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Prova IDIB - 2020 - Câmara de Gravatá - PE - Motorista


ID
5425333
Banca
IDIB
Órgão
Câmara de Gravatá - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO I
Um mergulho no oceano

    A última vez que entrei numa sala de aula foi no último dia da faculdade, e lá se vão muitas luas, parece que foi em outra vida. Fazia tanto tempo que eu não era estudante que fiquei apreensiva ao me matricular na The London School of English, de onde retornei semana passada. Haveria quantos alunos por sala? Ainda existe giz e quadro-negro? E sendo eu uma analfabeta digital, passaria vergonha levando um caderno e uma caneta para anotações?
    Éramos poucos em cada sala – no máximo oito, entre tchecos, russos, japoneses, italianos, espanhóis e brasileiros. O quadro-negro agora é um quadro branco onde se escreve com marcadores coloridos (para os saudosistas, vale uma visita à Saatchi Gallery, que expõe antigos quadros-negros das mais famosas universidades do mundo – Cambridge, Harvard, Oxford – extraindo de nós um novo olhar para o efeito das frases, fórmulas e gráficos rabiscados a giz).
    E a analfabeta digital não passou vergonha com seu caderno e caneta, mesmo cercada por colegas equipados com tablets e laptops. Não conheço recurso mais eficiente para reter e decorar informações do que escrevê-las à mão. Fiquei impressionada ao ver que alguns alunos fotografam o quadro antes de o professor apagá-lo. Não copiam, simplesmente fotografam com seus celulares. Eu sempre aprendi mais escrevendo, sublinhando, fazendo círculos em torno das palavras, enchendo a página de flechas e asteriscos. Meu caderno ainda vai acabar sendo exposto numa mostra de design.
    O mais valioso da experiência foi resgatar o prazer inocente de aprender. Cada nova palavra, cada nova expressão era uma vitória particular que eu assimilava com humildade. A minha vergonha em falar um idioma que não domino, e ao mesmo tempo a disposição em me divertir com os próprios erros, me tornavam uma aprendiz de mim mesma e da vida, essa venerável mestra.
    Algumas pessoas se satisfazem com o que já sabem, é como se seu conhecimento coubesse numa piscina. Dão algumas braçadas para um lado, outras braçadas para o outro, agarram-se às bordas e tocam o fundo com os pés: sentem-se seguras nessa amplitude restrita. Mas nada como mergulhar num mar do conhecimento sem fim, onde não há limites, a profundidade é oceânica e a ideia é nadar sem chegar à terra firme, simplesmente manter-se em movimento. Cansa, mas também revitaliza. Uma pena que nossa preguiça impeça a grandeza de se descobrir algo novo todos os dias.
    Eu, que além de apegada aos instrumentos rudimentares da escrita, tenho certo receio de procedimentos estéticos em geral, descobri uma maneira de me manter jovem para sempre, mesmo que, olhando, ninguém diga: não vou mais parar de estudar e assim realizarei a utopia de me sentir com 20 anos até os 100 – depois disso, aí sim, recreio.

MEDEIROS, Martha. Simples assim. 12. ed. – Porto Alegre, RS: LP&M, 2016.  

De acordo com o TEXTO I,

Alternativas
Comentários
  • Letra D - "...descobri uma maneira de me manter jovem para sempre, mesmo que, olhando, ninguém diga: não vou mais parar de estudar e assim realizarei a utopia de me sentir com 20 anos até os 100 – depois disso, aí sim, recreio."

ID
5425336
Banca
IDIB
Órgão
Câmara de Gravatá - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO I
Um mergulho no oceano

    A última vez que entrei numa sala de aula foi no último dia da faculdade, e lá se vão muitas luas, parece que foi em outra vida. Fazia tanto tempo que eu não era estudante que fiquei apreensiva ao me matricular na The London School of English, de onde retornei semana passada. Haveria quantos alunos por sala? Ainda existe giz e quadro-negro? E sendo eu uma analfabeta digital, passaria vergonha levando um caderno e uma caneta para anotações?
    Éramos poucos em cada sala – no máximo oito, entre tchecos, russos, japoneses, italianos, espanhóis e brasileiros. O quadro-negro agora é um quadro branco onde se escreve com marcadores coloridos (para os saudosistas, vale uma visita à Saatchi Gallery, que expõe antigos quadros-negros das mais famosas universidades do mundo – Cambridge, Harvard, Oxford – extraindo de nós um novo olhar para o efeito das frases, fórmulas e gráficos rabiscados a giz).
    E a analfabeta digital não passou vergonha com seu caderno e caneta, mesmo cercada por colegas equipados com tablets e laptops. Não conheço recurso mais eficiente para reter e decorar informações do que escrevê-las à mão. Fiquei impressionada ao ver que alguns alunos fotografam o quadro antes de o professor apagá-lo. Não copiam, simplesmente fotografam com seus celulares. Eu sempre aprendi mais escrevendo, sublinhando, fazendo círculos em torno das palavras, enchendo a página de flechas e asteriscos. Meu caderno ainda vai acabar sendo exposto numa mostra de design.
    O mais valioso da experiência foi resgatar o prazer inocente de aprender. Cada nova palavra, cada nova expressão era uma vitória particular que eu assimilava com humildade. A minha vergonha em falar um idioma que não domino, e ao mesmo tempo a disposição em me divertir com os próprios erros, me tornavam uma aprendiz de mim mesma e da vida, essa venerável mestra.
    Algumas pessoas se satisfazem com o que já sabem, é como se seu conhecimento coubesse numa piscina. Dão algumas braçadas para um lado, outras braçadas para o outro, agarram-se às bordas e tocam o fundo com os pés: sentem-se seguras nessa amplitude restrita. Mas nada como mergulhar num mar do conhecimento sem fim, onde não há limites, a profundidade é oceânica e a ideia é nadar sem chegar à terra firme, simplesmente manter-se em movimento. Cansa, mas também revitaliza. Uma pena que nossa preguiça impeça a grandeza de se descobrir algo novo todos os dias.
    Eu, que além de apegada aos instrumentos rudimentares da escrita, tenho certo receio de procedimentos estéticos em geral, descobri uma maneira de me manter jovem para sempre, mesmo que, olhando, ninguém diga: não vou mais parar de estudar e assim realizarei a utopia de me sentir com 20 anos até os 100 – depois disso, aí sim, recreio.

MEDEIROS, Martha. Simples assim. 12. ed. – Porto Alegre, RS: LP&M, 2016.  

Assinale a alternativa em que a palavra destacada apresenta a correta classificação quanto à acentuação tônica e ao número de sílabas.

Alternativas
Comentários
  • U-to-pi-a= paroxítona polissilábica.

  • CADA SÍLABA TEM APENAS UMA VOGAL. E UTOPIA TEM HIATO POR ISSO CADA VOGAL EM UM SÍLABA

  • B) U-TO-PI-A => Paroxítona Polissílaba.

    Não existe sílaba sem vogal. A consonante não seguida de vogal fica na sílaba anterior.

    Polissílabas (polissilábicas): sen-ti-ne-la, sen-ti-men-to, fe-li-ci-da-de, etc.

    Sílaba é um fonema ou um grupo de fonemas emitido num impulso expiratório.

    Prof. Arenildo Santos

  • A) RE-TOR-NEI / TRISSÍLABA 

    B) GABARITO  

    C) MUI-TAS / DISSÍLABA 

    D) VA-LI-O-SO / POLISSÍLABA 

    senado federal - pertencelemos!

