SóProvas



Prova Prefeitura de Palhoça - SC - 2016 - Prefeitura de Palhoça - SC - Professor de Anos Iniciais


ID
2296459
Banca
Prefeitura de Palhoça - SC
Órgão
Prefeitura de Palhoça - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios

Complete a frase:

“Os primeiros colonizadores a chegarem em Palhoça foram os ___________, que estabeleceram-se na ______________________ e de lá espalharam-se pela redondeza.”

Alternativas
Comentários
  • Os primeiros colonizadores a chegarem em Palhoça foram os portugueses, que estabeleceram-se na Enseada de Brito e de lá espalharam-se pelas redondezas.

    Após vieram os açorianos e madeirenses, chegando as primeiras famílias na Ilha de Santa Catarina em fevereiro de 1747. O povoamento açoriano-madeirense tem sua origem no edital que D. João V mandou publicar em 1747. O objetivo de D. João V em enviar casais açorianos e madeirenses, era povoar as terras brasileiras e resolver o problema de excesso de população nos arquipélagos dos Açores e Madeira.

    Por volta de 1824, iniciou-se a imigração alemã para o Brasil em Santa Izabel, que mais tarde viria a pertencer ao município de Palhoça. As principais causas da imigração alemã na região foram o excesso de população na Alemanha, as guerras constantes e, a propaganda brasileira atraindo colonos com promessa de doação de terras.

    Palhoça tem sua formação étnica também de origem italiana. A imigração destes para o Brasil iniciou-se por volta de 1790. Além dos portugueses, alemães e italianos, outras raças contribuíram também para formação étnica do povo palhocense, entre elas negros, libaneses, gregos, japoneses, índios.


ID
2296462
Banca
Prefeitura de Palhoça - SC
Órgão
Prefeitura de Palhoça - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

É um costume folclórico de Palhoça que consiste de um grupo de pessoas percorrer a cidade visitando as casas e colhendo ofertas para a festa. Uma senhora ou moça conduz a bandeira, presa a um mastro de dois metros, tendo a figura de uma pombinha bem na ponta da haste, com várias fitas coloridas pendentes:

Alternativas
Comentários
  • Bandeira do divino, que precede a festa do Divino

ID
2296477
Banca
Prefeitura de Palhoça - SC
Órgão
Prefeitura de Palhoça - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Assinale a alternativa FALSA:

Alternativas
Comentários
  • Art. 45. A educação superior será ministrada em instituições de ensino superior, públicas ou privadas, com variados graus de abrangência ou especialização. 

  • Gabarito errado.

    Correto letra D

  •  Alternativa A é a incorreta.

    A educação superior somente será ministrada em instituições de ensino superior públicas, com variados graus de abrangência ou especialização.

  • A) A educação superior somente será ministrada em instituições de ensino superior públicas, com variados graus de abrangência ou especialização.

    Errada! O correto seria: a educação superior será ministrada em instituições de ensino superior, públicas ou privadas, com variados graus de abrangência ou especialização (art. 45).

    B) Os cursos de pós-graduação serão oferecidos em diversas instituições públicas ou privadas.

    Certa! Tanto a graduação quanto a pós-graduação (ambas, espécie do gênero: educação superior) serão ministradas em instituições de ensino superior, públicas ou privadas (art. 45).

    C) A educação superior será oferecida tanto em instituições públicas como nas privadas.

    Correta, conforme expressa o art. 45.

    D) A educação superior será ministrada em instituições de ensino superior, públicas ou privadas, com variados graus de abrangência ou especialização.

    Correta, nos termos do art. 45.

    GABARITO: alternativa “A”

  • GAB: A

    A educação superior somente será ministrada em instituições de ensino superior públicas, com variados graus de abrangência ou especialização.


ID
2299228
Banca
Prefeitura de Palhoça - SC
Órgão
Prefeitura de Palhoça - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

COMO E POR QUE AS LÍNGUAS MUDAM? 

Por Aldo Bizzocchi. Disponível em: http://linguaportuguesa.uol.com.br/linguaportuguesa/gramatica-ortografia/60/artigo374133-1.asp Acesso em 16 nov 2016 

Na natureza, a mudança é sempre imperceptível. Num universo em que o comportamento dos seres é regido por leis físicas ou genéticas, prevalece o determinismo do instinto. Assim, a natureza parece funcionar sempre da mesma maneira, os fenômenos seguindo sua ordem natural, sem exceção. O que distingue o homem dos outros seres vivos é a capacidade de modificar a natureza com seu trabalho transformador. O homem foi o único animal capaz de criar diferentes modos de vida, distintas civilizações, de se adaptar a todos os habitats oferecidos pela natureza, além de ser o único animal a produzir história. No mundo natural, a mudança temporal é medida em termos de milhares ou milhões de anos, o que nos dá a falsa impressão de permanência e perenidade. Já os fatos sociais e as criações intelectuais evoluem a uma velocidade às vezes assustadora.

