SóProvas



Prova Prefeitura de Fortaleza - CE - 2016 - Prefeitura de Fortaleza - CE - Técnico de Enfermagem


ID
2125750
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A circulação de Sala Operatória (SO) é atividade privativa da equipe de enfermagem, em geral realizada pelo técnico ou auxiliar de enfermagem, sob comando e supervisão direta do enfermeiro. É correto afirmar que as atribuições e atividades do colaborador da equipe de enfermagem durante a circulação de sala incluem:

Alternativas
Comentários
  • realizar a primeira fase da lista de verificação de segurança em cirurgia antes da indução anestésica (sign in), de acordo com padrão estabelecido pela instituição, posicionar a placa dispersiva do bisturi elétrico em área de grande massa muscular que permita aderência total da placa, distante de proeminências ósseas, auxiliar a equipe na paramentação cirúrgica, assegurando a manutenção de técnicas assépticas.


ID
2125753
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A biossegurança com enfoque na área da saúde pode ser entendida como a aplicação e a reflexão de princípios de segurança para a proteção do meio ambiente, da saúde do trabalhador e do paciente. Levando-se em consideração essa afirmativa, assinale a alternativa correta sobre os riscos potenciais no centro cirúrgico e algumas medidas para seu manejo.

Alternativas
Comentários
  • b) Radiação. Usar os equipamentos de proteção individual adequados, manter distância de pelos menos 2 metros da radiação ou se proteger com equipamentos de chumbo.

  • Residuos de Quimioterapia antineoplasica são classificados no grupo B constituindo risco químico e não biológico
  • não pode ser utilizada extensões no centro cirúrgico


ID
2125756
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O conceito de cirurgia segura vem sendo amplamente discutido e implementado nos serviços de saúde. A cirurgia segura exige uma sequência de avaliações nos três momentos do período perioperatório. São medidas que o técnico de enfermagem deve executar para uma cirurgia segura:

Alternativas

ID
2125759
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Paciente com desequilíbrio hidroeletrolítico recebeu uma prescrição médica de 1000 mL de solução de permanganato de potássio a 2%. O(A) técnico(a) de enfermagem tem à disposição solução a 10% e diluente. Para atender a prescrição serão necessários, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Foi prescrito 100ml de permanganato a 2% Disponível 10% Quando falamos em pocentagem falamos em gramas por ml.
    Logo 10% quer dizer 10g em 100ml.
    Mas a prescrição é de 2%, ou seja 2g. Logo: Disponível 10g---------100ml Prescrito 2g---------x X = 20ml Ou seja para ter 2g preciso de 20ml da solução.
    Para chegar aos 1000ml falta 980ml de diluente. 100 - 20 = 980ml

    Gabarito da Banca D

    Gabarito do Professor: B, em discordância com o gabarito informado pela banca examinadora. 

    Bibliografia Asperheim, M K. Farmacologia para Enfermagem. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
  • Concordo com o gabarito da banca.

    Para diluir uma solução com concentração 10% em outra a 2% basta diluir na proporção 1:4 ou seja para cada parte da solução acrescentar 4 partes de diluente.

    Assim, para alcançar 1000 ml precisamos de 200ml da solução a 10% mais 800 do diluente.

  • COMENTÁRIOS

    O que se deseja: 2%, ou seja:

    2 g - 100 mL

    X      - 1000 mL

    100 x = 2000

    X = 20 g

    Se deseja uma solução de 20g e, pelo que se tem (10%, ou seja, 10 g em 100mL), verifica-se que precisamos do dobro disso, ou seja, 200 mL da solução e o restante (800 mL) de solvente.

    RESPOSTA: D.


ID
2125762
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O senhor, MOG, internado há três dias, vem apresentando picos hipertensivos. Foi prescrito o medicamento Furosemida na dose de 15 mg. Entretanto encontra-se disponível, na unidade, ampola de 2mL com 20 mg/mL. Para administrar a dose correta, quanto deverá ser administrado?

Alternativas
Comentários
  • 1 MAMPOLA 20MG

    1.............20MG

    X............15 MG

    15X=20

    x=15/20

    0,75


ID
2125765
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os registros de enfermagem são essenciais para o processo de cuidar, além de possibilitar uma comunicação segura entre os profissionais de enfermagem e a equipe de saúde. Dentre as principais finalidades dos registros de enfermagem, marque a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Finalidade dos registros: 
    - Partilha de informações: estabelece uma efetiva comunicação entre a equipe de enfermagem e demais profissionais envolvidos na assistência ao paciente;
    - Garantia de qualidade: serve como fonte de subsídios para a avaliação da assistência prestada (comitê interno hospitalar);
    - Relatório permanente: registro escrito em ordem cronológica da enfermidade de um paciente e dos cuidados oferecidos, desde o surgimento do problema ate a alta / óbito /transferência hospitalar;
    - Evidência legal: documento legal tanto para o paciente quanto para a equipe medica e de enfermagem (e outros), referente a assistência prestada.

    Cada pessoa que escreve no prontuário de um paciente e responsável pela informação ali anotada; - Ensino e pesquisa: os registros do paciente contem um grande número de informações e podem constituir uma fonte alternativa de dados;
    - Auditoria: refere-se a analise das atividades realizadas pela equipe de enfermagem por meio do prontuário do paciente.

    O prontuário é um documento único constituído de um conjunto de informações, sinais e imagens registradas, geradas a partir de fatos, acontecimentos e situações sobre a saúde do paciente e a assistência a ele prestada, de caráter legal, sigiloso e cientifico, que possibilita a comunicação entre os membros da equipe multiprofissional e a continuidade da assistência prestada ao individuo. Ou seja, os registros de enfermagem não são anexos, mas sim, fazem parte do prontuário. Assim como os registros de enfermagem também não são relatórios para pacientes.

    Gabarito do professor: Letra D

    Bibliografia
    http://www.cofen.gov.br/wp-content/uploads/2016/08...
  • Aspectos legais do registro de enfermagem

     

    Ochoa-Vigo (2001) disse que é momento de entender e assumir os registros de enfermagem no prontuário do paciente como parte integrante do processo de enfermagem, compreendendo que as informações de cuidados prestados é a forma para mostrar o trabalho, bem como para o desenvolvimento da profissão.

    Como documento legal, os registros somente terão valor se forem datados e assinados e, evidentemente, se forem legíveis e não apresentarem rasuras.

