SóProvas



Prova CESPE / CEBRASPE - 2020 - Prefeitura de Barra dos Coqueiros - SE - Cuidador Escolar


ID
5047168
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Barra dos Coqueiros - SE
Ano
2020
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Em 2012, um agricultor tinha 120 hectares plantados de determinado produto no município de Barra dos Coqueiros, no litoral de Sergipe. Segundo ele, a produção havia caído nos últimos dois anos. Cerca de 70% da produção desse produto em Sergipe é do tipo seco, uma cultura que se mostrou rentável nas últimas décadas; no entanto, com o aumento no preço dos insumos agrícolas e a queda no valor pago, os investimentos nas plantações diminuíram bastante.

Internet: <http://g1.globo.com> (com adaptações).


De acordo com o IBGE, a queda mencionada pelo agricultor, no texto precedente, aconteceu entre 2010 e 2012, quando a produção baixou de 6,6 milhões de unidades para 2,3 milhões de unidades. Entre 2012 e 2018, essa produção oscilou entre 2,3 milhões de unidades e 2,9 milhões de unidades, e, em 2018, a produção foi a mesma de 2012. A partir dessas informações e do texto anterior, é correto afirmar que se trata da produção de

Alternativas
Comentários
  • Não seria mangaba não??

    https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/871696/extrativismo-e-consumo-da-mangaba-em-barra-dos-coqueirossergipe

  • Olá, tudo bem? A mangaba sergipana é nativa, a extração é inteiramente sustentável. Ninguém plantou, apenas "catou"( normalmente catada pelos moradores da região, caso conheça o município verá que diversas barracas na pista vendem a mesma de forma independente). Grande abraço.


ID
5047174
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Barra dos Coqueiros - SE
Ano
2020
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Em 2017, o salário médio mensal da população de Barra dos Coqueiros – SE era de 2,6 salários mínimos. A proporção de pessoas ocupadas no município em relação à população total era de 12,8%. Quanto a esses dois indicadores, na comparação com os demais municípios do estado, Barra dos Coqueiros ocupava a posição 6, de 75, e a posição 18, de 75, respectivamente. Na comparação com cidades do país todo, o município ficava na posição 421, de 5.570, e na posição 2.629, de 5.570, respectivamente. Considerando-se domicílios com rendimentos mensais de até meio salário mínimo por pessoa, 45% da população desse município estava nessas condições, o que o colocava na posição 67, de 75, entre as cidades do estado e na posição 2.145, de 5.570, entre as cidades do Brasil.
Internet: <https://cidades.ibge.gov.br> (com adaptações).


Considerando as informações apresentadas no texto precedente, acerca da dinâmica econômica do município de Barra dos Coqueiros – SE, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
5047177
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Barra dos Coqueiros - SE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Geografia

Um dos componentes do IDHM Educação é um indicador de escolaridade da população adulta: o percentual da população com 18 anos ou mais de idade com o ensino fundamental completo. Esse indicador carrega uma grande inércia, em função do peso das gerações mais antigas, de menor escolaridade. Entre 2000 e 2010, esse indicador passou de 35,21% para 47,88%, no município de Barra dos Coqueiros – SE, e de 39,76% para 54,92%, na unidade federativa (UF). Em 1991, os percentuais eram de 25,15%, no município, e 30,09%, na UF. Em 2010, considerando-se a população municipal com 25 anos ou mais de idade, 16,42% eram analfabetos, 45,31% tinham o ensino fundamental completo, 29,00% possuíam o ensino médio completo, e 4,45%, o superior completo. No Brasil, esses índices eram, respectivamente, de 11,82%, 50,75%, 35,83% e 11,27%.

Internet: <www.atlasbrasil.org.br> (com adaptações).


Tendo como referência inicial as informações apresentadas no texto precedente, e considerando que a sigla IDHM se refere a Índice de Desenvolvimento Humano do Município, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
5047183
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Barra dos Coqueiros - SE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Anderson, servidor aposentado desde 2016 da Prefeitura Municipal de Barra dos Coqueiros – SE, requereu, no ano de 2020, sua reversão ao serviço público.


Nessa situação hipotética, segundo a Lei Complementar n.º 004/2011 daquele município, conforme o interesse da administração, o pedido de Anderson poderá ser

Alternativas
Comentários
  • Gab D conforme essa lei citada, mas com base no reg jur de venâncio aires, está errado o gabarito:

    a- deve ter pelo menos 5 anos de aposentado antes de solicitação (seria letra A em Venâncio AIres); c-deveria estar estável antes


ID
5047186
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Barra dos Coqueiros - SE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Marcos e Mateus, servidores da Prefeitura Municipal de Barra dos Coqueiros – SE, requereram licença para tratar de interesse particular. Marcos ingressou no cargo no ano de 2015, e Mateus, no ano de 2019.


Nessa situação hipotética, com fundamento na Lei Complementar n.º 004/2011 do referido município, a licença poderá ser concedida

Alternativas
Comentários
  • gab e

    • a licença tem prazo máximo de 2 anos, logo é determinado (elimina a, b, c).
    • Marcos tem 5 anos de cargo público e mateus 1 ano, levando em consideração a data da prova. marcos já pode pedir licença e mateus não, somente qnd alcançar estabilidade, já q ele está em estágio probatório ainda.

    ____________

    fonte: reg jurid de venâncio aires RS

    Art. 116. Ao servidor estável, desde que requerida com antecedência mínima de 60 (sessenta) dias, e a critério da Administração Municipal, poderá ser concedida licença para tratar de interesses particulares, pelo prazo de até 02 (dois) anos consecutivos, sem remuneração.

    Art 28 § 15. Ao Servidor em estágio probatório, somente poderão ser concedidas as licenças e os afastamentos previstos nos incisos I, II, III e V do art. 112, assim como o afastamento previsto pelo art. 119.

    Art. 112. Conceder-se-á licença ao servidor:

      I - por motivo de doença em pessoa da família;

      II - para o serviço militar obrigatório;

      III - para concorrer a cargo eletivo;

      IV - para tratar de interesses particulares;

      V - para desempenho de mandato classista.

    Art. 119. O servidor ocupante de cargo efetivo poderá ser cedido para ter exercício em outro órgão ou entidade dos Poderes da União, dos Estados e dos Municípios, 


ID
5047189
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Barra dos Coqueiros - SE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

O uso dos bens municipais de Barra dos Coqueiros – SE pode ser feito por terceiros mediante

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    Concessão, que dependerá de lei e concorrência, caso se trate de bens públicos de uso especial.


ID
5047192
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Barra dos Coqueiros - SE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Geovane, servidor da Prefeitura Municipal de Barra dos Coqueiros – SE, foi acusado de cometer irregularidade no exercício da função. A comissão nomeada para apurar o fato, em processo administrativo disciplinar, foi composta por três servidores estáveis que possuem relação de parentesco com Geovane: Raquel, sua prima; Aldecir, seu tio; e Irineu, seu avô.


Nessa situação hipotética, à luz da Lei Complementar n.º 004/2011 daquele município, poderá(ão) permanecer como integrante(s) da comissão somente

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B


ID
5047195
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Barra dos Coqueiros - SE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Considere as seguintes proposições.


• P: "Se Paulo é fiscal, então João é motorista."
• Q: "Maria é enfermeira ou João é motorista."


Sabendo-se que a proposição P é verdadeira e que a proposição Q é falsa, é correto concluir que

Alternativas
Comentários
  • Q: Maria é enfermeira ou João é motorista.

    Na tabela verdade do OU para resultar em Falso é preciso que as duas proposições sejam falsas.

    P: Se Paulo é fiscal, então João é motorista.

    Foi possível concluir que "João é motorista" é falso. Então, "Paulo é fiscal" também deve ser falso, pois na tabela verdade do Se..., então F → F resulta em V.

    Assim foi possível chegar no gabarito do item A) em que: Maria não é enfermeira, João não é motorista e Paulo não é fiscal.

  • Vamos à questão: ele falou que P=V Q=F

    • P: "Se Paulo é fiscal, F então João é motorista." F já que João é motorista é F Paulo é fiscal também tem que ser F para ser verdadeira pois se cair V-->F=F

    • Q: "Maria é enfermeira F ou João é motorista." F [F ou F=F] no "ou", a única possibilidade de ser Falso, F com F. Ficando; Paulo não é fiscal João não é motorista e Maria não é enfermeira. Se Maria não é enfermeira V, Então João não é motorista V e Paulo não é fiscal.V

    V-->V=V (gab A)

  • Gabarito:A

    Vou fazer a representação por letras.

    P= A-> B = V( que tem q ser verdadeira) Como o B é falso automaticamente A será falsa. Pois, na tabela do ( se então) será falso quando der Vera Fisher.

    Q= C v B = F( que tem q ser falsa) Na tabela do (ou) só é falso se as duas forem falsas .

    Portanto, todas são falsas.

    RESPOSTA- Maria não é enfermeira, João não é motorista e Paulo não é fiscal

  •  P: "Se Paulo é fiscal, então João é motorista." • Q: "Maria é enfermeira ou João é motorista."

    proposição P é verdadeira e que a proposição Q é falsa

    Primeiramente, sabe-se que a preposição P é Verdadeira e a Q é falsa.

    • Q: "Maria é enfermeira ou João é motorista." OBS. Quando envolve o "OU" para ser falsa a preposição, como trás na questão, têm que serem as duas FALSAS.... ( F ou F= F). Portanto, Maria não é enfermeira, como também João não é motorista.

    P: "Se Paulo é fiscal, então João é motorista." OBS. Como João não é motorista, logo, se a primeira for verdadeira, então a preposição será falsa. nesse caso para ser verdadeira (F...F=V). Portanto, Paulo não é fiscal.

    Maria não é enfermeira, João não é motorista e Paulo não é fiscal.

    Gabarito: A

  • GAB: A

    Proposições:

    • P: "Se Paulo é fiscal, então João é motorista."
    • Q: "Maria é enfermeira ou João é motorista.

    Representando:

    • P: PF -> JM
    • Q: ME v JM

    O comando da questão afirma que a proposição P é verdadeira e a proposição Q é falsa:

    • P: PF -> JM = VERDADEIRA
    • Q: ME v JM = FALSA

    Sabemos que o conectivo v só é falso quando as duas proposições são falsas.

    Sabemos também que a única forma do conectivo -> ser falso é se for V -> F, necessariamente nessa sequência.

