SóProvas



Prova UECE-CEV - 2015 - UECE - Geografia e História - 2ª Fase - 2º dia


ID
2116129
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Atente ao seguinte excerto: “O tratamento do clima urbano, como um dos componentes da qualidade do ambiente, não poderá ser considerado insignificante para o mundo moderno. Com isso, há um envolvimento, se não metafísico, pelo menos, ideológico no seu sentido mais puro. Ele se reveste de um anseio, uma expectativa em participar das cruzadas pró-ambiente, às quais se filiam muitos idealistas ou ecoativistas, como às vezes são designados aqueles que almejam melhor qualidade de vida para a sociedade”.
Monteiro, Carlos Augusto de Figueiredo Teoria e Clima Urbano, um projeto e seus caminhos Clima Urbano. Ed Contexto. São Paulo. 2009. p.14. 

Considerando o excerto, a partir da concepção do autor, pode-se concluir acertadamente que

Alternativas
Comentários

ID
2116132
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Sabendo que o clima tem uma inequívoca ação dinâmica, manifesta no sistema oceano-continente-atmosfera, pode-se afirmar corretamente que alguns dos seus principais elementos formadores são:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa C.

    Temperatura, umidade e pressão.

  • Lembrar dos principais meiso pelo qual o clima se manisfesta

  • Pra não zerar está questão , pois as respostas estão em ordem ao enunciado !

  • Os elementos são grandezas que você pode medir. 

     


ID
2116135
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Atente aos seguintes excertos: “Por ser conectado ao clima global - associado a secas, tempestades e inundações em outros lugares - essa anomalia causa preocupação. O atual El Niño já é o mais forte registrado nos últimos 15 anos e, segundo os meteorologistas, já está ‘forte e maduro’ em novembro”;
“Organização Meteorológica Mundial alerta para ondas de calor e tempestades”;
“Somado à mudança climática, evento leva planeta a 'território desconhecido'”;
“El Niño ganha força e será um dos três piores da história, afirma ONU”.
http://g1.globo.com/natureza/noticia/2015/11/elnino-ganha-forca-e-sera-um-dos-tres-piores-dahistoria-afirma-onu2.html. 18/11/2015 10h03 - Atualizado em 18/11/2015 10h04

Considerando as causas e os efeitos do El Niño, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • El Niño é um fenômeno atmosférico-oceânico caracterizado por um aquecimento anormal das águas superficiais no oceano Pacífico Tropical, e que pode afetar o clima regional e global, mudando os padrões de vento a nível mundial, e afetando assim, os regimes de chuva em regiões tropicais e de latitudes médias. 

  • Gab. B

     

  • EL NIÑO: O FENÔMENO DO EL NIÑO, é o "desaparecimento" dos ventos alísios( Os alísios são ventos úmidos, que sopram dos trópicos para o equador, provocando chuvas nesta região) no pacífico sul, provocando o aquecimento de águas e mudanças no clima.

    tem um intervalo de 2- 7 anos, tendo duração de 12- 18 meses.


ID
2116138
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O padrão de drenagem fluvial que exibe um arranjo retangular, com os tributários paralelos entre si, e que ocorre em terrenos onde a litologia é constituída por rochas mais ou menos resistentes em faixas paralelas com planos de fraqueza ortogonais é conhecido como

Alternativas
Comentários
  • Dendrítica: lembra a configuração de uma árvore. É típica de regiões onde predomina rocha de resistência uniforme; 
    Radial: pode desenvolver-se sobre vários tipos e estruturas rochosas, como por exemplo, em áreas vulcânicas e dômicas; 
    Paralela: também chamada "cauda equina", ocorre em regiões de vertentes com acentuada declividade, ou onde existam controles estruturais que favoreçam a formação de correntes fluviais paralelas; 
    Treliça: composta por rios principais consequentes correndo paralelamente, recebendo afluentes subsequentes que fluem em direção transversal aos primeiros. O controle estrutural é muito acentuado, devido à desigual resistência das rochas. A extensão e a profundidade dos leitos serão maiores sobre rochas menos resistentes, dando formação a vales ladeados por paredes de rochas mais resistentes. Este tipo é encontrado em regiões de rochas sedimentares estratificadas, assim como em áreas de glaciação; 

    LETRA B
     


ID
2116141
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Um dos principais mecanismos que impulsionam o ciclo da água no planeta é a radiação solar. Sobre este processo, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • A) CERTO. eu fluxo na superfície é positivo, resultando na vazão dos rios.

    B) ERRADO seu comportamento nos oceanos é negativo, com maior precipitação do que evaporação.

    C) ERRADO. a água importada dos oceanos é reciclada sobre os continentes através do processo de precipitação-evaporação, e não mais retorna aos ambientes oceânicos.

    D) ERRADO. a água que participa do ciclo hidrológico não entra nos processos relacionados à circulação geral da atmosfera.


