SóProvas



Prova FGV - 2010 - FIOCRUZ - Tecnologista em Saúde - Farmacologia Aplicada a Produtos Naturais


ID
920785
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Fundamentalmente, para um fármaco exercer efeito sistêmico ele deve alcançar:

Alternativas
Comentários
  • Em relação ao nível do efeito as drogas podem ter ação local ou sistêmica. no caso da sistêmica o fármaco é absorvido em local diferente da aplicação podendo ser absorvido no TGI ( enteral- oral, sublingual e retal) ou absorvido em local diferente do TGI (parenteral - IV, IM, Intratecal, Transdermica...), sendo assim nos dois casos a droga precisa alcançar o sistema vascular para ser absorvido nesses locais.


ID
920788
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A via de administração enteral é a mais segura, econômica e conveniente para administração de fármacos. É correto afirmar que as vias de administração nesta categoria são:

Alternativas
Comentários
  • Vias adm. enteral = passam pelo TGI.

    A - correta

    B - errada. todas são vias de administração parenteral

    C - inalação não é via de adm. enteral.

    D - errada. vias de IM e IV são vias parenterais e TD é adm. na pele com efeito sistêmico, porém sem passagem pelo TGI.


ID
920791
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Sobre biodisponibilidade, analise as afirmativas a seguir.

I. A biodisponibilidade é menor do que 100% para fármacos que não são administrados por via intravenosa.

II. A área sob a curva (ASC) é o parâmetro farmacocinético usado para avaliar a biodisponibilidade absoluta.

III. Medicamentos de uso oral cujos fármacos não sejam absorvidos no trato gastrintestinal não necessitam de estudos de biodisponibilidade relativa.

IV. A biodisponibilidade traduz a velocidade e a extensão de absorção de um fármaco a partir de uma forma de administração.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Que fármaco de uso oral não seria absorvido pelo TGI???


ID
920794
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Para um fármaco administrado por via oral, o pico de concentração máxima é alcançado quando:

Alternativas
Comentários
  • No caso da cinética de primeira ordem para um fármaco administrado EV, por exemplo, à medida que o princípio ativo é absorvido do sítio de administração (fase de absorção), a velocidade de absorção diminui, e simultaneamente, eleva-se a velocidade de eliminação devido ao aumento da concentração da substância no fluxo sanguíneo. No momento em que essas duas variáveis se igualam ocorre o platô ou Cmax e quando a velocidade de eliminação excede a de absorção, observa-se um declínio na concentração plasmática (fase de eliminação) (TOZER & ROWLAND, 2009).

    https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/67/o/semi2011_Liria_Queiroz_1c.pdf

  • O estado de equilíbrio é alcançado entre 4- 5 tempos de meia vida e não o Cmáx.


ID
920797
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A verificação de bioequivalência entre dois ou mais medicamentos se baseia principalmente na análise de dois parâmetros farmacocinéticos. Esses parâmetros são conhecidos como:

Alternativas
Comentários
  • Bioequivalentes de acordo com Goodman e Gilman, são produtos farmacológicos que possuem os mesmos ingredientes ativos e forem idênticos em potência ou concentração, apresentação e via de administração. Em termos farmacológicos, dois fármacos equivalentes são considerados bioequivalentes quando as taxas e amplitudes de biodisponibilidade do ingrediente ativo em dois produtos não forem significativamente diferente sob condições experimentais adequadas.

    Lembrando que a área sob a curva é um indicador da biodisponibilidade de uma droga ou da quantidade total de metabólitos presentes no organismo.


ID
920800
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

De acordo com o código de ética do profissional farmacêutico, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra E

    É direito do farmacêutico:
    I - exercer a sua profissão sem qualquer discriminação, seja por motivo de religião, etnia, orientação sexual, raça, nacionalidade, idade, condição social, opinião política, deficiência ou de qualquer outra natureza vedada por lei;
    II - interagir com o profissional prescritor, quando necessário, para garantir a segurança e a eficácia da terapêutica, observado o uso racional de medicamentos;
    III - exigir dos profissionais da saúde o cumprimento da legislação sanitária vigente, em especial quanto à legibilidade da prescrição;
    IV - recusar-se a exercer a profissão em instituição pública ou privada sem condições dignas de trabalho ou que possam prejudicar o usuário, com direito a representação às autoridades sanitárias e profissionais;
    V - opor-se a exercer a profissão ou suspender a sua atividade em instituição pública ou privada sem remuneração ou condições dignas de trabalho, ressalvadas as situações de urgência ou emergência, devendo comunicá-las imediatamente às autoridades sanitárias e profissionais;
    VI - negar-se a realizar atos farmacêuticos que sejam contrários aos ditames da ciência, da ética e da técnica, comunicando o fato, quando for o caso, ao usuário, a outros profissionais envolvidos e ao respectivo Conselho Regional de Farmácia;

  • Eu errei , marquei a letra C , quando precibi que o certo era :

    Delegar a outros profissionais atos ou atribuições exclusivos da profissão farmacêutica;

  • a) ERRADO

    O Farmacêutico tem como dever colocar seus serviços profissionais à disposição das autoridades constituídas, se solicitado, em caso de conflito social interno, catástrofe ou epidemia, (devendo haver remuneração.)

