SóProvas



Prova VUNESP - 2011 - TJM-SP - Analista em Comunicação e Processamento de Dados - Judiciário


ID
749380
Banca
VUNESP
Órgão
TJM-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

No dia 14 de maio, o candidato favorito para vencer as eleições presidenciais francesas de 2012 foi preso dentro de um avião que decolaria de Nova York para Paris, onde se reuniria com autoridades internacionais. Sua prisão ocorreu porque uma camareira o acusou de estupro. Apesar de declarar-se inocente, foi obrigado a usar tornozeleira eletrônica com GPS.

Esse político chama-se

Alternativas
Comentários
  • "Em maio do ano passado, o economista foi acusado de tentativa de estupro por Nafissatou Diallo, camareira do hotel Sofitel de Nova York. Sinclair acompanhou todas as audiências do processo até a justiça americana abandonar as acusações penais.

    Em seguida, ele foi envolvido em um processo que investiga a formação de uma rede de prostituição no norte da França, no escândalo que ficou conhecido na imprensa francesa como “caso Carlton”. Ainda em 2011, ele também foi acusado pela jornalista francesa, Tristane Banon, por agressão sexual.

    Diante dessas complicações com a justiça divulgadas em massa na mídia internacional,  Strauss-Kahn teve que renunciar a sua provável candidatura pelo Partido Socialista (PS) à presidência francesa, em maio de 2012". Fonte:RFI 

  • O gabarito é e) Dominique Strauss-Kahn, ex-diretor do FMI.
  • Assertiva correta: e)
    O Dominique Strauss-Kahn, ex-diretor do FMI foi acusado de estupro por uma camareira de um hotel em Nova York em Maio.Com esses e vários outros escandalos ele renunciou automaticamente a sua candidatura...
    Deus abençoe a todos e bons estudos.
    Shalom

ID
749383
Banca
VUNESP
Órgão
TJM-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Segundo a Folha de S.Paulo, de 11 de junho de 2011, "contrariando PT e PMDB, seus dois principais aliados no Congresso, a presidente Dilma Rousseff" trocou de pasta os ministros das Relações Institucionais e da Pesca e Aquicultura. Para o primeiro ministério foi escalado(a)

Alternativas
Comentários
  •  RESPOSTA CORRETA: (C)

    Nota à imprensa

    A Presidenta Dilma Rousseff convidou hoje (10/06/2011) a ex-senadora Ideli Salvatti para assumir a chefia da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República. O ministro Luiz Sérgio será o novo titular do Ministério da Pesca e Aquicultura. A presidenta dará posse aos ministros em suas novas funções na próxima segunda-feira, 13/06/2011.


    Fonte: http://blog.planalto.gov.br/ideli-salvatti-para-relacoes-institucionais-luiz-sergio-ministerio-da-pesca/
  • Atualmente o Deputado Federal do Rio de Janeiro não é mais o Ministro da pesca, ele foi substituído pelo Senado Marcelo Crivella - também do Rio de Janeiro
  • Assertiva correta: c)
    Segundo em nota da DOU A Presidenta Dilma Rousseff convidou hoje (10/06/2011) a ex-senadora Ideli Salvatti para assumir a chefia da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República. O ministro Luiz Sérgio será o novo titular do Ministério da Pesca e Aquicultura. A presidenta dará posse aos ministros em suas novas funções na próxima segunda-feira, 13/06/2011.
    Deus abençoe a todos e bons estudos...
    Shalom

ID
749386
Banca
VUNESP
Órgão
TJM-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Segundo o jornal O Estado de S.Paulo, de 09 de junho de 2011, "a Suíça deu ontem o primeiro passo concreto para abandonar a energia nuclear com a aprovação, pelos deputados do país, de um projeto de lei do governo nesse sentido". A mudança da política energética da Suíça tem origem no desastre com a central nuclear de Fukushima, no Japão, e acompanha a decisão já anunciada pela

Alternativas
Comentários
  • Alemanha promete parar de usar energia nuclear até 2022

    A Alemanha vai desligar todas as usinas nucleares do país até 2022 e planeja reduzir o uso de energia em 10% até 2020, após acordo da coalizão liderada pela chanceler Angela Merkel.

    A decisão pode ser até mais ambiciosa do que a saída da energia nuclear planejada pela coalizão entre sociais-democratas e verdes quando estavam no poder em 2000, pois desativa oito das 17 usinas nucleares do país imediatamente e outras seis em 2021, mas ainda pode enfrentar oposição de empresas do setor.A Alemanha vai desligar todas as usinas nucleares do país até 2022 e planeja reduzir o uso de energia em 10% até 2020, após acordo da coalizão liderada pela chanceler Angela Merkel.

    http://www1.folha.uol.com.br/mundo/922694-alemanha-promete-parar-de-usar-energia-nuclear-ate-2022.shtml

  • Assertiva correta: a)
    Em nota a Alemanha vai desligar todas as usinas nucleares do país até 2022 e planeja reduzir o uso de energia em 10% até 2020, após acordo da coalizão liderada pela chanceler Angela Merkel.
    Deus abençoe a todos e bons estudos...
    Shalom



ID
749389
Banca
VUNESP
Órgão
TJM-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A Itália ameaçou recorrer à Corte Internacional de Justiça de Haia para tentar reverter a decisão do Brasil a respeito de Cesare Battisti, responsabilizado pela morte de quatro cidadãos italianos em 1978 e 1979. O governo italiano questiona a decisão do STF que, no dia 08 de junho de 2011,

Alternativas
Comentários
  • STF concede liberdade a Cesare Battisti

    Quarta-feira, 8 de junho de 2011.

    Por 6 votos a 3, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, nesta quarta-feira (08/06/2011), que o italiano Cesare Battisti deverá ser solto. Ao proclamar o resultado do julgamento, o presidente do STF, ministro Cezar Peluso, afirmou que o italiano somente poderá ser libertado se não estiver preso por outro motivo.

    O STF posicionou-se no sentido de que o ato do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva de negar a extradição de Battisti para a Itália é um “ato de soberania nacional que não pode ser revisto pelo Supremo”. Esse foi o entendimento dos ministros Luiz Fux, Cármen Lúcia Antunes Rocha, Ricardo Lewandowski, Joaquim Barbosa, Ayres Britto e Marco Aurélio.

  • Um curisiosidade. O Brasil adotou dois pesos diferentes, como no caso dos Boxeadores cubanos que vieram participar de uma competição no Rio de JAneiro e foi preso pela Polícia Federal em Araruama, município do Rio de Janeiro, e foi entregue aos irmãos Castros.

    Em suma: crime de homicídio ( no caso do italiano) pode permanecer no Brasil; já não aceitar o Regime Regime político do país de origem pode ser  extraditado.
  • O STF decidiu pela não extradição do ex-ativista político Cesare Battisti, ficando livre para viver como cidadão comum no Brasil. Este julgamento seguiu determinação do ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva que, em seu último dia no cargo, decidiu manter Battisti no Brasil mesmo com decisão contrária do STF. Com a decisão de Lula, o governo italiano recorreu e o STF reabriu o caso.Por 6 votos a 3, os ministros se posicionaram a favor da soltura e contra a extradição de Battisti, contrariando voto do relator, o ministro Gilmar Mendes.

    A resposta correta é a letra B. 



ID
749392
Banca
VUNESP
Órgão
TJM-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

No dia 04 de junho, os jornais brasileiros anunciavam que o Brasil havia ficado nos últimos lugares em termos de crescimento no primeiro trimestre de 2011, na comparação com os BRICS, o grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e

Alternativas
Comentários
  • Em economiaBRICS é um acrônimo que se refere aos países membros fundadores (BrasilRússiaÍndia e China) e à África do Sul, que juntos formam um grupo político de cooperação. Em 14 de abril de 2011, o "S" foi oficialmente adicionado à sigla BRIC para formar o BRICS, após a admissão da África do Sul (em inglêsSouth Africa) ao grupo. Os membros fundadores e a África do Sul estão todos em um estágio similar demercado emergente, devido ao seu desenvolvimento econômico. É geralmente traduzido como "os BRICS" ou "países BRICS" ou, alternativamente, como os "Cinco Grandes".
  • Brazil Russia India China South Africa
  • Há dez anos o economista inglês Jim O’Neill cunhou o acrônimo Bric para se referir a quatro países de economias em desenvolvimento – Brasil, Rússia , Índia e China– que desempenhariam, nos próximos anos, um papel central na geopolítica e nos negócios internacionais.O acrônimo ganhou uso corrente entre economistas e se tornou um dos maiores símbolos da nova economia globalizada. Neste quadro, os países emergentes ganharam maior projeção política e econômica, desafiando a hegemonia do grupo de nações industrializadas, o G7 (formado por Estados Unidos, Canadá, França, Alemanha, Grã-Bretanha, Itália, e Japão)

    Desde 2009, os líderes dos países membros do Bric realizam conferências anuais. Em abril do ano passado, a   África do Sul   foi admitida no grupo, adicionando-se um “s” ao acrônimo, que passou a ser Brics.

    No grupo estão 42% da população e 30% do território mundiais. Nos últimos dez anos, os países do Bric apresentaram crescimento além da média mundial. Estima-se que, em 2015, o PIB (Produto Interno Bruto) do Brics corresponda a 22% do PIB mundial; e que, em 2027, ultrapasse as economias do G7.

    A China é o “gigante” do grupo. A abertura da economia chinesa, mediante um conjunto de reformas, tornou o país a segunda maior economia do planeta, atrás somente dos Estados Unidos e ultrapassando Japão e países da Europa.

  • A Africa do Sul integra o bloco BRIC em 2011, quando este passa a ser designado como BRICS.

    A resposta correta é a letra B. 

ID
749395
Banca
VUNESP
Órgão
TJM-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Neste grupo de pessoas, usar só chapéu ou só relógio, nem pensar. Tampouco usar óculos, chapéu e relógio ao mesmo tempo. Quinze pessoas usam óculos e chapéu ao mesmo tempo. Usam chapéu e relógio, simultaneamente, o mesmo número de pessoas que usam apenas os óculos. Uma pessoa usa óculos e relógio ao mesmo tempo. Esse grupo é formado por 40 pessoas e essas informações são suficientes para afirmar que nesse grupo o número de pessoas que usam óculos é

Alternativas
Comentários
  • Resposta Correta: Letra C

    Problema de 3 conjuntos!
    (CUOUR) = 40 (sendo que todas as pessoas usam pelo menos 1 acessório);
    (O) = Pessoas que vestem Óculos = ?;
    (C) = Pessoas que vestem Chapeu = 0...(usar só chapéu ou só relógio, nem pensar);
    (R) = Pessoas que vestem Relógio = 0...(usar só chapéu ou só relógio, nem pensar);
    (C∩O) = Pessoas que vestem chapéu e óculos = 15;
    (C∩R) = Pessoas que vestem chapéu e relógio = (O)... (Usam chapéu e relógio, simultaneamente, o mesmo número de pessoas que usam apenas os óculos);
    (R∩O) = Pessoas que vestem relógio e óculos = 1;
    (C∩O∩CR) = pessoas que vestem os 3 acessórios ao mesmo tempo = 0 (Tampouco usar óculos, chapéu e relógio ao mesmo tempo).
    (CUOUR)=(O)+(C)+(R)-(C∩O)-(C∩R)- (O∩R)+(C∩O∩CR)

    40 = 2(O) - 16
    (O) = 28 pessoas!

    Abraços!
  • Eu pensei a mesma coisa, mas de uma forma diferente:
    Primeiro: quais são as combinações possíveis pelo enunciado?
    relógio + chapéu = RC = O = X
    óculos + chapéu = OC = 15
    óculos + relógio = OR = 1
    só óculos = O = RC = X

    Total = 40 pessoas
    RC + OC + OR + O = 40
    X + 15 + 1 + X = 40
    X = 12

    Mas o que se pede é o número de pessoas que usam óculo.
    OC + OR + O = 15 + 1 + 12 = 28
  • Bela resolução Natalie!

