SóProvas



Prova FUNDATEC - 2019 - Prefeitura de Campo Bom - RS - Professor - Educação Infantil


ID
5088355
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Campo Bom - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) apresenta uma dimensão progressista, especialmente no que diz respeito ao explicitar o conceito de educação especial, como sendo uma modalidade de educação. Nesse sentido, assinale a alternativa INCORRETA quanto a essa modalidade:

Alternativas
Comentários
  • A questão exige conhecimento da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996, em especial sobre a educação especial. Devemos assinalar a resposta incorreta. Vejamos:

    a) Correta.

    Conforme o caput do artigo 58. Vejam:

    "Art. 58. Entende-se por educação especial, para os efeitos desta Lei, a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação."

    b) incorreta.

    O critério apresentado para instituição privada trabalhar com educação especial não consta em nenhum artigo.

    "Art. 58. Entende-se por educação especial, para os efeitos desta Lei, a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação."

    c) Correta.

    Conforme o parágrafo 1º do artigo 58. Vejam:

    "§ 1º Haverá, quando necessário, serviços de apoio especializado, na escola regular, para atender às peculiaridades da clientela de educação especial."

    d) Correta.

    Conforme o parágrafo 2º do artigo 58. Vejam:

    '§ 2º O atendimento educacional será feito em classes, escolas ou serviços especializados, sempre que, em função das condições específicas dos alunos, não for possível a sua integração nas classes comuns de ensino regular."

    e) Correta.

    Conforme o caput do artigo 59-A. Vejam:

    "Art. 59-A. O poder público deverá instituir cadastro nacional de alunos com altas habilidades ou superdotação matriculados na educação básica e na educação superior, a fim de fomentar a execução de políticas públicas destinadas ao desenvolvimento pleno das potencialidades desse alunado." 

    Referência bibliográfica:

    BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996. São Paulo: Saraiva, 1996.

    GABARITO DO MONITOR: B


ID
5088358
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Campo Bom - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo a LDBEN, consideram-se profissionais da educação escolar básica os que, nela estando em efetivo exercício e tendo sido formados em cursos reconhecidos, são:

I. Professores habilitados em nível médio ou superior para a docência na educação infantil e nos ensinos fundamental e médio.
II. Trabalhadores em educação portadores de diploma de pedagogia, com habilitação em administração, planejamento, supervisão, inspeção e orientação educacional, bem como com títulos de mestrado ou doutorado nas mesmas áreas.
III. Trabalhadores em educação, portadores de diploma de curso técnico ou superior em área pedagógica ou afim.
IV. Profissionais graduados que tenham feito complementação tecnológica, conforme disposto pelo Conselho Nacional de Tecnologia.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA D

    Todas as assertivas estão corretas, menos a IV

    IV - Profissionais graduados que tenham feito complementação tecnológica, conforme disposto pelo Conselho Nacional de Tecnologia.

    .

    Art. 61. Consideram-se profissionais da educação escolar básica os que, nela estando em efetivo exercício e tendo sido formados em cursos reconhecidos, são:         

    I – professores habilitados em nível médio ou superior para a docência na educação infantil e nos ensinos fundamental e médio;

    II – trabalhadores em educação portadores de diploma de pedagogia, com habilitação em administração, planejamento, supervisão, inspeção e orientação educacional, bem como com títulos de mestrado ou doutorado nas mesmas áreas; 

    III – trabalhadores em educação, portadores de diploma de curso técnico ou superior em área pedagógica ou afim.

    IV - profissionais com notório saber reconhecido pelos respectivos sistemas de ensino, para ministrar conteúdos de áreas afins à sua formação ou experiência profissional, atestados por titulação específica ou prática de ensino em unidades educacionais da rede pública ou privada ou das corporações privadas em que tenham atuado, exclusivamente para atender ao inciso V do caput do art. 36;       

    V - profissionais graduados que tenham feito complementação pedagógica, conforme disposto pelo Conselho Nacional de Educação.

  • A questão exigiu conhecimento do artigo 61 da lei nº 9.349/96 - Lei de diretrizes e bases da educação nacional (LDB). Assinalemos como correta a assertiva que descreve corretamente esse artigo. Vejamos:

     I. Correta.

    De acordo com o artigo 61, I, da LDB: "Art. 61. Consideram-se profissionais da educação escolar básica os que, nela estando em efetivo exercício e tendo sido formados em cursos reconhecidos, são: I – professores habilitados em nível médio ou superior para a docência na educação infantil e nos ensinos fundamental e médio; ; (...)"

