SóProvas



Prova Instituto UniFil - 2020 - Prefeitura de Sertaneja - PR - Médico Clinico Geral


ID
3866509
Banca
Instituto UniFil
Órgão
Prefeitura de Sertaneja - PR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Negócio da China

Por Mentor Neto


      Mais um ano, mais um vírus que vai acabar com a humanidade. Enquanto escrevo esta crônica, o Corona Vírus já contabiliza mais de 400 vítimas fatais, na China. Difícil saber se os dados são confiáveis, já que o governo chinês não preza exatamente por compartilhar informações. Apesar disso, estão fazendo o que podem. Interditaram entradas e saídas da cidade que foi o epicentro da doença. Wuhan tem mais de 11 milhões de habitantes. Um vilarejo para os padrões chineses, mas é gente que não acaba mais. Praticamente dois Rio de Janeiro de habitantes impossibilitados de transitar pelo país. Ao mesmo tempo, autoridades chinesas insistem em minimizar o problema ou culpar os Estados Unidos por difundir o medo. A falta de transparência chinesa apenas complica a situação e as consequências econômicas começam a se espalhar numa velocidade mais rápida do que uma pandemia. Azar do mundo que o Corona não surgiu no Brasil. Fosse aqui o berço dessa doença e o planeta estaria salvo. Acabaríamos com o vírus do mesmo jeito que acabamos com o Orkut. Afinal, não existe povo capaz de administrar crises melhor do que o brasileiro. Se a Natureza nos tivesse brindado com esta oportunidade, a raça humana estaria segura. De cara, já teríamos dado um apelido para a doença. “Gripe Cervejona”, por exemplo.

      – Cadê o Plínio, do RH?

      – Pegou a cervejona, mas amanhã ele tá aí.

      E pronto.

    Um belo dum apelido já desmoraliza o vírus de cara, que é para impor nosso ritmo. Claro que não seríamos capazes de fechar uma cidade inteira. Se alguém sugerisse uma maluquice dessas, metade do país diria que é coisa de fascista e que no tempo do Lula era melhor. A outra metade diria que o Corona é coisa de comunista e que temos sorte de ter o Mito para nos salvar. Divididos, permitiríamos que, em pouco tempo, o vírus se espalhasse por todo o país. Ótima notícia, pois possibilitaria que mais pesquisadores tivessem condições de estudar possíveis vacinas. Por aqui o Corona seria uma doencinha de verão, porque lidamos com doenças muito mais graves do que essa. O Bacilo da Corrupção, por exemplo. Isso sim é doença séria. Quando ataca, corrói o sujeito por dentro, apesar de não apresentar sintomas externos. Pelo contrário. Alguns doentes acabam vivendo melhor do que no tempo em que eram saudáveis. Pelo menos até serem diagnosticados. Alguns dizem que o foco inicial foi Brasília. Mas há registros de casos desde 1500. Mais grave que o Corona é, também, o Bala-Perdida Vírus. Surgiu no Rio de Janeiro e não tem cura conhecida. Mata mais do que a peste negra e é tão implacável quanto. Você está lá, saudável, assistindo o futebol na sua sala quando, sem mais nem menos, pimba! O vírus entra pela janela e já era para você. Outra doença muito comum nos últimos anos é causada pela misteriosa Bactéria da Barragem. Doença fulminante, capaz de dizimar cidades inteiras em questão de horas. Tem ainda a Epidemia do Desmatamento, o Microorganismo dos Rios Poluídos, a Metástase da Desigualdade e a mais grave de todas, que muitos chamam de a M&atil de;e de Todas as Doenças: o Germe do Voto Errado, onde o sujeito perde completamente a habilidade de escolher seus representantes. Todas doenças gravíssimas, com que aprendemos a conviver, enquanto a cura não vem. Há quem diga, inclusive, que existem remédios para esses nossos males, mas que o sistema não permite que cheguem aos doentes, por interesses econômicos. O antibiótico da Educação e a vacina do Saneamento, por exemplo. Então, não me venham com esse escarcéu por causa de um viruzinho mequetrefe desses, ora por favor.

      Brasileiro que é brasileiro tira essa cervejona de letra, isso sim.

Disponível em https://istoe.com.br/negocio-da-china-2/

Analise e assinale a alternativa correta quanto a classificação das seguintes orações: “Se a Natureza nos tivesse brindado com esta oportunidade, a raça humana estaria segura.”

Alternativas
Comentários
  • Se a Natureza nos tivesse brindado com esta oportunidade, a raça humana estaria segura.”

    → Temos uma conjunção subordinativa adverbial condicional (SE), que da início a uma oração subordinada adverbial condicional, estando anteposta à oração principal o uso da vírgula é obrigatório.

    GABARITO. C

  • ✅ Gabarito: C

    ✓ Se a Natureza nos tivesse brindado com esta oportunidade, a raça humana estaria segura.”

    ➥ Temos, em destaque, uma conjunção subordinativa condicional dando início a uma oração subordinada adverbial condicional. O valor semântico expresso é de condição para que algo possa vir a ocorrer.

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Sem mimimi. Gabarito C.

    Oração principal: a raça humana estaria segura

    Oração Subordinada Adverbial Condicional: Se a Natureza nos tivesse brindado com esta oportunidade

    "a raça humana estaria segura se a Natureza nos tivesse brindado com esta oportunidade"

    Orações adverbiais iniciam-se com conjunções do tipo da sua oração. Se a frase se inicia com conjunção comparativa, Oração S. Adverbial comparativa. Analise a conjunção para ter a resposta.

  • Complemento...

    Se a Natureza nos tivesse brindado 

    Faça uma troca rápida por "caso".

    As subordinadas se dividem em:

    Substantivas:

    São introduzidas por conjunções integrantes (troque o que por "isso ")

    Adjetivas :

    (Troque o que por "qual (ais)".

    explicativas:com vírgulas

    Restritivas : sem vírgulas

  • Sem complicações, eu resolvo esse tipo de questão desta forma:

    1- Inverto os termos e aplico aquele velho dilema: "Analisou a oração, corta na conjunção."

    ► Invertendo os termos: “ A raça humana estaria segura, /Se a Natureza nos tivesse brindado com esta oportunidade"

    Pronto, inverti todo o termo. Desse modo eu já sei onde está minha conjunção, próximo passo foi corta a oração na conjunção.

    ► Agora é só aplicar a regrinha do troca para saber qual a categoria. No caso o "se" é condicional, pois podemos trocar por "caso" ou por "desde que" por exemplo.

    Gabarito: Letra C

  • ENUNCIADO ABSURDO

    1) "Analise e assinale a alternativa correta quanto a [a] classificação [...]". Se o examinador fosse candidato, seria reprovado por crase.

  • A questão quer saber a classificação da oração "Se a Natureza nos tivesse brindado com esta oportunidade, a raça humana estaria segura.". Vejamos:

     .

    Orações Subordinadas Adverbiais: funcionam como adjuntos adverbiais da oração principal. Aparecem introduzidas por conjunções adverbiais. Sua classificação é feita conforme o sentido da circunstância adverbial que expressam. Podem ser: temporais, proporcionais, finais, causais, consecutivas, conformativas, condicionais, comparativas e concessivas.

     .

    A) Oração Subordinada Adverbial Temporal.

    Oração subordinada adverbial temporal: exprime ideia do tempo em que ocorre o fato expresso na oração principal. É introduzida pelas conjunções quando, enquanto, logo que, até que, antes que, depois que, desde que, desde quando, assim que, sempre que...

    Ex.: Enquanto todos saíam, eu estudava.

     .

    B) Oração Subordinada Adverbial Comparativa.

    Oração subordinada adverbial comparativa: representa o segundo termo da comparação; o primeiro está na oração principal. É introduzida pelas conjunções como, assim como, mais... (do)que, menos... (do) que, tão... como (ou quanto), tanto... quanto..., qual ou como (precedidos de tal)...

    Ex.: Ele come como um leão. (come)

     .

    C) Oração Subordinada Adverbial Condicional.

    Oração subordinada adverbial condicional: exprime o que deve ou não ocorrer para ser realizado o fato expresso na oração principal. É introduzida pelas conjunções se, caso, desde que, contanto que, exceto se...

    Ex.: Se você for, eu vou!

     .

    D) Oração Subordinada Adverbial Final.

    Oração subordinada adverbial final: exprime ideia de finalidade, intenção em relação ao fato expresso na oração principal. É introduzida pelas conjunções a fim de que, para que, que e porque (= para que)

    Ex.: Fazemos tudo, a fim de que você passe nas provas.

     .

    Gabarito: Letra C

  • Se a Natureza nos tivesse brindado com esta oportunidade, a raça humana estaria segura

    Caso...

    Estamos diante de uma oração subordinada adverbial condicional, sendo, alguns de seus conectivos: se, caso, desde que, somente se, a menos que, contanto que etc.

  • Viu a conjunção "Se" é 99,9% de ser conjunção condicional. Antes de marcar isto, analise o sentido da oração.

    Conjunções condicionais - se, caso, salvo se, desde que, a não ser que, a menos que, ...

    "DESISTIR NUNCA; RETROCEDER JAMAIS. FOCO NO OBJETIVO SEMPRE."

  • Observação: Viu o verbo no subjuntivo já fica atento, porque o modo subjuntivo indica HIPÓTESE, assim como a ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL CONDICIONAL (CONDIÇÃO OU HIPÓTESE) !

