SóProvas



Questões de Marketshare


ID
49396
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Analise as afirmativas que se seguem e assinale V (as verdadeiras) ou F (as falsas), no que se refere a planejamento de publicidade. Ao final, marque a opção correta.

( ) O briefing contém tanto aspectos gerais de publicidade quanto aspectos específicos de marketing.
( ) Market Share dos concorrentes é a participação dos concorrentes no mercado. Diz respeito ao levantamento e entendimento sobre como os concorrentes são percebidos pelos seus clientes.
( ) Concorrentes indiretos são aqueles que atendem à mesma necessidade, mas não fazem parte necessariamente do mesmo tipo de indústria.
( ) Acompanhar a estratégia de preço do concorrente é tarefa da equipe de marketing da empresa.
( ) Também faz parte da análise do ambiente concorrencial saber se a gestão do concorrente é profissional ou familiar.

Alternativas
Comentários
  • Acompanhar a estratégia de preço do concorrente é uma tarefa que a equipe de marketing pode ser incumbida de fazer da empresa. Portanto, acredito que esta questão deixou dúvida para os concorrentes.
  • Item I CERTOItem II Market Share dos concorrentes é a participação dos concorrentes no mercado. Correto, porém a segunda parte do enunciado "Diz respeito ao levantamento e entendimento sobre como os concorrentes são percebidos pelos seus clientes" não se refere ao Market Share e sim ao "Share of mind". ERRADOItem III CERTO. Item IV - esse item ficou confuso, pois o conceito de "equipe de marketing" varia bastante dependendo da empresa. Em alguns casos isso pode ocorrer, mas geralmente quem acompanha a estratégia de preços dos concorrentes é a equipe de planejamento.Item V CERTO.
  • As questões que permeiam o tema publicidade e propaganda são demasiadamente subjetivas, teóricas e conceituais. Neste caso, pode haver uma livre interpretação nas questões. a) briefing: agências não trabalham com um briefing de marketing completo, pois é muito extenso. b) ok. c) ok d) Estratégia de preço é um tema para o marketing, tanto que aprendi sobre isso nas duas disciplinas de marketing que cursei. e) ok. Foram estas duas questões que foram determinantes para assinalar a resposta errada. Na minha opinião, esta questão deveria ser anulada.


ID
63073
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

O marketing institucional é a modalidade mais voltada para o share of mind (fixação da marca na memória) do que para o market share (participação da marca no mercado). Seu objetivo imediato não é a venda mas sim a criação de uma atitude favorável em relação à organização.

Alternativas
Comentários
  • O marketing institucional é aquele cuja finalidade é trabalhar para a promoção da imagem a empresa no mercado, com ênfase em ações de responsabilidade social, qualidade de trabalho e produto e demais ações. O marketing institucional vem seguindo uma tendência de aprofundar as ações do marketing social, como forma de humanizar a imagem da empresa junto ao mercado consumidor e à sociedade com um todo. O marketing social também é conhecido como Marketing para Causas Sociais (MCS), segundo Pingle & Thompson :“(…) como uma ferramenta estratégica de marketing e de posicionamento que associa uma empresa ou marca a uma questão ou causa social relevante, em benefício mútuo. Um programa de Marketing para Causas Sociais pode ser desenvolvido por meio de uma aliança estratégica entre uma empresa e uma organização voluntária, ou beneficente, comprometida com a área social definida em benefício de uma “causa”, pode dar a uma marca um “credo”ou “sistema de crenças” e resultar numa percepção e intenção de compra significativamente melhor, por parte do consumidor. O MCS também pode estabelecer relacionamentos valiosos com uma série de outras partes importantes relacionadas a uma empresa, como os funcionários, fornecedores e órgãos do governo”.O marketing social impulsiona positivamente uma empresa, sobretudo quando busca-se um equilíbrio entre necessidades de participação do mercado, governo e sociedade. Busca posicionar a empresa perante as pessoas através de boas ações mercadológicas e sociais, a empresa produz com responsabilidade, a empresa distribui com responsabilidade, respeita o seu consumidor e além de tudo ajuda a sociedade investindo e participando de projetos sociais que promovam determinada comunidade.

ID
185620
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ELETROBRAS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Algumas organizações deslocam a atividade de marketing exclusivamente para as ações de venda, sendo que as organizações que agem dessa forma terão dificuldades em competir em economias mais competitivas.

PORQUE

Em economias mais competitivas, o mercado tem muitas opções e se divide em diversos mercados menores, cada um com desejos específicos, percepções particulares e preferências e critérios de compra característicos.

A esse respeito, conclui-se que

Alternativas
Comentários
  • Errei feio :P

    Fui na letra B. Achei que a segunda afirmação, que trata da segmentação de mercado, não poderia ser uma justificativa válida para a primeira, já que o marketing não trata exclusivamente de vendas nem de segmentação; portanto, há muitas outras atividades do marketing que tornaria difícil para a empresa ser competitiva se focasse apenas nas vendas...



  • Ao deslocar as ações de marketing apenas para as ações de venda, você acaba se preocupando apenas com os resultados e com a lucratividade e esquece do consumidor e de suas necessidades. É por isso que uma empresa que não cuida em trazer valor ao cliente e apenas procura ter um maior número de vendas tem dificuldades em mercados mais competitivos, pois como há muitas opções e gostos diferentes, as empresas precisam se diferenciar e conhecer seu público alvo, para formar um relacionamento com o cliente que comece antes da venda de seu produto e se estenda além dela.

    Por isso, a letra A é a certa e a primeira e a segunda frase estão corretas e a segunda justifica a primeira.


  • Se uma empresa foca as ações de mkt exclusivamente para vendas, ela pode achar um nicho do mercado adequado a aquele produto produzido/oferecido por ela, porém terá dificuldade de enfrentar uma empresa que entenda melhor esse cliente (mercado mais específico) produzindo/oferecendo o mesmo produto porém adaptado de acordo com o consumidor.


ID
543211
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

As lojas virtuais surgiram graças a internet. Essas lojas desenvolveram o conceito da cauda longa para ganhar dinheiro. Esse conceito ganhou tanta importância que se tornou um livro de sucesso. Ele contraria a “regra dos 80/20”, isto é, 20% dos produtos representam 80% do faturamento. O fenômeno da cauda longa é observado em determinadas empresas com vendas pela internet em que

Alternativas
Comentários

  • Cauda longa (do inglês The Long Tail) é um termo utilizado na Estatística para identificar distribuições de dados da curva de Pareto, onde o volume de dados é classificado de forma decrescente.

    No mercado do consumo de bens, é vulgar encontrar curvas deste tipo para ilustrar a procura dos consumidores. Tipicamente, procura elevada para um conjunto pequeno de produtos e procura muito reduzida para um conjunto elevado de produtos.

    Na Economia Tradicional, os custos fixos de manutenção de estoques e catálogos permitem calcular um valor para a procura que define a fronteira entre o lucro e o prejuízo.No caso da Nova Economia, este raciocínio é colocado em xeque, muito particularmente no caso dos produtos digitais. Por exemplo, o custo de manutenção de um produto muito procurado é igual ao custo de manutenção de um produto procurado apenas por um número mínimo de consumidores.

    Apostar na Cauda Longa torna-se economicamente interessante, ao contrário do que acontecia antes. No limite, o conjunto dos produtos que existem na zona da Cauda Longa tem um valor comercial equivalente aos dos produtos populares.




     

  • Letra B

    Não sou de fazer isso (criticar), mas acho péssimos esses comentários copia e cola sem nem se dar o trabalho de uma simples edição/formatação, pior que mesmo lendo o comentário não dá pra ter nem uma vaga ideia de qual seria a resposta correta e porque. Se for pra comentar, que faça algo em relação à questão e como complemento, uma informação copiada da net, não tem problema, mas vomitar o primeiro texto que se encontro pq viu um termo na questão e jogar aqui na verdade até atrapalha!

    Basicamente, com as vendas na internet, as lojas e seus produtos puderam alcançar diversos públicos quando antes era impossível, aí é correto afirmar que determinados segmentos (nichos de mercado), dada uma certa região e perfil de consumidor, podem mesmo surpreender e vender mais que um produto líder de mercado. Isso ocorre com alguns modelos de carros ou marcas/modelos de computador, telefones celulares e até mesmo roupas.

  • Gabarito: B

    No gerenciamento do estoque de mercadorias das lojas físicas, predomina a regra dos 80/20, por conta das limitações impostas pelos elevados custos de armazenagem e distribuição. Com isso, a oferta de produtos dessas lojas se concentra nos campeões de venda.
    A teoria da cauda longa mostra que em lojas virtuais, esse conceito se modifica.
    Exemplo de uma pesquisa feita nos Estados Unidos:
    Uma livraria (loja física) possui em média 100 mil títulos diferentes para venda.
    Já uma loja virtual pode ultrapassar a quantia de 3 milhões de títulos (mas não necessariamente terá todos em estoque).
    Dentro deste estudo com as lojas virtuais, notou-se que o faturamento dos livros menos populares (nichos) representa em torno de 25% do faturamento total.
    Para uma loja de espaço físico limitado, estes 25% de vendas torna-se inviável, pois são muitos títulos com pouca venda: é uma grande quantidade para pouco rendimento.
    Já para as lojas virtuais, esta cauda longa demonstra um grande poder.

  • GAB B

    A Cauda Longa (Cris Anderson) – Esta teoria, que é o titulo do trabalho dele, demonstra que antes da Internet a indústria cultural, ou seja, o mercado só investia em grandes hits de massa. Agora, o mercado ainda se interessa pelos fenômenos de massa, no entanto, ele indica que a receita total de uma multidão de produtos segmentados, com poucas vendas, é igual à receita total dos poucos grandes hits, daí que ele denomina este efeito de cauda longa.

    Fonte: Unyleya

    Perfeito o comentário do colega Klaus Serra. No afã de comentar por comentar alguns colegas simplesmente despejam conceitos captados na internet, ao invés de buscar a verdadeira resposta e as bibliografias consagradas.


ID
547591
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

O gerente de uma holding realizou uma análise de suas unidades estratégicas de negócios. A distribuidora do grupo apresenta uma elevada participação em um mercado que tem alta taxa de crescimento, enquanto a fábrica de embalagens apresenta baixa participação em um mercado com crescimento lento. Utilizando-se a análise de portfólio desenvolvida pelo Boston Consulting Group (Matriz BCG), classificam-se a refinaria e a fábrica de embalagens, respectivamente, como

Alternativas
Comentários
  • Vide matriz de BCG. 

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Matriz_BCG#mediaviewer/File:Matriz_BCG.png

  • Estrelas

    São aquelas com alta participação no mercado e que também estão em constante crescimento.

    Vacas leiteiras

    São produtos e serviços com grande participação no mercado, mesmo que o contexto geral esteja estagnado ou

    tímido.

    Interrogações

    Aqui entram aqueles produtos direcionados a um mercado com alto crescimento, mas que ainda não conseguiram ocupar

    grande fatia na preferência do consumidores.

    Abacaxis

    Esses são os produtos que, embora destinados a um mercado estável, não conseguem aumentar sua participação.

    "Não se turbe o vosso coração; credes em Deus e também em mim"

    (João, 14:1)

  • Gabarito: C

  • Tudo Baixo - Abacaxi

    Tudo AlTo - EsTrela


ID
561013
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A distribuidora de combustíveis YYZ estima que 35% dos consumidores de combustíveis estejam interessados em utilizar etanol. Desse percentual de consumidores de etanol, apenas 10% compra combustível da YYZ. Esse grupo de consumidores pode ser classificado, pela distribuidora YYZ, como mercado

Alternativas
Comentários
  • “O mercado penetrado é o conjunto e consumidores que estão comprando o produto da empresa.” (KOTLER,

    2000, p.141)

    “O mercado-alvo (também chamado de mercado servido) é a parte do mercado disponível qualificado – o

    conjunto de consumidores que possuem renda, interesse, acesso e qualificações para a oferta ao mercado.”

    (KOTLER, 2000, p.141)

    “O mercado disponível é o conjunto de consumidores que possuem renda, interesse e acesso a uma

    determinada oferta.” (KOTLER, 2000, p.141)

  • Essa questão tem algumas peculiaridades relacionadas ao texto e à interpretação de texto.

    A questão fala de um grupo de 35% (os interessados) e de um grupo de 10% (os clientes da empresa XYZ). Na frase seguinte, o examinador começa a pergunta com a palavra "Esse". O entendimento do que significa "esse" permite saber que o examinador não está falando de todos (os 35%), mas perguntando sobre os 10%. Isso porque "esse" se refere à referência mais próxima (os 10%). Se o examinador falasse "aquele", se referiria a referência mais distante (os 35%).

    Sabendo disso, descobrimos que o examinador quer saber qual o nome do mercado que já é atingido pela empresa XYZ. O nome do mercado em que a empresa já atua é "mercado penetrado".

    A) penetrado - o mercado em que a empresa já atua. [ALTERNATIVA CERTA]

    B) alvo - o mercado que a empresa não atua mas pretende atuar e já foi qualificado pela empresa

    C) servido - mesma coisa que mercado alvo.

    D) disponível - é um mercado que ainda não foi qualificado e a empresa ainda não o definiu como alvo.

    E) disponível qualificado - um mercado com consumidores qualificados para uma determinada oferta, mas ainda não é alvo da empresa.

    As camadas do mercado são essas:

    Mercado potencial > mercado disponível > mercado disponível qualificado > mercado alvo > mercado penetrado.

  • Na verdade a referência mais próxima certa a ser utilizada seria este (mais próximo). Quando há dois referentes o este é ao mais próximo e o aquele é o mais longe. O esse é para referência anafórica e este para catafórica.


ID
850150
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A Unidade Estratégica de Negócios de uma empresa (UEN) detecta uma oportunidade de lançamento de um determinado serviço em um mercado em crescimento.


Nesse caso, esse novo serviço

Alternativas
Comentários
  • Para resolver a questao, podemos pensar de acordo com a matriz BCG,por ainda estar em estágio de introducao em um novo mercado, o produto vai demandar alto investimento e a principio, terá baixo retorno, pois ainda tem baixa participação no mercado. Vale a pena estudar BCG, especialmente para entender produtos e mercados. 
  • Oi Isabela,

    O que é BCG? :/

  • Matriz BCG é uma técnica utilizada para analisar portfólio de produtos, nichos de atuação e unidades de negócio, tendo como base o ciclo de vida de cada produto ou mercado.

    Esta metodologia foi criada por Bruce Henderson nos anos 70 para a empresa americana Boston Consulting Group, e tem como principal objetivo auxiliar o processo de tomada de decisão dos administradores.

    Através de uma análise do ciclo de vida dos produtos ofertados pela empresa, a Matriz BCG consiste basicamente no cruzamento do índice de market share (participação de mercado) e do índice de crescimento do produto no mercado, com o objetivo de se identificar as características e determinar as prioridades de cada produto na formação do portfólio da empresa

    A matriz BCG é dividida em quatro quadrantes que representam a combinação entres os índices de Market Share e crescimento no mercado. Os quadrantes são nomeados da seguinte forma: Estrela, Vaca Leiteira, Em Questionamento e Abacaxi.


  • Segundo Kotler e Keller (Livro Adm. de Marketing), ao tratar o Ciclo de Vida do Produto (CVP), o estágio de introdução de determinado produto/serviço é "um momento de baixo crescimento nas vendas, uma vez que o produto está sendo introduzido no mercado. Não há lucros neste estágio devido às pesadas despesas com a introdução do produto". 

  • No caso, o produto está na fase "estrela": alto investimento inicial e alto potencial de crescimento.

  • Então, é a mesma lógica de quando o avião vai decolar - gasta muito combustível e despeja potência. Em seguida, quando na velocidade 'de cruzeiro', é só manutenção.

  • Se pararmos para pensar numa situação hipotética a resolução da questão fica mais simples, por exemplo:

    O mercado de venda de banheiras está em alta, uma grande demanda de possíveis compradores. Há duas coisas a se considerar:

    1. Vou precisar investir alto se quiser ter uma boa participação de mercado.
    2. Investir alto significa ter bons resultados? Não, pois é preciso tempo para ter retornos, mesmo o mercado estando em alta é preciso cativar os clientes, se tornar conhecido no meio para conseguir prospects (clientes ideais).

    Por isso, a alternativa correta é:

    B) necessitará de um alto investimento, uma vez que sua participação no mercado é baixa mesmo lançado em um mercado crescente

  • Ciclo de vida do produto: os estágios sucessivos e encadeados de um sistema de produto, desde a aquisição da matéria-prima ou geração de recursos naturais até a disposição final. (Q452806)

    1. Desenvolvimento:  projeto ainda preso ao campo das ideias. 
    2. Introdução: fase que mais exige investimentos em marketing por parte da empresa. baixo volume de produção e de vendas.
    3. Crescimento: o produto começa a firmar-se no mercado ou período de aceitação pelo mercado. Nesse estágio surgem os concorrentes.
    4. Maturidade: alcança o seu máximo potencial e suas vendas se estabilizam. baixo crescimento nas vendas. Os níveis de lucro tornam-se estáveis ou diminuem, em função dos gastos que a empresa tem para defender o produto da concorrência.
    5. Declínio

  • Utilizando a classificação da matriz BCG, esse seria um produto interrogação, pois combina alto crescimento do mercado com baixa participação relativa do mercado.


ID
850162
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Um pequeno grupo de grandes empresas que produzem produtos pertencentes a uma mesma categoria, mas que se diferenciam em termos de qualidade, atributos, estilo e serviços, atuam em uma estrutura setorial chamada

Alternativas
Comentários
  • - Monopólio puro: somente uma empresa oferece um produto ou serviço em um país

    ou região. Um monopolista pode cobrar preços elevados, fazer pouca ou nenhuma propaganda

    e oferecer o mínimo em termos de atendimento. Um monopolista sob regulação é obrigado a

    praticar um determinado nível de preço e nível de serviço.

    - Oligopólio puro: poucas empresas fabricam o mesmo produto (commodity) e tem

    dificuldade de cobrar preços mais altos. A maneira de conseguir vantagem competitiva é

    reduzir os custos.

    - Oligopólio diferenciado: poucas empresas fabricam produtos parcialmente

    diferenciados, podendo cobrar um preço mais alto devido à diferenciação.

    - Concorrência monopolista: muitos concorrentes são capazes de diferenciar suas

    ofertas no todo ou em parte, podendo impor um preço mais alto.

    - Concorrência pura: muitas empresas oferecem o mesmo produto ou serviço

    praticando basicamente o mesmo preço.


  • Oligopólio Diferenciado

    > Segundo Possas (1985), no oligopólio diferenciado, a disputa das empresas pelo mercado se dá por meio da diferenciação de produtos. Não há concorrência via preços, pois tal competição geraria riscos à estabilidade do mercado e à sobrevivência da empresa.

    > As empresas, tendo como principal forma de concorrência a diferenciação de bens leva a implicações sobre a estrutura de mercado, ao passo de que o esforço competitivo está focado, basicamente, nas despesas de publicidade e comercialização de produtos existentes, como de novos produtos (POSSAS, 1985).

    > Neste modelo de oligopólio, as economias de escala de diferenciação dão origem às barreiras, à entrada, juntamente, com o hábito do consumidor de se apegar a marcas específicas. Assim, fazendo com que empresas que desejem ingressar no meio, tenham que dispender elevados gastos em investimento para obter uma pequena parcela do mercado consumidor. Possas (p. 187, 1985) aponta que “[...] a presença de barreiras à entrada não significa que a estrutura do oligopólio diferenciado tende a permanecer estável porque a diferenciação de produtos requer, para produzir os efeitos desejados, uma contínua renovação dos produtos”.

    > As indústrias de bens de consumo não duráveis, empresas farmacêuticas, de perfumaria, cigarros e bebidas se enquadram em oligopólio diferenciado (MATTOS, 2003)

  • Exemplos de oligopólio puro: empresas de telecom, bebidas - são poucas empresas e produzem a mesma coisa, sem muitas diferenças, mas são substitutos muito próximos.
    Exemplos de oligopólio diferenciado: empresas automobilísticas - são poucas empresas, mas seus produtos são diferenciados.

  • Um pequeno grupo de grandes empresas que produzem produtos pertencentes a uma mesma categoria, mas que se diferenciam em termos de qualidade, atributos, estilo e serviços, atuam em uma estrutura setorial chamada:

    E) Oligopólio diferenciado.

  • Existem 04 tipos de estruturas competitivas (situações concorrenciais): 

    Monopólio puro (Monopólio) 

    • ocorre quando uma única organização oferece um produto que não tem um “substituto” no mercado. Ou seja, a organização é a única fornecedora desse produto. Em outras palavras, o produto oferecido pela organização não possui concorrentes. Portanto, a organização detém forte controle sobre os preços. 
    • Nesse caso, há muitas barreiras de entrada no mercado. 

    Oligopólio puro (Oligopólio) 

    • ocorre quando poucas organizações controlam o abastecimento de grande parte de determinado produto. Ou seja, poucas empresas controlam o mercado de determinado produto. Existe essa "limitação" de empresas no mercado por diversas causas, sendo uma delas a necessidade de altos investimentos  de capital. Por exemplo: serviços de cruzeiro marítimo e aviação. 
    • Nesse caso, há algumas barreiras de entrada no mercado. 

    Competição monopolista (Concorrência pura) 

    • ocorre quando existe um grande número de organizações e nenhuma delas pode influenciar significativamente no preço dos produtos. Ou seja, existem um número grande de concorrentes e um número grande de consumidores no mercado, que estão familiarizados com os produtos que apresentam muita similaridade. Nesse caso, não é difícil entrar e sair no mercado; por isso, os concorrentes são muito numerosos. Trata-se de um mercado “ideal”, que está no lado oposto do monopólio puro. Por exemplo: agricultores locais realizam feiras informais para venderem frutas e verduras. 
    • Nesse caso, não existe qualquer barreira de entrada no mercado. 

    Competição perfeita (Concorrência monopolista) 

    • Da mesma forma que na classificação anterior, existem muitos vendedores, e os produtos também apresentam similaridade. Trata-se de um mercado em que as organizações podem buscar “diferenciar” seus produtos, com o intuito de agregar valor a eles e diferenciá-los dos demais produtos do mercado.

    Uma situação de concorrência imperfeita corresponde a uma estrutura de mercado em que existe pelo menos uma empresa ou consumidor com poder suficiente para influenciar o preço. Concorrência pura é um tipo de concorrência perfeita.


ID
1045621
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Acerca de noções de marketing e gestão de relacionamento com o cliente, julgue os itens a seguir.

Cabe ao profissional de marketing entender as necessidades, desejos e demandas do mercado-alvo.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo


ID
1359922
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Um fabricante de lubrificantes sintéticos para motores pratica o menor preço possível em seus produtos. Com o crescimento das vendas e o aumento da produção, seus custos de produção passam a ser decrescentes, o que lhe possibilita oferecer produtos ainda mais baratos ao mercado. Seus preços são tão baixos que os concorrentes se sentem desestimulados a atuar nos mesmos mercados.

Com base nessas informações, o objetivo de determinação de preços dessa empresa é classificado como

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

    Preços cada vez mais baixos atraem mais pessoas e mais pessoas comprando em uma empresa significa maior participação no mercado.

  • Quanto mais produtos fabricados menos as despesas com custos, pois ele pode conversar com seus fonecedores, gando desconto maiores, etc.

    Isso faz com que suas vendas aumentem, o que causa a maximização no mercado, que é conseguir a maior parte do mercado . 

    Gab: E


ID
1648558
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Julgue o item subsecutivo acerca de noções de mercado, marketing, público-alvo e relações públicas.

Um nicho de mercado é o mesmo que um segmento de mercado.

Alternativas
Comentários
  • Nichos de mercado são segmentos ou públicos cujas necessidades particulares são pouco exploradas ou inexistentes, ou seja, é onde uma parcela dos clientes e consumidores não estão sendo atendidos. A estratégia de aproveitamento de nichos está justamente na identificação das bases de segmentação que, quando explorados, representam o diferencial ou vantagem competitiva à empresa (ou pessoa). 

    A segmentação de mercado consiste em identificar num mercado heterogêneo um determinado grupo de indivíduos, com respostas e preferências semelhantes de produtos.

    Avante!

  • segmento é uma totalidade,nicho seria uma parcela de qualquer totalidade!


  • Marketing de segmento - Grande grupo de consumidores com mesmas preferências. A empresa ajusta seu mix para atender ao público alvo.


    Marketing de nicho - pequeno grupo com potencial possibilidade de crescimento. Esses clientes concordam em pagar mais, o nicho nçao costuma atrair outros concorrentes, gera receita por especialização.
  • Enquanto um segmento é um grande grupo de consumidores com características semelhantes, um nicho é um recorte deste grupo. É um mercado menor, cujas necessidades não estão sendo totalmente satisfeitas. Ele seria, assim, um segmento dentro do segmento.


ID
1689517
Banca
NC-UFPR
Órgão
COPEL
Ano
2015
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Considerando os oito estados da demanda que o profissional de marketing deve gerenciar, assinale a alternativa correta. 

Alternativas
Comentários
  • Letra B (errada) - 

    Marketing de Revitalização (demanda declinante – revitalizar) – Declínio ou mercado declinante. Necessário atividades corretivas. Ex: Igrejas que diminuíram o número de fiéis em virtude das atividades mundanas. 


    Letra C (errada) - 

    Marketing de Eliminação (demanda indesejada – destruir) – Demanda indesejável considerada como excessiva por causa das qualidades negativas associadas à oferta. Ex: álcool, cigarros e entorpecentes. 


    Letra D (errada) - 

    Marketing de manutenção ( demanda plena – manter) – o nível e o tempo atual da demanda é igual ao nível e ao tempo desejado da demanda. Manter o preço certo, a equipe de vendas, os revendedores motivados e o controle rígido sobre os  custos.

     

    Letra E (errada) - 

    Marketing de Desenvolvimento (demanda latente – desenvolver) – quando um número substancial de pessoas compartilham de algo que não existe. Ex. cigarro de sabor agradável. 


    Outras demandas:  


    Marketing de conversão (demanda negativa – corrigir) – nasce do estado de demanda negativa. Poderia até chegar ao ponto de pagar um preço para evitá-lo. Ex. Viagens para o pólo norte e deserto são exemplos de demanda negativa.

     

    Marketing de Estímulo (demanda inexistente – criar) – Não existe demanda. As pessoas são indiferentes ou não estão interessadas. Ex: Barcos afastados de áreas do litoral, carros de pesca em área tropical.

     

    Marketing de Sincronização (demanda irregular – sincronizar) – Aumento da demanda muito além da capacidade de oferta da organização enquanto outras se percebe grande perda na capacidade da oferta. Ex: Hoteis em alta ou baixa temporada. Transporte em horário do rush ou fora dele.

     

    Marketing de redução (demanda excessiva – reduzir) – demanda excede o nível em que o especista de marketing se sente capaz ou motivado para estabelecer a oferta. Ex: Criar pedágio em uma pista para diminuir seu uso.


    Fonte: Kotler

  • O QUE A ÁREA DE MAKETING DEVE FAZER?

    O Marketing deverá manter o nível de demanda apesar das mudanças dos clientes e da crescente concorrência, mantendo ou melhorando a qualidade e medindo regularmente a satisfação dos clientes e ficar atento ao comportamento dos consumidores para eventuais mudanças.


    7.Demanda excessiva: Como o nome já diz, esta demanda é caracterizada pelo excesso na procura. O volume de consumidores é sempre maior do que a empresa pode/deseja atender. (ex. Jogos de finais de campeonatos, shows de artistas famosos, baladas muito procuradas, etc)


ID
1692922
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2013
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

No que se refere às tendências do mercado brasileiro e a sua relação com a administração e o planejamento de marketing, julgue o item subsecutivo.

A realização de auditorias de mercado é uma das etapas da elaboração de objetivos e estratégias de marketing.


Alternativas
Comentários
  • Um plano de marketing é um documento escrito que detalha as ações necessárias para atingir um ou mais objetivos de marketing. Pode ser um planejamento para a marca, para um produto ou serviço, ou para as linhas de produtos. Os planos de marketing podem cobrir entre um e cinco anos. Um bom plano de marketing deve basear-se numa sólida estratégia de marketing, caso contrário este será de pouca utilidade.

    Normalmente é composto das seguintes partes:

    Resumo executivo e sumário;

    Situação atual de marketing;

    Análise de oportunidades e questões;

    Objetivos;

    Programas de ação;

    Demonstrativo de resultados projetados;

    Implementação;

    Controles e Realimentação;

     

    O plano de marketing deve ser entendido como um complemento ao plano de negócios e como um instrumento indispensável ao desenvolvimento da empresa.

  • Auditorias são para monitorar e controlar o planejamento


ID
1692979
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2013
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A respeito do planejamento de vendas e das funções e processos da atividade de vendas, julgue o item a seguir.

O mercado potencial é constituído pelo conjunto de consumidores cujo nível de interesse por determinada oferta seja suficiente, independentemente de que tais consumidores sejam efetivos.


Alternativas
Comentários
  • O que é potencial de mercado?

    Como medir ou quantificar esse tal de potencial de mercado?

     

    Estas perguntas aparecem, freqüentemente, vindo de várias pessoas que acessam o nosso sítio. Para não ficar somente como mais um conceito na página do nosso Dicionário de Marketing, vamos neste artigo explicar o conceito e como utilizá-lo de forma prática, para obter o resultado que você deseja.

     

    Primeiramente, potencial de mercado é quanto um dado segmento do mercado - país, estado, município ou bairro - pode gastar com determinado produto ou serviço. Ou seja, é quanto dinheiro há na mão dos clientes potenciais para comprar um determinado serviço ou produto.

     

     

    http://www.portalwebmarketing.com/potencial_de_mercado_o_que_e_e_como_medir/tabid/304/Default.aspx


ID
1692982
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2013
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A respeito do planejamento de vendas e das funções e processos da atividade de vendas, julgue o item a seguir.

O efetivo planejamento de vendas demanda avaliação das oportunidades de mercado, cálculo da demanda, estimativa do potencial de mercado e do potencial de vendas, para que seja gerado, com base nessas informações, o plano operacional de vendas.


Alternativas
Comentários
  • Etapas do Planejamento de Vendas

     

    O Planejamento de Vendas é composto por duas etapas: Etapa do Planejamento Estratégico e Etapa do Planejamento Operacional. Antes de começarmos a trabalhar nelas, sugerimos que você avalie cuidadosamente quais são os elementos das duas etapas que atendem as características da sua empresa. Para esta avaliação, nós aconselhamos o agendamento de um encontro de trabalho, preferencialmente fora do ambiente da sua empresa, com todas as pessoas que estarão envolvidas na elaboração do seu Planejamento de Vendas. Devem participar a equipe de gestão de vendas, bem como os responsáveis pela área de marketing. Convide também profissionais de outras áreas para participar destas discussões, como o departamento de TI, recursos humanos e finanças.

     

    http://www.planejamentodevendas.com.br/como-elaborar-o-planejamento-de-vendas/

  • Gente que responde de forma tão objetiva, merece o mundo !


ID
1692985
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2013
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A respeito do planejamento de vendas e das funções e processos da atividade de vendas, julgue o item a seguir.

O esforço de marketing de todas as marcas de automóveis disponíveis no mercado não influencia a demanda primária por determinada marca.


Alternativas
Comentários
  • DEMANDA PRIMÁRIA: Nível de demanda total para todas as marcas de dado produto ou serviço. Por exemplo: a demanda total por motocicletas.
    correto: O esforço de marketing de todas as marcas de automóveis disponíveis no mercado sim influencia a demanda primária por determinada marca.



ID
1692988
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2013
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A respeito do planejamento de vendas e das funções e processos da atividade de vendas, julgue o item a seguir.

No processo de vendas, para que o custo de estoque seja menor, o sistema just in time é usado como método de busca sistematizada, cujo objetivo é disponibilizar os materiais requeridos pelos estoques apenas quando eles forem necessários.


Alternativas
Comentários
  • No processo de vendas, para que o custo de estoque seja menor, o sistemajust in time é usado como método de busca sistematizada, cujo objetivo é disponibilizar os materiais requeridos pelas produção apenas quando eles forem necessários.

  • CESPE sendo CESPE!

  • ERRADO

     

    Acedito que o erro seja citar que os materiais são requeridos pelos estoques. Quem faz o pedido e "puxa" a produção é o cliente. 

    Após a sua solicitação o produto é fabricado. 

  • Para o just in time não há ESTOQUE!


ID
1872502
Banca
IESES
Órgão
BAHIAGÁS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Alexandre Las Casas, p. 118, afirma que “um plano de ação para vendas poderia ser anexado ao plano de marketing e que há necessidade desse procedimento quando o planejador necessitar de um plano mais detalhado para atividades de venda, principalmente se essa for uma ferramenta essencial para a comunicação da empresa. Um plano de ação de vendas inclui aspectos operacionais de uma venda”. Desta forma, assinale a alternativa abaixo que NÃO identifica um item para um Plano de Ação para Vendas:

Alternativas
Comentários
  • Para Las Casas (2001, p. 118), "o plano de ação corresponde As atividades operacionais de uma empresa. E um detalhamento do que se deve fazer, como e quando as atividades serão desenvolvidas".

     

    Las Casas (2001) que compreende em duas etapas é a base para o desenvolvimento de um plano de marketing: 1. Diagnóstico estratégico - onde será realizado a análise do ambiente externo, identificando as oportunidades e ameaças, e também será analisado o ambiente interno, este identificando os pontos fortes e fracos; 2. Prognóstico – plano de marketing propriamente dito, que compreenderá em determinar a missão, visão, objetivos e metas, estratégias, planos de ação, plano de custos, implementação, avaliação e controle.

     

  • alguém poderia explicar?

  • Nada como o tempo e a constância nos estudos para nos ensinar...

    Explicarei as assertivas:

    "Desta forma, assinale a alternativa abaixo que NÃO identifica um item para um Plano de Ação para Vendas:"

    O que consiste um plano de ação para Vendas?

    Plano vem de planejar. Logo, é a etapa em que estudarei:

    Agora, perceba que o método AIDA se desenrola no momento da abordagem do cliente, e não no planejamento, que é uma etapa da prospecção e qualificação. Lembre-se das etapas de venda:

    Pré venda: prospecção e qualificação e Pré-abordagem

    Venda: Abordagem (método AIDA), contorno de objeções e fechamento

    Pós venda: Manutenção e acompanhamento.

    Creio ser essa a justificativa. Caso esteja errado, corrijam-me.

    BONS ESTUDOS! :)


ID
1872523
Banca
IESES
Órgão
BAHIAGÁS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

As curvas da oferta e da demanda deslocam-se ao longo do tempo em resposta às mudanças das condições de mercado, diante desse quadro é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A) Temos o determinante da oferta quando ocorre um aumento do preço do produto em função do aumento do insumo, então neste caso a reta é linear e proporcional, ou seja, aumenta o valor do bem proporcionalmente aumentará o preço e a quantidade ofertada deslocando a curva para a direita.


ID
2213323
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2009
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Associe os tipos de marketing às suas respectivas características e assinale, a seguir, a opção que apresenta a sequência correta.

TIPOS DE MARKETING

I- Marketing Business-to-Business

II- Marketing

III- Marketing de Relacionamento

IV- Mix de Marketing

V- Market Share

VI- Marketing de Guerra


CARACTERÍSTICA

( )Conjunto de atividades que, a partir do estudo constante do consumidor, e das tendências do mercado, chega à definição e fabricação do produto ou serviço, à sua composição, distribuição e até a utilização final, procurando compatibilizar os interesses do consumidor e da empresa.

( )A força de vendas é seu principal impulsor.

( )Modalidade de marketing voltada para a maior empatia no contato com o cliente, por meio de promoções e técnicas de comunicação que gerem satisfação, envolvimento e identificação da clientela em relação à empresa.

( )Tipo de marketing que utiliza estratégias e expressões tomadas de empréstimo aos militares e se caracteriza pela concentração de esforços da empresa em determinado segmento do mercado.

( )Emprego simultâneo e sinergético de várias técnicas de marketing. A fórmula tradicional é chamada de 4P's - produto, preço,praça ou ponto e promoção.

( )Trabalho interno da empresa que consiste em aplicar uma visão de marketing a todas as rotinas da organização e a todos os aspectos do ambiente humano da empresa. Considera empresa um microssistema de marketing, onde seus funcionários são encarados como clientes e fornecedores internos.

( )Medida de aferição do grau de participação de uma marca ou produto, em um dado momento.

Alternativas

ID
2236264
Banca
UFMT
Órgão
DETRAN-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

O termo ‘marketing social’ apareceu pela primeira vez em 1971, para descrever o uso de princípios e técnicas de marketing para a promoção de uma causa, ideia ou comportamento social. Desde então, o termo passou a significar uma tecnologia de administração da mudança social, associada ao projeto, à implantação e ao controle de programas voltados para o aumento da disposição de aceitação de grupos de adotantes escolhidos como alvo. Recorre a conceitos de segmentação de mercado, pesquisa de consumidores, desenvolvimento e teste de conceitos de produtos, comunicação direta, facilitação, incentivos e teoria da troca, para maximizar a resposta dos adotantes como alvo. A instituição patrocinadora persegue os objetivos de mudança na crença de que eles contribuirão para o interesse dos indivíduos ou da sociedade.

(KOTLER, P.; ROBERTO, E. L. Marketing social: estratégias para alterar o comportamento público. Rio de Janeiro: Campus, 1992.)

Assinale a alternativa que NÃO apresenta exemplo de marketing social.

Alternativas
Comentários
  • Organização pública preservando patrimônio não é marketing social, é ação de governo.

  • VALEU, MÔNICA GELLER!

    Organização pública preservando patrimônio não é marketing social, é ação de governo.


ID
2284594
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

No que se refere a marketing institucional, julgue o próximo item.

Para formular a missão de uma instituição é preciso identificar as esferas competitivas — vertical, geográfica ou de competências — e compreender em quais delas a instituição atuará.

Alternativas
Comentários
  • Podemos definir a missão como a razão de ser de uma empresa, o propósito pelo qual trabalham e se esforçam os seus sócios e colaboradores. A missão deve ser a carteira de identidade da organização, deve esclarecer qual o seu negócio, ser concisa e objetiva.


ID
2284600
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

No que se refere a marketing institucional, julgue o próximo item.

Por não venderem nenhum produto e somente posicionarem a imagem de uma instituição, ações de marketing institucional devem desconsiderar os processos de atenção seletiva, distorção seletiva e retenção seletiva.

Alternativas
Comentários
  • Atenção Seletiva


    Recebemos diariamente milhões de estímulos. Com certeza ninguém atende a todos os estímulos que recebe. Podemos citar alguns exemplos:


    É mais provável que as pessoas percebam os estímulos relacionados a uma necessidade atual. Se desejarmos comprar um automóvel, provavelmente prestaremos atenção nos carros da rua, anúncios e reportagens sobre automóveis.


    Da mesma forma prestaremos mais atenção em conversas sobre automóveis do que conversas sobre a atual situação política.


    Outra constatação é que as pessoas irão perceber mais os estímulos cujos desvios sejam maiores em relação a um estímulo normal. Provavelmente prestaremos mais atenção em um anúncio que oferece condições especiais de financiamento para a compra de um carro que um anúncio oferecendo três desodorantes ao preço de dois.


    Distorção Seletiva


    Nem sempre os estímulos ocorrem da maneira prevista por seus criadores. A distorção seletiva é a tendência de as pessoas interpretarem as informações de acordo com os seus desejos particulares. Dessa forma, o indivíduo reforça os seus preconceitos em vez de contrariá-los. No caso do automóvel, se alguém nos falar bem ou mal de uma determinada marca que estamos dispostos a comprar, provavelmente reforçaremos o que já tínhamos de positivo e não reteremos o que nos foi falado de negativo.


    Retenção Seletiva


    As pessoas têm uma tendência a esquecer muito mais informações do que aprendem, mas existe uma tendência de guardar aquelas informações que interessam no momento, ou que reforçam suas atitudes e crenças. No caso do automóvel, é provável que nos lembremos sempre dos pontos positivos da marca que queremos comprar e acabemos nos esquecendo de informações positivas sobre outras marcas.

  • Marketing institucional – Modalidade de marketing que cuida de todos os aspectos relacionados à imagem da instituição. Mais voltado para o share of mind (fixação da marca na memória) do que para o market share (participação da marca no mercado), seu objetivo imediato não é a venda, e sim a criação de uma atitude favorável, nos diversos segmentos do público, em relação à empresa ou qualquer outro tipo de organização. Engloba uma série de outras modalidades, como o marketing cultural, o esportivo, o ecológico, o comunitário.  (...) São questões afetas ao marketing institucional, entre outras: cuidar do correto posicionamento da empresa no mercado e na sociedade, da imagem corporativa e da identidade visual (quanto à correta aplicação e preservação da logomarca da empresa), além de zelar pelo cumprimento dos princípios contidos no código de ética aceito por seus executivos. 

    Dicionário Essencial de Comunicação, Rabaça & Barbosa, p. 172


ID
2340736
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

De acordo com Kotler (2000), o mix de marketing é o conjunto de ferramentas de marketing que a empresa utiliza para perseguir seus objetivos de marketing no mercado-alvo. Relacione os componentes do composto de marketing, apresentados na coluna da esquerda, às suas respectivas variáveis entre as indicadas na coluna da direita.

I) Produto
II) Preço
III) Promoção
IV) Praça

M) Transporte, Cobertura, Variedades
N) Publicidade, Relações Públicas, Força de vendas
O) Variedade, Qualidade, Garantias
P) Prazo, Descontos, Concessões

Está CORRETA a seguinte associação:

Alternativas
Comentários
  • a) produto: de acordo com Kotler (2004), o produto é a base para a existência das empresas e seus negócios, que visam oferecer algo cada vez melhor para suprir as necessidades de seus clientes, superando a concorrência. Segundo Madruga et. al. (2004), o produto “além de corresponder às necessidades e aos desejos dos consumidores, oferece benefícios e valores como conforto, prestígio e segurança”.

     

    b) preço: é o valor monetário aplicado ao produto, conforme a percepção de valor que o consumidor atribui a ele. Quanto maior o benefício percebido do produto para a satisfação de sua necessidade, maior o preço que o consumidor estará disposto a pagar para ter acesso a ele. De acordo com Serrentino (2009), o valor que o consumidor atribui ao produto é a relação entre seu benefício percebido e o seu custo.

     

    c) praça: de acordo conforme Kotler (2003), para tornar seus produtos ou serviços disponíveis ao público-alvo, cada empresa deve estudar o mercado e definir como atingi-lo, da melhor maneira possível e ao menor custo possível. Cada produto possui características próprias que levam a que sua distribuição e disponibilização sejam dadas através de um formato mais apropriado, variando conforme as estratégias de cada empresa.

     

     

    d) promoção: de acordo com Kotler (2004), a “promoção cobre todas aquelas ferramentas de comunicação que fazem chegar uma mensagem ao público-alvo”. A promoção de um produto ou serviço engloba todas as estratégias que as empresas utilizam para que seus produtos sejam os escolhidos pelo consumidor, dentre todas as opções existentes. Para Mestriner (2008), a propaganda, a promoção de vendas, o marketing e a exposição dos produtos no ponto de venda e a força de vendas são os principais aspectos de comercialização dos produtos no varejo.

     

  • Rafael, deculpe, mas kd o gabarito???? 

  • GABARITO LETRA A

  • Marketing mix, mix de marketing ou composto de marketing, é um dos conceitos mais explorados na área de marketing. De modo resumido, envolve trabalhar quatro variáveis (4 P´s – Produto, Preço, Praça e Promoção) que fornecem diretrizes básicas para o desenvolvimento das atividades, estratégias e ações de uma organização.

    Produto é o que a organização produz, visando uma contrapartida (venda, contratação, doação, apoio, etc). Tem relação com a apresentação física do produto, embalagem, assistência técnica, manutenção, variedade, qualidade, pesquisas, testes e desenvolvimento, garantia e padronização.

    Preço é o valor cobrado para oferecer um produto ou realizar um serviço, geralmente composto pelo custo de produção, lucro, etc. Está associado à política e formação de preços, prazos, descontos e reduções, concessões, condições e formas de pagamento.

    Praça está relacionada à localização, aos mercados de atuação, canais de distribuição, variedades, transporte, cobertura, armazenamento, pontos e zonas de vendas (físicas e virtuais) e ao estoque.

    Promoção é a maneira como a organização se comunica com seus públicos (propaganda, publicidade, promoções/força de vendas, merchandising e relações públicas) para alcançar seus objetivos de marketing.

    Vamos associar os itens da coluna da esquerda, que contém os componentes de marketing, com as variáveis da coluna da direita:

    I) Produto - O) Variedade, Qualidade, Garantias

    II) Preço - P) Prazo, Descontos, Concessões

    III) Promoção - N) Publicidade, Relações Públicas, Força de vendas

    IV) Praça - M) Transporte, Cobertura, Variedades

    Podemos concluir que a alternativa A é a certa (I – O, II – P, III – N, IV – M).

    Gabarito do Professor: Letra A.


ID
2384827
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A segmentação de mercado é uma técnica utilizada para agrupar consumidores com comportamentos de compra semelhantes para, a partir daí, realizar esforços concentrados e especializados de Marketing sobre este segmento. Baseado no tema, leia as sentenças abaixo e assinale a alternativa correta:

I. Os segmentos escolhidos devem ser analisados em termos de volume, tendência de crescimento e potencial de lucro, mesmo se não forem mensuráveis, acessíveis, estáveis e significantes.

II. São critérios de segmentação do mercado consumidor: demografia (idade, sexo, renda), psicologia ( ideias, opiniões, atividades, interesses, estilo de vida) e geografia (países, estados, regiões).

Alternativas

ID
2413483
Banca
FUMARC
Órgão
TJ-MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A observação direta extensiva é uma técnica de pesquisa e realiza-se através do questionário, formulário, medidas de opinião e técnicas mercadológicas.
Analise as afirmativas referentes à observação direta extensiva:
I. O questionário é um instrumento de coleta de dados, constituído por uma série ordenada de perguntas, que devem ser respondidas por escrito e sem a presença do entrevistador.
II. O pré-teste serve pra verificar se o questionário apresenta três elementos importantes: fidedignidade, validade, operatividade.
III. O formulário se caracteriza pelo contato face a face entre pesquisador e informante e o roteiro de perguntas deve ser preenchido pelo entrevistado.
IV. A vantagem do questionário é a flexibilidade, pois o entrevistador pode reformular itens ou ajustar o questionário à compreensão de cada informante.
V. A desvantagem do formulário é pela insegurança das respostas, por falta do anonimato.
A partir dessa análise, pode-se concluir que apenas as afirmativas:

Alternativas

ID
2434717
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2014
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

De acordo com Kotler e Armstrong (2006), existem quatro ní­veis de segmentação de mercado. Em quais níveis, respectivamente, a empresa não pratica a segmentação e a pratica de forma completa?

Alternativas

ID
2492695
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2017
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Assinale a opção que apresenta um conceito de marketing e sua correta definição.

Alternativas
Comentários
  • Marketing é um conjunto de atividades, ferramentas, estratégias, conhecimentos e processos que visa ajudar as organizações no alcance dos seus objetivos mercadológicos por meio da criação, comunicação, entrega e troca de produtos e serviços que satisfaçam necessidades e desejos de seus consumidores, parceiros e sociedade em geral. Podemos resumir marketing como a gestão de relacionamentos lucrativos com o cliente.