    Você chegou no cálculo de quem somente utiliza os óculos (O = X = 12); e fechou no conjunto de quem usa óculos (O + OR + OC)

    Valeu!
  • Faz muitos anos que não revejo matemática, então não lembro desses conjuntos e etc. Assim, resolvi dessa maneira:

    Só chapéu = 0
    Só relógio = 0
    Óculos, Chapéu e Relógio = 0
    Óculos e chapéu = 15
    Chapéu e Relógio = ?
    Só óculos = ?
    óculos e relógio = 1
     TOTAL = 40

    Sabemos os acessórios de 16 e ao todo são 40, logo, 40 - 16 = 24
    sabemos que o nº de pesssoas que usa chapéu e relógio é igual ao nº de pessoas que usa só  óculos. Portanto, desses que restaram (24) metade usa chapeu e relógio e a outra metade usa só óculos.

    Assim:
    Óculos e chapéu = 15
    Chapéu e Relógio = 12
    óculos = 12
    óculos e relógio = 1

    Queremos saber quantos usam óculos: 15 + 12 +1 = 28

    Gabarito:E
  • Belo Raciocínio Lógico Pitty. Não desmerecendo os anteriores, mais o seu foi o mais simplificado e de compreensão rápida. Parabéns!!
  • Muito boa, mas o colega lá de cima informou que era a letra C,na verdade é a letra E do gabarito...
    Abraços
  • O GABARITO É A LETRA E, galera.

    Cuidado para não levar os outros colegas ao erro!!!!

    Resolvi a questão da mesma maneira que a  Pitty. Boa explicação. Abraços
  • Total=40

    Só chapéu= 0
    Só relógio= 0
    Óculos, Chapéu, Relógio=0

    Óculos e chapéu=15
    Chapéu e Relógio=Só óculos
    óculos e relógio=1

    40-16=24 ->24 estão entre Chapéu e Relógio=Só óculos. Como Para ser iguais, 24/2=12

    Assim:
    Total=40

    Só chapéu= 0
    Só relógio= 0
    Óculos, Chapéu, Relógio=0

    Óculos e chapéu=15
    Chapéu e Relógio=12
    Só óculos=12
    óculos e relógio=1

    15+12+1=28

  • 15 pessoas usam chapéu e óculos ao mesmo tempo
    1 pessoa utiliza relógio e óculos ao mesmo tempo
    Com esses dados subtraímos do total de pessoas 40 - (15+1) = 24
    Das 24, 12 utiliza somente óculos e 12 utilizam relógio e chapéu
    Somando o total do grupo das pessoas que utilizam óculos chegamos ao resultado = 28

ID
749404
Banca
VUNESP
Órgão
TJM-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Se afino as cordas, então o instrumento soa bem. Se o instrumento soa bem, então toco muito bem. Ou não toco muito bem ou sonho acordado. Afirmo ser verdadeira a frase: não sonho acordado. Dessa forma, conclui-se que

Alternativas
Comentários
  • A resposta é C.

    Essas questões são meio chatinhas de explicar, mas começando pelo final, a questão diz 'nao sonho acordado'.

    Antes disso ele fala 'Ou não toco muito bem ou sonho acordado'. Ora, se ele não sonha acordado, o correto é 'não toco muito bem'.

    Antes ainda,afirma-se: 'Se o instrumento soa bem, então toco muito bem'. Mas já sabemos que ele não toca muito bem, entao o instrumento não soa bem,

    e a primeira parte nos diz "Se afino as cordas, então o instrumento soa bem."

    Logo,o instrumento não está afinado....
  • Olha o nível rapá!!

    Bela resolução Heloisa!
    Vou deixar uma dica, ok?
    De nome aos bois!! = D
    A = AFINO as cordas;
    I = INSTRUMENTO soa bem;
    T = TOCO bem;
    S = SONHO acordado.

    Montando as proposições:
    1°) A -> I
    2°) I -> T
    3°) ~T S  (OU exclusivo)

    Como S = FALSO; ~T = VERDADEIRO, pois um dos termos deve ser verdadeiro (equivale ao nosso "ou isso ou aquilo, escolha UM!!"
    ~T = V
    T = F
    2°) I - > T
                 (F)
    Em muitos casos, é um macete que funciona nos exercícios "lotados de condicionais", sendo assim o F passa para trás!! Assim:
     I = F
    Novamente: A -> I
                                 (F)
    O FALSO passa para trás!!
    Com isso, A = FALSO!
    ~A = Verdadeiro = As cordas não foram afinadas!
    O melhor é entender a lógica, mas este macete ajudou-me quando comecei minha vida como concurseiro...rsrs

    Abraços!!
  • Aprendi assim:
    Vc parte da premissa afirmativa ou de conclusão; ultima frase: Não sonho acordado será VERDADE
    Admita todas as frases como VERDADE
    Ficando assim de baixo para cima
    OU NÃO TOCO MUITO BEM (V) OU SONHO ACORDADO (F) = V
    SE O INSTRUMENTO SOA BEM (F) ENTÃO TOCO MUITO BEM (F) = V
    SE AFINO AS CORDAS (F), ENTÃO O INSTRUMENTO SOA BEM (F) = V
    A DICA É TRABALHAR COM AS EXCECÕES: NA CONDICIONAL SÓ DÁ FALSO quando a primeira V e a segunda F
    Na DISJUNÇÃO EXCLUSIVA (ou... ou) as divergentes se atraem o que dá VERDADE.
    Extraindo as conclusões temos que:
    não toco muito bem , não sonho acordado como verdade
    se afino as corda deu falso,  então não afino as cordas
    se o instrumento soa bem deu falso, entao o instrumento não soa bem, joga nas alternativas:
    A) sonho dormindo (vc não tem garantia de que sonha dormindo, só temos como verdade que não sonho acordado, pode ser que vc nem sonhe.
    B)o instrumento afinado não soa bem deu que: NÃO AFINO AS CORDAS
    c)VERDADEIRA: as corda não foram afinadas
    d) mesmo afinao (FALSO deu que não afino as cordas) o instrumento não soa bem.
    E) toco bem acordado e dormindo, ABSURDO. Deu NÃO TOCO MUITO BEM E NÃO SONHO ACORDADO

  • Ou não toco muito bem ou sonho acordado. Afirmo ser verdadeira a frase: não sonho acordado.Logo, não toco muito bem.

    Se o instrumento soa bem, então toco muito bem. Ele não toca bem.Logo, o instrumento não soa bem.

    Se afino as cordas, então o instrumento soa bem. o instrumento não soa bem.Então

    c) as cordas não foram afinadas.
  • Adoro essas questões de raciocinio lógico *___* 
  • A - afino as cordas
    B - instrumento soa bem
    C - toco muito bem
    D - sonho acordado
     
    Se afino as cordas, então o instrumento soa bem  A » B
    Se o instrumento soa bem, então toco muito bem   B » C
    Ou não toco muito bem ou sonho acordado        ~C v D
    não sonho acordado                              ~D
     
    ~D = V
     
    ~C v D
    V    F = V
     
    B » C
    F   F = V
     
    A » B
    F   F = V
     
    A - afino as cordas     = F
    B - instrumento soa bem = F
    C - toco muito bem      = F
    D - sonho acordado      = F
     
    a)sonho dormindo.                           Sem valor lógico.
    b)o instrumento afinado não soa bem.        Sem valor lógico.
    c)as cordas não foram afinadas.             CERTO. A = F
    d)mesmo afinado o instrumento não soa bem.  Sem valor lógico.
    e)toco bem acordado e dormindo.             Sem valor lógico.

  •  
    PF → QF
    QF → RF
    RF v TF
    ¬TV
  • Se afino as cordas, então o instrumento soa bem. V

          F                                                F

    Se o instrumento soa bem, então toco muito bem V

          F                                               F     

    Ou não toco muito bem ou sonho acordado         V

            V                                        F


    Lembrando que já temos uma certeza: afirmo ser verdadeira a frase: não sonho acordado. As duas primeiras proposições são uma condicional e a segunda uma disjunção exclusiva. Sendo que a condicional só será falsa se V(p) F(q) = F e a disjunção exclusiva será V se p e q forem V F ou F V.

    Portanto, a única certeza que a questão nos dá é a alternativa A




  • Indo de traz para frente fico assim:

    Se não toco muito bem então não sonho acordado.

    Se não toco muito bem então o instrumento nao soa bem.

    Se o instrumento não soa bem então não afino as cordas.


  • Fernando Pereira, espero ajudar

     

    a)INCORRETA - Sonho dormindo . = NEM TEM ESSA  ORAÇÃO  NO CONTEXTO

    b)INCORRETA.  O instrumento afinado não soa bem =    por percepção concluimos que é uma conjunção, apesar de não aparecer  o conectivo "E", então ficará     : O instumento afinado e não soa bem:       F ^  V = F

    c) CORRETA.  Verdadeiro

    d) INCORRETA Mesma coisa da alternativa (B)   Mesmo afinado e não soa bem :  F ^ V = F

     e) INCORRETA  Nem tem essa oração no contexto 

     

  • a didática dese cara é  pessima

     

  •         F                                        F

    Se afino as cordas, então o instrumento soa bem.

     

              F                                    F

    Se o instrumento soa bem, então toco muito bem.

     

               F                                      V

    Ou não toco muito bem ou sonho acordado.

                 

                  V

    não sonho acordado.

     

    Gabarito: C

  • AC (F) -> ISB (F) = V

    ISB (F) -> TB (F) = V

    ~TB (V) v SA (F) = V

    ~ SA (V) = V

     

    Alternativa C

  • Qual o problema da alternativa B? Se o instrumento afinado soa bem é falso, não é correto dizer que o instrumento afinado não soa bem é verdade?
  • Pensei que "sonhar dormindo" fosse negação do "sonhar acordado" "/

  • Monica, o que é falso é "o instrumento soa bem", logo é verdade que "o instrumento NÃO soa bem" e não que "o instrumento afinado não soa bem".

  • Esse professor não tá com vontade nenhuma de explicar!! Cai fora.

     

     

     

  • QUESTÃO BOA ... TEM QUE ESTAR UM POUQUINHO AVANÇADO ... MAS É BOA 

  • Pessoal, as dicas que valem um cargo público:

    1- Esse assunto não passa de "decoreba", não procurem achar o sentido ou ficarem "filosofando". Ou sabe ou não sabe, quem não sabe é só assistir as video-aulas aqui do QConcursos -COM FOCO- que eu garanto que irá aprender.

    2- Entenda a tabela-verdade e decore os pontos-chaves.

    3- As aulas do professor de RLM aqui do QConcursos é o suficiente para todas essas questões (falo por experiência). Então se alguém não tem a capacidade e a paciência para aprender esse assunto, e em um ato de covardia acaba culpando professor, fica a dica: Tome vergonha nessa sua cara e faça sua parte!

    Falo isso porque vejo muito pessoas criticando o professor daqui, mas não tem a coragem de sentar na cadeira e aprender com esforço.

  • Sonhar dormindo não negação e nem conclusão, pois em nenhum momento a questão falou de SONHAR DORMINDO somente de NÃO SONHO ACORDADO. Foi assim que eliminei.

  • Pessoal, vou tentar explicar meu raciocínio.

    Primeiro: tomar como base a proposição que já possui valor lógico identificado como verdadeiro (Não sonho acordado).