    Se a Natureza nos TIVESSE brindado com esta oportunidade, a raça humana estaria segura.”

  • a conjunção (se) está ligada à ideia de condição, portanto a oração se torna condicional...

  • Oração subordinada adverbial condicional, apresenta uma oração com ideia de hipótese ou condição para que a oração principal aconteça ou acontecesse.

  • Conjunções Subordinadas Condicionais: Se, caso, desde de, contando que,salvo se, a menos que. Obrigatório o emprego da vírgula antes de todas.

  • Condicional > Resumo : Se fizer tal COISA ,ENTÃO TERÁ UM RESULTADO!

    SE NÃO FIZER TAL COISA,ENTÃO NÃO OBTERÁ RESULTADO!

  • Galera, há oito semanas, comecei utilizar os MAPAS MENTAIS PARA CARREIRAS POLICIAIS, e o resultado está sendo imediato e absurdo, pois nosso cérebro tem mais facilidade em associar padrões, figuras e cores.

    Estou mais organizado e compreendendo grandes quantidades de informações;

    Retendo pelo menos 85% de tudo que estudo;

    E realmente aumentou minha capacidade de memorização e concentração;

     

    Obs.: Alguns mapas mentais estão gratuitos o que já permite entender essa metodologia.

    Mapas mentais no link da bio do instagram: @veia.policial

    “FAÇA DIFERENTE”

    SEREMOS APROVADOS EM 2021!


ID
3866512
Banca
Instituto UniFil
Órgão
Prefeitura de Sertaneja - PR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Negócio da China

Por Mentor Neto


      Mais um ano, mais um vírus que vai acabar com a humanidade. Enquanto escrevo esta crônica, o Corona Vírus já contabiliza mais de 400 vítimas fatais, na China. Difícil saber se os dados são confiáveis, já que o governo chinês não preza exatamente por compartilhar informações. Apesar disso, estão fazendo o que podem. Interditaram entradas e saídas da cidade que foi o epicentro da doença. Wuhan tem mais de 11 milhões de habitantes. Um vilarejo para os padrões chineses, mas é gente que não acaba mais. Praticamente dois Rio de Janeiro de habitantes impossibilitados de transitar pelo país. Ao mesmo tempo, autoridades chinesas insistem em minimizar o problema ou culpar os Estados Unidos por difundir o medo. A falta de transparência chinesa apenas complica a situação e as consequências econômicas começam a se espalhar numa velocidade mais rápida do que uma pandemia. Azar do mundo que o Corona não surgiu no Brasil. Fosse aqui o berço dessa doença e o planeta estaria salvo. Acabaríamos com o vírus do mesmo jeito que acabamos com o Orkut. Afinal, não existe povo capaz de administrar crises melhor do que o brasileiro. Se a Natureza nos tivesse brindado com esta oportunidade, a raça humana estaria segura. De cara, já teríamos dado um apelido para a doença. “Gripe Cervejona”, por exemplo.

      – Cadê o Plínio, do RH?

      – Pegou a cervejona, mas amanhã ele tá aí.

      E pronto.

    Um belo dum apelido já desmoraliza o vírus de cara, que é para impor nosso ritmo. Claro que não seríamos capazes de fechar uma cidade inteira. Se alguém sugerisse uma maluquice dessas, metade do país diria que é coisa de fascista e que no tempo do Lula era melhor. A outra metade diria que o Corona é coisa de comunista e que temos sorte de ter o Mito para nos salvar. Divididos, permitiríamos que, em pouco tempo, o vírus se espalhasse por todo o país. Ótima notícia, pois possibilitaria que mais pesquisadores tivessem condições de estudar possíveis vacinas. Por aqui o Corona seria uma doencinha de verão, porque lidamos com doenças muito mais graves do que essa. O Bacilo da Corrupção, por exemplo. Isso sim é doença séria. Quando ataca, corrói o sujeito por dentro, apesar de não apresentar sintomas externos. Pelo contrário. Alguns doentes acabam vivendo melhor do que no tempo em que eram saudáveis. Pelo menos até serem diagnosticados. Alguns dizem que o foco inicial foi Brasília. Mas há registros de casos desde 1500. Mais grave que o Corona é, também, o Bala-Perdida Vírus. Surgiu no Rio de Janeiro e não tem cura conhecida. Mata mais do que a peste negra e é tão implacável quanto. Você está lá, saudável, assistindo o futebol na sua sala quando, sem mais nem menos, pimba! O vírus entra pela janela e já era para você. Outra doença muito comum nos últimos anos é causada pela misteriosa Bactéria da Barragem. Doença fulminante, capaz de dizimar cidades inteiras em questão de horas. Tem ainda a Epidemia do Desmatamento, o Microorganismo dos Rios Poluídos, a Metástase da Desigualdade e a mais grave de todas, que muitos chamam de a M&atil de;e de Todas as Doenças: o Germe do Voto Errado, onde o sujeito perde completamente a habilidade de escolher seus representantes. Todas doenças gravíssimas, com que aprendemos a conviver, enquanto a cura não vem. Há quem diga, inclusive, que existem remédios para esses nossos males, mas que o sistema não permite que cheguem aos doentes, por interesses econômicos. O antibiótico da Educação e a vacina do Saneamento, por exemplo. Então, não me venham com esse escarcéu por causa de um viruzinho mequetrefe desses, ora por favor.

      Brasileiro que é brasileiro tira essa cervejona de letra, isso sim.

Disponível em https://istoe.com.br/negocio-da-china-2/

De acordo com o texto, é possível afirmar que

Alternativas
Comentários
  • ✅ Gabarito: D

    Segundo o texto: Difícil saber se os dados são confiáveis, já que o governo chinês não preza exatamente por compartilhar informações. Apesar disso, estão fazendo o que podem. Interditaram entradas e saídas da cidade que foi o epicentro da doença. Wuhan tem mais de 11 milhões de habitantes. Um vilarejo para os padrões chineses, mas é gente que não acaba mais. Praticamente dois Rio de Janeiro de habitantes impossibilitados de transitar pelo país. Ao mesmo tempo, autoridades chinesas insistem em minimizar o problema ou culpar os Estados Unidos por difundir o medo. A falta de transparência chinesa apenas complica a situação e as consequências econômicas começam a se espalhar numa velocidade mais rápida do que uma pandemia.

    ➥ Ou seja, os chineses estão, de certa forma, dificultando o trabalho de pesquisadores, pois isolaram áreas e ainda não disponibilizam material ou pessoal para estudo, para que assim, algo possa ser feito com relação ao vírus.

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Assertiva D

    os chineses estão, de certa forma, dificultando o trabalho de pesquisadores, pois isolaram áreas e ainda não disponibilizam material ou pessoal para estudo, para que assim, algo possa ser feito com relação ao vírus.

    "Em Sp é o Gestor " rsrsr

  • questão ridícula!

  • Belo texto, diferentemente da questão

  • GAB D

    Caraca, texto quase que profético.Eu ia só passar os olhos,mas resolvi ler com atenção. Achei bem interessante rsrs

  • Interessante

  • Será que depois de tudo o que vem acontecendo essa pessoa ainda acredita no que ela escreveu? Que texto senso comum, horroroso!

  • A questão é de interpretação e compreensão textual e teremos que nos basear em informações do texto para responder corretamente.

    a) Incorreta. O autor preza por informar justamente o contrário, ele nos diz que o Brasil tem problemas mais sérios que uma " viruzinho mequetrefe desses".

    "Por aqui o Corona seria uma doencinha de verão, porque lidamos com doenças muito mais graves do que essa"

    b) Incorreta. O texto informa que se fosse no Brasil não teria repercutido tanto.

    "Azar do mundo que o Corona não surgiu no Brasil. Fosse aqui o berço dessa doença e o planeta estaria salvo. Acabaríamos com o vírus do mesmo jeito que acabamos com o Orkut."

    c) Incorreta. O Brasil não está omitindo ajuda, a China que está omitindo informações.

    d) Correta. O texto nos informa exatamente a informação que a China está dificultando ao não nos dar informação, pois os pesquisadores não podendo ter contato direto e não sabendo a real crise fica difícil de entender o problema

    "Difícil saber se os dados são confiáveis, já que o governo chinês não preza exatamente por compartilhar informações. Apesar disso, estão fazendo o que podem. Interditaram entradas e saídas da cidade que foi o epicentro da doença. Wuhan tem mais de 11 milhões de habitantes. A falta de transparência chinesa apenas complica a situação e as consequências econômicas começam a se espalhar numa velocidade mais rápida do que uma pandemia"

    GABARITO D

  • Texto muito interessante.

  • "A falta de transparência chinesa apenas complica a situação e as consequências econômicas começam a se espalhar numa velocidade mais rápida do que uma pandemia".

    Mal sabia o autor o que estava por vir. Bom texto!

  • É tentar justificar o gabarito. Questão extrapola o texto. Só dá para encaixar a resposta porque a pergunta diz "é possível" afirmar que: tudo é possível nessa vida, inclusive dizer que a D é a resposta.


