SóProvas



Prova AMEOSC - 2016 - Prefeitura de Palma Sola - SC - Agente Comunitário de Saúde


ID
2175196
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Palma Sola - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Laurinha é uma criança de três anos, ao visitar sua casa e observar que a mesma não possui em seu braço direito a cicatriz de vacinação, o Agente Comunitário de Saúde pode concluir que ela:

Alternativas
Comentários
  • A vacina BCG-ID está no Calendário Básico de Vacinação da Criança do Ministério da Saúde da e imuniza contra a tuberculose e também contra as suas formas graves.

    É oferecida às crianças com no mínimo 2 quilos, logo após o nascimento e em dose única. A OMS (Organização Mundial da Saúde) não recomenda a revacinação da BCG.

    Após aplicação da vacina através de injeção, normalmente no braço direito, é normal que apareça e uma pequena lesão avermelhada em 2 a 6 semanas e, a partir daí, regressão até desaparecer, deixando uma pequena cicatriz.Na ausência de cicatriz vacinal seis meses após a aplicação, a vacina deve ser repetida.

    fonte: http://guiadobebe.uol.com.br/vacina-bcg-id/

     

  • Pode ter recebido a vacina mas não ter apresentado cicatriz. Devendo ser repetida a dose (mesmo que não apresente cicatriz novamente após 6meses), respeitando o intervalo de 6meses da dose anterior.

    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/manual_procedimentos_vacinacao.pdf

  • QUESTÃO DESATUALIZADA!!!


ID
2175199
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Palma Sola - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sistema de Informações de Atenção Básica (SIAB) é um sistema de informação territorializado, que coleta dados que possibilitam a construção de indicadores populacionais, referentes a áreas de abrangência bem delimitadas, cobertas pelo Programa de Agentes Comunitários de Saúde e Programa de Saúde da Família. A base de dados do SIAB possui três blocos:

I - o cadastramento familiar (indicadores socio-demográficos dos indivíduos e de saneamento básico dos domicílios);
II - o acompanhamento de grupos de risco (crianças menores de 2 anos, gestantes, hipertensos, diabéticos, pessoas com tuberculose e pessoas com hanseníase);
III - o registro de atividades, procedimentos e notificações (produção e cobertura de ações e serviços básicos, notificação de agravos, óbitos e hospitalizações).

Dos itens acima:

Alternativas
Comentários
  •     Por meio do SIAB obtêm-se informações sobre cadastros de famílias, condições de moradia e saneamento, situação de saúde, produção e composição das equipes de saúde.

    http://www2.datasus.gov.br/SIAB/index.php?area=01

  • O siab virou e-sus AB. www.dab.saude.gov.br/portaldab/seus.php?conteudo=o_sistema
  • O SISAB é que substituiu o SIAB! 

    VER: http://sisab.saude.gov.br/


ID
2175202
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Palma Sola - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sistema de Informações de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan) tem como objetivo:

Alternativas

ID
2175205
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Palma Sola - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Assinale a alternativa incorreta. Segundo a Política Nacional de Promoção da Saúde, promover a saúde envolve ações de incentivo:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa C, é a incorreta

  • Gabarito: Letra C.



    De acordo com a Política Nacional de Promoção da Saúde.Brasília-DF.2010


    Ações específicas  


    Divulgação e implementação da Política Nacional de Promoção da Saúde 

    Alimentação saudável  

    Prática corporal/atividade física  

    Prevenção e controle do tabagismo  

    Redução da morbimortalidade em decorrência do uso abusivo de álcool e outras drogas 

    Redução da morbimortalidade por acidentes de trânsito  

    Prevenção da violência e estímulo à cultura de paz  

    Promoção do desenvolvimento sustentável  

  • Art. 10. São temas prioritários da PNPS, evidenciados pelas ações de promoção da saúde realizadas e compatíveis com o Plano Nacional de Saúde, pactos interfederativos e planejamento estratégico do Ministério da Saúde, bem como acordos internacionais firmados pelo governo brasileiro, em permanente diálogo com as demais políticas, com os outros setores e com as especificidades sanitárias:

    I - formação e educação permanente...