    Segundo: a partir do valor lógico dessa proposição, é só identificar os valores das outras proposições, considerando que todas precisam ser consideradas como verdadeiras. Logo:

    Se afino as cordas, então o instrumento soa bem. (Para ser verdadeira, não pode ser V --> F)

    ..........F......................................... F

    Se o instrumento soa bem, então toco muito bem. (Para ser verdadeira, não pode ser V-->F)

    ..........F.......................................... F

    Ou não toco muito bem ou sonho acordado. (Para ser verdadeira, basta uma ser verdadeira)

    .........V....................................... F

    Não sonho acordado (V).

    Terceiro: após identificar os valores lógicos, é só concluir e "separar" as proposições. O gabarito será uma proposição verdadeira.

    1) "Afinar as cordas" é falso, logo "Não afinar as cordas" é verdadeiro. ALTERNATIVA CORRETA DA QUESTÃO.

    2) "Instrumento soa bem!" é falso, logo "Instrumento não soa bem" é verdadeiro.

    3) "Sonhar acordado" é falso, logo "Não tocar muito bem" é verdadeiro. Isso porque, para a frase ser verdadeira com o conectivo OU, é necessário que pelo menos uma proposição seja verdadeira.

    4) Lembre-se que a questão já informou que "Não sonho acordado" é uma premissa verdadeira. Sendo assim, a partir dela foi possível descobrir os valores lógicos das outras frases.

    Logo, a única alternativa que traz uma conclusão verdadeira correta é a letra C.

  • Questão interessante...deram umas brincadas com as sentenças

  • RLM é com o Jhoni Zini, essas questões acabam ficando fáceis com a didática dele.


ID
749407
Banca
VUNESP
Órgão
TJM-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Dizer - "Se você não olha nos meus olhos, então eu não me sinto um ser humano." - é o mesmo que dizer:

Alternativas
Comentários
  • Contra Positiva

    Se P então Q = (se) nega Q, (então) nega P
  • Duas equivalências lógicas para "se A, então B":

    1. Se não A ou B
    2. Se não B então não A.

    Observe que a questão utilizou a segunda. Ou seja, utiliza-se o "Se então", inverte-se a ordem dos argumentos e negam-se os dois (Se não B, então não A).
  • Somente para reforçar; EQUIVALENCIA DE CONDICIONAL:
    1 = Inverte e nega
    ou
    2 = nega a primeira OU (conectivo) mantém a segunda.

  • Equivalências de Se..então.. ( se não B então não A) e também está outra ( não A ou B)
    Logo, se vou negar e inverter a sentença: Se você não olha nos meus olhos, então eu não me sinto ser humano.
    É o mesmo que dizer, ou, é equivalente a: Se eu me sinto um ser humano, então você olha nos meus olhos.
    Letra B.

  • (p → q) ⇒ ¬p ∨ q

    "Se você não olha nos meus olhos, então eu não me sinto um ser humano."
    p: Se você não olha nos meus olhos,
    q :então eu não me sinto um ser humano."

    você olha nos meus olhos OU não me sinto um ser humano. Daqui já dá para saber que, se devo escolher um ou outro, o outro será negado. Se  você olha nos meus olhos, então me sinto um ser humano.
  • Nomeclatura
    O = Olhar nos meus olhos
    H = Me sentir ser humano

    Montando o enunciado
    ~O -> ~H

    Sabemos por definicão que (P -> Q) é equivalente a (~Q -> ~P), ou seja
    (~O -> ~H) é equivalente a (~(~H) -> ~(~O)),
    (~(~H) -> ~(~O)) é equivalente a (H -> O),
    (H -> O) é equivalente a "se me sinto um ser humano, então você olha nos meus olhos".

    bons estudos!
  • A EQUIVALENCIA DE ENTÃO OCORRE 2 SITUAÇÕES:
    1-  ~q então ~p
    2- ~p v q

    Como a frase negou o p e o q então nesse caso ficou a primeira situação
    se me sinto um ser humano, então vc olha nos meus olhos.

    Pq a frase está negando o p e o q  então ficou q entao p
  • Resolve-se utilizando a TABELA VERDADE:

    p     q     ~q     ~p
    V     V       F      F
    V     F       F      V
    F     V       V      F
    F     F       V      V 

    Se você não olha nos meus olhos, então eu não me sinto um ser humano. :
    ~p --> ~q
           V
           V
           F
           V

    se me sinto um ser humano, então você olha nos meus olhos:
       q --> p

           V
           V
           F
           V

    Logo as duas sentenças tem valores lógicos iguais. R: "(b)"

    At.

  • Que banca fraca, desvaloriza nosso conhecimento.
  • É digo... Realmente é fraca.
    Mas quando a banca resolve valorizar nosso conhecimento, aliás, o conhecimento da matéria, aí o bicho pegal...

  • Sabemos pela equivalência da condicional que Se p então q = Não p ou q = Se não q então não p, assim:

    p = você não olha nos meus olhos

    q = eu não me sinto um ser humano


    Se você não olha nos meus olhos, então eu não me sinto um ser humano, equivale a:


    Você olha nos meus olhos ou eu não me sinto um ser humano.


    Ou


    Se você não olha nos meus olhos, então eu não me sinto um ser humano, equivale a:


    Se eu me sinto um ser humano, então você olha em meus olhos.


    Letra B.



  • se (~q -> ~p), temos (p -> q) como equivalente.

  • Letra: B 
    ~q -> ~p equivale a: p -> q

  • Equivalencia:

     

    SE= ~q ---> ~p

    OU= ~p e q

  • Quase escorreguei na alternativa "A". Esse é um dos problemas de estar confiante de mais. Você praticamente não lê com atenção.

    GABARITO B

  • Gab B

    Equivalência do Seéntão

    1- Contrapositiva- Inverte e nega as duas

    2- Neymar- Nega a primeira OU mantém segunda.

  • "É o mesmo dizer que..." = equivalência.

    A resposta é a contrapositiva.

    GABARITO -> [C]

  • EQUIVALÊNCIA DO SE... ENTÃO...

    Duas formas:

    Primeira forma

    Regra do Neymar

    Nega a primeira e mantem a segunda

    Troca o conectivo SE ENTÃO... pelo OU.

    Segunda forma:

    Regra do beber e dirigir /regra da contrapositiva.

    Inverte as duas

    Mantem o Se então...

    Negar as duas

    OBS:

    Quando envolver o conectivo OU você pode trocar.

    Quando envolver o conectivo SE ENTÃO ele é estático (não pode trocar a ordem).

  • Equivalência da Condicional (Se..., então...):

    1. Nega Nega (VOLTA NEGANDO)
    2. NEyMA (NEGA A 1º OU MANTÉM A 2º)

ID
749413
Banca
VUNESP
Órgão
TJM-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Se uma pessoa corre e escorrega, então ela não ganha velocidade. A afirmação que corresponde à negação dessa afirmação é:

Alternativas
Comentários
  • Negação

    Se P então Q = (se) P e nega Q
  • Resposta Correta: Letra A
    Nomenclatura:
    C = Pessoa Corre;
    E = Pessoa Escorrega;
    V = Pessoa ganha Velocidade.
    Resolvi pela boa e velha Tabela da Verdade!
    C E V ~V (C^E) (C^E) -> V (C^E^V)
    V V V F V F V
    V V F V V V F
    V F V F F V F
    V F F V F V F
    F V V F F V F
    F V F V F V F
    F F V F F V F
    F F F V F V F

    Não creio ser a melhor resolução...mas, pareceu-me rápido a dedução quando vi que apenas o primeiro elemento de "(C^E) -> V" era F e o resto V... como a negação é o inverso, foi fácil de ver qual alternativa batia com a proposição apresentada!

    Abraços!
  • Na NEGACAO DE UMA CONDICIONAL A---> B, o macete é ter em mente que CONDICIONAL VIRA CONJUNÇÃO (MANTEM A PRIMEIRA NEGA A SEGUNDA COM CONECTIVO (E) )
    Então A ---> B = A ^ ~ B
  • A negação de Se..então.. é: A e não B (A ^ ~B).
    Tendo a afirmação: Se uma pessoa corre e escorrega, então ela não ganha velocidade.
    Vamos continuar com a afirmação A, sem mexer, e negaremos a afirmação B:
    Uma pessoa corre e escorrega e ela ganha velocidade.
    Lembrem-se que as equivalências de se...então... são: (não A ou B) e tbm (se não B então não A).
    Já a negação é: (A e não B).
    Resposta:  Letra A.


  • Condicional negada-> conjunção (1ªp manttida,2ª negada)

    p->q

    (p/\~q)

    p=uma pessoa corre e escorrega
    q=ela não ganha velocidade.<->~q<->ela ganha velocidade.
  • Essa é  muito fácil, pois para negar sempre se usa uma conjunção, a não ser para negar a conjunção que se usa uma negação.
    A única opção que tem uma conjunção é a letra A.
  • p: a pessoa corre
    q: a pessoa escorrega
    g: ganha velocidade


    ~ (p^q ->~g)

    Substituindo o P^Q por "J" para facilitar a negação da condicional como um todo

    J ^ ~~g

    Substituindo novamente o "J" por P ^ Q tem-se:

    p ^ q ^ g






  • Negação do "se..então".

    Regra: Mantém a 1ª  e (^) nega a 2ª.

    Se uma pessoa corre e escorrega, então ela não ganha velocidade = A---->B 
                                        A                                                       B
     Negação: A^~B uma pessoa corre e escorrega, e ela ganha velocidade.            

                                                                            A                             ^            ~B

    ;)
  • Sabemos que a negação da condicional é:

    i)  Se p então q ↔ p e não q (mantém a 1° e nega-se a 2°)

    Se uma pessoa corre e escorrega, então ela não ganha velocidade ↔ Uma pessoa corre e escorrega e ela não ganha.

    Ou

    i)  Se p então q ↔ Se não q então não p, assim:

    Se uma pessoa corre e escorrega, então ela não ganha velocidade ↔ Se ela ganha velocidade, então uma pessoa não corre e não escorrega.

    Letra A.




  • Letra: A

    ~ [(p ^ q) -> ~r]

    p ^ q ^ r

  • Se uma pessoa corre e escorrega, então ela não ganha velocidade.

    Temos aqui, uma proposição composta do tipo: Se P, então Q

    A questão da prova pede a negação da afirmação acima, ou seja: a negação de: P -> Q

    A negação de P -> é: P e não Q

    P: Uma pessoa corre e escorrega

    Q: Ela não ganha velocidade

    Assim, retornando ao enunciado, temos:

    (Uma pessoa corre e escorrega)  e (ela ganha velocidade).

    Resposta: Alternativa A.

  • Gab A

    Negação do Se, então( Mané)

    - Mantém tudo antes do então

    - Troca o então por E

    - nega tudo após o então

  • Uma pessoa corre e escorrega E ganha velocidade

    GABARITO -> [A]

  • Gabarito A


ID
749416
Banca
VUNESP
Órgão
TJM-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Dadas as sequências A e B.

Sequência A: 7; 13; 25; 49; . .

Sequência B: 5; 9; 17; 33; . .

A diferença entre o 2.° termo da sequência A e o 1.° termo da sequência B é 8. A diferença entre o 3.° termo da sequência A e o 2.° termo da sequência B é 16. A diferença entre o 10.° termo da sequência A e o 9.° termo da sequência B é um número entre

Alternativas
Comentários
  • Resposta Correta: Letra C

    Observem que:
    (2°A) - (1°B) = 8;
    (3°A) - (2°B) = 16;
    Ao analisar que (4°A) - (3°B) = 32
    Vejam que a diferença sempre vai se ampliando em 2 vezes!!
    Podemos deduzir que (10°A) - (9°B) = 8 * 2^8 = 2048
    2^8 , pois (a diferença entre o 10° elemento de A e o 2° elemento são 8 termos!)
    Conferindo:
    (1°A) - (0°B) = 4; (em que 0°A = 4 e 0°B = 3)
    (2°A) - (1°B) = 8;
    (3°A) - (2°B) = 16;
    (4°A) - (3°B) = 32;
    (5°A) - (4°B) = 64;
    (6°A) - (5°B) = 128;
    (7°A) - (6°B) = 256;
    (8°A) - (7°B) = 512;
    (9°A) - (8°B) = 1024;
    (10°A) - (9°B) = 2048;
  • A>  7; (+7-1)... 13; (13-1)... 25; (+24)... 49; (+48)... 97; (+96)... 193; (+192)... 385; (+384)... 769; (+768)... 1537; (+1536)... 3073

    B>  5; (+4)... 9; (+8)... 17; (+16)... 33; (+32)... 65; (+64)... 129; (+128)... 257; (+256)... 513; (+512)... 1025


    3073 - 1025  =  2048

  • 16 x 2 elevado à sétima = 16 x 128 = 2048.

