- 
                                 Para a resolução é preciso de conhecimento sobre Cálculo Diferencial e Integral. A probabilidade de P(Y>=10) é igual à integral da densidade de probabilidade exponencial: (1/10)*exp(-(y/10)), com os limites de integração indo de 10 a infinito. Como a integral de uma função exponencial é a própria função exponencial cairemos (após aplicar os limites) na expressão  de P(Y>=10)=exp(-1), cujo valor foi dado na questão. Assim P(Y>=10)=0,37.  Entretanto, temos que P(Y>=10) + P(Y<10) = 1, disso chegamos a P(Y<10)=0,67 e portanto P(Y<10) > P(Y>=10). Gabarito: Errado. . 
- 
                                Dada a função acumulada da exponencial: F(y) = P(Y<= y) = 1 - exp(-y * lambda), onde neste exemplo lambda = 1/10, temos que: 
 
 P(Y>=10) = 1 - P(Y<10) = 1 - [1 - exp(-10/10)] = exp(-1) = 0,37 P(Y<=10) = 1- exp(-1) = 0,63 
 
 Portanto, P(Y>=10) < P(Y<=10). Gabarito: Errado 
- 
                                Sendo sincero, mas a cespe colocar uma questão desta na prova prova de escrivão é muita sacanagem.  
- 
                                Concordo ilustre colega Jhonata SrSz... NUNCA irá utilizar isso na vida funcional... 
- 
                                A função acumulada da distribuição exponencial é:  
   Portanto, , de modo que , de modo que . Item ERRADO. . Item ERRADO.
   
- 
                                Meu amigo... e eu achando que sabia alguma coisa de Estatística. 
- 
                                É sério que o erro da questão não é o fato de o enunciado deixar uma hipótese impossível de acontecer ?    Qual seja: P(Y = 10 kg) > P(Y = 10 kg). 
- 
                                Negativo Delta Pragmático.   Thiago Rodrigues, resolveu de forma correta a questão. Se utiliza de integral e limites para resolver esta questão.   Porém, quem tiver um pouco de domínio matemático, e soubesse que a função exponencial em probabilidade é:   f(y) = lambda * exp(-y * lambda)   ou seja, temos uma exponencial elevando um número com sinal negativo. Portanto, quanto maior o número, menor o valor da função.   Logo temos que P(Y<10) é maior que P(Y>10).   Sem cálculos. 
- 
                                Nem os professores do Q sabem o que comentar.. 
- 
                                P(Y ≥ 10 kg) > P(Y < 10 kg).   QUESTÃO DISPENSA CÁLCULO, NÃO SE ILUDAM PELA PROBLEMÁTICA, O ENUNCIADO É MERA INTERPRETAÇÃO.   SE Y pode ser MAIOR OU IGUAL A 10 e POR OUTRO LADO, pode ser MENOR OU IGUAL A 10.     SUPÚNHAMOS QUE Y seja igual (já que pode ser maior ou igual) ----> P(Y=10)  A QUESTÃO FICARIA ASSIM: P(Y=10) > P(Y=10)   O SINAL DE ">" ENTREGARIA A QUESTÃO, UMA VEZ QUE EM DISTRIBUIÇÕES CONTÍNUAS, A MÉDIA NO PONTO CORRESPONDE A ZERO, LOGO SERIAM IGUAIS. NÃO MAIORES.   
- 
                                Tarcísio, com todo respeito. Mas tem nada a ver isso aí. A questão quer saber sobre a probabilidade acumulada e não apenas de um ponto. Se o sinal fosse de "menos", com esse seu pensamento, teria errado a questão. 