ID
3866515
Banca
Instituto UniFil
Órgão
Prefeitura de Sertaneja - PR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Negócio da China

Por Mentor Neto


      Mais um ano, mais um vírus que vai acabar com a humanidade. Enquanto escrevo esta crônica, o Corona Vírus já contabiliza mais de 400 vítimas fatais, na China. Difícil saber se os dados são confiáveis, já que o governo chinês não preza exatamente por compartilhar informações. Apesar disso, estão fazendo o que podem. Interditaram entradas e saídas da cidade que foi o epicentro da doença. Wuhan tem mais de 11 milhões de habitantes. Um vilarejo para os padrões chineses, mas é gente que não acaba mais. Praticamente dois Rio de Janeiro de habitantes impossibilitados de transitar pelo país. Ao mesmo tempo, autoridades chinesas insistem em minimizar o problema ou culpar os Estados Unidos por difundir o medo. A falta de transparência chinesa apenas complica a situação e as consequências econômicas começam a se espalhar numa velocidade mais rápida do que uma pandemia. Azar do mundo que o Corona não surgiu no Brasil. Fosse aqui o berço dessa doença e o planeta estaria salvo. Acabaríamos com o vírus do mesmo jeito que acabamos com o Orkut. Afinal, não existe povo capaz de administrar crises melhor do que o brasileiro. Se a Natureza nos tivesse brindado com esta oportunidade, a raça humana estaria segura. De cara, já teríamos dado um apelido para a doença. “Gripe Cervejona”, por exemplo.

      – Cadê o Plínio, do RH?

      – Pegou a cervejona, mas amanhã ele tá aí.

      E pronto.

    Um belo dum apelido já desmoraliza o vírus de cara, que é para impor nosso ritmo. Claro que não seríamos capazes de fechar uma cidade inteira. Se alguém sugerisse uma maluquice dessas, metade do país diria que é coisa de fascista e que no tempo do Lula era melhor. A outra metade diria que o Corona é coisa de comunista e que temos sorte de ter o Mito para nos salvar. Divididos, permitiríamos que, em pouco tempo, o vírus se espalhasse por todo o país. Ótima notícia, pois possibilitaria que mais pesquisadores tivessem condições de estudar possíveis vacinas. Por aqui o Corona seria uma doencinha de verão, porque lidamos com doenças muito mais graves do que essa. O Bacilo da Corrupção, por exemplo. Isso sim é doença séria. Quando ataca, corrói o sujeito por dentro, apesar de não apresentar sintomas externos. Pelo contrário. Alguns doentes acabam vivendo melhor do que no tempo em que eram saudáveis. Pelo menos até serem diagnosticados. Alguns dizem que o foco inicial foi Brasília. Mas há registros de casos desde 1500. Mais grave que o Corona é, também, o Bala-Perdida Vírus. Surgiu no Rio de Janeiro e não tem cura conhecida. Mata mais do que a peste negra e é tão implacável quanto. Você está lá, saudável, assistindo o futebol na sua sala quando, sem mais nem menos, pimba! O vírus entra pela janela e já era para você. Outra doença muito comum nos últimos anos é causada pela misteriosa Bactéria da Barragem. Doença fulminante, capaz de dizimar cidades inteiras em questão de horas. Tem ainda a Epidemia do Desmatamento, o Microorganismo dos Rios Poluídos, a Metástase da Desigualdade e a mais grave de todas, que muitos chamam de a M&atil de;e de Todas as Doenças: o Germe do Voto Errado, onde o sujeito perde completamente a habilidade de escolher seus representantes. Todas doenças gravíssimas, com que aprendemos a conviver, enquanto a cura não vem. Há quem diga, inclusive, que existem remédios para esses nossos males, mas que o sistema não permite que cheguem aos doentes, por interesses econômicos. O antibiótico da Educação e a vacina do Saneamento, por exemplo. Então, não me venham com esse escarcéu por causa de um viruzinho mequetrefe desses, ora por favor.

      Brasileiro que é brasileiro tira essa cervejona de letra, isso sim.

Disponível em https://istoe.com.br/negocio-da-china-2/

Analise: “Você está lá, saudável, assistindo o futebol na sua sala quando, sem mais nem menos, pimba!” O termo sublinhado, na classificação de palavras, é

Alternativas
Comentários
  • ✅ Gabarito: B

    “Você está lá, saudável, assistindo o futebol na sua sala quando, sem mais nem menos, pimba!”

    ➥ Temos, em destaque, uma interjeição. Basicamente a interjeição exprime determinados estados emocionais altissonantes, sensações ou estados de espírito do falante. Como as conjunções, as interjeições podem ser classificadas de acordo com a expressividade ou o sentimento que traduzem. A interjeição "pimba" indica um acontecimento imprevisto ou uma situação que chegou ao seu desfecho.

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Assertiva B

    pimba!” = interjeição.

  • Informação relevante : dentro das classes de palavras a interjeição é invariável.

    Conjunção, preposição, interjeição e advérbio.

  • A questão quer que classifiquemos o termo em destaque em "Você está lá, saudável, assistindo o futebol na sua sala quando, sem mais nem menos, pimba!". Vejamos:

    A) substantivo.

    Substantivo: palavra que usamos para nomear seres, coisas e ideias. Por ser variável, apresenta flexões em gênero, número e grau.

     .

    B) interjeição.

    Interjeição: palavra invariável que exprime emoções e sentimentos que envolvem o falante. É uma espécie de grito com que traduzimos de modo vivo nossas emoções e sentimentos. 

     .

    C) numeral.

    Numeral: palavra variável que indica uma quantidade exata de pessoas ou coisas ou o lugar que elas ocupam numa série. Refere-se ao substantivo, dando-lhe ideia de número.

     .

    D) adjetivo.

    Adjetivo: palavra variável em gênero, número e grau que expressa qualidade, defeito, origem, estado do substantivo ou de qualquer palavra substantivada.

     .

    Gabarito: Letra B

  • A interjeição é uma classe de palavra que expressa um sentimento, devoção, dor, chamamento, por parte do interlocutor.

    Ex: Psiu! - chamamento

    Senhor Deus! - devoção

    Ai! - dor

    Olá! - saudação

    E por aí vai.

    Bons estudos a todos!!!!


ID
3866518
Banca
Instituto UniFil
Órgão
Prefeitura de Sertaneja - PR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Negócio da China

Por Mentor Neto


      Mais um ano, mais um vírus que vai acabar com a humanidade. Enquanto escrevo esta crônica, o Corona Vírus já contabiliza mais de 400 vítimas fatais, na China. Difícil saber se os dados são confiáveis, já que o governo chinês não preza exatamente por compartilhar informações. Apesar disso, estão fazendo o que podem. Interditaram entradas e saídas da cidade que foi o epicentro da doença. Wuhan tem mais de 11 milhões de habitantes. Um vilarejo para os padrões chineses, mas é gente que não acaba mais. Praticamente dois Rio de Janeiro de habitantes impossibilitados de transitar pelo país. Ao mesmo tempo, autoridades chinesas insistem em minimizar o problema ou culpar os Estados Unidos por difundir o medo. A falta de transparência chinesa apenas complica a situação e as consequências econômicas começam a se espalhar numa velocidade mais rápida do que uma pandemia. Azar do mundo que o Corona não surgiu no Brasil. Fosse aqui o berço dessa doença e o planeta estaria salvo. Acabaríamos com o vírus do mesmo jeito que acabamos com o Orkut. Afinal, não existe povo capaz de administrar crises melhor do que o brasileiro. Se a Natureza nos tivesse brindado com esta oportunidade, a raça humana estaria segura. De cara, já teríamos dado um apelido para a doença. “Gripe Cervejona”, por exemplo.

      – Cadê o Plínio, do RH?

      – Pegou a cervejona, mas amanhã ele tá aí.

      E pronto.

    Um belo dum apelido já desmoraliza o vírus de cara, que é para impor nosso ritmo. Claro que não seríamos capazes de fechar uma cidade inteira. Se alguém sugerisse uma maluquice dessas, metade do país diria que é coisa de fascista e que no tempo do Lula era melhor. A outra metade diria que o Corona é coisa de comunista e que temos sorte de ter o Mito para nos salvar. Divididos, permitiríamos que, em pouco tempo, o vírus se espalhasse por todo o país. Ótima notícia, pois possibilitaria que mais pesquisadores tivessem condições de estudar possíveis vacinas. Por aqui o Corona seria uma doencinha de verão, porque lidamos com doenças muito mais graves do que essa. O Bacilo da Corrupção, por exemplo. Isso sim é doença séria. Quando ataca, corrói o sujeito por dentro, apesar de não apresentar sintomas externos. Pelo contrário. Alguns doentes acabam vivendo melhor do que no tempo em que eram saudáveis. Pelo menos até serem diagnosticados. Alguns dizem que o foco inicial foi Brasília. Mas há registros de casos desde 1500. Mais grave que o Corona é, também, o Bala-Perdida Vírus. Surgiu no Rio de Janeiro e não tem cura conhecida. Mata mais do que a peste negra e é tão implacável quanto. Você está lá, saudável, assistindo o futebol na sua sala quando, sem mais nem menos, pimba! O vírus entra pela janela e já era para você. Outra doença muito comum nos últimos anos é causada pela misteriosa Bactéria da Barragem. Doença fulminante, capaz de dizimar cidades inteiras em questão de horas. Tem ainda a Epidemia do Desmatamento, o Microorganismo dos Rios Poluídos, a Metástase da Desigualdade e a mais grave de todas, que muitos chamam de a M&atil de;e de Todas as Doenças: o Germe do Voto Errado, onde o sujeito perde completamente a habilidade de escolher seus representantes. Todas doenças gravíssimas, com que aprendemos a conviver, enquanto a cura não vem. Há quem diga, inclusive, que existem remédios para esses nossos males, mas que o sistema não permite que cheguem aos doentes, por interesses econômicos. O antibiótico da Educação e a vacina do Saneamento, por exemplo. Então, não me venham com esse escarcéu por causa de um viruzinho mequetrefe desses, ora por favor.