    Todas as alternativas abaixo estão relacionadas com o tema “marketing". Vamos encontrar a opção que apresenta um termo e sua definição certa:


    A) Errado. Market share, ou quota de mercado, é uma métrica de marketing que apresenta a participação de uma organização em determinado mercado. É uma maneira de analisar o desempenho dos seus produtos ou serviços junto ao público-alvo.


    B) Errado.  Marketing social é uma vertente do marketing que usa os mesmos princípios, técnicas, ferramentas e estratégias da sua área de origem para buscar algo diferente: incentivar o público-alvo a adotar comportamentos e compartilhar hábitos que beneficiam tanto o indivíduo como a coletividade. Baseia-se na autenticidade e no comprometimento da organização com causas sociais. Temos, como exemplos, campanhas de vacinação, de prevenção a acidentes de trânsito e de proteção ao meio ambiente.


    C) Errado. Marketing de revitalização é a somatória de esforços e técnicas de marketing para tentar reavivar o interesse por um produto ou serviço cujo ciclo de vida se encontra em declínio.


    D) Errado.  A análise SWOT, acrônimo dos termos em inglês Strenghts (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças), consiste em verificar a situação de aspectos internos e de aspectos externos para tomada de decisões, formulação de estratégias e priorização das ações.


    E) Certo. Promoção é a maneira como a organização se comunica com seus públicos (propaganda, publicidade, promoções de vendas, merchandising e relações públicas) para alcançar seus objetivos de marketing.


    Com base nessas explicações, concluímos que a alternativa E é a certa.


    Gabarito do professor: Alternativa E.


    Bibliografia:

    - Kotler, Philip & Armstrong, Gary. Princípios de marketing. Tradução: Sabrina Cairo. Revisão técnica: Dilson Gabriel dos Santos e Francisco Alvarez. 15. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2015.

ID
2562790
Banca
IDECAN
Órgão
PM-PB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Associe as colunas relacionando as modalidades de marketing com suas respectivas conceituações.


1. De relacionamento.

2. Institucional.

3. Endomarketing.


( ) Focado na máxima empatia, no contato com o cliente por meio de promoções e técnicas de comunicação geradoras de satisfação, envolvimento e identificação com relação à organização.

( ) Consiste em aplicar uma visão de marketing a todas as rotinas de uma organização, a todos os aspectos do ambiente interno onde se encontra o público diretamente envolvido com a organização.

( ) Engloba todos os aspectos relacionados à fixação da marca na memória do público (share of mind), com o objetivo imediato de criar uma atitude favorável a organização nos diversos segmentos de público.


A sequência está correta em

Alternativas
Comentários
  • DE RELACIONAMENTO: identifica os clientes. aqueles que realizam comprar com maior frequência. aqueles que possuem grande relevância no faturamento da empresa; È mais voltado para criar e manter um relacionamento positivo com os seus clientes; A empresa oferece benefícios para garantir a fidelidade dos seus clientes; busca a empatia, clientes como fã da marca; Busca o contato poor meio de promoção  e técnicas de comunicação geradoras de satisfação, envolvendo a identificação com relação a organização.

    Vantagens:

    Melhor adequação dos produtos  aos clientes; clientes realizam compras maiores; clientess menos sensível ao preço; menores custos de atendimento; cliente fiel por mais tempo; boca a boca positivo.

    ENODOMARKETING: è uma das novas áreas da administração; busca adaptar estratégias e elementos do marketing tradicional normalmente utilizado no meio externo, para uso no ambiente interno das organizaçoes. Àrea diretamente ligada à de comunicação interna, que alias tecnica de marketing a conceitos de recuros humanos. 

    CUIDADO: endormarketing não é vender os produtos da empresa para os funcionários.

    Resultado público interno sempre informado do que ocorre na Corporação como um fator de motivação, intergração/participaçao e parceria.

    INSTITUCIONAL: é o conjunto de estratégias utilizadas na realização de uma troca associativa entre a imagem de um produto já consolidado no mercado e a imagem que se deseja para um uma empresa ou instituição.

     

  • Onde conseguiu o material relacionado a este assunto?

  • Marketing é um conjunto de atividades, ferramentas, estratégias, conhecimentos e processos que visa ajudar as organizações no alcance dos seus objetivos mercadológicos por meio da criação, comunicação, entrega e troca de produtos e serviços que satisfaçam necessidades e desejos de seus consumidores, parceiros e sociedade em geral. Podemos resumir marketing como a gestão de relacionamentos lucrativos com o cliente.

    Vamos analisar as assertivas e fazer as devidas associações:

    1. De relacionamento – Focado na máxima empatia, no contato com o cliente por meio de promoções e técnicas de comunicação geradoras de satisfação, envolvimento e identificação com relação à organização e consequente fidelização do consumidor. A oferta de benefícios especiais e/ou a disposição de canais de comunicação exclusivos são alguns exemplos.

    3. Endomarketing - Consiste em aplicar uma visão de marketing a todas as rotinas de uma organização, a todos os aspectos do ambiente interno onde se encontra o público diretamente envolvido com a organização. Sua prática contribui para a diminuição da rotatividade, colabora para a atração de profissionais capacitados e melhora do desempenho das atividades.

    2. Institucional – Engloba todos os aspectos relacionados à fixação da marca na memória do público (share of mind), com o objetivo imediato de criar uma atitude favorável à organização nos diversos segmentos de público. É formado por conceitos essenciais como imagem e posicionamento, atitudes e comportamentos amistosos, ações de marketing social, apoio e parceria, e monitoramento contínuo.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa B é a certa (1, 3, 2).

    Gabarito do professor: Letra B.

ID
2574232
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Leia o trecho a seguir.


“O marketing usado no esporte é uma ferramenta poderosa utilizada por diversas organizações para alavancar suas marcas e criar oportunidades em novos mercados, além de consolidar a fidelidade dos clientes existentes”.

(MORGAN e SUMMER, 2008: 288)


Nesse contexto do marketing esportivo, as opções a seguir apresentam afirmativas corretas, à exceção de uma. Assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • Marketing do Esporte
    De maneira simplificada, o Marketing do Esporte é qualquer ação voltada para a promoção das atividades/modalidades esportivas, ou seja, são ações de Marketing voltadas para o Esporte. O Marketing do Esporte está aliado ao marketing de uma instituição esportiva, uma federação, um clube, uma modalidade de esporte.
    Por exemplo: quando se está promovendo um campeonato, seja através da mídia televisiva, banners, cartazes, enfim, existem várias estratégias para isso, nesse caso estamos utilizando do Marketing do Esporte, pois o que se pretende promover é o campeonato e a modalidade esportiva. Ou seja, a pretenção é promover o esporte.

    Marketing no Esporte
    Nesse segundo caso, o Marketing é utilizado através do esporte no sentido de promover uma marca, um patrocinador, empresas organizadoras do evento, entre outras, e não a modalidade esportiva em si. Ou seja, empresas, marcas, utilizam do esporte para se promoverem.
    De forma exemplificada, tomamos o Banco do Brasil que investe na seleção de Vôlei Brasileiro. Ele utiliza de estratégias para se promover através da modalidade esportiva, através do patrocínio. Dessa forma a sua marca vai estampada em vários produtos da seleção, por exemplo.

    fonte: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/marketing-do-esporte-x-marketing-no-esporte/55148

  • O marketing pode ser utilizado como ferramenta para qualquer atividade humana, inclusive para o esporte, e por meio do planejamento, das técnicas e atividades, contribui para alavancar marcas, criar oportunidades em novos mercados e consolidar a fidelidade dos clientes.

    O marketing do esporte é uma especialização do marketing e tem como objeto central o esporte, encarado como produto, marca ou experiência. Nessa abordagem, os enfoques são incentivar a aquisição de acessórios esportivos (como chuteiras, raquetes, pranchas, etc.), estimular a participação em eventos esportivos (presencialmente em estádios ou por meio de transmissões televisionadas e pela internet) e garantir que o torcedor continue fiel ao seu time (por meio de clubes e programas de fidelidade), entre outras.

    Com base nessa explicação, vamos identificar qual alternativa está ERRADA.

    A) ERRADO.  O marketing do esporte e o marketing usado no esporte NÃO podem ser considerados conceitualmente como sinônimos.

    B) CERTO

    C) CERTO

    D) CERTO

    E) CERTO

    Gabarito do professor : Letra A.

     

    Fonte:

    - Melo Neto, Francisco Paulo de. Marketing esportivo: O esporte como ferramenta do marketing moderno. Editora Best Seller. 2020.

ID
2676724
Banca
FGV
Órgão
Banestes
Ano
2018
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Um banco tem entre seus clientes diversos segmentos heterogêneos, que dificultam a comunicação para um público amplo e tornam necessária a realização de diversos ajustes em produtos e serviços. Dessa forma, o custo para captação de clientes é mais alto do que o dos concorrentes.


A direção do banco implementou um plano de marketing que tem como principal indicador para avaliar o relacionamento com o público:

Alternativas
Comentários
  • Podemos dizer que um dos pilares do Marketing de Relacionamento é a avaliação contínua de seus resultados.

    Há vários indicadores importantes que devem ser medidos. Por exemplo, se os objetivos da empresa são: redução do índice de perda de clientes, conquista de novos clientes por meio de comunicação boca a boca, aumento do volume de vendas e conhecimento da marca as avaliações dos resultados devem ser feitas através observações, relatórios estatísticos orais ou escritos, questionários, dentre outros. As percepções da avaliação desses resultados devem ser comparadas com os padrões estabelecidos pela empresa e os possíveis erros de ação e objetivos mal formulados devem ser corrigidos.
    OU SEJA, DEPENDE DO OBJETIVO DA ORGANIZAÇÃO PARA DEFINIR OS INDICADORES, A QUESTÃO NÃO DEIXOU ESSE OBJETIVO CLARO.
    Inclusive tinha colocado letra C) o uso dos serviços
    Mas, enfim, não adianta ser contrária a banca.

    Gabarito B

  • Exatamente Gabrielli.

     

    Questão mal elaborada. Pois se fala de uso de indicador para avaliar relacionamento, por que haveria de ser por meio de uma ferramenta que quantifica a perda de clientes? Essa ferramente pode ser a posteriori / corretiva, mas não a anteriori / preventiva, nem concominantemente. Ou seja, após a perda, não há o que se avaliar em relcionamentos.

     

    Pensei no uso dos serviços, mas achei mais genérico, pois seria adequado para segmentar ou classificar os clientes. Então, marquei o número de reclamações, tendo em vista que sabendo onde o cliente não está satisfeito, há margem para ajustes, de forma a buscar retê-lo. Seria, então, um idicador para avaliar o relacionamento CLIENTE X BANCO.

     

    Mas, enfim...

  • A questão tem uma lacuna quanto ao objetivo do plano.

  •  plano de marketing que tem como principal indicador para avaliar o relacionamento com o público:

    a perda de clientes; (letra b)

  •  plano de marketing que tem como principal indicador para avaliar o relacionamento com o público:

    a perda de clientes; (letra b)

  •  plano de marketing que tem como principal indicador para avaliar o relacionamento com o público:

    a perda de clientes; (letra b)

  •  plano de marketing que tem como principal indicador para avaliar o relacionamento com o público:

    a perda de clientes; (letra b)

  • PLANO DE MARKETING

    PRINCIPAL INDICADOR PARA AVALIAR O RELACIONAMENTO COM O PÚBLICO: A PERDA DE CLIENTES

  • Esse tipo de questão parece que só serve para diminuir o nível de aprendizado do candidato. Li todos os comentários e a maioria marcou a mesma alternativa que eu, "C", não consigo visualizar um banco fazer avaliação da segmentação dos serviços após a perda de um cliente. Eu, como cliente se estou insatisfeita, o banco não vai atrás de mim após eu fechar minha conta e devido o nível cada vez maior de exigências do cliente, após decepção geralmente o cliente não volta.

    Também fiquei muito triste ao ver que o QConcurso não tem vídeos sobre essa matéria.

  • O marketing de relacionamento é um conjunto de ações e atitudes praticadas por uma organização que visa construir e manter parcerias duradouras e lucrativas com seus clientes por meio da contínua satisfação das necessidades e expectativas destes.

    Apesar de existirem outros aspectos no relacionamento com os clientes (número de reclamações, retenção e fidelização do cliente, por exemplo), o principal indicador que avalia o relacionamento com o público é a perda de clientes.

    A) ERRADO.

    B) CERTO.

    C) ERRADO.

    D) ERRADO.

    E) ERRADO.

    Gabarito do professor: Letra B.

    Fonte:

    - Cobra, Marcos. Estratégias de marketing e serviços. Cobra. 2001.

    - Kotler, Philip; Keller, Kevin Lane. Administração de Marketing. Tradução de Sônia Midori Yamamoto. 14. ed. Pearson Education do Brasil. 2012.
  • Incrível. Uma questão formulada que não condiz com a realidade.

  • Pessoal explicando o inexplicavel....

    GABARITO CORRETO A

  • Eu sei que quando erramos uma questão dá raiva, mas cuidado com o que vocês publicam aqui, isso pode confundir quem está começando os estudos. Engraçado que a questão é mal formulada quando erramos, mas quando acertamos, não falamos nada. Perder clientes NÃO é o ÚNICO indicador e sim o PRINCIPAL.

    Gabarito B


ID
2676727
Banca
FGV
Órgão
Banestes
Ano
2018
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Um banco público solidamente estabelecido há mais de meio século em um mercado regional vê a entrada de dois novos concorrentes, que empregam campanhas agressivas para a captação de clientes.


Para mensurar o seu posicionamento de mercado diante dos clientes, após essas campanhas da concorrência, o banco público deve fazer uma pesquisa para avaliar o(a):

Alternativas
Comentários
  • Muitas vezes quando se pensa em um produto, logo uma marca vem à cabeça e é exatamente isso que o Share of Mind faz. Entretanto, o Share of Mind não significa necessariamente igual participação de mercado, já que as pessoas podem pensar, a princípio, na marca, mas optar por comprar o produto concorrente por causa do preço ou outro fator.
    Desta forma, ao invés de medir a amplitude da posição de uma empresa no mercado, o Share of Mind refere-se à profundidade desta marca.

    Gab. B

  • market share: grau de participação de uma empresa no mercado em termos das vendas de um determinado produto; fração do mercado controlada por ela.

     

    share of mindmedida de retenção de determinada marca (de empresa, produto etc.) na memória dos consumidores ou do público em geral.

     

    [questão] ..."Para mensurar o seu posicionamento de mercado diante dos clientes,"...

     

    Acho que poderia ser também o market share... Não achei claro o que a questão pediu...

     

     

  • Share of Mind é a participação de uma marca, empresa ou produto na memória das pessoas. Sobretudo, isso é muito importante, pois o sonho de quem trabalha no mundo do marketing e empresarial. Portanto, é que sua marca seja sempre lembrada pelo consumidor.

    O Share of Mind traz esse dado estatístico. Porque, ele mede como as pessoas pensam sobre determinadas marcas, empresas ou produtos em suas categorias.

    Portanto, para entender de forma mais simples este processo, basta saber se um consumidor pensa com mais frequência na marca X do que na Y, Z e outras na hora de comprar um produto. Como resultado, se assim for, a marca X alcançou um Share of Mind maior.

    Em conclusão, para se ter esse dado e a conquista dessa lembrança do consumidor, os profissionais de marketing buscam incessantemente novas ideias, novos benefícios e recursos inovadores para que determinado produto conquiste a mente ou memória do cliente (consumidor). Finalmente, gerando um bom posicionamento da marca junto ao mercado.

    O meio mais importante para isso é a qualidade do produtos, benefícios e vantagens, o valor agregado, qual a comunicação que é feita para se chegar até ao consumidor e o que ela lhe transmite. Porque, é preciso convencer de que essa marca (empresa ou produto) é a melhor opção nesta categoria.

    Sobretudo, outro ponto importante é a imagem e identidade visual que o seu produto (marca ou empresa) apresenta. Porque, nela deve gerar confiança, desejo e fidelidade. Acima de tudo. é importante que profissionais de marketing e agencias participem deste processo. Pois eles saberão pesquisar o mercado e buscar a melhor forma de se apresentar ao consumidor.

  • Market share - participação - consumo

    Share of mind - posicionamento - na mente do consumidor

  • 1. Participação de mercado — a participação do concorrente no mercado-alvo.

    2. Participação na mente dos consumidores (share of mind) — A porcentagem de clientes

    que citou o concorrente em resposta à questão: “Cite a primeira empresa que lhe vem à

    mente nesse setor”.

    3. Participação na preferência dos consumidores (share of heart) — A porcentagem de

    clientes que citou o concorrente em resposta à questão: “Cite a empresa da qual você prefere

    comprar esse produto”.

  • Posicionamento de mercado é um objetivo de marketing relacionado à ideia de situar, ou posicionar, positivamente e de modo destacado, uma marca na mente do público-alvo consumidor. Quando um produto está bem localizado na memória do cliente, leva vantagem no momento da compra de produtos semelhantes.

    No enunciado em questão, os dois novos concorrentes do banco público empregaram campanhas agressivas para chamar a atenção do público-alvo e estimular sua conversão em clientes. Antes de a captação acontecer, no entanto, é necessário que tais empresas ganhem uma parcela do espaço na mente do consumidor (share of mind). Por isso, é necessário fazer uma pesquisa para avaliar o share of mind.

    A) ERRADO.  Market share, ou quota de mercado, é uma métrica de marketing que apresenta a participação de uma organização em determinado mercado. É uma maneira de analisar o desempenho dos seus produtos ou serviços junto ao público-alvo.

    B) CERTO.

    C) ERRADO. Auditoria de comunicação é a maneira de monitorar e avaliar o que e como uma organização transmite e recebe mensagens, os canais que usa e os resultados que alcança junto aos públicos interno e externo. O enunciado busca o resultado da pesquisa e não a forma de encontrar as informações.

    D) ERRADO. Auditoria da marca é uma pesquisa que avalia os pontos fortes e as oportunidades de melhoria de uma marca, tanto no âmbito interno (inventário de marca) como no externo (pesquisa de satisfação, grupos de foco, etc). Busca entender o que a marca significa e pode vir a significar para o cliente. O enunciado busca o resultado da pesquisa e não a forma de encontrar as informações.

    E) ERRADO. Auditoria de imagem é uma pesquisa que visa identificar qual é a imagem que os públicos têm de uma organização, ou seja, como ela é vista e percebida por colaboradores, consumidores, acionistas, comunidade, entre outros. O enunciado busca o resultado da pesquisa e não a forma de encontrar as informações.

    Gabarito do professor: Letra B.

    Fonte:

    - Dornelles, Souvenir. Relações Públicas e Pesquisas: De opinião, comunicação e de mercado. Edipucrs. 2016.

    - Kotler, Philip e Pfoertsch, Waldemar. Gestão de Marcas em Mercados B2B. Bookman Editora. 2008.
  • Gab. B

    Desta forma, ao invés de medir a amplitude da posição de uma empresa no mercado, o Share of Mind refere-se à profundidade desta marca.

  • Share of mind é um indicador que aponta a retenção da uma marca na memória dos consumidores. Se baseia em uma pesquisa que avalia as marcas que possuem maior referência na mente dos clientes. Os resultados estão vinculados com o posicionamento de mercado e em como a marca é lembrada pelos clientes.

  • Eu errei a questão, porém uma frase determina a resposta e eu não prestei atenção.

    "empregam campanhas agressivas para a captação de clientes."

    Essas campanhas poderiam ser via TV, internet, folheto, rádio, jornais, não disse quais veículos, porém quando se faz uma campanha dessas, a pesquisa que vai mensurar com mais exatidão, lógico que o Market Share tambem serve, porém o Share of mind tem uma precisão maior se for nesse sentido de campanhas, pois o Market Share vai analisar a participação de mercado do banco, mas quem vai garantir que essa campanha já diminuiu a participação de mercado desse banco mais antigo? Então a curto prazo, pelo menos o que eu entendi, é mais eficiente o share of mind, o cliente pode até não ter trocado de banco, mas a participação, na memória, dos outros, pode estar mais forte. Corrijam-me se eu estiver equivocado.

    GABARITO B


ID
2837539
Banca
IADES
Órgão
APEX Brasil
Ano
2018
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A análise do comportamento do consumidor é uma das fontes para melhor definir um processo de segmentação de mercado. Acerca do comportamento do consumidor, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A segmentação de mercado baseia-se na divisão de uma população em grupos menores com alguns aspectos em comum (como necessidades, percepções, comportamentos, etc.) e no tratamento destes grupos de acordo com essas características (envio de mensagens, oferta de produtos e serviços, etc.), a fim de se obter respostas mais acertadas. São quatro os critérios de segmentação que costumamos estudar: geográfico, demográfico, comportamental e psicográfico.

    O aspecto comportamental diz respeito ao modo de comprar produtos ou contratar serviços pelos indivíduos. É percebido na ocasião da compra, razão da compra, frequência da compra, modo de utilização, atitude com relação ao produto e lealdade à marca.

    Vamos analisar as alternativas:

    A) Errado. A frequência nas compras é definida por ocasiões normais ou especiais.

    B) Certo. Entre os motivos de compra, estão: necessidade real, status e realização pessoal.

    C) Errado. As compras por impulso não geram lealdade e fidelização. O que gera esses benefícios é a oferta de produtos com valor superior, que satisfazem a expectativa do cliente e, em muitos, casos, produzem o encantamento.

    D) Errado. Os consumidores podem comprar produtos sem informação prévia, muitas vezes por impulso (com base em aspectos emocionais), por status (com base em aspectos sociais), por pressão do vendedor ou de terceiros.

    E) Errado. O benefício psicológico buscado pelo consumidor está ligado aos aspectos intangíveis do produto, podendo ser diretos ou indiretos.

    De acordo com as explicações, podemos concluir que a alternativa correta é a B. 
    Gabarito do professor: Alternativa B

    Bibliografia:

    - Cobra, Marcos. Marketing básico: uma abordagem brasileira. Atlas, 1997.
  • Alternativa A. Errado. A frequência nas compras é definida por um conjunto de fatores, em especial, o padrão de consumo. O pão, por exemplo, tende a ter uma maior frequência de compras do que um carro, afinal, o padrão de consumo desses produtos é completamente diferente. O pão é consumido com recorrência por muitos indivíduos, enquanto a aquisição de um carro é um evento esporádico.

    Alternativa B. Certo. A alternativa apresenta alguns dos motivos de uma compra. 

    Alternativa C. Errado. As compras por impulso não geral lealdade e fidelização. Na verdade, esse tipo de compra costuma provocar efeitos psicológicos adversos, tais como: culpa e remorso. A lealdade e fidelização são construídas a partir da satisfação com um produto.

    Alternativa D. Errado. A alternativa apresenta uma regra geral. Em regra, a decisão de compra ocorre após o levantamento de informações prévias. Caso não houvesse uma alternativa disponível, poderíamos considerar essa alternativa como a alternativa apropriada. Ocorre que, apesar de essa ser a regra geral, existem exceções importantes, isto é, situações em que os consumidores realizam compras sem informação prévia (compras por impulso, por exemplo).

    Alternativa E. Errado. Um produto fornece benefícios psicológicos que vão além do desempenho racional do produto. Um carro da Mercedes, por exemplo, fornece um conjunto de benefícios psicológicos (status, realização pessoal, prestígio) que não possuem qualquer relação com o desempenho funcional do carro.

    Gabarito: B

  • Os clientes se comportam de várias maneiras, pois cada pessoa é um ser individual com seus próprios desejos, princípios, motivações, então alguém pode comprar algo para ter status, satisfazer somente uma vontade, por posse, entre outras. Cada consumidor tem suas preferências e conforme mencionei acima, suas motivações.


ID
2892979
Banca
IADES
Órgão
AL-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta a definição de Comunicação Integrada de Marketing.

Alternativas
Comentários
  • É a definição de Comunicação Integrada do jornalista e professor Wilson da Costa Bueno:

    Comunicação Integrada consiste no conjunto articulado de esforços, ações, estratégias e produtos de comunicação, planejados e desenvolvidos por uma empresa ou entidade, com o objetivo de agregar valor à sua marca ou de consolidar a sua imagem junto a públicos específicos ou à sociedade como um todo.

    Fonte: http://www.comunicacaoempresarial.com.br/comunicacaoempresarial/conceitos/comunicacaointegrada.php

  • letra a

    A Comunicação Integrada consiste no conjunto articulado de esforços, ações, estratégias e produtos de comunicação, planejados e desenvolvidos por uma empresa ou entidade, com o objetivo de agregar valor à sua marca ou de consolidar a sua imagem junto a públicos específicos ou à sociedade como um todo (Bueno, 2010).

  • A comunicação integrada de marketing é o meio pelo qual a organização se comunica com seus públicos consumidores com o intuito de informá-los, relembrá-los, convencê-los ou manter o relacionamento. Atua também na fidelização do cliente, na experimentação de produtos ou serviços, no posicionamento da marca, na consolidação da imagem positiva, no aumento das vendas e no valor gerado para os acionistas.

    Vamos analisar as alternativas e encontrar a opção que define o termo Comunicação Integrada de Marketing:

    A) Certo. Consiste no conjunto articulado de esforços, ações, estratégias e produtos de comunicação, planejados e desenvolvidos por uma empresa ou entidade, com o objetivo de agregar valor à própria marca ou de consolidar a respectiva imagem junto a públicos específicos ou à sociedade como um todo.

    B) Errado. A comunicação integrada de marketing não apresenta diversos setores de uma organização (empresa ou órgão público) em prol de um objetivo comum. A comunicação institucional é a responsável pelo fornecimento de informações sobre setores de uma organização para criar uma imagem positiva perante os públicos.

    C) Errado. A comunicação integrada de marketing não é conhecida como Marketing 3.0. Este termo é uma evolução do marketing; nessa fase as organizações focam no ser humano, e buscam a lucratividade com responsabilidade corporativa.

    D) Errado. A comunicação integrada de marketing não é o nome dado ao ato de se enviar uma mala direta, estimulando o cliente a acessar o site de uma empresa ou órgão público. Essa ação é realizada pelo marketing direto.

    E) Errado. A comunicação integrada de marketing não consiste na utilização dos diversos canais de rede social para a promoção de uma marca ou produto. O nome dado para essa ação é Omnichannel marketing. Observação: esse tipo de marketing também utiliza outros canais online (como blogs) e offline, que se complementam e se convergem para aumentar a interação com o público-alvo e criar experiências únicas.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa correta é a A. 
    Gabarito do professor: Alternativa A.

    Bibliografia:

    - Kotler, Philip & Keller, Kevin Lane. Administração de marketing. Tradução Sônia Midori Yamamoto. Revisão técnica Edson Crescitelli. 14. ed. – São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.

ID
2945560
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Para aumentar a probabilidade de conquistar mais defensores da marca, Kotler, Kartajaya e Setiawan (2017) propõem aos profissionais de marketing apostar em:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

    Netizens são os cidadãos da internet, do mundo virtual.

  • Gabarito do Professor

    De acordo com Kotler, Kartajaya e Setiawan (2017), os consumidores são impactados por três fatores antes de adquirirem um produto ou contratarem um serviço: comunicações de marketing em diferentes mídias (anúncios na televisão, na internet ou impressos e ações de relações públicas); opiniões de amigos, familiares e terceiros; e conhecimentos e experiências pessoais.

    Quando um indivíduo satisfaz suas necessidades ou seus desejos, dentro ou acima das suas expectativas, este tem grande chance de se tornar advogado da marca e passar a defender a bandeira da organização, fazendo comentários positivos nos ambientes online e offline, reagindo favoravelmente às suas atividades e influenciando pessoas inexperientes.

    Para aumentar a probabilidade de conquistar defensores da marca, os profissionais de marketing deveriam apostar nos JMN – jovens, mulheres e netizens (cidadãos da internet). Esses três grandes segmentos são os mais influentes na era digital e representam, em termos de tamanho, uma parte bastante lucrativa.

    Com base nessa explicação, podemos concluir que a alternativa correta é a E.

    RESPOSTA: E

    Fonte de pesquisa:

    - Kotler, Philip; Kartajaya, Hermawan; Setiawan, Iwan. Marketing 4.0: do Tradicional ao Digital. Editora Sextante. 2017.

ID
2945569
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Para Kotler, Kartajaya e Setiawan (2017), apesar de alguns gerentes de marca acreditarem que a participação na lembrança do consumidor (top of mind) seja um bom indicador da participação de mercado, isso não ocorre em todos os setores. Para os autores, a consciência de marca que leva os consumidores à compra ocorre com maior frequência em setores:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito do Professor

    Existem indicadores que demonstram aspectos específicos relacionados à marca: share of Market, share of mind, share of heart e share of voice.

    Quando a disputa é pela lembrança da marca na mente dos consumidores, estamos falando de share of mind. Possuir a maior fatia desse índice significa que a marca atingiu o top of mind, ou seja, é a mais lembrada da categoria. Isso, em grande parte das vezes, é benéfico pois influencia no momento da escolha do produto ou serviço, sobrepondo a concorrência.

    Para Kotler, Kartajaya e Setiawan (2017), no entanto, a conquista do top of mind nem sempre é garantia de preferência na seleção da marca. Muitos profissionais de marketing investem grandes somas de dinheiro para que sua marca seja a mais lembrada, mas vacilam no momento de efetivação da venda; não fazem a intervenção necessária e permitem que o cliente selecione produtos ou serviços da concorrência.

    A consciência de marca é, de fato, importante em setores com baixo envolvimento dos consumidores e ciclo de compra curto (ou seja, bens de consumo embalados, para os quais a consciência de marca sozinha às vezes basta para levar à compra). Porém, nos setores com alto envolvimento e ciclo de compra longo, a consciência de marca é apenas o começo.

    Vamos analisar as alternativas:

    Para os autores, a consciência de marca que leva os consumidores à compra ocorre com maior frequência em setores:

    A) ERRADO. Em setores com baixo nível de informação e envolvimento (como o farmacêutico e de HPC), a consciência de marca, sozinha, não leva os consumidores, com maior frequência, à compra.

    B) CERTO. Nos setores com baixo envolvimento dos consumidores e ciclo de compra curto (como o de bens de consumo embalados) são mais frequentes as compras influenciadas pela consciência da marca.

    C) ERRADO. Nos setores com alto envolvimento dos consumidores e ciclo de compra longo, a consciência de marca é apenas o começo.

    D) ERRADO. Nos setores de seguros e finanças, a consciência de marca é apenas o primeiro passo para incentivar a contratação dos serviços.

    E) ERRADO. Nos setores com alta credibilidade e ciclo de compra médio, a consciência da marca serve apenas de início na conquista da preferência do cliente.

    Com base na explicação, podemos concluir que a alternativa B é a correta.

    RESPOSTA: B

     

    Fonte de pesquisa:

    - Kotler, Philip; Kartajaya, Hermawan; Setiawan, Iwan. Marketing 4.0: do Tradicional ao Digital. Editora Sextante. 2017.

ID
2989042
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Com relação ao marketing, julgue o item a seguir.


Para obter do consumidor a resposta esperada, as empresas desenvolvem um composto de marketing que alia elementos como produto, preço, praça e promoção, buscando evitar a segmentação do público, de forma a alcançar o maior número possível de clientes e a obter deles respostas adequadas e resultados homogêneos.

Alternativas
Comentários
  • busca a segmentação para melhor atender seu cliente

  • Gabarito: ERRADO

    "Para obter do consumidor a resposta esperada, as empresas desenvolvem um composto de marketing que alia elementos como produto, preço, praça e promoção, buscando evitar a segmentação do público, de forma a alcançar o maior número possível de clientes e a obter deles respostas adequadas e resultados homogêneos."

  • A segmentação de público é uma das variáveis mais importantes no planejamento da comunicação. Ao lado das variáveis quando, por quê, o quê e onde, é necessário saber para quem uma mensagem será direcionada.

    A segmentação baseia-se na divisão de uma população em grupos menores com alguns aspectos em comum (como necessidades, percepções, comportamentos, etc.) e no tratamento destes de acordo com essas características (envio de mensagens, oferta de produtos e serviços, etc.), a fim de se obter respostas mais acertadas.

    São quatro os critérios de segmentação: geográfico, demográfico, comportamental e psicográfico.

    Kotler fala ainda que cada segmento precisa apresentar certas características: mensurabilidade, acessibilidade, substancialidade, segmentos mutuamente exclusivos, exaustividade e diferentes perfis de resposta.

    Como o enunciado afirmou que se deve evitar a segmentação, a questão está errada.

    Gabarito do professor: ERRADO.

    Fonte:

    - Bloom, Paul; Kotler, Philip e Hayes, Thomas. Marketing de Serviços Profissionais. Editora Manole Ltda. 2002.
  • GAB: ERRADO

    Complementando!

    Fonte: Prof. Stefan Fantini

    Nada disso! 

    Conforme explica Las Casas, “avaliar o seu público-alvo é de extrema importância em um mercado competitivo e ainda ajuda a empresa a definir seu posicionamento. Segmentação e posicionamento são imprescindíveis para que a empresa identifique os principais atributos e as diferenças entre seu público-alvo, podendo, assim, concentrar-se nos melhores e mais eficientes meios de comunicação, utilizar canais de distribuição corretos e determinar a comunicação a ser utilizada.”  

    Portanto, o composto de marketing busca a segmentação com o objetivo de melhor atender seu público-alvo

    LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Administração de Marketing. / 2ª edição. São Paulo, Atlas: 2019. p.380 

  • Pelo contrário; Para alcançar o maior número possível de clientes, as empresas devem buscar a segmentação.

  • EVITAR SEGUIMENTAR MATOU A QUESTÃO - GABARITO ERRADO


ID
2989132
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Considerando que as exigências do marketing moderno vão além do desenvolvimento de um produto ou serviço de qualidade, sendo necessária a comunicação das empresas entre si, com seus públicos e com partes potenciais envolvidas no negócio, julgue o item subsecutivo.


Uma comunicação eficaz inclui várias etapas que devem funcionar de forma integrada, tais como a identificação do público-alvo, a definição de objetivos e do orçamento da comunicação, a elaboração da mensagem, a seleção de canais de comunicação e o gerenciamento de resultados.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

    São 8 as etapas para um comunicação eficaz no marketing:

    1) Identificação do público alvo

    2) Determinação dos objetivos da comunicação

    3) Elaboração da mensagem

    4) Seleção dos canais de comunicação

    5) Estabelecimento do orçamento de comunicação

    6) Decisão sobre o mix de comunicação

    7) Mensuração dos resultados

    8) Gerenciamento da comunicação integrada de marketing

    Fonte: Administração de Marketing: a edição do novo milênio/2000 - Philip Kotler.

    Jesus: meu único Senhor e Salvador!

  • O planejamento da comunicação eficaz é composto por oito etapas: identificação do público-alvo, definição do objetivo da comunicação, seleção do tipo de mensagem, seleção dos canais de comunicação, elaboração do orçamento da campanha, decisão sobre o mix de comunicação, medição e avaliação dos resultados e gerenciamento da comunicação integrada.

    Os resultados da comunicação eficaz podem ser observados no volume de vendas, na melhora da percepção do público consumidor quanto à marca, na mudança de atitude em relação ao produto/serviço e nas intenções de compra.

    Com base nessa explicação, o enunciado da questão está correto.

    Gabarito do professor: CERTO.

    Fonte:

    - Ogden, J. R. Comunicação integrada de marketing. Prentice Hall. 2002.

    - Kotler, P.; Keller, K. L. Administração de marketing. 12. ed. Pearson Prentice Hall. 2006.
  • Oi!

    Gabarito: Certo

    Bons estudos!

    -Os únicos limites da sua mente são aqueles que você acreditar ter!


ID
2989135
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Considerando que as exigências do marketing moderno vão além do desenvolvimento de um produto ou serviço de qualidade, sendo necessária a comunicação das empresas entre si, com seus públicos e com partes potenciais envolvidas no negócio, julgue o item subsecutivo.


Mesmo que defina o conteúdo da mensagem de uma propaganda institucional com base em um mix de comunicação de marketing que inclua planejamento e apelos racionais ou emocionais, o comunicador não é capaz de prever o efeito de sentido que a mensagem causará no público-alvo

Alternativas
Comentários
  • Por mais que se espere obter sucesso, não há como ter certeza do impacto que causará.

  • Onde está o erro?

  • Baseado em uma pesquisa no google, talvez o gabarito seja respondido. Fiz grifos para marcar a ideia da resposta da banca.

    Propaganda Institucional

    2. A Propaganda Institucional é uma forma de publicidade que não se refere ao produto em si, e sim à empresa ou instituição, visando a disseminação de ideias no intuito de moldar e influenciar a opinião pública, motivando comportamentos desejados por uma instituição ou provocando mudanças na imagem pública desta instituição. Fala-se da sua importância para a sociedade, dos empregos que ela gera, da sua contribuição pro progresso do país, enfim, das coisas boas que a empresa faz. Assim, cria-se uma imagem positiva da marca. É utilizado para criar no público um estado de confiança nas instituições , o qual se refletirá no futuro em suporte e apoio da população a estas instituições. Neste sentido, a Propaganda Institucional tem servido em muito para que sejam atingidos os objetivos das Relações Públicas. Ela aborda dados informativos a respeito da instituição, almejando mostrar transparência de seus produtos e serviços prestados promovendo assim, filosofia, marca e imagem de uma empresa, instituição ou órgão público; também pode ser veiculada a responsabilidade social e a promoção de ações estratégicas da organização, nunca deixando de lado a ética.

    8. Um dos propósitos do uso da Propaganda Institucional por parte de uma organização é o de influenciar a opinião pública sobre um determinado tema, quer seja motivando o público-alvo a tomar determinadas atitudes de interesse da organização, quer criando uma aceitabilidade por parte deste público sobre determinados temas, posturas ou atitudes da organização. Sobretudo durante a Segunda Guerra Mundial a Propaganda Institucional foi utilizada para tais fins. O meio utilizado por excelência neste período era o pôster, que era amplamente distribuído e divulgado, sobretudo nos Estados Unidos da América. Ao trazer a figura do 'Tio Sam' despindo-se de sua vestimenta tradicional e colocando um uniforme de operário, com os seguintes dizeres: Defender a liberdade americana é tarefa de todos . Outras tantas propagandas da época conclamam os trabalhadores urbanos para evitar atrasos e faltas, comparando tais atitudes com colaboracionismo e traição.

    Fonte:https://pt.slideshare.net/daianelins/yves-behar

  • Eu acredito que é possível pois, antes de jogar uma propaganda no ar a empresa ou instituição procura focar no perfil do consumidor e para isso existem as pesquisar de perfil, os levantamentos, em fim, creio que existe todo um conjunto antes de se lanças qualquer propaganda, caso contrários seria um caso displicente.

  • Gabarito E

    "o comunicador não é capaz de prever o efeito de sentido que a mensagem causará no público-alvo"

    Efeito de sentido é o tom da mensagem = ironia, duplo sentido, ambiguidade, humor...

    O comunicador planeja a mensagem e utiliza o efeito de sentido para expressá-la. É uma ferramenta que ele controla.

  • O comunicador, ao planejar o conteúdo e usar apelos racionais e emocionais na mensagem, é capaz de prever o efeito de sentido que essa causará no público-alvo. Esse profissional sabe que a emoção e a razão podem desenvolver afinidade, simpatia, medo, aceitação ou outros sentimentos, e que ambas (emoção e razão) contribuem significativamente para a mudança de comportamento ou de pensamento do consumidor. Por isso, ao usar tais táticas, ele enxerga as consequências e possibilidades de sucesso em seu objetivo.

    Por esse motivo, a afirmação da questão está errada.

    Gabarito do professor: ERRADO.
  • Então agora os profissionais de comunicação leem mentes?

  • Ele é sim capaz de prever.

    A questão não fala de certeza, fala em previsão. Possível prever sim, pois caso contrário não precisaria de pesquisa e planejamento. Acredito que seja mais por aí.

  • A Cespe sendo Cespe...
  • Gente, é possível prever sim. O marketing tem ferramentas, pesquisas que possibilitam prever, dar um direcionador das suas ações. O que ele não faz é cravar que a previsão é um fato.

  • PREVER:

    1. ter ideia antecipada de (algo que vai acontecer); antever.

    2. observar com antecedência e concluir sobre as prováveis consequências; conjecturar, supor, presumir.

    Dá pra supor? Sim, dá pra ter uma ideia.


ID
2989138
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Considerando que as exigências do marketing moderno vão além do desenvolvimento de um produto ou serviço de qualidade, sendo necessária a comunicação das empresas entre si, com seus públicos e com partes potenciais envolvidas no negócio, julgue o item subsecutivo.


Um programa bem elaborado de divulgação de mensagens, que mescle a atividade de relações públicas com outros elementos do mix de comunicação de marketing, como a promoção, torna o produto mais concreto para o cliente.

Alternativas
Comentários
  • programa de marketing que envolve os 4 P`s: Produto( pode englobar os serviços oferecidos) , preço, praça (como o cliente chega até a empresa) e promoção (promover a marca).

  • O mix de comunicação de marketing, ou composto de comunicação e promoção, é a união de cinco atividades diferentes que se complementam: propaganda, venda pessoal, promoção de vendas, relações públicas e marketing direto.

    As relações públicas são a somatória de esforços para manter uma imagem positiva da organização perante seus públicos e um relacionamento próximo com estes. Envolve a realização de eventos, assessoria de imprensa, gerenciamento de imagem, lobby, entre outras.

    Baseia-se em três aspectos: elevada credibilidade; possibilidade de angariar compradores desprevenidos; possibilidade de tornar o produto mais concreto para o potencial comprador.

    Promoção de vendas é a união de ações que dá suporte às vendas e à propaganda, a fim de torná-las efetivas e mediatizar o consumo. Envolve a idealização e confecção do material promocional, a preparação de manuais e treinamento para vendedores, concursos e incentivos para revendedores e assistência técnica e garantias para os consumidores, entre outras.

    Com isso em mente, podemos concluir que o enunciado da questão está correto.
    Gabarito do professor: CERTO.

    Fonte:

    - Kotler, P. Administração de marketing: a edição do milênio. 10 ed. Prentice-Hall. 2000.
  • GAB: CERTO

    Complementando!

    Fonte: Prof. Stefan Fantini

    Isso mesmo! A comunicação integrada de marketing (ou mix de comunicação de marketing) tem por objetivo combinar diversas ferramentas de comunicação (tais como propaganda, venda pessoal, promoção de vendas, relações públicas e marketing direto), com o objetivo de se  comunicar de forma objetiva e construir relacionamentos com os clientes. Ou seja, trata-se de adotar uma “visão de 360 graus” do consumidor, com o objetivo de compreender como as diferentes formas de comunicação podem influenciar o comportamento do consumidor.  

    Isso, de fato, torna o produto mais “concreto” ao cliente.

  • esse "concreto" veio só pra bagunçar


ID
3179854
Banca
PROFNIT
Órgão
PROFNIT
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Quanto às Indicações Geográficas é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • 1. No âmbito do direito da proteção de bens de propriedade industrial, abrangem os seguintes ramos:

    - Marca;

    - Patente;

    - Desenho Industrial;

    - Indicação Geográfica;

    - Segredo Industrial & Repressão à Concorrência Desleal;

    2. Tipos de Indicação Geográfica: denominação de origem; Indicação de Procedência;

    3. INDICAÇÃO DE PROCEDÊNCIA (IP): são considerados com nome geográfico de país, cidade, região ou localidade de seu território que se tenha tornado conhecido como centro de extração, produção ou fabricação de determinado produto ou prestação de serviço >> não há características específicas naturais (clima, geografia etc) ou humanas envolvidas na produção do produto;

    Fonte: A Caminho da Inovação.


ID
3179941
Banca
PROFNIT
Órgão
PROFNIT
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

As inovações de marketing envolvem a implementação de novos métodos de marketing, incluindo mudanças no design do produto e na embalagem, na promoção do produto e sua colocação no mercado e em métodos de estabelecimento de preços de bens e de serviços. Assim é correto afirmar que:

Alternativas

ID
3180889
Banca
PROFNIT
Órgão
PROFNIT
Ano
2018
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Considere as assertivas a seguir acerca de informações úteis que podem ser obtidas em bases de dados sobre patentes:


I-As tendências atuais de um determinado ramo da tecnologia.

II-Novos desenvolvimentos possíveis baseados em tecnologias já existentes.

III-Quais as tecnologias das quais se pode obter licenças.

IV-Possíveis nichos de mercado no país e no estrangeiro.

V-Patentes interessantes que expiraram e tecnologia que caiu no domínio público.

VI-Informações sobre lucratividade das empresas depositantes.


Das assertivas apresentadas:

Alternativas
Comentários
  • De acordo com um documento emitido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial, emitido em 2013, e intitulado “Inventando o futuro: uma introdução às patentes para as pequenas e médias empresas", é muito importante consultar bases de dados sobre patentes porque, além de indicar se uma determinada invenção é passível de ser patenteada, fornece informações úteis sobre:

    • as atividades de P&D de atuais e futuros concorrentes;

    • as tendências atuais de um determinado ramo da tecnologia;

    • as tecnologias para obter licenças;

    • fornecedores, parceiros econômicos e colaboradores científicos potenciais;

    • possíveis nichos de mercado no país e no estrangeiro;

    • as patentes pertencentes a outras pessoas para ter a certeza de que os seus produtos não as desrespeitam (“liberdade de atuação");

    • patentes interessantes que expiraram e tecnologia que caiu no domínio público; e

    • novos desenvolvimentos possíveis baseados em tecnologias existentes.

    Segundo a explicação acima, vamos analisar as assertivas:

    I - As tendências atuais de um determinado ramo da tecnologia. Certo.

    II - Novos desenvolvimentos possíveis baseados em tecnologias já existentes. Certo.

    III - Quais as tecnologias das quais se pode obter licenças. Certo.

    IV - Possíveis nichos de mercado no país e no estrangeiro. Certo.

    V - Patentes interessantes que expiraram e tecnologia que caiu no domínio público. Certo.

    VI - Informações sobre lucratividade das empresas depositantes. Errado.

    Podemos concluir, portanto, que a alternativa certa é a C (apenas 5 assertivas estão corretas).

    Gabarito do professor: Alternativa C.

    Bibliografia:

    - Inventando o futuro: uma introdução às patentes para as pequenas e médias empresas. Instituto Nacional da Propriedade Industrial. – Rio de Janeiro: INPI, 2013.


ID
3188608
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPC-PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

As principais categorias de segmentação de mercado incluem a segmentação

Alternativas
Comentários
  • Segmentação é o processo de dividir uma população em grupos menores com alguns aspectos em comum (como necessidades, percepções, comportamentos, etc.) e tratá-los de acordo com essas características (envio de mensagens, oferta de produtos e serviços, etc.). São quatro as categorias de segmentação de mercado: geográfica, demográfica, comportamental e psicográfica.

    Gabarito do professor: Letra C.

    Fonte:

    - Gomes, Maurício de Brito. Gestão de produtos e marcas. Editora FGV. 2015.
  • GEOGRÁFICA: Uma das mais simples, a segmentação geográfica identifica o local onde se encontram seus clientes ou consumidores. Por exemplo: uma rede de fast food pode ter um cardápio diferenciado para cidades litorâneas ou mais quentes, com variações em relação ao que é servido em centros urbanos ou no interior.

    DEMOGRÁFICA: determina informações bastante específicas e frias, como idade, gênero, ocupação e classe social.

    COMPORTAMENTAL: Com esta segmentação é possível determinar padrões de uso que ajudam a definir ações promocionais mais assertiva, desenvolver novos atributos em produtos e serviços e personalizar a experiência de consumo de seus clientes. Por exemplo: clientes que compram o produto diariamente ou que param de comprar por um tempo sempre que há aumento de preços

    PSICOGRÁFICA: A segmentação psicográfica está mais ligada a valores e crenças de seus clientes e consumidores. Por exemplo: Pessoas que praticam esportes radicais cotidianamente, Vegetarianos, Nerds, Hipsters, Socialites e outros “rótulos”

  • TIPOS DE SEGMENTAÇÃO

    a. geográfica: separação de acordo com o bairro, região, cidade, país.

    b. demográfica: leva em consideração a idade, escolaridade, renda, etc.

    c. psicográfica: aspectos psicológicos, valores dos clientes, estilo de vida.

    d. comportamental: comportamento de consumo, padrão de consumo, benefícios buscados pelo cliente. 


ID
3194608
Banca
CS-UFG
Órgão
DEMAE - GO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A política de preços para uma dada marca pode criar associações na mente dos clientes em relação ao patamar de preços dentro de sua categoria. Nesta direção, várias estratégias de precificação podem ser utilizadas. Uma delas é a do tipo estratégia de preço premium, que é definida como: 

Alternativas
Comentários
  • As estratégias de preço são divididas em 5. Sendo elas:

    1. Preço baseado na concorrência: Utilizado em meio onde se tem muita concorrência. A intenção é chamar a atenção do consumidor;
    2. Preço por Skimming: O preço do produto é definido acima da média dos produtos do mercado, afim de atingir um público com menor sensibilidade aos preços. O preço reduz a medida que o produto vai atingindo a popularidade;
    3. Preço Alto-Baixo: Semelhante ao Skimming, a estratégia "Alto-Baixo" é utilizada para produtos de consumo sazonal (Ex.: Black Friday). Tem o intuito de ativar o gatilho mental da urgência;
    4. Preço premium: Os produtos/serviços são hierarquizados (básico,...,luxo) com base no seu nível de personalização, afim de agregar maior valor àquele que possuir maior hierarquia;
    5. Preço por projeto: O preço do produto/serviço é determinado com base no projeto; leva em consideração o tempo, material, planejamento, adequações...

    Com base nisso, a resposta correta é a LETRA D.

  • Marketing mix, mix de marketing ou composto de marketing, é um dos conceitos mais explorados na área de marketing. De modo resumido, envolve trabalhar quatro variáveis (4 P´s – Produto, Preço, Praça e Promoção) que fornecem diretrizes básicas para o desenvolvimento das atividades, estratégias e ações de uma organização.


    Preço é o valor cobrado para oferecer um produto ou realizar um serviço, geralmente composto pelo custo de produção, lucro, etc. Está associado à política e formação de preços, prazos, descontos e reduções, concessões, condições e formas de pagamento.


    No que diz respeito à determinação do preço, podemos utilizar algumas estratégias, como “valor percebido", “skimming de mercado (ou premium)", “preço de entrada no mercado" e “preço baseado em concorrência".


    Vamos analisar as alternativas e encontrar a opção certa:

    A) Errado.  A venda de produtos com preços superiores, e não iguais aos dos concorrentes, faz parte da estratégia “skimming de mercado (ou premium)". O alto giro do estoque geralmente ocorre em decorrência da adoção da estratégia de preço de entrada no mercado.


    B) Errado.  A fixação de preços visando maximizar o lucro corrente, o fluxo de caixa ou o retorno sobre o investimento (ROI) não faz parte da estratégia “skimming de mercado (ou premium)", mas geralmente ocorre em decorrência da adoção da estratégia de preço de entrada no mercado.


    C) Errado.  A determinação dos menores preços possíveis pode fazer parte da estratégia de preço de entrada no mercado ou do preço baseado em concorrência.


    D) Certo. A venda de produtos com preços maiores que os dos concorrentes, visando gerar impressão de melhor qualidade, e que geralmente é praticada por empresas inovadoras e/ou de tecnologia, é chamada de “skimmming de mercado (ou premium)".


    Com base nessas explicações, concluímos que a alternativa D é a certa.


    Gabarito do professor: Alternativa D.

ID
3194638
Banca
CS-UFG
Órgão
DEMAE - GO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

O que caracteriza o marketing direto?

Alternativas
Comentários
  • As quatro principais características do Marketing Direto são:

    1. Privacidade: A mensagem é específica para um público alvo;
    2. Personalização: A mensagem é personalizável para poder melhor se adequar ao público/indivíduo com quem se está conversando;
    3. Atualização: Essa característica é referente à mensagem que será propagada. Ela deve ser de fácil preparo para otimizar o processo;
    4. Interatividade: A mensagem deve proporcionar alterações para se adequar ao contexto da resposta que o prospect fez.

    Portanto, a questão correta é a LETRA A.

  • O Mix de Comunicação de Marketing diz respeito ao conjunto de atividades e meios escolhidos durante o planejamento de comunicação para estabelecer contato, interação e/ou relacionamento com os clientes (sejam eventuais, recorrentes ou em potencial). Temos, como exemplos, propaganda, publicidade, relações públicas, merchandising, patrocínio, eventos, promoção de vendas, marketing direto, folhetos e catálogos, venda direta (ou venda pessoal) e marketing de relacionamento.


    Vamos analisar as alternativas e encontrar a opção certa:


    A) Certo. Marketing direto é o uso de canais sem intermediários para chegar ao consumidor final e específico de maneira personalizada. Mala direta, telemarketing, televendas e e-mail marketing são alguns exemplos dessa atividade.


    B) Errado. O foco em vendas em massa, direcionado a grupos que compartilham as mesmas categorias demográficas e perfil psicológico não é marketing direto. Toda vez que falamos em massa, estamos nos referindo a estratégias que buscam atrair novos clientes por meio da exposição da marca, do produto ou serviço para o maior número de pessoas possível usando meios de comunicação de massa (como rádio e televisão), sem distinção ou segmentação.


    C) Errado. O foco em ações de filantropia, caridade e trabalho voluntário realizado por uma empresa não tem relação com marketing direto, mas com responsabilidade social.


    D) Errado. A transferência de uma mensagem do emissor para o receptor, por meio da escrita impressa ou processada eletronicamente não tem relação com marketing direto, mas com a divulgação unidirecional, observada em anúncios publicitários e/ou em jornais.


    Com base nessas explicações, concluímos que a alternativa A é a certa.


    Gabarito do professor: Alternativa A.


    Bibliografia:

    - Kotler, Philip & Keller, Kevin Lane. Administração de marketing. Tradução Sônia Midori Yamamoto. Revisão técnica Edson Crescitelli. 14. ed. – São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.


ID
3209869
Banca
FGV
Órgão
SEE-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

O marketing moderno exige mais do que desenvolver um bom produto, estabelecer preços atraentes e torná-lo acessível aos clientes. O mix de comunicação de marketing é composto de cinco formas principais de comunicação.

Assinale a opção que apresenta essas formas de comunicação.

Alternativas
Comentários
  • GAB: A

    A) Propaganda, promoção de vendas, relações públicas, vendas pessoais e marketing direto.

    B) Anúncios em rádio, televisão, jornais, revistas e banners na Internet.

    A alternativa B fala sobre uma das formas que é a PUBLICIDADE que tipicamente é feita através de jornais, rádio e televisão.

    Uma de suas vantagens é o volume e geralmente, o baixo custo em relação ao volume de pessoas atingidas.

    C) Cupons, concursos, prêmios, convites e promoções.

    A alternativa C fala sobre uma das formas que é a PROMOÇÃO DE VENDAS que são comunicações que tentam impulsionar as vendas em um determinado período seja com descontos, promoções ou outras coisas do tipo.

    D) Matérias em jornais, artigos em revistas, aparição em programas de rádio e TV e interação em mídias sociais.

    A alternativa D fala sobre uma das formas que é a PUBLICIDADE que tipicamente é feita através de jornais, rádio e televisão.

    Uma de suas vantagens é o volume e geralmente, o baixo custo em relação ao volume de pessoas atingidas.

    E) Telemarketing, mala direta, e-mail marketing, mídias sociais e mensagens via SMS.

    A alternativa E fala sobre uma das formas que é o MARKETING DIRETO que é semelhante à publicidade, mas há uma analise e segmentação do público alvo da campanha.

    Ainda é uma forma de comunicação em massa, mas tem um alvo definido e além disso, é um canal de comunicação mensurável, então saberemos os resultados.

    PESSOAL, NÃO SOU ESPECIALISTA NA ÁREA, SÓ ESTOU TENTANDO FIXAR O CONTEÚDO E CONSEQUENTEMENTE AJUDAR, PORTANTO SE HOUVER ERRO SÓ SINALIZAR!!


ID
3271045
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A administração do composto de marketing implica um conjunto de ações relacionadas a quatro fatores: a gerência do produto; a definição e o monitoramento do preço; a aplicação das ferramentas de comunicação e a gestão dos

Alternativas
Comentários
  • 4 P's

    Alternativa A

  • Ele busca o P de Praça, que seria a alternativa A, visto que cita os outros 3 P's (Produto, Preço e Promoção) no enunciado.
  • Os 4P’s são: praça (ponto de venda), preço, produto e promoção. 

    O enunciado já apresentou o produto (“gerencia do produto”), o preço (“definição e o monitoramento do preço”), a promoção (“aplicação das ferramentas de comunicação”), falta, portanto, a praça.

    Praça corresponde ao conjunto de atividades voltadas a tornar o produto disponível e acessível para o consumidor onde e quando ele desejar. Dentro desse elemento são analisados os seguintes aspectos:

     Canais de distribuição – intermediários utilizados para a comercialização dos produtos.

     Relacionamento com os canais – formas utilizadas para estimular a venda e minimizar os conflitos de interesse com os canais de distribuição. Preocupa-se com indicadores como volume de vendas e margem de lucro do produto.

     Logística de mercado – administração de estoques, transporte e armazenagem dos produtos. Coordenação das atividades com fornecedores, comprados e outros participantes do canal de distribuição.

    Gabarito: A

  • A administração do mix de marketing, ou composto de marketing, é um dos conceitos mais explorados na área de marketing. De modo resumido, envolve trabalhar quatro variáveis (4 P´s - a gerência do produto; a definição e o monitoramento do preço; a aplicação das ferramentas de comunicação e a gestão dos canais de distribuição) que fornecem diretrizes básicas para o desenvolvimento das atividades, estratégias e ações de uma organização.

    Vamos analisar as alternativas:

    A) Certo. Canais de distribuição é o elemento que falta no enunciado para completar o composto de marketing. Está relacionado à Praça/ponto: localização da organização, aos mercados de atuação, ao transporte, armazenamento, pontos e zonas de vendas (físicas e virtuais) e ao estoque.

    B) Errado. Mecanismos de promoção não estão relacionados ao elemento faltante – Canais de distribuição, mas têm associação com o elemento “Aplicação das ferramentas de comunicação" – propaganda, publicidade, promoções de vendas, merchandising e relações públicas – para alcançar seus objetivos de marketing.

    C) Errado. Métodos de vendas não estão relacionados ao elemento faltante – Canais de distribuição. As vendas têm íntima relação com o marketing (que, resumidamente, é o modo como o produto chama a atenção do cliente) e com os canais de distribuição (que, resumidamente, é o modo como o produto vai ser disponibilizado ao cliente), mas não fazem parte do composto do marketing.

    D) Errado. Sistemas de pagamento não estão relacionados ao elemento faltante – Canais de distribuição, mas têm associação com o elemento “monitoramento do preço" – conjunto de políticas e estratégias para a formação de preços, descontos e reduções, condições e formas de pagamento.

    E) Errado. Veículos de divulgação não estão relacionados ao elemento faltante – Canais de distribuição, mas têm associação com o elemento “Aplicação das ferramentas de comunicação" – propaganda, publicidade, promoções de vendas, merchandising e relações públicas – para alcançar seus objetivos de marketing.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa correta é a A. 
    Gabarito do professor: Alternativa A

    Bibliografia:

    - Yanaze, Mitsuru H. Gestão de marketing e comunicação – Avanços e aplicações. São Paulo: Saraiva, 2006.

    - Sant'Anna, Armando. Propaganda: teoria, técnica e pratica. 7ª. ed. São Paulo: Pioneira, 1998.
  • A administração do composto de marketing ( os famosos 4 Ps) implica um de ações relacionadas a quatro fatores: a gerência do produto(produto); a definição e o monitoramento do preço (preço); a aplicação das ferramentas de comunicação (promoção) e a gestão dos...... Qual o P que falta ? O P de Praça canais de distribuição.

  • Para as organizações subsistirem e se sobressaírem no cenário em que atuam, é necessário realizar constantes análises. A análise de aspectos internos, a fim de identificar as forças, as falhas, as oportunidades e as ameaças é chamada de SWOT. A análise do macroambiente está relacionada aos fatores econômicos, políticos, legais, naturais, socioculturais e tecnológicos, que impactam questões maiores. A análise do microambiente diz respeito a aspectos como concorrentes, distribuidoras e fornecedores, e estão associadas a questões mais específicas. Por fim, existe a análise do mercado.

    Vamos analisar as alternativas e encontrar a opção que apresenta um elemento que se destaca nesse cenário de atuação organizacional:

    A) Errado. A população mundial não está diminuindo.

    B) Errado. A estratégia de foco está no cliente, não na produção.

    C) Certo. A formação de alianças empresariais, que ocorre quando organizações combinam seus recursos, capacidades e competências para perseguirem interesses mútuos e objetivos estratégicos comuns.

    D) Errado. A preferência é por mercados segmentados, não de massa.

    E) Errado. Não existe restrição à presença de multinacionais. Observa-se, pelo contrário, a coexistência entre empresas locais, regionais, nacionais e multinacionais.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa certa é a C.

    Gabarito do Professor: Letra C.


ID
3327874
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Ibirité - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Machado Neto (2005) observa a produção artístico-cultural a partir do composto de marketing e identifica elementos que constituem o sistema de marketing.
São elementos que constituem o referido sistema, EXCETO:

Alternativas

ID
3338128
Banca
CONSULPLAN
Órgão
MPE-PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Bem-vindo ao maravilhoso mundo da propaganda online. Se não entende por que o seu site não gera o tráfego que você esperava, aqui encontrará a principal razão: você não investiu nele. Acostume-se a ver o seu site como uma nova empresa, com todos os direitos e obrigações que lhe correspondem. Os direitos são simples e dá para imaginá-los logo: lucro puro e simples. Porém, você realmente achava que esses direitos não lhe davam algumas obrigações? E que obrigações são estas? Felizmente, a web tem poucas. Por exemplo, não há impostos! Você não paga IPTU, taxa condominial, luz, etc., por ter um site imenso! Então, por que não reinvesti-lo em propaganda?
(CASTRO, Álvaro de. Propaganda e Mídia Digital: a web como a grande mídia do presente. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2000.)

Conforme Álvaro de Castro, fazer propaganda online é, portanto, uma prática vantajosa porque:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito do Professor:

    A propaganda online é uma vertente da propaganda, é veiculada em ambiente virtual e está se tornando cada vez mais comum na atualidade. Consiste no uso de ferramentas digitais que inovam na maneira de apresentar produtos e serviços, e no relacionamento com consumidores.

    Por meio da propaganda online, os usuários têm acesso a muito mais informações sobre uma mercadoria; podem ser impactados a qualquer horário do dia, em qualquer dia da semana (24-7), em vários dispositivos e plataformas; podem observar experiências, comentários e depoimentos de outros usuários; podem ser estimulados a interagir mais profundamente com a organização por meio dos canais de atendimento. O custo da propaganda online é consideravelmente menor (quando comparada à propaganda tradicional, em meios televisivos ou impressos, por exemplo). O alcance é proporcional ao investimento realizado e pode ser direcionado a públicos específicos. A facilidade em alterar informações e fazer promoções também são benefícios. E uma das maiores vantagens desse tipo de propaganda é a possibilidade de mensurar os resultados.