- 
                                Cê é louco tio! To rindo de nervoso KKKKKK  
- 
                                f(x,y) = 1 - e^-yx = 1 - e ^ -0,1x10 = 1- 0,37 = 0,63 ( de 0 a 10 = 0,63 ) , logo a assertiva está errada 
- 
                                Resolvi sem cálculo algum, vamos a simples explicação:   A questão afirma que o estudo segue uma distribuição exponencial, logo, o gráfico possui assimetria positiva (a calda fica do lado direito, com isso a Média > Mediana > Moda). Temos a parte maior do gráfico a esquerda e considerando a média igual a 10, como afirma a questão, quanto mais a esquerda maior a probabilidade e quanto mais a direita menor a probabilidade, já que a calda fica a direita. 
- 
                                Caramba... kkkkkkkkkk   eu acertei achando que P era probabilidade...da fui na logica e acertei, mas nao recomendo...na prova deixaria em branco com certeza!   
- 
                                fácil P(Y ≥ 10 kg) > P(Y < 10 kg). tem o maior ou igual e menor ou igual, portanto os valores podem ser iguais e não maior       
- 
                                Melhor comentário : Tarcísio Vieira   Grata 
- 
                                A média é 10. então a probabilidade de valores menores que esse, ou valores maiores maiores que esse, É IGUAL. e não uma maior que a outra. 
- 
                                Misericórdia!  
- 
                                Questão cabulosa :(  Nota de Corte da Prova foi 49 Pontos !! Cespe teve dó não . 
- 
                                Vamos por parte:   1)A distribuição exponencial é assimétrica. Logo P(Y>=10) é diferente de P(Y<10)     2)A função de distribuição acumulada é dada por:   f(x,y) = 1 - e^-λx   3)  dados da questão: E(Y)=10 P(Y) = P(Y<=y) e^-1=0,37   4) achando o parâmetro lambda (λ):   E(Y)=1/λ λ=1/10=0,1   5) Jogando os valores na função de distribuição acumulada:   F(y)=P(Y<10) F(y) = 1 - e^-λx F(y)=1 - e^-0,1*10 F(y)=1-e^-1 F(y)=1-0,37 F(y)=0,63   6) P(y<10)=0,63 p(y>=10)=1-0,63=037   então:   P(y>=10)<P(y<10)    A questão inverteu, questão errada         
- 
                                Estatística descritiva (análise exploratória de dados) , Medidas de Posição - Tendência Central (Media, Mediana e Moda) ? 
- 
                                 GABARITO: Errado.  Sabemos que a média dessa variável é igual a 10 kg, portanto, o parâmetro λ corresponde ao inverso desse valor, isto é, 0,1. Porém, podemos resolver essa questão sem aplicar o cálculo de função distribuição acumulada F(X), como foi indiretamente sugerido.  Isso porque, ao se perguntar a probabilidade de obter um valor maior ou menor que a média, em uma exponencial, sabemos a resposta simplesmente pelo fato de ser uma distribuição assimétrica positiva. Uma distribuição assimétrica positiva tem a média maior que a mediana, desse modo, abaixo da média temos mais que 50% dos dados acumulados e consequentemente acima da média, temos uma probabilidade menor que a metade.  
- 
                                Cara, eu acho que nem estatístico ia resolver essa questão na hora da prova.    Surreal cobrar uma parada dessa ...  
- 
                                Rapaz, como é que se bota uma questão dessa sem dar a função exponencial ?   Eu acertei, mas porque desenhei o gráfico e vi que assertiva não fazia muito sentido, uma vez que os valores iniciais de uma função exponencial decrescente são mais altos, logo a área é maior...no entanto, foi sorte, pq isso pode nem sempre ocorrer, dependo do valor de x adotado. 
- 
                                Isso porque, ao se perguntar a probabilidade de obter um valor maior ou menor que a média, em uma exponencial, sabemos a resposta simplesmente pelo fato de ser uma distribuição assimétrica positiva. Uma distribuição assimétrica positiva tem a média maior que a mediana, desse modo, abaixo da média temos mais que 50% dos dados acumulados e consequentemente acima da média, temos uma probabilidade menor que a metade. 
