SóProvas



Questões de Convenção Interamericana para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Pessoas Portadoras de Deficiência


ID
1714054
Banca
CEPS-UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direitos Humanos
Assuntos

Santana é deficiente da perna esquerda, o que não a impede de viver dignamente. É muito respeitada e admirada no trabalho de secretária na empresa “Novo Sol", que cumpre um dos princípios da política da pessoa com deficiência, a saber:

Alternativas
Comentários
  • (C)
    Art. 1o É instituída a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania.


    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm

  • Pessoa com Deficiência -PCD (Nova nomenclatura)

  • LETRA C

     

    DECRET 3298

     

    Art. 5

    III - respeito às pessoas portadoras de deficiência, que devem receber IGUALDADE de oportunidades na sociedade por reconhecimento dos direitos que lhes são assegurados, SEM privilégios ou paternalismos.

     

    Galera, criei um perfil no instagram voltado para publicar os meus macetes , dicas e venda dos meus materiais. Sigam aí @qciano. Abraço e bons estudos! https://www.instagram.com/qciano/ .

  • Isso mesmo, Suellen , Pessoa com Deficiência. 

  • Dos Princípios

     

    Art. 5o  A Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, em consonância com o Programa Nacional de Direitos Humanos, obedecerá aos seguintes princípios;

     

    I - desenvolvimento de ação conjunta do Estado e da sociedade civil, de modo a assegurar a plena integração da pessoa portadora de deficiência no contexto sócio-econômico e cultural;

     

    II - estabelecimento de mecanismos e instrumentos legais e operacionais que assegurem às pessoas portadoras de deficiência o pleno exercício de seus direitos básicos que, decorrentes da Constituição e das leis, propiciam o seu bem-estar pessoal, social e econômico; e

     

    III - respeito às pessoas portadoras de deficiência, que devem receber igualdade de oportunidades na sociedade por reconhecimento dos direitos que lhes são assegurados, sem privilégios ou paternalismos.

     

    MNEMÔNICO: RED

  • Aqueles chato: questão errada, pois a nomenclatura correta é pessoa com deficiência kkkkk
  • QUESTÃO  V I A J A D A           _\|/_

  • Assiste de aluno, ta explicado.

  • Não tentem procurar respostas onde não tem não.Apenas marque o que o examinador está pedidndo, sem pensar de mais.


ID
1805023
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direitos Humanos
Assuntos

Com referência à Convenção Interamericana para a Eliminação de todas as Formas de Discriminação contra as Pessoas Portadoras de Deficiência (Convenção de Guatemala), julgue o próximo item.

Considera-se discriminação contra a pessoa com deficiência toda diferenciação ou exclusão que possa impedir ou anular o exercício dos direitos humanos e das suas liberdades fundamentais.

Alternativas
Comentários
  • Artigo 7
    Todos são iguais perante a lei e tem direito, sem qualquer distinção, a igual proteção da lei. Todos tem direito a igual proteção contra qualquer discriminação que viole a presente Declaração e contra qualquer incitamento a tal discriminação.

  • Convenção INTERAMERICANA- 

    DECRETO Nº 3.956, DE 8 DE OUTUBRO DE 2001.

    ARTIGO I

    2. Discriminação contra as pessoas portadoras de deficiência

      a) o termo "discriminação contra as pessoas portadoras de deficiência" significa toda diferenciação, exclusão ou restrição baseada em deficiência, antecedente de deficiência, conseqüência de deficiência anterior ou percepção de deficiência presente ou passada, que tenha o efeito ou propósito de impedir ou anular o reconhecimento, gozo ou exercício por parte das pessoas portadoras de deficiência de seus direitos humanos e suas liberdades fundamentais

  • Acho que a questão deveria remeter que a diferenciação, exclusão ou restrição é baseada na deficiência. Para mim, está incompleta. 

  • E quanto a concursos que não disponibilizam vagas para deficientes devido à natureza do cargo? Tem alguma relação com isso?

  • Gutemberg, tem como uma pessoa com paralisia nas pernas dirigir uma viatura de bombeiro, ambulância, um avião?

    Todos são iguais, na medida de suas igualdades.

  • Questão Certa!

  • Em primeiro lugar, tenha o cuidado de não confundir a Convenção Interamericana, tema desta questão, com a Convenção Internacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que é uma convenção do sistema ONU e que possui status de norma equivalente às emendas constitucionais. 
    A Convenção Interamericana, que estamos estudando, não possui esse status. Nesta convenção, algumas expressões foram definidas e, dentre elas, podemos verificar que o ar. 1.2 considera que "o termo 'discriminação contra as pessoas portadoras de deficiência' significa toda diferenciação, exclusão ou restrição baseada em deficiência, antecedente de deficiência, conseqüência de deficiência anterior ou percepção de deficiência presente ou passada, que tenha o efeito ou propósito de impedir ou anular o reconhecimento, gozo ou exercício por parte das pessoas portadoras de deficiência de seus direitos humanos e suas liberdades fundamentais".
    Assim, podemos ver que a questão transcreveu parte deste artigo e, consequentemente, está correta.

    Gabarito: a afirmativa está correta.


  • Considera-se discriminação contra a pessoa com deficiência toda diferenciação ou exclusão que possa impedir ou anular o exercício dos direitos humanos e das suas liberdades fundamentais.

    Acho que a questão deveria remeter que a diferenciação, exclusão ou restrição é baseada na deficiência. Pois nem todos serão "discriminação contra as pessoas portadoras de deficiência", mas sim todos voltados para a deficiência.

  • É LÓGICO!!!!!

  • Decreto 3.956/2001 (Promulga a Convenção Interamericana para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Pessoas Portadoras de Deficiência)

    Artigo I - Para os efeitos desta Convenção, entende-se por:

    2. Discriminação contra as pessoas portadoras de deficiência

    a) o termo "discriminação contra as pessoas portadoras de deficiência" significa toda diferenciação, exclusão ou restrição baseada em deficiência, antecedente de deficiência, consequência de deficiência anterior ou percepção de deficiência presente ou passada, que tenha o efeito ou propósito de impedir ou anular o reconhecimento, gozo ou exercício por parte das pessoas portadoras de deficiência de seus direitos humanos e suas liberdades fundamentais.


ID
1805026
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direitos Humanos
Assuntos

Com referência à Convenção Interamericana para a Eliminação de todas as Formas de Discriminação contra as Pessoas Portadoras de Deficiência (Convenção de Guatemala), julgue o próximo item.

A Convenção da Guatemala serviu como referência para a elaboração do texto da Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.

Alternativas
Comentários
  • QUESTÃO CORRETA

    A convenção de Guatemala ocorreu em 1999 e no Brasil foi incorporada à legislação em 2001.

    Dispõe sobre a prática da discriminação e afirma que é discriminatório, e portanto passível de punição pela lei Federal nº7.853/89, "toda diferenciação, exclusão ou restrição baseada em deficiência, consequência de deficiência anterior ou percepção de deficiência presente ou passada, que tenha o efeito ou propósito de impedir ou anular o reconhecimento, gozo ou exercício por parte das pessoas com deficiência de seus direitos humanos e suas liberdades fundamentais".

    A Política Nacional da Educação Especial teve sim como referência a convenção de Guatemala.


  • Convenção interamericana para a eliminação de todas as
    formas de discriminação contra as pessoas portadoras de
    deficiência
    , aprovada em 7 de junho de 1999, na Guatemala.
    O Brasil depositou o instrumento em 15 de agosto de 2001 e
    promulgou a Convenção na ordem interna pelo Decreto 3.956,
    de 8/10/2001

  • A Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva foi estabelecida em 2008 e, de fato, dentre os documentos que influenciaram a sua elaboração está a Convenção da Guatemala, de 1999.

    Gabarito: a afirmativa está correta.


  • é um tipo de questão que você entende o contexto e objetivo, mas não faz ideia se a localização e o ato internacional estão corretos..

  • CONVENÇÃO DA GUATEMALA: Eliminação de todas as formas de discriminação contra pessoas portadoras de deficiência e o favorecimento pleno de sua integração à sociedade.

    Define a discriminação como toda diferenciação, exclusão ou restrição baseada em deficiência, ou em seus antecedentes, consequências ou percepções, que impeçam ou anulem o reconhecimento ou exercício, por parte das pessoas com deficiência, de seus direitos humanos e suas liberdades fundamentais.

  • Lembrar da civilização Maia, povo de grande feito evolutivos e uma das mais inteligentes na idade antiga, viveram na Guatemala e de lá também o reconhecimento de combater qualquer tipo de discriminação das pessoas portadoras com deficiência.

    Combater a discriminação é super importante e até um ato de inteligência, questões de inclusão e oportunidade no desenvolvimento local, que ao invés do Estado ter que bancar um indivíduo ela produz e gera renda para o país.

