Nessa questão, aborda-se o desequilíbrio causado pela morte de abelhas no Brasil. Esses ecossistemas podem apresentar diversas alterações pela saída das abelhas do sistema de cadeia alimentar. Sem as abelhas, as plantas sofrem consequências pela falta da polinização que antes existia.
Dentro de um ecossistema, cada indivíduo realiza interações com os outros e com o meio ambiente, gerando benefícios mútuos ou não mútuos, e até malefícios. A polinização, abordada na questão, é o transporte do grão de pólen para o receptor feminino de outra flor ou da mesma flor, ocorrendo a fecundação. A polinização pode ocorrer de forma direta, pela autopolinização, ou de forma indireta ou cruzada, através de agentes polinizadores que podem ser: o vento, chamada polinização anemófila, as aves, chamada polinização ornitófila, os insetos, chamada polinização entomófila. As abelhas realizam a polinização entomófila cruzada, permitindo que um grão de pólen seja levado para outras plantas, aumentando a variabilidade genética e diversidade da espécie. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. São Paulo: Ática, 2011)
Uma consequência para essas plantas polinizadas por abelhas é a:
a) diminuição da necessidade de água. A planta não necessita que ocorra a polinização para absorver água do solo. Incorreta.
b) redução da dispersão de sementes. A polinização que as abelhas realizam é o transporte de grão de pólen (gametas masculinos), e a dispersão é o processo de espalhar as sementes para germinação. Incorreta.
c) perda da variabilidade genética. Sem as abelhas, as plantas fazem a autopolinização, uma consequência que interfere diretamente na variabilidade genética e evolução da espécie. Correta.
d) limitação da taxa de fotossíntese. A fotossíntese ocorre pela absorção de matéria inorgânica do ar e não depende de agentes externos (abelhas) para realizar o processo. Incorreta.
Gabarito do professor: Letra C.