    II - alimentação adequada e saudável...

    III - práticas corporais e atividades físicas...

    IV - enfrentamento do uso do tabaco e seus derivados...

    V - enfrentamento do uso abusivo de álcool e outras drogas...

    VI - promoção da mobilidade segura, que compreende:

    a) buscar avançar na articulação intersetorial e intrasetorial, envolvendo a vigilância em saúde, a atenção básica e as redes de urgência e emergência do território na produção do cuidado e na redução da morbimortalidade decorrente do trânsito;

    b) orientar ações integradas e intersetoriais nos territórios, incluindo saúde, educação, trânsito, fiscalização, ambiente e demais setores envolvidos, além da sociedade, visando definir um planejamento integrado, parcerias, atribuições, responsabilidades e especificidades de cada setor para a promoção da mobilidade segura; e

    c) avançar na promoção de ações educativas, legislativas, econômicas, ambientais, culturais e sociais, fundamentadas em informação qualificada e em planejamento integrado, que garantam o trânsito seguro, a redução de morbimortalidade e a paz no trânsito;

    VII - promoção da cultura da paz e de direitos humanos...

    VIII - promoção do desenvolvimento sustentável...

    Fonte: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2014/prt2446_11_11_2014.html


ID
2175208
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Palma Sola - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue os itens abaixo em verdadeiro (V) ou falso (F) sobre a tuberculose. Em seguida, assinale a alternativa com a ordem correta das respostas, de cima para baixo:
(__) é uma doença incurável;
(__) a tuberculose não apresenta variações cíclicas ou sazonais, de importância prática;
(__) a prevalência dos casos de tuberculose observada é maior em áreas de grande concentração populacional, e precárias condições socioeconômicas e sanitárias.

Assinale (V) para as afirmações verdadeiras e (F) para as falsas:

Alternativas
Comentários
  • (__) é uma doença incurável;  VERDADEIRO

    (__) a tuberculose não apresenta variações cíclicas ou sazonais, de importância prática; FALSO

    Distribuição, Morbidade, Mortalidade e Letalidade: a tuberculose não apresenta variações cíclicas ou sazonais, de importância prática.

    (__) a prevalência dos casos de tuberculose observada é maior em áreas de grande concentração populacional, e precárias condições socioeconômicas e sanitárias. VERDADEIRO

    http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias/1016

          

     

  • Tuberculose é uma doença incurável? Em qual planeta? Porque na terra, tem cura sim! 

  • A tuberculose tem cura e o tratamento, que dura no mínimo seis meses, é gratuito e disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
    No tratamento, é preciso obedecer aos princípios básicos da terapia medicamentosa. A esses princípios, soma-se o Tratamento Diretamente Observado (TDO) da tuberculose, que consiste na ingestão diária dos medicamentos da tuberculose pelo paciente, sob a observação de um profissional da equipe de saúde.  O estabelecimento de vínculo entre profissional de saúde e usuário é fundamental para que haja adesão do paciente ao tratamento e assim as chances de abandono sejam reduzidas. O paciente deve ser orientado, de forma clara, quanto às características da tuberculose e do tratamento a que será submetido: medicamentos, duração e regime de tratamento, benefícios do uso regular dos medicamentos, possíveis consequências do uso irregular dos mesmos e eventos adversos. Logo nas primeiras semanas de tratamento, o paciente se sente melhor e, por isso, precisa ser orientado pelo profissional de saúde a realizar o tratamento até o final, independente da melhora dos sintomas. É importante lembrar que o tratamento irregular pode complicar a doença e resultar no desenvolvimento de cepas resistentes aos medicamentos. MINISTERIO DA SAÚDE.


ID
2175211
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Palma Sola - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O Agente Comunitário de Saúde deve fazer orientações básicas para as mães dos bebês recém-nascidos, dentre essas orientações é incorreto:

Alternativas

ID
2175214
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Palma Sola - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O Programa Nacional de Triagem Neonatal (recém-nascido) indica que sejam realizados os seguintes testes nos bebês:

Alternativas
Comentários
  • Teste do pezinho:Obrigatório no Brasil todo desde 2001, o teste deve ser realizado depois de 48 horas do nascimento do bebê, por meio da coleta de gotinhas de sangue de seu calcanhar.