      Brasileiro que é brasileiro tira essa cervejona de letra, isso sim.

Disponível em https://istoe.com.br/negocio-da-china-2/

Analise: “Há quem diga, inclusive, que existem remédios para esses nossos males” e assinale a alternativa que foi reescrita sem que a oração perca o sentido.

Alternativas
Comentários
  • Falar e dizer não são a mesma coisa, mesmo que informalmente usados assim; Cuidado para não generalizar algo que uma banca pequena traz

    Falar: Oralizar qualquer coisa, expressar-se por meio de palavras.

    Dizer: Declarar, afirmar algo.

    Então há sim alteração de sentido.

  • Falar e dizer não são a mesma coisa, mesmo que informalmente usados assim; Cuidado para não generalizar algo que uma banca pequena traz

    Falar: Oralizar qualquer coisa, expressar-se por meio de palavras.

    Dizer: Declarar, afirmar algo.

    Então há sim alteração de sentido.

  • Não custa reforçar:

    Há = sentido de existir.

    A= Tempo futuro.

    Sairei daqui a pouco.

  • CUIDADO!

    A questão não possui gabarito, a banca comete erro grave.

    O enunciado solicita a reescritura que preserve o sentido da frase original.

    “Há quem diga, inclusive, que existem remédios para esses nossos males” (ORIGINAL)

    A)"Exista quem dialogue, exclusivamente, que têm drogas para nossos aspectos."

    Incorreta. Desconsiderando a correção gramatical, a presença do adverbio "exclusivamente" já nos mostra a incorreção quando da manutenção de sentido.

    B)"Tem quem fale, inclusive, que têm remédios para essas coisas ruins."(GABARITO DA BANCA)

    Incorreta. Em linguagem informal, o verbo "ter" pode ser utilizado como verbo impessoal, adotando sentido de "existir". Caso em que, assim como outros verbos impessoais, será sempre flexionado na terceira pessoa do singular. A flexão na terceira pessoa do plural, do modo que a banca propõe, é erro gramatical.

    C)"A quem diga, inclusive, que a remédios para esses nossos males."

    Incorreta. A banca substitui o verbo "há" (haver - existir), em duas ocorrências, pela partícula "a", tornando a construção incorreta.

    D)"Tem gente que fala mais que a boca."

    Incorreta. A construção não guarda qualquer sentido com a frase original.

    A QUESTÃO É NULA!

  • Eu não acredito que isso foi cobrado...

    OBSERVAÇÃO

    Perceba que o examinador nem acerta os tempos verbais. Ele escreve " assinale a alternativa que foi reescrita sem que a oração perca [tenha perdido!] o sentido.

  • Tem gente que fala mais que a boca.kkkkkkkkkkk

  • A questão é sobre a semântica do verbo "haver" e quer que o candidato encontre nas alternativas a reescrita que não houve alteração de sentido. É importante que o candidato avalie só e somente só o sentido.

    “Há quem diga, inclusive, que existem remédios para esses nossos males”

    a) Exista quem dialogue, exclusivamente, que têm drogas para nossos aspectos.

    Incorreta. O advérbio de exclusividade no lugar de um de inclusão fez com que o sentido fosse alterado.

    b) Tem quem fale, inclusive, que têm remédios para essas coisas ruins.

    Correta. O verbo "ter" é intercambiável com o verbo "haver" quando no sentido de existir para a linguagem coloquial. A questão como foi bem clara ao pedir que somente não houvesse mudança de sentido e no caso não há, logo é o nosso gabarito.

    Trouxe a explanação de alguns gramáticos para que não reste dúvida sobre a possível troca de forma coloquial sem mudar o sentido. Vejam:

     "Na linguagem coloquial, é muito comum o emprego do verbo ter como impessoal, no lugar do verbo haver. Muitos escritores e compositores já incorporaram esse tipo de construção em seus textos, embora a norma culta recomende que se empregue o verbo haver impessoal nesses casos." (CEREJA & MAGALHÃES, 1998, p. 214).

    "A distribuição dos verbos nas construções existenciais do português brasileiro mostra o privilégio às construções com ter sobre haver e existir [...]. O ainda relativamente alto percentual de construções existenciais com haver não condiz com a observação de outros autores [...] de que seu emprego é muito raro, se não inexistente, na língua oral coloquial." Franchi et al. (1998, p. 106),

    c) A quem diga, inclusive, que a remédios para esses nossos males.

    Incorreta. O verbo haver não pode nem coloquialmente ser trocado por "a".

    d) Tem gente que fala mais que a boca.

    Incorreta. Mudou todo o sentido.

    Referências bibliográficas.

    CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Tereza Cochar. Gramática, texto, reflexão e uso. São Paulo: Atual, 1998. 

    FRANCHI, Carlos; NEGRAO, Esmeralda Vailati; VIOTTI, Evani. Sobre a gramática das orações impessoais com ter/haver. DELTA [online], vol. 14, n. especial, 1998

    GABARITO B

  • Questão horrível. Uma banca admitindo que verbo "haver" impessoal, possa ser substituído pelo verbo "ter" ? completamente errado!

    Verbo "ter" não pode fazer papel do "haver" quando este estiver com sentido de "existir", isso é coloquialismo da língua.

  • O enunciado da questão deveria ser:

    Dentre as aletrnativas abaixos que estão todas erradas, marque aquela menos absurda.

    Só assim para resolver.

  • "Tem gente que fala mais que a boca." kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Por utilizar a palavra "quem", o verbo "ter" não deveria ser sem acento?


ID
3866521
Banca
Instituto UniFil
Órgão
Prefeitura de Sertaneja - PR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Negócio da China

Por Mentor Neto


      Mais um ano, mais um vírus que vai acabar com a humanidade. Enquanto escrevo esta crônica, o Corona Vírus já contabiliza mais de 400 vítimas fatais, na China. Difícil saber se os dados são confiáveis, já que o governo chinês não preza exatamente por compartilhar informações. Apesar disso, estão fazendo o que podem. Interditaram entradas e saídas da cidade que foi o epicentro da doença. Wuhan tem mais de 11 milhões de habitantes. Um vilarejo para os padrões chineses, mas é gente que não acaba mais. Praticamente dois Rio de Janeiro de habitantes impossibilitados de transitar pelo país. Ao mesmo tempo, autoridades chinesas insistem em minimizar o problema ou culpar os Estados Unidos por difundir o medo. A falta de transparência chinesa apenas complica a situação e as consequências econômicas começam a se espalhar numa velocidade mais rápida do que uma pandemia. Azar do mundo que o Corona não surgiu no Brasil. Fosse aqui o berço dessa doença e o planeta estaria salvo. Acabaríamos com o vírus do mesmo jeito que acabamos com o Orkut. Afinal, não existe povo capaz de administrar crises melhor do que o brasileiro. Se a Natureza nos tivesse brindado com esta oportunidade, a raça humana estaria segura. De cara, já teríamos dado um apelido para a doença. “Gripe Cervejona”, por exemplo.

      – Cadê o Plínio, do RH?

      – Pegou a cervejona, mas amanhã ele tá aí.

      E pronto.

    Um belo dum apelido já desmoraliza o vírus de cara, que é para impor nosso ritmo. Claro que não seríamos capazes de fechar uma cidade inteira. Se alguém sugerisse uma maluquice dessas, metade do país diria que é coisa de fascista e que no tempo do Lula era melhor. A outra metade diria que o Corona é coisa de comunista e que temos sorte de ter o Mito para nos salvar. Divididos, permitiríamos que, em pouco tempo, o vírus se espalhasse por todo o país. Ótima notícia, pois possibilitaria que mais pesquisadores tivessem condições de estudar possíveis vacinas. Por aqui o Corona seria uma doencinha de verão, porque lidamos com doenças muito mais graves do que essa. O Bacilo da Corrupção, por exemplo. Isso sim é doença séria. Quando ataca, corrói o sujeito por dentro, apesar de não apresentar sintomas externos. Pelo contrário. Alguns doentes acabam vivendo melhor do que no tempo em que eram saudáveis. Pelo menos até serem diagnosticados. Alguns dizem que o foco inicial foi Brasília. Mas há registros de casos desde 1500. Mais grave que o Corona é, também, o Bala-Perdida Vírus. Surgiu no Rio de Janeiro e não tem cura conhecida. Mata mais do que a peste negra e é tão implacável quanto. Você está lá, saudável, assistindo o futebol na sua sala quando, sem mais nem menos, pimba! O vírus entra pela janela e já era para você. Outra doença muito comum nos últimos anos é causada pela misteriosa Bactéria da Barragem. Doença fulminante, capaz de dizimar cidades inteiras em questão de horas. Tem ainda a Epidemia do Desmatamento, o Microorganismo dos Rios Poluídos, a Metástase da Desigualdade e a mais grave de todas, que muitos chamam de a M&atil de;e de Todas as Doenças: o Germe do Voto Errado, onde o sujeito perde completamente a habilidade de escolher seus representantes. Todas doenças gravíssimas, com que aprendemos a conviver, enquanto a cura não vem. Há quem diga, inclusive, que existem remédios para esses nossos males, mas que o sistema não permite que cheguem aos doentes, por interesses econômicos. O antibiótico da Educação e a vacina do Saneamento, por exemplo. Então, não me venham com esse escarcéu por causa de um viruzinho mequetrefe desses, ora por favor.