    II. Correta.

    De acordo com o artigo 61, II, da LDB: "Art. 61. Consideram-se profissionais da educação escolar básica os que, nela estando em efetivo exercício e tendo sido formados em cursos reconhecidos, são: (...) II – trabalhadores em educação portadores de diploma de pedagogia, com habilitação em administração, planejamento, supervisão, inspeção e orientação educacional, bem como com títulos de mestrado ou doutorado nas mesmas áreas; (...)"

    III. Correta.

    De acordo com o artigo 61, III, da LDB:"Art. 61. Consideram-se profissionais da educação escolar básica os que, nela estando em efetivo exercício e tendo sido formados em cursos reconhecidos, são: (...) III – trabalhadores em educação, portadores de diploma de curso técnico ou superior em área pedagógica ou afim.(...)"

    IV. Incorreta.

    O erro foi trocar a palavra pedagógica por tecnológica.

    De acordo com o artigo 61, V, da LDB: "Art. 61. Consideram-se profissionais da educação escolar básica os que, nela estando em efetivo exercício e tendo sido formados em cursos reconhecidos, são: (...) V - profissionais graduados que tenham feito complementação pedagógica, conforme disposto pelo Conselho Nacional de Educação."

    Portanto, as assertivas corretas são: Apenas I, II e III.

    Referência bibliográfica: BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996. São Paulo: Saraiva, 1996.

    GABARITO DO MONITOR: D

  • Olha o que a pressa cobra, li rápido e pensei que fosse complementação pedagógica e a assertiva IV está tecnológica.


ID
5088361
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Campo Bom - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Quanto aos fundamentos em relação à formação dos profissionais da educação, de modo a atender às especificidades do exercício de suas atividades, bem como aos objetivos das diferentes etapas e modalidades da educação básica, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) A presença de sólida formação básica, que propicie o conhecimento dos fundamentos científicos e sociais de suas competências de trabalho.
( ) A associação entre teorias e práticas, mediante estágios supervisionados e capacitação em serviço.
( ) O aproveitamento da formação e experiências anteriores, em instituições de ensino e em outras atividades.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas

ID
5088364
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Campo Bom - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Em relação à Educação de Jovens e Adultos, os sistemas de ensino manterão cursos e exames supletivos, que compreenderão a base nacional comum do currículo, habilitando ao prosseguimento de estudos em caráter regular. Esses exames serão realizados:

I. No nível de conclusão do ensino fundamental, para os maiores de quinze anos.
II. No nível de conclusão do ensino médio, para os maiores de dezoito anos.
III. Em qualquer nível em que o aluno se encontra.

Quais estão corretas?

Alternativas

ID
5088367
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Campo Bom - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a quem compete recensear os educandos do ensino fundamental?

Alternativas
Comentários
  • A questão exige o conhecimento estampado no art. 54, §3º do Estatuto da Criança e do Adolescente, que versa sobre uma competência do Poder Público no que tange ao direito à educação. Veja:

    Art. 54, §3º, ECA: compete ao Poder Público recensear os educandos no ensino fundamental, fazer-lhes a chamada e zelar, juntos aos pais ou responsável, pela frequência à escola.

    É certo que é dever dos pais ou responsáveis matricular os filhos ou pupilos na rede regular de ensino. Entretanto, os pais ou responsáveis não conseguem “vigiar” o aluno na sala de aula ou na escola. Por isso, cabe ao Poder Público recensear os alunos (verificar se eles estão comparecendo às aulas), bem como fazer a chamada em aula e zelar pela frequência à escola.

    Gabarito: C

  • rt. 54. É dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente:

    I - ensino fundamental, obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria;

    II - progressiva extensão da obrigatoriedade e gratuidade ao ensino médio;

    III - atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino;

    IV - atendimento em creche e pré-escola às crianças de zero a seis anos de idade;

    IV – atendimento em creche e pré-escola às crianças de zero a cinco anos de idade; 

    V - acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística, segundo a capacidade de cada um;

    VI - oferta de ensino noturno regular, adequado às condições do adolescente trabalhador;

    VII - atendimento no ensino fundamental, através de programas suplementares de material didático-escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde.