    Segundo Oguisso (1975), são essas recomendações que caracterizarão a autenticidade de um documento. Para a autora, a ausência dos registros, ou realizados de forma incompleta podem indicar uma má qualidade da assistência de enfermagem.

    Importante frisar que resta evidenciada a responsabilidade dos profissionais de enfermagem sobre seus registros e também sobre os seus reflexos, além da já conhecida responsabilidade sobre seus atos profissionais e pelo sigilo. A responsabilidade do profissional poderá ocorrer no âmbito ético, legal, administrativo, cível e criminal.

     

     

    http://www.cofen.gov.br/wp-content/uploads/2016/08/Guia-de-Recomenda%C3%A7%C3%B5es-CTLN-Vers%C3%A3o-Web.pdf

  • Finalidade dos registros

    3.1 Partilha de informações: estabelece uma efetiva comunicação entre a equipe de enfermagem e demais profissionais envolvidos na assistência ao paciente;

    3.2 Garantia de qualidade: serve como fonte de subsídios para a avaliação da assistência prestada (comitê interno hospitalar);

    3.3 Relatório permanente: registro escrito em ordem cronológica da enfermidade de um paciente e dos cuidados oferecidos, desde o surgimento do problema até a alta / óbito /transferência hospitalar;

    3.4 Evidência legal: documento legal tanto para o paciente quanto para a equipe médica e de enfermagem (e outros), referente à assistência prestada. Cada pessoa que escreve no prontuário de um paciente é responsável pela informação ali anotada;

    3.5 Ensino e pesquisa: os registros do paciente contêm um grande número de informações e podem constituir uma fonte alternativa de dados;

    3.6 Auditoria: refere-se à análise das atividades realizadas pela equipe de enfermagem por meio do prontuário do paciente. 

  • resposta letra D, confia ;))


ID
2125768
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A anotação de enfermagem é fundamental para o desenvolvimento e efetivação da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) conforme a Resolução COFEN nº 358/2009, pois é fonte de informações para assegurar a continuidade da assistência. De acordo com as regras para a elaboração das anotações de enfermagem, marque o item correto.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra B.

     

    De acordo com a RESOLUÇÃO COFEN Nº 429/2012

     

    Dispõe sobre o registro das ações profissionais no prontuário do paciente, e em outros documentos próprios da enfermagem, independente do meio de suporte - tradicional ou eletrônico

     

    Art. 2º Relativo ao processo de cuidar, e em atenção ao disposto na Resolução nº 358/2009, deve ser registrado no prontuário do paciente:

     

    a) um resumo dos dados coletados sobre a pessoa, família ou coletividade humana em um dado momento do processo saúde e doença;

    b) os diagnósticos de enfermagem acerca das respostas da pessoa, família ou coletividade humana em um dado momento do processo saúde e doença;

    c) as ações ou intervenções de enfermagem realizadas face aos diagnósticos de enfermagem identificados;

    d) os resultados alcançados como consequência das ações ou intervenções de enfermagem realizadas.


ID
2125771
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A padronização de normas e rotinas técnicas na validação do processamento dos materiais e superfícies é essencial no controle das infecções hospitalares. As condições ambientais necessárias ao controle da infecção em serviços de saúde dependem da equipe de enfermagem do Centro de Material e Esterilização (CME). Cabe ao técnico de enfermagem desse setor:

Alternativas
Comentários
  • RECURSOS HUMANOS

     

    O quadro de pessoal que atua na CME deve ser composto por enfermeiro, auxiliar/técnico de enfermagem, auxiliar/técnico de saúde bucal e receber apoio do auxiliar administrativo.

     

    Atribuições do auxiliar/técnico de enfermagem e saúde bucal

     

     receber e conferir os materiais;

     realizar limpeza e desinfecção dos materiais;

     realizar a limpeza, preparo, esterilização, guarda e distribuição dos materiais;

     receber e preparar as roupas;

     monitorar os parâmetros do processo de esterilização e anotar em impresso próprio

     realizar controle dos indicadores biológicos

     comunicar o enfermeiro sobre as intercorrências assim como registrá-las em impresso próprio;

     zelar pelo funcionamento da autoclave, incubadora e seladora1 ;

     realizar o preparo das soluções de hipoclorito de sódio 1% e enzimáticos;

     manter a CME limpa e organizada;

     realizar as atividades de acordo com rotinas técnicas e sob supervisão do enfermeiro;

     

    http://www.saude.campinas.sp.gov.br/enfermagem/Manual_Esterelizacao_SMS_Campinas_versao_final_rev2015.pdf

  • realizar a limpeza, o preparo, a esterilização, a guarda e a distribuição de artigos, de acordo com solicitação.

  • Está sendo muito útil em meu aprendizado


ID
2125774
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Nos estabelecimentos de saúde, a remoção de sujidades e microrganismos depende dos procedimentos de esterilização disponíveis para processamento de artigos utilizados na unidade hospitalar. Sobre os processos de esterilização, e de acordo com a Resolução RDC nº 15, de 15 de março de 2012, marque a definição correta.

Alternativas
Comentários
  • Limpeza: remoção de sujidades orgânicas e inorgânicas, redução da carga microbiana presente nos produtos para saúde, utilizando água, detergentes, produtos e acessórios de limpeza, por meio de ação mecânica (manual ou automatizada).

  • RESOLUÇÃO - RDC Nº 15, DE 15 DE MARÇO DE 2012

    Art. 4º 

    XIII - Limpeza: remoção de sujidades orgânicas e inorgânicas, redução da carga microbiana presente nos produtos para saúde, utilizando água, detergentes, produtos e acessórios de limpeza, por meio de ação mecânica (manual ou automatizada), atuando em superfícies internas (lúmen) e externas, de forma a tornar o produto seguro para manuseio e preparado para desinfecção ou esterilização;


ID
2125777
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A esterilização mediante a exposição à agente físico, no processamento de pinças e instrumentais utilizados em curativos e pequenas cirurgias, é obtida por meio de:

Alternativas
Comentários
  • calor úmido em vapor sob pressão

  • A esterilização mediante a exposição à agente físico, no processamento de pinças e instrumentais utilizados em curativos e pequenas cirurgias, é obtida por meio de calor úmido em vapor sob pressão, também conhecida como autoclave.


