- ID
- 227707
- Banca
- VUNESP
- Órgão
- CEAGESP
- Ano
- 2010
- Provas
- Disciplina
- Veterinária
- Assuntos
A reprodução sexuada do Toxoplasma gondii ocorre no interior das células intestinais de
A reprodução sexuada do Toxoplasma gondii ocorre no interior das células intestinais de
A cisticercose humana por Cysticercus celullosae está associada à ingestão de alimentos contaminados por ovos de
O congelamento a tempo e temperatura específicos e controlados é uma forma eficaz de eliminar o risco de um alimento ser agente de doença de origem alimentar, por ser capaz de inativar
As otites parasitárias nos bovinos têm sido relatadas em várias regiões do Brasil, tanto em animais com orelhas longas como naqueles com orelhas curtas. Os agentes etiológicos dessa enfermidade em bovinos com orelhas longas e curtas são, respectivamente:
Em relação à giardíase crônica, é correta a seguinte afirmativa:
Constituem drogas de escolha para o combate, em cães e gatos, os agentes indicados abaixo, EXCE TO:
Em casos de surto por Ancylostoma, as áreas de terra devem ser controladas mediante o uso de:
Acerca do uso de antimicrobianos e antiparasitários em medicina
veterinária, julgue os itens seguintes.
Uma das principais preocupações relativas à utilização de medicamentos anti-helmínticos, especialmente os classificados como endectocidas, que são excretados nas fezes, é com a ação residual desses medicamentos sobre os organismos que utilizam as fezes dos animais tratados, a qual pode afetar a biota do bolo fecal e provocar desequilíbrio ecológico.
Acerca do uso de antimicrobianos e antiparasitários em medicina
veterinária, julgue os itens seguintes.
A ivermectina, composto antiparasitário da classe dos macrolídios, possui mecanismo de ação que consiste em causar paralisia e, por consequência, a morte dos parasitas e é utilizada no tratamento contra nematódeos e artrópodes.
Em relação à identidade e qualidade dos alimentos de origem
animal, a análises microbiológicas e físico-químicas e a doenças
transmitidas por alimentos de origem animal, julgue os itens que se
seguem.
O ser humano, ao ingerir carne crua ou mal cozida contaminada com cisticercos viáveis, desenvolve a teníase e, ao ingerir alimentos contaminados com os ovos do parasita (especialmente T. solium ou T. saginata), desenvolve cisticercose.
Ainda com relação às patologias que acometem animais domésticos
e acerca das enfermidades de notificação obrigatória e da
fiscalização de produtos veterinários, julgue os itens subsequentes.
No Brasil, a leishmaniose é considerada uma enfermidade de notificação obrigatória, apesar de não constar da lista de enfermidades internacionais de notificação divulgada pela OIE.
A leishmaniose é uma doença infecciosa mas não contagiosa causada por um protozoário da família Trypanosomatidae. Encontra-se na forma ________ nos macrófagos e leucócitos do hospedeiro e na forma ________ no seu hospedeiro intermediário o___________. Assinale a alternativa que complete a frase anterior corretamente:
O Toxoplasma gondii é um coccídeo que faz um ciclo enteroepitelial apenas nos gatos e outros felinos, mas faz ciclo tecidual (extra-intestinal) em mais de 300 espécies de mamíferos e 30 de aves. Atualmente todos os autores concordam com a existência de uma só espécie de Toxoplasma (Fortes 1997). Esse protozoário, amplamente distribuído no ambiente tem três formas infectantes. Assinale a alternativa que contém o nome dessas formas:
A toxoplasmose é uma zoonose cosmopolita causada pelo Toxoplasma gondii, um protozoário da família Soncocystidae. O Toxoplasma gondii possui um ciclo de vida complexo e tem, como hospedeiros definitivos, felinos domésticos e selvagens e, como hospedeiros intermediários, quase todas as espécies de sangue quente. A infestação é responsável por determinar quadros clínicos variados, desde os assintomáticos às manifestações sistêmicas extremamente graves. Quanto ao ciclo biológico do Toxoplasma gondii, analise as afirmativas.
