- ID
- 1885585
- Banca
- Marinha
- Órgão
- CEM
- Ano
- 2015
- Provas
- Disciplina
- Matemática
- Assuntos
A derivada de f (x) = exp(sin x2) é a função f' (x) igual a 3
A derivada de f (x) = exp(sin x2) é a função f' (x) igual a 3
Qual o volume da parte da bola de equação x2+y2+z2≤9 que fica entre os planos z=1 e z=2?
A imagem da transformação linear T(x,y,z) = (x,y,z)X (1,1,1), em que X indica o produto vetorial em R3, é:
Uma pessoa está incialmente no quinto degrau de uma escada de dez degraus. Em cada etapa de um jogo, ela tem probabilidade 2/3 de primeiro subir três degraus e depois descer dois degraus, e probabilidade 1/3 de primeiro subir dois degraus e depois descer três degraus. A pessoa vence o jogo se passar pelo décimo degrau da escada em cinco etapas ou menos. Qual é a probabilidade de a pessoa vencer o jogo?
Aplicando o método de Euler explícito com passo
A integral de linha do campo F (x,y) = (ax+by,cx+dy) , em que a, b,c, d são constantes reais, calculada ao longo de cada caminho fechado simples C: [0,1] → R2, percorrido uma vez no sentido anti-horário, tem valor igual ao da área da região limitada por C. Nessas condições, pode-se concluir que:
Sabe-se que ∑n≥1 1/n2 = π2/6, então ∑n≥1 1/(2n-l)2 é igual a:
Um ponto material P1 de massa m percorre a circunferência de centro na origem O e raio 1 no sentido anti-horário com velocidade angular constante 2ω, e no instante to=0 está na posição (0,1). Nesse mesmo instante, um ponto material P2 de massa m está na posição (0,2), percorrendo a circunferência de centro na origem e raio 2 no sentido horário com velocidade angular constante ω. No primeiro instante T>0 em que os pontos P1 e P2 estiverem alinhados com a origem, o ângulo entre o eixo Oy e o segmento 0P2 será:
Um fio condutor muito longo, cilíndrico, de raio r, é atravessado por uma corrente de intensidade i= 1 A,uniformemente distribuida nas seções transversais perpendiculares ao eixo do cilindro. A intensidade máxima do campo magnético gerado pela corrente num plano perpendicular ao eixo do cilindro é B= 2. 10-4 T. Se μo é a permeabilidade magnética no vácuo, r é igual a:
Dois reservatórios cilíndricos de mesmas dimensões, altura H e raio R, estão cheios, contendo um mesmo liquido de densidade ρ. Na parede lateral do primeiro cilindro, há um pequeno orifício localizado a uma distância h1 do topo do cilindro e, por esse orifício, o líquido escapa, pela ação da gravidade, com velocidade v*. Na parede lateral do segundo cilindro, há um pequeno orifício, similar ao anterior,localizado a uma distância h2 do topo e por onde o líquido escapa, pela ação da gravidade, com velocidade v2=2v1. Então h2/h1 é igual a:
Um sistema gasoso recebe de uma fonte térmica uma quantidade de calor equivalente a 30 J e expande-se. Ao final, verifica-se que houve um aumento de 20 J na energia interna do sistema. 0 trabalho realizado pelo gás na expansão foi de:
Em um circuito R-C, ligado a uma bateria de f.e.m. e, passa uma corrente que no instante t=0 é de 1A. A corrente continua passando sem interrupção e no instante t=1 é de 0.5A. Então, os valores de R e C desse circuito são, respectivamente:
Um fio delgado e de distribuição de massa uniforme tem aforma do gráfico de uma função f:[0,1] → R, com derivada continua, com f(x)>0, para todo x. 0 comprimento desse fio é π o gráfico de f(x), ao ser girado em torno do eixo dos x,gera uma superfície de área lateral 5. Se o centroide do fio está no ponto (xc,yc) , o valor da ordenada yc é:
Uma mola, que obedece a lei de Hook, com constante elásticade k e comprimento natural λ , é colocada na vertical, com uma extremidade fixada no ponto 0 e a outra extremidade virada para baixo, em um local cuja aceleração da gravidade é constante e tem intensidade igual a g. Na extremidade livre da mola, coloca-se um ponto material de massa m. Esse sistema ficará em equilibrio se o ponto material for colocado com velocidade nula e a mola estiver:
Dois pêndulos planos A e B de massas mA e mB, respectivamente,estão em um plano vertical π. Ambos têm hastes de massas desprezíveis, de comprimento L, presas a um ponto 0,localizado a uma altura 2L do solo. Num instante to, os pêndulos são abandonados, sujeitos à ação exclusiva da gravidade, com velocidade nula, o pêndulo A com sua haste na horizontal e o pêndulo B com sua haste na vertical, abaixo do ponto 0. Num instante t1 > t0 ocorre um choque perfeitamente inelástico e, a partir dai, os pêndulos passam a mover-se juntos, atingindo uma altura máxima num instante t2 > t1.Supondo que não haja atrito, a altura máxima atingida depois do choque é de: