SóProvas



Prova ADM&TEC - 2020 - Prefeitura de Pariconha - AL - Engenheiro Ambiental


ID
4219195
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Pariconha - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Direito Ambiental
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. Nos termos da Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, a prestação de serviços à comunidade consiste na atribuição ao condenado de tarefas gratuitas junto a parques e jardins públicos e unidades de conservação, e, no caso de dano da coisa particular, pública ou tombada, na restauração desta, se possível.

II. Em uma instituição pública, o escritório de projetos é uma unidade organizacional que centraliza e coordena a cobrança de impostos de uma área geográfica.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Lei nº 9.605/1998 - Crimes Ambientais

    Art. 9º. A prestação de serviços à comunidade consiste na atribuição ao condenado de tarefas gratuitas junto a parques e jardins públicos e unidades de conservação, e, no caso de dano da coisa particular, pública ou tombada, na restauração desta, se possível.

  • B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

  • A prestação de serviços à comunidade consiste na atribuição ao condenado de tarefas gratuitas junto a parques e jardins públicos e unidades de conservação, e, no caso de dano da coisa particular, pública ou tombada, na restauração desta, se possível. FONTE: Art. 9º. da Lei nº 9.605/1998 -

  • Sobre o item II:

    Um escritório de projetos (PMO) é um centro de informações e controle sobre os projetos. A principal função é supervisionar a gestão de projetos e programas da empresa/instituição.

    Fonte: PDF Estratégia Concursos (Adm. Pública).

  • A questão exige conhecimento acerca da Lei n. 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais) e administração geral (gestão de qualidade) e pede ao candidato que julgue os itens que seguem. Vejamos:

    I. Nos termos da Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, a prestação de serviços à comunidade consiste na atribuição ao condenado de tarefas gratuitas junto a parques e jardins públicos e unidades de conservação, e, no caso de dano da coisa particular, pública ou tombada, na restauração desta, se possível.

    Verdadeiro. Trata-se de cópia literal do art. 9º da Lei de Crimes Ambientais: Art. 9º A prestação de serviços à comunidade consiste na atribuição ao condenado de tarefas gratuitas junto a parques e jardins públicos e unidades de conservação, e, no caso de dano da coisa particular, pública ou tombada, na restauração desta, se possível.

    II. Em uma instituição pública, o escritório de projetos é uma unidade organizacional que centraliza e coordena a cobrança de impostos de uma área geográfica.

    Falso. O erro incide em dizer que centralizar e coordenar a cobrança de impostas é atividade de um escritório de gerenciamento de projetos (Project Management Office). Esta afirmativa está incorreta, pois a cobrança de impostos não se trata, exatamente, de um projeto. Projetos são, sobretudo, temporários, a cobrança de impostos, por outro lado, não tem esse mesmo caráter. Projetos são temporários, possuem um início, meio e fim bem determinados, geram um resultado singular, são elaborados progressivamente, possuem escopo e recursos definidos. Essas são características que não se encaixam com a cobrança de impostos, que estão mais para processo do que para projeto. Um processo é marcado por ser contínuo e rotineiro, permanente e replicável, como a cobrança de impostos.

    Portanto, o item I é verdadeiro e o item II é falso.

    Gabarito: B


ID
4219198
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Pariconha - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Direito Ambiental
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. O licenciamento ambiental é o procedimento através do qual o governo municipal autoriza uma entidade privada a explorar recursos naturais de uma área de preservação ambiental, sem que dessa organização privada seja exigida qualquer contrapartida ou reparação do dano causado.
II. Matar, perseguir, caçar, apanhar, ou utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a autorização obtida, é um crime ambiental, nos termos da Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, cuja pena é a detenção de três a seis anos, ou multa.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Art. 29. Matar, perseguir, caçar, apanhar, ou utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a autorização obtida

    pena é detenção de seis meses a um ano, e multa.

  • Não há penas de seis anos na lei de crimes ambientais para fauna/flora. Mas sim para crimes contra a Administração Ambiental.

    Art. 69-A. Elaborar ou apresentar, no licenciamento, concessão florestal ou qualquer outro procedimento administrativo, estudo, laudo ou relatório ambiental total ou parcialmente falso ou enganoso, inclusive por omissão:

    Pena - reclusão, de 3 (três) a 6 (seis) anos, e multa.

  • Sério que tem que decorar as penas agora? Aff

  • Art. 69-A. Elaborar ou apresentar, no licenciamento, concessão florestal ou qualquer outro procedimento administrativo, estudo, laudo ou relatório ambiental total ou parcialmente falso ou enganoso, inclusive por omissão:

    Pena - reclusão, de 3 (três) a 6 (seis) anos, e multa.

    Art. 29. Matar, perseguir, caçar, apanhar, ou utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a autorização obtida

    pena é detenção de seis meses a um ano, e multa.

  • o negocio é fazer um tabelao dessas penas, e ver quais são iguais, pelo menos dar uma enxugada de alguma forma...

  • É só lembrar que as penas relativas aos crimes ambientas são ridiculas e que são pequenas de mais.

  • Lembrando da nova qualificadora no crime de maus-tratos:

    Art. 32. Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos

    ...

    § 1º-A Quando se tratar de cão ou gato, a pena para as condutas descritas no caput deste artigo será de reclusão, de 2 (dois) a 5 (cinco) anos, multa e proibição da guarda.      (Incluído pela Lei nº 14.064, de 2020)

  • PENAS DA LEI 9605/98:

    DETENÇÃO

    1 mês a 6 meses

    3 meses a 1 ano

    6 meses a 1 ano

    1 ano a 3 anos*

    RECLUSÃO

    1 a 2 anos

    1 a 3 anos*

    1 a 4 anos

    1 a 5 anos

    2 a 4 anos

    3 a 6 anos

    CONCLUSÕES SEGURAS

    --> se o mínimo da pena prevista for em meses: só poderá ser de detenção

    --> se for de 1 a 3 anos: poderá ser detenção ou reclusão

    --> se for só em anos, mas diferente de 1 a 3 anos: só poderá ser de reclusão

    FONTE: COMENTÁRIO DE ALGUM COLEGA AQUI DO QC - Comentário da Lu Callegario na Q934340.

  • A questão exige conhecimento acerca da Resolução n. 237 - CONAMA e da Lei n. 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais) e pede ao candidato que julgue os itens que seguem. Vejamos:

    I. O licenciamento ambiental é o procedimento através do qual o governo municipal autoriza uma entidade privada a explorar recursos naturais de uma área de preservação ambiental, sem que dessa organização privada seja exigida qualquer contrapartida ou reparação do dano causado. 

    Falso. Na verdade, o licenciamento ambiental é procedimento administrativo pelo qual o órgão ambiental licencia determinadas ações e caso sobrevenha dano ao meio ambiente haverá responsabilidade objetiva sobre o causador. Aplicação do art. 1º, I, da Res. 237, CONAMA: Art. 1º - Para efeito desta Resolução são adotadas as seguintes definições: I - Licenciamento Ambiental: procedimento administrativo pelo qual o órgão ambiental competente licencia a localização, instalação, ampliação e a operação de empreendimentos e atividades utilizadoras de recursos ambientais , consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras ou daquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradação ambiental, considerando as disposições legais e regulamentares e as normas técnicas aplicáveis ao caso. E também aplicação do art. 225, § 3º, CF: § 3º As condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitarão os infratores, pessoas físicas ou jurídicas, a sanções penais e administrativas, independentemente da obrigação de reparar os danos causados.

    II. Matar, perseguir, caçar, apanhar, ou utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a autorização obtida, é um crime ambiental, nos termos da Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, cuja pena é a detenção de três a seis anos, ou multa.

    Falso. De fato, trata-se de crime ambiental, porém, a pena é de detenção de 06 meses a 1 ano e não de 3 a 6 anos, nos termos do art. 29 da Lei de Crimes Ambientais: Art. 29. Matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida: Pena - detenção de seis meses a um ano, e multa.

    Portanto, ambos os itens são falsos.

    Gabarito: D

  • PENAS DA LEI 9605/98:

    DETENÇÃO

    1 mês a 6 meses

    3 meses a 1 ano

    6 meses a 1 ano

    1 ano a 3 anos*

    RECLUSÃO

    1 a 2 anos

    1 a 3 anos*

    1 a 4 anos

    1 a 5 anos

    2 a 4 anos

    3 a 6 anos

    CONCLUSÕES SEGURAS

    --> se o mínimo da pena prevista for em meses: só poderá ser de detenção

    --> se for de 1 a 3 anos: poderá ser detenção ou reclusão

    --> se for só em anos, mas diferente de 1 a 3 anos: só poderá ser de reclusão

    FONTE: COMENTÁRIO DE ALGUM COLEGA AQUI DO QC


ID
4219201
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Pariconha - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Direito Ambiental
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. O licenciamento ambiental é um procedimento obrigatório para a instalação de qualquer negócio, em qualquer área de atuação ou localização geográfica. Para obter uma licença ambiental, basta à entidade privada responsável pelo empreendimento pagar uma taxa equivalente a 1% do valor do projeto ao governo municipal.

II. No contexto do gerenciamento de projetos, a gestão do tempo limita-se ao desenvolvimento do orçamento e da estrutura analítica do projeto (EAP).


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    I - Errado:  Resolução 237/97 do CONAMA. Art. 1º, I cc art. 10.

    O licenciamento ambiental não é obrigatório em todos os negócios, área de atuação e localização, cabível nos casos de empreendimentos e atividades que utilizem recursos ambientais, efetiva ou potencialmente poluidoras, ou ainda que possam causar degradação ambiental. 

    Quanto ao procedimento requer a apresentação de documentos, projetos e estudos ambientais com a devida a análise por órgão competente e parecer técnico conclusivo.

    II - Errado: Dentre as atividades envolvidas no gerenciamento do tempo, pode-se citar: a criação de um cronograma detalhado, a sequência das atividades a serem realizadas, o monitoramento deste cronograma. Possui como principal objetivo garantir que o projeto seja feito dentro do prazo necessário. 

    O desenvolvimento do orçamento está atrelado a gestão dos custos. Já a estrutura analítica do projeto (EAP) se encontra no grupo de processos do projeto, na etapa de planejamento que consiste em subdividir as "entregas" em etapas menores para que seja mais fácil o gerenciamento. (Fonte: material do estratégia - PDF adm. pública).

  • A questão exige conhecimento acerca da Resolução n. 237/1997 CONAMA e administração geral (gestão de qualidade) e pede ao candidato que julgue os itens que seguem. Vejamos:

    I. O licenciamento ambiental é um procedimento obrigatório para a instalação de qualquer negócio, em qualquer área de atuação ou localização geográfica. Para obter uma licença ambiental, basta à entidade privada responsável pelo empreendimento pagar uma taxa equivalente a 1% do valor do projeto ao governo municipal.

    Falso. A Resolução CONAMA no art. 2º, § 1º e seu anexo traz as atividades que estão sujeitas ao licenciamento ambiental. Além disto, na referida resolução não consta sobre o pagamento da taxa equivalente a 1% do projeto para que a licença seja concedida. Na verdade, o art. 10 traz as etapas que o procedimento de licenciamento ambiental deve obedecer. § 1º- Estão sujeitos ao licenciamento ambiental os empreendimentos e as atividades relacionadas no Anexo 1, parte integrante desta Resolução.

    II. No contexto do gerenciamento de projetos, a gestão do tempo limita-se ao desenvolvimento do orçamento e da estrutura analítica do projeto (EAP).