    Então, considerando isso, para que atendamos o que afirma a questão (P ser verdadeira e Q ser falsa), todas as proposições que compõem as proposições P e Q devem ser falsas:

    • P: PF (F) -> JM (F) = VERDADEIRA
    • Q: ME (F) v JM (F) = FALSA

    Dessa forma, chegamos ao gabarito:

    Maria não é enfermeira, João não é motorista e Paulo não é fiscal.

    A luta continua.

  • Eu tenho umas anotações aqui da aula do prof. Carlos Henrique que ajudam e muito a resolver uma questão como esta.

    Se todas as proposições possuem conectivos e considerando que todas são verdadeiras devo começar pela proposição com o conectivo "e", pois só há uma forma do "e" ser verdadeiro que será quando duas proposições forem verdadeiras.

    Se der como falsa uma proposição com "ou" devo começar por ela, pois o "ou" será sempre e somente falso quando as duas proposições forem falsas.

  • SIMPLES E SO SABER TABELA VERDADE

    SE...,ENTAO= V F F

    SE (P) E V ENTAO A FRASE E FALSA.

    OU= PELO MENOS UMA E V.

    (Q) E F ENTAO TODA FRASE E F

    GABARITO

    MARIA NAO E ENFERMEIRA, JOAO NAO E MOTORISTA E PAULO NAO E FISCAL

  • Quem fará a barba ao barbeiro que tem na janela da loja uma placa a dizer: "Faço a barba a todos os homens da cidade que não se barbeiam sozinhos, e só a esses."

       

  • P Verdadeira Q Falso = F

    Se então é falso quando dá resultado Vera Fischer

    Gabarito A

    Maria não é enfermeira, João não é motorista e Paulo não é fiscal.

  • Sabendo-se que a proposição P é verdadeira e que a proposição Q é falsa, é correto concluir que

    Q: "Maria é enfermeira ou João é motorista."

    M v J

    F v F = falso

    Se Q é falsa então as duas proposições são falsas.

    P: "Se Paulo é fiscal, então João é motorista."

    P --> J

    F --> F = verdadeiro

    Sabemos que J é falso, então P deve ser, necessariamente, falso também.

    Gabarito A - Maria não é enfermeira, João não é motorista e Paulo não é fiscal.

  • Q: Maria é enfermeira ou João é motorista É FALSO

    P: Se Paulo é fiscal, então João é motorista. É VERDADEIRO

    Na tabela verdade do OU para resultar em Falso é preciso que as duas proposições sejam falsas

    logo,

    Q: Maria é enfermeira ou João é motorista

    F OU F = FALSO

    P: Se Paulo é fiscal, então João é motorista

    F------->F= VERDADEIRO

    CONCLUSÃO

    Maria não é enfermeira,

    João não é motorista

    Paulo não é fiscal.

  • Considere as seguintes proposições.

    • P: "Se Paulo é fiscal, então João é motorista."

    • Q: "Maria é enfermeira ou João é motorista."

    Sabendo-se que a proposição P é verdadeira e que a proposição Q é falsa, é correto concluir que

    • Q: "Maria é enfermeira ou João é motorista."

    Só pode ser falsa, quando ambas são falsas = FF

     • P: "Se Paulo é fiscal, então João é motorista."         

     Como sei que João motorista é falsa, então Paulo fiscal deve ser falso para a premissa dar verdadeira = FF

    Analisando as alternativas

    A.     Certa. Como sei que todas as premissas são falsas e com conectivo "e" para ser verdade, então que achar o inverso delas, ou seja, exatamente a descrição na questão

    B,C,D,E – todas tem o conectivo “e” e todas pelo menos tem uma preposição falsa então logicamente as alternativas vão ser falsas.

  • A questão diz que a proposição P é verdadeira e a Q é falsa.

    P: Se Paulo é fiscal, então João é motorista.

    Para ser verdadeira só pode ser:

    V V = Paulo é fiscal e João é motorista

    F V = Paulo não é fiscal e João é motorista

    F F = Paulo não é fiscal e João não é motorista

    Q: Maria é enfermeira ou João é motorista.

    Para ser falsa só pode ser:

    F F = Maria não é enfermeira e João não é motorista.

    Alternativa correta:

    Maria não é enfermeira, João não é motorista e Paulo não é fiscal.

    Obs: As duas proposições tem uma proposição em comum "João é motorista"

    Se colocar verdadeira em uma tem que repetir na outra e vice versa.

  • V-F=FALSO TODOS SÃO FALSO

    GABARITO= A

  • Gente, eu acertei a questão usando equivalência, mas vi que vocês não resolveram assim, fiz errado?

  • é correto concluir que = qual das alternativas é verdadeira?

  • Só complementando.. Atenção pessoal com as valorações já fornecidas pela questão !!

    • P (Deve ser verdadeira) "Se... então" = V ( 3 possibilidade - FF/FV/VV)
    • Q (Deve ser falsa) "ou" = só será falsa a disjunção se ambas forem Falsas.

    Após essas observações só aplicar os conceitos da lógica da argumentação, já explicada pelos colegas.

    Bons estudos e foco no objetivo !!

  • gaba A

    • P: "Se Paulo é fiscal, então João é motorista." V

    • Q: "Maria é enfermeira ou João é motorista." F

    _________________________________________________

    na condicional(Se...Então) só é falso quando for a Vera Fischer

    na disjunção (ou) só é falso quando tudo é F.

    _________________________________________________

    ele disse que a disjunção é falsa, então é tudo F

    • Q: "Maria é enfermeira(F) ou João é motorista(F)"

    _________________________________________________

    ISSO INFLUENCIA NA CONDICIONAL PORQUE EU JÁ SEI QUE JOÃO NÃO É MOTORISTA.

    • P: "Se Paulo é fiscal(F), então João é motorista.(F)"

    e pra não da Vera Fischer eu considero o "Paulo é fiscal Falso" também

    pertencelemos!

  • Resposta: alternativa A.

    Comentário no canal “Dicas e Soluções” no YouTube:

    https://youtu.be/iktpHgXJWFQ

  • P: Paulo é Fiscal ➝ João é Motorista = V

    Q: Maria é Enfermeira v João é Motorista = F

    Disjunção(v): Tudo F dá F

    Condicional (➝): V e F dá F

    Q: F v F = F

    Então Maria não é Enfermeira e João não é Motorista

    P:

    Se a proposição "P" é verdadeira, e V com F dá F e "João é Motorista" é falso, logo, "Paulo é Fiscal" só pode ser falsa (Paulo não é Fiscal) , porque se fosse verdadeira a proposição seria Falsa.

    Alternativa A

  • Letra A

    A = Paulo é fiscal

    B = João é motorista

    A(f) -> (f)B (v)

    _______________________________________

    C = Maria é enfermeira

    B = João é motorista

    C(f) v (f)B (f)

    _______________________________________

    Portanto, Maria não é enfermeira, João não é motorista e Paulo não é fiscal.

  • Gab A.

    Para que um disjunção seja falsa é necessário que ambas sejam falsas:

    Maria não é enfermeira e joão não é motorista.

    Na condicional para ser falsa basta ter V-F. A questão diz que ela é verdadeira, então devemos deixar ambas falsas:

    Paulo não é fiscal, então joão não é fiscal.

    Ou seja, todo mundo mentiroso!!!!

  • Resolução da questão:

    http://sketchtoy.com/69808203

  • Gabarito: A

    O trunfo dessa questão é a proposição Q:

    P: "Se Paulo é fiscal, então João é motorista." (Só não é verdadeira quando 'V -> F')

    Q: "Maria é enfermeira ou João é motorista." (Para 'ou' ser falso, ambas simples que compõe a premissa precisam ser falsas)

    • Maria não é enfermeira e João não é motorista

    • Sabemos que João não é motorista, e sabemos que se Paulo fiscal for verdade, isso tornará a premissa falsa, pois V -> F, então Paulo não é fiscal, o que deixa a premissa verdadeira, que é como a questão pede.
  • Boa questão... uma dica é assistir a sequência a aula do Professor Renato. Ele ensina vários macetes que economiza tempo e não precisa de ficar montanto a tabela. Quem se interessar dá uma olhada no link abaixo!

    https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/disciplinas/matematica-raciocinio-logico/equivalencia-logica-e-negacao-de-proposicoes

  •  P: "Se Paulo é fiscal, então João é motorista." • Q: "Maria é enfermeira ou João é motorista."

    proposição P é verdadeira e que a proposição Q é falsa

    Primeiramente, sabe-se que a preposição P é Verdadeira e a Q é falsa.

    • Q: "Maria é enfermeira ou João é motorista." OBS. Quando envolve o "OU" para ser falsa a preposição, como trás na questão, têm que serem as duas FALSAS.... ( F ou F= F). Portanto, Maria não é enfermeira, como também João não é motorista.

    P: "Se Paulo é fiscal, então João é motorista." OBS. Como João não é motorista, logo, se a primeira for verdadeira, então a preposição será falsa. nesse caso para ser verdadeira (F...F=V). Portanto, Paulo não é fiscal.

    Maria não é enfermeira, João não é motorista e Paulo não é fiscal.

    Gabarito: A

  • Entende...mas deu nó no cérebro... Kkkk

  • Lembre-se

    Quando o Se, então= Falso, A primeira alternativa é verdadeira e a segunda é falsa.

    Para o ou (v) ser Falso, as duas alternativas precisam ser falsas.

  •  P: "Se Paulo é fiscal, então João é motorista." • Q: "Maria é enfermeira ou João é motorista."

    Sabendo-se que a proposição P é verdadeira e que a proposição Q é falsa

    Na proposição P só será falsa quando a primeira parte for verdadeira e a segunda for falsa.

    Assim -> Se V -> F = Falsa. Para ser verdadeira basta a segunda parte da proposição ser verdadeira, não importando se a primeira seja verdadeira ou falsa.

    Na proposição Q basta uma ser verdadeira para tornar a proposição verdadeira.

    Assim -> F ou V = Verdadeira

    V ou F = Verdadeira

    F ou F = Falsa.

  • Como a proposição Q é falsa, então joão não é motorista e maria não é enfermeira. Como a proposição P é verdadeira, então se joão não é motorista, paulo não é fiscal, isso ocorrendo, a proposição P continua verdadeira, visto que, "se paulo é fiscal, então João é motorista", caso contrário, ambos não possuem as respectivas profissões.

