SóProvas



Prova CESPE - 2010 - INCA - Tecnologista Júnior – Imunogenética


ID
1319377
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Controle social é a forma pela qual se garante o direito de participação da sociedade na formulação, implementação e controle da política e ações de saúde. Ele se dá por meio dos conselhos de saúde e das conferências de saúde. Julgue o próximo item, referente aos conselhos de saúde.

Os conselhos de saúde são órgãos colegiados deliberativos.

Alternativas
Comentários
  • Lei Nº 8.142Art. 1º, § 2° O Conselho de Saúde, em caráter permanente e deliberativo, órgão colegiado composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, cujas decisões serão homologadas pelo chefe do poder legalmente constituído em cada esfera do governo.

  • GABARITO: CERTO

    O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte lei:

    Art. 1° O Sistema Único de Saúde (SUS), de que trata a Lei n° 8.080, de 19 de setembro de 1990, contará, em cada esfera de governo, sem prejuízo das funções do Poder Legislativo, com as seguintes instâncias colegiadas:

    I - a Conferência de Saúde; e

    II - o Conselho de Saúde.

    LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE 1990.


ID
1319380
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Controle social é a forma pela qual se garante o direito de participação da sociedade na formulação, implementação e controle da política e ações de saúde. Ele se dá por meio dos conselhos de saúde e das conferências de saúde. Julgue o próximo item, referente aos conselhos de saúde.

Os conselhos de saúde atuam na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros.

Alternativas
Comentários
  • 8.080

     

    Art. 33. Os recursos financeiros do Sistema Único de Saúde (SUS) serão depositados em conta especial, em cada esfera de sua atuação, e movimentados sob fiscalização dos respectivos Conselhos de Saúde.

     

    Art. 14A

    I - decidir sobre os aspectos operacionais, financeiros e administrativos da gestão compartilhada do SUS, em conformidade com a definição da política consubstanciada em planos de saúde, aprovados pelos conselhos de saúde; 

  • geovana, a 14A fala sobre as Comissões.

    o art. 33 já resolve nosso problema

  • § 2° O Conselho de Saúde, em caráter permanente e deliberativo, órgão colegiado composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, cujas decisões serão homologadas pelo chefe do poder legalmente constituído em cada esfera do governo.


ID
1319383
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Julgue o item que se segue, relativo ao planejamento e orçamento do Sistema Único de Saúde (SUS).

É permitida a destinação de subvenções e auxílios a instituições prestadoras de serviços de saúde com finalidade lucrativa, desde que aprovados pelo respectivo conselho de saúde.

Alternativas
Comentários
  • Art. 38 lei 8080/90 não é permitida a destinação de subvenções e auxílios a instituições prestadoras de serviços de saúde com finalidade lucrativa.

  • Lei 8080/90. Art. 38. Não será permitida a destinação de subvenções e auxílios a instituições prestadoras de serviços de saúde com finalidade lucrativa.

     

    CF/88. Art. 199, § 2º É vedada a destinação de recursos públicos para auxílios ou subvenções às instituições privadas com fins lucrativos.


ID
1319386
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Julgue o item que se segue, relativo ao planejamento e orçamento do Sistema Único de Saúde (SUS).

O processo de planejamento e orçamento do SUS será descendente, do nível federal até o local, ouvidos seus órgãos consultivos.

Alternativas
Comentários
  • Art. 36 da L 8080. O processo de planejamento e orçamento do Sistema Único de Saúde (SUS) será ascendente, do nível local até o federal, ouvidos seus órgãos deliberativos, compatibilizando-se as necessidades da política de saúde com a disponibilidade de recursos em planos de saúde dos Municípios, dos Estados, do Distrito Federal e da União.

  • LEI Nº 8.080

    Art. 36. O processo de planejamento e orçamento do Sistema Único de Saúde (SUS) será ascendente, do nível local até o federal, ouvidos seus órgãos deliberativos, compatibilizando-se as necessidades da política de saúde com a disponibilidade de recursos em planos de saúde dos Municípios, dos Estados, do Distrito Federal e da União

  • Esquema para ninguem errar:

    Orçamento e planejamento =  Municipios --->  Estados/DF---> União l Local p/ federal (Ascendente) 

    Distribuição dos valores = União---> Estados/DF ---> Municipios l Federal para local (Decrescente/descendente)

     

    Lembrando que "Os planos de saúde serão a base das atividades e programações de cada nível de direção do SUS e seu financiamento será previsto na respectiva proposta orçamentária."

     

    Bons estudos!

  • Art. 36 da L 8080. O processo de planejamento e orçamento do Sistema Único de Saúde (SUS) será ascendentedo nível local até o federal, ouvidos seus órgãos deliberativos, compatibilizando-se as necessidades da política de saúde com a disponibilidade de recursos em planos de saúde dos Municípios, dos Estados, do Distrito Federal e da União.

  • Cespe 2010

    As ações e serviços públicos de saúde executados pelo SUS devem ser organizados de forma regionalizada e hierarquizados em nível de complexidade crescente.

  • errado = ascendente; local ao federal; respectivos conselhos de saúde

    ___________

    Questões, artigos mais cobrados e suas frequências e resumos (área da saúde, veterinária, nutrição, alimentos, vigilância sanitária e ambiental) de R$ 1,00 a R$10,00. Veja informações no meu perfil.


ID
1319389
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Julgue o item que se segue, relativo ao planejamento e orçamento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Os planos de saúde serão a base das atividades e programações de cada nível de direção do SUS e seu financiamento será previsto na respectiva proposta orçamentária.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

    Art 36 - Lei 8.080/1990

    § 1º Os planos de saúde serão a base das atividades e programações de cada nível de direção do
    Sistema Único de Saúde (SUS), e seu financiamento será previsto na respectiva proposta orçamentária.

  • Letra da Lei. 

  • Art 36 lei 8.080

     

    § 1º Os planos de saúde serão a base das atividades e programações de cada nível de direção do Sistema Único de Saúde (SUS), e seu financiamento será previsto na respectiva proposta orçamentária.

  • QUESTÃO :

    O PLANEJAMENTO e ORÇAMENTO do Sistema Único de Saúde (SUS) :

    Os PLANOS de SAÚDE serão :

    A base das : ATIVIDADES E PROGRAMAÇÕES DE CADA NÍVEL DE DIREÇÃO DO SUS .

    Seu FINANCIAMENTO será : previsto na respectiva PROPOSTA DAS NORMAS ORÇAMENTÁRIAS .

    GABARITO : CERTO .

    OBS :

    GESTÃO do FUNDO NACIONAL DE SAÚDE - FNS :

    A GESTÃO DOS RECURSOS DO FNS É EXERCIDA PELO DIRETOR do

    EXECUTIVO ( sob a orientação e supervisão da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde ) .

    OBSERVANDO O :

    PLANO NACIONAL DE SAÚDE e o

    PLANEJAMENTO ANUAL (MINISTÉRIO DA SAÚDE) nos termos das normas definidoras dos :

    ORÇAMENTOS ANUAIS ,

    DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS e

    PLANOS PLURIANUAIS .

    A EMENDA Constitucional Nº 29/2000 E A LEI Complementar Nº 141/2012 QUE REGULAMENTOU O FNS , DISPÕEM :

    QUE OS RECURSOS DOS :

    ESTADOS , DISTRITO FEDERAL e DOS MUNICÍPIOS , destinados às ações e serviços públicos de saúde E OS TRANSFERIDOS PELA UNIÃO PARA A MESMA FINALIDADE :

    SERÃO APLICADOS POR : FUNDO DE SAÚDE ( que será ACOMPANHADO e FISCALIZADO por : CONSELHO DE SAÚDE ) .

    A Lei Orgânica da Saúde - Lei Nº 8.080/1990 - Lei que disciplinou as TRANSFERÊNCIAS INTER/GOVERNAMENTAIS DE RECURSOS FINANCEIROS na área da saúde .

    - Lei Nº 8.142/1990 - estabelecem que os recursos financeiros do Sistema Único de Saúde - SUS serão depositados em conta especial, em cada esfera de sua atuação, e movimentados sob a fiscalização dos respectivos Conselhos de Saúde.

    A Lei Nº 8.142/90 :

    Estabelece que compete ao CONSELHO DE SAÚDE controlar a execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros.

    Dispõe ainda que, para receberem os recursos

    de que trata o Art. 3º dessa Lei ,

    OS MUNICÍPIOS, os ESTADOS e o DISTRITO FFEDERAL DEVERÃO CONTAR COM :

    I - FUNDO de saúde .

    II - CONSELHO de saúde , com composição paritária de acordo com o Decreto n° 99.438, de 7 de agosto de 1990;

    III - PLANO de saúde ;

    IV - RELATÓRIOS DE GESTÃO que permitam o controle de que trata o § 4° do art. 33 da Lei n° 8.080, de 19 de setembro de 1990;

    V - CONTRAPARTIDA de recursos para a saúde no respectivo orçamento ;

    VI - COMISSÃO de elaboração do Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS), previsto o prazo de dois anos para sua implantação.

    Parágrafo único. O não atendimento pelos Municípios, ou pelos Estados, ou pelo Distrito Federal, dos requisitos estabelecidos neste artigo, implicará em que os recursos concernentes sejam administrados, respectivamente, pelos Estados ou pela União.

     

  • GABARITO: CERTO

    CAPÍTULO III

    Do Planejamento e do Orçamento

    Art. 36. O processo de planejamento e orçamento do Sistema Único de Saúde (SUS) será ascendente, do nível local até o federal, ouvidos seus órgãos deliberativos, compatibilizando-se as necessidades da política de saúde com a disponibilidade de recursos em planos de saúde dos Municípios, dos Estados, do Distrito Federal e da União.

    § 1º Os planos de saúde serão a base das atividades e programações de cada nível de direção do Sistema Único de Saúde (SUS), e seu financiamento será previsto na respectiva proposta orçamentária

    LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE 1990.LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE 1990.


ID
1319392
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A Política Nacional de Atenção Oncológica deve ser organizada de forma articulada com o Ministério da Saúde e com as secretarias de saúde dos estados e dos municípios. Em relação aos componentes dessa política, julgue o item a seguir.

As ações de vigilância da saúde devem desencadear ações que propiciem a preservação do meio ambiente e a promoção de entornos e ambientes mais seguros e saudáveis.

Alternativas
Comentários
  • Ano: 2010 Banca:  Órgão:  Provas:  

    A Política Nacional de Atenção Oncológica deve ser organizada de forma articulada com o Ministério da Saúde e com as secretarias de saúde dos estados e dos municípios. Em relação aos componentes dessa política, julgue o item a seguir.

    As ações de vigilância da saúde devem desencadear ações que propiciem a preservação do meio ambiente e a promoção de entornos e ambientes mais seguros e saudáveis.

    Ano: 2004 Banca:  Órgão:  Provas:  

    Os fatores determinantes e condicionantes da saúde incluem a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais.

    Ano: 2017 Banca:  Órgão:  Prova: 

    À luz do disposto na Lei Orgânica da Saúde, julgue o item que se segue. Nesse sentido, considere que a sigla SUS, sempre que utilizada, refere-se a Sistema Único de Saúde.

    Faz parte do campo de atuação do SUS colaborar com a proteção do meio ambiente, bem como fiscalizar e inspecionar a água consumida pela população.

    Ano: 2009 Banca:  Órgão:  Prova: 

    A chamada abordagem ecossistêmica da saúde enfatiza as relações entre saúde e meio ambiente, não apenas em sua vertente tradicional - poluição, saneamento, contaminação etc. -, mas também estudando os riscos modernos: monocultura, transgênicos, fontes energéticas, mudanças climáticas etc.


ID
1319395
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A Política Nacional de Atenção Oncológica deve ser organizada de forma articulada com o Ministério da Saúde e com as secretarias de saúde dos estados e dos municípios. Em relação aos componentes dessa política, julgue o item a seguir.

A média complexidade deve desenvolver mecanismos e parâmetros de avaliação do impacto a curto, médio e longo prazo das ações e serviços prestados em todos os níveis da atenção à saúde.

Alternativas

ID
1319398
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A Política Nacional de Atenção Oncológica deve ser organizada de forma articulada com o Ministério da Saúde e com as secretarias de saúde dos estados e dos municípios. Em relação aos componentes dessa política, julgue o item a seguir.

A atenção básica deve realizar, na rede de serviços básicos de saúde, ações de caráter individual ou coletivo, voltadas para a promoção da saúde e prevenção do câncer, bem como ao diagnóstico precoce e apoio à terapêutica de tumores, aos cuidados paliativos e às ações clínicas para o seguimento de doentes tratados.

Alternativas
Comentários
  • https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2013/prt0874_16_05_2013.html


ID
1319401
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Julgue o item abaixo, referente à participação da comunidade no SUS.

A participação da comunidade é uma das três diretrizes da organização do SUS, junto com a descentralização e o atendimento integral.

Alternativas
Comentários
  • Acho que o erro (não sei pq foi anulada) está em resumir a 3 diretrizes..
    Vide Lei 8.080 art. 7

  • O atendimento integral ou integralidade não é diretriz mas sim um princípio. 


ID
1319404
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo à Rede Câncer.

Rede Câncer é uma ferramenta de integração das diversas parcerias, desde que sejam públicas, visando o compartilhamento de conhecimento e recursos, para o controle do câncer.

Alternativas
Comentários
  • Rede Câncer é uma ferramenta de integração das diversas parcerias, desde que sejam públicas, visando o compartilhamento de conhecimento e recursos, para o controle do câncer.

    Existem também com redes privadas.


ID
1319407
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo à Rede Câncer.

A Rede Câncer tem, entre outros, o objetivo de promover a geração de conhecimento científico e o desenvolvimento tecnológico no campo da atenção oncológica.

Alternativas

ID
1319410
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

De acordo com o Código de Ética Profissional do Servidor Público, julgue o item a seguir.

A remuneração do servidor público é custeada pelos tributos pagos direta ou indiretamente por todos, e por isso se exige, como contrapartida, que a moralidade administrativa se integre no direito, como elemento indissociável de sua aplicação e de sua finalidade.

Alternativas
Comentários
  • CERTA, SEGUNDO O CÓDIGO DE ÉTICA

    IV- A remuneração do servidor público é custeada pelos tributos pagos direta ou indiretamente por todos, até por ele próprio, e por isso se exige, como contrapartida,que a moralidade administrativa se integre no Direito, como elemento indissociável de sua aplicação e de sua finalidade, erigindo-se, como conseqüência, em fator de legalidade.

  • Questão correta, acredito que outra semelhante ajude a responder, vejam:

    Prova: CESPE - 2013 - TRT - 17ª Região (ES) - Técnico Judiciário - Tecnologia da Informação Disciplina: Ética na Administração Pública

    A remuneração do servidor público é custeada pelos tributos pagos indiretamente por todos; por isso, exige-se, como contrapartida, que ele aja conforme a moralidade administrativa.

    GABARITO: CERTA.

  • (Regra Deontológica, princípios deveres e obrigações). A REMUNERAÇÃO DO SERVIDOR PÚBLICO é custeada pelos tributos pagos direta ou indiretamente por todos, até por ele próprio (recolhimento de impostos, por exemplo), e por isso se exige, como contrapartida, que a moralidade administrativa se integre no Direito, como elemento indissociável de sua aplicação e de sua finalidade, erigindo-se, como consequência, em fator de legalidade.

     

    O povo é o patrão do servidor público. Ao maltratar o povo que procura o atendimento, o funcionário público está prejudicando seu próprio patrão, afinal é pelo imposto pago pelo cidadão que o servidor público é remunerado.

     

    Atender o cidadão com respeito e celeridade não é um favor do servidor público é uma obrigação. Se há problemas entre os governos ou prefeituras e o funcionalismo, não é a população quem deve pagar o pato. A mediação de conflitos trabalhistas e previdenciários deve ser feita pelo meio sindical. As oposições devem se apresentar e mostrar condições de dialogar com o governo, defendendo os interesses da categoria, mas sem prejudicar a população, que no fim das contas é que sai prejudicada com os impasses.

     

    Obs.: Legalidade + Moralidade + Finalidade = os princípios são normas.

  • jesus , o que ele filosofou ai que nao entendi nada kkkk


ID
1319413
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

De acordo com o Código de Ética Profissional do Servidor Público, julgue o item a seguir.

O trabalho desenvolvido pelo servidor público perante a comunidade não deve ser entendido como acréscimo ao seu próprio bem-estar.

Alternativas
Comentários
  • Muito pelo contrário ele deve ser entendido como acréscimo ao seu próprio bem-estar.

    •  

  • ERRADA, SEGUNDO O CÓDIGO DE ÉTICA (DECRETO 1171/94)

    V - O trabalho desenvolvido pelo servidor público perante a comunidade deve ser entendidocomo acréscimo ao seu próprio bem-estar, já que, como cidadão, integrante dasociedade, o êxito desse trabalho pode ser considerado como seu maior patrimônio.

  • Se ler rápido erra fácil, fácil..

  • (Regra Deontológica, princípios deveres e obrigações). O trabalho desenvolvido pelo servidor público perante a comunidade deve ser entendido como acréscimo ao seu próprio bem-estar, já que, como cidadão, integrante da sociedade, o êxito desse trabalho pode ser considerado como seu maior patrimônio.

     

    O servidor já está tendo uma recompensa natural pela simples função que desempenha.

     

    Refira-se que, embora a norma enfatize o bem-estar do próprio servidor, é claro que, se o trabalho é voltado para terceiros (a coletividade), não há dúvidas de que representa, também, acréscimo ao bem-estar do próximo, ou seja, dos destinatários diretos do trabalho realizado pelo servidor, e não apenas ao bem-estar do próprio servidor.

     

    --- > Interpretar todos os atos conforme a lei e fazer um bom trabalho com atuação correta em benefício de si mesmo e da sociedade é o maior patrimônio do servido público.

     

    --- > É um bem que repercute pelo êxito de suas atividades para atendimento das necessidades coletivas.

     

    --- > Sentimento de colaboração e satisfação.

  • O trabalho desenvolvido pelo servidor público perante a comunidade não deve ser entendido como acréscimo ao seu próprio bem-estar.

  • O trabalho desenvolvido pelo servidor público perante a comunidade deve ser entendido como acréscimo ao seu próprio bem-estar.

  • Baita pegadinha! Haja

    (Não deve ser)


ID
1319416
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

O Pacto é um esforço do SUS, efetivado pelas três esferas de gestão (União, estados e municípios), em 2006, e aprovado pelo Conselho Nacional de Saúde. A respeito das três dimensões desse pacto, julgue o próximo item.

