As tensões geopolíticas e os conflitos territoriais citados na questão ocorrem desde o fim da Segunda Guerra Mundial , percorrem durante todo o século XX e continuam nos dias atuais.
A Ásia e o Oriente Médio foram marcados pelas Guerras da Coreia e do Vietnã , por disputas ideológicas por territórios estratégicos.
Conflitos Árabes Israelenses tem motivação política , religiosa e por conta da geoestrategia da água após a criação do Estado de Israel.
No continente africano os conflitos estão relacionados à descolonização, como na Argélia , contra o dominador francês , ou com as motivações religiosas e territoriais como a Guerra Civil do Sudão. Há ainda questões que remontam à divergências e disputas étnicas anteriores à dominação europeia.
A Rússia, interferiu na Guerra Civil Iugoslava e entrou em conflito com a Chechênia na região do Cáucaso. As tensões em território russo se dão por motivos econômicos em função das reservas de petróleo dos territórios disputados e , por questões geopoliticas para que não perca sua hegemonia territorial.
A questão demanda que o candidato analise os conflitos geopolíticos e os julgue corretos ou não.
Todos os conflitos apontados são bastante específicos. É preciso leitura de bibliografia específica a respeito, o que é, normalmente, quando da inscrição do candidato. Há publicações interesses como a Revista de Política Externa e o jornal Le Monde Diplomatique que, apesar de manter o nome francês, tem edição em português.
I. CORRETA - O conflito na Caxemira está relacionado à disputa deste território pela Índia e o Paquistão desde 1947. Na década de 1960 o Paquistão cedeu partes deste território à China. Os conflitos são de cunho étnico religioso dividido pelo hinduísmo, islamismo e uma pequena parcela de cristianismo mas, também acontecem devido à importância da Caxemira que possui as nascentes de rios que banham os países limítrofes. Além disso, este conflito é sempre acompanhado de perto, pois os países envolvidos possuem armas nucleares.
II. CORRETA – A Rússia entra em conflito com a Chechênia, pois não quer reconhecer a independência requerida pelos chechenos em 1994. A recusa russa se dá primeiramente pela economia, em virtude da quantidade de reservas de petróleo e oleodutos no território checheno. Do ponto de vista político, a independência daria legitimidade a outros estados russos a fazerem o mesmo. Também existe o conflito pela região do Cáucaso que dispõe dos recursos hídricos necessários para a vida em geral e para a logística da Rússia, além e gasodutos e oleodutos.
III. CORRETA – O Sudão do Sul se tornou uma região autônoma a partir do ano de 1972, após a Primeira Guerra Civil Sudanesa. Esta guerra teve um cunho religioso, pois o governo do norte muçulmano tentou impor o islamismo para todo o país sendo que a parte Sul era predominantemente cristã.
IV. CORRETA – O estado de Israel foi criado em 14 de maio de 1948 após uma resolução da Organização das Nações Unidas com o objetivo de dividir o território palestino em dois estados: um árabe e um judeu. Com a ocupação dos judeus em territórios palestinos – que não aceitaram a divisão - iniciou-se uma série de conflitos armados que ocorrem até os dias atuais.
A) INCORRETA – As afirmativas I e III estão corretas, mas as outras afirmativas também estão.
C) CORRETA - Todas as afirmativas estão corretas.
D) INCORRETA - As afirmativas I, II e III estão corretas, mas as afirmativas I e IV também estão.
E) INCORRETA - As afirmativas III e IV, mas as outras também estão.
Gabarito do Professor: Letra C.
A principal diferença entre refugiados e migrantes está no motivo pelo qual essas pessoas se deslocam de um lugar para o outro. Enquanto os refugiados precisam de ajuda por motivos de guerra ou perseguição em seus países de origem, os migrantes geralmente saem por vontade própria, para buscar melhores condições de vida.
Os migrantes podem deixar os seus países em busca de melhores condições econômicas, para reencontrar familiares ou por questões naturais, como é o caso das pessoas que fogem do processo de desertificação da região do Sahel (norte da África). Mas não precisam necessariamente sair de um país para o outro: mudar de cidade ou estado já é considerado um movimento migratório
FONTE: https://super.abril.com.br
Dizemos ‘refugiados’ quando nos referimos a pessoas que fugiram da guerra ou perseguição e cruzaram uma fronteira internacional. E dizemos ‘migrantes’ quando nos referimos a pessoas que se deslocaram por razões que não se encaixam na definição legal de refugiado. Esperamos que outros aceitem fazer o mesmo. Escolher as palavras adequadas é importante.
FONTE: https://www.acnur.org