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Prova Instituto Excelência - 2016 - Prefeitura de Taquarituba - SP - Professor de Língua Estrangeira


ID
2234719
Banca
Instituto Excelência
Órgão
Prefeitura de Taquarituba - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO I - "Eu, que desde os dez anos de idade faço versos; eu, que tantas vezes sentira a poesia passar em mim como uma corrente elétrica e afluir aos meus olhos sob a forma de misteriosas lágrimas de alegria: não soube no momento forjar já não digo uma definição racional dessas que, segundo regra a lógica, devem convir a todo o definido e só ao definido, mas uma definição puramente empírica, artística, literária”.

                                                                                                     Manuel Bandeira 


TEXTO II -                         Memória

                                      Amar o perdido

                                     deixa confundido

                                        este coração.

                                   Nada pode o olvido

                                  contra o sem sentido

                                       apelo do Não.

                                   As coisas tangíveis

                                tornam-se insensíveis

                                    à palma da mão

                                 Mas as coisas findas

                                muito mais que lindas,

                                      essas ficarão.

                                          Carlos Drummond de Andrade 


TEXTO III -                      Ouvir estrelas

                           "Ora (direis) ouvir estrelas! Certo

                  Perdeste o senso!" E eu vos direi, no entanto,

                       Que, para ouvi-las, muita vez desperto

                        E abro as janelas, pálido de espanto...

                       E conversamos toda a noite, enquanto

                          A via láctea, como um pálio aberto,

                    Cintila. E, ao vir do sol, saudoso e em pranto,

                           Inda as procuro pelo céu deserto.

                          Direis agora: "Tresloucado amigo!

                        Que conversas com elas? Que sentido

                     Tem o que dizem, quando estão contigo?"

                       E eu vos direi: "Amai para entendê-las!

                           Pois só quem ama pode ter ouvido

                        Capaz de ouvir e de entender estrelas." 

O gênero lírico tem como principal matéria a subjetividade. Os poetas utilizam vários recursos estruturais com a intenção de despertar emoções, seja através da voz de um eu lírico ou através da voz de um eu biográfico. Entre os principais elementos do gênero lírico, estão a poesia, o poema e o soneto. De acordo com os textos apresentados e seus gêneros, analise as afirmativas a seguir:

I – O texto I é um exemplo de poesia, pois ela pode estar em tudo: em uma situação cotidiana, em uma paisagem, em uma fotografia, nas artes plásticas e em um poema. Isso significa que a poesia não é exclusividade da literatura, tampouco do poema. A poesia está associada a uma atitude criativa, e não a um gênero literário. É uma definição mais ampla, que pode estar presente em diversas manifestações artísticas.

II – O texto II é um exemplo de soneto, considerado o mais longeva forma fixa de poema. É importante observar também que todos os versos são decassílabos, isto é, todos possuem dez sílabas poéticas.

II – O texto III é um exemplo de poema, gênero textual que apresenta características que permitem identificá-lo entre os demais gêneros: é um texto composto em versos e estrofes, em uma oposição aos textos compostos em prosa.

IV - Um bom poema geralmente está carregado de poesia, mas há também poemas que recusam qualquer lirismo. São recursos muito empregados no poema a musicalidade, a repetição e a linguagem metafórica, essa última responsável por conferir ao texto maior subjetividade.

V - O soneto segue um molde literário rígido: é composto por quatro estrofes, sendo as duas primeiras quartetos (estrofes formadas por quatro versos) e as duas últimas tercetos (estrofes formadas por três versos).

As afirmativas CORRETAS são:

Alternativas
Comentários
  • C)I, IV e V.


ID
2234722
Banca
Instituto Excelência
Órgão
Prefeitura de Taquarituba - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO I - "Eu, que desde os dez anos de idade faço versos; eu, que tantas vezes sentira a poesia passar em mim como uma corrente elétrica e afluir aos meus olhos sob a forma de misteriosas lágrimas de alegria: não soube no momento forjar já não digo uma definição racional dessas que, segundo regra a lógica, devem convir a todo o definido e só ao definido, mas uma definição puramente empírica, artística, literária”.

                                                                                                     Manuel Bandeira 


TEXTO II -                         Memória

                                      Amar o perdido

                                     deixa confundido

                                        este coração.

                                   Nada pode o olvido

                                  contra o sem sentido

                                       apelo do Não.

                                   As coisas tangíveis

                                tornam-se insensíveis

                                    à palma da mão

                                 Mas as coisas findas

                                muito mais que lindas,

                                      essas ficarão.

                                          Carlos Drummond de Andrade 


TEXTO III -                      Ouvir estrelas

                           "Ora (direis) ouvir estrelas! Certo

                  Perdeste o senso!" E eu vos direi, no entanto,

                       Que, para ouvi-las, muita vez desperto

                        E abro as janelas, pálido de espanto...

                       E conversamos toda a noite, enquanto

                          A via láctea, como um pálio aberto,

                    Cintila. E, ao vir do sol, saudoso e em pranto,

                           Inda as procuro pelo céu deserto.

                          Direis agora: "Tresloucado amigo!

                        Que conversas com elas? Que sentido

                     Tem o que dizem, quando estão contigo?"

                       E eu vos direi: "Amai para entendê-las!

                           Pois só quem ama pode ter ouvido

                        Capaz de ouvir e de entender estrelas." 

Sobre o TEXTO II – Memória, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Sinônimos de Esvanecem

    abrandam, acalmam, desmaiam, desvanecem, envaidecem, frustram


ID
2234725
Banca
Instituto Excelência
Órgão
Prefeitura de Taquarituba - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO I - "Eu, que desde os dez anos de idade faço versos; eu, que tantas vezes sentira a poesia passar em mim como uma corrente elétrica e afluir aos meus olhos sob a forma de misteriosas lágrimas de alegria: não soube no momento forjar já não digo uma definição racional dessas que, segundo regra a lógica, devem convir a todo o definido e só ao definido, mas uma definição puramente empírica, artística, literária”.

                                                                                                     Manuel Bandeira 


TEXTO II -                         Memória

                                      Amar o perdido

                                     deixa confundido

                                        este coração.

                                   Nada pode o olvido

                                  contra o sem sentido

                                       apelo do Não.