ID
2125780
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Após um incêndio em local fechado com grande quantidade de fumaça, uma vítima responsiva apresenta-se com queimadura de espessura parcial nos braços direito e esquerdo; verifica-se tosse e, à ausculta pulmonar, presença de sibilos generalizados. Nesse caso, prioritariamente, deve-se:

Alternativas

ID
2125783
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As Diretrizes da American Heart Association e Atendimento Cardiovascular de Emergência (ACE) (2015) atualmente recomendam que a Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) com um único socorrista siga a seguinte sequência de procedimentos de sobrevivência básica de vida em adultos:

Alternativas
Comentários
  • Crianças C-A-B

     

    Recém-nascidos A-B-C

     

    Gabarito: Alternativa Alfa


ID
2125786
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O banho no leito é uma prática diária da equipe de enfermagem, devendo seguir alguns passos para a correta realização. É correto afirmar que o sentido da lavagem dos membros do paciente ocorre no sentido:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra D.

     

    O sentido da lavagem dos membros do paciente ocorre no sentido:

     

    distal-proximal

     

     

     

  • Gab D,

    Distal-Proximal ou seja Cefalo - Caudal

    – Técnica: o banho deve obedecer ao sentido cefalocaudal, deixando para a última etapa as partes íntimas e a região anal.

    – Risco de hipotermia: evitar que o paciente permaneça exposto a baixas temperaturas, por isso todo o processo deve ser feito no máximo em 20 minutos, pois o frio pode ser prejudicial ao quadro clínico.

    – Risco de infecções: deve-se usar materiais de uso individual, preferencialmente produtos descartáveis. Nunca reutilizar a água da bacia que esteja com sujidade de substâncias orgânicas para lavar outra parte do corpo.

    – Dispositivos: o profissional precisa atentar-se a cateteres, drenos, sondas e cânulas de intubação inseridos no paciente, principalmente na UTI, para não movê-los ou retirá-los na hora da higienização.

    – Instabilidade da respiração: o enfermeiro deve avaliar as condições respiratórias associadas ao exame de raios-X do tórax do paciente, para saber se ele possui atelectasia ou infiltrado pulmonar difuso. Os que tiverem essas alterações devem ser mobilizados durante o banho sempre do lado contrário ao pulmão comprometido.

    – Risco de quedas: é importante realizar a avaliação das condições psicomotoras do paciente, como agitação, confusão mental, nível de sedação e superfície corpórea. O paciente necessita estar calmo e a equipe assistencial preparada para não realizar movimentos bruscos e garantir a movimentação do paciente com segurança (atenção especial aos obesos). As camas devem ter travas nas rodas e grades para diminuir o risco de queda.


ID
2125789
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com base na Resolução COFEN nº 358/2009, que dispõe sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem, dentre outros aspectos, avalie as asserções a seguir.

“O Técnico de Enfermagem participa da execução do Processo de Enfermagem, naquilo que lhe couber, sob supervisão do enfermeiro.”

Porque:

“A realização das etapas de coleta de dados, diagnósticos de enfermagem, planejamento de enfermagem e avaliação em enfermagem são exclusivas do enfermeiro.”

Analisando a relação proposta entre as duas asserções acima, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Não diz nada, sobre a segunda parte,  na resolução 358 de 2009 do cofen.

  • RESOLUÇÃO COFEN 358/2009

    Art. 4º Ao enfermeiro, observadas as disposições da Lei nº 7.498, de 25 de junho de 1986 e do Decreto nº 94.406, de 08 de junho de 1987, que a regulamenta, incumbe a liderança na execução e avaliação do Processo de Enfermagem, de modo a alcançar os resultados de enfermagem esperados, cabendo-lhe, privativamente, o diagnóstico de enfermagem acerca das respostas da pessoa, família ou coletividade humana em um dado momento do processo saúde e doença, bem como a prescrição das ações ou intervenções de enfermagem a serem realizadas, face a essas respostas.
     

  • “A realização das etapas de coleta de dados, diagnósticos de enfermagem, planejamento de enfermagem e avaliação em enfermagem são exclusivas do enfermeiro.”

    Coleta de dados não é exclusivo do enfermeiro.


ID
2125792
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Assinale a alternativa correta sobre a posição anatômica mais indicada para realização do enema.

Alternativas
Comentários
  • Enema ou lavagem intestinal consiste na instilação de líquidos no reto e colon sigmóide. Sua principal função é promover a evacuação através da estimulação do peristaltismo. O líquido instilado rompe a massa fecal distende as paredes do reto e desencadeia o reflexo da evacuação. Logo, a posição anatômica indicada será o posicionamento do paciente em decúbito lateral esquerdo, com o quadril e joelhos flexionados (posição de Sims).


ID
2125795
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As Sondas Vesicais de Demora (SVD) representam uma das fontes mais comuns de infecção adquirida em hospital. O cuidado com as SVD geralmente é delegado ao técnico de enfermagem. Sobre os cuidados com as SVD, marque a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Utilizar no momento do banho no leito, compressa, sabonete e água para higienizar a extensão da sonda, cerca de 10 cm.


ID
2125798
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação à higiene íntima masculina, deve-se:

Alternativas

ID
2125801
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A principal característica da queimadura de segundo grau é o fato de o local atingido apresentar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra A.

     

    De acordo com a Cartilha para tratamento de emergências das queimaduras.Brasília – DF.2012

     

     

    Profundidade da queimadura:

     

     

    Segundo grau (espessura parcial-superficial e profunda):

     

    • Afeta a epiderme e parte da derme, forma bolhas ou flictenas.

    Superficial: a base da bolha é rósea, úmida e dolorosa.

    Profunda: a base da bolha é branca, seca, indolor e menos dolorosa (profunda).

    • A restauração das lesões ocorre entre 7 e 21 dias.


ID
2125804
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A identificação correta é o processo pelo qual se assegura ao paciente que determinado procedimento e/ou tratamento é destinado a ele, prevenindo a ocorrência de erros e enganos que o possam lesar. Sobre os cuidados que a equipe de saúde deve ter diante da identificação do paciente, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Identificar os pacientes para assegurar que todos os pacientes sejam corretamente identificados, é necessário usar pelo menos dois identificadores em pulseira branca padronizada, colocada num membro do paciente para que seja conferido antes do cuidado.

    O serviço de saúde escolhe o membro em função do paciente. Em geral, o local escolhido para o adulto é o punho, mas, para recém-nascidos, a pulseira deve ser colocada preferencialmente no tornozelo. Nos casos em que não haverá possibilidade do uso em adultos em membros superiores, indicar o uso em membros inferiores.