  • CONVENÇÃO DA GUATEMALA (1999): Eliminação de todas as formas de discriminação contra pessoas portadoras de deficiência e o favorecimento pleno de sua integração à sociedade.

    incorporada à legislação em 2001.

  • Esta Convenção tem por objetivo prevenir e eliminar todas as formas de discriminação contra as pessoas portadoras de deficiência e propiciar a sua plena integração à sociedade.

    Boa questão , não é obvia e requer o minimo de leitura do conteúdo.

  • A Política Nacional da Educação Especial teve sim como referência a Convenção de Guatemala, no Brasil foi incorporada à legislação em 2001. A Convenção busca prevenir formas de discriminação contra as pessoas portadoras de deficiência.

  • Em 14/06/21 às 16:48, você respondeu a opção C.

    Você acertou!Em 03/05/21 às 16:39, você respondeu a opção E.

    !

    Você errou!

  • A Política Nacional da Educação Especial teve sim como referência a Convenção de Guatemala, no Brasil foi incorporada à legislação em 2001. A Convenção busca prevenir formas de discriminação contra as pessoas portadoras de deficiência.


ID
2278732
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direitos Humanos
Assuntos

Conforme a Convenção Interamericana para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Pessoas Portadoras de Deficiência, as pessoas com deficiência têm os mesmos direitos humanos e liberdades fundamentais que outras pessoas, e esses direitos, incluído o de não serem submetidas à discriminação devido à deficiência, emanam da dignidade e da igualdade inerentes a todo ser humano. Considerando essas informações, julgue o próximo item, relativo à referida convenção.

A convenção prevê que os Estados trabalhem prioritariamente na prevenção de todas as formas de deficiência passíveis de prevenir, assim como na detecção e intervenção precoce, no tratamento, na reabilitação, na educação, na formação ocupacional e na prestação de serviços completos, para garantir o melhor nível de independência e qualidade de vida às pessoas com deficiência.

Alternativas
Comentários
  •  DC N° 3.956 - Artigo III

    Para alcançar os objetivos desta Convenção, os Estados Partes comprometem-se a:

     2. Trabalhar prioritariamente nas seguintes áreas:

      a) prevenção de todas as formas de deficiência preveníveis;

            b) detecção e intervenção precoce, tratamento, reabilitação, educação, formação ocupacional e prestação de serviços completos para garantir o melhor nível de independência e qualidade de vida para as pessoas portadoras de deficiência; e

            c) sensibilização da população, por meio de campanhas de educação, destinadas a eliminar preconceitos, estereótipos e outras atitudes que atentam contra o direito das pessoas a serem iguais, permitindo desta forma o respeito e a convivência com as pessoas portadoras de deficiência.

  • gabarito (CORRETO)

    Convenção Interamericana para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Pessoas Portadoras de Deficiência

     2. Trabalhar prioritariamente nas seguintes áreas:

           a) prevenção de todas as formas de deficiência preveníveis;

           b) detecção e intervenção precoce, tratamento, reabilitação, educação, formação ocupacional e prestação de serviços completos para garantir o melhor nível de independência e qualidade de vida para as pessoas portadoras de deficiência; e

           c) sensibilização da população, por meio de campanhas de educação, destinadas a eliminar preconceitos, estereótipos e outras atitudes que atentam contra o direito das pessoas a serem iguais, permitindo desta forma o respeito e a convivência com as pessoas portadoras de deficiência.

  • Outra questão que se você usar um pouco de bom senso e lógica, certamente marcará como correta.

  • DC N° 3.956 - Artigo III

    Para alcançar os objetivos desta Convenção, os Estados Partes comprometem-se a:

     2. Trabalhar prioritariamente nas seguintes áreas:

      a) prevenção de todas as formas de deficiência preveníveis;

           b) detecção e intervenção precoce, tratamento, reabilitação, educação, formação ocupacional e prestação de serviços completos para garantir o melhor nível de independência e qualidade de vida para as pessoas portadoras de deficiência; 

  • Gab.: Correto

    Letra de lei.


ID
2278735
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direitos Humanos
Assuntos

Conforme a Convenção Interamericana para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Pessoas Portadoras de Deficiência, as pessoas com deficiência têm os mesmos direitos humanos e liberdades fundamentais que outras pessoas, e esses direitos, incluído o de não serem submetidas à discriminação devido à deficiência, emanam da dignidade e da igualdade inerentes a todo ser humano. Considerando essas informações, julgue o próximo item, relativo à referida convenção.

Tal convenção prevê a adoção, pelos Estados-parte, de medidas de caráter meramente legislativo para a eliminação da discriminação contra as pessoas com deficiência.

Alternativas
Comentários
  •  Considerando que o Congresso Nacional aprovou o texto da Convenção Interamericana para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Pessoas Portadoras de Deficiência por meio do Decreto Legislativo no 198, de 13 de junho de 200l

    DECRETA:

            Art. 1o  A Convenção Interamericana para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Pessoas Portadoras de Deficiência, apensa por cópia ao presente Decreto, será executada e cumprida tão inteiramente como nela se contém.

    ERRADA

  • Errada. Não meramente medidas legislativas. Veja: 

    1.Os Estados Partes se comprometem a assegurar e promover o pleno exercício de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais por todas as pessoas com deficiência, sem qualquer tipo de discriminação por causa de sua deficiência. Para tanto, os Estados Partes se comprometem a:

    a) Adotar todas as medidas legislativas, administrativas e de qualquer outra natureza, necessárias para a realização dos direitos reconhecidos na presente Convenção;

  • MERAMENTE?...............ERRADO...

     

  • Os Estados-partes têm necessariamente de garantir e cumprir todas as medidas legais ou não, no sentido de garantir o pleno exercício dos direitos das pessoas com deficiência física: além do aspecto normativo, podemos incluir políticas públicas para inclusão destas pessoas, prevenção à discriminação em face da deficiência, repressão de condutas discriminatórias, etc.

  • UM EXEMPLO PARA MATAR ESSA QUESTÃO SERIA A LEI DO FEMICÍDIO.NO ATO DE PRATICAR UMA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER ELA PREFERE SACAR UMA LEI, ATO MERAMENTE LEGISLATIVO, OU PORTAR UMA COLT NA CINTURA, ATO LEGISLATIVO E EXECULTIVO.

    RUMO A APROVAÇÃO

  • Adoção de políticas e práticas de proteção e inclusao

  • Nem sempre Ivo, ja peguei questões que foram corretas e teve essa paravra, a banca te induz a isso, esse tipo de constume! ... PM SE! Tamojunto hehe
  • LEGISLATIVA, ADMINISTRATIVA E DE QUALQUER OUTRA NATUREZA!

  • Meramente apenas Não

  • Para matar essa questão é só saber o significado de Meramente. Restringiu já fica de orelhas em pé.

    Simples, sem mt mimimi

  • Seria ilógico se a coisa fosse meramente legislativa...

  • Não somente legislativa.


    a) Adotar todas as medidas legislativas, administrativas e de qualquer outra natureza, necessárias para a realização dos direitos reconhecidos na presente Convenção;

  • Já colaram o texto da Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007 (tem força de emenda constitucional), segue o texto da Convenção Interamericana para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Pessoas Portadoras de Deficiência (Decreto nº 3.956 de 2001), a qual se refere a questão:

    Artigo III

           Para alcançar os objetivos desta Convenção, os Estados Partes comprometem-se a:

           1. Tomar as medidas de caráter legislativo, social, educacional, trabalhista, ou de qualquer outra natureza, que sejam necessárias para eliminar a discriminação contra as pessoas portadoras de deficiência e proporcionar a sua plena integração à sociedade, entre as quais as medidas abaixo enumeradas, que não devem ser consideradas exclusivas: [...]

    Gabarito: errado.

  • Os Estados Partes promoverão, na medida em que isto for coerente com as suas respectivas legislações nacionais, a participação de representantes de organizações de pessoas portadoras de deficiência, de organizações não-governamentais que trabalham nessa área ou, se essas organizações não existirem, de pessoas portadoras de deficiência, na elaboração, execução e avaliação de medidas e políticas para aplicar esta Convenção

    DEPEN 2020 !!!

  • Não é só meramente legislativa, é legislativa, administrativas e de qualquer outra natureza, necessárias para a realização dos direitos reconhecidos na presente Convenção;

  • meramente legislativo é fod@, aí mesmo que não é aplicado

  • Meramente legislativo é pesado né....

  • Errada! Não meramente legislativo... e sim devem por em prática tais medidas
  • meramente = somente

  • Assertiva E

    Tal convenção prevê a adoção, pelos Estados-parte, de medidas de caráter meramente legislativo para a eliminação da discriminação contra as pessoas com deficiência.

