SóProvas



Prova COPEVE-UFAL - 2017 - Prefeitura de Barra de São Miguel - AL - Enfermeiro


ID
2957425
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
Prefeitura de Barra de São Miguel - AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

               Pesquisa comprova que spinners não aumentam

concentração


            Ao contrário do que se diz por aí, o brinquedo não parece turbinar o

cérebro e as nossas habilidades mentais


      Se você se encontrou com crianças ou usou qualquer rede social nos últimos meses, é praticamente impossível não ter visto os famosos fidget spinners, ou hand spinners. São brinquedos pequenos e simples – os mais comuns têm três pontas arredondadas e um “suporte” circular para os dedos, ao meio. Você gira o spinner e, aí, tenta equilibrá-lo no dedo.

Disponível em:<https://super.abril.com.br/saude/pesquisa-comprova-que-spinners-nao-aumentam-aconcentracao> . Acesso em: 18 out. 2017.


O vocábulo destacado se apresenta, respectivamente, função conectiva e função sintática de 

Alternativas
Comentários
  • Se você se encontrou...

    Se = dar a ideia de uma condição - Conjunção subordinativa condicional

    Se = atribui ao verbo encontrar.

  • Quê? Por que não é pronome reflexivo? Nunca vi isso de "parte integrante do verbo"

  • GABARITO: LETRA D

    Se você se encontrou com crianças. >>> Respectivamente temos: conjunção subordinativa condicional (estabelecendo uma condição com a oração posterior); Quem encontra, encontra alguma coisa. Quem se encontra, encontra-se com alguma coisa (com crianças), temos essencialmente o uso do verbo encontrar como pronominal, logo a partícula "se" é parte integrante do verbo.

    Força, guerreiros(as)!!

  • Não é pronome reflexivo porque caso fosse iria se referir a ele mesmo, ou seja, "ele encontrou ele mesmo", no entanto ele encontra com as crianças. Por isso não seria possível ser pronome reflexivo.

  • PARA SER PARTE INTEGRANTE DO VERBO, NÃO TERIA QUE EXPRESSAR SENTIMENTO OU MUDANÇA DE ESTADO ... BUGUEI AGORA RSRSRS

  • LETRA D

    PARTE INTEGRANTE DO VERBO:

    *Tem VTI ou VI ou VL e o agente só pratica a ação

    *expressam sentimentos ou mudança de estado

    *o SE conjuga obrigatoriamente com o verbo

    CONJUNÇÃO SUBORDINATIVA:

    -condição, quando o SE puder ser substituído por CASO.

    -tempo, quando o SE puder ser substituído por QUANDO.

    -causa, quando o SE puder ser substituído por JÁ QUE.

  • Gabarito''D''.

    >Condicionais: introduzem uma oração que indica a hipótese ou a condição para ocorrência da principal. São elas: se, caso, contanto que, salvo se, a não ser que, desde que, a menos que, sem que.

    Não desista em dias ruins. Lute pelo seus sonhos!

  • encontra algo ou alguém VTD ou encontra-se COM alguém = parte integrante

ID
2957428
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
Prefeitura de Barra de São Miguel - AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Os ombros suportam o mundo

Carlos Drummond de Andrade


Chega um tempo em que não se diz mais: meu Deus.

Tempo de absoluta depuração.

Tempo em que não se diz mais: meu amor.

Porque o amor resultou inútil.

E os olhos não choram.

E as mãos tecem apenas o rude trabalho.

E o coração está seco.

[...]

Disponível em:<http://www.releituras.com/drummond_osombros.asp> . Acesso em: 16 out. 2017.


Dadas as afirmativas sobre o poema e seu título,

I. No título do poema, há uma hipérbole que consiste no exagero proposital de fatos, atribuindo-lhes proporções fora do normal.

II. No título do poema, está presente a figura de linguagem metonímia na palavra “ombros”, os quais substituem “pessoas”, baseando-se numa relação de parte (ombros) pelo todo (pessoas).

III. Na primeira estrofe, a palavra tempo é empregada três vezes, constituindo uma figura de linguagem: repetição ou reduplicação.


verifica-se que está(ão) correta(s)

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

  • A anafora e aliteracao sao figuras de linguagem ckm repetição. ..mas q eu saiba nao existe uma figura de kinhuagem com nome repeticzo ou readuplicacao

  • Hipérbole: ênfase expressiva resultante do exagero da significação linguística, ex.: morrer de medo.

    Metonímia: uso de uma palavra fora do seu contexto semântico norma, ex:  respeite os meus cabelos brancos por 'a minha velhice'.

  • Discordo do item III, pois está presente é uma anáfora. repetição seria caos fosse seguidamente: "tempo, tempo, tempo..."

  • GABARITO: LETRA E

    I --- No título do poema, há uma hipérbole que consiste no exagero proposital de fatos, atribuindo-lhes proporções fora do normal. >>> Os ombros suportam o mundo (quanto exagero, nada ou ninguém suporta o "mundo", logo houve uma hipérbole --- exagero)

    II --- No título do poema, está presente a figura de linguagem metonímia na palavra ?ombros?, os quais substituem ?pessoas?, baseando-se numa relação de parte (ombros) pelo todo (pessoas). >>> correto. a metonímia consiste na troca do todo pela parte ou da parte pelo todo.

    III --- Na primeira estrofe, a palavra tempo é empregada três vezes, constituindo uma figura de linguagem: repetição ou reduplicação. >>> Chega um tempo em que não se diz mais: meu Deus./ Tempo de absoluta depuração./ Tempo em que não se diz mais: meu amor. --- temos uma anáfora (também chamada de repetição --- a repetição da mesma palavra ou grupo de palavras no princípio de frases ou versos consecutivos).

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 


ID
2957431
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
Prefeitura de Barra de São Miguel - AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Banana é alimento completo


A banana, uma das frutas mais consumidas no mundo na forma fresca, é cultivada em todas as regiões do país. Contém hidratos de carbono, vitaminas, minerais, carboidratos, proteínas, gordura e baixo teor calórico (de 90kcal a 120kcal/100g).

