SóProvas



Prova CFC - 2017 - CFC - Auditor Independente


ID
3917233
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

O auditor deve preparar a documentação de auditoria, de modo que um auditor experiente que não tenha tido envolvimento no trabalho específico possa entendê-la e avaliá-la. Acerca desse assunto, julgue os itens abaixo.


I. A documentação de auditoria deve apresentar a natureza, época e extensão dos procedimentos de auditoria executados para cumprir com as normas de auditoria e exigências legais e regulamentares aplicáveis.


II. A documentação de auditoria deve apresentar os resultados dos procedimentos de auditoria executados e a evidência de auditoria obtida.


III. A documentação de auditoria deve apresentar assuntos significativos identificados durante a auditoria, as conclusões obtidas a respeito deles e os julgamentos profissionais significativos exercidos para chegar a essas conclusões.


Está(ão) CERTO(S) o(s) item(ns):

Alternativas

ID
3917236
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Conforme a norma “Responsabilidade do Auditor com Relação à Fraude”, no contexto da auditoria das demonstrações contábeis, pode-se afirmar que as informações contábeis fraudulentas envolvem a manipulação intencional, pela administração, de controles que aparentemente estão funcionando com eficácia. Com relação a esse assunto, assinale a opção INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • GAB. D

    NBC TA 240

    A4. Muitas vezes as informações contábeis fraudulentas envolvem a burla pela administração de controles que aparentemente estão funcionando com eficácia. A administração pode perpetrar fraude, burlando controles intencionalmente por meio de técnicas como: (Alterado pela NBC TA 240 (R1))

    Registrar lançamentos fictícios no livro diário, em especial no final do período contábil, de forma a manipular resultados operacionais ou alcançar outros objetivos. (A)

    Ajustar indevidamente as premissas e alterar os julgamentos utilizados para estimar saldos contábeis. (B)

    (...)

    Encobrir fatos que possam afetar os valores registrados nas demonstrações contábeis. (Alterado pela NBC TA 240 (R1)) (C)

    (...)


ID
3917239
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

De acordo com a norma sobre “Comunicação de Deficiências de Controle Interno”, assinale a afirmação INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Gab. D

    Segundo a NBC TA265

    [...]

    6. Para fins das normas de auditoria, os termos a seguir possuem os seguintes significados a eles atribuídos:

    Deficiência de controle interno existe quando:

    (i) o controle é planejado, implementado ou operado de tal forma que não consegue prevenir, ou detectar e corrigir tempestivamente, distorções nas demonstrações contábeis; ou

    (ii) falta um controle necessário para prevenir, ou detectar e corrigir tempestivamente, distorções nas demonstrações contábeis.

    Deficiência significativa de controle interno é a deficiência ou a combinação de deficiências de controle interno que, no julgamento profissional do auditor, é de importância suficiente para merecer a atenção dos responsáveis pela governança (ver item A5).

    [...]

    9. O auditor deve comunicar tempestivamente por escrito as deficiências significativas de controle interno identificadas durante a auditoria aos responsáveis pela governança (ver itens A12 a A18 e A27).

    10. O auditor também deve comunicar tempestivamente à administração no nível apropriado de responsabilidade (ver itens A19 e A27):

    (a) por escrito, as deficiências significativas de controle interno que o auditor comunicou ou pretende comunicar aos responsáveis pela governança, a menos que não seja apropriado nas circunstâncias comunicar diretamente à administração (ver itens A14, A20 e A21); e

    (b) outras deficiências de controle interno identificadas durante a auditoria que não foram comunicadas à administração ou a outras partes e que, no julgamento

    ____________________________________________________________________________________

    A norma não seta um prazo fixo para comunição, apenas impõe que ela seja tempestiva.


ID
3917242
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Considerando os julgamentos exercidos a partir do estabelecimento dos níveis de materialidade no planejamento e na execução da auditoria, qual das ações abaixo NÃO se constitui base para as decisões do auditor:

Alternativas
Comentários
  • NBCTA 320

    Ao planejar a auditoria, o auditor exerce julgamento sobre as distorções que são consideradas relevantes. Esses julgamentos fornecem a base para:

    • determinar a natureza, a época e a extensão de procedimentos de avaliação de risco;
    • identificar e avaliar os riscos de distorção relevante; e
    • determinar a natureza, a época e a extensão de procedimentos adicionais de auditoria.

    GAB. A


ID
3917245
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

A entidade que sua firma está auditando utiliza serviços terceirizados de uma empresa de serviços contábeis. O auditor deverá efetuar alguns procedimentos se a prestadora de serviços não possui ou não forneceu relatório Tipo 1 ou Tipo 2. Com base na situação, julgue os itens abaixo e, em seguida, assinale a opção CORRETA.


I. O auditor deve entrar em contato com a prestadora de serviços, por meio da entidade usuária, para obter informações específicas.


II. O auditor deve visitar a prestadora de serviços e executar procedimentos que permitam obter as informações necessárias sobre os controles relevantes da prestadora de serviços.


III. O auditor pode utilizar outro auditor para executar procedimentos que permitam obter as informações necessárias sobre os controles relevantes da prestadora de serviços.


Estão CERTOS os itens:

Alternativas
Comentários
  • Tirado da NBC TA 402


ID
3917248
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Ao definir os testes de controles e os testes de detalhes, o auditor deve determinar meios para selecionar itens a serem testados que sejam eficazes para o cumprimento dos procedimentos de auditoria. Com relação a esse assunto, assinale a opção CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Consulta à NBC T 11.11 - AMOSTRAGEM

    item 11.11.1.7 – Amostragem de auditoria é a aplicação de procedimentos de auditoria sobre uma parte da totalidade dos itens que compõem o saldo de uma conta, ou classe de transações, para permitir que o auditor obtenha e avalie a evidência de auditoria sobre algumas características dos itens selecionados, para formar, ou

    ajudar a formar, uma conclusão sobre a população.

    correção da letra C: o uso de amostragem visa formar uma conclusão sobre a população (total) de onde saiu a amostragem e não de uma parte da população.


