-
Por mais que se espere obter sucesso, não há como ter certeza do impacto que causará.
-
Onde está o erro?
-
Baseado em uma pesquisa no google, talvez o gabarito seja respondido. Fiz grifos para marcar a ideia da resposta da banca.
Propaganda Institucional
2. A Propaganda Institucional é uma forma de publicidade que não se refere ao produto em si, e sim à empresa ou instituição, visando a disseminação de ideias no intuito de moldar e influenciar a opinião pública, motivando comportamentos desejados por uma instituição ou provocando mudanças na imagem pública desta instituição. Fala-se da sua importância para a sociedade, dos empregos que ela gera, da sua contribuição pro progresso do país, enfim, das coisas boas que a empresa faz. Assim, cria-se uma imagem positiva da marca. É utilizado para criar no público um estado de confiança nas instituições , o qual se refletirá no futuro em suporte e apoio da população a estas instituições. Neste sentido, a Propaganda Institucional tem servido em muito para que sejam atingidos os objetivos das Relações Públicas. Ela aborda dados informativos a respeito da instituição, almejando mostrar transparência de seus produtos e serviços prestados promovendo assim, filosofia, marca e imagem de uma empresa, instituição ou órgão público; também pode ser veiculada a responsabilidade social e a promoção de ações estratégicas da organização, nunca deixando de lado a ética.
8. Um dos propósitos do uso da Propaganda Institucional por parte de uma organização é o de influenciar a opinião pública sobre um determinado tema, quer seja motivando o público-alvo a tomar determinadas atitudes de interesse da organização, quer criando uma aceitabilidade por parte deste público sobre determinados temas, posturas ou atitudes da organização. Sobretudo durante a Segunda Guerra Mundial a Propaganda Institucional foi utilizada para tais fins. O meio utilizado por excelência neste período era o pôster, que era amplamente distribuído e divulgado, sobretudo nos Estados Unidos da América. Ao trazer a figura do 'Tio Sam' despindo-se de sua vestimenta tradicional e colocando um uniforme de operário, com os seguintes dizeres: Defender a liberdade americana é tarefa de todos . Outras tantas propagandas da época conclamam os trabalhadores urbanos para evitar atrasos e faltas, comparando tais atitudes com colaboracionismo e traição.
Fonte:https://pt.slideshare.net/daianelins/yves-behar
-
Eu acredito que é possível pois, antes de jogar uma propaganda no ar a empresa ou instituição procura focar no perfil do consumidor e para isso existem as pesquisar de perfil, os levantamentos, em fim, creio que existe todo um conjunto antes de se lanças qualquer propaganda, caso contrários seria um caso displicente.
-
Gabarito E
"o comunicador não é capaz de prever o efeito de sentido que a mensagem causará no público-alvo"
Efeito de sentido é o tom da mensagem = ironia, duplo sentido, ambiguidade, humor...
O comunicador planeja a mensagem e utiliza o efeito de sentido para expressá-la. É uma ferramenta que ele controla.
-
O comunicador, ao planejar
o conteúdo e usar apelos racionais e emocionais na mensagem, é capaz de
prever o efeito de sentido que essa causará no público-alvo. Esse
profissional sabe que a emoção e a razão podem desenvolver afinidade, simpatia,
medo, aceitação ou outros sentimentos, e que ambas (emoção e razão) contribuem significativamente
para a mudança de comportamento ou de pensamento do consumidor. Por isso, ao
usar tais táticas, ele enxerga as consequências e possibilidades de sucesso em seu objetivo.
Por esse motivo, a
afirmação da questão está errada.
Gabarito do professor: ERRADO.
-
Então agora os profissionais de comunicação leem mentes?
-
Ele é sim capaz de prever.
A questão não fala de certeza, fala em previsão. Possível prever sim, pois caso contrário não precisaria de pesquisa e planejamento. Acredito que seja mais por aí.
-
A Cespe sendo Cespe...
-
Gente, é possível prever sim. O marketing tem ferramentas, pesquisas que possibilitam prever, dar um direcionador das suas ações. O que ele não faz é cravar que a previsão é um fato.
-
PREVER:
1. ter ideia antecipada de (algo que vai acontecer); antever.
2. observar com antecedência e concluir sobre as prováveis consequências; conjecturar, supor, presumir.
Dá pra supor? Sim, dá pra ter uma ideia.