O Pacto pela Vida propõe uma agenda de repolitização do SUS com a sociedade e a busca de financiamento adequado.

Alternativas
Comentários
  • O PACTO PELA DEFESA DO SUS QUE PROPOE A REPOLITIZAÇÃO E GARANTIA DE FINANCIAMENTO.

  • PORTARIA Nº 399, DE 22 DE FEVEREIRO DE 2006

    O Pacto pela Vida é o compromisso entre os gestores do SUS em torno de prioridades que apresentam impacto sobre a situação de saúde da população brasileira.

    O Pacto em Defesa do SUS deve se firmar através de iniciativas que busquem a repolitização da saúde,  a Promoção da Cidadania como estratégia de mobilização social tendo a questão da saúde como um direito e a garantia de financiamento de acordo com as necessidades do Sistema.

    O Pacto de Gestão do SUS estabelece Diretrizes para a gestão do sistema nos aspectos da Descentralização; Regionalização; Financiamento; Planejamento; Programação Pactuada e Integrada – PPI; Regulação; Participação Social e Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde.


ID
1319419
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

O Pacto é um esforço do SUS, efetivado pelas três esferas de gestão (União, estados e municípios), em 2006, e aprovado pelo Conselho Nacional de Saúde. A respeito das três dimensões desse pacto, julgue o próximo item.

O Pacto em Defesa do SUS define as prioridades para o SUS.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    As 3 dimensões deste Pacto

    1 Pacto pela Vida

    O Pacto pela Vida é o compromisso entre os gestores do SUS em

    torno de prioridades que apresentam impacto sobre a situação de

    saúde da população brasileira.

    São seis as prioridades pactuadas:

    A. Saúde do Idoso;

    B. Controle do câncer do colo do útero e da mama;

    C. Redução da mortalidade infantil e materna;

    D. Fortalecimento da capacidade de resposta às doenças emergentes e endemias, com ênfase na dengue, hanseníase, tuberculose, malária e influenza;

    E. Promoção da Saúde;

    F. Fortalecimento da Atenção Básica.

    2 Pacto em Defesa do SUS

    1. Expressar os compromissos entre os gestores do SUS com a consolidação da Reforma Sanitária Brasileira, explicitada na defesa dos princípios do Sistema Único de Saúde estabelecidos na Constituição Federal.

    2. Desenvolver e articular ações, no seu âmbito de competência e em conjunto com os demais gestores, que visem qualificar e assegurar o Sistema Único de Saúde como política pública.


    3 Pacto de Gestão

    Estabelece diretrizes para a gestão do sistema nos aspectos da Descentralização; Regionalização; Financiamento; Planejamento; Programação Pactuada e Integrada – PPI; Regulação; Participação e Controle Social; Gestão do Trabalho e Educação na Saúde.

  • PORTARIA Nº 399, DE 22 DE FEVEREIRO DE 2006

    O Pacto pela Vida é o compromisso entre os gestores do SUS em torno de prioridades que apresentam impacto sobre a situação de saúde da população brasileira.

    O Pacto em Defesa do SUS deve se firmar através de iniciativas que busquem a repolitização da saúde,  a promoção da cidadania como estratégia de mobilização social tendo a questão da saúde como um direito e a garantia de financiamento de acordo com as necessidades do Sistema.

    O Pacto de Gestão do SUS estabelece diretrizes para a gestão do sistema nos aspectos da Descentralização; Regionalização; Financiamento; Planejamento; Programação Pactuada e Integrada – PPI; Regulação; Participação Social e Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde.

  • O PACTO é um esforço do SUS, EFETIVADO em 2016, PELAS 3 ESFERAS DE e GESTÃO : (União, Estados e Municípios).

    APROVADO PELO CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE .

    Existe 3 PACTOS :

    1 PACTO PELA VIDA ;

    2 PACTO PELA DEFESA e

    3 PACTO PELA GESTÃO ) .

    JULGUE :

    O PACTO DEFESA do SUS : DEFINE PRIORIDADES para o SUS :

    GABARITO : ERRADO .

    ARGUMENTAÇÃO :

    Quem define PRIORIDADES é a saúde : prioridade para a vida ...rs

    CERTO SERÁ :

    1 PACTO PELA VIDA :

    DEFINE PRIORIDADES PARA PROMOVER A SAÚDE .

    COMENTÁRIOS DE OUTROS PACTOS :

    2 PACTO PELA DEFESA DO SUS :

    Promover POLÍTICA PÚBLICA NACIONAL DE SAÚDE para a sociedade ( todos seres humanos ).

    SAÚDE :

    Direito de todos.

    Dever do Estado.

    Defender : fundamento , normas, diretrizes = normas a serem executadas no setor de atendimento conforme a CONSTITUIÇÃO FEDERAL .

    3 PACTO DE GESTÃO = ADMINISTRAÇÃO do trabalho do SUS :

    ADMINISTRAR / ORGANIZAR AS AÇÕES E SERVIÇOS do SUS : recursos : materiais , operacionais e financeiros :

    PLANEJAR = programar ;

    PACTUAR entre os gestores ;

    DESCENTRALIZAR , REGIONALIZAR e INTEGRALIZAR as ações ;

    FINANCIAR ;

    REGULAR ;

    INCLUIIR A SOCIEDADE ( EDUCAÇÃO DA SAÚDE e PARTICIPAÇÃO SOCIAL ).


ID
1319422
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

O Pacto é um esforço do SUS, efetivado pelas três esferas de gestão (União, estados e municípios), em 2006, e aprovado pelo Conselho Nacional de Saúde. A respeito das três dimensões desse pacto, julgue o próximo item.

O Pacto de Gestão estabelece diretrizes para a gestão do sistema nos aspectos da participação e do controle social.

Alternativas
Comentários
  • 7. Participação e Controle Social

    A Participação Social no SUS é um princípio doutrinário e está assegurado

    na Constituição e nas Leis Orgânicas da Saúde (8080/90 e

    8142/90) e é parte fundamental deste pacto. fonte : http://www.saude.mppr.mp.br/arquivos/File/volume1.pdf



  • III - O PACTO DE GESTÃO DO SUS

    [..]

    Reitera a importância da participação e do controle social com o compromisso de apoio à sua qualificação.

    Explicita as diretrizes para o sistema de financiamento público tripartite: busca critérios de alocação equitativa dos recursos; reforça os mecanismos de transferência fundo a fundo entre gestores; integra em grandes blocos o financiamento federal e estabelece relações contratuais entre os entes federativos.


ID
1319425
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A regionalização é uma diretriz do SUS e um eixo estruturante do Pacto de Gestão e deve orientar a descentralização das ações e serviços de saúde e os processos de negociação e pactuação entre os gestores. Nesse sentido, julgue o item subsequente, relativo às regiões de saúde.

As regiões de saúde são recortes territoriais em espaço geográfico contínuo, identificadas pelos gestores municipais e estaduais a partir de identidades comuns culturais, econômicas ou sociais e da existência de interligações por redes de comunicação, infraestrutura ou transportes.

Alternativas
Comentários
  •  Questao Correta.

    Decreto 7.508/11  que Regulamenta a Lei 8.080/90.

     

     Região de Saúde - espaço geográfico contínuo constituído por agrupamentos de Municípios limítrofes, delimitado a partir de identidades culturais, econômicas e sociais e de redes de comunicação e infraestrutura de transportes compartilhados, com a finalidade de integrar a organização, o planejamento e a execução de ações e serviços de saúde.

     

    Bons Estudos............

  • Pessoal,

     

    CORRETA

     

    DECRETO Nº 7.508

    Art. 2o  Para efeito deste Decreto, considera-se:

    I - Região de Saúde - espaço geográfico contínuo constituído por agrupamentos de Municípios limítrofes, delimitado a partir de identidades culturais, econômicas e sociais e de redes de comunicação e infraestrutura de transportes compartilhados, com a finalidade de integrar a organização, o planejamento e a execução de ações e serviços de saúde;

     

    Bons estudos!

  • ART 4º DEC 7.508 

     

    I - Região de Saúde - espaço geográfico contínuo constituído por agrupamentos de Municípios limítrofes, delimitado a partir de identidades culturais, econômicas e sociais e de redes de comunicação e infraestrutura de transportes compartilhados, com a finalidade de integrar a organização, o planejamento e a execução de ações e serviços de saúde;

     

    Art. 4o  As Regiões de Saúde serão instituídas pelo Estado, em articulação com os Municípios, respeitadas as diretrizes gerais pactuadas na Comissão Intergestores Tripartite - CIT

  • GABARITO: CERTO

    Art. 2º Para efeito deste Decreto, considera-se:

    I - Região de Saúde - espaço geográfico contínuo constituído por agrupamentos de Municípios limítrofes, delimitado a partir de identidades culturais, econômicas e sociais e de redes de comunicação e infraestrutura de transportes compartilhados, com a finalidade de integrar a organização, o planejamento e a execução de ações e serviços de saúde;

    FONTE: DECRETO Nº 7.508, DE 28 DE JUNHO DE 2011.


ID
1319428
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A regionalização é uma diretriz do SUS e um eixo estruturante do Pacto de Gestão e deve orientar a descentralização das ações e serviços de saúde e os processos de negociação e pactuação entre os gestores. Nesse sentido, julgue o item subsequente, relativo às regiões de saúde.