  • A questão é de fonologia e quer que assinalemos a alternativa em que a palavra destacada apresenta a correta classificação quanto à acentuação tônica e ao número de sílabas. Vejamos:

     .

    Oxítonas: a sílaba tônica é a última. Acentuam-se as oxítonas terminadas em A, E, O (S), mesmo quando seguidas de LO(S), LA(S); e as terminadas em EM, ENS (com duas ou mais sílabas). Acentuam-se também as oxítonas terminadas com ditongos abertos ÉI, ÓI e ÉU, seguidas ou não de “s”.

    Paroxítonas: a sílaba tônica é a penúltima. Acentuam-se as paroxítonas terminadas em l, n, r, x, i(s), u(s), ps, ã(s), ão(s), ei(s), ons, um, uns, ditongo (crescente ou decrescente), seguido ou não de "s".

    Proparoxítonas: são palavras que têm a antepenúltima sílaba como sílaba tônica. TODAS as palavras proparoxítonas são acentuadas graficamente, segundo as regras de acentuação.

     .

    Monossílabas são palavras que têm 1 sílaba. Ex.: Fé

    Dissílabas são palavras que têm 2 sílabas. Ex.: Fo-co

    Trissílabas são palavras que têm 3 sílabas. Ex.: Con-cur-so

    Polissílabas são palavras que têm 4 ou mais sílabas. Ex.: A-pro-va-dos

     .

    A) “...de onde retornei semana passada” – oxítona e polissílaba

    Errado. "Re-tor-nei" é uma palavra oxítona e TRISSÍLABA.

     .

    B) “...e assim realizarei a utopia de me sentir com 20 anos...” – paroxítona e polissílaba

    Certo. "U-to-pi-a" é uma palavra paroxítona e polissílaba.

     .

    C) “...e lá se vão muitas luas...” – paroxítona e trissílaba

    Errado. "Mui-tas" é uma palavra paroxítona e DISSÍLABA.

     .

    D) “O mais valioso da experiência foi resgatar o prazer...” – paroxítona e trissílaba

    Errado. "Va-li-o-so" é uma palavra paroxítona e POLISSÍLABA.

     .

    Gabarito: Letra B


ID
5425339
Banca
IDIB
Órgão
Câmara de Gravatá - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO I
Um mergulho no oceano

    A última vez que entrei numa sala de aula foi no último dia da faculdade, e lá se vão muitas luas, parece que foi em outra vida. Fazia tanto tempo que eu não era estudante que fiquei apreensiva ao me matricular na The London School of English, de onde retornei semana passada. Haveria quantos alunos por sala? Ainda existe giz e quadro-negro? E sendo eu uma analfabeta digital, passaria vergonha levando um caderno e uma caneta para anotações?
    Éramos poucos em cada sala – no máximo oito, entre tchecos, russos, japoneses, italianos, espanhóis e brasileiros. O quadro-negro agora é um quadro branco onde se escreve com marcadores coloridos (para os saudosistas, vale uma visita à Saatchi Gallery, que expõe antigos quadros-negros das mais famosas universidades do mundo – Cambridge, Harvard, Oxford – extraindo de nós um novo olhar para o efeito das frases, fórmulas e gráficos rabiscados a giz).
    E a analfabeta digital não passou vergonha com seu caderno e caneta, mesmo cercada por colegas equipados com tablets e laptops. Não conheço recurso mais eficiente para reter e decorar informações do que escrevê-las à mão. Fiquei impressionada ao ver que alguns alunos fotografam o quadro antes de o professor apagá-lo. Não copiam, simplesmente fotografam com seus celulares. Eu sempre aprendi mais escrevendo, sublinhando, fazendo círculos em torno das palavras, enchendo a página de flechas e asteriscos. Meu caderno ainda vai acabar sendo exposto numa mostra de design.
    O mais valioso da experiência foi resgatar o prazer inocente de aprender. Cada nova palavra, cada nova expressão era uma vitória particular que eu assimilava com humildade. A minha vergonha em falar um idioma que não domino, e ao mesmo tempo a disposição em me divertir com os próprios erros, me tornavam uma aprendiz de mim mesma e da vida, essa venerável mestra.
    Algumas pessoas se satisfazem com o que já sabem, é como se seu conhecimento coubesse numa piscina. Dão algumas braçadas para um lado, outras braçadas para o outro, agarram-se às bordas e tocam o fundo com os pés: sentem-se seguras nessa amplitude restrita. Mas nada como mergulhar num mar do conhecimento sem fim, onde não há limites, a profundidade é oceânica e a ideia é nadar sem chegar à terra firme, simplesmente manter-se em movimento. Cansa, mas também revitaliza. Uma pena que nossa preguiça impeça a grandeza de se descobrir algo novo todos os dias.
    Eu, que além de apegada aos instrumentos rudimentares da escrita, tenho certo receio de procedimentos estéticos em geral, descobri uma maneira de me manter jovem para sempre, mesmo que, olhando, ninguém diga: não vou mais parar de estudar e assim realizarei a utopia de me sentir com 20 anos até os 100 – depois disso, aí sim, recreio.

MEDEIROS, Martha. Simples assim. 12. ed. – Porto Alegre, RS: LP&M, 2016.  

Leia as assertivas a seguir:

I. Em “...no máximo oito, entre tchecos, russos, japoneses, italianos, espanhóis e brasileiros”, o vocábulo destacado apresenta um dígrafo e um ditongo decrescente.
II. No trecho “...mesmo cercada por colegas equipados com tablets e laptops”, o termo em destaque possui um ditongo crescente presente na sílaba “qui”.
III. Em “...cada nova expressão era uma vitória particular...”, a palavra destacada possui, em sua sílaba final, um ditongo decrescente.
IV. No trecho “...é como se seu conhecimento coubesse numa piscina”, a palavra sublinhada apresenta um dígrafo formado por “sc”.

Assinale

Alternativas
Comentários
  • I - espanhóis - o vocábulo destacado apresenta um dígrafo e um ditongo decrescente - correto!

    II - equipados - o termo em destaque possui um ditongo crescente presente na sílaba “qui” - dígrafo

    III - Vitória - a palavra destacada possui, em sua sílaba final, um ditongo decrescente. - ditongo crescente.

    IV - Piscina - a palavra sublinhada apresenta um dígrafo formado por “sc”. - correto!

    Gabarito: C

  • Gabarito C

    II - Na palavra equipados o "u é NULO"

    (dígrafo)

    ex: equipados: e-qi-pa-dos / quero: qe-ro

    III - Vitória -> Ditongo crescente (ia)


ID
5425342
Banca
IDIB
Órgão
Câmara de Gravatá - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português

