SóProvas



Prova CONSULPLAN - 2010 - Prefeitura de Itabaiana - SE - Médico cardiologista


ID
279418
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Itabaiana - SE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Felipe foi ao cinema e chegou 30 minutos após o início do filme. Se o filme teve 2,5 horas de duração, pode-se afirmar que Felipe deixou de assistir:

Alternativas
Comentários
  • Letra C

    2,5 horas  = 150 minutos

    150 minutos ...............................100 %  do filme
      30     "     de atraso ...................    x % do filme


             100 . 30
    X =    -------------   =   20 % de filme perdido
                150


  • Letra C

    Duas formas de resolver

    1)

    60min = 1h     
    30min = 0,5h

    2,5-------100%
    0,5--------X

    x = 20%


    2)
    Se o filme teve 2,5h e ele perdeu 0,5 (30 min)
    logo 2,5-0,5 = 2h

    2,5------100%
    2---------X

    X = 80% (2h assistidas)

    logo, 100% - 80% = 20% perdido



  • Eu fui logo nas alternativas..... e aiii

    150 minutos de filme - 20% =
    30 minutos atrasado...
  • Felipe pedeu 0,50 h de um total de 2,50 hs . Agora é só calcular a quantos por cento de 2,50 equivale 0,50

    x =(0,5*100)/2,5  >>  x = 20 >> Letra C

  • Duração do filme = 2,5h = 150minutos

    30minutos atrasado = x

    150 ----- 100%

    30 ------- x

    x = 20%

    Gabarito: C


ID
279421
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Itabaiana - SE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Se Cássio lavou a cozinha, nem Arthur nem Pedro varreram o quintal. Se Ana não deu banho no cachorro, Joana lavou a calçada. Se Joana não lavou a calçada, choveu de manhã e Mauro não lavou o carro. Ora, não choveu de manhã, logo:

Alternativas
Comentários
  • Letra D


    Invertendo, se não choveu pela manhã, então Mauro lavou o carro, Joana lavou a calçada e Ana não deu banho no cachorro.

    Cássio, Arthur e Pedro não tem relação com os demais.
  • Questão mal formulada.
    O Gabarito é D, porém, não há como presumir que Ana não deu banho no cachorro.
    Das premissas "Se Joana não lavou a calçada, chouve de manhã e Mauro não lavou o carros" e "não chouve de manhã", pode-se concluir que Joana lavou a calçada. 
    ~J --> C ^~M. Como C = F, logo C^~M = F e logo ~J = F (isto é Joana lavou a calçada é verdadeiro).
    Porém, usando essa conclusão como uma premissa, mais a premissa "Se Ana não deu banho no cachorro, Joana lavou a calçada", não podemos dizer que Ana não deu banho no cachorro. Pois essa premissa é uma condicional representada por "~A --> J". Veja-se que se J é verdade, isso implica que ~A pode ser verdadeiro ou falso e não apenas verdadeiro como o gabarito da questão quis colocar.

  • A questão é simples. Basta começar a ler do final:


    "Se Cássio lavou a cozinha, nem Arthur nem Pedro varreram o quintal.
    Se Ana não deu banho no cachorro, Joana lavou a calçada.
    Se Joana não lavou a calçada, choveu de manhã e Mauro não lavou o carro.
    Ora, não choveu de manhã"


    Como não choveu, Joana lavou a calçada.
    Como Joana lavou a calçada, Ana não deu Banho no cachorro.
    Logo, a resposta encontrada é a letra D.

    Obs: É interessante notar que a primeira preposição só está na questão para confundir, haja visto que não é possível tirar nenhuma conclusão referente a ela.

  • concordo, a questao esta mal formulada

    Como nao choveu de manha, posso afirmar que joana lavou a calcada

    Nao tenho, contudo, como afirmar se ana deu ou nao banho no cachorro

    Pois: 

    Se "Ana nao deu banho no cachorro" entao "joana lavou a calcada"
    Tomando que essa assertiva e verdadeira, e "joana lavou a calcada e verdadeiro" '
    "Ana nao dar banho no cachorro" pode ser V ou F

    F entao V  --  Verdadeiro
    V entao V  -- verdadeiro

    Alguem me de uma luz
  • Também concordo com os que dizem que a questão está mal formulada. De fato, "Ana não deu banho no cachorro" pode tanto ter valor lógico de verdadeiro como falso. Escolhi a alternativa "D" apenas por ser a menos errada. Apenas por isso. 
  • Eu já estava achando que tinha raciocinado errado. Por só concluir com certeza que Joana lavou a calçada! Só não recorreria por ter acertado. Muito mal formulada!
  • Pela tabela-verdade e usando a  lógica de dedução, não se pode afirmar que " Ana não deu banho no cachorro"...

    Concordo com aqueles que acham que a questão foi mal formulada.

    Bom estudo...

  • Mal formulada como tudo que essa banca faz. E a dita cuja irá promover o concurso do MAPA, com salários de 11.535 reais.. imaginem aí!!!!

  • Pela tabela verdade Ana pode ou não ter dado banho no cachorro.

    Nesta questão só se pode afirmar, na minha opinião, é que Joana lavou a calçada. 

    Apenas isso!

  • 1 - As proposições 'Ana não deu banho no cachorro' e 'não choveu de manhã' são LOGICAMENTE EQUIVALENTES.

    2 - SE não choveu de manhã ENTÃO Joana lavou a calçada ( V )


    Agora, a partir daí dizer que "SE (não choveu de manhã) ENTÃO (Joana lavou a calçada E Ana não deu banho no cachorro)", pra mim, não faz sentido. Questão mal elaborada....


    Marquei LETRA D

  • Nesta questão só se pode afirmar que joana lavou a calçada e mauro lavou o carro!!! 

    Então como joana lavou a calçada é verdadeiro, Ana não dar banho no cachorro poder verdadeiro ou falso

                              consequencia                                              condição

    que a proposição inteira será verdadeira!      lembrem da tabela verdade se P então Q

  • Caro Pedro,

    Se você seguir este raciocínio você vai errar muitas questões de concursos.

    Uma condicional só é falsa quando a primeira e verdadeira e a segunda é falsa, nas outras três situações é verdade.

    Logo, não podemos afirmar que a alternativa D está correta.

    Questão nebulosa e mal elaborada.

  • Vamos negar as proposições?

    Se Cássio lavou, então nem Arthur nem Pedro varreram = Se Arthur e Pedro varreram, então Cássio não lavou.

    Se Ana não deu banho, então Joana lavou = Se Joana não lavou, então Ana deu banho.

    Se Joana não lavou, então choveu e Mauro não lavou = Se não choveu e Mauro lavou, então Joana lavou.

    Ora, não choveu, logo: Cássio não lavou, Ana deu banho e Joana lavou.

    Gabarito: C

     

     

  • Como afirmar com certeza que Mauro lavou? Podem ajudar? Porque se choveu a conjunção já e falsa, ok. Mas isso não quer dizer que Mauro não lavou seja falso.

  • DEPOIS DE PENSAR MUITO A BANCA NÃO ESTÁ COMPLETAMENTE ERRADA, POIS A ÚNICA AFIRMAÇÃO POSSÍVEL É QUE JOANA LAVOU A CALÇADA, QUE ESTÁ SOMENTE NA LETRA D. E DE FATO, NÃO CONSEGUERIA AFIRMAR 100% QUE CÁSSIO LAVOU A COZINHA E QUE ANA DEU BANHO NO CACHORRO.

    FAZER O QUE NÉ!?

  • Podem falar isso ou aquilo, mas essa questão foi mal feita.

  • Consulplan é feia né ... 


ID
279424
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Itabaiana - SE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Numa geladeira, existem 20 litros de água em garrafas de 500ml, 250ml e 1 litro. Se o número de garrafas de 1 litro é igual ao triplo do número de garrafas de 500ml, e o número destas é igual à metade das garrafas de 250ml, pode-se afirmar que nesta geladeira existem:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: letra d

    São 15 garrafas de 1 litro = 15 litros, 5 garrafas de 500 ml = 2,5 litros e 10 garrafas de 250  ml = 2,5 litros, um total de 20 litros.
  • x=quantidade de garrafas de 1 litro
    y=quantidade de garrafas de 500ml
    w = quantidade de garrafas de 250 ml

    x=3y
    w=2y

    1(3y)+0,5y+0,25(2y)=20
    4y=20 entao y=5
    Substituindo: x=15 e w=10

    15 garrafas de 1 litro, 5 garrafas de 500ml e 10 garrafas de 250ml que totaliza 20 litros.

  • Achei uma explicação muito boa para essa questão:

    RESOLUÇÃO

    Garrafa 0,25 l = x
    Garrafa 0,50 l = y
    Garrafa 1,00 l = z

    Pelas três condições do enunciado, algebricamente temos:
    {0,25x + 0,50y + 1,00z = 20 (1.1)
    {z = 3y (1.2)
    {y = x/2 .:. x = 2y (1.3)

    Substituindo (1.2) e (1.3) em (1.1)

    0,25.2y + 0,50y + 1.3y = 20
    0,5y + 0,5y + 3y = 20
    4y = 20
    y = 5. (1.4)

    Substituindo (1.4) em (1.2)

    z = 3y
    z = 3.5
    z = 15.

    Substituindo (1.4) em (1.3)

    x = 2y
    x = 2.5
    x = 10.

    Temos então: 10 garrafas de 250 ml, 5 garrafas de 500 ml e 15 garrafas de 1 litro.
  • Considere que x, y e z sejam as quantidades de garrafas de 500 ml, 250 ml e 1 litro (1000 ml), respectivamente. Podemos escrever que:

    z = 3x
    x = y/2 => y = 2x

    Além disso, a equação em volume é:

    500x + 250y + 1000y = 20000

    Substituindo y e z temos:

    500x + 250*2x + 1000*3x = 20000
    500x + 500x + 3000x = 20000
    4000x = 20000
    x = 5.

    Resulta que z = 15 e y = 10.

    Há, portanto, 5 garrafas de 500 ml, 10 de 250 ml e 15 de 1 litro.

    Resposta: d.

    Opus.
  • Tentei e não estava escontrando o caminho pra responder essa questão ... Obrigado aos colegas que postaram a resoluçao ... Que Deus vos abençoe....


  • Ao somar (o número de cada garrafa multiplicado pela quantidade de ml`s que ela suporta) te dará no final 20 L

    transformando tudo para ml e considerando que temos X garrafas de 250 ml, X/2 garrafas de 500 ml e 3X/2 garrafas de 1000 ml temos:

    1000*3X/2 + 500*X/2 + 250*X = 20.000

    1500*X + 250*X + 250*X = 20.000

    2.000X = 20.000

    X = 10 garrafas de 250 ml

    X/2 = 5 garrafas de 500 ml

    3*X/2 = 15 garrafas de 1000 ml ou 1 L

    lembrando que: 

    kl

    hl

    dal       ao subir cada casa *10. ao descer cada casa /10

    l

    dl

    cl

    ml



  • Geladeira = 20L

    Garrafas

    1L = 3x

    500ml = x

     250ml= 3x+x = 4x

                     2        2

    Obs: O enunciado diz que: "...o número destas é igual à metade das garrafas de 250ml..." então imaginei que a soma de garrafas de 1L + 500ml é metade das garrafas de 250ml.

    Logo: 3x+x+4x = 20

                        2

    8x = 40

    x = 5

    Portanto:

    1L = 3.5 = 15 garrafas = 15 litros

    500ml = 5 garrafas = 2,5 litros

    250ml = 4.5/2 = 10 garrafas = 2,5 litros

    Então: 15L + 2,5L + 2,5L = 20 litros

    Gabarito: D "Um número ímpar de garrafas de 1 litro"

     


ID
279427
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Itabaiana - SE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico

Sobre a data de nascimento de Sara, apenas uma das afirmações a seguir é verdadeira. Assinale-a:

Alternativas
Comentários
  • Já que o enunciado informa que apenas uma das afirmações é verdadeira, será necessário encontrar a alternativa que, se considerada verdadeira, torna as demais falsa. Assim, vamos escolher a alternativa d) para testá-la.
     
    Tomando como verdade que Sara nasceu em 2001, ou seja, a alternativa "d" é verdadeira, vamos analisar as demais alternativas:
     
    a) Sara nasceu em 2004. Falso, pois Sara nasceu em 2001. Ok!
    b) Sara não nasceu no século XXI. Falso, pois 2001 já é ano do século XXI. Ok!
    c) Sara nasceu em 1997. Falso, pois Sara nasceu em 2001. Ok!
    e) Sara não nasceu num ano ímpar. Falso, pois Sara nasceu em 2001, portanto um ano ímpar. Ok!
     
    Portanto, fica comprovado que a alternativa d) é realmente a correta, pois ela torna as demais falsas. Como exercício, tente supor uma das demais alternativas como verdadeira. Na análise, você verá que há outra alternativa compatível, tornando a suposição inicial inválida, pois podemos ter somente uma alternativa verdadeira.

    Bons estudo a todos!

    ps. Observações em relação ao meu comentário, por favor, deixe também um recado no meu perfil. Muito obrigado!
  • Ótima a explicação do colega acima. Consegui entender a questão. Valeu.
  • Olá Pessoal, boa tarde!

    Sobre a data de nascimento de Sara, apenas uma das afirmações a seguir é verdadeira. Assinale-a: 
    Como apenas uma das afirmativas é verdadeira, vamos por tentativa e erro!
      Assumindo que a alternativa "a) Sara nasceu em 2004" é Verdadeira: a) Sara nasceu em 2004. VERDADEIRA b) Sara não nasceu no século XXI. - FALSA, pois 2004 é século XXI! Se ela nasceu em 2004, ela nasceu no século XXI, Isso aqui é uma contradição! Ela não pode ter nascido em 2004 e não ter nascido no século XXI! c) Sara nasceu em 1997. FALSA d) Sara nasceu em 2001. FALSA e) Sara não nasceu num ano ímpar. VERDADEIRA Não pode ser esta alternativa a resposta, pois existem duas respostas verdadeiras!
    Assumindo que a alternativa "b) Sara não nasceu no século XXI" é Verdadeira: a) Sara nasceu em 2004. FALSA! Se ela não nasceu no século XXI, não é possível que ela tenha nascido em 2004! Isso aqui é uma contradição! b) Sara não nasceu no século XXI. VERDADEIRA. c) Sara nasceu em 1997. VERDADEIRA (Se ela não nasceu no século XXI, nasceu no século XX, e 1997 é século XX) d) Sara nasceu em 2001. FALSA. Se ela não nasceu no século XXI, não é possível que ela tenha nascido em 2001! Isso aqui é uma contradição! e) Sara não nasceu num ano ímpar. VERDADEIRA OU FALSA, NÃO SABEMOS Não pode ser esta alternativa a resposta, pois existem ao menos duas respostas verdadeiras!   Assumindo que a alternativa "c) Sara nasceu em 1997" é Verdadeira: a) Sara nasceu em 2004. FALSA b) Sara não nasceu no século XXI. VERDADEIRO (Se ela nasceu em 1997 ela não nasceu no século XXI, e sim no século XX!) c) Sara nasceu em 1997. VERDADEIRA d) Sara nasceu em 2001. FALSA e) Sara não nasceu num ano ímpar. FALSA Não pode ser esta alternativa a resposta, pois existem duas respostas verdadeiras!   Assumindo que a alternativa "d) Sara nasceu em 2001" é Verdadeira: a) Sara nasceu em 2004. FALSA b) Sara não nasceu no século XXI. FALSA c) Sara nasceu em 1997. FALSA d) Sara nasceu em 2001. VERDADEIRA e) Sara não nasceu num ano ímpar. FALSA Esta  é a resposta da questão, pois existe apenas uma resposta verdadeira!   Assumindo que a alternativa "e) Sara não nasceu em um ano ímpar" é Verdadeira: a) Sara nasceu em 2004. VERDADEIRA b) Sara não nasceu no século XXI. VERDADEIRA OU FALSA, NÃO SABEMOS! c) Sara nasceu em 1997. FALSA d) Sara nasceu em 2001. FALSA e) Sara não nasceu num ano ímpar. VERDADEIRA Não pode ser esta alternativa a resposta, pois existem, ao menos, duas respostas verdadeiras!
  • Kleiton e Rodrigo Azevedo Obrigado.

