SóProvas



Prova AMEOSC - 2021 - Câmara de São José do Cedro - SC - Técnico em Contabilidade


ID
5179888
Banca
AMEOSC
Órgão
Câmara de São José do Cedro - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

No registro do fato contábil, deve-se observar normas e princípios, aceitos pela legislação específica. Dos listados abaixo, identifique a EXCEÇÃO ao informado no enunciado:

Alternativas
Comentários
  • regra é que as empresas utilizem o regime de competência para efetuar a sua escrituração, todavia ele não é obrigatório para todas as empresas. A exceção são as empresas que apuram o Imposto de Renda pelo lucro presumido ou pelo simples nacional, pois elas podem apurar o resultado pelo regime de caixa.

    (CESPE) O regime de competência é comumente utilizado pelas empresas, ainda que algumas mantenham sua contabilidade pelo regime de caixa. Mesmo as empresas que utilizam o regime de competência em sua contabilidade elaboram alguma demonstração em regime de caixa. (CERTO)

    GAB: REGIME DE CAIXA (A)

  • Complementação:

    A DFC (demonstração do fluxo de caixa) utiliza o regime de caixa.

  • Questão sobre os princípios contábeis.

    No contexto das ciências em geral, podemos dizer que princípios são um conjunto de valores e pressupostos básicos, que no caso dos princípios contábeis são válidos para a matéria contábil. Podem ser extraídos da legislação (ex.: NBC TG), ou da própria doutrina contábil.

    Nesse contexto, a antiga Resolução CFC 750/93, tratava dos princípios fundamentais de contabilidade, que representavam a essência das doutrinas e teorias no Brasil relativas à Ciência da Contabilidade da época. Entre eles estavam expressamente detalhados o princípio da entidade, da continuidade, da oportunidade, do registro pelo valor original, da competência, entre outros.

    Atenção! Apesar da resolução ter sido revogada pela NBC TSP EC, isso não significa que os princípios contábeis nela inseridos foram extintos. Existem princípios que ainda são mencionados na nova Estrutura Conceitual (ex.: prudência) e outros que continuam sendo princípios doutrinários válidos e aceitos, ainda que não positivados na norma. Por isso, existem questões recentes de concurso que ainda utilizam a norma revogada como referência.

    Dica! Vejamos um resumo com os princípios fundamentais da contabilidade inseridos na Resolução CFC 750/93. Grave que CFC tem CCROPE:

    Competência
    Continuidade
    Registro pelo valor original
    Oportunidade
    Prudência
    Entidade

    Feita toda a revisão, já podemos analisar as alternativas:

    A) Errada, no registro do fato contábil, em regra, não deve-se observar o regime de caixa, e sim o regime de competência, de acordo com os princípios contábeis e a Lei n.º 6.404/76:

    "Art. 177. A escrituração da companhia será mantida em registros permanentes, com obediência aos preceitos da legislação comercial e desta Lei e aos princípios de contabilidade geralmente aceitos, devendo observar métodos ou critérios contábeis uniformes no tempo e registrar as mutações patrimoniais segundo o regime de competência."

    Dica! Na prática, pequenas empresas costumam manter sua contabilidade pelo regime de caixa, pois é mais fácil de gerenciar, ainda que sejam obrigadas a elaborar demonstrações contábeis segundo o regime de competência. Além disso, a DFC é uma demonstração que deve ser elaborada pelo regime de caixa, sendo uma exceção à regra acima.

    B) Certa, no registro do fato contábil, deve-se observar o princípio da entidade. Veja a disposição da antiga Resolução CFC sobre o princípio:

    "Art. 4º O Princípio da ENTIDADE reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos. Por consequência, nesta acepção, o Patrimônio não se confunde com aqueles dos seus sócios ou proprietários, no caso de sociedade ou instituição."

    C) Certa, como vimos, no registro do fato contábil, deve-se observar o princípio da competência. Veja a disposição da antiga Resolução CFC sobre o princípio:

    "Art. 9º As receitas e as despesas devem ser incluídas na apuração do resultado do período em que ocorrerem, sempre simultaneamente quando se correlacionarem, independentemente de recebimento ou pagamento.

    § 1º O Princípio da COMPETÊNCIA determina quando as alterações no ativo ou no passivo resultam em aumento ou diminuição no patrimônio líquido, estabelecendo diretrizes para classificação das mutações patrimoniais, resultantes da observância do Princípio da OPORTUNIDADE."

    D) Certa, como vimos, no registro do fato contábil, deve-se observar o princípio do registro pelo valor original. Veja a disposição da antiga Resolução CFC sobre o princípio:

    "O PRINCÍPIO DO REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL

    Art. 7º Os componentes do patrimônio devem ser registrados pelos valores originais das transações com o mundo exterior, expressos a valor presente na moeda do País, que serão mantidos na avaliação das variações patrimoniais posteriores, inclusive quando configurarem agregações ou decomposições no interior da ENTIDADE."


    Gabarito do Professor: Letra A.
  • NÃO É PERMITIDO A UTILIZAÇÃO DO REGIME DE CAIXA PARA O REGISTRO DE ATOS E FATOS CONTÁBEIS.

  • A

    Principio da Entidade, o Regime de Competência e Registro pelo Valor Original são princípios contábeis.

    O Princípio da Competência determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento. O Princípio da Competência pressupõe a simultaneidade da confrontação de receitas e de despesas correlatas.

    Regime de Caixa é uma exceção ao Princípio da Competência, podemos citar como exemplo a Demonstração de Fluxo de Caixa, que é elaborada sob o Regime de Caixa.