ID
2116144
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Os impactos ambientais resultantes do rompimento da barragem de uma mineradora em Mariana-MG, no mês de novembro, são os mais diversos, estendendo-se pelos meios bióticos, abióticos e sociais, e ainda estão longe de ser totalmente mitigados.
Conceitualmente, impacto ambiental pode ser entendido como

Alternativas
Comentários

ID
2116147
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O processo de transformação de uma rocha do tipo protólito, em estado sólido, através do aumento da temperatura e/ou pressão sem que seja atingido o ponto de fusão dessa rocha é denominado

Alternativas
Comentários

ID
2116150
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Os terremotos são fenômenos que demonstram nitidamente o caráter dinâmico da Terra. Considerando esses eventos, analise as afirmações abaixo.
I. Os abalos sísmicos que ocorrem no Brasil são de baixa intensidade e, na sua grande maioria, resultam das forças geológicas que atuam em toda a placa que contém o continente sul-americano.
II. Os terremotos podem ocorrer na área de contato entre duas placas, assim como no interior das mesmas.
III. Quando ocorre um abalo sísmico, são geradas ondas sísmicas capazes de se propagar em todas as direções.
Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários

ID
2116153
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A zona onde se encontra a interface entre o manto e o núcleo, estando situada a aproximadamente 2900 km de profundidade na Terra, é conhecida como descontinuidade de

Alternativas
Comentários
  • Letra A

    Descontinuidade de Gutenberg


ID
2116156
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Os solos são o produto da desagregação das rochas pelos processos físicos, químicos e biológicos, sendo constituídos, do ponto de vista pedológico, por matéria mineral, ar, água, matéria orgânica e atividade biológica. Os latossolos são solos

Alternativas
Comentários
  • os latossolos são altamente evoluídos em virtude do alto intemperismo químico a qual são submetidos. Isso se deve ao fato de estarem presentes em regiões quentes e úmidas.

    Letra B!! BRASIL!

  • Latossolos são solos minerais, homogêneos, com pouca diferenciação entre os horizontes ou camadas, reconhecido facilmente pela cor quase homogênea do solo com a profundidade. Este tipo de solos é mais comum no Sudeste e Centro-Oeste brasileiro.


ID
2116159
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Atente ao excerto a seguir: “Assim, não distinguimos natureza e fenômenos naturais, uma vez que concebemos a natureza decalcando nosso conceito nos corpos da percepção sensível. Vemos a natureza vendo o relevo, as rochas, os climas a vegetação, os rios etc. [...] Dito de outro modo, a natureza que concebemos é a da experiência sensível, cujo conhecimento organizamos numa linguagem geométrico-matemática”.
Moreira, Ruy. Para onde vai o pensamento geográfico? Por uma epistemologia crítica. Ed. Contexto. São Paulo. 2006. p. 47. 

Ao ler o trecho acima, pode-se concluir acertadamente que a categoria da geografia que mais se aproxima do pensamento do autor é o(a)

Alternativas
Comentários
  • Quando o texto falar de sentidos e de visão sensível, pode marcar paisagem (tudo aquilo que podemos ver e sentir)


ID
2116162
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A associação que se dá entre empresas que eram concorrentes e que se tornam sócias passando a controlar grande parte do mercado consumidor, promovendo a diminuição da concorrência é conhecida como

Alternativas
Comentários
  • *Conglomerados: São grupos de empresas que atuam em diferentes setores ou ramos da economia, sendo que normalmente nenhuma delas fornece elementos à linha de produção das demais.

    *Holding: É uma empresa ou organização que controla outras empresas mediante a aquisição majoritária das suas ações. Sua função básica não é produzir, mas sim administrar as outras empresas. 

  • Um exemplo notório de Truste é a Ambev, pois, com a união de várias marcas/nomes, ela consegue dominar o mercado e controlar a oferta do produto

    LETRA C

    APMBB

  • *Conglomerados: são grupos de instituições financeiras e industrias. ... Em geral, uma instituição financeira é a controladora do grupo, ou seja, a entidade responsável pelo controle e manutenção das indústrias, bem como pelo investimento realizado nas mesmas.

    *Holding: é uma empresa que possui como atividade principal, a participação acionária majoritária em uma ou mais empresas. ... Um exemplo de uma holding é quando uma determinada empresa fabrica sapatos e gostaria também de fabricar tênis, porém não possui experiência na fabricação.

    *Truste: é a fusão de várias empresas de modo a formar um monopólio com o intuito de dominar determinada oferta de produtos e/ou serviços. Pode-se definir truste também como uma organização empresarial de grande poder de pressão no mercado.

    *Cartel: é a associação entre empresas do mesmo ramo de produção com o objetivo de dominar o mercado, disciplinar a concorrência e maximizar seus lucros. As partes entram em acordo para padronizar um preço, garantindo um alto valor de seus produtos ou serviços.

    ...........


ID
2116165
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A partir dos anos 1980, quando gradativamente espalharam-se pelo mundo as grandes empresas e as novas tecnologias, como a internet, os satélites e os meios digitais, ocorreu um fenômeno global que favoreceu o aumento da produtividade econômica e a aceleração dos fluxos de capitais, mercadorias, informações e pessoas. Este processo, predominante em países desenvolvidos e alguns países emergentes, formou, nos territórios, um meio conhecido como

Alternativas
Comentários

ID
2116168
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O demógrafo francês Alfred Sauvy, na década de 1950, utilizou pela primeira vez a expressão terceiro mundo, fazendo referência ao Terceiro Estado na época da Revolução Francesa. Posteriormente esse termo foi amplamente utilizado para designar

Alternativas
Comentários
  • Pra não zerar...
  • A. países subdesenvolvidos.