  • caráter meramente legislativo (ERRADO)

  • a) Adotar todas as medidas legislativas, administrativas e de qualquer outra natureza, necessárias para a realização dos direitos reconhecidos na presente Convenção;

  • O erro está em Meramente

  • O ERRO ESTÁ EM MERAMENTE

    GAB: ERRADO

    PMAL 2021

  • O erro está em dizer que é "meramente legislativo", excluindo dessa forma medidas administrativas e quaisquer outras.

    a) Adotar todas as medidas legislativas, administrativas e de qualquer outra natureza, necessárias para a realização dos direitos reconhecidos na presente Convenção;

  • meramente legislativa não !!

    e sim de qualquer natureza !

    PMAL2021

  • Adotar todas as medidas legislativas, administrativas e de qualquer outra natureza, necessárias para a realização dos direitos reconhecidos na presente Convenção;

  • GAB. ERRADO

    O ERRO ESTÁ EM MERAMENTE, O CORRETO É ADMINISTRATIVA E DE QUALQUER NATUREZA.

  • A Convenção Interamericana para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Pessoas Portadoras de Deficiência prevê, em seu art. 3º, que, para alcançar os objetivos nela previstos, que os Estados signatários devem se comprometer a tomar as "medidas de caráter legislativo, social, educacional, trabalhista, ou de qualquer outra natureza, que sejam necessárias para eliminar a discriminação contra as pessoas portadoras de deficiência e proporcionar a sua plena integração à sociedade [...]".

    Ou seja, a afirmativa está errada.

    Gabarito: a afirmativa está ERRADA.



     
  • restringiu, mas eu cai.

  • restringiu, mas eu cai.

  • LEGISLATIVA, ADMINISTRATIVA E DE QUALQUER OUTRA NATUREZA!


ID
2658469
Banca
MPE-MS
Órgão
MPE-MS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direitos Humanos
Assuntos

Quanto aos Tratados Internacionais e às Convenções para proteção dos direitos humanos, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • DUDH é uma RESOLUÇÃO sem efeito vinculante, não tem força de lei.

  •  

    GABARITO B.

     

    sobre a letra E.

     

    A Declaração Universal dos Direitos Humanos não é um tratado, mas uma resolução da Assembléia Geral da ONU, sem força de lei. Seu propósito é promover o reconhecimento universal dos direitos humanos e das liberdades fundamentais. Apesar disso, a verdade é que desde cedo a Declaração Universal ganhou força, tanto no campo legal como no político, sob a forma de direito costumeiro; tanto no âmbito internacional, servindo de norte à elaboração dos tratados sobre direitos humanos, como no âmbito interno, pois muitos de seus dispositivos vieram a ser incorporados por Constituições de diversos Estados e invocados por tribunais nacionais com a força de direito costumeiro e fonte de interpretação de dispositivos sobre a matéria.

    https://jus.com.br/artigos/48811/direito-constitucional

  • GAB  B

     

    Q873747

     

    A     CARTA INTERNACIONAL DE DIREITOS HUMANOS =  International Bill of Rights é composta pelos seguintes instrumentos:         DICA:   D.P.P


    a)        Declaração Universal dos Direitos Humanos


    b)       Pacto Internacional de Direitos Civis e Políticos e seus dois Protocolos Opcionais


    c)       Pacto Internacional de Direitos Econômicos, Sociais e Culturais e seu Protocolo Facultativo

     

    NÃO FAZ PARTE:  Carta da Organização das Nações Unidas – ONU e  Convenção Americana de Direitos Humanos.

     

    .......................

     

    A Declaração Universal dos Direitos Humanos foi dotada e proclamada pela RESOLUÇÃO 217 A (III), em 10 de dezembro de 1948

     

     

    CUIDADO COM OS COMENTÁRIOS:  FORÇA DE LEI É DIFERENTE DE FORÇA VINCULANTE

     

    Q649452 - MESMA BANCA. JUIZ TJM    2016

     

    Não tem força de lei, por não ser um tratado.

    Foi adotada pela Assembleia das Nações Unidas sob a forma de resolução.

    Contudo, como consagra valores básicos universais, reconhece-se sua FORÇA VINCULANTE

     

     

     

    ATENÇÃO:     Não tem saúde gratuita;  NÃO FALA EM TRANSPORTE.

     

     Não há garantia de saúde pública gratuita. Há garantia de EDUCAÇÃO GRATUITA.

     Quanto à saúde, há garantia de um padrão de vida capaz de assegurar a si e a sua família saúde e bem-estar, nos termos do artigo XXV, inciso 1, da DUDH.

     

     

  • * GABARITO: "b".

    ---

    * FUNDAMENTO (Convenção para Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher):

    "PARTE V
    Artigo 17

    1. Com o fim de examinar os progressos alcançados na aplicação desta Convenção, será estabelecido um Comitê sobre a Eliminação da Discriminação contra a Mulher (doravante denominado o Comitê) composto, no momento da entrada em vigor da Convenção, de dezoito e, após sua ratificação ou adesão pelo trigésimo-quinto Estado-Parte, de vinte e três peritos de grande prestígio moral e competência na área abarcada pela Convenção. Os peritos serão eleitos pelos Estados-Partes entre seus nacionais e exercerão suas funções a título pessoal; será levada em conta uma repartição geográfica eqüitativa e a representação das formas diversas de civilização assim como dos principais sistemas jurídicos;"

    ---

    Bons estudos.
     

     

  • a) ERRADA: Também é composta pela Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948

    A Carta Internacional dos Direitos Humanos (International Bill of Rights) decorre exclusivamente (erro da questão) da conjugação do Pacto Internacional de Direitos Civis e Políticos e do Pacto Internacional dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais. 

    b) CORRETA. Com o protocolo facultativo o Comitê passou a analisar comunicações de indivíduos e grupos de indivíduos dos Estados-partes da convenção e seu protocolo facultativo.

    O Comitê de Monitoramento criado pela Convenção para Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher tem como finalidade precípua analisar os progressos alcançados na aplicação dessa Convenção, cuja competência foi ampliada mediante Protocolo Facultativo à Convenção. 

    c) ERRADA. Além dos deveres mencionados, o Estado-parte também se comprometerá com a prevenção e promoção do entendimento entre raças, conforme disposição do preâmbulo da Convenção contida no Decreto 65.810/1969:

    "Resolvidos a adotar todas as medidas necessárias para  eliminar  rapidamente  a  discriminação  racial  em,  todas  as suas formas e manifestações, e a prevenir e combater doutrinas e práticas raciais com o  objetivo de  promover  o entendimento entre as raças e construir uma comunidade internacional livre de todas as formas de separação racial  e discriminação racial"

    A Convenção Internacional sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial impõe aos Estados-Partes tão somente (erro da questão) os deveres de proibir e eliminar a discriminação racial.

    d) ERRADA. Conforme previsão expressa contida na Convenção de Viena de 1969 promulgada pelo Decreto 7030/2009:

    "Artigo 27

    Direito Interno e Observância de Tratados 

    Uma parte não pode invocar as disposições de seu direito interno para justificar o inadimplemento de um tratado. Esta regra não prejudica o artigo 46"

    Os Estados-Partes podem invocar (erro da questão) dificuldades de ordem interna ou constitucional como justificativa para o não cumprimento de obrigações assumidas em Tratados Internacionais de Direitos Humanos.

    e) ERRADA. A Declaração Universal dos Direitos Humanos não possui força de lei por ser considerada recomendação. Embora atualmente seja majoritariamente reconhecida como norma jus cogens devido à elevada importância do seu conteúdo, porém integra este rol normativo vinculante de normas internacionais na qualidade de norma costumeira ou consuetudinária, não tendo força de lei porque não o é, visto que, embora vinculantes os costumes jus cogens não se revestem da formalidade das normas internacionais em sentido estrito.

    A Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948 foi adotada pela Assembleia das Nações Unidas sob a forma de resolução, adquirindo força de lei (erro da questão) por consagrar valores básicos universais aos seres humanos. 

  • De fato tem essa atribuição: Art. 17 da Conveção:  1. Com o fim de examinar os progressos alcançados na aplicação desta Convenção, será estabelecido um Comitê sobre a Eliminação da Discriminação contra a Mulher (doravante denominado o Comitê) composto, no momento da entrada em vigor da Convenção, de dezoito e, após sua ratificação ou adesão pelo trigésimo-quinto Estado-Parte, de vinte e três peritos de grande prestígio moral e competência na área abarcada pela Convenção. Os peritos serão eleitos pelos Estados-Partes entre seus nacionais e exercerão suas funções a título pessoal; será levada em conta uma repartição geográfica eqüitativa e a representação das formas diversas de civilização assim como dos principais sistemas jurídicos;

     

    Força e Honra!