TEXTO I
Um mergulho no oceano

    A última vez que entrei numa sala de aula foi no último dia da faculdade, e lá se vão muitas luas, parece que foi em outra vida. Fazia tanto tempo que eu não era estudante que fiquei apreensiva ao me matricular na The London School of English, de onde retornei semana passada. Haveria quantos alunos por sala? Ainda existe giz e quadro-negro? E sendo eu uma analfabeta digital, passaria vergonha levando um caderno e uma caneta para anotações?
    Éramos poucos em cada sala – no máximo oito, entre tchecos, russos, japoneses, italianos, espanhóis e brasileiros. O quadro-negro agora é um quadro branco onde se escreve com marcadores coloridos (para os saudosistas, vale uma visita à Saatchi Gallery, que expõe antigos quadros-negros das mais famosas universidades do mundo – Cambridge, Harvard, Oxford – extraindo de nós um novo olhar para o efeito das frases, fórmulas e gráficos rabiscados a giz).
    E a analfabeta digital não passou vergonha com seu caderno e caneta, mesmo cercada por colegas equipados com tablets e laptops. Não conheço recurso mais eficiente para reter e decorar informações do que escrevê-las à mão. Fiquei impressionada ao ver que alguns alunos fotografam o quadro antes de o professor apagá-lo. Não copiam, simplesmente fotografam com seus celulares. Eu sempre aprendi mais escrevendo, sublinhando, fazendo círculos em torno das palavras, enchendo a página de flechas e asteriscos. Meu caderno ainda vai acabar sendo exposto numa mostra de design.
    O mais valioso da experiência foi resgatar o prazer inocente de aprender. Cada nova palavra, cada nova expressão era uma vitória particular que eu assimilava com humildade. A minha vergonha em falar um idioma que não domino, e ao mesmo tempo a disposição em me divertir com os próprios erros, me tornavam uma aprendiz de mim mesma e da vida, essa venerável mestra.
    Algumas pessoas se satisfazem com o que já sabem, é como se seu conhecimento coubesse numa piscina. Dão algumas braçadas para um lado, outras braçadas para o outro, agarram-se às bordas e tocam o fundo com os pés: sentem-se seguras nessa amplitude restrita. Mas nada como mergulhar num mar do conhecimento sem fim, onde não há limites, a profundidade é oceânica e a ideia é nadar sem chegar à terra firme, simplesmente manter-se em movimento. Cansa, mas também revitaliza. Uma pena que nossa preguiça impeça a grandeza de se descobrir algo novo todos os dias.
    Eu, que além de apegada aos instrumentos rudimentares da escrita, tenho certo receio de procedimentos estéticos em geral, descobri uma maneira de me manter jovem para sempre, mesmo que, olhando, ninguém diga: não vou mais parar de estudar e assim realizarei a utopia de me sentir com 20 anos até os 100 – depois disso, aí sim, recreio.

MEDEIROS, Martha. Simples assim. 12. ed. – Porto Alegre, RS: LP&M, 2016.  

Assinale a alternativa que apresenta a correta divisão silábica das palavras destacadas nos trechos abaixo.
I. “...fiquei apreensiva1 ao me matricular na The London School of English...”.
II. “...Eu sempre aprendi mais escrevendo, sublinhando2 , fazendo círculos...”.
III. “O mais valioso da experiência3 foi resgatar o prazer inocente de aprender”.

Alternativas

ID
5425345
Banca
IDIB
Órgão
Câmara de Gravatá - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO I
Um mergulho no oceano

    A última vez que entrei numa sala de aula foi no último dia da faculdade, e lá se vão muitas luas, parece que foi em outra vida. Fazia tanto tempo que eu não era estudante que fiquei apreensiva ao me matricular na The London School of English, de onde retornei semana passada. Haveria quantos alunos por sala? Ainda existe giz e quadro-negro? E sendo eu uma analfabeta digital, passaria vergonha levando um caderno e uma caneta para anotações?
    Éramos poucos em cada sala – no máximo oito, entre tchecos, russos, japoneses, italianos, espanhóis e brasileiros. O quadro-negro agora é um quadro branco onde se escreve com marcadores coloridos (para os saudosistas, vale uma visita à Saatchi Gallery, que expõe antigos quadros-negros das mais famosas universidades do mundo – Cambridge, Harvard, Oxford – extraindo de nós um novo olhar para o efeito das frases, fórmulas e gráficos rabiscados a giz).
    E a analfabeta digital não passou vergonha com seu caderno e caneta, mesmo cercada por colegas equipados com tablets e laptops. Não conheço recurso mais eficiente para reter e decorar informações do que escrevê-las à mão. Fiquei impressionada ao ver que alguns alunos fotografam o quadro antes de o professor apagá-lo. Não copiam, simplesmente fotografam com seus celulares. Eu sempre aprendi mais escrevendo, sublinhando, fazendo círculos em torno das palavras, enchendo a página de flechas e asteriscos. Meu caderno ainda vai acabar sendo exposto numa mostra de design.
    O mais valioso da experiência foi resgatar o prazer inocente de aprender. Cada nova palavra, cada nova expressão era uma vitória particular que eu assimilava com humildade. A minha vergonha em falar um idioma que não domino, e ao mesmo tempo a disposição em me divertir com os próprios erros, me tornavam uma aprendiz de mim mesma e da vida, essa venerável mestra.
    Algumas pessoas se satisfazem com o que já sabem, é como se seu conhecimento coubesse numa piscina. Dão algumas braçadas para um lado, outras braçadas para o outro, agarram-se às bordas e tocam o fundo com os pés: sentem-se seguras nessa amplitude restrita. Mas nada como mergulhar num mar do conhecimento sem fim, onde não há limites, a profundidade é oceânica e a ideia é nadar sem chegar à terra firme, simplesmente manter-se em movimento. Cansa, mas também revitaliza. Uma pena que nossa preguiça impeça a grandeza de se descobrir algo novo todos os dias.
    Eu, que além de apegada aos instrumentos rudimentares da escrita, tenho certo receio de procedimentos estéticos em geral, descobri uma maneira de me manter jovem para sempre, mesmo que, olhando, ninguém diga: não vou mais parar de estudar e assim realizarei a utopia de me sentir com 20 anos até os 100 – depois disso, aí sim, recreio.

MEDEIROS, Martha. Simples assim. 12. ed. – Porto Alegre, RS: LP&M, 2016.  

Na passagem “Algumas pessoas se satisfazem com o que já sabem...”, o advérbio “já” exprime na oração um sentido de

Alternativas
Comentários
  • Assertiva D

    o advérbio “já”  = tempo

  • pessoas já sabem. - tempo.

    Gabarito: D

  • já adverbio de tempo

    já adverbio de tempo

    já adverbio de tempo

  • A questão é sobre advérbios e quer saber qual sentido expressa o advérbio "já" em “Algumas pessoas se satisfazem com o quesabem...”. Vejamos:

     .

    Advérbio: palavra invariável que indica circunstâncias. Modifica um adjetivo, um verbo ou outro advérbio. Pode ser de afirmação, dúvida, intensidade, lugar, modo, tempo e negação.

     .

    A) dúvida.

    Errado.

    Advérbios de dúvida: talvez, quiçá, acaso, porventura, certamente, provavelmente, possivelmente, decerto, certo...

     .

    B) intensidade.

    Errado.

    Advérbios de intensidade (intensificam algo): muito, mui, pouco, assaz, bastante, mais, menos, tão, demasiado, meio, todo, completamente, profundamente, demasiadamente, excessivamente, demais, nada, ligeiramente, levemente, que, quão, quanto, bem, mal, quase, apenas, como.

     .

    C) modo.

    Errado.

    Advérbios de modo (indicam como algo acontece): bem, mal, assim, depressa, devagar, como, adrede, debalde, alerta, melhor (= mais bem), pior (= mais mal), aliás (de outro modo), calmamente, livremente, propositadamente, selvagemente, e quase todos os advérbios terminados em -mente.

     .

    D) tempo.

    Certo. "Já" é um advérbio de tempo e modifica o verbo "sabem".

    Advérbios de tempo: (dão ideia de tempo e período) agora, hoje, amanhã, depois, ontem, anteontem, , sempre, amiúde, nunca, jamais, ainda, logo, antes, cedo, tarde, ora, afinal, outrora, então, breve, aqui (= neste momento), nisto, aí (= então, nesse momento), entrementes, brevemente, imediatamente, raramente, finalmente, comumente, presentemente, diariamente, concomitantemente, simultaneamente, etc.