As regiões de saúde podem ser intermunicipais, intermunicipais, interestaduais e fronteiriças.

Alternativas
Comentários
  • As regiões podem ter os seguintes formatos:

    Regiões intraestaduais, compostas por mais de um município, dentro de um mesmo estado;

    Regiões Intramunicipais, organizadas dentro de um mesmo município de grande extensão territorial e densidade populacional; 

    Regiões Interestaduais, conformadas a partir de municípios limítrofes em diferentes estados; 

    Regiões Fronteiriças, conformadas a partir de municípios limítrofes com países vizinhos. 

  • Pessoal,

     

    ERRADO

     

    Pactos pela vida, em defesa do SUS e de gestão

    2. Regionalização

     

    Região ou na macrorregião deve ser pactuado na CIB, a partir da realidade de cada estado. Em alguns estados com mais adensamento tecnológico, a alta complexidade pode estar contemplada dentro de uma Região.

    m.As regiões podem ter os seguintes formatos:

    I. Regiões Intraestaduais, compostas por mais de um município, dentro de um mesmo estado;

    I.Regiões Intramunicipais, organizadas dentro de um mesmo município de grande extensão territorial e densidade populacional;

    I.Regiões Interestaduais, conformadas a partir de municípios limítrofes em diferentes estados;

    IV.Regiões Fronteiriças, conformadas a partir de municípios limítrofes com países vizinhos.

     

    Bons estudos!


ID
1319431
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A respeito das ações e serviços públicos de saúde, julgue o item a seguir.

As ações e serviços públicos de saúde executados pelo SUS devem ser organizados de forma regionalizada e hierarquizados em nível de complexidade crescente.

Alternativas
Comentários
  • Questao Correta.

     Lei 8.080/90  -   Art. 8º  . As ações e serviços de saúde, executados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), seja diretamente ou mediante participação complementar da iniciativa privada, serão organizados de forma regionalizada e hierarquizada em níveis de complexidade crescente.

     

    Bons Estudos..........

  • GABARITO: CERTO

    CAPÍTULO III

    Da Organização, da Direção e da Gestão

    Art. 8º As ações e serviços de saúde, executados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), seja diretamente ou mediante participação complementar da iniciativa privada, serão organizados de forma regionalizada e hierarquizada em níveis de complexidade crescente.

    FONTE: LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE 1990.


ID
1319434
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A respeito das ações e serviços públicos de saúde, julgue o item a seguir.

As ações e serviços públicos de saúde não são considerados de relevância pública, podendo sua execução ser feita diretamente ou por terceiros e, também, por pessoa física ou jurídica de direito privado.

Alternativas
Comentários
  • lei 8.080

    Art. 24. Quando as suas disponibilidades forem insuficientes para garantir a cobertura assistencial à população de uma determinada área, o Sistema Único de Saúde (SUS) poderá recorrer aos serviços ofertados pela iniciativa privada.

    Parágrafo único. A participação complementar dos serviços privados será formalizada mediante contrato ou convênio, observadas, a respeito, as normas de direito público

     

  • GABARITO: ERRADO

    As ações e serviços públicos de saúde não são considerados de relevância pública. Essa aí matou rsrs. Se for levar em consideração o que temos na saúde pública hj, está até certo...Oh God!

     

    Constituição Federal - Art. 197. São de relevância pública as ações e serviços de saúde, cabendo ao Poder Público dispor, nos termos da lei, sobre sua regulamentação, fiscalização e controle, devendo sua execução ser feita diretamente ou através de terceiros e, também, por pessoa física ou jurídica de direito privado.

  • GABARITO: ERRADO

    Art. 197. São de relevância pública as ações e serviços de saúde, cabendo ao Poder Público dispor, nos termos da lei, sobre sua regulamentação, fiscalização e controle, devendo sua execução ser feita diretamente ou através de terceiros e, também, por pessoa física ou jurídica de direito privado.

    FONTE: CF 1988


ID
1322641
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas

   O complexo principal de histocompatibilidade (MHC, do inglês major histocompatibility complex) foi descrito em 1937 por Peter Gorer durante um estudo de transplantes em ratos. Em 1954, Dausset, um médico francês, relatou a observação de que o soro de determinados pacientes continha anticorpos que aglutinavam o sangue de outros pacientes. Ele notou que esses pacientes haviam recebido múltiplas transfusões e concluiu que a transfusão era responsável pela geração de anticorpos contra os leucócitos, resultado de uma resposta imune contra as células do doador. Em 1958, Dausset identificou um antígeno leucocitário e fez a primeira descrição do sistema em humanos. Esse médico francês foi laureado com o Prêmio Nobel em Fisiologia ou Medicina em 1980 e faleceu em junho de 2009.

   A natureza complexa do sistema HLA foi reconhecida logo após sua descrição, levando à realização de workshops que normatizaram a nomenclatura e as formas de detecção dos diversos genes e alelos desse sistema. A compatibilização de alguns genes do complexo HLA entre doadores e receptores se mostrou fundamental para o sucesso de transplantes.

Internet:
< www.tissuetyping.org.au >.

A respeito do histórico do complexo HLA, julgue o item que se segue.



A denominação sistema HLA é uma abreviatura de human leucocitary antigens, isto é, antígenos leucocitários humanos.

Alternativas
Comentários
  • Essa escrita está incorreta


ID
1322644
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

   O complexo principal de histocompatibilidade (MHC, do inglês major histocompatibility complex) foi descrito em 1937 por Peter Gorer durante um estudo de transplantes em ratos. Em 1954, Dausset, um médico francês, relatou a observação de que o soro de determinados pacientes continha anticorpos que aglutinavam o sangue de outros pacientes. Ele notou que esses pacientes haviam recebido múltiplas transfusões e concluiu que a transfusão era responsável pela geração de anticorpos contra os leucócitos, resultado de uma resposta imune contra as células do doador. Em 1958, Dausset identificou um antígeno leucocitário e fez a primeira descrição do sistema em humanos. Esse médico francês foi laureado com o Prêmio Nobel em Fisiologia ou Medicina em 1980 e faleceu em junho de 2009.

   A natureza complexa do sistema HLA foi reconhecida logo após sua descrição, levando à realização de workshops que normatizaram a nomenclatura e as formas de detecção dos diversos genes e alelos desse sistema. A compatibilização de alguns genes do complexo HLA entre doadores e receptores se mostrou fundamental para o sucesso de transplantes.

Internet:
< www.tissuetyping.org.au >.

A respeito do histórico do complexo HLA, julgue o item que se segue.



O MHC foi originalmente identificado como uma região genômica cujos produtos eram responsáveis por uma rápida rejeição a tecidos enxertados entre camundongos.

Alternativas
Comentários
  • também funciona no windows 10

  • também funciona no windows 10


ID
1322647
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

   O complexo principal de histocompatibilidade (MHC, do inglês major histocompatibility complex) foi descrito em 1937 por Peter Gorer durante um estudo de transplantes em ratos. Em 1954, Dausset, um médico francês, relatou a observação de que o soro de determinados pacientes continha anticorpos que aglutinavam o sangue de outros pacientes. Ele notou que esses pacientes haviam recebido múltiplas transfusões e concluiu que a transfusão era responsável pela geração de anticorpos contra os leucócitos, resultado de uma resposta imune contra as células do doador. Em 1958, Dausset identificou um antígeno leucocitário e fez a primeira descrição do sistema em humanos. Esse médico francês foi laureado com o Prêmio Nobel em Fisiologia ou Medicina em 1980 e faleceu em junho de 2009.

   A natureza complexa do sistema HLA foi reconhecida logo após sua descrição, levando à realização de workshops que normatizaram a nomenclatura e as formas de detecção dos diversos genes e alelos desse sistema. A compatibilização de alguns genes do complexo HLA entre doadores e receptores se mostrou fundamental para o sucesso de transplantes.

Internet:
< www.tissuetyping.org.au >.

A respeito do histórico do complexo HLA, julgue o item que se segue.



Os primeiros três genes do complexo HLA definidos puramente por sorologia foram HLA-A, HLA-B e HLA-C.

Alternativas
Comentários
  • Localizado no braço curto do cromossomo 6 humano, o sistema HLA é constituído por mais de 200 genes, dos quais cerca de 20% codificam moléculas de histocompatibilidade expressas na superfície celular2. Esses genes, participantes da resposta imunológica, são divididos didaticamente em três classes: I, II e III, que diferem na sua estrutura e função3. A região de classe I contém três loci principais: HLA-A, HLA-B e HLA-C; enquanto que, na região do HLA de classe II, estão situados os loci HLA-DR, HLA-DQ e HLA-DP. Os genes HLA de classe I e II codificam as moléculas de histocompatibilidade clássicas. Os genes HLA de classe III codificam fatores do complemento, fator de necrose tumoral e a enzima 21-hidroxilase.

    Métodos celulares ou moleculares podem ser usados para detecção do polimorfismo do sistema HLA. A tradicional citotoxicidade celular, também denominada de método sorológico, é baseada numa reação, dependente do sistema complemento, que ocorre entre o antígeno HLA e um anticorpo presente no soro. Os antígenos HLA de classe I são tipificados através de linfócitos totais ou linfócitos T do sangue periférico, enquanto que, para a classe II, utilizam-se linfócitos B. Devido à inexistência de soro específico, o HLA-DP não é tipificado por sorologia. Apesar de ainda utilizado, a tendência atual é a sua substituição por métodos moleculares.