  • ALT. "B"

     

    Sobre a "E": A DUDH, conforme ensina Flávia Piovesan, não foi adotada sob a forma de tratado, mas sim de RESOLUÇÃO. Tal fato levou diversos estudiosos a discutir acerca de tal instrumento tratar-se de mera carta de recomendações. Entretanto, nas palavras da supramencionada autora, "a Declaração Universal de 1948, ainda que não assuma a forma de tratado internacional, apresenta força jurídica obrigatória e vinculante, na medida em que constitui a interpretação autorizada da expressão "direitos humanos" constante do art. 1º, 3 e art. 55 da Carta das Nações Unidas". 

     

    Creio que o erro da assertiva não está em negar a força jurídica vinculante a DUDH, mas sim em enfatizar que a Declaração ganha força de lei, o que não seria correto. 

     

    Bons estudos. 

  • Letra "E".

    A declaração universal de direitos humanos foi aprovada como resolução da ONU e não como tratado. Assim, essa declaração não é juridicamente obrigatória, por ser resolução e não tratado. Apesar de não ser formalmente vinculante, possui valor jurídico e é materialemnte obrigatória. Serve como fonte de interpretação dos direitos humanos e integra o SOFT LAW.

    SOFT LAW: Instrumentos normativos cuja força normativa é mais fraca que a das leis. Instrumento quase lei.

  •  e) A Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948 foi adotada pela Assembleia das Nações Unidas sob a forma de resolução, adquirindo força de lei por consagrar valores básicos universais aos seres humanos. Errado, Uma resolução da Assembleia Geral das Nações unidas é uma decisão tomada pela Assembleia Geral das Nações Unidas sem força jurídica no direito internacional público, diferentemente das resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas. Tal resolução é aceita se for votada pela maioria absoluta dos membros (a não ser algumas questões importantes que exigem uma maioria de dois terços).

    Hierarquia das Leis Brasileiras = NORMA CONSTITUCIONAL - EMENDAS CONSTITUCIONAIS - TRATADOS INTERNACIONAIS DE DIREITOS HUMANOS(APROVADOS) -  LEI COMPLEMENTAR - LEI ORDINÁRIA - TRATADO INTERNACIONAL ( APROVADO) - MEDIDA PROVISÓRIA - LEI DELEGADA - DECRETO LEGISLATIVO - RESOLUÇÕES - DECRETO - DECRETO/LEI  E AS PORTARIAS. 

  • a) ERRADA: (...) Bill of Rights) decorre exclusivamente (erro da questão) da conjugação do Pacto ...

    b) CORRETA.

    c) ERRADA. (...) Racial impõe aos Estados-Partes tão somente (erro da questão) os deveres de ...

    d) ERRADA.  Os Estados-Partes podem invocar (erro da questão) dificuldades de ordem ...

    e) ERRADA. (...)Unidas sob a forma de resolução, adquirindo força de lei (erro da questão) por consagrar valores...

  • O Protocolo Facultativo aperfeiçoou o sistema de monitoramento e previu o mecanismo das petições individuais e o procedimento de inquérito (este segundo de natureza confidencial, baseadas em informações fidedignas, podendo, ainda, ser objeto de reserva).

  • BILL OF RIGHTS - PACTO CIVIS E POLITICOS , PACTO ECONOMICO E CULTURAL E DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DH

  • A) ERRADA. Na medida em que decorre também da Declaração Universal dos Direitos humanos, formando a base do sistema global de Direitos Humanos.

    B) CORRETA. Com o protocolo facultativo o Comitê passou a analisar comunicações de indivíduos e grupos de indivíduos dos Estados aderentes à Convenção e seu protocolo facultativo. O Comitê de Monitoramento criado pela Convenção para Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher tem como finalidade precípua analisar os progressos alcançados na aplicação dessa Convenção, cuja competência foi ampliada mediante Protocolo Facultativo à Convenção.

    C) ERRADA. Além dos deveres mencionados, o Estado-parte também se comprometerá com a prevenção e promoção do entendimento entre raças, conforme disposição do preâmbulo da Convenção contida no Decreto 65.810/1969:

    Resolvidos a adotar todas as medidas necessárias para eliminar rapidamente a discriminação racial em, todas as suas formas e manifestações, e a prevenir e combater doutrinas e práticas raciais com o objetivo de promover o entendimento entre as raças e construir uma comunidade internacional livre de todas as formas de separação racial e discriminação racial.

    D) ERRADA. Não podem, conforme artigo 27 da Convenção internacional sobre direito dos tratados de Viena, 1969.

    Artigo 27 Direito Interno e Observância de Tratados Uma parte não pode invocar as disposições de seu direito interno para justificar o inadimplemento de um tratado.

    E) ERRADA. Editada em forma de resolução da ONU, A Declaração Universal do DH não possui força de lei, mas sim natureza de recomendação.

  • A Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948 foi adotada pela Assembleia das Nações Unidas sob a forma de resolução, adquirindo força de lei por consagrar valores básicos universais aos seres humanos.A declaração universal dos direitos não possui forma normativa,ou seja,não tem força de lei,sendo apenas uma mera resolução.A declaração universal dos direitos humanos não foi adotada pelo quorum de emenda constitucional.

  • A declaração universal dos direitos humanos tem caráter de recomendação(não possui força de lei).

  • Os tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos tem status de norma supralegal.

  • LETRA  E - ERRADA

     

    A Declaração Universal não é tecnicamente um tratado, eis que não passou pelos procedimentos tanto internacionais como internos que os tratados internacionais têm que passar desde a sua celebração até a sua entrada em vigor; também não guarda as características impostas pela Convenção de Viena sobre o Direito dos Tratados (1969) para que um ato internacional detenha a roupagem própria de tratado, especialmente por não ter sido “concluída entre Estados”, senão unilateralmente adotada pela Assembleia Geral da ONU. Assim, a priori, seria a Declaração somente uma “recomendação” das Nações Unidas, adotada sob a forma de resolução da Assembleia Geral, a consubstanciar uma ética universal em relação à conduta dos Estados no que tange à proteção internacional dos direitos humanos.

     

    Apesar de não ser um tratado stricto sensu, pois nascera de resolução da Assembleia Geral da ONU, não tendo também havido sequência à assinatura, o certo é que a Declaração Universal deve ser entendida, primeiramente, como a interpretação mais autêntica da expressão “direitos humanos e liberdades fundamentais”, constante daqueles dispositivos já citados da Carta das Nações Unidas (v. Capítulo V, item 1, supra). 10 Em segundo lugar, é possível (mais do que isso, é necessário) qualificar a Declaração Universal como norma de jus cogens internacional (v. infra).

     

    FONTE: Curso de direitos humanos / Valerio de Oliveira Mazzuoli. – 5. ed., rev. atual. ampl. – Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: MÉTODO, 2018.

  • Assertiva b

    O Comitê de Monitoramento criado pela Convenção para Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher tem como finalidade precípua analisar os progressos alcançados na aplicação dessa Convenção, cuja competência foi ampliada mediante Protocolo Facultativo à Convenção.

  • (MP/SP, 2019) Tais estudos resultaram na formação da denominada Carta Internacional dos Direitos Humanos (International Bill of Rights), que decorre: da conjugação do Pacto Internacional de Direitos Civis e Políticos [ + Protocolos Facultativos], do Pacto Internacional dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais [ + Protocolo Facultativo] e da Declaração Universal.

  • Caiu a mesma assertiva na questão Q886154 (MP MS 2018):

    Alternativa E) A Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948 foi adotada pela Assembleia das Nações Unidas sob a forma de resolução, adquirindo força de lei por consagrar valores básicos universais aos seres humanos. ERRADA.

    -> Editada em forma de resolução da ONU, A Declaração Universal do DH não possui força de lei, mas sim natureza de recomendação

  • Sobre a letra (E)

    Em virtude da DUDH ser uma DECLARAÇÃO e não um tratado, há na doutrina divergência sobre sua força vinculante.

    1° Vertente: A DUDH possui força vinculante por constituir interpretação autêntica do termo "Direitos Humanos".

    2° Vertente: A DUDH possui força vinculante por representar o costume internacional sobre a matéria.

    3° Vertente: A DUDH não possui força vinculante, representa tão somente a Soft Law na matéria, isto é, consiste em um conjunto de normas que não vinculam os Estados, mas que buscam orientar a ação futura destes para que então venha a ter força vinculante.

    Fonte: André Carvalho Ramos

  • Ponto importante:

    Não tem Força de Lei.