ID
2116171
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A sigla da organização sediada em Nova York, criada com a finalidade de preservar a paz e a segurança mundiais, promover a cooperação internacional e atuar em questões econômicas, sociais, políticas, culturais e humanitárias é

Alternativas
Comentários

ID
2116174
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O Brasil, em virtude da sua extensão territorial, apresenta uma grande diversidade regional em termos físico-ambientais, como também sociais, culturais e, principalmente, econômicos.
Atente ao que se diz a respeito da diversidade das regiões do Brasil.
I. Na Região Nordeste, o grande número de cidades litorâneas e seus atrativos particulares contribuem para o desenvolvimento do turismo e para o fortalecimento da economia.
II. A Região Centro-Oeste é a maior região do Brasil, correspondendo a aproximadamente 42% do território nacional, e possui uma população de cerca de 15,8 milhões de habitantes.
III. Segundo o IBGE, a Região Sudeste concentra aproximadamente 40% da população brasileira. O que a torna a região mais populosa e povoada do País.
Está correto o que se afirma apenas em

Alternativas
Comentários
  • Pense na Amazônia e no Pará, só o Pará, em unidade territorial, constitui o 2º maior estado brasileiro

    LETRA A

    APMBB


ID
2116177
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Em junho de 2009, foi criada a Região Metropolitana do Cariri, compreendendo os municípios de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Caririaçu, Farias Brito, Jardim, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri.
Sobre a Região Metropolitana do Cariri, analise as seguintes afirmações.
I. Juazeiro do Norte é a metrópole regional do Cariri e um dos mais importantes polos da indústria de calçados brasileiros, depois de Franca (SP) e Novo Hamburgo (RS).
II. O município do Crato é o maior em área; Juazeiro do Norte é o menor município, com 248 km², porém o mais populoso e com a maior economia da região.
III. Nos municípios de Santana do Cariri e Nova Olinda, encontra-se uma das mais importantes reservas fossilíferas do Cretáceo do mundo.
Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários

ID
2116180
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A taxa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará cresceu 4,36%, em 2014, de acordo com dados preliminares divulgados pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece).
PIB do Ceará é de 4,36%. Previsão é de crescimento http://www.opovo.com.br/app/opovo/economia/ 2015/04/09/noticiasjornaleconomia,3420004/pib-doceara-e-de-4-36-previsao-e-de-crescimento.shtml 

Atente ao que se diz sobre a economia do Ceará.
I. O setor de serviços representa aproximadamente 8% da economia do Estado do Ceará, apresentando-se em ascendência para os próximos anos.
II. Mesmo em um cenário de escassez hídrica, houve aumento na produção de grãos entre 2013 e 2014.
III. O setor agropecuário tem grande representatividade no PIB do Estado, sendo responsável por mais de 75% do mesmo.
Está correto o que se afirma somente em

Alternativas
Comentários

ID
2116183
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Materiais como a lenha, o bagaço de cana e outros resíduos agrícolas, além de restos florestais e excrementos de animais podem ser utilizados como fontes de energia renovável. Outras fontes de energia que podem ser consideradas renováveis são

Alternativas
Comentários
  • Energia renovável: vem de recursos naturais que são naturalmente reabastecidos. (EX: sol, chuva, vento, marés e energia geotérmica)

  • Gás natural e carvão mineral são combustíveis fósseis. O urânio (matéria prima das usinas nucleares) é um recurso finito. 

    LETRA B


ID
2116186
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Considerando a classificação industrial segundo a tecnologia, as indústrias ditas germinativas são aquelas que

Alternativas
Comentários
  • Indústrias germinativas: são aquelas que geram o aparecimento de outras indústrias, principalmente por necessitar dos materiais fornecidos. Ex. petroquímica.

  • Segundo a função:

    - Indústrias germinativas: elas geram o aparecimento de outras indústrias, como a petroquímica.
    - Indústrias de ponta: são as indústrias dinâmicas, que comandam a produção industrial. Ex. automobilística.

    Segundo a tecnologia:

    - Indústrias tradicionais: são empresas que ainda estão ligadas com a primeira revolução industrial. Geralmente são empresas familiares, e existem algumas dessas ainda no Brasil.
    - Indústrias dinâmicas: usam muita tecnologia e capital, e pouca força de trabalho. Está ligada com o desenvolvimento mais recente da química e eletrônica. Operam em economia de escala.

  • Tratando de forma análoga, as industrias germinativas seriam como as industrias de bases.

    ''Fornecimento de material necessário para outra ''

    LETRA C

    APMBB

  • Indústrias germinativas: geram o aparecimento outras indústrias.

  • Sabendo o significado de Germinar, você mata a questão. Sendo assim, são industrias que geram outras industrias.