                                   As coisas tangíveis

                                tornam-se insensíveis

                                    à palma da mão

                                 Mas as coisas findas

                                muito mais que lindas,

                                      essas ficarão.

                                          Carlos Drummond de Andrade 


TEXTO III -                      Ouvir estrelas

                           "Ora (direis) ouvir estrelas! Certo

                  Perdeste o senso!" E eu vos direi, no entanto,

                       Que, para ouvi-las, muita vez desperto

                        E abro as janelas, pálido de espanto...

                       E conversamos toda a noite, enquanto

                          A via láctea, como um pálio aberto,

                    Cintila. E, ao vir do sol, saudoso e em pranto,

                           Inda as procuro pelo céu deserto.

                          Direis agora: "Tresloucado amigo!

                        Que conversas com elas? Que sentido

                     Tem o que dizem, quando estão contigo?"

                       E eu vos direi: "Amai para entendê-las!

                           Pois só quem ama pode ter ouvido

                        Capaz de ouvir e de entender estrelas." 

O título do TEXTO III – Ouvir estrelas, pode ser um exemplo de qual figura de linguagem?

Alternativas
Comentários
  • SINESTESIA: mistura de diferentes sensações

    PROSOPOPEIA: atribuir caracteristicas humanos a seres inanimados.

     

    erros, avise ai.

    GABARITO ''A''

  • A) Sinestesia - É a fusão de sensações percebidas por diferentes órgãos do sentido. Ex: Comia o sabor (gosto) vermelho (visão) da fruta; Claro (visão) perfume (olfato) vagava pelo ar. ALTERNATIVA CORRETA

    B) Prosopopeia - É a atribuição de vida ou qualidades humanas a seres inanimados, irracionais, mortos ou abstratos. Ex: O cachorro passou o dia reclamando. ALTERNATIVA ERRADA

    C) Metonímia - É a substituição de sentido de um termo por outro que com ele apresenta relação lógica e constante. Pode acontecer por exemplo, com autor/obra, conteúdo/continente; inventor/invento, símbolo/coisa simbolizada; instrumento/pessoa que o utiliza, etc. Ex: Ele nunca leu Machado de Assis (nunca leu os livros do Machado de Assis); Comi dois pratos (na realidade comeu o conteúdo que havia nos pratos); Ele é um grande raquete (grande jogador de tênis). ALTERNATIVA ERRADA

  • Sinestesia - Consiste em mesclar, numa mesma expressão as sensações percebidas por diferentes órgãos de sentido.

    Ex. Um grito áspero revelava tudo o que ele sentia.

    Sua voz doce e aveludada me encantava.

    gab: A 

  • SINESTESIA: mistura de sentidos.

     

    GABARITO ''A''

  • É possível ouvir estrelas:

    http://seuhistory.com/noticias/cientistas-gravam-o-som-do-sol-convertendo-dados-de-seu-campo-magnetico-em-audio-escute

    Alternativa D correta.

  • Passível de anulação. A prosopopeia é nítida! Dá-se às estrelas qualidades inerentes aos seres humanos:

                               "Que, para ouvi-las, muita vez desperto

                            E abro as janelas, pálido de espanto...

                           E conversamos toda a noite, enquanto

                              A via láctea, como um pálio aberto,

                                              Cintila."

     

    Ex.:

    Revisando conceitos:
    Prosopopeia ou personificação é uma figura de linguagem que consiste em atribuir linguagem, sentimentos e ações de seres humanos a seres inanimados ou irracionais. Exemplos:

    (Excertos de poemas de Manuel Bandeira)

    "A Estrela [...] Não baixava aquela estrela? Por que tão alta luzia? E ouvi-a na sombra funda Responder que assim fazia Para dar uma esperança Mais triste ao fim do meu dia."

    Ocorre prosopopeia ou personificação da 'estrela', quando o eu-poético diz que ouviu a estrela responder, isto é, ele deu características humanas para um ser inanimado: «E ouvi-a na sombra funda/ responder que assim fazia.»

    http://www.lpeu.com.br/q/b83qt

  • A pergunta se refere ao título do texto e não ao texto em si, o correto para mim seria então prosopopeia. Já que o título dá entender que estrelas falam.

  • Só não vejo a parte da mistura dos sentidos, marquei prosopopeia, porem errei!

  • Eu pensei assim: Se eu ouvo a estrela, quer dizer que elas falam. Concordam?


ID
2234728
Banca
Instituto Excelência
Órgão
Prefeitura de Taquarituba - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO I - "Eu, que desde os dez anos de idade faço versos; eu, que tantas vezes sentira a poesia passar em mim como uma corrente elétrica e afluir aos meus olhos sob a forma de misteriosas lágrimas de alegria: não soube no momento forjar já não digo uma definição racional dessas que, segundo regra a lógica, devem convir a todo o definido e só ao definido, mas uma definição puramente empírica, artística, literária”.

                                                                                                     Manuel Bandeira 


TEXTO II -                         Memória

                                      Amar o perdido

                                     deixa confundido

                                        este coração.

                                   Nada pode o olvido

                                  contra o sem sentido

                                       apelo do Não.

                                   As coisas tangíveis

                                tornam-se insensíveis

                                    à palma da mão

                                 Mas as coisas findas

                                muito mais que lindas,

                                      essas ficarão.

                                          Carlos Drummond de Andrade 


TEXTO III -                      Ouvir estrelas

                           "Ora (direis) ouvir estrelas! Certo

                  Perdeste o senso!" E eu vos direi, no entanto,

                       Que, para ouvi-las, muita vez desperto

                        E abro as janelas, pálido de espanto...

                       E conversamos toda a noite, enquanto

                          A via láctea, como um pálio aberto,

                    Cintila. E, ao vir do sol, saudoso e em pranto,

                           Inda as procuro pelo céu deserto.

                          Direis agora: "Tresloucado amigo!

                        Que conversas com elas? Que sentido

                     Tem o que dizem, quando estão contigo?"

                       E eu vos direi: "Amai para entendê-las!

                           Pois só quem ama pode ter ouvido

                        Capaz de ouvir e de entender estrelas." 

