer saber qual a probabilidade de a terceira criança ser sorteada com a cx de brinquedo.
    logo, duas crianças já foram presenteadas com um de cada presente, então temos 7/10 menos um que já foi sorteado, logo temos 6/9;
    jogos: 3/1o menos um que já foi sorteado, logo temos 2/8 portanto 2/8 = 1/4 que é a chance da terceira criança ser sorteada com o brinquedo.

  • Duas crianças já foram presenteadas um com uma caixa de bombom e o outro com um brinquedo, logo, sobraram 6 caixas de bombons e 2 de brinquedo: 6/9 e 2/8 (sem reposição).
    Assim, se o terceiro sorteado quer ganhar um jogo, a probabilidade de ele consegui-lo é de   2/8 = 1/4.


    Letra A.



ID
1022995
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Uma linha de metrô tem 15 estações no total. Dois amigos vão fazer o trajeto completo e querem calcular quanto tempo vai levar a viagem. Se da primeira à quinta estação a viagem durou 18 minutos, e sabendo que o tempo de viagem entre duas estações consecutivas é fi xo, o tempo de duração da viagem toda, sem contar os tempos de parada, em minutos, é de

Alternativas
Comentários
  • AÍ TEM PEGADINHA, NA VERDADE A PRIMEIRA ESTAÇÃO NÃO CONTAMOS, JÁ QUE PARA CHEGAR ATÉ ELA NÃO CONTOU O TEMPO DA VIAGEM DE TREM , AFINAL FOMOS A PE ATÉ ELA.

    DESSA FORMA FICA UMA REGRA DE TRES, OU SEJA PARA ANDAR 4 ESTAÇOES DEMORAMOS 18M (4,5 MIN POR ESTAÇÃO X 14 ESTAÇÕES = 63 MINUTOS. RESPOSTA A

ID
1023004
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Se f (x) = (x + 550) 2 - x 2 , o valor de f(225) é

Alternativas
Comentários
  • Basta substituir o valor 225 onde há "x", ou seja:


    f(225) = ( 225 + 550) ^2  - (225)^2

    f(225) = (775) ^2 - (225)^2

    f(225) = 600.625 - 50.625

    f(225) = 550.500


    (Obs: o sinal de ^ significa que o número seguinte está "elevado")

    Bons estudos!

  • F(x) = (x + a)² - x²

    F(x) = x² + 2xa + a² - x²

    F(x) = 2xa + a²

    F(x) = a(2x + a)

    F(225) = 550(2.225 + 550)

    F(225) = 550(1000)

    F(225) = 550000


ID
1023007
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Para escolher o representante dos alunos de uma escola, foi realizada uma eleição com 500 alunos votantes dos quais só Haroldo e Gerson se candidataram. Sabe-se que Haroldo ganhou a eleição de Gerson com vantagem de 12% do total de votos.

Sabendo que 8% do total dos alunos votaram em branco ou anularam seu voto, o número de alunos que votaram em Haroldo foi de

Alternativas
Comentários
  • Alguem pode me ensinar fazer essa conta?

  • 500*8/100 = 40, portanto, somente houve 460 que votaram nos candidatos.

    500*12/100 = 60, portanto, esta é a vantagem de votos de Haroldo sobre Gerson.

    Assim temos duas equações:

    1) H + G = 460 >> G = 460 - H

    2) H = G + 60 >> H = (460 - H) + 60 >> 2H = 520 >> H = 260 e G = 200.



  • De acordo com os dados do enunciado?

    8% de 500 = 40 (total dos alunos votaram em branco ou anularam seu voto)

    Sobram 460 alunos votantes.

    460/2 =230 mas Haroldo teve 12% a mais, então, 12% de 230 é 27,6. Somando-se a 230, temos um total de aproximadamente 257,6 ou seja, aproximadamente 260 alunos votaram nele.

    Letra B.



ID
1023016
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Por meio da filltração em papel é possível, sem nenhum outro procedimento, separar os componentes de uma mistura de

Alternativas
Comentários
  • A filtração é um método físico de separação de misturas heterogêneas, quando temos um sólido disperso em um líquido ou gás. Basicamente, passa-se a mistura heterogênea por um filtro, isto é, um material poroso, no qual ficam retidas as partículas sólidas suspensas, a parte líquida ou gasosa atravessa o filtro.


    Opção correta D.



ID
1023019
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Os dois componentes mais abundantes do ar atmosférico são o

Alternativas
Comentários
  • O ar atmosférico é constituído por uma mistura de diversos gases, como o nitrogênio (78%), oxigênio (21%), gás carbônico (0,03%), e gases nobres (0,93%). O oxigênio e o nitrogênio são os gases mais abundantes, sendo que os outros gases são encontrados em quantidades menores. Além dos gases citados, o ar atmosférico também apresenta vapor de água (cuja quantidade depende de alguns fatores como clima, temperatura e local), que se apresenta na forma de neblina, nuvens e chuva. No ar também encontramos em suspensão poluentes, poeira, cinzas, microrganismos e pólen.


    Opção correta B.



