- ID
- 5189983
- Banca
- NUCEPE
- Órgão
- Prefeitura de Teresina - PI
- Ano
- 2019
- Provas
- Disciplina
- Português
- Assuntos
No primeiro parágrafo do texto, defende-se a ideia de que a linguagem é
No primeiro parágrafo do texto, defende-se a ideia de que a linguagem é
Ao longo do texto, prevalece a tese de que
Um clube convidou seus associados para uma festa, publicando no boletim o seguinte texto:
O Departamento Social programou para o dia 30 de outubro a maior festa do chope que o clube já realizou. Comidas típicas alemãs e chopes distribuídos gratuitamente, a noite toda.
Um rapaz sócio do clube foi à festa sem jantar e sem levar dinheiro. Lá chegando, constatou, surpreso, que o chope era grátis, mas a comida era paga.
Disponível em:
No texto, as palavras derivadas do radical palavr
O vocábulo apalavrou (v. 6) exemplifica o processo de derivação
Conforme o sentido que os afixos assumiram nas palavras do poema, verifica-se que em
A interação entre os interlocutores da crônica foi difícil porque o
Na crônica, a complicação do fato narrado acontece quando
Duas pessoas conversando:
– Não deixe sua cadela entrar na minha casa de novo. Ela está cheia de pulgas.
– Diana, não entre nessa casa de novo. Ela está cheia de pulgas.
O efeito de humor da piada é criado pela
Certa ocasião, um jornal deu a seguinte recomendação aos estudantes que, em uma prova de vestibular, deveriam produzir um texto dissertativo na prova de redação:
Como escrever
Olho vivo para não maltratar o português. Preste atenção ao enunciado. Se fugir do tema, copiar o texto apresentado ou fazer uma narração (relato de uma história), a redação será anulada.
AMARAL, Emília. Et al. Novas palavras. 2 ed. São Paulo, FTD, 2013. p. 238.
Certa ocasião, um jornal deu a seguinte recomendação aos estudantes que, em uma prova de vestibular, deveriam produzir um texto dissertativo na prova de redação:
Como escrever
Olho vivo para não maltratar o português. Preste atenção ao enunciado. Se fugir do tema, copiar o texto apresentado ou fazer uma narração (relato de uma história), a redação será anulada.
AMARAL, Emília. Et al. Novas palavras. 2 ed. São Paulo, FTD, 2013. p. 238.
No texto, os verbos “fugir” e “copiar” estão flexionados na 3ª pessoa do singular do
Infância
Meu pai montava a cavalo, ia para o campo.
Minha mãe ficava sentada cosendo.
Meu irmão pequeno dormia.
Eu sozinho menino entre mangueiras
lia a história de Robinson Crusoé,
comprida história que não acaba mais.
[...]
ANDRADE, Carlos Drummond de. Poesia e prosa. Rio de Janeiro, Nova Aguilar, 1988. p. 5.
Infância
Meu pai montava a cavalo, ia para o campo.
Minha mãe ficava sentada cosendo.
Meu irmão pequeno dormia.
Eu sozinho menino entre mangueiras
lia a história de Robinson Crusoé,
comprida história que não acaba mais.
[...]
ANDRADE, Carlos Drummond de. Poesia e prosa. Rio de Janeiro, Nova Aguilar, 1988. p. 5.
Nesse trecho do hino, o verbo “ouviram” tem um sujeito
Na primeira oração do hino, o autor empregou uma figura de linguagem conhecida como
Quanto aos aspectos fonológicos das palavras que compõem o texto, constata-se que,
CAMPANHA DOS 100 ANOS DA ABI (Associação Brasileira de Imprensa).
Vírgula pode ser uma pausa… ou não.
Não, espere.
Não espere.
[...]
Pode criar heróis…
Isso só, ele resolve.
Isso só ele resolve.
Ela pode forçar o que você não quer.
Aceito, obrigado.
Aceito obrigado.
Ela pode ser uma solução.
Vamos perder, nada foi resolvido.
Vamos perder nada, foi resolvido.
A vírgula muda uma opinião.
Não queremos saber.
Não, queremos saber.
A vírgula pode condenar ou salvar.
Não tenha clemência!
Não, tenha clemência!
Uma vírgula muda tudo.
ABI: 100 anos lutando para que ninguém mude uma vírgula da sua informação.
Disponível em:
A respeito do uso da vírgula no texto, verifica-se que
Um dos principais argumentos defendidos no texto sobre o ensino da gramática é o de que
Dois vocativos
A maravilha dá de três cores:
branca, lilás e amarela,
seu outro nome é bonina.
Eu sou de três jeitos:
alegre, triste e mofina,
mas meu outro nome eu não sei.
Ó mistério profundo!
Ó amor!
PRADO, Adélia.O coração disparado. Rio de Janeiro: Record, 2006, p.19.
O título do poema aponta para uma relação comum na interlocução. O título é, pois, comprovado em