A língua foi chamada por Roland Barthes de sistema modelizante primário por ser o primeiro e principal instrumento de comunicação e do pensamento de que dispomos. Segundo os linguistas americanos Edward Sapir e Benjamin Lee Whorf, ela é também o filtro através do qual o homem vê e pensa o mundo à sua volta e assim se dá conta de sua própria experiência. Para os adeptos do relativismo linguístico, a língua impõe a seus falantes uma visão de mundo que condiciona os comportamentos psíquicos e sociais dos indivíduos. Contudo, a capacidade humana de transformar o meio social e de explorar a natureza conduz o tempo todo a uma nova realidade, que obriga o homem a uma nova visão de mundo, levando a novas apreensões e novos tratamentos do continuum que são os dados da experiência, o que força a língua a mudar para poder continuar dando conta dessa realidade e servindo de instrumento da comunicação e do pensamento. Num jogo dialético, a língua muda para conservar-se e só se conserva na medida em que muda. Assim como para conservar uma casa é preciso submetê-la a periódicas reformas, a língua precisa adaptar-se constantemente às necessidades de comunicação da comunidade falante. Se não mudasse, em pouco tempo estaria divorciada da sociedade a que deve servir. Em resumo, a língua evolui porque funciona e funciona porque evolui: é o uso da linguagem que produz sua mudança, e é esse permanente mudar que garante a continuidade de seu funcionamento. [...]. 

Aldo Bizzocchi é doutor em Linguística pela USP, com pós-doutorado pela UERJ, pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Etimologia e História da Língua Portuguesa da USP, com pós-doutorado na UERJ. É autor de Léxico e Ideologia na Europa Ocidental (Annablume) e Anatomia da Cultura (Palas Athena). www.aldobizzocchi.com.br 

Analise as proposições a seguir sob o ponto de vista do emprego ou ausência da crase: 

I. A noite tem algo de mágico, e a estrelas voltam-se meus olhos admirados.
II. Aqueles que têm bons argumentos, a razão normalmente é dada.
III. A pessoa à quem me referia era a mesma citada por você.
IV. À seleção não foi dado o direito de se manifestar àquela hora.

Assinale a alternativa que contenha a análise correta. 

Alternativas
Comentários
  • 3 e 4 está errada, resposta letra b.

  • I. A noite tem algo de mágico, e a estrelas voltam-se meus olhos admirados. CERTO!

     

    II. Aqueles que têm bons argumentos, a razão normalmente é dada. ERRADO

    A RAZÃO É DADA ÀQUELES QUE TÊM BONS ARGUMENTOS

     

    III. A pessoa à quem me referia era a mesma citada por você.ERRADO

    APENAS ACEITARIA SE FOSSE A QUAL

    EMBORA O VERBO POSPOSTO EXIJA A PREPOSIÇÃO A, NESTE CASO O USO DO ACENTO INDICATIVO DE CRASE É PROBIDO!

     

    IV. À seleção não foi dado o direito de se manifestar àquela hora. CERTO

    ESTÁ INVERTIDA A FRASE

     

    VOZ PASSIVA ANALÍTICA.

     

    O DIREITO DE SE MANIFESTAR -- NÃO -- FOI DADO --     À SELEÇÃO -- ÀQUELA HORA

         SUJEITO PACIENTE    ---   ADJ. ADV --  LOC. VERBAL -- OBJ. IND.--  EXPRESSÃO ADV. TEMPO

  • GAB:C
    O II e III estão erradas
    A I e a IV está correta
    -

    I. A noite tem algo de mágico, e a estrelas voltam-se meus olhos admirados.

    II. a razão normalmente é dada àqueles que têm bons argumentos ORDEM NORMAL

    III. A pessoa A quem me referia era a mesma citada por você. NÃO HÁ CRASE ANTES DE QUEM

    IV. não foi dado À seleção o direito de se manifestar àquela hora. ORDEM NORMAL

  • GABARITO B

     I. A noite tem algo de mágico, e a estrelas voltam-se meus olhos admirados.  CORRETO, pois está falando sobre a noite.

    II. Aqueles que têm bons argumentos, a razão normalmente é dada. 1º ERRO. A razão é dada A + AQUELES que têm bons argumentos. (ÀQUELES)

    III. A pessoa à quem me referia era a mesma citada por você. 2º ERRO. Não existe crase antes de pronomes relativos.

    IV. À seleção não foi dado o direito de se manifestar àquela hora. CORRETO.

    bons estudos


ID
2299231
Banca
Prefeitura de Palhoça - SC
Órgão
Prefeitura de Palhoça - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

COMO E POR QUE AS LÍNGUAS MUDAM? 

Por Aldo Bizzocchi. Disponível em: http://linguaportuguesa.uol.com.br/linguaportuguesa/gramatica-ortografia/60/artigo374133-1.asp Acesso em 16 nov 2016 

Na natureza, a mudança é sempre imperceptível. Num universo em que o comportamento dos seres é regido por leis físicas ou genéticas, prevalece o determinismo do instinto. Assim, a natureza parece funcionar sempre da mesma maneira, os fenômenos seguindo sua ordem natural, sem exceção. O que distingue o homem dos outros seres vivos é a capacidade de modificar a natureza com seu trabalho transformador. O homem foi o único animal capaz de criar diferentes modos de vida, distintas civilizações, de se adaptar a todos os habitats oferecidos pela natureza, além de ser o único animal a produzir história. No mundo natural, a mudança temporal é medida em termos de milhares ou milhões de anos, o que nos dá a falsa impressão de permanência e perenidade. Já os fatos sociais e as criações intelectuais evoluem a uma velocidade às vezes assustadora.