ID
2116189
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Atente ao que se diz a respeito dos dois partidos políticos denominados Partido Português e Partido Brasileiro, considerando os acontecimentos que culminaram com o processo de emancipação política brasileira de 1822.
I. O Partido Português, composto em sua maioria por comerciantes portugueses, gostaria de ver mantidos os privilégios a eles proporcionados pela estrutura colonial e desejava o retorno de Dom Pedro a Portugal para que as medidas recolonizadoras fossem aplicadas.
II. O Partido Brasileiro reunia burocratas, grandes proprietários de terras, advogados e investidores urbanos nascidos no Brasil. Esse grupo foi privilegiado pela abertura dos portos de 1808 e gostaria que fosse mantida a elevação do Brasil a Reino Unido de Portugal e Algarves.
Acerca das duas proposições acima, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • A. ambas são verdadeiras. 

  • no decorrer da independia brasileira, dois partidos se levantaram!!!

    O Partido Português, composto em sua maioria por comerciantes portugueses, gostaria de ver mantidos os privilégios a eles proporcionados pela estrutura colonial e desejava o retorno de Dom Pedro a Portugal para que as medidas recolonizadoras fossem aplicadas.

    O Partido Brasileiro reunia burocratas, grandes proprietários de terras, advogados e investidores urbanos nascidos no Brasil. Esse grupo foi privilegiado pela abertura dos portos de 1808 e gostaria que fosse mantida a elevação do Brasil a Reino Unido de Portugal e Algarves


ID
2116192
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

No que concerne à Confederação do Equador de 1824, analise as afirmações a seguir, e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.
( ) A Confederação costuma ser considerada um prolongamento da Revolução Pernambucana de 1817.
( ) As propostas liberais, republicanas e federativas serviram de bandeira política para os insurretos.
( ) Os revoltosos propunham a organização de uma república nos moldes dos Estados Unidos da América.
( ) A adesão dos segmentos populares foi fundamental para unir todos os revoltosos.
( ) A imprensa, infelizmente, atuou contra o movimento e nenhum jornal nas províncias envolvidas quis apoiar a causa.
A sequência correta, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • Diversos historiadores consideram a Confederação do Equador (1824) como um prolongamento da Revolução Pernambucana de 1817, afinal muitos ideais eram congruentes, várias propostas eram similares em ambos os movimentos ocorridos em Pernambuco, o primeiro no contexto de crise do sistema colonial e o último já no contexto de contestação às arbitrariedades cometidas pelo imperador D. Pedro I, dentre elas a outorga de uma carta constitucional e a imposição do poder moderador, que lhe atribuía grande predominância política sobre os demais poderes constituídos.

    As propostas liberais, republicanas e federativas serviram de motivação política para os participantes da Confederação do Equador. Mais uma vez um movimento político brasileiro tinha como grande inspiração o modelo político republicano e federalista dos Estados Unidos

    Apesar de aglutinar diversos setores da sociedade pernambucana, camadas dominantes, camadas médias urbanas, além das camadas populares, os interesses políticos não eram os mesmos, uma vez que os setores privilegiados desejavam transformações mais modestas principalmente no que se refere à questões econômicas e sociais, isso acabou por causar uma espécie de cisão no movimentos, fator este que facilitou a repressão exercida pelas tropas enviadas pelo governo central. A imprensa local, através dos jornais foi um importante mecanismo de divulgação de ideias e de conscientização coletiva da sociedade pernambucana acerca da crise econômica, da elevada tributadas, dos desmandos cometidos pelo imperador D. Pedro I, portanto o papel dos periódicos pernambucanos foi fundamental no movimento.

     

     

     

     

     


    http://mestresdahistoria.blogspot.com.br/2015/12/uece-20161.html

  • Gabarito aos não assinantes: D

  • Confederação do Equador (1824) foi um movimento revolucionário e emancipacionista de cunho republicano e separatista entre os monarquistas e os liberais.

    Diversos historiadores consideram a Confederação do Equador (1824) como um prolongamento da Revolução Pernambucana de 1817, afinal muitos ideais eram congruentes, várias propostas eram similares em ambos os movimentos ocorridos em Pernambuco, o primeiro no contexto de crise do sistema colonial e o último já no contexto de contestação às arbitrariedades cometidas pelo imperador D. Pedro I, dentre elas a outorga de uma carta constitucional e a imposição do poder moderador, que lhe atribuía grande predominância política sobre os demais poderes constituídos.

    Além disso, o monarca realizou a dissolução da Assembleia Nacional Constituinte (noite da agonia), dispensando do cargo Manuel Carvalho Pais de Andrade, que fora eleito pela população e, colocando em seu lugar, para exercer o cargo de governador, Francisco Pais Barreto, o que reforçava a ideia que descontentava grande parte da população no tocante à distribuição de cargos públicos para figuras de origem aristocrática.

    Além dessa maneira arbitrária de governar, o evento despontou uma vez que a nova constituição privilegiava em grande parte, os portugueses, com medidas centralizadoras, gerando assim, forte insatisfação da população principalmente da aristocracia rural, ou seja, dos produtores de algodão do norte do Estado, os quais estavam imbuídos pelos ideais liberais e influenciados pela Revolução Industrial.


