-
Unidade de Controle (UC), em inglês: control unit (CU), responsável por gerar todos os sinais que controlam as operações no exterior do CPU, e ainda por dar todas as instruções para o correto funcionamento interno do CPU; a apoiá-la/o terá a colaboração de uma outra estrutura/actor (o decodificador de instruções).
https://pt.wikipedia.org/wiki/Unidade_de_controle
-
--> A Unidade Lógica e Aritmética (ULA) tem como função realizar as operações aritméticas como a adição, subtração, divisão e multiplicação, e também as operações lógicas relacionais como deslocamento, transferência, comparação, classificação, etc. Quando um programa solicita uma operação matemática ao computador, a Unidade de Controle entrega para a Unidade de Lógica e Aritmética os dados envolvidos e a operação a ser utilizada. A Unidade de Aritmética e Lógica executa o cálculo e imediatamente devolve os dados para a Unidade de Controle, a partir da qual os dados são então manipulados até chegar a um objetivo.
---> A função da Unidade de Controle (Control Unit) é dirigir e coordenar as atividades do UCP em relação às demais unidades do sistema. Todas as atividades internas de uma determinada máquina são controladas pela UC. As funções básicas da Unidade de Controle (UC) são as seguintes:
• controle de entrada de dados;
• interpretação de cada instrução de um programa;
• coordenação do armazenamento de informações;
• análise das instruções dos programas;
• controle de saída dos dados;
• decodificação dos dados, etc.
---> Os Registradores executam a tarefa de listar todas as tarefas executadas pelo processador, e também são os registradores que se ocupam dos endereços dos dados, indicando, por exemplo, qual a posição (endereço) de memória que deve ser acessado.
Fonte: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAgsLgAI/registradores-unidade-controle-unidade-logica-aritmetica
-
Os registradores são memórias de altíssima velocidade, integradas ao processador, utilizadas para a realização interna de cálculos pela ULA. Sua quantidade e tamanho variam de acordo com cada processador, mas, para você ter uma ideia, a ordem de grandeza de um registrador está na casa dos bytes.
A memória cache é uma memória intermediária, situada logicamente entre o processador e a memória RAM. Sua finalidade é reter os blocos de instruções mais utilizados próximo ao processador, diminuindo a necessidade de acesso à memória RAM. Fisicamente, ela pode ficar dentro ou fora do processador, a depender de seu tipo.
Chipset: o chipset desempenha um papel essencial para a placa-mãe, auxiliando no controle de tráfego que passa por ela. Via de regra, são dois estes controladores.
O chipset ponte norte controla o tráfego que ocorre entre o processador, a placa de vídeo e a memória RAM, além de fornecer canal para a comunicação com o chipset ponte sul. É componente essencial para a performance do computador, uma vez que liga os dispositivos que exigem maior velocidade de comunicação.
* Front Side Bus (FSB) é o barramento que intercomunica a CPU à NorthBridge. É peça chave para a performance da máquina!
O chipset ponte sul controla o acesso ao disco rígido, aos componentes onboard da placa-mãe e aos demais dispositivos conectados nos slots da placa. Este chipset não determina o desempenho da máquina, mas dirá qual é a sua capacidade de conexão (nº de portas USB, conexões SATA, PCI,
BIOS (Basic Input/ Output System – Sistema Básico de Entrada e Saída): é um programa (software) pré-gravado pelo fabricante da placa-mãe e colocado em uma memória ROM (permanente), na placa-mãe do computador. Quando um computador é ligado, é a BIOS que inicializa a máquina, verificando as memórias, discos rígidos e dispositivos de entrada e saída. Somente depois do “OK” da BIOS que o sistema operacional do computador é inicializado
CMOS (Complementary Metal-Oxide Semiconductor – Semicondutor Complementar de óxido-metal): é uma memória complementar, que guarda as informações configuradas para a BIOS funcionar. Justamente por isso, o CMOS precisa de uma bateria de relógio, para manter estas informações ativas, mesmo que o computador esteja desligado.
A Unidade Central de Processamento (CPU), doravante chamada de processador, é o “cérebro” de um computador. É um chip (circuito integrado), acoplado à placa-mãe, responsável por todos os cálculos do computador, processando dados, executando as instruções em memória e integragindo com todos os componentes da máquina.
A velocidade de comunicação entre os componentes internos do processador (UC, ULA, registradores), e, ainda, a sua comunicação com a memória cache (vista mais adiante) é medida em ciclos por segundo. Um ciclo por segundo é um Hertz, e esta é a unidade de medida de velocidade de um processador. Ex: Processador Intel i7, 3.7Ghz
-
A CPU (ou processador) é composto por duas unidades:
UC (Unidade de Controle): Coordena e viabiliza a comunicação da CPU com os demais componentes do Computador.
ULA(Unidade Logica e Aritimética): Realiza os cálculos
-
A unidade de controle (UC) assume toda a tarefa de controle das ações a serem realizadas pelo computador, comandando todos os demais componentes de sua arquitetura. É a UC que deve garantir a correta execução dos programas e a utilização dos dados corretos nas operações que as manipulam.
A unidade de controle executa três ações básicas intrínsecas e pré-programadas pelo próprio fabricante do processador, são elas: busca (fetch), decodificação e execução.
Assim sendo, todo processador, ao iniciar sua operação, realiza uma operação cíclica, tendo como base essas três ações. Dependendo do tipo de microprocessador, a unidade de controle pode se ser fixa ou programável. A unidade fixa é aquela unidade que já vem com todo o conjunto de instrução programado em uma PLA que é construída pelo fabricante dentro da UC.
GABARITO LETRA A
-
Gabarito letra A
A CPU ( Central processing unit) é um circuito integrado que contém:
- A unidade de Controle (UC) - que gerencia todas as operações
- A unidade aritmética e lógica ( faz os cálculos)
- A memória interna do computador ( armazena os dados)
"Não pare até se Orgulhar".
-
GABARITO "A"
PRA VOCÊ NUNCA MAIS ESQUECER :P
Imagine que a CPU é uma empresa.
A Unidade de Controle (UC) é a diretoria. Ela só manda e controla.
A Unidade Lógica e Aritmética (ULA) é o departamento de cálculo. O pessoal que trabalha aqui analisa e processa os dados da empresa.
Os Registradores são a sala onde o pessoal da ULA guardam os arquivos que utilizam enquanto a empresa funciona. Quando o expediente acaba, misteriosamente, esses arquivos pegam fogo e no outro dia não tem mais nada (memória volátil).
Na questão:
O processador possui uma unidade que é responsável por sincronizar todos os processos da CPU e dos componentes do sistema, como a memória principal e os dispositivos de entrada e saída. Esta unidade é denominada UC.
Perceba que sincronizar não é botar a mão na massa, como o pessoal da ULA faz, mas apenas orientar os processos da CPU.
Espero que tenha entendido.
BONS ESTUDOS! :)