  • Letra b. A alternativa “b” é a que indica exatamente a finalidade do Comitê criado com o fim de examinar os progressos alcançados na aplicação da Convenção sobre a Eliminação da Discriminação contra a Mulher (item 1 do art. 17):

    Com o fim de examinar os progressos alcançados na aplicação desta Convenção, será estabelecido um Comitê sobre a Eliminação da Discriminação contra a Mulher (doravante denominado o Comitê) composto, no momento da entrada em vigor da Convenção, de dezoito e, após sua ratificação ou adesão pelo trigésimo-quinto Estado-Parte, de vinte e três peritos de grande prestígio moral e competência na área abarcada pela Convenção. Os peritos serão eleitos pelos Estados-Partes entre seus nacionais e exercerão suas funções a título pessoal; será levada em conta uma repartição geográfica equitativa e a representação das formas diversas de civilização assim como dos principais sistemas jurídicos;

  • CORRETA. Com o protocolo facultativo o Comitê passou a analisar comunicações de indivíduos e grupos de indivíduos dos Estados aderentes à Convenção e seu protocolo facultativo. O Comitê de Monitoramento criado pela Convenção para Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher tem como finalidade precípua analisar os progressos alcançados na aplicação dessa Convenção, cuja competência foi ampliada mediante Protocolo Facultativo à Convenção.

  • A E é controvertida, há doutrinadores que entendem que por se tratar de matéria de jus cogent, a respectiva resolução não teria status de soft law. Mas enfim , prova pro MP né
  • GAB B

    Com o protocolo facultativo o Comitê passou a analisar comunicações de indivíduos e grupos de indivíduos dos Estados-partes da convenção e seu protocolo facultativo.

  • Comentário. Letra B. O Comitê criado com o fim de examinar os progressos alcançados na aplicação da Convenção sobre a Eliminação da Discriminação contra a Mulher está previsto no item 1 do art. 17 da referida Convenção:

    Com o fim de examinar os progressos alcançados na aplicação desta Convenção, será estabelecido um Comitê sobre a Eliminação da Discriminação contra a Mulher (doravante denominado o Comitê) composto, no momento da entrada em vigor da Convenção, de dezoito e, após sua ratificação ou adesão pelo trigésimo-quinto Estado-Parte, de vinte e três peritos de grande prestígio moral e competência na área abarcada pela Convenção. Os peritos serão eleitos pelos Estados-Partes entre seus nacionais e exercerão suas funções a título pessoal; será levada em conta uma repartição geográfica equitativa e a representação das formas diversas de civilização assim como dos principais sistemas jurídicos;

     

    Letra A. Errado. Pois faltou os protocolos facultativos dos referidos pactos.

    Letra C. Errado. Além dos deveres mencionados, o Estado-parte também se comprometerá com a prevenção e promoção do entendimento entre raças, conforme disposição do preâmbulo da Convenção contida no Decreto 65.810/1969:

    Letra D. Errado. Não podem, conforme artigo 27 da Convenção internacional sobre direito dos tratados de Viena, 1969.

     

    Artigo 27 Direito Interno e Observância de Tratados Uma parte não pode invocar as disposições de seu direito interno para justificar o inadimplemento de um tratado.

    Letra E. Errado. O professor André Ramos de Carvalho aponta três vertentes a respeito da força normativa da DUDH:

    1° Vertente: A DUDH possui força vinculante por constituir interpretação autêntica do termo "Direitos Humanos".

     

    2° Vertente: A DUDH possui força vinculante por representar o costume internacional sobre a matéria.

     

    3° Vertente: A DUDH não possui força vinculante, representa tão somente a Soft Law na matéria, isto é, consiste em um conjunto de normas que não vinculam os Estados, mas que buscam orientar a ação futura destes para que então venha a ter força vinculante.

    MENTORIA KLEBER PINHO

    @Prof.kleberpinho

  • Maldade a "e"...Mas, fiquem atentos, força de lei para discutir a DUDH simplesmente não faz sentido.

    Além do mais, a Doutrina que aponta pela força vinculante se pauta na ideia de que ela "constitui interpretação autorizada da expressão DH", atrelando a declaração à Carta de São Francisco, esta sim tratado.

  • O bom de responder bastante questão é que a gente começa a achar a questão com "cara" de certa ou errada.

  • A dificuldade hoje,será o alívio de amanhã(pensei isso agora kk)


ID
2674756
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Barretos - SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direitos Humanos
Assuntos

Nos termos da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e de seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova Iorque, em 30 de março de 2007, ratificados pelo Decreto Legislativo n° 186/2008, o Brasil compromete-se a assegurar e promover o pleno exercício de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais pelas pessoas com deficiência, sem qualquer tipo de discriminação, em especial:

Alternativas
Comentários
  • 1 Os Estados Partes se comprometem a assegurar e promover o pleno exercício de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais por todas as pessoas com deficiência, sem qualquer tipo de discriminação por causa de sua deficiência. Para tanto, os Estados Partes se comprometem a:

    e) Tomar todas as medidas apropriadas para eliminar a discriminação baseada em deficiência, por parte de qualquer pessoa, organização ou empresa privada;

  • Artigo 4

    Obrigações gerais

    1. Os Estados Partes se comprometem a assegurar e promover o pleno exercício de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais por todas as pessoas com deficiência, sem qualquer tipo de discriminação por causa de sua deficiência. Para tanto, os Estados Partes se comprometem a:

    a) Adotar todas as medidas legislativas, administrativas e de qualquer outra natureza, necessárias para a realização dos direitos reconhecidos na presente Convenção;

    b) Adotar todas as medidas necessárias, inclusive legislativas, para modificar ou revogar leis, regulamentos, costumes e práticas vigentes, que constituírem discriminação contra pessoas com deficiência;

    c) Levar em conta, em todos os programas e políticas, a proteção e a promoção dos direitos humanos das pessoas com deficiência;

    d) Abster-se de participar em qualquer ato ou prática incompatível com a presente Convenção e assegurar que as autoridades públicas e instituições atuem em conformidade com a presente Convenção;

    e) Tomar todas as medidas apropriadas para eliminar a discriminação baseada em deficiência, por parte de qualquer pessoa, organização ou empresa privada;

    f) Realizar ou promover a pesquisa e o desenvolvimento de produtos, serviços, equipamentos e instalações com desenho universal, conforme definidos no Artigo 2 da presente Convenção, que exijam o mínimo possível de adaptação e cujo custo seja o mínimo possível, destinados a atender às necessidades específicas de pessoas com deficiência, a promover sua disponibilidade e seu uso e a promover o desenho universal quando da elaboração de normas e diretrizes;

    g) Realizar ou promover a pesquisa e o desenvolvimento, bem como a disponibilidade e o emprego de novas tecnologias, inclusive as tecnologias da informação e comunicação, ajudas técnicas para locomoção, dispositivos e tecnologias assistivas, adequados a pessoas com deficiência, dando prioridade a tecnologias de custo acessível;

    h) Propiciar informação acessível para as pessoas com deficiência a respeito de ajudas técnicas para locomoção, dispositivos e tecnologias assistivas, incluindo novas tecnologias bem como outras formas de assistência, serviços de apoio e instalações;

    i) Promover a capacitação em relação aos direitos reconhecidos pela presente Convenção dos profissionais e equipes que trabalham com pessoas com deficiência, de forma a melhorar a prestação de assistência e serviços garantidos por esses direitos.

    Fonte: Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência

  • O que eu detesto em DH é que têm muitas questões em que todas as alternativas parecem estar perfeitamente corretas. Decoreba infeliz. Respondo muitas pelo bom senso.

  • a) adotar todas as medidas científicas, artísticas e culturais (medidas legislativas, administrativas e de qualquer outra natureza) necessárias para a realização daqueles direitos.

     

    b) tomar todas as providências legislativas para modificar, amenizar ou revogar (modificar ou revogar) leis que constituírem discriminação contra seus familiares.

     

    c) realizar ou promover a pesquisa e o desenvolvimento de produtos, serviços, equipamentos e instalações com desenho global ou regional (desenho universal).

     

    d) tomar todas as medidas apropriadas para eliminar a discriminação baseada em deficiência, por parte de qualquer pessoa, organização ou empresa privada. - CORRETA

     

    e) propiciar informação acessível para as pessoas com deficiência a respeito de ajudas técnicas para locomoção, dispositivos e tecnologias receptivas (tecnologia assistivas).

  • Dá pra deixar em branco não?

  • GABARITO: D

     

     

    | Decreto Legislativo Nº 186, de 2008 - Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência

    | Artigo 4 - Obrigações Gerais

    | 1

         "Os Estados Partes se comprometem a assegurar e promover o pleno exercício de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais por todas as pessoas com deficiência, sem qualquer tipo de discriminação por causa de sua deficiência. Para tanto, os Estados Partes se comprometem a:"

     

    | e

         "Tomar todas as medidas apropriadas para eliminar a discriminação baseada em deficiência, por parte de qualquer pessoa, organização ou empresa privada;"

  • A Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo foi ratificada pelo Brasil em 2008. Em seu art. 4º, a Convenção lista diversas obrigações gerais a que os Estados signatários se comprometem e, dentre elas, está o dever de "e) Tomar todas as medidas apropriadas para eliminar a discriminação baseada em deficiência, por parte de qualquer pessoa, organização ou empresa privada". Assim, a alternativa D está correta.