     .

    Gabarito: Letra D

  • já adverbio de tempo

    já adverbio de tempo

  • GABARITO: D

    Os advérbios de TEMPO são aqueles que fornecem informação temporal. Estes advérbios, posto isto, fornecem dados que permitem responder à pergunta de sobre quando decorreu, decorre ou decorrerá a ação.

    “Agora”, “antes”, “depois”, “hoje”, “enquanto”, “já”, “tarde”, “cedo” e “ainda”, “ontem”, “amanhã”, “sempre”, “nunca”, . são alguns exemplos de advérbios de tempo.

    https://conceito.de/adverbio-de-tempo


ID
5425348
Banca
IDIB
Órgão
Câmara de Gravatá - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO I
Um mergulho no oceano

    A última vez que entrei numa sala de aula foi no último dia da faculdade, e lá se vão muitas luas, parece que foi em outra vida. Fazia tanto tempo que eu não era estudante que fiquei apreensiva ao me matricular na The London School of English, de onde retornei semana passada. Haveria quantos alunos por sala? Ainda existe giz e quadro-negro? E sendo eu uma analfabeta digital, passaria vergonha levando um caderno e uma caneta para anotações?
    Éramos poucos em cada sala – no máximo oito, entre tchecos, russos, japoneses, italianos, espanhóis e brasileiros. O quadro-negro agora é um quadro branco onde se escreve com marcadores coloridos (para os saudosistas, vale uma visita à Saatchi Gallery, que expõe antigos quadros-negros das mais famosas universidades do mundo – Cambridge, Harvard, Oxford – extraindo de nós um novo olhar para o efeito das frases, fórmulas e gráficos rabiscados a giz).
    E a analfabeta digital não passou vergonha com seu caderno e caneta, mesmo cercada por colegas equipados com tablets e laptops. Não conheço recurso mais eficiente para reter e decorar informações do que escrevê-las à mão. Fiquei impressionada ao ver que alguns alunos fotografam o quadro antes de o professor apagá-lo. Não copiam, simplesmente fotografam com seus celulares. Eu sempre aprendi mais escrevendo, sublinhando, fazendo círculos em torno das palavras, enchendo a página de flechas e asteriscos. Meu caderno ainda vai acabar sendo exposto numa mostra de design.
    O mais valioso da experiência foi resgatar o prazer inocente de aprender. Cada nova palavra, cada nova expressão era uma vitória particular que eu assimilava com humildade. A minha vergonha em falar um idioma que não domino, e ao mesmo tempo a disposição em me divertir com os próprios erros, me tornavam uma aprendiz de mim mesma e da vida, essa venerável mestra.
    Algumas pessoas se satisfazem com o que já sabem, é como se seu conhecimento coubesse numa piscina. Dão algumas braçadas para um lado, outras braçadas para o outro, agarram-se às bordas e tocam o fundo com os pés: sentem-se seguras nessa amplitude restrita. Mas nada como mergulhar num mar do conhecimento sem fim, onde não há limites, a profundidade é oceânica e a ideia é nadar sem chegar à terra firme, simplesmente manter-se em movimento. Cansa, mas também revitaliza. Uma pena que nossa preguiça impeça a grandeza de se descobrir algo novo todos os dias.
    Eu, que além de apegada aos instrumentos rudimentares da escrita, tenho certo receio de procedimentos estéticos em geral, descobri uma maneira de me manter jovem para sempre, mesmo que, olhando, ninguém diga: não vou mais parar de estudar e assim realizarei a utopia de me sentir com 20 anos até os 100 – depois disso, aí sim, recreio.

MEDEIROS, Martha. Simples assim. 12. ed. – Porto Alegre, RS: LP&M, 2016.  

Em “...e ao mesmo tempo a disposição em me divertir com os próprios erros...”, o vocábulo em destaque é acentuado, pois é

Alternativas
Comentários
  • NÃO acentua as paroxítonas terminadas em: a(s), e(s), o(s), m, ns.

    Acentua-se as paroxítonas terminas em ditongo.

  • Gab. B

    Pra revisar:

    Os ditongos podem ser classificados como orais ou nasais, abertos ou fechados, crescentes ou decrescentes. Vejamos um pouco mais sobre essas distinções.

    Para iniciar, devemos saber a diferença entre vogais orais e vogais nasais. As vogais orais são aquelas que, quando pronunciadas, o som sai inteiramente pela cavidade bucal, ou seja, não possuem traço nasal. 

    Vejamos alguns exemplos de ditongos orais:

    Pa - pai

    He - rói

    Por sua vez, as vogais nasais são aquelas em que o ar, ao emitir o som, passa tanto pela boca quanto pelo nariz. Dessa maneira, elas possuem traço nasal.

    Vejamos alguns exemplos de ditongos nasais:

    Pão

    I - gua - na

    Mãe

    Cãi - bra

    Quan - do

    Somente os ditongos orais podem ser considerados abertos, pois ele ocorre quando uma vogal de timbre aberto se junta a uma semivogal (ou vice-versa).

    Exemplos de ditongos abertos:

    Fui

    De - grau

    Cha - péu

    Pa- péis

    Os ditongos fechados, por sua vez, podem ocorrer tanto em ditongos nasais quanto em ditongos orais com timbres fechados. 

    Vejamos alguns exemplos de ditongos fechados:

    Fre - qn - cia 

          ↓

    Ditongo nasal

    Doi - do

     ↓

    Ditongo oral fechado

    Mui - to

     ↓

    Ditongo nasal

    Tei -a

     ↓

    Ditongo oral fechado

    Nos ditongos crescentes ocorre um crescimento sonoro produzido pela junção, na seguinte sequência: semivogal + vogal

    Exemplos:

    A - quo - so (= semivogal - timbre fraco / = vogal - timbre forte)

    Lin - gui - ça (= semivogal - timbre fraco / = vogal - timbre forte)

    Mi - sé - ria (= semivogal - timbre fraco / = vogal - timbre forte)

    Goe - la (= semivogal - timbre fraco / = vogal - timbre forte)

    Nos ditongos decrescentes o que ocorre é o contrário, há um decrescimento sonoro produzido pela junção: vogal + semivogal

    Exemplos:

    Flau - ta (= vogal - timbre forte / = semivogal - timbre fraco)

    Mau  (= vogal - timbre forte / = semivogal - timbre fraco)

    Ou - tro (= vogal - timbre forte / = semivogal - timbre fraco)

    Noi - te (= vogal - timbre forte / = semivogal - timbre fraco)

    Gra - tui - to (= vogal - timbre forte / = semivogal - timbre fraco)

    fonte: https://querobolsa.com.br/enem/portugues/ditongo

  • É comum as pessoas empregarem a acentuação tônica de maneira incorreta em algumas palavras. Esse erro pode transformar uma palavra oxítona em uma palavra paroxítona. Conhecido como silabada, esse erro se chama prosódia.

    Veja abaixo alguns exemplos de silabada

    • Circuito e não circuíto

    • Gratuito e não gratuíto

    • Fluido e não fluído

    • Rubrica e não rúbrica

    • Ibero e não íbero

    • Avaro e não ávaro

    • Filantropo e não filântropo

    • Sutil e não sútil

    • Opção e não opição

    • Arquétipo e não arquetipo

    • Ínterim e não interím

    • Protótipo e não prototípo

    https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/lingua-portuguesa/palavras-oxitonas

  • GAB-B

    PAROXITONAS TERMINADAS EM :

    A,E,O,EM,ENS LEVAM ACENTO.