- 
                                kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk 
- 
                                Sabemos que a média dessa variável é igual a 10 kg, portanto, o parâmetro λ corresponde ao inverso desse valor, isto é, 0,1. Porém, podemos resolver essa questão sem aplicar o cálculo de função distribuição acumulada F(X), como foi indiretamente sugerido. Isso porque, ao se perguntar a probabilidade de obter um valor maior ou menor que a média, em uma exponencial, sabemos a resposta simplesmente pelo fato de ser uma distribuição assimétrica positiva.Uma distribuição assimétrica positiva tem a média maior que a mediana, desse modo, abaixo da média temos mais que 50% dos dados acumulados e consequentemente acima da média,temos uma probabilidade menor que a metade.   fonte alfacon sou+4.0 
- 
                                Para quem não sabe calcular função exponencial e nem sabe fazer lim, realmente, questão fica muito difícil de ser resolvida. 
- 
                                Na exponencial   P(X>=média) é sempre igual a 37% P(x<=média) é sempre igual a 63% 
- 
                                Distribuição exponencial --> F(x) = λ . eˆ( -λ.x)   Função Distribuição Acumulada --> F(y) = P(Y ≤ y) = 1 - eˆ( -λ.y)   Média --> E(x) = 1 / λ --> 10 = 1/ λ --> λ=0,1   Comando da questão -->      Calcularei   F(y) = P(Y≤y)   F(10)=P(Y≤10) = 1 - eˆ( -λ.10) =1 - eˆ(O,1x10) = 1 - . eˆ(-1)   = 1- 0,37    = 1 - 0,37 = 0,63   Ora se P(Y≤10) = 0,63, esse é maior que seu complemento com certeza   considerando que P(Y=10) é um numero bem próximo de 0   Gabarito Errado! 
- 
                                ERRADO   Resolução em 4min https://www.youtube.com/watch?v=yqwB6uVoQrc 
- 
                                Fazendo a integral encontra os 0.63 que o R e J falou!   
- 
                                No enunciado ele diz:  "variável aleatória Y é igual a 10kg". Na pergunta ele diz: "P(Y ≥ 10 kg) > P(Y < 10 kg)."   Eu interpretei da seguinte maneira: P(10 ≥ 10 kg) > P(10 < 10 kg), ou seja, se y é igual a 10kg ela não pode ser > e nem <, e muito menos 10 > 10, portanto a fórmula está errada.    Estou errado no raciocínio? Sempre poderei fazer assim neste tipo de questão?   
- 
                                Mais uma vez mostra-se necessário o entendimento da estatística descritiva...   Como é sabido exponencial = assimétrica positiva   Assim, Média > mediana > moda   Desse modo, os dados acumulados até a média  são ,no mínimo, maior que 50% (já que essa é maior que a mediana que particiona metade dos dados), o que nos leva a crer que a probabilidade de y ser maior que a média é  menor que a dele ser menor que a média, isto é, P(y > 10) < (y < 10)   O entendimento da função acumulada de probabilidade ajuda muito nessa situação   
- 
                                Pessoal, a questão é completamente teórica, você entendendo como funciona uma distribuição contínua, mataria essa questão só de olhar.... 
- 
                                A probabilidade de P(Y < 10 kg) é dada pela Função de Distribuição Exponêncial acumulada    Função de Distribuição Exponêncial acumulada  probabilidade da estar ABAIXO de determinado valor ( no caso da questão , estar abaixo de 10kg )        Fórmula:    F( x , lambda ) = 1- e-lambda. x      #1) Descobrindo o valor de lambda    Fórmula :    Média = 1/ lambda    Logo, 1/ lambda = 10    Lambda = 0,1      #2) Aplicando na Fórmuça    F( 10, 0,1 ) = 1 - e-0,1.10    F(10,01) = 1- e-1    F(10,01) = 1- 0,37 ( valor dado pelo enunciado )     F(10,01) = 0,63      Logo , a probalidade de se INFERIOR a 10 é ( 0,63) > e a probalidade de ser SUPERIOR A 10 é ( 0,37)          
- 
                                A questão DISPENSA CÁLCULOS. Apenas memorizem: em uma distribuição EXPONENCIAL a probabilidade de ser MENOR que a média é de 63% e a probabilidade de ser MAIOR que a média é de 37%. A cespe adora enfeitar questão para cobrar conceitos.  