      Brasileiro que é brasileiro tira essa cervejona de letra, isso sim.

Disponível em https://istoe.com.br/negocio-da-china-2/

O autor utiliza uma figura de linguagem recorrente para criticar, ou até mesmo ridicularizar. Essa figura denominamos de

Alternativas
Comentários
  • ✅ Gabarito: A

    ➥ A ironia consiste em declarar o oposto do que realmente se pensa ou do que é, com tom de deboche, normalmente, exemplo: Que motorista excelente você, quase me atropelou.

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • B) comparação implícita.

    Gabriel é um gato. (subentende-se beleza felina)

    C) utilização de uma palavra no lugar de outra com a qual haja uma relação de sentido.

    exemplo: li Machado de Assis.

    D) aliteração.

    Aliteração é uma figura de linguagem que consiste na repetição de sons de consoantes iguais ou semelhantes. Ocorre geralmente, no início das palavras, que compõem versos ou frases, mas pode estar também no meio ou no fim.

    O rato Roeu (..)

  • Assertiva A

    figura denominamos de ironia.

  • Alternativa correta: A

    A ironia é a  que consiste no emprego de uma palavra ou expressão de forma que ela tenha um sentido diferente do habitual e produza um humor sutil. Para que a ironia funcione, esse jogo com as palavras deve ser feito com elegância, de uma maneira que não deixe transparecer imediatamente a intenção.

  • Ironia

    E põe ironia no texto;)

    Consiste em declarar o oposto do que realmente se pensa ou do que é, com deboche, normalmente.

  • A questão quer saber qual a figura de linguagem que serve para criticar, ou até mesmo ridicularizar. Vejamos:

     .

    A) ironia.

    Consiste em utilizar uma palavra, expressão ou frase em sentido oposto, obtendo-se, com isso, conotação depreciativa ou satírica.

    Ex.: É tão inteligente que não acerta nada.

     .

    B) metáfora.

    É a comparação de palavras com significados diferentes.

    Ex.: Minha filha é uma flor. (flor = bela, delicada...)

     .

    C) metonímia.

    É a transposição de significados considerando parte pelo todo, autor pela obra.

    Ex.: Gosto de ler Clarice Lispector quando estou triste.

     .

    D) aliteração.

    É a repetição de sons consonantais.

    Ex.: O rato roeu a roupa do rei de Roma.

     .

    Gabarito: Letra A

  • Perturbador ler esse texto agora, 09/07/2020. 68 mil mortos só no Brasil. A "gripezinha" ou "cervejona" já levou para o buraco 500 mil pessoas em todo o mundo em 6 meses.

  • Eis que já temos questões sobre o corona...

    O autor usa da ironia: "cervejona", "Azar do mundo que o Corona não surgiu no Brasil", "Um vilarejo para os padrões chineses"

    Gabarito letra A!

  • Mal sabia o autor, alguns meses depois, no que daria essa cervejinha!

  • "Brasileiro que é brasileiro tira essa cervejona de letra, isso sim." "Por aqui o Corona seria uma doencinha de verão" Sabe de nada esse autor.

  • Parece que o brasileiro não tá conseguindo tirar "de letra essa cervejinha"

  • hoje, num 12 de Setembro de 2020, conta-se 131.210,mortos pelo corona vírus e meu cunhado é um deles!

    =,(

  • O autor virou profeta.

  • GABARITO: LETRA  A

    ACRESCENTANDO:

    Aliteração ⇝ Repetição de consoantes.

    Anacoluto ⇝ É a mudança repentina na estrutura da frase.

    Anáfora ⇝ Repetição de palavras em vários períodos ou orações.

    Antítese ⇝ Ideias contrárias. Aproximação sentidos opostos, com a função expressiva de

    enfatizar contrastes, diferenças.

    Antonomásia ⇝ Consiste em designar uma pessoa ou lugar por um atributo pelo qual é

    conhecido.

    Apóstrofe ⇝ Consiste no uso do vocativo com função emotiva.

    Assíndeto ⇝ A omissão de conectivos, sendo o contrário do polissíndeto.

    Assonância ⇝ Repetição de encontro vocálicos.

    Catacrese ⇝ Desdobramento da Metáfora. Emprega um termo figurado como nome de certo

    objeto, pela ausência de termo específico.

    Comparação ⇝ Compara duas ou mais coisas.

    Conotação ⇝ Sentido figurado.

    Denotação ⇝ Sentido de dicionário.

    Elipse ⇝ Omissão.

    Eufemismo ⇝ Emprego de uma expressão mais leve.

    Gradação/ Clímax ⇝ Sequência de ideias. Crescentes ou decrescente.

    Hipérbato ⇝ Inversão sintática.

    Hipérbole ⇝ Exagero em uma ideia/sentença.

    Ironia ⇝ Afirmação ao contrário.

    Lítotes ⇝ Consiste em dizer algo por meio de sua negação.

    Metáfora ⇝ Palavras usadas não em seu sentido original, mas no sentido figurado.

    Metonímia ⇝ Substituição por aproximação.

    Neologismo ⇝ Criação de novas palavras.

    Onomatopeias ⇝ Representação gráfica de ruídos ou sons.

    Paradoxo ⇝ Elementos que se fundem e ao mesmo tempo se excluem.

    Paralelismo ⇝ Repetição de palavras ou estruturas sintáticas que se correspondem quanto ao

    sentido.

    Paronomásia ⇝ Palavras com sons parecidos.

    Perífrase ou circunlóquio ⇝ Substituição de uma ou mais palavras por outra expressão.

    Personificação/ Prosopopeia ⇝ Atribuição de sentimentos e ações próprias dos seres

    humanos a seres irracionais.

    Pleonasmo ⇝ Reforço de ideia.

    Polissíndeto ⇝ O uso repetido de conectivos.

    Silepse ⇝ Concordância da ideia e não do termo utilizado na frase e possui alguns tipos. Pode

    discordar em gênero (masculino e feminino), número (singular e plural) e pessoa (sujeito na

    terceira pessoa e o verbo na primeira pessoa do plural.

    Símile ⇝ É semelhante à metáfora usada para demonstrar qualidades ou ações de elementos.

    Aproximação por semelhança.

    Sinédoque ⇝ Substituição do todo pela parte.

    Sinestesia ⇝ Quando há expressão de sensações percebidas por diferentes sentidos. Uma sensação visual que evoca um som, uma sensação auditiva que evoca uma sensação tátil, uma sensação olfativa que evoca um sabor, etc.

    Zeugma ⇝ Omissão de uma palavra que já foi usada antes.

    FONTE: RITA SILVA


ID
3866524
Banca
Instituto UniFil
Órgão
Prefeitura de Sertaneja - PR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O uso das teclas de atalho no Windows 10, instalação padrão, português do Brasil, ajuda no trabalho diário dos seus usuários. Sobre esse tema, assinale a incorreta. (Obs.: o sinal de + não faz parte do comando, significa que as teclas devem ser pressionadas simultaneamente).

Alternativas
Comentários
  • ✅Gabarito(B)

    A incorreta é a B pois o comando SHIFT + DEL exclui os arquivos de forma permanente, ou seja, sem enviar para a lixeira. Para que o arquivo seja enviado para lixeira, o comando é apenas DEL.

  • ✅ Alternativa B - SHIFT+DELETE: apaga arquivos, enviando para a Lixeira.

    Shift delete exclui diretamente o arquivo, sem enviar para a lixeira.

  • SHIFT+DELETE: apaga arquivos, enviando para a Lixeira. Esse comando exclui permanentemente o arquivo ou diretório. Sendo outro forma de fazê-lo é com CTRL+D (caso esteja duvidando e for testar, faça em um arquivo sem importância).

  • CTRL + SHIFT + N = novas pasta? não seria nova guia anônima?

  • Gab B

    SHIFT+DEL: esse atalho faz com que um documento seja excluído definitivamente, sem passar pela Lixeira

  • Daniel Costa,

    CTRL + SHIFT + N abre uma janela anônima quando navegador tiver sendo usado

    No Windows Explorer, cria uma nova pasta.

    Faz o teste, que fica mais fácil de não esquecer :)

  • Vamos aos itens:

    A) CTRL + SHIFT+ N: Permite a criação de pastas

    Ctrl + N : Abrir uma nova janela

    B)DELETE: apaga arquivos

    Shift + Delete = Apaga arquivos sem enviar para a lixeira.

    C) CTRL+SHIFT + ESC: abre o Gerenciador de Tarefas.

    Ou vc também pode ter acesso de modo INDIRETO por Ctrl + Alt + Del ( Escolhendo a opção Gerenciador de tarefas)

    D) Alt+F4 Fechar o item ativo ou sair do aplicativo ativo.