A língua foi chamada por Roland Barthes de sistema modelizante primário por ser o primeiro e principal instrumento de comunicação e do pensamento de que dispomos. Segundo os linguistas americanos Edward Sapir e Benjamin Lee Whorf, ela é também o filtro através do qual o homem vê e pensa o mundo à sua volta e assim se dá conta de sua própria experiência. Para os adeptos do relativismo linguístico, a língua impõe a seus falantes uma visão de mundo que condiciona os comportamentos psíquicos e sociais dos indivíduos. Contudo, a capacidade humana de transformar o meio social e de explorar a natureza conduz o tempo todo a uma nova realidade, que obriga o homem a uma nova visão de mundo, levando a novas apreensões e novos tratamentos do continuum que são os dados da experiência, o que força a língua a mudar para poder continuar dando conta dessa realidade e servindo de instrumento da comunicação e do pensamento. Num jogo dialético, a língua muda para conservar-se e só se conserva na medida em que muda. Assim como para conservar uma casa é preciso submetê-la a periódicas reformas, a língua precisa adaptar-se constantemente às necessidades de comunicação da comunidade falante. Se não mudasse, em pouco tempo estaria divorciada da sociedade a que deve servir. Em resumo, a língua evolui porque funciona e funciona porque evolui: é o uso da linguagem que produz sua mudança, e é esse permanente mudar que garante a continuidade de seu funcionamento. [...]. 

Aldo Bizzocchi é doutor em Linguística pela USP, com pós-doutorado pela UERJ, pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Etimologia e História da Língua Portuguesa da USP, com pós-doutorado na UERJ. É autor de Léxico e Ideologia na Europa Ocidental (Annablume) e Anatomia da Cultura (Palas Athena). www.aldobizzocchi.com.br 

De acordo com o texto, é possível afirmar corretamente apenas que:

Alternativas

ID
2299234
Banca
Prefeitura de Palhoça - SC
Órgão
Prefeitura de Palhoça - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

COMO E POR QUE AS LÍNGUAS MUDAM? 

Por Aldo Bizzocchi. Disponível em: http://linguaportuguesa.uol.com.br/linguaportuguesa/gramatica-ortografia/60/artigo374133-1.asp Acesso em 16 nov 2016 

Na natureza, a mudança é sempre imperceptível. Num universo em que o comportamento dos seres é regido por leis físicas ou genéticas, prevalece o determinismo do instinto. Assim, a natureza parece funcionar sempre da mesma maneira, os fenômenos seguindo sua ordem natural, sem exceção. O que distingue o homem dos outros seres vivos é a capacidade de modificar a natureza com seu trabalho transformador. O homem foi o único animal capaz de criar diferentes modos de vida, distintas civilizações, de se adaptar a todos os habitats oferecidos pela natureza, além de ser o único animal a produzir história. No mundo natural, a mudança temporal é medida em termos de milhares ou milhões de anos, o que nos dá a falsa impressão de permanência e perenidade. Já os fatos sociais e as criações intelectuais evoluem a uma velocidade às vezes assustadora.

A língua foi chamada por Roland Barthes de sistema modelizante primário por ser o primeiro e principal instrumento de comunicação e do pensamento de que dispomos. Segundo os linguistas americanos Edward Sapir e Benjamin Lee Whorf, ela é também o filtro através do qual o homem vê e pensa o mundo à sua volta e assim se dá conta de sua própria experiência. Para os adeptos do relativismo linguístico, a língua impõe a seus falantes uma visão de mundo que condiciona os comportamentos psíquicos e sociais dos indivíduos. Contudo, a capacidade humana de transformar o meio social e de explorar a natureza conduz o tempo todo a uma nova realidade, que obriga o homem a uma nova visão de mundo, levando a novas apreensões e novos tratamentos do continuum que são os dados da experiência, o que força a língua a mudar para poder continuar dando conta dessa realidade e servindo de instrumento da comunicação e do pensamento. Num jogo dialético, a língua muda para conservar-se e só se conserva na medida em que muda. Assim como para conservar uma casa é preciso submetê-la a periódicas reformas, a língua precisa adaptar-se constantemente às necessidades de comunicação da comunidade falante. Se não mudasse, em pouco tempo estaria divorciada da sociedade a que deve servir. Em resumo, a língua evolui porque funciona e funciona porque evolui: é o uso da linguagem que produz sua mudança, e é esse permanente mudar que garante a continuidade de seu funcionamento. [...]. 

Aldo Bizzocchi é doutor em Linguística pela USP, com pós-doutorado pela UERJ, pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Etimologia e História da Língua Portuguesa da USP, com pós-doutorado na UERJ. É autor de Léxico e Ideologia na Europa Ocidental (Annablume) e Anatomia da Cultura (Palas Athena). www.aldobizzocchi.com.br 

Avalie as assertivas a seguir em que se analisa a pontuação. Em seguida, marque a alternativa que contém a análise correta sobre as mesmas.