    Do terceiro do A até ao décimo do A e do segundo do B até ao nono do B são sete dobras de valor; o valor vai dobrar mais sete vezes. Por isso 2 elevado à sétima.

    Não precisa fazer a sequência inteira, não dá tempo na prova.

  • fiz na mão mesmo, teve um padrão que ajudou na resolução: o número anterior era sempre (um) a menos que o seguinte, claro que não faria de cabeça o resto, já estava na m*rda mesmo, mas ajudou a não vacilar na conta.


ID
749419
Banca
VUNESP
Órgão
TJM-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Alguns jogadores de futebol gostam de cantar pagode e alguns apenas toleram ouvir esse tipo de música. A partir dessa afirmação, pode-se concluir que:

I. nenhum jogador de futebol gosta de música clássica;

II. entre os cantores de pagode, há jogadores de futebol;

III. as pessoas que toleram ouvir pagode são jogadores de futebol;

IV. os jogadores de futebol que cantam música evangélica apenas toleram ouvir pagode.

Com relação a esses itens, pode-se afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Resposta Correta: Letra E

    I & IV) FALSA. Como se pode concluir, veridicamente, que jogador nenhum gosta de música clássica e que cantam música evangélica apenas toleram ouvir pagode??
    Como não se pode concluir (nem inferir...cuidado que existe diferença entre concluir e inferir num exercício deste tipo!) tais afirmações se nem foram propostas??
    II) VERDADE! {Alguns jogadores de futebol gostam de cantar pagode}
    Existe uma intersecção entre estes 2 conjuntos!
    III) FALSA. Nem TODOS que toleram pagode são jogadores de futebol.

    Abraços!
  • Questão tranquila por ser de múltipla escolha e de fácil eliminação das erradas, mas os domínios "os cantores de pagode" (profissão) e "gostam de cantar pagode" (diversão) não são necessariamente iguais, existindo até mesmo a possibilidade de serem disjuntos. A assertiva II isoladamente causaria dúvida.
  • Alguns jogadores de futebol gostam de cantar pagode (há outros que não) e alguns (novamente, implica existir outros q não) apenas toleram ouvir esse tipo de música. A partir dessa afirmação, pode-se concluir que:

    I. nenhum jogador de futebol gosta de música clássica;(afirmação não fala de música clássica; os que cantam pagode podem ou não gostar de música clássica).

    II. entre os cantores de pagode, há jogadores de futebol;correto:Alguns jogadores de futebol gostam de cantar pagode

    III. as pessoas que toleram ouvir pagode são jogadores de futebol;errado- algumas pessoas que toleram ouvir pagode são jogadores de futebol

    IV. os jogadores de futebol que cantam música evangélica apenas toleram ouvir pagode.
    errado:a afirmação não fala de música evangélica.
  • A banca dá de graça a questão quando insere "música evangélica" na alternativa IV. As premissas falaram de pagode, nada de música baiana, clássica ou evangélica!

    E adivinha a alternativa onde IV é falso?

    Letra E.
    E tão somente ela!
  • IV. os jogadores de futebol que cantam música evangélica apenas toleram ouvir pagode.
    hahahahaha

  • O argumento do Celivaldo está equivodado, pois há alternativa que não restringe com o "apenas". 

    Todas as assertivas são falsas - caberia recurso. Eu acertei, por isso não entraria com um.

    Vejam que pode ser considerada a alternativa C. Eu mesmo fiquei entre C e E e percebi o que a banca queria extrapolação, por isso fui em E.

    --> Para considerar verdadeira a assertiva II, tem que extrapolar, pois "ser cantor de pagode" é diferente de "gostar de cantar pagode". Não é possível um jogador de futebol gostar de cantar pagode e não ser cantor de pagode? Se um pode não ser, nada impede no comando da questão que todos não sejam - apenas que gostem. 

    --> Na lógica da questão, a frase: "Eu gosto de jogar futebol e não sou jogador de futebol" seria uma contradição! E não é; correto? Resposta correta da questão: letra C - a E restringe com o "apenas", tornando-a incorreta.

  • ser cantor de pagode e cantar pagode são coisas distintas.

    cantor de pagode é o profissional do pagode, que ganha a vida fazendo isso.

    cantar pagode é o ato de cantar, em qualquer lugar, sem profissionalismo ou com.

     

    o exercício nao fala de cantores de pagode, fala de jogadores que cantam pagode...

    acertei o exercício, mas achei estranha essa parte

  • Fiz um diagrama lógico resolvi com 15 seg 

  • Em nenhum momento a questão falou sobre música evangélica e música clássica ( I e II -> incorretas!!)
    III. as pessoas que toleram ouvir pagode são jogadores de futebol;  (Todas as pessoas que toleram ouvir pagode são jogadores de futebol -> INCORRETA, pois existem pessoas que toleram ouvir pagode e não são jogadores de futebol)

    GABARITO -> [E]

  • NEM PRECISA MONTAR DIAGRAMAS , DA PRA IR PELA LOGICA E GANHA TEMPO

  • matheus andrade e Alexandre Henrique ... preciso discordar de vcs...
    Na minha opinião esta questão deveria ter sido anulada.

    I. nenhum jogador de futebol gosta de música clássica;  Nada posso afirmar, o enunciado diz que "Alguns jogadores de futebol gostam de cantar pagode e alguns apenas toleram ouvir esse tipo de música", logo, podem existir jogadores que o exercício não citou;
    II. entre os cantores de pagode, há jogadores de futebol; Verdadeira, com a mesma ressalva do Nelson Mancini (alguns comentários a baixo): "ser cantor de pagode e cantar pagode são coisas distintas.";
    III. as pessoas que toleram ouvir pagode são jogadores de futebol; Nada posso afirmar. De acordo com o enunciado alguns jogadores toleram, mas não me diz que todos os que não toleram são jogadores.
    IV. os jogadores de futebol que cantam música evangélica apenas toleram ouvir pagode. Nada posso afirmar. Em momento algum o enunciado deu qualquer característica de jogadores que cantam música evangélica.

    Na melhor das hipóteses eu teria considerado a lll como falsa, e ainda assim eu poderia "afirmar apenas que a lll é falsa", mas não poderia, jamais,  "afirmar QUE apenas a lll é falsa", que são afirmações completamente diferentes.

    A Vunesp não gosta de assumir erro e anular questões, mas graças a Deus que eles evoluiram muito de 2011 para cá e não têm cometido mais este tipo de erro.

  • Acertei a questão e tal...

    Porém, ser cantor de pagode e gostar de cantar pagode pode não ser a mesma coisa.

    Cantor de pagode pode ser um artista, profissional que vive da música, ou simplesmente o agente que pratica a ação de cantar.

    Por deixar dúvida em relação a isso, poderia ser facilmente anulada, pois não se pode afirmar que existem cantores(artistas) que são jogadores de futebol.

    cantor

    adjetivo substantivo masculino

    1.que ou aquele que canta; cantador.

    2.diz-se de ou indivíduo que tem o ofício de cantar

    A solução pra evitar a anulação da questão seria escrever: "Entre os que gostam de cantar pagode, há jogadores de futebol."

  • Aí foi até mais de boa, pois colocaram informações que não poderíamos concluir

  • Essa questão não tem nenhuma alternativa correta, pois a II TAMBÉM A É FALSA


ID
749425
Banca
VUNESP
Órgão
TJM-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Lucas é sobrinho de Mário e não tem primo algum. Os filhos de Lucas são netos de José, que é casado com Maria. A partir dessas relações entre as pessoas, analise os seguintes itens:

I. Mário é mais velho que Lucas;

II. Mário pode ser casado, mas não tem filhos;

III. José é pai de Lucas ou pai da mãe dos filhos de Lucas;

IV. Mário é irmão de José.

Está correto afirmar que somente

Alternativas
Comentários
  • alguem sabe com chego na resposta ? 
  • Explico o por quê da alternativa E:

    I. Mário é mais velho que Lucas;
    Pode ser que sim, pode ser que não... Há muitos sobrinhos mais velhos do que os tios! Na dúvida, negue!


    II. Mário pode ser casado, mas não tem filhos;
    Sim. O comando da questão deixa claro que Lucas não tem nenhum primo. Assim sendo, podemos afirmar que Mário não tem filhos, 
    ainda que casado, pois é tio de Lucas.

    III. José é pai de Lucas ou pai da mãe dos filhos de Lucas;
    Sim! Essa é indiscutivelmente correta. O comando diz que os filhos de Lucas são netos de João, ou seja, Lucas pode ser filho ou genro de João.


    IV. Mário é irmão de José.
    Em nenhum momento as informações levam a crer que há tal elo de parentesco entre os dois.

    Isto posto, podemos dizer que 2 assertivas são verdadeiras.

    Abraço!
  • Questão muito mal formulada...

    b) a assertiva II é verdadeira. Realmente é...
    e) duas assetivas são verdadeiras. Também está correta.
  • Na verdade a resposta correta é a letra a.) três assertivas são falsas.
    Uma vez que a assertiva II não é verdadeira.
  • A questão está formulada de forma correta. Antes de listar as alternativas está decrito: 
    Está correto afirmar que somente:
    Ao incluir a palavra somente no enunciado o examinador restringiu mais ainda as alternativas onde:
    1->A alternativa a) está equivocada uma vez que somente duas assertivas são falsas (as assertivas 
    I e IV);
    2->A alternativa b) está equivocada já que a assertiva 
    II é correta mas não somente ela (a assertiva III está correta);
    3->A alternativa c) também está errada pelo fato de apenas 2 assertivas serem verdadeiras (as assertivas
     II e III);
    4->A alternativa d) está errada pois a assertiva III é verdadeira;
    5->E por fim a alternativa e) está correta pois somente duas assertivas estão corretas (as assertivas II e III)
  • Sobre a assertiva IV: 
    Se a questão está errada então, Mário que é tio de Lucas é  irmão da Maria e não do José. 
  • Assertivas verdadeiras são a I e a  IV

  • Se não posso afirmar se duas das opções são incorretas, também não posso afirmar que somente duas são corretas. A única certeza que tenho dentre as alternativas seria a letra B. Questão estranha

  • questão mal elborada do caralho

  • cabe recurso ?

  • ll e lll verdadeiras

  • Além da alternativa b estar correta é evidente que José é pai de Lucas ou Pai da esposa de Lucas, visto que os filhos de Lucas são netos de Jose


ID
749428
Banca
VUNESP
Órgão
TJM-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Na sequência a seguir, cada número pertence a apenas uma de duas categorias de números, sendo que o número 1 não pertence a nenhuma dessas categorias. Os números impressos em negrito e sublinhados são elementos de uma das categorias, e observá-los irá facilitar a identificação de como a sequência é formada.

4; 6; 2; 8; 9; 3; 10; 12; 5; 14; 15; 7; 16; 18; 11; 20; 21; 13;; 22; 24; 17;; e segue ilimitadamente segundo a lei de formação.