    Teste da orelhinha:Detecta possíveis problemas na audição do bebê. É simples e feito enquanto ele está dormindo. “Em alguns casos de fatores de risco, tais como prematuridade e surdez na família, torna-se necessário novo exame aos 7 meses de vida”, explica a pediatra Ludmila.

    Teste do olhinho:É obrigatório nas maternidades públicas e particulares em alguns estados, como São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. O teste do olhinho é feito antes da alta e indica se o bebê tem ou não catarata, glaucoma, malformação no globo ocular, tumores e também, retinopatia, que é a principal causa de cegueira infantil. Com o diagnóstico precoce, todas essas doenças podem ser tratadas.

  • teste do pezinho é do 3 ao 5 dia.


ID
2175217
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Palma Sola - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Para o acompanhamento da saúde da criança até os dez anos existe:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra D


ID
2175220
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Palma Sola - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O Sistema de Informação da Atenção Básica – SIAB foi implantado no ano de:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra A, 1998, Fundamento: 

    O SIAB, Sistema de Informação da Atenção Básica, foi implantado em 1998  para o acompanhamento das ações e resultados das atividades realizadas pelas equipes do PSF em substituição ao SIPACS (criado com 1993).

    Foi desenvolvido como instrumento gerencial dos Sistemas Locais de Saúde e incorporou conceitos como território, problema e responsabilidade sanitária

     

     

    FONTE: https://www.unasus.unifesp.br/biblioteca_virtual/pab/6/unidades_conteudos/unidade08/p_08.html

     

  • letra A

     


ID
2175223
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Palma Sola - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Hepatite B é uma doença sexualmente transmissível que pode causar o amarelamento da pele e da conjuntiva ocular. No estado avançado a doença também pode causar o aparecimento de vesículas (bolhas) típicas na região ano-genital e formação de uma ferida no pênis ou na região anala, dolorosa, com secreção clara.
O trecho acima:

Alternativas
Comentários
  • Infelizmente, o examinador não sabe a diferena entre frase e período.


  • Tem apenas a primeira frase correta.


ID
2175226
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Palma Sola - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A vacina de HPV previne contra o câncer de colo de útero e deve ser aplicada em:

Alternativas
Comentários
  • Boa Noite!

    Esta vacina já está sendo oferecida para os meninos,pois aumentou o número de casos.Tanto meninos quanto meninas tomam a vacina quadrivalente, que oferece proteção contra quatro subtipos do HPV (6, 11, 16 e 18) com um índice de 98% de eficácia, segundo o governo.

     

     

  • Agora serve pra meninos também..Questão desatualizada.

  • Meninas: 9 a 14a Meninos: 11 a 14a
  • Questão desatualizada

  • Desatualizada


ID
2175229
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Palma Sola - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Assinale (V) pra as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas. Quando em visita domiciliar a uma residência que possua adolescentes o Agente Comunitário de Saúde deve identificar como sinais de alerta:
(__) Magreza excessiva ou obesidade;
(__) Indícios de exploração sexual;
(__) Indícios de violência na família.

Assinale a alternativa com a ordem correta das respostas, de cima para baixo:

Alternativas

ID
2175232
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Palma Sola - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

São problemas de saúde específicos da saúde do homem, exceto:
I - Disfunção erétil;
II - Câncer de próstata;
III - Hipertensão sistêmica.

Dos itens acima:

Alternativas

ID
2175235
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Palma Sola - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os métodos comportamentais anticoncepcionais, também conhecidos como métodos de abstinência periódica, ou métodos naturais, se baseiam em evitar as relações sexuais vaginais no período fértil do ciclo. São exemplos de métodos comportamentais:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra B.

     

     

    De acordo com o CAB nº 26 SAÚDE SEXUAL E SAÚDE REPRODUTIVA Ministério da Saúde.Brasília – DF.2013.