    Nos métodos fundamentados em biologia molecular, a tipificação dos alelos é realizada a partir do DNA genômico, extraído de células nucleadas, do sangue periférico ou de outro tecido e amplificado pela reação da cadeia de polimerase - polymerase chain reaction (PCR). As técnicas moleculares mais utilizadas são a sequence specific primers (SSP) e a sequence specific oligonucleotide probes (SSOP).


ID
1322650
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

   O complexo principal de histocompatibilidade (MHC, do inglês major histocompatibility complex) foi descrito em 1937 por Peter Gorer durante um estudo de transplantes em ratos. Em 1954, Dausset, um médico francês, relatou a observação de que o soro de determinados pacientes continha anticorpos que aglutinavam o sangue de outros pacientes. Ele notou que esses pacientes haviam recebido múltiplas transfusões e concluiu que a transfusão era responsável pela geração de anticorpos contra os leucócitos, resultado de uma resposta imune contra as células do doador. Em 1958, Dausset identificou um antígeno leucocitário e fez a primeira descrição do sistema em humanos. Esse médico francês foi laureado com o Prêmio Nobel em Fisiologia ou Medicina em 1980 e faleceu em junho de 2009.

   A natureza complexa do sistema HLA foi reconhecida logo após sua descrição, levando à realização de workshops que normatizaram a nomenclatura e as formas de detecção dos diversos genes e alelos desse sistema. A compatibilização de alguns genes do complexo HLA entre doadores e receptores se mostrou fundamental para o sucesso de transplantes.

Internet:
< www.tissuetyping.org.au >.

A respeito do histórico do complexo HLA, julgue o item que se segue.



No Brasil, e na maior parte dos países do mundo, os métodos sorológicos para tipificação do sistema HLA foram substituídos pela genotipagem por ferramentas moleculares no final da década de 80.

Alternativas

ID
1322653
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

   O complexo principal de histocompatibilidade (MHC, do inglês major histocompatibility complex) foi descrito em 1937 por Peter Gorer durante um estudo de transplantes em ratos. Em 1954, Dausset, um médico francês, relatou a observação de que o soro de determinados pacientes continha anticorpos que aglutinavam o sangue de outros pacientes. Ele notou que esses pacientes haviam recebido múltiplas transfusões e concluiu que a transfusão era responsável pela geração de anticorpos contra os leucócitos, resultado de uma resposta imune contra as células do doador. Em 1958, Dausset identificou um antígeno leucocitário e fez a primeira descrição do sistema em humanos. Esse médico francês foi laureado com o Prêmio Nobel em Fisiologia ou Medicina em 1980 e faleceu em junho de 2009.

   A natureza complexa do sistema HLA foi reconhecida logo após sua descrição, levando à realização de workshops que normatizaram a nomenclatura e as formas de detecção dos diversos genes e alelos desse sistema. A compatibilização de alguns genes do complexo HLA entre doadores e receptores se mostrou fundamental para o sucesso de transplantes.

Internet:
< www.tissuetyping.org.au >.

A respeito do histórico do complexo HLA, julgue o item que se segue.



Inicialmente, o sistema HLA era denominado HL-A, e dois genes eram conhecidos, LA e FOUR. Os genes LA e FOUR são hoje denominados HLA-A e HLA-B.

Alternativas

ID
1322656
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

Com o objetivo de auxiliar na identificação de doadores e receptores em potencial, foi desenvolvido um dicionário pelo Comitê de Nomenclatura dos Fatores do Complexo HLA, vinculado à Organização Mundial de Saúde (OMS). Com o auxílio desse dicionário, que é atualizado constantemente e cuja última versão é de 2009, pode-se buscar compatibilidade entre, por exemplo, um doador cujos dados concernentes ao sistema HLA foram obtidos por sorologia com receptores cujos dados foram obtidos por métodos moleculares. Esse mesmo comitê controla a nomenclatura dos diversos alelos identificados por métodos moleculares e utiliza regras bem estabelecidas para rotular os vários alelos já identificados e os novos alelos. Com relação à nomenclatura do sistema HLA proposto por esse comitê, julgue o item seguinte.

O Comitê de Nomenclatura dos Fatores do complexo HLA, vinculado à OMS, definiu a nomenclatura para o sistema HLA tipificado por métodos moleculares em 1994. O método proposto será considerado para uso até 2015.

Alternativas

ID
1322659
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

Com o objetivo de auxiliar na identificação de doadores e receptores em potencial, foi desenvolvido um dicionário pelo Comitê de Nomenclatura dos Fatores do Complexo HLA, vinculado à Organização Mundial de Saúde (OMS). Com o auxílio desse dicionário, que é atualizado constantemente e cuja última versão é de 2009, pode-se buscar compatibilidade entre, por exemplo, um doador cujos dados concernentes ao sistema HLA foram obtidos por sorologia com receptores cujos dados foram obtidos por métodos moleculares. Esse mesmo comitê controla a nomenclatura dos diversos alelos identificados por métodos moleculares e utiliza regras bem estabelecidas para rotular os vários alelos já identificados e os novos alelos. Com relação à nomenclatura do sistema HLA proposto por esse comitê, julgue o item seguinte.

Não há uma regra de nomenclatura para trocas de nucleotídios situadas em íntrons.

Alternativas

ID
1322662
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

Com o objetivo de auxiliar na identificação de doadores e receptores em potencial, foi desenvolvido um dicionário pelo Comitê de Nomenclatura dos Fatores do Complexo HLA, vinculado à Organização Mundial de Saúde (OMS). Com o auxílio desse dicionário, que é atualizado constantemente e cuja última versão é de 2009, pode-se buscar compatibilidade entre, por exemplo, um doador cujos dados concernentes ao sistema HLA foram obtidos por sorologia com receptores cujos dados foram obtidos por métodos moleculares. Esse mesmo comitê controla a nomenclatura dos diversos alelos identificados por métodos moleculares e utiliza regras bem estabelecidas para rotular os vários alelos já identificados e os novos alelos. Com relação à nomenclatura do sistema HLA proposto por esse comitê, julgue o item seguinte.

Os alelos G*01010101 e G*0103 diferem em pelo menos uma troca de base não sinônima em um éxon, acarretando a troca de pelo menos um aminoácido entre as proteínas produzidas por ambos os alelos.

Alternativas

ID
1322665
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

Com relação à nomenclatura do sistema HLA proposto pelo respectivo comitê e aos produtos e expressão dos alelos, julgue o item que se segue.

O produto proteico oriundo dos alelos de classe I HLA-A*0222 e HLA-A*0224 é idêntico.

Alternativas

ID
1322668
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

Com relação à nomenclatura do sistema HLA proposto pelo respectivo comitê e aos produtos e expressão dos alelos, julgue o item que se segue.

A variante HLA-B*0749N não é expressa.

Alternativas

ID
1322671
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

Com relação à nomenclatura do sistema HLA proposto pelo respectivo comitê e aos produtos e expressão dos alelos, julgue o item que se segue.

As variantes Cw*010201 e Cw*010202 produzem proteínas diferentes.

Alternativas

ID
1322674
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

Com relação à nomenclatura do sistema HLA proposto pelo respectivo comitê e aos produtos e expressão dos alelos, julgue o item que se segue.

Os alelos HLA-DRB1*03010101 e HLA-DRB1*030102 produzem uma cadeia β idêntica.

Alternativas

ID
1322677
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

Com relação à nomenclatura do sistema HLA proposto pelo respectivo comitê e aos produtos e expressão dos alelos, julgue o item que se segue.

Um indivíduo com a tipificação HLA-A*02010101, -A*020105, -B*070201, -B*1506, -Cw*010201 e -Cw*0320N) apresentará seis moléculas de classe I clássicas distintas em suas células somáticas.

Alternativas
Comentários
  • Devido ao HLA-Cw*0320N, o indivíduo expressará apenas 5 moléculas. O N significa Null, ou seja, sem expressão.


ID
1322680
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

O complexo HLA é uma região genômica de alta densidade gênica. Mais de 200 genes já foram identificados em uma região genômica de aproximadamente 4 megabases. Com relação aos genes do sistema HLA, julgue o item seguinte.

Esses genes estão situados no braço curto do cromossomo 6 humano, na região 6p23.

Alternativas

ID
1322683
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

O complexo HLA é uma região genômica de alta densidade gênica. Mais de 200 genes já foram identificados em uma região genômica de aproximadamente 4 megabases. Com relação aos genes do sistema HLA, julgue o item seguinte.

Os genes de classe I são didaticamente divididos em clássicos (Ia) e não clássicos (Ib), sendo HLA-A, HLA-B e HLA-C classificados como loci Ia e HLA-G, HLA-E e HLA-F, loci Ib.

Alternativas

ID
1322686
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

O complexo HLA é uma região genômica de alta densidade gênica. Mais de 200 genes já foram identificados em uma região genômica de aproximadamente 4 megabases. Com relação aos genes do sistema HLA, julgue o item seguinte.

O locus HLA-DPB1 é um gene de classe II do complexo HLA e codifica a cadeia α do antígeno DP.