    Não esquecer : Ctrl + W Fechar a janela ativa

    Bons estudos!

  • O SHIFT + DELETE apaga o arquivo permanentemente, sem enviá-lo para a lixeira.

  • DELETE - Manda pra lixeira

    SHIFT + DELETE - Manda pro Espaço, apaga permanentemente.

  • Vamos aos itens:

    A) CTRL + SHIFT+ N: Permite a criação de pastas

    Ctrl + N : Abrir uma nova janela

    B)DELETE: apaga arquivos

    Shift + Delete = Apaga arquivos sem enviar para a lixeira.

    C) CTRL+SHIFT + ESC: abre o Gerenciador de Tarefas.

    Ou vc também pode ter acesso de modo INDIRETO por Ctrl + Alt + Del ( Escolhendo a opção Gerenciador de tarefas)

    D) Alt+F4 Fechar o item ativo ou sair do aplicativo ativo.

    Não esquecer : Ctrl + W Fechar a janela ativa

  • Errei por não ler o enunciado (assim como muitos). Na hora da prova leiam e releiam o enunciado para não perderem questões fáceis.

  • SHIT+DELETE = exclusão definitiva.

  • SHIFT+DELETE: apaga sem passar pela lixeira.


ID
3866533
Banca
Instituto UniFil
Órgão
Prefeitura de Sertaneja - PR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Analise a alternativa que melhor define o seguinte conceito: “É uma rede de computadores privada que assenta sobre a suíte de protocolos da Internet, porém, de uso exclusivo de um determinado local, como, por exemplo, a rede de uma empresa, que só poderá ser acessada pelos seus utilizadores ou colaboradores internos.

Alternativas
Comentários
  • INTRANET:

     - rede PRIVADA/RESTRITA comuns a empresas universidades etc...

    - UTILIZA OS MESMOS CONCEITOS DA INTERNET;

  • ✅Gabarito(C)

    Internet: rede mundial de computadores interligados a uma rede, baseada na pilha de protocolos TCP/IP.

    _____________

    Intranet:  conjunto de serviços análogo à Internet, também baseada na pilha de protocolos TCP/IP. Porém, a Intranet é restrita a um local físico. Ou seja, é uma rede fechada, interna e exclusiva.

    _____________

    Extranet: funciona como uma extensão da Intranet a computadores que estejam fora dos domínios físicos da Intranet.

    Não raro, é necessário que parceiros, clientes, fornecedores, e até mesmo funcionários da organização precisem acessar alguns serviços da Intranet, mesmo estando fora da organização. E, nesse contexto, a Extranet torna-se ferramenta essencial para a organização.

    https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/intranet-extranet-e-internet-saiba-a-diferenca/

  • Gabarito C

    Mais uma questão pra conta das problemáticas sobre o tema Intranet.

    Tá tudo explicado nesse vídeo. Tirem suas conclusões...

    https://www.youtube.com/watch?v=orSYqqttzbM

  • Questionamentos que sempre vejo sobre o assunto ( intranet) :

    I) Utiliza os mesmos protocolos da internet

    II) Não precisa necessariamente ser uma LAN

    III) Não precisa de internet para acessar uma intranet.

    Bons estudos!

  • A intranet é uma rede de computadores privada que assenta sobre a suíte de protocolos da Internet, porém, de uso exclusivo de um determinado local, como, por exemplo, a rede de uma empresa, que só pode ser acessada pelos seus utilizadores ou colaboradores internos. - Wiki purinho kkkk

  • Internet = Rede de computadores, composta por todos os computadores do mundo ligados em rede. Seu funcionamento é baseado na pilha de protocolos TCP/IP.

    Extranet = É uma rede de computadores que permite acesso EXTERNO controlado, para negócios específicos ou propósitos organizacionais.

    Intranet = É uma rede de computadores privada que assenta sobre a suíte de protocolos da internet, porém de uso exclusivo de um determinado local, como, por exemplo, a rede de uma empresa, que só pode ser acessada pelos seus utilizadores ou colaboradores INTERNOS.

    Ethernet = É uma tecnologia que conecta redes locais com fio (LANs) e permite que o dispositivo se comunique entre si através de um protocolo que é a linguagem de rede comum.

    @facilitadorqc

  • Comentários do prof. Diego do Estratégia (@professordiegocarvalho):

    Rede de computadores privada? Eliminamos (d); De uso exclusivo de um determinado local? Eliminamos (a) e (b). Só pode ser utilizada pelos seus utilizadores ou colaboradores internos? Trata-se evidentemente da Intranet.

    Gabarito: Letra C


ID
3866536
Banca
Instituto UniFil
Órgão
Prefeitura de Sertaneja - PR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Noções de Informática

Ao usar a ferramenta de pesquisa na internet Google, é possível usar símbolos ou palavras na pesquisa para tornar os resultados mais precisos. Analise a alternativa que define corretamente uma forma de pesquisa que trará somente as correspondências exatas da frase: Concurso da Prefeitura Municipal de Sertaneja.

Alternativas
Comentários
  • ✅Gabarito(D)

    O Google possui várias formas de tornar a pesquisa mais precisa. Se quiser uma correspondência exata, basta colocar as palavras desejadas entre aspas: "concurso da prefeitura municipal de Sertaneja". Irá pesquisar exatamente nessa ordem.

    __________________________

    Técnicas comuns de pesquisa

    Pesquisar em mídias sociais

    Coloque um @ antes de uma palavra para pesquisar em mídias sociais. Por exemplo: @twitter.

    Pesquisar um preço

    Coloque um $ antes de um número. Por exemplo: câmera $400.

    Pesquisar hashtags

    Coloque uma # antes de uma palavra. Por exemplo: #tbt

    Excluir palavras da pesquisa

    Coloque um - antes de uma palavra que você queira deixar de fora. Por exemplo, velocidade do jaguar -carro

    Pesquisar uma correspondência exata

    Coloque uma palavra ou frase entre aspas. Por exemplo, "prédio mais alto do mundo".

    Pesquisar dentro de um intervalo de números

    Coloque .. entre dois números. Por exemplo, câmera $50..$100.

    Combinar pesquisas

    Coloque "OR" entre cada consulta de pesquisa. Por exemplo, maratona OR corrida.

    Pesquisar um site específico

    Coloque "site:" antes de um site ou domínio. Por exemplo, site:youtube.com ou site:.gov.

    Pesquisar sites relacionados

    Coloque "related:" antes de um endereço da Web que você já conhece. Por exemplo, related:time.com.

    Ver a versão em cache do Google de um site

    Coloque "cache:" antes do endereço do site.

    *Acrescento um que sempre cai em prova: colocar um til(~) antes de palavra retornará sinônimos da palavra.

     

    Importante: nem todos os operadores de pesquisa retornam resultados abrangentes. 

    https://support.google.com/websearch/answer/2466433?hl=pt-BR

  • ✅ Alternativa D - "concurso da prefeitura municipal de Sertaneja"

    Para pesquisar exatamente o texto da pesquisa, coloque as palavras entre aspas.

    Lembrando que é possível misturar termos em aspas com termos sem as aspas, para uma pesquisa mista.

    FONTE: https://segredosdomundo.r7.com/11-truques-de-pesquisas-do-google-que-vao-mudar-sua-vida/

  • Assertiva D

    "concurso da prefeitura municipal de Sertaneja"

    Aspas = pesquisa exata


ID
3866539
Banca
Instituto UniFil
Órgão
Prefeitura de Sertaneja - PR
Ano
2020
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Os símbolos do Município de Sertaneja são

Alternativas

ID
3866542
Banca
Instituto UniFil
Órgão
Prefeitura de Sertaneja - PR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Com relação aos aspectos geográficos do Brasil, analise as assertivas e assinale a alternativa que corresponde a principais bacias hidrográficas brasileiras.


I. Bacia Amazônica.

II. Bacia do Prata ou Platina.

III. Bacia do São Francisco.

IV. Bacia Tocantins-Araguaia.

Alternativas
Comentários
  • b) Todas estão corretas.

  • Lembremo-nos da importância econômica destas bacias, aí notamos que todas são importantes.

  • Todos os itens apresentam bacias hidrográficas brasileiras importantes: Bacia Amazônica, Bacia do Prata ou Platina, Bacia do São Francisco e Bacia Tocantins-Araguaia.

    Resposta: B

  • Todos os itens apresentam bacias hidrográficas brasileiras importantes: Bacia Amazônica, Bacia do Prata ou Platina, Bacia do São Francisco e Bacia Tocantins-Araguaia.

    Resposta: B


ID
3866545
Banca
Instituto UniFil
Órgão
Prefeitura de Sertaneja - PR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Sobre a Lei Orgânica do Município de Sertaneja, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) para o que se afirma e assinale a alternativa com a sequência correta.


( ) O Município de Sertaneja terá como símbolos a Bandeira, o Brasão, de Armas e o Hino, estabelecidos em Lei Municipal.

( ) São poderes do Município, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo e o Executivo.

( ) Constituem bens do Município todas as coisas móveis e imóveis, direitos e ações que a qualquer título lhe pertençam.

( ) Nos procedimentos administrativos, qualquer que seja o objeto, obedecer-se-á aos princípios a legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, igualdade entre os administradores e ao devido processo legal que comtemplará sempre o contraditório, a ampla defesa e o despacho ou decisão motivados.