  • Um ditongo é classificado de ditongo aberto quando é formado por uma vogal pronunciada com timbre aberto, como herói. É classificado de ditongo fechado quando é formado por uma vogal pronunciada com timbre fechado, como foice. Somente os ditongos orais podem ser considerados abertos, pois ele ocorre quando uma vogal de timbre aberto se junta a uma semivogal (ou vice-versa). Os ditongos fechados, por sua vez, podem ocorrer tanto em ditongos nasais quanto em ditongos orais com timbres fechados.
  • Pode ser uma PROPAROXÍTONA EVENTUAL, pois é terminada em DITONGO CRESCENTE!

  • Não entendi o porquê de ser letra B, já que pró-pri-os é proparoxítona.

    "Por se pautar no Novo Acordo Ortográfico, o Dicio considera pró-pri-o a separação silábica correta para a palavra próprio, classificando-a como proparoxítona, ao invés de paroxítona terminada em ditongo crescente. Portanto, a separação pró-prio não será referida neste dicionário."

  • A questão é de acentuação e quer saber por qual motivo a palavra "próprios" é acentuada. Vejamos:

     .

    Oxítonas: a sílaba tônica é a última. Acentuam-se as oxítonas terminadas em A, E, O (S), mesmo quando seguidas de LO(S), LA(S); e as terminadas em EM, ENS (com duas ou mais sílabas). Acentuam-se também as oxítonas terminadas com ditongos abertos ÉI, ÓI e ÉU, seguidas ou não de “s”.

    Paroxítonas: a sílaba tônica é a penúltima. Acentuam-se as paroxítonas terminadas em l, n, r, x, i(s), u(s), ps, ã(s), ão(s), ei(s), ons, um, uns, ditongo (crescente ou decrescente), seguido ou não de "s".

    Proparoxítonas: são palavras que têm a antepenúltima sílaba como sílaba tônica. TODAS as palavras proparoxítonas são acentuadas graficamente, segundo as regras de acentuação.

     .

    A) uma paroxítona terminada em S.

    Errado. "Pró-prios" é uma paroxítona terminada em ditongo crescente.

     .

    B) uma paroxítona terminada em ditongo.

    Certo. "Pró-prios" é uma paroxítona terminada em ditongo crescente. E uma dica: se tiver um acento no "vizinho", o final fica juntinho! Portanto, acento no "pró", final junto "prios".

     .

    C) uma proparoxítona e todas são acentuadas.

    Errado. "Pró-prios" é uma paroxítona e não uma proparoxítona.

     .

    D) uma paroxítona terminada em ditongo aberto.

    Errado. "Pró-prios" é uma paroxítona terminada em ditongo crescente. Ditongo aberto é aquele que tem o som mais amplo, como "pai", "ji-boi-a". Enquanto isso, o ditongo fechado tem um som considerado mais “pesado”, como "rou-bar", "loi-ra".

     .

    Gabarito: Letra C


ID
5425372
Banca
IDIB
Órgão
Câmara de Gravatá - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO V
Você maior

    As redes sociais alimentam, mas não são as únicas responsáveis pela egolatria que tomou conta do mundo. Vivendo numa bolha chamada sociedade de consumo, cada um de nós passou a ser encarado como um produto e, como tal, precisa se “vender”. Para se colocar bem no mercado do amor e no mercado de trabalho, tornou-se obrigatório apresentar um perfil, e então tratamos de falar muito sobre nós, sobre nossos atributos e tudo o que possa fazer a gente avançar em relação à concorrência, que não é pequena. Somos os publicitários de nós mesmos, uns mais discretos, outros mais exibidos, mas todos procurando encantar o próximo, que propaganda nada mais é do que isso: a arte de seduzir.
    Contraditoriamente, quando se torna necessário falarmos não de nossos atributos, mas de nossas dores, de nossas inseguranças e de nossos defeitos, fechamos a boca. Mesmo os que estão bem perto, aqueles que nos são íntimos, não escutam a nossa voz. Calamos por temer um julgamento sumário. Produtos precisam ser eficientes, não podem ter falhas.
    A boa notícia é que tudo isso é um absurdo. Não somos um produto. Não precisamos de slogan, embalagem, jingle. Estamos aqui para conviver, e não para sermos consumidos. E, se quisermos que realmente nos conheçam, o ideal seria parar de nos anunciarmos como o último copo d’água do deserto.
    O documentário Eu Maior, um dos trabalhos mais tocantes a que assisti nos últimos tempos, traz o depoimento de filósofos, artistas, cientistas e ambientalistas sobre quem verdadeiramente somos e como devemos nos relacionar com o universo. Entre várias colocações ponderadas, teve uma de Marina Silva que tomei como uma lição de comportamento: “Você descobre a qualidade de uma pessoa não quando ela fala de si, mas quando ela fala dos outros”.
    Ou seja, o que revela sua verdadeira natureza são os comentários venenosos que costuma distribuir ou os elogios que faz sobre amigos e desconhecidos. São as fofocas que oculta para não menosprezar seus semelhantes ou que espalha por aí, acrescentando uma maldadezinha extra. Você é avaliado de forma mais precisa através da sua capacidade de enaltecer o positivo que há ao seu redor ou de propagar o negativismo que sobressai em tudo o que vê. Você demonstra que é uma pessoa maior – ou menor – de acordo com sua necessidade de diminuir ou de valorizar aqueles que o rodeiam, de acordo com um olhar que deveria ser justo, mas quase sempre é competitivo. É através das suas palavras amorosas ou das suas declarações injuriantes que os outros saberão exatamente quem é você – pouco importando o que você diga sobre si mesmo.
    Sobre você mesmo, deixe que falemos nós.

MEDEIROS, Martha. Simples assim. 12. ed. – Porto Alegre, RS: LP&M, 2016. 

De acordo com o TEXTO V

Alternativas
Comentários
  • Letra C - "Ou seja, o que revela sua verdadeira natureza são os comentários venenosos que costuma distribuir ou os elogios que faz sobre amigos e desconhecidos."

ID
5425375
Banca
IDIB
Órgão
Câmara de Gravatá - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO V
Você maior

