O território brasileiro se caracteriza por uma grande diversidade de tipos de solos, correspondendo, diretamente, à intensidade de interação das diferentes formas e tipos de relevo, clima, material de origem, vegetação e organismos associados, os quais, por sua vez, condicionam diferentes processos formadores dos solos. A essa diversidade, deve-se a natureza de nosso país, suas potencialidades e limitações de uso e, em grande parte, às diferenças regionais no que se refere às diversas formas de ocupação, uso e desenvolvimento do território. (O TERRITÓRIO, 2019).
Sobre o uso do solo com atividade agrícola, marque V para o que for verdadeiro e F, para o que for falso.
( ) A Região Nordeste, embora bastante antropizada, apresenta uma intensidade de uso intermediária, face às limitações climáticas que oferece às atividades agropecuárias.
( ) A calagem elimina a acidez do solo e fornece suprimento de cálcio e magnésio para as plantas, estimulando o crescimento das raízes, favorecendo as culturas.
( ) Em regiões onde há baixa densidade demográfica, em geral, a produção agrícola é extensiva, ou seja, de baixa produtividade.
( ) as atividades agropecuárias são mais intensivas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a