    Fonte: Prof Felipe Moura


ID
5179891
Banca
AMEOSC
Órgão
Câmara de São José do Cedro - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

O indicador Participação de Capital de Terceiros indica quanto uma empresa possui de capitais de terceiros em comparação com outra importante conta do Balanço Patrimonial. A fórmula que representa adequadamente este indicador é:

Alternativas
Comentários
  • Participação de Capitais de Terceiros (PCT) - Este índice indica o percentual de capital de terceiros em relação ao patrimônio líquido, retratando a dependência da empresa em relação aos recursos externos. A interpretação isolada desse índice, cujo objetivo é avaliar o risco da empresa, é no sentido de que “quanto maior, pior”. Entretanto, para a empresa, pode ocorrer que o endividamento lhe permita meios de alcançar a competitividade no setor em que atua, obtendo melhores ganhos.

    PCT= PL / (PC + PNC)

    PCT = Participação de Capitais de Terceiros

    PC = Passivo Circulante

    PNC = Passivo Não Circulante

    PL = Patrimônio Líquido

  • Índice de Garantia do Capital de Terceiros (GCT) ou Grau de Endividamento:

    GCT= Exigível total/PL (também chamado de Participação de Capital de Terceiros)

    A. 

  • Questão exige que o candidato conheça os índices de endividamento ou de estrutura de capital.

    Os índices de endividamento retratam o grau de endividamento da empresa, ou seja, fazem uma relação entre o capital próprio e o de terceiros.

    O indicador Participação de Capital de Terceiros - PCT indica quanto uma empresa possui de capitais de terceiros em comparação ao seu capital próprio, que nesse caso, nada mais é que o Patrimônio Líquido. Assim:

    PCT  =  Passivo  /  PL

    A "importante conta" a qual o quesito se refere é o Patrimônio Líquido, que representa o capital próprio da entidade. Lembrando apenas que o Passivo  =  PC  +  PNC.


    Gabarito do Professor: Letra A.

ID
5179894
Banca
AMEOSC
Órgão
Câmara de São José do Cedro - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

De acordo com a Lei Federal 4.320/1964, estatui Normas Gerais de Direito Financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal, os demonstrativos contábeis exigidos são:

Alternativas
Comentários
  • Gab. D

    À luz da Lei 4.320/64, temos que:

    Art. 101. Os resultados gerais do exercício serão demonstrados no Balanço Orçamentário, no Balanço Financeiro, no Balanço Patrimonial, na Demonstração das Variações Patrimoniais, segundo os  Anexos  números 12, 13, 14 e 15 e os quadros demonstrativos constantes dos Anexos números 1, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 16 e 17.

  • Lei 4.320/64

    Art. 101

    *Balanço Orçamentário

    *Balanço Financeiro

    *Balanço Patrimonial

    *Demonstração das variações patrimoniais.

  • DRE não é demonstração do setor público. Gabarito letra D

  • Lei 4.320/64

    BO art. 102

    BF art. 103

    DVP art. 104

    BP art. 105

    Bons estudos.

  • Obrigatórios...

    Demonstrações das variações do POF.

    Demonstrações das Variações Patrimoniais.

    Balanço Patrimonial.

    Blando Orçamentário.

    Balanço Financeiro.

  • Art. 101. Os resultados gerais do exercício serão demonstrados nos;

    I. - Balanço Orçamentário: demonstrará as receitas e despesas previstas em confronto com as realizadas.

    II. - Balanço Financeiro: demonstrará a receita e a despesa orçamentárias bem como os recebimentos e os pagamentos de natureza extra orçamentária, conjugados com os saldos em espécie provenientes do exercício anterior, e os que se transferem para o exercício seguinte. - Os Restos a Pagar do exercício serão computados na receita extra orçamentária para compensar sua inclusão na despesa orçamentária.

    III. Balanço Patrimonial; demonstrará:

    • O Ativo Financeiro;
    • O Ativo Permanente;
    • O Passivo Financeiro;
    • O Passivo Permanente;
    • O Saldo Patrimonial;
    • As Contas de Compensação.

    IV. - Demonstração das Variações Patrimoniais; evidenciará as alterações verificadas no patrimônio, resultantes ou independentes da execução orçamentária, e indicará o resultado patrimonial do exercício.


ID
5179897
Banca
AMEOSC
Órgão
Câmara de São José do Cedro - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Identifique a afirmação CORRETA, concernente a escrituração contábil:

Alternativas
Comentários
  • CONTAS DE NATUREZA DEVEDORA = CONTAS DE ATIVO (bens e direitos)

    CONTAS DE NATUREZA CREDORA = CONTAS DO PASSIVO (obrigações)

  • ATIVO NATUREZA DEVEDORA

    Despesa

    Red. Passivo

    Red.PL

    PASSIVO NATUREZA CREDORA

    receita

    Red. Ativo

  • Contas de natureza DEVEDORA: contas do ativo (bens e direitos e contas de despesas)

    Contas de natureza CREDORA: contas do passivo ( obrigações) contas do patrimônio líquidos contas de receitas.

    Gab. D

  • Qual o erro da A?