I. Os felinos eliminam os parasitas pelas fezes por um período aproximado de duas semanas depois de contaminados, após este período adquirem imunidade.
II. Transplantes de órgãos podem servir como forma de transmissão de toxoplasmose entre indivíduos.
III. O protozoário não consegue atravessar a barreira placentária, podendo haver contaminação mãe/feto somente durante o parto.
IV. Cistos de Toxoplasma gondii podem ficar viáveis por trinta dias em carne suína e ovina conservadas em temperatura de geladeira, entretanto, tornam-se inviáveis ao congelamento superior a –12°C ou ao cozimento superior a 67°C.
Estão corretas apenas as afirmativas
Fipronil, lufenuron e carbaril são:
Stomoxys calcitrans, Tunga penetrans, Dermatóbia hominise Loxoceles sp. são artrópodes de grande interesse em saúde pública e são conhecidos respectivamente como:
CISTICERCOSEé resultado da:
O carrapato Boophilus microplus é o responsável pela transmissão da doença conhecida como “Tristeza parasitária”.
Os agentes etiológicos desta doença são
Assinale abaixo o principal endoparasita de cães causador de graves lesões na mucosa intestinal:
A Dirofilariose é causada por um nematódeo, conhecido como verme do coração, que causa doença crônica em cães. É uma parasitose de distribuição mundial e já foi diagnosticada em todas as regiões do Brasil. Sobre esta parasitose é correto afirmar:
Toxocara canis é um parasita intestinal de cães que se infectam ingerindo o ovo com a larva infectante. Sobre o ciclo e a sintomatologia da toxocaríase, assinale o item incorreto:
ObserveasafirmativasaseguiremrelaçãoàLeishmaniose:
I– É uma zoonose de manifestação cutânea ou visceral causadaporprotozoáriosflageladosdogêneroLeishmania.
II– É transmitida pela picada de fêmeas de insetos flebotomíneos.
III – A forma visceral da doença tem como sintomas clínicos a perda de peso, anemia, hepatomegalia, esplenomegalia e febre, entre outros.
Assinaleaalternativacorreta:
Os animais criados a campo são susceptíveis às infecções verminóticas, especialmente os jovens. Os exames parasitológicos ajudam na escolha do melhor controle, pois podem determinar os agentes causais do problema.
Relacione as técnicas de detecção de ovos de helmintos nas fezes de ruminantes à classe de parasitos que por elas são detectados.
I - Sedimentação natural P - Trematoda cujos ovos têm opérculo
II - Gordon e Whitlock modificada Q - Nematódeos gastrointestinais
III - Girão e Ueno R - Trematoda Fasciola hepatica
S - Nematódeos filarídeos
As associações corretas são:
Há ocorrência do registro de sete gêneros de carrapatos no Brasil que pela hematofagia podem transmitir agentes patogênicos para o homem e outros animais.
Relacione as espécies de carrapatos aos agentes patogênicos que eles são capazes de transmitir aos animais e ao homem.
I - Amblyomma cajennense P - Babesia bigemina
II - Boophilus microplus Q - Borrelia anserina
III - Argas miniatus R - Borrelia burgdorferi
S - Erlichia chaffeensis
As associações corretas são:
Julgue o item seguinte, relativo à febre maculosa.
No Brasil, os principais vetores e reservatórios de febre maculosa são os carrapatos do gênero Amblyomma, tais como A. cajennense, A. cooperi (dubitatum) e A. aureolatum.
A erliquiose canina foi descrita pela primeira vez no país em 1973, na cidade de Belo Horizonte. Atualmente, a doença se disseminou por todo o território nacional, com apresentações clínicas muito variáveis, que vão desde a ausência de sinais clínicos até casos graves que levam rapidamente ao óbito. Acerca desse tema, julgue o item a seguir.
No início da fase aguda da erliquiose, o teste para diagnóstico sorológico pode acusar falso negativo.
A erliquiose canina foi descrita pela primeira vez no país em 1973, na cidade de Belo Horizonte. Atualmente, a doença se disseminou por todo o território nacional, com apresentações clínicas muito variáveis, que vão desde a ausência de sinais clínicos até casos graves que levam rapidamente ao óbito. Acerca desse tema, julgue o item a seguir.
A fase aguda da erliquiose dura de duas a quatro semanas, quando a bactéria atinge o fígado, o baço e os linfonodos, nos quais se multiplicam em macrófagos e linfócitos, e geram hiperplasia dos órgãos.
A respeito do uso de drogas antimicrobianas, antiparasitárias e quimioterápicas na medicina veterinária, julgue o item seguinte.
A aplicação regular de drogas antiparasitárias pode resultar no desenvolvimento de populações ou cepas de parasitos resistentes, por pressão seletiva, como é o caso de muitos helmintos gastrintestinais em rebanhos bovinos. Para evitar a resistência desses parasitos à droga, o procedimento correto é elevar a concentração do antiparasitário.
Dirofilariose canina, Dirofilaria immitis, é doença cosmopolita que ocorre amplamente distribuída na região litorânea do estado do Rio de Janeiro.
São sintomas deste parasitismo em caninos, EXCETO
Broncopneumonia é doença comum em caninos. Quando recidivante, tem que ser minuciosamente explorada, para o êxito do tratamento. As causas parasitarias são sempre difíceis de serem confirmadas.
São causas parasitarias de broncopneumonia em caninos, EXCETO
Os anti-helmínticos à base de ivermectina são ativos para nematelmintos gastrintestinais de equinos por atuarem na:
Em cães, o principal objetivo do controle do nematóide Toxocara canis é:
Em regiões endêmicas da equinococose/hidatidose, as principais ocorrências que se observam nos hospedeiros caninos e humanos são:
A febre maculosa é uma zoonose, na qual as espécies de carrapatos vetores, conhecidas no Brasil, e o agente etiológico são respectivamente:
A dificuldade do controle dos carrapatos Rhipicephalus sanguineus e Amblyomma
cajennense em regiões tropicais está associada:
I. à ampla diversidade de hospedeiros.
II. ao número de hospedeiros, pois são carrapatos trioxenos e dioxenos,
respectivamente.
III. à ocorrência de duas ou mais gerações anuais.
Em relação ao modo de ação dos anti-helmínticos, associe a segunda coluna de acordo com a primeira e, a seguir, assinale a alternativa com a sequência correta.
Nome genérico
1. Levamisole
2. Emodepsida
3. Albendazole
4. Tvermectina
5. Disofenol
Modo de ação
( ) Ligação seletiva a subunidade betatubulina
do parasito.
( ) Desacoplador da fosforilação oxidativa mitocondrial.
( ) Agonista colinérgico atuam seletivamente sobre receptores nicotínicos sinápticos e extrasinápticos das membranas das células musculares dos helmintos.
( ) Agonista de alta afinidade sobre a
subunidade alfa de canais iônicos
seletivos ao cloro presentes no
parasito.
Os principais nematoides de cães que podem infectar o homem são dos gêneros:
Um equino, fêmea, com idade aproximada de 12 meses, sem raça definida, criado estabulado, apresentou cólica, caquexia, pelagem opaca e mucosas congestas. Na necropsia foi observada a infecção elevada por larvas do gênero Strongylus. Contudo, o exame da contagem de ovos de parasitos nas fezes, pela técnica Mc Master, foi negativo. Pela leitura do texto, infere-se, corretamente, que o resultado do exame foi negativo por que
Com relação ao complexo Teníase/Cisticercose é correto afirmar que:
Doença parasitária dos carnívoros domésticos, naturalmente transmissíveis ao homem:
Em uma avaliação a olho nu (macroscopia) de exemplares de parasitos, identificou-se o primeiro como um parasito alongado e cilíndrico, o segundo como um parasito achatado e o terceiro como um parasito de cabeça espinhosa.
Considerando a helmintologia nesse caso hipotético, assinale a alternativa correta em relação aos filos.
Considera-se como “teste ouro’’, diagnóstico para leishmaniose visceral em cães, o(a)
Uma ninhada de cães da raça Bulldogue Inglês de quarenta dias de vida foi levada a uma clínica veterinária com histórico de lesões alopécicas em região da cabeça, não pruriginosas. Na anamnese, o proprietário relatou que o pai dos filhotes já apresentou lesões semelhantes quando era filhote. Hoje, toda a ninhada apresenta lesões alopécicas.
Com base nessa situação hipotética, assinale a alternativa que apresenta os exames mais indicados para diagnóstico e a principal hipótese diagnóstica, respectivamente.
O complexo teníase-cisticercose é considerado de extrema importância por causar inúmeros prejuízos à saúde humana e também à economia do setor pecuário. Os animais se infectam a partir dos ovos das tênias pela ingestão de alimentos e/ou por água contaminada.
Sobre a teníase, é correto afirmar que:
A sarna em cães é, basicamente, uma doença causada por ácaros e que atinge a pele dos cães. A sarna____________________ é causada por um ácaro presente em todos os cães, mas que acomete apenas aqueles com uma falha imunológica. Os animais acometidos apresentam imunossupressão de linfócitos T induzida por ácaros, de gravidade variável e proporcional à quantidade de ácaros presentes. Nesses casos, o ácaro vive em folículos pilosos e raramente nas glândulas sebáceas.
A palavra que completa corretamente a lacuna é:
As enfermidades parasitárias continuam sendo um dos principais problemas na criação de animais, estando relacionadas à produtividade e ao bem-estar desses animais.
Com relação ao controle desses parasitas, é correto afirmar:
2. Flebotomíneos
3. Ixodídeos
4. Culicídeos
Agentes
( ) Leishmania infantum.
( ) Vírus da febre amarela.
( ) Trypanossoma cruzi.
( ) Rickettsia rickettsi.
Julgue o próximo item, relativo à parasitologia veterinária.
Temperaturas extremamente elevadas ou baixas, bem como
prolongados períodos chuvosos ou de seca, reduzem o
desenvolvimento de miíases produzidas no gado pela “mosca
da bicheira” (Cochliomyia hominivorax).
Julgue o próximo item, relativo à parasitologia veterinária.
A habronemose cutânea, causada por larvas do nematoide
Habronema spp., que parasita equinos e asininos, apresenta
ciclo evolutivo indireto, pois tem como vetores carrapatos do
gênero Amblyomma.
Julgue o próximo item, relativo à parasitologia veterinária.
Boophilus, Anocentor e Rhipicephalus são os principais
gêneros de carrapatos encontrados em bovinos, equinos e cães,
respectivamente.
Analise a afirmativa a seguir.
A ____________ é uma zoonose, transmitida pelo carrapato Amblyoma cajennense (carrapato-estrela). É uma doença aguda causada por um/a ____________, e animais ___________ podem ser reservatórios da doença.
Marque a opção que completa CORRETA e respectivamente as lacunas.
Analise a afirmativa a seguir.
A _______ é uma zoonose, transmitida pelo carrapato Amblyoma cajennense (carrapato estrela). É uma doença aguda causada por um/a ________ e animais ________ podem ser reservatórios da doença.
Marque a opção que completa CORRETA e respectivamente as lacunas.
Assinale a alternativa que completa adequadamente a lacuna abaixo.
“______________ é um protozoário transmitido pelo carrapato Rhipicephalus sanguineus a cães, o qual causa uma doença caracterizada por febre, letargia, perda de apetite, icterícia ou palidez das mucosas e até mesmo deficiências no processo de coagulação sanguínea. Um dos tratamentos de escolha é o uso medicamentoso de derivados de diamidas e imidocarb.”
Considerando a teníase e a cisticercose, assinale a alternativa CORRETA.