Alternativas

ID
1322689
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

O complexo HLA é uma região genômica de alta densidade gênica. Mais de 200 genes já foram identificados em uma região genômica de aproximadamente 4 megabases. Com relação aos genes do sistema HLA, julgue o item seguinte.

O locus HLA-B está localizado entre o gene HLA-A e HLA-C no cromossomo.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: ERRADO

    HLA-A/ HLA-C/HLA-B


ID
1322692
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

O complexo HLA é uma região genômica de alta densidade gênica. Mais de 200 genes já foram identificados em uma região genômica de aproximadamente 4 megabases. Com relação aos genes do sistema HLA, julgue o item seguinte.

O gene da β2-microglobulina está localizado no cromossomo 10, fora do complexo HLA.

Alternativas
Comentários
  • O gene da β2-microglobulina está localizado no cromossomo 15, fora do complexo HLA.


ID
1322695
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

O complexo HLA é uma região genômica de alta densidade gênica. Mais de 200 genes já foram identificados em uma região genômica de aproximadamente 4 megabases. Com relação aos genes do sistema HLA, julgue o item seguinte.

Os genes da região de classe II do complexo HLA codificam diversas moléculas envolvidas com as respostas imunitárias, entre elas proteínas do sistema complemento e citocinas pró-inflamatórias como o fator de necrose tumoral (TNF).

Alternativas
Comentários
  • Os genes da região de classe III do complexo HLA codificam diversas moléculas envolvidas com as respostas imunitárias, entre elas proteínas do sistema complemento e citocinas pró-inflamatórias como o fator de necrose tumoral (TNF).


ID
1322698
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

Com relação à estrutura e à variabilidade dos genes do sistema HLA, julgue o item subsequente.

As subunidades α e β das moléculas de classe II possuem quatro domínios: o domínio de ligação a peptídios (α1 e β1), o domínio semelhante às imunoglobulinas (α2 e β2), a região transmembrana e a região citoplasmática.

Alternativas

ID
1322701
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

Com relação à estrutura e à variabilidade dos genes do sistema HLA, julgue o item subsequente.

Os genes de classe I HLA-A, -B, -C e -G são constituídos por dez éxons e nove íntrons.

Alternativas

ID
1322704
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

Com relação à estrutura e à variabilidade dos genes do sistema HLA, julgue o item subsequente.

O gene de classe II HLA-DRB1 é constituído de 6 éxons, sendo que os éxons 2 e 3 codificam os dois domínios extracelulares da cadeia β.

Alternativas

ID
1322707
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

Com relação à estrutura e à variabilidade dos genes do sistema HLA, julgue o item subsequente.

Os éxons 1, 2 e 3 do gene de classe I HLA-B codificam, respectivamente, os domínios α1, α2 e α3 da molécula HLA-B.

Alternativas

ID
1322710
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

Com relação à estrutura e à variabilidade dos genes do sistema HLA, julgue o item subsequente.

O processamento ou recomposição alternativa é a causa da alta variabilidade do gene HLA-A.

Alternativas

ID
1322713
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

As moléculas de classe I e II desempenham papel importante na resposta imunitária adaptativa e na suscetibilidade a diversas doenças. Quanto à função dessas moléculas, julgue o item a seguir.

As moléculas MHC apresentam tanto autoantígenos quanto antígenos que não pertencem ao organismo.

Alternativas

ID
1322716
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

As moléculas de classe I e II desempenham papel importante na resposta imunitária adaptativa e na suscetibilidade a diversas doenças. Quanto à função dessas moléculas, julgue o item a seguir.

Os produtos dos genes HLA têm como função primária o aceite ou a rejeição de transplantes de órgãos e tecidos.

Alternativas

ID
1322719
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

As moléculas de classe I e II desempenham papel importante na resposta imunitária adaptativa e na suscetibilidade a diversas doenças. Quanto à função dessas moléculas, julgue o item a seguir.

A rejeição ao enxerto é mediada somente por células T CD8+ citotóxicas, que são as células capazes de destruir o tecido enxertado.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO!
    A rejeição ao enxerto é mediada somente por células T CD8+ citotóxicas, que são as células capazes de destruir o tecido enxertado.  Na rejeição ao enxerto,  as céluas T CD4+ são capazes de destruir tb. 


ID
1322722
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

As moléculas de classe I e II desempenham papel importante na resposta imunitária adaptativa e na suscetibilidade a diversas doenças. Quanto à função dessas moléculas, julgue o item a seguir.

Muitos clones de célula T com especificidade a antígenos exógenos somados a moléculas MHC próprias do receptor podem reagir de forma cruzada com moléculas MHC alogênicas do tecido transplantado.

Alternativas
Comentários
  • Isso pode acontecer em 1-10% dos indivíduos, pois na seleção positiva, o TCR reconhece fracamente o MHC próprio, podendo reconhecer um MHC alogênico, futuramente. E também o TCR pode reconhecer segmentos conservados do MHC de qualquer indivíduo.


ID
1322725
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

As moléculas de classe I e II desempenham papel importante na resposta imunitária adaptativa e na suscetibilidade a diversas doenças. Quanto à função dessas moléculas, julgue o item a seguir.

O receptor da célula T que reconhece antígenos específicos é chamado de receptor de célula T, ou TCR. Cada linfócito T circulante apresenta um conjunto de TCRs com capacidade de reconhecer diversos peptídios que eventualmente uma célula venha a apresentar.

Alternativas

ID
1322728
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

As moléculas de classe I e II desempenham papel importante na resposta imunitária adaptativa e na suscetibilidade a diversas doenças. Quanto à função dessas moléculas, julgue o item a seguir.

A doença do enxerto versus hospedeiro (GVHD, do inglês graft-versus-host disease) é uma condição que ocorre após um transplante de medula óssea, causada pela reação de células T maduras do doador contra o tecido enxertado.

Alternativas

ID
1322731
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo à estrutura das moléculas de classe I e II.

Os domínios α2 e α3 das moléculas de classe I constituem a fenda de ligação a peptídios, sendo que variações na sequência de aminoácidos modificam a forma dessa fenda.

Alternativas

ID
1322734
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo à estrutura das moléculas de classe I e II.

Os domínios α2 e β2 das moléculas de classe II são semelhantes estruturalmente ao domínio α3 das moléculas de classe I.

Alternativas

ID
1322737
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo à estrutura das moléculas de classe I e II.

A cadeia pesada de uma molécula de classe Ia possui apenas dois domínios extracelulares, designados α1 e α2.

Alternativas

ID
1322740
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo à estrutura das moléculas de classe I e II.

As moléculas de classe I compreendem uma cadeia pesada glicosilada, codificada por um gene de classe I, ligada não covalentemente a uma cadeia leve β2-microglobulina.

Alternativas

ID
1322743
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo à estrutura das moléculas de classe I e II.

Antígenos HLA de classe I são moléculas de superfície celular homodiméricas.

Alternativas
Comentários
  • Antígenos HLA de classe I são moléculas de superfície celular heterodiméricas.


ID
1322746
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo à estrutura das moléculas de classe I e II.

A fenda de ligação das moléculas de classe I do MHC acomoda peptídios de maior tamanho, comparada à fenda de ligação das moléculas de classe II.

Alternativas
Comentários
  • Pelo contrário. A fenda de ligação das moléculas de classe II do MHC acomoda peptídios de maior tamanho (10-30 aa), comparada à fenda de ligação das moléculas de classe I (8-11 aa).


ID
1322749
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

Acerca da expressão e distribuição das moléculas de classes I e II, julgue o item que se segue.

As moléculas de classe I são sintetizadas no retículo endoplasmático rugoso, onde se associam a peptídios antigênicos em seus sítios de ligação a peptídeos.

Alternativas

ID
1322752
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

Acerca da expressão e distribuição das moléculas de classes I e II, julgue o item que se segue.

As moléculas de classe Ia são expressas de maneira codominante pela maioria das células somáticas nucleadas.

Alternativas

ID
1322755
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

Acerca da expressão e distribuição das moléculas de classes I e II, julgue o item que se segue.

As moléculas de classe II apresentam peptídios antigênicos aos linfócitos T CD4+ e são expressas predominantemente em algumas populações celulares do sistema imunitário, incluindo linfócitos B, células T ativadas, macrófagos e células dendríticas.

Alternativas

ID
1322758
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

Acerca da expressão e distribuição das moléculas de classes I e II, julgue o item que se segue.

A molécula de classe I HLA-G apresenta distribuição restrita a determinados tecidos, não sendo expressa constitutivamente.

Alternativas

ID
1322761
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

As moléculas de HLA interagem e apresentam antígenos, sendo essa função a base da sua importância em transplantes. Com relação à interação e apresentação de antígenos por moléculas, julgue o item seguinte.

O domínio α3 das moléculas de classe I interage com o antígeno CD4 dos linfócitos T CD4+ e, portanto, moléculas de classe I clássicas apresentam antígenos contra os linfócitos TCD4+.

Alternativas
Comentários
  • O domínio α3 das moléculas de classe I interage com o antígeno CD8 dos linfócitos T CD8+.

  • A face lateral do domínio D1 do CD4 interage com a junção hidrofóbica de a2 e b2 do MHC de classe II


ID
1322764
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

As moléculas de HLA interagem e apresentam antígenos, sendo essa função a base da sua importância em transplantes. Com relação à interação e apresentação de antígenos por moléculas, julgue o item seguinte.