    As redes sociais alimentam, mas não são as únicas responsáveis pela egolatria que tomou conta do mundo. Vivendo numa bolha chamada sociedade de consumo, cada um de nós passou a ser encarado como um produto e, como tal, precisa se “vender”. Para se colocar bem no mercado do amor e no mercado de trabalho, tornou-se obrigatório apresentar um perfil, e então tratamos de falar muito sobre nós, sobre nossos atributos e tudo o que possa fazer a gente avançar em relação à concorrência, que não é pequena. Somos os publicitários de nós mesmos, uns mais discretos, outros mais exibidos, mas todos procurando encantar o próximo, que propaganda nada mais é do que isso: a arte de seduzir.
    Contraditoriamente, quando se torna necessário falarmos não de nossos atributos, mas de nossas dores, de nossas inseguranças e de nossos defeitos, fechamos a boca. Mesmo os que estão bem perto, aqueles que nos são íntimos, não escutam a nossa voz. Calamos por temer um julgamento sumário. Produtos precisam ser eficientes, não podem ter falhas.
    A boa notícia é que tudo isso é um absurdo. Não somos um produto. Não precisamos de slogan, embalagem, jingle. Estamos aqui para conviver, e não para sermos consumidos. E, se quisermos que realmente nos conheçam, o ideal seria parar de nos anunciarmos como o último copo d’água do deserto.
    O documentário Eu Maior, um dos trabalhos mais tocantes a que assisti nos últimos tempos, traz o depoimento de filósofos, artistas, cientistas e ambientalistas sobre quem verdadeiramente somos e como devemos nos relacionar com o universo. Entre várias colocações ponderadas, teve uma de Marina Silva que tomei como uma lição de comportamento: “Você descobre a qualidade de uma pessoa não quando ela fala de si, mas quando ela fala dos outros”.
    Ou seja, o que revela sua verdadeira natureza são os comentários venenosos que costuma distribuir ou os elogios que faz sobre amigos e desconhecidos. São as fofocas que oculta para não menosprezar seus semelhantes ou que espalha por aí, acrescentando uma maldadezinha extra. Você é avaliado de forma mais precisa através da sua capacidade de enaltecer o positivo que há ao seu redor ou de propagar o negativismo que sobressai em tudo o que vê. Você demonstra que é uma pessoa maior – ou menor – de acordo com sua necessidade de diminuir ou de valorizar aqueles que o rodeiam, de acordo com um olhar que deveria ser justo, mas quase sempre é competitivo. É através das suas palavras amorosas ou das suas declarações injuriantes que os outros saberão exatamente quem é você – pouco importando o que você diga sobre si mesmo.
    Sobre você mesmo, deixe que falemos nós.

MEDEIROS, Martha. Simples assim. 12. ed. – Porto Alegre, RS: LP&M, 2016. 

Leia o trecho abaixo:

“Ou seja, o que revela sua verdadeira natureza são os comentários venenosos que costuma distribuir ou os elogios que faz sobre amigos e desconhecidos”.

A palavra destacada pode ser substituída, sem prejuízo de sentido, por

Alternativas
Comentários
  • Gab. letra b) perversos.


ID
5425381
Banca
IDIB
Órgão
Câmara de Gravatá - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos

Sobre o funcionamento do veículo, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
5425384
Banca
IDIB
Órgão
Câmara de Gravatá - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos

Assinale abaixo a única alternativa que não contempla um componente do Sistema de Direção.

Alternativas

ID
5425387
Banca
IDIB
Órgão
Câmara de Gravatá - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos

Assinale abaixo o único componente do Sistema de Frenagem.

Alternativas

ID
5425390
Banca
IDIB
Órgão
Câmara de Gravatá - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos

Sobre a bateria do veículo, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
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ID
5425393
Banca
IDIB
Órgão
Câmara de Gravatá - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos

Analise os itens abaixo a respeito a injeção eletrônica:

I. A injeção eletrônica substituiu o carburador, agregando mais eficiência ao motor.
II. A função da injeção eletrônica é transformar a energia elétrica em eletrônica.
III. A injeção eletrônica é a principal responsável pelo funcionamento regular dos airbags e do sistema ABS.

Assinale

Alternativas
Comentários
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ID
5425396
Banca
IDIB
Órgão
Câmara de Gravatá - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Assinale, entre as alternativas abaixo, uma forma de preservar o meio ambiente.

Alternativas
Comentários
  • cara essa prova e uma vergonha pode nem chamar de prova.
  • Utilização de produtos descatáveis não é uma forma? Como assim? Se eu faço a reutilização, estou praticando a politica dos 3R, consequentemente tenhor um menor impacto ambiental, já que não é necessário a produção do mesmo, causando impacto ambiental e sendo assim, ajudando na preservação.

    Questão com 2 respostas que podem ser consideradas corretas.

  • Acho que os colegas aí não conseguiram ler bem. Como utilizar produtos descartáveis é preservar o meio ambiente?!

    Você vai gerar mais lixo e poluir ainda mais. Justamente por isso estão sendo abolidos os canudos de plásticos, são incentivadas as adoções de copos únicos para uso dentre outras alternativas. Utilizar não descartáveis é bem menos poluentes!!!


ID
5425399
Banca
IDIB
Órgão
Câmara de Gravatá - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Sobre o respeito ao meio ambiente, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
5425402
Banca
IDIB
Órgão
Câmara de Gravatá - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Assinale abaixo a única alternativa que não representa uma característica do meio ambiente.

Alternativas
Comentários
  • FUTURA*


ID
5425405
Banca
IDIB
Órgão
Câmara de Gravatá - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Assinale abaixo a única alternativa que prevê um comportamento ético no ambiente de trabalho.

Alternativas
Comentários
  • D

  • Ética, tem haver com um bom comportamento na sociedade e, principalmente no serviço público. Ética, com ela se pratica o bem a todos e todos, tanto no momento de serviço quanto no momento de trabalho, ética requer de você o melhor pra sociedade, com boas intenções, alegre, feliz, sorridente, tendo em si um bom comportamento. um grande bizú é: ética se eleva as coisas boas, nada de malícia.
  • assíduo

    adjetivo

    1. 1.
    2. que se faz presente constantemente em determinado lugar.
    3. "é um frequentador a. de cinema"
    4. 2.
    5. que não falta às suas obrigações.
    6. "trabalhador a. e pontual"


ID
5425408
Banca
IDIB
Órgão
Câmara de Gravatá - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Analise os itens a seguir sobre a ética profissional:

I. Tanto no setor público como no setor privado, a ética profissional é um valor importante a ser praticado pelos trabalhadores em geral.
II. Manter limpo o local de trabalho não é dever de todo profissional, já que se trata de função inerente ao corpo de limpeza da organização.
III. Toda infração ética gera demissão por justa causa ou exoneração imediata do trabalhador.

Assinale

Alternativas
Comentários
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  • II. Manter limpo o local de trabalho não é dever de todo profissional, já que se trata de função inerente ao corpo de limpeza da organização.A expressão "NÃO" foi errada em colocar.

    III - Toda infração ética gera demissão por justa causa ou exoneração imediata do trabalhador.A expressão "TODA" absoluta a expressão infração onde ela e relativa para a proposição trabalhada.


ID
5425411
Banca
IDIB
Órgão
Câmara de Gravatá - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Sobre a velocidade máxima permitida, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Olá, venho compartilhar com todos vocês este método, que me fez obter um rendimento insano em pouco tempo.

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  • Lei 9503/97 Art 61: A velocidade máxima permitida para a via será indicada por meio de sinalização, obedecida suas características técnicas e as condições de trânsito.

    § 1º Onde não existir sinalização regulamentadora, a velocidade máxima será de:

    I. Vias urbanas:

    a) 80km/h, nas vias de trânsito rápido

    b) 60km/h, nas vias arteriais

    c) 40km/h, nas vias coletoras

    d) 30km/h, nas vias locais

    II. Nas vias rurais:

    a) nas Rodovias de pista dupla:

    1) 110km/h : automóveis, camionetas e motocicletas

    2) 90km/h : demais veículos

    b) rodovias de pistas simples

    1) 100km/h: automóveis, camionetas e motocicletas

    2) 90km/h: demais veículos

    c) estradas: 60km/h


ID
5425414
Banca
IDIB
Órgão
Câmara de Gravatá - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito

Assinale abaixo a velocidade máxima permitida nas vias urbanas, quando não existir sinalização regulamentadora.

Alternativas

ID
5425417
Banca
IDIB
Órgão
Câmara de Gravatá - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Assinale abaixo a infração aplicável ao motorista que avançar o sinal de parada obrigatória.