ID
5179900
Banca
AMEOSC
Órgão
Câmara de São José do Cedro - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Constituem princípios orçamentários, dentre outros, os indicados em:

Alternativas
Comentários
  • Unidade: um orçamento anual por Esfera de Governo;

    Universalidade: todas as receitas e despesas devem ser incluídas na LOA; nenhuma instituição pública deve ficar fora do orçamento; nenhuma despesa pode ser realizada sem autorização legislativa;

    Periodicidade ou Anualidade: apregoa-se que as estimativas de receitas e as autorizações de despesas devem referir-se a um período limitado de tempo, em geral, um ano ou o chamado “exercício financeiro” que corresponde ao período de vigência do orçamento. O exercício financeiro coincidirá com o ano civil;

    Exclusividade: veda a inserção de matéria estranha em leis orçamentário-financeiro;

    Transparência: exige que a linguagem orçamentária seja clara e de fácil entendimento; exige que as informações orçamentário-financeiras sejam divulgadas em linguagem facilitada, de forma que as pessoas comuns consigam entendê-las.

    gab. D

  • COMPETÊNCIA NO ECXISTE !!!


ID
5179903
Banca
AMEOSC
Órgão
Câmara de São José do Cedro - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com relação aos conceitos de Hardware e de Software, analise as afirmações seguintes:

I.Hardware é a parte física do computador, ou seja, o conjunto de aparatos eletrônicos, peças e equipamentos que fazem o computador funcionar.
II.Software é a manipulação, instrução de execução, redirecionamento e execução das atividades lógicas das máquinas.
III.Software é um serviço de armazenamento e sincronização de arquivos.
IV.Hardware é um tipo de tecnologia que permite o acesso aos arquivos armazenados no computador.

Podemos afirmar que estão CORRETAS as afirmações contidas em:

Alternativas
Comentários
  • ✅Letra A.

    Hardware = É a parte FÍSICA de um sistema operacional. Ex: Gabinete, CPU.

    Software = É a parte LÓGICA de um computador.

    Erros? Só avisar!! BONS ESTUDOS!!!✨✍

  • A questão aborda conhecimentos acerca da definição de hardware e software.

    I.Hardware é a parte física do computador, ou seja, o conjunto de aparatos eletrônicos, peças e equipamentos que fazem o computador funcionar.

    Item I – Correto, hardware está relacionado à parte física do computador, ou seja, às peças em que podemos tocar, como, por exemplo, monitor, mouse, teclado, fone de ouvido ou a impressora. 

    II.Software é a manipulação, instrução de execução, redirecionamento e execução das atividades lógicas das máquinas.

    Item II – Correto, software está relacionado às partes lógicas e intangíveis do computador, como, por exemplo, programas e aplicativos. 

    III.Software é um serviço de armazenamento e sincronização de arquivos.

    Item III - Incorreto, serviços de armazenamento e sincronização de arquivos estão relacionados aos serviços de armazenamento em nuvem, onde os arquivos e documentos são armazenados em servidores de algum data center, ou seja, os arquivos são salvos fora do HD do usuário.

    IV.Hardware é um tipo de tecnologia que permite o acesso aos arquivos armazenados no computador.

    Item IV - Incorreto, a tecnologia que permite o acesso aos arquivos do computador é a memoria RAM, que realiza a leitura dos arquivos quando o usuário solicita.

     

     

    Gabarito – Alternativa A.

  • Fui resolver essa questão a partir do meu material de informática que diz:

    hardware é a parte física e software é a parte lógica, intangível.

    Próxima.

  • As demais:

    A afirmativa lll é o conceito de Dropbox (se eu estiver errada me avisem).

    Outra questão que responde a última afirmativa:

    Q770551: Ano: 2017 Banca: MS CONCURSOS

    É um tipo de tecnologia que permite o acesso aos arquivos armazenados no computador. Não armazena conteúdos permanentemente. É responsável, no entanto, pela leitura dos conteúdos quando requeridos. Tais conceitos se referem a:

    C) Memória RAM


ID
5179906
Banca
AMEOSC
Órgão
Câmara de São José do Cedro - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Suponhamos a seguinte operação: venda de mercadorias a prazo. Suponhamos ainda que o cliente não pagou a duplicata no vencimento e, quando efetuou o pagamento, foram cobrados juros e multa de 10%.

A escrituração que se espera para esta operação será:

Alternativas
Comentários
  • A questão exige pensar um pouquinho porque ficou meio obscuro qual é o momento do lançamento que ela solicita, mas após fazer os possíveis, notei que ela pede o lançamento do momento do pagamento. Vejamos:

    GABARITO LETRA C.

    D- Caixa (banco) aumentando o ativo

    C- Clientes (duplicatas a receber) diminuindo o passivo

    C- Juros ativos (juros e multas) aumentando a receita

    Essas questões são bem complexas, como a contabilidade é uma ciência social, as contas podem ter nomenclaturas diferentes, foquem nisso.

    PERTENCEREMOS!

  • A conta Cliente (duplicatas a receber) não seria uma conta do ATIVO? Logo é um direito, aumenta o ativo quando ele receber o pagamento. Pq voce disse que diminui o passivo? Tenho muita dificuldade em contabilidade, só estou tentando entender mesmo.

  • tayna eu não sou o melhor para ensinar, mas veja conforme entendi: Duplicatas a receber é um direito, então débito aumenta e crédito diminui (quando o cliente pagou você credita a conta duplicatas a receber do ativo por que vc reconheceu q a dívida já foi paga). Pra compensar a retirada do valor de duplicatas, você debita em banco conta movimento, pois o dinheiro entrou na sua conta bancária. Credita no PL os juros por serem valores recebidos referente as multas e juros. Espero ter ajudado

ID
5179909
Banca
AMEOSC
Órgão
Câmara de São José do Cedro - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Com relação a Demonstração de Resultado do Exercício (DRE), é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra C.