Alternativas

ID
3866548
Banca
Instituto UniFil
Órgão
Prefeitura de Sertaneja - PR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Assinale a alternativa incorreta. Segundo a Lei Orgânica do Município de Sertaneja, o Município tem como competência privativa, legislar sobre assuntos de interesses local, cabendo-lhe, entre outras as seguintes contribuições.

Alternativas

ID
3866551
Banca
Instituto UniFil
Órgão
Prefeitura de Sertaneja - PR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

A Política do Brasil funciona sob o modelo de república federativa presidencialista, formada pela União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, o exercício do poder é atribuído a órgãos distintos e independentes, submetidos a um sistema de controle para garantir o cumprimento das Leis e da Constituição. De acordo com os tipos de poderes dentro dos aspectos políticos do Brasil, relacione as colunas e assinale a alternativa que apresenta a ordem correta.


1. Poder Executivo

2. Poder Legislativo

3. Poder Judiciário


( ) É o árbitro que julga os conflitos de interesse existentes na sociedade, uma vez que cabe ao Estado decidir quem tem razão nos casos em que tais conflitos não sejam superados por negociações e acordos diretos entre as partes envolvidas.

( ) É composto por Ministérios, por Secretarias Especiais e pelas Forças Armadas.

( ) Vigora no país o pluripartidarismo, com um Poder Legislativo bicameral, composto pelo Senado, com 81 membros, e pela Câmara dos Deputados, com 513 membros.

Alternativas
Comentários
  • ( Judiciário ) É o árbitro que julga os conflitos de interesse existentes na sociedade, uma vez que cabe ao Estado decidir quem tem razão nos casos em que tais conflitos não sejam superados por negociações e acordos diretos entre as partes envolvidas.

    ( Executivo ) É composto por Ministérios, por Secretarias Especiais e pelas Forças Armadas.

    ( Legislativo ) Vigora no país o pluripartidarismo, com um Poder Legislativo bicameral, composto pelo Senado, com 81 membros, e pela Câmara dos Deputados, com 513 membros.

  • O Poder Executivo tem a função de executar as leis já existentes e de implementar novas legislações segundo a necessidade do Estado e do povo. Organizado em três esferas, o Executivo abrange os governos federal, representado pelo Presidente da República; estadual, nas figuras dos governadores; e municipal, exercido pelos prefeitos.

    O Poder Legislativo tem a função de criar e aprovar as leis, além de fiscalizar o Executivo. Ou seja, exerce função de controle político-administrativo e o financeiro-orçamentário. Este poder é exercido pelos Deputados Federais e Senadores, no âmbito federal, pelos Deputados Estaduais, no âmbito estadual, e pelos Vereadores, no âmbito municipal.

    O Poder Judiciário tem como função interpretar as leis e julgar os casos de acordo com as regras constitucionais e leis criadas pelo Legislativo, aplicando a lei a um caso concreto, que lhe é apresentado como resultado de um conflito de interesses. O Judiciário é representado pelos ministros, desembargadores e promotores de justiça, além dos juízes.


ID
3884251
Banca
Instituto UniFil
Órgão
Prefeitura de Sertaneja - PR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A avaliação complementar no paciente hipertenso tem como objetivo detectar lesões subclínicas ou clínicas em órgãos-alvo, no sentido de melhorar a estratificação de risco cardiovascular. De acordo com a 7ª Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial, assinale a alternativa que apresenta apenas exames de rotina para o paciente hipertenso.

Alternativas
Comentários
  • Tanto letra C quanto a letra D estão corretas, de acordo com a 7ª diretriz de HAS. Portanto, esta questão deveria ter sido anulada.


ID
3884254
Banca
Instituto UniFil
Órgão
Prefeitura de Sertaneja - PR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A retinopatia diabética é uma das principais causas de perda visual irreversível no mundo, considerada a maior causa de cegueira na população entre 16 e 64 anos. Em pacientes com diabetes tipo 2, a primeira avaliação oftalmológica deve ser realizada

Alternativas

ID
3884257
Banca
Instituto UniFil
Órgão
Prefeitura de Sertaneja - PR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta uma indicação de encaminhamento para colposcopia como conduta inicial frente aos resultados alterados de exames citopatológicos nas unidades de atenção básica.

Alternativas

ID
3884260
Banca
Instituto UniFil
Órgão
Prefeitura de Sertaneja - PR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Os implantes são dispositivos plásticos colocados na subderme, com liberação contínua de progestagênios. O efeito contraceptivo é conseguido principalmente por meio da inibição consistente da ovulação. Analise as assertivas e assinale a alternativa que apresenta situações em que o implante de etonogestrel pode ser usado sem restrições.
I. 48 horas a 4 semanas pós-parto.
II. Imediatamente após aborto séptico.
III. Câncer de mama sem evidências de doença ativa por 5 anos.
IV. Mioma com distorção de cavidade.

Alternativas

ID
3884263
Banca
Instituto UniFil
Órgão
Prefeitura de Sertaneja - PR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os acidentes ofídicos são de notificação obrigatória em todo o território nacional. Depois dos acidentes por picada de escorpião, são os mais comuns em nosso país. Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, o acidente ofídico de maior importância epidemiológica no Brasil, responsável por cerca de 90% dos envenenamentos, e o acidente que apresenta o maior coeficiente de letalidade.

Alternativas
Comentários
  • Acidentes botrópicos

    (acidentes com serpentes dos gêneros Bothrops e Bothrocophias - jararaca, jararacuçu, urutu, caiçaca, comboia);

    Grupo que causa maioria dos acidente com cobras no Brasil;

    A região da picada apresenta dor e inchaço, às vezes com manchas arroxeadas (edemas e equimose) e sangramento pelos pontos da picada, em gengivas, pele e urina. Pode haver complicações, como grave hemorragia em regiões vitais, infecção e necrose na região da picada, além de insuficiência renal.

    Acidentes crotálicos

    (acidentes com serpentes do gênero Crotalus - cascavel);

    São identificadas pela presença de um guizo, chocalho ou maracá na cauda e têm ampla distribuição em cerrados, regiões áridas e semiáridas, campos e áreas abertas;

    Na picada por cascavel, o local da picada muitas vezes não apresenta dor ou lesão evidente, apenas uma sensação de formigamento; dificuldade de manter os olhos abertos, com aspecto sonolento (fácies miastênica), visão turva ou dupla, mal-estar, náuseas e cefaleia são algumas das manifestações, acompanhadas por dores musculares generalizadas e urina escura nos casos mais graves.


ID
3884266
Banca
Instituto UniFil
Órgão
Prefeitura de Sertaneja - PR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A perda auditiva induzida pelo ruído (PAIR), relacionada ao trabalho, é uma diminuição gradual da acuidade auditiva, decorrente da exposição continuada a níveis elevados de ruído. Assinale a alternativa que não apresenta uma característica da PAIR.

Alternativas

ID
3884269
Banca
Instituto UniFil
Órgão
Prefeitura de Sertaneja - PR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

O tabagismo é reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma doença crônica, epidêmica, sendo a maior causa isolada evitável de adoecimento e mortes precoces em todo o mundo. Sobre o tratamento dessa doença, analise as assertivas e assinale a alternativa correta.
I. A abordagem ao tabagista pode ser realizada de maneira breve ou mínima, e intensiva. A abordagem mínima pode ser realizada por qualquer profissional de saúde, de forma estruturada, durante sua consulta de rotina, com duração de 3 a 5 minutos a cada contato.
II. A abordagem intensiva consiste na estruturação de locais específicos para o atendimento de tabagistas que desejam parar de fumar, podendo ser individual ou em grupo de apoio, dependendo de cada caso. Essa abordagem deve ser realizada preferencialmente na atenção terciária.
III.O uso de medicamentos tem um papel bem definido no processo de cessação do tabagismo, que é o de minimizar os sintomas da síndrome de abstinência à nicotina, facilitando a abordagem do tabagista.
IV. A terapia de reposição de nicotina (TRN) poderá ser feita, segundo critério clínico, utilizando-se goma de mascar de nicotina, pastilha de nicotina ou adesivo transdérmico de nicotina. Todas as formas de TRN são eficazes na cessação do tabagismo.

Alternativas

ID
3884272
Banca
Instituto UniFil
Órgão
Prefeitura de Sertaneja - PR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

O Conselho de Saúde é um órgão colegiado, deliberativo e permanente do Sistema Único de Saúde (SUS) em cada esfera de governo. Faz parte da estrutura das secretarias de saúde dos municípios, dos estados e do governo federal. Sobre Os Conselhos de Saúde, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Será definido no regimento interno do conselho. Não deve coincidir com os mandatos do governo municipal, estadual e do Distrito Federal ou do governo federal. Sugere-se que seja um mandato de dois anos, podendo o conselheiro ser reconduzido de acordo com o regimento interno do conselho.