Alternativas
Comentários
  • Avançar o sinal vermelho do semáforo ou o de parada obrigatória, exceto onde houver sinalização que permita a livre conversão à direita prevista no art. 44-A deste Código:

     

    (Redação do caput dada pela Lei n. 14.071/20, em vigor a partir de 12ABR21)

     

    Infração – gravíssima.

    Penalidade – multa.

  • Art. 208. Avançar o sinal vermelho do semáforo ou o de parada obrigatória, exceto onde houver sinalização que permita a livre conversão à direita prevista no art. 44-A deste Código:

    Infração - gravíssima;

    Penalidade - multa.


ID
5425420
Banca
IDIB
Órgão
Câmara de Gravatá - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Acerca da direção defensiva, analise os itens a seguir:

I. A finalidade da direção defensiva é evitar acidentes.
II. A direção defensiva exige permanente estado de alerta, razão pela qual o motorista está liberado para ingerir substâncias psicoativas.
III. A direção defensiva determina que o motorista, ao observar à frente uma barreira policial, freie abruptamente o veículo.

Assinale

Alternativas
Comentários
  • Olá, venho compartilhar com todos vocês este método, que me fez obter um rendimento insano em pouco tempo.

    É uma ferramenta voltada para o planejamento e organização dos estudos.

    https://go.hotmart.com/U59544982F

    Confiram, eu comprei e vale muitoooo a pena.


ID
5425423
Banca
IDIB
Órgão
Câmara de Gravatá - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Noções de Primeiros Socorros
Assuntos

Sobre os primeiros socorros, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Olá, venho compartilhar com todos vocês este método, que me fez obter um rendimento insano em pouco tempo.

    É uma ferramenta voltada para o planejamento e organização dos estudos.

    https://go.hotmart.com/U59544982F

    Confiram, eu comprei e vale muitoooo a pena.


ID
5425426
Banca
IDIB
Órgão
Câmara de Gravatá - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Assinale abaixo a única alternativa correspondente a uma característica de veículo de transporte de emergência.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A

    RESOLUÇÃO CONTRAN Nº 268/08

    Dispõe sobre o uso de Luzes Intermitentes ou Rotativas em veículos

    Art. 1º Somente os veículos mencionados no inciso VII do Art. 29 do CTB poderão utilizar

    luz vermelha intermitente e dispositivo de alarme sonoro.

     

    Art. 29. O trânsito de veículos nas vias terrestres abertas à circulação obedecerá às seguintes normas:

    VII - os veículos destinados a socorro de incêndio e salvamento, os de polícia, os de fiscalização e operação de trânsito e as ambulâncias, além de prioridade no trânsito, gozam de livre circulação, estacionamento e parada, quando em serviço de urgência, de policiamento ostensivo ou de preservação da ordem pública, observadas as seguintes disposições: (Redação dada pela Lei nº 14.071/20)


ID
5425429
Banca
IDIB
Órgão
Câmara de Gravatá - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Com base no Código de Trânsito Brasileiro, analise os itens abaixo:

I. Considera-se trânsito a utilização das vias por pessoas, veículos e animais, isolados ou em grupos, conduzidos ou não, para fins de circulação, parada, estacionamento e operação de carga ou descarga.
II. Sistema Nacional de Trânsito é o conjunto de órgãos e entidades da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios que tem por finalidade o exercício das atividades de planejamento, administração, normatização, pesquisa, registro e licenciamento de veículos, formação, habilitação e reciclagem de condutores, educação, engenharia, operação do sistema viário, policiamento, fiscalização, julgamento de infrações e de recursos e aplicação de penalidades.
III. Os órgãos e entidades de trânsito pertencentes ao Sistema Nacional de Trânsito darão prioridade em suas ações à defesa da vida, nela incluída a preservação da saúde e do meio-ambiente.

Assinale

Alternativas
Comentários
  • (D)

    Art. 1º § 1º Considera-se trânsito a utilização das vias por pessoas, veículos e animais, isolados ou em grupos, conduzidos ou não, para fins de circulação, parada, estacionamento e operação de carga ou descarga.

    Art. 5º O Sistema Nacional de Trânsito é o conjunto de órgãos e entidades da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios que tem por finalidade o exercício das atividades de planejamento, administração, normatização, pesquisa, registro e licenciamento de veículos, formação, habilitação e reciclagem de condutores, educação, engenharia, operação do sistema viário, policiamento, fiscalização, julgamento de infrações e de recursos e aplicação de penalidades.

    Art. 1º § 5º Os órgãos e entidades de trânsito pertencentes ao Sistema Nacional de Trânsito darão prioridade em suas ações à defesa da vida, nela incluída a preservação da saúde e do meio-ambiente.

  • GAB - D

    Art. 1°§ 1° - Considera-se trânsito a utilização das vias por pessoas, veículos e animais, isolados ou em grupos, conduzidos ou não, para fins de circulação, parada, estacionamento e operação de carga ou descarga.

    Art. 1° § 5° - Os órgão e entidades de trânsito pertencentes ao Sistema Nacional de Trânsito darão prioridade em suas ações à defesa da vida, nela incluída a preservação da saúde e do meio ambiente.

    Art. 5° - O Sistema Nacional de Trânsito é o conjunto de órgãos e entidades da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios que tem por finalidade o exercício das atividades de planejamento, administração, normatização, pesquisa, registro e licenciamento de veículos, formação, habilitação e reciclagem de condutores, educação, engenharia, operação do sistema viário, policiamento, fiscalização, julgamento de infrações e de recursos e aplicação de penalidades.

  • Para quem, assim como eu, apanhou na última prova da PRF, força, foco e fé em relação à meta! Um dia terei orgulho de pertencer!


ID
5425432
Banca
IDIB
Órgão
Câmara de Gravatá - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Sobre as normas gerais de circulação e conduta previstas no Código de Trânsito Brasileiro, assinale a afirmativa incorreta

Alternativas
Comentários
  • Olá, venho compartilhar com todos vocês este método, que me fez obter um rendimento insano em pouco tempo.

    É uma ferramenta voltada para o planejamento e organização dos estudos.

    https://go.hotmart.com/U59544982F

    Confiram, eu comprei e vale muitoooo a pena.

  • Todo condutor, ao perceber que outro que o segue tem o propósito de ultrapassá-lo, deverá deslocar-se sempre para a faixa da esquerda.

    Faixa da direita.

  • Gabarito: A

    Há dois erros na assertiva:

    Tem que deslocar para direita (não esquerda como diz a assertiva),sim, mas nem sempre (como também diz a assertiva). Vejamos:

    Art. 30. Todo condutor, ao perceber que outro que o segue tem o propósito de ultrapassá-lo, deverá:

    I - se estiver circulando pela faixa da esquerda, deslocar-se para a faixa da direita, sem acelerar a marcha;

    II - se estiver circulando pelas demais faixas, manter-se naquela na qual está circulando, sem acelerar a marcha.

     Parágrafo único. Os veículos mais lentos, quando em fila, deverão manter distância suficiente entre si para permitir que veículos que os ultrapassem possam se intercalar na fila com segurança.

    Fonte: CTB


ID
5425435
Banca
IDIB
Órgão
Câmara de Gravatá - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Analise os itens abaixo sobre as vias abertas à circulação:

I. A via coletora é considerada uma via rural.
II. As vias rurais classificam-se em vias de trânsito rápido e vias locais.
III. As estradas são vias rurais.

Assinale

Alternativas
Comentários
    1. coletora - Via Urbana
    2. vias rurais- Estradas (s/ pavimento) e Rodovias (c/ pavimento)
    3. CORRETA

    Alternativa C

  • O CTB classifica as vias da seguinte forma:

    Vias urbanas

    De trânsito rápido - caracterizada por acessos especiais com trânsito livre, sem interseções em nível, sem acessibilidade direta aos lotes lindeiros e sem travessia de pedestres em nível.