    Em relação às outras alternativas, observe estes deveres previstos no art. 4º:

    - alternativa A: errada. O dever é de "Adotar todas as medidas legislativas, administrativas e de qualquer outra natureza, necessárias para a realização dos direitos reconhecidos na presente Convenção".

    - alternativa B: errada. O dever é de "Adotar todas as medidas necessárias, inclusive legislativas, para modificar ou revogar leis, regulamentos, costumes e práticas vigentes, que constituírem discriminação contra pessoas com deficiência".

    - alternativa C: errada. É preciso atentar ao desenho universal, como indica a Convenção: "Realizar ou promover a pesquisa e o desenvolvimento de produtos, serviços, equipamentos e instalações com desenho universal [...]".

    - alternativa E: errada. Trata-se de tecnologia assistiva, e não receptiva: "Propiciar informação acessível para as pessoas com deficiência a respeito de ajudas técnicas para locomoção, dispositivos e tecnologias assistivas, incluindo novas tecnologias bem como outras formas de assistência, serviços de apoio e instalações"

    Gabarito: a resposta é a LETRA D.


ID
3214648
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Itapevi - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direitos Humanos
Assuntos

No Decreto nº 3.956/2001 encontra-se a definição: “Toda diferenciação, exclusão ou restrição baseada em deficiência, que tenha o efeito ou propósito de impedir ou anular o reconhecimento, gozo ou exercício por parte das pessoas portadoras de deficiência de seus direitos humanos e suas liberdades fundamentais”*.

Com base nesse Decreto, assinale a alternativa correta que corresponde a essa definição.
* Foram respeitadas exatamente as terminologias do Decreto em questão

Alternativas
Comentários
  • Convenção Interamericana para a Eliminação de Todas as Formas

    de Discriminação contra as Pessoas Portadoras de Deficiência

    Artigo I

           Para os efeitos desta Convenção, entende-se por:

           1. Deficiência

           O termo "deficiência" significa uma restrição física, mental ou sensorial, de natureza permanente ou transitória, que limita a capacidade de exercer uma ou mais atividades essenciais da vida diária, causada ou agravada pelo ambiente econômico e social.

           2. Discriminação contra as pessoas portadoras de deficiência

           a) o termo "discriminação contra as pessoas portadoras de deficiência" significa toda diferenciação, exclusão ou restrição baseada em deficiência, antecedente de deficiência, conseqüência de deficiência anterior ou percepção de deficiência presente ou passada, que tenha o efeito ou propósito de impedir ou anular o reconhecimento, gozo ou exercício por parte das pessoas portadoras de deficiência de seus direitos humanos e suas liberdades fundamentais.

           b) Não constitui discriminação a diferenciação ou preferência adotada pelo Estado Parte para promover a integração social ou o desenvolvimento pessoal dos portadores de deficiência, desde que a diferenciação ou preferência não limite em si mesma o direito à igualdade dessas pessoas e que elas não sejam obrigadas a aceitar tal diferenciação ou preferência. Nos casos em que a legislação interna preveja a declaração de interdição, quando for necessária e apropriada para o seu bem-estar, esta não constituirá discriminação.

  • Assertiva E

    Foram respeitadas exatamente as terminologias do Decreto em questão = Discriminação contra pessoas portadoras de deficiência.

  • eu não entendi nem a pergunta

  • A Convenção Interamericana para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Pessoas Portadoras de Deficiência, promulgada pelo Brasil pelo Decreto n. 3.956/01, estabelece que  "toda diferenciação, exclusão ou restrição baseada em deficiência, antecedente de deficiência, conseqüência de deficiência anterior ou percepção de deficiência presente ou passada, que tenha o efeito ou propósito de impedir ou anular o reconhecimento, gozo ou exercício por parte das pessoas portadoras de deficiência de seus direitos humanos e suas liberdades fundamentais" deve ser entendida como "discriminação contra pessoas portadoras de deficiência", como indica seu art. 1.2, "a".

    Assim, a resposta correta é a letra e.

    Gabarito: a resposta é a LETRA E. 




ID
4829995
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Morro Agudo - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Direitos Humanos
Assuntos

Considere o texto constante da Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva para responder à questão.

“(...) promulgada no Brasil pelo Decreto n° 3.956/2001, afirma que as pessoas com deficiência têm os mesmos direitos humanos e liberdades fundamentais que as demais pessoas, definindo como discriminação com base na deficiência toda diferenciação ou exclusão que possa impedir ou anular o exercício dos direitos humanos e de suas liberdades fundamentais.” Esse documento legal exige uma reinterpretação da educação especial, compreendida no contexto da diferenciação, adotado para promover a eliminação das barreiras que impedem o acesso à escolarização. Trata-se

Alternativas
Comentários
  • Convenção de Guatemala: "Esta Convenção tem por objetivo prevenir e eliminar todas as formas de discriminação contra as pessoas portadoras de deficiência e propiciar a sua plena integração à sociedade".

  • Gabarito: D - Convenção de Guatemala.

  • Considere o texto constante da Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva para responder à questão.

    “(...) promulgada no Brasil pelo Decreto n° 3.956/2001, afirma que as pessoas com deficiência têm os mesmos direitos humanos e liberdades fundamentais que as demais pessoas, definindo como discriminação com base na deficiência toda diferenciação ou exclusão que possa impedir ou anular o exercício dos direitos humanos e de suas liberdades fundamentais.” Esse documento legal exige uma reinterpretação da educação especial, compreendida no contexto da diferenciação, adotado para promover a eliminação das barreiras que impedem o acesso à escolarização. Trata-se

    A) da Lei n° 9.394/96.

    Errada. A Lei 9.394/96, estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.

    B) da Declaração de Jomtien (1990).

    Errada. A Declaração de Jomtien foi uma Declaração Mundial Sobre Educação para Todos.

    C) da Declaração de Salamanca (1994).

    Errada. A Declaração de Salamanca estabelece que todos os governos devem adotar o princípio da educação inclusiva, de modo as crianças especiais devam ser matriculadas juntamente com as outras crianças não especiais de modo que não haja qualquer discriminação.

    D) da Convenção de Guatemala (1999).

    Certa. A Convenção de Guatemala estabelece a Convenção Interamericana para Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra As Pessoas Portadoras de Deficiência.

    E) do Estatuto da Criança e do Adolescente (1990).

    Errada. Dispensa apresentação.

  • Considere o texto constante da Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva para responder à questão.

    “(...) promulgada no Brasil pelo Decreto n° 3.956/2001, afirma que as pessoas com deficiência têm os mesmos direitos humanos e liberdades fundamentais que as demais pessoas, definindo como discriminação com base na deficiência toda diferenciação ou exclusão que possa impedir ou anular o exercício dos direitos humanos e de suas liberdades fundamentais.” Esse documento legal exige uma reinterpretação da educação especial, compreendida no contexto da diferenciação, adotado para promover a eliminação das barreiras que impedem o acesso à escolarização. Trata-se

    A) da Lei n° 9.394/96.

    Errada. A Lei 9.394/96, estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.

    B) da Declaração de Jomtien (1990).

    Errada. A Declaração de Jomtien foi uma Declaração Mundial Sobre Educação para Todos.

    C) da Declaração de Salamanca (1994).

    Errada. A Declaração de Salamanca estabelece que todos os governos devem adotar o princípio da educação inclusiva, de modo as crianças especiais devam ser matriculadas juntamente com as outras crianças não especiais de modo que não haja qualquer discriminação.

    D) da Convenção de Guatemala (1999).

    Certa. A Convenção de Guatemala estabelece a Convenção Interamericana para Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra As Pessoas Portadoras de Deficiência.

    E) do Estatuto da Criança e do Adolescente (1990).

    Errada. Dispensa apresentação.

  • O Decreto n. 3.3956/01 promulga a Convenção Interamericana para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Pessoas Portadores da Deficiência, também conhecida como "Convenção de Guatemala", de 1999. 

    Vale apontar que a Lei n. 9.394/96 trata das diretrizes e bases da educação nacional, que a Declaração de Jomtien é conhecida também como "Declaração Mundial de Educação para Todos", que a Declaração de Salamanca trata de princípios, políticas e práticas na área das necessidades educativas especiais e, por fim, que o Estatuto da Criança e do Adolescente não tem relação direta com o Decreto indicado no enunciado.

    Gabarito: a resposta é a LETRA D. 



  • Para quê eu insisto em responder questões que não estão relacionadas ao conteúdo programático do meu edital? Só pra errar de chutômetro? Melhor pular...

  • GAB D

    DECRETO Nº 3.956, DE 8 DE OUTUBRO DE 2001.

