SóProvas



Prova FACET Concursos - 2016 - Prefeitura de Santa Rita - PB - Professor de Educação Física


ID
4153495
Banca
FACET Concursos
Órgão
Prefeitura de Santa Rita - PB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A atual LDB - Lei nº 9.394/96, foi alterada pela Lei nº 12.796, de 4 de abril de 2013. Com relação às alterações estabelecidas pela Lei nº 12.796/2013, está INCORRETO o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Qual o erro da D?

  • Art. 4º O dever do Estado com educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de:

    I - educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade, organizada da seguinte

    forma:

    a) pré-escola;

    b) ensino fundamental;

    c) ensino médio;

    II - educação infantil gratuita às crianças de até 5 (cinco) anos de idade; 

    Art. 21. A educação escolar compõe-se de:

    I - educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio;

    II - educação superior

  • Art. 6º É dever dos pais ou responsáveis efetuar a matrícula das crianças na educação básica a partir dos 4 (quatro) anos de idade.             

    Acredito que a resposta com erro seja a questão "C" pois no texto não fala em responsáveis .

    A questão "D" está certa, pois a pré-escola faz parte da Educação infantil.

  • A questão exige o conhecimento sobre a LEI Nº 9.349/96 - Lei de diretrizes e bases da educação nacional (LDBEN).

    Devemos encontrar a alternativa incorreta.

    a) A Educação Básica obrigatória e gratuita dos 4 aos 17 anos de idade compreende as etapas de Pré-escola, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

    Correta. A assertiva está conforme os termos do artigo 4º ,I, da referida lei. I - educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade, organizada da seguinte forma: a) pré-escola; b) ensino fundamental; c) ensino médio; .

    b) A Educação Básica compreende a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio. A educação Infantil será gratuita às crianças de até 5(cinco) anos de idade.

    Correta. Vimos na assertiva anterior que a educação básica confere o que diz nesta alternativa. Quanto à idade é o que confere nos termos do artigo 4º, II, da referida lei. II - educação infantil gratuita às crianças de até 5 (cinco) anos de idade;   

    c) É dever dos pais efetivar, na escola, a matrícula da criança de 4 anos de idade, cabendo à escola realizar o acompanhamento e o registro do desenvolvimento das crianças.

    Correta. A assertiva está conforme os termos do artigo 6º. Vejamos: Art. 6º É dever dos pais ou responsáveis efetuar a matrícula das crianças na educação básica a partir dos 4 (quatro) anos de idade.

    d) A Educação Básica obrigatória e gratuita dos 4 aos 17 anos de idade compreende as etapas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

    Incorreta. A alternativa encontra-se em discordância, porque não é ensino infantil (0- 5 anos), visto que a creche é de de (0-3) e essa não é obrigatória. Vejam o que dispõe artigo 4º ,I, da referida lei. I - educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade, organizada da seguinte forma: a) pré-escola; b) ensino fundamental; c) ensino médio; .

    e) A formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura, de graduação plena, em universidades e institutos superiores de educação, admitida como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nos 5(cinco) primeiros anos do ensino fundamental, a oferecida em nível médio na modalidade normal

    Correta. A assertiva trouxe o que de fato está no artigo 62 da referida lei. Art. 62. A formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura plena, admitida, como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nos cinco primeiros anos do ensino fundamental, a oferecida em nível médio, na modalidade normal. 

    GABARITO: D

  • Gabarito letra D

    Já caí nessa muitas vezes, não caio mais

    D) A Educação Básica obrigatória e gratuita dos 4 aos 17 anos de idade compreende as etapas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

    LEMBRAR QUE:

    EDUCAÇÃO OBRIGATÓRIA E GRATUITA: É DOS 4 AOS 17 ANOS AQUI logo, EXCLUI AS CRECHES ( 0-3 anos) da obrigatoriedade , PARTE DA EDUCAÇÃO INFANTIL:

    EDUCAÇÃO INFANTIL COMPOSTA POR:

    CRECHES: 0-3 ANOS NÃO É OBRIGATÓRIO, APENAS GRATUITO

    PRÉ-ESCOLA: 4 E 5 ANOS OBRIGATÓRIA E GRATUITA

    Ensino Fundamental (6 a 14 anos) e Ensino Médio 15 a 17 anos: OBRIGATÓRIA E GRATUITA


ID
4153498
Banca
FACET Concursos
Órgão
Prefeitura de Santa Rita - PB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O sistema educacional brasileiro é dividido em Educação Básica e Ensino Superior. A Educação Básica, a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB - 9.394/96), passou a ser estruturada por etapas e modalidades de ensino, englobando a Educação Infantil, o Ensino Fundamental obrigatório de nove anos e o Ensino Médio. As modalidades de ensino foram criadas com a intenção de:

Alternativas
Comentários
  • O objetivo da Lei de Diretrizes e Bases da Educação é garantir que toda a população tenha acesso a qualidade de ensino, independentemente de sua idade, condição social e etnia.


ID
4153501
Banca
FACET Concursos
Órgão
Prefeitura de Santa Rita - PB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O parágrafo 6º do art. 26 da LDB nº 9.394/96 foi alterado pela Lei nº 13.278, de 2 de maio de 2016. Conforme essa alteração:

Alternativas
Comentários
  • A questão exige o conhecimento sobre a LEI Nº 9.349/96 - Lei de diretrizes e bases da educação nacional (LDBEN), em especial sobre o parágrafo 6º do art. 26. Vejamos o que traz o parágrafo desse artigo:

    Art. 26 (...)

    § 2   O ensino da arte, especialmente em suas expressões regionais, constituirá componente curricular obrigatório da educação básica. 

    § 6º As artes visuais, a dança, a música e o teatro são as linguagens que constituirão o componente curricular de que trata o § 2  deste artigo

    a) A música será conteúdo obrigatório e exclusivo do ensino da arte na educação básica.

    Incorreta. Não é só a música, mas como também as artes visuais, a dança e o teatro.

    b) A música passa a ser componente curricular obrigatório do currículo do ensino fundamental.

    Incorreta. Não é só da ensino fundamental e sim de toda educação básica. educação básica é formada por três grandes etapas: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio

    c) As artes visuais, a dança, a música e o teatro são linguagens que constituirão o componente curricular arte.

    Correta. A assertiva está perfeitamente como nos termos do artigo 26, § 6º da lei 9.349. § 6º As artes visuais, a dança, a música e o teatro são as linguagens que constituirão o componente curricular de que trata o § 2 o  deste artigo.

    d) Artes plásticas, artes cênicas e música serão componentes curriculares obrigatórios.

    Incorreta. Expressamente na lei não cita artes plásticas e artes cênicas.

    e) As artes visuais serão conteúdo exclusivo do ensino de arte no ensino médio.

    Incorreta. As artes visuais não serão conteúdo exclusivo do ensino fundamental, mas sim de toda educação básica.

    GABARITO: C

  • § 6º As artes visuais, a dança, a música e o teatro são as linguagens que constituirão o componente curricular de que trata o § 2  deste artigo.  


ID
4153504
Banca
FACET Concursos
Órgão
Prefeitura de Santa Rita - PB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008, dá nova redação ao art. 26-A da LDB nº 9.394/96 que trata da inclusão da obrigatoriedade do estudo da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena no currículo oficial da rede de ensino. Conforme a art. 26-A da LDB:

Alternativas
Comentários
  • A questão exige o conhecimento sobre a LEI Nº 9.349/96 - Lei de diretrizes e bases da educação nacional (LDBEN), em especial sobre a nova redação ao art. 26-A da LDB nº 9.394/96 que trata da inclusão da obrigatoriedade do estudo da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena no currículo oficial da rede de ensino.

    Art. 26-A. Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena.      

        § 2º Os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de educação artística e de literatura e história brasileiras.    

    Marcaremos como correta a alternativa que estiver de acordo com o referido artigo. Vejamos:

    a) A história e cultura afro-brasileira é um componente curricular da área de ciências humanas e integra o currículo do ensino fundamental.

    Incorreta. Está incompleta, pois não integra somente ao ensino fundamental, como também ao ensino médio.

    b) Os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar do ensino fundamental e do ensino médio.

    Correta. A assertiva está igualmente o que dispõe o artigo 26- A. Vejamos: Art. 26-A. Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena.  

    c) A história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão trabalhadas obrigatoriamente nas áreas de Geografia e História, no ensino médio.

    Incorreta. Não são as disciplinas de Geografia e História, no ensino médio. O correto é em " todo o currículo escolar, em especial nas áreas de educação artística e de literatura e história brasileiras."

    d) O estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena torna-se obrigatório somente nas escolas públicas de ensino médio.

    Incorreta. Não é somente nas escolas públicas de ensino médio, mas como também em público, ensino fundamental e privado.

    e) Os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados exclusivamente nos estabelecimentos privados de ensino fundamental.

    Incorreta. Não é exclusivamente em ensinos privados de ensino fundamental, mas como também de ensino público tanto fundamental como médio e ensino privado também do nível médio.

    GABARITO: B

  • Art. 26-A. Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena. 

  • Art. 26 - Inciso 2º

    Os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de educação artística e de literatura e história brasileiras.     


ID
4153507
Banca
FACET Concursos
Órgão
Prefeitura de Santa Rita - PB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo a Lei nº 9.394/96, prover meios para a recuperação dos alunos de menor rendimento é incumbência:

Alternativas
Comentários
  • Art. 12. Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a

    incumbência de:

    I - elaborar e executar sua proposta pedagógica;

    II - administrar seu pessoal e seus recursos materiais e financeiros;

    III - assegurar o cumprimento dos dias letivos e horas-aula estabelecidas;

    IV - velar pelo cumprimento do plano de trabalho de cada docente;

    V - prover meios para a recuperação dos alunos de menor rendimento;

    VI - articular-se com as famílias e a comunidade, criando processos de integração da sociedade com a escola;

    (..)

    Art. 13. Os docentes incumbir-se-ão de:

    I - participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino;

    II - elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino;

    III - zelar pela aprendizagem dos alunos;

    IV - estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento;

    V - ministrar os dias letivos e horas-aula estabelecidos, além de participar integralmente dos períodos dedicados

    ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional;

    VI - colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade.

  • GABARITO A

    Art. 12. Os estabelecimentos de ensino, ESCOLA --> LIGADO AO QUANDO FAZER , MATERIAIS (FOLHAS, IMPRESSÕES, ETC.) CALENDÁRIOS DE RECUPERAÇÃO, SALAS ESPECÍFICAS, ETC.

    V - prover meios para a recuperação dos alunos de menor rendimento;

    Art. 13. Os docentes incumbir-se-ão de: PROFESSOR --> LIGADO AOS MÉTODOS (COMO FAZER) PARA QUE ALUNO RECUPERE

    IV - estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento;

  • A questão exige o conhecimento sobre a LEI Nº 9.349/96 - Lei de diretrizes e bases da educação nacional (LDBEN), em especial sobre  de quem é incumbência de prover meios para a recuperação dos alunos de menor rendimento. :

    Teremos que assinalar como correta a alternativa que traz o responsável por prover esses meios aos alunos. Inspecionemos:

    a) Dos estabelecimentos de ensino.

    Correta. Terão incumbência nos termos do artigo 12,V, da lei 9349/96. Art. 12. Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de: V - prover meios para a recuperação dos alunos de menor rendimento;

    Prover meios de forma a procurar o que está impedindo do aluno progredir tal como procurar psicologo,pedagogos ,ajuda da família, ambiente específico, datas...

    b) Dos docentes.

    Incorreta. Os docentes não proveem meios e sim estabelecem estratégias para isso. Vejam o que propõe o Art. 13. Os docentes incumbir-se-ão de: Art. 13, IV , da lei 9349/96. Art. 13. Os docentes incumbir-se-ão de: IV - estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento;

    Estabelecer estratégia é o método como o professor elabora como uma conteúdo será transmitido, seja com aula prática ou mais lúdica.

    c) Dos monitores.

    Incorreta. Foge completamente do que está na referida lei.

    d) Das secretarias municipais de educação.

    Incorreta. É o órgão do município responsável pela gestão das políticas educacionais municipais.

    e) Dos professores que coordenam bancas de estudo.

    Incorreta. Completamente fora da referida lei.

    GABARITO: A


ID
4153510
Banca
FACET Concursos
Órgão
Prefeitura de Santa Rita - PB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Conforme o art. 35 da LDB - Lei nº 9.394/96, uma das finalidades da última etapa da educação básica é:

Alternativas
Comentários
  • Art. 35. O ensino médio, etapa final da educação básica, com duração mínima de três anos, terá como finalidades:

    I - a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos;

    II - a preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores;

    III - o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;

    IV - a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.

  • Art. 35. O ensino médio, etapa final da educação básica, com duração mínima de três anos, terá como finalidades:

    I - a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos;

    II - a preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores;

    III - o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;

    IV - a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.

  • A questão exige o conhecimento sobre a LEI Nº 9.349/96 - Lei de diretrizes e bases da educação nacional (LDBEN), em especial sobre as finalidades do ensino médio. Vejamos o que diz o artigo 35 da referida lei:

    Art. 35. O ensino médio, etapa final da educação básica, com duração mínima de três anos, terá como finalidades:

    I - a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos;

    II - a preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores;

    III - o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;

    IV - a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.

    a) Incorreta. A alternativa trouxe um dos objetivos da formação básica do ensino fundamental. Conferimos isso nos termos do artigo Art. 32, I da lei 9349/96: Art. 32. O ensino fundamental obrigatório, com duração de 9 (nove) anos, gratuito na escola pública, iniciando-se aos 6 (seis) anos de idade, terá por objetivo a formação básica do cidadão, mediante:  III - o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;

    b) Incorreta. A alternativa trouxe um dos objetivos da formação básica do ensino fundamental. Conferimos isso nos termos do artigo Art. 32, III da lei 9349/96: Art. 32. O ensino fundamental obrigatório, com duração de 9 (nove) anos, gratuito na escola pública, iniciando-se aos 6 (seis) anos de idade, terá por objetivo a formação básica do cidadão, mediante:           

    III - o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;

    c) Incorreta. A alternativa trouxe uma das finalidades da educação superior. Conferimos isso nos termos do artigo Art. 43, I da lei 9349/96: Art. 43. A educação superior tem por finalidade: I - estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo;

    d) Correta. Exatamente o que informa nos termos do artigo Art. 35, III da lei 9349/96: na parte que se refere às finalidades do ensino médio. III - o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;

    e) Incorreta. A alternativa trouxe um artigo sobre educação infantil. Conferimos isso nos termos do artigo Art. 29 da lei 9349/96: Art. 29. A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade

    GABARITO: D


ID
4153513
Banca
FACET Concursos
Órgão
Prefeitura de Santa Rita - PB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com a redação dada ao art. 31 da LDB nº 9.394/96, pela Lei nº 12.796, de 4 de abril de 2013 a frequência mínima exigida para a educação préescolar é de:

Alternativas
Comentários
  • A questão exige o conhecimento sobre a LEI Nº 9.349/96 - Lei de diretrizes e bases da educação nacional (LDBEN), em especial sobre  a frequência mínima exigida para a educação pré- escolar.

    Teremos que indicar qual alternativa indica a frequência correta mínima exigida para educação pré-escolar. O artigo da referida lei é o 31.

    Art. 31. A educação infantil será organizada de acordo com as seguintes regras comuns:       

     II - carga horária mínima anual de 800 (oitocentas) horas, distribuída por um mínimo de 200 (duzentos) dias de trabalho educacional;        

    IV - controle de frequência pela instituição de educação pré-escolar, exigida a frequência mínima de 60% (sessenta por cento) do total de horas;        

       

    Após lermos o artigo podemos analisar as alternativas. Vejamos:

    a) sessenta por cento da carga horária mínima anual de oitocentas horas.

    Correta. O controle de frequência é de 60% do total de horas e a carga horária mínima é de 800 horas nos termos do art. 31, II e IV da lei 9349/96: II - carga horária mínima anual de 800 (oitocentas) horas, distribuída por um mínimo de 200 (duzentos) dias de trabalho educacional  IV - controle de frequência pela instituição de educação pré-escolar, exigida a frequência mínima de 60% (sessenta por cento) do total de horas;        

    b) setenta por cento da carga horária mínima anual de oitocentas horas.

    Incorreta. A lei não fala em 70% da carga horária mínima e podemos conferir isso nos termos do art. 31, IV, da lei 9349/96: IV - controle de frequência pela instituição de educação pré-escolar, exigida a frequência mínima de 60% (sessenta por cento) do total de horas;   

    c) setenta e cinco por cento da carga horária mínima anual de oitocentas horas.

    Incorreta. A lei não fala em 75% da carga horária mínima e conferimos isso nos termos do art. 31, IV, da lei 9349/96: IV - controle de frequência pela instituição de educação pré-escolar, exigida a frequência mínima de 60% (sessenta por cento) do total de horas;   

    d) sessenta e cinco por cento da carga horária mínima anual de oitocentas horas.

    Incorreta. A lei não fala em 65% da carga horária mínima e conferimos isso nos termos do art. 31, IV, da lei 9349/96: IV - controle de frequência pela instituição de educação pré-escolar, exigida a frequência mínima de 60% (sessenta por cento) do total de horas;   

    e) cinquenta por cento da carga horária mínima anual de oitocentas horas.

    Incorreta. A lei não fala em 50% da carga horária mínima e conferimos isso nos termos do art. 31, IV, da lei 9349/96: IV - controle de frequência pela instituição de educação pré-escolar, exigida a frequência mínima de 60% (sessenta por cento) do total de horas;   

    GABARITO: A

  • IV - controle de frequência pela instituição de educação pré-escolar, exigida a frequência mínima de 60% (sessenta por cento) do total de horas;

    Gabarito letra ''a''.

    Educação Infantil= 60%

    Ensino Fundamental e Médio= 75%


ID
4153519
Banca
FACET Concursos
Órgão
Prefeitura de Santa Rita - PB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A nova era do conhecimento situa a educação no centro da sociedade, mas com uma ampla projeção, uma vez que a educação deve estender-se ao longo de toda a vida, como companheira do desenvolvimento incessante da pessoa. Na educação escolar, valores e saberes devem conjugar-se em total harmonia, dirigindo a formação integral de cada educando. Para atender a tal exigência, os PCNs abordam os conteúdos em três grandes categorias:

Alternativas
Comentários
  • Quanto aos conteúdos, propõe uma mudança de enfoque, sendo vistos como um meio para que os alunos desenvolvam as capacidades que lhe permitam produzir e usufruir dos bens culturais, sociais e econômicos.

    Neste documento, os conteúdos são abordados em três grandes categorias: conteúdos conceituais, que envolvem fatos e princípios, procedimentais e atitudinais, que envolvem a abordagem de valores, normas e atitudes.

    A avaliação é compreendida como elemento integrador entre a aprendizagem e o ensino. As orientações para avaliação são: observação sistemática, análise das produções dos alunos, atividades específicas para avaliação e finalmente os critérios para avaliação.

    Fonte: BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Introdução aos parâmetros curriculares curriculares/Secretaria de Educação Fundamental. Bras ́lia: MEC/SEF, 1997. 126p.


ID
4153522
Banca
FACET Concursos
Órgão
Prefeitura de Santa Rita - PB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs foram elaborados para difundir os princípios da reforma curricular e orientar os professores na busca de novas abordagens e metodologias.
Em relação aos PCNs, está correto o que se afirma em: 

Alternativas
Comentários
  • B

    nos PCNs, o currículo está sempre em construção e deve ser compreendido como um processo contínuo que influencia positivamente a prática do professor.

  • Não sao leis, mas um documento normativo que orienta as práticas docentes-

  • sempre em construção ?


ID
4153525
Banca
FACET Concursos
Órgão
Prefeitura de Santa Rita - PB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O ensino visa estimular, dirigir, incentivar, impulsionar o processo de aprendizagem dos alunos. O ensino tem um caráter pedagógico e sua principal tarefa é assegurar a difusão e o domínio dos conhecimentos sistematizados legados pela humanidade. A relação entre ensino e aprendizagem é uma relação recíproca na qual se destacam o papel dirigente do professor e a atividade dos alunos. LIBÊNEO, José Carlos. Didática. São Paulo Cortez, 1994.
Alguns professores acreditam que o mais importante na aula é o seu ensino, o que eles dizem, o que fazem, o que pensam, o que decidem, o que organizam. Para esses professores:

Alternativas
Comentários
  • o principal propósito da escola é transmitir conhecimentos.


ID
4153528
Banca
FACET Concursos
Órgão
Prefeitura de Santa Rita - PB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Na LDB, destacam-se três grandes eixos diretamente relacionados à construção do Projeto Político-Pedagógico: o eixo da flexibilidade, o eixo da avaliação e o eixo da liberdade. Em qual dos princípios do ensino citados abaixo se expressa o eixo da liberdade?

I. Pluralismo de ideias e concepções pedagógicas.
II. Valorização da experiência extraescolar.
III. Coexistência de instituições públicas e privadas de ensino.
IV. Gestão democrática do ensino público.
V. Consideração com a diversidade étnico-cultural.


Está correto o que consta em:

Alternativas
Comentários
  • I e IV.

  • O eixo da Liberdade relaciona-se com o pluralismo de ideias e concepções pedagógicas

  • GABARITO D

     Na LDB, destacam-se três grandes eixos diretamente relacionados à construção do projeto pedagógico. São eles:

    1 – Flexibilidade: liga-se à autonomia, possibilitando à escola organizar o seu próprio trabalho pedagógico.

    2 – Avaliação: reforça um dos aspectos mais importantes a ser observado nos vários níveis do ensino público, expresso no art. 9°, inciso VI.

    VI - assegurar processo nacional de avaliação (ENEM) do rendimento escolar no ensino fundamental, médio e superior, em colaboração com os sistemas de ensino, objetivando a definição de prioridades e a melhoria da qualidade do ensino;

    3 – Liberdade: expressa-se no âmbito do pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas (art. 3°, inciso III) e da proposta de gestão democrática do ensino público (art. 3°, inciso VIII) a ser definida em cada sistema de ensino.