ID
1023022
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O elemento flúor (número atômico = 9) está presente em substâncias utilizadas na prevenção da cárie dental sob a forma de âníons F– . Cada um desses ânions possui, além de nêutrons,

Alternativas
Comentários
  • O elemento flúor de número atômico igual a 9, possui em seu estado natural 9 prótons e 9 elétrons. Quando na forma de ânions F-, o átomo de flúor ganha mais um elétron, totalizando 10 elétrons, e número de prótons inalterados, ou seja, 9 prótons.


    Opção correta D.


  • d) 9 prótons e 10 elétrons.

    Por essa razão a carga negativa F-

  • F (Eletricamente Neutro)

    Z= 9

    e= 9

    O número atômico (Z), também representa o mesmo número de eletróns (e)

    F- (Ânion)

    Z=9

    e=10

    O número atômico (Z) permanece o mesmo. Porém, em contrapartida como trata-se de um ânion entende-se que este recebeu uma carga negativa de +1 eletrón, portanto agora tem 10 elétrons.


ID
1023025
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Durante a evaporação da água de uma poça, há      I       de energia, ocorrendo      II      de  ligações existentes entre      III   .

Essa frase  fica correta quando as lacunas I, II e III são preenchidas, respectivamente, por:


Alternativas
Comentários
  • Durante a evaporação da água de uma poça, há absorção de energia, ocorrendo  ruptura  de  ligações existentes entre  molécula de H2O.


    Opção correta A.


  • A) Durante a evaporação da água de uma poça, há absorção  de energia, ocorrendo  ruptura de  ligações existentes entre    a molécula H2O  . 


    A água absorve a energia do sol, desta maneira rompe-se as ligações das moléculas de água, fazendo com que evapore-se hidrogênio e oxigênio.

  • A resposta da Tamíris não está muito precisa. O que evapora é o vapor d'água: H2O(g).


ID
1023028
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Zinco metálico reage com oxigênio, produzindo óxido de zinco como único produto. Em uma experiência, 13,0 g de zinco foram postos a reagir com oxigênio. Verificou-se a formação de 8,1 g de óxido de zinco e o excesso de 6,5 g de zinco metálico. Portanto, a massa de oxigênio que reagiu foi, em g, igual a

Alternativas
Comentários
  • Sabendo que o zinco metálico encontra-se em excesso, e a reação é apresentada abaixo, basta-se calcular a quantidade de oxigênio gasta para produzir 8,1 g de óxido de zinco respeitando as proporções estequiométricas:

    2 Zn   +  O →  2ZnO.

    13g  x  8,1g

      32g  2x81g

    X = 1,6g de oxigênio.


    Opção correta B.


  • b) 1,6 g.

    Se apenas 6,5g de Zinco reagiram para formar 8,1 gramas de produto, foram necessários 1,6 de oxigênio. Basta diminuir

    Produto = Reagente A + Reagente B

    8,1 = 6,5 + X


    x= 1,6

  • EQUAÇÃO: Zn + O ------» ZnO

    Então se eu tenho 8,1 de ZnO e 6,5 de Zn basta fazer a diferença do ZnO pela massa de Zn:

    O = ZnO - Zn

    O = 8,1 - 6,5

    O = 1,6

    ALTERNATIVA: B

  • A colega montou a equação de maneira equivocada. Por sorte não afetou o gabarito. O correto é:

    2Zn + O2 -> 2ZnO

    2.65 g Zn ------------ 2.81 g ZnO

    x ------------------- 8,1 g ZnO

    x = 6,5 de Zn

    A quantidade de Oxigênio que forma o ZnO é a diferença entre ZnO e Zn, ou seja:

    8,1 - 6,5 = 1,6


ID
1023040
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Em janeiro de 2013, Pequim, a capital da China, viveu uma das mais sérias crises de poluição já registradas no país e no mundo. Contribuiu para esse elevado nível de poluição

Alternativas
Comentários
    •  d) a queima de carvão mineral nas termelétricas, a principal fonte de energia do país.
    •  
    • O país possui uma das maiores reservas de carvão, que é responsável por fornecer 70% da energia nacional. Porém, essa fonte é altamente poluidora, fato que faz da China um dos maiores responsáveis pela poluição atmosférica. De acordo com dados do Banco Mundial, a nação abriga 20 das 30 cidades mais poluídas do planeta.
    • O fato de uma cidade ter população muito grande colabora para o aumento da poluição, mas, no caso de Pequim, o maior problema se refere à matriz energética usada no país com mais intensidade: termelétrica. Esse tipo de fonte de energia é considerado sujo justamente porque tem o condão de gerar muita poluição atmosférica, uma vez que a energia é gerada por meio da combustão/queima de carvão mineral ou outros recursos naturais fósseis, o que se transforma em uma fumaça poluente e tóxica para os seres vivos. Até 2010, aproximadamente 90% da matriz energética do país era poluente, baseada em carvão ou petróleo. Nos dias atuais, a China tem se esforçado para limpar sua matriz energética, por meio de investimentos em fontes de energia renováveis, mas a maior parte de sua energia ainda é bastante poluente, o que explica a situação exposta no enunciado sobre Pequim. Por fim, deve-se esclarecer que o Himalaia fica muito distante de Pequim, a mais de 3000 quilômetros, não tendo influência sobre os problemas de poluição da capital chinesa.

      A alternativa correta é a letra (D).