    Questão retirada desse artigo aqui:

    O relatório da DRE pode ser usado internamente, para obtenção de informações financeiras e externamente, para que o mercado avalie a saúde da empresa.

    https://arquivei.com.br/blog/demonstrativo-resultado-exercicio-tf/#:~:text=O%20relat%C3%B3rio%20da%20DRE%20pode,avalie%20a%20sa%C3%BAde%20da%20empresa.

    Bons estudos.

  • Ué, mas a DRE avalia a situação ECONÔMICA, e não financeira da empresa. A situação financeira fica para o Balanço Patrimonial. Creio que a resposta deveria ser a letra A. Creio que está bem equivocada a questão

  • Letra C

    De acordo com o Manual de Contabilidade Societária, o Balanço Patrimonial demonstra a situação financeira e patrimonial da empresa e a DRE demonstra a situação financeira por meio do confronto entre receitas e despesas. Portanto não há que se falar em situação ou informações econômicas e patrimoniais para a DRE.


ID
5179912
Banca
AMEOSC
Órgão
Câmara de São José do Cedro - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Dentre os vários conceitos possíveis para a Contabilidade, podemos mais corretamente defini-la como sendo:

Alternativas
Comentários
  • Ciência social que estuda e controla o patrimônio das entidades, mediante o registro, a demonstração expositiva e a interpretação dos gastos nele ocorridos, com o fim de fornecer informações sobre sua composição e variações, bem como sobre resultado econômico e decorrente da gestão de riqueza patrimonial.

  • GAB: B

    A alternativa C só está errada pois considera a contabilidade como uma arte, sendo que ela é uma ciência social.

  • Gab. B

    A contabilidade é a ciência enquadrada no ramo das ciências sociais. Ela tem por objeto o patrimônio das entidades, e por objetivo o controle desse patrimônio, com a finalidade de fornecer informações aos seus usuários.

  • Questão sobre conceitos, objetivos e finalidades da Contabilidade.

    A Contabilidade é uma ciência social aplicada, assim como a Administração, Economia e o Direito. Nesse contexto introdutório, existem diversos termos técnicos que se relacionam e que precisamos dominar para acertar questões de concurso.

    Vou aproveita a questão para resumir os principais termos técnicos para vocês, seguindo a doutrina e as normas vigentes:

    Objeto da Contabilidade: Patrimônio.
    Patrimônio: conjunto de bens, direitos e obrigações da entidade.
    Funções da Contabilidade: Administrativa (controlar o patrimônio) e Economia (apurar o resultado).
    Técnicas contábeis: Escrituração, Demonstrações Contábeis, Auditoria e Análise das Demonstrações.
    Objetivos da Contabilidade: Controlar o patrimônio, registrar fatos contábeis e fornecer informações.
    Objetivo final, finalidade ou principal objetivo: fornecer informações úteis aos seus usuários para tomada de decisões.

    Dica! Repare que além de ser objeto da Contabilidade, o patrimônio também é objetivo de controle. Por isso, a doutrina também relaciona a contabilidade à ciência do patrimônio.

    Feita toda a revisão, agora podemos analisar cada uma das alternativas:

    Atenção! Preste atenção no comando da questão! Precisamos procurar, dentro de vários conceitos possíveis, o que defina mais corretamente a Contabilidade. Em outras palavras, precisamos buscar a definição que define melhor, com maior precisão, a Contabilidade.

    A) Errada, o objetivo da Contabilidade não é auxiliar somente os gestores (contabilidade gerencial). O objetivo é fornecer informações úteis aos seus usuários em geral.

    B) Certa, como vimos, essa alternativa descreve todos os elementos importantes em relação ao conceito de Contabilidade.

    É uma ciência (social aplicada), que, por meios de suas técnicas, estuda, registra, controla e interpreta os fatos ocorridos no patrimônio (objeto) das entidades.

    C) Errada, o objetivo da Contabilidade não prestar informações fiscais é fornecer informações úteis.

    D) Errada, Contabilidade é ciência, não é arte.


    Gabarito do Professor: Letra B.
  • kkkkkkkkkkkk

  • O comitê de terminologia do Instituto Americano de Contadores — American Institute of Accountants (AIA):

    “A contabilidade é a arte de registro, classificação e sintetização, de maneira significativa e em termos monetários, de transações e eventos que são em parte, de natureza financeira, e de interpretação de seus resultados.” 


ID
5179915
Banca
AMEOSC
Órgão
Câmara de São José do Cedro - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

São dispositivos de armazenamento de dados os indicados em:

I.Disquete, Disco Rígido, CD, CD-R, CD-RW.
II.DVD, HD DVD, SSD.
III.Cartão de Memória e Pen Drive (USB).
IV.Memória RAM.

Está mais CORRETA as indicações apresentadas em:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D

    Ótimo conteúdo sobre o assunto: https://www.dropbox.com/pt_BR/business/resources/storage-devices

  • Está MAIS correta??? rsrs

  • Mal elaborada .

  • É uma questão capciosa. A memória RAM realmente armazena dados, entretanto, de maneira temporária.

    O enunciado diz "São dispositivos de armazenamento de dados", logo, infere-se os de maneira geral, independentemente de serem temporários ou não.

  • Cai na pegadinha. Eita rs

  • Cabe anulação. Interpretação dúbia. Mas, realmente, memória ram é de "armazenamento" - não definitivo.

  • É verdade, memória RAM...

  • A memória RAM é a memória responsável por armazenar tudo que está em execução, quando o computador está ligado.