    "ainda que sem remuneração"

     b) ERRADO

    O farmacêutico deve comunicar ao Conselho Regional de Farmácia, por escrito, o afastamento de suas atividades profissionais das quais detém responsabilidade técnica, (mesmo quando houver outro farmacêutico que, legalmente, o substitua.)

    "quando não houver outro farmacêutico que, legalmente, o substitua" 

    em 5 dias úteis após o fato:

    óbito familiar, motivo de doença, aciedente pessoal ou outro motivo imprevisível.

    com antecedência mínima de 48 h:

    em caso de férias, congressos, atividades administrativas ou outras previamente agendadas...

     

     c) ERRADO

    É proibido delegar a outros profissionais atos ou atribuições (da profissão farmacêutica.) "exclusivos da profissão farmacêutica." 

     d) ERRADO

    É (um dever do farmacêutico,) exigir dos demais profissionais de saúde o cumprimento da legislação sanitária vigente, em especial quanto à legibilidade da prescrição. "é um direito"

     e) CERTO

    É um direito do farmacêutico, recusar-se a realizar atos farmacêuticos que, embora autorizados por lei, sejam contrários aos ditames da ciência e da técnica, comunicando o fato, quando for o caso, ao usuário, a outros profissionais envolvidos ou ao respectivo Conselho Regional de Farmácia.


ID
920803
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O decreto nº 85878, de 07 de abril de 1981, estabelece normas sobre o exercício da profissão de farmacêutico. De acordo com este decreto, analise as afirmativas a seguir. São atribuições privativas do profissional farmacêutico:

I. o tratamento e o controle de qualidade das águas de consumo humano, de indústria farmacêutica, de piscinas, de praias e balneários, salvo se necessário o emprego de reações químicas controladas ou operações unitárias

II. a responsabilidade técnica em estabelecimentos industriais em que se fabriquem insumos farmacêuticos para uso humano ou veterinário e insumos para produtos dietéticos e cosméticos com indicação terapêutica.

III. a responsabilidade técnica em órgãos, empresas, estabelecimentos, laboratórios ou setores em que se preparem ou fabriquem produtos biológicos, imunoterápicos, soros, vacinas, alérgenos, opoterápicos para uso humano e veterinário, bem como de derivados do sangue.

IV. A responsabilidade técnica em estabelecimentos industriais, instituições governamentais ou laboratórios especializados em que se fabriquem conjuntos de reativos ou de reagentes destinados às diferentes análises auxiliares do diagnóstico médico.

V. A responsabilidade técnica em órgãos, laboratórios, setores ou estabelecimentos farmacêuticos em que se pratiquem extração, purificação, controle de qualidade, inspeção de qualidade, análise prévia, análise de controle e análise fiscal de insumos farmacêuticos de origem vegetal, animal e mineral.

VI. A responsabilidade técnica em depósitos de produtos farmacêuticos de qualquer natureza.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • I - FALSA. Atribuição não exclusiva (Art 2º, item II)

    II - FALSA .Atribuição não exclusiva (Art 2º, item I-D)

    III - FALSA. Atribuição não exclusiva (Art 2º, item I-A)

    IV - FALSA. Atribuição não exclusiva (Art 2º, item I-G)

    V - VERDADEIRA. Art. 1º item II-C

    V - VERDADEIRA. Art. 1º item II-D

  • Alternativas incorretas, não são privativas dos profissionais farmacêuticos, presente no artigo 2º do Decreto nº 85.878/1981.

    I. Art.2º , inciso II.

    II. Art.2º , inciso II, alínea d.

    III. Art.2º , inciso II, alínea a.

    IV. Art.2º , inciso II, alínea g.

    Alternativas corretas e correspondem as atribuições privativas dos profissionais farmacêuticos, presente no artigo 1º do Decreto nº 85.878/1981.

    V. Art.1º , inciso II, alínea c.

    VI. Art.1º , inciso II, alínea d.

    Alternativa correta (e).


ID
920806
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Na resolução RDC nº 135, de 29 de maio de 2003, estão descritos os medicamentos que não serão admitidos para fim de registro como medicamento genérico, devido à dificuldade de comprovação da bioequivalência em relação a outros medicamentos. Estão compreendidos neste grupo os seguintes medicamentos:

Alternativas

ID
920809
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Os principais fatores capazes de alterar a biodisponibilidade de medicamentos estão relacionados ao indivíduo e as características do medicamento.

Assinale a alternativa que indique um fator que não interfere na biodisponibilidade.

Alternativas
Comentários
  • Pegadinha: não confundir o tamanho das partículas com o tamanho do fármaco (gabarito A)


ID
920812
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Em junho de 2008, a ANVISA publicou a resolução RDC n°34, nesta instituiu o sistema de lançamento de dados para estudos de bioequivalência e equivalência farmacêutica, além de um cadastro de voluntários para estudos de bioequivalência. Os nomes do sistema e do cadastro citados acima são:

Alternativas
Comentários
  • RDC 34, 2008 -  SInEB (sist de informações de Eq e BIOEq) e o CNVB (cadastro nac de voluntários de BIOEq)

     


ID
920815
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Alguns fármacos apresentam grande afinidade às proteínas plasmáticas. Um exemplo é o antiretroviral lopinavir que se liga a alfa-glicoproteína e somente cerca de 1% do fármaco permanece na forma livre. Em geral, o plasma sanguíneo é utilizado como amostra para quantificar as concentrações do fármaco e, desta forma, determinar a curva de concentração versus o tempo para a análise de bioequivalência. Em casos como o citado anteriormente, a estratégia de amostragem e quantificação, segundo a legislação para estudos de bioequivalência, deve ser: 

Alternativas

ID
920818
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

As exposições ocupacionais a materiais biológicos potencialmente contaminados são um sério risco aos profissionais em seus locais de trabalho. Estudos epidemiológicos mostram que os acidentes envolvendo sangue e outros fluidos orgânicos correspondem às exposições mais freqüentes. No caso de contaminação com material biológico, recomenda-se que:

Alternativas

ID
920821
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Sobre os resíduos gerados em laboratório, analise as afirmativas a seguir.

I. Resíduos infectantes são aqueles que contém agentes biológicos com risco potencial à saúde pública e ao ambiente.

II. Resíduos especiais incluem os resíduos radioativos, farmacêuticos e químicos perigosos.

III. Resíduos de baixa radioatividade e tempo de meia vida curta podem ser estocados até o decaimento da radioatividade para níveis em que não sejam mais considerados radioativos.

IV. O rejeito de resíduos biológicos deve ser acondicionado em sacos plásticos de cor preta.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • As embalagens para o acondicionamento correto dos resíduos biológicos são o saco de lixo branco com símbolo de infectante e a caixa amarela para o descarte de material perfurocortant


ID
920824
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Na produção de uma forma farmacêutica com a incorporação de um fármaco, é necessário o uso de adjuvantes farmacêuticos. Para cada forma farmacêutica, os adjuvantes estabelecem as características principais do produto e contribuem para a forma física, o sabor, a estabilidade, a textura e a aparência. Por exemplo, os aglutinantes são usados paras provocar a adesão das partículas do pó que passarão por compressão. É considerado um aglutinante:

Alternativas
Comentários
  • Caulim e Bentonita - absorventes

    Lauril sulfato de sódio - agente molhante

    Estearato de cálcio - lubrificante (anti-aderente)

  • Os aglutinantes são usados para promover adesão das partículas durante a granulação e compressão de formas farmacêuticas sólidas.

    Exemplos: goma arábica, ácido algínico, açúcar compressível, CMC-Na, etilcelulose, gelatina, metilcelulose, povidona (PVP), amido, amido pré-gelatinizado, glicose líquida.


ID
920827
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Os injetáveis são formas farmacêuticas estéreis, livres de pirogênios, destinadas à administração parenteral. A esterilidade dessas formulações é essencial uma vez que entram em contato direto com os tecidos e, por isso, podem causar facilmente infecção. Existem alguns métodos usados para esterilizar produtos farmacêuticos. O método de esterilização deve ser selecionado de acordo com a natureza da preparação e de seus componentes.
(Allen Jr, Loyd V. Ansel H.C. Formas Farmacêuticas e Sistemas de Liberação de Fármacos, 8ª edição, 2007- com adaptações)

Em uma preparação farmacêutica aquosa de grande volume, é mais adequado utilizar a esterilização:

Alternativas

ID
920830
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A Política Nacional de Medicamentos (PORTARIA GM Nº 3.916, DE 30 DE OUTUBRO DE 1998) apresenta diversas diretrizes, dentre elas a Adoção da Relação de Medicamentos Essenciais – RENAME, que representa:

Alternativas
Comentários
  • Ai entra aquela história da resposta mais certa .