ID
2116195
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Em 1850, ano de extinção oficial do tráfico de escravos no Brasil, foi votada a Lei de Terras. Esta lei, em linhas gerais, determinou que
I. todo proprietário registrasse suas terras, ficando proibida a doação de propriedades ou qualquer outra forma de aquisição de bens fundiários, a não ser por meio da compra.
II. se mantivesse o alto custo do registro imobiliário, impedindo que os posseiros mais pobres obtivessem a propriedade do solo onde plantavam.
III. ficasse assegurado o direito dos imigrantes ― cujo trabalho, em muitos casos, substituiria o trabalho dos escravos ― de se tornarem proprietários das terras onde laboravam.
IV. fossem possíveis a aquisição e a posse de terras públicas, a baixo custo, pelos grandes proprietários, seus herdeiros e descendentes.
Estão corretas as complementações contidas em

Alternativas
Comentários
  • A III está totalmente errada! Muito pelo contrário, o interesse era impedir que os imigrantes tivessem a posse de terras.

  • Jamais houve interesse de que os imigrantes tivessem o domínio de terras.

  • A lei de terras (1850) estabelecia a compra como a única forma de acesso à terra e abolia, em definitivo, o regime de sesmarias.

  • Os itens 3 e 4 contradizem os dois primeiros.


ID
2116198
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A Proclamação da República Brasileira inaugurou uma nova ordem política no País. No que diz respeito à organização político-administrativa nos primeiros anos dessa jovem república, assinale a afirmação FALSA.

Alternativas
Comentários
  • O centralismo, presente no período imperial, foi substituído pelo federalismo, porém os estados não foram dotados de autonomia financeira, administrativa ou política.os estados tinham grande centralismo.


ID
2116201
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O período de exceção política comandada por Getúlio Vargas (1930-1945) foi marcado pelo forte controle das atividades culturais e intensificado com a criação do Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) em 1939. Contudo, entre os anos 1930 e 1940, genericamente, o Brasil conheceu um período em que certo aparato cultural pôde ser percebido. Considerando esse contexto, assinale a afirmação INCORRETA.

Alternativas

ID
2116204
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

No contexto da Primeira República, emergiu o movimento tenentista. No que diz respeito a esse movimento, pode-se afirmar corretamente que

Alternativas
Comentários
  • Principal causa foi a insatisfação de parte dos militares (tenentismo) com a forma que o Brasil era governado na década de 1920: falta de democracia, fraudes eleitorais, concentração de poder político nas mãos da elite agrária, exploração das camadas mais pobres pelos coronéis

    -NÃO TEM NENHUMA QUESTÃO CORRETA-

  • isso mesmo CONCURSO PM. essa questão está equivocada! não era esse o principal motivo.
  • GAB B > foi um movimento basicamente integrado por oficiais de baixa patente, que trouxe à superfície a revolta da corporação contra os baixos salários e precárias condições de trabalho.

    Em nenhum momento a alternativa fala que foi o principal objetivo. GAB B TÁ CERTISSÍMO....


ID
2116207
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Acerca das razões apontadas para o final do Estado Novo (1937-1945) no Brasil, observe as proposições abaixo.
I. A contradição percebida na prática estadonovista ― externamente lutara contra regimes autoritários e centralizadores na segunda guerra mundial, e internamente mantinha um regime antidemocrático e centralizador ― é apontada como uma forte razão para a queda do regime.
II. A criação e a organização de vários partidos políticos compostos por adversários do regime, como o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), o Partido Social Democrático (PSD) e, principalmente, a União Democrática Nacional (UDN), que formaram a mais forte oposição ao Estado Novo, levando-o ao seu final.
III. A nomeação de Benjamin Vargas, irmão de Getúlio Vargas, um civil, para o cargo de chefe de polícia do Distrito Federal, tradicionalmente ocupado por militares, desagradou profundamente aos setores militares, o que contribuiu para a queda do regime.
É correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • não tinham vários partidos. se n me engamo era um bipartidarismo de UDN E ANL
  • O erro da questão II está em dizer que o PSD e o PTB faziam oposição ao Estado Novo, sendo que na verdade era apenas a UDN.


ID
2116210
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Atente ao seguinte excerto: “A produção do algodão para exportação ou indústrias da fiação e tecelagem de Fortaleza era o principal fator que fazia crescer o cofre dos capitalistas cristãos do Ceará. Vale lembrar que a principal expressão comercial da década de 1930 ligava-se intimamente ao algodão”.
RIOS, Kênia Souza. A cidade cercada: festa e isolamento na seca de 1932, in SOUZA, Simone (org). SECA. Fortaleza: Fundação Demócrito Rocha, 2002. 