    RAM também é uma memória volátil. Sua principal característica é precisar receber pequenos pulsos elétricos com frequência para preservar os dados. É como se ela fosse “reescrita” o tempo todo.

  • Outra pegadinha:

    Ano: 2010 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: TRT - 21ª Região (RN) Prova: CESPE - 2010 - TRT - 21ª Região (RN) - Técnico Judiciário - Tecnologia da Informação

    Texto associado

    Todo software, para ser executado por meio de computador, deve ser carregado na memória principal do computador, ou seja, na memória RAM.

    (x) certo

  • Errei a questão ao interpretar a memória RAM. Ao ler "armazenamento de dados", pensei em dados permanentes e como a memória RAM é volátil eu acabei excluindo.

  • pensei que na questão II o HD DVD seria incorreto, mas realmente existe, trabalhando a anos na informática, ainda se tem coisa a aprender kkkk

  • Enfim, questão puramente ambígua.


ID
5179918
Banca
AMEOSC
Órgão
Câmara de São José do Cedro - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Podemos definir Rede de Computadores como sendo:

Alternativas
Comentários
  • Assertiva c

    Um conjunto de equipamentos, que além de compartilhar dos mesmos recursos, também podem trocar informações entre si.

  • É um conjunto de sistemas de computadores e outros dispositivos conectados entre si por meio de um sistema de comunicação.

    Gabarito: C

    Polícia Civil!

  • ✅Letra C.

    Rede de Computadores = É a conexão de dois ou mais computadores para permitir o compartilhamento de recursos e a troca de informações entre máquinas.

    Topologias básicas de redes = Ponto a ponto, barramento, anel, estrela, árvore, full-Meshed.

    Equipamentos de Rede = Repetidores, hubs, pontes, switches, roteador.

    BONS ESTUDOS!! CONTINUE NA GARRA!!!!

  • É formada por um conjunto de sistemas usuarios (HARDWARE E SOFTWARE), interligados por um sistema de comunicação capazes de trocar informaçoes e compartilhar recursos.

  • GABARITO C

    • REDE DE COMPUTADORES é um conjunto de terminais, equipamentos, meios de transmissão e comutação que interligados possibilitam a prestação de serviços”.

    • REDE DE COMPUTADORES é um conjunto de unidades processadoras interconectadas que permite, inclusive, o compartilhamento de recursos tais como impressoras, discos, entre outros
  • Rede de computadores:

    Redes de Computadores refere-se a interconexão por meio de um sistema de comunicação baseado em transmissões e protocolos de vários computadores com o objetivo de trocar informações, além de outros recursos.

    Backbone:

    "espinha dorsal" ou "rede de transporte", em português) é uma rede principal por onde os dados dos clientes da internet trafegam. Ele controla o esquema de ligações centrais de um sistema mais abrangente com elevado desempenho.

  • Gabarito: C

    É um conjunto de sistemas de computadores e outros dispositivos conectados entre si por meio de um sistema de comunicação.

    RUMO A PF!

  • C

    Um conjunto de equipamentos, que além de compartilhar dos mesmos recursos, também podem trocar informações entre si

  • Essa o examinador driblou o goleiro e tocou para o concurseiro... faz meu filho... só empurrar para o gol..

  • A) INCORRETO. Não é um conjunto de aplicativos.

    B) INCORRETO. Não é um conjunto de programas.

    C) CORRETO. É uma rede de computadores mundial, isto é, uma rede que interconecta milhões de equipamentos de computação em todo o mundo. (Kurose, 2006)

    D) INCORRETO. Há troca de informações entre os equipamentos..

    Fonte: KUROSE, James F.; ROSS, Keith W. Redes de Computadores e a Internet: uma abordagem top-down. 3. ed. São Paulo: Person Addison Wesley, Brasil, 2006.


ID
5179921
Banca
AMEOSC
Órgão
Câmara de São José do Cedro - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Qual das Demonstrações contábeis listadas abaixo, substituiu a DOAR (Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos), constituindo-se em importante instrumento para a análise contábil:

Alternativas
Comentários
  • GAB:A

    Uma das principais alterações trazidas pela Lei 11.638/07, que modificou a Lei 6.404/1976 (Lei das Sociedades por Ações), foi a substituição da Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos (DOAR) pela Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC).

  • Q1167499 A Demonstração de Fluxo de Caixa – DFC tornou-se obrigatória com a Lei 11.638 (que alterou a Lei 6.404/76), em substituição à Demonstração de Origens e Aplicações de Recursos – DOAR. (CERTO)

    (CESPE) A demonstração de origens e aplicações de recursos deixou de ser obrigatória, tendo sido substituída pela DFC, que deve ser construída apenas pelo método indireto. (ERRADO)

    • De fato a DOAR deixou de ser obrigatória, tendo sido substituída pela DFC, entretanto há dois métodos para DFC: direto e indireto

    GAB: DFC (A)

  • Questão sobre as demonstrações contábeis.

    O objetivo geral das demonstrações contábeis é fornecer informações úteis para os usuários. Cada uma das demonstrações obrigatórias e facultativas elaboradas pela empresa fornece informações específicas e relevantes para a tomada de decisão.

    Atenção! O conjunto completo de demonstrações contábeis obrigatórias utilizadas no Brasil varia a depender do contexto da questão. Para essa questão em específico isso não faz diferença, mas é bom sabermos que existem diferenças entre, por exemplo, a antiga Lei das Sociedades Anônimas (Lei n.º 6.404/76) e as novas normas brasileiras de contabilidade (NBC TG/CPC).