  • P -> J = V (ambas precisam ser F)

    M v J = F (ambas precisam ser F)

  • ORA, PARA A PROPOSIÇÃO Q SER VERDADEIRA PRECISA DE V---> F, LOGO, MARIA É SIM ENFERMEIRA!!!!!!!!!!

  • ORA, PARA A PROPOSIÇÃO Q SER VERDADEIRA PRECISA DE V---> F, LOGO, MARIA É SIM ENFERMEIRA!!!!!!!!!!

  • Conclusão final: TODOS estão estudando para os respectivos concursos ainda! Hehehehe

  • GABARITO A

    Raciocinei da seguinte forma:

    1º. Q é falso

    2º. Neguei Q, para q a proposição se tornasse verdadeira.

    3º. Ao fazer isso, concluí que: Maria não é enfermeira E João não é motorista

    4º Logo, isso significa que na proposição P "João é motorista" é falsa

    5º "SE...ENTÃO": V - F - F (Vera Visher é Falsa)

    6º Se a 1ª parte "Se Paulo é fiscal" fosse verdadeira, consequentemente, a proposição P seria falsa

    7º. Logo, a 1ª parte da proposição P é falsa, para que então a proposição P seja verdadeira (conforme afirma a questão).

    Por isso, concluí que o gabarito é a letra A

    N sei se estou certa em meu raciocínio, mas resolvi assim. Caso esteja equivocada, estou aberta a correções.

  • P verdadeiro e Q é falso. Logo, a sequência será esta:

    1. OU: só será falso se ambas as proposições forem. Dessa forma, é possível concluir que Maria não é enfermeira e João não é motorista (F v F = F).

    2. SE: só será verdadeira, nesta ocasião, se a primeira proposição for falsa, visto que já sabemos que João não é motorista (F). Portanto, torna-se evidente que Paulo não é fiscal (F). (F -> F = V).

    Gab. A

  • TO VENDO A GALERA COM UM MONTE DE FORMULAS... SO EU QUE NOTEI QUE QUANDO ELE FALA EM VERDADEIRA ELE QUER DIZER QUE E EQUIVALENCIA E POR ISSO VOLTOU NEGANDO ......E A SEGUNDA E FALSA POR ISSO E A NEGAÇAO DO OU TROCA PELO E E NEGA AS DUAS ????????????

  • GABARITO : A)

    Sabendo-se que a proposição "P é verdadeira" e que a proposição "Q é falsa".

    ________________________________________________________________________________

    ►Q: "Maria é enfermeira OU João é motorista."

    OU = Disjunção (v)

    V - V = V

    V - F = V

    F - V = V

    F - F = F

    Para o "OU (v)" ser falso, deve-se toda a informação ser FALSA.

    LOGO, MARIA NÃO É ENFERMEIRA e NEM JOÃO É MOTORISTA.

    ►P: "Se Paulo é fiscal, então João é motorista."

    Se, então = Condicional (→)

    V - V = V

    F - V = V

    V - F = F (Vera Fisher)...

    F - F = V

    A questão nos dar a informação que a premissa "P" é verdadeira. Há 3 opções que possua como resultado verdadeiro na tabela verdade do "Se, então", porém, a premissa "Q" é toda falsa, logo, JOÃO NÃO PODE SER MOTORISTA. Então, resta saber se PAULO É DE FATO FISCAL... Por isso, procuro dentro da tabela verdade uma opção que possua "F" mas que no final, o resultado seja verdadeiro. A mais adequada para a questão, seria F - F = V.

    V - V = V (Não poderia ser, haja visto que o segundo termo deve ser F pelo fato de João não ser motorista).

    F - V = V (Não poderia ser, haja visto que o segundo termo deve ser F pelo fato de João não ser motorista),

    F - F = V (Dentre todas, é a que melhor cumpre os requisitos, haja visto que o segundo termo é F e o resultado é verdadeiro.)

    LOGO, PAULO NÃO É FISCAL E NEM JOÃO É MOTORISTA.

  • Pa = Paulo é fiscal / J = João é motorista / M = Maria é enfermeira

    P: Pa --> J (V)

    Q M V J (F), Nesse caso, M é F e J é F (tabela-verdade da disjunção inclusiva). Portanto, para que P seja verdadeira sabendo que J é falso, P deve ser faslo (tabela-verdade da condicional)

  • kkk tanta fórmula, simples, inverte e nega tudo ou volta negando.

  • Nega todo mundo na Q e coloca E (virgula)

    Na primeira (P) sabemos que é V o resultado e João não é motorista como vimos na Q.

    Na relação Se -então resultado V e segunda afirmação falsa F , logo a primeira é F pois F-F=V.

    Então Paulo não é fiscal (F)

  • Dica: Trocar o conectivo E, pelo OU (o contrário também) é do mesmo jeito, e volta negando a frase.

    Obs.: Voltar negando, significa pegar a frase do final, para o início e voltar negando, trocando o sinal (E), pelo (OU), ou vice-versa. (prestar atenção em voltar negando a frase, do final, para o início).

  • Gustavo Moreira, muito obrigado pela explicação.


ID
5047201
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Barra dos Coqueiros - SE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

O quadro de servidores de transporte escolar de determinada prefeitura é formado por motoristas e monitores, apenas. A respeito desses servidores, sabe-se que:


• alguns motoristas gostam de futebol;
• todos os monitores gostam de futebol;
• todos os servidores que gostam de futebol também gostam de voleibol.


Com base nessas informações, sabendo-se que Pedro é servidor desse quadro e não gosta de voleibol, conclui-se que Pedro é

Alternativas
Comentários
  • •Todos os monitores gostam de futebol e quem gosta de futebol (monitores) também gosta de voleibol.

    •Se Pedro não gosta de voleibol, automaticamente não pode ser monitor (eliminamos C, D e E)

    •Se Pedro não gosta de voleibol, não pode gostar de futebol porque o enunciado deixa claro que quem gosta de futebol também é adepto ao voleibol.

    Sabendo-se que Pedro é servidor desse quadro e não gosta de voleibol, conclui-se que Pedro é Motorista e não gosta de futebol.

    GAB B

  • Peguei atribuindo valores:

    1. Motoristas: A, B, C, D, E.

    2. Monitores: 1, 2, 3, 4, 5.

    Primeira afirmação: alguns motoristas gostam de futebol.

    Logo, coloquei arbitrariamente que A, B e C gostam de futebol.

    Segunda afirmação: todos os monitores gostam de futebol.

    Logo, 1, 2, 3, 4, 5 gostam de futebol.

    Terceira afirmação: todos os servidores que gostam de futebol também gostam de voleibol.

    Logo, A, B, C, 1, 2, 3, 4 e 5 que gostam de futebol também gostam de voleibol.

    Como pedro não gosta de voleibol, também não gosta de futebol. Se ele n gosta de futebol não pode ser monitor.

    Logo ele é motorista e não gosta de futebol.

    Gab B.

  • GAB B

    É o tipo de questão que um conjunto salva. Mas vou tentar explicar sem eles.

    Quando a questão fala:

    "todos os servidores que gostam de futebol também gostam de voleibol"

    • É o mesmo que dizer que= Todo A é B.

    Logo, todo mundo que gosta de futebol gosta e voleibol! (Já que o futebol está dentro do conjunto maior, no caso voleibol)

    • Segue o esquema desenhado= http://sketchtoy.com/69502045

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Se Pedro não gosta de voleibol, então ele não gosta de futebol.

    • Já que ele não pertence ao conjunto MAIOR(voleibol) ele não pertencerá o MENOR (Futebol)

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    " todos os monitores gostam de futebol"

    Logo, Pedro não será monitor porque ele não gosta de futebol!

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    "alguns motoristas gostam de futebol."

    Novamente o conjunto!

    Existe nesses casos motoristas que não gostam de futebol.

    Link= http://sketchtoy.com/69502049

    Qualquer dúvida ou erro chama DM!

  • http://sketchtoy.com/69502970

    Fiz dessa forma algum erro pode informar por favor retirarei o comentario.

  • GAB: B

    Nunca usei conjunto para esse tipo de questão. Para visualizar melhor, prefiro representar por letras ou encurtar a frase da seguinte forma:

    Alguns motoristas -> gostam de futebol

    Todos monitores -> gostam de futebol

    Todos que gostam de futebol -> gostam de voleibol

    * obs: o "->" não representa uma condicional, usei só pra ficar mais fácil de visualizar.

    O comando da questão afirma que Pedro não gosta de voleibol, então de cara já podemos concluir que Pedro não pode ser monitor, pois todos os monitores gostam de futebol e todos que gostam de futebol também gosta de voleibol. Então Pedro só pode ser motorista e não gostar de futebol, pois, como dito anteriormente, todos que gostam de futebol também gostam de voleibol.

    Força!

  • ALGUNS MOTORISTAS......(FUTEBOL SIM) e (VOLEYBOL SIM)...........[QUEM GOSTA DE FUT, GOSTA DE VOLEY]

    OUTROS MOTORISTAS.....(FUTEBOL NÃO)

    TODOS OS MONITORES...(FUTEBOL SIM) e (VOLEYBOL SIM)..........[QUEM GOSTA DE FUT, GOSTA DE VOLEY]

    Se Pedro não gosta de voleibol, então ele só pode fazer parte dos outros motoristas que não curtem futebol.

    seria impossível ele gostar de futebol pois quem gosta de fut tem que gostar de voley tbm.

  • Loog, Pedro é o chato que não gosta de nada.

    E é motorista pelo que os outros colegas já explanaram.

  • Tentei explicar em conjuntos.

    http://sketchtoy.com/69508615

  • https://sketchtoy.com/69512628

  • Questão boa essa.

  • G-B

    [ATENÇÃO] Se essa questão fosse de "certo e errado" e a opção de conclusão fosse a alternativa B [Pedro é motorista e não gosta de futebol.], o gabarito seria "errado", uma vez que o Pedro não é necessariamente motorista.

    http://sketchtoy.com/69514278

  • Como um colega explicou em uma outra questão, dá p/quebrar com silogismo:

    i)Comecemos com as proposições categóricas:

    a) Todos os monitores gostam de futebol (se é monitor, então gosta de futebol)

    Mon--> Fut

    b)Todos os servidores que gostam de futebol também gostam de voleibol (se se gosta de futebol, então gosta de voleibol).