O primeiro número, em negrito,maior que todos os anteriores da sequência até a sua posição é

Alternativas
Comentários
  • Resposta Correta: Letra C

    Vamos separar cada 3 números na sequência em 3 sequências:

    A = {4,8,10,14,16,20,22,26,28,32,34,38,40...}  -> Soma +2 e Soma +4...Soma +2 e Soma +4
    B = {6,9,12,15,18,21,24,27,30,33,36,39,41...} -> Soma + 3 SEMPRE!
    C = {2,3,5,7,11,13,17,19,23,29,31,37,41,43...} -> Sequência dos números primos!!
     
    Juntando as 3 seguências em uma única estrutura, temos:
    X = {A,B,C} -> Que é a sequência dada no exercício!!

    X = 4, 6, 2; 8, 9, 3; 10, 12, 5; 14, 15, 7; 16, 18, 11; 20, 21, 13; 22, 24, 17; 26, 27, 19; 28, 30, 23; 32, 33, 29; 34, 36, 31, 38, 39, 37, 40, 42, 41!!

    O 37 é o primeiro número da sequência C que é maior que qualquer número da sequência anterior!!
    Comprendi de vez com a ajuda do colega Guilherme!
    Conhecimento multiplicado galera!! rsrs
    Observem:
    Sequência X... Sequência {X -1} ou Sequência anterior!
    3 é menor que 4 e 6;
    5 é menor que 8 e 9;
    7 é menor que 10 e 12;
    11 é menor que 14 e 15;
    13 é menor que 16 e 18;
    17 é menor que 20 e 21;
    19 é menor que 22 e 24;
    23 é menor que 26 e 27;
    29 é menor que 28 e 30;
    31 é menor que 32 e 33; 
    37 é maior que 34 e 36!!!
    Abraços!
  • Observe que , o numero em NEGRITO  é uma sequencia de números PRIMOS , esse era o X  da questão descobriu isso é só ir fazendo a comparação da sequência de números reais com os números primos .. até chegar em que 37 > 34 .
  • Mas a sequência mostra até o ciclo 22, 24 e 17, menores que 29. Não entendo porque precisa ser um número ainda maior.
  • 22;24; 17 ; 25,26; 19 ; 27;28; 23 ; 30;32; 29 ; 33;34; 31 ; 35;36; 37   
  • Pois é, mas o enunciado não aponta o 33  e 29 pode ser entendido como maior. Fiquei sem entender.

  • Desculpem-me os colegas, mas em questões de sequência, são muito subjetivas; eu pediria anulação pelo próprio comando:

    "Na sequência a seguir, cada número pertence a apenas uma de duas categorias de números, sendo que o número 1 não pertence a nenhuma dessas categorias. Os números impressos em negrito e sublinhados são elementos de uma das categorias,"

    Não existem por definição 3 conjuntos de números, mas apenas 2! O que inutiliza qualquer das sugestões apresentadas. e com 2 conjuntos tem que forçar BASTANTE a barra para conseguir explicar a subjetividade megalomaniaca do examinador,rss.
    Se alguém conseguiu a explicação da BANCA, peço que postem, porque essa questão só faz perder nosso tempo( que já é muito escasso ).

    Bons estudos,colegas!

  • Amigos, a única forma de resolver a questão para que se encaixe no gabarito é dividindo os números em 3 grupos, algo proibido pela banca. Dividindo os grupos em dois (os números sem efeito de fonte são acrescidos nessa ordem, que se repete: 2+2+1+1 - os em negrito são primos) o primeiro número que supera os outros é 51.

  • Agora vai!
    Preenchendo as colunas, começando pelo 04, seguindo pra baixo, depois para a próxima coluna, contem 04, 06, 08, 09, 10, 12... (só não contei os primos, pois esses estão na terceira linha.
    -
    04|08|10|14|16|20|
    06|09|12|15|18|21|
    02|03|05|07|11|13|17|19|23|29|31|37|41...
    -
    04|08|10|14|16|20|22|25|27|30|33|35|
    06|09|12|15|18|21|24|26|28|32|34|36|
    02|03|05|07|11|13|17|19|23|29|31|37|41

    Realmente a coluna do 37... ele é maior que 36 e 35.

    Basta pegar desta sequência os primos, colocá-los na base, depois preencher os demais por coluna:

    -
    04,(05) 06,(07) 08,09,10,(11) 12,(13) 14,15,16,(17) 18,(19) 20,21,22,(23) 24,25,26,27,28,(29) 30,(31) 32,33,34,35,36... tomados de dois em dois, alocados por coluna!

    -
    04|08|10|14|16|20|22|25|27|30|33|35|
    06|09|12|15|18|21|24|26|28|32|34|36|
    02|03|05|07|11|13|17|19|23|29|31|37|41

  • O enunciado deu uma dica: Na sequência a seguir, cada número pertence a apenas uma de duas categorias de números, sendo que o número 1 não pertence a nenhuma dessas categorias.

    Que duas categorias são essas? Números primos e números compostos.

     

    os que estão em negrito: números primos

    os que NÃO estão em negrito: o resto dos números! É a sequência normal, só que sem os números primos. 

     

    4; 6; 2; 8; 9; 3; 10; 12; 5; 14; 15; 7; 16; 18; 11; 20; 21; 13; 22; 24; 17; 25; 26; 19; 27; 28; 23; 30; 32; 29; 33; 34; 31; 35; 36; 37

    37 - maior de todos (gabarito C)

  • gastei tempo que só, porém ainda sem entender...

  • "Cada número pertence a apenas uma de duas categorias de números, sendo que o número 1 não pertence a nenhuma dessas categorias"

    • números compostos → divisíveis por eles mesmos, por 1 e por seus múltiplos
    • números primos → divisíveis por eles mesmos, por 1 e por mais "ninguém"

    Estamos falando de números naturais, ok?

    • com divisão de resto zero e quocientes inteiros / não decimais
    • se um número não for primo, então ele será composto (possível de ser fatorado)

    Dada essa breve introdução, vamos à sequência: tá ligado o Silvio Santos, quando ele fala "PIN"?

    • então, você vai montar a sequência assim:
    • sempre dois termos compostos antecederão cada termo primo: essa é a estrutura

    • 1, ignora / 2 é primo / abrir, sempre, duas casas antes de cada número primo lançado
    • ___; ___; 2;

    • 3 é primo / abrir, então, duas casas antes dele / 4 é composto / vai entrar na 1ª casa vazia
    • 4; ___; 2; ___; ___; 3;

    • 5 é primo / abrir, então, duas casas antes dele / 6 é composto / vai entrar na próxima vazia
    • 4; 6; 2; ___; ___; 3; ___; ___; 5;

    • 7 é primo / abrir, então, duas casas antes dele / 8, 9 e 10 são compostos / preenchendo na ordem...
    • 4; 6; 2; 8; 9; 3; 10; ___; 5; ___; ___; 7;

    • 11 é primo / abrir, então, duas casas antes dele / 12 é composto / vai entrar na próxima vazia
    • 4; 6; 2; 8; 9; 3; 10; 12; 5; ___; ___; 7; ___; ___; 11;

    • 13 é primo / abrir, então, duas casas antes dele / 14, 15 e 16 são compostos / preenchendo na ordem...
    • 4; 6; 2; 8; 9; 3; 10; 12; 5; 14; 15; 7; 16; ___; 11;___; ___; 13;

    • 17 é primo / abrir, então, duas casas antes dele / 18 é composto / vai entrar na próxima vazia
    • 4; 6; 2; 8; 9; 3; 10; 12; 5; 14; 15; 7; 16; 18; 11; ___; ___; 13; ___; ___; 17;

    • 19 é primo / abrir, então, duas casas antes dele / 20, 21 e 22 são compostos / preenchendo na ordem...
    • 4; 6; 2; 8; 9; 3; 10; 12; 5; 14; 15; 7; 16; 18; 11; 20; 21; 13; 22; ___; 17; ___; ___; 19;
    • 23 é primo / abrir, então, duas casas antes dele / 24, 25, 26, 27 e 28 são compostos
    • 29 é primo / abrir, então, duas casas antes dele / vamos lá, preenchendo na ordem as casas vazias...
    • 4; 6; 2; 8; 9; 3; 10; 12; 5; 14; 15; 7; 16; 18; 11; 20; 21; 13; 22; 24; 17; 25; 26; 19; 27; 28; 23; ___; ___; 29;

    • 30 é composto / 31 é primo / já sabe: abri duas casas antes para lançar compostos
    • 32, 33, 34, 35 e 36 são compostos e, finalmente, 37 é primo

    4; 6; 2; 8; 9; 3; 10; 12; 5; 14; 15; 7; 16; 18; 11; 20; 21; 13; 22; 24; 17; 25; 26; 19; 27; 28; 23; 30; 32; 29; 33; 34; 31; 35; 36; 37 → primeiro primo a superar os termos anteriores


ID
749431
Banca
VUNESP
Órgão
TJM-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Todo PLATZ que não é PLUTZ é também PLETZ. Alguns PLATZ que são PLETZ também são PLITZ. A partir dessas afirmações, pode-se concluir que

Alternativas
Comentários
  • "Todo PLATZ que não é PLUTZ é também PLETZ" = Perceba que existem portanto "PLATZPLETZ" (são as duas coisas ao mesmo tempo).
    "Alguns PLATZ também são PLITZ" = Perceba que nem todos PLATZ necessariamente serão PLITZ!
    Assim...

    Afirmativa A - "Alguns PLITZ são PLETZ e PLATZ" = CORRETA 
    Pois a 2a informação diz que alguns PLITZ são PLATZ; e da 1a informação sabemos que alguns PLATZ** são PLETZ!
    ***(Para um PLATZ ser PLETZ: basta não ser PLUTZ)
    Afirmativa B - "existe PLATZ que não é PLUTZ nem é PLETZ"
    A 1a informação nega exatamente isso! (Se o PLATZ, ou será PLETZ ou será PLUTZ)
    Afirmativa C - "não existe PLUTZ que é apenas PLUTZ."
    Em lugar algum do enunciado existe regra impedindo isso! 
    Afirmativa D - "todo PLITZ é PLETZ."
    Também não existe nenhum regra, sabemos apenas que alguns PLATZ + PLETZ serão PLITZ.
    Afirmativa E - "existe PLITZ que é apenas PLITZ"
    Não sei explicar, não vejo porque não teríamos um PLITZ sozinho! Alguém?
    Apenas raciocinei que a afirmativa "A" bate certinho com o raciocínio do enunciado, aí preferia marcar a que tem base, a ficar "supondo" coisas parar marcar a "E"... 
    Enfim, minha explicação não deve ter sido das melhores, mas como ninguém havia comentado ainda, resolvi arriscar!
    Espero ter ajudado.

    Platzamente, 

    Leandro Del Santo.


  • Gostei do comentário Leandro,

    A letra E é falsa pois o enunciado não delimita o conjunto PLITZ, podendo este estar completamente na interseção entre PLATZ e PLETZ, nesse caso não teria "PLITZ sozinho".




  • a) alguns PLITZ são PLETZ e PLATZ.- correto:

    Todo PLATZ que não é PLUTZ é também PLETZ.aqui não diz há só platz. Pela informação platz é plutz ou pltez.

    Alguns PLATZ que são PLETZ também são PLITZ.entre os platz pletz, há alguns plitz.
  • Bom, eu pensei a letra E da mesma forma que a C... do mesmo jeito que pode haver PLUTZ sozinho, não vi empecilho para não haver PLITZ sozinho. O enunciando também não fala nada sobre o PLUTZ, no entanto foi considerada a letra C...

    Fiquei entre a E e a A... mas pelo raciocínio, digamos que a letra A estaría a menos errada...
  • exercício foda.... consegui fazer por Diagrama de Euller com 3 canetinhas diferentes para nao embolar : azul-vermelha- e laranja, sinceramente não sei se acertaria no dia do concurso tal questão (levando em consideração o tempo, as canetas que não vão ter e o nervosismo).