  • Babaca essa questão, quer confundir apenas.

  • o que passa na cabeça desse ser?

     

  • Uma lista nacional de referência composta pelos fármacos considerados básicos e indispensáveis para atender ao mais amplo espectro de doenças, em permanente atualização.

    Não concordo com essa afirmativa, afinal, a rename é composta por medicamentos básicos, estratégicos e especializados.

  • A alternativa mais certa, a meu ver, é a Letra E

  • joguete de palavras... não avalia nada...

ID
920833
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A promoção do uso racional de medicamentos é uma das prioridades da Política Nacional de Medicamentos, que além da implementação da RENAME, tem outras medidas como meta. Não é considerada uma medida associada à promoção de uso racional de medicamentos:

Alternativas
Comentários
  • 4.3. Promoção do uso racional de medicamentos:

    4.3.1. Campanhas educativas

    4.3.2. Registro e uso de medicamentos genéricos

    4.3.3. Formulário Terapêutico Nacional (elaborado e amplamente divulgado o Formulário Terapêutico Nacional, instrumento importante para a orientação da prescrição e dispensação dos medicamentos)

    4.3.5. Recursos humanos (o acesso do profissional a conhecimentos e treinamentos voltados ao desenvolvimento de habilidades específicas, como aquelas relacionadas ao gerenciamento de sistemas de saúde e de informação, guias terapêuticos padronizados e farmacovigilância)


ID
920836
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Para a Organização Mundial da Saúde, a Farmacovigilância é a ciência e as atividades relativas à detecção, à avaliação, à compreensão e à prevenção de efeitos adversos ou quaisquer outros possíveis problemas relacionados a medicamentos. Não é um dos objetivos específicos da Farmacovigilância:

Alternativas
Comentários
  • Estudos de farmacovigilância também são conhecidos como estudos de fase 4 (FASE PÓS-REGISTROU OU COMERCIALIZAÇÃO)

    Avalia: segurança e efetividade de medicamentos em grandes populações. Permite detecar eventos adversos que não foram observados nos estudos clínicos


ID
920839
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Reação adversa a medicamento (RAM) é qualquer resposta a um fármaco que seja prejudicial, não intencional e que ocorra nas doses normalmente utilizadas em seres humanos para profilaxia, diagnóstico ou tratamento de doenças, ou para a modificação de uma função fisiológica. Apesar de existirem diversas classificações para as RAMs, segundo alguns autores, a classificação proposta por Rawlins e Thompson, é considerada a mais adequada e tem sido a mais empregada. Segundo esta classificação, as reações adversas produzidas por medicamentos poderiam subdividir-se em dois grandes grupos. Baseado nestas afirmações é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • As reações do tipo A são farmacologicamente previsíveis, geralmente dependente da dose, têm alta incidência e morbidade, baixa mortalidade e podem ser tratadas ajustando-se as doses. São reações produzidas por mecanismos de superdosagem relativa, efeito colateral, citotoxicidade, interações medicamentosas e alterações na forma farmacêutica.
     

    As reações do tipo B não são farmacologicamente previsíveis, nem dosedependente, tem incidência e morbidade baixas e sua mortalidade pode ser alta. As reações do tipo B não se relacionam a ações farmacológicas conhecidas dos fármacos em questão.

  • Galera, não consegui encontrar o erro da alternativa A. Alguém pode explicar?

  • Laerte Silva de Oliveira.

    Aparentemente, o erro está na morbidade.

    A RAM do tipo A teria elevada morbidade e baixa mortalidade. Já a do tipo B, teria baixa morbidade e possível elevada mortalidade.

  • erro - as reações do tipo A têm alta incidência e baixa morbidade e mortalidade; e as reações do tipo B têm baixa incidência e alta morbidade e mortalidade.

    TIPO A- ALTA MORBIDADE E BAIXA MORTALIDADE

    TIPO B- BAIXA INCIDÊNCIA - MORBIDADE E ALTA MORTALIDADE


ID
920842
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Sobre farmacovigilância, analise as afirmativas a seguir.

I. A notificação voluntária é classificada como um processo de vigilância passiva e as instituições sentinela são classificados como vigilância ativa.

II. Conceitos e métodos epidemiológicos são utilizados na farmacovigilância.

III. A notificação de suspeita de reação adversa só deve ser realizada, quando da certeza de que a reação ocorreu devido ao uso de um medicamento.

IV. A avaliação da causalidade só pode ser realizada por meio do uso de algoritmos.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • I. A notificação voluntária é classificada como um processo de vigilância passiva e as instituições sentinela são classificados como vigilância ativa.