    Fonte: MINISTÉRIO DA SAÚDE CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE

    Brasília – DF 2013 2ª edição


ID
3884275
Banca
Instituto UniFil
Órgão
Prefeitura de Sertaneja - PR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são pontos de atenção estratégicos da Rede de Atenção Psicossocial, formados por unidades que prestam serviços de saúde de caráter aberto e comunitário, com prioridade a indivíduos com transtorno mental. Sobre as modalidades do CAPS, associe as colunas e assinale a alternativa que apresenta a sequência mais adequada.
1. CAPS I
2. CAPS II
3. CAPSi
4. CAPS III
5. CAPSad
( ) Atendimento a crianças e adolescentes, para transtornos mentais graves e persistentes, inclusive pelo uso de substâncias psicoativas, atende cidades e ou regiões com pelo menos 70 mil habitantes.
( ) Atendimento a todas as faixas etárias, para transtornos mentais graves e persistentes, inclusive pelo uso de substâncias psicoativas, atende cidades e ou regiões com pelo menos 70 mil habitantes.
( ) Atendimento a todas as faixas etárias, para transtornos mentais graves e persistentes, inclusive pelo uso de substâncias psicoativas, atende cidades e ou regiões com pelo menos 15 mil habitantes.
( ) Atendimento com até 5 vagas de acolhimento noturno e observação; todas faixas etárias; transtornos mentais graves e persistentes inclusive pelo uso de substâncias psicoativas, atende cidades e ou regiões com pelo menos 150 mil habitantes.
( ) Atendimento a todas faixas etárias, especializado em transtornos pelo uso de álcool e outras drogas, atende cidades e ou regiões com pelo menos 70 mil habitantes.

Alternativas
Comentários
  • 3 – 2 – 1 – 4 – 5.

  • 3- 2- 5- 4- 1


ID
3884278
Banca
Instituto UniFil
Órgão
Prefeitura de Sertaneja - PR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

A integralidade da assistência é um dos princípios doutrinários do Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com a Lei nº 8080/90, esse princípio é entendido como:

Alternativas
Comentários
  • A) integração em nível executivo das áreas de saúde, meio ambiente e saneamento básico.

    Errado, isso refere-se a regionalização e hierarquização da rede de serviços de saúde

    B) conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema.

    Correto, trata-se do principio doutrinário da integralidade.

    C) tratamento desigual para situações desiguais, com o objetivo de reduzir as disparidades regionais e sociais.

    Errado, isso refere-se a Equidade, outro principio doutrinário do SUS

    D) acesso aos serviços de saúde em todos os níveis de assistência.

    Errado, isso refere-se a Universalidade, outro principio doutrinário do SUS

  • Minha contribuição:

    Lei 8.080/90

    Art 7°

    As ações e serviços públicos de saúde e os serviços privados contratados ou conveniados que integram o Sistema Único de Saúde (SUS), são desenvolvidos de acordo com as diretrizes previstas no art. 198 da Constituição Federal, obedecendo ainda aos seguintes princípios:

    • I - universalidade de acesso aos serviços de saúde em todos os níveis de assistência;

    • II - integralidade de assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema;


ID
3884284
Banca
Instituto UniFil
Órgão
Prefeitura de Sertaneja - PR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta apenas exemplos de agravos que devem ser notificados em estratégia de vigilância em unidades sentinelas.

Alternativas
Comentários
  • Define a lista nacional de doenças e agravos, na forma do anexo, a serem monitorados por meio da estratégia de vigilância em unidades sentinelas e suas diretrizes.

    Considerando que o objetivo da estratégia de vigilância sentinela é monitorar indicadores chaves em unidades de saúde selecionadas, "unidades sentinelas", que sirvam como alerta precoce para o sistema de vigilância;

    Art. 2º Para efeito desta Portaria considera-se vigilância sentinela o modelo de vigilância realizada a partir de estabelecimento de saúde estratégico para a vigilância de morbidade, mortalidade ou agentes etiológicos de interesse para a saúde pública, com participação facultativa, segundo norma técnica específica estabelecida pela Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS/MS).

    Lista Nacional de Doenças e Agravos a serem monitorados pela Estratégia de Vigilância Sentinela

    I. Vigilância em Saúde do Trabalhador:

    1 Câncer relacionado ao trabalho 2 Dermatoses ocupacionais 3 Lesões por Esforços Repetitivos/Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (LER/DORT) 4 Perda Auditiva Induzida por Ruído - PAIR relacionada ao trabalho 5 Pneumoconioses relacionadas ao trabalho 6 Transtornos mentais relacionados ao trabalho

    II. Vigilância de doenças de transmissão respiratória :

    1 Doença pneumocócica invasiva 2 Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) 3 Síndrome Gripal (SG)

    III. Vigilância de doenças de transmissão hídrica e/ou alimentar:

    1 Rotavírus 2 Doença Diarreica Aguda 3 Síndrome Hemolítica Urêmica

    IV. Vigilância de doenças sexualmente transmissíveis: 1 Síndrome do Corrimento Uretral Masculino

    V. Síndrome neurológica pós infecção febril exantemática


ID
3884287
Banca
Instituto UniFil
Órgão
Prefeitura de Sertaneja - PR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

O coeficiente de mortalidade infantil estima o risco de morte em nascidos vivos durante o primeiro ano de vida. As principais causas de morte nessa faixa etária, no Brasil, em ordem crescente, são

Alternativas

ID
3884290
Banca
Instituto UniFil
Órgão
Prefeitura de Sertaneja - PR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

O Sistema Único de Saúde (SUS) é considerado uma das maiores conquistas sociais, pois a partir da sua criação, surgiu uma nova concepção de assistência à saúde no Brasil. Sobre o SUS, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • princípios doutrinários: universalidade, equidade e integralidade.

  • Deveria ser anulada essa questão.

  • A palavra certa é Equidade!

    As demais estão dentro do contexto!

  • Questão deveria ser anulada:

    a LETRA B limita o campo de atuação, deveria ser considerada incorreta tbm, o correto é:

    Art. 4º O conjunto de ações e serviços de saúde, prestados por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais, da Administração direta e indireta e das fundações mantidas pelo Poder Público, constitui o Sistema Único de Saúde (SUS).

    A alterativa B traz instituições públicas e federais, e as públicas estaduais e municipais???

  • Realmente, deveria ter sido anulada!

    Art. 4º O conjunto de ações e serviços de saúde, prestados por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais, da Administração direta e indireta e das fundações mantidas pelo Poder Público, constitui o Sistema Único de Saúde (SUS).

    Art. 7º As ações e serviços públicos de saúde e os serviços privados contratados ou conveniados que integram o Sistema Único de Saúde (SUS), são desenvolvidos de acordo com as diretrizes previstas no art. 198 da Constituição Federal, obedecendo ainda aos seguintes princípios:

    I - universalidade de acesso aos serviços de saúde em todos os níveis de assistência;

    II - integralidade de assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema;

    III - preservação da autonomia das pessoas na defesa de sua integridade física e moral;

    IV - igualdade da assistência à saúde, sem preconceitos ou privilégios de qualquer espécie;


ID
3884293
Banca
Instituto UniFil
Órgão
Prefeitura de Sertaneja - PR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) e Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), os casos notificados de sarampo triplicaram no primeiro semestre de 2019, em comparação com o mesmo período em 2018. Os maiores surtos estão em países com baixa cobertura vacinal, deixando muitos indivíduos suscetíveis à doença. Para prevenir o aparecimento de novos casos, o Ministério da Saúde está recomendando vacinação de reforço em determinadas situações e faixas etárias. Sobre a vacinação de reforço contra o sarampo, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Assertiva A

    Crianças entre 6 meses e 1 ano devem receber a dose zero da vacina, que não está incluída no esquema habitual.

  • De acordo com a INSTRUÇÃO NORMATIVA REFERENTE AO CALENDÁRIO NACIONAL DE VACINAÇÃO  2019, essa questão poderia gerar recurso:

    "Administrar 1 (uma) dose de tríplice viral em crianças na faixa etária entre 6 (seis) a 11 meses, não sendo considerada válida para rotina, devendo ser mantido o esquema vacinal aos 12 meses e aos 15 meses de idade."

    Fonte: https://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2019/marco/22/Instrucao-Normativa-Calendario-Vacinacao-Site.pdf


ID
3884683
Banca
Instituto UniFil
Órgão
Prefeitura de Sertaneja - PR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Ao trabalhar com MS-Word 2016 (em português e em sua configuração padrão), se desejar usar a ferramenta para comparar dois documentos para ver as diferenças entre eles, o usuário deverá usar a seguinte opção da barra de menus.

Alternativas
Comentários
  • Resposta D

    Guia Revisão>Grupo Comparar>Comparar

  • Assertiva D

    seguinte opção da barra de menus.Revisão.

  • Gabarito letra D para os não assinantes.

    Ele terminou os documentos e agora vai comparar as versões para ver se estão iguais, ou seja ele vai REVISAR.

  • A questão pede a opção Comparar, localizada na guia revisão.

    Guia revisão > comparar

  • Um dos temas mais recorrente nas provas, não se pode esquecer de: Guia Revisão>Grupo Comparar>Comparar.

    Gab. D

  • Gabarito(D)

    guia REVISÃO !

  • GUIA -> REVISÃO

    GRUPO -> COMPARAR

    GABARITO -> [D]

  • A questão aborda conhecimentos acerca da localização dos comandos no Word 2016, mais especificamente quanto à localização do comando “Comparar”.

    O comando “Comparar”, como citado no enunciado, realiza a comparação entre dois documentos. Esse comando pode ser acessado através da guia “Revisão”, dentro do grupo “Comparar”.

    A alternativa que traz corretamente a guia para acessar tal comando é a alternativa D.

    Gabarito – Alternativa D.