  • Depois de meia hora entendi a questão...  --' 


    Platz e Pletz são 1 só. 


    - Faça 1 círculo isolado (sem intersecção com nenhum círculo. Avá? kkkk) e escreva Plutz;

    - Faça 2 círculos com intersecção entre eles;

    - Em 1 deles escreva PlatzPletz e em outro Plitz;



    Aí você me pergunta: O que eu acabei de fazer?  Simples, o que está escrito no enunciado, porém em forma de diagramas. PlatzPletz com Plitz significa que Alguns Platz que são Pletz (PlatzPletz) são Plitz. Podendo assim, concluir que alguns Plitz são Platz  e Pletz (PlatzPletz)

    E o Plutz ? Veio só pra atrapalhar rs... deixa ele isolado lá, não serve pra nada.


    Abraços ! Bons estudos.


    "Confie em você."

  • Bem.. eu vi diferente.

    Demorei a pensar desta forma, mas veja se algum de voces consegue visualizar.

    Chamarei Platz de "A", Pletz de "E", Plutz de "U" e Plitz de "I

    Diferente do que o professor colocou como explicação da questão, (Todo A  não é U e consequentemente é E) a frase ficou clara para mim que: Todo A que NÃO for U, será E. Ou seja, teremos A que é U. - reforço este pensamento por que a Vunesp pode vir com outras questões pegando exatamente nesta parte.

    Após perceber isso, a frase diz a seguinte informação: Algum A que é E também será I.

    Ou seja, com certeza algum I é E e A (pode ser também que todos os I, esteja dentro do E e do A mas isso nao podemos ter certeza)

     

    entao, analisando as respostas ficamos:

    alguns PLITZ são PLETZ e PLATZ. (VERDADEIRA = unica frase que tem informações que comprove a verdade)

    existe PLATZ que não é PLUTZ nem é PLETZ (Todos os A que nao sao U sao necessariamente E)

    não existe PLUTZ que é apenas PLUTZ. (nao tem informação suficiente para afirmar)

    todo PLITZ é PLETZ. (não tem informação suficiente para afirmar)

    existe PLITZ que é apenas PLITZ. (não tem informação suficiente para afirmar)

     

      

  • Desenhei diagramas e substitui os nomes para facilitar:

     

    Platz = A

    Plutz = U

    Pletz = E

    Plitz = I

    Alternativa A

  • Proposições: • Todo Platz que não é Plutz é também Pletz. Ou seja, Platz e Pletz são duas coisas ao mesmo tempo. • Alguns Platz também são Plitz. Ou seja, o Plitz pode ser Platz, mas isso não é uma regra geral. • A letra E é falsa porque não existe delimitação para o conjunto Plitz e ele não fica sozinho; • A letra B também está errada porque afima que existe Platz que não é Plutz nem é Pletz. Mas a afirmação do enunciado garante que "Todo Platz que não é Plutz é também Pletz." • A letra C está incorreta porque essa afirmação não é dita em nenhum momento do enunciado. • A letra D está incorreta porque não há uma regra em relação a isso também.

  • "Plutz" que questão, hein.

  • EXISTEM AVALIDORES QUE USAM METANFTAMINA

    E EXISTEM OUTROS AVALIADORES QUE USAM COCAINA

    E DEPOIS QUEREM TE DEIXAR LOUCO 


    P:s acertei a questão , mas precisava colocar esses nomes idiotas 

    TOMA NO CU 

  • Acertei mas que questão FDP!!

  • Todo PLATZ que não é PLUTZ é também PLETZ.

    Aqui temos dois diagramas com uma interseção entre eles, certo? TUDO que for APENAS PLATZ é também PLETZ.

    .

    .

    .

    Alguns PLATZ que são PLETZ também são PLITZ.

    Bom...outra interseção será feita entre entre Platz e Plitz, usando o mesmo diagrama que já tínhamos.

    .

    .

    .

    Desenhando da forma que descrevi, chegará a conclusão que existem duas alternativas corretas. A e E.

  • O melhor comentário é da ana luiza bernardes de borja

    Nem sempre o melhor comentário é o que tem mais likes!

    Atenção nisso galera!

    Bons Estudos.

  • PESSOAL SÓ SUBSTITUIR ESSES NOMES QUE SÓ CONFUNDEM PELA UNICA LETRA QUE OS DIFERENCIAM

    A

    E

    I

    U

    FAZER O DIAGRAMA QUE FICA MAIS FÁCIL

  • Todo PLATZ que não é PLUTZ é também PLETZ.

    Discordo que PLATZ = PLETZ, Ao meu ver, existem os PLATZ, alguns podem ser PLUTZ, mas os que NÃO SÃO, são PLETZ.

    Podem ser todos, mas em momento algum isso fica claro, é bom prestar atenção nisso porque é bem a cara da Vunesp explorar esse tipo de pegadinha.

    Felizmente, no caso desse exercício, a resposta tá exclusivamente na segunda proposição, mas acho válido observar esses detalhes com atenção.

    Valeu.

  • Dica: Aprendam a desenhar, à mão, os diagramas. Economiza tempo e dá mais segurança na hora de responder à questão.

  • Resolvi pelo diagrama, fiquei feliz, pois tenho dificuldades com Raciocínio Lógico =)

    Letra A

  • Esses nomes servem para o candidato ficar mais estressado que o normal na hora da prova kkkkkkkkkk

  • PLUNCT PLACT ZUM , pode fazer sem círculo algum . MELHOR BARRINHAS RETANGULARES!!!!


ID
749434
Banca
VUNESP
Órgão
TJM-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Os casacos de inverno são confeccionados com cores escuras ou são feitos com peles de animais.

A negação dessa afirmação é:

Alternativas
Comentários
  • A negação de uma sentença (dois argumentos) unida pela expressão "ou" é a negação dos dois argumentos unidos pela expressão "e".

    (negação de) p ou q = não p e não q

  • Na NEGACAO DE uma disjunção a regra é que vira conjunção
    Desta forma temos que:
    A v B = ~ A ^ ~ B (lembrar de negar as premissas)

  • DE Morgan's Laws:

    ~(p\/q)<->(~p/\~q)

    Negam-se as prop. e disj. transforma-se em conj

     b) os casacos de inverno não são confeccionados com cores escuras e não são feitos com peles de animais.
  • matenha o disjuntivo e nega as equivalencias
  • C: Os casacos de inverno são confeccionados com cores escuras
    F: são feitos com peles de animais

    C V F

    ~(C V F)  <->  ~ C ^ ~ F


    Lei de Morgan

    Fonte: Iniciação a Lógica Matemática. Edegard Filho
  • A - P v ~ Q

    B - ~ P ^ ~ Q

    C - ~ P v ~ Q

    D - P ^ ~ Q

    E - ~ P ^ Q

    OBS: A negação do "ou" (disjunção) é o "e" (conjunção) e vice versa.

  • A proposiçãoOs casacos de inverno são confeccionados com cores escuras ou são feitos com peles de animais”, representa uma disjunção, logo, a negação de uma disjunção, será uma conjunção, assim: A v B ↔ ~(A v B) = ~A ^ ~B


    A = Os casacos de inverno são confeccionados com cores escuras

    B = são feitos com peles de animais


    Logo, a negação fica: Os casacos de inverno não são confeccionados com cores escuras e são não feitos com peles de animais.


    Letra B.



  • Letra: B

    ~(p v q)

    ~p ^ ~q

  • Gab B

    Negação do OU- ( nega tudo e troca pelo E)

     

  • Negação do OU- ( nega tudo e troca pelo E)

    Alternativa B

  • Gabarito B

  • Negação do A e B = ~A ou ~B

    Negação do A ou B = ~A e ~B

    Se A ---> B = A e ~B

  • gabarito b, me atrapalhei na hora de marcar, são tantos nomes parecidos

  • ÑP e ÑQ

    nega tudo e troca pelo "e"


ID
749437
Banca
VUNESP
Órgão
TJM-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Em 30 de dezembro de 1968, um tal senhor Carlos José bradou: "Nasci no século passado e ainda não completei 70 anos. Quero assistir ao vivo pela TV o Brasil ganhar a copa do mundo em 1970.".

Considere verdadeiros os seguintes fatos:

O tal senhor Carlos José nasceu no século XIX.
A copa de 1970 foi transmitida ao vivo pela TV.
O Brasil ganhou a copa do mundo em 1970.

Levando-se em consideração o que foi dito pelo tal senhor Carlos José e também a veracidade dos fatos, pode-se concluir que o tal senhor Carlos José

Alternativas
Comentários
  • Resposta Correta: Letra D

    Observações:
    1°) O século inicia sempre no ano 01 e vai até o ano 00! Ou seja, o século da copa de 1970 foi o século XX, percorrendo de 1901 até 2000!!
    2°) O senhor tem pelo menos 67 anos, visto que a data da sua declaração foi em 30/12/68!
    Isso não descarta um possível aniversário dessa pessoa em 31/12/XX!!
    3°) Infelizmente, nada garante que o senhorzinho assista aos jogos de 1970!!

    Portanto, só pode afirmar que ele faria 80 anos na copa de 1982!!
    Mesmo os mortos ficam mais velho...isto é fato, mesmo que triste...
    Assim, ele faria pelo menos 81 anos!! 14 anos após sua declaração de 1968!!

    Abraços!!
  • Nobres Colegas,

              Resolvi esta questão. Porém acho que ficou um pouco extensa e preferi postar no blog. Se puderem acessem o permalink http://www.questoesdeconcurso.net/2012/08/logica.html
     
               Um abraço e bons estudos!
  • Em 30 de dezembro de 1968, um tal senhor Carlos José bradou: "Nasci no século passado e ainda não completei 70 anos.É possível que tenha nascido em 31/12 de 1900, último dia do século XIX. Em 30 de dezembro de 1968, ele tem 67. Ao iniciar a copa de 1982, ele teria 81 anos, completando 82 Em 30 de dezembro.

    a) assistiu o Brasil ganhar a copa do mundo em 1970. -não podemos concluir que ele viveu até então.

    d) faria 80 anos antes da copa do mundo de 1982.-correto
  • Descanse em paz, seu Carlos José.
    Olhai por nós, concurseiros na luta. Obrigado!

  • Qual o erro da e?


ID
749554
Banca
VUNESP
Órgão
TJM-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Uma empresa possui a matriz em São Paulo-SP e filiais em Salvador-BA e Manaus-AM. Ambas as filiais estão conectadas com a matriz por meio de um link de 128 kbps. A empresa pretende instalar o Windows 2008 Active Directory como controlador de domínio e tem como principal objetivo trafegar a menor quantidade de informação possível pela rede. Para executar essa tarefa, cumprindo a premissa de não impactar a rede com o Active Directory, deve-se criar um site

Alternativas
Comentários
  • E


ID
749557
Banca
VUNESP
Órgão
TJM-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Uma empresa possui uma rede com Windows Server 2008 com o Active Directory configurado. Para essa rede, é necessário configurar um servidor como autoridade certificadora (CA). Para realizar essa tarefa, deve-se utilizar a ferramenta

Alternativas
Comentários
  • O Gerenciador do Servidor (Server Manager) é o console que permite administrar a maioria das funções de um servidor ou dá acesso a outros consoles.

    GABARITO: A


ID
749560
Banca
VUNESP
Órgão
TJM-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Em um servidor com Windows Server 2008 e o Active Directory configurado, para se listar a RSoP de um determinado usuário, deve-se utilizar o comando:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

    Depois que tiver implantado o pacote do Internet Explorer personalizado para seus funcionários, você poderá usar o snap-in Conjunto de Políticas Resultante (RSoP) para exibir as configurações de política criadas. O snap-in RSoP é um processo que envolve duas etapas. Em primeiro lugar, execute o assistente RSoP para determinar quais informações devem ser exibidas. Em segundo lugar, abra os itens específicos na janela de console para exibir as configurações. Para obter instruções completas sobre como usar o RSoP, consulte Conjunto de Políticas Resultantes.