Considerando o excerto acima e os desdobramentos da atividade algodoeira no Ceará na década de 1930, analise os seguintes itens:
I. o aparecimento de várias fábricas e lojas de tecidos, que diariamente ganhavam destaque nos jornais da cidade de Fortaleza, e sua multiplicação em grande número, pelo interior do estado do Ceará;
II. o surgimento de uma mão de obra especializada, oriunda dos retirantes da seca, que passaram a vender sua força de trabalho a essa indústria;
III. o fortalecimento do controle da indústria sobre os homens vindos do sertão, fugindo da seca, em busca de emprego, pelo fato de que o grande número de famintos aumentava a oferta de mão de obra barata.
Corresponde(m) a desdobramento(s) da atividade algodoeira no Ceará na década de 1930 somente

Alternativas

ID
2116213
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Atente ao seguinte excerto: “Em 1912, o governador do Estado de Santa Catarina, Vidal Ramos, advertia: ‘Nossos caboclos do mato são fáceis de se fanatizar, e se for exato o que se ouve, é necessário a ação enérgica’. Ele considerava perigoso para o poder local o ajuntamento de sertanejos pobres em torno do Curandeiro José Maria”.
MACHADO, Paulo Pinheiro. Lideranças do Contestado: a formação e atuação de chefias caboclas (1912-1916). Campinas: Editora da Unicamp, 2004. 

Sobre o excerto acima, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Nesta época, as regiões mais pobres do Brasil eram terreno fértil para o aparecimento de lideranças religiosas de caráter messiânico. Na área do Contestado não foi diferente, pois, diante da crise e insatisfação popular, ganhou força a figura do beato José Maria. Este pregava a criação de um mundo novo, regido pelas leis de Deus, onde todos viveriam em paz, com prosperidade justiça e terras para trabalhar. José Maria conseguiu reunir milhares de seguidores, principalmente de camponeses sem terras.

    Os conflitos

    Os coronéis da região e os governos (federal e estadual) começaram a ficar preocupados com a liderança de José Maria e sua capacidade de atrair os camponeses. O governo passou a acusar o beato de ser um inimigo da República, que tinha como objetivo desestruturar o governo e a ordem da região. Com isso, policiais e soldados do exército foram enviados para o local, com o objetivo de desarticular o movimento.

     

    Os soldados e policiais começaram a perseguir o beato e seus seguidores. Armados de espingardas de caça, facões e enxadas, os camponeses resistiram e enfrentaram as forças oficiais que estavam bem armadas. Nestes conflitos armados, entre 5 mil e 8 mil rebeldes, na maioria camponeses, morreram. As baixas do lado das tropas oficiais foram bem menores.

    O fim da Guerra 

    A guerra terminou somente em 1916, quando as tropas oficiais conseguiram prender Adeodato, que era um dos chefes do último reduto de rebeldes da revolta. Ele foi condenado a trinta anos de prisão.

  • se refere à Guerra do Contestado, que, para a imprensa e autoridades militares, era uma reedição do fanatismo de Canudos.

  • se refere à Guerra do Contestado, que, para a imprensa e autoridades militares, era uma reedição do fanatismo de Canudos.


ID
2116216
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

No dia 05 de outubro de 1988, foi promulgada a nova Constituição brasileira. No que tange a algumas disposições do novo texto constitucional, é correto afirmar que
I. foi estendido o direito de voto aos analfabetos e aos adolescentes a partir dos 16 anos de idade.
II. a tortura e o racismo foram reconhecidos como crimes inafiançáveis.
III. foram determinadas medidas de proteção ao meio ambiente e aos grupos indígenas.
Estão corretas as complementações contidas em

Alternativas

ID
2116219
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

No que diz respeito às civilizações pré-colombianas que habitavam o continente americano antes da chegada de Cristóvão Colombo em 1492 e suas respectivas localizações e desenvolvimento cultural, relacione as duas colunas abaixo, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I.
 Coluna I
1. Astecas
2. Incas 
3. Maias 
4. Nazca 

Coluna II 
( ) Peru ― cerâmica policromada 
( ) México ― códices escritos em cortiça
( ) Cordilheira dos Andes ― cidade fortificada 
( ) México, Guatemala, Belize ― sistema de escrita 

A sequência correta, de cima para baixo é: 

Alternativas

ID
2116222
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Em 1206, um líder mongol, Gengis Khan, conseguiu reunir todas as tribos de sua gente e ergueu, em poucos anos, um império colossal. Os combatentes disciplinados e implacáveis venciam todas as resistências. Cedendo às forças desse líder, o primeiro império a cair foi o Império

Alternativas
Comentários
  • Alternativa D

    Gengis Khan foi um dos maiores conquistadores da historia. Estendeu seus domínios da China até o Mar de Cáspio (veja mapa), uma extensão que representa hoje quase duas vezes o tamanho da China. Os sucessores do seu reinado chagaram até o Mar Adriático ( na Europa). Ele nasceu na Mongólia, região que fica hoje ao norte da China, por volta de 1160 e foi chamado de Temugin, nome de um chefe morto pelo seu pai. Seu primeiro grande feito foi unificar as tribos Mongóis. Em 1206 ele foi proclamado Gengis Khan, ou �o senhor dos mundos�.

    O imperador destacou-se pela habilidade em traçar estratégias militares. Graças a isso conquistou a China e depois a região que mais tarde se transformaria no Uzbequistão ( uma das republicas da antiga União Soviética). Enquanto isso, seus generais tomavam a Pérsia e a atual Rússia. Em 1227, Gengis Khan morreu enquanto caçava. Conta- se que Subedei, general Mongol, atravessou o deserto de Gobi (na região central da Ásia), carregando o corpo de seu senhor por planícies e montanhas. A sepultura nunca foi encontrada.