ID
2125807
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O técnico de enfermagem se depara com um adulto com diagnóstico de lesão da medula espinal instável devido a um acidente automobilístico e precisa levá-lo para a sala de cirurgia. Para transferi-lo, algumas técnicas de movimentação devem ser utilizadas, com auxílio de outros profissionais, sendo correto realizar:

Alternativas
Comentários
  • A mobilização pela técnica de blocos, mantendo o alinhamento corporal.


ID
2125810
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A oxigenoterapia fornece suplementação de oxigênio para prevenção ou alívio da hipóxia. Existem vários sistemas de oxigenoterapia, sendo a Cânula Nasal um deles. Em relação a sua instalação e a orientações, é correto afirmar.

Alternativas
Comentários
  • Letra c

     


ID
2125813
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um dos fundamentos básicos para o desenvolvimento das técnicas em enfermagem no contexto hospitalar é a correta administração de medicamentos. Antes da administração do medicamento, a equipe de enfermagem deve se certificar de alguns pontos para promover a exatidão na administração do medicamento, EXCETO:

Alternativas

ID
2125816
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O técnico de enfermagem como membro da equipe de saúde pode ser solicitado, com supervisão do enfermeiro, a monitorar possíveis complicações que possam ocorrer durante a nutrição parenteral. Acerca desse procedimento, assinale o item correto.

Alternativas
Comentários
  • Queria saber qual biografia foi retiradas essas questões.

  • A nutrição parenteral é necessária nos casos em que a alimentação oral normal não é possível, quando a absorção de nutrientes é incompleta, quando a alimentação oral é indesejável e, principalmente, quando as condições mencionadas estão associadas, ou podem evoluir para um estado de desnutrição. A NPT é uma solução ou emulsão composta basicamente de carboidratos, aminoácidos, lipídios, vitaminas e minerais, estéril e apirogênica, acondicionada em recipiente de vidro ou plástico, destinada a administração intravenosa em pacientes desnutridos ou não, em regime hospitalar, ambulatorial ou domiciliar, visando à síntese ou manutenção dos tecidos, órgãos ou sistemas. O desuso do trataograstrointetinal tem sido associado à atrofia das vilosidades e encolhimento generalizados das células do SGI, com isso as bactérias podem se mover do intestino não utilizado para a corrente sanguínea resultando em uma sepcemia Gram-negativa. Ou seja, a glutamina pode ser considerada como fonte energética preferencial por enterócitos, e a sua depleção exerce impacto negativo sobre a celularidade da mucosa intestinal. Isto contribui para alterações na função de barreira do epitélio digestivo, as quais, aliadas a outras situações que debilitam a mucosa, como a má perfusão e as alterações hormonais, acabam por predispor à translocação bacteriana e, consequentemente, sepse. O cateter deve ser de uso exclusivo para NPT. Conectar o equipo diretamente ao cateter ou utilizar um intermediário de uma via. Dispositivos para conexão em Y (torneirinhas ou polifix ) são inadequados. Nos casos de pacientes com hiperglicemia e em nutrição parenteral, deve-se monitorar o nível de glicose sanguínea várias vezes ao dia. A NP é infundida em bomba de infusão (BI), alterações da velocidade de infusão devem ser evitadas e o volume infundido rigorosamente controlado, para evitar oscilações do gotejamento e as consequentes alterações nas concentrações séricas da glicose e de triglicérides.

    Resposta A

    Bibliografia Brunner LS, Suddarth DS. Tratado de Enfermagem: Médico-Cirúrgica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011. http://www.sbrafh.org.br/site/public/temp/4f7baaa9...
  • Essa questão está toda orientada pela Brunner. 2011


ID
2125819
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A medição da pressão arterial de forma correta assegura a continuidade da assistência de forma satisfatória, sendo um dos fundamentos básicos para a equipe de enfermagem. Sobre a técnica de verificação da pressão arterial, marque a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Os sons de Korotkov ou sons de Korotkoff são os sons ouvidos durante a medição da pressão arterial através de meios não-invasivos. O nome refere-se a Nikolai Korotkov, médico Russo que os descreveu em 1905 quando exercia na Academia Médica Imperial de São Petersburgo. Fonte: google

     

  • A) Explicar o procedimento ao paciente e deixá-lo em repouso de 5 a 10min B)Certificar-se que a pessoa não ingeriu bebidas alcoólicas, café, alimentou e está com a bexiga vazia. C)Correta D) Determinar a pressão diastólica no desaparecimento do som (fase V de korotkoff), determinar a pressão diastólica no abafamento dos sons (fase IV de korotkoff)
  • Condições padronizadas para a medida da pressão arterial

    • O paciente deve estar sentado, com o braço apoiado e à altura do precórdio.

    • Medir após cinco minutos de repouso.

    • Evitar o uso de cigarro e de bebidas com cafeína nos 30 minutos precedentes.

    • A câmara inflável deve cobrir pelo menos DOIS TERÇOS da circunferência do braço.

    • PALPAR O PULSO BRAQUIAL e inflar o manguito até 30mmHg acima do valor em que o pulso deixar de ser sentido.

    • Desinflar o manguito lentamente (2 a 4 mmHg/seg).

    • A pressão sistólica corresponde ao valor em que começarem a ser ouvidos os ruídos de Korotkoff (fase I).

    • A pressão diastólica corresponde ao desaparecimento dos batimentos (fase V).

    • Registrar valores com intervalos de 2 mmHg, evitando-se arredondamentos (Exemplo: 135/85 mmHg).

    • A média de duas aferições deve ser considerada como a pressão arterial do dia; se os valores observados diferirem em mais de 5 mmHg, medir novamente.

    • Na primeira vez, medir a pressão nos dois braços; se discrepantes, CONSIDERAR O VALOR MAIS ALTO; nas vezes subsequentes, medir no mesmo braço (o direito de preferência).


ID
2125822
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um idoso de 77 anos, que realizava suas atividades de vida diária, está internado com diagnóstico de pneumonia há dois dias. Durante a internação verbaliza normalmente, mas está apresentando disfagia. Analise as alternativas sobre alimentação de pacientes que apresentam disfagia e assinale o item correto.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra D.

    De acordo com I Consenso Brasileiro de Nutrição e Disfagia em Idosos hospitalizados e o artigo Protocolo de cuidado de enfermagem no paciente disfágico hospitalizado.2020

    A disfagia orofaríngea (DOF) se caracteriza como uma alteração no processo de deglutição e está relacionada a graves consequências, como a desnutrição, desidratação, pneumonia por aspiração, maior tempo de institucionalização e aumento da mortalidade.  