    Para adicionar o snap-in RSoP

    Na tela Iniciar, digite MMC.

    O Console de Gerenciamento Microsoft será aberto.

    Clique em Arquivo e clique em Adicionar/Remover Snap-in.

    Na janela Snap-ins disponíveis, vá até a opção de snap-in Conjunto de Políticas Resultante, clique em Adicionar e em OK.

    Agora você está pronto para usar o snap-in RSoP pelo console.

    Para usar o snap-in RSoP

    Clique com botão direito do mouse em Conjunto de Políticas Resultante e clique em Gerar Dados RSoP.

    Você só precisará ir pelo Assistente RSoP resultante na primeira vez em que executar o snap-in.

    Clique em Avançar na tela Boas-vindas.

    Em Configuração do Computador, clique em Modelos Administrativos, em Componentes do Windows, em IE no recurso cujas configurações de política você deseja revisar.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
749563
Banca
VUNESP
Órgão
TJM-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Ao se migrar um servidor Windows Server 2000 com Active Directory para Windows Server 2008 com Active Directory, é necessário validar se a estrutura computacional atual é aplicável ao Windows Server 2008. Para executar essa atividade, é necessário utilizar a ferramenta

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    A Ferramenta de Migração do Active Directory versão 3 (ADMT v3) simplifica o processo de reestruturação do ambiente operacional para atender às necessidades de sua organização. 

    Você pode usar o ADMT v3 para migrar usuários, grupos e computadores de domínios Microsoft® Windows NT® 4.0 para domínios de serviço de diretório Active Directory®; entre domínios Active Directory em florestas diferentes (migração entre florestas); e entre domínios Active Directory na mesma floresta (migração na mesma floresta). 

    O ADMT v3 também executa a conversão de segurança de domínios Windows NT 4.0 para domínios Active Directory e entre domínios Active Directory em florestas diferentes. 

    Requisitos de Sistema:

     

     

     

    Sistemas Operacionais Suportados: Windows Server 2003; Windows Server 2003 Service Pack 1; Windows Server 2003,Enterprise x64 Edition; Windows Server 2003,Standard x64 Edition; Windows Small Business Server 2003

     

     

     

    O ADMT pode ser instalado em qualquer computador capaz de rodar o sistema operacional Windows Server 2003. 

    Domínio de destino: O domínio de destino deve estar executando ou o Windows 2000 Server ou o Windows Server 2003 

    Domínio de origem: O domínio de origem fonte deve estar executando o Windows 2000 Server, p Windows Server 2003 ou o Windows NT Server 4.0 

    O controlador do domínio primário (PDC) de um domínio de origem Windows NT Server 4.0 deve ter o SP4 ou superior instalado. 

    O agente ADMT (instalado pelo ADMT nos computadores de origem) pode operar em computadores que executam o Windows NT Server 4.0 (com SP4 ou superior); o Windows 2000 Server, o Windows XP e o Windows Server 2003.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
749566
Banca
VUNESP
Órgão
TJM-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Para administrar o Windows Server 2008 Core, deve-se utilizar o

Alternativas
Comentários
  • O Windows Server Core é uma versão mais leve do sistema operacional e que não tem interface gráfica. Assim, a administração deve ser feita em linha de comando.

    GABARITO: C


ID
749569
Banca
VUNESP
Órgão
TJM-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Sobre a memória virtual do sistema operacional Linux, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Partição Linux Swap (Memória Virtual)

     

    Este tipo de partição é usado para oferecer o suporte a memória virtual ao GNU/Linux em adição a memória RAM instalada no sistema. Este tipo de partição é identificado pelo tipo 82 nos programas de particionamento de disco para Linux.

     

    Fonte: https://pt.wikibooks.org/wiki/Guia_do_Linux/Iniciante%2BIntermedi%C3%A1rio/Discos_e_Parti%C3%A7%C3%B5es/Parti%C3%A7%C3%A3o_Linux_Swap_(Mem%C3%B3ria_Virtual)


ID
749572
Banca
VUNESP
Órgão
TJM-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Considerando o sistema operacional Linux, o aplicativo rsync é um programa de transferência de arquivos. Sobre a sua sintaxe, é correto afirmar que se pode utilizar a forma:

Alternativas
Comentários
  • rsync é um programa usado para transferir arquivos com sincronização.

    A sintaxe básica do rsync é: rsyinc [OPÇÕES] ORIGEM [DESTINO].

    As opções -avz ativam os modos de arquivamento (archive), detalhamento de saída (verbose) e compressão (zip)

    A única alternativa que satisfaz a sintaxe básica é a E.

    Fonta: man rsync

    GABARITO: E


ID
749575
Banca
VUNESP
Órgão
TJM-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Considere as seguintes características do sistema operacional Linux:

I. é capaz, em sua configuração padrão, de dar suporte a aplicativos de outros sistemas operacionais;

II. é composto por um núcleo (kernel) monolítico;

III. é baseado no UNIX POSIX.

Sobre as afirmações, está correto o contido em

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

    I - Errada - precisa do sistema Samba para ter acesso ao Windows.

    II - Certa

    III - Certa

     

    Vamos na fé !

     

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Usa-se o Servidor Samba em plataformas UNIX para realizar a virtualização do SO windows.

ID
749578
Banca
VUNESP
Órgão
TJM-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Considere as seguintes possíveis funções relacionadas com a ferramenta ADMT v3 do Microsoft Windows 2007 Exchange:

I. mover caixas de correio (mailboxes) entre florestas distintas;

II. configurar templates de e-mail;

III. realizar backups de e-mails em uma floresta.

Sobre as funções, está correto o contido em

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

     

    ADMT é uma ferramenta poderosa, serve para migrar objetos entre Florestas\Domínios

    Fonte: http://maykoninfo.blogspot.com/2013/01/usando-ferramenta-admt-32-para-migrar.html


ID
749581
Banca
VUNESP
Órgão
TJM-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

No Microsoft Windows 2007 Exchange, considerando os seguintes parâmetros, aquele que permite configurar o tamanho das caixas de e-mails, a partir do qual os usuários estão proibidos de enviar novos e-mails, é o

Alternativas

ID
749584
Banca
VUNESP
Órgão
TJM-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No Microsoft Windows 2007 Exchange, por padrão, o tamanho da caixa de e-mails, a partir do qual o sistema envia mensagens de advertencia aos usuários, é

Alternativas
Comentários
  • Outlook 2010, alguém sabe o tamanho ?

  • 1,9 GB.


ID
749587
Banca
VUNESP
Órgão
TJM-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

O Microsoft SQL Server 2008 possui diversas funções incorporadas. Dentre elas, há uma função que calcula o intervalo entre duas datas. Trata-se da função

Alternativas
Comentários
  • DATEPART essa função retorna um inteiro que representa o datepart especificado do argumento date especificado.

    ISDATE Retornará 1 se a expressão for um valor data, time ou datetime válido; caso contrário, 0. ISDATE retornará 0 se a expressão for um valor datetime2.

    SYSDATETIME Retorna um valor de datetime2(7) que contém a data e a hora do computador no qual a instância de SQL Server está sendo executada.

    SWITCHOFFSET Retorna um valor datetimeoffset que é alterado do deslocamento de fuso horário armazenado para um novo deslocamento de fuso horário especificado.


ID
749590
Banca
VUNESP
Órgão
TJM-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

No Microsoft SQL Server 2008, o tipo de dado inteiro, cuja faixa de variação está entre -215 e 215 - 1, é

Alternativas
Comentários
  • bigint -2^63 (-9.223.372.036.854.775.808) a 2^63-1 (9.223.372.036.854.775.807) 8 bytes

    int -2^31 (-2.147.483.648) a 2^31-1 (2.147.483.647) 4 bytes

    smallint -2^15 (-32.768) a 2^15-1 (32.767) 2 bytes

    tinyint 0 a 2551 byte


ID
749593
Banca
VUNESP
Órgão
TJM-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

O Microsoft SQL Server 2008 possui um comando para a criação de estatísticas para as tabelas do banco de dados (Create Statistics). Esse comando prevê opções para a criação das estatísticas. Duas dessas opções são:

Alternativas
Comentários
  • FULLSCAN

    Calcule as estatísticas verificando todas as linhas da tabela ou da exibição indexada. FULLSCAN e SAMPLE 100 PERCENT têm os mesmos resultados. FULLSCAN não pode ser usado com a opção SAMPLE.

    SAMPLE number { PERCENT | ROWS }

    Especifica a porcentagem aproximada ou o número de linhas da tabela ou da exibição indexada para uso do otimizador de consulta ao atualizar as estatísticas.


ID
749596
Banca
VUNESP
Órgão
TJM-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

No Microsoft SQL Server 2008, quando da conexão a um servidor de banco de dados (Database Engine), há duas opções de autenticação, que são:

Alternativas

ID
749599
Banca
VUNESP
Órgão
TJM-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

O Microsoft SQL Server 2008 tem incorporados diversos comandos. Considere os seguintes comandos:

ROUND (239.375, 2) e ROUND (239.375, 0)

Os resultados da execução desses dois comandos são, repectivamente:

Alternativas

ID
749602
Banca
VUNESP
Órgão
TJM-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Uma empresa deseja implantar políticas de segurança de informação. Para assegurar que as políticas adotadas sigam as normas de segurança, deve-se garantir que estas estão adequadas à norma ISO

Alternativas
Comentários
  • O principal objetivo da ISO 27002 é estabelecer diretrizes e princípios gerais para iniciar, implementar, manter e melhorar a gestão de segurança da informação em uma organização. Isso também inclui a seleção, a implementação e o gerenciamento de controles, levando em conta os ambientes de risco encontrados na empresa.

     

    https://blog.ostec.com.br/padronizacao/iso-27002-boas-praticas-gsi

  • eu não sei nem o que é ISO

  • ISO 27.000 -------> SEGURANCA DA INFORMACAO


ID
749605
Banca
VUNESP
Órgão
TJM-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Um sistema de informação abre uma conexão TCP para cada cliente que o acessa e, nessas conexões,persiste uma sessão para cada usuário. O ataque que permite o acesso a uma sessão de usuário previamente criado chama-se

Alternativas
Comentários
  • LETRA B

     

    Session Hijacking: Consiste em de explorar ou controlar uma sessão de comunicação TCP/IP válida entre computadores sem o conhecimento ou
    permissão dos donos dos mesmos. O session hijacking normalmente implica explorar o mecanismo que controla a conexão entre um servidor
    web e um navegador, o que se conhece como "token de sessão". Este token consiste em uma cadeia de caracteres que um servidor web envia para um cliente que se autentica. Ao prever ou roubar o token de sessão, um atacante pode obter acesso ao servidor e dispor dos mesmos recursos que
    o usuário comprometido.

     

    victor dalton

  • Chiara, certeza que sua hora está chegando, vejo pelos comentários das questões você está na fila a bastante tempo.

    Deus te abençoe!!

  • mash, é ruim tu fazer estudo reverso com informática. erro tudo

  • Hijacking - Em ciência da computação, session hijacking (em português sequestro de sessão, algumas vezes também conhecido como sequestro de cookie) é a exploração de uma sessão de computador válida, às vezes também chamada de uma chave de sessão - para obter acesso não autorizado a informações ou serviços em um sistema de computador. Particularmente é utilizado para se referir ao roubo de um cookie mágico utilizado para autenticar um usuário em um servidor remoto.