Para a ativação de linfócitos CD8+ imaturos é necessária a presença do antígeno específico em um contexto de MHC de classe I na superfície da célula alterada, além da presença de coestimuladores nas células apresentadoras de antígenos ou sinais provenientes de células CD4+.

Alternativas
Comentários
  • Errada.

     

    Linfócito T citotóxico (CD8+) é estimulado pela timosina (por isso chamado de timo-dependente). As próprias células infectadas apresentam os antígenos em sua superfície externa usando MHC tipo I, que são expressas por praticamente todas as células nucleadas. Quando são expostos a células infectadas ou disfuncionais, os LTC libertam citotoxinas e através da ação da perforina, as granzimas e granulisinas, entram no citoplasma da célula-alvo e desencadeiam uma cascata de eventos que eventualmente causam apoptose.

     

    Por sua vez, os linfócitos T CD4+ ativados, secretam interleucinas que promovem o crescimento, diferenciação e ativação de linfócitos B, macrófagos e outras células.

     

    Portanto,  para a ativação do TCD8 não é necessária a presença de coestimuladores nas células apresentadoras de antígenos e os sinais provenientes de células CD4+ também não fazem papel determinante na sua ativação.

  • Na verdade, os linfócitos T CD8 para serem ativados pela primeira vez, devem reconhecer o MHC I em DCs (e não nas células infectadas), juntamente com moléculas co-estimuladoras expressas por elas (B7.1, B7.2).


ID
1322767
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

As moléculas de HLA interagem e apresentam antígenos, sendo essa função a base da sua importância em transplantes. Com relação à interação e apresentação de antígenos por moléculas, julgue o item seguinte.

A apresentação de antígenos endógenos (via MHC de classe I) e exógenos (via MHC de classe II) determina qual conjunto de células T responderá ao antígeno encontrado.

Alternativas

ID
1322770
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

As moléculas de HLA interagem e apresentam antígenos, sendo essa função a base da sua importância em transplantes. Com relação à interação e apresentação de antígenos por moléculas, julgue o item seguinte.

CD8 liga-se a moléculas de classe I e é expresso em células T cujos TCRs reconheçam peptídios associados a MHC de classe I. A maioria das células T restritas a MHC de classe I serve para erradicar infecções intracelulares.

Alternativas
Comentários
  • As células T reconhecem antígenos apenas sob a forma de peptídeos exibidos pelos produtos dos genes do MHC próprio na superfície de APCs (células apresentadoras de antígenos). Os linfócitos T CD4+ auxiliares reconhecem antígenos em associação a produtos genéticos do MHC classe II (reconhecimento restrito ao MHC classe II), e os CTLs CD8+ reconhecem antígenos em associação a produtos genéticos classe I (reconhecimento restrito o MHC classe I). Que funcionam erradicando células que abrigam infecções intra-celulares. A imunogenicidade de antígenos proteicos estranhos depende da capacidade das vias de processamento de antígenos para gerar peptídeos dessas proteínas que se ligam a moléculas próprias do MHC.

  • MHC I --> TCD8 -->Intracelular

    MHC II--> TCD4 --> extracelular

     

    Gabarito: Certo!


ID
1322773
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

As moléculas de HLA interagem e apresentam antígenos, sendo essa função a base da sua importância em transplantes. Com relação à interação e apresentação de antígenos por moléculas, julgue o item seguinte.

Os segmentos aminoterminais α1 e β1 das cadeias de classe II interagem para formar a fenda de ligação peptídica, que é estruturalmente semelhante à fenda das moléculas de classe I. Embora estruturalmente semelhantes, as fendas de ligação das moléculas de classes I e II possuem a capacidade de acomodar fragmentos peptídicos de tamanhos distintos.

Alternativas

ID
1322776
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

As moléculas de HLA interagem e apresentam antígenos, sendo essa função a base da sua importância em transplantes. Com relação à interação e apresentação de antígenos por moléculas, julgue o item seguinte.

Uma molécula de classe I ou II apresenta uma única fenda de ligação a peptídeos. Essa fenda, embora associada a apenas um peptídio, possui capacidade para acomodar uma variedade de peptídios diferentes.

Alternativas

ID
1322779
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

As moléculas de HLA interagem e apresentam antígenos, sendo essa função a base da sua importância em transplantes. Com relação à interação e apresentação de antígenos por moléculas, julgue o item seguinte.

A associação entre peptídios antigênicos e moléculas de classe I ou II é uma interação saturável e de baixa afinidade, com lenta taxa de associação e dissociação, permitindo que o complexo peptídio/HLA persista na superfície celular.

Alternativas
Comentários
  • Como é de baixa afinidade?

    O HLA-DM faz a edição de peptídeos dentro do RE, para que o MHC II porte peptídeos o mais estáveis possíveis


ID
1322782
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

Inúmeros estudos de associação entre alelos e(ou) genótipos de diversos genes do sistema HLA já foram e estão sendo realizados. Muitas doenças, em especial doenças autoimunes, já foram correlacionadas com a presença de variantes específicas do complexo HLA. O alto índice de polimorfismo do complexo HLA torna este sistema ideal para diversas inferências populacionais e de ancestralidade. Um exemplo disso é a utilização de polimorfismos do sistema HLA para exclusão de paternidade. Com relação à genética do sistema HLA e a estudos populacionais e de associação envolvendo esse sistema, julgue o item a seguir.

Os genes HLA-A, -B e -C apresentam altos índices de heterozigose em decorrência do alto número de alelos que eles apresentam.

Alternativas

ID
1322785
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

Inúmeros estudos de associação entre alelos e(ou) genótipos de diversos genes do sistema HLA já foram e estão sendo realizados. Muitas doenças, em especial doenças autoimunes, já foram correlacionadas com a presença de variantes específicas do complexo HLA. O alto índice de polimorfismo do complexo HLA torna este sistema ideal para diversas inferências populacionais e de ancestralidade. Um exemplo disso é a utilização de polimorfismos do sistema HLA para exclusão de paternidade. Com relação à genética do sistema HLA e a estudos populacionais e de associação envolvendo esse sistema, julgue o item a seguir.

Estudo de associação é a busca de correlação estatística entre a presença de determinados alelos e(ou) genótipos e características específicas, como, por exemplo, doenças.

Alternativas

ID
1322788
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

Inúmeros estudos de associação entre alelos e(ou) genótipos de diversos genes do sistema HLA já foram e estão sendo realizados. Muitas doenças, em especial doenças autoimunes, já foram correlacionadas com a presença de variantes específicas do complexo HLA. O alto índice de polimorfismo do complexo HLA torna este sistema ideal para diversas inferências populacionais e de ancestralidade. Um exemplo disso é a utilização de polimorfismos do sistema HLA para exclusão de paternidade. Com relação à genética do sistema HLA e a estudos populacionais e de associação envolvendo esse sistema, julgue o item a seguir.

Para estudos de associação é necessária a comparação de, pelo menos, dois grupos distintos, como doentes e não doentes ou doentes com manifestação grave e doentes com manifestação branda, sendo que ao menos a ancestralidade de ambos os grupos deve ser equivalente.

Alternativas

ID
1322791
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

Inúmeros estudos de associação entre alelos e(ou) genótipos de diversos genes do sistema HLA já foram e estão sendo realizados. Muitas doenças, em especial doenças autoimunes, já foram correlacionadas com a presença de variantes específicas do complexo HLA. O alto índice de polimorfismo do complexo HLA torna este sistema ideal para diversas inferências populacionais e de ancestralidade. Um exemplo disso é a utilização de polimorfismos do sistema HLA para exclusão de paternidade. Com relação à genética do sistema HLA e a estudos populacionais e de associação envolvendo esse sistema, julgue o item a seguir.

Se, para um dado gene do sistema HLA, existirem 100 alelos, dos quais o alelo “1” apresente uma frequência na população de 4% e o alelo “2” apresente uma frequência de 2,5%, a chance de se encontrar uma pessoa nessa população portando os dois alelos será de uma pessoa em cada 1.000 indivíduos.

Alternativas

ID
1322794
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

Inúmeros estudos de associação entre alelos e(ou) genótipos de diversos genes do sistema HLA já foram e estão sendo realizados. Muitas doenças, em especial doenças autoimunes, já foram correlacionadas com a presença de variantes específicas do complexo HLA. O alto índice de polimorfismo do complexo HLA torna este sistema ideal para diversas inferências populacionais e de ancestralidade. Um exemplo disso é a utilização de polimorfismos do sistema HLA para exclusão de paternidade. Com relação à genética do sistema HLA e a estudos populacionais e de associação envolvendo esse sistema, julgue o item a seguir.

Desequilíbrio de ligação é a cossegregação entre uma dada característica e uma região do genoma. Essa análise é realizada com a utilização de heredogramas de grandes dimensões.

Alternativas
Comentários
  • É um exame que deve ser requisitado quando o suposto pai ingressa com ação de investigação de paternidade mediante sua negativa. O exame pericial científico é realizado para comprovar a afirmativa ou a negativa da paternidade.

    .

    Por meio da determinação dos antígenos HLA é revelada a grande variedade de alelos (conhecidos como polimorfismo).

    .

    Por ser estudado primeiros os leucócitos humanos para determinar o Antígeno Leucocitário Humano, recebe a denominação de complexo HLA.

    .