    Arterial - caracterizada por interseções em nível, geralmente controladas por semáforo, com acessibilidade aos lotes lindeiros e às vias secundárias e locais, possibilitando o trânsito entre as regiões da cidade.

    Coletora - destinada a coletar e distribuir o trânsito que tenha necessidade de entrar ou sair das vias de trânsito rápido ou arteriais, possibilitando o trânsito dentro das regiões da cidade.

    Local - caracterizada por interseções em nível não semaforizadas, destinadas apenas ao acesso local ou a áreas restritas.

    Vias rurais

    Rodovia - via rural pavimentada.

    Estrada - via rural não pavimentada.

    Conheça a velocidade máxima para cada uma dessas vias:

    para vias urbanas:

    - trânsito rápido: 80 km/h;

    - arterial: 60 km/h;

    - coletora: 40 km/h;

    - local: 30 km/h;

    .

       a) nas rodovias de pista dupla:    

    110 km/h (cento e dez quilômetros por hora) para automóveis, camionetas e motocicletas; 

             

    90 km/h (noventa quilômetros por hora) para os demais veículos;          

            b) nas rodovias de pista simples:   

          

    100 km/h (cem quilômetros por hora) para automóveis, camionetas e motocicletas;    

    90 km/h (noventa quilômetros por hora) para os demais veículos;        

    c) nas estradas: 60 km/h (sessenta quilômetros por hora

    Gabarito; C


ID
5425438
Banca
IDIB
Órgão
Câmara de Gravatá - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Sobre a sinalização de trânsito, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A) Art. 82. É proibido afixar sobre a sinalização de trânsito e respectivos suportes, ou junto a ambos, qualquer tipo de publicidade, inscrições, legendas e símbolos que não se relacionem com a mensagem da sinalização.

    B) Art. 83. A afixação de publicidade ou de quaisquer legendas ou símbolos ao longo das vias condiciona-se à prévia aprovação do órgão ou entidade com circunscrição sobre a via.

    C) Art. 85. Os locais destinados pelo órgão ou entidade de trânsito com circunscrição sobre a via à travessia de

    pedestres deverão ser sinalizados com faixas pintadas ou demarcadas no leito da via.

    D) A sinalização se trânsito se classifica em:

    ➢ verticais

    ➢ horizontais

    ➢ dispositivos de sinalização auxiliar

    ➢ luminosos

    ➢ sonoros

    ➢ gestos do agente de trânsito e do condutor

    Deus é bom o tempo todo !!!!

    Pertenceremos !!!

  • Art. 82. É proibido afixar sobre a sinalização de trânsito e respectivos suportes, ou junto a ambos, qualquer tipo de publicidade, inscrições, legendas e símbolos que não se relacionem com a mensagem da sinalização.

      Art. 83. A afixação de publicidade ou de quaisquer legendas ou símbolos ao longo das vias condiciona-se à prévia aprovação do órgão ou entidade com circunscrição sobre a via.

    Art. 85. Os locais destinados pelo órgão ou entidade de trânsito com circunscrição sobre a via à travessia de pedestres deverão ser sinalizados com faixas pintadas ou demarcadas no leito da via.

    Art. 87. Os sinais de trânsito classificam-se em:

    I - verticais;

    II - horizontais;

    III - dispositivos de sinalização auxiliar;

    IV - luminosos;

    V - sonoros;

    VI - gestos do agente de trânsito e do condutor.


ID
5425441
Banca
IDIB
Órgão
Câmara de Gravatá - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Assinale abaixo a única alternativa relativa a um veículo de carga.

Alternativas
Comentários
  • Art. 96. Os veículos classificam-se em:

           I - quanto à tração:

           a) automotor;

           b) elétrico;

           c) de propulsão humana;

           d) de tração animal;

           e) reboque ou semi-reboque;

           II - quanto à espécie:

           a) de passageiros:

           1 - bicicleta;

           2 - ciclomotor;

           3 - motoneta;

           4 - motocicleta;

           5 - triciclo;

           6 - quadriciclo;

           7 - automóvel;

           8 - microônibus;

           9 - ônibus;

           10 - bonde;

           11 - reboque ou semi-reboque;

           12 - charrete;

           b) de carga:

           1 - motoneta

           2 -;motocicleta;

           3 - triciclo;

           4 - quadriciclo;

           5 - caminhonete;

           6 - caminhão;

           7 - reboque ou semi-reboque;

           8 - carroça;

           9 - carro-de-mão;

         

           III - quanto à categoria:

           a) oficial;

           b) de representação diplomática, de repartições consulares de carreira ou organismos internacionais acreditados junto ao Governo brasileiro;

           c) particular;

           d) de aluguel;

           e) de aprendizagem


ID
5425444
Banca
IDIB
Órgão
Câmara de Gravatá - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Acerca do convívio social no trânsito, analise os itens abaixo:

I. O comportamento no trânsito envolve a prática constante de bons valores sociais e éticos, dentre outros.
II. O trânsito em condições seguras envolve apenas a participação do pedestre.
III. No trânsito, o veículo pode ser usado como um instrumento de força e de competição.

Assinale

Alternativas
Comentários
  • Questão objetiva e clara.


ID
5425447
Banca
IDIB
Órgão
Câmara de Gravatá - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Com base no Código de Trânsito Brasileiro, assinale abaixo a alternativa correspondente ao conceito de Acostamento.

Alternativas
Comentários
  • a) calçada

    b) ciclofaixa

    c) acostamento

    d) ciclovia

  • ACOSTAMENTO - parte da via diferenciada da pista de rolamento destinada à parada ou estacionamento de veículos, em caso de emergência, e à circulação de pedestres e bicicletas, quando não houver local apropriado para esse fim.


ID
5425450
Banca
IDIB
Órgão
Câmara de Gravatá - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Com base no Código de Trânsito Brasileiro, assinale abaixo a alternativa correspondente ao conceito de Passarela.

Alternativas
Comentários
  • a) Ilha

    b) passagem subterrânea

    c) refúgio

    d) passarela

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  • Obra de Arte?

  • meu ovo! obra de arte kkkkkk
  • Obra de arte ???

  •     PASSARELA - obra de arte destinada à transposição de vias, em desnível aéreo, e ao uso de pedestres.

  • Kkkkk obra arquitetônica seria mais plausível

  • A galera acha que obra de arte é pintura kkk.. obra de arte é uma construção que se distingue de via galera, qualquer obra que é construída para complementar a via, passarela é obra de arte

  • LÁ VEM UMA OBRA DE ARTE NA PASSARELA

  • A) ILHA - Obstáculo físico, colocado na pista de rolamento, destinado à ordenação dos fluxos de trânsito em uma interseção.

    B) PASSAGEM SUBTERRÂNEA - Objeto destinado à transposição de vias, em desnível subterrâneo, e ao uso de pedestres.

    C) REFÚGIO - Parte da via, devidamente sinalizada e protegida, destinada ao uso de pedestres durante a travessia da mesma.

    D) PASSARELA - Obra de arte destinada à transposição de vias, em desnível aéreo, e ao uso de pedestres.

  • Anexo I do CTB

  • Se vc fala que o rosto de alguém é uma OBRA DE ARTE vc está dizendo que a pessoa tem CARA DE PASSARELA

  • Ótimo pra fazer umas cantadas ruins da peste