    Nesse contexto, ao passar do tempo, várias alterações legislativas foram realizadas na Lei das SAs. As duas principais leis modificativas foram a Lei n.º 11.638/07 e posteriormente, a Lei n.º 11.941/09.

    Atenção! Dentre as inúmeras alterações da Lei n.º 11.638/07 devemos destacar duas mudanças importantes para a questão: Primeiro, fim da obrigatoriedade da Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos (DOAR) e segundo, inclusão da Demonstração de Fluxos de Caixa (DFC).

    A antiga DOAR é uma demonstração que evidencia as movimentações financeiras da empresa, focada principalmente na avaliação da riqueza gerada/consumida pela entidade, por meio da análise comparativas entre as origens e aplicações realizadas.

    Dica! Atualmente, existe uma demonstração contábil que evidencia essas informações específicas de forma semelhante a DOAR. É a (Demonstração do Valor Adicionado) DVA, obrigatória para as empresas de capital aberto.

    Feita toda a revisão, já podemos analisar as alternativas:

    A) Certa, como vimos, conforme a alteração realizada pela Lei n.º 11.638/07 a DFC substituiu a DOAR (Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos), constituindo-se em importante instrumento para a análise contábil.

    "Art. 176. Ao fim de cada exercício social, a diretoria fará elaborar, com base na escrituração mercantil da companhia, as seguintes demonstrações financeiras, que deverão exprimir com clareza a situação do patrimônio da companhia e as mutações ocorridas no exercício:

    I - balanço patrimonial;
    II - demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados;
    III - demonstração do resultado do exercício; e
    IV - demonstração das origens e aplicações de recursos.
    IV – demonstração dos fluxos de caixa; e (Redação dada pela Lei n.º 11.638, de 2007.)"

    B) Errada, a DVA não substituiu a DOAR, ainda que trate de informações semelhantes.  

    C) Errada, a DLPA trata apenas da movimentação na conta Lucros ou Prejuízos Acumulados, que é uma das diversas contas do patrimônio líquido.

    D) Errada, a DMPL tem como objetivo demonstrar as mutações de todas as contas que compõem o PL de uma empresa durante um exercício. É uma demonstração mais recente que a DOAR, porém não a substituiu.


    Gabarito do Professor: Letra A.

ID
5179924
Banca
AMEOSC
Órgão
Câmara de São José do Cedro - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

O indicador, representado pela fórmula: AC/PC, está relacionado ao índice de liquidez:

Alternativas

ID
5179927
Banca
AMEOSC
Órgão
Câmara de São José do Cedro - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A partir da Lei 11.638/07, qual das contas do Balanço Patrimonial deixou de ser representada em sua estrutura formal, existindo apenas para saldos remanescentes até aquela data:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra C.

    Ativo diferido deixou de existir com a edição da Medida Provisória nº 449/08, transformada na Lei nº 11.941/09, passando a ter a nomenclatura de Despesas Pré-Operacionais.

    P.S: A título de conhecimento extra, a conta Lucros Acumulados não poderá constar no Balanço Patrimonial (mais especificadamente no Patrimônio Líquido) a não ser em caráter TRANSITÓRIO.

    Então fiquem atento tanto ao Ativo Diferido quanto ao Lucro Acumulado (ainda existe, só não pode mais constar no BP no fechamento do balanço).

    Bons estudos.


ID
5179930
Banca
AMEOSC
Órgão
Câmara de São José do Cedro - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

SOMOS INSTANTES NA EFEMERIDADE DA VIDA

(1º§) Somos minúsculos pedaços de acontecimentos que se repetem continuamente na vida. Nós somos memórias inestimáveis!
(2º§) Somos esse filme velho que vemos passar todos os dias pelas ruas, calçadas, ônibus, casas. Mas sabemos que somos seres viventes!!!
(3º§) Somos partes pequenas e ambulantes que andam procurando um destino. Somos instantes que se somam.
(4º§) Todos nascemos do moer e remoer dos momentos. E nascemos, assim, cada vez menores, cada vez mais insignificantes, cada vez mais moídos de nós mesmos, como a areia que virou pó quando antes era pedra, mas continuando necessária também.
(5º§) É preciso ter certeza daquilo que se busca e andar desse nosso jeito desandado para ser o que se é verdadeiramente.
(6º§) Somos o mundo dando voltas, o coração batendo em cada quarto vazio, o olho chorando as tão cansadas e repetidas memórias, o passo que dança o que se sente.
(7º§) Somos os instantes que construímos com os outros grãos que se encontram na vida. Por isso mesmo nós precisamos valorizar a vida que pulsa e vibra, porque nós existimos.

(Por: Aline Mariz) - (https://www.pensador.com/frase/MTIzNjc5NA/) - (Adaptado) - (Acesso 18.02.2021)

Sobre a composição do período: "Somos instantes na efemeridade da vida", analise as assertivas com o código C(Certo) ou E(Errado).

(  )O período contém termos que estabelecem relação de sentido com a brevidade da vida.
(  )O sujeito de "somos" é elíptico, identificado pela desinência verbal no presente do modo indicativo.
(  )O termo: "instantes" é antítese de "momentos".
(  )O substantivo abstrato: "efemeridade" é polissílabo paroxítono.
(  )As combinações prepositivas: "na" e "da" são impostas pela concordância e regência verbais.

Após análise, marque a alternativa CORRETA. 

Alternativas
Comentários
  • C - Efêmero: que é passageiro, temporário, transitório

    C - (nós) somos ...