    Artigo I

     2. Discriminação contra as pessoas portadoras de deficiência

           a) o termo "discriminação contra as pessoas portadoras de deficiência" significa toda diferenciação, exclusão ou restrição baseada em deficiência, antecedente de deficiência, consequência de deficiência anterior ou percepção de deficiência presente ou passada, que tenha o efeito ou propósito de impedir ou anular o reconhecimento, gozo ou exercício por parte das pessoas portadoras de deficiência de seus direitos humanos e suas liberdades fundamentais.

    Artigo VIII

           1. Esta Convenção estará aberta a todos os Estados membros para sua assinatura, na cidade da Guatemala, Guatemala, em 8 de junho de 1999 e, a partir dessa data, permanecerá aberta à assinatura de todos os Estados na sede da Organização dos Estados Americanos até sua entrada em vigor.

  • Convenção de Guatemala: "Esta Convenção tem por objetivo prevenir e eliminar todas as formas de discriminação contra as pessoas portadoras de deficiência e propiciar a sua plena integração à sociedade".

    GABARITO: D

  • VIDE Lei n° 10.216 de 06 de abril de 2001.


ID
5055799
Banca
MetroCapital Soluções
Órgão
Prefeitura de Amparo - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Direitos Humanos
Assuntos

“Reafirmando que as pessoas portadoras de deficiência têm os mesmos direitos humanos e liberdades fundamentais que outras pessoas e que estes direitos, inclusive o direito de não ser submetidas a discriminação com base na deficiência, emanam da ____________ e da _____________ que são inerentes a todo ser humano.”


Marque a alternativa que preenche corretamente as lacunas acima.

Alternativas
Comentários
  • Reafirmando que as pessoas portadoras de deficiência têm os mesmos direitos humanos e liberdades fundamentais que outras pessoas e que estes direitos, inclusive o direito de não ser submetidas a discriminação com base na deficiência, emanam da dignidade e da igualdade que são inerentes a todo ser humano (...)

    Convenção Interamericana para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Pessoas Portadoras de Deficiência

  • Gabarito A

    Dignidade humana ( garantia das necessidades vitais de cada indivíduo, protege contra todo tratamento degradante e discriminação odiosa, bem como assegura condições materiais mínimas de sobrevivência. )

    Igualdade ( Formal: perante a lei , na aplicação da norma legal, não poderão subordiná-la a critérios que ensejem tratamento seletivo ou discriminatório. Material: Igualdade na lei, de fato, dá tratamento desigual aos desiguais na medida de sua desigualdade. é a concretização da igualdade, da justiça social)

  • Inerente é o que faz parte da pessoa ou coisa e que lhe é inseparável por natureza

  • A resposta remete ao preâmbulo da Convenção Interamericana para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Pessoas Portadoras de Deficiência, promulgada no Brasil pelo DECRETO Nº 3.956, DE 8 DE OUTUBRO DE 2001:

    Reafirmando que as pessoas portadoras de deficiência têm os mesmos direitos humanos e liberdades fundamentais que outras pessoas e que estes direitos, inclusive o direito de não ser submetidas a discriminação com base na deficiência, emanam da dignidade e da igualdade que são inerentes a todo ser humano;


ID
5086207
Banca
MetroCapital Soluções
Órgão
Prefeitura de Cerquilho - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Direitos Humanos
Assuntos

Analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta.


Segundo dispõe o artigo 3º do Decreto nº 3956/2001, o qual, promulga a Convenção Interamericana para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Pessoas Portadoras de Deficiência, para alcançar os objetivos desta Convenção, os Estados Partes comprometem-se a trabalhar prioritariamente nas seguintes áreas:


I- prevenção de todas as formas de deficiência preveníveis.

II- detecção e intervenção precoce, tratamento, reabilitação, educação, formação ocupacional e prestação de serviços completos para garantir o melhor nível de independência e qualidade de vida para as pessoas portadoras de deficiência.

III- sensibilização da população, por meio de campanhas de educação, destinadas a eliminar preconceitos, estereótipos e outras atitudes que atentam contra o direito das pessoas a serem iguais, permitindo desta forma o respeito e a convivência com as pessoas portadoras de deficiência.

Alternativas
Comentários
  • Art. III do Decreto nº 3.956/2001

    2. Trabalhar prioritariamente nas seguintes áreas:

    I - a) prevenção de todas as formas de deficiência preveníveis;

    II - b) detecção e intervenção precoce, tratamento, reabilitação, educação, formação ocupacional e prestação de serviços completos para garantir o melhor nível de independência e qualidade de vida para as pessoas portadoras de deficiência; e

    III - c) sensibilização da população, por meio de campanhas de educação, destinadas a eliminar preconceitos, estereótipos e outras atitudes que atentam contra o direito das pessoas a serem iguais, permitindo desta forma o respeito e a convivência com as pessoas portadoras de deficiência.

  • Complementando...

    Os termos portador de deficiênciaportador de necessidades especiais (PNE) e pessoa portadora de deficiência (PPD) não são os mais adequados. No lugar deles, recomenda-se usar "pessoa com deficiência" ou "PcD". A sigla PcD é invariável. Por exemplo: a PcD, as PcD, da PcD, das PcD.

  • Assertiva E

    Todos os itens são verdadeiros.

    I- prevenção de todas as formas de deficiência preveníveis.

    II- detecção e intervenção precoce, tratamento, reabilitação, educação, formação ocupacional e prestação de serviços completos para garantir o melhor nível de independência e qualidade de vida para as pessoas portadoras de deficiência.

    III- sensibilização da população, por meio de campanhas de educação, destinadas a eliminar preconceitos, estereótipos e outras atitudes que atentam contra o direito das pessoas a serem iguais, permitindo desta forma o respeito e a convivência com as pessoas portadoras de deficiência.


ID
5402092
Banca
FURB
Órgão
Prefeitura de Porto Belo - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direitos Humanos
Assuntos

A Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, assinada em Nova York, em 30 de março de 2007, tem por propósito promover, proteger e assegurar o exercício pleno e equitativo de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais por todas as pessoas com deficiência e promover o respeito pela sua dignidade inerente. Essa Convenção Internacional estabeleceu os seguintes princípios gerais: a) O respeito pela dignidade inerente, a autonomia individual, inclusive a liberdade de fazer as próprias escolhas, e a independência das pessoas; b) A não discriminação; c) A plena e efetiva participação e inclusão na sociedade; d) O respeito pela diferença e pela aceitação das pessoas com deficiência como parte da diversidade humana e da humanidade; e) A igualdade de oportunidades; f) A acessibilidade; g) A igualdade entre o homem e a mulher; h) O respeito pelo desenvolvimento das capacidades das crianças com deficiência e pelo direito das crianças com deficiência de preservar sua identidade.

Sabendo que essa Convenção foi aprovada em cada Casa do Congresso Nacional em dois turnos de votação e por unanimidade, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A;

    Veio depois da EC 45/2002, que confere caráter de EC a tratatos sobre direitos humanos aprovados sob o rito das EC;

    No enunciado fala que foi aprovado por unanimidade, o que é mais do que necessário que seria 3/5 das 2 casas.

    Porém, segue a lista de tratados e convenções que tem peso de emenda constitucional até hoje:

    1) Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência;

    2) Protocolo facultativo da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência;

    3) Tratado de Marraqueche;

    4) Convenção Interamericana contra o Racismo.

    Bons estudos!

  • Credo! Errei por vacilo KKKK

    Não marquei a "A" porque viajei no sentido de que o "quórum" de 3/5 para ser emenda é fixo, ou seja, sendo mais ou menos do que 3/5, não será emenda. KKKKK. 

    Mas, na verdade, o quórum de 3/5 é requisito MÍNIMO ("pelo menos").

  • Os tratados internacionais que não versarem sobre direitos humanos serão incorporados no ordenamento jurídico com status de lei ordinária.

  • GaB A

    tratados e convenções que tem peso de emenda constitucional até hoje:

    1) Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência;

    2) Protocolo facultativo da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência;

    3) Tratado de Marraqueche;

    4) Convenção Interamericana contra o Racismo.

  • A Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, assinada em Nova York, em 30 de março de 2007 e ratificada pelo Brasil em 2008, foi a primeira convenção a passar pelo Congresso Nacional seguindo o rito do art. 5º, §3º da CF/88. Observe:

    "Os tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por três quintos dos votos dos respectivos membros, serão equivalentes às emendas constitucionais".

    Assim, a resposta correta é a LETRA A. 

    Gabarito: a resposta é a LETRA A.

  • (A)

    - Tratados internacionais que VERSEM SOBRE DIREITOS HUMANOS e que tenham sido APROVADOS em (2 TURNOS + 3/5): EMENDA CONSTITUCIONAL (material e formalmente Constitucional)

    - Tratados internacionais que VERSEM SOBRE DIREITOS HUMANOS, mas que NÃO TENHAM SIDO APROVADOS em 2 TURNOS + 3/5): STATUS SUPRALEGAL.(materialmente Constitucional)

    - Tratados internacionais COMUNS que não tratem sobre direitos humanos: STATUS DE LEI ORDINÁRIA. 