    Fonte:

    <https://super.abril.com.br/historia/gengis-khan-dominou-da-china-ao-mar-caspio/>


ID
2116225
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Após a expulsão árabe da Península Ibérica, restaram reinos independentes: Castela, Aragão, Leão, Navarra e Galícia. Na Península, esses reinos eram conhecidos como reinos

Alternativas

ID
2116228
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O Império Otomano foi um dos mais longos e duradouros da história. Seu apogeu, que ocorreu entre os séculos XVI e XVII sob o reinado de Solimão, o Magnífico, era então um império multiétnico, multicultural e plurilinguístico, que se estendia dos confins do Império Sacro Romano, nas periferias de Viena e da Polônia, ao norte, até o Yemen e a Eritreia, ao sul; da Algéria, a oeste, até o Azerbaijão e, a leste, controlando grande parte dos Balcãs, do Oriente Próximo e do Norte da África. Constantinopla era a sua capital e mantinha um rigoroso controle no Mediterrâneo. Foi o centro das relações entre o Ocidente e o Oriente por quase cinco séculos. Durante a Primeira Guerra Mundial, aliou-se à Alemanha, ao Império Austro-húngaro e ao Reino da Bulgária, e foi duramente abatido até ser desintegrado por vontade dos vencedores. Esse império foi controlado pelos

Alternativas
Comentários
  • Ele começou a nascer no século 11, quando tribos turcas nômades se fixaram na Anatólia, região que hoje é parte da Turquia. Tais tribos ajudaram a difundir a religião muçulmana em terras que até então estavam sob o domínio de outro império, o Bizantino. “O termo otomano deriva do nome Osman, ou, em árabe, Uthman”, diz o historiador inglês Malcolm Yapp, da Universidade de Londres. Osman, ou Otman I (1258-1324), foi um chefe turco que transformou essas tribos nômades em uma dinastia imperial. Durante os séculos 15 e 16, o Império Otomano tornou-se um dos estados mais fortes do mundo, englobando boa parte do Oriente Médio, do Leste Europeu e do norte da África. Além do poderio militar, o que ajudou a garantir essa expansão foi a tolerância dos otomanos com as tradições e as religiões dos povos conquistados.

    “A Igreja Ortodoxa cristã, que predominava nas terras bizantinas, foi mantida. Os judeus perseguidos pelos cristãos na península Ibérica também encontraram refúgio nos territórios otomanos”, diz a historiadora Giulia Crippa, da Universidade de São Paulo (USP), em Ribeirão Preto (SP). O império começou a decair no século 17. As atividades econômicas dos povos conquistados eram conduzidas por iniciativa deles próprios, o que fez com que a economia geral do império fosse se desintegrando lentamente. A instabilidade política aumentava cada vez mais até que, em 1909, o sultão – como eram chamados os líderes otomanos – Abdul Hamid II foi deposto por uma rebelião. Essa mudança deu início à modernização do império, bastante influenciada pela Alemanha, ao lado de quem os turcos lutaram na Primeira Guerra Mundial (1914-1918). A derrota no confronto tumultuou ainda mais o já dilacerado império, que foi abolido pouco depois, em 1923, quando foi proclamada a República da Turquia.

    Prontos para a briga Duas vitórias e duas derrotas marcantes na história dessa potência

     

    ESMAGANDO OS BIZANTINOS

    Em 1453, o Império Otomano conquista a cidade de Constantinopla, que passa a se chamar Istambul. A vitória marca a supremacia definitiva dos turcos sobre o Império Bizantino, com quem lutavam desde o século 11

    EXPANSÃO FRUSTRADA

    Nos séculos seguintes à vitória sobre os bizantinos, os otomanos seguem enfrentando os cristãos europeus na tentativa de dominar o continente. Entre 1715 e 1718, porém, eles são derrotados pela Áustria e a expansão fracassa

    TRIUNFO SOBRE A RÚSSIA

    Entre 1853 e 1856, o Império Otomano trava com a Rússia a Guerra da Criméia. Em jogo, territórios onde hoje ficam a Romênia e a península da Criméia, na Ucrânia. Com o apoio da França e da Inglaterra, os turcos vencem

    FIASCO NA PRIMEIRA GUERRA

    Os aliados da Guerra da Criméia viram inimigos na Primeira Guerra. É que, na busca pela modernização, os otomanos se aproximam da Alemanha. Ao lado desse país, os turcos são derrotados no grande conflito mundial

  • Gabarito letra C

    Ao longo dos séculos XVIII e XIX, o Império Otomano começou a entrar em um período de estagnação. Esse período ficou marcado pela articulação militar e diplomática com alguns países ocidentais, como a França e a Alemanha, e guerras intensas e periódicas contra outros, como o Império Russo. Além disso, passou a haver revoltas internas que foram minando o império, como a revolta dos janízaros (elite militar turca) em meados dos anos 1820, que foi sufocada com o massacre promovido pelo sultão Selim III.