    E - Somos instantes = passageiros = momentos

    C e-fe-me-ri-DA-de

    E - Somos instantes (em+a) na | efemeridade (de+a) da vida (da morte, do riso, do canto, da viagem) Adjunto adniminal valor adjetivo.

  • Acrescentando:

    O sujeito é oculto quando não está expresso, mas pode ser retomado pelo contexto.

    ou Pode ser retomado pela desinência verbal.

    ex: ( Nós ) Comemos um pote de sorvete.

  • Vá direto até a última proposição e mate a questão.

    Gabarito D

  • A última proposição está errada, pois as preposições daquele trecho( "na" e "da") são exigidas pelo contexto, e não pelo verbo.

  • Em relação à última afirmativa: "As combinações prepositivas: "na" e "da" são impostas pela concordância e regência verbais"

    Não são combinações prepositivas, mas, sim, contrações prepositivas.

  • A DESINÊNCIA QUE IDENTIFICA O SUJEITO ELIPTICO É A NUMERO PESSOA E NAO A MODO TEMPORAL COMO É É CITADA NA QUESTAO.

  • Ultima: Nominal e não verbal

  • Para responder ao enunciado, é preciso interpretar o texto e mobilizar aspectos diferentes da gramática normativa como tipos de sujeito, classe de palavras e figuras de linguagem. Cada item será julgado separadamente.

    (C) O período contém termos que estabelecem relação de sentido com a brevidade da vida.
    Sim, os termos “instantes" e “efemeridade" traduzem a ideia de tempo escasso, de algo de curta duração. O que é efêmero é transitório. Sendo assim, o período estabelece uma relação com o pouco tempo da vida.

    (C) O sujeito de "somos" é elíptico, identificado pela desinência verbal no presente do modo indicativo.
    Sim, a forma verbal “somos" indica que o sujeito da frase é “nós": “(Nós) somos instantes na efemeridade da vida." Sujeito elíptico ou sujeito desinencial.

    (E) O termo: "instantes" é antítese de "momentos".
    Não, o termo antítese indica uma relação de contradição/ oposição. Instantes e momentos são termos similares, pois indicam algo ocorrido em um curto espaço de tempo. 

    (C) O substantivo abstrato: "efemeridade" é polissílabo paroxítono.
    Sim, e-fe-me-ri-da-de tem 6 sílabas e polissílabo é aquela palavra com três ou mais sílabas. Como a sílaba tônica é a penúltima, a palavra é paroxítona.

    (E) As combinações prepositivas: "na" e "da" são impostas pela concordância e regência verbais.
    Não, “na" e “da" são exemplos de contrações prepositivas, já que ocorre uma redução na formação da palavra (em+a / de+a). Além disso, a imposição dessas contrações prepositivas não ocorre por conta dos verbos, mas dos nomes (efemeridade/ vida). Logo, elas são impostas pela concordância e regência nominais.

    A sequência correta é C, C, E, C, E (alternativa D).

    Gabarito da Professora: Letra D.

ID
5179933
Banca
AMEOSC
Órgão
Câmara de São José do Cedro - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

SOMOS INSTANTES NA EFEMERIDADE DA VIDA

(1º§) Somos minúsculos pedaços de acontecimentos que se repetem continuamente na vida. Nós somos memórias inestimáveis!
(2º§) Somos esse filme velho que vemos passar todos os dias pelas ruas, calçadas, ônibus, casas. Mas sabemos que somos seres viventes!!!
(3º§) Somos partes pequenas e ambulantes que andam procurando um destino. Somos instantes que se somam.
(4º§) Todos nascemos do moer e remoer dos momentos. E nascemos, assim, cada vez menores, cada vez mais insignificantes, cada vez mais moídos de nós mesmos, como a areia que virou pó quando antes era pedra, mas continuando necessária também.
(5º§) É preciso ter certeza daquilo que se busca e andar desse nosso jeito desandado para ser o que se é verdadeiramente.
(6º§) Somos o mundo dando voltas, o coração batendo em cada quarto vazio, o olho chorando as tão cansadas e repetidas memórias, o passo que dança o que se sente.
(7º§) Somos os instantes que construímos com os outros grãos que se encontram na vida. Por isso mesmo nós precisamos valorizar a vida que pulsa e vibra, porque nós existimos.

(Por: Aline Mariz) - (https://www.pensador.com/frase/MTIzNjc5NA/) - (Adaptado) - (Acesso 18.02.2021)

Marque a alternativa com erro ortográfico no uso dos "Porquês".

Alternativas
Comentários
  • ✅GAB:A

    • Por que = Usado no início das perguntas.
    • Por quê? = Usado no fim das perguntas.
    • Porque = Usado nas respostas.
    • O porquê = Usado como um substantivo.

    Galera, há oito semanas, comecei utilizar os MAPAS MENTAIS PARA CARREIRAS POLICIAIS, e o resultado está sendo imediato, pois nosso cérebro tem mais facilidade em associar padrões, figuras e cores.

    Estou mais organizado e compreendendo grandes quantidades de informações;

    Retendo pelo menos 85% de tudo que estudo;

    E realmente aumentou minha capacidade de memorização e concentração;

     Obs.: Alguns mapas mentais estão gratuitos o que já permite entender essa metodologia.

    Super método de aprovação para carreiras policiais, instagram: @veia.policial

    “FAÇA DIFERENTE”

    SEREMOS APROVADOS EM 2021!

  • PC-PR 2021

  • O " porquê" é usado com um determinante. nesse caso, o numeral dois é o determinante da palavra.