  • O conceito de liberdade empregado em lei está ligado a autonomia da escola de poder organizar seu trabalho pedagógico e no caso são dois eixos:

    1- Pluralismo de ideias e concepções pedagógicas;

    2 - Gestão democrática;

    Gabarito D

  • A questão exige o conhecimento sobre a LEI Nº 9.349/96 - Lei de diretrizes e bases da educação nacional (LDBEN), em especial sobre eixo da liberdade na educação. Vejamos:

    Na LDB, destacam-se três grandes eixos diretamente relacionados à construção do projeto pedagógico para a melhoria da qualidade de ensino; dentre eles podemos destacar:

    O eixo da Flexibilidade: vincula-se à autonomia, possibilitando à escola organizar o seu próprio trabalho pedagógico.

    O eixo da Avaliação: reforça um aspecto importante a ser observado nos vários níveis do ensino (Artigo 9º, inciso VI). VI - assegurar processo nacional de avaliação do rendimento escolar no ensino fundamental, médio e superior, em colaboração com os sistemas de ensino, objetivando a definição de prioridades e a melhoria da qualidade do ensino;

    O eixo da Liberdade: expressa-se no âmbito do pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas (Artigo 3º, inciso III) e da proposta de gestão democrática do ensino publico (Artigo 3º, inciso VIII), a ser definida em cada sistema de ensino.

    I. Pluralismo de ideias e concepções pedagógicas.

    Correta. É o eixo da liberdade.

    O pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas significa que o espaço escolar e ensino nele ministrado devem ser dinamizados a partir do conceito de heterogeneidade cultural. Mias do que isso: a partir do eixo igualdade e diversidade. O ponto essencial do trabalho do professor , ao preparar suas aulas , reside em como articular o itinerário educativo da sala de aula com a pluralidade cultural e ideológica dos alunos.

    II. Valorização da experiência extraescolar.

    Incorreta. Não é um eixo da liberdade.

    III. Coexistência de instituições públicas e privadas de ensino.

    Incorreta. Não é um eixo da liberdade.

    IV. Gestão democrática do ensino público.

    Correta. É considerada o eixo da liberdade.

    A gestão democrática do ensino público tem sido um dos desafios desde sempre. O horizonte deste conceito é o da construção da cidadania que inclui: autonomia, participação, construção compartilhada dos níveis de decisão e ´posicionamento crítico em contraponto à ideia de subalternidade. Este é o valor que nos faz construir a escola-cidadã que nada tem a ver com um modelo burocrático, tradicional. tecnicista e excludente que , em muitos casos, prevalece. Portanto, podemos afirmar que tem como ponto chave a liberdade.

    V. Consideração com a diversidade étnico-cultural.

    Incorreta. Não é um eixo da liberdade.

    Somente o item I e IV são eixos da liberdade

    Referência bibliográfica:

    CARNEIRO, Moaci Alves . LDB fácil: leitura crítico- compreensiva, artigo por artigo. Ed 24. Editora- Revista -

    GABARITO: D


ID
4153531
Banca
FACET Concursos
Órgão
Prefeitura de Santa Rita - PB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia as afirmações abaixo:

I. Vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.
II. Democratização do acesso e da permanência com sucesso do aluno na escola.
III. Valorização dos profissionais da educação.
IV. Relação entre a escola e a comunidade.
V. Centralização dos recursos financeiros.


As afirmativas que caracterizam princípios orientadores do Projeto Político-Pedagógico são:

Alternativas
Comentários
  • Gostaria de uma gabarito explicando essa alternativa, mas....

  • Não entendi

  • Os princípios orientadores do PPP são:

    Autonomia

    Qualidade

    Gestão Democrática

    liberdade

    Valorização do Magistério

    Os itens II e IV estão relacionados com a Gestão Democrática, e o item II está falando sobre a Valorização do Magistério. Os demais itens não se encaixam em nenhum dos princípios citados acima.

  • Não entendi...

  • O ponto I refere-se a LDB: "A educação escolar deverá vincular-se ao mundo do trabalho e a prática social."

  • Gabarito D

  • Os itens II, III e IV fazem referência a alguns princípios do PPP. São uns princípios ditos com outras palavras, não foram colocados "ao pé da letra".


ID
4153534
Banca
FACET Concursos
Órgão
Prefeitura de Santa Rita - PB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A pedagogia crítico-social dos conteúdos assegura a função social e política da escola mediante o trabalho com conhecimentos sistematizados, a fim de colocar as classes populares em condições de uma efetiva participação nas lutas sociais. BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF,1997.
Em relação a pedagogia crítico-social dos conteúdos analise as afirmações abaixo. 

I. A atuação da escola consiste na preparação do aluno para o mundo adulto e suas contradições, fornecendo-lhe um instrumental, por meio da aquisição de conteúdos e da socialização, para uma participação organizada e ativa na democratização da sociedade.
II. Os métodos de ensino partem de uma relação direta com a experiência do aluno confrontada com o saber trazido de fora.
III. Os métodos de ensino consistem nos procedimentos necessários ao arranjo e controle das condições ambientais que assegurem a transmissão/recepção de informações.
IV. O grau de envolvimento na aprendizagem depende tanto da prontidão e disposição do aluno, quanto do professor e do contexto da sala de aula.
V. A escola atua como modeladora do comportamento humano. Os conteúdos decorrem da ciência objetiva eliminando-se qualquer sinal de subjetividade.


São características da pedagogia crítico-social dos conteúdos o que se afirma em:  

Alternativas
Comentários
  • III- ambientais= construtivista de Piajet.

    V- Modeladora do comportamento= tecnicista . Já eliminaria 3 questões

    Gabarito letra ''A''.


ID
4153537
Banca
FACET Concursos
Órgão
Prefeitura de Santa Rita - PB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Na tendência pedagógica liberal tradicional o relacionamento professor-aluno manifesta-se numa prática em que o professor:

Alternativas
Comentários
  • Exerce autoridade e exige atitude receptiva do aluno

  •  Tradicional -Foi a primeira a ser instituída no Brasil por motivos históricos. Nesta tendência o professor é a figura central e o aluno é um receptor passivo dos conhecimentos considerados como verdades absolutas. Há repetição de exercícios com exigência de memorização.

  • Na tendência liberal tradicional, o aluno aprende de uma maneira mecânica, passiva e repetitiva e não há relação com o professor e nem espaço para questionamento. 


ID
4153540
Banca
FACET Concursos
Órgão
Prefeitura de Santa Rita - PB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A pedagogia de projetos é uma estratégia educativa que propicia a realização das aspirações de sucesso escolar tanto por parte dos educandos como por parte dos educadores. O trabalho com projetos na escola:

I. Propiciam a vivência da transdisciplinaridade e da interculturalidade.
II. Permitem aos professores escolher os temas mais significativos para os projetos que pretendem realizar com seus alunos em determinados momentos do ano letivo.
III. Viabilizam a aplicação imediata do conhecimento construído e o desenvolvimento de competências voltadas para o ser, saber-fazer, saber-conviver e saber empreender.
IV. Representam uma utopia generosa por se configurar como uma atividade lúdica em que os educandos aprendem brincando.
V. Promovem o interesse pela pesquisa e o fortalecimento da autoestima, da iniciativa e da criatividade.


Estão corretos apenas os itens:

Alternativas
Comentários
  • I, III e V.

  • II. Permitem aos professores escolher os temas mais significativos para os projetos que pretendem realizar com seus alunos em determinados momentos do ano letivo. ERRADO!

    II. Permitem aos alunos escolher os temas mais significativos para os projetos que pretendem realizar com seus alunos em determinados momentos do ano letivo.


ID
4153543
Banca
FACET Concursos
Órgão
Prefeitura de Santa Rita - PB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Para que a pedagogia de projetos seja favorável à aprendizagem e não corra o risco de tornar-se um modismo, exige-se do professor algumas condições. Assinale (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas.

( ) Ter competência para trabalhar de forma interdisciplinar e contextualizada.
( ) Tomar a decisão de promover a aprendizagem significativa.
( ) Ser capaz de potencializar a discussão reflexiva e fomentar a empatia com o grupo.
( ) Ser capaz de manter as crianças ocupadas o tempo todo com atividades de aprendizagem da escrita.
( ) Repensar o conceito de atividade e priorizar atividades intelectuais.
( ) Compreender que com a pedagogia de projetos os alunos constroem suas aprendizagens sem necessidade de ajuda de outras pessoas.


A sequência correta encontrada é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito

    V, V, V, F, V, F.


ID
4153546
Banca
FACET Concursos
Órgão
Prefeitura de Santa Rita - PB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A avaliação deve ser contínua, para servir de auxílio ao processo de ensino-aprendizagem. A prática contínua da avaliação possibilita ao professor o acompanhamento da construção do conhecimento pelo aluno.
O processo de construção do conhecimento se dá através de três momentos:

Alternativas
Comentários
  • síncrese, análise e síntese

    Primeira vez que ouço falar em síncrese..kk

  • Letra B alternativa correta, pensei que fosse outra.

  • Nunca ouvi falar sobre síncrese

  • Pedagogia Dialética- Organização do trabalho pedagógico

    Síncrese= Conhecimento prévio do aluno.

    Análise= Aprofundar o objeto de estudo; aluno protagonista.

    Síntese= Feedback

  • A síncrese corresponde à visão global indeterminada, confusa, fragmentada da realidade; a análise consiste no desdobramento da realidade em seus elementos, a parte como parte do todo; a síntese é o resultado da integração de todos os conhecimentos parciais num todo orgânico e lógico, resultando em novas formas de ação.

    Quem fala de síncrese, ou pensamento sincrético, é Wallon. Trata-se do pensamento da criança que concebe duas coisas como, ao mesmo tempo, distintas e indissociáveis. Depois disso vem o pensamento categorial

  • Esse vídeo é bem explicativo.

    https://www.youtube.com/watch?v=k28HDbjav1s

  • OS PASSOS DO CONHECER: Síncrese, análise e síntese

    Síncrese - Esta primeira visão geral, comum a quem se relaciona pela primeira vez com um objeto de conhecimento.


ID
4153549
Banca
FACET Concursos
Órgão
Prefeitura de Santa Rita - PB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Analise as questões que seguem e assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A avaliação formativa possibilita uma reflexão contínua sobre a prática do professor e a aprendizagem dos alunos


ID
4153552
Banca
FACET Concursos
Órgão
Prefeitura de Santa Rita - PB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo Veiga (2000), o Projeto Político-Pedagógico, como forma de organização do trabalho da escola, fundamenta-se nos princípios que norteiam a escola democrática, pública e gratuita. São princípios norteadores do Projeto Político-Pedagógico:

I – Impessoalidade
II – Qualidade
III - Gestão democrática
IV – Moralidade
V – Valorização do magistério


Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Princípios da Construção do PPP : qualidade, igualdade, liberdade, gestão e valorização do magistério.

  • De acordo com Veiga (1991, p. 82), os princípios do PPP são: igualdade, qualidade, gestão democrática, liberdade/autonomia e valorização do magistério. Esses possuem um caráter permanente e fundamentado nas ações pedagógicas


ID
4153555
Banca
FACET Concursos
Órgão
Prefeitura de Santa Rita - PB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

Atualmente coexistem na área várias concepções pedagógicas, todas elas tendo em comum a tentativa de romper com o modelo anterior, fruto de uma etapa recente da Educação Física. Estas abordagens resultam da articulação de diferentes teorias psicológicas, sociológicas e concepções filosóficas. Nesse sentido, qual ou quais autor(es) serve(em) de base para a Abordagem Crítico-emancipatória?

Alternativas
Comentários
  •  “A orientação para a emancipação, que está na base da teoria, faz com que esta não se limite a descrever a realidade, mas também apontar as possibilidades nela embutidas e não realizadas” (Habermas, 2003a, pag. 113).

     Kunz (1994) afirma que a abordagem critico emancipatória é um dos desdobramentos da tendência critica e valoriza a compreensão critica do mundo, da sociedade e de suas relações, sem a pretensão de transformar esses elementos por meio escolar.

  • Saviani e Libâneo - Critico superadora

    Gallahue e Connoly - Autores citados em trabalhos de Go Tany - Desenvolvimentista

    Jean Piaget - Base dos trabalhos de João Batista Freire - Construtivista-interacionista

    Terry Orlick - Precursor dos jogos cooperativos

    Habermas- Autor base para Eleonor Kunz - Critico emancipatória


ID
4153558
Banca
FACET Concursos
Órgão
Prefeitura de Santa Rita - PB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

A Educação Física é uma disciplina que trata pedagogicamente, na escola, do conhecimento de uma área denominada de cultura corporal. O conteúdo jogo está presente nessa área de conhecimento e a sua abordagem no 2º ciclo de ensino implica em:

Alternativas
Comentários
  • Coletivo de Autores:

    1º Ciclo: Ciclo da Identificação dos dados da realidade (Ed. Infantil até a 3ª série do E.F)- Fazer com que o aluno realize uma auto avaliação e a avaliação coletiva das próprias atividades;

    3º Ciclo: Ciclo da Ampliação da sistematização do conhecimento (7º e 8º ano) - Estimular a necessidade do treinamento e da avaliação individual e do grupo para jogar bem tanto tecnicamente quanto taticamente.

    1º Ciclo: Ciclo da Identificação dos dados da realidade (Ed. Infantil até a 3ª série do E.F)- Estimular o reconhecimento de si mesmo e das próprias possibilidades.

    GABARITO D Jogar tecnicamente e empregar o pensamento tático. O jogo no ciclo da iniciação a sistematização do conhecimento. (4º a 6º serie do E.F). P.47 jogos cujo conteúdo implique jogar tecnicamente e empregar o pensamento tático; Jogos cujo conteúdo implique o desenvolvimento da capacidade de organizar os próprios jogos e decidir suas regras, entendendo-as e aceitando-as como exigência do coletivo.

    Aprofundamento da Sistematização do conhecimento (Ensino Médio) - Desenvolver conhecimentos sistematizados e aprofundados sobre o desenvolvimento/treinamento da capacidade geral e específica de jogar.


ID
4153561
Banca
FACET Concursos
Órgão
Prefeitura de Santa Rita - PB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Em acordo com a Lei de Diretrizes e Bases promulgada em 1996, a Educação Física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da educação básica, sendo sua prática facultativa ao aluno:

I. Que estiver prestando serviço militar inicial ou que, em situação similar, estiver obrigado à prática da educação física.
II. Que cumpra jornada de trabalho igual ou superior a seis horas.
III. Maior de vinte anos de idade.
IV. Que apresente atestado médico.


Está(ão) correta(s):

Alternativas
Comentários
  • Art. 26. Os currículos do ensino fundamental e médio devem ter uma base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela.

    (...)

    § 3o A educação física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da educação básica, sendo sua prática facultativa ao aluno:

    I – que cumpra jornada de trabalho igual ou superior a seis horas;

    II – maior de trinta anos de idade;

    III – que estiver prestando serviço militar inicial ou que, em situação similar, estiver obrigado à prática da educação física;

    VI – que tenha prole.

  • A questão exige o conhecimento sobre a LEI Nº 9.349/96 - Lei de diretrizes e bases da educação nacional (LDBEN), em especial sobre a Educação Física, integrada à proposta pedagógica da escola e seus componentes curriculares obrigatórios da educação básica e sua prática facultativa ao aluno.

    Teremos que indicar quais itens abaixo integram a prática facultativa ao aluno no que diz respeito ao artigo 26,§ 3º, da referida lei.

     artigo 26,§ 3º A educação física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da educação básica, sendo sua prática facultativa ao aluno:   

    I. Que estiver prestando serviço militar inicial ou que, em situação similar, estiver obrigado à prática da educação física.

    Correta. É uma prática facultativa do aluno a prática da educação física, nos termos do art. 26, § 3º, III, da lei 9349/96. III – que estiver prestando serviço militar inicial ou que, em situação similar, estiver obrigado à prática da educação física; 

    II. Que cumpra jornada de trabalho igual ou superior a seis horas.

    Correta. É uma prática facultativa do aluno a prática da educação física, nos termos do art. 26, § 3º, I, da lei 9349/96. I – que cumpra jornada de trabalho igual ou superior a seis horas; 

    III. Maior de vinte anos de idade.

    Incorreta. A alternativa está em desacordo com o que diz a lei, pois a idade que faculta a prática de educação física escolar é ser maior de 30 anos. Vejamos o que dispõe o art. 26, § 3º, II, da lei 9349/96. II – maior de trinta anos de idade;  

    IV. Que apresente atestado médico.

    Incorreta. O art. 26, § 3º da lei 9349/96 não apresenta atestado médico como uma das hipóteses. Vejamos todas as situações que são facultativas a prática da educação física:

    I – que cumpra jornada de trabalho igual ou superior a seis horas;

    II – maior de trinta anos de idade;

    III – que estiver prestando serviço militar inicial ou que, em situação similar, estiver obrigado à prática da educação física;

    IV – amparado pelo  Decreto-lei nº 1.044/ 69 incluída pela lei nº 10.793/ 03

    São portadores de (afecções, infecções, traumatismos, ou outras condições mórbitas)

    VI – que tenha prole.

    Após a análise, temos como corretos os itens I e II. Portanto o gabarito é Alternativa B.

    GABARITO: B

  • Art. 26. Os currículos do ensino fundamental e médio devem ter uma base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela. (...)

    § 3o A educação física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da educação básica, sendo sua prática facultativa ao aluno:

    I – que cumpra jornada de trabalho igual ou superior a seis horas;

    II – maior de trinta anos de idade;

    III – que estiver prestando serviço militar inicial ou que, em situação similar, estiver obrigado à prática da educação física;

    VI – que tenha prole.

  • Mal elaborada. Se alguém consultar o decreto do item iv, vai constar que é facultativa para pessoas que apresentem dificuldades médicas. Se um médico atestar incapacidade física, a pessoa ainda será obrigada a fazer a educação física? Sem sentido, o elaborador não se deu ao trabalho de saber o que diz o decreto do item IV.

ID
4153564
Banca
FACET Concursos
Órgão
Prefeitura de Santa Rita - PB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

“O jogo (brincar e jogar são sinônimos em diversas línguas) é uma invenção do homem, um ato em que sua intencionalidade e curiosidade resultam num processo criativo para modificar, imaginariamente, a realidade e o presente.” A respeito desse conteúdo, segundo o Coletivo de Autores (2012), é correto afirmar:

I. O jogo deve ser entendido como “fator de desenvolvimento”, por estimular a criança no exercício do pensamento.
II. O jogo satisfaz necessidades das crianças, especialmente a necessidade de “ação”.
III. Quanto mais rígidas são as regras dos jogos, maior é a exigência de atenção da criança e de regulação da sua própria atividade, tornando o jogo tenso.
IV. Ao selecionar os jogos a serem realizados é importante considerar a memória lúdica da comunidade em que o aluno vive.


Está(ão) correta(s):

Alternativas
Comentários
  • gba todas


ID
4153567
Banca
FACET Concursos
Órgão
Prefeitura de Santa Rita - PB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Em uma pedagogia emergente que busca responder a determinados interesses de classe, neste caso, denominada crítico-superadora, a reflexão pedagógica tem quais características específicas?

Alternativas
Comentários
  • Segundo a perspectiva Crítico-Superadora a reflexão pedagógica concernente aos conhecimentos da Educação Física possui algumas características específicas: é diagnósticajudicativa e teleológica. Sobre isso Finck, afirma: ... é também teleológica, porque determina um alvo onde se quer chegar, busca uma direção.


ID
4153570
Banca
FACET Concursos
Órgão
Prefeitura de Santa Rita - PB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No período de 1969 e 1979, o Brasil observou a ascensão do esporte à razão de Estado e a inclusão do binômio Educação Física/Esporte na planificação estratégica do governo militar. A Educação Física passa a ser tratada enfaticamente com base nos seus pressupostos biológicos o que implicou mudanças na legislação. O Decreto Federal n. 69.450/71, estabeleceu padrões de referência para orientação das normas regimentais e adequação curricular.
De acordo com o decreto e suas implicações para a educação física escolar naquele período, verifique as alternativas a seguir.

I. Quanto à sequência e distribuição semanal, três sessões no ensino primário e no médio e duas sessões no ensino superior. Sendo permitido a concentração de atividades em um só dia ou em dias consecutivos.
II. Quanto ao tempo disponível para cada sessão, 50 min, não incluídos o período destinado a preparação dos alunos para as atividades.
III. Quanto à composição das turmas, 50 alunos em turma mista, preferencialmente selecionados por nível de aptidão física.

Está(ão) correta(s):

Alternativas
Comentários
  • Art. 5º Os padrões de referência para orientação das normas regimentais da adequação curricular dos estabelecimentos, bem como para o alcance efetivo dos objetivos da educação física, desportiva e recreativa, são situados em:

    I- Quanto à seqüência e distribuição semanal, três sessões no ensino primário e no médio e duas sessões no ensino superior, evitando-se concentração de atividades em um só dia ou em dias consecutivos.

    II - Quanto ao tempo disponível para cada sessão, 50 minutos, não incluindo o período destinado à preparação dos alunos para as atividades.

    III - Quanto à composição das turmas, 50 alunos do mesmo sexo, preferencialmente selecionados por nível de aptidão física.

    IV - Quanto ao espaço útil, dois metros quadrados de área por aluno, no ensino primário, e três metros quadrados por aluno, no ensino médio e no superior.

    Letra: B


ID
4153573
Banca
FACET Concursos
Órgão
Prefeitura de Santa Rita - PB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

“O jogo tem sido privilegiado nessa proposta, considerado seu principal conteúdo, porque, enquanto joga ou brinca, a criança aprende em um ambiente lúdico e prazeroso. Já a avaliação caminha no sentido de se evitar punições, com ênfase no processo de auto avaliação.”
Na passagem acima, Darido (2011) refere-se a características centrais de qual abordagem pedagógica?

Alternativas
Comentários
  • ABORDAGEM CONSTRUTIVISTA - um instrumento pedagógico, meio de ensino, pois enquanto joga ou brinca a criança aprende. Sendo que este aprender deve ocorrer num ambiente lúdico e prazeroso para a criança.


ID
4153576
Banca
FACET Concursos
Órgão
Prefeitura de Santa Rita - PB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

“Devemos ensinar aos alunos como ser céticos em relação ao que assistem na TV. Para isso, eles devem confrontar as informações vinculadas com outras fontes e diferenciar o que são fatos e o que são opiniões nos meios de comunicação.”
Na afirmação acima, Betti (1997) explicita uma das etapas que ele elaborou para auxiliar o docente no desenvolvimento do entendimento crítico da mídia durante as aulas de Educação Física. A passagem faz referência a qual dessas etapas?

Alternativas

ID
4153579
Banca
FACET Concursos
Órgão
Prefeitura de Santa Rita - PB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

A dança é considerada como um conteúdo presente na perspectiva da Cultura Corporal. Tendo como base o livro Metodologia do ensino da Educação Física, quais as implicações deste conteúdo no 3º ciclo de ensino?

Alternativas

ID
4153582
Banca
FACET Concursos
Órgão
Prefeitura de Santa Rita - PB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A avaliação não deve ser vista como um instrumento de pressão e castigo, mas sim demonstrar-se útil para as partes envolvidas, contribuindo para o autoconhecimento e para a análise das etapas já vencidas, no sentido de alcançar objetivos previamente traçados. A avaliação pode e deve proporcionar ao professor elementos para uma reflexão contínua sobre a sua prática no que se refere à escolha:

Alternativas
Comentários
  • D

    de competências, objetivos, conteúdos e estratégias.

  • Resposta correta Letra D

    A avaliação pode e deve proporcionar ao professor elementos para uma reflexão contínua sobre a sua prática no que se refere à escolha: de competências, objetivos, conteúdos e estratégias.


ID
4153585
Banca
FACET Concursos
Órgão
Prefeitura de Santa Rita - PB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Soares et al. (2012) destacam os princípios utilizados na seleção dos conteúdos a serem incluídos no currículo escolar. De acordo com os princípios apresentados pelos autores, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • A hierarquização dos conteúdos, o que exige pré-requisitos, reforçando o etapismo


ID
4153588
Banca
FACET Concursos
Órgão
Prefeitura de Santa Rita - PB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

Sobre o trato pedagógico com o conteúdo futebol nas aulas de Educação Física, analise as afirmativas a seguir.

I. Compreender o futebol enquanto espetáculo esportivo.
II. O professor deve demonstrar o poder do esporte enquanto fenômeno cultural que inebria as massas.
III. O aluno deve entender o futebol, também enquanto jogo, aprender as suas normas, regras e exigências físicas, técnicas e táticas.
IV. O aluno deve perceber o “jogo” que existe entre o poder econômico e o poder esportivo.


Está(ão) correta(s):

Alternativas

ID
4153591
Banca
FACET Concursos
Órgão
Prefeitura de Santa Rita - PB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

Segundo Darido (2003), os objetivos e as propostas educacionais da Educação Física foram se modificando ao longo deste último século, e todas estas tendências, de algum modo, ainda hoje influenciam a formação do profissional e as práticas pedagógicas dos professores de Educação Física. Analise as alternativas a seguir.

I. A inclusão da Educação Física oficialmente na escola ocorreu no Brasil ainda no século XIX, em 1851, com a reforma Couto Ferraz.
II. Em reforma realizada por Rui Barbosa, em 1882, houve uma recomendação para que a ginástica fosse obrigatória para os homens e que fosse oferecida para as Escolas Normais.
III. A partir de meados da década de 30, a concepção dominante na Educação Física era calcada na concepção pedagogicista.
IV. No início do século passado, em função da necessidade de sistematizar a ginástica na escola, surgem os métodos ginásticos.


Está(ão) correta(s):

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA A

    I. A inclusão da Educação Física oficialmente na escola ocorreu no Brasil ainda no século XIX, em 1851, com a reforma Couto Ferraz.

    II. Em reforma realizada por Rui Barbosa, em 1882, houve uma recomendação para que a ginástica fosse obrigatória para os homens e que fosse oferecida para as Escolas Normais. Errado, a ginástica seria obrigatória para ambos os sexos e que fosse oferecida para as Escolas Normais.

    III. A partir de meados da década de 30, a concepção dominante na Educação Física era calcada na concepção pedagogicista. Errado, o certo seria a concepção militarista.

    IV. No início do século passado, em função da necessidade de sistematizar a ginástica na escola, surgem os métodos ginásticos.

  • Victor Dantas, na alternativa III eu acho que vc se equivocou. Na década de 30 a concepção dominante era a Higienista.

  • Deve ser Anulada a questão.

    Sobre a Reforma Couto Ferraz:

    Muitas referências da E.F. indicam que a reforma ocorreu em 1851.

    Porém, em 1851 houve apenas autorização para a reforma, que só foi aprovada em 1854.

    A reforma Couto Ferraz é o decreto nº 1.331-A, aprovado em 17 de fevereiro de 1854.

    Questão: errada

  • Questão correta

    1920 Higienista = foco na saúde, hábitos saudáveis e higiênicos.

    1930 a 1945 Militarista= movimento europeu, aulas para o combate (guerra).

    Pós militarismo pedagogicista= pensamento sócio cultural, educativa.

    1964 Competitivista= patriotismo/ esporte, gesto técnico rendimento.

    1980 educação física popular= voltada para todos, habilidades motoras básicas.

    O erro da questão II, é dizer que era só para homens, sendo para ambos os sexos.

    O erro da questão III, na década de 30 a tendência é militarista, portanto Gabarito Letra ''A''.

  •  II. Reforma ou parecer??????? realizada por Rui Barbosa, em 1882, houve uma recomendação para que a ginástica fosse obrigatória para os homens e que fosse oferecida para as Escolas Normais


ID
4153594
Banca
FACET Concursos
Órgão
Prefeitura de Santa Rita - PB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

“Tem por finalidade democratizar e gerar cultura pelo movimento de expressão do indivíduo em ação como manifestação social e de exercício crítico da cidadania, evitando a exclusão e a competitividade exacerbada.”
A passagem acima retrata um dos aspectos sobre os quais Tubino (2001) classificou as manifestações esportivas. De acordo com a afirmação, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
4153597
Banca
FACET Concursos
Órgão
Prefeitura de Santa Rita - PB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

Sobre a história da ginástica, analise as afirmativas a seguir.


I. Na Roma antiga, os exercícios físicos apresentavam três distintas características no tempo. Primeiro militar, depois guerreira e, por último, espetacular.

II. Na Idade Moderna, com o Renascimento, inicia-se a preocupação com a educação. É desse período a obra Da Arte Ginástica, que apresenta informações sistematizadas de exercícios físicos/ginástica.

III. As obras na Idade Moderna destacavam a importância dos exercícios físicos naturais, ao ar livre, como forma de desenvolver as capacidades físicas e espirituais, constituindo a educação da criança e do jovem.



Está(ão) correta(s):

Alternativas

ID
4153600
Banca
FACET Concursos
Órgão
Prefeitura de Santa Rita - PB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

Segundo o Coletivo de Autores, nos Ciclos de escolarização, os conteúdos de ensino são tratados simultaneamente, construindo-se referências que vão se ampliando no pensamento do aluno de forma espiralada, desde o momento da constatação de um ou vários dados da realidade, até interpretá-los, compreendê-los e explica-los. De acordo com a organização e características dos ciclos de ensino propostos pelo Coletivo de Autores (2009), assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Acredito que caberia recurso nesta questão. Afinal, a alternativa "C" também estaria errada pois o 1° ciclo: Pré-escola a 3ª série e não 4 ano do fundamental.

    Ciclos de escolarização

     

    São conteúdos simultâneos, ampliados de forma espiralada desde a constatação de dados da realidade até a interpretação, compreensão e explicação deles.

    Não se organizam por etapas.

     

    1° ciclo: Pré-escola a 3ª série: organização da identidade dos dados da realidade

     

     

    2° Ciclo: 4° a 6° série: iniciação a sistematização do conhecimento

     

    3° Ciclo: 7° e 8° séries: ampliação da sistematização do conhecimento

     

    4° Ciclo: Ensino Médio Aprofundamento da sistematização do conhecimento


ID
4153603
Banca
FACET Concursos
Órgão
Prefeitura de Santa Rita - PB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

A respeito da capoeira nas aulas de Educação Física, analise as afirmativas a seguir.

I. A transformação da capoeira em mais uma modalidade esportiva é benéfica para a disseminação de seu conteúdo e o aumento do número de praticantes.
II. A Educação Física escolar deve focar principalmente nos aspectos técnicos da capoeira, como foi feito com o judô, favorecendo o aparecimento de atletas de alto desempenho.
III. Em seu conjunto de gestos, a capoeira expressa, de forma explícita, a “voz” do oprimido em sua relação com o opressor.


Está(ão) correta(s):

Alternativas

ID
4153606
Banca
FACET Concursos
Órgão
Prefeitura de Santa Rita - PB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

“As lutas estiveram sempre presentes na história da humanidade e foram identificadas por atitudes ligadas as técnicas de ataque e defesa, com objetivo de autoproteção ou militar. No seu desenvolvimento, valores foram atrelados a seu contexto, oriundos ora de religiões, ora do movimento esportivo e olímpico.” De acordo com Darido (2011), analise as alternativas a seguir.

I. O Karatê surgiu nos mosteiros hindus da Idade Média no Japão.
II. O Kung Fu tem sua técnica baseada no movimento dos animais e da natureza.
III. O Judô foi idealizado em 1882 por Jigoro Kano no Japão.


Está(ão) correta(s):

Alternativas
Comentários
  • Resposta : Gabarito D

     II. O Kung Fu tem sua técnica baseada no movimento dos animais e da natureza.

    III. O Judô foi idealizado em 1882 por Jigoro Kano no Japão.

    Sobre o Judô

     O judô é derivado do Ju-Jutsu, uma arte que serve tanto para atacar quanto para defender usando nada mais que o seu próprio corpo.

    Durante anos, o jovem Jigoro Kano se dedicou a fazer um estudo completo sobre as antigas formas de autodefesa e, procurando encontrar explicações científicas aos golpes, baseadas em leis de dinâmica, ação e reação, selecionou e classificou as melhores técnicas dos vários sistemas de Ju-jutsu em um novo estilo chamado de Judô, ou "caminho suave" - Ju (suave) e Do (caminho ou via).

    Em 1882, o mestre Kano fundou o Instituto Kodokan. O termo Kodokan se decompõe em ko (palestra, estudo, método), do (caminho ou via) e kan (Instituto). Assim, significa "um lugar para estudar o caminho", o que explica muito bem a intenção do fundador da arte. Além de tornar o ensino da arte marcial como um esporte, Jigoro Kano desenvolveu uma linha filosófica baseada no conceito ippon-shobu (luta pelo ponto perfeito) e um código moral. Assim, ele pretendeu que a prática do Judô fortalecesse o físico, a mente e o espírito de forma integrada.

    Com seu trabalho, Jigoro Kano conseguiu criar uma modalidade que não se restringe a homens com vigor físico, se estendendo a mulheres, crianças e idosos, de qualquer altura e peso.

    Fonte de Pesquisa :

    https://cbj.com.br/historia_do_judo/

    @profismaelfaustino

  • Resposta : Gabarito D

     II. O Kung Fu tem sua técnica baseada no movimento dos animais e da natureza.

    III. O Judô foi idealizado em 1882 por Jigoro Kano no Japão.

    Sobre o Judô

    O judô é derivado do Ju-Jutsu, uma arte que serve tanto para atacar quanto para defender usando nada mais que o seu próprio corpo.

    Durante anos, o jovem Jigoro Kano se dedicou a fazer um estudo completo sobre as antigas formas de autodefesa e, procurando encontrar explicações científicas aos golpes, baseadas em leis de dinâmica, ação e reação, selecionou e classificou as melhores técnicas dos vários sistemas de Ju-jutsu em um novo estilo chamado de Judô, ou "caminho suave" - Ju (suave) e Do (caminho ou via).

    Em 1882, o mestre Kano fundou o Instituto Kodokan. O termo Kodokan se decompõe em ko (palestra, estudo, método), do (caminho ou via) e kan (Instituto). Assim, significa "um lugar para estudar o caminho", o que explica muito bem a intenção do fundador da arte. Além de tornar o ensino da arte marcial como um esporte, Jigoro Kano desenvolveu uma linha filosófica baseada no conceito ippon-shobu (luta pelo ponto perfeito) e um código moral. Assim, ele pretendeu que a prática do Judô fortalecesse o físico, a mente e o espírito de forma integrada.

    Com seu trabalho, Jigoro Kano conseguiu criar uma modalidade que não se restringe a homens com vigor físico, se estendendo a mulheres, crianças e idosos, de qualquer altura e peso.

    Fonte de Pesquisa :

    https://cbj.com.br/historia_do_judo/

    @profismaelfaustino


ID
4153609
Banca
FACET Concursos
Órgão
Prefeitura de Santa Rita - PB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

“Nesta proposta o erro deve ser compreendido como um processo fundamental para a aquisição de habilidades motoras. Para identificar o erro do aluno é preciso conhecer as etapas da aquisição das habilidades motoras básicas. O reconhecimento do erro deve ser realizado através da observação sistemática das fases de aquisição de cada uma das habilidades motoras, de acordo com a faixa etária.” Segundo Darido (2011) a passagem acima explicita características de qual abordagem de ensino?

Alternativas

ID
4153612
Banca
FACET Concursos
Órgão
Prefeitura de Santa Rita - PB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

Saltar, equilibrar, rolar/girar, trepar e balançar/embalar, são fundamentos básicos da Ginástica. Por serem atividades que traduzem significados de ações historicamente desenvolvidas e culturalmente elaboradas, devem estar presentes em todos os ciclos em níveis crescentes de complexidade. De acordo com o Coletivo de Autores (2009), a organização do conteúdo ginástica no 3º ciclo, analise as afirmativas a seguir.

I. Estimular a formação de grupos ginásticos, que pratiquem e façam exibições dentro e fora da escola, envolvendo a comunidade.
II. Desenvolver formas ginasticas que impliquem no conhecimento técnico/artístico aprofundado da ginastica artística ou olímpica, rítmica desportiva ou de outras ginásticas.
III. Experimentar formas técnicas de diversas ginásticas.


Está(ão) correta(s):

Alternativas
Comentários
  • I. Estimular a formação de grupos ginásticos, que pratiquem e façam exibições dentro e fora da escola, envolvendo a comunidade A Ginástica no Ciclo de Ampliação da Sistematização do Conhecimento (7ª a 8ª séries). CORRETO - 3º CICLO .

    II. Desenvolver formas ginasticas que impliquem no conhecimento técnico/artístico aprofundado da ginastica artística ou olímpica, rítmica desportiva ou de outras ginásticas. Aprofundamento da sistematização do conhecimento. Ensino Médio 4º Ciclo- Errada.

    III. Experimentar formas técnicas de diversas ginástica- Iniciação a Sistematização do conhecimento - 2º Ciclo - Errada.

    Gabarito "A"