-
Sou usuário básico, e errei a questão.Algum avançado poderia comentar, pois a amioria também errou.ObrigadoObrigado Klaus, ele foi meu professor em um cirsinho que eu fiz.Osite dele é ótimo, tem muitas provas comentadas, recomendo. Patrícia, voê deve estar certa.Imagine um candidato cansado respondendo essa pergunta?
-
Para candidatos como você recomendo os ensinamentos do guru da informática para concursos, Milk Jr.
-
Creio que o fato está na afirmação "a partir dessa operação", pois, pode-se desativar o antivírus e assim teremos 1º) um computador não conectado à internet não seria passível de ser acessado. 2º) o computador pode não ter sido infectado anteriormente, logo, a desativação por si só não provocaria um acesso não autorizado. Por fim, além da desativação, creio que deveria haver mais um comando para que computador fosse invadido.
-
Creio eu ( mas é totalmente passível ao erro) ,que a funçao de impedir o acesso a usuários ou aplicações não autorizadas, esteja vinculada ao conceito de firewall e não ao de antivírus (detectar e eliminar vírus).
-
Galera, a função do antivírus é impedir a propagação e acesso dos vírus e "worms". Quem impede a entrada de programas espiões são os "firewalls"!
Vírus------------------------>Antivírus
Spywares----------------> Firewall
Espero ter ajudado!!!
Boa sorte a todos nós.
"Ele é quem dá ciência aos sábios, e inteligência aos entendidos" Daniel 2.22
-
O erro da questão é realmente citar programa antivirus. O correto seria Firewall.
Discordo da colocação do colega acima que diz que firewall é para controlar spywares.
Na verdade firewall é utilizado para controlar o tráfego de entrada e saída do computador, a função dele é controlar o acesso a portas e o acesso dos programas à internet.
Esse acesso de programas à internet inibe os spywares cuja principal função é enviar seus dados pessoais a terceiros de má-fé.
O bloqueio de portas se dá para evitar o acesso indevido de outras pessoas (crackers) que poderiam se aproveitar de uma falha do sistema operacional para invadir seu computador.
Espero ter ajudado.
-
Senhores, o erro, sem sombra de duvidas, está no fato de a questão ter afirmado que " apartir dessa operação", pois, como dito nos comentarios mais antigos, o ato de desativação do antivirus não enseja a manipulçao por outros usuários nem mesmo aplicações. Claro que o pc vai ficar vulnerável, mas o ataque propriamente dito só ocorrerá quado o usuario do pc, apos a desativação ( ou msm com o antivirus), executar alguma ação com por exemplo abrir email ou executar programas infectados.
Boa a sorte a todos, principalmente pra mim
-
Errado. É impossível afirmar que a desativação do antivírus permitirá o acesso remoto, dado que esta função de monitoramento é realizada pelo firewall do Windows.
-
Pessoal, qual a função de um anti-vírus? O própio nome é sugestivo: eliminar vírus. Então, o objetivo não é impedir o acesso de usuários. Errada a questão. Apx
-
Vamos o antivirus tem o papel de impediro que programas maliciosos possam fazer "estragos no computador" podemos considerar como aplicações nao autorizadas. Desabilitanto o mesmo voce esta colocando em risco a segurança da informação pois algum desses programas podem a vir danificar o arquivo, apagar etc e somente isto.
O acesso de usuarios não é controlado pelo antivirus, aqui temos duas possibilidades:
1 - Acesso direto pelo PC, aqui somente o controle atraves de usuario e senha pode impedir que um usuario nao autorizado acesso é o famoso LOGIN.
2 - Acesso remoto ao PC, existe duas possiblidade:
- Desabilidader o acesso remoto atraves do sistema operacional.
- usar um firewall que impeça o acesso remoto.
-
Creio que o erro da questão está na passagem que ele afirma que a partir dessa operação o computador pode ser acessado por usuários ou aplicações não autorizados... Se levarmos em conta que um anti-vírus diminui a vulnerabilidade do computador mas não garante a total segurança, então pode-se concluir que mesmo com um anti-vírus instalado o computador pode ser acessado , e não a partir da operação de desinstalação do programa... eu acho que é isso ! Se estiver errado me corrijam...
Abços
-
ATENÇÃO
O conceito em questao seria de FIREWALL como alguns colegas disseram.
Para ajudarem a LEMBRAR DO CONCEITO DE FIREWALL, IMAGEM UM PORTARIA DE UM CONDOMINIO RESIDENCIAL, na qual pessoas estranhas sao BARRADAS por um porteiro que faz o PAPEL DE FIREWALL, FILTRANDO a pessoa e suas informacoes antes de entrarem no LOCAL.
Bons estudos
-
A desativação de antivírus instalado em um computador pode comprometer a segurança da informação, visto que o computador, a partir dessa operação, pode ser acessado por usuários ou aplicações não autorizados.
Galera, me parece concenso que com desativação ou não de um antivírus, um computador PODE ter sua segurança comprometida, visto que nenhum antivírus é 100%.
-
Discordo plenamente dessa questão!!!!!
"A desativação de antivírus instalado em um computador PODE comprometer a segurança da informação (Mas é claro que pode comprometer), visto que o computador, a partir dessa operação (Desativar o antivírus e deixa o computador sem nenhuma proteção) PODE ser acessado por usuários ou aplicações não autorizados (mas é claro que o computador PODE ser acessado por usuários ou aplicações não autorizados, até se o computador tiver Antivírus ele PODE ser acessador por intrusos. O que deixa o computador seguro não são SÓ os Antivírus, mas um conjunto de operações integradas)".
Tristeza, muita tristeza!!!!!
-
Ton, pensei da mesma forma que você.. a questão diz, a patir da desativação do vírus. Desativando tudo pode acontecer, pois o sitema fica mais vulnerável, aumentando, assim, as probabilidades de ataques!
Tem de ter paciência para adivinhar o que a Cespe pensa! Ora, extremamente detalhista, ora simplista!
-
O que barra o acesso não autorizado é o Firewall (parede de fogo) que funciona como bloqueio.
O antívirus só evita a infestação de vírus que tem o intuito de destruição ou propagação de itens maliciosos.
-
O que me quebrou as pernas nessa questão foi a palavra PODE. A citação não disse que iria obrigatoriamente acontecer, mas falou que poderia acontecer...
Sinistro, muito sinistro....Chega arrepiei....
-
A questão se refere ao firewall que é um filtro de pacotes para outras redes ou a internet.
O antivírus possui a funcionalidade de coibir ações de programas instalados no computador.
São coisas bem diferentes!
-
Discordo do gabarito, e aconselho a quem tenha acertado ou errado, a esquece-la e bola para frente, visto que, são tipos de questões que tem seus gabaritos moldados conforme a conveniência da banca. Não me assustaria se o gabarito no próprio QC constasse como ``CERTA`` e todos numa TENTATIVA FORÇOSA DE ACHAR UM ERRO, apontar aquilo que não está escrito.
A questão em nenhum momento falou que o computador ´´IRÁ, DEVERÁ OU NECESSARIAMENTE SERÁ`` acessado po usuários ou aplicações não autorizadas. Não se pode ainda concluir, com oque fora descrito, que trata-se do conceito de FIREWALL. Aliás, a desativação do antivírus pode propiciar sim a invasão de um WORM ou de um CAVALO DE TROIA que vulnerabilize o sistema, deixando o sistema propício a acessos externos não autoriados e (ou) aplicações.
Aliás, BASTA TOMAR TAL ASSERTIVA COMO ´´CERTA`` QUE ´´ERRARÁS`` ATÉ MESMO AS OUTRAS 200 QUESTÕES QUE JÁ HAVIAM ACERTADO.
Bons estudos e foco.
-
A desativação do FIREWALL instalado em um computador pode comprometer a segurança da informação, visto que o computador, a partir dessa operação, pode ser acessado por usuários ou aplicações não autorizados.
O firewall atua controlando o tráfego de dados entre os meios externo e interno. Também atua contra os acessos indevidos.
-
Complicado esse tipo de questão. A banca coloca o gabarito que quiser. Você acha que está errado pq tem quase certeza que se refere a FIREWALL.
Mas aquele PODE lasca tudo. Se eu desabilito o antivírus e não ativo mais, PODE ser que um dia o meu PC seja infectado e assim acessado por usuários ou aplicações não autorizados.
Completamente subjetiva a questão. Foda ver q o nível das questões de segurança da informação é baixo e você corre o riscod e ficar de fora por causa de questões como essa. :/
-
Gente, é esse gab mesmo??? O Fernando disse que a questão esta errada!
-
O Fernando Aragão é aluno ou professor?? o cara sabe tudoo!!!! fera demais
Suellen ele disse que o gabarito é ERRADO
-
Como seria bom se tivéssemos um Nishimura para cada matéria.
Sempre olho seu comentário, confio mais nele do que o professor do QC.
:)
-
Marquei certo lembrando do bot, mas vi que preciso estudar mais.
-
Sou coordenador de TI em uma grande empresa multinacional, instrutor de Informática de Concursos em cursos presenciais e virtuais, e um eterno aluno (afinal a vida não para de ensinar, não podemos parar de aprender).
Agradeço pelo prestígio e consideração para os meus comentários nas questões.
-
Não concordo. E se um spyware pegar o computador? Vai ter uma invasão não autorizada! No caso do keylogger...? o da Screen tbm? o da câmera?
Não entendí mesmo. Nishi, me explica por favor!!!
-
Questão horrivel...
-
Questão linda!
screenloggers, spywares, entre outros não são vírus e sim malwares (programas maliciosos) Para esses programas não se usa antivírus (que é $80,00) e sim o antimaware (que é $150,00).
Para bloquear o ACESSO DE PESSOAS MAL INTENCIONADAS (como a questão descreve) não se usa o antivírus nem antimaware, e sim o FIREWALL.
-
Os antivírus, além da sua finalidade de detectar e exterminar vírus de computadores, algumas vezes podem ser usados no combate a spywares.
Essa é uma acertiva dada como certa pela Cespe
Agora eu não entendi foi nada kkkkk
-
Desativação do firewall....
-
"a partir dessa operação".............. antes tembem poderia ser
-
Mesmo assim o Cespe se equivocou na elaboração da alternativa, não deixou bem claro!
-
Ao meu ver, em caso de invasão e controle de acesso são utilizados software e hardware como Proxy e Firewall assim como outros, antivírus não seria usado para essa tarefa
-
A questão fala da consequência de nao se ter um firewall.
-
É o tipo de questão que tem que ser ignorada.
Há uns tempos atrás tinha uns softwares (Turkojan, Prorat, Spyone) que geravam cavalo de troia. Ai o usuário mal intencionado conversava com a vítima (MSN, por exemplo) dizendo que ia enviar um ativador de programa e pedia para desativar o anti virus, pois se não a ativação na funcionava. Ai a vítima desativava, ai enviava o arquivo para ela e ai ela era infectada.
Se a vítima tivesse com o antivirus ligado, acusava o arquivo como virus e era eliminado do computador.
Com isso, o atacante podia ver a tela de trabalho dela remoto (sem ela perceber), ter acesso aos arquivos, ligar a webcam ser ser notado e muitos outros recursos.
Então, com certeza desativar o antivírus compromete a segurança do computador.
-
GABARITO: ERRADO
A desativação do FIREWALL instalado em um computador pode comprometer a segurança da informação, visto que o computador, a partir dessa operação, pode ser acessado por usuários ou aplicações não autorizados.
-
Questão horrivel...
-
vou pular pra nao me estressar
-
A desativação PODE comprometer... Não quer dizer que VAI OCORRER COM CERTEZA. Por isso a questão esta certa...mas o cespe entendeu que esta errado...resumindo...se ela diz que esta...fazer o que...
-
Essa banca gosta de brincar conosco!!! Eu gabaritei CERTO mas ela entendeu errado, cespe sendo cesp...
-
Quem errou acertou, e quem acertou errou.
-
Ah, não pode então??? Questão absurda!
-
visto que o computador, a partir dessa operação, pode ser acessado por usuários ou aplicações não autorizados
e como se o antivirus tivesse garantindo alguma coisa.
-
Tipica questão que o examinador um dia antes de publicar o resultado escolhe o gabarito
-
Tbm vou pular para não me irritar...
-
Questão pura de interpretação.
O conectivo '' visto que '' remete uma ideia de causa, portanto, a questão diz que '' visto que (por causa) que eu desativei meu antivírus, existira acessos por usuários ou aplicações não autorizadas ''. Não é por que eu desativei meu antivírus que existirá acessos autorizados ou aplicações não autorizadas, isso pode existir independentemente, pois não é uma condição.
-
CESPE COLOCA O GABARITO QUE QUISER NESSA QUESTÃO....
-
Errou? Pula para próxima, pois essa é daquelas que Cespe vai pra tirar nossa paz!
-
Passível de Recurso!!!!
-
Verbo "PODE", não necessariamente 'DEVE''.
Sinceramente, difícil viu...
-
Sinceramente, acho que essa banca precisa de um regulamento, os caras são sem noção, simplesmente, "covardes"
-
Gabarito: Errado
O erro está em dizer que a função de impedir o acesso a usuários ou aplicações não autorizadas é do antivírus, esta função é do Firewall.
Firewall - é um dispositivo de segurança da rede que monitora o tráfego de rede de entrada e saída e decide permitir ou bloquear tráfegos específicos de acordo com um conjunto definido de regras de segurança.
-
Quem cuida do tráfego de entrada/saída é o Firewall, a questão apenas colocou que ao desativar o antivírus, esta função estaria desprotegida, o que é mentira, pois o "porteiro do prédio" está cuidando disso!
GABA: E
-
Errado. É impossível afirmar que a desativação do antivírus permitirá o acesso remoto, dado que esta função de monitoramento é realizada pelo firewall do Windows.
-
Troca "anti vírus" por Firewall = Correta.
-
Eu levei pro lado do firewall. Entretanto, entendo que a desativação do antivírus pode também facilitar as ações apresentadas na questão.
-
Errado.
O antivírus é a proteção interna do PC, o Firewall que fica na entrada cuidando do "entra e sai" da rede.
-
Questão que poderia ser anulada facilmente, pois de fato se algum intruso conseguir por meio de um malware acessar dados dos computador, ele conseguiria sim comprometer a segurança de alguma informação. E na questão mesmo diz " PODE" não diz que será todas as vezes.
-
O firewall é mais educado, Falou de autorização é papo de firewall ou proxy, o antivírus gosta é de confusão = intrusão, invasão, ataques, etc.
Gabarito: ERRADO.