    A Classificação de Diagnóstico de Enfermagem da North American Nursing Diagnosis Association (NANDA), que define como deglutição prejudicada qualquer alteração no mecanismo de deglutição, que acomete estruturas e funções das fases oral, faríngea e esofágica e nutrição desiquilibrada, por ingestão insuficiente de nutrientes para satisfazer as necessidades metabólicas.

    Disfagia leve: alimentação mais demorada e podem ocorrer episódios isolados de engasgos.

    São orientadas refeições mais frequentes e em porções menores.

    Maior atenção à deglutição, principalmente para líquidos, evitando escape precoce para a laringe.


ID
2125825
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Para garantir a segurança do paciente, é fundamental a comunicação entre a equipe de enfermagem para que sejam elencadas prioridades de cuidados. Para garantir a atenção individualizada e segura do paciente, analise os seguintes itens sobre os cuidados com a alimentação por sondas e assinale o item correto.
I. A diretriz “paciente certo, fórmula certa, sonda certa” deve ser realizada verificando também se o conjunto de equipo enteral conecta a fórmula à sonda de alimentação adequadamente.
II. Na administração da alimentação enteral não é necessário consultar as orientações do fabricante, mas sim as diretrizes do hospital.
III. A ausculta é o método mais confiável para verificação da colocação da sonda nasogástrica ou nasoenteral no estômago.
IV. Na alimentação enteral contínua e na nutrição parenteral, o uso de bomba de infusão não é obrigatório.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra C.

     

     

     

    De acordo com o Protocolo de Terapia Nutricional Enteral e Parenteral da Comissão de Suporte Nutricional.UFG

     

     

     

    Item I-Correto.

     

     

    Item II- Errado.

    Na administração da alimentação enteral  é necessário consultar as orientações do fabricante.

     

     

    Item III- Errado.

     

    A inserção da sonda deverá ser feita, manualmente, à beira do leito ou com auxílio endoscópico.

     

    Após passagem da sonda, deve-se realizar raio-X de controle.

     

     

    Item IV-Errado.

     

    A NE poderá ser administrada através dos métodos descritos a seguir:

     

    a) Método intermitente gravitacional: a infusão de dieta é feita com volume, horário, tempo e gotejamento pré-determinados por meio de equipo gravitacional.

     

    b) Método intermitente com bomba de infusão: a infusão de dieta é feita com volume, horário, tempo e gotejamento pré- determinados por meio de bomba de infusão.


ID
2125828
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No Brasil os acidentes ofídicos são os envenenamentos causados pela inoculação de toxinas por intermédio das presas de serpentes, e para promover os cuidados adequados o técnico de enfermagem precisa conhecer os tipos de acidentes. Assim o acidente do tipo ofídico botrópico se refere:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra D. Complementando:

    a) Acidente Crotálico

    b) Acidente Laquético

    c) Acidente Elápidico

     

     

    FONTE: Guia de Vigilância em Saúde. MS, 2016. 


ID
2125831
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A equipe de saúde deve reconhecer os padrões de limpeza e desinfecção de superfícies para a segurança do paciente em serviço de saúde. Assim, a área em que se encontra um paciente internado após uma cirurgia traumatológica é considerada:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra B.

     

     

    Atente-se ao que está escrito na questão: "a área em que se encontra um paciente internado após uma cirurgia traumatológica".

     

     

     

    De acordo com a Segurança do paciente em serviços de saúde: limpeza e desinfecção de superfícies.ANVISA

     

    Áreas semicríticas: são todos os compartimentos ocupados por pacientes com doenças infecciosas de baixa transmissibilidade e doenças não infecciosas.

    São exemplos desse tipo de área: enfermarias e apartamentos, ambulatórios, banheiros, posto de enfermagem, elevador e corredores.

     

     

     

    De acordo com Segurança do paciente em serviços de saúde: limpeza e desinfecção de superfícies.Brasília-DF.2012

     

     

    Quadro 3 – Frequência de limpeza concorrente.

     

    CLASSIFICAÇÃO DAS ÁREAS                                                                          FREQUÊNCIA MÍNIMA


    Áreas críticas                                                                    3x por dia; data e horário preestabelecido e sempre que necessário.


    Áreas não-críticas                                                             1x por dia; data e horário preestabelecido e sempre que necessário.


    Áreas semicríticas                                                             2x por dia; data e horário preestabelecido e sempre que necessário.


    Áreas comuns                                                                   1x por dia; data e horário preestabelecido e sempre que necessário.


    Áreas externas                                                                  2x por dia; data e horário preestabelecido e sempre que necessário.

     

     

     

     

  • Áreas críticas: são os ambientes onde existe risco aumentado de transmissão de infecção, onde se realizam procedimentos de risco, com ou sem pacientes ou onde se encontram pacientes imunodeprimidos. São exemplos desse tipo de área: Centro Cirúrgico (CC), Centro Obstétrico (CO), Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Unidade de Diálise, Laboratório de Análises Clínicas, Banco de Sangue, Setor de Hemodinâmica, Unidade de Transplante, Unidade de Queimados, Unidades de Isolamento, Berçário de Alto Risco, Central de Material e Esterilização (CME), Lactário, Serviço de Nutrição e Dietética (SND), Farmácia e Área suja da Lavanderia.

    Áreas semicríticas: são todos os compartimentos ocupados por pacientes com doenças infecciosas de baixa transmissibilidade e doenças não infecciosas. São exemplos desse tipo de área: enfermarias e apartamentos, ambulatórios, banheiros, posto de enfermagem, elevador e corredores. 

    Áreas não-críticas: são todos os demais compartimentos dos estabelecimentos assistenciais de saúde não ocupados por pacientes e onde não se realizam procedimentos de risco. São exemplos desse tipo de área: vestiário, copa, áreas administrativas, almoxarifados, secretaria, sala de costura.


    https://www20.anvisa.gov.br/segurancadopaciente/index.php/publicacoes/item/seguranca-do-paciente-em-servicos-de-saude-limpeza-e-desinfeccao-de-superficies


  • pra min uma questão mal formulada, pq e se o paciente estivesse internado na uti apos a cirurgia traumatológica? a resposta não seria a letra B semi-critica.