[...]

CADERNOS TEMÁTICOS. Brasília: Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, n. 1, nov. 2004.


Considerando que, ao compor um enunciado, são estabelecidas conexões sintáticas entre as palavras, dadas as afirmativas,


I. A forma verbal contém encontra-se na 3ª pessoa do plural, a fim de concordar com o sujeito hidratos de carbono.

II. Há igualdade de flexão entre o verbo contém e seu sujeito (de pessoa e número), assim como entre o adjetivo cultivada e o substantivo referente (de gênero e número).

III. Há igualdade de flexão entre o verbo ser (é) e o sujeito; entretanto, isso não acontece com o verbo contém e seu sujeito.


verifica-se que está(ão) correta(s) apenas

Alternativas
Comentários
  • Contém = terceira pessoa do singular (ela contém hidratos de carbono).

    Não confundir com “contêm” (terceira pessoa do plural)

  • I. A forma verbal contém encontra-se na 3ª pessoa do plural, a fim de concordar com o sujeito hidratos de carbono.ERRADA

    R:A primeira afirmação está correta,pois o verbo realmente está na 3ª pessoa do plural.Todavia a segunda afirmação está incorreta ,pois o sujeito apontado está equivocado,o sujeito é BANANA.

    ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    II. Há igualdade de flexão entre o verbo contém e seu sujeito (de pessoa e número), assim como entre o adjetivo cultivada e o substantivo referente (de gênero e número).Correta.

    R:A banana, uma das frutas mais consumidas no mundo na forma fresca, é cultivada .Veja que a concordância é feita perfeitamente com BANANA.

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    III. Há igualdade de flexão entre o verbo ser (é) e o sujeito; entretanto, isso não acontece com o verbo contém e seu sujeito.ERRADA

    R:Todas as outras alternativas respondem essa.

    GABARITO B

  • O "cultivada" está funcionando como adjetivo?

  • I. A forma verbal contém encontra-se na 3ª pessoa do plural, a fim de concordar com o sujeito hidratos de carbono. >>> O sujeito de contém é BANANA >> A BANANA CONTÉM HIDRATOS DE CARBONO..

    II. Há igualdade de flexão entre o verbo contém e seu sujeito (de pessoa e número), assim como entre o adjetivo cultivada e o substantivo referente (de gênero e número). >>> CORRETO >>> A BANANA CONTÉM.. A BANANA É CULTIVADA

    III. Há igualdade de flexão entre o verbo ser (é) e o sujeito; entretanto, isso não acontece com o verbo contém e seu sujeito. >>> ACONTECE TAMBÉM COM O SUJEITO DE CONTÉM >>> A BANANA CONTÉM ( SUJEITO NO SINGULAR, PORTANTO, VERBO TAMBÉM NO SINGULAR)

    GABARITO LETRA B

  • De fato, "Contém" está conjugado na 3ª pessoa do singular (ela contém hidratos de carbono)

  • O predicativo do sujeito caracteriza o sujeito, atribuindo-lhe uma qualidade. Podendo ser formado por um adjetivo ou uma locução adjetiva, por um pronome, por um numeral, por um substantivo ou por uma oração substantiva predicativa.

    Ex de Predicativo do sujeito formado por adjetivo:Taís anda feliz.

    Fonte:

  • A banana ...é cultivada em todas as regiões do país / Cultiva-se banana em todas as regiões do país. Voz passiva analítica ( É CULTIVADA). Não vejo nada de predicativo ai. Há um verbo no particípio. Para mim a questão não tem gabarito.

  • b)

    II. 


ID
2957434
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
Prefeitura de Barra de São Miguel - AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Envelhecer: com mel ou fel?


[...]

Envelhecer deveria ser como plainar. Como quem não sofre mais (tanto) com os inevitáveis atritos. Assim como a nave que sai do desgaste da atmosfera e vai entrando noutro astral, e vai silente, e vai gastando nenhum-quase combustível, flutuando como uma caravela no mar ou uma cápsula no cosmos.

Os elefantes, por exemplo, envelhecem bem. E olha que é uma tarefa enorme. Não se queixam do peso dos anos, nem da ruga do tempo e, quando percebem a hora da morte, caminham pausadamente para um certo e mesmo lugar – o cemitério dos elefantes, e aí morrem, completamente, com a grandeza existencial só aos grandes permitida.

Os vinhos envelhecem melhor ainda. Ficam ali nos limites de sua garrafa, na espessura de seu sabor, na adega do prazer. E vão envelhecendo e ganhando vida, envelhecendo e sendo amados e, porque velhos, desejados. Os vinhos envelhecem densamente. E dão prazer.

O problema da velhice também se dá com certos instrumentos. Não me refiro aos que enferrujam pelos cantos, mas a um envelhecimento atuante como o da faca. Nela o corte diário dos dias a vai consumindo. E, no entanto, ela continua afiadíssima, encaixando-se nas mãos da cozinheira como nenhuma faca nova.

Vai ver, a natureza deveria ter feito os homens envelhecerem de modo diferente. Como as facas, digamos, por desgaste, sim, mas nunca desgastante. Seria a suave solução: a gente devia ir se gastando, se gastando, se gastando até desaparecer sem dor, como quem, caminhando contra o vento, de repente, se evaporasse. E iam perguntar: cadê fulano? E alguém diria – gastou-se, foi vivendo, vivendo e acabou. Acabou, é claro, sem nenhum gemido ou resmungo.

[...]

SANT’ANNA, Affonso R. de. Coleção melhores crônicas. São Paulo: Global, 2003.


O narrador do texto, ao problematizar a respeito da transição para a velhice, faz alusão a três diferentes elementos, os quais, a princípio, são incompatíveis do ponto de vista semântico: o elefante, o vinho e a faca. Tendo em vista a coerência textual, assinale a alternativa que remete ao papel que esses elementos desempenham.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    elegante --- , envelhecem bem. E olha que é uma tarefa enorme. Não se queixam do peso dos anos, nem da ruga do tempo e, quando percebem a hora da morte, caminham pausadamente para um certo e mesmo lugar

    faca --- como o da faca. Nela o corte diário dos dias a vai consumindo. E, no entanto, ela continua afiadíssima, encaixando-se nas mãos da cozinheira como nenhuma faca nova.

    vinho --- os vinhos envelhecem melhor ainda. Ficam ali nos limites de sua garrafa, na espessura de seu sabor, na adega do prazer.

    >>> metaforicamente, o autor usou três exemplos que demonstram como envelhecer bem.

    Força, guerreiros(as)!!


ID
2957437
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
Prefeitura de Barra de São Miguel - AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O dilema entre o perdão e a vingança

Thomaz Favaro


A luta entre a sabedoria que leva à reconciliação e o desejo de retaliar é mais antiga que a civilização e continua sendo travada nos dias atuais. A lição da história é que foi através do perdão que a humanidade conseguiu interromper as espirais de violência provocadas pela vingança.

Enquanto dormimos / a dor que não se dissipa / cai gota a gota sobre nosso coração / até que, em meio ao nosso desespero / e contra nossa vontade / apenas pela graça divina / vem a sabedoria.” Esses versos, escritos há 25 séculos pelo poeta grego Ésquilo, formam a mais antiga e, para muitos, a mais bela conclamação ao perdão jamais colocada em pedra, papiro, papel ou tela. [...]

A luta entre a sabedoria que leva ao perdão e o desejo de vingança, porém, é mais antiga do que a civilização e é provável que sobreviva a ela, pelos exemplos a que assistimos hoje por toda parte. [...]

Parece fazer parte do mecanismo instintivo de defesa dos seres humanos responder a um tapa com outro tapa. Os bebês fazem isso com aquele jeito inocente e angelical que torna doloroso chamar a reação de vingança. Dar a outra face é a exceção pregada, com sucesso duvidoso, há mais de 2 000 anos pelo cristianismo. [...]

Disponível em:<http://origin.veja.abril.com.br/030908/p_086.shtml> . Acesso em: 23 out. 2017.


Dadas as afirmativas a respeito do texto,

I. Foi apresentada, no texto, uma afirmação categórica de que o desejo de vingança é inerente ao ser humano.

II. O dilema textual consiste no embate dos seres humanos por decidir entre o vingar ou perdoar uma ofensa.

III. A conjunção destacada enquanto introduz uma oração subordinada adverbial, estabelecendo uma relação de proporcionalidade.


verifica-se que está(ão) correta(s)

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    I. Foi apresentada, no texto, uma afirmação categórica de que o desejo de vingança é inerente ao ser humano. ===> INCORRETA, não há uma afirmação e sim uma possibilidade: Parece fazer parte do mecanismo instintivo de defesa dos seres humanos responder a um tapa com outro tapa.

    II. O dilema textual consiste no embate dos seres humanos por decidir entre o vingar ou perdoar uma ofensa. ===> CORRETO.

    III. A conjunção destacada enquanto introduz uma oração subordinada adverbial, estabelecendo uma relação de proporcionalidade. ===> INCORRETA, é uma adverbial TEMPORAL.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!


ID
2957443
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
Prefeitura de Barra de São Miguel - AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Faz calor. Os grandes espelhos da parede vieram da Europa no fundo do porão; cristal puro. “Tua avó fez risinhos e boquinhas, namorou dentro desse espelho”. Respondo: “minha avó nunca viu esse espelho, ela veio noutro porão”. Nesse instante chegam os músicos, três: piano, violino, bateria; o mais moço, o pianista tem quarenta anos, mas é também o mais triste, um rosto de quem vai perder as últimas esperanças, ainda tem um restinho, mas sabe que vai perdê-las num dia de calor tocando os Contos dos Bosques de Viena, enquanto lá embaixo as pessoas comem bebem suam sem ao menos por um instante levantar os olhos para o balcão onde ele trabalha com os outros dois: Stein, no violino – cinquenta e seis anos, meio século atrás: espancado com uma vara fina, trancado no banheiro, privado de comida “nem que eu morra você vai ser um grande concertista” e quando Sara, sua mãe, morreu, ele tocou Strauss no restaurante com o coração cheio de alegria – Elpídio na bateria, cinquenta anos, mulato, coloca um lenço no pescoço para proteger o colarinho, o gerente não gosta, mas ele não pode mudar de camisa todos os dias, tem oito filhos, se fosse rico – “fazia filho na mulher dos outros, mas sou pobre e faço na minha mesmo” – e todos começam, não exatamente ao mesmo tempo, a tocar a valsa da Viúva Alegre. Na mesa ao lado está o sujeito que é casado com a Miss Brasil. Todas as mesas estão ocupadas. Os garçons passam apressados carregando pratos e travessas. No ar, um grande burburinho.

Disponível em:<http://totodenadie.blogspot.com.br/2015/07/rubem-fonseca-os-musicos.html> .

Acesso em: 17 out. 2017.


Dadas as afirmativas sobre o texto,

I. Apesar de a narrativa não ser linear, o autor, pela sucessão de imagens que descrevem o ambiente e os personagens, cria uma relação de ideias entre cada trecho do texto.

II. Há, no conto, a predominância da descrição e, com isso, o leitor apreende o tema: o descontentamento dos músicos.

III. No texto, a coesão e a coerência são constituídas pela presença de elementos coesivos como o uso de pronomes e de conectivos.


verifica-se que está(ão) correta(s) 

Alternativas
Comentários
  • Somos guerreiros!
  • Parabéns! De onde você é?
  • GABARITO: LETRA E

    I. Apesar de a narrativa não ser linear, o autor, pela sucessão de imagens que descrevem o ambiente e os personagens, cria uma relação de ideias entre cada trecho do texto. ===> CORRETO, conseguimos imaginar perfeitamente os personagens e a sucessão dos fatos.

    II. Há, no conto, a predominância da descrição e, com isso, o leitor apreende o tema: o descontentamento dos músicos. ===> Correto, os três músicos possuem um descontentamento com suas vidas, cada um com um motivo diferente.

    III. No texto, a coesão e a coerência são constituídas pela presença de elementos coesivos como o uso de pronomes e de conectivos. ===> CORRETO: mas sabe que vai perdê-las num dia de calor tocando os Contos dos Bosques de Viena, enquanto lá embaixo as pessoas comem bebem suam sem ao menos por um instante levantar os olhos para o balcão onde ele trabalha com os outros dois.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!


ID
2957446
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
Prefeitura de Barra de São Miguel - AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

     Será um grande prazer recebê-los aqui em casa! Sangue bom, boas atitudes e bons momentos são virtudes que só existem em bons amigos. Abraços fraternos.

Disponível em:<https://www.pensador.com/frase/MTQ1NDMxNg/> . Acesso em: 24 out. 2017.


No plano sintático, o pronome em destaque funciona como 

Alternativas
Comentários
  •  oaosas, nonanosnas,lolaloslas. função sintática de objeto direto.

    lhe objeto indireto

    Quem recebe,recebe algo.

    GABARITO A

  • Será um grande prazer recebê-los aqui em casa! > Será um grande prazer receber vocês aqui em casa! 

    Receber quem? Vocês (OBJETO DIRETO)

  • recebeu alguém

    #PartiuPosse!

  • GABARITO A

    Quando o verbo transitivo direto terminar em RS ou Z e se ligar a um dos pronomes oblíquos átonos de terceira pessoa (o, a, os, as), essas terminações desaparecem, e os pronomes se transformam em lo, la, los, las:

  • Será um grande prazer recebê-los aqui em casa

    será um grande prazer receber vocês

    receber quem ? / vocês

    visto que o verbo e terminado em R / transformando o los

    Sou iniciante, por favor me corrijam caso eu estiver errado.

  • Lembremos que o LHE/LHES podem ser não somente Objeto Indireto, como Complemento Nominal e Adjunto Adnominal, e jamais será Objeto Direto.

  • GABARITO: LETRA A

    Será um grande prazer recebê-los aqui em casa!

    ? Quem recebe, recebe algo ou alguém. Temos então um verbo transitivo direto e o termo em destaque exerce a função de objeto direto.

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • oaosas, nonanosnas,lolaloslas. função sintática de objeto direto.

    lhe objeto indireto

    Quem recebe,recebe algo, logo temos um objeto direto, não tem preposição.

    Gabarito : A


ID
2957449
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
Prefeitura de Barra de São Miguel - AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Escrevo neste instante com algum prévio pudor por vos estar invadindo com tal narrativa tão exterior e explícita. De onde no entanto até sangue arfante de tão vivo de vida poderá quem sabe escorrer. [...]

      Como é que sei tudo o que vai se seguir e que ainda o desconheço, já que o nunca vivi? É que numa rua do Rio de Janeiro peguei no ar de relance o sentimento de perdição no rosto de uma moça nordestina. Sem falar que eu em menino me criei no Nordeste. Também sei das coisas por estar vivendo. Quem vive sabe, mesmo sem saber que sabe. [...]

      Proponho-me a que não seja complexo o que escreverei [...].

      O que escrevo é mais do que invenção, é minha obrigação contar sobre essa moça entre milhares delas. É dever meu, nem que seja de pouca arte, o de revelar-lhe a vida. [...]

      Quero antes afiançar que essa moça não se conhece senão através de ir vivendo à toa. Se tivesse a tolice de perguntar "que sou eu?" cairia estatelada e em cheio no chão. É que "que sou eu?" provoca necessidade. E como satisfazer a necessidade? Quem se indaga é incompleto.

    LISPECTOR, Clarice. A hora da estrela. Rio de janeiro: J. Olympio, 1981. p. 16-20.


Apesar de o personagem-narrador aparentar pedir desculpas ao leitor pela narrativa que apresentará, não desiste de escrever e atribui a necessidade de escrever  

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    Como é que sei tudo o que vai se seguir e que ainda o desconheço, já que o nunca vivi? É que numa rua do Rio de Janeiro peguei no ar de relance o sentimento de perdição no rosto de uma moça nordestina. Sem falar que eu em menino me criei no Nordeste.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!


ID
2957452
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
Prefeitura de Barra de São Miguel - AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    [...] Homens cujo estado de espírito difere drasticamente da média dos demais existem desde as épocas mais remotas – assim como tratamentos para curá-los. No entanto, por séculos, acreditava-se que a loucura era causada pela vontade dos deuses sendo, portanto, parte do destino de alguns. Fosse para punir ou até mesmo para recompensar – o Alcorão conta como Maomé achava veneráveis os loucos, já que tinham sido abençoados com loucura por Alá, que lhes tirava o juízo para que não pecassem – fato é que a loucura estava associada com a ideia de destino e participava da vida social assim como outras formas de percepção da realidade. “A definição de loucura em termos de ‘doença’ é uma operação recente na história da civilização ocidental”, escreveu João Frayze-Pereira, no livro O que é a loucura.

      [...]

Disponível em: <https://super.abril.com.br/saude/louco-eu/> . Acesso em: 18 out. 2017.


A conjunção em destaque já que estabelece o sentido de 

Alternativas
Comentários
  • "Já que" é uma conjunção subordinativa causal: introduz uma oração que é causa da ocorrência da oração principal. São elas: porque, visto que, visto como, que, como (porque), uma vez que, pois que, porquanto, já que, desde que.

    Mentalmente gosto de incluir o "por causa de":

    Alcorão conta como Maomé achava veneráveis os loucos, por causa de terem sido abençoados com loucura por Alá.