ID
749608
Banca
VUNESP
Órgão
TJM-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Um sistema de cadastro de clientes utiliza uma base de dados SQL Server. A tela de cadastro monta o comando de inserção de dados concatenando os valores aos campos do sistema. Esse procedimento é um risco ao sistema, porque

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    Injeção de SQL (do inglês SQL Injection) é um tipo de ameaça de segurança que se aproveita de falhas em sistemas que interagem com bases de dados através de comandos SQL, onde o atacante consegue inserir uma instrução SQL personalizada e indevida dentro de uma consulta (SQL query) através da entradas de dados de uma aplicação, como formulários ou URL de uma aplicação.


    Um usuário, por meio de ataques com injeção SQL, é possível obter qualquer tipo de dado sigiloso mantido no banco de dados de um computador servidor. Dependendo da versão do banco de dados, também é possível inserir comandos maliciosos e conseguir permissão total (acesso root) à máquina em que o banco está em execução.



    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"

    Força e Fé !

    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
749611
Banca
VUNESP
Órgão
TJM-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O processo de se aproximar socialmente de uma pessoa que possua um nível de acesso elevado nos sistemas da empresa, com o intuito de conseguir vantagens, é chamado de

Alternativas
Comentários
  • O termo engenharia social (social engineering) se refere à arte de induzir pessoas a determinadas ações contornando os dispositivos de segurança. Esta técnica consiste em obter informações por parte dos usuários por telefone, e-mail, correio tradicional ou contato direto. A engenharia social é baseada no uso da força de persuasão e na exploração da ingenuidade dos usuários, fazendo-se passar por um colega de trabalho, um técnico, um administrador etc. 

     

    Fonte: http://br.ccm.net/contents/24-o-que-e-engenharia-social

     

    Gabarito: C

  • Famoso baba ovo


ID
749614
Banca
VUNESP
Órgão
TJM-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Considere um computador, com o sistema operacional Linux, no qual existe uma placa de rede Ethernet (eth0) instalada e desativada. Para ativar a interface eth0, utilizando a linha de comandos, pode-se executar o comando:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    O Debian possui um esquema de configuração de rede bem simples que usa dois comandos: ifup para ligar um dispositivo de rede e ifdown para desligar um dispositivo de rede. Exemplo: ifup eth0; ifdown eth1.


    O ifupdown utiliza um arquivo de configuração que se encontrar no diretório /etc/network e se chama interfaces. No exemplo a seguir temos a configuração de um dispositivo com ip fixo e outro que utiliza ip dinâmico (dhcp).



    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"

    Força e Fé !

    Fortuna Audaces Sequitur !

  • IFUP eth0 - ativa a placa de rede

    ifdown eth0 - desativa a placa de rede

    ifconfig - mostra as informações da rede, tais como IP, MASCARA DE REDE, GATWAY.

     

    outra maneira de ativa-la seria IFCONFIG ETH0 UP


ID
749617
Banca
VUNESP
Órgão
TJM-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Considere um servidor, com o sistema operacional Linux, instalado em uma rede local de computadores. Para apresentar a tabela de roteamento armazenada no servidor, pode-se utilizar o comando:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

    netstat [-a] [-e] [-n] [-s] [-p proto] [-r] [interval], onde:

    -a Mostra todas as conexões e portas abertas (listening ports)

    -e Mostra as estatísticas da Ethernet. Este comando pode ser combinado com a opção -s.

    -n Mostra o endereço e o número de portas na forma numérica.

    -p proto. Mostra as conexões para o protocolo especificado pelo proto; proto pode ser TCP ou UDP. Se usado com a opção -s para mostrar por estatística do protocolo, proto pode ser TCP, UDP ou Internet Protocol (IP)

    -r Mostra a tabela de rotas (routing table)

    -s Mostra por estatística de protocolo . Por padrão, as estatísticas são mostradas por TCP, UDP e IP; A opção -p pode ser usada para especificar um subconjunto padrão

    interval Mostra novamente as estatísticas selecionadas, pausando interval segundos entre cada display. Use CTRL+C para interromper. Se omitido, Netstat mostrará a informação corrente em uma única vez.

     

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
749620
Banca
VUNESP
Órgão
TJM-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Dentre as normas TIA/EIA para cabeamento estruturado de rede de computadores, a que estabelece a diretriz para se realizar o aterramento é a

Alternativas

ID
749623
Banca
VUNESP
Órgão
TJM-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

No cabeamento estruturado de rede de computadores, os cabos de pares trançados denominados CAT-5e UTP possuem 4 pares de fios, cujas cores são: azul, laranja, marrom e

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    As cores seguem o padrão telefônico, onde o conjunto dos cinco primeiros pares usam no primeiro fio do par a cor branca, o segundo conjunto de pares a cor vermelha, o terceiro conjunto a cor preta, o quarto conjunto a cor amarela e o último conjunto de pares a cor lilás. A segunda cor segue a ordem, azul, laranja, verde, marrom e cinza, conseguindo formar até 25 pares de cores distintas, onde o primeiro par terá as cores branca e azul e o 25º par as cores lilás e cinza.

    A norma EIA/TIA-568-B prevê duas montagens para os cabos, denominadas T568A e T568B. A montagem T568A usa a sequência branco e verde, verde, branco e laranja, azul, branco e azul, laranja, branco e castanho, castanho.

    A montagem T568B usa a sequência branco e laranja, laranja, branco e verde, azul, branco e azul, verde, branco e castanho, castanho.

    As duas montagens são totalmente equivalentes em termos de desempenho, cabendo ao montador escolher uma delas como padrão para sua instalação. É boa prática que todos os cabos dentro de uma instalação sigam o mesmo padrão de montagem.

    Um cabo cujas duas pontas usam a mesma montagem é denominado Direto (cabo), e serve para ligar estações de trabalho e roteadores a switches ou hubs. Um cabo em que cada ponta é usado uma das montagens é denominado Crossover, e serve para ligar equipamentos do mesmo tipo entre si.

    Existem cabos com diferentes representações destes códigos de cores.

    O fio com a cor branca pode ser a cor mais clara (verde-claro, azul-claro, laranja-claro, castanho-claro); Fio branco com uma listra de cor; Fio completamente branco. Neste caso é necessário ter atenção aos cabos que estão entrelaçados; Fio dourado representando o fio "branco e castanho".




    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"

    Força e Fé !

    Fortuna Audaces Sequitur !

  • b-

    The colors of the wire pairs in the cable, in order, are: blue (for pair 1), orange, green, and brown (for pair 4). Each pair consists of one conductor of solid color and a second conductor which is white with a stripe of the other color. The difference between the T568A and T568B pinouts is that the orange and green wire pairs are exchanged.

    https://en.wikipedia.org/wiki/ANSI/TIA-568


ID
749626
Banca
VUNESP
Órgão
TJM-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

No cabeamento estruturado para a rede local (LAN) de com- putadores, é possível utilizar a Fibra Ótica Multimodo. Com relação à Fibra Ótica Multimodo,comparativamente à Fibra Ótica Monomodo, pode-se afirmar que

Alternativas
Comentários
  • A fibra MULTIMODO com relação a Monodomo possui as seguintes características:

    - O diâmetro da fibra é maior;

    - A banda passante é menor;

    - Tem menor alcance;

    - É mais barata.

     

    Gabarito: D

  • d-

    ha fibras monomodo e multimodo. No monomodo, ha um único sinal de luz no núcleo do cabo. O sinal pode atingir distâncias maiores sem repetição. Uma fibra multimodo tem como característica um feixe de luz que viaja ao longo do seu trajeto fazendo diferentes refrações ao longo das paredes do núcleo do cabo. a fibra monomodo é melhor, alcança dezenas de quilômetros de transmissão, enquanto a multimodo é centenas de metros. na fibra monomodo o diâmetro do núcleo é bem menor, de 8 a 10 micrômetros, enquanto que multimodo é 50 e 60 micrômetros.


ID
749629
Banca
VUNESP
Órgão
TJM-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Dentre os dispositivos utilizados na rede de computadores, a Switch Layer 3 (L3) desempenha, além da função de Switch, a função de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    Uma coisa comum de se pensar é que o switch layer-3 faz bridging e roteamento e os roteadores apenas roteiam, porém a coisa não é mais assim desde que a Cisco introduziu o “Integrated Routing and Bridging” no IOS versão 11.2 a mais de 15 anos atrás. Os Switches Layer-3 e roteadores devem ter algumas funções de camada-3 intra-subnet, mas eles normalmente não fazem esse tipo de encaminhamento usando essas funções, mas sim fazem através do MAC de destino.

    Vamos ver algumas funções de camada-3 intra-subnet que dispositivos sejam roteadores ou switches L3 devem executar:

    Descoberta dinâmica de vizinhos utilizando ARP para o IPv4 e ND para IPv6 para pacotes que estão destinados à mesma subnet (glean adjacencies na terminologia do CEF); Gerar rotas que apontem para is hosts (host routes based) com o resultado do ARP ou ND (cached adjacencies na terminologia do CEF); Encaminhar os pacotes IP para outros IPs de hosts diretamente conectados com base nas rotas de host geradas pelo ARP ou ND.




    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"

    Força e Fé !

    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
749632
Banca
VUNESP
Órgão
TJM-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O protocolo IP (Internet Protocol) foi desenvolvido para permitir o endereçamento e o roteamento dos pacotes na rede de computadores. Para que pacotes não fiquem trafegando indefinidamente pela rede, o protocolo IP possui um campo destinado para esse controle, denominado

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    TTL é um acrónimo do inglês Time to Live, que significa o número de saltos entre máquinas que os pacotes podem demorar numa rede de computadores antes de serem descartados (máximo de 255).

    Qualquer router está programado para descontar uma unidade do TTL aos pacotes que o atravessam. Esta é uma forma de evitar que os pacotes permaneçam na rede por tempo infinito, caso o routing não esteja a ser feito devidamente, como no caso de looping.

    Este valor também é útil no rastreio de circuitos percorridos pelos pacotes, como faz a ferramenta tracerouting.



    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"

    Força e Fé !

    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
749635
Banca
VUNESP
Órgão
TJM-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O protocolo TCP (Transmission Control Protocol) possui um campo denominado Port, utilizado para identificar unicamente um serviço de rede. Dentre as 65.536 possibilidades de números de Ports, são reservados para designar serviços padrão, os Ports até o número

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    Ao todo, é possível usar 65536 portas TCP e UDP, começando em 1. Tanto no protocolo TCP como no UDP, é comum o uso das portas de 1 a 1024, já que a aplicação destas é padronizada pela IANA (Internet Assigned Numbers Authority).



    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"

    Força e Fé !

    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
749638
Banca
VUNESP
Órgão
TJM-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

No sistema operacional Linux, para garantir que todos os pacotes de rede serão entregues para uma placa de rede, mesmo que não sejam endereçados a ela, deve-se executar o comando:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    promise = garante que todos os pacotes de rede serão entregues para uma determinada placa de rede, mesmo que não sejam endereçados a ela.


    Vamos na fé.



    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"

    Força e Fé !

    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
749641
Banca
VUNESP
Órgão
TJM-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

No Windows Server 2008, para se limpar o cache do DNS Resolver, deve-se executar o comando:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D

     

    1) Abra o "Prompt de comando" (Menu iniciar / executar / cmd -> enter)
    (Caso esteja usando o Windows Vista você deve executar como administrador em programas/acessórios/Prompt de comando)


    2) Digite na tela após o C:\> o seguinte comando:

    ipconfig /flushdns

     

    3) Aperte a tecla Enter.

    Nesta mesma tela você pode digitar o comando ipconfig /displaydns para visualizar o conteúdo cacheado de DNS

     

    É só lembrar de dar descarga = flush

  • Gabarito D

    “ipconfig/flushdns”. O comando flushdns limpa o cache do seu servidor DNS;

    Vamos na fé !

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !