SóProvas



Questões de Noções de Imaterialidade ou Intangibilidade, Inseparabilidade e Variabilidade


ID
359902
Banca
CETAP
Órgão
DETRAN-RR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Quando se analisa o setor de serviços, percebe-se que sua qualidade é fortemente influenciada pela experiência dos seus usuários no momento de sua realização. Dentre as características consideradas inerentes aos serviços e que afetam essa experiência, encontram-se:

I- a perecibilidade, uma vez que serviços não podem ser estocados, o gestor necessita estabelecer um equilíbrio entre oferta e demanda;
II- a inseparabilidade, normalmente, o serviço é produzido, entregue e consumido simultaneamente;
III- a heterogeneidade, causa de um dos maiores problemas no gerenciamento dos serviços;
IV- a invariabilidade, uma vez que não dependem de quem os executa e de onde são prestados;
V- a tangibilidade, como os serviços são tangíveis, as empresas buscam evidenciar, de alguma forma, a qualidade do serviço de forma tangível.

São CORRETAS apenas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • Olá! é João Luiz, quando poderem responder os itens 4 e 5 por favor mim certifiquem.

  • 1= INTANGIBILIDADE / IMATERIALIDADE = OS SERVIÇOS NAO PODEM SER VISTOS,SENTIDOS OU TOCADOS.POR ISSO OS CLIENTES BUSCAM INFORMAÇÕES DO QUE É TANGIVEL DENTRO DA EMPRESA. IMAGENS INFORMACOES ETC.

    2=INSEPARABILIDADE = A RELAÇÃO DO FUNCIONARIO E DO CLIENTE. QUE MANTÊM UMA RELAÇÃO DE INTERAÇÃO.OS SERVIÇOS NAO EXISTEM SEM A RELAÇÃO DO FUNCIONARIOS Q OFERECEM E DO CLIENTES.

    Normalmente, o serviço é produzido, entregue e consumido simultaneamente; 

    3=VARIABILIDADE / HETEROGENEIDADE = OS SERVIÇOS SÃO ALTAMENTE VARIAVEIS. EM VISTA DA HORA LOCAL E MOMENTO EM QUE SÃO SOLICITADOS.

    A heterogeneidade, causa de um dos maiores problemas no gerenciamento dos serviços; 

    4= PERECIBILIDADE = OS SERVIÇOS SÃO PERECIVEIS. POIS NAO PODEMOS COLOCA-LOS EM ESTOQUE.ELES SÃO REALIZADOS EM TEMPO REAL.

    Uma vez que serviços não podem ser estocados, o gestor necessita estabelecer um equilíbrio entre oferta e demanda; 

  • Invariabilidade e tangibilidade não são características de Serviços.

    As características são:

    Intangibilidade = imaterialidade

    Perecibilidade

    Variabilidade = heterogeneidade

    Inserparabilidade

  • I. Certo. A perecibilidade foi corretamente descrita pela afirmação.

    II. Certo. Não se pode separar a produção do consumo de serviços.

    III. Certo. A heterogeneidade ou variabilidade, de fato, é uma das características dos serviços. Além disso, está correto afirmar que essa característica causa problemas no gerenciamento dos serviços, pois é causa de problemas de insatisfação com os clientes.

    IV. Errado. Os serviços são variáveis e dependem de quem os executa e de onde são prestados.

    V. Errado. Os serviços são intangíveis.

    Gabarito: A

  • Vamos lá...

    I- a perecibilidade, uma vez que serviços não podem ser estocados, o gestor necessita estabelecer um equilíbrio entre oferta e demanda;

    II- a inseparabilidade, normalmente, o serviço é produzido, entregue e consumido simultaneamente;

    III- a heterogeneidade ou Variabilidade, causa de um dos maiores problemas no gerenciamento dos serviços;

    IV- a invariabilidade, uma vez que não dependem de quem os executa e de onde são prestados; justamente por depender é que fica difícil de controlar a qualidade no serviço.

    V- a tangibilidade, como os serviços são tangíveis ( Os serviços são intangíveis ), as empresas buscam evidenciar, de alguma forma, a qualidade do serviço de forma tangível.

    Valeu !


ID
872179
Banca
FCC
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

O atendimento bancário pode ser classificado como um tipo específico de SERVIÇO. Como tal, apresenta uma série de características que posicionam esse produto nessa categoria. A característica que NÃO pertence à categoria dos SERVIÇOS é a

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: alternativa b). 
    Definição das características:

    Intangibilidade: No caso das empresas de prestação de serviço, o cliente não se torna dono do serviço comprado, por exemplo, assim como faz com um carro. O carro o cliente pode experimentar, e depois de comprá-lo levar para casa e deixá-lo na garagem. O serviço, por sua vez, serve para gerar valor para ele, mas este não pode ser apalpado. O cliente não compra o avião, mas sim a viagem, e o máximo que pode levar para casa são souvenires e fotos da viagem, mas nada “material” é comprado, embora existam muitos meios materiais envolvidos na prestação do serviço (aviões, hotéis, restaurantes, barcos, etc) esses não pertencem ao cliente. Inseparabilidade: Ao mesmo tempo que o serviço é oferecido, este é consumido pelo cliente. No caso de uma viagem a data pode até ser alterada, mas o momento de consumo será somente no ato da viagem propriamente dito. Uma aula ou palestra só pode ser consumida no momento em que é ministrada, e não antes nem depois disso. Por isso o prestador de serviço tem que tomar o máximo de cuidado para não errar, pois nem sempre existirá uma segunda chance (se o cliente ficar satisfeito com o serviço prestado contratará novamente, se não gostar nunca mais contratará, a não ser que não tenha outras opções).
    Heterogeneidade: Nenhum cliente tem o mesmo pensamento que o outro, cada um tem necessidades diferentes e percebem valores diferentes nos serviços prestados. Como exemplo, um cliente pode se contentar com uma simples lavagem externa de seu carro, sem uso de produtos adicionais, como shampoo ou sabão específico para lavagem de automóveis. Já outro cliente pode preferir uma lavagem com shampoo, e também querer a limpeza interna do automóvel. O que deve ser feito é criar-se um padrão mínimo de serviço que atenda às necessidades básicas do cliente, e a este serviço agregarem-se outros para atender outras necessidades específicas de cada cliente, isso se não for comprometer a capacidade de produção e a qualidade do serviço como um todo.
    Perecibilidade: No caso da empresa de prestação de serviço, o que não for ganhado hoje não poderá mais ser recuperado. O serviço poderá ser feito em outra data, mas não é possível voltar atrás e recuperar os lucros do serviço que não foi prestado. Como exemplo, se um eletricista atende dois clientes por dia, se ele não atendeu nenhum cliente ontem, mesmo que ele atenda esse mesmo cliente hoje os lucros de ontem não poderão ser recuperados.
  • Uma forma de diferenciar bens de serviços é pela sua capacidade de ser tangível.
    A tangibilidade é a característica do bem ser físico, palpável. A tangibilidade leva a estocabilidade e transportabilidade.
    A estocabilidade é a capacidade do produto ser estocado, armazenado ou distribuído. Não estou falando aqui do nível de dificuldade estocagem do produto.
    A transportabilidade é a capacidade do produto ser levado, através de um dos modais de transportes , de um ponto de origem a um ponto de destino.
    Os produtos são tangíveis, estocáveis e transportáveis. Os serviços não.
  • O serviço não pode ser estocado, sendo também um dos problemas da perecibilidade.
  • Impossível estocar serviço...!

  • Características do serviço:

    - Intangibilidade: imaterial;

    - Inseparabilidade: produzido e consumido simultaneamente;

    - Heterogeneidade = Variabilidade: a qualidade não é passível de ser controlada. Depende de onde e quando são produzidos;

    - Perecibilidade: não podem ser estocados.

  • Muito bem explicado, Jaccoud. Agradeço.


  • Estocabilidade .. B  kkkk essa da cespe foi demais !quem nãoo sign de cada uma , cai mesmo

  • Jaccoug, valeu muito bem explicado.

  • Intangibilidade

    Não podemos "pegar" ou vê antes de adquirir. Isto gera certa incerteza no cliente. Os serviços bancários são imateriais e intangíveis, por isso é importante a relação de confiança e tudo que possa materializar um pouco os produtos e serviços.


    Inseparabilidade:

    Os produtos são produzidos e consumidos simultaneamente. Quando um cliente tem seu dinheiro aplicado em um investimento, o serviço esta sendo produzido e consumido..


    Perecibilidade: 

    A perecibilidade dos serviços significa que eles não podem ser armazenados para venda ou uso posterior. A perecibilidade dos serviços não é um problema quando a demanda é estável, contudo, quando há flutuação de demanda as empresas prestadoras de serviços frequentemente se veem diante de difíceis problemas , sendo assim planejam estratégias para conseguir um ajuste melhor entre demanda e oferta.


    Variabilidade (heterogeneidade):

    A variabilidade dos serviços significa que a qualidade deles depende de quem os fornece, bem como quando, onde e como são fornecidos. Um exemplo comum é de colaboradores ( empregados) de uma empresa, um pode ser alegre e eficiente, ao passo que o outro que está apenas alguns metros de distância, pode ser desagradável e lento.


    OPÇÃO INCORRETA - LETRA: B

  • Intangibilidade: Por serem intangíveis, os serviços não podem ser vistos, provados ou sentidos antes da sua aquisição. 

    Inseparabilidade: Os serviços são produzidos ao mesmo tempo em que são consumidos, e não existem sem a presença dos profissionais que os desempenham.

    Variabilidade: São também altamente variáveis, já que dependem de por quem, onde e quando são fornecidos.

    Perecibilidade: Não podem ser armazenados/estocados, já que ocorrem em tempo real.

  • Intangibilidade

    Inseparabilidade

    Variabilidade (heterogeneidade):

    Perecibilidade

  • Os serviços não podem ser estocados, pois os mesmos são perecíveis.

  • Os serviços possuem as seguintes características que têm interesse para o marketing:


    • Intangibilidade: Serviços não podem ser tocados, apalpado. Serviços são ideias e conceitos (processos). Não são patenteáveis. O consumidor baseia-se na reputação de uma marca ou de um serviço.

    • Perecibilidade: Os serviços não podem ser estocados se não for usado, está perdido (cadeira em avião, quarto em hotel).

    • Heterogeneidade ou Variabilidade: A ideia de serviço varia de cliente para cliente. Normalmente os serviços são atividades voltadas para pessoas como clientes.

    • Simultaneidade ou Inseparabilidade: os serviços são criados e consumidos simultaneamente.

    • Participação do cliente no processo: atenção ao desenho das instalações e oportunidades de co-produção.

  • Segundo a maior parte dos autores de administração de serviços, existem quatro características que diferenciam os serviços dos bens: a) variabilidade, b) inseparabilidade, c) perecibilidade, d) intangibilidade.

    Não é característica dos serviços a estocabilidade. Pelo contrário, os serviços possuem perecibilidade, isto é, não podem ser estocados.

    Gabarito: B

  • As características dos Serviços são:

    VIPI

    Variabilidade=Heterogeneidade

    Intangibilidade

    Perecibilidade

    Inseparabilidade

    Fonte: Direção concurso


ID
1058023
Banca
IFC
Órgão
IFC-SC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

O setor de serviços é um dos que mais cresce. A prestação de serviços pode ser identificada pelo conjunto de características:

Alternativas
Comentários
  • Do ponto de vista de Dias (2004, p.4): “serviço é um bem intangível, uma ação ou um desempenho que cria valor por meio de uma mudança desejada no cliente ou em benefício dele”.

    Para Churchill (2003, p.292) “o marketing de serviçosassemelha-se em vários aspectos ao marketing de produtos tangíveis ou bens”.

    O setor de serviços vem crescendo muito por duas razões. Primeiro porque a demanda dos consumidores e compradores organizacionais está aumentando cada vez mais e, em segundo porque com a chegada das novas tecnologias os serviços tendem a ficarem muito mais acessíveis. (CHURCHILL, 2003, p.291)

    De acordo com Churchill (2003, p.291): “Maior demanda por serviços: Os consumidores ficam inclinados a usar serviços quando dispõem de mais dinheiro do que o necessário para compras básicas como alimento, roupas e moradia. Assim, conforme as economias nacionais se desenvolvem, os serviços tendem a desempenhar um papel mais importante.”

    Ainda o mesmo autor (2003, p.292): “Maior oferta de serviços: As mudanças tecnológicas influenciam não só a demanda por serviços, mas também sua oferta. Com o desenvolvimento na tecnologia da informação, muitas organizações que tradicionalmente ofereciam apenas produtos tangíveis estão considerando lógico e lucrativo acrescentar serviços a seu composto de produtos. Suas inovações podem ser aperfeiçoamentos nos produtos originais da organização ou produtos inteiramente novos.”


  • Letra A

    Caracterizando os serviços

    Várias características distinguem serviços de bens. Essas diferenças, resumidas na tabela abaixo, influenciam o desenvolvimento das estratégias de marketing.

    Relação com os clientesGeralmente envolvem uma relação contínua com os clientes.Geralmente envolvem uma relação impessoal e breve, embora a força e a duração das relações estejam crescendo.
    PerecibilidadeServiços só podem ser usados no momento em que são oferecidos.Bens podem ser colocados em estoque e usados num momento posterior.
    IntangibilidadeO cliente possui apenas lembranças ou resultados, como um cabelo bem cortado ou um maior conhecimento.O cliente possui objetos que podem ser usados, revendidos ou dados para outros.
    InseparabilidadeServiços geralmente não podem se separados da pessoa que os forneceBens normalmente são produzidos por determinadas pessoas e vendidos por outras.
    Esforço do clienteO cliente pode estar a par da produção dos serviços.O envolvimento do cliente pode ser limitado a comprar o produto final e usá-lo.
    UniformidadeDevido à inseparabilidade e ao alto envolvimento, cada serviço pode ser único, com uma possível variação de qualidade.As variações na qualidade e as diferenças em relação a padrões podem ser corrigidas antes que os clientes comprem os produtos.

    http://administracaoegestao.com.br/marketing-internacional/caracteristicas-dos-servicos-para-o-marketing/

  • Uniformidade se dá na produção de BEM... serviço é heterogenio e não uniforme 

  • O serviço não é uniforme... é variável.

  • Segundo a maior parte dos autores de administração de serviços, existem quatro características que diferenciam os serviços dos bens: a) variabilidade, b) inseparabilidade, c) perecibilidade, d) intangibilidade.

    Nenhuma das alternativas descreve as características clássicas dos serviços. Pesquisando sobre a referência utilizada pela banca, identifiquei que a banca se pautou no livro “Marketing” de Gilbert Churchill Jr e Paul Peter. Nesse livro, os autores apresentam as seguintes características dos serviços:

    A partir dessa lição desse autor específico, podemos concluir que o gabarito é a alternativa A. 

    Particularmente, acredito que a característica “uniformidade” proposta pela classificação é péssima e, inclusive, contraditória em relação àquilo que o próprio autor descreve. Afinal, se é possível uma variação na qualidade, o serviço não é uniforme. Melhor seria ele ter descrito como “unicidade”, o que melhor representaria o que ele quis dizer. Em alguns casos, esses tipos de erros decorrem de uma tradução ruim da obra original para o português. Não sei se foi o caso. De toda forma, as bancas formulam questões a partir dos livros em português, por isso, caso essa classificação seja cobrada novamente (acho muito improvável!), peço que considere as características descritas acima.

    “Marcelo, qual classificação devo considerar essa ou a VIPI?”

    Presta atenção! Eventualmente, temos questões absurdas em concursos públicos. Faz parte!

    Infelizmente, as disciplinas de Administração, Gestão de Pessoas, Vendas e Atendimento tem uma propensão mais alta do que outras disciplinas a esse tipo de questão aleatória. Isso, de forma nenhuma, invalida o bom e velho estudo. Dito isso, segue minha sugestão para essa e todas as classificações absurdas:

    1º Considere para a prova o que a maioria dos autores propõe, ou seja, aquilo que estudamos ao longo da aula. Nesse caso, as características dos serviços são VIPI: Variabilidade, Intangibilidade, Perecibilidade e Inseparabilidade.

    2º Apenas considere utilizar o conhecimento de classificações absurdas (tipo essa), caso não tenha identificado a alternativa que descreve a corrente doutrinária majoritária. 

    Em resumo, o conhecimento sobre classificações absurdas nunca deve ser o foco da sua preparação. Muito candidato forte se perde, fica louco e gasta horas e horas procurando de onde a banca tirou a questão. Minha sugestão é que não faça isso. Antes de qualquer coisa, você tem que saber muito bem aquilo que, de fato, é cobrado. Ou seja, o conteúdo à luz da doutrina majoritária. 

    Apenas depois de vencer todo o edital, revisar bem aquilo que é defendido pela maioria dos autores é que você pode se dar ao luxo de gastar tempo procurando classificações absurdas. Na prática, quase nunca dá tempo de fazer isso. Eu passei em vários concursos (de assistente a auditor) sem nunca ter perdido tempo pesquisando classificações absurdas de Administração. Meu foco sempre foi aquilo que é, de fato, cobrado e sugiro que faça o mesmo. Assim, essas questões absurdas a gente faz uma vez e só ignora.

    Gabarito: A

  • Segundo a maior parte dos autores de administração de serviços, existem quatro características que diferenciam os serviços dos bens: a) variabilidade, b) inseparabilidade, c) perecibilidade, d) intangibilidade.

    Nenhuma das alternativas descreve as características clássicas dos serviços. Pesquisando sobre a referência utilizada pela banca, identifiquei que a banca se pautou no livro “Marketing” de Gilbert Churchill Jr e Paul Peter.

    A partir das lição desse autor específico, podemos concluir que o gabarito é a alternativa A. 

    Particularmente, acredito que a característica “uniformidade” proposta pela classificação é péssima e, inclusive, contraditória em relação àquilo que o próprio autor descreve. Afinal, se é possível uma variação na qualidade, o serviço não é uniforme. Melhor seria ele ter descrito como “unicidade”, o que melhor representaria o que ele quis dizer. Em alguns casos, esses tipos de erros decorrem de uma tradução ruim da obra original para o português. Não sei se foi o caso. De toda forma, as bancas formulam questões a partir dos livros em português, por isso, caso essa classificação seja cobrada novamente (acho muito improvável!), peço que considere as características descritas acima.

    -Comentários do professor Marcelo Soares.

  • Chega a ser uma piada a banca utilizar um livro específico, justamente um que contradiz o entendimento dominante a respeito da variabilidade dos serviços.

  • Chega a ser uma piada a banca utilizar um livro específico, justamente um que contradiz o entendimento dominante a respeito da variabilidade dos serviços.

  • Marcelo Soares| Direção Concursos: ''Segundo a maior parte dos autores de administração de serviços, existem quatro características que diferenciam os serviços dos bens: a) variabilidade, b) inseparabilidade, c) perecibilidade, d) intangibilidade.

    Nenhuma das alternativas descreve as características clássicas dos serviços. Pesquisando sobre a referência utilizada pela banca, identifiquei que a banca se pautou no livro “Marketing” de Gilbert Churchill Jr e Paul Peter.

    Particularmente, acredito que a característica “uniformidade” proposta pela classificação é péssima e, inclusive, contraditória em relação àquilo que o próprio autor descreve. Afinal, se é possível uma variação na qualidade, o serviço não é uniforme. Melhor seria ele ter descrito como “unicidade”, o que melhor representaria o que ele quis dizer. Em alguns casos, esses tipos de erros decorrem de uma tradução ruim da obra original para o português. Não sei se foi o caso. De toda forma, as bancas formulam questões a partir dos livros em português, por isso, caso essa classificação seja cobrada novamente (acho muito improvável!)

    Presta atenção! Eventualmente, temos questões absurdas em concursos públicos. Faz parte!

    Infelizmente, as disciplinas de Administração, Gestão de Pessoas, Vendas e Atendimento tem uma propensão mais alta do que outras disciplinas a esse tipo de questão aleatória. Isso, de forma nenhuma, invalida o bom e velho estudo. Dito isso, segue minha sugestão para essa e todas as classificações absurdas:

    1º Considere para a prova o que a maioria dos autores propõe, ou seja, aquilo que estudamos ao longo da aula. Nesse caso, as características dos serviços são VIPI: Variabilidade, Intangibilidade, Perecibilidade e Inseparabilidade.

    2º Apenas considere utilizar o conhecimento de classificações absurdas (tipo essa), caso não tenha identificado a alternativa que descreve a corrente doutrinária majoritária.''


ID
1700734
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Ao chegar à sua agência, um cliente percebe que há muitas filas nos caixas. Enquanto aguarda o gerente, ouve reclamações de outros dois clientes que também esperam atendimento. Ambos comentam que, em dias de forte movimento, o serviço prestado na agência fica péssimo. Ele tem a sensação de que a atenção recebida não é a mesma de outras experiências naquele banco. Um dos motivos é que, apesar de cortês, o gerente é direto e rápido em seu atendimento, sem conversar tanto como nas vezes anteriores.

A experiência desse cliente é um exemplo de como as características dos serviços influenciam o atendimento bancário, pois demonstra que a

Alternativas
Comentários
  • a -  a demanda altera - dias com movimentos e outros dias não e nos dias que tem maior movimento assim os funcionarios demoram um pouco mais para atender os clientes.


    gab A

  • Achava que a E também não estaria errada, pois o serviço é super perecível. Alguém entendeu o porquê do erro da E?

  • Cristiele Nascente

    A perecibilidade é uma característica dos serviços, entretanto a questão foca na experiencia do cliente. 

    O que o cliente percebeu foi que o atendimento é variável em função da demanda do banco: banco cheio (percepção de qualidade no atendimento diminui)

  • Cometi uma falta de atenção enorme nessa...well..

  • e pq o enunciado da questão não fala referente aos produtos bancarios e sim da qualidade do atendimento em dias de grande movimento...

    e tb a letra E fala que a perecibilidade dos serviços sempre provocará impactos negativos ( nem sempre)

  • Fiquei em dúvida entre a letra  A e C.

    E marquei a letra C. Pois mostra a ineficiência do gerente.
    Mas, percebi o erro.
    Letra  "A". Corretíssima!!!
     

  • Eu acho que não pode ser a letra E, pois ela afirma que a Perecibilidade SEMPRE provocará impactos NEGATIVOS.

    O SERVICO É  PERECÍVEL pois ele não pode ser estocado, como acontece com os produtos, então poderá "sobrar" ou "faltar" atendentes de acordo com o horário e dia. No Banco, não é diferente, há dias ou horários em que haverá menos atendentes, mas também pode haver mais, e o atendimento será melhor, dependendo da demanda. Logo, a perecibilidade do servico é uma faca de dois gumes às vezes será bom e as vezes será ruim.Nem sempre será uma característica NEGATIVA.

    No mais, sempre tomar cuidado com a palavra "SEMPRE" e desculpe pelos erros, meu teclado está horrível.

     

  • CARACTERÍSTICAS DO SERVICO:

    Intangibilidade - não podemos "pegar" ou ver antes de adquirir. Isto gera certa incerteza no cliente. Os servicos bancários são imateriais e intangíveis, por isso é  importante a relacao de confianca e tudo que possa materializar um pouco os produtos e servicos.

    Inseparabilidade - os servicos são produzidos e consumidos simultaneamente. Quando um cliente tem seu dinheiro aplicado num investimento, o servico está sendo produzido e consumido.

    Variabilidade - depende de quem, onde e quando são produzidos. Se adaptam ao cliente e isso é uma característica positiva. Cada atendimento é diferente e único. O desafio aqui é manter padrões de atendimento e níveis de qualidade. Foi o que aconteceu na questão.

    Perecibilidade- os servicos não podem ser estocados ou guardados. Num banco, como a demanda não é constante, podem "sobrar" ou "faltar" atendentes, dependendo do dia e horário. Isto se constitui num desafio para os gestores.

  • a -  a demanda altera - dias com movimentos e outros dias não e nos dias que tem maior movimento assim os funcionarios demoram um pouco mais para atender os clientes.

     

    gab A

     

    e pq o enunciado da questão não fala referente aos produtos bancarios e sim da qualidade do atendimento em dias de grande movimento...

    e tb a letra E fala que a perecibilidade dos serviços sempre provocará impactos negativos ( nem sempre)

     

  • A questão relaciona os conhecimentos sobre as características distintivas dos serviços com o assunto de marketing. Vamos relembrar que os serviços têm características VIPI:

    -Variabilidade: Os serviços são altamente variáveis, pois dependem de por quem, onde e quando são fornecidos.

    -Intangibilidade: Os serviços não podem ser vistos, sentidos, ouvidos, provados ou cheirados. Assim, as pessoas buscam sinais que indiquem qualidade como forma de reduzir a incerteza sobre a qualidade dos serviços, tais como: instalações, materiais de comunicação, qualificação dos profissionais.

    -Perecibilidade: Serviços não podem ser estocados e isso torna-se um problema quando a demanda oscila. Alguns médicos, por exemplo cobram dos pacientes uma taxa de não comparecimento a consultas, porque o valor do serviço (a disponibilidade do médico) existe somente no momento da consulta.

    -Inseparabilidade: Enquanto bens materiais são fabricados, estocados, distribuídos e mais tarde consumidos, a maior parte dos serviços é produzido e consumido de forma simultânea, o que pode dificultar correções. O exemplo clássico é do corte de cabelo. Perceba que o serviço é consumido de forma simultânea à execução. Caso o cabeleireiro cometa algum erro (corte mais cabelo do que deveria, por exemplo), a reparação é bem mais difícil do que em uma mercadoria que poderia ser simplesmente substituída.

    Relembrando essas características vamos analisar cada uma das afirmações:

    Alternativa A. Correto. Em virtude da variabilidade dos serviços na situação narrada pelo enunciado houve uma diferença de percepção de valor no serviço prestado.

    Alternativa B. Errado. A inseparabilidade (simultaneidade) é uma característica de todos os serviços;

    Alternativa C. Errado. Não há informações no enunciado que sustentem essa afirmação;

    Alternativa D. Errado. A intangibilidade é uma característica de todos os serviços;

    Alternativa E. Errado. A perecibilidade é uma característica de todos os serviços.

    Gabarito: A

  • Características do Serviço

    • Intangibilidade – Não podemos “pegar” ou ver antes de adquirir. Isto gera certa incerteza no cliente. Os serviços bancários são imateriais e intangíveis, por isso é importante a relação de confiança e tudo que possa materializar um pouco os produtos e serviços.

    • Inseparabilidade – Os serviços são produzidos e consumidos simultaneamente. Quando um cliente tem seu dinheiro aplicado num investimento, o serviço está sendo produzido e consumido.

    Variabilidade (heterogeneidade) – Depende de quem, onde e quando são produzidos. Se, se adaptam ao cliente e isso é uma característica positiva. Cada atendimento é diferente e único. O desafio aqui é manter padrões de atendimento e níveis de qualidade.

    • Perecibilidade – Os serviços não podem ser estocados ou guardados. Num banco, como a demanda não é constante, podem “sobrar” ou “faltar” atendentes, dependendo do dia e horário. Isto se constitui num desafio para os gestores.

  • Características do Serviço

    Intangibilidade – Não podemos “pegar” ou ver antes de adquirir. Isto gera certa incerteza no cliente. Os serviços bancários são imateriais e intangíveis, por isso é importante a relação de confiança e tudo que possa materializar um pouco os produtos e serviços.

    Inseparabilidade – Os serviços são produzidos e consumidos simultaneamente. Quando um cliente tem seu dinheiro aplicado num investimento, o serviço está sendo produzido e consumido.

    Variabilidade (heterogeneidade) – Depende de quem, onde e quando são produzidos. Se, se adaptam ao cliente e isso é uma característica positiva. Cada atendimento é diferente e único. O desafio aqui é manter padrões de atendimento e níveis de qualidade.

    Perecibilidade – Os serviços não podem ser estocados ou guardados. Num banco, como a demanda não é constante, podem “sobrar” ou “faltar” atendentes, dependendo do dia e horário. Isto se constitui num desafio para os gestores.

  • Significa que os serviços não podem ser tocados, vistos,tal qual ocorre com os produtos.

    Intangibilidade significa que os serviços não podem ser tocados ou vistos, tal qual os produtos, portanto a questão acerta em dizer que os serviços financeiros não são objetos, mas sim ações, esforços ou desempenhos.

     A produção e o consumo são inseparáveis, ou seja, o serviço é prestado ao mesmo tempo em que é consumido.

    Como não fazem parte de uma linha de produção, eles tendem a variar muito, ou seja, ainda que você padronize rotinas e processos, haverá variação do serviço prestado.

    A demanda de clientes em uma agência bancária pode variar muito de um dia para o outro, e isso afeta sensivelmente o serviço prestado. DIFERENTE HOMOGENEIDADE 

     

    Não pode ser armazenado/estocado

  • As pessoas dizem frequentemente que a motivação não dura. Bem, nem o banho e é por isso que ele é recomendado diariamente. (Zig Ziglar)

    Nós vamos passar!


ID
1743664
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara Municipal de Jaboticabal - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Dos produtos a seguir, aquele que possui como uma de suas principais características a intangibilidade é:

Alternativas
Comentários
  • O que é isso 

  • Os serviços ostentam uma grande importância no meio empresarial, para Lovelock e Wrigth (2001) “serviço é um ato ou desempenho essencialmente intangível, que cria benefício para os clientes por meio de uma mudança desejada no destinatário do serviço”.

    Sobre o aspecto dos serviços serem intangíveis Las Casas (2000), descreve sobre o aspecto de tangibilidade, os serviços industriais podem ser classificados em:

    Serviços relacionados a produtos altamente intangíveis – segurança, sistemas de comunicação, licenciamentos, aquisições, avaliações; serviços que adicionam valores a produtos tangíveis – seguros, contratos de manutenção, consultoria de engenharia, propaganda etc.;

    Serviços que adicionam mais disponibilidade a produtos tangíveis – transportes, armazenamento, financiamento, arquitetura, pesquisa e desenvolvimento.

    Serviços se tornam intangíveis quando o seu valor (ou utilidade) é consumido no momento de sua produção, são produtivos porque têm utilidade, atingem o fim econômico proposto e permitem a aquisição de outros bens através da renda que é gerada (SAY, 1803, p. 125).

    http://www.simpep.feb.unesp.br/anais/anais_13/artigos/803.pdf

  • Para quem não tem acesso a resposta, gaba: B

     

     

    intangível = que não se pode tanger, tocar, pegar; intocável.

    termo é usado com mais frequência em contabilidade "Bens tangíveis (veiculos, mesa, computadores) ou Intangíveis (direitos de exploração de serviços públicos, marcas e patentes, direitos autorais, softwares) "

     

  • Logística é tangível? kkkkkk

  • Todos os serviços são intangíveis. (Alternativa B)

    As demais alternativas apresentam segmentos de mercado, porém, independentemente do segmento, todos os serviços são intangíveis, por isso a melhor alternativa é a alternativa B.

    Gabarito: B


ID
2754430
Banca
FGV
Órgão
COMPESA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Para a realização de um serviço de qualidade, é necessário que o ofertante considere suas peculiaridades e as gerencie de maneira oportuna.

As características específicas de um serviço, que devem ser consideradas na sua oferta, estão listadas a seguir, à exceção de uma. Assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • Os serviços possuem as seguintes características:

     

    Intangibilidade: Serviços não podem ser tocados, apalpados. Serviços são ideias e conceitos (processos). Não são patenteáveis.

     

    Perecibilidade: Os serviços não podem ser estocados;

     

    Variabilidade: A ideia de serviço varia de cliente para cliente. 

     

    Inseparabilidade.

     

    De uma forma figurativa, Gummesson, 1987, refere-se a serviço como sendo algo que pode ser comprado e vendido, mas que você não consegue deixar cair sobre seu pé! Serviços são, essencialmente, intangíveis.

  • CARACTERÍSTICAS DO SERVIÇO 

    INTANGIBILIDADE = O SERVIÇO É INTAGÍVEL E NAO PODE SER TOCADO ATÉ QUE COMPRE O MESMO.

    INSEPARABILIDADE = OS SERVIÇOS SAO INSEPRAVEIS POIS TANTO O PROFISSIONAL QUE DISPONIBLIZA 
    O SERVICO QUANTO O CLIENTE ANDAM SEMPRE DE MAOS DADOS E SAO INSEPARAVEIS.

    VARIABILIDADE = UM SERVIÇO É VARIAVEL. ENTAO SE VOCE VENDEU UM SERVIÇO AGORA
    PODE VENDER OUTRO DIFERENTE PARA OUTRO CLIENTE.E ISSO É UM PÉ NO SACO
    POIS MUITOS PROBLEMAS DECORREM DISSO .. VOCE VENDE SERVIÇOS MELHORES PARA OUTRO CLIENTE
    E O CLIENTE SE SENTE PREJUDICADO

    PERECIBILIDADE = O SERVIÇOS SÃO PERECÍVEIS E NAO PODEM SER ESTOCADOS. POR ISSO SURGE A MÁXIMA DE QUE DEVE TER A MEDIDA CORRETA DE LEI DE OFERTA E DEMANDA.

     

    serviços nao podem ser estocados e nem guardados

  • Segundo a maior parte dos autores de administração de serviços, existem quatro características que diferenciam os serviços dos bens: a) variabilidade, b) inseparabilidade, c) perecibilidade, d) intangibilidade.

    A única alternativa que não descreve uma dessas características é a alternativa E, por isso essa alternativa é o gabarito da questão. Os serviços não podem ser estocados.

    Gabarito: E

  • EU GRAVEI ASSIM:

    INTAVARI

    PEREINSE

    Intangibilidade

    Variabilidade

    Perecibilidade

    Inseparabilidade


ID
2766685
Banca
FGV
Órgão
Banestes
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Os serviços possuem quatro características principais, que são: a imaterialidade ou intangibilidade, a inseparabilidade, a perecibilidade e a variabilidade dos produtos securitários com as suas respectivas premissas, que afetam a elaboração de programas de marketing pelas seguradoras.
A opção que se mostra incompatível com a característica específica dos serviços mencionados é:

Alternativas
Comentários
  • isso cai muito rapaziada vem comigo   CARACTERISICAS DOS SERVIÇOS

    1= INTANGIBILIDADE = OS SERVIÇOS NAO PODEM SER VISTOS,SENTIDOS OU TOCADOS.POR ISSO OS CLIENTES BUSCAM INFORMAÇÕES DO QUE É TANGIVEL DENTRO DA EMPRESA. IMAGENS INFORMACOES ETC.

    2=INSEPARABILIDADE = A RELAÇÃO DO FUNCIONARIO E DO CLIENTE. QUE MANTÊM UMA RELAÇÃO DE INTERAÇÃO.OS SERVIÇOS NAO EXISTEM SEM A RELAÇÃO DO FUNCIONARIOS Q OFERECEM E DO CLIENTES.

    3=VARIABILIDADE = OS SERVIÇOS SÃO ALTAMENTE VARIAVEIS. EM VISTA DA HORA LOCAL E MOMENTO EM QUE SÃO SOLICITADOS.

    4= PERECIBILIDADE = OS SERVIÇOS SÃO PERECIVEIS. POIS NAO PODEMOS COLOCA-LOS EM ESTOQUE.ELES SÃO REALIZADOS EM TEMPO REAL.

     

    IMATERIALIDADE É IGUAL INTANGIBILIDADE!!!

  • Gabarito letra E

    Ele começou a falar sobre a imaterialidade/intangibilidade e terminou falando de inseparabilidade dos serviços.

  • Os conceitos foram trocados no meio da assertiva:

    "a imaterialidade dos serviços se evidencia quando um determinado serviço precisa ser realizado por um prestador específico, sendo o serviço produzido e consumido simultaneamente, inclusive com a participação ativa do cliente, o que pode vir a afetar os resultados."

    Imaterialidade: Eu não toco nos serviços (ninguém consegue pegar um serviço de um dentista ou um corte de cabelo)

    Inseparabilidade: Não separo o serviço da fonte que o produz. (você não pode separar o cabeleiro do corte de cabelo. A produção do serviço dele ocorre junto ao consumo

  • Segundo a maior parte dos autores de administração de serviços, existem quatro características que diferenciam os serviços dos bens: a) variabilidade, b) inseparabilidade, c) perecibilidade, d) intangibilidade.

    Feita essa breve revisão, vamos analisar cada uma das alternativas:

    Alternativa A. Certo. A alternativa está perfeita. A intangibilidade é uma característica dos serviços, sendo as evidências visíveis (instalações, equipamentos, funcionários) utilizadas para deduzir a qualidade do serviço.

    Alternativa B. Certo. O enunciado praticamente reproduz a lição de Kotler e Keller acerca da característica da inseparabilidade. Alternativa perfeita.

    Alternativa C. Certo. A variabilidade é uma característica dos serviços e ela indica que podem existir oscilações na qualidade dos serviços de uma ocasião para outra. Essa variabilidade ocorre porque os serviços modificam-se a depende de quem os fornece, de onde e quando serão fornecidos.

    Alternativa D. Certo. A alternativa descreve corretamente a perecibilidade dos serviços (impossibilidade de estocar serviços).

    Alternativa E. Errado. A alternativa faz uma salada entre as características dos serviços. É a inseparabilidade que indica que não se pode separar produção do consumo em serviços. Não se trata da imaterialidade, a qual podemos compreender como sinônimo da intangibilidade, que é a impossibilidade de os serviços serem vistos, sentidos ou ouvidos antes de serem executados.

    Gabarito: E

  • O erro esta em ele afirmar que a inseparabilidadade do serviço pode afetar no resultado. O que não e verdade.

  • A letra E traz o conceito de INSEPARABILIDADE/SIMULTANEIDADE e diz ser a INTANGIBILIDADE/IMATERIALIDADE. Devido a isso, está incorreta.

    Bons estudos!

  • Características do Marketing

    V IS P I

    Variabilidade/ Heterogeneidade - Um serviço é diferente em cada prestação/ varia.

    Inseparabilidade/ Simultaneidade - É consumido no mesmo tempo que é prestado

    Perecibilidade - Não é possível reaproveitar uma cadeira ociosa (não foram vendidas todas as passagens) em um vôo de uma empresa de viagens aéreas

    Intangibilidade - Serviço não é "palpável"

    Fonte: Meus estudos.

    3 P's

    -Pessoas

    -Plataformas

    -Processos


ID
3203680
Banca
Quadrix
Órgão
CRECI - 5º Região (GO)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

A respeito do que se espera de um bom atendimento, julgue o item


O vendedor deve, independentemente da necessidade do cliente, fornecer o maior número possível de informações sobre o serviço, evitando arrependimento futuro.

Alternativas
Comentários
  • Q963211 A informação utilizada na comunicação deve ser precisa, útil e confiável. Não pode ser ampla demais, nem imprecisa, nem inválida. Além disso, informação demais pode ser prejudicial, levando à sobrecarga de informação. O uso de linguagem especializada gera distanciamento e falta de compreensão pelo interlocutor e, por isso, deve ser evitado

    Fonte:Estratégia concursos

  • No atendimento ao público, o foco é o cliente. Então, uma questão que fala "independente da necessidade do cliente" certamente, está errada.


ID
3291349
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Uma empresa está ampliando seu serviço de atendimento ao cliente, utilizando a internet como veículo para esse atendimento.
No atendimento ao cliente pela internet é preciso considerar que

Alternativas
Comentários
  • GAB. LETRA B

    A- pode ser enviada uma mensagem padrão, para dúvidas e perguntas frequentes, mesmo que não atenda ao que o cliente quer saber. ERRADO (DEVE SER PERSONALIZADO)

    B- o cliente deve receber uma resposta rapidamente, tendo em vista que há expectativa, no atendimento pela internet, de agilidade. CERTO

    C- é possível omitir algumas informações para o cliente, tendo em vista que não estão frente a frente. ERRADO

    D- após a resolução do problema não é necessário manter contato com o cliente. ERRADO

    E- não é necessário conhecer as preferências e as expectativas dos clientes, porque somente aqueles com perfil adequado entrarão em contato com a empresa. ERRADO

  • A) Pode ser enviada uma mensagem padrão, para dúvidas e perguntas frequentes, mesmo que não atenda ao que o cliente quer saber. (Atendimento deve ser humanizado, personalizado).

    B) O cliente deve receber uma resposta rapidamente, tendo em vista que há expectativa, no atendimento pela internet, de agilidade.

    C) É possível omitir algumas informações para o cliente, tendo em vista que não estão frente a frente. (Seja transparente com o cliente).

    D) Após a resolução do problema não é necessário manter contato com o cliente. (Devemos manter contato com o cliente, isso é uma forma de retenção do cliente).

    E) Não é necessário conhecer as preferências e as expectativas dos clientes, porque somente aqueles com perfil adequado entrarão em contato com a empresa. (Devemos conhecer as preferências dos clientes, para ofertar o produto que melhor encaixa com sua necessidade).