    No enunciado da questão, observamos que o foco foi a criação e manutenção de um site, que é uma vitrine virtual essencial quando falamos da propaganda online. Há, no entanto, outras ferramentas que podem, e devem ser usadas, para impactar positivamente os usuários: e-mail marketing, anúncios nas mídias sociais (blogs e redes sociais), anúncios patrocinados em motores de busca, rede de display, em plataformas que apresentam vídeos e no shopping, e remarketing.

    Vamos analisar as alternativas:

    A) Errado. A internet está no ar praticamente todos os dias do ano, 24 horas por dia. As oscilações decorrentes de falta de energia ou falhas técnicas (nos servidores, por exemplo) são insignificantes e não servem de empecilho para a adesão à propaganda online.

    B) Certo. Possui uma grande capacidade de segmentação, uma vez que cada site é acessado para um propósito específico. Esse direcionamento de informações de acordo com interesse e público é uma vantagem da propaganda online, já que pode apresentar o produto certo, para a pessoa certa, no momento adequado da forma correta.

    C) Errado. Diferentemente do que ocorre na propaganda tradicional, a veiculação de anúncios na propaganda online não sofre a influência dos horários e dias escolhidos. Podemos, portanto, escolher as datas e horários mais convenientes e oportunos para a campanha usando o mesmo investimento.

    D) Errado. Ao fazer propaganda online, especialmente na modalidade de anúncios patrocinados em motores de busca, há várias formas de precificação (custos). As mais comuns são CPC (custo por clique, com base na quantidade de cliques em um anúncio, para aumentar o tráfego do site), CPM (custo por mil, com base na quantidade de vezes que o anúncio foi exibido, para aumentar reconhecimento da marca) e CPA (custo por aquisição, com base na quantidade de conversões efetuadas, para aumentar o retorno do investimento). Se a campanha for bem planejada e executada, para se conseguir aumentar o número de usuários impactados deve-se aumentar o valor investido.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa correta é a B.

    Gabarito do Professor: Letra B.

    Fontes de pesquisa:

    - Site da Resultados Digitais

    - Site de Suporte do Google
  • Possui uma grande capacidade de segmentação, uma vez que cada site é acessado para um propósito específico.

    Os sites por exemplo, utilizam cookies (pequenos arquivos que salvam as preferencias) para salvar preferencias e nicho de determinado cliente, e por consequência, ter uma maior capacidade de segmentação.

    Ex: Você entra no site da americanas para comprar um celular de determinada marca, com isso, o site acessado terá uma maior capacidade de segmentação, pois irá emitir anúncios de acordo com as suas pesquisas, buscando vender mais produtos relacionados ao enfoque do cliente.

  • Sim, pois ao se valer da propaganda online, a empresa pode encontrar uma nova forma de segmentar seus clientes.

    A segmentação envolve separar os clientes em grupos menores para atende-los de forma específica, determinando com características semelhantes. 

  • Possui uma grande capacidade de segmentação, uma vez que cada site é acessado para um propósito específico.

  • É o conceito de cauda longa


ID
3350119
Banca
FADESP
Órgão
UEPA
Ano
2020
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Em sentido estrito, marketing significa o mercado atuando. Por isso mesmo, a principal dificuldade que as empresas e instituições públicas enfrentam na atualidade é acompanhar as mudanças do mercado, especialmente com a entrada das novas tecnologias digitais. Deste modo, o marketing digital, quando se trata do relacionamento com o público, deve se preocupar em

I
.atualizar os sistemas de relacionamento com o consumidor ou usuário,usando as redes sociais e os ambientes digitais.
II.
desenvolver campanhas com base na responsabilidade social para as plataformas de propaganda e publicidade nos ambientes digitais, com o objetivo de posicionar a marca com relação às questões socioeconômicas.
III.
transformar o consumidor em um aliado,considerando o processo de engajamento social dos clientes, que caracteriza, em boa medida, as ações de participação e colaboração que caracterizam a cultura do consumo.
IV.
ignorar a concorrência, uma vez que a competição nos mercados globais deixou de ser vertical para ser horizontal; em outras palavras, empresas pequenas não devem ser consideradas como peças importantes no posicionamento mercadológico.

Está(Estão) correto(s) o(s) item(itens)

Alternativas
Comentários
  • O marketing digital é uma vertente do marketing e pode ser definido como um conjunto de táticas desenvolvidas em meios digitais com vistas para atingir os objetivos de marketing de um indivíduo, grupo de pessoas ou uma organização. SEO, marketing de conteúdo, e-mail marketing e redes sociais são algumas das estratégias utilizadas por profissionais dessa área.

    Vamos analisar as assertivas:

    I. CERTO. É de vital importância que as organizações estejam presentes no ambiente digital e mantenham relacionamentos achegados com seus públicos por meio de canais de comunicação (redes sociais, e-mail, telefone, etc).

    II. ERRADO. Não é uma obrigação do marketing digital desenvolver campanhas com base na responsabilidade social e não é uma regra posicionar a marca com questões socioeconômicas. Tais estratégias podem estar presentes no planejamento estratégico de marketing visando alcançar um diferencial competitivo em relação aos concorrentes e agregar valor ao produto, serviço ou marca, mas não é uma exigência como afirma a questão. Outro aspecto importante: as plataformas analógicas e digitais devem manter uma mesma identidade, com as devidas adequações aos meios, para não gerar confusão e dissonância na mente do público.

    III. ERRADO. Transformar o consumidor em um aliado é um dos objetivos mais desejados pelas organizações, visto que como parceiro da marca, o cliente se mantém fiel e atua como propagador. Isso pode ser potencializado por estratégias de marketing digital. As demais ideias expressas na assertiva, no entanto, parecem perdidas na frase e se relacionam de maneira confusa: engajamento social, participação, colaboração, cultura do consumo. Será que diz respeito à preocupação que os consumidores têm com questões sociais e o desejo de contribuir de alguma forma? Se sim, isso realmente ocorre na cultura do consumo, tão individualista? Se não, será que se refere ao engajamento comumente observado nas redes sociais, em que há participação e colaboração dos usuários em questões cotidianas?

    IV. ERRADO. Analisar a concorrência é uma etapa fundamental do marketing que não pode ser ignorada. É verdade que é difícil, ou praticamente impossível, verificar todas as organizações que atuam como concorrentes no ambiente digital, mas mesmo aquelas de pequeno porte podem oferecer perigos ao negócio.

    O gabarito da questão aponta as assertivas I, II e III como corretas. O professor considera que somente a assertiva I está correta. Diante da explicação, no entanto, podemos concluir que a questão é passível de anulação.

    Gabarito da Banca: Letra D

    Gabarito do professor: QUESTÃO ANULADA.

    Fonte:

    - Barros, Maria Rosa Da Silva. O Consumo Desmedido Em Redes Sociais: uma revisão sistemática de seus antecedentes e consequentes no comportamento humano.  Trabalho de conclusão de curso. ECA – USP. 2019.

    - Cruz, Lucia Santa e Martineli, Fernanda. O engajamento social como estratégia de comunicação: consumo e responsabilidade no discurso empresarial. II Encontro ESPM de Comunicação e Marketing. 2007.
  • Gabarito D)

  • empresas pequenas NÃO devem ser consideradas como peças importantes...erro encontra-se no "não"


ID
3357952
Banca
IF Baiano
Órgão
IF Baiano
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A segmentação de marketing consiste no processo de dividir o mercado em grupos de potenciais clientes que compartilham algumas características, como necessidades ou desejos semelhantes. O desafio dos profissionais da área consiste em mensurar informações precisas para detectar a viabilidade de mercado em relação a esses grupos, questionando: “vale a pena investir nesse grupo de consumidores para atender suas expectativas?”

Sobre o tema, assinale a alternativa correta em relação às características da segmentação.

Alternativas
Comentários
  • Segmentação demográfica. É o processo de identificar segmentos de mercado com base nas características

    da população (faixa etária, sexo, estado civil, entre outros).

    Segmentação socioeconômica. É o processo de identificar segmentos de mercado com base nas características

    sociais e econômicas da população, como: renda, posse de bens, escolaridade,

    classe social e ocupação profissional.

    Segmentação geográfica. É o processo de identificar segmentos de mercado com base em critérios

    geográficos, como: localização e densidade populacional.

    Segmentação por benefícios. É o processo de identificar segmentos de mercado com base nos benefícios

    procurados pelos clientes (status, desempenho, entre outros).

    Segmentação por grau de utilização. É o processo de identificar segmentos de mercado com base no nível de consumo.

    Segmentação psicográfica. É o processo de identificar segmentos de mercado com base no modo como

    as pessoas pensam (autoconceito, personalidade, valores) e levam suas vidas (estilo de vida, atividades, interesses e opiniões).

  • São quatro as categorias de segmentação de mercado: geográfica, demográfica, comportamental e psicográfica.

    A) ERRADO. A segmentação geográfica divide o mercado de acordo com a localização (país, estado, região, etc.), densidade demográfica (populoso, povoado, etc.) e clima (tropical, temperado, etc.).

    B) CERTO.

    C) ERRADO. A segmentação demográfica fraciona o mercado com base nas características da população (idade, gênero, tamanho da família, etc.)

    D) ERRADO. A segmentação psicográfica divide o mercado de acordo com a personalidade, atitudes e estilos de vida da população. Não é este tipo de segmentação que considera os critérios faixa etária e estado civil.

    E) ERRADO. Não existe segmentação cultural.

    Gabarito do professor: Letra B.
  • Gabarito: B

    Segmentar um mercado é dividi-lo em partes menores para atender grupos com necessidades específicas. Temos alguns tipos de segmentação:

    demográfica → Lembre-se das pesquisas do IBGE. Sempre que falar em faixa etária ou estado civil, por exemplo

    socioeconômica → Lembre-se de fatores relacionados ao dinheiro ($$). Sempre que ele citar classe

    social, renda, escolaridade, ocupação profissional etc.

    Geográfica → Lembre-se do Google Maps ou de geografia. Sempre que ele citar a localização geográfica de um estado, município etc.

    Psicografia → Lembre-se de psicologia, algo da mente. Pois a divisão feita aqui leva em consideração o estilo de vida das pessoas.

  • Base geográfica: agrupar indivíduos de acordo com a região, estado, cidade ou vizinhança.

    Aspectos demográficos e socioeconômicos: sexo, idade, estado civil, renda, escolaridade etc.

    Aspectos comportamentais: grau de uso do produto, lealdade à marca.

    Psicográficos: valores, crenças e atitudes compartilhadas.

    Fonte: Direção.

  • TIPOS DE SEGMENTAÇÃO

    a. geográfica: separação de acordo com o bairro, região, cidade, país.

    b. demográfica: leva em consideração a idade, escolaridade, renda, etc.

    c. psicográfica: aspectos psicológicos, valores dos clientes, estilo de vida.

    d. comportamental: comportamento de consumo, padrão de consumo, benefícios buscados pelo cliente. 

  • Conceitos A e C trocados

    B ta certo

    D ta errado a parte "seja influenciada pelo critério da faixa etária e estado civil."

    E não existe


ID
3554341
Banca
FUNDEPES
Órgão
SEPLAG-MG
Ano
2013
Disciplina
Marketing
Assuntos

De acordo com Churchill (2000), em geral, os profissionais de marketing utilizam a comunicação para tentar aumentar vendas e lucros ou alcançar outras metas. Ao fazer isso, eles informam, persuadem e lembram os consumidores para que comprem seus produtos e serviços. Para aumentar as vendas, eles comunicam as vantagens superiores de seus produtos, seus custos mais baixos ou certa combinação entre benefícios e custos desejados pelos consumidores. Ao comunicar os benefícios especiais de seus produtos, os profissionais de marketing podem fazer com que clientes potenciais os desejem e os comprem. Moças negras, por exemplo, podem interessar-se pela meia-calça Minha Cor, da TriFil, porque o fabricante a anuncia como sendo desenvolvida especialmente para a pela mulata ou negra. Para isso, eles solicitam às agências o desenvolvimento de campanhas que possam estabelecer uma relação dos produtos da empresa junto aos consumidores e assim exigem que os anúncios sejam atraentes e que forneçam informações importantes para a audiência-alvo e que gerem resultados positivos para todos. Diante disso, as agências desenvolvem suas mensagens utilizando apelos que podem ser assim classificados:


I. Apelos racionais que focalizam os benefícios mensuráveis de se escolher o produto ou marca, ajudando a empresa a ser mais eficiente.
II. Apelos emocionais que tentam criar bons sentimentos sobre produtos ou levar os clientes a experimentar outras emoções.
III. Apelos de medo que despertam o medo ao demonstrar as consequências de não se comprar ou usar determinados produtos.
IV. Apelos sexuais que sugerem que o uso de um produto tornará o consumidor mais atraente e mais sexy.
V. Apelos humorísticos que se baseiam no senso do humor da audiência-alvo, podendo ser eficazes, mas apenas por pouco tempo.
VI. Apelo moral que tenta convencer a audiência-alvo de que usar ou aceitar uma ideia é a coisa certa ou moralmente adequada a fazer.

Assinale a alternativa que apresenta apenas as afirmativas CORRETAS.

Alternativas

ID
3621547
Banca
IPAD
Órgão
SESC-PE
Ano
2010
Disciplina
Marketing
Assuntos

A Detached é uma marca de moda básica masculina. Seu estilo prático e descolado projetou-a como líder de seu segmento. Como forma de se expandir para outro segmento, a marca planeja lançar a Detached Kids, com a versão de seus produtos para crianças. Como esta estratégia de marca se caracteriza?


Alternativas

ID
3631201
Banca
IPAD
Órgão
SESC-PE
Ano
2010
Disciplina
Marketing
Assuntos

O vinho brasileiro, apesar de sua crescente qualidade, ainda enfrenta dificuldades em seu mercado doméstico. Isto ocorre devido a dois fatores principais. Em primeiro lugar, os brasileiros ainda não desenvolveram o hábito de beber vinho rotineiramente, o que faz com que o país tenha um dos menores consumos per capta do mundo. Como se não bastasse, acordos realizados entre os países do Mercosul fazem com que a tributação brasileira sobre vinhos produzidos na Argentina e no Chile seja menor que a do próprio vinho brasileiro, o que pressiona o preço do produto nacional, deixando-o menos competitivo. Que ambientes de marketing caracterizam esta situação?


Alternativas
Comentários
  • os brasileiros ainda não desenvolveram o hábito de beber vinho rotineiramente --> sociocultural

    acordos realizados entre os países do Mercosul fazem com que a tributação brasileira sobre vinhos produzidos na Argentina e no Chile seja menor que a do próprio vinho brasileiro --> político-legal


ID
3662968
Banca
FUNDEPES
Órgão
SEPLAG-MG
Ano
2013
Disciplina
Marketing
Assuntos

Quanto às filosofias de marketing, analise as afirmativas abaixo assinalando com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.


(   ) Na fase de orientação de produção, os consumidores preferem os produtos acessíveis e produzidos em larga escala, por serem mais baratos.
(   ) Na fase de orientação de produto, os consumidores dão preferência a produtos que apresentem mais qualidade, desempenho e características inovadoras.
(   ) Na fase de orientação de vendas, os consumidores não comprarão uma quantidade satisfatória de produtos da empresa a menos que ela venda em larga escala e realize promoções.
(   ) Na fase de orientação de marketing, o alcance das metas organizacionais depende da determinação das necessidades e dos desejos dos mercados-alvo e da entrega da satisfação desejada com mais eficiência que os concorrentes.
(   ) Na fase de orientação de marketing societal, a organização deve determinar as necessidades, os desejos e os interesses dos mercados-alvo e, então, entregar valor superior aos clientes, de maneira que o bem-estar do consumidor e da sociedade seja mantido ou melhorado.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA. 

Alternativas