- ID
- 5175208
- Banca
- Instituto Excelência
- Órgão
- Prefeitura de Taubaté - SP
- Ano
- 2020
- Provas
- Disciplina
- Português
- Assuntos
O termo (ou expressão) em destaque exerce a função de sujeito da oração em:
O termo (ou expressão) em destaque exerce a função de sujeito da oração em:
Assinale a alternativa cujas palavras sejam formadas apenas por derivação sufixal.
Identifique a frase que contenha um desvio de formalidade:
Assinale a alternativa na qual todas palavras são dígrafos:
Identifique a frase que apresente um desvio referente à concordância verbal.
Conforme a Portaria nº 2.436, de 21 de setembro de 2017, leia os contextos abaixo:
[1] A Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) é resultado da experiência acumulada por um conjunto de atores envolvidos historicamente com o desenvolvimento e a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS), como movimentos sociais, população, trabalhadores e gestores das três esferas de governo. Esta Portaria, conforme normatização vigente no SUS, que define a organização em Redes de Atenção à Saúde (RAS) como estratégia para um cuidado integral e direcionado às necessidades de saúde da população, destaca a Atenção Básica como primeiro ponto de atenção e porta de entrada preferencial do sistema, que deve ordenar os fluxos e contrafluxos de pessoas , produtos e informações em todos os pontos de atenção à saúde.[2] Esta Política Nacional de Atenção Básica tem na Saúde da Família sua estratégia prioritária para expansão e consolidação da Atenção Básica. Contudo reconhece outras estratégias de organização da Atenção Básica nos territórios, que devem seguir os princípios e diretrizes da Atenção Básica e do SUS, configurando um processo progressivo e singular que considera e inclui as especificidades locorregionais, ressaltando a dinamicidade do território e a existência de populações específicas, itinerantes e dispersas, que também são de responsabilidade da equipe enquanto estiverem no território, em consonância com a política de promoção da equidade em saúde.
De acordo com o Plano Nacional de Saúde 2016-
2019, assinale alternativa que refere-se a Objetivo 04.
Analise as afirmativas a seguir sobre a Intervenção Precoce na Infância (IPI), coloque V para verdadeiro e F para falso. E assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A Intervenção Precoce na Infância (IPI) é dirigida às famílias de crianças entre os primeiros dias de vida e os 6 anos de idade e promove condições facilitadoras do desenvolvimento global da criança, com vista a uma maximização das suas potencialidades, realizando uma intervenção que se pretende centrada na família.
( ) De acordo com a idade da criança, as suas necessidades, potencialidades, dificuldades, recursos e pedido da família, as atividades realizadas podem envolver um atendimento individual ou em grupo.
( ) A Intervenção Precoce na Infância (IPI) poderá ser realizada nos diversos ambientes do contexto de vida da criança (domicilio, creche ou jardim de infância) ou no edifício sede do Projeto de Intervenção Precoce (PIP).
( ) As principais áreas de Intervenção são o apoio à
integração em creches e jardins-de-infância,
Intervenção clínica pediátrica e terapêutica (terapia da
fala, terapia ocupacional, fisioterapia,
aconselhamento, adaptação de produtos de apoio),
intervenção social e comunitária (apoio à família,
articulação com parceiros da comunidade) e
atividades lúdico-recreativas.
É proibido ao terapeuta ocupacional, nas respectivas áreas de atuação:
No tratamento da disfunção física o terapeuta ocupacional realiza, EXCETO:
A avaliação do idoso em terapia ocupacional é determinada pela estimativa de:
A formação do Terapeuta Ocupacional tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades gerais:
I - Atenção à saúde: os profissionais de saúde, dentro de seu âmbito profissional, devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo. Cada profissional deve assegurar que sua prática seja realizada de forma integrada e contínua com as demais instâncias do sistema de saúde, sendo capaz de pensar criticamente, de analisar os problemas da sociedade e de procurar soluções para os mesmos. Os profissionais devem realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética/bioética, tendo em conta que a responsabilidade da atenção à saúde não se encerra com o ato técnico, mas sim, com a resolução do problema de saúde, tanto em nível individual como coletivo.
II - Tomada de decisões: o trabalho dos profissionais de saúde deve estar fundamentado na capacidade de tomar decisões visando o uso apropriado, eficácia e custo-efetividade, da força de trabalho, de medicamentos, de equipamentos, de procedimentos e de práticas. Para este fim, os mesmos devem possuir competências e habilidades para avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas.
III - Comunicação: os profissionais de saúde devem ser acessíveis e devem manter a confidencialidade das informações a eles confiadas, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral. A comunicação envolve comunicação verbal, não verbal e habilidades de escrita e leitura; o domínio de, pelo menos, uma língua estrangeira e de tecnologias de comunicação e informação.
Sobre os itens acima, está CORRETO o que se afirma em: