Farmacotécnica Hospitalar visa
I. manipular fórmulas magistrais e oficinais, insumos farmacêuticos e correlatos.
II. proporcionar fórmulas com concentrações adaptadas às necessidades específicas do hospital ou de determinados pacientes, mantendo um nível adequado de qualidade.
III. proporcionar a qualquer momento, independentemente da disponibilidade comercial, medicamentos de qualidade adaptados à necessidade da população que atende.
IV. melhorar a qualidade dos medicamentos elaborados pela indústria farmacêutica para racionalizar sua administração e distribuição.
Estão corretas as afirmações
Considere as seguintes afirmações:
I. Pomadas são preparações semissólidas, obtidas através de bases emulsivas do tipo água-óleo (A/O) ou óleo-água (O/A), contendo um ou mais princípios ativos ou aditivos dissolvidos ou dispersos na base adequada.
II. Pomadas são preparações para aplicação tópica, constituídas de base monofásica na qual podem estar dispersas substâncias sólidas ou líquidas.
III. Géis são sistemas semissólidos que consistem de suspensões de pequenas partículas inorgânicas, que não podem ser lipossolúveis interpenetradas por um líquido.
IV. Suspensões são preparações farmacêuticas obtidas pela dispersão de uma fase sólida insolúvel ou praticamente insolúvel em uma fase líquida.
Estão corretas as afirmações
Foi solicitada a manipulação da seguinte fórmula:
Furosemida 2 mg/mL;
Tomar 1 mL via oral de 12/12horas;
Duração do tratamento: 30 dias.
Estabilidade do produto: 30 dias, sob refrigeração e acondicionado em frasco de vidro âmbar; pH da solução final entre 7 e 10.
A partir destas informações, pode-se concluir que
De acordo com a Portaria nº 344/98, o fármaco anfepramona (dietilpropiona) está classificado como substância:
De acordo com a Portaria nº 344/98, o fármaco amitriptilina está classificado como substância:
É atribuição do farmacêutico clínico:
Com relação à padronização de medicamentos no âmbito hospitalar, considere as afirmações a seguir.
I. A padronização de medicamentos deve incluir itens com elevados níveis de eficácia clínica, importantes para prevenção, tratamento ou diagnóstico do paciente assistido pela Instituição.
II. A listagem de medicamentos selecionados deve ser reavaliada anualmente, e a comissão avaliadora deverá ser composta apenas por profissionais prescritores, apontando os itens em desuso, que devem ser excluídos ou substituídos, levando em consideração a experiência clínica relacionada aos medicamentos padronizados.
III. A padronização torna os processos de gerenciamento de estoques mais complexos, porque aumenta a variedade de itens que devem ser mantidos.
IV. Padronizar medicamentos para uso hospitalar tem como objetivo a escolha a partir de critérios de eficácia, segurança, qualidade e custo, propiciando condições para o uso seguro e racional de medicamentos.
São corretas apenas as afirmações
A programação de medicamentos é um processo muito importante na Farmácia Hospitalar. Indique falso (F) ou verdadeiro (V) para as seguintes informações sobre os objetivos da programação de medicamentos.
( ) Evitar descontinuidade no abastecimento, aquisições desnecessárias e perdas de produto.
( ) Definir especificações técnicas e quantidades dos medicamentos a serem adquiridos, tendo em vista o estoque, os recursos e os prazos disponíveis.
( ) Definir prioridades e quantidades a serem adquiridas, face à necessidade de aquisição para atendimento da demanda e à disponibilidade de recursos.
( ) Cumprir o cronograma de inventário para confrontar o estoque registrado em ficha ou computador com o estoque real ou físico.
A alternativa que apresenta a indicação na ordem correta de cima para baixo é
Em farmacoeconomia, os custos intangíveis são
São objetivos de uma farmácia hospitalar:
I. Implantar sistema de farmacovigilância para identificação e prevenção de reações adversas aos medicamentos.
II. Desenvolver e/ou manipular fórmulas magistrais e/ou oficinais de produtos não estéreis, destinados a atender necessidades específicas dos pacientes.
III. Desenvolver atividades de ensino e educação permanente.
IV. Fornecer medicamentos que não fazem parte da lista de padronização para garantia do melhor cuidado ao paciente.
Estão corretas as afirmações
Analise as afirmações a seguir sobre Central de Abastecimento Farmacêutico.
I. Realizar a dispensação de medicamentos por dose individualizada, de acordo com a prescrição médica.
II. Garantir a regularidade no abastecimento, para suprir as necessidades do serviço de saúde.
III. Organizar o processo de programação e aquisição e evitar desperdícios de tempo e dinheiro.
IV. Realizar a distribuição em tempo hábil, por meio de cronograma para impedir atrasos e desabastecimento.
Estão corretas apenas as afirmações
Exemplo de glicosídeo cardíaco, usado em pacientes com insuficiência cardíaca que também apresentem fibrilação atrial rápida crônica, ou em pacientes que continuem sintomáticos apesar do tratamento com um diurético e IECA.
Trata-se de
A farmácia de internação de um hospital possui disponível no estoque somente xarope de cloreto de potássio 10%. Foi prescrita, para um paciente não portador de diabetes, 1 drágea de cloreto de potássio 600 mg, via oral, após almoço e jantar.
Quantos mL do xarope de cloreto de potássio 10% correspondem a 1 drágea de cloreto de potássio 600 mg?
A farmacotécnica hospitalar possui, em seu estoque, solução degermante a 8% em frascos de 1000 mL. Para atender a uma solicitação de 40000 mL com concentração a 2%, quantos mL serão utilizados de sua solução estoque?
Na receita de M.H.C. foi prescrito: varfarina 2 mg VO segunda, quarta e sexta-feira, e 5 mg terça, quinta-feira e sábado pela manhã.
Considerando que o dia 1º deste mês é na segunda-feira,
que este mês possui 31 dias e que o hospital dispõe de
varfarina na apresentação de 1 e 5 mg, quantos comprimidos,
de cada dosagem, M.H.C. vai receber?
O paciente C.S. está internado na Unidade de Terapia Intensiva de um Hospital Cardiológico, com a seguinte prescrição médica:
Furosemida 40 mL
Solução Fisiológica 0,9% 500 mL
Sabendo que a velocidade de infusão é de 112 mL/hora e
que a ampola de furosemida contém 2 mL, quantas ampolas
de furosemida a farmácia deverá dispensar para
24 horas?