I. Em: “Na natureza, a mudança é sempre imperceptível”, a vírgula justifica-se pelo fato de o adjunto adverbial estar antecipado, contrariando a ordem direta da oração, que dispensaria a vírgula.
II. Analisando a pontuação do trecho: “Assim, a natureza parece funcionar sempre da mesma maneira, os fenômenos seguindo sua ordem natural [...]”, pode-se afirmar que a primeira vírgula é opcional; e a segunda, poderia ser substituída pelo sinal de dois pontos, sem alterar a correção do período.
III. Em: “Se não mudasse, em pouco tempo estaria divorciada da sociedade a que deve servir”, a vírgula é opcional, pois o uso desse sinal é facultativo quando a oração subordinada antecede a principal.
IV. As vírgulas presentes no trecho a seguir justificam-se por separarem elementos de mesma função sintática: “O homem foi o único animal capaz de criar diferentes modos de vida, distintas civilizações, de se adaptar a todos os habitats oferecidos pela natureza, além de ser o único animal a produzir história”.

Alternativas
Comentários
  • Errei, por não ler a questão toda, pois na proposição II nada se fala em manter o sentido original, apenas a correção.

    Logo a resposta é letra A. Muda o sentido, mas a correção gramatical fica de boa.
     

  • GABARITO: A

     

    I - CORRETA - A vírgula está colocada pois existe um Adjunto adverbial antecipado que não está na ordem direta..

     

    II - CORRETA. A vírgula é facultativa  após conjunções adversativas (exceto o "mas") e conclusivas iniciando período (o "assim" na frase é conclusiva). A segunda vírgula poderia sim substiruída por "dois pontos" sem alteração gramatical, porém mudaria o sentido...

     

    Aconselho a olhar as opções de cvírgula facultativa no link abaixo:

    https://www.facebook.com/fernando.pestana.1460/posts/419012571538419

     

    III - ERRADO - A vírgula nesse caso é obrigatório, pois está separando uma oração subordinada condicional que está deslocada para o início da frase.

     

    IV - CORRETO - separa uma enumeração.

     

    - Fabrício Acunha, Q765479.

     

     

    Bons estudos.

  • ''Carminha Delícia'', também pensei que esse 'opcional', da alternativa II, englobasse o sentido, e errei.


ID
2299237
Banca
Prefeitura de Palhoça - SC
Órgão
Prefeitura de Palhoça - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

COMO E POR QUE AS LÍNGUAS MUDAM? 

Por Aldo Bizzocchi. Disponível em: http://linguaportuguesa.uol.com.br/linguaportuguesa/gramatica-ortografia/60/artigo374133-1.asp Acesso em 16 nov 2016 

Na natureza, a mudança é sempre imperceptível. Num universo em que o comportamento dos seres é regido por leis físicas ou genéticas, prevalece o determinismo do instinto. Assim, a natureza parece funcionar sempre da mesma maneira, os fenômenos seguindo sua ordem natural, sem exceção. O que distingue o homem dos outros seres vivos é a capacidade de modificar a natureza com seu trabalho transformador. O homem foi o único animal capaz de criar diferentes modos de vida, distintas civilizações, de se adaptar a todos os habitats oferecidos pela natureza, além de ser o único animal a produzir história. No mundo natural, a mudança temporal é medida em termos de milhares ou milhões de anos, o que nos dá a falsa impressão de permanência e perenidade. Já os fatos sociais e as criações intelectuais evoluem a uma velocidade às vezes assustadora.

A língua foi chamada por Roland Barthes de sistema modelizante primário por ser o primeiro e principal instrumento de comunicação e do pensamento de que dispomos. Segundo os linguistas americanos Edward Sapir e Benjamin Lee Whorf, ela é também o filtro através do qual o homem vê e pensa o mundo à sua volta e assim se dá conta de sua própria experiência. Para os adeptos do relativismo linguístico, a língua impõe a seus falantes uma visão de mundo que condiciona os comportamentos psíquicos e sociais dos indivíduos. Contudo, a capacidade humana de transformar o meio social e de explorar a natureza conduz o tempo todo a uma nova realidade, que obriga o homem a uma nova visão de mundo, levando a novas apreensões e novos tratamentos do continuum que são os dados da experiência, o que força a língua a mudar para poder continuar dando conta dessa realidade e servindo de instrumento da comunicação e do pensamento. Num jogo dialético, a língua muda para conservar-se e só se conserva na medida em que muda. Assim como para conservar uma casa é preciso submetê-la a periódicas reformas, a língua precisa adaptar-se constantemente às necessidades de comunicação da comunidade falante. Se não mudasse, em pouco tempo estaria divorciada da sociedade a que deve servir. Em resumo, a língua evolui porque funciona e funciona porque evolui: é o uso da linguagem que produz sua mudança, e é esse permanente mudar que garante a continuidade de seu funcionamento. [...]. 

Aldo Bizzocchi é doutor em Linguística pela USP, com pós-doutorado pela UERJ, pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Etimologia e História da Língua Portuguesa da USP, com pós-doutorado na UERJ. É autor de Léxico e Ideologia na Europa Ocidental (Annablume) e Anatomia da Cultura (Palas Athena). www.aldobizzocchi.com.br 

Analise as assertivas a seguir sobre os recursos de construção utilizados no texto. Em seguida, assinale a alternativa que contenha a análise correta sobre elas.

I. A palavra perene, destacada no texto, significa, no contexto, mortalidade.
II. A expressão “jogo dialético”, utilizada no último parágrafo, faz menção à semelhança ou aproximação que há entre a mudança e a conservação da língua.
III. A palavra “divorciadas”, destacada no texto, está empregada com sentido denotativo. Trata-se de uma personificação.
IV. O pronome está empregado na forma proclítica em: “o homem foi o único animal capaz de se adaptar a todos os habitats”. Essa forma de colocação do pronome está correta, entretanto, tal como o período foi construído, a forma enclítica também estaria correta.

Estão corretas:

Alternativas

ID
2299240
Banca
Prefeitura de Palhoça - SC
Órgão
Prefeitura de Palhoça - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

COMO E POR QUE AS LÍNGUAS MUDAM? 

Por Aldo Bizzocchi. Disponível em: http://linguaportuguesa.uol.com.br/linguaportuguesa/gramatica-ortografia/60/artigo374133-1.asp Acesso em 16 nov 2016 

Na natureza, a mudança é sempre imperceptível. Num universo em que o comportamento dos seres é regido por leis físicas ou genéticas, prevalece o determinismo do instinto. Assim, a natureza parece funcionar sempre da mesma maneira, os fenômenos seguindo sua ordem natural, sem exceção. O que distingue o homem dos outros seres vivos é a capacidade de modificar a natureza com seu trabalho transformador. O homem foi o único animal capaz de criar diferentes modos de vida, distintas civilizações, de se adaptar a todos os habitats oferecidos pela natureza, além de ser o único animal a produzir história. No mundo natural, a mudança temporal é medida em termos de milhares ou milhões de anos, o que nos dá a falsa impressão de permanência e perenidade. Já os fatos sociais e as criações intelectuais evoluem a uma velocidade às vezes assustadora.

A língua foi chamada por Roland Barthes de sistema modelizante primário por ser o primeiro e principal instrumento de comunicação e do pensamento de que dispomos. Segundo os linguistas americanos Edward Sapir e Benjamin Lee Whorf, ela é também o filtro através do qual o homem vê e pensa o mundo à sua volta e assim se dá conta de sua própria experiência. Para os adeptos do relativismo linguístico, a língua impõe a seus falantes uma visão de mundo que condiciona os comportamentos psíquicos e sociais dos indivíduos. Contudo, a capacidade humana de transformar o meio social e de explorar a natureza conduz o tempo todo a uma nova realidade, que obriga o homem a uma nova visão de mundo, levando a novas apreensões e novos tratamentos do continuum que são os dados da experiência, o que força a língua a mudar para poder continuar dando conta dessa realidade e servindo de instrumento da comunicação e do pensamento. Num jogo dialético, a língua muda para conservar-se e só se conserva na medida em que muda. Assim como para conservar uma casa é preciso submetê-la a periódicas reformas, a língua precisa adaptar-se constantemente às necessidades de comunicação da comunidade falante. Se não mudasse, em pouco tempo estaria divorciada da sociedade a que deve servir. Em resumo, a língua evolui porque funciona e funciona porque evolui: é o uso da linguagem que produz sua mudança, e é esse permanente mudar que garante a continuidade de seu funcionamento. [...]. 

Aldo Bizzocchi é doutor em Linguística pela USP, com pós-doutorado pela UERJ, pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Etimologia e História da Língua Portuguesa da USP, com pós-doutorado na UERJ. É autor de Léxico e Ideologia na Europa Ocidental (Annablume) e Anatomia da Cultura (Palas Athena). www.aldobizzocchi.com.br 

No período: Se o autor convencesse os leitores de que tem razão, se lhes explicasse que é necessário vivermos com mais informação, tudo se resolveria”, os verbos destacados são, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Convencesse =  VTDI;

    Tem = VTD;

    Explicasse = VTDI;

    Vivermos = VI

     

    bizu: sabendo o último verbo, matava a questão!

     

    [Gab. D]

     

    bons estudos

  • Verbos Intransitivos

    Os verbos intransitivos não possuem complemento. É importante, no entanto, destacar alguns detalhes relativos aos adjuntos adverbiais que costumam acompanhá-los.

     

    a) Chegar, Ir, proceder, partir.... (indicam partida ou destino)

     

    Normalmente vêm acompanhados de adjuntos adverbiais de lugar. Na língua culta, as preposições usadas para indicar destino ou direção são: a, para.

    Exemplos:

    Fui ao teatro.
          Adjunto Adverbial de Lugar



    Ricardo foi para a Espanha.
                      Adjunto Adverbial de Lugar

     

    Obs.: "Ir para algum lugar" enfatiza a direção, a partida." Ir a algum lugar" sugere também o retorno.

     

    Importante:  reserva-se  o uso de "em" para indicação de tempo ou meio. Veja:

     

    Cheguei a Roma em outubro.
                            Adjunto Adverbial de Tempo


    Chegamos no trem das dez.
                         Adjunto Adverbial de Meio

     

    b) Comparecer

    O adjunto adverbial de lugar pode ser introduzido por em ou a.

    Por Exemplo:

    Comparecemos ao estádio (ou no estádio) para ver o último jogo.

     

     

    Lista de verbos intransitivos

     nascer;
     morrer;
     viver;
     voltar;
     chegar;
     andar;
     chorar;
    cair;
    dormir;
    deitar;
     sentar;
     levantar;
     sofrer;
     casar;
     suceder;
     proceder.

    custar   -  Exemplo custa caro    ou custa R$ 500,00

     

    Exemplos de adjuntos adverbiais:

    de fato (afirmação);

    jamais (negação);

    à esquerda (lugar);

    de noite (tempo);

    muito (intensidade);

    rapidamente (modo);

    a pé (meio);

    de porcelana (matéria);

    sobre futebol (assunto);

  • d)    Transitivo direto e indireto; transitivo direto; transitivo direto e indireto; e intransitivo.

  • GABARITO LETRA D                                                                                                                                                                                                 

    Verbos transitivos diretos: são verbos que necessitam de um objeto direto para completar o seu sentido. Sem esse complemento, apresentam um sentido incompleto. 

    Os verbos transitivos diretos não necessitam de preposição para estabelecer regência verbal com o objeto direto.                                              

    Verbos transitivos indiretos: são verbos que necessitam de um objeto indireto para completar o seu sentido, permanecendo com sentido incompleto sem esse complemento.                                                                                                                                               

    Um verbo transitivo indireto necessita obrigatoriamente de uma preposição para estabelecer regência verbal com o objeto indireto.                    

    Verbos transitivos diretos e indiretos: são, primeiramente, verbos transitivos, ou seja, verbos com significado incompleto, que necessitam da junção de complementos verbais para completar o seu sentido.

    Quando um verbo transitivo é classificado de verbo transitivo direto e indireto, indica que esse verbo necessita tanto do objeto direto como do objeto indireto para transmitir um sentido completo.                                                                                                                                                   

    Verbos intransitivos: são verbos que não precisam de complementos verbais para completar o seu sentido. Têm um significado completo.    

                                                                                                                                                                                                                                                           

                    

                                                                                                                                                                                                                                     


ID
2299243
Banca
Prefeitura de Palhoça - SC
Órgão
Prefeitura de Palhoça - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Com a decisão de cassação do mandato da ex-presidente Dilma Rousseff da Presidência da República, assumiu o cargo de Presidente do Brasil o Sr. Michel Temer, por ele ser:

Alternativas

ID
2299246
Banca
Prefeitura de Palhoça - SC
Órgão
Prefeitura de Palhoça - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios

A primeira igreja de Palhoça foi construída em 1868, que mais tarde passou a se chamar:

Alternativas

ID
2299255
Banca
Prefeitura de Palhoça - SC
Órgão
Prefeitura de Palhoça - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Identifique abaixo o nome do atual presidente dos Estados Unidos da América:

Alternativas
Comentários
  • Questão desatualizada! Atual presidente: Donald Trump


ID
2299258
Banca
Prefeitura de Palhoça - SC
Órgão
Prefeitura de Palhoça - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Na educação superior, o ano letivo regular, independente do ano civil, tem, no mínimo:

Alternativas
Comentários
  • Art. 47. Na educação superior, o ano letivo regular, independente do ano civil, tem, no mínimo, duzentos dias de trabalho acadêmico efetivo,
    excluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver.

    LETRA "C".


ID
2299261
Banca
Prefeitura de Palhoça - SC
Órgão
Prefeitura de Palhoça - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A educação profissional e tecnológica abrangerá os seguintes cursos:

Alternativas
Comentários
  • d)

    Formação inicial e continuada ou qualificação profissional; de educação profissional técnica de nível médio e de educação profissional tecnológica de graduação e pós-graduação.

  • RESOLUÇÃO Nº 6, DE 20 DE SETEMBRO DE 2012

     

    Art. 2º A Educação Profissional e Tecnológica, nos termos da Lei nº 9.394/96 (LDB),
    alterada pela Lei nº 11.741/2008, abrange os cursos de:


    I - formação inicial e continuada ou qualificação profissional;
    II - Educação Profissional Técnica de Nível Médio;
    III - Educação Profissional Tecnológica, de graduação e de pós-graduação.


ID
2299264
Banca
Prefeitura de Palhoça - SC
Órgão
Prefeitura de Palhoça - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A educação superior abrangerá os seguintes cursos:

Alternativas

ID
2299270
Banca
Prefeitura de Palhoça - SC
Órgão
Prefeitura de Palhoça - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Em atenção aos parâmetros curriculares nacionais, podemos afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Todas as definições conceituais, bem como a estrutura organizacional dos Parâmetros Curriculares Nacionais, foram pautadas nos Objetivos Gerais do Ensino Fundamental, que estabelecem as capacidades relativas aos aspectos cognitivo, afetivo, físico, ético, estético, e atuação e de inserção social, de forma a expressar a formação básica necessária para o exercício da cidadania.


ID
2299273
Banca
Prefeitura de Palhoça - SC
Órgão
Prefeitura de Palhoça - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Assinale a alternativa ERRADA:

Alternativas

ID
2299276
Banca
Prefeitura de Palhoça - SC
Órgão
Prefeitura de Palhoça - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Indique a afirmativa correta:

Alternativas

ID
2299279
Banca
Prefeitura de Palhoça - SC
Órgão
Prefeitura de Palhoça - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Assinale a alternativa em que contenha as assertivas verdadeiras e falsas de forma correta:

I. De acordo com a Lei das Diretrizes e Bases Nacionais de Educação, os sistemas de ensino não terão liberdade de organização, ficando alijados aos parâmetros curriculares estabelecidos pelo Ministério da Educação.
II. A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
III. Dentre os deveres do Estado com educação escolar pública será garantido educação básica obrigatória e gratuita dos 3 (três) aos 16 (dezesseis) anos de idade, consoante disposto na Lei 9.394/96.
IV. Caberá à União a coordenação da política nacional de educação, articulando os diferentes níveis e sistemas e exercendo função normativa, redistributiva e supletiva em relação às demais instâncias educacionais.