     

     

    Os métodos comportamentais, também conhecidos como métodos de abstinência periódica ou de percepção da fertilidade ou métodos naturais, são técnicas para obter ou evitar a gravidez, mediante a identificação do período fértil da mulher.

     

    Exemplos:

    Tabela ou calendário ou ritmo
    • Muco cervical
    Temperatura corporal basal
    • Sintotérmico
    • Método dos dias fixos ou método do colar

     

  • COMPORTAMENTAIS:

    Ogino-Knaus (tabelinha)

    Temperatura Basal Corporal

    Billings (muco cervical)

    Sintotérmico (tabelinha + muco cervical + Temperatura Corporal)

    Coito Interrompido

    Método COlar


ID
2175238
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Palma Sola - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Assinale a alternativa correta sobre a pílula do dia seguinte:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra C.

     

     

    De acordo com o CAB nº 3 Anticoncepção de Emergência_Perguntas e respostas para profissionais de saúde.Brasília-DF.2005

     

     

    A Anticoncepção de Emergência (AE) é um método anticonceptivo que pode evitar a gravidez após a relação sexual. O método, também conhecido por “pílula do dia seguinte”, utiliza compostos hormonais concentrados e por curto período de tempo, nos dias seguintes da relação sexual. Diferente de outros métodos anticonceptivos, a AE tem indicação reservada a situações especiais ou de exceção, com o objetivo de prevenir gravidez inoportuna ou indesejada.

  • COMENTÁRIOS:


    A anticoncepção ou contracepção de emergência consiste na utilização de pílulas contendo estrogênio e progestogênio ou apenas o progestogênio após uma relação sexual desprotegida. É importante mencionar que esse método de emergência não seja utilizado de forma regular, substituindo outro método anticoncepcional. A mulher deve tomar as pílulas de anticoncepção de emergência até cinco dias (120 horas) após a relação sexual desprotegida, mas, quanto mais precocemente se administra, maior a proteção.

    Existe atualmente dois esquemas sendo utilizados, vejamos:

     Esquema Yuzpe: utiliza anticoncepcionais hormonais orais combinados (etinilestradiol 0,2 mg e levonorgestrel 1 mg) divididos em duas doses iguais, com intervalo de 12 horas;

     Pílula anticoncepcional de emergência (PAE): contém apenas levonorgetrel (estudo da OMS aponta a PAE como método mais eficaz), observe o esquema: Comprimido 1,5 mg - dose é única; comprimido de 0,75 mg- duas doses com intervalo de 12 horas.

    Em se tratando de adolescentes, a anticoncepção oral de emergência é um método muito importante por se tratar de um grupo que tem maior risco de ter relações sexuais desprotegidas. Logo, é importante que os adolescentes conheçam esse método e saibam que deve ser usado em caráter de exceção, somente em situações emergenciais, e não como método anticoncepcional regular. Outro aspecto relevante a considerarmos é que a PAE não é abortiva. Esse fato é justificado pelo fato de que quando a pílula é tomada antes da ovulação, ela inibe ou atrasa a liberação do óvulo do ovário e ainda pode interferir na migração dos espermatozoides do colo uterino às trompas. Logo, não ocorre fecundação. Se a fecundação já ocorreu a PAE não impedirá e nem atrasará seu desenvolvimento, já que o levonorgestrel (progestogênio sintético) tem efeito protetor sobre a gravidez.


    FONTE: PROFº RÔMULO PASSOS

  • YUZPE:

    proges + estrog

    diminui a eficácia dos antirretrovirais

    2 doses 12/12h

    PAE:

    Proges

    NÃO ABORTIVO

    ATUA ANTES DE FECUNDAÇÃO

    dose única 1cp 1,5 mg

    2 doses 2cp 0,75 mg 12/12


ID
2175241
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Palma Sola - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Assinale a alternativa correta quanto ao disposto na Lei nº 8.080/90:

Alternativas
Comentários
  • Gab. A

     

    Lei 8080 Art. 2º A saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício.

  • Presente da banca!


ID
2175244
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Palma Sola - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo a Lei nº 8.080/90, entende-se por vigilância sanitária um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde, abrangendo:

I - o controle de bens de consumo que, direta ou indiretamente, se relacionem com a saúde, compreendidas todas as etapas e processos, da produção ao consumo;
II - o controle da prestação de serviços que se relacionam direta ou indiretamente com a saúde.

Dos itens acima:

Alternativas
Comentários
  • Letra A - Ambos corretos

     Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, passa a ser, nesse contexto, conforme o artigo 6º, parágrafo 1º, a seguinte:

    "Entende-se por vigilância sanitária um conjunto de ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde, abrangendo:

    I - o controle de bens de consumo que, direta ou indiretamente, se relacionem com a saúde, compreendidas todas as etapas e processos, da produção ao consumo;

    II - o controle da prestação de serviços que se relaciona direta ou indiretamente com a saúde"


     


ID
2175247
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Palma Sola - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo a lei nº 11.350/06, o Agente Comunitário de Saúde tem como atribuição o exercício de atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde, mediante ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do SUS e sob supervisão:

Alternativas

ID
2175250
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Palma Sola - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Trata-se de uma determinação da lei nº 11.350/06: A administração pública somente poderá rescindir unilateralmente o contrato do Agente Comunitário de Saúde ou do Agente de Combate às Endemias, de acordo com o regime jurídico de trabalho adotado, na ocorrência da seguinte hipótese:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

     

  • Que banca é essa, Deus?

  • banca cobrando conhecimentos basicos sobre as leis 9.784 e 8.112...acumulo de cargo publico.


ID
2175253
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Palma Sola - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A hipertensão arterial é uma doença crônica que, se não controlada, pode ser causa de várias doenças, principalmente:

Alternativas
Comentários
  • AVE e IAM


ID
2175280
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Palma Sola - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa em que a forma “por que” completa corretamente a lacuna da frase:

Alternativas
Comentários
  • Gabatiro é o C?

     

  • por que: nesse caso equivale a POR QUAL MOTIVO algumas pessoas pessoas aparentam ser mais novas.

    nesse caso se acrescenta a palavra MOTIVO OU RAZÃO, diferente de PORQUÊ, que nesse caso TROCA por MOTIVO ou RAZÃO

    EXEMPLO: Não sei o porquê de tanta complicação ( não sei o motivo de tanta complicação)

    Não sei por que você se foi tão depressa (não sei por qual motivo você se foi tão depressa)

  • Gabatiro C

  • a ) Ela contou o porquê de ter voltado.

    b ) Isso acontece porque as pessoas andam sem tempo.

    c ) Genética explica por que algumas pessoas aparentam ser mais novas.

    d ) Venceram porque lutaram como irmãos.

  • Quando estiver no meio da frase e tiver o sentido de "o motivo pelo qual" será "POR QUE".

     

     Perceba que pode ser claramente trocado por o motivo pelo qual.

     

     

    Genética explica "o motivo pelo qual" algumas pessoas aparentam ser mais novas.

  • Gabarito C - pois nenhum outro se encaixaria corretamente pelo método de substituição.

  • Gabarito letra C

    Usa-se por que:

    a)       Nas orações interrogativas diretas e indiretas.

    Ex: Por que você não me ligou?

    Quero saber por que meu dinheiro está valendo menos.

    b)      Sempre que estiverem expressas ou subtendidas as palavras motivo, razão.

    Ex: Não sei por que ele se ofendeu.

    Eis por que não lhe escrevi antes.

    c)       Em títulos, manchetes.

    Ex: Por que os exercícios físicos funcionam.

    d)      Quando a expressão puder ser substituída por: para que, pelo qual, pelos quais, pela qual, pelas quais.

    Ex: A estrada por que (pela qual) passei está em péssimo estado.

    O motivo por que (pelo qual) desisti é totalmente pessoal.

    Usa-se por quê:

    Quando a expressão aparecer em final de frase ou sozinha.

    Ex: Chorava ou ria sem saber por quê.

    Atrasaram de novo? Por quê?

    Usa-se porque:

    Quando a expressão equivaler a pois, uma vez que, para que (conhecido como  porque da resposta).

    Ex: Não responda, porque ele tem razão.

    Não resolveram ficar porque está muito tarde.

    Usa-se porquê:

    Quando a expressão for substantivada, situação em que é sinônimo de motivo, razão (determinada por um artigo).

    Ex: o diretor negou-se a explicar o porquê de sua decisão.

    Você deve saber o porquê da reação dela.

  • link para estudar com o elias Santana   https://www.youtube.com/watch?v=JVyVGDZXGI8

     

    Autor: Arenildo Santos

     

    Síntese Teórica -  Emprego de  “porquês”
     

    Por que (separado e sem acento)

    1) Expressão adverbial interrogativa de causa (ou explicação), podendo aparecer em interrogações diretas e indiretas.  Nesse caso, pode estar explícito ou não o termo “motivo” (“razão”).  Veja.

    Por que razão o homem maltrata a natureza?

    Por que o homem maltrata a natureza?

    Ninguém sabe por que razão o homem maltrata a natureza.

    Ninguém sabe por que o homem maltrata a natureza.

     

    2) Expressão relativa com função anafórica.  Nesse caso, equivale a uma das seguintes expressões: pelo qual, pelos quais, pela qual, pelas quais.

    A estrada por que vim é tranquila. (por que = pela qual)

    O fax por que enviei a texto é antigo. (por que = pelo qual)

    Obs.1: Também se usa “por que” quando a palavra “que” funciona como pronome indefinido adjetivo (equivalendo a “qual”).  Nesse caso, “por que” equivale a “por qual”.

    Você sabe por que caminho ela está vindo?

    Obs. 2: Cuidado.  Por vezes o segmento “por que” corresponde à seguinte morfologia: a preposição “por” é exigida por um termo anterior; e “que” é conjunção integrante.  Veja:

    Minha luta por que você supere isso é grande.

     

    Por quê (separado e com acento) 

    Também tem valor adverbial interrogativo.  O acento ocorre diante de pausas fortes.  Veja:

    O homem maltrata a natureza por quê?

    O homem maltrata a natureza, mas ninguém sabe por quê.

    Ninguém sabe por quê, mas o homem maltrata a natureza.

    Ela admitiu o homicídio, mas explicar por quê será difícil.

     

    Porque (junto e sem acento)

    Trata-se sempre de conjunção: seja explicativa, seja causal, seja final.

    Não chore, porque me daria pena.

    Não chorei porque não tive vontade.

    Não chorarei porque não demonstre fragilidade.

    Você se assustou porque eu gritei?

     

    Porquê (junto e com acento)

    Trata-se de substantivo.

    Ninguém sabe o porquê, mas o homem maltrata a natureza.

  • GABARITO C

     

     

    PORQUÊ (junto e com acento)


    A forma porquê representa um substantivo. Significa "causa", "razão", "motivo" e normalmente surge acompanhada de palavra determinante (artigo, por exemplo).


    ex.:  Não consigo entender o porquê de sua ausência.
            Existem muitos porquês para justificar esta atitude.
     

     

    PORQUE (junto e sem acento)


    A forma porque é uma conjunção, equivalendo a pois, já que, uma vez que, como. Costuma ser utilizado em respostas, para explicação ou causa.


    ex.: Vou ao supermercado porque não temos mais frutas.
     

     

    POR QUÊ (separado e com acento)

     

    Caso surja no final de uma frase, imediatamente antes de um ponto (final, de interrogação, de exclamação) ou de reticências, a sequência deve ser grafada por quê, pois, devido à posição na frase, o monossílabo "que" passa a ser tônico.

     

    ex.: Estudei bastante ontem à noite. Sabe por quê?

     

     

    POR QUE (separado e sem acento)
    A forma por que é a sequência de uma preposição (por) e um pronome interrogativo (que). Equivale a "por qual razão", "por qual motivo":

     

    ex.: Desejo saber por que você voltou tão tarde para casa.
          Por que você comprou este casaco?

     

     

    bons estudos


ID
2175283
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Palma Sola - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Quanto ao emprego correto da crase, analise os itens abaixo e assinale aqueles que estão de acordo com a norma culta:
I. É necessário aquelas pessoas que permaneçam sentadas.
II. Trabalho até às 20h todos os dias.
III. China impõe novas restrições às importações.
IV. Estudantes vão às ruas em busca de melhores condições de estudo.

Alternativas
Comentários
  • I  -  

    Crase diante dos Pronomes Demonstrativos Aquele (s), Aquela (s), Aquilo

     

    Haverá crase diante desses pronomes sempre que o termo regente exigir a preposição "a"

    Refiro-me àquele atentado.

     

    O termo regente do exemplo acima é o verbo transitivo indireto referir (referir-se a algo ou alguém) e exige preposição, portanto, ocorre a crase.

     

     

    II - 

    Casos em que a ocorrência da crase é FACULTATIVA

    Depois da preposição até:

     

     

    Fui até a praia.    ou   Fui até à praia.

    Acompanhe-o até a porta.   ou    Acompanhe-o até à porta.

    A palestra vai até as cinco horas da tarde.   ou    A palestra vai até às cinco horas da tarde.

  • Discordo do gabarito, o enunciado pede as alternativas que estão de acordo com as regras da norma culta, e o item II não desrespeita nenhuma regra gramatical, pelo contrário, trata-se de uma facultatividade o uso da preposição e, consequentemente, do acento indicativo de crase diante de até. Ser facultativo, não incorre em erro.

  • Só marquei "d" porque não tinha opção com 2, 3 e 4.

  • Com a preposição ATÉ a crase é FACULTATIVA, assim, a alternativa II também está correta!

  • Trabalho até as 20 horas 

    Nesse caso não usa crase, porque se substituir por meio dia ficará: trabalho até o meio dia. Então não usa crase nesse caso. 

  • Exemplos de quando usar:

    a- A festa começa às 21h.

    b- As lojas normalmente abrem às 9h.

    c- O telefone tocou à 1h da madrugada.

    d- Começa à 0h desta terça-feira a venda de ingressos para o show.

    2- Exemplos de quando NÃO usar:

    Não há crase depois das preposições: paraatéapósdesde e entre.

    a- Antecipei minha consulta para as 14h.

    b- Só vou esperar por você até as 15h.

    c- Podemos nos encontrar após as 19h.

    d- Estou te esperando desde as 11h.

    e- Estarei no clube entre as 9h e as 11h.

    3- Dica:

    Substitua sempre qualquer hora por meio-dia. Só haverá crase se der ao meio-dia.

    a- A festa começa às 21h. (A festa começa ao meio-dia.) Há crase.

    b- Antecipei minha consulta para as 14h. (Antecipei minha consulta para ao meio-dia????) Não há crase.

    4- Outros casos:

    4.1- Não há crase quando a preposição de aparece sozinha, ainda que ela esteja implícita.

    a- A minissérie será exibida de 3ª a 6ª. (sozinha)

    b- Exibição da minissérie: 3ª a 6ª. (implícita)

    4.2- Há crase quando a preposição de aparece combinada com artigo, ainda que ela esteja implícita.

    a- A aula de dança será das 15h às 17h. (combinada: de+as)

    b- Horário da aula de dança: 15h às 17h. (implícita)

     

    professoramarialucia.wordpress

  • ATE ÁS 20H ou ATÉ AS 20H -  CRASE FACULTATIVA 

    ATÉ ÁS 20H DO DIA

    ATÉ 20H PODERIA SER TAMBÉM

  • Em regra, usamos crase em indicação de horas, contudo com as seguintes preposições indicando horas, não a usamos:

    "para", "desde", " até", "após", "entre" e " para". Até porque a crase é a contração de preposição A+ A (artigo definindo) e não outras preposições.

  • A questão aborda assunto crase. Para acertamos a questão é necessário analisarmos as frases abaixo e analisar quais estão corretas. Vejamos:

    I. É necessário aquelas pessoas que permaneçam sentadas.

    Está errada, pois a palavra NECESSÁRIO exige a regência nominal "a" (preposição) e o pronome demonstrativo AQUELA se junta ela ocasionando a crase. INCORRETA.

     II. Trabalho até às 20h todos os dias. 

    Antes de hora antecedida da preposição ATÉ a crase é facultativa, portanto essa frase pode ou não está com crase. A banca descorda de tal entendimento e aplicou como incorreto o uso da crase. INCORRETA/CORRETA

    III. China impõe novas restrições às importações. 

    Está correto o uso da crase, pois temos a regência nominal de RESTRIÇÕES + o artigo feminino que acompanha a palavra IMPORTAÇÕES. CORRETA.

    IV. Estudantes vão às ruas em busca de melhores condições de estudo.

    Está correta, porque o verbo IR rege preposição "a" e o nome RUAS tem um artigo definido que o acompanha. CORRETA.

    GABARITO DA BANCA: D

    GABARITO DO MONITOR: NULO


ID
2175289
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Palma Sola - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Uma conta tem juros de 2% ao dia de atraso. Se o valor inicial da conta é de R$ 100,00 e é paga com 2 dias de atraso, qual será o valor da conta?

Alternativas
Comentários
  • 1 dia de atraso = 2%

    2 dia de atraso = 2%

    total = 4%

     

    100 x 1,04 = 104,00

  • J= CIT

    C= 100

    I= 2% dia

    T= 2 dias

     

    J= 100. 2. 2/100

    J= 4

    C+J = Montante

    100 + 4 = 104

     

    Letra B

  • 2% de 100,00 = 2/100 . 100 = 200/100 = 2 . 2 dias de atraso = 4 >>> 100 + 4 = 104,00


ID
2175292
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Palma Sola - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Uma corda de 100 metros será cortada em pedaços de 4 metros cada, para que as crianças de uma escola brinquem de pular corda. Quantos pedaços de 4 metros cada será possível fazer?

Alternativas
Comentários
  • 100/4 = 25

  • Juvenil essa ...

  • 100 --> Comprimento da Corda

    4 --> Comprimento dos Pedaços

    25 --> Quantidade de pedaços de 4 metros que será possível fazer com a corda de 100m (100/4).


    Alternativa "D"


ID
2175295
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Palma Sola - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Quantas dúzias podem ser formadas com 6 dezenas?

Alternativas
Comentários
  • dúzia  = 12

    6 deeznas = 60

     

     

    60 / 12 = 5


ID
2175298
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Palma Sola - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Um grande terreno precisa ser divido em lotes de 10m x 25m. Qual precisa ser a área do terreno para dividir em 8 lotes?

Alternativas
Comentários
  • (10x25)x8

    250x8 = 2000


ID
2175391
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Palma Sola - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Um confeiteiro, faz em 2 horas, 4 bolos. Quantos bolos esse confeiteiro faz em 7 horas?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: letra C

     

    4 bolos a cada 2 horas = 2 bolos a cada 1 hora.

     

    7 x 2 = 14 bolos.

  •  

        2h               4 bolos

       7h                  

     

             2x = 28

               x= 28/ 2 

              x = 14 

     

     

     

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Matemática e o assunto inerente à multiplicação, à divisão e à regra de 3 (três) dos números.

    Tal questão apresenta o seguinte dado o qual deve ser utilizado para a sua resolução:

    - Um confeiteiro faz, em 2 horas, 4 bolos.

    Por fim, frisa-se que a questão deseja saber quantos bolos esse confeiteiro faz em 7 horas.

    Resolvendo a questão

    Sabendo que um confeiteiro faz, em 2 horas, 4 bolos, para se descobrir quantos bolos esse confeiteiro faz em 7 horas, deve ser feita a seguinte regra de 3 (três):

    4 bolos ------------ 2 horas

    x bolos ------------- 7 horas

    Fazendo a multiplicação em cruz, tem-se o seguinte:

    x * 2 = 7 * 4

    2x = 28

    x = 28/2

    x = 14 bolos.

    Logo, em 7 horas, o confeiteiro fará 14 bolos.

    Gabarito: letra "c".