SóProvas



Prova CESPE / CEBRASPE - 2020 - Prefeitura de Barra dos Coqueiros - SE - Agente de Trânsito


ID
5047168
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Barra dos Coqueiros - SE
Ano
2020
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Em 2012, um agricultor tinha 120 hectares plantados de determinado produto no município de Barra dos Coqueiros, no litoral de Sergipe. Segundo ele, a produção havia caído nos últimos dois anos. Cerca de 70% da produção desse produto em Sergipe é do tipo seco, uma cultura que se mostrou rentável nas últimas décadas; no entanto, com o aumento no preço dos insumos agrícolas e a queda no valor pago, os investimentos nas plantações diminuíram bastante.

Internet: <http://g1.globo.com> (com adaptações).


De acordo com o IBGE, a queda mencionada pelo agricultor, no texto precedente, aconteceu entre 2010 e 2012, quando a produção baixou de 6,6 milhões de unidades para 2,3 milhões de unidades. Entre 2012 e 2018, essa produção oscilou entre 2,3 milhões de unidades e 2,9 milhões de unidades, e, em 2018, a produção foi a mesma de 2012. A partir dessas informações e do texto anterior, é correto afirmar que se trata da produção de

Alternativas
Comentários
  • Não seria mangaba não??

    https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/871696/extrativismo-e-consumo-da-mangaba-em-barra-dos-coqueirossergipe

  • Olá, tudo bem? A mangaba sergipana é nativa, a extração é inteiramente sustentável. Ninguém plantou, apenas "catou"( normalmente catada pelos moradores da região, caso conheça o município verá que diversas barracas na pista vendem a mesma de forma independente). Grande abraço.


ID
5047174
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Barra dos Coqueiros - SE
Ano
2020
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Em 2017, o salário médio mensal da população de Barra dos Coqueiros – SE era de 2,6 salários mínimos. A proporção de pessoas ocupadas no município em relação à população total era de 12,8%. Quanto a esses dois indicadores, na comparação com os demais municípios do estado, Barra dos Coqueiros ocupava a posição 6, de 75, e a posição 18, de 75, respectivamente. Na comparação com cidades do país todo, o município ficava na posição 421, de 5.570, e na posição 2.629, de 5.570, respectivamente. Considerando-se domicílios com rendimentos mensais de até meio salário mínimo por pessoa, 45% da população desse município estava nessas condições, o que o colocava na posição 67, de 75, entre as cidades do estado e na posição 2.145, de 5.570, entre as cidades do Brasil.
Internet: <https://cidades.ibge.gov.br> (com adaptações).


Considerando as informações apresentadas no texto precedente, acerca da dinâmica econômica do município de Barra dos Coqueiros – SE, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
5047177
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Barra dos Coqueiros - SE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Geografia

Um dos componentes do IDHM Educação é um indicador de escolaridade da população adulta: o percentual da população com 18 anos ou mais de idade com o ensino fundamental completo. Esse indicador carrega uma grande inércia, em função do peso das gerações mais antigas, de menor escolaridade. Entre 2000 e 2010, esse indicador passou de 35,21% para 47,88%, no município de Barra dos Coqueiros – SE, e de 39,76% para 54,92%, na unidade federativa (UF). Em 1991, os percentuais eram de 25,15%, no município, e 30,09%, na UF. Em 2010, considerando-se a população municipal com 25 anos ou mais de idade, 16,42% eram analfabetos, 45,31% tinham o ensino fundamental completo, 29,00% possuíam o ensino médio completo, e 4,45%, o superior completo. No Brasil, esses índices eram, respectivamente, de 11,82%, 50,75%, 35,83% e 11,27%.

Internet: <www.atlasbrasil.org.br> (com adaptações).


Tendo como referência inicial as informações apresentadas no texto precedente, e considerando que a sigla IDHM se refere a Índice de Desenvolvimento Humano do Município, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
5047183
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Barra dos Coqueiros - SE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Anderson, servidor aposentado desde 2016 da Prefeitura Municipal de Barra dos Coqueiros – SE, requereu, no ano de 2020, sua reversão ao serviço público.


Nessa situação hipotética, segundo a Lei Complementar n.º 004/2011 daquele município, conforme o interesse da administração, o pedido de Anderson poderá ser

Alternativas
Comentários
  • Gab D conforme essa lei citada, mas com base no reg jur de venâncio aires, está errado o gabarito:

    a- deve ter pelo menos 5 anos de aposentado antes de solicitação (seria letra A em Venâncio AIres); c-deveria estar estável antes


ID
5047186
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Barra dos Coqueiros - SE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Marcos e Mateus, servidores da Prefeitura Municipal de Barra dos Coqueiros – SE, requereram licença para tratar de interesse particular. Marcos ingressou no cargo no ano de 2015, e Mateus, no ano de 2019.


Nessa situação hipotética, com fundamento na Lei Complementar n.º 004/2011 do referido município, a licença poderá ser concedida

Alternativas
Comentários
  • gab e

    • a licença tem prazo máximo de 2 anos, logo é determinado (elimina a, b, c).
    • Marcos tem 5 anos de cargo público e mateus 1 ano, levando em consideração a data da prova. marcos já pode pedir licença e mateus não, somente qnd alcançar estabilidade, já q ele está em estágio probatório ainda.

    ____________

    fonte: reg jurid de venâncio aires RS

    Art. 116. Ao servidor estável, desde que requerida com antecedência mínima de 60 (sessenta) dias, e a critério da Administração Municipal, poderá ser concedida licença para tratar de interesses particulares, pelo prazo de até 02 (dois) anos consecutivos, sem remuneração.

    Art 28 § 15. Ao Servidor em estágio probatório, somente poderão ser concedidas as licenças e os afastamentos previstos nos incisos I, II, III e V do art. 112, assim como o afastamento previsto pelo art. 119.

    Art. 112. Conceder-se-á licença ao servidor:

      I - por motivo de doença em pessoa da família;

      II - para o serviço militar obrigatório;

      III - para concorrer a cargo eletivo;

      IV - para tratar de interesses particulares;

      V - para desempenho de mandato classista.

    Art. 119. O servidor ocupante de cargo efetivo poderá ser cedido para ter exercício em outro órgão ou entidade dos Poderes da União, dos Estados e dos Municípios, 


ID
5047189
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Barra dos Coqueiros - SE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

O uso dos bens municipais de Barra dos Coqueiros – SE pode ser feito por terceiros mediante

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    Concessão, que dependerá de lei e concorrência, caso se trate de bens públicos de uso especial.


ID
5047192
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Barra dos Coqueiros - SE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Geovane, servidor da Prefeitura Municipal de Barra dos Coqueiros – SE, foi acusado de cometer irregularidade no exercício da função. A comissão nomeada para apurar o fato, em processo administrativo disciplinar, foi composta por três servidores estáveis que possuem relação de parentesco com Geovane: Raquel, sua prima; Aldecir, seu tio; e Irineu, seu avô.


Nessa situação hipotética, à luz da Lei Complementar n.º 004/2011 daquele município, poderá(ão) permanecer como integrante(s) da comissão somente

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B


ID
5047195
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Barra dos Coqueiros - SE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Considere as seguintes proposições.


• P: "Se Paulo é fiscal, então João é motorista."
• Q: "Maria é enfermeira ou João é motorista."


Sabendo-se que a proposição P é verdadeira e que a proposição Q é falsa, é correto concluir que

Alternativas
Comentários
  • Q: Maria é enfermeira ou João é motorista.

    Na tabela verdade do OU para resultar em Falso é preciso que as duas proposições sejam falsas.

    P: Se Paulo é fiscal, então João é motorista.

    Foi possível concluir que "João é motorista" é falso. Então, "Paulo é fiscal" também deve ser falso, pois na tabela verdade do Se..., então F → F resulta em V.

    Assim foi possível chegar no gabarito do item A) em que: Maria não é enfermeira, João não é motorista e Paulo não é fiscal.

  • Vamos à questão: ele falou que P=V Q=F

    • P: "Se Paulo é fiscal, F então João é motorista." F já que João é motorista é F Paulo é fiscal também tem que ser F para ser verdadeira pois se cair V-->F=F

    • Q: "Maria é enfermeira F ou João é motorista." F [F ou F=F] no "ou", a única possibilidade de ser Falso, F com F. Ficando; Paulo não é fiscal João não é motorista e Maria não é enfermeira. Se Maria não é enfermeira V, Então João não é motorista V e Paulo não é fiscal.V

    V-->V=V (gab A)

  • Gabarito:A

    Vou fazer a representação por letras.

    P= A-> B = V( que tem q ser verdadeira) Como o B é falso automaticamente A será falsa. Pois, na tabela do ( se então) será falso quando der Vera Fisher.

    Q= C v B = F( que tem q ser falsa) Na tabela do (ou) só é falso se as duas forem falsas .

    Portanto, todas são falsas.

    RESPOSTA- Maria não é enfermeira, João não é motorista e Paulo não é fiscal

  •  P: "Se Paulo é fiscal, então João é motorista." • Q: "Maria é enfermeira ou João é motorista."

    proposição P é verdadeira e que a proposição Q é falsa

    Primeiramente, sabe-se que a preposição P é Verdadeira e a Q é falsa.

    • Q: "Maria é enfermeira ou João é motorista." OBS. Quando envolve o "OU" para ser falsa a preposição, como trás na questão, têm que serem as duas FALSAS.... ( F ou F= F). Portanto, Maria não é enfermeira, como também João não é motorista.

    P: "Se Paulo é fiscal, então João é motorista." OBS. Como João não é motorista, logo, se a primeira for verdadeira, então a preposição será falsa. nesse caso para ser verdadeira (F...F=V). Portanto, Paulo não é fiscal.

    Maria não é enfermeira, João não é motorista e Paulo não é fiscal.

    Gabarito: A

  • GAB: A

    Proposições:

    • P: "Se Paulo é fiscal, então João é motorista."
    • Q: "Maria é enfermeira ou João é motorista.

    Representando:

    • P: PF -> JM
    • Q: ME v JM

    O comando da questão afirma que a proposição P é verdadeira e a proposição Q é falsa:

    • P: PF -> JM = VERDADEIRA
    • Q: ME v JM = FALSA

    Sabemos que o conectivo v só é falso quando as duas proposições são falsas.

    Sabemos também que a única forma do conectivo -> ser falso é se for V -> F, necessariamente nessa sequência.

    Então, considerando isso, para que atendamos o que afirma a questão (P ser verdadeira e Q ser falsa), todas as proposições que compõem as proposições P e Q devem ser falsas:

    • P: PF (F) -> JM (F) = VERDADEIRA
    • Q: ME (F) v JM (F) = FALSA

    Dessa forma, chegamos ao gabarito:

    Maria não é enfermeira, João não é motorista e Paulo não é fiscal.

    A luta continua.

  • Eu tenho umas anotações aqui da aula do prof. Carlos Henrique que ajudam e muito a resolver uma questão como esta.

    Se todas as proposições possuem conectivos e considerando que todas são verdadeiras devo começar pela proposição com o conectivo "e", pois só há uma forma do "e" ser verdadeiro que será quando duas proposições forem verdadeiras.

    Se der como falsa uma proposição com "ou" devo começar por ela, pois o "ou" será sempre e somente falso quando as duas proposições forem falsas.

  • SIMPLES E SO SABER TABELA VERDADE

    SE...,ENTAO= V F F

    SE (P) E V ENTAO A FRASE E FALSA.

    OU= PELO MENOS UMA E V.

    (Q) E F ENTAO TODA FRASE E F

    GABARITO

    MARIA NAO E ENFERMEIRA, JOAO NAO E MOTORISTA E PAULO NAO E FISCAL

  • Quem fará a barba ao barbeiro que tem na janela da loja uma placa a dizer: "Faço a barba a todos os homens da cidade que não se barbeiam sozinhos, e só a esses."

       

  • P Verdadeira Q Falso = F

    Se então é falso quando dá resultado Vera Fischer

    Gabarito A

    Maria não é enfermeira, João não é motorista e Paulo não é fiscal.

  • Sabendo-se que a proposição P é verdadeira e que a proposição Q é falsa, é correto concluir que

    Q: "Maria é enfermeira ou João é motorista."

    M v J

    F v F = falso

    Se Q é falsa então as duas proposições são falsas.

    P: "Se Paulo é fiscal, então João é motorista."

    P --> J

    F --> F = verdadeiro

    Sabemos que J é falso, então P deve ser, necessariamente, falso também.

    Gabarito A - Maria não é enfermeira, João não é motorista e Paulo não é fiscal.

  • Q: Maria é enfermeira ou João é motorista É FALSO

    P: Se Paulo é fiscal, então João é motorista. É VERDADEIRO

    Na tabela verdade do OU para resultar em Falso é preciso que as duas proposições sejam falsas

    logo,

    Q: Maria é enfermeira ou João é motorista

    F OU F = FALSO

    P: Se Paulo é fiscal, então João é motorista

    F------->F= VERDADEIRO

    CONCLUSÃO

    Maria não é enfermeira,

    João não é motorista

    Paulo não é fiscal.

  • Considere as seguintes proposições.

    • P: "Se Paulo é fiscal, então João é motorista."

    • Q: "Maria é enfermeira ou João é motorista."

    Sabendo-se que a proposição P é verdadeira e que a proposição Q é falsa, é correto concluir que

    • Q: "Maria é enfermeira ou João é motorista."

    Só pode ser falsa, quando ambas são falsas = FF

     • P: "Se Paulo é fiscal, então João é motorista."         

     Como sei que João motorista é falsa, então Paulo fiscal deve ser falso para a premissa dar verdadeira = FF

    Analisando as alternativas

    A.     Certa. Como sei que todas as premissas são falsas e com conectivo "e" para ser verdade, então que achar o inverso delas, ou seja, exatamente a descrição na questão

    B,C,D,E – todas tem o conectivo “e” e todas pelo menos tem uma preposição falsa então logicamente as alternativas vão ser falsas.

  • A questão diz que a proposição P é verdadeira e a Q é falsa.

    P: Se Paulo é fiscal, então João é motorista.

    Para ser verdadeira só pode ser:

    V V = Paulo é fiscal e João é motorista

    F V = Paulo não é fiscal e João é motorista

    F F = Paulo não é fiscal e João não é motorista

    Q: Maria é enfermeira ou João é motorista.

    Para ser falsa só pode ser:

    F F = Maria não é enfermeira e João não é motorista.

    Alternativa correta:

    Maria não é enfermeira, João não é motorista e Paulo não é fiscal.

    Obs: As duas proposições tem uma proposição em comum "João é motorista"

    Se colocar verdadeira em uma tem que repetir na outra e vice versa.

  • V-F=FALSO TODOS SÃO FALSO

    GABARITO= A

  • Gente, eu acertei a questão usando equivalência, mas vi que vocês não resolveram assim, fiz errado?

  • é correto concluir que = qual das alternativas é verdadeira?

  • Só complementando.. Atenção pessoal com as valorações já fornecidas pela questão !!

    • P (Deve ser verdadeira) "Se... então" = V ( 3 possibilidade - FF/FV/VV)
    • Q (Deve ser falsa) "ou" = só será falsa a disjunção se ambas forem Falsas.

    Após essas observações só aplicar os conceitos da lógica da argumentação, já explicada pelos colegas.

    Bons estudos e foco no objetivo !!

  • gaba A

    • P: "Se Paulo é fiscal, então João é motorista." V

    • Q: "Maria é enfermeira ou João é motorista." F

    _________________________________________________

    na condicional(Se...Então) só é falso quando for a Vera Fischer

    na disjunção (ou) só é falso quando tudo é F.

    _________________________________________________

    ele disse que a disjunção é falsa, então é tudo F

    • Q: "Maria é enfermeira(F) ou João é motorista(F)"

    _________________________________________________

    ISSO INFLUENCIA NA CONDICIONAL PORQUE EU JÁ SEI QUE JOÃO NÃO É MOTORISTA.

    • P: "Se Paulo é fiscal(F), então João é motorista.(F)"

    e pra não da Vera Fischer eu considero o "Paulo é fiscal Falso" também

    pertencelemos!

  • Resposta: alternativa A.

    Comentário no canal “Dicas e Soluções” no YouTube:

    https://youtu.be/iktpHgXJWFQ

  • P: Paulo é Fiscal ➝ João é Motorista = V

    Q: Maria é Enfermeira v João é Motorista = F

    Disjunção(v): Tudo F dá F

    Condicional (➝): V e F dá F

    Q: F v F = F

    Então Maria não é Enfermeira e João não é Motorista

    P:

    Se a proposição "P" é verdadeira, e V com F dá F e "João é Motorista" é falso, logo, "Paulo é Fiscal" só pode ser falsa (Paulo não é Fiscal) , porque se fosse verdadeira a proposição seria Falsa.

    Alternativa A

  • Letra A

    A = Paulo é fiscal

    B = João é motorista

    A(f) -> (f)B (v)

    _______________________________________

    C = Maria é enfermeira

    B = João é motorista

    C(f) v (f)B (f)

    _______________________________________

    Portanto, Maria não é enfermeira, João não é motorista e Paulo não é fiscal.

  • Gab A.

    Para que um disjunção seja falsa é necessário que ambas sejam falsas:

    Maria não é enfermeira e joão não é motorista.

    Na condicional para ser falsa basta ter V-F. A questão diz que ela é verdadeira, então devemos deixar ambas falsas:

    Paulo não é fiscal, então joão não é fiscal.

    Ou seja, todo mundo mentiroso!!!!

  • Resolução da questão:

    http://sketchtoy.com/69808203

  • Gabarito: A

    O trunfo dessa questão é a proposição Q:

    P: "Se Paulo é fiscal, então João é motorista." (Só não é verdadeira quando 'V -> F')

    Q: "Maria é enfermeira ou João é motorista." (Para 'ou' ser falso, ambas simples que compõe a premissa precisam ser falsas)

    • Maria não é enfermeira e João não é motorista

    • Sabemos que João não é motorista, e sabemos que se Paulo fiscal for verdade, isso tornará a premissa falsa, pois V -> F, então Paulo não é fiscal, o que deixa a premissa verdadeira, que é como a questão pede.
  • Boa questão... uma dica é assistir a sequência a aula do Professor Renato. Ele ensina vários macetes que economiza tempo e não precisa de ficar montanto a tabela. Quem se interessar dá uma olhada no link abaixo!

    https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/matematica-raciocinio-logico/equivalencia-logica-e-negacao-de-proposicoes

  •  P: "Se Paulo é fiscal, então João é motorista." • Q: "Maria é enfermeira ou João é motorista."

    proposição P é verdadeira e que a proposição Q é falsa

    Primeiramente, sabe-se que a preposição P é Verdadeira e a Q é falsa.

    • Q: "Maria é enfermeira ou João é motorista." OBS. Quando envolve o "OU" para ser falsa a preposição, como trás na questão, têm que serem as duas FALSAS.... ( F ou F= F). Portanto, Maria não é enfermeira, como também João não é motorista.

    P: "Se Paulo é fiscal, então João é motorista." OBS. Como João não é motorista, logo, se a primeira for verdadeira, então a preposição será falsa. nesse caso para ser verdadeira (F...F=V). Portanto, Paulo não é fiscal.

    Maria não é enfermeira, João não é motorista e Paulo não é fiscal.

    Gabarito: A

  • Entende...mas deu nó no cérebro... Kkkk

  • Lembre-se

    Quando o Se, então= Falso, A primeira alternativa é verdadeira e a segunda é falsa.

    Para o ou (v) ser Falso, as duas alternativas precisam ser falsas.

  •  P: "Se Paulo é fiscal, então João é motorista." • Q: "Maria é enfermeira ou João é motorista."

    Sabendo-se que a proposição P é verdadeira e que a proposição Q é falsa

    Na proposição P só será falsa quando a primeira parte for verdadeira e a segunda for falsa.

    Assim -> Se V -> F = Falsa. Para ser verdadeira basta a segunda parte da proposição ser verdadeira, não importando se a primeira seja verdadeira ou falsa.

    Na proposição Q basta uma ser verdadeira para tornar a proposição verdadeira.

    Assim -> F ou V = Verdadeira

    V ou F = Verdadeira

    F ou F = Falsa.

  • Como a proposição Q é falsa, então joão não é motorista e maria não é enfermeira. Como a proposição P é verdadeira, então se joão não é motorista, paulo não é fiscal, isso ocorrendo, a proposição P continua verdadeira, visto que, "se paulo é fiscal, então João é motorista", caso contrário, ambos não possuem as respectivas profissões.

  • P -> J = V (ambas precisam ser F)

    M v J = F (ambas precisam ser F)

  • ORA, PARA A PROPOSIÇÃO Q SER VERDADEIRA PRECISA DE V---> F, LOGO, MARIA É SIM ENFERMEIRA!!!!!!!!!!

  • ORA, PARA A PROPOSIÇÃO Q SER VERDADEIRA PRECISA DE V---> F, LOGO, MARIA É SIM ENFERMEIRA!!!!!!!!!!

  • Conclusão final: TODOS estão estudando para os respectivos concursos ainda! Hehehehe

  • GABARITO A

    Raciocinei da seguinte forma:

    1º. Q é falso

    2º. Neguei Q, para q a proposição se tornasse verdadeira.

    3º. Ao fazer isso, concluí que: Maria não é enfermeira E João não é motorista

    4º Logo, isso significa que na proposição P "João é motorista" é falsa

    5º "SE...ENTÃO": V - F - F (Vera Visher é Falsa)

    6º Se a 1ª parte "Se Paulo é fiscal" fosse verdadeira, consequentemente, a proposição P seria falsa

    7º. Logo, a 1ª parte da proposição P é falsa, para que então a proposição P seja verdadeira (conforme afirma a questão).

    Por isso, concluí que o gabarito é a letra A

    N sei se estou certa em meu raciocínio, mas resolvi assim. Caso esteja equivocada, estou aberta a correções.

  • P verdadeiro e Q é falso. Logo, a sequência será esta:

    1. OU: só será falso se ambas as proposições forem. Dessa forma, é possível concluir que Maria não é enfermeira e João não é motorista (F v F = F).

    2. SE: só será verdadeira, nesta ocasião, se a primeira proposição for falsa, visto que já sabemos que João não é motorista (F). Portanto, torna-se evidente que Paulo não é fiscal (F). (F -> F = V).

    Gab. A

  • TO VENDO A GALERA COM UM MONTE DE FORMULAS... SO EU QUE NOTEI QUE QUANDO ELE FALA EM VERDADEIRA ELE QUER DIZER QUE E EQUIVALENCIA E POR ISSO VOLTOU NEGANDO ......E A SEGUNDA E FALSA POR ISSO E A NEGAÇAO DO OU TROCA PELO E E NEGA AS DUAS ????????????

  • GABARITO : A)

    Sabendo-se que a proposição "P é verdadeira" e que a proposição "Q é falsa".

    ________________________________________________________________________________

    ►Q: "Maria é enfermeira OU João é motorista."

    OU = Disjunção (v)

    V - V = V

    V - F = V

    F - V = V

    F - F = F

    Para o "OU (v)" ser falso, deve-se toda a informação ser FALSA.

    LOGO, MARIA NÃO É ENFERMEIRA e NEM JOÃO É MOTORISTA.

    ►P: "Se Paulo é fiscal, então João é motorista."

    Se, então = Condicional (→)

    V - V = V

    F - V = V

    V - F = F (Vera Fisher)...

    F - F = V

    A questão nos dar a informação que a premissa "P" é verdadeira. Há 3 opções que possua como resultado verdadeiro na tabela verdade do "Se, então", porém, a premissa "Q" é toda falsa, logo, JOÃO NÃO PODE SER MOTORISTA. Então, resta saber se PAULO É DE FATO FISCAL... Por isso, procuro dentro da tabela verdade uma opção que possua "F" mas que no final, o resultado seja verdadeiro. A mais adequada para a questão, seria F - F = V.

    V - V = V (Não poderia ser, haja visto que o segundo termo deve ser F pelo fato de João não ser motorista).

    F - V = V (Não poderia ser, haja visto que o segundo termo deve ser F pelo fato de João não ser motorista),

    F - F = V (Dentre todas, é a que melhor cumpre os requisitos, haja visto que o segundo termo é F e o resultado é verdadeiro.)

    LOGO, PAULO NÃO É FISCAL E NEM JOÃO É MOTORISTA.

  • Pa = Paulo é fiscal / J = João é motorista / M = Maria é enfermeira

    P: Pa --> J (V)

    Q M V J (F), Nesse caso, M é F e J é F (tabela-verdade da disjunção inclusiva). Portanto, para que P seja verdadeira sabendo que J é falso, P deve ser faslo (tabela-verdade da condicional)

  • kkk tanta fórmula, simples, inverte e nega tudo ou volta negando.

  • Nega todo mundo na Q e coloca E (virgula)

    Na primeira (P) sabemos que é V o resultado e João não é motorista como vimos na Q.

    Na relação Se -então resultado V e segunda afirmação falsa F , logo a primeira é F pois F-F=V.

    Então Paulo não é fiscal (F)

  • Dica: Trocar o conectivo E, pelo OU (o contrário também) é do mesmo jeito, e volta negando a frase.

    Obs.: Voltar negando, significa pegar a frase do final, para o início e voltar negando, trocando o sinal (E), pelo (OU), ou vice-versa. (prestar atenção em voltar negando a frase, do final, para o início).

  • Gustavo Moreira, muito obrigado pela explicação.


ID
5047201
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Barra dos Coqueiros - SE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

O quadro de servidores de transporte escolar de determinada prefeitura é formado por motoristas e monitores, apenas. A respeito desses servidores, sabe-se que:


• alguns motoristas gostam de futebol;
• todos os monitores gostam de futebol;
• todos os servidores que gostam de futebol também gostam de voleibol.


Com base nessas informações, sabendo-se que Pedro é servidor desse quadro e não gosta de voleibol, conclui-se que Pedro é

Alternativas
Comentários
  • •Todos os monitores gostam de futebol e quem gosta de futebol (monitores) também gosta de voleibol.

    •Se Pedro não gosta de voleibol, automaticamente não pode ser monitor (eliminamos C, D e E)

    •Se Pedro não gosta de voleibol, não pode gostar de futebol porque o enunciado deixa claro que quem gosta de futebol também é adepto ao voleibol.

    Sabendo-se que Pedro é servidor desse quadro e não gosta de voleibol, conclui-se que Pedro é Motorista e não gosta de futebol.

    GAB B

  • Peguei atribuindo valores:

    1. Motoristas: A, B, C, D, E.

    2. Monitores: 1, 2, 3, 4, 5.

    Primeira afirmação: alguns motoristas gostam de futebol.

    Logo, coloquei arbitrariamente que A, B e C gostam de futebol.

    Segunda afirmação: todos os monitores gostam de futebol.

    Logo, 1, 2, 3, 4, 5 gostam de futebol.

    Terceira afirmação: todos os servidores que gostam de futebol também gostam de voleibol.

    Logo, A, B, C, 1, 2, 3, 4 e 5 que gostam de futebol também gostam de voleibol.

    Como pedro não gosta de voleibol, também não gosta de futebol. Se ele n gosta de futebol não pode ser monitor.

    Logo ele é motorista e não gosta de futebol.

    Gab B.

  • GAB B

    É o tipo de questão que um conjunto salva. Mas vou tentar explicar sem eles.

    Quando a questão fala:

    "todos os servidores que gostam de futebol também gostam de voleibol"

    • É o mesmo que dizer que= Todo A é B.

    Logo, todo mundo que gosta de futebol gosta e voleibol! (Já que o futebol está dentro do conjunto maior, no caso voleibol)

    • Segue o esquema desenhado= http://sketchtoy.com/69502045

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Se Pedro não gosta de voleibol, então ele não gosta de futebol.

    • Já que ele não pertence ao conjunto MAIOR(voleibol) ele não pertencerá o MENOR (Futebol)

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    " todos os monitores gostam de futebol"

    Logo, Pedro não será monitor porque ele não gosta de futebol!

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    "alguns motoristas gostam de futebol."

    Novamente o conjunto!

    Existe nesses casos motoristas que não gostam de futebol.

    Link= http://sketchtoy.com/69502049

    Qualquer dúvida ou erro chama DM!

  • http://sketchtoy.com/69502970

    Fiz dessa forma algum erro pode informar por favor retirarei o comentario.

  • GAB: B

    Nunca usei conjunto para esse tipo de questão. Para visualizar melhor, prefiro representar por letras ou encurtar a frase da seguinte forma:

    Alguns motoristas -> gostam de futebol

    Todos monitores -> gostam de futebol

    Todos que gostam de futebol -> gostam de voleibol

    * obs: o "->" não representa uma condicional, usei só pra ficar mais fácil de visualizar.

    O comando da questão afirma que Pedro não gosta de voleibol, então de cara já podemos concluir que Pedro não pode ser monitor, pois todos os monitores gostam de futebol e todos que gostam de futebol também gosta de voleibol. Então Pedro só pode ser motorista e não gostar de futebol, pois, como dito anteriormente, todos que gostam de futebol também gostam de voleibol.

    Força!

  • ALGUNS MOTORISTAS......(FUTEBOL SIM) e (VOLEYBOL SIM)...........[QUEM GOSTA DE FUT, GOSTA DE VOLEY]

    OUTROS MOTORISTAS.....(FUTEBOL NÃO)

    TODOS OS MONITORES...(FUTEBOL SIM) e (VOLEYBOL SIM)..........[QUEM GOSTA DE FUT, GOSTA DE VOLEY]

    Se Pedro não gosta de voleibol, então ele só pode fazer parte dos outros motoristas que não curtem futebol.

    seria impossível ele gostar de futebol pois quem gosta de fut tem que gostar de voley tbm.

  • Loog, Pedro é o chato que não gosta de nada.

    E é motorista pelo que os outros colegas já explanaram.

  • Tentei explicar em conjuntos.

    http://sketchtoy.com/69508615

  • https://sketchtoy.com/69512628

  • Questão boa essa.

  • G-B

    [ATENÇÃO] Se essa questão fosse de "certo e errado" e a opção de conclusão fosse a alternativa B [Pedro é motorista e não gosta de futebol.], o gabarito seria "errado", uma vez que o Pedro não é necessariamente motorista.

    http://sketchtoy.com/69514278

  • Como um colega explicou em uma outra questão, dá p/quebrar com silogismo:

    i)Comecemos com as proposições categóricas:

    a) Todos os monitores gostam de futebol (se é monitor, então gosta de futebol)

    Mon--> Fut

    b)Todos os servidores que gostam de futebol também gostam de voleibol (se se gosta de futebol, então gosta de voleibol).

    Fut--> Vol

    ii) Quebrando as pontes:

    Mon --> Fut

    Fut --> Vol

    Mon--> Vol (todo monitor gosta de vôlei)

    Portanto, se o cidadão é servidor e não gosta de vôlei, não é monitor. Logo, é motorista.

    iii)Se ele não gosta de vôlei, também não gosta de futebol. Veja:

    (ii) Fut --> Vol

    ~Vol--> ~Fut (equivalência)

  • Já que o Q concursos não coloca os professores para gravar aula comentada ,tem que apelar pro You Tube

    Segue link da aula que explica essa questão .

    https://www.youtube.com/watch?v=0DLXCbK1br8

  • disse tudo Iamara

  • Vi alguns diagramas errados aqui.

    Creio que a forma mais acertada seja essa: http://sketchtoy.com/69523644

    1. alguns motoristas gostam de futebol; => então há uma interseção entre o conjunto motoristas e futebol
    2. todos os monitores gostam de futebol; => o conjunto monitores está contido no conjunto futebol
    3. todos os servidores que gostam de futebol também gostam de voleibol. => o conjunto futebol é igual ao conjunto volei

    Todos os motoristas que gostam de futebol, gostam de volei e não há motorista que goste de volei sem gostar de futebol!

  • GABARITO: LETRA B.

    Segue uma simulação de como seria o Diagrama de Venn.

    http://sketchtoy.com/69537272

    Bons estudos!

  • Só eu achava que a Cespe era cara e prefeitura não podia contratar?

  • Letra B

    Primeiro diagrama: o conjunto "alguns motoristas" está dentro do conjunto "gostam de futebol"

    Segundo diagrama: o conjunto "todos os monitores" está dentro do conjunto "gostam de futebol"

    todos os servidores que gostam de futebol = conjunto "alguns motoristas" e todos os monitores"

    Terceiro diagrama: o conjunto " alguns motoristas" e "todos os monitores" estão dentro do conjunto "gostam de voleibol"

    Portanto, sabendo-se que Pedro é servidor e Não gosta de voleibol: ele só pode ser Motorista e Não gostar de futebol, porque os motoristas que gostam de futebol também gostam de voleibol, e Pedro Não gosta de voleibol.

  • Todo servidor que gosta de futebol gosta de volei, logo se pedro nao gosta de volei, ele tbm não gosta de futebol, e portanto ele só pode ser motorista já que todos os monitores têm gostar de futebol. Vc ja elimina tres alternativas, só vai sobrar duas, ai vc ja sabe ne kkk.

  • Bem, eu resolvi assim:

    -"Todos os servidores que gostam de futebol também gostam de voleibol" tem a forma de uma condicional (p -> q). Posso rescrever assim - Se gosta de futebol, então gosta de voleibol (afinal, os conjuntos coincidem, o que vale para um, vale para o outro).

    -Uma forma de dizer a mesma coisa é a seguinte equivalência: ~q -> ~p (se não gosta de voleibol, então não gosta de futebol).

    -Ora, Pedro não gosta de voleibol. Logo, ele não gosta de futebol.

    -Se todos os monitores gostam de futebol, então Pedro não é monitor.

    = Pedro é motorista e não gosta de futebol.

  • Resposta: alternativa B.

    Comentário do canal “Estude Comigo Brasil” no YouTube: 7:56s

    https://youtu.be/0DLXCbK1br8

  • http://sketchtoy.com/69807824

  • Resolução da questão com Diagrama de Venn:

    http://sketchtoy.com/69808192

    Pedro só pode estar na área de x vermelho

  • ora...se Pedro sendo um servidor não gosta de voleibol, certamente ele não gostará de futebol. Visto que, todos os servidores que gostam de futebol gostam também de voleibol. Sendo assim, Já que nem todos os motoristas gostam de futebol Pedro será um dos motoristas que não gostam dos esportes..

    Fonte: Praticar dia após dia...

  • pedro é um chato

  • • alguns motoristas gostam de futebol;

    • todos os monitores gostam de futebol;

    • todos os servidores que gostam de futebol também gostam de voleibol. 

    Pedro é servidor desse quadro e não gosta de voleibol, conclui-se que

    Pedro não gosta de voleibol, então não pode gostar de futebol, porque "• todos os servidores que gostam de futebol também gostam de voleibol. "

    Se ele não gosta de futebol também, não é monitor, porque todo monitor gosta de futebol.

    Só resta o motorista. Como "alguns" motoristas gostam de futebol, e não todos, Pedro faz parte do "existe motorista que não gosta de futebol". Logo, Pedro não gosta de futebol e é motorista.

  • Pedro não gosta de mulher rs

  • melhor esquema pra essas questões é desenhar

  • pedro entrou como intruso

  • Monitor e motorista

    • alguns motoristas gostam de futebol;

    • todos os monitores gostam de futebol;

    • todos os servidores que gostam de futebol também gostam de voleibol. 

    Pedro é servidor desse quadro e não gosta de voleibol, 

    Pedro é motorista e não gosta de futebol.

  • Segue link com a prova de Raciocínio Lógico de Barra dos Coqueiros – SE com todas as questões resolvidas, sendo que a dessa questão em tela começa em 07:53:

    https://www.youtube.com/watch?v=0DLXCbK1br8

  • O quadro de servidor é formado por MOTORISTAS E MONITORES. Agora, vamos lá...

    "alguns" motoristas gostam de futebol;

    "todos" os monitores gostam de futebol;

    "todos" os servidores que gostam de futebol também gostam de voleibol.

    Pedro é servidor desse quadro e não gosta de voleibol,

    conclui-se que Pedro...

    Se Pedro não gosta de voleibol, logo, ele também não gosta de futebol.

    Se TODOS os MONITORES gostam de futebol, mas Pedro não, logo, ele é motorista.

    GABARITO: B) motorista e não gosta de futebol.

  • pegou pesado cespe, fundamental . tá difícil até ser ACS.:/
  • Melhor resolução da internet, (18'30''):

    https://www.youtube.com/watch?v=acqFCq9uxfA


ID
5047204
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Barra dos Coqueiros - SE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Certa prefeitura dispõe de 10 motoristas. Sabe-se que todos esses motoristas gostam de viajar e que 6 desses motoristas usam óculos.


Considerando-se essa situação hipotética, é correto concluir que

Alternativas
Comentários
  • fui por eliminação hahahaha

  • Penso nessas questões como Interpretação de texto da CESPE.

    Tomar cuidado sempre com a extrapolação e escrever (ou desenhar) as questões, isso ajuda a não perder o raciocínio durante a resolução.

    Gab: Letra E

  • indo um pouco além:

    1) todos os 10 gostam de viajar

    2) 6 usam óculos

    3) some tudo e o q passar do total será interseção entre "usam oculos" e "gostam de viajar" (ou use a fórmula n(a U b) = n(a) +n(b) - n(a interseção b), dá no mesmo)

    10 + 6 = 16

    16 - 10 = 6

    6 é a interseção

    obs.: oc = usam oculos e GV = gostam de viajar

    Dessa forma (http://sketchtoy.com/69505668):

    • 6 gostam de viajar e usam óculos
    • todos os q usam óculos gostam de viajar
    • nem todos q gostam de viajar usam óculos (4 desses)
  • Resolvi com diagrama por se tratar de premissa categórica... "Todo motorista gosta de viajar" o primeiro vai dentro do segundo.... Dentro desses 10 motoristas (que gostam de viajar) 6 usam óculos e 4 não usam.

  • GABARITO LETRA E

    Certa prefeitura dispõe de 10 motoristas. Sabe-se que todos esses motoristas gostam de viajar e que 6 desses motoristas usam óculos.

    TOTAL DE MOTORISTAS = 10 E TODOS GOSTAM DE VIAJAR.

    6 MOTORISTAS USAM ÓCULOS E GOSTAM DE VIAJAR.

    6 MOTORISTAS NÃO USAM ÓCULOS E GOSTAM DE VIAJAR.

    ---------------------------------------------------------

    A) todo motorista que gosta de viajar usa óculos. ERRADA.

    ERRADO, POIS EXISTEM 4 MOTORISTAS QUE GOSTA DE VIAJAR E NÃO USA ÓCULOS.

    --------------------------

    B) todo motorista que usa óculos não gosta de viajar. ERRADA.

    EXISTEM 6 MOTORISTAS QUE USAM ÓCULOS E GOSTA DE VIAJAR.

    --------------------------

    C) existe motorista que não usa óculos e não gosta de viajar ERRADA.

    ERRADO, POIS EXISTEM MOTORISTAS QUE NÃO USAM ÓCULOS, MAS GOSTAM DE VIAJAR.

    --------------------------

    D) existe motorista que usa óculos e não gosta de viajar. ERRADA.

    --------------------------

    E) existe motorista que usa óculos e gosta de viajar. CERTO.

  • Fiz da seguinte forma:

    http://sketchtoy.com/69530120

  • Partindo da premissa que Todo A é B, ou seja, A está contido em B. Logo, todos os motoristas estão incluídos no grupo que gostam de viajar (elimina as alternativas B, C e D).

    Dentre todos os motoristas apenas 6 usam óculos, logo 4 não usam. Com base nisso, a alternativa A entra em contradição ao dizer que todos os motoristas que gostam de viajar usam óculos, pois há 4 motoristas que não usam óculos e lembrando que todos os motoristas gostam de viajar.

    Para ficar mais claro é só fazer os conjuntos como a seguir: http://sketchtoy.com/69523178.

  • Essa é pra não zerar

  • Letra E

    Primeira passo = "todos motoristas" dentro do conjunto "gostam de viajar"

    Segundo passo = "6 motoristas" dentro do conjunto "usam óculos"

    Portanto, existe motorista que usa óculos (observamos que são 6) e gosta de viajar (observamos que todos os motoristas gostam de viajar)

  • Resposta: alternativa E.

    Comentário do canal “Estude Comigo Brasil” no YouTube: 13:11s

    https://youtu.be/0DLXCbK1br8

  • Eles colocam uma questão como essa para o final da prova. Por isso é importante ter estratégia... responda as que você sabe e depois lute contra aquelas que foram feitas pelo examidor FDP!

  • É claro que já dava pra responder de cabeça, mais é bom usar de todos os artifícios para responder né, no meu caso eu usei O diagrama.

  • Diagrama de Venn criado:

    https://sketchtoy.com/69808176

    Observando as áreas consegue resolver a questão.

  • Quando você representa corretamente( Rascunho), com conjuntos, setas etc, fica muito mais fácil!

  • Gabarito letra E

    Essa pela logica da pra responder!

  • Gab. Letra E.

    Caveira!!!

  • Esse é o tipo de questão tão fácil, mas tão fácil que se o cabra não fica esperto, acaba encotrando pelo em ovo.

  • Questão do IBGE de 100 mil vagas kkkkkk

  • esse tipo de questão que envolve o TODO, eu faço logo o diagrama, fica facinho de interpretar depois.

  • Tabela lógica: V com V da V .

  • Na Conjunção (e) ,a proposição só é verdadeira quando todos os valores lógicos são verdadeiros (V e V = V)

    Sabendo que são válidas as proposições:

    P: todos os motoristas gostam de viajar. (v)

    Q:6 motoristas usam óculos. (v)

    A todo motorista que gosta de viajar usa óculos. (F)

    B todo motorista que usa óculos não gosta de viajar. (F)

    V F (F)

    C existe motorista que não usa óculos e não gosta de viajar.

    V F (F)

    D existe motorista que usa óculos e não gosta de viajar.

    V V (V)

    E existe motorista que usa óculos e gosta de viajar.

  • Só resolvo esse tipo de questão pelo desenho. Resolvi essa assim: https://imgur.com/a/MdqC52I

  • GABARITO: E

    > MOTORISTAS = 10

    > USAM ÓCULOS = 6

    > NÃO USAM ÓCULOS = 4

    > GOSTAM DE VIAJAR = 10.

    Das alternativas, a única que podemos afirmar com certeza é que existe motorista que usa óculos e gosta de viajar, pois 6 usam óculos e todos eles gostam de viajar.

    Não pare até que tenha terminado aquilo que começou. - Baltasar Gracián.

    -Tu não podes desistir.

  • E) existe motorista que usa óculos e gosta de viajar

    Conectivo E é verdade quando tudo for verdade

  • bem facinho

  • Queria que toda questão de RLM fosse assim hahaha

  • Poxa questão muito trivial. Não pode perder tempo com essa

  • Motoristas são 10

    Entre ele existem 6 q usam óculos

    E 4 q não usam, independente se usam ou não óculos, todos gostam de viajar.

  • existe motorista que usa óculos e gosta de viajar.

  • Gabarito''E''.

    1) todos os 10 gostam de viajar

    2) 6 usam óculos

    Somando tudo e o que passar do total será interseção entre "usam óculos" e "gostam de viajar"

    10 + 6 = 16

    16 - 10 = 6

    6 é a interseção

    Dessa forma:

    1. 6 gostam de viajar e usam óculos
    2. todos os q usam óculos gostam de viajar
    3. nem todos q gostam de viajar usam óculos (4 desses)

    Podemos dizer que "existe motorista que usa óculos e gosta de viajar."

    Não desista em dias ruins. Lute pelos seus sonhos!

  • A questão mais fácil que respondi no site.

  • Ele quer saber o que é verdadeiro

    Frase com todo, nunca responde com todo, e sim com existe, algum, pelo menos um , cancela A e B

    Conectivo E, qualquer F torna a frase falsa, logo, temos

    C) existe motorista que não usa óculos (F) e não gosta de viajar (F) - Falso

    D) existe motorista que usa óculos (V) e não gosta de viajar (F) - Falso

    E)existe motorista que usa óculos ( V) e gosta de viajar (V) - Verdadeira, alternativa certa

  • A prefeitura tem 10 motoristas, e todos gostam de viajar, mas penas 6 usam óculos, ou seja, tem motorista que não usa óculos, mas gosta de viajar e tem motorista que usa óculos e gosta de viajar, pórem, se 100% dos motoristas gostam de viajar, qualquer alternativa de diga que alguma parte deles não gosta de viajar está incorreta. Sendo assim:

    A todo motorista que gosta de viajar usa óculos. - Errado, apenas 6 usam óculos.

    B todo motorista que usa óculos não gosta de viajar. - Errado, todos gostam de viajar.

    C existe motorista que não usa óculos e não gosta de viajar - Errado, todos gostam de viajar.

    D existe motorista que usa óculos e não gosta de viajar. - Errado, todos gostam de viajar.

    E existe motorista que usa óculos e gosta de viajar. - Correta, 6 motoristas usam óculos, e como todos eles gostam de viajar, esses 6 também gostam.

  • 1 - 10 motorista

    2 - 6 usam óculos

    3 - Todos gostam de viajar, tanto os com ou sem óculos

    Logo, podemos tirar 4 questões de jogo e sobro a "E"

  • Eu não tinha entendido a pergunta kkk

  • Presente atençã


ID
5047207
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Barra dos Coqueiros - SE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

No início de determinado mês, uma escola tinha um estoque de 720 kg de alimentos. Nas três primeiras semanas desse mês, foram consumidos, respectivamente 1/6, 5/24 e 1/5 desse estoque de alimentos.


Considerando essa situação hipotética, assinale a opção que apresenta a quantidade de alimentos restante nesse estoque logo após essas três semanas.

Alternativas
Comentários
  • KG DE ALIMENTOS: 720

    Quando a questão fala "desse estoque de alimentos" ele pede para multiplicarmos do valor inicial, e não do restante.

    Vamos lá:

    720*1/6 = 120

    720*5/24 = 150

    720*1/5 = 144

    120 + 150 + 144 = 414

    O enunciado pede o restante de alimentos, se foram consumidos 414 quilos, então sobrou quanto?

    720 - 414 = 306 quilos

    GAB D

  • Resposta 380kg

    CESPE precisa rever essa questão

  • Dica para fazer essa questão rápido principalmente quando os números não forem divisíveis é deixá-los e realizar normalmente, posto que há alternativas de múltiplas escolhas com isso fica fácil de verificar o valor mais próximo.

    EX: invés de dividir por 24 , faz por 25.

  • Mamão com açucar (adoraria uma questão dessa na minha prova kkkk)

    Veja que implicitamente a questão ja diz o que você deve fazer. Vejamos:

    "Nas três primeiras semanas desse mês, foram consumidos, respectivamente 1/6, 5/24 e 1/5 (de que? De 720) desse estoque de alimentos (Qual estoque? O de 720.)."

    Logo basta multiplicarmos as frações pelo valor do estoque.

    1/6 de 720 1/6.720= 120

    5/24 de 720 5/24.720= 150

    1/5 de 720 1/5.720= 144

    (OBS.:A preposição tem o poder da multiplicação)

    Após isso basta somar os resultados.

    120+150+144= 414

    414-720= 306

    GABARITO: D

  • Questão ridícula!!

  • Encontrei 380kg justamente por pensar como os colegas. Mas de fato nós que extrapolamos o enunciado, que deixa claro que as frações se referem ao estoque de 720kg.

  • vejo erro pois as reduções em cada fração correspondente à cada semana exclui do estoque de 720kg, veja, se foi consumido 720-1/6 na primeira semana, na semana seguinte não terá 720kg ainda disponível

  • Gente, alguem sabe me explicar pq não preciso tirar o MMC dos denominadores pra iguala-los e fazer a questão ? O meu deu 720x0,575=414, ai eu marquei a alternativa e estava errada!!! Jamais passou pela minha cabeça que eu teria que subtrair 720 - 414 = 306. Alguem pode me ajudar? Obrigada!!!!

  • Cespe engoliu mosca: 720-120-125-95=380, ou o enunciado está equivocado. Não se pode retirar as três parcelas do total, mas sim do que sobra do anterior...

  • resolução da questão em vídeo.

    https://www.youtube.com/watch?v=6HY52TchNsI

  • Comida Consumida

    1/6 + 5/24 + 1/5 = 69/120

    ** Se eu consumi 69/120 de comida, sobraram 51/120

    Comida Restante

    51/120 x 720 = 306

  • Não foi solicitado o desconto do consumo das semanas, é só utilizar o valor de 720 Kg em toda semana conforme abaixo.

    1º Semana = 1/6 x 720 = 120

    Cálculo: 720/6 x 1 = 120

    2º semana 5/24 x 720 = 150

    Cálculo: 720/24 x 5 = 150

    3º semana 1/5 x 720 = 144

    Cálculo: 720/5 x 1 = 144

    120 + 150 + 144 = 306 Kg

    Opção D

  • Ambiguidade até aqui... Minha resposta deu 380...

  • Em uma questão de frações verifique qual a referência : no caso , cita- se ¨o estoque¨ = 720kg.

    assim, como todos as as frações possuem a mesma referência, você pode fazer o mmc dos denominadores, pois são valores diferentes:

    •  1/6+ 5/24+ 1/5 =

    20 + 25+24 /120 = 69/120( total de consumo)

    • 69/120 de 720kg = 69/120 x 720 = 49680/120 = 414 do estoque foi consumido

    • então = 720 - 414 = 306 (restante do estoque)

    ou

    • sobraram 51/120 x 720 = 306 (pois, lembre-se que o consumo foi 69/120)
  • O certo era retirar a parcela do que sobrou na semana seguinte, mas fiz desse modo e vi que não tinha alternativa no final. Então fiz do jeito errado, que é dividir e multiplicar 720 por cada fração ali, somar os resultados e no fim subtrair do total.

    Eu acertei, mas não tem lógica essa questão. Se eu consumo 1/6 de 720 em uma semana, na semana seguinte não tem mais 720 e sim 720 - 1/6.

  • PC-PR 2021

  • 1/6 + 1/5 =11/30

    11/30 + 5/24 = 414/720

    Restante 720 - 414 = 306

  • estoque= 720 kg de alimentos

    primeira semana= 1/6

    segunda semana= 5/24

    terceira semana= 1/5

    agora tirar o mmc de 6,24,5

    1/6.5/24.1/5= 20/120.25/120.24/120

    20+25+24=69

    69/120

    para saber o restante 120-69=51

    agora uma regra de três simples

    720-----120

    x---------51

    120x=36720

    x=36720/120

    x=306

  • Resposta: alternativa D.

    Comentário do canal “Estude Comigo Brasil” no YouTube: 16:24s

    https://youtu.be/0DLXCbK1br8

  • todas as alternativas estão erradas. resposta correta 380

  • 720 X 1/6 = 120

    720 X 5/24 = 150

    720 X 1/5 = 144

    120 + 150 + 144 = 414 CONSUMIDO

    720 - 414 = 306

  • Quer dizer que se você consome 1/6 de 720kg (=120kg), você ainda terá os mesmos 720kg para consumir e não 600kg. Interessante, nunca tinha visto alimentos infinitos.

  • Tem um erro na questão. Se você consome, logo, na segunda semana não terá o mesmo peso de alimentos que havia na primeira semana. Meu valor para essa questão foi de 380 Kg

  • Gab D

    Eu tentei todas as opções possíveis, fiz os cálculos baseado no que restava do estoque, mas, quem manda é a banca, então...

    720*1/6 = 120

    720*5/24 = 150

    720*1/5 = 144

    120 + 150 + 144 = 414

    A questão quer saber o restante de alimentos, se foram consumidos 414 quilos, então sobrou 720 - 414 306 quilos

    Se não gosta de recomeçar, aprenda a não DESISTIR....

  • "Ta preura kkkkk os alimentos são infinitos é?"

    O certo seria 380 kg

  • Raciocinio logico e nao MATEMATICA

  • Não é a toa que Cespe ta perdendo credibilidade....

  • Gente, o comando da questão é claro:

     Foram consumidos, respectivamente 1/6, 5/24 e 1/5 desse estoque de alimentos.

    Qual é o estoque? = um estoque de 720 kg de alimentos

    Em nenhum momento a questão fala DO ESTOQUE RESTANTE.

    É mais uma questão de interpretação de texto.

  • Minha contribuição.

    No início de determinado mês, uma escola tinha um estoque de 720 kg de alimentos. Nas três primeiras semanas desse mês, foram consumidos, respectivamente 1/6, 5/24 e 1/5 desse estoque de alimentos.

    Considerando essa situação hipotética, assinale a opção que apresenta a quantidade de alimentos restante nesse estoque logo após essas três semanas.

    (1/6 + 5/24) +1/5 = 23/40

    720/40 = 18

    18 x 23 = 414

    720 - 414 = 306KG

    Abraço!!!

  • 720*1/6 = 120

    720*5/24 = 150

    720*1/5 = 144

    120 + 150 + 144 = 414

    qual é o estoque q temos? 720!!!

    414-720=306

  • Deu 390, porém tá bem louca isso

  • Não deveria tira do resto que vai ficando de cada resposta que vc simplificar por ex, 720: 6 fica 600, próximo 600.5: 24 etc.

  • Eu errei a questão pois fui fazer o m.m.c para achar a equivalência entre elas para sim depois dar continuidade, vim olhar o comentário e entendi perfeitamente a questão, refiz e deu certo.

  • Quando você consome 1/6 de 720, depois não tem como consumir 5/24 de 720 também. Você consome o que restou e não o total de volta. Questão mal elaborada.


ID
5075932
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Barra dos Coqueiros - SE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Texto 31A1
Marcos, que acabara de mudar de endereço dentro do mesmo município, saiu rapidamente de casa com a sua camioneta (veículo A, com peso bruto total de 3.500 kg), acessando uma via pavimentada, pista de trânsito rápido, sem sinalização regulamentadora, dividida por duas linhas longitudinais na cor amarela. Estava a 105 km/h quando passou a trocar de luz baixa para alta, por curto período de tempo, com o veículo B, à sua frente, na mesma faixa de tráfego, em um trecho onde a faixa do seu lado da via era seccionada. Ao tentar ultrapassar o veículo B, viu que este indicava o propósito de ultrapassar o veículo C, à frente. Por saber que o seu veículo era mais veloz, Marcos ultrapassou os veículos B e C, porém colidiu com o veículo D, conduzido por João, que saia de uma via com imóveis ao longo de sua extensão. João foi projetado para fora do carro e caiu desacordado. Marcos não se feriu; manteve a calma, pediu socorro, verificou o estado da vítima e prestou-lhe pronto e integral socorro. João teve fratura em seu membro inferior.

Considerando-se a situação hipotética apresentada no texto 31A1, é correto afirmar que João, para acessar a via pavimentada onde ocorreu o acidente, saiu de uma via

Alternativas
Comentários
  • Coletora  - destinada a coletar e distribuir o trânsito que tenha necessidade de entrar ou sair das vias de trânsito rápido ou arteriais, possibilitando o trânsito dentro das regiões da cidade.

  • QUESTÃO B

    CTB ANEXO I

    VIA DE TRÂNSITO RÁPIDO - aquela caracterizada por acessos especiais com trânsito livre, sem interseções em nível, sem acessibilidade direta aos lotes lindeiros e sem travessia de pedestres em nível.

    VIA ARTERIAL - aquela caracterizada por interseções em nível, geralmente controlada por semáforo, com acessibilidade aos lotes lindeiros e às vias secundárias e locais, possibilitando o trânsito entre as regiões da cidade.

    VIA COLETORA - aquela destinada a coletar e distribuir o trânsito que tenha necessidade de entrar ou sair das vias de trânsito rápido ou arteriais, possibilitando o trânsito dentro das regiões da cidade.

    VIA LOCAL - aquela caracterizada por interseções em nível não semaforizadas, destinada apenas ao acesso local ou a áreas restritas.

    VIA RURAL - estradas e rodovias.

    VIA URBANA - ruas, avenidas, vielas, ou caminhos e similares abertos à circulação pública, situados na área urbana, caracterizados principalmente por possuírem imóveis edificados ao longo de sua extensão.

  • Se pensarmos nas vias dentro do nosso bairro, a local é aquela que utilizamos para ir a padaria, mas, ao longo dela, existem casas o que poderia até deixar um pouco de dúvida entre B e D. Mas a alternativa correta é a B, porque a via coletora "coleta" os veículos que querem entrar ou sair das vias arterial ou de trânsito rápido.

  • Via de Trânsito Rápido - aquela caracterizada por acessos especiais com trânsito livre, sem interseções em nível, sem acessibilidade direta aos lotes lindeiros e sem travessia de pedestres em nível.

    NÃO TEM SEMÁFORO E NÃO TEM CRUZAMENTO

    Ex: No Rio de Janeiro temos Linha Vermelha, que liga o centro do Rio a cidade ao Aeroporto Internacional de Galeão. Em Brasília, o Eixão que liga a Asa Norte à Asa Sul.

    VELOCIDADE = 80KM/H

    Via Arterial - aquela caracterizada por interseções em nível, geralmente controlada por semáforo, com acessibilidade aos lotes lindeiros e às vias secundárias e locais, possibilitando o trânsito entre as regiões da cidade.

    TEM SEMÁFORO E TEM CRUZAMENTO / LIGA BAIRROS (REGIÃO)

    Ex: Em São Paulo a Avenida Paulista, em Brasília a W3 Sul e em Fortaleza a Avenida Santos Dumont.

    VELOCIDADE = 60KM/H

    Via Coletora - aquela destinada a coletar e distribuir o trânsito que tenha necessidade de entrar ou sair das vias de trânsito rápido ou arteriais, possibilitando o trânsito dentro das regiões da cidade.

    TEM SEMÁFORO E TEM CRUZAMENTO / ESTÁ DENTRO DE UM BAIRRO (REGIÃO)

    Ex: As ruas de sua cidade que começam e/ou terminam nas avenidas ou vias de trânsito rápido.

    VELOCIDADE = 40KM/H

    Via Local - aquela caracterizada por interseções em nível não semaforizadas, destinada apenas ao acesso local ou a áreas restritas. 

    NÃO TEM SEMÁFORO E TEM CRUZAMENTO

    VELOCIDADE = 30KM/H

  • Gabarito: B

    Li rápido e errei.

    [...]

    Considerando-se a situação hipotética apresentada no texto 31A1, é correto afirmar que João, para acessar a via pavimentada onde ocorreu o acidente, saiu de uma via:

    Via Coletora - aquela destinada a coletar e distribuir o trânsito que tenha necessidade de entrar ou sair das vias de trânsito rápido ou arteriais, possibilitando o trânsito dentro das regiões da cidade.

  • • Via de Trânsito Rápido – Tem trânsito livre, sem interseções, sem cruzamentos no mesmo nível.

    • Via Arterial – Faz a ligação entre as regiões.

    • Vias coletoras – Coletam e distribuem o trânsito.

    • Vias locais – Dão acesso a áreas restritas

    • Rodovia – Via Rural pavimentada.

    • Estrada – Via Rural não pavimentada.

     

  • Acredito que a questão deveria ter seu gabarito alterado ou, até mesmo, anulada.

    VIA ARTERIAL  - aquela caracterizada por interseções em nível, geralmente controlada por semáforo, com acessibilidade aos lotes lindeiros e às vias secundárias e locais, possibilitando o trânsito entre as regiões da cidade.

    "conduzido por João, que saia de uma via com imóveis ao longo de sua extensão".

    LOTE LINDEIRO - aquele situado ao longo das vias urbanas ou rurais e que com elas se limita (por exemplo: o terreno da sua casa).

  • VIA COLETORA - aquela destinada a coletar e distribuir o trânsito que tenha necessidade de entrar ou sair das vias de trânsito rápido ou arteriais, possibilitando o trânsito dentro das regiões da cidade.  

  • e eu que imaginei que era um condomínio

  • Apesar de em algumas definições de vias não estar expresso sobre acesso a lotes lindeiros, levo que somente as vias de trânsito rápido e rurais (rodovias e estradas) não têm acesso a eles.

    Sendo as vias arteriais, coletoras e locais, todas com acesso a lotes lindeiros.(É o que vejo na realidade).

    Logo, para diferenciar as últimas três citadas, deve-se levar em consideração outros aspectos que não seja o acesso a lotes lindeiros.

    Vias arteriais -> Ligam regiões/bairros

    Vias coletoras -> NÃO ligam regiões/bairros, mas dão acesso às que ligam.

  • VIA - superfície por onde transitam veículos, pessoas e animais, compreendendo a pista, a calçada, o acostamento, ilha e canteiro central.

     

    VIA RURAL - estradas e rodovias.

    ESTRADA - via rural não pavimentada.

    RODOVIA - via rural pavimentada.

     

    VIA URBANA - ruas, avenidas, vielas, ou caminhos e similares abertos à circulação pública, situados na área urbana, caracterizados principalmente por possuírem imóveis edificados ao longo de sua extensão.

    VIA DE TRÂNSITO RÁPIDO - aquela caracterizada por acessos especiais com trânsito livre, sem interseções em nível, sem acessibilidade direta aos lotes lindeiros e sem travessia de pedestres em nível.

    VIA ARTERIAL - aquela caracterizada por interseções em nível, geralmente controlada por semáforo, com acessibilidade aos lotes lindeiros e às vias secundárias e locais, possibilitando o trânsito entre as regiões da cidade.

    VIA COLETORA - aquela destinada a coletar e distribuir o trânsito que tenha necessidade de entrar ou sair das vias de trânsito rápido ou arteriais, possibilitando o trânsito dentro das regiões da cidade.

    VIA LOCAL - aquela caracterizada por interseções em nível não semaforizadas, destinada apenas ao acesso local ou a áreas restritas.

  • Se a questão não especifica de onde ele saiu, a resposta mais correta é obviamente uma via coletora.

  • Gabarito: Letra B

    Coletora: É destinada a coletar e distribuir o trânsito que tenha necessidade de entrar ou sair das vias de trânsito rápido ou arteriais. A velocidade máxima permitida nessa via é 40 km/h; Local: Caracterizada por interseções em nível não semaforizadas, destinada ao acesso local ou áreas restritas.

  • De acordo com a situação hipotética apresentada, Marcos conduzia seu veículo por uma via de trânsito rápido sem sinalização regulamentadora, dividida por duas linhas longitudinais na cor amarela. Ao ultrapassar os veículos que seguiam à sua frente, colidiu com o veículo D, conduzido por João, que saia de uma via com imóveis ao longo de sua extensão.
     
    Para responder a questão, o candidato deveria reconhecer qual via  apresenta como características COLETAR E DISTRIBUIR O TRÂNSITO QUE TENHA NECESSIDADE DE ENTRAR OU SAIR DAS VIAS DE TRÂNSITO RÁPIDO. Observe que João adentrava numa via de trânsito rápido a partir de uma outra via urbana. O fato de ter imóveis ao longo de sua extensão somente confirma  tratar-se de uma via urbana.
     
     Portanto, era necessário conhecer os conceitos e definições apresentadas no anexo I do CTB.
     
    Pois bem, vamos à análise das alternativas.
     
    A. INCORRETA.  Via de trânsito rápido é aquela caracterizada por acessos especiais com trânsito livre, sem interseções em nível, sem acessibilidade direta aos lotes lindeiros e sem travessia de pedestres em nível. Além disso, o texto afirma que João estava acessando uma via de trânsito rápido quando ocorreu o acidente.
     
    B. CORRETA. Via coletora é aquela DESTINADA A COLETAR E DISTRIBUIR O TRÂNSITO QUE TENHA NECESSIDADE DE ENTRAR OU SAIR DAS VIAS DE TRÂNSITO RÁPIDO OU ARTERIAIS, possibilitando o trânsito dentro das regiões da cidade.
     
    C. INCORRETA. Via arterial é aquela caracterizada por interseções em nível, geralmente controlada por semáforo, com acessibilidade aos lotes lindeiros e às vias secundárias e locais, possibilitando o trânsito entre as regiões da cidade.
     
    D. INCORRETA. Via local é aquela caracterizada por interseções em nível não semaforizadas, destinada apenas ao acesso local ou a áreas restritas.
     
    E. INCORRETA. Via rural são estradas e rodovias.
     
     
     
    Gabarito da questão - Alternativa B.

  • Gabarito: Letra B

    CTB Anexo I

    VIA COLETORA - aquela destinada a coletar e distribuir o trânsito que tenha necessidade de entrar ou sair das vias de trânsito rápido ou arteriais, possibilitando o trânsito dentro das regiões da cidade.

  • O cara "comentar" numa plataforma de questões para fazer propaganda de um serviço ou afins, é o fim do mundo!

    Os admins daqui deveriam banir esses trouxas daqui!


ID
5075935
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Barra dos Coqueiros - SE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Não definido

Texto 31A1
Marcos, que acabara de mudar de endereço dentro do mesmo município, saiu rapidamente de casa com a sua camioneta (veículo A, com peso bruto total de 3.500 kg), acessando uma via pavimentada, pista de trânsito rápido, sem sinalização regulamentadora, dividida por duas linhas longitudinais na cor amarela. Estava a 105 km/h quando passou a trocar de luz baixa para alta, por curto período de tempo, com o veículo B, à sua frente, na mesma faixa de tráfego, em um trecho onde a faixa do seu lado da via era seccionada. Ao tentar ultrapassar o veículo B, viu que este indicava o propósito de ultrapassar o veículo C, à frente. Por saber que o seu veículo era mais veloz, Marcos ultrapassou os veículos B e C, porém colidiu com o veículo D, conduzido por João, que saia de uma via com imóveis ao longo de sua extensão. João foi projetado para fora do carro e caiu desacordado. Marcos não se feriu; manteve a calma, pediu socorro, verificou o estado da vítima e prestou-lhe pronto e integral socorro. João teve fratura em seu membro inferior.

Com base na legislação de trânsito em vigor, assinale a opção correta, referente à situação hipotética narrada no texto 31A1.

Alternativas

ID
5075938
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Barra dos Coqueiros - SE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Texto 31A1
Marcos, que acabara de mudar de endereço dentro do mesmo município, saiu rapidamente de casa com a sua camioneta (veículo A, com peso bruto total de 3.500 kg), acessando uma via pavimentada, pista de trânsito rápido, sem sinalização regulamentadora, dividida por duas linhas longitudinais na cor amarela. Estava a 105 km/h quando passou a trocar de luz baixa para alta, por curto período de tempo, com o veículo B, à sua frente, na mesma faixa de tráfego, em um trecho onde a faixa do seu lado da via era seccionada. Ao tentar ultrapassar o veículo B, viu que este indicava o propósito de ultrapassar o veículo C, à frente. Por saber que o seu veículo era mais veloz, Marcos ultrapassou os veículos B e C, porém colidiu com o veículo D, conduzido por João, que saia de uma via com imóveis ao longo de sua extensão. João foi projetado para fora do carro e caiu desacordado. Marcos não se feriu; manteve a calma, pediu socorro, verificou o estado da vítima e prestou-lhe pronto e integral socorro. João teve fratura em seu membro inferior.

Ainda a respeito da situação hipotética apresentada no texto 31A1, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Ultrapassar pela contramão outro veículo:

    I - nas curvas, aclives e declives, sem visibilidade suficiente;

    II - nas faixas de pedestre;

    III - nas pontes, viadutos ou túneis;

    IV - parado em fila junto a sinais luminosos, porteiras, cancelas, cruzamentos ou qualquer outro impedimento à livre circulação;

    V - onde houver marcação viária longitudinal de divisão de fluxos opostos do tipo linha dupla contínua ou simples contínua amarela:

    Infração - gravíssima;

    Penalidade - multa (cinco vezes).

    Parágrafo único. Aplica-se em dobro a multa prevista no caput em caso de reincidência no período de até 12 (doze) meses da infração anterior.

    (Redação dada pela Lei nº 12.971, de 2014)

  • QUESTÃO A

    CTB Art. 203. Ultrapassar pela contramão outro veículo:

           V - onde houver marcação viária longitudinal de divisão de fluxos opostos do tipo linha dupla contínua ou simples contínua amarela:

            Infração - gravíssima;          

            Penalidade - multa (cinco vezes).  

  • Alternativa letra A

    a) Marcos teria cometido infração gravíssima caso tivesse realizado a ultrapassagem na marcação viária longitudinal de linha dupla contínua (CERTO)

    Art. 203. Ultrapassar pela contramão outro veículo:

    V - onde houver marcação viária longitudinal de divisão de fluxos opostos do tipo linha dupla contínua ou simples contínua amarela:

    Infração - gravíssima;

    Penalidade - multa (cinco vezes)

    b) Entre as primeiras providências tomadas no local do acidente, Marcos deveria ter garantido a segurança, posicionando a sinalização a noventa passos longos de distância do acidente, a fim de garantir o aumento do tempo de reação dos outros motoristas que trafegavam na pista (ERRADO)

    Art. 46. Sempre que for necessária a imobilização temporária de um veículo no leito viário, em situação de emergência, deverá ser providenciada a imediata sinalização de advertência, na forma estabelecida pelo CONTRAN:

    Resolução 36/1998. Art. 1º. O condutor deverá acionar de imediato as luzes de advertência (pisca-alerta) providenciando a colocação do triângulo de sinalização ou equipamento similar à distância mínima de 30 metros da parte traseira do veículo

    c) Embora Marcos tenha-se envolvido em acidente grave, ele só poderá ser submetido a curso de reciclagem se for condenado judicialmente (ERRADO. A condenação judicial POR DELITO DE TRÂNSITO é UMA das hipóteses, mas não a única)

    Art. 268. O infrator será submetido a curso de reciclagem, na forma estabelecida pelo CONTRAN:

    III - quando se envolver em acidente grave para o qual haja contribuído, independentemente de processo judicial

    d) Se a carteira nacional de habilitação (CNH) de Marcos for de categoria B, ele deverá ser multado por dirigir com CNH de categoria diferente da necessária para a condução de seu veículo, a camioneta (ERRADO)

    Art. 143. Os candidatos poderão habilitar-se nas categorias de A a E, obedecida a seguinte gradação:

    II - Categoria B - condutor de veículo motorizado, não abrangido pela categoria A, cujo peso bruto total não exceda a três mil e quinhentos quilogramas e cuja lotação não exceda a oito lugares, excluído o do motorista

    e) Marcos deverá ser preso em flagrante por ter-se envolvido em acidente de trânsito do qual resultou uma vítima (ERRADO)

    Art. 301. Ao condutor de veículo, nos casos de acidentes de trânsito de que resulte vítima, não se imporá a prisão em flagrante, nem se exigirá fiança, se prestar pronto e integral socorro àquela

  • Gabarito: A

    Ótima questão pra revisar. É como fosse 5 questões da PRF.

  • A Marcos teria cometido infração gravíssima caso tivesse realizado a ultrapassagem na marcação viária longitudinal de linha dupla contínua.(CORRETA)

    Ultrapassagem em pista de sentido DUPLO = GRAVÍSSIMA

    Ultrapassagem em pista de ÚNICO sentido = GRAVE

    B

    Entre as primeiras providências tomadas no local do acidente, Marcos deveria ter garantido a segurança, posicionando a sinalização a noventa passos longos de distância do acidente, a fim de garantir o aumento do tempo de reação dos outros motoristas que trafegavam na pista. (INCORRETA)

    Luzes de Advertência (pisca-alerta) e equipamento de sinalização a 30 metros, no mínimo.

    C

    Embora Marcos tenha-se envolvido em acidente grave, ele só poderá ser submetido a curso de reciclagem se for condenado judicialmente.(INCORRETA)

    O curso de reciclagem, em aso de acidente grave, independe de processo judicial.

    D

    Se a carteira nacional de habilitação (CNH) de Marcos for de categoria B, ele deverá ser multado por dirigir com CNH de categoria diferente da necessária para a condução de seu veículo, a camioneta. (INCORRETA)

    A categoria para a camioneta é a B!

    E

    Marcos deverá ser preso em flagrante por ter-se envolvido em acidente de trânsito do qual resultou uma vítima. (INCORRETA)

    Não poderá ser preso em flagrante e nem pagar fiança, visto que prestou pronto e integral socorro à vitima

  • Letra A: Ultrapassagem em pista de sentido DUPLO = GRAVÍSSIMA; Ultrapassagem em pista de ÚNICO sentido = GRAVE

    Letra B: Luzes de Advertência (pisca-alerta) e equipamento de sinalização a 30 metros, no mínimo

    Letra C: Art. 268. O infrator será submetido a curso de

    reciclagem, na forma estabelecida pelo CONTRAN: III - quando se envolver

    em acidente grave para o qual haja contribuído, independentemente de processo

    judicial;

    Letra D: Art.143, inciso II - Categoria B - condutor de veículo motorizado, não abrangido

    pela categoria A, cujo peso bruto total não exceda a três mil e quinhentos

    quilogramas e cuja lotação não exceda a oito lugares, excluído o do motorista;

     Letra E: Art. 301. Ao condutor de veículo, nos casos de acidentes de trânsito de que

    resulte vítima, não se imporá a prisão em flagrante, nem se exigirá fiança, se

    prestar pronto e integral socorro àquela.

  • A) Art. 70. Os pedestres que estiverem atravessando a via sobre as faixas delimitadas para esse fim terão prioridade de passagem, exceto nos locais com sinalização semafórica, onde deverão ser respeitadas as disposições deste Código.

    B)  Art. 68. É assegurada ao pedestre a utilização dos passeios ou passagens apropriadas das vias urbanas e dos acostamentos das vias rurais para circulação, podendo a autoridade competente permitir a utilização de parte da calçada para outros fins, desde que não seja prejudicial ao fluxo de pedestres.

           § 1º O ciclista desmontado empurrando a bicicleta equipara-se ao pedestre em direitos e deveres.

    C) Art. 58. Nas vias urbanas e nas rurais de pista dupla, a circulação de bicicletas deverá ocorrer, quando não houver ciclovia, ciclofaixa, ou acostamento, ou quando não for possível a utilização destes, nos bordos da pista de rolamento, no mesmo sentido de circulação regulamentado para a via, com preferência sobre os veículos automotores.

           Parágrafo único. A autoridade de trânsito com circunscrição sobre a via poderá autorizar a circulação de bicicletas no sentido contrário ao fluxo dos veículos automotores, desde que dotado o trecho com ciclofaixa.

    D) Art. 67-C. É vedado ao motorista profissional dirigir por mais de 5 (cinco) horas e meia ininterruptas veículos de transporte rodoviário coletivo de passageiros ou de transporte rodoviário de cargas. (CORRETA)

    E) Art. 105. São equipamentos obrigatórios dos veículos, entre outros a serem estabelecidos pelo CONTRAN:

           I - cinto de segurança, conforme regulamentação específica do CONTRAN, com exceção dos veículos destinados ao transporte de passageiros em percursos em que seja permitido viajar em pé;

           II - para os veículos de transporte e de condução escolar, os de transporte de passageiros com mais de dez lugares e os de carga com peso bruto total superior a quatro mil, quinhentos e trinta e seis quilogramas, equipamento registrador instantâneo inalterável de velocidade e tempo;

    TODOS OS ARTIGOS SÃO DO CTB.

  • A partir da situação hipotética, a banca aborda uma série de assuntos relativos à legislação de trânsito. Vamos analisar alternativa por alternativa. Acreditamos que desta forma será mais produtivo e didático.
     
    Pois bem, vamos à análise das alternativas. Lembrando que a banca quer a opção que apresenta assertiva correta.
     
     
    A. CORRETA. De acordo com o art. 203 do CTB, ultrapassar pela contramão outro veículo onde houver marcação viária longitudinal de divisão de fluxos opostos do tipo linha dupla contínua ou simples contínua amarela é infração de natureza GRAVÍSSIMA.
     
    B. INCORRETA. De acordo com a Resolução 36/1998 que estabelece a forma de sinalização de advertência para os veículos que, em situação de emergência, estiverem imobilizados no leito viário, o condutor deverá acionar de imediato as luzes de advertência (pisca-alerta) providenciando a colocação do triângulo de sinalização ou equipamento similar à distância mínima de 30 metros, que equivale a 30 passos largos,  da parte traseira do veículo.  
     
    C. INCORRETA. A frequência obrigatória em curso de reciclagem é penalidade que, nas situações legais previstas no art. 268, I, III e V, deverá ser aplicada pela autoridade de trânsito após processo administrativo garantido contraditório e ampla defesa. Portanto, a frequência obrigatória em curso de reciclagem é aplicada em outras situações além da condenação judicial por delito de trânsito.
     
    D. INCORRETA. O Código de Trânsito Brasileiro estabelece determinadas gradações para habilitação dos condutores de acordo com as características dos veículos. Vejamos como seria, conforme o artigo 143 do CTB.



    Portanto, se Marcos possui a CNH de categoria B, ele estaria em conformidade com o art. 143 do CTB.
     
    E. INCORRETA. De acordo com o art. 301 do CTB, ao condutor de veículo, nos casos de acidentes de trânsito de que resulte vítima, não se imporá a prisão em flagrante, nem se exigirá fiança, se prestar pronto e integral socorro àquela.
     
     
    Gabarito da questão - Alternativa A.






ID
5075941
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Barra dos Coqueiros - SE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

À luz da legislação brasileira de trânsito, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A) Art. 70. Os pedestres que estiverem atravessando a via sobre as faixas delimitadas para esse fim terão prioridade de passagem, exceto nos locais com sinalização semafórica, onde deverão ser respeitadas as disposições deste Código.

    B)  Art. 68. É assegurada ao pedestre a utilização dos passeios ou passagens apropriadas das vias urbanas e dos acostamentos das vias rurais para circulação, podendo a autoridade competente permitir a utilização de parte da calçada para outros fins, desde que não seja prejudicial ao fluxo de pedestres.

           § 1º O ciclista desmontado empurrando a bicicleta equipara-se ao pedestre em direitos e deveres.

    C) Art. 58. Nas vias urbanas e nas rurais de pista dupla, a circulação de bicicletas deverá ocorrer, quando não houver ciclovia, ciclofaixa, ou acostamento, ou quando não for possível a utilização destes, nos bordos da pista de rolamento, no mesmo sentido de circulação regulamentado para a via, com preferência sobre os veículos automotores.

           Parágrafo único. A autoridade de trânsito com circunscrição sobre a via poderá autorizar a circulação de bicicletas no sentido contrário ao fluxo dos veículos automotores, desde que dotado o trecho com ciclofaixa.

    D) Art. 67-C. É vedado ao motorista profissional dirigir por mais de 5 (cinco) horas e meia ininterruptas veículos de transporte rodoviário coletivo de passageiros ou de transporte rodoviário de cargas. (CORRETA)

    E) Art. 105. São equipamentos obrigatórios dos veículos, entre outros a serem estabelecidos pelo CONTRAN:

           I - cinto de segurança, conforme regulamentação específica do CONTRAN, com exceção dos veículos destinados ao transporte de passageiros em percursos em que seja permitido viajar em pé;

           II - para os veículos de transporte e de condução escolar, os de transporte de passageiros com mais de dez lugares e os de carga com peso bruto total superior a quatro mil, quinhentos e trinta e seis quilogramas, equipamento registrador instantâneo inalterável de velocidade e tempo;

    TODOS OS ARTIGOS SÃO DO CTB.

  • De acordo com o CTB:

    A)  Art. 70. Os pedestres que estiverem atravessando a via sobre as faixas delimitadas para esse fim terão prioridade de passagem, exceto nos locais com sinalização semafórica, onde deverão ser respeitadas as disposições deste Código.

    B) Art. 68, § 1º O ciclista desmontado empurrando a bicicleta equipara-se ao pedestre em direitos e deveres.

    C)  Art. 58. Nas vias urbanas e nas rurais de pista dupla, a circulação de bicicletas deverá ocorrer, quando não houver ciclovia, ciclofaixa, ou acostamento, ou quando não for possível a utilização destes, nos bordos da pista de rolamento, no mesmo sentido de circulação regulamentado para a via, com preferência sobre os veículos automotores.

    Parágrafo único. A autoridade de trânsito com circunscrição sobre a via poderá autorizar a circulação de bicicletas no sentido contrário ao fluxo dos veículos automotores, desde que dotado o trecho com ciclofaixa.

    D) Art. 67-C. É vedado ao motorista profissional dirigir por mais de 5 (cinco) horas e meia ininterruptas veículos de transporte rodoviário coletivo de passageiros ou de transporte rodoviário de cargas. (GABARITO)

    E) Art. 105, II - para os veículos de transporte e de condução escolar, os de transporte de passageiros com mais de dez lugares e os de carga com peso bruto total superior a quatro mil, quinhentos e trinta e seis quilogramas, equipamento registrador instantâneo inalterável de velocidade e tempo

  • Motorista profissional não deve dirigir veículo de transporte rodoviário coletivo de passageiros ou de transporte rodoviário de cargas por mais de cinco horas e meia ininterruptas.

  • Motorista profissional não deve dirigir veículo de transporte rodoviário coletivo de passageiros ou de transporte rodoviário de cargas por mais de cinco horas e meia ininterruptas

    Tem um detalhe desse item, porém. Há casos que é permitido ele ultrapassar esse limite, por exemplo, quando não tiver ponto de apoio seguro no trajeto e seja para tal fim justificado.

  • [Gabarito: D]

    Vamos aos erros.(Demarcados em vermelho); corretas, em azul.

    A) Pedestres que estejam atravessando a via sobre as faixas delimitadas para esse fim terão sempre prioridade de passagem, inclusive nos locais com sinalização semafórica de controle de passagem.

    Art. 70. Os pedestres que estiverem atravessando a via sobre as faixas delimitadas para esse fim terão prioridade de passagem, exceto nos locais com sinalização semafórica, onde deverão ser respeitadas as disposições deste Código.

    B) O ciclista, mesmo quando montado na bicicleta, equipara-se ao pedestre em direitos e deveres.

    Art. 67,§ 1º O ciclista desmontado empurrando a bicicleta equipara-se ao pedestre em direitos e deveres.

    C) A autoridade de trânsito com circunscrição sobre a via poderá autorizar a circulação de bicicletas, nas vias urbanas e nas rurais de pista dupla, nos bordos da pista de rolamento, no sentido contrário ao fluxo dos veículos automotores, ainda que o trecho não seja dotado de ciclofaixa.

     Art. 58. Nas vias urbanas e nas rurais de pista dupla, a circulação de bicicletas deverá ocorrer, quando não houver ciclovia, ciclofaixa, ou acostamento, ou quando não for possível a utilização destes, nos bordos da pista de rolamento, no mesmo sentido de circulação regulamentado para a via, com preferência sobre os veículos automotores.

           Parágrafo único. A autoridade de trânsito com circunscrição sobre a via poderá autorizar a circulação de bicicletas no sentido contrário ao fluxo dos veículos automotores, desde que dotado o trecho com ciclofaixa.

    D) Motorista profissional não deve dirigir veículo de transporte rodoviário coletivo de passageiros ou de transporte rodoviário de cargas por mais de cinco horas e meia ininterruptas.

    Art. 67-C. É vedado ao motorista profissional dirigir por mais de 5 (cinco) horas e meia ininterruptas veículos de transporte rodoviário coletivo de passageiros ou de transporte rodoviário de cargas.

    E) O registrador instantâneo inalterável de velocidade e tempo é item obrigatório apenas nos veículos de transporte de passageiros com doze lugares ou mais.

    Art. 105, II - para os veículos de transporte e de condução escolar, os de transporte de passageiros com mais de dez lugares e os de carga com peso bruto total superior a quatro mil, quinhentos e trinta e seis quilogramas, equipamento registrador instantâneo inalterável de velocidade e tempo;

  • Gabarito: D

    30 (trinta) minutos para descanso dentro de cada 6 (seis) horas na condução de veículo de transporte de carga.

    30 (trinta) minutos para descanso a cada 4 (quatro) horas na condução de veículo rodoviário de passageiros.

  • Pra vc que já fez as quase 500 questões de Trânsito e quer treinar mais. +555 questões Cespe inéditas! https://go.hotmart.com/G49792459J?dp=1

  • Correta, D

    A - Errada - CTB/Art. 70. Os pedestres que estiverem atravessando a via sobre as faixas delimitadas para esse fim terão prioridade de passagem, exceto nos locais com sinalização semafórica(...).

    B - Errada - O ciclista, desmontado empurrando a bicicleta, equipara-se ao pedestre em direitos e deveres. Obs: o motociclista, ainda que desmontado da moto, NÃO se equipara ao pedestre.

    C - Errada - A autoridade de trânsito com circunscrição sobre a via poderá autorizar a circulação de bicicletas, nas vias urbanas e nas rurais de pista dupla, nos bordos da pista de rolamento, no sentido contrário ao fluxo dos veículos automotores, DESDE QUE o trecho seja dotado de ciclofaixa.

    E - Errada - O registrador instantâneo inalterável de velocidade e tempo é item obrigatório nos veículos: de transporte de escolares / de passageiros com mais de 10 lugares / de carga com PBT superior a 4.536 kg.

    Nada como um dia após o outro dia. Pertenceremos !

  • O Código de Trânsito Brasileiro estabelece nos seus art. 26 a 67 as Normas Gerais de Circulação e Conduta, através dessas normas o CTB dispõe sobre as regras de trânsito, utilização das vias, regras de manobras com o veículo, uso de equipamentos, classificação e velocidade das vias. Portanto, o capítulo III firma aquilo que os usuários deverão fazer ou abster-se de fazer no trânsito brasileiro.
     
    Vale lembrar que a inobservância das regras de circulação e conduta consiste em infração de trânsito.
     
    Pois bem, vamos à análise das alternativas.
     
     
    A. INCORRETA. De fato, os pedestres que estiverem atravessando a via sobre as faixas delimitadas para esse fim terão prioridade de passagem. PORÉM, nos locais com sinalização semafórica, deverão ser respeitadas as disposições deste Código.
     
    B. INCORRETA.  O ciclista desmontado empurrando a bicicleta equipara-se ao pedestre em direitos e deveres.
     
    C. INCORRETA. A regra do art. 58 determina que, nas vias urbanas e nas rurais de pista dupla, a circulação de bicicletas deverá ocorrer, quando não houver ciclovia, ciclofaixa, ou acostamento, ou quando não for possível a utilização destes, nos bordos da pista de rolamento, no mesmo sentido de circulação regulamentado para a via, com preferência sobre os veículos automotores.
    É possível que, por força do §único do art. 58, autoridade de trânsito com circunscrição sobre a via autorize a circulação de bicicletas no sentido contrário ao fluxo dos veículos automotores, CONTUDO, o trecho DEVERÁ ser dotado com ciclofaixa.
     
    D. CORRETA. Regra do art. 67-C - É vedado ao motorista profissional dirigir por mais de 5 (cinco) horas e meia ininterruptas veículos de transporte rodoviário coletivo de passageiros ou de transporte rodoviário de cargas.  
     
    E. INCORRETA. São equipamentos obrigatórios dos veículos, entre outros a serem estabelecidos pelo CONTRAN:
    (...)
    Registrador instantâneo inalterável de velocidade e tempo para os veículos de transporte e de condução escolar, os de transporte de passageiros com mais de DEZ LUGARES.
     
     
    Gabarito da questão - Alternativa D

  • Eai concurseiro!? Está só fazendo questões e esquecendo de treinar REDAÇÃO!? Não adianta passar na objetiva e reprovar na redação, isso seria um trauma para o resto da sua vida. Por isso, deixo aqui minha indicação do Projeto Desesperados, ele mudou meu jogo. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K 
  • Art. 67-C. É vedado ao motorista profissional dirigir por mais de 5 (cinco) horas e meia ininterruptas veículos de transporte rodoviário coletivo de passageiros ou de transporte rodoviário de cargas.

  • Se gerou dúvida, pense assim : Se não pode dirigir 4 horas, não poderá dirigir 5:30 (raciocínio aplicado a essa questão específica )

  •  II - Serão observados 30 (trinta) minutos para descanso dentro de cada 6 (seis) horas na condução de veículo de TRANSPORTE DE CARGAsendo facultado o seu fracionamento e o do tempo de direção desde que não ultrapassadas 5 (cinco) horas e meia contínuas no exercício da condução;

    DENTRO - 6 LETRAS - BOLEIA - 6 LETRAS - 6 HORAS = AI TU JA LEMBRA QUE É TRANSPORTE DE CARGA

    III - Serão observados 30 (trinta) minutos para descanso a cada 4 (quatro) horas na condução de veículo RODOVIÁRIO DE PASSAGEIROS, sendo facultado o seu fracionamento e o do tempo de direção;

    CADA - 4 LETRAS - POVO - 4 LETRAS - 4 HORAS = PASSAGEIROS

    Fonte do bizú: colega do QC (ñ lembro o nome)

  • Gabarito: Letra D

    Segundo o CTB:

    Art. 67-C. É vedado ao motorista profissional dirigir por mais de 5 (cinco) horas e meia ininterruptas veículos de transporte rodoviário coletivo de passageiros ou de transporte rodoviário de cargas.   

  • mas esse tempo pode ser prorrogado até o motorista achar um devido local para descansar, fui de D pq era mas correta. mas ela tem uma exceção


ID
5075944
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Barra dos Coqueiros - SE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Considerando as leis brasileiras de trânsito em vigor e aspectos relativos à sinalização de trânsito, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • LETRA A

    CTB

    A - (EDITANDO) NOVIDADES (LEI 14.071/20)

    Art. 134. No caso de transferência de propriedade, expirado o prazo previsto no § 1º do art . 123 (30 dias) deste Código sem que o novo proprietário tenha tomado as providências necessárias à efetivação da expedição do novo Certificado de Registro de Veículo, o antigo proprietário deverá encaminhar ao órgão executivo de trânsito do Estado ou do Distrito Federal, no prazo de 60 (sessenta) dias, cópia autenticada do comprovante de transferência de propriedade, devidamente assinado e datado, sob pena de ter que se responsabilizar solidariamente pelas penalidades impostas e suas reincidências até a data da comunicação.

    B -      Art. 78 Parágrafo único. O percentual de dez por cento do total dos valores arrecadados destinados à Previdência Social, do Prêmio do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestre - DPVAT, de que trata a , serão repassados mensalmente ao Coordenador do Sistema Nacional de Trânsito para aplicação exclusiva em programas de que trata este artigo.

    C -    Art. 76. A educação para o trânsito será promovida na pré-escola e nas escolas de 1º, 2º e 3º graus, por meio de planejamento e ações coordenadas entre os órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito e de Educação, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, nas respectivas áreas de atuação.

    **Considere o seguinte:

    1º grau equivale ao ensino fundamental

    2º grau equivale ao ensino médio

    3º grau equivale ao ensino superior.

    D -        Art. 77-B. Toda peça publicitária destinada à divulgação ou promoção, nos meios de comunicação social, de produto oriundo da indústria automobilística ou afim, incluirá, obrigatoriamente, mensagem educativa de trânsito a ser conjuntamente veiculada.

    E- RESOLUÇÃO 160

    1.1. SINALIZAÇÃO DE REGULAMENTAÇÃO Tem por finalidade informar aos usuários as condições, proibições, obrigações ou restrições no uso das vias. Suas mensagens são imperativas e o desrespeito a elas constitui infração.

    1.1.1. Formas e Cores A forma padrão do sinal de regulamentação é a circular, e as cores são vermelha, preta e branca:

    @qciano - dicas e mnemônicos

  • A - CORRETO.

    B - 10%.

    C - pré-escola e nas escolas de 1º, 2º e 3º graus.

    D - podem incluir mensagens = errado. Devem incluir mensagens = correto.

    E - a citada no enunciado são as de regulamentação. As de advertência que tem essas cores. Portanto, o enunciado descreve placas de regulamentação, mas as cores citadas são das de advertência.

  • Só uma ressalva quanto a alternativa A trazida pelo amigo Cassiano...

    O prazo para o NOVO proprietário providenciar a transferência é de 30 dias....

    CUIDADO: não confunda com o prazo que o ANTIGO proprietário tem para comunicar o DETRAN, enviando a cópia autenticada, etc... ESSE PRAZO, de acordo com a Lei 14.071, é de 60 DIAS, após o esgotamento do prazo que o NOVO PROPRIETÁRIO TEM....

    Ou seja: 30d Novo proprietário transfere -----> Não transferiu antigo proprietário comunica em 60 dias...

  • REDAÇÃO DO CTB ANTES DAS ALTERAÇÕES FEITAS PELA LEI 14071/2020.

    Art. 134. No caso de transferência de propriedade, o proprietário antigo deverá encaminhar ao órgão executivo de trânsito do Estado dentro de um prazo de trinta dias, cópia autenticada do comprovante de transferência de propriedade, devidamente assinado e datado, sob pena de ter que se responsabilizar solidariamente pelas penalidades impostas e suas reincidências até a data da comunicação.

    REDAÇÃO DO CTB APÓS AS ALTERAÇÕES FEITAS PELA LEI 14071/2020.

    Art. 134. No caso de transferência de propriedade, expirado o prazo previsto no § 1º do art. 123 deste Código sem que o novo proprietário tenha tomado as providências necessárias à efetivação da expedição do novo Certificado de Registro de Veículo, o antigo proprietário deverá encaminhar ao órgão executivo de trânsito do Estado ou do Distrito Federal, no prazo de 60 (sessenta) dias, cópia autenticada do comprovante de transferência de propriedade, devidamente assinado e datado, sob pena de ter que se responsabilizar solidariamente pelas Penalidades impostas e suas reincidências até a data da comunicação.

    Obs: A nova redação do CTB entra em vigor em abril de 2021.

    Gabarito correto letra A.

  • QUESTÃO DESATUALIZADA

  • Em caso de transferência de propriedade de veículo, o proprietário anterior, para se isentar de se responsabilizar solidariamente por eventuais penalidades impostas futuramente, deverá encaminhar ao órgão executivo de trânsito do estado, dentro do prazo de trinta dias, cópia autenticada do comprovante de transferência de propriedade, devidamente assinado e datado

  • GAB A

    SOBRE AS LETRAS D e E

    D ->As indústrias automobilísticas, mediante convênio com entes da Federação (municípios, estados, União e Distrito Federal), podem incluir mensagens educativas de trânsito a serem conjuntamente veiculadas em suas peças publicitárias destinadas à divulgação de produtos ou promoções nos meios de comunicação social.

    - DEVEM INCLUIR MENSAGEM

    E->A sinalização vertical para informar aos usuários proibições, obrigações ou restrições impostas no ponto ou trecho sinalizado possui símbolos pretos e fundo amarelo.

    SINALIZAÇÃO DE REGULAMENTAÇÃO

  • Lei 14.701/20 - Art. 134. No caso de transferência de propriedade, expirado o prazo previsto no § 1º do art. 123 deste Código sem que o novo proprietário tenha tomado as providências necessárias à efetivação da expedição do novo Certificado de Registro de Veículo, o antigo proprietário deverá encaminhar ao órgão executivo de trânsito do Estado ou do Distrito Federal, no prazo de 60 (sessenta) dias, cópia autenticada do comprovante de transferência de propriedade, devidamente assinado e datado, sob pena de ter que se responsabilizar solidariamente pelas penalidades impostas e suas reincidências até a data da comunicação.

    Art. 123. Será obrigatória a expedição de novo Certificado de Registro de Veículo quando:

    § 1º No caso de transferência de propriedade, o prazo para o proprietário adotar as providências necessárias à efetivação da expedição do novo Certificado de Registro de Veículo é de trinta dias, sendo que nos demais casos as providências deverão ser imediatas.

    Traduzindo o artigo 134 da lei 14.701.

    Quando uma pessoa resolve vender um carro para um terceiro, este deverá, no prazo de 30 dias, expedir um novo CRV do veículo, porém se este não tenha feito isso no devido prazo, o antigo proprietário deverá encaminhar o comprovante de transferência ao órgão no prazo de 60 dias.

  • Eai concurseiro!? Está só fazendo questões e esquecendo de treinar REDAÇÃO!? Não adianta passar na objetiva e reprovar na redação, isso seria um trauma para o resto da sua vida. Por isso, deixo aqui minha indicação do Projeto Desesperados, ele mudou meu jogo. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K 

ID
5075950
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Barra dos Coqueiros - SE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Não definido

Ao deparar-se com um acidente de trânsito com vítimas em uma rodovia, antes da chegada dos responsáveis pelo socorro, uma das providências a serem tomadas por pessoas leigas no atendimento inicial é

Alternativas

ID
5075953
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Barra dos Coqueiros - SE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Os princípios básicos que regem a concepção e a implantação da sinalização vertical de trânsito incluem, entre outros,

Alternativas
Comentários
  • LETRA B

    O Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito (composto pelas Resoluções do Conselho Nacional de Trânsito n. 180/05, 236/07, 243/07, 483/14, 486/14 e 690/17) estabelece que “na concepção e na implantação da sinalização de trânsito, deve-se ter como princípio básico as condições de percepção dos usuários da via, garantindo a real eficácia dos sinais”, para o que é necessário o atendimento aos seguintes princípios: Legalidade; Suficiência; Padronização; Clareza; Precisão e confiabilidade; Visibilidade e legibilidade; e Manutenção e conservação.

    @qciano - dicas e mnemônicos

  • aleartorio demais kkk

  • suficiência e legalidade.

  • Vai eliminando candidato

  • vai decorando ai

  • O Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito (composto pelas Resoluções do Conselho Nacional de Trânsito n. 180/05, 236/07, 243/07, 483/14, 486/14 e 690/17) estabelece que “na concepção e na implantação da sinalização de trânsito, deve-se ter como princípio básico as condições de percepção dos usuários da via, garantindo a real eficácia dos sinais”, para o que é necessário o atendimento aos seguintes princípios: Legalidade; Suficiência; Padronização; Clareza; Precisão e confiabilidade; Visibilidade e legibilidade; e Manutenção e conservação.

  • De acordo com a Resolução 180/2005 que Aprova o Volume I - Sinalização Vertical de Regulamentação, do Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito, na concepção e na implantação da sinalização de trânsito, deve-se ter como princípio básico as condições de percepção dos usuários da via, garantindo a real eficácia dos sinais.
     
    Desta forma, a é preciso assegurar à sinalização vertical os seguintes princípios:
     
    Legalidade  - em conformidade com Código de Trânsito Brasileiro - CTB e legislação complementar;
     
    Suficiência - permitir fácil percepção do que realmente é importante, com quantidade de sinalização compatível com a necessidade;
     
    Padronização - seguir um padrão legalmente estabelecido, e situações iguais devem ser sinalizadas com os mesmos critérios;
     
    Clareza - transmitir mensagens objetivas de fácil compreensão;
     
    Precisão e confiabilidade - ser precisa e confiável, corresponder à situação existente; ter credibilidade;
     
    Visibilidade e legibilidade - ser vista à distância necessária; ser lida em tempo hábil para a tomada de decisão;
    Manutenção e conservação - estar permanentemente limpa, conservada, fixada e visível.
     
     
    Portanto, a única alternativa que corresponde aos princípios da Resolução 180/2005 é letra B.
     
     
    Gabarito da questão - Letra B

  • Manual Brasileiro de Sinalização: princípios básicos da sinalização vertical:

    1. Legalidade
    2. Suficiência
    3. Padronização
    4. Clareza
    5. Precisão e Confiabilidade
    6. Visibilidade/ Legibilidade
    7. Manutenção e Conservação

  • Quem nunca estudou isso da um like. kkk

  • Os princípios básicos que regem a concepção e a implantação da sinalização vertical de trânsito são:

    • Legalidade: obedecer ao Código de Trânsito Brasileiro – CTB e legislação complementar;
    • Padronização: seguir um padrão legalmente estabelecido situações iguais devem ser sinalizadas com o mesmo critério.
    • Suficiência: Permitir fácil percepção do que realmente é importante, com quantidade de sinalização compatível com a necessidade.
    • Clareza: transmitir mensagens de fácil compreensão.
    • Precisão e confiabilidade: Ser precisa e confiável, correspondendo à situação existente.
    • Visibilidade e legibilidade: Ser vista à distância necessária. Ser lida em tempo hábil para a tomada de decisão.
    • Manutenção e conservação: Estar permanentemente limpa, conservada, fixada e visível.
  • Quem estuda especificamente pra essa banca já sabe aprox. como ela pensa.

    Bancas convencionais, estuda normal.

    Cebrasp, bizarrices

  • Agora temos princípios para sinalização de trânsito... Pelo amor de Deus!!


ID
5075956
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Barra dos Coqueiros - SE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Informações complementares aos sinais de regulamentação

Alternativas
Comentários
  • LETRA E

    RESOLUÇÃO 160 (ANEXO II)

    PÁGINA 6

    1.1.5. Informações Complementares

    Sendo necessário acrescentar informações para complementar os sinais de regulamentação, como período de validade, características e uso do veículo, condições de estacionamento, além de outras, deve ser utilizada uma placa adicional ou incorporada à placa principal, formando um só conjunto, na forma retangular, com as mesmas cores do sinal de regulamentação.

    Não se admite acrescentar informação complementar para os sinais R-1 - Parada Obrigatória e R-2 - Dê a Preferência.

    @qciano - dicas e mnemônicos

  • Nessa imagem é possível observar a resposta da letra E.

    https://www.google.com/imgres?imgurl=http%3A%2F%2Fwww.geografos.com.br%2Fplacas-de-transito%2Fplaca-estacionamento-rotativo.jpg&imgrefurl=http%3A%2F%2Fwww.autoescolaipe.com.br%2Festudos_ler.asp%3Fid%3D58%26cat%3DSinaliza%25C3%25A7%25C3%25A3o%2520de%2520Transito&tbnid=NgWS1w0KGheyzM&vet=12ahUKEwi5hN6W_LTvAhV1DdQKHVwPA7sQMygEegUIARCgAQ..i&docid=YoV_h9YFUNma3M&w=350&h=605&q=Informa%C3%A7%C3%B5es%20complementares%20aos%20sinais%20de%20regulamenta%C3%A7%C3%A3o&ved=2ahUKEwi5hN6W_LTvAhV1DdQKHVwPA7sQMygEegUIARCgAQ

  • Está na página 3 do anexo II da Res 160/04

  • devem ser incorporadas à placa principal, em um só conjunto, com a placa na forma retangular.

  • devem ser incorporadas à placa principal, em um só conjunto, com a placa na forma retangular.

  • pelo o que entendi da resolução você pode ter uma placa adicional só para informações complementares, ou seja, uma placa de advertência e logo do lado uma com informações complementares, mas na pratica, nunca vi isso....

  • A placa r1 e r2 de regulamentação são as únicas que não tem formato redondo e as únicas que não podem ter informações adicionais, segundo a res. 160 do Contran.

    TAMO AÍ MANDANDO BRASA!

  • A resolução 160/2004 organiza, classifica e estabelece requisitos técnicos para aplicação de sinalização nas vias reguladas pelo CTB. Trata-se de uma norma muito extensa e complexa, vez que determinados temas são técnicos, porém alguns pontos devem ser dominados pelo candidato. Vejamos:
     
    1) CLASSIFICAÇÃO
    1.1. SINALIZAÇÃO VERTICAL
    1.2. SINALIZAÇÃO HORIZONTAL
    1.3. DISPOSITIVOS AUXILIARES
    1.4. SINALIZAÇÃO SEMAFÓRICA
    1.5. SINALIZAÇÃO DE OBRAS
    1.6. GESTOS
    1.7. SINAIS SONOROS
    2) APLICAÇÃO DE CADA TIPO DE SINALIZAÇÃO;
    3) CORES, FORMAS, PADRÃO DE TRAÇADO;
    4) CONJUNTO DE SINALIZAÇÃO VERTICAL (AS PLACAS).
     
    A sinalização de REGULAMENTAÇÃO tem por finalidade informar aos usuários as condições, proibições, obrigações ou restrições no uso das vias. A forma padrão do sinal de regulamentação é a circular, e as cores são vermelha, preta e branca. Suas mensagens são imperativas e o desrespeito a elas constitui infração.
     
    A resolução 160 determina que sendo necessário acrescentar informações para complementar os sinais de regulamentação,deve ser utilizada uma placa adicional ou incorporada à placa principal, formando um só conjunto, na forma retangular, com as mesmas cores do sinal de regulamentação.
     
     
    Portanto, o gabarito da questão é a letra E.
     
     
    Gabarito da questão - ALTERNATIVA E

  • Eai concurseiro!? Está só fazendo questões e esquecendo de treinar REDAÇÃO!? Não adianta passar na objetiva e reprovar na redação, isso seria um trauma para o resto da sua vida. Por isso, deixo aqui minha indicação do Projeto Desesperados, ele mudou meu jogo. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K 
  • Informações complementares aos sinais de regulamentação: devem ser incorporadas à placa principal, em um só conjunto, com a placa na forma retangular.


ID
5075959
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Barra dos Coqueiros - SE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Quanto à sinalização vertical de advertência, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • => SINALIZAÇÃO VERTICAL

    É um subsistema da sinalização viária cujo meio de comunicação está na posição vertical, normalmente em placa, fixado ao lado ou suspenso sobre a pista, transmitindo mensagens de caráter permanente e, eventualmente, variáveis, através de legendas e/ou símbolos pré-reconhecidos e legalmente instituídos.

    A sinalização vertical é classificada de acordo com sua função, compreendendo os seguintes tipos:

    – Sinalização de Regulamentação;

    – Sinalização de Advertência;

    – Sinalização de Indicação.

    1.2. SINALIZAÇÃO DE ADVERTÊNCIA

    Tem por finalidade alertar os usuários da via para condições potencialmente perigosas, indicando sua natureza.

    1.2.1. Formas e Cores

    A forma padrão dos sinais de advertência é quadrada, devendo uma das diagonais ficar na posição vertical. À sinalização de advertência estão associadas as cores amarela e preta.

    Constituem exceções:

    Quanto à cor:

    - O sinal A-24 – Obras, que possui fundo e orla externa na cor laranja;

    - O sinal A-14 – Semáforo à Frente, que possui símbolo nas cores preta, vermelha, amarela e verde;

    - Todos os sinais que, quando utilizados na sinalização de obras, possuem fundo na cor laranja.

    Quanto à forma:

    A-26a – Sentido Único,

    A-26b – Sentido Duplo e

    A-41 – Cruz de Santo André.

    1.2.4. Sinalização Especial de Advertência

    - Estes sinais são empregados nas situações em que não é possível a utilização dos sinais apresentados no item 1.2.3.

    - O formato adotado é retangular, de tamanho variável em função das informações nelas contidas, e suas cores são amarela e preta.

    - Na sinalização de obras, o fundo e a orla externa devem ser na cor laranja.

    1.2.5. Informações Complementares

    Havendo necessidade de fornecer informações complementares aos sinais de advertência, estas devem ser inscritas em placa adicional ou incorporada à placa principal formando um só conjunto, na forma retangular, admitida a exceção para a placa adicional contendo o número de linhas férreas que cruzam a pista. As cores da placa adicional devem ser as mesmas dos sinais de advertência.

  • Gab. C

    A sinalização vertical de advertência alerta aos usuários as condições potencialmente perigosas, obstáculos ou restrições existentes na via ou adjacentes a ela, indicando a natureza dessas situações à frente, quer sejam permanentes ou eventuais.

  • A sinalização VERTICAL DE ADVERTÊNCIA deve ser utilizada mesmo que o perigo não se evidencie por si só.

  • Essa sinalização deve ser utilizada mesmo que o perigo não se evidencie por si só.

  • Assertiva C

    Essa sinalização deve ser utilizada mesmo que o perigo não se evidencie por si só.

  • Desobediência a sinalização o que gera: Regulamentação: multa. Advertência: morte. Indicação: fica perdido.
  • A) Essa sinalização tem por finalidade a indicação apenas de condições potencialmente perigosas de natureza permanente. Transmite mensagens de caráter permanente e eventualmente variáveis.

    B) Geralmente, essa sinalização não exige a redução de velocidade dos veículos. Tem a placa A-15 parada obrigatória, que apesar de não ser imperativa, pressupõem-se a diminuição da velocidade.

    C) Essa sinalização deve ser utilizada mesmo que o perigo não se evidencie por si só. CERTO. Alerta para condições potencialmente perigosas.

    D) Essa sinalização é de uso exclusivo em vias urbanas, uma vez que não existe necessidade real de seu emprego em vias rurais. Utilizada tanto áreas urbanas como em áreas rurais. Ex: placa A-36 Animais Silvestres

    E) As formas e cores dessa sinalização podem ser alteradas por força de portaria da autoridade de trânsito com jurisdição sobre a via. Padronizada em forma quadrada, diagonal na vertical, fundo amarelo, borda preta e caractere preto. Art 12 Compete ao Contran: XI - aprovar, complementar ou alterar os dispositivos de sinalização e os dispositivos e equipamentos de trânsito;

  • sinalização vertical de advertência alerta aos usuários as condições potencialmente perigosas, obstáculos ou restrições existentes na via ou adjacentes a ela, indicando a natureza dessas situações à frente, quer sejam permanentes ou eventuais. por exemplo; curva perigosa

  • A Sinalização Vertical subdivide-se em sinalização de Regulamentação, de Advertência e de Indicação. Cada tipo de sinalização vertical possui um conjunto de sinalizações, que são as placas que vemos nas vias.

    A sinalização de REGULAMENTAÇÃO tem por finalidade informar aos usuários as condições, proibições, obrigações ou restrições no uso das vias. A forma padrão do sinal de regulamentação é a circular, e as cores são vermelha, preta e branca. Suas mensagens são imperativas e o desrespeito a elas constitui infração.
     
    A sinalização de ADVERTÊNCIA  tem por finalidade alertar os usuários da via para condições potencialmente perigosas, indicando sua natureza. A forma padrão dos sinais de advertência é quadrada, devendo uma das diagonais ficar na posição vertical. À sinalização de advertência estão associadas as cores amarela e preta.
     
    Por fim, a sinalização de INDICAÇÃO tem por finalidade identificar as vias e os locais de interesse, bem como orientar condutores de veículos quanto aos percursos, os destinos, as distâncias e os serviços auxiliares, podendo também ter como função a educação do usuário. Suas mensagens possuem caráter informativo ou educativo.
     
    Pois bem, vamos à análise das alternativas.
     
    A. INCORRETA. As condições potencialmente perigosas indicadas pela sinalização de advertência podem ser de natureza permanente, temporária e transitória.
    B. INCORRETA. A sinalização de advertência tem por objetivo alertar. Caberá a sinalização de regulamentação proibir, restringir e obrigar
     
    C. CORRETA. Observe que a finalidade da sinalização é alertar  os usuários da via para condições POTENCIALMENTE perigosas.
     
    D. INCORRETA. As sinalizações de advertência, regulamentação e indicação são usadas em vias urbanas e rurais sem qualquer distinção.
     
    E. INCORRETA. É competência exclusiva do CONTRAN aprovar, complementar ou alterar os dispositivos de sinalização e os dispositivos e equipamentos de trânsito, inclusive em caráter experimental
     
    Gabarito da questão - Alternativa C

  • CTB. Art. 12 Compete ao CONTRAN:

    XI - aprovar, complementar ou alterar os dispositivos de sinalização e os dispositivos e equipamentos de trânsito;

  • Gabarito: Letra C

    Sinalização Vertical --- Regulamentação, Advertência e Indicação.

    Regulamentação --- Regra.

    Advertência --- Aviso / recomendação.

    Indicação --- Situar o usuário.

  • Mesmo que o risco SE EVIDENCIE por si só, né? Acho que houve erro no texto da sentença!! Se NÃO se evidencia por si só, é claro que vai precisar de placa!