Alternativas

ID
2299282
Banca
Prefeitura de Palhoça - SC
Órgão
Prefeitura de Palhoça - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No exercício de sua autonomia, são asseguradas às universidades, sem prejuízo de outras, as seguintes atribuições:

Alternativas

ID
2299285
Banca
Prefeitura de Palhoça - SC
Órgão
Prefeitura de Palhoça - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação ao disposto na Proposta Curricular do Estado de Santa Catarina de 2014, podemos afirmar que:

Alternativas
Comentários
  •  b)

    O movimento de Atualização da Proposta Curricular do Estado de Santa Catarina exprime a necessidade de uma Educação Básica que reconheça e assuma a diversidade como um princípio formativo e fundante do currículo escolar.

  • Não precisa ser de Santa Catarina pra responder essa...

     

    Lets go!


ID
2299288
Banca
Prefeitura de Palhoça - SC
Órgão
Prefeitura de Palhoça - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Analise o texto abaixo e indique a alternativa correta:

“O movimento mundial pela educação inclusiva é uma ação política, cultural, social e pedagógica, desencadeada em defesa do direito de todos os estudantes de estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação. A educação inclusiva constitui um paradigma educacional fundamentado na concepção de direitos humanos, que conjuga igualdade e diferença como valores indissociáveis, e que a avança em relação à ideia de equidade formal ao contextualizar as circunstâncias históricas da produção da exclusão dentro e fora da escola.
Ao reconhecer que as dificuldades enfrentadas nos sistemas de ensino evidenciam a necessidade de confrontar as práticas discriminatórias e criar alternativas para superá-las, a educação inclusiva assume espaço central no debate acerca da sociedade contemporânea e do papel da escola na superação da lógica da exclusão. A partir dos referenciais para a construção de sistemas educacionais inclusivos, a organização de escolas e classes especiais passa a ser repensada, implicando uma mudança estrutural e cultural da escola para que todos os estudantes tenham suas especificidades atendidas. ”

Alternativas
Comentários
  • Letra c primeira frase do texto.


ID
2299291
Banca
Prefeitura de Palhoça - SC
Órgão
Prefeitura de Palhoça - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia com atenção e assinale a alternativa correta:

“O planejamento da educação é composto por diferentes níveis de organização. Assim, podemos pensar em nível macro no Planejamento do Sistema de Educação, que corresponde ao planejamento da educação em âmbito nacional, estadual e municipal.” (PADILHA, 2003)

Alternativas
Comentários
  • Alternativa "D" está correta. Referido planejamento elabora, incorpora e reflete as políticas públicas educacionais.


ID
2299294
Banca
Prefeitura de Palhoça - SC
Órgão
Prefeitura de Palhoça - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Indique a afirmativa FALSA:

Alternativas
Comentários
  • c) A União incumbir-se-á de elaborar o Plano Estadual, municipal e nacional de Educação, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios.


ID
2299297
Banca
Prefeitura de Palhoça - SC
Órgão
Prefeitura de Palhoça - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Podemos assinalar como atribuição do estado:

Alternativas
Comentários
  • Art. 10. Os Estados incumbir-se-ão de:

    II - definir, com os Municípios, formas de colaboração na oferta do ensino fundamental, as
    quais devem assegurar a distribuição proporcional das responsabilidades, de acordo com a
    população a ser atendida e os recursos financeiros disponíveis em cada uma dessas esferas do
    Poder Público;

     

    Art. 9º A União incumbir-se-á de:

    VII - baixar normas gerais sobre cursos de graduação e pós-graduação;

    V - coletar, analisar e disseminar informações sobre a educação;

     

    Art. 11. Os Municípios incumbir-se-ão de:

    VI - assumir o transporte escolar dos alunos da rede municipal.

     

     

    OBS. Pra quê o QC repete as questões???, pelo amor de Deus, pra quê???


ID
2299300
Banca
Prefeitura de Palhoça - SC
Órgão
Prefeitura de Palhoça - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O PPP(Projeto político pedagógico) tem como princípios, segundo Sacristan (2001) e Veiga (2000):

Alternativas
Comentários
  • poxa, errei por confundir o significado de suprir com suprimir!

  • b - A difusão e o incremento do conhecimento e da cultura em geral; a inserção dos sujeitos no mundo; a custódia dos mais jovens, suprindo nessa missão a família; igualdade de condições para acesso e permanência; qualidade para todos; gestão democrática e valorização do magistério.

  • Princípios noretadores do PPP segundo Veiga:

    igualdade;

    qualidade;

    liberdade;

    gestão democrática;

    valorização do masgistério.

     

     

    Princípios norteadores do PPP segundo Gimeno Sacristan: 

    a) fundamentação da democracia

    b) estímulo ao desenvolvimento da personalidade do sujeito.

    c) difusão e o incremento do conhecimento e da cultura em geral.

    d)  inserção dos sujeitos no mundo

    e)  custódia dos mais jovens, suprindo nessa missão a família.