ID
2125834
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Joana, 27 anos, técnica de enfermagem, esquema vacinal completo, perfurou-se ao realizar a coleta de sangue em paciente vítima de trauma que acabou de ingressar no setor de emergência do IJF. Preocupada com o ocorrido e sem saber a sorologia anterior do paciente, informou imediatamente a ocorrência do acidente para a equipe de saúde. No caso de Joana, que conduta deve ser adotada em relação ao caso de acidente por material perfurocortante?

Alternativas
Comentários
  • Acredito ter um erro grave nessa questão.

    Segundo a Nota técnica de Recomendações para a profilaxia da infecção pelo HIV, das DST e hepatite B em situações de exposição ocupacional, sexual e violência sexual

    Sempre que indicada, a profilaxia deve ser iniciada o mais brevemente possível, preferencialmente nas primeiras 2 horas após o acidente (até 72 horas), e a sua duração é de 28 dias; O profissional exposto também deve ser submetido ao teste anti-HIV no momento do atendimento para verificar sua condição sorológica anterior ao acidente. Em caso de resultado negativo, deve-se solicitar a sorologia anti-HIV e repetir o exame após 6, 12 e 24 semanas (seis meses), mas um resultado não disponível não deverá retardar o início da profilaxia, se houver indicação;

     

    Apos 72 horas do acidente não há praticamente nada a ser feito, visto que é contra indicado tanto a medicação antiretrovirl como a administração de imunoglobulina.

  • Reavaliar o profissional acidentado dentro de 72 horas após a exposição, principalmente se existe informação adicional sobre a exposição do paciente-fonte.

    item não correto para o Ministério da Saúde:

    fonte: 


ID
2125837
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A desinfecção é o processo físico ou químico que destrói todos os microrganismos patogênicos de objetos inanimados e superfícies. Acerca da limpeza e preparo da unidade do paciente, analise os seguintes itens e assinale a alternativa correta.
I. As superfícies não críticas contribuem significativamente para a transmissão endêmica de microrganismos e por isso devem ser limpas com glucoprotamina.
II. O uso de desinfetante em equipamentos e superfícies em ambientes com pacientes em precaução de contato é recomendado.
III. Para a prevenção de infecções relacionadas à saúde, provocadas por microrganismos multirresistentes, deve-se desinfetar as superfícies ambientais com a qual o paciente teve contato com álcool 70%.
IV. No caso das unidades de UTI neonatal, a desinfecção das incubadoras deve ser realizada com água e sabão e solução de quaternário de amônio.

Alternativas
Comentários
  • A questão já começou com o enunciado trazendo informação errada. Em que literatura desinfecção destrói TODOS os microrganismos?


ID
2125840
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um paciente deu entrada na emergência de um hospital por suspeita de picada por animal peçonhento e apresentou taquipneia e taquicardia, estando os padrões respiratório e cardíaco irregulares. Assinale a alternativa correta sobre os cuidados que devem ser realizados junto ao paciente durante o preparo para exames ou procedimentos.

Alternativas
Comentários
  • Selecionar o local do sensor, da sonda e a posição apropriada do paciente para a medição da saturação de oxigênio.

    Gabarito C


ID
2125843
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Adolescente, 19 anos, chegou ao setor de emergência de um hospital devido a um acidente automobilístico, referindo fortes dores nos joelhos. Qual seria a posição anatômica mais adequada para realizar um exame mais detalhado?

Alternativas
Comentários
  • Em traumas musculoesqueléticos deve se utilizar a posição supina, ou decúbito dorsal, afim de avaliar toda a extensão corporal.

  • A) Em decúbito dorsal, a fim de facilitar a avaliação da extensão da articulação do joelho e membros inferiores.

     

    -


ID
2125846
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Posição cirúrgica é aquela em que é colocado o paciente, após ser anestesiado, para ser submetido a um procedimento cirúrgico. Posicionar o paciente é uma atividade que exige destreza, força e habilidade, visando evitar complicações. Levando-se em consideração esse contexto, qual é a afirmativa correta sobre o posicionamento do paciente no período operatório?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra B.

     

    a) Errada.

    Posição de Sims ou Decúbito Lateral: Utilizada em exame retal, lavagem intestinal e clister. O paciente deve estar em decúbito lateral esquerdo com a perna direita flexionada sobre a esquerda. Deve-se expor somente a parte a ser examinada.

     

    b) Correta.

     

    c) Errada.

    Posição de Jakkniff: Usada em exames proctológicos e tratamentos retais. Deve ser feita em mesa apropriada. O paciente está em decúbito ventral, com a cabeça ligeiramente mais baixa que a região lombar e os membros inferiores formando um ângulo reto.

     

    d) Errada.

    Decúbito Dorsal: adequada para exames de tórax anterior, abdômen e extremidades. O paciente deita de costas, sem travesseiro, com pernas estendidas ou flexionadas ligeiramente para relaxamento do músculos abdominais. Os braços podem ficar cruzados sobre o peito ou estendidos ao longo do corpo.

     

    É uma das posições mais assumidas pelos pacientes hospitalizados.

     

    Afim de promover conforto ao paciente e conseguir um bom alinhamento do corpo são utilizados travesseiros, almofadas e rolos, para dar apoio ao paciente, evitar as posições viciosas dos pés e mãos e preservar a posição anatômica do corpo.

  • As posições:

    Posição dorsal (ou supina): é aquela em que o paciente se encontra deitado de costas, com as pernas estendidas e os braços estendidos e apoiados em talas. O dorso do paciente e a coluna vertebral estão repousando na superfície do colchão da mesa cirúrgica. Ex: cesariana.

     

    Posição ventral (ou prona): o paciente fica deitado de abdome para baixo, com os braços estendidos para frente e apoiados em talas. O sistema respiratório fica mais vulnerável na posição de decúbito ventral. Ex: cirurgias da coluna, hérnia de disco.

     

    Posição lateral (ou de Sims): o paciente permanece em decúbito lateral, esquerdo ou direito, com a perna que está do lado de cima flexionada, afastada e apoiada na superfície de repouso. Ex: cirurgias renais, de reto, lobotomia.

     

    Posição de litotomia (ou ginecológica): o paciente permanece em decúbito dorsal, com as pernas flexionadas, afastadas e apoiadas em perneiras acolchoadas, e os braços estendidos e apoiados. Ex: histerectomia.

     

    Posição de Trendelemburg: é uma variação da posição de decúbito dorsal onde a parte superior do dorso é abaixada e os pés são elevados. Mantém as alças intestinais na parte superior da cavidade abdominal. Ex: cirurgias de órgãos pélvicos, laparotomia de abdome inferior.