Analisando a estrutura e composição do TEXTO III - Ouvir estrelas de Olavo Bilac, é CORRETO afirmar que:

Alternativas

ID
2234731
Banca
Instituto Excelência
Órgão
Prefeitura de Taquarituba - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO I - "Eu, que desde os dez anos de idade faço versos; eu, que tantas vezes sentira a poesia passar em mim como uma corrente elétrica e afluir aos meus olhos sob a forma de misteriosas lágrimas de alegria: não soube no momento forjar já não digo uma definição racional dessas que, segundo regra a lógica, devem convir a todo o definido e só ao definido, mas uma definição puramente empírica, artística, literária”.

                                                                                                     Manuel Bandeira 


TEXTO II -                         Memória

                                      Amar o perdido

                                     deixa confundido

                                        este coração.

                                   Nada pode o olvido

                                  contra o sem sentido

                                       apelo do Não.

                                   As coisas tangíveis

                                tornam-se insensíveis

                                    à palma da mão

                                 Mas as coisas findas

                                muito mais que lindas,

                                      essas ficarão.

                                          Carlos Drummond de Andrade 


TEXTO III -                      Ouvir estrelas

                           "Ora (direis) ouvir estrelas! Certo

                  Perdeste o senso!" E eu vos direi, no entanto,

                       Que, para ouvi-las, muita vez desperto

                        E abro as janelas, pálido de espanto...

                       E conversamos toda a noite, enquanto

                          A via láctea, como um pálio aberto,

                    Cintila. E, ao vir do sol, saudoso e em pranto,

                           Inda as procuro pelo céu deserto.

                          Direis agora: "Tresloucado amigo!

                        Que conversas com elas? Que sentido

                     Tem o que dizem, quando estão contigo?"

                       E eu vos direi: "Amai para entendê-las!

                           Pois só quem ama pode ter ouvido

                        Capaz de ouvir e de entender estrelas." 

Os gêneros literários reúnem um conjunto de obras que apresentam características análogas de forma e conteúdo. Essa classificação pode ser feita de acordo com critérios semânticos, sintáticos, fonológicos, formais, contextuais, entre outros. Eles se dividem em três categorias básicas: gêneros épico, lírico e dramático. Os textos II e III podem ser considerados:

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    GÊNERO LÍRICO

    A temática lírica geralmente envolve a emoção, o estado de alma, os pensamentos, os sentimentos do eu-lírico, e também os pontos de vista do autor e, portanto, é inteiramente subjetiva. Esse gênero é geralmente expresso pela poesia, contudo, não é toda poesia que pertence ao gênero referido, já que dependerá dos elementos literários inseridos nela.

    GÊNERO ÉPICO

    O gênero épico é a narrativa em versos que apresenta um episódio heroico da história de um povo. Nesse gênero geralmente há presença de figuras fantasiosas.

    GÊNERO DRAMÁTICO

    Neste estilo literário o narrador conta a história enquanto os atores encenam e dialogam através das personagens. Quanto aos estilos literários, esta modalidade literária compreende:

    • Tragédia: representação de um fato trágico que causa catarse a quem assiste, ou seja, provoca alívio emocional da audiência.

    • Comédia: representação de um fato cômico, que causa riso.

    • Tragicomédia: é a mistura de elementos trágicos e cômicos.

    • Farsa: peça teatral de caráter puramente caricatural, de crítica à sociedade, porém, sem preocupação de questionamento de valores.

     

    http://brasilescola.uol.com.br/literatura/genero-lirico.htm

  • LETRA B.

    GÊNERO LÍRICO.


ID
2234734
Banca
Instituto Excelência
Órgão
Prefeitura de Taquarituba - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO I - "Eu, que desde os dez anos de idade faço versos; eu, que tantas vezes sentira a poesia passar em mim como uma corrente elétrica e afluir aos meus olhos sob a forma de misteriosas lágrimas de alegria: não soube no momento forjar já não digo uma definição racional dessas que, segundo regra a lógica, devem convir a todo o definido e só ao definido, mas uma definição puramente empírica, artística, literária”.

                                                                                                     Manuel Bandeira 


TEXTO II -                         Memória

                                      Amar o perdido

                                     deixa confundido

                                        este coração.

                                   Nada pode o olvido

                                  contra o sem sentido

                                       apelo do Não.

                                   As coisas tangíveis

                                tornam-se insensíveis

                                    à palma da mão

                                 Mas as coisas findas

                                muito mais que lindas,

                                      essas ficarão.

                                          Carlos Drummond de Andrade 


TEXTO III -                      Ouvir estrelas

                           "Ora (direis) ouvir estrelas! Certo

                  Perdeste o senso!" E eu vos direi, no entanto,

                       Que, para ouvi-las, muita vez desperto

                        E abro as janelas, pálido de espanto...

                       E conversamos toda a noite, enquanto

                          A via láctea, como um pálio aberto,

                    Cintila. E, ao vir do sol, saudoso e em pranto,

                           Inda as procuro pelo céu deserto.

                          Direis agora: "Tresloucado amigo!

                        Que conversas com elas? Que sentido

                     Tem o que dizem, quando estão contigo?"

                       E eu vos direi: "Amai para entendê-las!

                           Pois só quem ama pode ter ouvido

                        Capaz de ouvir e de entender estrelas." 

Correlacione os termos em destaque nas orações extraídas dos textos com seus tipos de conjunções e em seguida assinale a alternativa que apresente a sequência CORRETA:

( ) “[...] devem convir a todo o definido e só ao definido, mas uma definição puramente empírica, artística, literária.”

( ) E eu vos direi, no entanto / Que, para ouvilas, muita vez desperto.

( ) E eu vos direi: "Amai para entendê-las! / Pois só quem ama pode ter ouvido [...]

( ) Pois só quem ama pode ter ouvido / Capaz de ouvir e de entender estrelas.


1 – Conjunção Coordenativa Aditiva.

2 – Conjunção Coordenativa Adversativa.

3 – Conjunção Coordenativa Conclusiva.

A sequência CORRETA é:

Alternativas
Comentários
  • No entanto e mas - conjunções adversativas

  • Pois antes do verbo pode ser conclusivo? Alguém explica isso. 

  • gente fiquei confusa quanto a esse pois!!! não seria explicativa?