    *Tratados com status de EC atualmente:

    -Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com

    Deficiência e seu Protocolo Facultativo: assinado em 2007, aprovado e depositado em 2008, promulgado por decreto em 2009;

    -Tratado de Marrakesh: diploma aprovado para facilitar o acesso a obras públicas aos cegos.

    - Convenção Interamericana Racismo (2021)

    -STF os tratados no geral, inclusive os de direitos humanos, somente podem ser aplicados na ordem jurídica brasileira depois de serem promulgados na ordem interna. 

    ETAPAS

    1º) Assinatura do PR; 

    2º) Aprovação do CN;

    3º) Ratificação pelo PR;

    4º) Promulgação pelo PR. 


ID
5534884
Banca
FCC
Órgão
DPE-SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direitos Humanos
Assuntos

Acerca da Convenção Interamericana sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra Pessoas Portadoras de Deficiência e da Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas, considere:

I. Para alcançar os objetivos da Convenção Interamericana sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra Pessoas Portadoras de Deficiência, os Estados Partes comprometem-se a trabalhar prioritariamente na prevenção de todas as formas de deficiência preveníveis.
II. A Convenção Interamericana sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra Pessoas Portadoras de Deficiência estabelece que os Estados reconhecem que mulheres e meninas com deficiência estão sujeitas a múltiplas formas de discriminação e, assim, tomarão medidas para assegurar-lhes o pleno e igual exercício de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais.
III. A Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas garante o direito de os povos indígenas manterem e desenvolverem seus sistemas ou instituições políticas, econômicas e sociais, e que lhes seja assegurado o desfrute de seus próprios meios de subsistência e desenvolvimento e de dedicar-se livremente a todas as suas atividades econômicas, tradicionais e de outro tipo.
IV. A Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas permite o desenvolvimento de atividades militares nas terras ou territórios dos povos indígenas, justificadas por um interesse público pertinente, caso em que se dispensa a consulta por procedimentos específicos ou por instituições representativas.
V. A Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas estabelece o direito das crianças indígenas a todas as formas de educação do Estado até o ensino fundamental, garantida a educação em sua própria cultura e em seu próprio idioma.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • I. Para alcançar os objetivos da Convenção Interamericana sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra Pessoas Portadoras de Deficiência, os Estados Partes comprometem-se a trabalhar prioritariamente na prevenção de todas as formas de deficiência preveníveis. - CERTO

    Artigo III: Para alcançar os objetivos desta Convenção, os Estados Partes comprometem-se a: 2. Trabalhar prioritariamente nas seguintes áreas: a) prevenção de todas as formas de deficiência preveníveis;

    II. A Convenção Interamericana sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra Pessoas Portadoras de Deficiência estabelece que os Estados reconhecem que mulheres e meninas com deficiência estão sujeitas a múltiplas formas de discriminação e, assim, tomarão medidas para assegurar-lhes o pleno e igual exercício de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais. – ERRADO! É a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência que prevê isso:

    Artigo 6 

    1.Os Estados Partes reconhecem que as mulheres e meninas com deficiência estão sujeitas a múltiplas formas de discriminação e, portanto, tomarão medidas para assegurar às mulheres e meninas com deficiência o pleno e igual exercício de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais. 

  • Complementando o comentário da Sarah:

    III. A Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas garante o direito de os povos indígenas manterem e desenvolverem seus sistemas ou instituições políticas, econômicas e sociais, e que lhes seja assegurado o desfrute de seus próprios meios de subsistência e desenvolvimento e de dedicar-se livremente a todas as suas atividades econômicas, tradicionais e de outro tipo.

    CORRETO Artigo 20 1. Os povos indígenas têm o direito de manter e desenvolver seus sistemas ou instituições políticas, econômicas e sociais, de que lhes seja assegurado o desfrute de seus próprios meios de subsistência e desenvolvimento e de dedicar-se livremente a todas as suas atividades econômicas, tradicionais e de outro tipo.

    IV. A Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas permite o desenvolvimento de atividades militares nas terras ou territórios dos povos indígenas, justificadas por um interesse público pertinente, caso em que se dispensa a consulta por procedimentos específicos ou por instituições representativas.

    ERRADO Artigo 30 1. Não se desenvolverão atividades militares nas terras ou territórios dos povos indígenas, a menos que essas atividades sejam justificadas por um interesse público pertinente ou livremente decididas com os povos indígenas interessados, ou por estes solicitadas. 2. Os Estados realizarão consultas eficazes com os povos indígenas interessados, por meio de procedimentos apropriados e, em particular, por intermédio de suas instituições representativas, antes de utilizar suas terras ou territórios para atividades militares.

    V. A Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas estabelece o direito das crianças indígenas a todas as formas de educação do Estado até o ensino fundamental, garantida a educação em sua própria cultura e em seu próprio idioma.

    ERRADO Artigo 14 1. Os povos indígenas têm o direito de estabelecer e controlar seus sistemas e instituições educativos, que ofereçam educação em seus próprios idiomas, em consonância com seus métodos culturais de ensino e de aprendizagem. 2. Os indígenas, em particular as crianças, têm direito a todos os níveis e formas de educação do Estado, sem discriminação. 3. Os Estados adotarão medidas eficazes, junto com os povos indígenas, para que os indígenas, em particular as crianças, inclusive as que vivem fora de suas comunidades, tenham acesso, quando possível, à educação em sua própria cultura e em seu próprio idioma. 

  • o item II traz o texto da convencao sobre dir. da pessoa com deficiência: se olharmos , pegadinha nefasta, coisa de memorizador de convencoes, arff!!

    Artigo 6

    Mulheres com deficiência

    1.Os Estados Partes reconhecem que as mulheres e meninas com deficiência estão sujeitas a múltiplas formas de discriminação e, portanto, tomarão medidas para assegurar às mulheres e meninas com deficiência o pleno e igual exercício de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais.

    2.Os Estados Partes tomarão todas as medidas apropriadas para assegurar o pleno desenvolvimento, o avanço e o empoderamento das mulheres, a fim de garantir-lhes o exercício e o gozo dos direitos humanos e liberdades fundamentais estabelecidos na presente Convenção.

  • Vamos analisar as afirmativas e encontrar a opção correta:

    - afirmativa I: correta. De acordo com o art. 3º da Convenção, a fim de alcançar seus objetivos, os Estados Partes comprometem-se a trabalhar, prioritariamente, em algumas áreas e, dentre elas, está a "prevenção de todas as formas de deficiência preveníveis".

    - afirmativa II: errada. A Convenção Interamericana não contém previsões neste sentido; a proteção específica de mulheres e meninas com deficiência está no art. 6º da  Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, da Organização das Nações Unidas. 

    - afirmativa III: correta. Esta é a previsão do art. 20 da Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas.

    - afirmativa IV: errada. De acordo com o art. 14 da Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas, as crianças indígenas tem direito a todos os níveis e formas de educação do Estado, sem discriminação; no entanto, cabe aos Estados a adoção de medidas eficazes para que as crianças tenham acesso, quando possível, à educação em sua própria cultura e em seu próprio idioma.

    As afirmativas I e III estão corretas e a resposta é a LETRA D.

    Gabarito: a resposta é a LETRA D. 




ID
5595913
Banca
FUMARC
Órgão
PC-MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direitos Humanos
Assuntos

Sobre a Convenção Interamericana para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Pessoas Portadoras de Deficiência, NÃO é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Caí feito um patinho!

    ATENÇÃO: O texto internacional aprovado com quórum de EC foi a Convenção da ONU sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência, também chamada de Convenção de Nova Iorque, de 13 de dezembro de 2006, aprovada no Brasil com o quórum qualificado do § 3º, do art. 5º, da CF/88, por meio do DL 186/2008.

    Já a Convenção Interamericana Para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contras as Pessoas Portadoras de Deficiência (Convenção de Guatemala), de 28 de maio de 1999, foi ratificada pelo Brasil por meio do DL 198/2001, antes, portanto, da EC 45/2004. Assim, essa Convenção Internacional possui o status supralegal, abaixo da Constituição, porém, acima das leis infraconstitucionais.

  • Não existe Hierarquia

  • Leitura rápida não me liguei que era interamericana, marquei na comissão, falta de atenção mata o concurseiro.

  • Documentos internacionais com status de EC:

    1. Convenção da ONU sobre direitos das pessoas com deficiência;

    2. Protocolo adicional à convenção da ONU sobre pessoas com deficiência;

    3. Tratado de Marraqueche; -> facilitar acesso de pessoas cegas a obras

    4. Convenção Interamericana sobre o Combate ao Racismo.

    Pessoas com deficiência é a da ONU, a interamericana é sobre o racismo (repetir 100000X)

  • Para não assinantes, gabarito letra B.