     

    Posição de Fowler (ou sentada): o paciente permanece semi-sentado na mesa de operação. Posição utilizada para conforto do paciente quando há dispneiaEx: dreno de tórax.

     

    Posição de canivete (ou de Kraske): o paciente se encontra em decúbito ventral, com as coxas e pernas para fora da mesa e o tórax sobre a mesa, a qual está levemente inclinada no sentido oposto das pernas, e os braços estendidos e apoiados em talas. Ex: hemorroidectomia.


ID
2125849
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O paciente na Sala de Recuperação Anestésica (SRA) pode apresentar desconfortos, considerados como “situações esperadas que podem ocorrer no período pós-operatório de acordo com o tipo de intervenção anestésico-cirúrgica e situações decorrentes de interações farmacológicas entre fármacos ministrados, nível de ansiedade pré-operatória e tempo cirúrgico”. São considerados alguns desconfortos a dor, a taquicardia sinusal, a hipotensão arterial e a hipertermia. Sobre esses desconfortos, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Dor é uma experiência única e pessoal. Não há linguagem padrão para descrições de dor, variando dentro de uma mesma família ou grupo cultural. Ou seja, existem escala para auxiliar na avaliação da dor, mas ela não é a única ferramenta. Alem disso, ador deve ser evitada, ou seja, sempre que necessário um esquema de analgesia deve estar prescrito de forma racional.

    A taquicardia sinusal aumenta a frequencia cardíaca mas não leva a alterações no tracado do ECG somente na frequência.

    A hipotensão pós-operatória é atribuída a uma redução da pré-carga, à contractilidade do miocárdio e à resistência vascular sistêmica. Em caso de hipotensão deve-se administrar oxigênio ou aumentar o fluxo do mesmo; colocar o paciente em Trendelenburg, (caso esta posição não seja contra-indicada pela cirurgia), ou elevar as pernas do mesmo acima do nível do coração; aumentar a velocidade das soluções intravenosas; notificar o intensivista; administrar a medicação ou o volume líquido adicional, como prescrito; monitorizar e avaliar continuamente sinais e sintomas, registrando as alterações.

    Os cuidados de enfermagem para hipertermia são: controle rigoroso de temperatura. Aplicar compressas mornas (nunca fria devido ao risco de vasoconstricção súbita). Estimular a ingesta de líquidos (oferta de soro oral). Orientar, auxiliar e supervisionar banho com água morna. Atentar para o risco de crise convulsiva (crianças menores de 5 anos, principalmente lactentes). Observar diurese (quantidade, aspecto e cor). Diminuir a quantidade de roupas. Proporcionar repouso. Realizar balanço hídrico e hidroeletrolítico.  Administrar medicação prescrita. Registrar sinais vitais. Registrar no prontuário as condutas de enfermagem prestadas.

    Resposta D


    Bibliografia

    http://apps.cofen.gov.br/cbcenf/sistemainscricoes/arquivosTrabalhos/I71402.E15.T14230.D10AP.pdf

    Brunner LS, Suddarth DS. Tratado de Enfermagem: Médico-Cirúrgica.  Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Diretoria Técnica de Gestão. Dengue : manual de enfermagem – adulto e criança / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigi- lância em Saúde, Diretoria Técnica de Gestão. – Brasília : Ministério da Saúde, 2008.

    Brasil. Ministério da Saúde.  Instituto Nacional de Câncer. Cuidados paliativos oncológicos: controle da dor. - Rio de Janeiro: INCA, 2001.
  • Gab D,

     

    Frente a uma situação de hipertermia, deve-se fazer compressas frias na região de grandes vasos, manter o paciente sem mantas de aquecimento, avaliar alterações na frequência e ritmo cardíaco, administrar soluções em temperatura ambiente e administrar antitérmicos e antibióticos conforme prescrição médica.


ID
2125852
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Na raquianestesia, um anestésico local é injetado no espaço subaracnoideo e se mistura ao líquido cefaloraquidiano. Escreva V para verdadeiro e F para falso sobre os cuidados de enfermagem nessa anestesia.
(__) Para cirurgia no abdome superior, o paciente deve ser colocado levemente na posição de Fowler para permitir que o anestésico se desloque.
(__) Para prevenir hipotensão, que é comum nesse tipo de anestesia, pode-se realizar hidratação prévia do paciente.
(__) Recomendar repouso e hidratação para evitar a cefaleia pós-punção.
(__) Deve-se ficar atento para a possibilidade de paralisia dos músculos respiratórios decorrente de bloqueios acidentalmente altos. Nesse caso, deve-se ter disponível material de oxigenoterapia, como máscara de Venturi e ambu.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

Alternativas
Comentários
  • Paralisia dos musc respiratorios levara a hipoxia. Necessita de alto fluxo a 100%. Masc de venturi é de alto fluxo mas oferta 100%?
  • paciente vai precisar ser intubado


ID
2125855
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Jovem de 25 anos chega à unidade de pronto-socorro com quadro de midríase, agitação, sudorese, boca seca, palidez, bradipneia. Tem histórico de abuso de drogas ilícitas. Nesse caso, as prováveis medicações indicadas seriam fenotiazínicos (por exemplo, amplictil) e neurolépticos (por exemplo, risperidona). Contudo, existe o risco de abstinência. Você, como técnico de enfermagem, deve ficar atento a sinais e sintomas de abstinência que incluem:

Alternativas

ID
2125858
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Uma paciente deu entrada no pronto-socorro com quadro de sonolência, fala arrastada. A família informa que a paciente tem histórico de depressão. Informa também ter encontrado uma caixa de diazepan 10 mg vazia, da qual a paciente ingeriu dez comprimidos. A conduta de enfermagem nessa intoxicação exógena deve ser:

Alternativas
Comentários
  • Tenho minhas dúvidas nesta questão acredito que administrar flumazenil seria a resposta correta 

  • É  acondulta de ENFERMAGEM, não administramos medicamentos sem prescrições.... por isso a alternativa C é a Correta!!!! cuidado os as perguntas.

     

  • Na verdade, não seria nenhuma das alternativas, pois para as duas consideradas corretas deve haver prescrição médica.

  • Tem razão. A conduta de enfermagem é a sng.

  • Flumazenil e SNG

  • Flumazenil tem uso reservado para sedação iatrogênicas ou intoxicação grave. No caso, a conduta indicada seria lavagem gástrica.