    § 1º O acesso ao ensino obrigatório e gratuito é direito público subjetivo.

    § 2º O não oferecimento do ensino obrigatório pelo poder público ou sua oferta irregular importa responsabilidade da autoridade competente.

    § 3º Compete ao poder público recensear os educandos no ensino fundamental, fazer-lhes a chamada e zelar, junto aos pais ou responsável, pela freqüência à escola.

    gab: C

  • GABARITO - C

    Art. 54. § 3º Compete ao poder público recensear os educandos no ensino fundamental, fazer-lhes a chamada e zelar, junto aos pais ou responsável, pela frequência à escola.

  • RECENSEAR s.f

    Dispor de modo a compor uma lista; enumerar: recenseou mais de 1000 produtos do supermercado.

    [Figurado] Analisar criteriosamente; considerar com minúcia: recensear o plano de governo do presidente. Etimologia (origem da palavra recensear). Do latim recenseare.


ID
5088370
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Campo Bom - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

Em relação ao ECA, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • A questão exige o conhecimento de diversos dispositivos do Estatuto da Criança e do Adolescente, e pede que o candidato assinale a alternativa incorreta.

    Vamos às alternativas:

    A - incorreta. Conforme se depreende da lei nº 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente), a criança é aquela pessoa até 12 anos incompletos, e não 11. Ou seja, no dia do aniversário em que completa 12 anos, a pessoa deixa de ser criança e passa a ser considerada adolescente.

    Em relação ao adolescente, devemos ter o mesmo raciocínio: no dia do aniversário de 18 anos, e não 21, a pessoa se torna adulta; ocasião em que o ECA deixará de ser aplicado como regra e só poderá ser aplicado em casos excepcionais.

    Art. 2º ECA: considera-se criança, para os efeitos desta lei, a pessoa até 12 anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre 12 e 18 anos de idade.

    B - correta. Art. 7º ECA: a criança e o adolescente têm direito a proteção à vida e à saúde, mediante a efetivação de políticas sociais públicas que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência.

    C - correta. Art. 15 ECA: a criança e o adolescente têm direito à liberdade, ao respeito e à dignidade como pessoas humanas em processo de desenvolvimento e como sujeitos de direitos civis, humanos e sociais garantidos na Constituição e nas leis.

    D - correta. Art. 60 ECA: é proibido qualquer trabalho a menores de 14 anos de idade, salvo na condição de aprendiz.

    E - correta. Art. 68, §1º, ECA: entende-se por trabalho educativo a atividade laboral em que as exigências pedagógicas relativas ao desenvolvimento pessoal e social do educando prevalecem sobre o aspecto produtivo.

    Gabarito: A

  • GAB- A

    Art. 2º Considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade.

    Parágrafo único. Nos casos expressos em lei, aplica-se excepcionalmente este Estatuto às pessoas entre dezoito e vinte e um anos de idade.

  • Definição legal de criança ou adolescente

    Art. 2º Considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até 12 anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre 12 e 18 anos de idade.

    Aplicação excepcional

    Parágrafo único. Nos casos expressos em lei, aplica-se excepcionalmente este Estatuto às pessoas entre 18 e 21 anos de idade.

    Direito à Vida e à Saúde

    Art. 7º A criança e o adolescente têm direito a proteção à vida e à saúde, mediante a efetivação de políticas sociais públicas que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência.

    Direito à Liberdade, ao Respeito e à Dignidade

    Art. 15. A criança e o adolescente têm direito à liberdade, ao respeito e à dignidade como pessoas humanas em processo de desenvolvimento e como sujeitos de direitos civis, humanos e sociais garantidos na Constituição e nas leis.

    Direito à Profissionalização e à Proteção no Trabalho

    Art. 60. É proibido qualquer trabalho a menores de 14 anos de idade, salvo na condição de aprendiz.

    Art. 68. O programa social que tenha por base o trabalho educativo, sob responsabilidade de entidade governamental ou não-governamental sem fins lucrativos, deverá assegurar ao adolescente que dele participe condições de capacitação para o exercício de atividade regular remunerada.

    § 1º Entende-se por trabalho educativo a atividade laboral em que as exigências pedagógicas relativas ao desenvolvimento pessoal e social do educando prevalecem sobre o aspecto produtivo.

  • É proibido qualquer trabalho a menores de 16 anos de idade, salvo na condição de aprendiz.

  • Art. 64. Ao adolescente até quatorze anos de idade é assegurada bolsa de aprendizagem.

    Art. 65. Ao adolescente aprendiz, maior de quatorze anos, são assegurados os direitos trabalhistas e    previdenciários.

     Art. 66. Ao adolescente portador de deficiência é assegurado trabalho protegido.


ID
5088373
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Campo Bom - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Os Parâmetros Curriculares Nacionais constituem um referencial de qualidade para a educação no Ensino Fundamental em todo o país. Sua função é:

I. Orientar e garantir a coerência dos investimentos no sistema educacional.
II. Socializar discussões, pesquisas e recomendações.
III. Subsidiar a participação de técnicos e professores brasileiros, principalmente daqueles que se encontram mais isolados, com menor contato com a produção pedagógica atual.
IV. Por sua natureza aberta, configurar uma proposta sólida, a ser concretizada nas decisões regionais e locais sobre currículos e sobre programas de transformação da realidade educacional empreendidos pelas autoridades governamentais, pelas escolas e pelos professores.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • NÃO CONCORDO COM O GABARITO.

    IV- Por sua natureza aberta, os PCN configuram uma proposta flexível, a ser concretizada nas decisões regionais e locais sobre currículos e sobre programas de transformação da realidade educacional empreendidos pelas autoridades governamentais, pelas escolas e pelos professores.  E não uma proposta SÓLIDA.


ID
5088376
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Campo Bom - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com o Plano Nacional de Educação, serão estabelecidos nos planos de educação estratégias que:

I. Assegurem a articulação das políticas educacionais com as demais políticas sociais, particularmente e as filosóficas.
II. Considerem as necessidades específicas das populações do campo e das comunidades indígenas e quilombolas, asseguradas a equidade educacional e a diversidade cultural.
III. Promovam a articulação interfederativa na implementação das políticas educacionais.

Quais estão INCORRETAS?

Alternativas
Comentários
  • em termos de gestão pública, não existe política filosófica

  • Por falta de atenção marquei a letra E, não me atentei que o comando solicitava a INCORRETA. letra correta é a A a única incorreta.


ID
5088379
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Campo Bom - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com o Plano de Carreira do Magistério, são funções do Magistério:

I. As atividades de docência e de suporte pedagógico direto à docência, aí incluídas as de administração escolar.
II. A realização de atividades de educação sob a coordenação da Secretaria Municipal de Educação.
III. A supervisão e orientação educacional nas escolas e/ou unidades escolares com atendimento à criança e ao adolescente.

Quais estão INCORRETAS?

Alternativas

ID
5088382
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Campo Bom - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O integrante do magistério, em jornada laboral parcial, que não esteja acumalando cargo, emprego ou função pública, poderá ser convocado para prestar serviços, em regime suplementar, até o limite de 40 (quarenta) horas semanais, nas seguintes situações:

I. Substituição temporária, nos impedimentos legais de outro integrante do magistério em função de direção.
II. Ampliação gradativa da jornada escolar.
III. Atuação nos órgãos do Sistema Municipal de Ensino.

Quais estão corretas?

Alternativas

ID
5088385
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Campo Bom - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo Cortella, há grandes desafios para a educação pública brasileira. Assinale V, se verdadeiro, ou F, se falso, quanto a esses desafios.

( ) Democratização do acesso e da permanência, isto é, aumentar cada vez mais o número de pessoas em qualquer idade na educação básica e que elas não só entrem como permaneçam dentro da escola.
( ) Democratização da gestão, isto é, que as comunidades pedagógicas (pais, alunos, professores e funcionários) tenham presença ativa dentro do equipamento escolar.
( ) Uma nova qualidade de ensino em relação ao tempo que vivemos com uma modificação das condições de trabalho docente e de formação continuada de modo que a gente faça melhor aquilo que a gente precisa fazer.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • Quais os principais desafios educacionais hoje? Quais são nossos instrumentos para enfrentar e superar esses desafios?

    A gente tem quatro desafios principais na educação pública brasileira: primeiro deles é a democratização do acesso e da permanência, isto é, aumentar cada vez mais o número de pessoas em qualquer idade na educação básica e tudo aquilo que deveria ser obrigatório, e em segundo lugar não só entrem como permaneçam dentro da escola;

    o segundo desafio é exatamente a ideia de democratização da gestão, isto é, que as comunidades pedagógicas: pais, alunos, professores e funcionários, tenham presença ativa dentro do equipamento escolar.

    O terceiro é uma nova qualidade de ensino em relação ao tempo que vivemos com uma modificação das condições de trabalho docente e de formação continuada de modo que a gente faça melhor aquilo que a gente precisa fazer;

    e em quarto lugar a educação de jovens e adultos. Porque é vergonhoso que um país que é a sexta economia mais poderosa do mundo tenha ainda 14 milhões de homens e mulheres com mais de 15 anos de idade que não sabem ler o lema da própria bandeira. Há dois caminhos para isso: o primeiro deles é maior aporte de recursos financeiros, e isso o Plano Nacional de Educação (PNE) aprovado vai prover, pela forma como foi colocado, e em segundo lugar a organização da educação como uma questão de natureza de nação e não de governo, isto é, que independa do governo que tiver na gestão de uma cidade, de um estado ou nacional, seja um problema da sociedade e o candidato ou candidata se comprometa com aquele projeto.

    https://www2.jornalcruzeiro.com.br/materia/556351/cortella-defende-democratizacao-do-acesso-e-da-permanencia-na-educacao

  • marquei a primeira errada pq 'aumentar cada vez mais o número de pessoas em qualquer idade na educação básica' me pareceu errado, qualquer idade?


ID
5088388
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Campo Bom - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Para Moran, as metodologias ativas são caminhos para avançar mais:

I. No conhecimento profundo.
II. Nas competências emocionais.
III. Em novas práticas.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Nas competências emocionais não.

  • Obs.: Questão muito semelhante caiu na FUNDATEC, 2021, PANAMBI.

    .

    .

    .

    Gab.D (I e III).

    Competências SÓCIOEMOCIONAIS e não apenas emocionais ( que pegadinha, hein :/).

    .

    .

    .

    Nas considerações finais do livro 'Metodologias ativas para uma educação 

    inovadora', Moran (2018) afirma que: "as metodologias ativas são caminhos para

     avançar no conhecimento profundo, nas

     competências socioemocionais e em novas práticas".

    .

    .

    .

    Fonte: Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem téorico-prática [recurso eletrônico] / Organizadores, Lilian Bacich, José Moran. – Porto Alegre: Penso, 2018 e-PUB.


ID
5088391
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Campo Bom - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia

De acordo com Moran, um aluno não conectado e sem o domínio digital perde importantes chances de, EXCETO:

Alternativas

ID
5088394
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Campo Bom - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Para Fava, uma escola com Educação 3.0 é uma plataforma onde há princípios, bússolas, modelos flexíveis e adaptados. Esta educação envolve a:

I. Resiliência.
II. Busca pelo novo.
III. Visão do todo e não de disciplinas isoladas.

Quais estão corretas?

Alternativas

ID
5088397
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Campo Bom - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo Bergmann, o conceito de Sala de Aula Invertida se baseia em um tripé que consiste em:

Alternativas

ID
5088400
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Campo Bom - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo Martha Gabriel, apesar de a tecnologia estar presente no cotidiano de boa parte das pessoas, o percentual de professores que usam a internet em sala de aula ainda é pequeno – em torno de 20%. Por isso, a transformação da escola passa pela capacitação e atualização do professor, que deve aprender a usar as ferramentas e a conectar com sua utilização o desenvolvimento das habilidades necessárias para os novos tempos. Sobre essas habilidades, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
5088403
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Campo Bom - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo Martha Gabriel, a educação na era digital é muito mais focada no __________ e muito mais distribuída em vários ambientes.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

Alternativas

ID
5088406
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Campo Bom - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com Vasconcellos, o Projeto Político-Pedagógico (ou Projeto Educativo) é o plano global da instituição. Pode ser entendido como:

I. A sistematização, nunca definitiva, de um processo de Planejamento Participativo, que se aperfeiçoa e se concretiza na caminhada que define claramente o tipo de ação educativa que se quer realizar.
II. Um instrumento teórico-metodológico para a intervenção e mudança da realidade.
III. Um elemento de organização e integração da atividade prática da instituição em um processo de transformação.

