SóProvas



Prova ESAF - 2012 - MI - Engenheiro - Recursos Hídricos


ID
756754
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

A respeito da transferência e fiscalização de recursos transferidos da União aos órgãos e entidades dos Estados, Distrito Federal e Municípios para a execução de ações de socorro, assistência às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução, escolha a opção correta à luz da Lei n. 12.340/2010.

Alternativas

ID
756757
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

A respeito do Fundo Especial para Calamidades Públicas – FUNCAP, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • LEI Nº 12.340, DE 1º DE DEZEMBRO DE 2010:

    Art. 8º O Funcap, de natureza contábil e financeira, terá como finalidade custear ações de reconstrução em áreas atingidas por desastres nos entes federados que tiverem a situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecidos nos termos do art. 3º.

    “Art. 3º O Poder Executivo federal apoiará, de forma complementar, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios em situação de emergência ou estado de calamidade pública, por meio dos mecanismos previstos nesta Lei.”

    Art. 9° O Funcap terá seu patrimônio constituído por cotas que serão integralizadas anualmente pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios.

    § 1º A integralização de cotas por parte dos Estados, Distrito Federal e Municípios será voluntária e somente poderá ser realizada em moeda corrente.

    § 2º Na integralização das cotas, para cada parte integralizada pelos Estados, Distrito Federal e Municípios, a União integralizará 3 (três) partes.

    Art. 10. Os recursos do Funcap serão mantidos em instituição financeira federal e geridos por um Conselho Diretor, composto por:

    I - 3 (três) representantes da União;

    II - 1 (um) representante dos Estados e do Distrito Federal;

    III - 1 (um) representante dos Municípios.

    A caminhada é árdua e cansativo é o processo, mas persista e tenha constância que chegarás ao objetivo.


ID
756760
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Segundo a Lei n. 12.340/2010, assinale a opção que se vincula ao conceito legal de defesa civil como o “conjunto de ações”:

I. preventivas destinadas a evitar desastres;

II. de socorro destinadas a evitar desastres;

III. assistenciais destinadas a evitar desastres;

IV. recuperativas destinadas a manter os impactos dos desastres.

Alternativas
Comentários
  • Defesa Civil: conjunto de ações preventivas, de socorro, assistenciais e recuperativas destinadas a evitar desastres e minimizar seus impactos para a população e restabelecer a normalidade social;


ID
756763
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Assinale a opção correta entre as assertivas a seguir relacionadas ao funcionamento do Sistema Nacional de Defesa Civil - SINDEC, segundo a Lei n. 12.340/2010.

Alternativas
Comentários
  • CORRETA: Letra "C"

    Art. 2° § 2º A Secretaria Nacional de Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional será o órgão coordenador do SINDEC, ficando responsável por sua articulação, coordenação e supervisão técnica.


    Letra A - (Revogado pela Lei nº 12.608, de 2012).

    Letra B - Art. 2º, §1º Os Estados e o Distrito Federal deverão encaminhar à Secretaria Nacional de Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional, no prazo de 180 (cento e oitenta) dias da data de assinatura do termo de adesão ao Sindec, mapeamento, atualizado anualmente, das áreas de risco de seu território e disponibilizar apoio para a elaboração de plano de trabalho aos Municípios que não disponham de capacidade técnica, conforme regulamento. (Revogado pela Lei nº 12.608, de 2012).

    Letra D -  Art. 3º O Poder Executivo federal apoiará, de forma complementar, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios em situação de emergência ou estado de calamidade pública, por meio dos mecanismos previstos nesta Lei.


    Letra E - Art. 3º-A. O Governo Federal instituirá cadastro nacional de municípios com áreas suscetíveis à ocorrência de deslizamentos de grande impacto, inundações bruscas ou processos geológicos ou hidrológicos correlatos, conforme regulamento. (Incluído pela Lei nº 12.608, de 2012).


ID
756766
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

De acordo com o Decreto n. 7.257/2010, considera- se elemento das ações de reconstrução:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Alernativa "D"

    A resposta consta no art. 2º do Decreto nº 7.257, de 4 de agosto de 2010. Vejamos:

    Art. 2o  Para os efeitos deste Decreto, considera-se:
    (...)
    VIII - ações de reconstrução: ações de caráter definitivo destinadas a restabelecer o cenário destruído pelo desastre, como a reconstrução ou recuperação de unidades habitacionais, infraestrutura pública, sistema de abastecimento de água, açudes, pequenas barragens, estradas vicinais, prédios públicos e comunitários, cursos d'água, contenção de encostas, entre outras estabelecidas pelo Ministério da Integração Nacional;
  • Art. 2o Para os efeitos deste Decreto, considera-se:     (Revogado pelo Decreto nº 10.593, de 2020)


ID
756769
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

A respeito do Cartão de Pagamento de Defesa Civil - CPDC, assinale a opção correta de acordo com o Decreto n. 7.505/2011 e o Decreto n. 7.257/2010.

Alternativas

ID
756772
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Com relação à Política Nacional de Defesa Civil e os aspectos jurídicos das atividades de defesa civil, indique qual direito formalmente reconhecido pela Constituição Federal de 1988 vincula-se diretamente à finalidade da defesa civil:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Alternativa "C"

    Ao que parece, a questão é basicamente teórica, mas vale mencionar que as atividades de defesa civil vizam primeiramente assegurar o direito à vida, e posteriormente os demais direitos, como a segurança, integridade física etc.

    Ademais, o próprio art. 5º da CF traz em seu caput como primeiro direito assegurado, o direito à vida, eis que cuida-se do bem jurídico mais importante.


    Castro (2000) define que a finalidade da Defesa Civil é “o direito natural à vida e à incolumidade, formalmente reconhecido pela Constituição da República Federativa do Brasil. Compete à Defesa Civil a garantia desse direito, em circunstâncias de desastre” 

    Para finalizar observe a Lei nº 12.608/12 que institui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil.
    Vejamos o art. 5º da referida lei:


    Art. 5o  São objetivos da PNPDEC: (DA POLÍTICA NACIONAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL - PNPDEC
    (...)
    X - estimular o ordenamento da ocupação do solo urbano e rural, tendo em vista sua conservação e a proteção da vegetação nativa, dos recursos hídricos e da vida humana;
    (...)
  • correção  ao colega WILLION - Gabarito letra D direito a vida. 


    Willion sua exposição de fundamentos está perfeita, mas ao anotar o gabarito cometeu um pequeno equívico, talvez por ser a resposta no meio das alternativas, mas o gabarito é letra D e não letra C, parabéns pela explicação. 


ID
756775
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Assinale a opção correta em relação à estrutura do SINDEC.

Alternativas

ID
756778
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

Com relação a aspectos jurídicos de defesa civil, indique qual espécie tributária permite, mediante lei complementar, atender a despesas extraordinárias decorrentes de calamidade pública.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Alternativa "C"

    Art. 148. A União, mediante lei complementar, poderá instituir empréstimos compulsórios:
    I - para atender a despesas extraordinárias, decorrentes de calamidade pública, de guerra externa ou sua iminência;
    II - no caso de investimento público de caráter urgente e de relevante interesse nacional, observado o disposto no art. 150, III, "b".
    Parágrafo único. A aplicação dos recursos provenientes de empréstimo compulsório será vinculada à despesa que fundamentou sua instituição.
  • Art 148 

  • Características do Emprétimo Compulsório:

    - Instituído EXCLUSIVAMENTE pela União, mediante Lei Complementar;

    - dotado de RESTITUIBILIDADE, tendo prazo e condinções de resgate definidos pela Lei Complementar.

    - tem arrecadação vinculada;

    - poderá ou não ser vinculado a uma contraprestação estatal;- destina-se a atender a despesas extraordinárias (calamidade pública, de guerra externa ou sua iminência), não está sujeito à anterioridade e à noventena;

    - destina-se também a investimento público de caráter urgente e de relevante interesse nacional (sujeito à anterioridade e à noventena);

    - Lei Complementar pode criar isenções para os tributos que foram instituídos por lei complementar, tais como empréstimos compulsórios. (Art. 195. § 4º);

    - poderá utilizar uma base econômica já prevista expressamente para outro tributo, seja ele federal, estadual ou municipal, ou prever uma situação nova no ordenamento jurídico.

  • Imposto extraordinário somente em caso de guerra externa ou sua eminencia.

  • Resposta: letra C - Empréstimo Compulsório.

    Art. 148 CF - A União, mediante lei complementar, poderá instituir empréstimos compulsórios:

    I - para atender a despesas extraordinárias, decorrentes de calamidade pública, de guerra externa ou sua iminência;

    II - no caso de investimento público de caráter urgente e de relevante interesse nacional, observado o disposto no art. 150, III, b.


ID
886531
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Com relação às DIRETRIZES e METAS da Política Nacional de Defesa Civil, assinale a opção que con- tém uma DIRETRIZ e uma META das ATIVIDADES DE DEFESA CIVIL, nessa ordem.

Alternativas

ID
886534
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Hidrologia

Sabendo-se que a precipitação em uma pequena bacia hidrográfica, onde não há perdas por percolação profunda, foi de 1.400 mm em certo ano, e que o escoamento total anual em seu exutório foi de 300 mm no mesmo período, e ainda que a relação média entre a evapotranspiração real (Er ) e a evapotranspiração potencial (Ep ) na bacia é dada por Er = 0,85 Ep , a evapotranspiração potencial no período em tela deve ter sido aproximadamente de

Alternativas
Comentários
  • 1400 - 300 = 1100 = Er

    Er = 0,85 x Ep

    1100 = 0,85 x Ep

    Ep = 1294,12 mm

    Gabarito: Letra E

  • Tudo que precipita é o que escoa + evapora

    P = Q + EV

     

    1400 = 300 + EV

    EV = 1100

     

    EV = E.real = 0,85 E.pot

    1100 = 0,85 E.pot

    E.pot = 1294,12

     

    ---------------------------------------------------------------------------

    Aqui é importante guardar o conceito de que EV é a evaporação real (ele é geralmente menor do que a potencial)

     

    "Evapotranspiração potencial (ETP): quantidade de água transferida para a atmosfera por evaporação e transpiração, na unidade de tempo, de uma superfície extensa completamente coberta de vegetação de porte baixo e bem suprida de água."

    "A evapotranspiração potencial é a máxima evapotranspiração que ocorreria se o solo dispusesse de suprimento de água suficiente e a plantação em questão tivesse no auge da quantidade de folhas."

    Ou seja, CONDIÇÕES IDEAIS. É o "potencial" máximo que pode evapotranspirar

     


    "Evapotranspiração real (ETR): quantidade de água transferida para a atmosfera por evaporação e transpiração, nas condições reais (existentes) de fatores atmosféricos e umidade do solo. A evapotranspiração real é igual ou menor que a evapotranspiração potencial (ETR < ETP)."

    "Nos períodos de deficiência de chuva em que os solos tornam-se mais secos, a evapotranspiração real ou efetiva é sempre menor do que a potencial. Este distanciamento também se verifica quando as plantas estão germinando e na época da colheita. No período de maturação da lavoura se dá a maior proximidade entre os valores real e potencial."

    Ou seja, CONDIÇÕES REAIS. Nem sempre toda a vegetação está com a sua capacidade máxima de evapotranspirar

     

     


ID
886537
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Hidrologia

Em certa bacia hidrográfica, com área total de 1.000 km2 , a equação de regressão regional para as vazões máximas e seu respetivo coeficiente de determinação (R2 ) são os seguintes:


qmáx = 15,69 A0,29 (R2 =0,83)


onde: qmáx (m3 /S) é a vazão máxima regional, e A (km2 ) é a área de drenagem a montante da seção de interesse. Com base nos dados acima e na teoria hidrológica, marque a opção incorreta.

Alternativas

ID
886546
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Hidrologia

Suponha que em uma dada bacia hidrográfica há três pluviômetros (A, B e C), com uma longa série histórica de precipitação diária e boa correlação entre si. Num certo evento, um dos pluviômetros (C) foi derrubado pelo vento e não registrou a chuva. Sabendo que as precipitações anuais médias de longo prazo dos pluviômetros A, B e C foram 1.550 mm, 1.520 mm e 1.480 mm, respectivamente, e que a precipitação medida no evento em tela foi de 60 mm e 68 mm nos pluviômetros A e B, respectivamente, a precipitação no pluviômetro C no mesmo evento deve ter sido de

Alternativas
Comentários
  • Nessa questão deve-se utilizar o método da ponderação regional, porém como tem-se apenas dois pontos deve utilizar 1/2. 

  • Alternativa a.

     

    Px = 1/2 { [(1480/1550) x 60] + [(1480/1520) x 68] } =~ 61,8 mm


ID
886567
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Hidrologia

Considerando os critérios para a utilização adequada de modelos de simulação hidrológica, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Qual o erro da letra B?


ID
886570
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Hidrologia

Considere uma situação de grave emergência urbana, como o terremoto que assolou recentemente a capital do Haiti, ou uma explosão de reator nuclear, como o de Fukushima, no Japão. Supondo que os mananciais superficiais e a rede de distribuição de água potável foram seriamente comprometidos, e considerando as possíveis medidas cabíveis, assinale a opção incorreta.

Alternativas

ID
886576
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Hidrologia

Em certo manancial de abastecimento urbano, foram detectados traços de concentração de um pesticida. De acordo com a legislação brasileira em vigor, os órgãos estatais de fiscalização deveriam

Alternativas

ID
886579
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Hidrologia

Todas as doenças abaixo são de veiculação hídrica, exceto


Alternativas
Comentários
  • A brucelose é uma doença crônica espalhada por todas as partes do mundo, causada por bactérias do gênero Brucella, cujas espécies principais, com transmissão ao homem, são a Brucella melitensis, encontrada em cabras, ovelhas e camelos; a Brucella abortus de bovinos, a Brucella suis, de suínos e a Brucella canis, de cães. Todas elas são capazes de transmitir a doença ao homem. A via comum de transmissão se dá pelo contato direto com animais infectados ou pelo consumo de leite não pasteurizado e seus derivados. Esses cocobacilos têm predileção pelo trato reprodutivo, articulações e sistema retículo-endotelial. Fonte: ABC.med.br



ID
886585
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Hidrologia

Considerando as definições e limites estabelecidos pela Resolução CONAMA n. 357/05 em relação à qualidade da água bruta e o seu enquadramento em classes, marque a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Polêmico:

    c) Na medida em que o número da classe de enquadramento aumenta, os valores máximos toleráveis para a turbidez e a DBOtambém aumentam. 

    Para TURBIDEZ entre as Classes II e III o valor permanece inalterado = 100 uT

  • Art. 4o As águas doces são classificadas em:

    I - classe especial: águas destinadas:

    a) ao abastecimento para consumo humano, com desinfecção;

    b) à preservação do equilíbrio natural das comunidades aquáticas; e,

    c) à preservação dos ambientes aquáticos em unidades de conservação de proteção integral.

    II - classe 1: águas que podem ser destinadas:

    a) ao abastecimento para consumo humano, após tratamento simplificado;

    b) à proteção das comunidades aquáticas;

    c) à recreação de contato primário, tais como natação, esqui aquático e mergulho, conforme Resolução

    CONAMA no 274, de 2000;

    d) à irrigação de hortaliças que são consumidas cruas e de frutas que se desenvolvam rentes ao solo e que

    sejam ingeridas cruas sem remoção de película; e

    e) à proteção das comunidades aquáticas em Terras Indígenas.

    III - classe 2: águas que podem ser destinadas:

    a) ao abastecimento para consumo humano, após tratamento convencional;

    b) à proteção das comunidades aquáticas;

    c) à recreação de contato primário, tais como natação, esqui aquático e mergulho, conforme Resolução

    CONAMA no 274, de 2000;

    d) à irrigação de hortaliças, plantas frutíferas e de parques, jardins, campos de esporte e lazer, com os

    quais o público possa vir a ter contato direto; e

    e) à aqüicultura e à atividade de pesca.

    IV - classe 3: águas que podem ser destinadas:

    a) ao abastecimento para consumo humano, após tratamento convencional ou avançado;

    b) à irrigação de culturas arbóreas, cerealíferas e forrageiras;

    c) à pesca amadora;

    d) à recreação de contato secundário; e

    e) à dessedentação de animais.

    V - classe 4: águas que podem ser destinadas:

    a) à navegação; e

    b) à harmonia paisagística.

  • Art. 4o As águas doces são classificadas em:

    (...)

    V - classe 4: águas que podem ser destinadas: a) à navegação; e b) à harmonia paisagística.

    http://www.mma.gov.br/port/conama/res/res05/res35705.pdf

     

  • B

  • O gabarito é B, mas não concordo com a letra C, pois, segundo a refereida RESOLUÇÃO, os valores não tendem a aumentar sempre, ou seja, a banca generalizou.

    Ressalto; Para TURBIDEZ entre as Classes II e III o valor permanece inalterado.

    #SeguimosTentando


ID
886591
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Hidrologia

Os fatores abaixo aumentam a probabilidade da formação de trihalometanos em estações de tratamento de água, exceto o aumento

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A

    Os trihalometanos são considerados compostos cancerígeno e sua presença na agua deve ser evitada.

    Em uma ETA a adição de cloro com alguns compostos leva a formação desse composto. Os principais fatores que influencia a formação do trihalometano são: tempo, temperatura, Ph, concentração de cloro e concentração de ácidos húmicos e fúlvicos.


ID
886597
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Hidrologia

Suponha que uma barragem, com uma crista de 20 m de altura, vem sendo construída em um rio a montante de um bairro urbano. Considerando a legislação brasileira em vigor, assinale a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Resolução CNRH 144/2012

    Art. 5º. O Plano de Segurança de Barragem deverá ser atualizado em decorrência das inspeções regulares e especiais e das revisões periódicas de segurança da barragem, incorporando suas exigências e recomendações.


ID
886600
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Hidrologia

Um adequado sistema de suporte à decisão para o gerenciamento de recursos hídricos deveria

Alternativas

ID
886603
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Hidrologia

Uma prefeitura municipal pretende construir uma ponte sobre um rio de domínio estadual, o qual é usado para navegação fluvial. Considerando o estipulado na Política Nacional de Recursos Hídricos-PNRH, assinale a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • essa questão deveria ter sido anulada, pois além da opção B, a opção E também está incorreto, visto que a compensação aos municípios não é o sexto instrumento, e não foi vetado 

  • Considero que a questão possui pontos nebulosos entre a opção A e B. Primeira consideração é que a prova da ESAF é para engenheiro. Ponto a ponto:

    A)Tratando-se de um curso d’água de domínio estadual, a outorga de direito de uso deve ser solicitada pelo empreendedor ao poder público estadual responsável.

    Apesar do curso d'água ser de domínio estadual. Observação deve ser feita do conflito que a união participa quando envolve a navegação:

    Art. 2º São objetivos da Política Nacional de Recursos Hídricos:

    II - a utilização racional e integrada dos recursos hídricos, incluindo o transporte aquaviário, com vistas ao desenvolvimento sustentável;

    Art. 15. A outorga de direito de uso de recursos hídricos poderá ser suspensa parcial ou totalmente, em definitivo ou por prazo determinado, nas seguintes circunstâncias:

    VI - necessidade de serem mantidas as características de navegabilidade do corpo de água.

    Desconheço a legislação local, porém com possibilidade de recurso.

    B) O projeto de construção da ponte não requer outorga de direito de uso, pois pontes não alteram o regime do curso d’água ou os direitos dos usos múltiplos anteriores.

    Considerada pela banca a alternativa INCORRETA. No meu ponto de vista, considero a "mais errada", conforme

    V - outros usos que alterem o regime, a quantidade ou a qualidade da água existente em um corpo de água.

    Pontes podem sim alterar o regime do curso d'água ou prejudicar os direitos dos usos múltiplos anteriores.

  • Fiquei com essa dúvida também Rafael.


ID
886606
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Hidrologia

Considerando a estrutura da equação de cobrança pelo uso de água e pelo lançamento de efluentes mais comumente usada no Brasil, bem como a legislação hídrica em vigor no país, assinale a opção incorreta.

Alternativas

ID
886609
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Certo projeto de aproveitamento hidráulico, cujo investimento total é de R$ 100 milhões, apresenta uma Taxa Interna de Retorno (TIR) do investimento de 7% ao ano, esta última obtida a partir do fluxo de caixa relativo do projeto. Considerando que a taxa de desconto (juros) é de 8%, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
886618
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Ambiental
Assuntos

Assinale a opção que não é uma das competências do Conselho Nacional de Recursos Hídricos.

Alternativas
Comentários
  • Política Nacional de Recursos Hídricos

    Art. 35. Compete ao Conselho Nacional de Recursos Hídricos:

    I - promover a articulação do planejamento de recursos hídricos com os planejamentos nacional, regional, estaduais e dos setores usuários;

    II - arbitrar, em última instância administrativa, os conflitos existentes entre Conselhos Estaduais de Recursos Hídricos;

    III - deliberar sobre os projetos de aproveitamento de recursos hídricos cujas repercussões extrapolem o âmbito dos Estados em que serão implantados;

    IV - deliberar sobre as questões que lhe tenham sido encaminhadas pelos Conselhos Estaduais de Recursos Hídricos ou pelos Comitês de Bacia Hidrográfica;

    V - analisar propostas de alteração da legislação pertinente a recursos hídricos e à Política Nacional de Recursos Hídricos;

    VI - estabelecer diretrizes complementares para implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos, aplicação de seus instrumentos e atuação do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos;

    VII - aprovar propostas de instituição dos Comitês de Bacia Hidrográfica e estabelecer critérios gerais para a elaboração de seus regimentos;

    IX – acompanhar a execução e aprovar o Plano Nacional de Recursos Hídricos e determinar as providências necessárias ao cumprimento de suas metas; (Redação dada pela Lei 9.984, de 2000)

    X - estabelecer critérios gerais para a outorga de direitos de uso de recursos hídricos e para a cobrança por seu uso.

    XI - zelar pela implementação da Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB); (Incluído pela Lei nº 12.334, de 2010)

    XII - estabelecer diretrizes para implementação da PNSB, aplicação de seus instrumentos e atuação do Sistema Nacional de Informações sobre Segurança de Barragens (SNISB); (Incluído pela Lei nº 12.334, de 2010)

    XIII - apreciar o Relatório de Segurança de Barragens, fazendo, se necessário, recomendações para melhoria da segurança das obras, bem como encaminhá-lo ao Congresso Nacional. (Incluído pela Lei nº 12.334, de 2010)

  • A criação das Agências de Água será autorizada pelo Conselho Nacional de Recursos Hídricos ou pelos Conselhos Estaduais de Recursos Hídricos mediante solicitação de um ou mais Comitês de Bacia Hidrográfica.

  • Agência de Água -> propor ao respectivo ou respectivos Comitês de Bacia Hidrográfica:

    a) o enquadramento dos corpos de água nas classes de uso, para encaminhamento ao respectivo Conselho Nacional ...

  • A letra E também não está expressa no rol de competências do respectivo conselho.

     

  • B) Art. 35, inciso II: arbitrar, em última instância administrativa, os conflitos existentes entre Conselhos Estaduais de Recursos
    Hídricos;

     

    C) Art. 42. As Agências de Água terão a mesma área de atuação de um ou mais Comitês de Bacia Hidrográfica.
    Parágrafo único. A criação das Agências de Água será autorizada pelo Conselho Nacional de Recursos Hídricos
    ou pelos Conselhos Estaduais de Recursos Hídricos mediante solicitação de um ou mais Comitês de Bacia
    Hidrográfica.

     

    D) As Agências de Água propoem o enquadramento e o Conselho Nacional de Recursos Hídricos autorizam este enquadramento.

    Art. 44. Compete às Agências de Água, no âmbito de sua área de atuação:

    Inciso XI - propor ao respectivo ou respectivos Comitês de Bacia Hidrográfica:

    a) o enquadramento dos corpos de água nas classes de uso, para encaminhamento ao respectivo Conselho
    Nacional
    ou Conselhos Estaduais de Recursos Hídricos, de acordo com o domínio destes;

     

    E) Pelo o que eu entendi, as Agências de água propoem os valores aos Comitês de Bacia Hidrográfica. Estes, por sua vez, levam essa questão ao Conselho Nacional de Recursos Hídricos, que pode deferir ou indeferir os valores.

    Art. 35. Compete ao Conselho Nacional de Recursos Hídricos:

    IV - deliberar sobre as questões que lhe tenham sido encaminhadas pelos Conselhos Estaduais de Recursos
    Hídricos ou pelos Comitês de Bacia Hidrográfica;

    Art. 44. Compete às Agências de Água, no âmbito de sua área de atuação:

    Inciso XI - propor ao respectivo ou respectivos Comitês de Bacia Hidrográfica:

    b) os valores a serem cobrados pelo uso de recursos hídricos;


ID
886621
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Ambiental
Assuntos

O Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos é formado pelas entidades abaixo, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Art. 33. Integram o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos:

     I – o Conselho Nacional de Recursos Hídricos; 

    I-A. – a Agência Nacional de Águas;  

    II – os Conselhos de Recursos Hídricos dos Estados e do Distrito Federal; 

     III – os Comitês de Bacia Hidrográfica; 

     IV – os órgãos dos poderes públicos federal, estaduais, do Distrito Federal e municipais cujas competências se relacionem com a gestão de recursos hídricos; 

     V – as Agências de Água.