- 
                                	Matrizes A , B, C e D  ( de 4ª ordem ) 	Det ( A ) = 32 	Matriz B = ½. A   	Matriz C = Bt   ( O determinante da matriz transposta e igual ao determinante da matriz original ) 	Matriz D = 2 Matriz C ( a única diferença entre essas duas matrizes é que a matriz D tem 	como primeira linha a primeira linha de C multiplicada por 2 ) 	  	Det ( B ) = ½. Det (A)     >>>     det ( ½ .A ) = 1/2n . Det (A)  ; n= 4, devido a matriz quadrada  	  	Det ( B ) =  det ( ½ .A ) = 1/24 . Det (A) 	  	Det ( B ) =  det ( ½ .A ) = 1/16 . Det (A) 	  	Det ( B ) =  det ( ½ .A ) = (1/16) . 32 	  	Det ( B ) =  det ( ½ .A ) = 2 	  	Det ( C ) = Det (Bt) =  Det (B) = 2 	  	Det ( D ) = 2  Det (C) =  2. 2  = 4   (Se multiplicarmos uma fila qualquer de uma matriz C de ordem n por um  	número real w ( caso da questão tem o valor 2), o determinante da nova matriz será o produto do determinante de C  	pelo número w.) 	  	Det ( B ) + Det ( C ) + Det ( D ) =  2 + 2 + 4 = 8 	Gabarito letra  ” E “ 
- 
                                não entende porque o determinante de B se eleva a quatro? se o determine de B é 1/2 do determinante de A., no caso ficaria B=32*1/2 que daria 16. alguém poderia me explicar?? 
- 
                                multiplica cada linha da matriz a por 1/2, então o det fica reduzido a 1/16. inventa uma matriz qualquer 4x4 e faz o teste. 
- 
                                Pela propriedade "det a . A = an . detA" (determinante de alfa vezes A é igual a alfa elevado a ordem vezes determinante de A), sendo n a ordem da matriz.
 
 A = 32 detB = det 1/2 . A = (1/2)4 . detA = 1/16 . 32 = 2 detC = Bt = detB = 2 detD = detC . 2 = 2 . 2 = 4 
 
 det (B + C + D) = 2 + 2 + 4 = 8 
- 
                                De acordo com uma das propriedades
das matrizes, quando uma  matriz é
multiplicada por uma constante C, o determinante fica multiplicado por Cn, pelo
enunciado C = ½. Logo o determinante de B ou seja o nosso detB = (1/2)4. detA
= 1/16.32 = 2
 
 
 Sabemos que o determinante de uma
matriz transporta é igual ao determinante de sua matriz diagonal, logo: detB = detBt = detC = 2
 
 
 Quando os elementos de uma coluna ou
uma linha forem multiplicados por uma constante K, o seu determinante também
ficará multiplicado por K, como K = 2, teremos que detD = 2. detC = 2.2 = 4 Assim: detB + detC + detD = 2 + 2 + 4
= 8
 
 
 Letra E 
 
- 
                                2+2+4 = 8 Basta conhecer as propriedades dos determinantes!
 
 
- 
                                Jamais determinante de B=1/2.A vai ser igual a B= 1/2.32  temos que lembrar da propriedade . Se toda matriz A de ordem (n) estiver multiplicada por um número qualquer (K) então a seguinte relação é válida:    K.A = K^n. detA   .........  e ai ficaria da seguinte forma  (1/2)^4 . 32 = 2.
 
 
- 
                                Uma questão muito interessante que utiliza somente as propriedades dos determinantes. Vejamos: São 4 matrizes de ordem 4 (4 linhas e 4 colunas) = Matriz A, Matriz B, Matriz C, Matriz D. A questão fornece o valor do Determinante da Matriz A, que é 32. A Matriz B é a metade da Matriz A, ou seja, é a mesma coisa que multiplicarmos a Matriz A por 1/2. Assim, podemos utilizar uma importante propriedade dos determinantes, que é a seguinte: Quando multiplicamos uma matriz quadrada por um número real (que no caso é 1/2), o novo determinante (o determinante da matriz B) será o determinante anterior (matriz A) multiplicado pelo número real (1/2) elevando à ordem da matriz (4). Aplicando: determinante da matriz B = determinante de A multiplicado por 1/2 elevado a 4 determinante da matriz B = 32 . 1/16 determinante da matriz B= 2 Pronto, já conseguimos o valor do determinante da matriz B. A questão continua dizendo que a matriz C é exatamente a transposta da matriz B, assim, podemos obter o valor do determinante da matriz C aplicando outra propriedade, que diz assim: O determinante de uma matriz e o determinante da sua transposta são iguais! Logo, se o determinante da matriz B é 2, o determinante da matriz C também vai ser 2. Por fim, a questão diz que a matriz D tem uma coluna exatamente valendo o dobro de uma coluna de C. Assim, temos uma propriedade que diz: Quando multiplicamos uma linha ou uma coluna de uma matriz por um número qualquer, o determinante dessa nova matriz é o determinante da anterior multplicado por esse número qualquer. Logo, se o determinante da matriz C é 2, e a matriz D é formada por uma coluna que é o dobro de uma coluna de C, então o determinante da matriz D vai ser 2 x 2 = 4 Assim, somando os determinantes de B,C e D, temos: = 2 + 2 + 4 = 8 Precisaríamos estar com as propriedades dos determinantes na ponta da língua para resolver essa questão!!!       
- 
                                Para resolver esta questão basta memorizar as seguintes propriedades dos determinantes: Resumidamente, as principais propriedades do determinante são: - o determinante de A é igual ao de sua transposta AˆT - se uma fila (linha ou coluna) de A for toda igual a zero, det(A) = 0 - se multiplicarmos todos os termos de uma linha ou coluna de A por um valor “k”, o determinante da matriz será também multiplicado por k; - se multiplicarmos todos os termos de uma matriz por um valor “k”, o determinante será multiplicado por kˆn , onde n é a ordem da matriz; - se trocarmos de posição duas linhas ou colunas de A, o determinante da nova matriz será igual a –det(A); - se A tem duas linhas ou colunas iguais, então det(A) = 0 - sendo A e B matrizes quadradas de mesma ordem, det(AxB) = det(A) x det(B) - uma matriz quadrada A é inversível se, e somente se, det( A) difetente de 0 - se A é uma matriz inversível, det(Aˆ-1 ) = 1/det(A) Fonte: Prof. Arthur Lima 
- 
                                Aqui devemos lembrar as propriedades dos determinantes. Sendo B = ½ x A, então detB = (1/2) x detA = (1/16) x 32 = 2.                Sendo C a matriz transposta de B, então detC = detB = detB = 2.  Como a única diferença entre C e D é que a matriz D tem como primeira linha a primeira linha de C multiplicada por 2, então detD = 2 x detC = 4.   Portanto, a soma dos determinantes das matrizes B, C e D é igual a: 2 + 2 + 4 = 8 Resposta: E 
- 
                                Matrizes A , B, C e D ( de 4ª ordem ) Det ( A ) = 32 Matriz B = ½. A Matriz C = Bt  ( O determinante da matriz transposta e igual ao determinante da matriz original ) Matriz D = 2 Matriz C ( a única diferença entre essas duas matrizes é que a matriz D tem como primeira linha a primeira linha de C multiplicada por 2 )  Det ( B ) = det ( ½ .A ) = 1/2 ^4 . 32 = 2 Det (C) = Det (b) = 2 Det ( D) = 2 Det (C) = 2.2 = 4  Det ( B ) + Det ( C ) + Det ( D ) = 2 + 2 + 4 = 8 Gabarito letra ” E “