  • O pois aqui ao meu ver , teria valor de porque, assim seria explicativa.:

    E eu vos direi: "Amai para entendê-las! / Pois só quem ama pode ter ouvido

    E eu vos direi: "Amai para entendê-las! / Porque só quem ama pode ter ouvido

    Logo , seria uma conjunção coordenativa explicativa . O pois que a banca indica como conjunção coordenativa conclusiva teria valor de portanto e veio depois do verbo , mas não veio entre a virgula . Portanto, seria explicativa e sendo alternativa correta a letra D.

    Mas se alguêm encontrar outra explicação , comente por gentileza, porque não entendi a interpretação da banca para ser letra B.

  • pois = porquanto = explicativa

  • Questão está errada

    Para a conjunção POIS assumir valor conclusivo DEVE OBRIGATORIAMENTE VIR ENTRE VÍRGULA, o "pois" em questão tem o sentido EXPLICATIVO podendo ser substituido por "que, porque, porquanto."

  • O Pois estava após o verbo "ENTENDÊ-LAS"

    Portanto Conclusiva.

  • A QUESTÃO DEVERIA SER ANULADA

    Pois explicativo: inicia uma oração e justifica a outra.

    Ex: Volte, pois tenho saudade.

    O pois no início da oração, isto é, não deslocado entre vírgulas, será explicativo ou causal.

    Pois conclusivo: após o verbo, deslocado entre vírgulas.

    Ex: Há instabilidade; o dólar voltará, pois, a subir.

    Ex: Estava preparado, não foi, pois, aprovado. (Se a conjunção vier deslocada, deve estar entre vírgulas)


ID
2234737
Banca
Instituto Excelência
Órgão
Prefeitura de Taquarituba - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Verso é o nome que se dá a cada uma das linhas que constituem um poema. Ele apresenta quatro elementos principais: metro, ritmo, melodia e rima:

I - Metro: é o nome que se dá à extensão da linha poética. Pela contagem de sílabas de um verso, podemos estabelecer seu padrão métrico e suas unidades rítmicas.

II - Ritmo: é a sequência de notas (no caso da poesia, de sons) que, apresentando organização rítmica com sentido musical, se relacionam reciprocamente, de modo a formar um todo harmônico, uma linha melódica.

III - Melodia: é a sucessão de tempos fortes e fracos que se alternam com intervalos regulares. No verso, a melodia é formada pela sucessão de unidades rítmicas resultantes da alternância entre sílabas acentuadas (fortes) e não-acentuadas (fracas); ou entre sílabas construídas por vogais longas e breves.

IV - Rima: é a igualdade ou semelhança de sons na terminação das palavras: asa, casa; asa, cada. Na rima asa, casa há paridade completa de sons a partir da vogal tônica; na rima asa, cada a paridade é só das vogais. As rimas do primeiro tipo se chamam consoantes; as do segundo, toantes.

Está CORRETO o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • melodia

    substantivo feminino

    1.

    mús sequência de notas ou sons que se relacionam reciprocamente de modo a formar um todo harmônico; linha melódica.

    2.

    mús qualquer composição destinada ao canto, cujo ritmo e sentido musical resultem de uma sucessão de notas ou sons simples, formando um todo estético.

    3.

    mús registro de órgão pertencente ao jogo dos flautados de oito pés.

    4.

    arranjo de sons musicais agradáveis aos ouvidos e fáceis de serem memorizados.

    "enquanto trabalha, assovia uma bela m."

    5.

    fig. tudo que é agradável de se ouvir.

  • ritmo

    substantivo masculino

    1.

    sucessão de tempos fortes e fracos que se alternam com intervalos regulares.

    mús ocorrência de uma duração sonora em uma série de intervalos regulares.

    mús padrão rítmico que define um gênero; balanço.

    "r. de uma valsa"

    lit ret efeito causado pela repetição ordenada de elementos prosódicos, esp. de entoação, pausas, quantidade de sílabas, aliteração e acento tônico.

    2.

    movimento regular e periódico no curso de qualquer processo; cadência.

    "r. das ondas"

    3.

    sequência harmônica de um fenômeno, uma atividade, uma obra etc., no espaço e/ou no tempo.

    "o r. de um filme"

    4.

    sucessão de situações ou atividades que constituem um conjunto fluente e homogêneo no tempo, ainda que não se processem com regularidade.

    "r. frenético da vida moderna"

  • Gabarito C

  • A banca inverteu as definições de Ritmo e Melodia e manteve correta as demais, conforme podemos ver no site "educação uol / disciiplinas / português / versificação".


ID
2234740
Banca
Instituto Excelência
Órgão
Prefeitura de Taquarituba - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Complete as orações com as palavras entre parênteses, de acordo com a norma culta da Língua Portuguesa e em seguida assinale a alternativa CORRETA:

I - Se alguém _______ as leis de trânsito, será punido. (infringir/infligir).

II – Os rapazes estão presos porque _________ a lei seca. (infringiram/infligiram).

III – A chuva _________ a plantação, nenhuma parte se livrou. (infringiu/infligiu).

IV - O juiz __________ uma pena muito branda ao assassino. (infringiu/infligiu).

Alternativas
Comentários
  • GabaritoA

     

     

     

     

    Comentários:  A alternativa A está correta pelas seguintes observações:           

     

     

                             

                           a) infringir / infringiram / infligiu / infligiu. 

     

     

     

     

    Infrigir = O verbo é sinônimo de: romper, transgredir, desrespeitarTrata-se de um caso clássico de sujeito indeterminado.

     

    Sempre será sujeito indeterminado quando a forma verbal que está na 3ª pessoa do singular (infinitivo impessoal),

     

    sem que haja sujeito expresso no contexto.

     

     

     

     

    Infrigiram = O verbo é sinônimo de: romperam, transgrediram, desrespeitaram e se encontra no plural para concordar com o núcleo do

     

    sujeito "rapazes". 

     

     

     

     

    Inflingiu = O verbo é sinônimo de: castigou, atacou, penalizou. Se encontra no singular para concordar com o núcleo do

     

    sujeito "chuva".