Quais estão corretas?

Alternativas

ID
5088409
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Campo Bom - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo Luckesi, para avaliar, o primeiro ato básico é o de diagnosticar, que implica, como seu primeiro passo, algumas ações que configurem o estado de aprendizagem do educando ou dos educandos. Para isso, é preciso levar em consideração três pontos básicos, quais sejam:

Alternativas
Comentários
  • C

    Projeto de educação, currículo e exames avaliativos.

  • Alternativa: B

    Dados relevantes, instrumentos e utilização dos instrumentos.

  • A

    Práticas educativas, instrumentos de avaliação e processos pedagógicos.

    B

    Dados relevantes, instrumentos e utilização dos instrumentos.

    C

    Projeto de educação, currículo e exames avaliativos.

    D

    Diagnóstico, utilização de instrumentos e currículo.

    E

    Práticas educativas, dados relevantes e utilização de instrumentos.

    Resposta letra B


ID
5088412
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Campo Bom - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Para Perrenoud, os sistemas educativos estão à procura de um meio-termo entre o autoritarismo e a livre opção, isto é, buscam uma política de formação contínua incentivadora e orientada por objetivos a longo prazo, sem ser coercitiva. Isso passa por vários avanços, quais sejam:

I. Integração da formação contínua à legislação e à tarefa docente.
II. Desenvolvimento da formação contínua na própria escola, em articulação com um projeto.
III. Criação de um corpo de formadores e de serviços que garantam a oferta regular de formação contínua em temas que não estejam distantes demais das práticas profissionais, dos programas, dos modos de funcionamentos específicos da escola.

Quais estão corretas?

Alternativas

ID
5088415
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Campo Bom - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O ato de brincar está presente na história da humanidade, ligando as diferentes gerações. Em relação à criança e ao brincar, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
5088418
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Campo Bom - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Um trabalho docente que está amparado na metodologia de projetos de aprendizagem serve para:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa B

    Nada de individualidade do aluno e o professor que deve fazer a pesquisa. A pesquisa deve ser realizada coletivamente.


ID
5088421
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Campo Bom - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O corpo, assim como o movimento, deve ser valorizado e nas atividades pedagógicas devem promover o desenvolvimento de habilidades, como:

I. Comportamentais como a socialização, a desinibição e as vivências emocionais.
II. Expressivas pela fluência verbal, ritmo, dicção, dentre outras.
III. Motoras: equilíbrio, flexibilidade, lateralidade e outras.

Quais estão corretas?

Alternativas

ID
5088424
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Campo Bom - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A concepção sobre a infância sofreu diversas mudanças ao longo da história e uma nova conceitualização sobre ela foi sendo construída. Neste sentido, hoje se percebe:

Alternativas

ID
5088427
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Campo Bom - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O conhecimento das coisas do mundo envolve a criança pequena que o explora de forma incessante e permanente. Ao professor da Educação Infantil cabe favorecer e incentivar essa exploração do ponto de vista do:

I. Tempo: o que acontece agora, o que vai acontecer e o que já aconteceu.
II. Espaço: onde a criança vive e os seus deslocamentos.
III. Ser humano: convivência com a família, colegas, vizinhos, dentre outros.

Quais estão corretas?

Alternativas

ID
5088430
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Campo Bom - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

– Abordar a avaliação como constitutiva do processo educativo na Educação Infantil implica que:

Alternativas

ID
5088433
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Campo Bom - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O pedagogo Malaguzzi assessorou a Regio Emilia, na Itália, abordou sobre a documentação pedagógica. Para ele organizar essa documentação é necessário:

Alternativas

ID
5088436
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Campo Bom - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Para Ceppi e Zini (2013), no espaço relacional o aspecto predominante é:

I. A relação que ele possibilita.
II. As várias atividades especializadas que podem ser conduzidas nele.
III. Os filtros de informação e cultura que podem ser ativados neste espaço.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • LETRA E


ID
5088439
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Campo Bom - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia

Para Formosinho (2019), o ensinar-aprender na pedagogia participativa significa que:

Alternativas

ID
5088442
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Campo Bom - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sobre o desenho na infância não é correto afirmar:

Alternativas