ID
3917251
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Conforme a norma “Confirmações Externas, ao usar Procedimentos de Confirmação Externa”, o auditor deve manter o controle sobre as solicitações de confirmações. Sobre esse assunto, julgue os itens abaixo como VERDADEIROS (V) ou FALSOS (F).


I. Os procedimentos do auditor devem incluir determinação das informações a serem confirmadas ou solicitadas.


II. Os procedimentos do auditor devem incluir a seleção das partes que devem fornecer as informações.


III. Os procedimentos do auditor devem assegurar que as solicitações de confirmação estejam devidamente endereçadas e que contenham as informações para retorno das respostas diretamente ao auditor.


A sequência CORRETA é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra D (V,V,V)


ID
3917254
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

De acordo com a norma “Amostragem em Auditoria”, assinale a opção CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • São característica principais da amostragem estatística:

    Seleção aleatória dos itens da amostra;

    Uso da teoria das probabilidades para avaliar o resultado das amostras.

    GABARITO LETRA D.

  • NBC TA 530 - Gabarito letra C

    O auditor deve selecionar itens para a amostragem de forma que cada unidade de amostragem da população tenha a mesma chance de ser selecionada


ID
3917257
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Conforme a norma “Eventos Subsequentes”, o auditor não tem obrigação de executar procedimentos de auditoria em relação às demonstrações contábeis após a data de emissão do relatório dos auditores independentes. Entretanto, após a data do seu relatório, mas antes da data de divulgação das demonstrações contábeis, se o auditor tomar conhecimento de algum fato que, se chegasse ao seu conhecimento até a data do relatório, deverá adotar procedimentos específicos e, eventualmente, alterar o seu relatório. Com relação a esse assunto, julgue os itens como VERDADEIROS (V) ou FALSOS (F).


I. Ele deve discutir o assunto com a administração, e, quando apropriado, com os responsáveis pela governança.


II. Ele deve determinar se as demonstrações contábeis precisam ser alteradas e, caso afirmativo, indagar de que forma a administração pretende tratar o assunto nas demonstrações contábeis.


III. Caso a administração altere as demonstrações contábeis, o auditor independente deve aplicar os procedimentos de auditoria necessários nas circunstâncias.


A sequência CORRETA é:

Alternativas

ID
3917260
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

A negativa da administração de fornecer representações por escrito sobre suas responsabilidades leva o auditor a tomar uma das seguintes decisões. Assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • NBC TA 580

    20 - O auditor deve abster-se de emitir opinião no relatório sobre as demonstrações contábeis se:

    (a) o auditor concluir que há dúvida suficiente a respeito da integridade da administração, de tal modo que as representações formais exigidas pelos itens 10 e 11 não sejam confiáveis; ou

    (b) a administração não fornecer as representações formais exigidas pelos itens 10 e 11.

    Itens 10 e 11:

    10. O auditor deve solicitar à administração que forneça representação formal de que ela cumpriu a sua responsabilidade pela elaboração das demonstrações contábeis de acordo com a estrutura de relatório financeiro aplicável, incluindo quando relevante a adequada apresentação, como estabelecido nos termos do trabalho de auditoria

    11 - O auditor deve solicitar à administração que forneça representação formal no sentido de que: (a) forneceu ao auditor todas as informações e permitiu os acessos necessários conforme entendimentos nos termos do trabalho de auditoria (NBC TA 210, item 6(b)(ii)); e (b) todas as transações foram registradas e estão refletidas nas demonstrações contábeis


ID
3917263
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Conforme a norma “Considerações Especiais – Auditoria de Demonstrações Contábeis de Grupo”, incluindo o trabalho dos auditores dos componentes, os objetivos do auditor são determinar se atua, ou não, como auditor das demonstrações contábeis do grupo. Caso venha a atuar como auditor das demonstrações contábeis do grupo, o auditor deve adotar algumas medidas. Sobre esse tema, julgue os itens como VERDADEIROS (V) ou FALSOS (F).


I. O auditor deve comunicar-se claramente com os auditores de componentes a respeito do alcance e da época de seu trabalho sobre as informações contábeis relativas aos componentes e às suas constatações.


II. O auditor deve obter evidência de auditoria apropriada e suficiente a respeito das informações contábeis dos componentes e do processo de consolidação para expressar uma opinião sobre se as demonstrações contábeis do grupo forem elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com a estrutura de relatório financeiro aplicável.


III. O auditor deve preparar programas detalhados de auditoria para os auditores dos componentes.


A sequência CORRETA é:

Alternativas

ID
3917266
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Uma firma de auditoria está examinando as demonstrações contábeis de uma empresa cujo objeto social é o de exportação. Como os recebimentos ocorrem em prazos prolongados, para se proteger de potenciais perdas cambiais, a empresa trabalha com instrumentos financeiros sofisticados que embutem mecanismos de hedge. Por falta de profissionais especializados nessas transações, a firma de auditoria precisou contratar um profissional de mercado para exarar uma opinião sobre os referidos instrumentos.
Esse profissional foi devidamente instruído e, ao final de seu trabalho, apresentou um relatório com uma opinião que embasou a conclusão da firma de auditoria sobre a correta contabilização desses instrumentos. A respeito de como o auditor avaliou a adequação do trabalho do especialista externo, julgue os itens como VERDADEIROS (V) ou FALSOS (F).


I. O auditor analisou a relevância e razoabilidade das constatações ou conclusões desse especialista e sua consistência com outras evidências de auditoria.


II. O auditor indagou o especialista sobre a relevância e consistência das premissas significativas.


III. O auditor discutiu com o especialista e colheu informações para validar os dados-fonte significativos.


Está(ão) CERTO(S) o(s) item(ns):

Alternativas

ID
3917269
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Conforme a norma sobre “Emissão do Relatório do Auditor Independente sobre as Demonstrações Contábeis”, para formar a opinião sobre as demonstrações, o auditor deve concluir se obteve segurança razoável de que as demonstrações contábeis tomadas em conjunto estão livres de distorção relevante, independentemente se causada por fraude ou erro. De acordo com as informações acima, julgue os itens abaixo como VERDADEIROS (V) ou FALSOS (F)

I. Essa conclusão deve levar em consideração se, no julgamento do auditor, foi obtida evidencia de auditoria apropriada e suficiente.

II. Essa conclusão deve levar em consideração se, no julgamento do auditor, distorções não corrigidas são relevantes, individualmente ou em conjunto.

III. Essa conclusão deve levar em consideração avaliações de aspectos qualitativos ou quantitativos, em todos os aspectos relevantes das demonstrações contábeis.


Está(ão) CERTO(S) o(s) item(ns):

Alternativas

ID
3917272
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

A comunicação dos principais assuntos de auditoria no relatório do auditor pode fornecer aos usuários das demonstrações contábeis uma base para obtenção de informações adicionais com a administração e com os responsáveis pela governança sobre determinados assuntos relacionados à entidade, às demonstrações contábeis auditadas ou à auditoria realizada. Assinale a opção CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • NBC TA 701 - Gabarito letra B

    A comunicação dos principais assuntos de auditoria no relatório do auditor ocorre no contexto em que o auditor formou sua opinião sobre as demonstrações contábeis tomadas em conjunto. A comunicação dos principais assuntos de auditoria no relatório do auditor:

    (a) não substitui a divulgação, nas demonstrações contábeis, que a estrutura aplicável de relatórios financeiros exige que a administração faça ou que são necessárias para atingir o objetivo de apresentação adequada; 

    (b) não substitui a emissão de opinião modificada por parte do auditor, quando exigido nas circunstâncias de trabalho de auditoria, de acordo com a NBC TA 705 – Modificações na Opinião do Auditor Independente; 

    (c) não substitui a apresentação de relatório, de acordo com a NBC TA 570 – Continuidade Operacional, itens 22 e 23, quando existe incerteza relevante em relação a fatos ou condições que podem levantar dúvida significativa quanto à capacidade de continuidade operacional da entidade; ou

    (d) não é uma opinião separada sobre os assuntos tomados individualmente (ver A5 a A8).


ID
3917275
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Cliente de auditoria é proprietário de um teatro que alugou por um período de 20 anos para uma empresa de espetáculos. O ativo mais importante, obviamente, é o imobilizado, constituído pelo teatro. Este ativo representa 92% do ativo total e 85% do patrimônio líquido. No exame, foram aplicados os procedimentos de auditoria planejados e foram detectados erros relevantes no valor contábil desse teatro apresentado no balanço patrimonial, disseminados no conjunto das demonstrações contábeis. Identifique a alternativa CORRETA sobre a opinião do auditor.

Alternativas

ID
3917278
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

A inclusão de parágrafo de ênfase na seção “Outros Assuntos” do relatório do auditor não substitui outras obrigações. Em relação a esse assunto, julgue os itens abaixo como VERDADEIROS (V) ou FALSOS (F).


I. A inclusão de parágrafo de ênfase não substitui uma opinião modificada quando exigido pelas circunstâncias específicas do trabalho de auditoria.


II. A inclusão de parágrafo de ênfase não substitui as divulgações nas demonstrações contábeis exigidas da administração de acordo com a estrutura de relatório financeiro aplicável ou que são, de outra forma, necessárias para alcançar uma apresentação adequada.


III. A inclusão de parágrafo de ênfase não substitui a inclusão de Nota Explicativa da Administração quando existe incerteza relevante em relação a eventos ou condições que podem levantar dúvida significativa quanto à capacidade da entidade de manter sua continuidade operacional.


A sequência CORRETA é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D.

    De acordo com a NBC TA 706, um parágrafo de ênfase NÃO SUBSTITUI:

    a.    uma opinião modificada, quando exigido pelas circunstâncias de trabalho de auditoria específico;

    b.    as divulgações nas demonstrações contábeis exigidas da administração de acordo com a estrutura de relatório financeiro aplicável ou que são, de outra forma, necessárias para alcançar uma apresentação adequada; ou

    c.     a apresentação de relatório quando existe incerteza relevante em relação a eventos ou condições que podem levantar dúvida significativa quanto à capacidade da entidade de manter sua continuidade operacional.

    https://www.passeieqt.com


ID
3917281
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

No que concerne às demonstrações contábeis do período anterior, examinadas por outro auditor independente, assinale a opção CORRETA.

Alternativas

ID
3917284
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Quando o auditor identifica aparentes inconsistências entre os números auditados e informações constantes de outros quadros e/ou relatórios publicados em conjunto com as demonstrações contábeis auditadas, deve realizar determinado(s) procedimento(s). Em relação a esse assunto, julgue os itens abaixo como VERDADEIROS (V) ou FALSOS (F).


I. O auditor deve discutir a questão com outros auditores.


II. O auditor deve discutir o assunto com a Administração e aplicar outros procedimentos para concluir se existe distorção relevante nas “outras informações”.


III. O auditor deve aplicar outros procedimentos para concluir se a distorção relevante teve reflexo nas demonstrações contábeis.


Está(ão) CERTO(S) o(s) item(ns):

Alternativas

ID
3917287
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Indique qual restrição ou alerta o auditor deve incluir no seu relatório sobre as demonstrações contábeis condensadas.

Alternativas

ID
3917290
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Conforme a norma sobre “Relatório do Auditor sobre Demonstrações Contábeis de Fundos de Investimento”, a inclusão de um parágrafo sobre a auditoria dos valores correspondentes ao exercício anterior, no tópico de “Outros Assuntos” é necessária quando:

Alternativas

ID
3917293
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Qual a consequência no relatório do auditor quando a entidade é requerida, mas não apresenta demonstrações contábeis consolidadas em conjunto com as individuais, nem declara nas demonstrações individuais a existência de demonstrações contábeis consolidadas apresentadas em separado?

Alternativas

ID
3917296
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Quando o auditor independente do exercício corrente é o mesmo que emitiu o relatório de auditoria do exercício anterior sobre as demonstrações contábeis que estão sendo reapresentadas, seu relatório sobre as demonstrações contábeis do exercício corrente deverá conter:

Alternativas
Comentários
  • D

    FORMA BRASILEIRA DE CONTABILIDADE, CTA 18 (R1), DE 5 DE DEZEMBRO DE 2019

    10. A reapresentação de demonstrações contábeis requer que a administração da entidade divulgue em nota explicativa as razões que a levaram a reapresentar as demonstrações contábeis. Por sua vez, o auditor deve incluir referência, por meio de ênfase em seu relatório reemitido, à nota explicativa que esclarece a razão da reapresentação das demonstrações contábeis, bem como referência ao relatório anterior fornecido pelo auditor (ver item 16 da NBC TA 560, em conjunto com o item 7 da NBC TA 706 - Parágrafos de Ênfase e Parágrafos de Outros Assuntos no Relatório do Auditor Independente).

    11. O parágrafo de ênfase deve conter (a) a data do relatório originalmente emitido pelo auditor, (b) o tipo de relatório originalmente emitido, (c) as circunstâncias ou eventos que levaram o auditor a emitir novo relatório que pode ser diferente daquele originalmente emitido, e (d) que o novo relatório do auditor sobre as demonstrações contábeis reapresentadas substitui o originalmente emitido.

    22. Quando todos os períodos apresentados nas demonstrações contábeis foram de responsabilidade do mesmo auditor, conforme item A6 da NBC TA 710 - Informações Comparativas - Valores Correspondentes e Demonstrações Contábeis Comparativas, o relatório sobre as demonstrações contábeis do exercício corrente pode conter um parágrafo de ênfase, fazendo referência à nota explicativa que descreve os efeitos e as razões da reapresentação dos valores correspondentes. A inclusão, ou não, desse parágrafo de ênfase é uma questão de julgamento profissional que o auditor deve avaliar em cada situação específica.


ID
3917299
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Um auditor está efetuando uma revisão com base nas normas de trabalhos de revisão de demonstrações contábeis. Considerando a estrutura de relatório financeiro aplicável a essas demonstrações contábeis e o tipo de trabalho que está sendo conduzido, na formação da conclusão sobre as demonstrações contábeis, escolha a alternativa CORRETA.

Alternativas

ID
3917302
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Conforme a norma sobre “Revisão de Informações Intermediárias Executadas pelo Auditor da Entidade”, o auditor deve ter entendimento da entidade e de seu ambiente, incluindo o seu controle interno relacionado com a elaboração das informações contábeis anuais e intermediárias, suficiente para planejar e conduzir o trabalho. Acerca desse tema, julgue os itens abaixo como VERDADEIROS (V) ou FALSOS (F).


I. Ao conhecer a entidade, o auditor pode identificar os tipos de potencial distorção relevante e considerar a probabilidade de sua ocorrência.


II. Ao conhecer a entidade, o auditor pode selecionar as indagações, os procedimentos analíticos e outros procedimentos de revisão que fornecerão ao auditor base para reportar se tomou conhecimento de algum fato que o leve a acreditar que as informações intermediárias não foram elaboradas, em todos os aspectos relevantes, de acordo com a estrutura de relatório financeiro.


III. Ao conhecer a entidade o auditor deve avaliar a situação financeira dos administradores.


A sequência CORRETA é:

Alternativas
Comentários
  • NBC TR 2410:

    O auditor contratado para executar a revisão de informações intermediárias deve executar a revisão de acordo com esta Norma. Mediante a execução da auditoria das demonstrações contábeis... Não sobre a situação financeira do administrador.


ID
3917305
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

O propósito da norma ”Trabalhos de Asseguração Diferente de Auditoria e Revisão”, é tratar sobre trabalho de asseguração e trabalhos de atestação. Sobre esse assunto, julgue os itens abaixo:


I. Os trabalhos de asseguração podem ser trabalhos de asseguração razoável.


II. Os trabalhos de asseguração podem ser trabalhos de asseguração limitada.


III. Os trabalhos de asseguração podem ser trabalhos de atestação


IV. Os trabalhos de asseguração podem ser trabalhos diretos.


Está(ão) CERTO(S) o(s) item(ns):

Alternativas
Comentários
  • Gab A

    Segundo a NBC TA Estrutura Conceitual, existem dois tipos de trabalhos de asseguração cuja execução é permitida ao auditor independente:

     

    Trabalho de Asseguração Razoável: o objetivo do trabalho de asseguração razoável é reduzir o risco do trabalho de asseguração a um nível aceitavelmente baixo, considerando as circunstâncias do trabalho como base para uma forma positiva de expressão da conclusão do auditor independente. Ex.: Auditoria.

    Trabalho de Asseguração Limitada: o objetivo é o de reduzir o risco de trabalho de asseguração a um nível que seja aceitável, considerando as circunstâncias do trabalho, mas em que o risco seja maior do que no trabalho de asseguração razoável, como base para uma forma negativa de expressão da conclusão do auditor independente. Ex.: Revisão.

  • asseguração limitada > asseguração razoável


ID
3917308
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

As informações financeiras pró-forma são informações financeiras apresentadas juntamente com os ajustes para ilustrar o impacto de evento ou transação sobre informações financeiras históricas, como se o evento ou a transação tivesse ocorrido em data anterior selecionada para propósito ilustrativo. Acerca das informações financeiras, julgue os itens abaixo:


I. Tais informações financeiras pró-forma devem incluir ajustes às informações financeiras históricas demonstrando o impacto do evento ou transação relevante como se o evento ou a transação tivesse ocorrido em data anterior selecionada para propósito ilustrativo ao encerramento do(s) período(s) que está(ão) sendo apresentado(s).


II. Tais informações financeiras pró-forma devem incluir ajustes às informações financeiras históricas necessários para que as informações financeiras pró-forma sejam compiladas de forma consistente com a estrutura de relatório financeiro aplicável à entidade que apresenta relatório e suas políticas contábeis.


III. Tais informações financeiras pró-forma devem incluir ajustes derivados de critérios contábeis que a empresa está considerando adotar no futuro.


Está(ão) CERTO(S) o(s) item(ns):

Alternativas

ID
3917311
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

O relatório sobre trabalho de procedimentos previamente acordados precisa descrever a finalidade e os procedimentos aplicados no trabalho com detalhe suficiente, de forma a permitir ao usuário entender a natureza e a extensão do trabalho executado. Qual dos elementos NÃO PODE estar contido no relatório de um trabalho desenvolvido com base na norma aplicável?

Alternativas
Comentários
  • não encontrei justificativa na A ...coloquei C

    alguem ajuda?

  • Alguém fundamenta?


ID
3917314
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Julgue os itens abaixo acerca da norma sobre “Trabalho de Compilação de Informações Contábeis”, como VERDADEIROS (V) ou FALSOS (F).


I. O profissional deve incluir na documentação do trabalho assuntos significativos que surgirem durante a compilação e como esses assuntos foram tratados pelo profissional.


II. O profissional deve incluir na documentação do trabalho registro de como as informações financeiras compiladas se conciliam com os registros, documentos, explicações e outras informações básicas fornecidas pela administração.


III. O profissional deve incluir na documentação do trabalho cópia da versão final das informações financeiras compiladas para as quais a administração ou responsáveis pela governança, conforme for apropriado, confirmaram a sua responsabilidade, e o relatório do profissional.


A sequência CORRETA é:

Alternativas

ID
3917317
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

De acordo com a norma “Independência - Outros Trabalhos de Asseguração”, a independência em relação ao cliente de asseguração é requerida para quais dos períodos descritos abaixo?

Alternativas

ID
3917320
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Sobre as firmas de auditoria, julgue os itens abaixo como VERDADEIROS (V) ou como FALSOS (F).


I. Os sistemas, as políticas e os procedimentos de controle de qualidade são de responsabilidade da firma de auditoria.


II. Firmas (Pessoas Jurídicas e Físicas) de Auditores Independentes que executam exames de auditoria e revisões de informação contábil histórica e outros trabalhos de asseguração e de serviços correlatos, têm por obrigação estabelecer e manter sistema de controle de qualidade para obter segurança razoável que: (i) a firma e seu pessoal cumprem com as normas profissionais e técnicas e com as exigências legais e regulatórias aplicáveis; e (ii) os relatórios emitidos pela firma ou pelos sócios do trabalho são apropriados nas circunstâncias.


III. No contexto do sistema de controle de qualidade da firma, as equipes de trabalho têm a responsabilidade de implantar procedimentos de controle de qualidade que são aplicáveis ao trabalho de auditoria e fornecer à firma informações relevantes que permitam o funcionamento do sistema de controle de qualidade relacionado com a independência.


IV. As equipes de trabalho podem confiar no sistema de controle de qualidade da firma, a menos que as informações fornecidas pela firma ou por outras partes indiquem o contrário.


A sequência CORRETA é:

Alternativas

ID
3917323
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Conforme a norma “Redução ao Valor Recuperável de Ativos”, a entidade deve divulgar as seguintes informações para cada perda por desvalorização ou reversão reconhecida durante o período para ativo individual, incluindo ágio por expectativa de rentabilidade futura ou, para unidade geradora de caixa, o valor recuperável do ativo. Este valor pode ser o valor justo líquido de despesa de alienação ou o valor em uso. Se o valor recuperável for o valor justo líquido de despesas de alienação, a entidade ainda deve divulgar algumas informações. A esse respeito, julgue os itens abaixo como VERDADEIROS (V) ou FALSOS (F).


I. A entidade deve divulgar o nível da hierarquia do valor justo dentro do qual a mensuração do valor justo do ativo é classificada em sua totalidade.


II. A entidade deve divulgar as bases para a mensuração do valor classificado no nível 1 da hierarquia de valor justo e eventuais ajustes decorrentes de condições específicas de mercado.


III. A entidade deve divulgar, para a mensuração do valor justo classificado nível 2 e no nível 3 da hierarquia de valor justo, cada pressuposto-chave em que a gerência baseou a sua determinação do valor justo menos as despesas de alienação.


A sequência CORRETA é:

Alternativas

ID
3917326
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Conforme a norma “Subvenção e Assistência Governamentais”, julgue os itens abaixo como VERDADEIROS (V) ou FALSOS (F).


I. A entidade deve divulgar as informações sobre a política contábil adotada para as subvenções governamentais, incluindo os métodos de apresentação adotados nas demonstrações contábeis.


II. A entidade deve divulgar as informações sobre a natureza e a extensão das subvenções governamentais ou assistências governamentais reconhecidas nas demonstrações contábeis e uma indicação de outras formas de assistência governamental de que a entidade tenha diretamente se beneficiado.


III. A entidade deve divulgar as informações sobre condições a serem regularmente satisfeitas e outras contingências ligadas à assistência governamental que tenha sido reconhecida.


A sequência CORRETA é:

Alternativas
Comentários
  • Pessoal Errei. Mas que o meu erro possa ser o acerto do meu próximo.

    39. A entidade deve divulgar as seguintes informações:

    (a) a política contábil adotada para as subvenções governamentais, incluindo os métodos de apresentação adotados nas demonstrações contábeis;

    (b) a natureza e a extensão das subvenções governamentais ou assistências governamentais reconhecidas nas demonstrações contábeis e uma indicação de outras formas de assistência governamental de que a entidade tenha diretamente se beneficiado;

    (c) condições a serem regularmente satisfeitas e outras contingências ligadas à assistência governamental que tenha sido reconhecida.

    Pessoal Errei. Mas que o meu erro possa ser o acerto do meu próximo.


ID
3917329
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Conforme a norma “Pagamento Baseado em Ações”, a entidade deve divulgar informações que permitam aos usuários das demonstrações contábeis entenderem a natureza e extensão dos acordos de pagamentos baseados em ações que existam durante o período. Sobre esse tema, julgue os itens abaixo como VERDADEIROS (V) ou FALSOS (F).


I. A entidade deve divulgar a descrição de cada tipo de acordo com pagamento baseado em ações que vigorou em algum momento do período, incluindo para cada período, os termos e as condições gerais.


II. A entidade deve divulgar a quantidade e o preço médio ponderado de exercício das opções para cada um dos seguintes grupos de opções: em circulação no início do período, outorgadas durante o período, com direito prescrito durante o período, exercidas durante o período, expiradas durante o período, em circulação no final do período, exercíveis no final do período.



III. A entidade deve divulgar, para as opções de ações exercidas durante o período, o preço médio ponderado das ações na data do exercício da opção.


IV. A entidade deve divulgar, para as opções de ações em circulação no final do período, a faixa de preços de exercício e a média ponderada da vida contratual remanescente.


A sequência CORRETA é:

Alternativas
Comentários
  • Letra C

    CPC 10 - Divulgação, itens 44 e 45.


ID
3917332
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

No cômputo do custo dos serviços em andamento em empresas prestadoras de serviços, o que reflete corretamente os elementos que devem ser incluídos na sua mensuração?

Alternativas

ID
3917335
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Conforme a norma “Investimentos em Coligada, em Controlada e em Empreendimentos Controlados em Conjunto”, a existência de influência significativa por investidor geralmente é evidenciada de uma ou mais formas. A esse respeito, julgue os itens abaixo como VERDADEIROS (V) ou FALSOS (F).


I. A influência significativa é evidenciada por representação no conselho de administração ou na diretoria da investida.


II. A influência significativa é evidenciada por participação nos processos de elaboração de políticas, inclusive em decisões sobre dividendos e outras distribuições.


III. A influência significativa é evidenciada por operações materiais entre investidor e investida.


IV. A influência significativa é evidenciada por intercâmbio de diretores ou gerentes.


A sequência CORRETA é:

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o CPC 18 (R2) - Investimento em Coligada, em Controlada e em Empreendimentos em Conjunto, o item 6, determina

    6. A existência de influência significativa por investidor geralmente é evidenciada por uma ou mais das seguintes formas: (a) representação no conselho de administração ou na diretoria da investida;

    (b) participação nos processos de elaboração de políticas, inclusive em decisões sobre dividendos e outras distribuições; (c) operações materiais entre o investidor e a investida;

    (d) intercâmbio de diretores ou gerentes; (e) fornecimento de informação técnica essencial.

    (e) fornecimento de informação técnica essencial.

    Gabarito C

  •  existência de influência significativa

    mnemico

    OI PRF

    Operacoes materiais entre o investidor e a investida

    Intercambio de diretores e gerentes

    Participação nos processos de elaboração de políticas, inclusive em decisões sobre dividendos e outras distribuições

    Representação no conselho de administração ou na diretoria da investida;

    F fornecimento de informação técnica essencial.


ID
3917338
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Conforme a norma “Negócios em Conjunto”, o operador em conjunto deve reconhecer, com relação aos seus interesses em operação em conjunto (join operations), alguns fatores. Acerca dessa norma, julgue os itens abaixo como VERDADEIROS (V) ou FALSOS (F)


I. O operador em conjunto deve reconhecer seus ativos, incluindo sua parcela sobre quaisquer ativos detidos em conjunto.


II. O operador em conjunto deve reconhecer seus passivos, incluindo sua parcela sobre quaisquer passivos detidos em conjunto.


III. O operador em conjunto deve reconhecer a receita bruta total da operação em conjunto.


IV. O operador em conjunto deve reconhecer suas despesas, incluindo sua parcela sobre quaisquer despesas incorridas em conjunto.


A sequência CORRETA é:

Alternativas

ID
3917341
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

As demonstrações contábeis intermediárias de empresas não reguladas devem incluir, pelo menos:

Alternativas
Comentários
  • Gab. B

    CPC 21 - Demonstração Intermediária

    Demonstração contábil intermediária significa uma demonstração contábil contendo um conjunto completo de demonstrações contábeis (assim como descrito no Pronunciamento Técnico CPC 26 – Apresentação das Demonstrações Contábeis) ou um conjunto de demonstrações contábeis condensadas (assim como descrito neste Pronunciamento) de período intermediário.

    [..]

    8. A demonstração contábil intermediária deve incluir, pelo menos, os seguintes componentes:

    (a) balanço patrimonial condensado;

    (b1) demonstração condensada do resultado do exercício;

    (b2) demonstração condensada do resultado abrangente;

    (c) demonstração condensada das mutações do patrimônio líquido;

    (d) demonstração condensada dos fluxos de caixa; e

    (e) notas explicativas selecionadas.

  • Sumário do Pronunciamento Técnico CPC 21

    Demonstração Intermediária

    3 - O conteúdo mínimo de uma demonstração contábil intermediária consiste nas seguintes demonstrações completas ou condensadas: balanço patrimonial, demonstração do resultado, demonstração do resultado abrangente, demonstração dos fluxos de caixa e demonstração das mutações do patrimônio líquido, acompanhadas de notas explicativas selecionadas.


ID
3917344
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Quando uma mudança na política contábil é aplicada retrospectivamente, a entidade deve ajustar o saldo de abertura:

Alternativas
Comentários
  • CPC 23 - Gabarito letra C

    Aplicação retrospectiva

    22. Observado o disposto no item 23, quando uma mudança na política contábil é aplicada, retrospectivamente, de acordo com os itens 19(a) ou (b), a entidade deve ajustar o saldo de abertura de cada componente do patrimônio líquido afetado para o período anterior mais antigo apresentado e os demais montantes comparativos divulgados para cada período anterior apresentado, como se a nova política contábil tivesse sempre sido aplicada.


ID
3917347
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Assinale a opção CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Gab. A

    CPC 25

    Passivo contingente é:

    (a) uma obrigação possível que resulta de eventos passados e cuja existência será confirmada apenas pela ocorrência ou não de um ou mais eventos futuros incertos não totalmente sob controle da entidade; ou

    (b) uma obrigação presente que resulta de eventos passados, mas que não é reconhecida porque:

    (i) não é provável que uma saída de recursos que incorporam benefícios econômicos seja exigida para liquidar a obrigação; ou

    (ii) o valor da obrigação não pode ser mensurado com suficiente confiabilidade.

    --

    Ativo contingente é um ativo possível que resulta de eventos passados e cuja existência será confirmada apenas pela ocorrência ou não de um ou mais eventos futuros incertos não totalmente sob controle da entidade.