     

     

     

     

    Inflingiu = O verbo é sinônimo de: penalizou, determinou, atribuiu. Fica no singular para concordar com o núcleo do

     

    sujeito "juíz".

  • macetinho

     

     

    INFRIGIR = INFRAÇÃO                          

     

     

    INFRATOR É QUE INFRINGE A NORMA, A LEI, O DECRETO


ID
2234743
Banca
Instituto Excelência
Órgão
Prefeitura de Taquarituba - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A partícula “SE” possui várias formas de uso, sendo assim, analise as afirmativas a seguir:

I - Como pronome, o “SE” pode ser Pronome Pessoal Reflexivo: neste caso a ação envolve dois sujeitos, em que ambos praticam a ação um sobre o outro, e portanto também sofrem a conseqüência da ação praticada.

II - Como pronome, o “SE” pode ser Pronome Pessoal Recíproco: Neste caso, o SE vai servir para indicar uma ação que é praticada pelo sujeito e ele mesmo receberá suas conseqüências. Dizemos que o sujeito pratica e sofre a ação.

III – Como pronome apassivador o “SE” serve para indicar que a frase está na voz passiva, ou seja, o sujeito sofre a ação praticada por outro agente. Chamamos de sujeito “paciente”. O pronome apassivador segue um VTD (verbo transitivo direto) que esteja na 3ª (terceira) pessoa.

IV – O “SE” também pode ser utilizado como pronome indefinido, chamado ainda de índice de indeterminação do sujeito, é utilizado em frases cujo sujeito é indeterminado, e por muitos gramáticos não é considerado um pronome.

V - Como conjunção subordinativa, o “SE” pode ser condicional, podendo ser substituído pelas construções 'já que', 'visto que' e 'por que'. É utilizado na oração subordinada para indicar a condição da oração principal.

Está CORRETO o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO ''B''

    AS AFIRMAÇÕES I E II ESTÃO INVERTIDAS.

    I - Como pronome, o “SE” pode ser Pronome Pessoal Reflexivo: neste caso a ação envolve dois sujeitos, em que ambos praticam a ação um sobre o outro, e portanto também sofrem a conseqüência da ação praticada. ERRADO: Como pronome, o “SE” pode ser Pronome Pessoal Reflexivo:  Neste caso, o SE vai servir para indicar uma ação que é praticada pelo sujeito e ele mesmo receberá suas conseqüências. Dizemos que o sujeito pratica e sofre a ação.

    II - Como pronome, o “SE” pode ser Pronome Pessoal Recíproco: Neste caso, o SE vai servir para indicar uma ação que é praticada pelo sujeito e ele mesmo receberá suas conseqüências. Dizemos que o sujeito pratica e sofre a ação. ERRADO: Como pronome, o “SE” pode ser Pronome Pessoal Recíproco:  ​neste caso a ação envolve dois sujeitos, em que ambos praticam a ação um sobre o outro, e portanto também sofrem a conseqüência da ação praticada.

    III – Como pronome apassivador o “SE” serve para indicar que a frase está na voz passiva, ou seja, o sujeito sofre a ação praticada por outro agente. Chamamos de sujeito “paciente”. O pronome apassivador segue um VTD (verbo transitivo direto) que esteja na 3ª (terceira) pessoa. CORRETO

    IV – O “SE” também pode ser utilizado como pronome indefinido, chamado ainda de índice de indeterminação do sujeito, é utilizado em frases cujo sujeito é indeterminado, e por muitos gramáticos não é considerado um pronome. CORRETO

    V - Como conjunção subordinativa, o “SE” pode ser condicional, podendo ser substituído pelas construções 'já que', 'visto que' e 'por que'. É utilizado na oração subordinada para indicar a condição da oração principal. ERRADO: o erro caiu sobre as alternativas de substituição da conjunçõe, nas quais descritas são CAUSAIS e não CONDICIONAIS.

    Conjunções Subordinativas Adverbiais Causais:   visto que, uma vez que, porquanto, já que, desde que, etc.

    Conjunções Subordinativas Adverbiais Condicionais: se, caso, contanto que, salvo se, a não ser que, desde que, etc.

  • Alternativa: b)

    Tática de resolução: https://www.youtube.com/watch?v=65_Qj9-cFOU&index=9&list=PL6tFLHDq1B8A_CU6TbWwAzXqccX2fEE9f - Professor Deivid Xavier.

    Bons estudos!

  • I -    CONCEITO DE  PRONOME RECÍPROCO:               VERBO SEMPRE NO PLURAL     =   UM AO OUTRO   

    “UNS AOS OUTROS”    abraçaram-se

    Os namorados beijaram-se   

    Pedro e Maria deram-se as mãos.

    Meus pais se amam profundamente.

     

                                   UM COM OS  OUTROS       EX.         Os namorados beijaram-se    /     RELACIONAM-SE / CUMPRIMENTAM-SE.   Criador e criatura se influenciam

     

    II  -   

          PRONOME  REFLEXIVO:            “A SI MESMO”             viu-se no espelho, afastou-se do amigo

                           PRONOME REFLEXIVO      TROCA POR     A SI MESMO        A SI PRÓPRIO

     

     

                   JUSTIFICA-SE:       ELE SE JUSTIFICA ( ELE MESMO) então é REFLEXIVO

     

                              A ÊNCLISE se justifica porque o "se" está     APÓS o verbo.

                                 sente-se  socialmente isolada

           

                   PRÓCLISE     (  pronome antes do verbo )

                                  

                                                   O rapaz se feriu  ( a si mesmo )

                                               A alma tem suas dores, e para se curar necessita

    CANSAR-SE             (A SI MESMO)

     

    VIU-SE NO ESPELHO  

    AFASTOU-SE DO AMIGO

    JOSÉ   FERIU-SE    (A SI PRÓPRIO)

    Levantar-se

     

    III-  

    PARTÍCULA APASSIVANTE            PRONOME APASSIVADOR  (PA)      NÃO TEM PREPOSIÇÃO   -      VOZ PASSIVA SINTÉTICA.  SOFRE, RECEBE A AÇÃO VERBAL

     

     

                            VIDE Q202979

            VTD      =                   QUEM COMPARTILHA, COMPARTILHA O QUÊ

                                                     QUEM CELEBRA, CELEBRA ALGO.