    Fut--> Vol

    ii) Quebrando as pontes:

    Mon --> Fut

    Fut --> Vol

    Mon--> Vol (todo monitor gosta de vôlei)

    Portanto, se o cidadão é servidor e não gosta de vôlei, não é monitor. Logo, é motorista.

    iii)Se ele não gosta de vôlei, também não gosta de futebol. Veja:

    (ii) Fut --> Vol

    ~Vol--> ~Fut (equivalência)

  • Já que o Q concursos não coloca os professores para gravar aula comentada ,tem que apelar pro You Tube

    Segue link da aula que explica essa questão .

    https://www.youtube.com/watch?v=0DLXCbK1br8

  • disse tudo Iamara

  • Vi alguns diagramas errados aqui.

    Creio que a forma mais acertada seja essa: http://sketchtoy.com/69523644

    1. alguns motoristas gostam de futebol; => então há uma interseção entre o conjunto motoristas e futebol
    2. todos os monitores gostam de futebol; => o conjunto monitores está contido no conjunto futebol
    3. todos os servidores que gostam de futebol também gostam de voleibol. => o conjunto futebol é igual ao conjunto volei

    Todos os motoristas que gostam de futebol, gostam de volei e não há motorista que goste de volei sem gostar de futebol!

  • GABARITO: LETRA B.

    Segue uma simulação de como seria o Diagrama de Venn.

    http://sketchtoy.com/69537272

    Bons estudos!

  • Só eu achava que a Cespe era cara e prefeitura não podia contratar?

  • Letra B

    Primeiro diagrama: o conjunto "alguns motoristas" está dentro do conjunto "gostam de futebol"

    Segundo diagrama: o conjunto "todos os monitores" está dentro do conjunto "gostam de futebol"

    todos os servidores que gostam de futebol = conjunto "alguns motoristas" e todos os monitores"

    Terceiro diagrama: o conjunto " alguns motoristas" e "todos os monitores" estão dentro do conjunto "gostam de voleibol"

    Portanto, sabendo-se que Pedro é servidor e Não gosta de voleibol: ele só pode ser Motorista e Não gostar de futebol, porque os motoristas que gostam de futebol também gostam de voleibol, e Pedro Não gosta de voleibol.

  • Todo servidor que gosta de futebol gosta de volei, logo se pedro nao gosta de volei, ele tbm não gosta de futebol, e portanto ele só pode ser motorista já que todos os monitores têm gostar de futebol. Vc ja elimina tres alternativas, só vai sobrar duas, ai vc ja sabe ne kkk.

  • Bem, eu resolvi assim:

    -"Todos os servidores que gostam de futebol também gostam de voleibol" tem a forma de uma condicional (p -> q). Posso rescrever assim - Se gosta de futebol, então gosta de voleibol (afinal, os conjuntos coincidem, o que vale para um, vale para o outro).

    -Uma forma de dizer a mesma coisa é a seguinte equivalência: ~q -> ~p (se não gosta de voleibol, então não gosta de futebol).

    -Ora, Pedro não gosta de voleibol. Logo, ele não gosta de futebol.

    -Se todos os monitores gostam de futebol, então Pedro não é monitor.

    = Pedro é motorista e não gosta de futebol.

  • Resposta: alternativa B.

    Comentário do canal “Estude Comigo Brasil” no YouTube: 7:56s

    https://youtu.be/0DLXCbK1br8

  • http://sketchtoy.com/69807824

  • Resolução da questão com Diagrama de Venn:

    http://sketchtoy.com/69808192

    Pedro só pode estar na área de x vermelho

  • ora...se Pedro sendo um servidor não gosta de voleibol, certamente ele não gostará de futebol. Visto que, todos os servidores que gostam de futebol gostam também de voleibol. Sendo assim, Já que nem todos os motoristas gostam de futebol Pedro será um dos motoristas que não gostam dos esportes..

    Fonte: Praticar dia após dia...

  • pedro é um chato

  • • alguns motoristas gostam de futebol;

    • todos os monitores gostam de futebol;

    • todos os servidores que gostam de futebol também gostam de voleibol. 

    Pedro é servidor desse quadro e não gosta de voleibol, conclui-se que

    Pedro não gosta de voleibol, então não pode gostar de futebol, porque "• todos os servidores que gostam de futebol também gostam de voleibol. "

    Se ele não gosta de futebol também, não é monitor, porque todo monitor gosta de futebol.

    Só resta o motorista. Como "alguns" motoristas gostam de futebol, e não todos, Pedro faz parte do "existe motorista que não gosta de futebol". Logo, Pedro não gosta de futebol e é motorista.

  • Pedro não gosta de mulher rs

  • melhor esquema pra essas questões é desenhar

  • pedro entrou como intruso

  • Monitor e motorista

    • alguns motoristas gostam de futebol;

    • todos os monitores gostam de futebol;

    • todos os servidores que gostam de futebol também gostam de voleibol. 

    Pedro é servidor desse quadro e não gosta de voleibol, 

    Pedro é motorista e não gosta de futebol.

  • Segue link com a prova de Raciocínio Lógico de Barra dos Coqueiros – SE com todas as questões resolvidas, sendo que a dessa questão em tela começa em 07:53:

    https://www.youtube.com/watch?v=0DLXCbK1br8

  • O quadro de servidor é formado por MOTORISTAS E MONITORES. Agora, vamos lá...

    "alguns" motoristas gostam de futebol;

    "todos" os monitores gostam de futebol;

    "todos" os servidores que gostam de futebol também gostam de voleibol.

    Pedro é servidor desse quadro e não gosta de voleibol,

    conclui-se que Pedro...

    Se Pedro não gosta de voleibol, logo, ele também não gosta de futebol.

    Se TODOS os MONITORES gostam de futebol, mas Pedro não, logo, ele é motorista.

    GABARITO: B) motorista e não gosta de futebol.

  • pegou pesado cespe, fundamental . tá difícil até ser ACS.:/
  • Melhor resolução da internet, (18'30''):

    https://www.youtube.com/watch?v=acqFCq9uxfA


ID
5047204
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Barra dos Coqueiros - SE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Certa prefeitura dispõe de 10 motoristas. Sabe-se que todos esses motoristas gostam de viajar e que 6 desses motoristas usam óculos.


Considerando-se essa situação hipotética, é correto concluir que

Alternativas
Comentários
  • fui por eliminação hahahaha

  • Penso nessas questões como Interpretação de texto da CESPE.

    Tomar cuidado sempre com a extrapolação e escrever (ou desenhar) as questões, isso ajuda a não perder o raciocínio durante a resolução.

    Gab: Letra E

  • indo um pouco além:

    1) todos os 10 gostam de viajar

    2) 6 usam óculos

    3) some tudo e o q passar do total será interseção entre "usam oculos" e "gostam de viajar" (ou use a fórmula n(a U b) = n(a) +n(b) - n(a interseção b), dá no mesmo)

    10 + 6 = 16

    16 - 10 = 6

    6 é a interseção

    obs.: oc = usam oculos e GV = gostam de viajar

    Dessa forma (http://sketchtoy.com/69505668):

    • 6 gostam de viajar e usam óculos
    • todos os q usam óculos gostam de viajar
    • nem todos q gostam de viajar usam óculos (4 desses)
  • Resolvi com diagrama por se tratar de premissa categórica... "Todo motorista gosta de viajar" o primeiro vai dentro do segundo.... Dentro desses 10 motoristas (que gostam de viajar) 6 usam óculos e 4 não usam.

  • GABARITO LETRA E

    Certa prefeitura dispõe de 10 motoristas. Sabe-se que todos esses motoristas gostam de viajar e que 6 desses motoristas usam óculos.

    TOTAL DE MOTORISTAS = 10 E TODOS GOSTAM DE VIAJAR.

    6 MOTORISTAS USAM ÓCULOS E GOSTAM DE VIAJAR.

    6 MOTORISTAS NÃO USAM ÓCULOS E GOSTAM DE VIAJAR.

    ---------------------------------------------------------

    A) todo motorista que gosta de viajar usa óculos. ERRADA.

    ERRADO, POIS EXISTEM 4 MOTORISTAS QUE GOSTA DE VIAJAR E NÃO USA ÓCULOS.

    --------------------------

    B) todo motorista que usa óculos não gosta de viajar. ERRADA.

    EXISTEM 6 MOTORISTAS QUE USAM ÓCULOS E GOSTA DE VIAJAR.

    --------------------------

    C) existe motorista que não usa óculos e não gosta de viajar ERRADA.

    ERRADO, POIS EXISTEM MOTORISTAS QUE NÃO USAM ÓCULOS, MAS GOSTAM DE VIAJAR.

    --------------------------

    D) existe motorista que usa óculos e não gosta de viajar. ERRADA.

    --------------------------

    E) existe motorista que usa óculos e gosta de viajar. CERTO.

  • Fiz da seguinte forma:

    http://sketchtoy.com/69530120

  • Partindo da premissa que Todo A é B, ou seja, A está contido em B. Logo, todos os motoristas estão incluídos no grupo que gostam de viajar (elimina as alternativas B, C e D).

    Dentre todos os motoristas apenas 6 usam óculos, logo 4 não usam. Com base nisso, a alternativa A entra em contradição ao dizer que todos os motoristas que gostam de viajar usam óculos, pois há 4 motoristas que não usam óculos e lembrando que todos os motoristas gostam de viajar.

    Para ficar mais claro é só fazer os conjuntos como a seguir: http://sketchtoy.com/69523178.

  • Essa é pra não zerar

  • Letra E

    Primeira passo = "todos motoristas" dentro do conjunto "gostam de viajar"

    Segundo passo = "6 motoristas" dentro do conjunto "usam óculos"

    Portanto, existe motorista que usa óculos (observamos que são 6) e gosta de viajar (observamos que todos os motoristas gostam de viajar)

  • Resposta: alternativa E.

    Comentário do canal “Estude Comigo Brasil” no YouTube: 13:11s

    https://youtu.be/0DLXCbK1br8

  • Eles colocam uma questão como essa para o final da prova. Por isso é importante ter estratégia... responda as que você sabe e depois lute contra aquelas que foram feitas pelo examidor FDP!

  • É claro que já dava pra responder de cabeça, mais é bom usar de todos os artifícios para responder né, no meu caso eu usei O diagrama.

  • Diagrama de Venn criado:

    https://sketchtoy.com/69808176

    Observando as áreas consegue resolver a questão.

  • Quando você representa corretamente( Rascunho), com conjuntos, setas etc, fica muito mais fácil!

  • Gabarito letra E

    Essa pela logica da pra responder!

  • Gab. Letra E.

    Caveira!!!

  • Esse é o tipo de questão tão fácil, mas tão fácil que se o cabra não fica esperto, acaba encotrando pelo em ovo.

  • Questão do IBGE de 100 mil vagas kkkkkk

  • esse tipo de questão que envolve o TODO, eu faço logo o diagrama, fica facinho de interpretar depois.

  • Tabela lógica: V com V da V .

  • Na Conjunção (e) ,a proposição só é verdadeira quando todos os valores lógicos são verdadeiros (V e V = V)

    Sabendo que são válidas as proposições:

    P: todos os motoristas gostam de viajar. (v)

    Q:6 motoristas usam óculos. (v)

    A todo motorista que gosta de viajar usa óculos. (F)

    B todo motorista que usa óculos não gosta de viajar. (F)

    V F (F)

    C existe motorista que não usa óculos e não gosta de viajar.

    V F (F)

    D existe motorista que usa óculos e não gosta de viajar.

    V V (V)

    E existe motorista que usa óculos e gosta de viajar.

  • Só resolvo esse tipo de questão pelo desenho. Resolvi essa assim: https://imgur.com/a/MdqC52I

  • GABARITO: E

    > MOTORISTAS = 10

    > USAM ÓCULOS = 6

    > NÃO USAM ÓCULOS = 4

    > GOSTAM DE VIAJAR = 10.

    Das alternativas, a única que podemos afirmar com certeza é que existe motorista que usa óculos e gosta de viajar, pois 6 usam óculos e todos eles gostam de viajar.

    Não pare até que tenha terminado aquilo que começou. - Baltasar Gracián.

    -Tu não podes desistir.

  • E) existe motorista que usa óculos e gosta de viajar

    Conectivo E é verdade quando tudo for verdade

  • bem facinho

  • Queria que toda questão de RLM fosse assim hahaha

  • Poxa questão muito trivial. Não pode perder tempo com essa

  • Motoristas são 10

    Entre ele existem 6 q usam óculos

    E 4 q não usam, independente se usam ou não óculos, todos gostam de viajar.

  • existe motorista que usa óculos e gosta de viajar.

  • Gabarito''E''.

    1) todos os 10 gostam de viajar

    2) 6 usam óculos

    Somando tudo e o que passar do total será interseção entre "usam óculos" e "gostam de viajar"

    10 + 6 = 16

    16 - 10 = 6

    6 é a interseção

    Dessa forma:

    1. 6 gostam de viajar e usam óculos
    2. todos os q usam óculos gostam de viajar
    3. nem todos q gostam de viajar usam óculos (4 desses)

    Podemos dizer que "existe motorista que usa óculos e gosta de viajar."

    Não desista em dias ruins. Lute pelos seus sonhos!

  • A questão mais fácil que respondi no site.

  • Ele quer saber o que é verdadeiro

    Frase com todo, nunca responde com todo, e sim com existe, algum, pelo menos um , cancela A e B

    Conectivo E, qualquer F torna a frase falsa, logo, temos

    C) existe motorista que não usa óculos (F) e não gosta de viajar (F) - Falso

    D) existe motorista que usa óculos (V) e não gosta de viajar (F) - Falso

    E)existe motorista que usa óculos ( V) e gosta de viajar (V) - Verdadeira, alternativa certa

  • A prefeitura tem 10 motoristas, e todos gostam de viajar, mas penas 6 usam óculos, ou seja, tem motorista que não usa óculos, mas gosta de viajar e tem motorista que usa óculos e gosta de viajar, pórem, se 100% dos motoristas gostam de viajar, qualquer alternativa de diga que alguma parte deles não gosta de viajar está incorreta. Sendo assim:

    A todo motorista que gosta de viajar usa óculos. - Errado, apenas 6 usam óculos.

    B todo motorista que usa óculos não gosta de viajar. - Errado, todos gostam de viajar.

    C existe motorista que não usa óculos e não gosta de viajar - Errado, todos gostam de viajar.

    D existe motorista que usa óculos e não gosta de viajar. - Errado, todos gostam de viajar.

    E existe motorista que usa óculos e gosta de viajar. - Correta, 6 motoristas usam óculos, e como todos eles gostam de viajar, esses 6 também gostam.

  • 1 - 10 motorista

    2 - 6 usam óculos

    3 - Todos gostam de viajar, tanto os com ou sem óculos

    Logo, podemos tirar 4 questões de jogo e sobro a "E"

  • Eu não tinha entendido a pergunta kkk

  • Presente atençã


ID
5047207
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Barra dos Coqueiros - SE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

No início de determinado mês, uma escola tinha um estoque de 720 kg de alimentos. Nas três primeiras semanas desse mês, foram consumidos, respectivamente 1/6, 5/24 e 1/5 desse estoque de alimentos.


Considerando essa situação hipotética, assinale a opção que apresenta a quantidade de alimentos restante nesse estoque logo após essas três semanas.

Alternativas
Comentários
  • KG DE ALIMENTOS: 720

    Quando a questão fala "desse estoque de alimentos" ele pede para multiplicarmos do valor inicial, e não do restante.

    Vamos lá:

    720*1/6 = 120

    720*5/24 = 150

    720*1/5 = 144

    120 + 150 + 144 = 414

    O enunciado pede o restante de alimentos, se foram consumidos 414 quilos, então sobrou quanto?

    720 - 414 = 306 quilos

    GAB D

  • Resposta 380kg

    CESPE precisa rever essa questão

  • Dica para fazer essa questão rápido principalmente quando os números não forem divisíveis é deixá-los e realizar normalmente, posto que há alternativas de múltiplas escolhas com isso fica fácil de verificar o valor mais próximo.

    EX: invés de dividir por 24 , faz por 25.

  • Mamão com açucar (adoraria uma questão dessa na minha prova kkkk)

    Veja que implicitamente a questão ja diz o que você deve fazer. Vejamos:

    "Nas três primeiras semanas desse mês, foram consumidos, respectivamente 1/6, 5/24 e 1/5 (de que? De 720) desse estoque de alimentos (Qual estoque? O de 720.)."

    Logo basta multiplicarmos as frações pelo valor do estoque.

    1/6 de 720 1/6.720= 120

    5/24 de 720 5/24.720= 150

    1/5 de 720 1/5.720= 144

    (OBS.:A preposição tem o poder da multiplicação)

    Após isso basta somar os resultados.

    120+150+144= 414

    414-720= 306

    GABARITO: D

  • Questão ridícula!!

  • Encontrei 380kg justamente por pensar como os colegas. Mas de fato nós que extrapolamos o enunciado, que deixa claro que as frações se referem ao estoque de 720kg.

  • vejo erro pois as reduções em cada fração correspondente à cada semana exclui do estoque de 720kg, veja, se foi consumido 720-1/6 na primeira semana, na semana seguinte não terá 720kg ainda disponível

  • Gente, alguem sabe me explicar pq não preciso tirar o MMC dos denominadores pra iguala-los e fazer a questão ? O meu deu 720x0,575=414, ai eu marquei a alternativa e estava errada!!! Jamais passou pela minha cabeça que eu teria que subtrair 720 - 414 = 306. Alguem pode me ajudar? Obrigada!!!!

  • Cespe engoliu mosca: 720-120-125-95=380, ou o enunciado está equivocado. Não se pode retirar as três parcelas do total, mas sim do que sobra do anterior...

  • resolução da questão em vídeo.

    https://www.youtube.com/watch?v=6HY52TchNsI

  • Comida Consumida

    1/6 + 5/24 + 1/5 = 69/120

    ** Se eu consumi 69/120 de comida, sobraram 51/120

    Comida Restante

    51/120 x 720 = 306

  • Não foi solicitado o desconto do consumo das semanas, é só utilizar o valor de 720 Kg em toda semana conforme abaixo.

    1º Semana = 1/6 x 720 = 120

    Cálculo: 720/6 x 1 = 120

    2º semana 5/24 x 720 = 150

    Cálculo: 720/24 x 5 = 150

    3º semana 1/5 x 720 = 144

    Cálculo: 720/5 x 1 = 144

    120 + 150 + 144 = 306 Kg

    Opção D

  • Ambiguidade até aqui... Minha resposta deu 380...

  • Em uma questão de frações verifique qual a referência : no caso , cita- se ¨o estoque¨ = 720kg.

    assim, como todos as as frações possuem a mesma referência, você pode fazer o mmc dos denominadores, pois são valores diferentes:

    •  1/6+ 5/24+ 1/5 =

    20 + 25+24 /120 = 69/120( total de consumo)

    • 69/120 de 720kg = 69/120 x 720 = 49680/120 = 414 do estoque foi consumido

    • então = 720 - 414 = 306 (restante do estoque)

    ou

    • sobraram 51/120 x 720 = 306 (pois, lembre-se que o consumo foi 69/120)
  • O certo era retirar a parcela do que sobrou na semana seguinte, mas fiz desse modo e vi que não tinha alternativa no final. Então fiz do jeito errado, que é dividir e multiplicar 720 por cada fração ali, somar os resultados e no fim subtrair do total.

    Eu acertei, mas não tem lógica essa questão. Se eu consumo 1/6 de 720 em uma semana, na semana seguinte não tem mais 720 e sim 720 - 1/6.

  • PC-PR 2021

  • 1/6 + 1/5 =11/30

    11/30 + 5/24 = 414/720

    Restante 720 - 414 = 306

  • estoque= 720 kg de alimentos

    primeira semana= 1/6

    segunda semana= 5/24

    terceira semana= 1/5

    agora tirar o mmc de 6,24,5

    1/6.5/24.1/5= 20/120.25/120.24/120

    20+25+24=69

    69/120

    para saber o restante 120-69=51

    agora uma regra de três simples

    720-----120

    x---------51

    120x=36720

    x=36720/120

    x=306

  • Resposta: alternativa D.

    Comentário do canal “Estude Comigo Brasil” no YouTube: 16:24s

    https://youtu.be/0DLXCbK1br8

  • todas as alternativas estão erradas. resposta correta 380

  • 720 X 1/6 = 120

    720 X 5/24 = 150

    720 X 1/5 = 144

    120 + 150 + 144 = 414 CONSUMIDO

    720 - 414 = 306

  • Quer dizer que se você consome 1/6 de 720kg (=120kg), você ainda terá os mesmos 720kg para consumir e não 600kg. Interessante, nunca tinha visto alimentos infinitos.

  • Tem um erro na questão. Se você consome, logo, na segunda semana não terá o mesmo peso de alimentos que havia na primeira semana. Meu valor para essa questão foi de 380 Kg

  • Gab D

    Eu tentei todas as opções possíveis, fiz os cálculos baseado no que restava do estoque, mas, quem manda é a banca, então...

    720*1/6 = 120

    720*5/24 = 150

    720*1/5 = 144

    120 + 150 + 144 = 414

    A questão quer saber o restante de alimentos, se foram consumidos 414 quilos, então sobrou 720 - 414 306 quilos

    Se não gosta de recomeçar, aprenda a não DESISTIR....

  • "Ta preura kkkkk os alimentos são infinitos é?"

    O certo seria 380 kg

  • Raciocinio logico e nao MATEMATICA

  • Não é a toa que Cespe ta perdendo credibilidade....

  • Gente, o comando da questão é claro:

     Foram consumidos, respectivamente 1/6, 5/24 e 1/5 desse estoque de alimentos.

    Qual é o estoque? = um estoque de 720 kg de alimentos

    Em nenhum momento a questão fala DO ESTOQUE RESTANTE.

    É mais uma questão de interpretação de texto.

  • Minha contribuição.

    No início de determinado mês, uma escola tinha um estoque de 720 kg de alimentos. Nas três primeiras semanas desse mês, foram consumidos, respectivamente 1/6, 5/24 e 1/5 desse estoque de alimentos.

    Considerando essa situação hipotética, assinale a opção que apresenta a quantidade de alimentos restante nesse estoque logo após essas três semanas.

    (1/6 + 5/24) +1/5 = 23/40

    720/40 = 18

    18 x 23 = 414

    720 - 414 = 306KG

    Abraço!!!

  • 720*1/6 = 120

    720*5/24 = 150

    720*1/5 = 144

    120 + 150 + 144 = 414

    qual é o estoque q temos? 720!!!

    414-720=306

  • Deu 390, porém tá bem louca isso

  • Não deveria tira do resto que vai ficando de cada resposta que vc simplificar por ex, 720: 6 fica 600, próximo 600.5: 24 etc.

  • Eu errei a questão pois fui fazer o m.m.c para achar a equivalência entre elas para sim depois dar continuidade, vim olhar o comentário e entendi perfeitamente a questão, refiz e deu certo.

  • Quando você consome 1/6 de 720, depois não tem como consumir 5/24 de 720 também. Você consome o que restou e não o total de volta. Questão mal elaborada.


ID
5107747
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Barra dos Coqueiros - SE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação a aspectos diversos do trabalho nas instituições de educação infantil, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Esta questão exige conhecimentos sobre o trabalho nas Instituições de Educação Infantil

     

    RESOLVENDO A QUESTÃO:

    Sobre aspectos diversos do trabalho na Educação Infantil, analisemos cada uma das alternativas para que identifiquemos a correta.

     

    A) A criança deve aprender a conhecer o prazer e a experimentar satisfação no ato de se alimentar, bem como reconhecer que há momentos para a alimentação e que eles, na medida do possível, devem ser comunitários.

    Certo! Aprender a importância e os benefícios de se alimentar corretamente é essencial para o bom desenvolvimento da criança. Esse é um importante papel a ser realizado pela creche, pois no momento da alimentação a criança aprenderá o quão prazeroso poderá esse ato, o qual deverá, sempre que possível, ser realizado conjuntamente com outras crianças. Dessa feita, não há nada que inviabilize esta alternativa, estando ela correta.

     

    B) A contaminação dos alimentos devido à reprodução de bactérias ocorre no intervalo de temperatura de 7 °C a 85 °C, chamado de zona de perigo.

    Errada! Na verdade, os microrganismos podem se multiplicar em temperaturas entre 5°C a 60°C (chamada zona de perigo). Na temperatura ambiente, ocorre uma rápida multiplicação dos microrganismos. Portanto esta alterativa está incorreta mesmo.

     

    C) O espaço criado para a criança na instituição de educação infantil deverá estar organizado de acordo com as possíveis condições estruturais da creche.

    Errada! É fato que o espaço em que serão atendidas as crianças na Educação Infantil é de fundamental importância para o desenvolvimento adequado das atividades. No entanto, a criação e organização desse espaço deve ocorrer independentemente das possibilidades estruturais da creche, vale dizer, se o espaço físico da instituição não está apropriado, este deverá passar por todas as adaptações para que atenda a contento às necessidades das crianças.

     

    D) Apesar de os brinquedos satisfazerem as necessidades básicas de aprendizagens das crianças, como, por exemplo, escolher, imitar, dominar, eles não atendem as estratégias pedagógicas para o desenvolvimento de normas e valores sociais.

    Errada! Além de satisfazerem as necessidades básicas de aprendizagem das crianças, como: escolher, imitar, dominar, os brinquedos podem e devem ser utilizados como estratégias pedagógicas para o desenvolvimento de normas e valores culturais. Isso pode ocorrer, entre outras maneiras, por meio de criação de histórias nas quais se utilizem os brinquedos para simular a realidade durante a brincadeira.

     

    E) A abertura da creche para a participação da família significa reconhecer que os pais educam e que a função da creche é apenas a instrução cognitiva na elaboração de conceitos para a infância.

    Errada! É verdade que a abertura da creche para a participação da família significa reconhecer que os pais educam. Todavia, a função da creche vai muito além da instrução cognitiva na elaboração de conceitos para a infância. A creche possui, ademais, papel de contribuir com a formação da autonomia, da afetividade, da sociabilização, entre outros aspectos importantes para o desenvolvimento regular da criança.

     

     

    Gabarito do Professor: Letra A.
  • A

    A criança deve aprender a conhecer o prazer e a experimentar satisfação no ato de se alimentar, bem como reconhecer que há momentos para a alimentação e que eles, na medida do possível, devem ser comunitários


ID
5107750
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Barra dos Coqueiros - SE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No educar e cuidar da criança, devem ser favorecidas situações que envolvam

Alternativas
Comentários
  • Esta questão exige conhecimentos sobre educar e cuidar de crianças na Educação Infantil

     

    RESOLVENDO A QUESTÃO:

    No que se refere à educação e aos cuidados com a criança na Educação Infantil, analisemos cada uma das alternativas para que identifiquemos a que apresenta a conduta mais favorável.

     

    A) ambientes disciplinadores, para que as crianças desenvolvam uma boa moral e conduta correta.

    Errada! A concepção de educação demonstrada nesta alternativa está ultrapassada, remete à educação tradicional, na qual a disciplina e a ordem eram priorizadas em detrimento do pleno desenvolvimento da criança. Portanto, não seria esta a conduta mais favorável à educação e aos cuidados com as crianças.

     

    B) a criação de ambiente receptivo e a participação passiva da criança.

    Errada! Embora a criação de um ambiente receptivo favoreça à educação e aos cuidados com as crianças, a participação desta no processo educativo deve ser ativo, e não passivo.

     

    C) a organização de proposta pedagógica única e geral, com ênfase na esfera intelectual.

    Errada! Uma proposta pedagógica que favoreça à educação e aos cuidados da criança deve ser flexível e diversificada, e não única e geral. Além disso, a ênfase da educação infantil está mais na socialização e na ludicidade do que na esfera intelectual.

     

    D) atividades coletivas e contextos lúdicos.

    Certa! Um contexto que muito favorece ao desenvolvimento da educação e dos cuidados com a criança na Educação Infantil é a socialização (por meio, principalmente, da exploração de atividades coletivas) e o trabalho com a ludicidade. Portanto, esta alternativa está dentro da perspectiva mais favorável à educação e aos cuidados com a criança na Educação Infantil.

     

    E) a participação passiva da família e a oferta de situações exploratórias pelos educadores e cuidadores.

    Errada! Embora a oferta de situações exploratórias favoreça à educação e aos cuidados da criança, em se tratando da participação da família, esta deve ser ativa, e não passiva como afirma a alternativa.



    Gabarito do Professor: Letra D.
  • Alternativa D atividades coletivas e contextos lúdicos. Tudo que for uniforme e passivo impede o desenvolvimento integral da criança. É necessário estimular a autonomia e a criticidade desde cedo.

ID
5107753
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Barra dos Coqueiros - SE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Ao auxiliar uma criança no momento da refeição, a cuidadora percebeu que a comida estava quente e poderia causar queimadura ou desconforto na criança.


Nessa situação, é recomendado que a cuidadora

Alternativas
Comentários
  • Esta questão exige conhecimentos sobre cuidados com a alimentação da criança na Educação Infantil

     

    RESOLVENDO A QUESTÃO:

    Tomando como ponto de partida o caso trazido pela questão, analisemos cada uma das alternativas para que identifiquemos a conduta correta a ser adotada pela cuidadora.

    A) sopre o alimento e o experimente antes de oferecê-lo à criança.

    Errada! Soprar o alimento até pode esfriá-lo, porém o ato de soprar poderá contaminar o alimento com impurezas (como bactérias, por exemplo) presentes no ar ou mesmo no organizamos de quem sopra. Além disso, também por questões de higiene, não é recomendado que a cuidadora (ou outro profissional) experimente o alimento da criança para que ela possa comer.

     

    B) oriente a criança a esperar, até que o alimento esteja na temperatura adequada.

    Certa! Essa conduta estimula a autonomia da criança, assim como trabalha a paciência e o discernimento para com os objetos ao seu redor. A criança precisa compreender por si própria que a comida está quente e que é necessário aguardar que esfrie para que possa comer.

     

    C) incentive a criança a soprar sua própria comida.

    Errada! Pelo mesmo motivo que não é adequado outra pessoa soprar o alimento para que ele esfrie, a criança também não deve fazê-lo.

     

    D) afaste o alimento de perto da criança, até ele esfriar.

    Errada! Não há necessidade afastar o alimento da criança para aguardá-lo esfriar. O mais adequado seria fazer com que a criança pudesse agir por si própria, aprendendo, dessa feita, a ter paciência e discernimento quanto a momento certo de começar a refeição.

     

    E) retire a criança do local de alimentação, até o alimento esfriar.

    Errada! Essa também não é uma conduta adequada, o correto seria estimular que a criança pudesse agir por conta própria, aprendendo, dessa forma, a ter paciência e discernimento quanto a momento certo de começar a refeição.

     


    Gabarito do Professor: Letra B.
  • Alternativa B Oriente a criança a esperar, até que o alimento esteja na temperatura adequada Dessa forma, evita-se contaminação da comida e trabalha-se a capacidade de esperar, o que favorece o desenvolvimento e o convívio da criança.
  • Então, deixa a comida quente perto da criança enquanto ela espera esfriar, a criança sem querer bate na comida e leva uma queimadura?

  • Questão complexa! Depende da idade da criança... Se ela for bem pequena e estiver com fome , por exemplo, não vai ter habilidade pra esperar!


ID
5107756
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Barra dos Coqueiros - SE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As ações de cuidado fazem parte da rotina da educação infantil e visam promover saúde e bem-estar. Essas ações devem ser compreendidas como situações de aprendizagem, que se tornam educativas quando

Alternativas
Comentários
  • Esta questão exige conhecimentos sobre ações de cuidado praticadas na educação infantil

     

    RESOLVENDO A QUESTÃO:

    As ações de cuidado praticadas na educação infantil devem possuir um viés de aprendizagem. Nesse sentido, analisemos cada uma das alternativas a seguir para que identifiquemos a alternativa que expressa corretamente a respeito de quando as ações de cuidado se tornam educativas.

     

    A) são incorporadas como hábito e realizadas automaticamente na rotina da educação infantil.

    Errada! As ações de cuidado na educação infantil não devem ser vistas de forma limitada, como se fossem apenas uma rotina automatizada, mas sim como atividades que possuem um fundo pedagógico.

     

    B) é estabelecida uma rotina padronizada, para criar um modo de discurso único em relação a gênero e classe.

    Errada! Conforme explicamos na alternativa anterior, as ações de cuidado na educação infantil não devem ser vistas como mera rotina padronizada, mas sim como uma atividade com fundo pedagógico. Ademais, dado o fundo pedagógico/educacional das ações de cuidado, não há que se falar em criação de discurso único em relação a gênero e classe.

     

    C) se atua ativamente no cuidado das crianças, na perspectiva da ausência da autonomia.

    Errada! Na verdade, as ações de cuidado na educação infantil, por apresentarem-se como possibilidade pedagógica, devem buscar estimular o desenvolvimento da autonomia na criança.

     

    D) se dirigem às crianças em cada ato de cuidar, relacionando-o ao educar como possibilidade pedagógica.

    Certa! Cada ato de cuidar deve refletir uma situação de aprendizagem, ressaltando assim seu viés educativo. Portanto, para o educador, o ato de cuidar desdobra-se em possibilidades pedagógicas que almejam contribuir com o desenvolvimento da criança.

     

    E) são realizadas com foco principal no caráter assistencial da educação infantil.

    Errada! As ações de cuidado na educação infantil devem buscar o desenvolvimento do caráter educativo/pedagógico e não meramente o assistencial.

     

     

    Gabarito do Professor: Letra D.
  • Alternativa D O cuidar deve sempre estar associado ao educar como possibilidade pedagógica objetivando o desenvolvimento integral da criança.

ID
5107759
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Barra dos Coqueiros - SE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A respeito da alimentação na educação infantil, julgue os itens a seguir.

I Quanto à rotulagem de alimentos para bebês, deve-se dar preferência àqueles que apresentem figuras humanizadas de bebês, pois identificam o produto como mais adequado à alimentação infantil.
II O mel, como um produto natural, é um alimento recomendado para crianças menores de dois anos de idade.
III O momento da alimentação é um dos primeiros alvos para a regulação cultural e de fundamental importância no processo de desenvolvimento infantil.
IV Os resíduos da cozinha, cascas de vegetais ou restos de alimentos devem ser armazenados para posterior alimentação de animais.

Assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Esta questão exige conhecimentos sobre alimentação na Educação Infantil

     

    RESOLVENDO A QUESTÃO:

    No que diz respeito à alimentação na Educação Infantil, analisemos cada um dos itens para que identifiquemos o(s) certo(s) e o(s) errado(s).

    I Quanto à rotulagem de alimentos para bebês, deve-se dar preferência àqueles que apresentem figuras humanizadas de bebês, pois identificam o produto como mais adequado à alimentação infantil.

    Errado! O que deve servir de parâmetro para a preferência de certos alimentos para criança é a qualidade e não o rótulo do produto. Um produto recomendado à alimentação infantil é aquele, por exemplo, que possui os valores nutricionais adequados para cada idade da criança.

     

    II O mel, como um produto natural, é um alimento recomendado para crianças menores de dois anos de idade.

    Errado! Embora o mel seja de fato um produto natural, ele não é recomendado para crianças menores de 2 anos. É necessário um cuidado especial com alimentos com alta concentração de açúcares (mesmo que naturais) no caso de crianças pequenas. Além disso, o mel é considerado um alimento alergênico, de modo que, não é apropriado para crianças menores de 2 anos.

     

    III O momento da alimentação é um dos primeiros alvos para a regulação cultural e de fundamental importância no processo de desenvolvimento infantil.

    Certo! De fato, é no momento da alimentação que começamos a lidar diretamente com a cultura (cultura da forma de comer e do que comer, por exemplo). Além disso, uma alimentação saudável e apropriada é de fundamental importância para o desenvolvimento saudável da criança.

     

    IV Os resíduos da cozinha, cascas de vegetais ou restos de alimentos devem ser armazenados para posterior alimentação de animais.

    Errado! Embora ainda seja muito comum as pessoas darem restos de alimentos para animais, essa não é a prática mais adequada. Hoje em dia há uma infinidade de alimentos específicos para animais, os quais são muito mais nutritivos. Os resíduos alimentares, na verdade, devem ser adequadamente descartados ou, quando for o caso, disponibilizados para “reciclagem" e criação de novos produtos.

     

    Diante da análise dos itens, podemos concluir que apenas o item III está certo.

     

     

    Gabarito do Professor: Letra C.

ID
5107762
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Barra dos Coqueiros - SE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No Brasil os acidentes são a causa mais frequente de morte entre crianças de 1 ano de idade a 14 anos de idade, sendo essencial a sua prevenção. Dentre os tipos de acidentes ocorridos no ambiente escolar, o que mais frequentemente leva a hospitalização é

Alternativas
Comentários
  • Esta questão exige conhecimentos sobre acidentes no ambiente escolar

     

    SINTETIZANDO O CONTEÚDO COBRADO:

    Com base no artigo “Características epidemiológicas dos acidentes na infância", de autoria de Unglert, Siqueira e Carvalho, podemos abstrair as seguintes informações: os tipos de acidentes mais frequentes foram as quedas (54,1%), ferimentos causados por objetos cortantes ou penetrantes (13,1%) e mordeduras por animais (9,8%). As lesões mais frequentes foram os cortes (26,2%), contusões (24,6%) e escoriações (17,2%). A maior incidência de acidentes ocorreu em meninos de 5 a 9 anos seguido de meninos de 10 a 12 anos.

     

    RESOLVENDO A QUESTÃO:

    Esta questão trata de um tema que possui diversas fontes de consulta e muitas delas com diferentes resultados, pois os tipos de acidente mais recorrentes no ambiente escolar variam em virtude de diversos fatores, tais como: a condição social da localidade em que a escola se localiza; o fato de a escola ser pública ou privada; o perfil socioeconômico das famílias dos alunos, entre outros; em resumo, a depender do perfil do público pesquisado, os números podem variar. Nesse sentido, a depender da fonte o gabarito dessa questão poderá ser questionado.

    Contudo, com base na fonte apresentada na síntese do conteúdo, a resposta correta está na “letra A": queda.

     

     

    Gabarito do Professor: Letra A.
  • Queda...as crianças não aquietam..kkk


ID
5107765
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Barra dos Coqueiros - SE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Durante o período de aulas, um estudante de 6 anos de idade queixou-se à equipe escolar de dor abdominal leve em cólica e afirmou ter evacuado fezes semilíquidas em moderado volume duas vezes no toalete da escola, além de ter urinado uma vez. A equipe escolar constatou que a criança não estava febril, apresentava bom estado geral e não se queixava de vômitos.

Nessa situação hipotética, os cuidadores escolares devem

Alternativas
Comentários
  • Esta questão exige conhecimentos sobre cuidados com a saúde da criança na Educação Infantil

     

    RESOLVENDO A QUESTÃO:

    Com base na situação narrada no comando da questão, analisemos cada uma das alternativas para que identifiquemos a que se refere a conduta correta a ser tomada pelos cuidadores da escola.

    A) informar aos pais e(ou) responsáveis os sintomas da criança e estimular o estudante a ingerir líquidos em abundância, como água e soro caseiro, permitindo o repouso sob supervisão.

    Certa! Em qualquer caso em que a criança apresente sintoma de mal-estar a escola precisa comunicar aos pais para que eles tomem conhecimento do ocorrido. Além disso, em casos de diarreia, é necessário que a criança ingira bastante líquido (como água e soro caseiro) para diminuir a possibilidade de desidratação. Por fim, não sendo um caso de maior gravidade, o recomendável é que a escola deixe a criança sob observação e, caso os sintomas persistam ou se agravem, aí sim, solicitar aos pais que busquem a criança para providenciar o atendimento adequado.

     

    B) chamar serviço de transporte, como ambulância, para remoção da criança para a unidade de saúde mais próxima.

    Errada! Como o quadro da criança não é considerado de maior gravidade, não há a necessidade de encaminhá-la para o serviço de saúde, medidas podem e devem ser tomadas no âmbito da própria escola, conforme visto na alternativa anterior.

     

    C) informar aos pais e(ou) responsáveis os sintomas da criança e estimular o estudante a ingerir líquidos em abundância, como chás açucarados e refrigerantes com sódio.

    Errada! Embora seja certo que em uma situação como a narrada na questão deva-se informar aos pais (ou responsáveis) os sintomas da criança e estimulá-la a tomar bastantes líquido, não são bebidas adequadas os chás açucarados e refrigerantes com sódio, pois diante de um quadro em que se apresente diarreia (conforme subentende-se do comando), ingerir tais bebidas poderá agravar os sintomas.

     

    D) oferecer analgésicos à criança, mesmo sem autorização dos responsáveis, e mantê-la em repouso em sala separada sob supervisão, até a melhora.

    Errada! O oferecimento de remédios para crianças deve ser uma medida excepcional e sempre deve contar com a autorização dos pais ou responsáveis.

     

    E) informar aos pais e(ou) responsáveis os sintomas da criança, exigindo que eles busquem o estudante na escola imediatamente.

    Errada! Embora realmente nesse caso deva-se informar aos pais (ou responsáveis), considerando os sintomas leves apresentados pela criança, não há necessidade de que os pais a busquem imediatamente. O mais adequado seria deixar o aluno em observação e, caso o quadro persistisse ou piorasse, aí sim, os pais deveriam apanhar a criança.

     

     

    Gabarito do Professor: Letra A.
  • A escola não pode oferecer soro em abundância para a criança na escola... Pode??

  • Jamais podemos médicar as crianças

ID
5107768
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Barra dos Coqueiros - SE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Nos ambientes escolares, principalmente em escolas com turnos integrais ou escolas inclusivas, é comum que os educadores administrem medicamentos aos alunos. No que se refere às normas adequadas para o uso de medicamento em ambiente escolar, de acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Esta questão exige conhecimentos sobre o uso adequado de medicamentos no ambiente escolar

     

    RESOLVENDO A QUESTÃO:

    A respeito do uso adequado de medicamentos no ambiente escolar, segundo as orientações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), analisemos cada uma das alternativas para que identifiquemos a correta.

     

    A) É recomendável que a administração de medicamentos seja feita de acordo com as orientações dos pais e(ou) responsáveis anotadas na agenda escolar da criança, as quais devem estar preferencialmente acompanhadas de receita médica.

    Certa! Para que os educadores possam ter segurança ao administrar algum medicamento à criança, é necessário que haja recomendações dos pais (ou responsáveis), as quais deverão ser devidamente registradas pela escola – no caso da educação infantil, esse registro pode ser feito na agenda escolar da criança. Além disso, é desejável que as orientações advindas dos pais estejam embasadas em prescrições médicas.

     

    B) Medicamentos de uso contínuo, como anticonvulsivantes, não podem ser administrados às crianças pelos educadores durante o período escolar.

    Errada! Tais medicamentos geralmente são necessários para que a criança se mantenha calma e sem alterações durante o período escolar. Dessa feita, desde que devidamente orientado pelos pais e, preferencialmente, com comprovação de prescrição médica, os educadores deverão administrar os medicamentos nos alunos.

     

    C) Os pais e(ou) responsáveis devem entregar à escola, em seringa ou caixa sem identificação, apenas a dose de medicamento a ser utilizada pela criança, fora da embalagem original, o que facilita a administração do medicamento e evita interferências na rotina escolar.

    Errada! Os medicamentos entregues pelos pais à escola devem vir devidamente identificados e em suas embalagens originais, pois assim os educadores saberão exatamente o que estão administrando à criança. Além disso, as doses a serem administradas deverão ser registradas pela escola para que não haja equívocos, como a superdosagem.

     

    D) A escola tem a obrigação de providenciar a administração dos medicamentos solicitada pelos pais e(ou) responsáveis, independentemente da complexidade do procedimento, do tempo demandado e da via de administração.

    Errada! A escola não deverá administrar medicamentos que não esteja preparada para manusear. Portanto, esta alternativa está incorreta ao afirmar que a escola tem obrigação de providenciar a administração dos medicamentos solicitada pelos pais, independentemente da complexidade do procedimento, do tempo demandado e da via de administração.

     

    E) Mesmo com anuência dos pais e(ou) responsáveis, adolescentes não podem se responsabilizar pelo uso de medicamentos necessários durante o período escolar.

    Errada! Segundo as orientações da SBP, os adolescentes, no exercício de sua autonomia, podem se responsabilizar por sua própria medicação. Portanto, a alternativa erra ao afirmar que adolescentes não podem se responsabilizar pelo uso de medicamentos necessários durante o período escolar.

     

     

    Gabarito do Professor: Letra A.
  • Qual a legislação que embasa o gabarito ?

  • preferencialmente ou obrigatoriamente com receita médica?

  • Gabarito A


ID
5107771
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Barra dos Coqueiros - SE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação a episódios de bullying com estudantes no ambiente escolar e às atitudes a serem adotadas pela escola e pela família diante dessas situações, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Esta questão exige conhecimentos sobre o bullying no ambiente escolar

     

    RESOLVENDO A QUESTÃO:

    Com relação ao bullying no ambiente escolar e as atitudes a serem adotadas pela escola e pela família, analisemos cada uma das alternativas para que identifiquemos a correta.

     

    A) Ações punitivas como suspensão ou expulsão são as mais efetivas para correção de alunos que tenham praticado bullying, além de servirem de exemplo aos demais estudantes.

    Errada! A conduta ideal a ser primeiramente adotada pela escola deve prezar pela conscientização dos alunos, esclarecendo tanto ao aluno que praticou o bullying quanto à vítima os malefícios dessa prática. Portanto, não há que se falar, pelo menos inicialmente, em medidas mais severas como suspensão ou expulsão.

     

    B) O uso de violência como forma de resolução de conflitos familiares não costuma estar relacionado às atitudes de alunos que praticam bullying.

    Errada! Um dos principais motivos para a prática do bullying escolar está em exemplos negativos adquiridos pela criança (ou adolescente) na própria família. Portanto, o uso de violência como forma de resolução de conflitos familiares é um dos exemplos de causa que influencia o bullying no ambiente escolar.

     

    C) A família deve dar atenção ao sofrimento relatado pelo aluno que sofre bullying, mas deve minimizar o valor do ocorrido e explicar que esse tipo de prática é apenas uma brincadeira entre colegas.

    Errada! Além de dar atenção ao sofrimento da vítima do bullying, a escola e a família devem procurar conscientizar, tanto quem pratica o bullying quanto a vítima, a respeito dos malefícios causados por essa prática. Além disso, escola e familiares devem estar unidos e criar estratégias para minimizar ou solucionar esse problema. Em resumo, o bullying deve ser tratado com a devida seriedade, pois não se trata de uma simples brincadeira entre colegas.

     

    D) Devem ser igualmente acolhidos e ouvidos tanto os alunos que sofrem bullying quanto aqueles que o praticam.

    Certa! É certo que as vítimas do bullying precisam ser ouvidas e acolhidas. No entanto, é necessário compreender que o praticante do bullying também precisa de ajuda, suas atitudes muitas vezes são reflexo de algum problema, quem sabe até de alguma violência. Por isso, ambos precisam ser acolhidos e ouvidos.

     

    E) A discussão de assuntos que ressaltem a diferença entre as pessoas (como racismo, religião, deficiência e orientação sexual) nos conteúdos curriculares não deve ser incentivada, por reforçar a prática de bullying nas escolas.

    Errada! Conteúdos curriculares que evidenciem o respeito às diferenças precisam ser incentivados, pois eles possuem forte potencial de conscientização dos alunos quando a naturalização das diferenças. Portanto, tais assuntos devem ser incentivados, visto que tendem a diminuir a incidência do bullying.

     

     

    Gabarito do Professor: Letra D.
  • Alternativa D - Devem ser igualmente acolhidos e ouvidos tanto os alunos que sofrem bullying quanto aqueles que o praticam.  É essencial que tanto quem pratica quanto quem sofre o bullying seja acolhido, pois crianças e adolescentes reproduzem o que vivenciam e devem ser orientados e acompanhados, evitando a ocorrência de outros casos.

ID
5107774
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Barra dos Coqueiros - SE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Medidas de higiene bucal, que auxiliam no combate a doenças como a cárie dentária, devem ser incentivadas no ambiente escolar. Com relação a medidas de higiene e saúde bucal para crianças com idade entre 3 anos e 6 anos, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Esta questão exige conhecimentos sobre medidas de higiene e saúde bucal para crianças com idade entre 3 e 6 anos

     

    RESOLVENDO A QUESTÃO:

    Esta questão exige conhecimentos bem específicos sobre higiene e saúde bucal, porém é bastante objetiva. Acerca das medidas de higiene e saúde bucal para crianças com idade entre 3 e 6 anos, analisemos cada uma das alternativas para que identifiquemos a correta.

     

    A) A escovação deve ocorrer, pelo menos, 3 vezes ao dia, com pequena quantidade de pasta dental infantil, correspondente ao volume de um grão de arroz cru, com baixa concentração de flúor (inferior a 1.000 partes por milhão).

    Errada! A escovação deve ocorrer de 2 a 3 vezes ao dia e a concentração de flúor recomendada deve ser superior a 1.000 partes por milhão.

     

    B) A escovação deve ocorrer, pelo menos, 2 vezes ao dia, com uso de enxaguatórios bucais e pasta dental infantil com baixa concentração de flúor.

    Errada! A escovação deve ocorrer de 2 a 3 vezes ao dia. Além disso, devido a sensibilidade bucal das crianças entre 3 e 6 anos deve-se evitar o uso de enxaguatórios bucais. Por fim, a concentração de flúor recomendada deve ser superior a 1.000 partes por milhão.

     

    C) A escovação deve ocorrer 2 a 3 vezes ao dia, com pequena quantidade de pasta dental comum, correspondente ao volume de um grão de arroz cru, com concentração de flúor superior a 1.000 partes por milhão, devendo-se enfatizar a importância da escovação noturna.

    Certa! Considerando a sensibilidade da saúde bucal de crianças entre 3 a 6 anos, é necessário tomar alguns cuidados com tal higiene. Sendo assim, recomenda-se escovação de 2 a 3 vezes ao dia (importante que uma dessas escovações ocorra a noite), com pequena quantidade de pasta dental comum e com concentração de flúor superior a 1.000 partes por milhão. Portanto, esta alternativa está perfeitamente alinhada com a conduta correta de higiene bucal para a faixa etária mencionada na questão.

     

    D) Líquidos como leite ou sucos, desde que não contenham açúcar, podem ser consumidos durante a noite e dispensam a escovação noturna, pois não aumentam o risco de cárie dentária.

    Errada! A ingestão de líquidos a noite, mesmo que não contenham açúcar, geram a necessidade de escovação noturna, pois aumentam sim o risco de cárie dentária.

     

    E) Dada a disponibilidade de água fluoretada em quase todo o território nacional, a higiene oral de crianças nessa faixa etária deve ser feita com pasta dental sem flúor, para evitar a ocorrência de fluorose.

    Errada! Apesar da recomendação de uma pequena quantidade de pasta dental comum, esta deve possuir uma concentração de flúor superior a 1.000 partes por milhão. Portanto, a alternativa erra ao afirmar que a higiene oral das crianças deve ser feita com pasta dental sem flúor.

     

     

    Gabarito do Professor: Letra C.
  • A escovação deve ocorrer 2 a 3 vezes ao dia, com pequena quantidade de pasta dental comum, correspondente ao volume de um grão de arroz cru, com concentração de flúor superior a 1.000 partes por milhão, devendo-se enfatizar a importância da escovação noturna.