    II. Conceitos e métodos epidemiológicos são utilizados na farmacovigilância.

    III. A notificação de suspeita de reação adversa só deve ser realizada, quando da certeza de que a reação ocorreu devido ao uso de um medicamento. Se é suspeita ( notificação voluntária/espontânea) não é necessário encontrar a causalidade da reação.

    IV. A avaliação da causalidade só pode ser realizada por meio do uso de algoritmos.

    O Algoritmo é uma opção, mas não é a única.


ID
920845
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A avaliação de um dossiê de registro de medicamento costuma ser dividida em três partes: análise farmacotécnica, análise de eficácia, e análise de segurança.

I. A análise farmacotécnica é feita por técnicos da ANVISA, sendo rara a solicitação de pareceres a consultores ad hoc.

II. A análise de eficácia é realizada por profissionais médicos da ANVISA e, quando necessário, por consultores ad hoc.

III. A análise de segurança é avaliada, exclusivamente, por consultores ad hoc.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • A análise de segurança no registro de medicamentos é feita exclusivamentes por consultores?

    A FGV tá de brincadeira, né?

     

    Nunca que a ANVISA vai confiar exclusivamente em uma análise externa para avaliar um dossiê de registro. Queria saber de qual fonta essa questão foi retirada.


ID
920848
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Para o registro de medicamentos fitoterápicos (ou produtos) com indicação de uso tópico, deve-se:

I. apresentar, facultativamente, resultados de ensaios de toxicidade aguda oral, visando prever o que aconteceria em casos de uso indevido (intoxicação por ingestão acidental) do medicamento.

II. apresentar obrigatoriamente ensaios de toxicidade aguda oral, segundo disposto na RE 90/04.

III. apresentar estudos que comprovem que a absorção sistêmica é negligenciável, informando que o produto não deve ser usado em casos de pele lesionada.

Assinale:

Alternativas

ID
920851
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Quanto aos estudos de toxicidade aguda que devem ser conduzidos com amostras padronizadas do medicamento fitoterápico, é correto afirmar que:

I. são realizados após exposição a uma dose única ou dose fracionada do medicamento administrada no período de 24 horas.

II. devem ser realizados usando-se uma espécie de mamífero, incluindo machos e fêmeas, todos em idade adulta, e utilizando, obrigatoriamente, a mesma via de administração prevista para uso do medicamento em estudo.

III. são realizados empregando-se doses suficientes para observação de possíveis efeitos adversos e estimativa da DL50. O período de observação dos sinais de toxicidade inclui as primeiras 24 horas até o período máximo de 14 dias.

Assinale:

Alternativas

ID
920854
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Quanto aos estudos de toxicidade de longa duração que devem ser conduzidos com amostras padronizadas do medicamento, analise as afirmativas a seguir.

I. São realizados empregando-se no mínimo duas espécies de mamíferos, incluindo número mínimo de 10 roedores machos e 10 fêmeas e mesmo número de animais não roedores por dose do produto.

II. O período de administração do produto em animais segue relação com o período proposto para sua utilização terapêutica e prever a necessidade de duração mínima de 84 dias para produtos (medicamentos) com uso previsto ?30 dias/ano.

III. São empregadas no mínimo três doses do produto, i.e. menor dose que produza o efeito terapêutico, a maior dose que produza efeito adverso detectável, e uma dose intermediária.

Alternativas

ID
920857
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Quanto aos estudos de genotoxicidade de medicamentos fitoterápicos é correto afirmar que:

I. deverá ser empregado, apenas quando houver indicação de uso prolongado em humanos

II. segundo a RESOLUÇÃO-RE Nº 90, DE 16 DE MARÇO DE 2004, deverá ser realizado independente do período de utilização do produto em humanos.

III. são previstos a realização de ensaios de micronúcleo e avaliação da reversão de mutação em bactérias, incluindo ativação metabólica ou de dano a cromossomas de células de mamíferos ou de linfoma de camundongo, ambos in vitro.

Assinale:

Alternativas

ID
920860
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Os princípios de Boas Práticas de Laboratório (BLP) são aplicáveis em estudos que dizem respeito ao uso seguro de produtos – com o objetivo de avaliar, monitorar e proteger a saúde humana, vegetal, animal e ao ambiente – nos seguintes casos em:

I. estudos conduzidos em resposta ao questionamento de órgãos governamentais.

II. estudos que fundamentam a concessão, a renovação ou a modificação de registro e pesquisa de produtos químicos, biológicos ou biotecnológicos.

III. petição de estabelecimento, modificação ou isenção de tolerância.

Assinale:

Alternativas

ID
920863
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Dentre os órgãos credenciadores no Brasil do Sistema de Qualidade em Laboratório (BPL) está:

I. o INMETRO.

II. o IBAMA.

III. a ANVISA.

Alternativas

ID
920866
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Em condições de trabalho aplicando-se os princípios de os princípios de Boas Práticas de Laboratório (BLP), analise as afirmativas a seguir.

I. Os produtos químicos, reagentes e soluções devem ser devidamente rotulados de modo a conter exclusivamente informações sobre identidade, concentração e data de validade.

II. Os equipamentos devem ser periodicamente inspecionados, limpos, mantidos e calibrados conforme Procedimentos Operacionais Padrão (POPs), sendo facultativo o registro destas atividades.

III. Os sistemas-teste que ficarem doentes ou feridos durante um estudo devem ser isolados e tratados, caso seja necessário para manter a integridade do estudo; qualquer diagnóstico e/ou tratamento antes ou durante o estudo deve ser obrigatoriamente registrado.

Assinale:

Alternativas

ID
920869
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Dos cuidados relacionados aos artigos-teste e artigos de referência em condições de Boas Práticas de Laboratório (BLP) pode-se afirmar que:

I. devem ser apropriadamente identificados (exemplo: número CAS, nome, código, etc.).

II. deve ser conhecida à estabilidade do artigo-teste e artigo de referência sob condições de armazenamento e teste.

III. deve ser retirada uma amostra para fins analíticos de cada lote de artigo teste para todos os estudos, exceto para aqueles de curta duração.

Assinale:

Alternativas

ID
920872
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Quanto aos cuidados relativos à condução dos estudos em condições de Boas Práticas de Laboratório (BLP), pode-se afirmar que:

I. deve ser conduzido conforme o plano de estudo.

II. cada estudo recebe uma ou mais identificações; a identificação dos artigos e as amostras de sistema-teste devem garantir a rastreabilidade.

III. todos os dados gerados durante a condução do estudo devem ser registrados direta, pronta e precisamente e de maneira legível. Os registros devem ser datados e assinados ou rubricados.

Assinale:

Alternativas

ID
920875
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Um fármaco A, com elevada afinidade pelas proteínas plasmáticas, é administrado em uma dose que não excede a capacidade de ligação à albumina. Posteriormente é administrado um fármaco B, que se liga fortemente à albumina, a uma dose que excede a capacidade de ligação da albumina. É esperado que a concentração:

Alternativas
Comentários
  • A estará presente em maior quantidade em fração livre e será distribuído.

  • Apenas o fármaco livre está disponível para ser distribuído para os locais extravasculares ou teciduais em que ocorrem os efeitos farmacológicos. Assim, a concentração do fármaco livre na circulação sistêmica classicamente determina a concentração do fármaco no local ativo e, dessa forma, a eficácia.

    Logo se o fármaco B tem mais afinidade pela albumina, a concentração do fármaco A livre será maior e aumentará nos tecidos.


ID
920878
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O metabolismo de fármacos, baseados em reações metabólicas de Fase 1 e Fase 2, tem como principais funções propiciar a bioinativação e/ou facilitar a eliminação, à exceção da reação metabólica de:

Alternativas
Comentários
  • Não concordo com o gabarito, a acetilação é sim uma reação de Fase II assim como : sulfatação, metilação , glicuronização e glutationa.

    PHASE II METABOLISM (TRANSFERASE

    REACTIONS)

    ACETYLATION

    Acetate derived from acetyl coenzyme Aconjugates with several

    drugs, including isoniazid, hydralazine and procainamide (see

    Chapter 14 for pharmacogenetics of acetylation). Acetylating

    activity resides in the cytosol and occurs in leucocytes, gastro

    intestinal

    epithelium and the liver (in reticulo-endothelial rather

    than parenchymal cells).

    Referência: A Textbook of Clinical Pharmacology and Therapeutics 5ed pg25

  • As principais reações de conjugação que sofrem os fármacos são: glicuronidação, sulfatação, conjugação com o glutatião, conjugação com a glicina, acetilação e metilação. Podemos destacar que as reações de metilação e acetilação, ao contrário das demais, não aumenta a polaridade do metabólito, apenas contribuem para sua bioinativação.

  • Produtos metabolizados por acetilação e metilação não favorecem caráter hidrofílico na molécula. Por esse motivo não contribuirão com a excreção.

    Se vocês perceberem as outras opções tornariam a molécula mais solúvel


ID
920881
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O conhecimento sobre os sítios de metabolização presentes na estrutura de um determinado fármaco e sobre as transformações metabólicas que estão sujeitos permitem:

I. compreender a eficácia farmacológica dos fármacos e a biodisponibilidade.

II. antecipar potenciais efeitos secundários e/ou tóxicos, dependentes da formação de metabólitos ativos.

III. planejar novos fármacos mais seguros e de posologia ajustada.

Alternativas
Comentários
  • A questão versa sobre parâmetros farmacodinâmicos, sendo a biodisponibilidade do fármaco uma característica mais atrelada a farmacocinética.

  • Na verdade a questão está se referindo à metabolizacao do farmaco. A biosponibilidade é fator que se caracteriza pelo metabolismo. Já a eficácia não é definida pelo metabolismo, entretanto, é característica intrínseca do farmaco em questão.


ID
920884
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O fármaco A apresenta afinidade (Ki= 30 nM) e atividade intrínseca (I= 1) diferente do fármaco B (Ki= 0,15 ?M; I= - 1). Considerando os valores de Ki e I, pode afirmar-se que:

I. O fármaco B é um agonista inverso.

II. O fármaco A é um agonista total.

III. O fármaco A apresenta potência 50 vezes maior que o fármaco B.

Alternativas

ID
920887
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Quanto a triagem biológica para identificação de substâncias com atividade biológica (HTS) pode-se afirmar que:

I. A automação é um elemento importante para a utilidade HTS.

II. HTS robôs podem testar até 100.000 compostos por dia.

III. Trata-se de inovação relativamente recente, que tornou-se viável com os avanços modernos na área de robótica e tecnologia de computação de alta velocidade.

Assinale:

Alternativas

ID
920890
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Quanto a vantagens e desvantagens do uso da triagem biológica para identificação de substâncias com atividade biológica (HTS), é possível afirmar que:

I. a armazenagem e análise dos dados gerados constituem gargalos da técnica do HTS.

II. todo ensaio bioquímico e/ou farmacológico pode ser adaptado para realização em sistemas do tipo HTS

III. desenvolvimento de ensaios em termos de escalá-lo para HTS é bastante simples. O maior obstáculo na fase inicial é a aquisição de reagentes de qualidade, em muitos casos, obter uma proteína de boa qualidade pode ser fator limitante.

Assinale:

Alternativas

ID
920893
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Quanto às vantagens e desvantagens da aplicação da triagem biológica para identificação de substâncias bioativas (HTS) no processo de descoberta de novos fármacos, pode- se afirmar que:

I. resulta na identificação de novos hits cuja atividade identificada é sempre reprodutível em modelo celular.

II. resulta na identificação de novos hits com perfil farmacocinético adequado à sua transformação em protótipo e, posteriormente, a fármaco.

III. resulta na identificação de compostos que otimizados permitem a descoberta de novos candidatos a fármacos, cuja eficácia é frequentemente antecipada pelos resultados iniciais obtidos por HTS.

Assinale:

Alternativas

ID
920896
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O bom funcionamento do sistema imunológico permite o organismo manter sua integridade, agindo contra agentes agressores e substâncias endógenas ou exógenas. Para tanto, pode-se afirmar que:

I. os diferentes mecanismos de defesa imunológica têm como base de ação o reconhecimento do próprio e do não próprio, desencadeando um processo imune contra o não próprio.

II. é reconhecido como próprio toda e qualquer molécula e estrutura criada simultaneamente ao amadurecimento do sistema imune.

III. os espermatozóides masculinos, por exemplo, são reconhecidos como não próprio. Este processo é causa de esterilidade masculina em muitos homens quando a barreira hemato-testicular é rompida.

Assinale:

Alternativas

ID
920899
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Comparando-se a resposta imune humoral e imune celular, é correto afirmar que:

I. ambas desenvolvem-se em 3 etapas sucessivas: fase de reconhecimento, fase de proliferação clonal e fase efetora.

II. a imunidade humoral, ao contrário da imunidade celular, pode ser transmitida pelo plasma ou soro.

III. a imunidade celular pode ser transferida a um animal não imunizado através de injeção de células sensibilizadas ou, ainda, pelo soro ou plasma.

Assinale:

Alternativas

ID
920902
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Considerando as diferenças entre imunização passiva e imunização ativa é correto afirmar que:

I. A primeira é dependente do tratamento com preparações de anticorpos purificados e a segunda de vacinas preparadas a partir de preparados de vírus ou bactérias inativadas ou atenuados.

II. A imunização ativa resulta exclusivamente em resposta celular, envolvendo desenvolvimento de células B ou T de memória.

III. Imunização ativa é mais duradoura que a humoral, podendo ser adquirida naturalmente ou artificialmente.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • I. A primeira é dependente do tratamento com preparações de anticorpos purificados e a segunda de vacinas preparadas a partir de preparados de vírus ou bactérias inativadas ou atenuados. CORRETA

    II. A imunização ativa resulta exclusivamente em resposta celular, envolvendo desenvolvimento de células B ou T de memória. ERRADO

    A imunização ativa depende da resposta humoral e celular, envolvendo o desenvolvimento de células B (produtoras de anticorpos) e T (citotóxica) de memória.

    III. Imunização ativa é mais duradoura que a humoral, podendo ser adquirida naturalmente ou artificialmente.CORRETA

    A imunização ativa resulta na produção de linfócitos T e B e a Imunização humoral ocorre através da inoculação de anticorpos (geralmente Anti IgG) como por exemplo, soros antiofídicos. A imunização ativa, diferente da humoral gera resposta específica e direcionada.


ID
920905
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Com relação ao estrutura de proteínas, analise afirmativas a seguir.

I. Exceto alguns casos raros, os aminoácidos que são incorporados às proteínas desviam o plano da luz polarizada para a direita.

II. Exceto alguns casos raros, os aminoácidos que são incorporados às proteínas desviam o plano da luz polarizada para a esquerda.

III. Exceto alguns casos raros, os aminoácidos que são incorporados às proteínas não desviam o plano da luz polarizada.

Assinale:

Alternativas

ID
920908
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Com relação às evidências utilizadas na predição de genes codificantes em genomas procariotos, analise as afirmativas a seguir.

I. Identificação, em outros genomas, de sequências protéicas homólogas as codificada por ORFs (quadros abertos de leitura) presentes no genoma analisado.

II. Identificação de íntrons, trechos ricos em GC e menores que 100 pb, localizados dentro de ORFs presentes no genoma analisado.

III. Comparação do conteúdo de GC e da frequência de códons das ORFs presentes no genoma analisado com a de genes codificantes já descritos para a mesma espécie.

IV. Identificação de junções éxon-íntron nas ORFs presentes no genoma analisado.

Assinale:

Alternativas

ID
920911
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

As interações entre biomoléculas são sempre:

Alternativas

ID
920914
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A ANVISA estabeleceu o regulamento técnico para o registro de medicamentos genéricos no ano de 1999. Segundo esta regulamentação, revogada pela Resolução - RDC nº 10 de 2 janeiro de 2001, para registrar um medicamento como genérico, é necessário que se comprove sua equivalência farmacêutica e bioequivalência em relação ao medicamento de referência. Com relação às afirmativas sobre equivalência farmacêutica, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Equivalência Farmacêutica : Quando dois medicamentos contém o mesmo

    fármaco, isto é, mesmo sal ou éster da mesma

    molécula terapeuticamente ativa, na mesma

    quantidade e forma farmacêutica, podendo ou

    não conter excipientes idênticos.


ID
920920
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A ligação peptídica ocorre entre os seguintes átomos dos aminoácidos:

Alternativas
Comentários
  • Uma ligação peptídica é uma ligação química que ocorre entre duas moléculas quando o grupo carboxilo de uma molécula reage com o grupo amina de outra molécula, liberando uma molécula de água (H2O).


ID
920923
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Em estudos clínicos utilizando seres humanos, como os de biodisponibilidade e bioequivalência, a presença do pesquisador principal é essencial. É responsabilidade de o investigador principal garantir os direitos e bem estar dos sujeitos da pesquisa, obtendo de forma correta, e no momento adequado, a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Pode-se dizer que não é responsabilidade do investigador principal:

Alternativas
Comentários
  • Cabe ao monitor de pesquisa clínica assegurar a execução e implementação de protocolo clínicos, envolvendo a inicialização, execução e encerramento de estudos. 


ID
920926
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A escolha dos delineamentos e os métodos estatísticos para análise de dados são dois aspectos importantes num estudo de bioequivalência. Esses dois aspectos estão relacionados, uma vez que o método de análise depende do delineamento utilizado. O planejamento experimental mais utilizado nos ensaios de biodisponibilidade/bioequivalência é o crossover. Sobre este tipo de delineamento é correto afirmar que:

Alternativas

ID
920929
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O delineamento de um estudo de bioequivalência do tipo cruzado replicado é recomendado:

Alternativas

ID
920932
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

As substâncias de referência utilizadas em uma validação de método bioanalítico podem ser:

I. referências oficializadas pela Farmacopéia Brasileira.

II. padrões secundários, desde que a identidade e o teor sejam devidamente comprovados.

III. substâncias sintetizadas em laboratório de pesquisa com alto índice de recuperação.

IV. o sal do princípio ativo utilizado na produção do medicamento.

Assinale:

Alternativas