    Falso. Na verdade, a gestão do tempo do projeto não se limita ao desenvolvimento do orçamento e da estrutura analítica do projeto (EAP). A gestão do tempo do projeto alcança todas as etapas do projeto, porque como tem duração limitada, deve ser totalmente gerenciado para que entregue o que lhe foi solicitado dentro do prazo.

    Portanto, os dois itens são falsos.

    Gabarito: D


ID
4219204
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Pariconha - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. Um cronograma realista contribui favoravelmente para o gerenciamento do tempo em um projeto.
II. No Google Chrome, o usuário pode controlar o seu histórico e outros dados de navegação, como as entradas de formulários guardadas, além de eliminar todos os dados ou apenas alguns de um intervalo de tempo específico, através da ferramenta "Limpar dados de navegação".

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO -A

    I. ( OK )

     II. No Google Chrome, o usuário pode controlar o seu histórico e outros dados de navegação, como as entradas de formulários guardadas, além de eliminar todos os dados ou apenas alguns de um intervalo de tempo específico, através da ferramenta "Limpar dados de navegação".( CORRETO )

    Podemos fazer isso através do Limpar dados de navegação.

    No computador, abra o Chrome.

    No canto superior direito, clique em Mais ( Três pontinhos ).

    Clique em Mais ferramentas  Limpar dados de navegação.

    ___________________________________

    Bons estudos!

  • Dica extra: Atalho para "Limpar Dados de Navegação" no Chrome: Ctrl+Shift+Del

  • Eu adoro como essa banca faz questões com uma assertiva sobre o tema e outra sobre outro tema nada a ver

  • que bom. Acertei até mesmo de Engenharia.


ID
4219207
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Pariconha - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Direito Ambiental
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. O caminho crítico do diagrama de rede do projeto determina a duração mínima que esse projeto pode ter.
II. As penas de interdição temporária de direito, nos termos da lei Nº 9.605/98, são a proibição de o condenado contratar com o Poder Público, de receber incentivos fiscais ou quaisquer outros benefícios, bem como de participar de licitações, pelo prazo de cinco anos, no caso de crimes dolosos, e de três anos, no de crimes culposos.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • proibição de o condenado contratar com o Poder Público, de receber incentivos fiscais ou quaisquer outros benefícios, bem como de participar de licitações, pelo prazo de cinco anos, no caso de crimes dolosos, e de três anos, no de crimes culposos.

  • Art. 10.Lei 9605/98. As penas de interdição temporária de direito são a proibição de o condenado contratar com o Poder Público, de receber incentivos fiscais ou quaisquer outros benefícios, bem como de participar de licitações, pelo prazo de cinco anos, no caso de crimes dolosos, e de três anos, no de crimes culposos.

  • a) As duas são verdadeiras

  • GABARITO LETRA A - As duas afirmativas são verdadeiras

    I - VERDADEIRA

    Lei 9605/98 em seu art. 10 diz que "As penas de interdição temporária de direito são a proibição de o condenado contratar com o Poder Público, de receber incentivos fiscais ou quaisquer outros benefícios, bem como de participar de licitações, pelo prazo de cinco anos, no caso de crimes dolosos, e de três anos, no de crimes culposos."

    II - VERDADEIRA

    Caminho crítico é a sequência de atividades que representa o caminho mais longo de um projeto, a qual determina a menor duração possível. Complementarmente, o Método do Caminho Crítico – MCC (ou Critical Path Method – CPM, em inglês) é o método usado para estimar a duração mínima do projeto e para determinar o grau de flexibilidade nos caminhos lógicos da rede dentro do modelo do cronograma. (Fonte: Blog Gran Cursos)

  • Vale salientar que para pessoas jurídicas não pode exceder 10 anos

    Art. 22. As penas restritivas de direitos da pessoa jurídica são:

    I - suspensão parcial ou total de atividades;

    II - interdição temporária de estabelecimento, obra ou atividade;

    III - proibição de contratar com o Poder Público, bem como dele obter subsídios, subvenções ou doações.

    ..........................................................

    § 3º A proibição de contratar com o Poder Público e dele obter subsídios, subvenções ou doações não poderá exceder o prazo de dez anos.

  • A questão exige conhecimento sobre gerenciamento de projetos e da Lei n. 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais) e pede ao candidato que julgue os itens que seguem. Vejamos:

    I. O caminho crítico do diagrama de rede do projeto determina a duração mínima que esse projeto pode ter.

    Verdadeiro. O caminho crítico representa a sequência mais longa de atividades do projeto, do início ao fim, que deve ser iniciada e completada exatamente como planejado para garantir que o projeto seja concluído dentro do prazo. Em síntese, o caminho crítico apresenta a menor duração possível para o que projeto seja finalizado completando todas as suas atividades.

    II. As penas de interdição temporária de direito, nos termos da lei Nº 9.605/98, são a proibição de o condenado contratar com o Poder Público, de receber incentivos fiscais ou quaisquer outros benefícios, bem como de participar de licitações, pelo prazo de cinco anos, no caso de crimes dolosos, e de três anos, no de crimes culposos.

    Verdadeiro. Inteligência do art. 10, da Lei de Crimes Ambientais: Art. 10. As penas de interdição temporária de direito são a proibição de o condenado contratar com o Poder Público, de receber incentivos fiscais ou quaisquer outros benefícios, bem como de participar de licitações, pelo prazo de cinco anos, no caso de crimes dolosos, e de três anos, no de crimes culposos.

    Portanto, ambos os itens são verdadeiros.

    Gabarito: A


ID
4219210
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Pariconha - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Direito Ambiental
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. Antes de finalizar um cronograma, é necessário determinar as atividades que ele irá conter.
II. O procedimento de licenciamento ambiental, no Brasil, compreende uma análise cuidadosa do impacto que poderá ser causado por um projeto ou empreendimento na natureza. No entanto, ainda que o empreendimento tenha um elevado risco de impacto ambiental, o mesmo sempre será autorizado a ter início sem que seja cobrada qualquer contrapartida ou compromisso de reparo ao meio ambiente.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Segunda parte tá errada porque empreendimentos com possível degradação ambiental significativa é-se exigido EIA-RIMA antes da concessão da licença.

  • Art. 225. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá- lo para as presentes e futuras gerações.

    § 1º Para assegurar a efetividade desse direito, incumbe ao Poder Público:

    IV - exigir, na forma da lei, para instalação de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradação do meio ambiente, estudo prévio de impacto ambiental, a que se dará publicidade.


ID
4219213
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Pariconha - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Direito Ambiental
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. Provocar, pela emissão de efluentes ou carreamento de materiais, o perecimento de espécimes da fauna aquática existentes em rios, lagos, açudes, lagoas, baías ou águas jurisdicionais brasileiras é crime passível de pena de detenção, multa, ou ambas cumulativamente, exceto quando o autor estiver acompanhado do proprietário do terreno ou portando autorização para tal fim.
II. À luz da Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, as penas restritivas de direitos da pessoa jurídica são: a suspensão parcial ou total de atividades; a interdição temporária de estabelecimento, obra ou atividade; a proibição de contratar com o Poder Público, bem como dele obter subsídios, subvenções ou doações.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Art. 33. Provocar, pela emissão de efluentes ou carreamento de materiais, o perecimento de espécimes da fauna aquática existentes em rios, lagos, açudes, lagoas, baías ou águas jurisdicionais brasileiras:

    Pena - detenção, de um a três anos, ou multa, ou ambas cumulativamente.

    SEM EXCEÇÃO!!

  • I. (ERRADA) Provocar, pela emissão de efluentes ou carreamento de materiais, o perecimento de espécimes da fauna aquática existentes em rios, lagos, açudes, lagoas, baías ou águas jurisdicionais brasileiras é crime passível de pena de detenção, multa, ou ambas cumulativamente, exceto quando o autor estiver acompanhado do proprietário do terreno ou portando autorização para tal fim. 

    Art. 33, Lei 9605/98. Provocar, pela emissão de efluentes ou carreamento de materiais, o perecimento de espécimes da fauna aquática existentes em rios, lagos, açudes, lagoas, baías ou águas jurisdicionais brasileiras:

    Pena - detenção, de um a três anos, ou multa, ou ambas cumulativamente.

    Parágrafo único. Incorre nas mesmas penas:

    I - quem causa degradação em viveiros, açudes ou estações de aqüicultura de domínio público;

    II - quem explora campos naturais de invertebrados aquáticos e algas, sem licença, permissão ou autorização da autoridade competente;

    III - quem fundeia embarcações ou lança detritos de qualquer natureza sobre bancos de moluscos ou corais, devidamente demarcados em carta náutica.

    II. (CORRETA) À luz da Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, as penas restritivas de direitos da pessoa jurídica são: a suspensão parcial ou total de atividades; a interdição temporária de estabelecimento, obra ou atividade; a proibição de contratar com o Poder Público, bem como dele obter subsídios, subvenções ou doações.

    Art. 22. Lei 9605/98. As penas restritivas de direitos da pessoa jurídica são:

    I - suspensão parcial ou total de atividades;

    II - interdição temporária de estabelecimento, obra ou atividade;

    III - proibição de contratar com o Poder Público, bem como dele obter subsídios, subvenções ou doações.

  • A questão exige conhecimento acerca da Lei n. 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais) e pede ao candidato que julgue os itens a seguir. Vejamos:

    I. Provocar, pela emissão de efluentes ou carreamento de materiais, o perecimento de espécimes da fauna aquática existentes em rios, lagos, açudes, lagoas, baías ou águas jurisdicionais brasileiras é crime passível de pena de detenção, multa, ou ambas cumulativamente, exceto quando o autor estiver acompanhado do proprietário do terreno ou portando autorização para tal fim. 

    Falso. Ainda quando o autor estiver acompanhado do proprietário do terreno ou portanto autorização para tal fim será caracterizado o crime. Noutras palavras: não há exceção. Aplicação do art. 33, caput, da Lei de Crimes Ambientais: Art. 33. Provocar, pela emissão de efluentes ou carreamento de materiais, o perecimento de espécimes da fauna aquática existentes em rios, lagos, açudes, lagoas, baías ou águas jurisdicionais brasileiras: Pena - detenção, de um a três anos, ou multa, ou ambas cumulativamente.

    II. À luz da Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, as penas restritivas de direitos da pessoa jurídica são: a suspensão parcial ou total de atividades; a interdição temporária de estabelecimento, obra ou atividade; a proibição de contratar com o Poder Público, bem como dele obter subsídios, subvenções ou doações.

    Verdadeiro. Inteligência do art. 22 da Lei de Crimes Ambientais: Art. 22. As penas restritivas de direitos da pessoa jurídica são: I - suspensão parcial ou total de atividades; II - interdição temporária de estabelecimento, obra ou atividade; III - proibição de contratar com o Poder Público, bem como dele obter subsídios, subvenções ou doações.

    Portanto, o item I é falso e o item II é verdadeiro.

    Gabarito: C

  • OBS : NÃO CONFUNDA AS PENAS RESTRITIVAS DE DIREITOS APLICADAS A PJ DAQUELAS APLICADAS A PESSOA FÍSICA. VEJAMOS:

    LEI 9605

    Art. 8º As penas restritivas de direito são: (APLICÁVEL AS PF)

    I - prestação de serviços à comunidade;

    II - interdição temporária de direitos;

    III - suspensão parcial ou total de atividades;

    IV - prestação pecuniária;

    V - recolhimento domiciliar.

    Art. 10. As penas de interdição temporária de direito são a proibição de o condenado contratar com o Poder Público, de receber incentivos fiscais ou quaisquer outros benefícios, bem como de participar de licitações, pelo prazo de cinco anos, no caso de crimes dolosos, e de três anos, no de crimes culposos.

    Art. 22. As penas restritivas de direitos da pessoa jurídica são:

    I - suspensão parcial ou total de atividades;

    II - interdição temporária de estabelecimento, obra ou atividade;

    III - proibição de contratar com o Poder Público, bem como dele obter subsídios, subvenções ou doações.

    OBS: A proibição de contratar com o Poder Público e dele obter subsídios, subvenções ou doações não poderá exceder o prazo de dez anos.

    OBS: PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS À COMUNIDADE QUANDO APLICADA A PF - É PRD, QUANDO APLICADO A PJ É PENA AUTÔNOMA.

    Art. 21. As penas aplicáveis isolada, cumulativa ou alternativamente às pessoas jurídicas, de acordo com o disposto no art. 3º, são:

    I - multa;

    II - restritivas de direitos;

    III - prestação de serviços à comunidade.

    ESPERO TER AJUDADO!


ID
4219216
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Pariconha - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Direito Ambiental
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. O gerenciamento do tempo compreende os esforços necessários ao desenvolvimento e controle de um orçamento realista para o projeto.
II. Para os efeitos da lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, considera-se pesca todo ato tendente a retirar, ressarcir, coletar, apanhar, desprender, incluir ou capturar espécimes dos grupos dos peixes, crustáceos, moluscos e vegetais hidróbios, não suscetíveis de aproveitamento econômico, ressalvadas as espécies ameaçadas de extinção, constantes nas listas oficiais da fauna e da flora.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Art. 36. Para os efeitos desta Lei, considera-se pesca todo ato tendente a retirar, extrair, coletar, apanhar, apreender ou capturar espécimes dos grupos dos peixes, crustáceos, moluscos e vegetais hidróbios, suscetíveis ou não de aproveitamento econômico, ressalvadas as espécies ameaçadas de extinção, constantes nas listas oficiais da fauna e da flora.

  • Resposta letra D.

    I. O gerenciamento do tempo compreende os esforços necessários ao desenvolvimento e controle de um orçamento realista para o projeto. 

    Gerenciamento de tempo é o ato ou processo de planejamento e execução do controle consciente sobre a quantidade de tempo gasta com atividades específicas, especialmente para aumentar a efetividade, eficiência e produtividade.

    II. Para os efeitos da lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, considera-se pesca todo ato tendente a retirar, ressarcir, coletar, apanhar, desprender, incluir ou capturar espécimes dos grupos dos peixes, crustáceos, moluscos e vegetais hidróbios, não suscetíveis de aproveitamento econômico, ressalvadas as espécies ameaçadas de extinção, constantes nas listas oficiais da fauna e da flora.

    Art. 36. Para os efeitos desta Lei, considera-se pesca todo ato tendente a retirar, extrair, coletar, apanhar, apreender ou capturar espécimes dos grupos dos peixes, crustáceos, moluscos e vegetais hidróbios, suscetíveis ou não de aproveitamento econômico, ressalvadas as espécies ameaçadas de extinção, constantes nas listas oficiais da fauna e da flora.

  • I. O gerenciamento do tempo compreende os esforços necessários ao desenvolvimento e controle de um orçamento realista para o projeto. 

    Gerenciamento de tempo é o ato ou processo de planejamento e execução do controle consciente sobre a quantidade de tempo gasta com atividades específicas, especialmente para aumentar a efetividade, eficiência e produtividade.

    II. Para os efeitos da lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, considera-se pesca todo ato tendente a retirar, ressarcir, coletar, apanhar, desprender, incluir ou capturar espécimes dos grupos dos peixes, crustáceos, moluscos e vegetais hidróbios, não suscetíveis de aproveitamento econômico, ressalvadas as espécies ameaçadas de extinção, constantes nas listas oficiais da fauna e da flora.

    Art. 36. Para os efeitos desta Lei, considera-se pesca todo ato tendente a retirar, extrair, coletar, apanhar, apreender ou capturar espécimes dos grupos dos peixes, crustáceos, moluscos e vegetais hidróbios, suscetíveis ou não de aproveitamento econômico, ressalvadas as espécies ameaçadas de extinção, constantes nas listas oficiais da fauna e da flora.

  • Art. 36. Para os efeitos desta Lei, considera-se pesca todo ato tendente a retirar, extrair, coletar, apanhar, apreender ou capturar espécimes dos grupos dos peixes, crustáceos, moluscos e vegetais hidróbios, suscetíveis ou não de aproveitamento econômico, ressalvadas as espécies ameaçadas de extinção, constantes nas listas oficiais da fauna e da flora.

  • Para os efeitos da lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, considera-se pesca todo ato tendente a retirar, ressarcir, coletar, apanhar, desprender, incluir ou capturar espécimes dos grupos dos peixes, crustáceos, moluscos e vegetais hidróbios, não suscetíveis (Errado) de aproveitamento econômico, ressalvadas as espécies ameaçadas de extinção, constantes nas listas oficiais da fauna e da flora.


ID
4219219
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Pariconha - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

ÉTICA, VALORES E REGRAS


A qualidade no serviço público está diretamente relacionada ao comportamento dos agentes públicos. Esse comportamento, por sua vez, pode ser moldado através de ações regulares e institucionais de divulgação dos princípios éticos, valores e regras que se deseja seguir na instituição.

Os valores e regras devem ser internalizados no âmbito da organização pública. Para tanto, devem ser divulgados e devidamente compreendidos por todos. O código de ética ou conduta, por exemplo, deve ser veiculado em canais internos e externos e seu conteúdo deve ser repassado aos servidores e prestadores de serviço terceirizado periodicamente.

Além disso, canais de orientação e apoio são fundamentais para que as regras e valores sejam assimilados, com vistas à promoção de um ambiente de trabalho em que os dilemas sejam enfrentados e resolvidos com naturalidade.

Além da divulgação interna, é importante que o compromisso da organização com os valores éticos seja comunicado aos seus conveniados e contratados – fornecedores, prestadores de serviço e consultores – considerando que eles fazem parte do dia a dia da administração pública e participam, direta ou indiretamente, da execução das políticas públicas.


Adaptado. Fonte: http://bit.ly/2SrNzzQ.

Com base no texto 'ÉTICA, VALORES E REGRAS', leia as afirmativas a seguir:

I. O texto defende que, além da divulgação interna, é importante que o compromisso da organização pública com os valores éticos seja comunicado aos seus conveniados e contratados – fornecedores, prestadores de serviço e consultores – considerando que eles fazem parte do dia a dia da administração pública embora não participem da execução das políticas públicas.
II. De acordo com o texto, a qualidade no serviço público está diretamente relacionada ao comportamento dos agentes públicos. Esse comportamento, por sua vez, pode ser moldado através de ações regulares e institucionais de divulgação dos princípios éticos, valores e regras que se deseja seguir na instituição.
III. De acordo com o texto, os valores e as regras devem ser internalizados no âmbito da organização pública. Para tanto, defende o texto, devem ser divulgados e devidamente compreendidos por todos.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
4219222
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Pariconha - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

ÉTICA, VALORES E REGRAS


A qualidade no serviço público está diretamente relacionada ao comportamento dos agentes públicos. Esse comportamento, por sua vez, pode ser moldado através de ações regulares e institucionais de divulgação dos princípios éticos, valores e regras que se deseja seguir na instituição.

Os valores e regras devem ser internalizados no âmbito da organização pública. Para tanto, devem ser divulgados e devidamente compreendidos por todos. O código de ética ou conduta, por exemplo, deve ser veiculado em canais internos e externos e seu conteúdo deve ser repassado aos servidores e prestadores de serviço terceirizado periodicamente.

Além disso, canais de orientação e apoio são fundamentais para que as regras e valores sejam assimilados, com vistas à promoção de um ambiente de trabalho em que os dilemas sejam enfrentados e resolvidos com naturalidade.

Além da divulgação interna, é importante que o compromisso da organização com os valores éticos seja comunicado aos seus conveniados e contratados – fornecedores, prestadores de serviço e consultores – considerando que eles fazem parte do dia a dia da administração pública e participam, direta ou indiretamente, da execução das políticas públicas.


Adaptado. Fonte: http://bit.ly/2SrNzzQ.

Com base no texto 'ÉTICA, VALORES E REGRAS', leia as afirmativas a seguir:

I. De acordo com o texto, a adoção de princípios éticos nas organizações públicas constitui um desafio constante que pode ser contornado através de medidas educativas voltadas para a sociedade e para os familiares dos agentes públicos, principalmente.
II. De acordo com o texto, os canais de orientação e apoio são fundamentais para que as regras e valores sejam assimilados na organização pública, com vistas à promoção de um ambiente de trabalho em que os dilemas são ignorados e agravados regularmente.
III. O texto defende que o código de ética ou conduta deve ser veiculado em canais internos e externos e seu conteúdo deve ser repassado aos servidores e prestadores de serviço terceirizado periodicamente na organização.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
4219225
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Pariconha - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Boas práticas de atendimento


O atendimento ao usuário dos serviços públicos é um importante esforço em prol da qualidade na organização. Para prestar um bom atendimento ao cidadão, é recomendável seguir algumas etapas:

• O servidor deve procurar saudar o cliente (dando bom dia, boa tarde ou boa noite, por exemplo) e apresentar-se;

• É importante usar de boa dicção e um tom de voz agradável (com um sorriso no rosto) ao lidar com o usuário dos serviços;

• Atendimento personalizado (chamar sempre o cliente pelo nome);

• Buscar o entendimento da demanda do cidadão é necessário para prestar um bom atendimento. Assim, é importante fazer perguntas relacionadas ao problema do usuário;

• A linguagem do servidor, ao atender um cidadão, deve ser apropriada e respeitosa;

• Demostrar interesse e dar sinais de que está atento ao que o cidadão diz também são práticas recomendáveis;

• O servidor deve demonstrar entusiasmo e energia em ajudar o cidadão;

• A empatia (a capacidade psicológica para sentir o que sentiria uma outra pessoa caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela) é uma característica importante para os profissionais que mantém contato direto com os usuários dos serviços;

Algumas práticas devem ser evitadas em um atendimento, tais como interromper o usuário; discutir, mesmo não concordando com o cidadão; fazer julgamentos precipitados sobre o problema do usuário; tentar adivinhar o que a outra pessoa quer dizer; usar de brincadeiras, piadas ou intimidades inadequadas; usar gírias e deixar o usuário aguardando pela solução do problema por um tempo excessivo, por exemplo. 


Adaptado. Fonte: http://bit.ly/2Q9RnnV.

Com base no texto 'Boas práticas de atendimento', leia as afirmativas a seguir:

I. Ao realizar o atendimento, o servidor deve procurar saudar o cliente (dando bom dia, boa tarde ou boa noite, por exemplo) e apresentar-se, de acordo com o texto.
II. Algumas práticas devem ser evitadas em um atendimento, tais como usar de brincadeiras, piadas ou intimidades inadequadas; usar gírias e informar ao usuário qual o prazo estimado para a resolução do seu problema, por exemplo, de acordo com o texto.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
4219231
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Pariconha - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Boas práticas de atendimento


O atendimento ao usuário dos serviços públicos é um importante esforço em prol da qualidade na organização. Para prestar um bom atendimento ao cidadão, é recomendável seguir algumas etapas:

• O servidor deve procurar saudar o cliente (dando bom dia, boa tarde ou boa noite, por exemplo) e apresentar-se;

• É importante usar de boa dicção e um tom de voz agradável (com um sorriso no rosto) ao lidar com o usuário dos serviços;

• Atendimento personalizado (chamar sempre o cliente pelo nome);

• Buscar o entendimento da demanda do cidadão é necessário para prestar um bom atendimento. Assim, é importante fazer perguntas relacionadas ao problema do usuário;

• A linguagem do servidor, ao atender um cidadão, deve ser apropriada e respeitosa;

• Demostrar interesse e dar sinais de que está atento ao que o cidadão diz também são práticas recomendáveis;

• O servidor deve demonstrar entusiasmo e energia em ajudar o cidadão;

• A empatia (a capacidade psicológica para sentir o que sentiria uma outra pessoa caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela) é uma característica importante para os profissionais que mantém contato direto com os usuários dos serviços;

Algumas práticas devem ser evitadas em um atendimento, tais como interromper o usuário; discutir, mesmo não concordando com o cidadão; fazer julgamentos precipitados sobre o problema do usuário; tentar adivinhar o que a outra pessoa quer dizer; usar de brincadeiras, piadas ou intimidades inadequadas; usar gírias e deixar o usuário aguardando pela solução do problema por um tempo excessivo, por exemplo. 


Adaptado. Fonte: http://bit.ly/2Q9RnnV.

Com base no texto 'Boas práticas de atendimento', leia as afirmativas a seguir:

I. O servidor deve demonstrar entusiasmo e energia em ajudar o cidadão, procurando realizar um atendimento personalizado (chamar sempre o cliente pelo nome), de acordo com o texto.
II. A empatia, ou seja, a capacidade psicológica para sentir o que sentiria uma outra pessoa caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela, é uma característica pouco relevante para os profissionais que mantém contato direto com os usuários dos serviços públicos, de acordo com o texto.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
4219234
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Pariconha - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Boas práticas de atendimento


O atendimento ao usuário dos serviços públicos é um importante esforço em prol da qualidade na organização. Para prestar um bom atendimento ao cidadão, é recomendável seguir algumas etapas:

• O servidor deve procurar saudar o cliente (dando bom dia, boa tarde ou boa noite, por exemplo) e apresentar-se;

• É importante usar de boa dicção e um tom de voz agradável (com um sorriso no rosto) ao lidar com o usuário dos serviços;

• Atendimento personalizado (chamar sempre o cliente pelo nome);

• Buscar o entendimento da demanda do cidadão é necessário para prestar um bom atendimento. Assim, é importante fazer perguntas relacionadas ao problema do usuário;

• A linguagem do servidor, ao atender um cidadão, deve ser apropriada e respeitosa;

• Demostrar interesse e dar sinais de que está atento ao que o cidadão diz também são práticas recomendáveis;

• O servidor deve demonstrar entusiasmo e energia em ajudar o cidadão;

• A empatia (a capacidade psicológica para sentir o que sentiria uma outra pessoa caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela) é uma característica importante para os profissionais que mantém contato direto com os usuários dos serviços;

Algumas práticas devem ser evitadas em um atendimento, tais como interromper o usuário; discutir, mesmo não concordando com o cidadão; fazer julgamentos precipitados sobre o problema do usuário; tentar adivinhar o que a outra pessoa quer dizer; usar de brincadeiras, piadas ou intimidades inadequadas; usar gírias e deixar o usuário aguardando pela solução do problema por um tempo excessivo, por exemplo. 


Adaptado. Fonte: http://bit.ly/2Q9RnnV.

Com base no texto 'Boas práticas de atendimento', leia as afirmativas a seguir:

I. É importante, no atendimento, usar de boa dicção e um tom de voz agradável (com um sorriso no rosto) ao lidar com o usuário dos serviços, de acordo com o texto.
II. Demostrar interesse e dar sinais de que está atento ao que o cidadão diz são práticas recomendáveis a um bom atendimento, afirma o texto. A linguagem do servidor, ao atender um cidadão, deve ser apropriada e respeitosa, de acordo com o texto.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
4219237
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Pariconha - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Excel e business intelligence

No Excel, é possível usar Tabelas Dinâmicas e outras ferramentas de business intelligence para analisar dados e, assim, tomar decisões mais consistentes. Essas ferramentas permitem analisar grandes quantidades de dados na planilha, elaborar gráficos e compreender tendências e comportamentos relevantes para o seu trabalho.

No Excel, é possível analisar dados em uma ou várias tabelas e criar relatórios interativos e visuais que você pode compartilhar com outras pessoas com quem esteja desenvolvendo um projeto, por exemplo. É possível, ainda, tomar melhores decisões olhando para seus dados de diferentes ângulos em um relatório de Tabela Dinâmica. O Excel o ajuda a começar recomendando um relatório adequado para seus dados.

Após criar uma Tabela Dinâmica baseada em dados de uma planilha, dados externos ou várias tabelas, você pode acessar a “Lista de Campos” para adicionar, organizar e remover campos em seu relatório de Tabela Dinâmica a qualquer momento.

Para uma apresentação visual, é possível criar um Gráfico Dinâmico com controles de filtragem interativos para poder analisar um subconjunto de seus dados. O Excel pode até recomendar um Gráfico Dinâmico para seus dados. Se você deseja apenas um gráfico interativo, não é necessário criar uma Tabela Dinâmica.

Se você desejar excluir uma Tabela Dinâmica, o truque é selecioná-la inteira antes de pressionar “Excluir”, mesmo quando há muitos dados.


Adaptado. Fonte: http://bit.ly/2SG0kH7.

Com base no texto 'Excel e business intelligence', leia as afirmativas a seguir:


I. No Excel, para uma apresentação visual, é possível criar um Gráfico Estático com controles de filtragem interativos para poder analisar a totalidade de seus dados armazenados no computador, de acordo com o texto.

II. O Excel pode recomendar um relatório adequado para os dados do usuário, de acordo com o texto.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Essa questão exige do candidato conhecimentos acerca do MS Excel.

    Analisando as alternativas teremos:

    O item I está errado pois, de acordo com o texto, é possível criar um Gráfico Dinâmico com controles de filtragem interativos para poder analisar um subconjunto de seus dados e não a totalidade.

    O item II está verdadeiro pois, de acordo com o texto, o Excel ajuda o usuário ao recomendar um relatório adequado para seus dados.

    Diante disso, afirmativa I é falsa, e a II é verdadeira.


    Gabarito do Professor: Letra C.
  • I. No Excel, para uma apresentação visual, é possível criar um Gráfico Estático com controles de filtragem interativos para poder analisar a totalidade de seus dados armazenados no computador, de acordo com o texto.

    Errado.

    O texto correto seria o seguinte:

    No Excel, para uma apresentação visual, é possível criar um Gráfico Dinâmico com controles de filtragem interativos para poder analisar um subconjunto de seus dados armazenados no computador, de acordo com o texto.

    II. O Excel pode recomendar um relatório adequado para os dados do usuário, de acordo com o texto.

    Certo.

    Portanto, gabarito C: a afirmativa II é verdadeira e a I é falsa.


ID
4219240
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Pariconha - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Excel e business intelligence

No Excel, é possível usar Tabelas Dinâmicas e outras ferramentas de business intelligence para analisar dados e, assim, tomar decisões mais consistentes. Essas ferramentas permitem analisar grandes quantidades de dados na planilha, elaborar gráficos e compreender tendências e comportamentos relevantes para o seu trabalho.

No Excel, é possível analisar dados em uma ou várias tabelas e criar relatórios interativos e visuais que você pode compartilhar com outras pessoas com quem esteja desenvolvendo um projeto, por exemplo. É possível, ainda, tomar melhores decisões olhando para seus dados de diferentes ângulos em um relatório de Tabela Dinâmica. O Excel o ajuda a começar recomendando um relatório adequado para seus dados.

Após criar uma Tabela Dinâmica baseada em dados de uma planilha, dados externos ou várias tabelas, você pode acessar a “Lista de Campos” para adicionar, organizar e remover campos em seu relatório de Tabela Dinâmica a qualquer momento.

Para uma apresentação visual, é possível criar um Gráfico Dinâmico com controles de filtragem interativos para poder analisar um subconjunto de seus dados. O Excel pode até recomendar um Gráfico Dinâmico para seus dados. Se você deseja apenas um gráfico interativo, não é necessário criar uma Tabela Dinâmica.

Se você desejar excluir uma Tabela Dinâmica, o truque é selecioná-la inteira antes de pressionar “Excluir”, mesmo quando há muitos dados.


Adaptado. Fonte: http://bit.ly/2SG0kH7.

Com base no texto 'Excel e business intelligence', leia as afirmativas a seguir:

I. No Excel, a Tabela Dinâmica pode ser utilizada para realizar uma apresentação de slides e, assim, comunicar a uma equipe um conjunto de instruções ou regras relacionadas ao ambiente de trabalho, de acordo com o texto.
II. O Excel pode recomendar um Gráfico Dinâmico para os dados do usuário contanto que esses dados estejam armazenados em um arquivo em formato .txt, de acordo com o texto.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Essa questão exige do candidato conhecimentos acerca do MS Excel.

    Analisando as alternativas teremos:

    O item I está falso pois, de acordo com o texto, no Excel, é possível usar Tabelas Dinâmicas e outras ferramentas de business intelligence para analisar dados e, assim, tomar decisões mais consistentes. Essas ferramentas permitem analisar grandes quantidades de dados na planilha, elaborar gráficos e compreender tendências e comportamentos relevantes para o seu trabalho.

    O item II está falso pois, de acordo com o texto, é possível criar uma Tabela Dinâmica baseada em dados de uma planilha, dados externos ou várias tabelas, você pode acessar a “Lista de Campos" para adicionar, organizar e remover campos em seu relatório de Tabela Dinâmica a qualquer momento. Dessa forma, não uma restrição quanto a origem dos dados serem, exclusivamente, de um arquivo em formato .txt.

    Diante disso, afirmativas I e II são falsas.


    Gabarito do Professor: Letra D.

  • GAB. D

    I. No Excel, a Tabela Dinâmica pode ser utilizada para realizar uma apresentação de slides e, assim, comunicar a uma equipe um conjunto de instruções ou regras relacionadas ao ambiente de trabalho, de acordo com o texto. FALSO

    TEXTO: ...é possível usar Tabelas Dinâmicas e outras ferramentas de business intelligence para analisar dados e, assim, tomar decisões mais consistentes. Essas ferramentas permitem analisar grandes quantidades de dados na planilha, elaborar gráficos e compreender tendências e comportamentos relevantes para o seu trabalho.

     II. O Excel pode recomendar um Gráfico Dinâmico para os dados do usuário contanto que esses dados estejam armazenados em um arquivo em formato .txt, de acordo com o texto. FALSO

    TEXTO.: ...é possível criar uma Tabela Dinâmica baseada em dados de uma planilha, dados externos ou várias tabelas, você pode acessar a “Lista de Campos" para adicionar, organizar e remover campos em seu relatório de Tabela Dinâmica a qualquer momento.


ID
4219243
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Pariconha - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Excel e business intelligence

No Excel, é possível usar Tabelas Dinâmicas e outras ferramentas de business intelligence para analisar dados e, assim, tomar decisões mais consistentes. Essas ferramentas permitem analisar grandes quantidades de dados na planilha, elaborar gráficos e compreender tendências e comportamentos relevantes para o seu trabalho.

No Excel, é possível analisar dados em uma ou várias tabelas e criar relatórios interativos e visuais que você pode compartilhar com outras pessoas com quem esteja desenvolvendo um projeto, por exemplo. É possível, ainda, tomar melhores decisões olhando para seus dados de diferentes ângulos em um relatório de Tabela Dinâmica. O Excel o ajuda a começar recomendando um relatório adequado para seus dados.

Após criar uma Tabela Dinâmica baseada em dados de uma planilha, dados externos ou várias tabelas, você pode acessar a “Lista de Campos” para adicionar, organizar e remover campos em seu relatório de Tabela Dinâmica a qualquer momento.

Para uma apresentação visual, é possível criar um Gráfico Dinâmico com controles de filtragem interativos para poder analisar um subconjunto de seus dados. O Excel pode até recomendar um Gráfico Dinâmico para seus dados. Se você deseja apenas um gráfico interativo, não é necessário criar uma Tabela Dinâmica.

Se você desejar excluir uma Tabela Dinâmica, o truque é selecioná-la inteira antes de pressionar “Excluir”, mesmo quando há muitos dados.


Adaptado. Fonte: http://bit.ly/2SG0kH7.

Com base no texto 'Excel e business intelligence', leia as afirmativas a seguir:

I. Se o usuário desejar excluir uma Tabela Dinâmica, ele deve selecioná-la inteira e, sem seguida, apagar a pasta de trabalho do Excel do diretório onde a mesma está armazenada, de acordo com o texto.
II. No Excel, é possível usar Tabelas Dinâmicas e outras ferramentas de business intelligence para analisar dados e, assim, tomar decisões mais consistentes, de acordo com o texto.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Essa questão exige do candidato conhecimentos acerca do MS Excel.

    Analisando as alternativas teremos:

    O item I está falso pois, de acordo com o último parágrafo do texto, no Excel, se você desejar excluir uma Tabela Dinâmica, o truque é selecioná-la inteira antes de pressionar “Excluir", mesmo quando há muitos dados. Logo, o texto não fala sobre a necessidade de se apagar a pasta de trabalho do Excel do diretório onde a mesma está armazenada, de acordo com o texto.

    O item II está verdadeiro pois, está de acordo com o primeiro parágrafo do texto.

    Diante disso, afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa. 


    Gabarito do Professor: Letra C.
  • Gab. C

    I. Se o usuário desejar excluir uma Tabela Dinâmica, ele deve selecioná-la inteira e, sem seguida, apagar a pasta de trabalho do Excel do diretório onde a mesma está armazenada, de acordo com o texto. FALSO

    Texto:

    Se você desejar excluir uma Tabela Dinâmica, o truque é selecioná-la inteira antes de pressionar “Excluir”, mesmo quando há muitos dados.

    II. No Excel, é possível usar Tabelas Dinâmicas e outras ferramentas de business intelligence para analisar dados e, assim, tomar decisões mais consistentes, de acordo com o texto. VERDADEIRO

    A cada dia produtivo, um degrau subido. HCCB


ID
4219246
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Pariconha - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Excel e business intelligence

No Excel, é possível usar Tabelas Dinâmicas e outras ferramentas de business intelligence para analisar dados e, assim, tomar decisões mais consistentes. Essas ferramentas permitem analisar grandes quantidades de dados na planilha, elaborar gráficos e compreender tendências e comportamentos relevantes para o seu trabalho.

No Excel, é possível analisar dados em uma ou várias tabelas e criar relatórios interativos e visuais que você pode compartilhar com outras pessoas com quem esteja desenvolvendo um projeto, por exemplo. É possível, ainda, tomar melhores decisões olhando para seus dados de diferentes ângulos em um relatório de Tabela Dinâmica. O Excel o ajuda a começar recomendando um relatório adequado para seus dados.

Após criar uma Tabela Dinâmica baseada em dados de uma planilha, dados externos ou várias tabelas, você pode acessar a “Lista de Campos” para adicionar, organizar e remover campos em seu relatório de Tabela Dinâmica a qualquer momento.

Para uma apresentação visual, é possível criar um Gráfico Dinâmico com controles de filtragem interativos para poder analisar um subconjunto de seus dados. O Excel pode até recomendar um Gráfico Dinâmico para seus dados. Se você deseja apenas um gráfico interativo, não é necessário criar uma Tabela Dinâmica.

Se você desejar excluir uma Tabela Dinâmica, o truque é selecioná-la inteira antes de pressionar “Excluir”, mesmo quando há muitos dados.


Adaptado. Fonte: http://bit.ly/2SG0kH7.

Com base no texto 'Excel e business intelligence', leia as afirmativas a seguir:

I. No Excel, é possível analisar dados em uma ou várias tabelas e criar relatórios interativos e visuais que o usuário pode compartilhar com outras pessoas com quem esteja desenvolvendo um projeto, por exemplo, de acordo com o texto.
II. É possível, no Excel, tomar melhores decisões olhando para os dados de diferentes ângulos em um relatório de Tabela Dinâmica, de acordo com o texto.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Essa questão exige do candidato conhecimentos acerca do MS Excel.

    Analisando as alternativas teremos:

    O item I está correto pois, de acordo com o segundo parágrafo do texto.

    O item II está verdadeiro pois, também está de acordo com segundo parágrafo do texto.

    Diante disso, ambas afirmativas estão verdadeiras.


    Gabarito do Professor: Letra A.

ID
4219249
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Pariconha - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Excel e business intelligence

No Excel, é possível usar Tabelas Dinâmicas e outras ferramentas de business intelligence para analisar dados e, assim, tomar decisões mais consistentes. Essas ferramentas permitem analisar grandes quantidades de dados na planilha, elaborar gráficos e compreender tendências e comportamentos relevantes para o seu trabalho.

No Excel, é possível analisar dados em uma ou várias tabelas e criar relatórios interativos e visuais que você pode compartilhar com outras pessoas com quem esteja desenvolvendo um projeto, por exemplo. É possível, ainda, tomar melhores decisões olhando para seus dados de diferentes ângulos em um relatório de Tabela Dinâmica. O Excel o ajuda a começar recomendando um relatório adequado para seus dados.

Após criar uma Tabela Dinâmica baseada em dados de uma planilha, dados externos ou várias tabelas, você pode acessar a “Lista de Campos” para adicionar, organizar e remover campos em seu relatório de Tabela Dinâmica a qualquer momento.

Para uma apresentação visual, é possível criar um Gráfico Dinâmico com controles de filtragem interativos para poder analisar um subconjunto de seus dados. O Excel pode até recomendar um Gráfico Dinâmico para seus dados. Se você deseja apenas um gráfico interativo, não é necessário criar uma Tabela Dinâmica.

Se você desejar excluir uma Tabela Dinâmica, o truque é selecioná-la inteira antes de pressionar “Excluir”, mesmo quando há muitos dados.


Adaptado. Fonte: http://bit.ly/2SG0kH7.

Com base no texto 'Excel e business intelligence', leia as afirmativas a seguir:

I. As Tabelas Dinâmicas e as outras ferramentas de business intelligence do Excel permitem analisar grandes quantidades de dados na planilha, elaborar gráficos e compreender tendências e comportamentos relevantes para o trabalho do usuário, de acordo com o texto.
II. Após criar uma Tabela Dinâmica baseada em dados de uma planilha, dados externos ou várias tabelas, o usuário pode acessar a “Lista de Campos” para adicionar, organizar e remover campos em seu relatório de Tabela Dinâmica a qualquer momento, de acordo com o texto.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GAB. A

    As duas afirmativas são verdadeiras.

  • Essa questão exige do candidato conhecimentos acerca do MS Excel.

    Analisando as alternativas teremos:

    O item I está verdadeiro pois, está de acordo com primeiro parágrafo do texto.

    O item II está verdadeiro pois, está de acordo com terceiro parágrafo do texto.

    Diante disso, afirmativas I e II são verdadeiras. 


    Gabarito do Professor: Letra A.


ID
4219252
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Pariconha - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Excel e business intelligence

No Excel, é possível usar Tabelas Dinâmicas e outras ferramentas de business intelligence para analisar dados e, assim, tomar decisões mais consistentes. Essas ferramentas permitem analisar grandes quantidades de dados na planilha, elaborar gráficos e compreender tendências e comportamentos relevantes para o seu trabalho.

No Excel, é possível analisar dados em uma ou várias tabelas e criar relatórios interativos e visuais que você pode compartilhar com outras pessoas com quem esteja desenvolvendo um projeto, por exemplo. É possível, ainda, tomar melhores decisões olhando para seus dados de diferentes ângulos em um relatório de Tabela Dinâmica. O Excel o ajuda a começar recomendando um relatório adequado para seus dados.

Após criar uma Tabela Dinâmica baseada em dados de uma planilha, dados externos ou várias tabelas, você pode acessar a “Lista de Campos” para adicionar, organizar e remover campos em seu relatório de Tabela Dinâmica a qualquer momento.

Para uma apresentação visual, é possível criar um Gráfico Dinâmico com controles de filtragem interativos para poder analisar um subconjunto de seus dados. O Excel pode até recomendar um Gráfico Dinâmico para seus dados. Se você deseja apenas um gráfico interativo, não é necessário criar uma Tabela Dinâmica.

Se você desejar excluir uma Tabela Dinâmica, o truque é selecioná-la inteira antes de pressionar “Excluir”, mesmo quando há muitos dados.


Adaptado. Fonte: http://bit.ly/2SG0kH7.

Com base no texto 'Excel e business intelligence', leia as afirmativas a seguir:

I. A Tabela Dinâmica, no Excel, é uma funcionalidade utilizada para realçar a configuração das células da planilha, atribuindo a elas uma cor ou espessura de borda diferentes, de acordo com o texto.
II. Se o usuário deseja apenas um gráfico interativo, é necessário criar uma Tabela Dinâmica com o auxílio das funções de texto e também das funções geométricas do Excel, de acordo com o texto.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GAB. D

    As duas afirmativas são falsas.

    I. A Tabela Dinâmica, no Excel, é uma funcionalidade utilizada para realçar a configuração das células da planilha, atribuindo a elas uma cor ou espessura de borda diferentes, de acordo com o texto. INCORRETA

    Essas ferramentas permitem analisar grandes quantidades de dados na planilha, elaborar gráficos e compreender tendências e comportamentos relevantes para o seu trabalho.

    II. Se o usuário deseja apenas um gráfico interativo, é necessário criar uma Tabela Dinâmica com o auxílio das funções de texto e também das funções geométricas do Excel, de acordo com o texto.

    INCORRETA

    Se você deseja apenas um gráfico interativo, não é necessário criar uma Tabela Dinâmica.

  • Essa questão exige do candidato conhecimentos acerca do MS Excel.

    Analisando as alternativas teremos:

    O item I está falso pois, de acordo com o primeiro parágrafo do texto, no Excel, é possível usar Tabelas Dinâmicas e outras ferramentas de business intelligence para analisar dados e, assim, tomar decisões mais consistentes.

    O item II está falso pois, de acordo com quarto parágrafo do texto, se você deseja apenas um gráfico interativo, não é necessário criar uma Tabela Dinâmica.

    Diante disso, ambas afirmativas estão falsas.


    Gabarito do Professor: Letra D.

ID
4219255
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Pariconha - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. Três figuras terão 35% da sua área pintada de verde. São elas: um triângulo com 35 cm de base e 48 cm de altura; um quadrado com 77 cm de aresta; e um retângulo com 93 cm de largura e 113 cm de comprimento. Assim, é correto afirmar que a área total a ser pintada de verde, considerando exclusivamente as figuras citadas, é superior a 6.115 cm² e inferior a 6.430 cm².
II. Considere dois retângulos: X e Y. O retângulo X possui uma área igual a 1.500 m². O retângulo Y possui um comprimento igual a 2/3 do comprimento de X, e uma largura equivalente a 3/5 da largura de X. Assim, considerando exclusivamente as informações apresentadas, é correto afirmar que a área de X é 3,5 vezes superior à área de Y.
III. Um produto, cujo preço inicial era de R$ 410, foi vendido com um desconto de 40%. Assim, considerando exclusivamente as informações apresentadas, é correto afirmar que o comprador pagou, pelo item, um valor superior a R$ 222 e inferior a R$ 271.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
4219258
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Pariconha - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. Há duas semanas, o preço do produto X era de R$ 3,1. Há uma semana, seu preço era de R$ 3,4. Atualmente, seu preço é R$ 2,2. Assim, considerando apenas as informações apresentadas, é correto afirmar que o preço médio desse produto, no período considerado, é superior a R$ 3,05.
II. Um terreno em formato de triângulo possui as seguintes dimensões: 94m de base e 100m de altura. Esse terreno foi vendido a um preço equivalente a R$ 223 por metro quadrado. No entanto, no momento da venda, o comprador conseguiu obter um desconto de 8% sobre o preço total do terreno. Assim, considerando exclusivamente as informações apresentadas, é correto afirmar que o valor final pago pelo comprador foi superior a R$ 904.751.
III. Um capital de R$ 5.750, aplicado a juros de 4,5% ao mês, por um período de 2 meses, resultará em um montante maior que R$ 6.501 e menor que R$ 6.933, no período.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
4219264
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Pariconha - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. Um capital de R$ 3.250, aplicado a juros de 5% ao mês, por um período de 4 meses, resultará em um montante maior que R$ 3.902 e menor que R$ 3.989, no período.
II. No mês de janeiro, a empresa X realizou 5 vendas cujos valores eram, respectivamente, de: R$ 48.200, R$ 36.900, R$ 41.900, R$ 25.000 e R$ 50.100. O imposto inicialmente devido por essa empresa, nesse período, representava 4% do faturamento. No entanto, essa entidade obteve um benefício fiscal e seu imposto foi reduzido para 2%. Assim, considerando exclusivamente as informações apresentadas, é correto afirmar que essa empresa economizou, em impostos, um valor superior a R$ 3.922 e inferior a R$ 4.170, no período.
III. Um pintor experiente gasta 2 galões de tinta para pintar uma parede de 45m², em média. Um galão contem 3,6L de tinta. Assim, considerando apenas as informações apresentadas, é correto afirmar que, para pintar uma parede de 135m², serão necessários mais de 19,5 litros de tinta.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
4219267
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Pariconha - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. Os preços da gasolina em um posto de combustível nos últimos 5 meses foram, respectivamente, os seguintes: R$ 3,95 (mês 1), R$ 3,86 (mês 2), R$ 4,01 (mês 3), R$ 3,97 (mês 4) e R$ 4,04 (mês 5). Assim, considerando exclusivamente os dados apresentados, é correto afirmar que o preço da gasolina apresentou um aumento de mais de 2,48% sobre a média dos preços nos meses 1 a 4.
II. Uma empresa comprou de um fornecedor 327 unidades do item 1 ao preço de R$ 36,5 por item; 213 unidades do item 2 ao preço de R$ 30,3 por item; e 229 unidades do item 3 ao preço de R$ 27,3 por item. Ao final, o fornecedor concedeu um desconto de 11% sobre o valor total da venda. Assim, considerando exclusivamente as informações apresentadas, é correto afirmar que o valor final pago pelo cliente, após o desconto, é inferior a R$ 22.305.
III. Um capital de R$ 4.250, aplicado a juros de 1,5% ao mês, por um período de 2 meses, resultará em um montante menor que R$ 4.571, no período.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • II. valor final pago pelo cliente R$ 21.930,56 que é menor que R$ 22.305; (VERDADEIRO)

    III. montante = R$ 4.378,46 que é menor do que R$ 4.571 (VERDADEIRO)


ID
4219270
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Pariconha - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

ARGENTINA
Por Lara Rizério
16 de dezembro de 2019

Medidas consideradas intervencionistas já eram esperadas logo nos primeiros dias de governo de Alberto Fernández, que tomou posse como presidente da Argentina no dia 10 de dezembro de 2019. E foi justamente o que aconteceu.

No último fim de semana, ganharam as páginas dos jornais o decreto do governo, instituindo, além do aumento dos custos dos empregadores para demissão de funcionários, a elevação dos impostos sobre as exportações de soja e grãos, como forma de “enfrentar a grave situação das finanças públicas” do país (segundo destaca o documento).

Com isso, o teto de taxação de 4 Pesos por Dólar definido pelo governo do ex-presidente Maurício Macri perde o efeito e as retenções ficam em 12%. O decreto de Fernández é aplicado parcialmente para o trigo, o milho e a soja, que voltarão à taxa de 12%. Para a soja, principal produto de exportação, o índice se somará aos 18% que já se pagavam. Desta forma, essa exportação será taxada com 30% de seu preço.

As tarifas de exportação da Argentina, em uma base de doze meses até novembro de 2019, representaram cerca de 1,6% do PIB do país, de acordo com cálculos feitos pelo Credit Suisse. O governo aposta que, com a elevação das tarifas, haja mais fundos para o seu pacote emergencial.

As medidas de Fernández, inclusive, têm o potencial de reverberar por aqui. Afinal, o país vizinho é o principal fornecedor de trigo para o Brasil – de acordo com o Ministério da Agricultura, mais de 80% da commodity utilizado pelas indústrias brasileiras vêm da Argentina.

Desta forma, a princípio, o anúncio poderia representar mais uma fonte de pressão nos preços dos alimentos no Brasil, já que a elevação das cotações do trigo pode ser repassada para produtos que usam o insumo, como o pão francês.

Vale destacar que, no mês de novembro de 2019, a inflação oficial brasileira medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostrou uma aceleração de 0,51% na comparação mensal, maior alta do mês desde 2015 e acima do esperado. Quem guiou esse resultado foi a carne, cujo preço disparou 8,09% de outubro para novembro de 2019 por conta da escassez de proteína animal na Ásia, onde a demanda por importações de carne suína, bovina e de frango aumentou. A peste suína africana está dizimando rebanhos, reduzindo a oferta e aumentando a exportação brasileira para a região.

Porém, conforme aponta a equipe de análise econômica da XP Investimentos, a dimensão do impacto da medida da Argentina sobre a inflação brasileira ainda é difícil de ser calculada, uma vez que o Brasil poderia redirecionar suas compras para outros países que também são grandes produtores do grão, como EUA e Canadá. 

EFEITO NAS EMPRESAS 

Enquanto o cenário é incerto, algumas empresas brasileiras e associações já se pronunciaram. Foi o caso da Marfrig Global Foods (uma companhia de alimentos à base de proteína animal), que possui operações na Argentina e afirmou que a taxação para os produtos em geral não terá impacto material na geração de resultado da companhia. O governo argentino aumentou para 9% o imposto sobre as exportações de carne bovina. Antes, eram cobrados 3 Pesos por Dólar exportado.

A companhia destacou que a receita líquida da operação da empresa na Argentina representou apenas 3,6% da receita líquida consolidada no período acumulado até setembro de 2019, sendo que, desse montante, aproximadamente 50% é proveniente de vendas no mercado doméstico, o que minimiza o impacto da medida, enquanto outros 50% vieram de exportações.

“Aproximadamente 60% das receitas de exportações de carne bovina da Marfrig, na Argentina, foi para China, um dos destinos mais rentáveis do mundo dado o novo cenário global de proteínas”, destacou em comunicado.

Por outro lado, com relação, especificamente, ao trigo e à soja, o efeito da elevação dos tributos será estimular agricultores argentinos a produzirem menos, conforme aponta a analista Michaela Kuhl, do Commerzbank. “Para agricultores, o imposto significa que eles ganham menos ao exportar seus produtos. Em geral, isso significa que produzirão menos dos produtos em questão”, destaca a analista.

Assim, qualquer recuo significativo na produção do país terá efeito nos mercados globais, já que o país é o maior exportador de farelo de soja e sexto maior exportador de trigo, segundo dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). 

Adaptado. Fonte: http://bit.ly/2EyfGFu.

Com base no texto 'Argentina eleva taxas sobre exportação', leia as afirmativas a seguir:

I. A autora afirma que, a princípio, o anúncio do aumento das taxas pelo governo da Argentina poderia representar mais uma fonte de pressão nos preços dos alimentos no Brasil, já que a elevação das cotações do trigo pode ser repassada para produtos que usam o insumo, como o pão francês.
II. Pode-se observar no texto que, na perspectiva de Michaela Kuhl, para os agricultores argentinos, o imposto significa que eles ganham menos ao exportar seus produtos e, em geral, isso significa que produzirão menos dos produtos afetados pela medida do governo da Argentina.
III. Depreende-se do texto que, após o decreto do governo da Argentina, o teto de taxação de 2 Pesos por Dólar, definido pelo governo da ex-presidente Lara Rizério, perde o efeito e as retenções ficam em 12%. O texto afirma, ainda, que a nova política de tributação da Argentina deverá ter um impacto negativo sobre a produção das empresas brasileiras, pois reduzirá o custo de fabricação de produtos derivados de trigo no Brasil.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
4219273
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Pariconha - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

ARGENTINA
Por Lara Rizério
16 de dezembro de 2019

Medidas consideradas intervencionistas já eram esperadas logo nos primeiros dias de governo de Alberto Fernández, que tomou posse como presidente da Argentina no dia 10 de dezembro de 2019. E foi justamente o que aconteceu.

No último fim de semana, ganharam as páginas dos jornais o decreto do governo, instituindo, além do aumento dos custos dos empregadores para demissão de funcionários, a elevação dos impostos sobre as exportações de soja e grãos, como forma de “enfrentar a grave situação das finanças públicas” do país (segundo destaca o documento).

Com isso, o teto de taxação de 4 Pesos por Dólar definido pelo governo do ex-presidente Maurício Macri perde o efeito e as retenções ficam em 12%. O decreto de Fernández é aplicado parcialmente para o trigo, o milho e a soja, que voltarão à taxa de 12%. Para a soja, principal produto de exportação, o índice se somará aos 18% que já se pagavam. Desta forma, essa exportação será taxada com 30% de seu preço.

As tarifas de exportação da Argentina, em uma base de doze meses até novembro de 2019, representaram cerca de 1,6% do PIB do país, de acordo com cálculos feitos pelo Credit Suisse. O governo aposta que, com a elevação das tarifas, haja mais fundos para o seu pacote emergencial.

As medidas de Fernández, inclusive, têm o potencial de reverberar por aqui. Afinal, o país vizinho é o principal fornecedor de trigo para o Brasil – de acordo com o Ministério da Agricultura, mais de 80% da commodity utilizado pelas indústrias brasileiras vêm da Argentina.

Desta forma, a princípio, o anúncio poderia representar mais uma fonte de pressão nos preços dos alimentos no Brasil, já que a elevação das cotações do trigo pode ser repassada para produtos que usam o insumo, como o pão francês.

Vale destacar que, no mês de novembro de 2019, a inflação oficial brasileira medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostrou uma aceleração de 0,51% na comparação mensal, maior alta do mês desde 2015 e acima do esperado. Quem guiou esse resultado foi a carne, cujo preço disparou 8,09% de outubro para novembro de 2019 por conta da escassez de proteína animal na Ásia, onde a demanda por importações de carne suína, bovina e de frango aumentou. A peste suína africana está dizimando rebanhos, reduzindo a oferta e aumentando a exportação brasileira para a região.

Porém, conforme aponta a equipe de análise econômica da XP Investimentos, a dimensão do impacto da medida da Argentina sobre a inflação brasileira ainda é difícil de ser calculada, uma vez que o Brasil poderia redirecionar suas compras para outros países que também são grandes produtores do grão, como EUA e Canadá. 

EFEITO NAS EMPRESAS 

Enquanto o cenário é incerto, algumas empresas brasileiras e associações já se pronunciaram. Foi o caso da Marfrig Global Foods (uma companhia de alimentos à base de proteína animal), que possui operações na Argentina e afirmou que a taxação para os produtos em geral não terá impacto material na geração de resultado da companhia. O governo argentino aumentou para 9% o imposto sobre as exportações de carne bovina. Antes, eram cobrados 3 Pesos por Dólar exportado.

A companhia destacou que a receita líquida da operação da empresa na Argentina representou apenas 3,6% da receita líquida consolidada no período acumulado até setembro de 2019, sendo que, desse montante, aproximadamente 50% é proveniente de vendas no mercado doméstico, o que minimiza o impacto da medida, enquanto outros 50% vieram de exportações.

“Aproximadamente 60% das receitas de exportações de carne bovina da Marfrig, na Argentina, foi para China, um dos destinos mais rentáveis do mundo dado o novo cenário global de proteínas”, destacou em comunicado.

Por outro lado, com relação, especificamente, ao trigo e à soja, o efeito da elevação dos tributos será estimular agricultores argentinos a produzirem menos, conforme aponta a analista Michaela Kuhl, do Commerzbank. “Para agricultores, o imposto significa que eles ganham menos ao exportar seus produtos. Em geral, isso significa que produzirão menos dos produtos em questão”, destaca a analista.

Assim, qualquer recuo significativo na produção do país terá efeito nos mercados globais, já que o país é o maior exportador de farelo de soja e sexto maior exportador de trigo, segundo dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). 

Adaptado. Fonte: http://bit.ly/2EyfGFu.

Com base no texto 'Argentina eleva taxas sobre exportação', leia as afirmativas a seguir:

I. Conclui-se do texto que as medidas do governo da Argentina, consideradas intervencionistas, já eram esperadas logo nos primeiros dias de governo de Alberto Fernández, que tomou posse como presidente daquele país no dia 10 de dezembro de 2019. De acordo com o texto, essa expectativa foi confirmada.
II. De acordo com o texto, recentemente, o governo da Argentina publicou um decreto instituindo, além do aumento dos custos dos empregadores para demissão de funcionários, a elevação dos impostos sobre as exportações de soja e grãos, como forma de enfrentar a grave situação das finanças públicas do país.
III. A autora do texto diz que, no mês de novembro de 2019, a inflação oficial brasileira medida pelo IPCA e divulgada pelo IBGE mostrou uma aceleração de 0,51. Quem guiou esse resultado, de acordo com a autora, foi a carne, cujo preço disparou 8,09% de outubro para novembro de 2019.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
4219276
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Pariconha - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

ARGENTINA
Por Lara Rizério
16 de dezembro de 2019

Medidas consideradas intervencionistas já eram esperadas logo nos primeiros dias de governo de Alberto Fernández, que tomou posse como presidente da Argentina no dia 10 de dezembro de 2019. E foi justamente o que aconteceu.

No último fim de semana, ganharam as páginas dos jornais o decreto do governo, instituindo, além do aumento dos custos dos empregadores para demissão de funcionários, a elevação dos impostos sobre as exportações de soja e grãos, como forma de “enfrentar a grave situação das finanças públicas” do país (segundo destaca o documento).

Com isso, o teto de taxação de 4 Pesos por Dólar definido pelo governo do ex-presidente Maurício Macri perde o efeito e as retenções ficam em 12%. O decreto de Fernández é aplicado parcialmente para o trigo, o milho e a soja, que voltarão à taxa de 12%. Para a soja, principal produto de exportação, o índice se somará aos 18% que já se pagavam. Desta forma, essa exportação será taxada com 30% de seu preço.

As tarifas de exportação da Argentina, em uma base de doze meses até novembro de 2019, representaram cerca de 1,6% do PIB do país, de acordo com cálculos feitos pelo Credit Suisse. O governo aposta que, com a elevação das tarifas, haja mais fundos para o seu pacote emergencial.

As medidas de Fernández, inclusive, têm o potencial de reverberar por aqui. Afinal, o país vizinho é o principal fornecedor de trigo para o Brasil – de acordo com o Ministério da Agricultura, mais de 80% da commodity utilizado pelas indústrias brasileiras vêm da Argentina.

Desta forma, a princípio, o anúncio poderia representar mais uma fonte de pressão nos preços dos alimentos no Brasil, já que a elevação das cotações do trigo pode ser repassada para produtos que usam o insumo, como o pão francês.

Vale destacar que, no mês de novembro de 2019, a inflação oficial brasileira medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostrou uma aceleração de 0,51% na comparação mensal, maior alta do mês desde 2015 e acima do esperado. Quem guiou esse resultado foi a carne, cujo preço disparou 8,09% de outubro para novembro de 2019 por conta da escassez de proteína animal na Ásia, onde a demanda por importações de carne suína, bovina e de frango aumentou. A peste suína africana está dizimando rebanhos, reduzindo a oferta e aumentando a exportação brasileira para a região.

Porém, conforme aponta a equipe de análise econômica da XP Investimentos, a dimensão do impacto da medida da Argentina sobre a inflação brasileira ainda é difícil de ser calculada, uma vez que o Brasil poderia redirecionar suas compras para outros países que também são grandes produtores do grão, como EUA e Canadá. 

EFEITO NAS EMPRESAS 

Enquanto o cenário é incerto, algumas empresas brasileiras e associações já se pronunciaram. Foi o caso da Marfrig Global Foods (uma companhia de alimentos à base de proteína animal), que possui operações na Argentina e afirmou que a taxação para os produtos em geral não terá impacto material na geração de resultado da companhia. O governo argentino aumentou para 9% o imposto sobre as exportações de carne bovina. Antes, eram cobrados 3 Pesos por Dólar exportado.

A companhia destacou que a receita líquida da operação da empresa na Argentina representou apenas 3,6% da receita líquida consolidada no período acumulado até setembro de 2019, sendo que, desse montante, aproximadamente 50% é proveniente de vendas no mercado doméstico, o que minimiza o impacto da medida, enquanto outros 50% vieram de exportações.

“Aproximadamente 60% das receitas de exportações de carne bovina da Marfrig, na Argentina, foi para China, um dos destinos mais rentáveis do mundo dado o novo cenário global de proteínas”, destacou em comunicado.

Por outro lado, com relação, especificamente, ao trigo e à soja, o efeito da elevação dos tributos será estimular agricultores argentinos a produzirem menos, conforme aponta a analista Michaela Kuhl, do Commerzbank. “Para agricultores, o imposto significa que eles ganham menos ao exportar seus produtos. Em geral, isso significa que produzirão menos dos produtos em questão”, destaca a analista.

Assim, qualquer recuo significativo na produção do país terá efeito nos mercados globais, já que o país é o maior exportador de farelo de soja e sexto maior exportador de trigo, segundo dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). 

Adaptado. Fonte: http://bit.ly/2EyfGFu.

Com base no texto 'Argentina eleva taxas sobre exportação', leia as afirmativas a seguir:

I. Infere-se do texto que as tarifas de exportação da Argentina, em uma base de doze meses até novembro de 2019, representaram cerca de 1,6% do PIB desse país, de acordo com cálculos feitos pelo Credit Suisse. O texto afirma, ainda, que o governo da Argentina aposta que, com a elevação das tarifas, haja mais fundos para o seu pacote emergencial.
II. O texto aponta que a peste suína africana está dizimando rebanhos, aumentando a oferta e reduzindo a exportação brasileira de carne suína, bovina e de frango para a Ásia. Esse cenário, de acordo com o texto, poderá levar o Brasil a elevar a importação de proteína animal de países europeus e até mesmo dos Estados Unidos e Canadá. A longo prazo, afirma a autora, esse aumento das importações poderá afetar a inflação brasileira.
III. De acordo com o texto, já que a Argentina é o maior exportador de trigo e sexto maior exportador de farelo de soja, segundo dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), qualquer recuo significativo na produção desse país terá efeito negativo nos mercados globais.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
4219279
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Pariconha - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

ARGENTINA
Por Lara Rizério
16 de dezembro de 2019

Medidas consideradas intervencionistas já eram esperadas logo nos primeiros dias de governo de Alberto Fernández, que tomou posse como presidente da Argentina no dia 10 de dezembro de 2019. E foi justamente o que aconteceu.

No último fim de semana, ganharam as páginas dos jornais o decreto do governo, instituindo, além do aumento dos custos dos empregadores para demissão de funcionários, a elevação dos impostos sobre as exportações de soja e grãos, como forma de “enfrentar a grave situação das finanças públicas” do país (segundo destaca o documento).

Com isso, o teto de taxação de 4 Pesos por Dólar definido pelo governo do ex-presidente Maurício Macri perde o efeito e as retenções ficam em 12%. O decreto de Fernández é aplicado parcialmente para o trigo, o milho e a soja, que voltarão à taxa de 12%. Para a soja, principal produto de exportação, o índice se somará aos 18% que já se pagavam. Desta forma, essa exportação será taxada com 30% de seu preço.

As tarifas de exportação da Argentina, em uma base de doze meses até novembro de 2019, representaram cerca de 1,6% do PIB do país, de acordo com cálculos feitos pelo Credit Suisse. O governo aposta que, com a elevação das tarifas, haja mais fundos para o seu pacote emergencial.

As medidas de Fernández, inclusive, têm o potencial de reverberar por aqui. Afinal, o país vizinho é o principal fornecedor de trigo para o Brasil – de acordo com o Ministério da Agricultura, mais de 80% da commodity utilizado pelas indústrias brasileiras vêm da Argentina.

Desta forma, a princípio, o anúncio poderia representar mais uma fonte de pressão nos preços dos alimentos no Brasil, já que a elevação das cotações do trigo pode ser repassada para produtos que usam o insumo, como o pão francês.

Vale destacar que, no mês de novembro de 2019, a inflação oficial brasileira medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostrou uma aceleração de 0,51% na comparação mensal, maior alta do mês desde 2015 e acima do esperado. Quem guiou esse resultado foi a carne, cujo preço disparou 8,09% de outubro para novembro de 2019 por conta da escassez de proteína animal na Ásia, onde a demanda por importações de carne suína, bovina e de frango aumentou. A peste suína africana está dizimando rebanhos, reduzindo a oferta e aumentando a exportação brasileira para a região.

Porém, conforme aponta a equipe de análise econômica da XP Investimentos, a dimensão do impacto da medida da Argentina sobre a inflação brasileira ainda é difícil de ser calculada, uma vez que o Brasil poderia redirecionar suas compras para outros países que também são grandes produtores do grão, como EUA e Canadá. 

EFEITO NAS EMPRESAS 

Enquanto o cenário é incerto, algumas empresas brasileiras e associações já se pronunciaram. Foi o caso da Marfrig Global Foods (uma companhia de alimentos à base de proteína animal), que possui operações na Argentina e afirmou que a taxação para os produtos em geral não terá impacto material na geração de resultado da companhia. O governo argentino aumentou para 9% o imposto sobre as exportações de carne bovina. Antes, eram cobrados 3 Pesos por Dólar exportado.

A companhia destacou que a receita líquida da operação da empresa na Argentina representou apenas 3,6% da receita líquida consolidada no período acumulado até setembro de 2019, sendo que, desse montante, aproximadamente 50% é proveniente de vendas no mercado doméstico, o que minimiza o impacto da medida, enquanto outros 50% vieram de exportações.

“Aproximadamente 60% das receitas de exportações de carne bovina da Marfrig, na Argentina, foi para China, um dos destinos mais rentáveis do mundo dado o novo cenário global de proteínas”, destacou em comunicado.

Por outro lado, com relação, especificamente, ao trigo e à soja, o efeito da elevação dos tributos será estimular agricultores argentinos a produzirem menos, conforme aponta a analista Michaela Kuhl, do Commerzbank. “Para agricultores, o imposto significa que eles ganham menos ao exportar seus produtos. Em geral, isso significa que produzirão menos dos produtos em questão”, destaca a analista.

Assim, qualquer recuo significativo na produção do país terá efeito nos mercados globais, já que o país é o maior exportador de farelo de soja e sexto maior exportador de trigo, segundo dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). 

Adaptado. Fonte: http://bit.ly/2EyfGFu.

Com base no texto 'Argentina eleva taxas sobre exportação', leia as afirmativas a seguir:

I. É possível subentender-se, a partir do texto, que o decreto do governo da Argentina é aplicado parcialmente para o trigo, o milho e a soja, que voltarão à taxa de 12%. Para a soja, o índice se somará aos 18% que já se pagavam e, assim, essa exportação será taxada com 30% de seu preço.
II. No texto, a autora afirma que, de acordo com o Ministério da Agricultura do Brasil, mais de 80% do trigo utilizado pelas indústrias brasileiras vêm de países da América Central, como a Argentina, o México e o Caribe. Ainda de acordo com a autora, o baixo acesso dos produtores agrícolas desses países às novas tecnologias produtivas é um fator que afeta negativamente a eficiência desses fornecedores, elevando o preço do trigo e, assim, reduzindo a competitividade das indústrias brasileiras.
III. O texto informa que, na perspectiva da equipe de análise econômica da XP Investimentos, a dimensão do impacto da medida da Argentina sobre a inflação brasileira ainda é difícil de ser calculada, uma vez que o Brasil poderia redirecionar suas compras para outros países que também são grandes produtores de trigo, como EUA e Canadá.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
4219282
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Pariconha - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

ARGENTINA
Por Lara Rizério
16 de dezembro de 2019

Medidas consideradas intervencionistas já eram esperadas logo nos primeiros dias de governo de Alberto Fernández, que tomou posse como presidente da Argentina no dia 10 de dezembro de 2019. E foi justamente o que aconteceu.

No último fim de semana, ganharam as páginas dos jornais o decreto do governo, instituindo, além do aumento dos custos dos empregadores para demissão de funcionários, a elevação dos impostos sobre as exportações de soja e grãos, como forma de “enfrentar a grave situação das finanças públicas” do país (segundo destaca o documento).

Com isso, o teto de taxação de 4 Pesos por Dólar definido pelo governo do ex-presidente Maurício Macri perde o efeito e as retenções ficam em 12%. O decreto de Fernández é aplicado parcialmente para o trigo, o milho e a soja, que voltarão à taxa de 12%. Para a soja, principal produto de exportação, o índice se somará aos 18% que já se pagavam. Desta forma, essa exportação será taxada com 30% de seu preço.

As tarifas de exportação da Argentina, em uma base de doze meses até novembro de 2019, representaram cerca de 1,6% do PIB do país, de acordo com cálculos feitos pelo Credit Suisse. O governo aposta que, com a elevação das tarifas, haja mais fundos para o seu pacote emergencial.

As medidas de Fernández, inclusive, têm o potencial de reverberar por aqui. Afinal, o país vizinho é o principal fornecedor de trigo para o Brasil – de acordo com o Ministério da Agricultura, mais de 80% da commodity utilizado pelas indústrias brasileiras vêm da Argentina.

Desta forma, a princípio, o anúncio poderia representar mais uma fonte de pressão nos preços dos alimentos no Brasil, já que a elevação das cotações do trigo pode ser repassada para produtos que usam o insumo, como o pão francês.

Vale destacar que, no mês de novembro de 2019, a inflação oficial brasileira medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostrou uma aceleração de 0,51% na comparação mensal, maior alta do mês desde 2015 e acima do esperado. Quem guiou esse resultado foi a carne, cujo preço disparou 8,09% de outubro para novembro de 2019 por conta da escassez de proteína animal na Ásia, onde a demanda por importações de carne suína, bovina e de frango aumentou. A peste suína africana está dizimando rebanhos, reduzindo a oferta e aumentando a exportação brasileira para a região.

Porém, conforme aponta a equipe de análise econômica da XP Investimentos, a dimensão do impacto da medida da Argentina sobre a inflação brasileira ainda é difícil de ser calculada, uma vez que o Brasil poderia redirecionar suas compras para outros países que também são grandes produtores do grão, como EUA e Canadá. 

EFEITO NAS EMPRESAS 

Enquanto o cenário é incerto, algumas empresas brasileiras e associações já se pronunciaram. Foi o caso da Marfrig Global Foods (uma companhia de alimentos à base de proteína animal), que possui operações na Argentina e afirmou que a taxação para os produtos em geral não terá impacto material na geração de resultado da companhia. O governo argentino aumentou para 9% o imposto sobre as exportações de carne bovina. Antes, eram cobrados 3 Pesos por Dólar exportado.

A companhia destacou que a receita líquida da operação da empresa na Argentina representou apenas 3,6% da receita líquida consolidada no período acumulado até setembro de 2019, sendo que, desse montante, aproximadamente 50% é proveniente de vendas no mercado doméstico, o que minimiza o impacto da medida, enquanto outros 50% vieram de exportações.

“Aproximadamente 60% das receitas de exportações de carne bovina da Marfrig, na Argentina, foi para China, um dos destinos mais rentáveis do mundo dado o novo cenário global de proteínas”, destacou em comunicado.

Por outro lado, com relação, especificamente, ao trigo e à soja, o efeito da elevação dos tributos será estimular agricultores argentinos a produzirem menos, conforme aponta a analista Michaela Kuhl, do Commerzbank. “Para agricultores, o imposto significa que eles ganham menos ao exportar seus produtos. Em geral, isso significa que produzirão menos dos produtos em questão”, destaca a analista.

Assim, qualquer recuo significativo na produção do país terá efeito nos mercados globais, já que o país é o maior exportador de farelo de soja e sexto maior exportador de trigo, segundo dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). 

Adaptado. Fonte: http://bit.ly/2EyfGFu.

Com base no texto 'Argentina eleva taxas sobre exportação', leia as afirmativas a seguir:

I. No texto, é possível identificar a ideia de que as medidas do governo da Argentina têm o potencial de reverberar no Brasil. Afinal, o país vizinho é o principal fornecedor de melaço para as indústrias brasileiras.
II. A autora destacar que, no mês de novembro de 2019, a inflação oficial brasileira medida pelo IBGE e divulgada pelo IPCA, mostrou uma aceleração de 8,09% na comparação mensal, maior alta do mês desde 2015 e acima do esperado. Ainda de acordo com a autora, a redução da taxa de inflação e o aumento do custo de vida do brasileiro foi fortemente influenciado pela redução na oferta de trigo da Argentina.
III. De acordo com as informações apresentadas pelo texto, a Marfrig Global Foods afirmou que a receita líquida da sua operação na Argentina representou mais de 6,3% da receita bruta global no período acumulado até julho de 2019.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
4219351
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Pariconha - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. Um terreno, em formato de triângulo, possui as seguintes dimensões: 103m de base e 97m de altura. Esse terreno foi vendido a um preço equivalente a R$ 244 por metro quadrado. No entanto, no momento da venda, o comprador conseguiu obter um desconto de 14% sobre o seu preço total. Assim, considerando exclusivamente as informações apresentadas, é correto afirmar que o valor final pago pelo comprador foi inferior a R$ 988.255.
II. Um capital de R$ 3.500, aplicado a juros de 5,5% ao mês, por um período de 5 meses, resultará em um montante maior que R$ 4.810, no período.
III. Uma empresa comprou de um fornecedor 432 unidades do item 1 ao preço de R$ 41 por item; 264 unidades do item 2 ao preço de R$ 33,9 por item; e 256 unidades do item 3 ao preço de R$ 29,7 por item. Ao final, o fornecedor concedeu um desconto de 17% sobre o valor total da venda. Assim, considerando exclusivamente as informações apresentadas, é correto afirmar que o valor final pago pelo cliente, após o desconto, é superior a R$ 28.780.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
4219408
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Pariconha - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Boas práticas de atendimento


O atendimento ao usuário dos serviços públicos é um importante esforço em prol da qualidade na organização. Para prestar um bom atendimento ao cidadão, é recomendável seguir algumas etapas:

• O servidor deve procurar saudar o cliente (dando bom dia, boa tarde ou boa noite, por exemplo) e apresentar-se;

• É importante usar de boa dicção e um tom de voz agradável (com um sorriso no rosto) ao lidar com o usuário dos serviços;

• Atendimento personalizado (chamar sempre o cliente pelo nome);

• Buscar o entendimento da demanda do cidadão é necessário para prestar um bom atendimento. Assim, é importante fazer perguntas relacionadas ao problema do usuário;

• A linguagem do servidor, ao atender um cidadão, deve ser apropriada e respeitosa;

• Demostrar interesse e dar sinais de que está atento ao que o cidadão diz também são práticas recomendáveis;

• O servidor deve demonstrar entusiasmo e energia em ajudar o cidadão;

• A empatia (a capacidade psicológica para sentir o que sentiria uma outra pessoa caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela) é uma característica importante para os profissionais que mantém contato direto com os usuários dos serviços; 


Algumas práticas devem ser evitadas em um atendimento, tais como interromper o usuário; discutir, mesmo não concordando com o cidadão; fazer julgamentos precipitados sobre o problema do usuário; tentar adivinhar o que a outra pessoa quer dizer; usar de brincadeiras, piadas ou intimidades inadequadas; usar gírias e deixar o usuário aguardando pela solução do problema por um tempo excessivo, por exemplo. 


Adaptado. Fonte: http://bit.ly/2Q9RnnV. 

Com base no texto 'Boas práticas de atendimento', leia as afirmativas a seguir:

I. Buscar o entendimento da demanda do cidadão é necessário para prestar um bom atendimento. Assim, é importante fazer perguntas relacionadas ao problema do usuário, de acordo com o texto.
II. Algumas práticas devem ser evitadas em um atendimento, tais como interromper o usuário; tratar o usuário pelo primeiro nome; fazer julgamentos precipitados sobre o problema do usuário; tentar adivinhar o que a outra pessoa quer dizer, de acordo com o texto.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • A questão é sobre interpretação de texto e quer que analisemos as afirmações a seguir. Vejamos:

     . 

    I. Buscar o entendimento da demanda do cidadão é necessário para prestar um bom atendimento. Assim, é importante fazer perguntas relacionadas ao problema do usuário, de acordo com o texto.

    Verdadeiro. É exatamente o que traz o texto.

    Texto: "Para prestar um bom atendimento ao cidadão, é recomendável seguir algumas etapas:

    • Buscar o entendimento da demanda do cidadão é necessário para prestar um bom atendimento. Assim, é importante fazer perguntas relacionadas ao problema do usuário."

     . 

    II. Algumas práticas devem ser evitadas em um atendimento, tais como interromper o usuário; tratar o usuário pelo primeiro nome; fazer julgamentos precipitados sobre o problema do usuário; tentar adivinhar o que a outra pessoa quer dizer, de acordo com o texto.

    Falso. O texto não fala que "tratar o usuário pelo primeiro nome" é uma prática que deve ser evitada, mas, sim, fala que o servidor deve praticar um atendimento personalizado, chamando sempre o cliente pelo nome.

    Texto: "Algumas práticas devem ser evitadas em um atendimento, tais como interromper o usuário; discutir, mesmo não concordando com o cidadão; fazer julgamentos precipitados sobre o problema do usuário; tentar adivinhar o que a outra pessoa quer dizer; usar de brincadeiras, piadas ou intimidades inadequadas; usar gírias e deixar o usuário aguardando pela solução do problema por um tempo excessivo, por exemplo. 

     . 

    Gabarito: Letra B