    O advento da  em 1914 acelerou a desagregação do Império Otomano, já que a guerra provocou um colapso generalizado tanto na Europa quanto no Oriente Médio. Os otomanos foram aliados dos alemães e austríacos durante a guerra contra os russos, ingleses e franceses. Com é sabido, os alemães e seus aliados foram derrotados. Com a derrota, o Império Otomano foi obrigado a assinar o Armistício de Mudros, que cedia aos vencedores, sobretudo aos ingleses e franceses, porções de seu território. Todavia, houve resistência de algumas regiões, que aproveitaram a ocasião para promover a sua independência. Foi o caso da Anatólia,que, liderada por Mustafá Kemal, entrou em guerra contra o sultão Mehmed VI.

    Essa guerra estendeu-se pelos anos seguintes até que, entre 1922 e 1923, realizou-se aConferência de Lausanne, na Suíça, que, entre outros assuntos, determinava a separação entre sultanato e califado, isto é, a separação entre a autoridade política e a autoridade religiosa. Essa decisão culminou na fuga do último sultão e califa, Mehmed VI, como deixa claro o historiador Alan Palmer:

    Tão logo a notícia da fuga de Mehmed VI foi confirmada em Ankara, o ministro de Assuntos Religiosos expediu um fetva de deposição. Mehmed foi acusado de abandonar o Califado em conluio com inimigos da Turquia às vésperas da abertura da Conferência de Lausanne, quando seria revisto o acordo de paz. No dia seguinte, a Suprema Assembleia Nacional elegeu o mais velho filho vivo de Abduaziz, Abdulmecid II, para suceder ao primo como Califa. O novo líder dos fiéis era um esteta afável com cinquenta e poucos anos.[1]

    O poder político na Anatólia, que se tornou a Turquia, nessa época, passou então aos militares liderados por Kemal. Abdulmecid II permaneceu como califa até 1924 – sendo o último da dinastia otomana. Chegava, assim, ao fim o poderoso e vasto Império Otomano.

    Fonte:<https://brasilescola.uol.com.br/historia/imperio-turco-otomano.htm>

  • Quem controlou o império otomano?

    Os turcos.


ID
2116231
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Atente ao seguinte excerto: “Temos de apresentar ao Imperador um plano para alcançar a vitória [...] Se formos resolutos e se estivermos preparados para sacrificar vinte milhões de japoneses num esforço kamikase, a vitória será nossa!”
(Almirante Takajiro Obnishi, agosto de 1945.)

O almirante Takajiro Obnishi, do alto comando da Marinha Imperial Japonesa, em outubro de 1944, aprovou o uso da tática de mergulho de choque contra os alvos da frota naval norte-americana; para ele, tratava-se de utilizar, com eficiência máxima, os parcos efetivos das forças japonesas. Os aviadores deveriam lançar aviões caças carregados de bombas diretamente contra os navios inimigos. Essa tática revelou uma nova modalidade de ação militar conhecida como 

Alternativas

ID
2116234
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

No que diz respeito à situação de refugiados, a Conferência das Nações Unidas, em 28 de julho de 1951, estabeleceu o Estatuto dos Refugiados e Apátridas. Atente ao que se diz sobre este estatuto.
I. Estabelece critérios de ajuda para pessoas perseguidas por motivos de raça, religião, nacionalidade, grupo social ou opiniões políticas.
II. Estabelece critérios de ajuda para pessoas que se encontram em situações de pobreza extrema, fome e vitimados por doenças graves.
III. Estabelece critérios de ajuda para pessoas que se encontram em situações de tortura, guerra e violações dos direitos humanos.
É correto o que se afirma em

Alternativas

ID
2116237
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Nas décadas de 1980 e 1990, na América Latina, vários países adotaram medidas constitucionais proibindo a discriminação racial e implementaram reformas que visavam favorecer a cidadania multicultural. No que concerne à inclusão das minorias étnicas e raciais, atualmente, é correto afirmar que a América Latina

Alternativas

ID
2116240
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A crise econômica e social do Haiti tem se intensificado muito nos últimos anos, acarretando uma saída massiva de migrantes que fogem da fome e das duras condições de sobrevivência. Sobre as motivações e as fugas do Haiti, é correto afirmar que

Alternativas

ID
2116243
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O Secretário Geral das Nações Unidas, Ban Kimoon, designou Michelle Bachelet como diretora da agência ONU mulheres, entidade criada para lutar pelos direitos das mulheres e meninas, no mundo, e aumentar a participação política das mulheres, o empoderamento econômico feminino e a luta para colocar fim à violência contra as mulheres. Sobre Michelle Bachelet, é correto afirmar que

Alternativas

ID
2116246
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Os árabes e os iranianos usam o acrônimo “Daash” ou “Daesh” que em inglês é ISIS “Islamic State in Iraq and Syria”, cuja tradução para o português é ‘Estado Islâmico no Iraque e na Síria’, para identificar um grupo que ocupou parte do leste da Síria e do oeste do Iraque. Esse grupo tem avançado violentamente contra curdos, xiitas e outros grupos étnicos, além de promover ataques terroristas e divulgar, na mídia, cenas de execuções de jornalistas ocidentais. Sobre as razões da origem do Estado Islâmico, é correto afirmar que

Alternativas