    Nunca que eu pensei em fazer o 'teste das hipóteses'

  • A letra A anula a letra B. E a letra C anula a letra E.

  • A banca elaborou mal a questão (do ponto de vista do raciocínio lógico), pois tem três respostas possíveis.

    A)(invalidada por E, mas não invalida E)

    B)Possível (Atende ao teste lógigo qualquer ano impar com exceção do século XXI, ex.1999)

    C)(invalidada por B, mas não invalida B)

    D)Possível (ano de 2001)

    E)Possível (Atende ao teste lógigo qualquer ano par com exceção ex. 2002).

     

    Sinto dizer, mas quem quer "acertar" tem que errar com a banca, que despreza o fato de que a invalidade lógica, nesse caso, não se opera nos dois sentidos. Eu "acertei" a questão, mas está errada!

    Raciocínio Lógico não é a opinião da Consulplan.

    A banca é boa, mas comete umas falhas sem necessidade.

     

  • Melhor comentário Kleiton! Perfeito!

ID
279430
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Itabaiana - SE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Numa determinada estrada, o limite de velocidade é de 110km/h. Um carro ultrapassaria esse limite, se percorresse em velocidade constante:

Alternativas
Comentários
  • Transforma-se 110km/h para m/s, através de uma regra de três simples.

    Fazendo essa transformação, chega-se a 30,5 m/s.

    Agora basta dividir a distância em metros de cada alternativa pelo respectivo tempo em segundos:

    a) 29 m/s
    b) 30 m/s
    c) 31 m/s
    d) 28 m/s
    e) 30,5 m/s

    A única alternativa em que a velocidade constante ultrapassa a velocidade máxima permitida é letra C.
  • 1 - converta a velocidade para metros por segundo (m/s), conforme as opções da resposta:

    110Km/h = 110.000m/3600s = 30,55m/s

    a) 203 metros em 7 segundos (7 x 30,55 m = 213,85m) não supera a vel. de 110Km/h
    b) 120 metros em 4 segundos (4 x 30,55m = 122,2m) não supera a vel. de 110Km/h


    c) 96 metros em 3 segundos supera a velocidade de 110km/h, pois em 3s só atingimos 91,65m (3 x 30,55m = 91,65m).

    RESPOSTA: "C"
     
  • Letra C

    Estão muito bons os comentários acima.
    Porém:
    a resolução dessa questão é muitíssimo mais simples.

    Se só há uma questão correta, apenas um carro ultrapassará 110km/h. Concordam que quem fizer mais m/s fará mais km/h?

    Sim. Então basta dividir os metros pelos segundos. A resposta maior será a correta.
    Vamos lá:

    a) 203 ÷ 7 = 29
    b) 120 ÷ 4 = 30
    c) 96 ÷ 3 = 32
    d) 140 ÷ 5 = 24
    e) 61 ÷ 2 = 30,5

    Então, nem interessa quantos km/h os carros fizeram. O que importa é que
    quem correu mais foi o carro da letra C.
  • Transforma-se 110km/h para m/s dividindo-se por 3,6. Logo 110 / 3,6 = 30,5556

    Agora basta dividir a distância em metros de cada alternativa pelo respectivo tempo em segundos:

    a) 29 m/s
    b) 30 m/s
    c) 32 m/s
    d) 28 m/s
    e) 30,5 m/s

    A única alternativa em que a velocidade constante (32 m/s) ultrapassa a velocidade máxima permitida (30,5556 m/s) é letra C.


ID
279433
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Itabaiana - SE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Uma torneira despeja até 6 litros de água por minuto. Qual o maior número de garrafas de 2,5 litros poderão ser preenchidas com água, utilizando-se essa torneira num intervalo de meia hora?

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    6 litros ............... 1 minuto
    x litros ................ 30 minutos

    X = 180 litros em 30 minutos

    Garrafas de 2,5 litros

    180 
    ------------- = 72 garrafas
    2,5 litros
  • 6 litros vezes 30 minutos = 180 litros

    pra conseguir dividir transforma em mililitros

    180 em 180000 e 2,5 em 2500

    180000/2500 = 72

    72 garrafas
     

  • Para se dividir tbm em número exato basta acrescentar uma casa para a direita em cada valor, sempre simplificando os zeros.

    180,.....1800

    2,5,.......25


    1800/25 = 72

    LETRA B

ID
279439
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Itabaiana - SE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Sabe-se que uma escada A tem 14,62m de altura e uma outra B tem 12,35m de altura. Se a escada A apresenta degraus com 17cm de altura e a escada B apresenta degraus com 19cm de altura, qual é a diferença entre os números de degraus das duas escadas?

Alternativas
Comentários
  • Letra C

    A= 14,62m = 1462cm : 17cm = 86 degraus

    B= 12,35m = 1235cm : 19cm = 65 degraus

    86 - 65 = 21 degraus
  • 1 degrau _____ 17 cm
    X degraus ____ 14,62
    X = 0,86

    1 degrau ____ 19cm
    Y degraus ___ 12,35
    Y = 0,65

    Diferença = X - Y = 0,86 - 0,65 = 0,21 x 10 = 21 degraus 
  • Ótima questão para treinar!!!


ID
279442
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Itabaiana - SE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Numa rua, o número de casas amarelas é igual ao dobro do número de casas azuis, o número de casas verdes é igual à metade do número de casas brancas, o número de casas vermelhas é igual ao triplo de casas azuis e 66 casas não são brancas. Se não existem casas de outras cores e apenas 6 casas são verdes, é correto afirmar que o total de casas nesta rua é igual a:

Alternativas
Comentários
  •  Olá ,amigos!

    como o número de casas verdes é igual a metade das casas brancas, então sendo 6 o número de casas verdes; o número de casas brancas será 2x6= 12.

    O enunciado diz que 66 casas não sáo brancas, evidentemente elas são das demais cores elencadas no enunciado, logo o número de casas é a soma de 66 + 12= 78, o que resta com alternativa corrte a letra "e".
  • Y= Casas Amarelas                                             

    B= Casas Azuis               

    G= Casas Verdes

    R= Casas Vermelhas

    W= Casas Brancas

    NW= Não SÃO Brancas (Y+G+B+R)

     

    Y=2B

    G=1/2 W        W=2G     G=6   W=12

    R=3B

    NW=66

     

    W+NW= 12+66= 78

     

    LETRA "E"

     

     

  • 66 casas não são brancas (está incluindo todas as casa, exceto a branca)

    Então temos que descobrir a quantidade de casas brancas.

    --> 6 são verdes

    --> verde = branca/2

         6 = branca/2

         branca = 6 * 2 = 12

    ---> somar

           66 + 12 = 78

  • Casas brancas = 12 (número de casas verdes é igual à metade do número de casas brancas, total de casas verdes = 6, 6x2 = 12) 
    Casas não brancas = 66 (66 casas não são brancas)
    12 + 66 = 78 total de casas

    Bons estudos.

  • Poderíam ir até além pedindo a quantidade de todas as casas.

    Como disseram, chega-se ao número de 78 casas no total.

    Sabendo, portanto, que além das brancas, existem 66 casas e que dessas 6 são verdes, entre amarelas, vermelhas e azuis sobraram 60 casas.
    Dessa forma, sabendo que amarelas são o dobro da quantidade da azul e vermelhas o triplo, podemos chamar azul de x.

    Assim a equação fica: x + 2x + 3x = 60. x = 10

    Logo, 10 casas são azuis; 20, amarelas e 30, vermelhas.


ID
279445
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Itabaiana - SE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Ao realizar uma viagem em 2 trechos, o carro de Marcos consumiu 20% do combustível contido no tanque no primeiro trecho, 30% do restante no segundo e ainda sobrou 7 litros no interior do tanque. Se o carro de Marcos consumiu nesta viagem um litro de combustível para cada 12km, que distância ele percorreu nessa viagem?

Alternativas
Comentários
  • primeiro trecho
    20% sobrou 80% do tanque

    segundo trecho
    dos 80% que sobraram 30% foram gastos

    regra de três
    80%    100%
      x         30%

    x = 24% (é o que foi gasto no segundo trecho)

    isso precisou ser feito pois precisávamos
    achar a porcentagem do consumo
    em relação ao total, não em relação
    ao que tinha sobrado no tanque.

    20% (primeiro trecho) + 24% (segundo trecho) = 44%

    100% - 44% = 56% (é a porcentagem que sobrou no tanque)

    como sabemos que 56% é 7 litros, então o restante
    do cálculo é fácil:

    regra de três
    56%     7
    44%     x

    x = 5,5 litros (o que foi gasto)

    5,5 * 12 = 66km




  • Eu achei assim 


    7 litros foi que sobrou dos 30% gastos do segundo trecho

    regra de três


    100 ---------- x


    70% --------- 7x= 10L


    no trecho um foram gastos 20% do combustivel


    aplicando regra de três novamente


    100 --------------x


    80 ---------------10


    x= 12,5L


    Então foram gastos:2,5 (primeiro trecho) + 3,0 (segundo trecho) = 5,5 L


    Multiplicando por 12 km : 5,5 * 12 = 66 km

  • X = total do tanque.

    X = 20/100x+30/100 (x- 20/100x) + 7

    X= 20/100x+ 30/100x – 600/1000x+7

    X= 2/10x+ 3/10x -6/100x + 7 (simplificando)

    100 x = 20x – 30x – 6x + 700

                     100

    56x = 700

    X=12,5

    12,5- 7 = 5,5 (foram gastos).

    5,5 x 12 = 66


  • - No segundo treixo, ele consumiu 30% = x3/10. Logo o que sobrou (70%) equivale a x7/10 = 7 / x = 10. Então no segundo treixo existiam 10 litros no tanque que foi o que sobrou do primeiro treixo.

     

    - No primeiro treixo como ele consumiu 20% = x2/10, Logo o que sobrou (80%) foi aquilo que ficou para o segundo treixo (10 Litros), equivalente a x8/10 = 10 / x=12,5. Então no primeiro treixo existiam 12,5 litros que também é o total de combustível antes da viajem.

     

    Vamos lá:

    - Primeito treixo: Consumiu 20% ou 2/10 de 12,5 Litros = 2,5 Litros

    - Segundo treixo: Consumiu 30% ou 3/10 de 10 Litros (12,5-2,5) = 3 Litros

    - Sobrando: 10 - 3 = 7 Litros

     

    Se no inicio da viajem o tanque possuia 12,5 litros e sobraram 7 litros no final, logo foi consumido (12,5 - 7) 5,5 Litros. Já que o carro faz 12km/L, então 12 * 5,5 = 66 Km foram percorridos na viajem.

     

    Letra E.


ID
279448
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Itabaiana - SE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Geovane sempre estuda 55 minutos uma determinada matéria e faz um intervalo de 15 minutos para tomar um café e então retornar para estudar outra matéria. Se num certo dia, Geovane estudou português, matemática e história, tendo feito duas pausas para o café e terminado os estudos às 17 horas e 15 minutos, pode-se concluir que ele começou a estudar às:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa A

    Foram 3 ''aulas'' de 55 minutos, o que resultou em 165 minutos, mais 30 minutos de intervalo ( foram 2 intervalos ), com tudo isso se passou 195 minutos, ou seja, 3 horas e 15 minutos, o exercício fala que Geovane parou as 17:15, portanto começou às 14 em ponto.

    Espero que tenha sido claro, fiquem com DEUS!!
  • Começou a estudar história às 16h20. Hehe. Esses cara do CFH tudo igual.


ID
279451
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Itabaiana - SE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Sejam os conjuntos: A = { x ∈ N / 1 ≤ x < 5 }; B = { x ≤ Z /-3 < x ≤ 4 } e C = { x ∈ N / x ≤ 3 }  Pode-se concluir que:

Alternativas
Comentários
  • Na questão A= {xeN/ 1<= x <5} ou seja  = x pertence a numeros naturais tal que 1 menor igual a x que é menor que 5, assim 1,2,3,4;
    Na questão B= {xeZ/ -3 x <=4} ou seja  = x pertence a numeros inteiros tal que menos 3 x menor igual a 4, assim -2,-1,0,1,2,3-4;
    Na questão C= {xeN/ x<= 3} ou seja  = x pertence a numeros naturais tal x  menor igual a 3,  assim 0,1,2,3,;

    Analisando as questões temos a letra C: (A intersecção com B) União (B intersecção C) = A União com B

    A intersecção com B = 1,2,3,4
    B Intersecção com C = 0,1,2,3
    A União dos dois resulta em 0,1,2,3,4
    que é igual a
    A U C = 0,1,2,3,4

    Abraços


  • Fazendo a montagem dos conjuntos:
    A={0,1,2,3,4}
    B={-2,-1,0,1,2,3,4}
    C={0,1,2,3}

    Fazendo primeiramente a união:
    AUB=>B ---- A={0,1,2,3,4} U B= {-2,-1,0,1,2,3,4} => B={-2,-1,0,1,2,3,4}
    AUC=>A ---- A={0,1,2,3,4} U C={0,1,2,3} => A={0,1,2,3,4}
    BUC=>B --- B={-2,-1,0,1,2,3,4} U C={0,1,2,3} => B={-2,-1,0,1,2,3,4}

    A interseção:

    A e B=> A   A={0,1,2,3,4} e  B={-2,-1,0,1,2,3,4} =>   A={0,1,2,3,4}
    A e C => C  A={0,1,2,3,4} e C={0,1,2,3} =>  C={0,1,2,3}
    B e C => C B={-2,-1,0,1,2,3,4} e C={0,1,2,3} =>  C={0,1,2,3}

    * desculpem-me o uso do "e"

    Fazendo as resoluções das questôes:

    a) (A U B) e (B U C)= B e B, então A e C está errado
    b) (A e C) U ( B e C) = C U C, então C U B está errado
    c) (A e B) U ( B e C) = A U C, então a alternativa está correta
    d) (A U C) e (B U C) = A e B, então B e C está errado
    e) (A e B) e ( B e C) = A e C, então A e B está errado

    Logo, a alternativa correta é a letra c)
  • Naturais se restringe aos positivos!!

  • Shyrleide Martins, seu raciocínio está correto, mas atente para o fato de que o conjunto A= { 1, 2, 3, 4}, visto que no enunciado da questão é informado que 1 é menor ou igual a x, então o conjunto A não contém 0.

  • Questão fácil, porém trabalhosa. 

  • Nossa Senhora, que sono essa professora comentando a questao kkkk Desisto

  • questao completamente desgraçada. Pra que o infeliz do avaliador faz uma coisa assim? É um infeliz!

  • {XEN/1<=X<5}= Se X é maior ou igual a 01, o Zero entra no conjunto?

  • Trabalhosa, mas não impossível! UFFA!

  • Deu trabalho, mas valeu a pena.

    GABARITO "C"

  •  

    Cuidado. Não pode ter 0 no conjunto A, tal como informado pela Shyrleide Martins.


ID
279454
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Itabaiana - SE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Sejam 4 potes de iogurte: A, B, C e D. Sabe-se que o volume contido no pote A é igual à metade do volume do pote D mais um terço do volume do pote C, e o volume do pote B é o dobro do volume do pote C mais um quarto do volume do pote D. Qual é o total de iogurte contido nos quatro potes, se o pote D tem 600ml e a quantidade de iogurte no pote A é igual ao do pote B?

Alternativas
Comentários
  • Alternativa A

    A= 1/2D + 1/3C
    B= 1/4D + 2C

    Então o exercício deu algumas informações que serviram de base para a resolução: D é igual a 600ml e A é igual a B. Se A é igual a B entao poderemos substituí-lo por X na fórmula. Fica assim:

    X= 300 + 1/3C ( -1 ) 
    X= 150 + 2C

    Resultado do sistema: C = 90

    se B é 150 mais 2C entao B é 330
    se A é igual a B, então A é igual a 330

    por fim A+B+C+D= 330+330+90+600= 1350
     


     

  • A = D/2 + C/3

    B= 2C + D/4

    D= 600

    A = B

    Então:

    D/2 + C/3 = 2C + D/4 

    substituindo:

    600/2 +C/3 = 2C + 150 (x3 para transformar o c/3 em número não fracionário)

    900 + C = 6C +450

    5C = 450 

    C= 90

    com isso acha-se o A e o B, visto que tem o mesmo valor!

    B = 2C + 150

    B = 330 ml que é A também.

    Soma-se os três 

    330+330+90+600= 1350 ml

  • Deus da grandes batalhas ao seus melhores guerreiros......
  • Então que venha as perguntas
  • É isso ae, que venham todas elas, pois a base da aprovação é sem dúvidas as questões.
  • oi douglas, voce poderia me dizer como chegou no resultado de 90, para a letra C? por favor!!!!

  • Pote A = B

    A = D/2 + (1/3)C

    B = 2C + (1/4)D

    Logo: D/2 + (1/3)C = 2C + (1/4)D

    D = 600ml

    Sendo assim: (600)/2 + (1/3)C = 2C + (1/4)600

    Antes do "=", não dá para fazer a subtração porque tem mais de um valor em fração, mas depois do "=" pode, então fica assim 600/2+C/3=2C+150

    Vai ter que fazer MMC p/ 3 (Divide pelo de baixo e multiplica pelo de cima)

    900+C=6C+450 (Joga o "C" para a direita da vírgula e o número inteiro para a esquerda).

    900-450=6C-C

    450=5C

    450/5=C

    90=C

    Ok, daí agora você já tem o "C" e pode usar qqr um para tirar a prova real e pegar os valores restantes de A e B

    B = 2C + (1/4)D

    B = 2*90 + 600/4

    B = 180 + 150

    B = 330 = A

    Volume total de Yorgute é: A + B + C + D = 330 + 330 + 90 + 600 = 1.350


ID
279457
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Itabaiana - SE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Num restaurante são servidos pratos diferentes diariamente respeitando-se as seguintes condições: “Somente nos finais de semana não é servido carne de porco com salpicão. Se é servido peixe com batata frita, então não é servido frango com palmito. Ou servem frango com palmito, ou macarrão com almôndegas. Se bife de boi não é servido com purê de batata, então peixe é servido com batata frita. Somente nas segundas-feiras é servido macarrão com almôndegas.” Jean almoçou neste restaurante num sábado, logo ele pode ter comido:

Alternativas
Comentários
  • Considerando que ele foi num final de semana, exclui-se a carne de porco com salpicão.
    Peixe com batata frita= PBF
    Frango com palmito = FP
    Bife de boi com purê de batata = BBPB

    PBF -> ¬FP = V

    FP -v (ou... ou) MA = V

    ¬BBPB -> PBF = V

    Sabe-se que MA é F, portanto, FP deve ser V. ¬FP será F e PBF, consequentemente, também. Se PBF é F, então ¬BBPB é F também e BBPB é V

    Logo, Jean almoço BBPB e FP
  • Resposta C

    a) Macarrão com almôndegas e peixe com batata frita.

    Afirmativa falsa porque  Somente nas segundas-feiras é servido macarrão com almôndegas e Jean foi num sábado.

    b) Frango com palmito e carne de porco com salpicão.

    Afirmativa falsa porque Somente nos finais de semana não é servido carne de porco com salpicão e Jean foi num sábado.

    c) Bife de boi com purê de batata e frango com palmito.

    Afirmativa verdadeira porque não há nenhuma proposição que a torne falsa.

    d) Peixe com batata frita e bife de boi com purê de batata.

    Afirmativa falsa porque Se bife de boi não é servido com purê de batata, então peixe é servido com batata frita.

    e) Frango com palmito e peixe com batata frita.

    Afirmativa falsa porque Se é servido peixe com batata frita, então não é servido frango com palmito. 

    Bons estudos!

  • SOMENTE NO FDS NÃO É SERVIDO CARNE DE PORCO COM SALPICÃO. = V (LOGO SERVE QQ OUTRA COISA MENOS PORCO E SALPICÃO E JEAN COMEU NO FDS ); LOGO b) Frango com palmito e carne de porco com salpicão É FALSO.

    SOMENTE ÀS SEGUNDAS-FEIRAS É SERVIDO MACARRÃO COM ALMÔNDEGA = V  LOGO , a) Macarrão com almôndegas e peixe com batata frita É FALSO PQ JEAN FOI EM UM SÁBADO.


    c) Bife de boi com purê de batata e frango com palmito. ( Se p -> q, V/V-> V ; F/V-> V ; F/F-> V Pode ser essa, analisemos as demais... 

    d) Peixe com batata frita e bife de boi com purê de batata. É FALSO porque Se NÃO É SERVIDO BIFE DE BOI com purê de batata, então peixe é servido com batata frita ( frase 4 ).

    e) Frango com palmito e peixe com batata frita. É FALSO porque Se servem peixe com batata frita, então não é servem frango com palmito ( frase 2 ) logo, os 2 não podem serem servidos juntos, ou seja, na mesma opção da questão. 

    LETRA C

    eU ACHEI HORRÍVEL ESSE QUESTÃO.



ID
279460
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Itabaiana - SE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

José é pai de Natália. Se há 6 anos, a idade de José era o dobro da idade de Natália e, atualmente, a soma de suas idades é igual a 93, quantos anos José é mais velho que sua filha?

Alternativas
Comentários
  • Letra B, 27 anos

    Eu pensei o seguinte:

    Hoje:             José + Natália = 93
    Há 6 anos:  José = 2 vezes a idade de Natália

    Então, se hoje a soma é 93, 6 anos atrás é 93 - 12 (6 de cada) = 81 anos (que é a soma da idade dos dois há 6 anos)

    Como a idade de José é 2 x a idade de Natália, então, 81 : 3 = 27

    Natália tinha 27
    José tinha 54           (José é mais velho que sua filha 27 anos)

    Pode-se somar os 6 anos e subtrair 60 - 33 o que dá 27 da mesma forma. Mas parando no primeiro  cálculo, leva menos tempo.
  • Chamemos de J a idade de josé e N a idade de Natália.

    Atualmente, tem-se:

    (I) J + N= 93

    Há 6 anos, tinha-se:

    (II) J - 6= 2 (N - 6)
          J - 6= 2N - 12
          J= 2N -6

    Substituindo II em I:

    2N - 6 + N= 93
    3N= 99
    N= 33

    J= 2 x 33 - 6
    J= 60

    Potanto, a diferença de idade entre José e Natália é de 27 anos.
  • Gabarito: Letra B

     

    Não sabemos a idade de nenhum deles, então usaremos x:

    José (pai)= 2x+6

    Natália (filha)= x+6

     

    2x+6+x+6=93

    3x+6+6=93

    3x=93-12

    3x=81

    x=27

     

    Bons estudos. Fé em Deus!

  • J + N = 93

    HÁ 6 ANOS ATRÁS:

    J-6 = 2.(N-6)

    J-6=2N-12

    J=2N-6

     

    SUBSTITUINDO:

    2N-6 +N = 93

    3N=99

    N=33

     

    J+33=93

    J=60

     

    LOGO, A DIFERENÇA ENTRE AS DUAS IDADES É DE 27 ANOS.

  • Letra (b)

     

    A questão quis confundir o candidato em relação ao tempo..

     

    J = 2 x N

     

    Não sabemos a idade de Natália, pórem, sabemos que a idade dos dois é igual a 93, todavia, a idade de José é igual a 2 vezes a idade de Natália, logo:

     

    J + N = 93

    2N + N =93

    3N = 93

     

    A idade de Natália é 33 anos.

     

    Porém, sendo que como a idade de Natália há 6 anos atrás é 33, presume-se, que, a idade do seu pai era 66 anos, portanto:

     

    93 - 66 = 27

     

    Não importa o tempo.. a idade de Natália para o seu pai sempre será 27 anos.

     

     


ID
279463
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Itabaiana - SE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A taquicardia supraventricular paroxística com reentrada nodal deve ser tratada preferencialmente com:

Alternativas

ID
279466
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Itabaiana - SE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Assinale a alternativa correta sobre a persistência do canal arterial em lactentes:

Alternativas

ID
279469
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Itabaiana - SE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Dentre as alternativas relacionadas, a principal etiologia nos casos de morte súbita no infarto do miocárdio recente, é:

Alternativas

ID
279472
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Itabaiana - SE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

O intervalo recomendado, para efetuar cirurgia eletiva em pacientes com quadro recente de infarto agudo do miocárdio, é de:

Alternativas

ID
279475
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Itabaiana - SE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Em pacientes com insuficiência cardíaca congestiva crônica, a ascite predomina sobre o edema de membros inferiores, nos casos de:

Alternativas

ID
279478
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Itabaiana - SE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A doença coronariana pode ter como fator de risco:

Alternativas

ID
279481
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Itabaiana - SE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Em pacientes diabéticos e sem hipertensão arterial, o uso de inibidores de enzima conversora da angiotensina pode ser considerado uma medida:

Alternativas

ID
279484
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Itabaiana - SE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Medicina

A profilaxia de endocardite torna-se necessária em pacientes portadores de insuficiência mitral, quando submetidos a:

Alternativas

ID
279487
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Itabaiana - SE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Sobre a Lei Orgânica do município de Itabaiana, no disposto no artigo 72, analise:

I. Somente por lei específica poderão ser criadas empresa pública, sociedade mista, autarquia ou fundação pública.

II. Os atos de improbidade administrativa importarão a suspensão dos direitos políticos, a perda da função pública, a disponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário na forma prevista em lei, sem prejuízo da ação penal cabível.

III. As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que antes nessa qualidade, causaram a terceiros, assegurando o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) alternativa(s):

Alternativas
Comentários
  • Alternativa B

    Improbidade Administrativa importará: SUPEREI

    SUspensão dos direitos políticos

    PErda da função pública

    REssarcimento ao erário

    Indisponibilidade dos bens



  • Art. 72, inc. XIX : somente por lei especifica poderão ser criadas empresa pública, sociedade mista, autarquia ou fundação pública; 

    é literalmente o que está escrito

  • Lei Orgânica do município de Itabaiana

    Art 72 XIX -

    Somente por lei específica poderão ser criadas empresa pública, sociedade mista, autarquia ou fundação pública.

    §3 Os atos de improbidade administrativa importarão a suspensão dos direitos políticos, a perda da função pública, a disponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário na forma prevista em lei, sem prejuízo da ação penal cabível.

    §5º As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que antes nessa qualidade, causaram a terceiros, assegurando o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa.

    Gab: C


ID
279490
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Itabaiana - SE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Para o servidor público com exercício do mandato eletivo, conforme o disposto na Lei Orgânica do município de Itabaiana, existem algumas disposições legais, tais como, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • AO PREFEITO É FACULTADO  A REMUNERAÇÃO

    LETRA B = O erro está em Impedido

    II - investido no mandato de Prefeito ou de Vereador, será afastado do cargo, emprego ou função, sendo-lhe facultado optar por sua remuneração;

    lei orgânica do Municipio