    Quando utilizado em exames realizados para investigação da paternidade pela tipagem HLA, deve ser especificado especificidades dos "locus" A e B. Dessa forma encontramos o seguinte procedimento:

    .

    Os antígenos do complexo HLA são produtos do complexo maior de histocompatibilidade compostos de "locus" (regiões) genéticos diferentes dos "locus" A, "locus" B, "locus" C, "locus" DR, "locus" DP e "locus" DQ. Estes "locus" distintos dos "locus" do complesxo HLA são encontrados no mesmo cromossomo e são herdados em bloco dos ascendentes (genitores) de maneira co-dominante.

    .

    Ao serem usados nos exames realizados para investigação de paternidade pela tipagem HLA, deve ser determinada a especificiade dos "locus" A e B. Cada indivíduo pode ter dois antígenos para o "locus" A e dois antígenos para o "locus" B e mais os antígenos públicos "Bw". Assim fica definido que um antígeno A, B e w são de origem materna e os demais antígenos A, B e w são de origem paterna.

    Na genética humana considera-se que devido ao poliformismo somado com a eficácia da Lei de Mendel, é formado o sistema HLA (Antígeno Leucocitário Humano), que significa idoneidade e aceitação nas ações de investigação de paternidade.

    Estudos também revelam probabilidades de exclusão de possíveis pais, onde os exames de tipagem sanguínea são associados ao exame HLA com 99%. FONTE:https://sites.google.com/site/juizadoespecialcriminal/fam/investigao-de-paternidade/tipos-de-exames/hla

  • Desequilíbrio de ligação é a associação não-aleatória de alelos em dois ou mais loci, não necessariamente no mesmo cromossoma.

    Fonte:

    Responder Errado

  • Desequilíbrio de ligação é a cossegregação entre uma dada característica e uma região do genoma. Essa análise é realizada com a utilização de heredogramas de grandes dimensões (ERRADO).

    A análise é a realizada com a utilização de mapas gênicos.

    Mapa genéticomapa cromossômico ou mapa de ligação é uma representação gráfica das distâncias entre genes e de suas posições relativas em um cromossomo.


ID
1322797
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

Inúmeros estudos de associação entre alelos e(ou) genótipos de diversos genes do sistema HLA já foram e estão sendo realizados. Muitas doenças, em especial doenças autoimunes, já foram correlacionadas com a presença de variantes específicas do complexo HLA. O alto índice de polimorfismo do complexo HLA torna este sistema ideal para diversas inferências populacionais e de ancestralidade. Um exemplo disso é a utilização de polimorfismos do sistema HLA para exclusão de paternidade. Com relação à genética do sistema HLA e a estudos populacionais e de associação envolvendo esse sistema, julgue o item a seguir.

Considerando as características da família abaixo identificada e suas especificidades de classe I, e desconsiderando eventos de recombinação dentro do complexo HLA, é correto afirma que os dois haplótipos HLA do pai são (a HLA-A*01010101-B*15010101-Cw*030305 e (b HLA-A*020102-B*070201-Cw*010201.
Pai: HLA-A*01010101, -A*020102, -B*070201 -B*15010101, -Cw*010201, -Cw*030305
Mãe: HLA-A*24020101, -A*240203, -B*070201 -B*080109, -Cw*0103, -Cw*05010101
Filho: HLA-A*01010101, -A*24020101, -B*080109 -B*15010101, -Cw*030305, -Cw*05010101

Alternativas

ID
1322800
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

Durante muitos anos, os métodos de tipificação do sistema HLA basearam-se em sorologia. Muitos laboratórios ainda utilizam esses métodos. No entanto, os métodos moleculares, devido a sua eficácia e sensibilidade, têm sido largamente utilizados nos laboratórios de histocompatibilidade e pesquisa. Com relação aos métodos de detecção das variantes do sistema HLA, julgue o item subsequente.

Subjacente aos métodos moleculares de tipificação do sistema HLA está o uso de iniciadores ou sondas específicas que detectam as alterações de aminoácidos nas proteínas oriundas dos genes de classes I e II.

Alternativas

ID
1322803
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

Durante muitos anos, os métodos de tipificação do sistema HLA basearam-se em sorologia. Muitos laboratórios ainda utilizam esses métodos. No entanto, os métodos moleculares, devido a sua eficácia e sensibilidade, têm sido largamente utilizados nos laboratórios de histocompatibilidade e pesquisa. Com relação aos métodos de detecção das variantes do sistema HLA, julgue o item subsequente.

A tipificação molecular do sistema HLA, para definição em alta resolução dos alelos presentes em cada indivíduo, baseia-se na detecção das variações de nucleotídios nos éxons de cada um dos loci relevantes.

Alternativas

ID
1322806
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

Durante muitos anos, os métodos de tipificação do sistema HLA basearam-se em sorologia. Muitos laboratórios ainda utilizam esses métodos. No entanto, os métodos moleculares, devido a sua eficácia e sensibilidade, têm sido largamente utilizados nos laboratórios de histocompatibilidade e pesquisa. Com relação aos métodos de detecção das variantes do sistema HLA, julgue o item subsequente.

Utilizando-se kits comerciais baseados em PCR-SSP (polymerase chain reaction-sequence specific Primer) para tipificar os genes do complexo HLA, a eletroforese em gel de agarose e a exposição à luz UV são empregadas para visualizar os produtos amplificados.

Alternativas
Comentários
  • PCR/SSP (Polymerase Chain Reaction/Sequence Specific Primers) é uma abordagem de genotipagem de DNA com base na utilização de sequências específicas (SSP).

    Consiste de múltiplos iniciadores de PCR específicos para diferentes polimorfismos genéticos. Exemplo: HLA

    1. Coloca-se o DNA em diferentes tubos contendo dois primers PCR
    2. Um dos primers hibridiza uma região conservada do locus HLA, sendo adicionado a todos os tubos
    3. O segundo primer se hibridiza com uma região polimórfica do locus HLA (cada tubo contém um primer de especificidade diferente)
    4. A amplificação do DNA só será observada no tubo contendo o segundo primer específico que corresponde ao alelo (alta resolução) ou ao grupo de alelos (baixa resolução) do HLA na amostra do DNA
    5. Por fim, é utilizada a análise em eletroforese em gel de agarose ou exposição a luz UV.


ID
1322809
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

Durante muitos anos, os métodos de tipificação do sistema HLA basearam-se em sorologia. Muitos laboratórios ainda utilizam esses métodos. No entanto, os métodos moleculares, devido a sua eficácia e sensibilidade, têm sido largamente utilizados nos laboratórios de histocompatibilidade e pesquisa. Com relação aos métodos de detecção das variantes do sistema HLA, julgue o item subsequente.

Os métodos baseados em PCR-SSP utilizam um painel de iniciadores que amplificam grupos de alelos (baixa e média resolução) ou alelos específicos (alta resolução).

Alternativas
Comentários
  • PCR/SSP (Polymerase Chain Reaction/Sequence Specific Primers) é uma abordagem de genotipagem de DNA com base na utilização de sequências específicas (SSP).

    Consiste de múltiplos iniciadores de PCR específicos para diferentes polimorfismos genéticos. Exemplo: HLA

    1. Coloca-se o DNA em diferentes tubos contendo dois primers PCR
    2. Um dos primers hibridiza uma região conservada do locus HLA, sendo adicionado a todos os tubos
    3. O segundo primer se hibridiza com uma região polimórfica do locus HLA (cada tubo contém um primer de especificidade diferente)
    4. A amplificação do DNA só será observada no tubo contendo o segundo primer específico que corresponde ao alelo (alta resolução) ou ao grupo de alelos (baixa resolução) do HLA na amostra do DNA
    5. Por fim, é utilizada a análise em eletroforese em gel de agarose ou exposição a luz UV.

ID
1322812
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

Durante muitos anos, os métodos de tipificação do sistema HLA basearam-se em sorologia. Muitos laboratórios ainda utilizam esses métodos. No entanto, os métodos moleculares, devido a sua eficácia e sensibilidade, têm sido largamente utilizados nos laboratórios de histocompatibilidade e pesquisa. Com relação aos métodos de detecção das variantes do sistema HLA, julgue o item subsequente.

A tipificação dos antígenos HLA-A, -B, -DR e -DQ é usualmente realizada para transplantes de órgãos sólidos. Uma maior compatibilidade para esses antígenos entre doadores e receptores em geral está relacionada com uma aceitação melhor do enxerto.

Alternativas

ID
1322815
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas

Nos últimos anos, foram desenvolvidos métodos automatizados de tipificação, o que acelerou sobremaneira a determinação dos alelos e, por conseguinte, dos haplótipos do sistema HLA. Com relação aos métodos automatizados de tipificação do sistema HLA, julgue o item que se segue.

Pelo sistema Inno-Lipa/Auto-Lipa podem-se detectar, por exemplo, variantes alélicas, mutações de ponto e grandes deleções.

Alternativas

ID
1322818
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

Nos últimos anos, foram desenvolvidos métodos automatizados de tipificação, o que acelerou sobremaneira a determinação dos alelos e, por conseguinte, dos haplótipos do sistema HLA. Com relação aos métodos automatizados de tipificação do sistema HLA, julgue o item que se segue.

O sistema Inno-Lipa/Auto-Lipa se baseia na tecnologia de hibridização reversa, estando as sondas fixadas em membrana de nitrocelulose.

Alternativas