    Contrato oneroso é um contrato em que os custos inevitáveis de satisfazer as obrigações do contrato excedem os benefícios econômicos que se esperam sejam recebidos ao longo do mesmo contrato. 


ID
3917350
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Alguns critérios devem ser atendidos para que um componente seja classificado como ativo circulante. Acerca desse tema, julgue os itens abaixo como VERDADEIROS (V) ou FALSOS (F).


I. O componente deve ser caixa ou equivalente de caixa.


II. O componente deve ser mantido essencialmente com o propósito de ser negociado.


III. Espera-se que o componente seja realizado em até doze meses após a data do balanço.


Está(ão) CERTO(S) o(s) item(ns):

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    CPC 26 - Ativo circulante

    66. O ativo deve ser classificado como circulante quando satisfizer qualquer dos seguintes critérios:

    (a) espera-se que seja realizado, ou pretende-se que seja vendido ou consumido no decurso normal do ciclo operacional da entidade;

    (b) está mantido essencialmente com o propósito de ser negociado;

    (c) espera-se que seja realizado até doze meses após a data do balanço;

    ou (d) é caixa ou equivalente de caixa (conforme definido no Pronunciamento Técnico CPC 03 – Demonstração dos Fluxos de Caixa), a menos que sua troca ou uso para liquidação de passivo se encontre vedada durante pelo menos doze meses após a data do balanço.

    Todos os demais ativos devem ser classificados como não circulantes.

  • Redação muito ruim. "Deve ser".

  • Errei essa questão em prova por causa do "Deve ser", existe diversas contas no circulante que não são caixa ou equivalentes de caixa. Como não mudaria minha situação deixei pra lá.


ID
3917353
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A entidade deve reconhecer um ativo biológico ou produto agrícola quando e somente quando: (i) controla o ativo como resultado de eventos passados; (ii) for provável que benefícios econômicos futuros associados com o ativo fluirão para a entidade; e (iii) o valor justo ou o custo do ativo puder ser mensurado confiavelmente. Esta mensuração DEVE:

Alternativas
Comentários
  • CPC 29:

    ativo biológico deve ser mensurado ao valor justo menos a despesa de venda no momento do reconhecimento inicial e no final de cada período de competência, exceto para os casos descritos em que o valor justo não pode ser mensurado de forma confiável.

    Gab: D.


ID
3917356
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

De acordo com a norma sobre “Ativo imobilizado“, a entidade deve divulgar a natureza e o efeito de uma mudança de estimativa contábil que tenha impacto no período corrente ou em períodos subsequentes. Relativamente aos ativos imobilizados, julgue os itens abaixo como VERDADEIROS (V) ou FALSOS (F).


I. A divulgação pode resultar de mudança de estimativa contábil relativa a valores residuais.


II. A divulgação resultará na mudança de estimativa contábil relativa a custos estimados de desmontagem, remoção ou restauração de itens do ativo.


III. A divulgação pode resultar de mudança de estimativa contábil relativa ao imobilizado.


IV. A divulgação pode resultar de mudança de estimativa contábil relativa a vidas úteis e métodos de depreciação.


A sequência CORRETA é:

Alternativas
Comentários
  • "Pode resultar" (OK) DIFERENTE de "DEVE resultar" (ERRADO).

    Bons estudos.

  • Erro da II - II. A divulgação resultará( X) na mudança de estimativa contábil relativa a custos estimados de desmontagem, remoção ou restauração de itens do ativo.

    De acordo com o Pronunciamento Técnico CPC 23 – Políticas Contábeis, Mudanças de Estimativas Contábeis e Erros, a entidade deve divulgar a natureza e o efeito de uma mudança de estimativa contábil que tenha impacto no período corrente ou em períodos subseqüentes. Relativamente aos ativos imobilizados, tal divulgação pode resultar de mudanças de estimativas relativas a:

    (b) custos estimados de desmontagem, remoção ou restauração de itens do ativo imobilizado; 

  • CPC 27 - ATIVO IMOBILIZADO

    Divulgação

    76. De acordo com o Pronunciamento Técnico CPC 23 – Políticas Contábeis, Mudança de Estimativa e Retificação de Erro, a entidade deve divulgar a natureza e o efeito de uma mudança de estimativa contábil que tenha impacto no período corrente ou em períodos subsequentes. Relativamente aos ativos imobilizados, tal divulgação pode resultar de mudanças de estimativas relativas a:

    • (a) valores residuais;
    • (b) custos estimados de desmontagem, remoção ou restauração de itens do ativo imobilizado;
    • (c) vidas úteis; e
    • (d) métodos de depreciação

    Gabarito: C


ID
3917359
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A respeito da manutenção de ativos fiscais diferidos, identifique a situação que indica que os créditos fiscais poderiam NÃO ser utilizados no futuro?

Alternativas

ID
3917362
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

De acordo com a norma “Benefícios a Empregados”, o reconhecimento e a mensuração ocorrem quando o empregado tiver prestado serviços à entidade durante o período contábil. A entidade deve reconhecer o montante não descontado dos benefícios de curto prazo aos empregados, que se espera sejam pagos, em troca desse serviço. Acerca da norma, julgue os itens abaixo.


I. A entidade deve reconhecer os benefícios como passivo, após a dedução de qualquer quantia já paga. Se a quantia já paga exceder o valor não descontado dos benefícios, a entidade deve reconhecer o excesso como ativo (despesas pagas antecipadamente), desde que a despesa antecipada conduza, por exemplo, a uma redução dos pagamentos futuros ou a uma restituição de caixa.


II. A entidade deve reconhecer os benefícios pagos como despesa, salvo se outra norma exigir a inclusão dos benefícios no custo de ativo.


III. A entidade só deve reconhecer a despesa ou custo quando do efetivo pagamento.


Assinale a opção CORRETA:

Alternativas

ID
3917365
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

As demonstrações combinadas representam o conjunto de determinadas entidades e não uma entidade controladora e suas controladas. Há sempre necessidade de se identificar a quem pertencem referidas entidades. Sobre as situações em que podem ser preparadas demonstrações combinadas, julgue os itens abaixo.


I. As demonstrações combinadas compreendem um grupo de entidades sob controle comum que ainda não passou por processo de reestruturação societária.


II. As demonstrações combinadas compreendem um grupo de entidades após o processo de reestruturação societária, em que já tenha sido constituída uma holding ou uma das entidades tenha passado a deter o controle societário de uma ou várias entidades, mas ainda reste outra ou outras sob controle comum.


III. As demonstrações combinadas compreendem a informação financeira de um grupo de entidades que passou por processo de reestruturação societária.


A opção CORRETA é:

Alternativas

ID
3917368
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Quando a entidade receber de um cliente a transferência de um item de ativo imobilizado, a sua administração deverá verificar, por meio de julgamento, se esse item se enquadra no conceito de ativo à luz da “Estrutura Conceitual para a Elaboração e Apresentação das Demonstrações Contábeis”. Acerca das características para enquadramento como elemento do ativo, julgue os itens abaixo.


I. É um bem controlado pela entidade.


II. É um bem resultado de eventos passados.


III. Do bem se espera que resultem benefícios econômicos futuros para a entidade.


IV. Do bem se espera que resultem desembolsos de caixa.


Está(ão) CERTO(S) o(s) item(ns):

Alternativas
Comentários
  •  CPC 00 (R1) (2011), ativo é “um recurso controlado pela entidade, como resultado de eventos passados e do qual se espera que fluam futuros benefícios econômicos para a entidade”. 


ID
3917371
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A companhia foi constituída regularmente em 1º de janeiro de 200X e a data do término do exercício social foi fixada pelo estatuto social em 31 de março. Quantos meses terá o primeiro exercício social da companhia, de acordo com o que estabelece o Art. 175, Parágrafo único da Lei nº 6.404/76, que dispõe sobre as Sociedades por Ações?

Alternativas
Comentários
  • Exercício Social

    Art. 175. O exercício social terá duração de 1 (um) ano e a data do término será fixada no estatuto.

    Parágrafo único. Na constituição da companhia e nos casos de alteração estatutária o exercício social poderá ter duração diversa.

  • Segundo o art. 175 da Lei n° 6.404/76 o exercício social terá duração de 1 (um) ano e a data do término será fixada no estatuto.

    No entanto, no período de constituição da empresa o exercício social poderá ter duração diversa.

    Veja que o enunciado menciona que a data do término do exercício social foi fixada pelo estatuto social em 31 de março.

    Sendo assim, considerando que a companhia foi constituída em 1º de janeiro de 200X, conclui-se que seu primeiro exercício social terá duração de 3 meses (01/01/20x0 a 31/03/20x0) ou de 15 meses (01/01/20x0 a 31/03/20x1).

    Depois disso, em 20x2, o exercício social seguirá sendo sempre de 1 ano (01 de abril a 31de março), com exceção do período em que eventualmente tenha algum tipo de alteração estatutária quanto ao término do exercício social.

    Com isso, correta a alternativa B.

  • Segundo o art. 175 da Lei n° 6.404/76 o exercício social terá duração de 1 (um) ano e a data do término será fixada no estatuto.

    No entanto, no período de constituição da empresa o exercício social poderá ter duração diversa.

    Veja que o enunciado menciona que a data do término do exercício social foi fixada pelo estatuto social em 31 de março.

    Sendo assim, considerando que a companhia foi constituída em 1º de janeiro de 200X, conclui-se que seu primeiro exercício social terá duração de 3 meses (01/01/20x0 a 31/03/20x0) ou de 15 meses (01/01/20x0 a 31/03/20x1).

    Depois disso, em 20x2, o exercício social seguirá sendo sempre de 1 ano (01 de abril a 31de março), com exceção do período em que eventualmente tenha algum tipo de alteração estatutária quanto ao término do exercício social.

    Com isso, correta a alternativa B.

    Prof: Igor Cintra | Direção Concursos


ID
3917374
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A Lei nº 6.404/76 e alterações subsequentes, que dispõem sobre as Sociedades por Ações, determina que ao fim de cada exercício social, a diretoria fará elaborar, com base na escrituração mercantil da companhia, as seguintes demonstrações financeiras, que deverão exprimir com clareza a situação do patrimônio da companhia e as mutações ocorridas no exercício. Considerando as companhias abertas e companhias fechadas, quais demonstrações contábeis, complementadas pelas respectivas Notas Explicativas, devem ser elaboradas?

Alternativas
Comentários
  • Gab: C

    Lei 6404/76, art. 176º

      § 6 A companhia fechada com patrimônio líquido, na data do balanço, inferior a R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais) não será obrigada à elaboração e publicação da demonstração dos fluxos de caixa.

    Além disso, a DVA só é obrigatória para cias abertas

    V – se companhia aberta, demonstração do valor adicionado


ID
3917377
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Nas sequências a seguir estão apresentados exemplos de situações nas quais podem surgir conflitos de interesses. Sobre esse assunto, julgue os itens abaixo:


I. Conflitos de interesse podem surgir com a assessoria simultânea para dois clientes que competem para adquirir a mesma empresa, onde a assessoria pode ser relevante para as posições competitivas das partes.


II. Conflitos de interesse podem surgir com a prestação de serviços tanto para o vendedor quanto para o comprador em relação à mesma transação.


III. Conflitos de interesse podem surgir com a assessoria estratégica para cliente em sua posição competitiva ao mesmo tempo em que tem joint venture ou interesse similar com concorrente importante do cliente.


Estão CERTOS os itens:

Alternativas
Comentários
  • I, II e III

  • LETRA D).

    Conflito de interesses é quando questões diversas (profissionais, financeiras, familiares, políticas ou pessoais) podem interferir no julgamento das pessoas ao exercerem suas ações dentro das organizações. Nesse caso, que também possui lei federal a respeito do tema, envolve as ações de compliance, gestão de riscos e governança pública/corporativa.


ID
3917380
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Com relação ao Código de Ética Profissional do Contador, assinale a opção INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa D - Comunicar imediatamento o CRC (apenas)