- 
                                P(Y ≥ 10 kg) > P(Y < 10 kg). (y=10).    >.     (Y=10)   0.         >.        0.  = no posto seria zero (y>10).    >. (Y<10)        37       >.         63.       Errado  
- 
                                gab ERRADO   Para a galera que não entendeu, eu ilustrei no gráfico SEM PRECISAR FAZER CONTA, questão simples, mas que exigia uma análise.   Para responder bastava entender que Me>Mo>m   Segue o link: http://sketchtoy.com/69513148   AVANTE 
- 
                                No gráfico da exponencial: - do 0 à média (1/lambda) = 63% da área abaixo do gráfico
- da média ao infinito = 37% da área abaixo do gráfico
 Como o exercício deu que a média de Y é igual a 10, sabemos que Y<=10 é maior do que Y>=10 A questão afirma o contrário, por isso o gabarito é ERRADO 
- 
                                cade a bruna?   
- 
                                Essa questão em específico não precisa de cálculo. Veja o gráfico https://sketchtoy.com/69547792 
- 
                                Sendo sincero, se cair esse tipo de coisa na prova de estatística, é muito bom. É apenas a teoria de uma exponencial, deixarei aqui alguns conceitos que poderão ser úteis:   Na exponencial   - Média = E(x), que é igual a 1/lambda, que é igual ao Desvio Padrão.   E(x) = 1/lambda = DP
   - A frequência é simbolizado por lambda., normalmente, ocorrências/minuto. 
   - E(x) > Me(X) > Mo(x)  - "média maior que a mediana maior que a moda" é a sequência de uma exponencial. Já em uma distribuição normal, todas são iguais. 
   - e-1 = 0,37, ou 37% que é o valor provável de uma ocorrência acontecer maior do que a média!
   - ou seja, 0,63, ou 63% é o valor provável de uma ocorrência menor do que a média.
   - A probabilidade de algo acontecer no mesmo valor da média é igual a zero, ou seja: P(x=K) = 0 (tanto na exponencial como na normal, já caiu em algumas provas)
   Então no exemplo:   Se a média da variável aleatória Y é 10, o desvio padrão será 10 e a frequência (lambda) será 1/10.   P (Y> 10kg) = 0,37, ou 37% de um número acima da média de 10kgs P (Y < 10kg) = 0,63 ou 63% de um número menor do que a média de 10kgs   ou seja: P (Y<10kg) é MAIOR que P(Y>10kg).   Gabarito = Errada. 
- 
                                Nessa questão a melhor coisa pra não haver dúvidas é colocar no gráfico, oq vem depois da média será calculado por e(exp -lambda*x) e oq vem antes da média é 1-e(exp -lambda*x), logo como a média u=1/lambda, lambda ficaria igual a 0,1, jogando na fórmula Y>=10= e(exp -lambda*x)= 0,37, logo, Y=<10=1-0,37=0,63, diante dos fatos o correto seria afirmar que P(Y ≥ 10 kg) < P(Y < 10 kg) 
- 
                                Sabe o que é engraçado: depois que passar não se faz NADA com essa matéria. 
- 
                                O negócio é o seguinte, anota no caderno e grava na cabeça!    http://sketchtoy.com/69884108   
- 
                                =  e não maior  
- 
                                
                            
- 
                                Resolução Jhoni Zini Tempo 33:00 https://www.youtube.com/watch?v=ny-ahIDkAmA&list=PL2PrBeiapz785m9GLV5o_NXp8RnERNXKl&index=5&t=5s&ab_channel=FocusConcursos