     

                                  ATENÇÃO PARA O SEGUNDO VERBO AUXILIAR :      PREVALECE O VTD

     

                                      não se (PA) pode descrever,   DESCREVER O QUÊ?

        

                                 

    IV-   

    PIS        ÍNDICE DE INDETERMINAÇÃO DO SUJEITO

     

     

    SEMPRE NA  3ª    P. SINGULAR

     

    -       IMPESSOALIZAR O SUJEITO INDETERMINADO GENERELIZADO

    -        VERBO DE LIGAÇÃO

     

    -      VERBO INTRANSITIVO.    QUEM TRATA, PRECISA          Trata-se,  PRECISAR, NECESSITAR

     

    VERBOS INTRANSITIVOS:    nasce, caiu, comeu, morreu, chegou, acordou ...    

    Intransitivo           MOVIMENTO OU ATITUDES EM RELAÇÃO AO PRÓPRIO CORPO

     

     

    -      VTI         VERBO TRANSITIVO INDIRETO, COM PREPOSIÇÃO    DE  / EM

                    PRECISOU-SE  /     DE ALGUÉM

                    É (VL)        SE  (iss)     FELIZ AQUI

                                    AQUI SE  É FELIZ

                                   VIVE-SE (V INTRA)      BEM      AQUI

                   PRECISA-SE      DE PROFISSIONAIS

                                    TRATA-SE        DE ASSUNTOS SIGILOSOS

                                   MUITO       SE               PERDE

                                   NUNCA       SE           BEBEU

                                   É provável que       SE       VIVA em cidade

     

    V-      

    CAUSAL                                   SE     =    JÁ QUE      COMO    ELE ESTUDOU, TENTÃO PASSOU      

                                                                                    SE NÃO PRETENDE ESTUDAR, POR QUE QUER FAZER O CURSO 

     

     

  • Saber que a alternativa I está errada, é suficiente para acertar a questão.

  • Doany Pereira,

     

    A constatação de que a I é errada ainda deixa B e D como alternativas possíveis.


ID
2234746
Banca
Instituto Excelência
Órgão
Prefeitura de Taquarituba - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Pela ortografia oficial, determinada pelo Acordo Ortográfico de 1990 (obrigatório no Brasil a partir de janeiro de 2016, conforme Decreto nº 6.583/2008), devem ser escritas da seguinte forma as palavras e expressões:

Alternativas
Comentários
  • a) malcriado ou mal criado(dois jeitos certos), Bem- estar, bom humor

    b) erva- doce,ano- luz, bate-boca

    c)gabarito

     

  • A) Malcriado - (adjetivo - pessoa sem educação) CORRETA 

    OBS: Mal criado (advérbio - qualifica o tipo de educação que está sendo dada: boa ou má) CORRETA. Mal-criado está ERRADA. 

        Bem-estar - ( substantivo masculino composto - boa disposição, satisfação, conforto e segurança, sendo sinônimo de aconchego) CORRETA

        Bom-humor - ( a forma correta é bom humor (sem hífen). A palavra "humor" é um substantivo e a palavra "bom" é um adjetivo. Nesse caso, as duas palavras não formam uma terceira palavra) ERRADA

     

    B) Erva doce - (A forma correta é erva-doce - Há uso do hífen em palavras compostas por espécies botânicas e zoológicas) ERRADA

        Ano-luz - (O hífen é usado em palavras compostas por justaposição que constituem uma unidade sintagmática e semântica). CORRETA

        Bate-boca - (O hífen é usado nos substantivos compostos cujo elemento inicial é um verbo) CORRETA

    C) Malvisto - (Com mal, usa-se hífen quando a palavra seguinte começar por Vogal, H ou L, nos outros casos, escreve-se sem hífen) CORRETA

        Marca-passo - ( Usa-se o hífen em palavras compostas cujos elementos, de natureza nominal, adjetival, numeral ou verbal, compõem uma unidade sintagmática e de significado e mantêm cada um a sua acentuação própria - o primeiro elemento pode estar em forma reduzida) CORRETA

        Pão de ló - (As expressões que são ligadas por alguma partícula devem ser grafadas sem o hifen. OBS: A regra, no entanto, só não vale para quatro expressões específicas, continuando a ser hifenizadas.São elas:cor-de-rosapé-de-meiaágua-de-colônia e arco-da-velha) CORRETA

    GABARITO: C 

                                                                 Bons Estudos!!!

         

     

  • Bem” se agrega com hífen à palavra com que forma uma unidade semântica (adjetivo ou substantivo composto): bem-aventurado, bem-criado, bem-humorado, bem-educado, bem-nascido, bem-sucedido, bem-vindo, bem-visto (estimado).

    O caso de “mal” é parecido: se agrega com hífen a palavras iniciadas por vogal, “h” ou “l“ quando forma com elas uma unidade semântica (adjetivo ou substantivo composto): mal-afortunado, mal-educado, mal-estar, mal-humorado, mal-limpo.

    Às demais letras, quando forma uma unidade semântica, “mal” se une diretamente: malcolocado, malcriado, malgrado, malnascido, malpago, malpesado, malsoante, malvisto, malsinalizado.c

    O problema da regra de “bem” e de “mal” é que nem sempre eles formam com a palavra seguinte uma unidade semântica.

    Por exemplo, em “Ela foi bem educada pelos pais”, não há hífen porque “bem” não forma com a palavra seguinte uma unidade semântica. O que temos é um advérbio (bem) modificando um verbo/particípio (educada).

     

    https://portuguessemmisterio.com.br/2015/07/20/o-hifen-de-bem-e-de-mal/

  • BEM - (COM HÍFEN)

    bem-aventurado, bem-criado, bem-humorado, bem-educado, bem-nascido, bem-sucedido, bem-vindo, bem-visto 

     

    EXCEÇÕES; 

    benfeito, benquerer e "benquerido",  benfazejo, benfeitor, benquerença, benquerente, benquisto

     

     

     

    mal - vogal,  H, L    (COM HÍFEN)

    mal-afortunado, mal-educado, mal-estar, mal-humorado, mal-limpo

     

    OUTRAS SEM HÍFEN

    malcolocado, malcriado, malgrado, malnascido, malpago, malpesado, malsoante, malvisto, malsinalizado

     

    não se usa hífen em palavras que perderam a noção de composição.