  • ...dois porquês= dois motivos.

  • Qual o erro da D?

  • A questão quer saber qual uso do porquê foi feito incorretamente. Vejamos

    a) Incorreta.

    "Diga-nos dois por ques de você ter medo da brevidade da vida."

    Os porquês tem vários usos diferentes, contudo, quando esse vier com determinante será equivalente a um substantivo e seu uso far-se-á junto e com acento (porquês). O numeral "dois" que está fazendo o papel de determinante do substantivo 'porquê'.

    b) Correta.

    "Você teme a rapidez da vida, por quê?"

     Usa-se por quê: Quando a expressão aparecer em final de frase ou sozinha.

    c) Correta.

    "Eu me acho um instante na vida, porque ela é efêmera."

    Usa-se porque: Quando a expressão equivale a pois uma vez que, para que.

     d) Correta.

    "Por que você se acha um instante na vida?"

    Usa-se por que: Quando vier em começo de frase interrogativa

    Referência bibliográfica: CEREJA, William Roberto. MAGALHÃES, Thereza Cochar. Conecte: gramática reflexiva. 2°. Ed. São Paulo: Saraiva, 2013.

    Gabarito do monitor: A

  • GABARITO - A

    Porquê = Substantivo

    Equivale a " O motivo "

    Geralmente acompanhado de artigo, numeral ...

    Diga-nos dois porquês de você ter medo da brevidade da vida.

  • Minha contribuição.

    A é errada, pois o POR QUÊ seria o correto.

    Ele é usado:

    • Precedido de artigo;
    • Pronomes;
    • Adjetivos e;
    • Numeral

    Bons Estudos!


ID
5179936
Banca
AMEOSC
Órgão
Câmara de São José do Cedro - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

SOMOS INSTANTES NA EFEMERIDADE DA VIDA

(1º§) Somos minúsculos pedaços de acontecimentos que se repetem continuamente na vida. Nós somos memórias inestimáveis!
(2º§) Somos esse filme velho que vemos passar todos os dias pelas ruas, calçadas, ônibus, casas. Mas sabemos que somos seres viventes!!!
(3º§) Somos partes pequenas e ambulantes que andam procurando um destino. Somos instantes que se somam.
(4º§) Todos nascemos do moer e remoer dos momentos. E nascemos, assim, cada vez menores, cada vez mais insignificantes, cada vez mais moídos de nós mesmos, como a areia que virou pó quando antes era pedra, mas continuando necessária também.
(5º§) É preciso ter certeza daquilo que se busca e andar desse nosso jeito desandado para ser o que se é verdadeiramente.
(6º§) Somos o mundo dando voltas, o coração batendo em cada quarto vazio, o olho chorando as tão cansadas e repetidas memórias, o passo que dança o que se sente.
(7º§) Somos os instantes que construímos com os outros grãos que se encontram na vida. Por isso mesmo nós precisamos valorizar a vida que pulsa e vibra, porque nós existimos.

(Por: Aline Mariz) - (https://www.pensador.com/frase/MTIzNjc5NA/) - (Adaptado) - (Acesso 18.02.2021)

Analise as assertivas seguintes:

I.O período: "Somos esse filme velho que vemos passar todos os dias pelas ruas, calçadas, ônibus, casas". - está construído com metáfora.
II.A oração exclamativa: "Nós somos memórias inestimáveis!" está com os termos essenciais explícitos e dispostos na ordem direta.
III.O período: "Mas sabemos que somos seres viventes!!!" é composto por subordinação.
IV.Os termos da série: "que", "de", "os", "se", "na" - são todos invariáveis em gênero e em número.
V.A frase: "Somos instantes que se somam". - ficaria mais coerente com o contexto em que se insere se fosse escrita assim: "Somos instantes se fôssemos somados".

Estão CORRETAS, apenas:

Alternativas
Comentários
  • alguém explica essa IV

  • Considero que a IV tá errada pois o "no" pode variar em gênero "na" e número "nos"

  • III.O período: "Mas sabemos que somos seres viventes!!!" é composto por subordinação

    É composto por Coordenação.

    Questão deveria ser anulada.


ID
5179939
Banca
AMEOSC
Órgão
Câmara de São José do Cedro - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

De acordo com Lei Orgânica do Município de São José do Cedro:


Art. 100 O Município manterá para os servidores públicos regime jurídico único e planos de carreira voltados __________. 

Alternativas

ID
5179942
Banca
AMEOSC
Órgão
Câmara de São José do Cedro - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

"O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) emitiu a Licença Ambiental Prévia (LAP) do Complexo Eólico Calmon, com investimentos estimados em aproximadamente R$ 1 bilhão. O empreendimento é projetado para instalação nos municípios catarinenses de Calmon, Caçador, Timbó Grande e Porto União, sendo composto por 11 parques eólicos."
(www.sc.gov.br)

O investimento citado é justificado por se tratar de um benefício para o estado. Mas, para que serve um Parque Eólico? 

Alternativas
Comentários
  • GAB: B

     Eólico = VENTO

  • gabarito letra B

    fontes de energia renováveis

    hídrica (energia da água dos rios),

    solar (energia do sol)

    eólica (energia do vento)

    biomassa (energia de matéria orgânica)

    geotérmica (energia do interior da Terra)

    oceânica (energia das marés e das ondas - maremotriz )

    bons estudos

    mais conteúdo no insta


ID
5179945
Banca
AMEOSC
Órgão
Câmara de São José do Cedro - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

De onde vieram os primeiros colonizadores de São José do Cedro?

Alternativas