ID
2299303
Banca
Prefeitura de Palhoça - SC
Órgão
Prefeitura de Palhoça - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No que diz respeito ao conceito de letramento, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas: 

( ) Nos últimos anos, um conceito que vem ganhando espaço e nova dimensão no mundo da escrita é o letramento. Ele é um termo que nomeia o conhecimento do sistema alfabético ortográfico e um dos princípios que norteiam essa perspectiva é que para que os alunos leiam e escrevam com autonomia é necessário que eles desenvolvam muitas atividades de escrita, utilizando principalmente o livro didático e o caderno de caligrafia.
( ) Letramento é um termo relativamente recente, visto que surgiu há cerca de 30 anos, e nomeia o conjunto de práticas sociais de uso da escrita em diversos contextos socioculturais.
( ) O conceito de letramento surgiu para dar conta da complexidade de eventos que lidam com a escrita. Mais amplo que o conceito restrito de alfabetização, a noção de letramento inclui não só o domínio das convenções da escrita, mas também o impacto social que dele advém.
( ) Um dos princípios que norteiam a perspectiva do letramento é que a aquisição da escrita não se dá desvinculada das práticas sociais em que se inscreve: ninguém lê ou escreve no vazio, sem propósitos comunicativos, sem interlocutores, descolado de uma situação de interação; as pessoas escrevem, lêem e interagem por meio da escrita, guiadas por propósitos interacionais, desejando alcançar algum objetivo, inseridas em situações de comunicação. 

A sequência correta é:

Alternativas
Comentários
  • Sequência correta; Letra C.


ID
2299306
Banca
Prefeitura de Palhoça - SC
Órgão
Prefeitura de Palhoça - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O conhecimento matemático constitui uma ferramenta de vasta aplicabilidade e deve ser explorado de forma ampla no Ensino Fundamental, desenvolvendo no educando a estruturação do pensamento, a agilização do raciocínio dedutivo e a capacidade de resolver problemas, além de possibilitar o apoio à construção de conhecimentos em outras áreas curriculares. Neste sentido, são considerados objetivos do ensino de Matemática para os anos iniciais do Ensino Fundamental, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • c)

    Desenvolver a capacidade do trabalho individualizado e competitivo.


ID
2299309
Banca
Prefeitura de Palhoça - SC
Órgão
Prefeitura de Palhoça - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No que diz respeito ao processo de ensinar, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas

ID
2299312
Banca
Prefeitura de Palhoça - SC
Órgão
Prefeitura de Palhoça - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

 Autora do livro Marcelo, Marmelo, Martelo e de mais de uma centena de obras, que incluem contos para crianças, histórias recontadas, adaptações de clássicos, novelas juvenis, manuais didáticos, almanaques e traduções, é conhecida como a herdeira da tradição iniciada por Monteiro Lobato na Literatura Infantil Brasileira. Em seus livros, a crítica social e política é forte, sem ser amarga, e tem raízes, por certo, na sua formação de socióloga e na sua consciente postura de cidadã:

Alternativas
Comentários
  • Ruth Rocha sempre defendeu a cidadania.


ID
2299315
Banca
Prefeitura de Palhoça - SC
Órgão
Prefeitura de Palhoça - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Nos dois primeiros anos do ensino fundamental é dada especial atenção ao estudo da família, que é a primeira referência na vida da criança. Nas relações familiares, a criança adquire seus primeiros conhecimentos e constrói as bases da própria identidade e da cidadania, as quais depois se ampliam com seu desenvolvimento e sua inserção em contextos mais abrangentes, entre eles, o escolar. Assim, no que se refere ao trabalho com o tema “família” nos anos iniciais, analise as afirmativas a seguir: 

I. O estudo de História voltado para a formação da cidadania permite que se explorem de várias maneiras os conteúdos ligados ao tema da família, mas todo o trabalho pedagógico deve levar a criança a se perceber tanto como indivíduo, com características, memórias e histórias próprias, quanto como membro de uma família, com a qual compartilha características, memórias, história, ideias e valores, entre outros fatores. A construção dessa noção de pertencimento, que envolve dimensões cognitivas e afetivas, proporciona a segurança que favorece o desenvolvimento integral da criança e é o ponto de partida para que ela respeite todas as organizações familiares. 

II. O trabalho pedagógico com esse tema deve contemplar aspectos referentes à formação cidadã, como a percepção de que a família como coletividade requer a participação de todos os seus membros, que devem assumir responsabilidades e agir de forma solidária e cooperativa para promover o bem comum.

III. A homogeneidade das organizações familiares está presente na sala de aula, com as histórias pessoais e familiares dos alunos, o que permite que se trate do assunto com base e em um tipo ideal de família, que sirva de modelo de comparação. Cabe ao professor, valorizar os aspectos diretamente relacionados às funções da família, que deve ser definida exclusivamente por laços de parentesco. 

IV. A essência do trabalho pedagógico com a noção da família deve ser a de levar o aluno a perceber que as diferentes estruturas familiares são definidas como grupo social organizado com base não só em parentesco, mas também em relações afetivas, cooperativas e solidárias, visto que oferecem amparo emocional, moral e econômico a seus membros e cumprem importante papel na sociedade, preparando seus integrantes para o exercício da cidadania ativa. 

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • III. A homogeneidade das organizações familiares está presente na sala de aula, com as histórias pessoais e familiares dos alunos, o que permite que se trate do assunto com base e em um tipo ideal de família, que sirva de modelo de comparação. Cabe ao professor, valorizar os aspectos diretamente relacionados às funções da família, que deve ser definida exclusivamente por laços de parentesco.