     

    girassol

    madressilva

    mandachuva

    paraquedas

    paraquedista

    pontapé

     

    o hífen não é exigido nas palavras compostas que têm entre os termos um elemento de ligação (preposição, artigo ou pronome).

     

     dia a dia, corpo a corpo (substantivo e advérbio),   passo a passo (substantivo e advérbio), 

    arco e flecha,  general de divisão,  lua de mel, pé de moleque,

    ponto e vírgula, não me toques (melindres), um disse me disse, um deus nos acudaum(a) maria vai com as outras, um pega pra capar, carne de sol, dor de cotovelo, pau de sebo, (um) faz de conta, queda de braço, (forró/trio) 

    pé de serra, fim de semana, bicho de sete cabeças, mão de obra, quarta de final e dia a dia(substantivo e advérbio).

     

    Atenção às exceções!

     

    1) água-de-colônia, arco-da-velha, cor-de-rosa, mais-que-perfeito, pé-de-meia (as economias de uma pessoa), ao deus-dará e à queima-roupa;

     

    2) os nomes de espécies botânicas e zoológicas, como andorinha-do-mar, bem-te-vi, cana-de-açúcar,

    coco-da-baía, dente-de-leão, feijão-carioca, feijão-verde, joão-de-barro, limão-taiti e mamão-havaí;

     

    3) os adjetivos pátrios derivados de topônimos compostos, como cruzeirense-do-sul, florentino-do-piauí e mato-grossense-do-sul.

  • Correção:

    Letra a) bom-humor correto é bom humor

    Letra b) erva doce coerreto é erva-doce

    Letra c) correta - malvisto, marca-passo, pão de ló

     

     

  • MAL SÓ TEM HÍFEN SE TIVER "L" OU "H" DEPOIS.

     

    PALAVRAS COM DE OU DO NO MEIO, NÃO TEM HÍFEN.

     

    é VOGAL + RIO GRANDE DO SUL QUE NAO TEM HIFEN, NESSE AÍ TEM


ID
2234749
Banca
Instituto Excelência
Órgão
Prefeitura de Taquarituba - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

De acordo com a definição básica do teorema de Pitágoras, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GAB:A

     

    Exatamente:
    a² = b² + c²


ID
2234752
Banca
Instituto Excelência
Órgão
Prefeitura de Taquarituba - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Seja A uma matriz quadrada, se multiplicarmos todos os elementos de uma fila (linha ou coluna) por um mesmo número, e somarmos os resultados dos elementos aos seus correspondentes de outra fila (linha ou coluna), obteremos outra matriz B. Entretanto, podemos afirmar que o det A = det B”. Assinale a alternativa CORRETA, que corresponda ao teorema citado acima:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa B - Teorema de Jacobi


ID
2234755
Banca
Instituto Excelência
Órgão
Prefeitura de Taquarituba - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Utilizando o dispositivo prático de Briot-Ruffini para efetuar a divisão entre os polinômios f(x) = 3x4 +5x3 − 11x2 + 2x − 3 e q(x) = x + 3, assinale a alternativa CORRETA que contenha o resultado da divisão:

Alternativas
Comentários
  • Foco na missão guerreiro!!!!
  • Utilizando o dispositivo prático de Briot-Ruffini: Encontrar as raizes possíveis

    (3x^4 +5x^3 − 11x^2 + 2x − 3)/(x + 3)

    Observe que a divisão é por um polinomio do 1° grau, então uma das raizes possíveis é:

    x + 3 = 0 ==> x = -3

     

     x^4 | 3  5 -11  2 | -3 

     -3   | 0 -9  12 -3 |  3  

     x^3 | 3 -4   1  -1 | 0

     

    3x^3 - 4x^2 + x -1 e resto 0

    letra C.

  • Quanto mais estudo, menos sei.


ID
2234758
Banca
Instituto Excelência
Órgão
Prefeitura de Taquarituba - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

AssinaleV para verdadeiro e F para falso, em seguida assinale a alternativa que contenha a sequencia CORRETA:

( ) Um conjunto unitário possui um único elemento.

( ) Dois conjuntos são iguais se possuem exatamente os mesmos elementos.

( ) Conjunto vazio é o conjunto que não possui nenhum elemento.

( ) Os conjuntos podem ser finitos ou infinitos. Um conjunto finito pode ser definido reunindo todos os seus elementos separados por vírgulas. Já um conjunto infinito pode ser definido por uma propriedade que deve ser satisfeita por todos os seus membros.

Alternativas
Comentários
  • Definição intuitiva de conjuntos, dadas por Georg Cantor:
    • um conjunto unitário possui um único elemento;
    • dois conjuntos são iguais se possuem exatamente os mesmos elementos;
    • conjunto vazio é o conjunto que não possui nenhum elemento;
    • os conjuntos podem ser finitos ou infinitos. Um conjunto finito pode ser definido reunindo todos os seus elementos separados por vírgulas. Já um conjunto infinito pode ser definido por uma propriedade que deve ser satisfeita por todos os seus membros.

  • Questão de interpretação e conhecimento o último item que menciona: " Já um conjunto infinito pode ser definido por uma propriedade que deve ser satisfeita por todos os seus membros. ".

  • ( ) Conjunto vazio é o conjunto que não possui nenhum elemento.

    Se os candidatos quisessem, poderiam anular essa questão por ter dois sentidos nesse quesito, ainda mais quando se está trabalhando com raciocínio lógico.

    Não possui elemento = Possui nenhum elemento = 0 = nada

    'Não possui nenhum elemento' é a negação da preposição acima.


ID
2234764
Banca
Instituto Excelência
Órgão
Prefeitura de Taquarituba - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Assinale a alternativa CORRETA que contenha uma matriz do tipo matriz identidade de ordem 3:

Alternativas
Comentários
  • A questão exige apenas o conhecimento dos tipos de matrizes, que pode ser facilmente identificado o gabarito apenas com a visualização. Dispensando maiores comentários o a matriz identidade de ordem 3 ou I3 está na letra "c" que deve ser assinalada.