    Para achar a causa e consequência, gosto de incluir também O FATO DE (causa) FAZ/FEZ COM QUE (consequência)

    O fato (causa) dos loucos terem sido abençoados por Alá, fez com que (consequência) Maomé venerasse os loucos.

    Ps: Apesar que não escrevi igual à frase do texto, ela apresenta esse sentido.

    GAB. "E".

    Abraço e bons estudos.

  • JAQUE CAUSA KKKK. É bobo, mas ajuda.

  • GABARITO: LETRA E

    Fosse para punir ou até mesmo para recompensar ? o Alcorão conta como Maomé achava veneráveis os loucos, já que tinham sido abençoados com loucura por Alá

    ? já que: conjunção subordinativa causal: essas conjunções introduzem uma oração que é causa da ocorrência da oração principal. São elas: porque, que, como (= porque, no início da frase), pois que, visto que, uma vez que, porquanto, já que, desde que.

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Gabarito''E''.

    >Causais: introduzem uma oração que é causa da ocorrência da oração principal. São elas: porque, que, como (= porque, no início da frase), pois que, visto que, uma vez que, porquanto, já que, desde que.

    Não desista em dias ruins. Lute pelo seus sonhos!

  • Gab. E

    Conjunções subordinativas causais: porque, que, porquanto, pois, como (visto que, só no inicio da oração), na medida em que, dado que, visto que, JÁ QUE, uma vez que (verbo no indicativo)


ID
2957458
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
Prefeitura de Barra de São Miguel - AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                          O sal da terra

                                                                                                                    Beto Guedes

[...]

Terra, és o mais bonito dos planetas

Tão te maltratando por dinheiro, tu que és a nave nossa irmã

Canta, leva tua vida em harmonia

E nos alimenta com teus frutos, tu que és do homem a maçã

Vamos precisar de todo mundo, um mais um é sempre mais

que dois

Pra melhor juntar as nossas forças é só repartir melhor o pão

Recriar o paraíso agora para merecer quem vem depois

[...]

Disponível em:<https://www.vagalume.com.br/beto-guedes/o-sal-da-terra.html> . Acesso em: 23 out. 2017.


Na frase destacada Terra, és o mais bonito dos planetas, a vírgula foi empregada para isolar o 

Alternativas
Comentários
  • Veja que o verbo está na segunda pessoa,a virgula foi empregada para que a palavra terra fosse chamada ou invocada. VOCATIVO É O NOME DESSE FENÔMENO.

    GABARITO C

  • GABARITO: LETRA C

    O vocativo é usado para invocar, para chamar:

    Terra,  és o mais bonito dos planetas.

    ? observem que a Terra está sendo chamada, temos aqui o vocativo.

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Aposto não tem verbo, salvo exceção, orações apositivas


ID
2957461
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
Prefeitura de Barra de São Miguel - AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Considerando que os símbolos ∧ e → representam conjunção e implicação, respectivamente, quantas interpretações da fórmula (A ∧ B) → (B∧ C) são verdadeiras?

Alternativas
Comentários
  • Pelo que entendi a questão cobrou a tabela - verdade:

    (A ^ B) -> (B ^ C)

    A B C A^B B^C (A^B -> B^C)

    V V V V V V V

    V V F V F F F

    V F V F F F V

    V F F F F F V

    F V V F V V

    F V F F F V

    F F V F F V

    F F F F F V

    GABARITO: LETRA "A"

    CORRIJAM-ME CASO EU ESTEJA ERRADO!

  • Acrescentando:

    Por que são 8 linhas?

    Como são 3 proposições (A, B e C), então 2³, ou seja, 2 X 2 X 2 = 8

  • GABARITO LETRA: A

    L= 2 elevado a n (n= número de proposições)

    L= 2³ (A,B,C) = 8 linhas

    A ÚNICA FORMA DO "SE ENTÃO" SER FALSA, É SE DAR VERA FISCHER

    Então o primeiro a se fazer, é forçar para que a sentença seja falsa (supor valores lógicos para que dê Vera Fischer)

    (A^B) --> (B^C)

    1º) A=V ^ B=V (V) --> B=V ^ C=F (F) >>>> F

    Desse modo já encontramos 1 linha falsa. O próximo passo a atribuir mais valores V ou F e verificar se é possível haver mais linhas, lembrando sempre que para um "se então" ser falso, obrigatoriamente tem que ser a primeira premissa V e a segunda F.

    2º) Para a tabela do conectivo ^ ter resultado V, obrigatoriamente as 2 premissas tem que ser verdadeiras, então A e B são obrigadas a ser V

    3º) Se na segunda sentença (B^C), você sabe que B é verdadeiro, então a única forma de ser Vera Fischer, é o C ser F.

    4º) Você já forçou todas as formas da sentença apresentar linhas falsas, porém só existe 1 maneira. Como você já sabe que possui 8 linhas no total e somete 1 pode ser falsa, faça o óbvio: 8-1= 7 linhas verdadeiras

    CONCLUSÃO: se você usar esse método de forçar a falsidade de uma sentença, não será necessário perder tempo construindo tabela.

  • 2 ³ - 1 = 7

  • Gabarito: A

    (A ∧ B) → (B∧ C)

    4 possibilidades com B ^ C = Verdade

    A ^ B = VV, VF, FV, VF

    3 possibilidades com B ^ C = Falso

    A ^ B = VF, FV, VF

  • Só existe há possibilidade de dá F..

    Que é o VERÁ FICHEŘ.

    ASSIM FICA...2^3=8

    8 _ 1 possibilidade =7

  • Não entendi PN.

  • Galera, esta questão exige conhecimento da tabela verdade do (Se , Então)

    A única possibilidade de ser falsa é se der V -> F ou seja (1° preposição verdadeira e a segunda falsa). Sabendo disto, tudo que der diferente de V ->F será verdadeiro.

    Temos 3 preposições: A, B e C.

    2 elevado a 3 (2^3) = 2*2*2 = 8 linhas.

    Se tirarmos a única opção possível de dar falso (V ->F) o resto é verdadeiro.

    8 possibilidades (linhas) - 1 possibilidade falsa = 7 possibilidades (linhas) verdadeiras.

    Gabarito: A


ID
2957464
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
Prefeitura de Barra de São Miguel - AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Sabe-se que um time de futebol de salão é composto por quatro jogadores e um goleiro. Sabe-se também que, de um grupo de 9 pessoas, três jogam apenas na posição de goleiro enquanto as demais jogam apenas se não forem goleiros. Considerando apenas duas posições (ser ou não goleiro), de quantas formas distintas é possível formar um time?

Alternativas
Comentários
  • C3,1 = 3

    C6,4 = 15

    15 x 3 = 45

  • FORMA FDP DE PERGUNTAR...FIQUEI SEM ENTENDER P$@* NENHUMA

    LETRA E

  • ou soma, ficou estranho né! achei que seria 18.

  • Só acertei porque ja tinha feito essa questão !


ID
2957467
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
Prefeitura de Barra de São Miguel - AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

A partir das premissas,


I. Pedro vai ao cinema ou Adriana vai ao dentista.

II. Berto vai ao teatro ou Michele não vai à aula.

III. Michele vai à aula ou Adriana não vai ao dentista.


é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Vamos lá pessoal, o que a questão pede é para você achar um argumento VÁLIDO. Sendo assim, considere a conclusão DISJUNÇÃO como FALSA e se alguma PREMISSA for FALSO o argumento será válido.

    PREMISSAS:

    I - A v B = verdade

    f v

    II - C v ~D = verdade

    f v

    III - D v ~B = FALSO.

    f f

    Para nossa felicidade a primeira alternativa A já deu como certo, então eu só farei ela, caso queira ter certeza construa as restantes e verás que dará argumento inválido, vamos lá!!!

    A) A v C = FALSO.

    f f

    Para ser falso uma disjunção considere as 2 preposições falsas, agora vamos lá em cima classifica-las

    Explicando: Ao considerar o A e o C como falsos, automaticamente eu me obrigo em considerar o B e o ~D como verdadeiros, para assim forçar uma premissa VERDADEIRA, mas quando eu chego na III premissa verás que a premissa D terá que ser FALSO, pois vc for obrigado considerar a ~D como verdadeira e, também, terá que considerar a ~B como falso, pois vc foi obrigado a considerar a B como verdadeira. Sendo assim, a premissa III será considerada FALSA e por fim o ARGUMENTO SERÁ VÁLIDO.

    Espero ter ajudado.

  • I. Pedro vai ao cinema ou Adriana vai ao dentista.

    II. Berto vai ao teatro ou Michele não vai à aula.

    III. Michele vai à aula ou Adriana não vai ao dentista.

    Exclui os textos que estão em vermelho e azul e permanece os que estão em preto. Resposta: A


ID
2957470
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
Prefeitura de Barra de São Miguel - AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Beatriz possui uma caixa contendo três tipos diferentes de amostras de perfume, com duas amostras de cada tipo, totalizando seis amostras. Considerando que Beatriz retirará da caixa três amostras, sucessivamente, sem reposição e sem olhar, qual a probabilidade de serem retiradas três amostras de tipos diferentes entre si?

Alternativas
Comentários
  • 6/6 x 4/5 x 2/4 = 2/5


ID
2957473
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
Prefeitura de Barra de São Miguel - AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

A partir das premissas,


I. Ana gosta de Matemática ou Carlos gosta de Física.

II. Miguel gosta de Literatura ou Joana não gosta de História.

III. Joana gosta de História ou Ana não gosta de Matemática.

IV. Emerson gosta de Geografia ou Ivana gosta de Biologia.


é correto inferir:

Alternativas
Comentários
  • Aquela questão pra tu perder meia hora na prova.

  • I. Ana gosta de Matemática ou Carlos gosta de Física.

    II. Miguel gosta de Literatura ou Joana não gosta de História.

    III. Joana gosta de História ou Ana não gosta de Matemática.

    IV. Emerson gosta de Geografia ou Ivana gosta de Biologia.

    I.  ou Carlos gosta de Física.

    II. Miguel gosta de Literatura ou

    IV. Emerson gosta de Geografia ou Ivana gosta de Biologia. (essa é só pra confundir)

    P ou Q equivalente a ~P --> Q

    Miguel gosta de Literatura ou Carlos gosta de Física equivalente a Se Miguel não gosta de Literatura, então Carlos gosta de Física

  • Para resolver esta basta verificar se a afirmação pode ser falsa.

    I - M v F

    II- L v ~H

    III- H v ~M

    IV- G v B

    Para negar o "Se...Então", a primeira tem que ser Verdadeira e a segunda Falsa.

    A) M -> F ==> Pela premissa I é possível que M seja Verdadeiro e F seja Falso

    B) ~L -> F ==> (Vou fazer por último por ser a certa) Premissas I, II e III

    C) G -> B ==> Pela premissa III é possível que G seja Verdadeiro e B seja Falso

    D) ~L -> H ==> (Se ~L é Verdadeiro, então L se torna Falso) Pela premissa II é possível que L seja Falso e ~H seja Verdadeiro

    E) ~M -> L ==> Premissas II e III ~M Pode ser Verdadeiro e L pode ser Falso

    II- L (F) v ~H (V)

    III- H (F) v ~M (V)

    B) ~L -> F

    I - M (V) v F (F)

    II- L (F) v ~H (V)

    III- H (F) v ~M (F) ==> Pelo pressuposto de que toda premissa é Verdadeira, então não é possível deixar falso a opção B).

  • I. Ana gosta de Matemática ou Carlos gosta de Física.

    II. Miguel gosta de Literatura ou Joana não gosta de História.

    III. Joana gosta de História ou Ana não gosta de Matemática.

    IV. Emerson gosta de Geografia ou Ivana gosta de Biologia. (essa é só pra confundir)

    RESPOSTA: B


ID
2957476
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
Prefeitura de Barra de São Miguel - AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Qual das proposições abaixo pode ser inserida no conjunto de premissas {(2 ∈ (A ∩ B)), (B ⊆ C), (A ⊆ B), (5 ∈ (B - A)), (3 ∈ (C – B ))} de forma a não criar uma contradição?

Alternativas
Comentários
  • http://sketchtoy.com/68981719

    Um dia acaba!! bora.

  • Gôta serena é isso!


ID
2957479
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
Prefeitura de Barra de São Miguel - AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Dadas as afirmativas,


I. Se todo carro é branco, então necessariamente existe algum carro branco.

II. Se existe algum estudante que está atrasado, então necessariamente existe algum estudante que não está atrasado.

III. Se é falso que todos os livros estejam à venda, então necessariamente nenhum livro está à venda.

IV. Se alguma casa não está ocupada, então necessariamente é falso que todas as casas estejam ocupadas.


verifica-se que estão corretas apenas

Alternativas
Comentários
  • I. Se todo carro é branco, então necessariamente existe algum carro branco.

    Não tem nem o que comentar

    II. Se existe algum estudante que está atrasado, então necessariamente existe algum estudante que não está atrasado.

    Quer a Equivalência de: Algum é (3 hipóteses)

    Alguma parte de A é B

    Todo B é A

    Todo A é B

    observe: então necessariamente Existe algum A (estudante) que não é B (não está atrasado). não está dentro das hispóteses, questão errada.

    III. Se é falso que todos os livros estejam à venda, então necessariamente nenhum livro está à venda.

    não se nega TODO com o NENHUM.

    IV. Se alguma casa não está ocupada, então necessariamente é falso que todas as casas estejam ocupadas.

    Quer a negação de: Algum não é (02 hipóteses)

    Toda A é B

    Nenhum A não é B

    Observe: então necessariamente é falso que Todas as A (casas) é B (estejam ocupadas)

  • GABA a)

    OBS: Se é falso que todos os livros estejam à venda, então necessariamente nenhum livro está à venda.

    Jamais a negação de todos será nenhum, e vice-versa.


ID
2957482
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
Prefeitura de Barra de São Miguel - AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Considerando que os símbolos ¬, ∧, ∨ e → representam negação, conjunção, disjunção e implicação, respectivamente, qual combinação de valores verdade resulta numa interpretação FALSA para a fórmula (A ∧ C ∧ D) → ((A ∧ ¬B) ∨ (B∧ ¬D))?

Alternativas
Comentários
  • Todas as letras são VERDADEIRAS

    ( A e C e D )  → ((A e  ¬B) ou (B e  ¬D))

    (V e V e V )  →  ((V e  ¬V) ou ( V e  ¬V))

    ( V )  → (( V e F ) ou ( V e F ))

    V  →  ( F ou F )

    V  → F

    FALSO

  • Muito simples essa gente!

     (A ∧ C ∧ D) ((A ∧ ¬B) ∨ (B∧ ¬D))

    Como a regra diz que a unica forma para se ter um resultado falso do " " é de V para F, então o a,c e d da formula da questão tem que ser obrigatoriamente todos com valor de V. por que para isse lado da formula (A ∧ C ∧ D) tem que da V para da falso, como se pede na questão.


ID
2957485
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
Prefeitura de Barra de São Miguel - AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Quantos números de telefone podem existir com oito dígitos se o primeiro tiver que ser sempre 5?

Alternativas
Comentários
  • _5_ __ __ __ __ __ __ __ (0,1,2,3,4,5,6,7,8,9) = 10 possibilidades de números

    Primeiro dígito sempre 5 (1 opção apenas), o restante pode permutar entre si e os números podem se repetir

    1x10x10x10x10x10x10 = 10^7

  • Deve-se preencher o numero 5 no primeiro digito, ou seja, existe somente 1 opção para o primeiro digito.

    para os outro 7 dígitos pode ser qualquer número, de 0 a 9

    5 . _ . _ . _ . _ . _ . _ . _

    1 . 10 . 10 . 10 . 10 . 10 . 10 . 10

    10^7


ID
2957488
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
Prefeitura de Barra de São Miguel - AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Considerando que os símbolos ¬, ∧, ∨, ∀ e ∃ representam negação, conjunção, disjunção, quantificador universal e quantificador existencial, respectivamente, e dado o conjunto de premissas {∀ x (¬P(x) ∧ Q(x))}, qual informação abaixo pode ser inferida?

Alternativas
Comentários
  • Irhul! Acertei.. mas só pq eu acabei de fazer ela na . Ainda sem entender.. :/

  • Dou parabéns a quem entendeu, porque eu acertei na base do milagre da indução. Se brincar acertei pelo motivo errado. kkkkk

    GAB. "D" (Para os não-assinantes)

  • Também acertei no chute.Vamos pedir para o professor comentar :)

  • {∀ x (¬P(x) ∧ Q(x)) = para todo x, negação de P e Q.

    Logo, P = F e Q = V

    d) ∀ x Q(x) --> Vp. De fato, qualquer que seja o x, Q(x) é verdadeiro.


ID
4164766
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
Prefeitura de Barra de São Miguel - AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Caderneta de Saúde da Criança (CSC) é um importante instrumento de registro e de empoderamento dos pais, pois auxilia na promoção da educação em saúde e cuidado do enfermeiro na consulta de enfermagem à criança. Dentre as informações e registros relacionados à saúde da criança, nesse documento do Ministério da Saúde, o enfermeiro dispõe de dados sobre:

I. vacinas;
II. saúde bucal;
III. antropometria;
IV. pré-natal. Dos itens,

verifica-se que está(ão) correto(s)

Alternativas

ID
4164772
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
Prefeitura de Barra de São Miguel - AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As práticas de educação em saúde são amplamente fomentadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pesquisas no Brasil apontam significativas contribuições para a atenção à saúde de indivíduos, famílias e coletividade. Dadas as afirmativas sobre os cuidados pelo enfermeiro ao indivíduo com Diabetes Mellitus tipo 2,

I. Orienta sobre fatores de risco como úlceras e amputações prévias.
II. Realiza grupos de apoio para o autocuidado e qualidade de vida.
III. Promove ações educativas para reforçar hábitos de vida saudáveis.
IV. Auxilia na compreensão da doença, tratamento, controle e adesão à terapêutica.

verifica-se que está(ão) correta(s)

Alternativas

ID
4164778
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
Prefeitura de Barra de São Miguel - AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Agravos que acometem homens na faixa etária dos 25 aos 59 anos integram a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH). Nessa perspectiva, a enfermagem assume um papel primordial na inclusão dos homens nos serviços de saúde. Uma das ferramentas disponibilizadas para o enfermeiro cuidar dessa população na sua integralidade é a Sistematização da Assistência de Enfermagem/SAE.

Um paciente de 58 anos chega na atenção primária com queixa principal de dificuldade para urinar; o enfermeiro, ao realizar a consulta de enfermagem, detecta dois diagnósticos de enfermagem: 1) Adaptação prejudicada, evidenciada por ausência de preocupação com hábitos de vida saudáveis. 2) Eliminação urinária prejudicada, evidenciada por jato urinário com esforço e fino. Para o segundo diagnóstico, dadas as prescrições,

I. Encorajar atitudes para mudança dos hábitos deletérios à saúde.
II. Seguir orientações de mudanças de hábitos de vida e prescrição medicamentosa.
III. Observar frequência, características e volume da urina.
IV. Orientar eliminar urina sempre que sentir vontade.

verifica-se que está(ão) correta(s) apenas

Alternativas

ID
4164781
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
Prefeitura de Barra de São Miguel - AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Casas situadas em centros urbanos, com a finalidade de atender às demandas de moradia para pessoas com transtornos mentais graves egressas de hospitais psiquiátricos, que perderam vínculos familiares e sociais, bem como moradores de rua com os referidos transtornos, quando inseridos em projetos terapêuticos acompanhados nos CAPS, denomina-se de

Alternativas

ID
4164784
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
Prefeitura de Barra de São Miguel - AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com o Manual de Normas e Procedimentos para Vacinação do Calendário Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde, utiliza-se a via intramuscular exclusivamente para qual vacina?

Alternativas

ID
4164787
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
Prefeitura de Barra de São Miguel - AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No campo da Saúde do Trabalhador aspectos relacionados ao adoecimento têm sido objeto de pesquisas em diversas áreas do conhecimento, pois afeta comumente profissionais da saúde e causa preocupação pelos fatores desencadeadores como o absenteísmo, custos e consequências à saúde. Uma condição cada vez mais evidente é a Síndrome de Bournout, que

Alternativas

ID
4164793
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
Prefeitura de Barra de São Miguel - AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A função renal alterada em pessoas criticamente enfermas é um dos fatores fundamentais de prognóstico obscuro em relação à evolução assistencial. A assistência de enfermagem deve contribuir na prevenção e diagnóstico precoce da Insuficiência Renal Aguda (IRA) em UTI. Quais as principais causas de internamento na UTI dos pacientes que evoluíram com IRA?

Alternativas

ID
4164796
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
Prefeitura de Barra de São Miguel - AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

É fundamental o papel do enfermeiro em todo o processo de transplante de órgãos e tecidos. Como membro da equipe de saúde envolvida nesse processo, o enfermeiro deve conhecer o tempo de isquemia (prazo entre a retirada do órgão do doador e o seu implante no receptor). Assim, assinale a alternativa que indica corretamente os tempos máximos de isquemia aceitos para o transplante de coração e fígado, respectivamente.

Alternativas

ID
4164799
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
Prefeitura de Barra de São Miguel - AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, no Brasil, os casos de hanseníase são elevados e também destacam-se na população de menores de 15 anos. Considerada uma doença crônica e de investigação obrigatória no Brasil, também dispõe de intervenções realizadas pelo profissional enfermeiro. Dadas as afirmativas em relação à atuação do enfermeiro no atendimento ao adolescente com hanseníase,

I. Na etapa de investigação do processo de enfermagem, buscam-se informações sobre a capacidade do adolescente para o autocuidado.
II. Na realização do exame físico, o estesiômetro é recomendado para realização do teste de sensibilidade dos olhos.
III. Intervenções de enfermagem podem ser relacionadas ao alívio da dor aguda, estabilização da integridade da pele e adesão ao tratamento pelo adolescente.
IV. O processo de educação em saúde desenvolvido com o adolescente deve incluir também a família e espaços de convivência social, a fim de combater o estigma relacionado à doença e o isolamento social.

verifica-se que está(ao) correta(s) apenas

Alternativas

ID
4164802
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
Prefeitura de Barra de São Miguel - AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A terminologia CIPE® é utilizada internacionalmente e no contexto Brasileiro por Enfermeiros, em diversos contextos da assistência à saúde, de modo a auxiliar na sistematização da prática da enfermagem, pois envolve processos de pesquisa e desenvolvimento, manutenção e operações e disseminação e educação, considerado o ciclo de vida humano. Qual eixo da CIPE® refere-se à opinião clínica ou determinação relacionada ao foco da prática de enfermagem?

Alternativas

ID
4164808
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
Prefeitura de Barra de São Miguel - AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O enfermeiro deve implementar na prática assistencial seus conhecimentos sobre fatores de risco e medidas de prevenção para o câncer, bem como orientar os usuários sobre sinais e sintomas de alerta. Pessoas informadas buscam a unidade de saúde para investigação e, caso haja confirmação diagnóstica, para tratamento. São ações que favorecem a prevenção e a detecção precoce do tumor mamário:

Alternativas
Comentários
  • Idade recomendada para rastreamento em mulheres é de 50 a 69 anos, com intervalos máximo de dois anos.