ID
2125861
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um técnico de enfermagem está realizando a troca de curativo e inadvertidamente, sem luvas, entrou em contato com a drenagem da ferida, ficando suas mãos visivelmente sujas. Diante do caso, assinale o item correto sobre a higienização das mãos.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra A.

     

    De acordo com Higienização das Mãos nos Serviços de Saúde.Anvisa

     

    USO DE ÁGUA E SABÃO

     

    Indicação:

     

    Quando as mãos estiverem visivelmente sujas ou contaminadas com sangue e outros fluidos corporais.

    Ao iniciar o turno de trabalho.

    Após ir ao banheiro.

    Antes e depois das refeições.

    Antes de preparo de alimentos.

    Antes de preparo e manipulação de medicamentos.

     


ID
2125864
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os procedimentos de desinfecção e esterilização são extremamente relevantes no contexto da segurança do paciente. Sobre esse tópico escreva V para verdadeiro e F para falso sobre o que se afirma abaixo.
(__) Ao proceder à esterilização por autoclave, deve-se preencher a câmara do equipamento em sua capacidade máxima para obter maior aproveitamento, redução de custos e garantir a sustentabilidade.
(__) Os agentes desinfetantes podem ser físicos ou químicos. Entre os químicos está o glutaraldeído 2% que não deve ser utilizado na desinfecção de materiais de assistência ventilatória por causar irritação das vias aéreas.
(__) As soluções à base de formaldeído para desinfecção, em sua forma isolada, são extremamente eficazes na redução de esporos de linhas de hemodiálise, sendo muito utilizadas na prática.
(__) A esterilização por calor seco em estufa requer longos períodos de exposição e altas temperaturas para esterilização. Esse tipo de esterilização é proibido para esterilização de produtos para saúde.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

Alternativas
Comentários
  •  (F) Ao proceder à esterilização por autoclave, deve-se preencher a câmara do equipamento em sua capacidade máxima para obter maior aproveitamento, redução de custos e garantir a sustentabilidade.

    (V) Os agentes desinfetantes podem ser físicos ou químicos. Entre os químicos está o glutaraldeído 2% que não deve ser utilizado na desinfecção de materiais de assistência ventilatória por causar irritação das vias aéreas.

    (F) As soluções à base de formaldeído para desinfecção, em sua forma isolada, são extremamente eficazes na redução de esporos de linhas de hemodiálise, sendo muito utilizadas na prática.

    (V) A esterilização por calor seco em estufa requer longos períodos de exposição e altas temperaturas para esterilização. Esse tipo de esterilização é proibido para esterilização de produtos para saúde

  • A - Ao proceder à esterilização por autoclave, NÃO deve-se preencher a câmara do equipamento em sua capacidade máxima

    B - agentes desinfetantes podem ser físicos ou químicos. Entre os químicos está o glutaraldeído 2% que não deve ser utilizado na desinfecção de materiais de assistência ventilatória por causar irritação das vias aéreas

    C - soluções à base de formaldeído para desinfecção, em sua forma isolada, NÃO SÃO eficazes na redução de esporos de linhas de hemodiálise

    D - A esterilização por calor seco em estufa requer longos períodos de exposição e altas temperaturas para esterilização. Esse tipo de esterilização é proibido para esterilização de produtos para saúde


ID
2125867
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O período pré-operatório imediato compreende aquele que se inicia na véspera da cirurgia e vai até o momento em que o paciente é recebido no centro cirúrgico. Considerando-se que as infecções de sítio cirúrgico envolvem medidas para sua prevenção desde o período pré-operatório, assinale a afirmativa correta sobre as medidas necessárias nesse período.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra D.

    De acordo com o MANUAL DE PREVENÇÃO DE INFECÇÃO DE SÍTIO CIRÚRGICO.Versão 05/2014

     

    •Adequação de tricotomia adequada:

    garantir padronização adequada de materiais aparadores elétricos (tricotomizador);

    utilizar cartazes e sinalizações;

    educar o paciente;

    remover navalhas ou barbeadores do hospital.

  • QUESTÃO FALA DE INFECÇÃO NO SITIO, E A RESPOSTA É REFERENTE A GLICEMIA?

     

  • A QUESTÃO fala de  medidas para sua prevenção desde o período pré-operatório...

    d

    Controlar a glicemia em todos os pacientes diabéticos, evitando a hiperglicemia intraoperatória ????

  • ENTÃO A HIPERGLICEMIA DESENVOLVE INFECÇÃO ?

  • Hiperglicemia favorece o aparecimento de infecções ! reduzir a hiperglicemia diminui as chances de infecção do sítio cirúrgico!

  • Controle de glicemia no pré-operatório e no pós-operatório imediato

    • Objetivo: níveis glicêmicos <180 mg/dl.

    ANVISA, 2017

    não entendi o porquê da questão falar apenas intra-op e estar correto

  • O controle glicêmico é um aspecto importante a ser observado na prevenção das infecções do sítio cirúrgico, ocupando posição de igual relevância entre outras medidas preventivas tradicionais, como apropriada antibioticoprofilaxia, normotermia e remoção de pelos.

    Aliado ao DM, a hiperglicemia é um problema frequente encontrado em pacientes em estado crítico e/ou submetidos a procedimentos cirúrgicos, constituindo causa de morbimortalidade, devido às alterações fisiológicas da cicatrização, às complicações vasculares e neuropáticas e à inibição do sistema de defesa desses indivíduos, expondo-os de maneira mais agressiva ao risco de ISC.

    FONTE: Domingos CMH, Iida LIS, Poveda VB. Glycemic control strategies and the occurrence of surgical site infection: a systematic review. Rev Esc Enferm USP. 2016;50(5):868-874. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0080-623420160000600022

  • a - Não remover os pelos, exceto quando estiverem ao redor da incisão e interferirem no ato cirúrgico. Se for necessário, ter cuidado para realizar a tricotomia com gilete (tricotomizadores elétricos)no sentido do crescimento dos pelos.

    b - Orientar e auxiliar, se necessário, no banho pré-operatório no chuveiro com clorexidina aquosa (se pequeno e médio porte usa água e sabão; Se cirurgia de grande porte, o banho deve ser com clorexidina degermante )na noite anterior ao procedimento ou na manhã da cirurgia.

    c - Administrar antimicrobiano por via endovenosa, quando prescrito pelo médico, e realizar preparo mecânico do cólon (por exemplo, uso de enemas) no dia da operação. (nos ultimos 60 minutos do fim da cirurgia, ou seja no período intraoperatório)