     

    Gabarito letra ( C )

  • A matriz identidade ou matriz unidade, indicada pela letra I, é um tipo de matriz quadrada e diagonal.

    Isso porque todos os elementos da diagonal principal são iguais a 1 e os demais, iguais a 0.

    A matriz identidade é indicada por I, onde o n corresponde a ordem da matriz. Assim, se ela tiver três linhas e três colunas ela é chamada de matriz identidade de ordem 3.

    https://www.todamateria.com.br/matriz-identidade/


ID
2234767
Banca
Instituto Excelência
Órgão
Prefeitura de Taquarituba - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

O coeficiente de termo contendo x3 yna expansão binomial de (2x + 3y) 7 é: 

Alternativas
Comentários
  • usando o triângulo de pascal temos que é a soma do anterior 

    1

    1 1

    1 2 1

    1 3 3 1...

    podemos observar que (a+b)^2 = a^2 + 2ab + b^2 ou seja 1  2  1

    (a+B)^3 será 1  3  3  1 e assim por diante

    a potência será no exemplo acima a^3 + 3a^2b + 3ab^2 + b^3 

    no caso do enunciado como é (a+b)^7 termos 

    1  7  21  35  35  21  7  1

    a^7 + 7a^6b + 21a^5b^2 + 35a^4b^3 + 35a^3b^4 + 21a^2b^5+7ab^6 + b^7

    precisamos encontrar  35a^3b^4

    a=2x b=3y

    35*2^3*3^4 = 35*8*81 = 22680

     

  • Como que uma questão desse nível cai para um cargo de professor de língua estrangeira?

  • Eu pensei em dividir as os produtos da soma em elevado a 3 e 4 e depois 4 em duas de 2 e depois somar os que tem x elevado em 3 mutiplicado por y elevado a 4

  • Existe uma equação para o cálculo direto desse coeficiente através da equação do binômio de Newton. Só pesquisar


ID
2234770
Banca
Instituto Excelência
Órgão
Prefeitura de Taquarituba - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Na construção de um pequeno estádio de futebol, trabalham 3 mestres de obra e 10 carpinteiros. Quantos grupos diferentes, contendo um mestre de obra e cinco carpinteiros, podem ser formados?

Alternativas
Comentários
  • 3*C10,5=756. Letra B.

  • Tenho 3 mestres de obra e 10 carpinteiros.

    Preciso de 1 mestre de obra (M) e 5 capinteiros (C)

     

    A ordem importa? Não. Logo Combinação!

    Para os mestres de obra temos: C3,1 = 3!/1!(3-1)! = 3

    Para os carpinteiros temos: C10,5 = 10!/5!(10-5)! = 252

     

    M e C C C C C  => 3 e 252 = 3 x 252 = 756

     

  • Como a ordem não importa? A questão foi categórica ao dizer: GRUPOS DIFERENTES, OU SEJA: o grupo ( M, C, C,C,C,C )  É DIFERENTE DO GRUPO ( C, C, C, C,C, M) OU SEJA, como usar combinação se devemos retirar os grupos iguais em que há permutação de membros? Se alguém puder me explicar onde estou errando, eu agradeceria. Abraços.  

  • A ordem significa dizer se chamar primeiro o mestre e depois os carpinteiros não faz diferença de chamar primeiro os carpinteiro e deopis o mestre.... e assim vai....

  • Paulo, quando a questão fala em grupo diferentes ela não se refere à ordem dos integrantes, mas sim da composição dos integrantes.

     

    grupo 1  = Mario(M), claudio(C), cezar(C), Carlos(C), Cácio(C) e Ciro(C);

    grupo 2  = Claudio(C), Mario(M), cezar(C), Carlos(C), Cácio(C) e Ciro(C);

    grupo 3  =  Claudio(C), cezar(C), Carlos(C), Cácio(C) e Ciro(C) e Mario(M).

    grupo 4  =  Crispim (C), cezar(C), Carlos(C), Cácio(C) e Ciro(C) e Mario(M).

     

    Os grupos 1,2 e 3 são iguais entre si, pois constam dos mesmos integrantes, porém em ordem distinta...o que não interfere no grupo em si, logo não são grupos diferentes. Usa-se Combinação quando a ordem interna de um grupo não faz diferença.

    Ja os grupos 1,2 e 3 são diferentes do grupo 4, pois constam de integrantes diferentes

     

    outro exemplo: imagine um casal (grupo) formado por você e sua esposa...assim:

     

    casal 1 = você + esposa

    casal 2 = esposa + você

     

    estes dois casais seriam a mesma coisa não é? 

     

  • C 3,1 . C 10,5=

    3. 10.9.8.7.6 =

       5.4.3.2

    3.252 =

    756

     

    GAB. D

  • Boa noite.

    Porque o 3! / 1! não é 3*2*1! / 1! = 6 ??????

    Não entendi.

  • Alexandre, usamos a fórmula da combinação em análise combinatória. Para as possíveis combinações de mestre de obras:

    3!/ 1! (3 - 1)! -> 3*2*1/ 1*2*1 -> 6/2 = 3

    Onde 3 é o número de mestres que temos disponível e 1 é o número de mestres que irão compor o grupo...

    Seguindo a mesma lógica fazemos a mesma operação para descobrir o número de combinações de carpinteiros:

    10!/ 5! (10 - 5)! = 252

    Para combinar estes resultados, multiplicamos: 3*252 = 756


ID
2234773
Banca
Instituto Excelência
Órgão
Prefeitura de Taquarituba - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Assinale a alternativa CORRETA referente a fatorial:

Alternativas
Comentários
  • O fatorial de um número n (n pertence ao conjunto dos números naturais) é sempre o produto de todos os seus antecessores, incluindo si próprio e excluindo o zero. A representação é feita pelo número fatorial seguido do sinal de exclamação, n! .

     

    Ex:

    5! = 5 x 4 x 3 x 2 x 1

    7! = 7 x 6 x 5 x 4 x 3 x 2 x 1

    etc.

     

    Obviamente tem que excluir o nº 0, pois todo número multiplicado por 0 será 0. 

  • Questão mal formulada, pois a convenção 0!=1 foge deste "SEMPRE" que a banca afirma ser o fato.