SóProvas



Prova IF-CE - 2017 - IF-CE - Técnico de Laboratório - Meio Ambiente


ID
2387398
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química

São substâncias químicas incompatíveis com a acetona:

Alternativas
Comentários
  • Bromo, cloro, ácido nítrico e ácido sulfúrico.


ID
2387401
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Existe uma série de fatores que podem prevenir incêndios ou evitar propagação do fogo. Por exemplo, a escolha correta do extintor, bem como a sua adequada utilização. Ser de fácil manejo, ter boa eficiência no combate a princípios de incêndio (especialmente nos do tipo que envolve eletricidade) não danificar os equipamentos, não se congelar (à temperatura ambiente), não deixar resíduos e ser facilmente removido pela simples ventilação do compartimento.

Essas vantagens são próprias do extintor do tipo

Alternativas
Comentários
  • a) espuma química - é produzida juntando-se soluções aquosas de sulfato de alumínio e bicarbonato de sódio (com alcaçuz, como estabilizador). ... Aespuma mecânica é um agente extintor empregado no combate a incêndio da classe "B" (líquidos inflamáveis).

    b) água - Água pressurizada, que extingue o fogo por resfriamento. Utilizada em materiais sólidos como madeira, papel, tecidos e borracha.

    c) pó químico seco - Extintor com carga de pó químico a base de bicarbonato de sódio ideal para incêndios em materiais dos tipos: óleo, gasolina, graxa, tinta, gás de cozinha (GLP) e equipamentos elétricos energizados (ligados).

    d) dióxido de carbono - Dióxido de carbono ou gás carbônico é um produto químico formado por dois átomos de oxigênio e um átomo decarbono (CO2), encontrado naturalmente na atmosfera, produzido pela respiração de plantas e animais e pela queima de qualquer matéria orgânica

    e) gases inertes - gases quimicamente inertes (que não alimentam a uma combustão), como o gás carbônico (CO2) e o gás nitrogênio (N2) são utilizados.

  • resosta : letra D

  • LETRA D ( CO2 )

    envolve eletricidade (CO2 e pó quimico seco)

    não danificar os equipamentos, ( CO2 , pó quimico pode ser utilizado mas danifica os equipamentos, então é melhor não utilizar em um equipamento caro.) 

    não deixar resíduos e ser facilmente removido pela simples ventilação do compartimento. (CO2 , já que é um gás natural que se dissipa no ar)

     

     

     

  • "Não se congelar" no enunciado é pegadinha, é para induzir ao erro. Como qualquer gás pressurizado, o CO2 baixa a temperatura em despressurização rápida.

    Prova disso é o punho de borracha isolante do difusor do extintor de CO2, que caso não seja utilizado corretamente provoca queimaduras pela queda de temperatura na passagem do gás.


ID
2387404
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

São substâncias reconhecidamente cancerígenas ao homem:

Alternativas
Comentários

  • Asbestos (amianto) Benzeno .


ID
2387407
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Considere a seguinte situação muito comum em um laboratório de análise de águas. Uma amostra de 1,5L de água potável foi analisada e verificou-se 5 ppm de Nitrato de Sódio. Sabe-se que 1 ppm equivale 1 mg de soluto por litro de solução. A massa de nitrato de sódio ingerida por uma pessoa que bebe 400 mL dessa água é

Alternativas
Comentários
  • 1 - DETERMINANDO A MASSA DE NITRATO DE SÓDIO CONTIDA EM 1,5 L DE ÁGUA

    C = m / V

    0,005 = m / 1,5

    m = 0,005 x 1,5

    m = 0,0075 g

    2 - DETERMINANDO A MASSA DE NITRATO DE SÓDIO CONTIDA EM 400 mL DE ÁGUA

    0,0075 g -------- 1,5 L

    x -------------------- 0,4 L

    x = 0,002 g

    ALTERNATIVA A !!!!!!!!!!!!!


ID
2387410
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

No rótulo de um determinado produto químico concentrado, consta que ele contém 49% em massa de matéria ativa. A quantidade necessária para se obter 1,5Kg desse produto, com 7% em massa de matéria ativa, é

Alternativas

ID
2387413
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Nos esgotos domésticos brutos, as formas predominantes são a amônia e o nitrogênio orgânico. As demais formas de Nitrogênio são de menor importância no esgoto afluente de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Sobre as formas do Nitrogênio, é correto dizer-se que

Alternativas
Comentários
  • Nitrogênio Total = NO2 + NO3 + NTK

    Nitrogênio Kjeldahl (NTK) = Amônia + Nitrogênio Orgânico.

    PH < 8 Praticamente na forma de Nh4
    PH = 9,5 Gabarito (50% nh3 e 50% nh4)

    PH > 11 Praticamente na forma de NH3

    Von Sperling https://books.google.com.br/books?id=1pxhLVxVFHoC&pg=PA97&lpg=PA97&dq=nitrog%C3%AAnio+total+e+nitrogenio+kjeldahl+von+sperling&source=bl&ots=CixyA4-C-l&sig=mgHj3tRC1gGjM3RrQTwJx2UM82s&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwiTgcyKsNfWAhVMIZAKHQwEDwcQ6AEIWDAG#v=onepage&q=nitrog%C3%AAnio%20total%20e%20nitrogenio%20kjeldahl%20von%20sperling&f=false

  •  a) praticamente toda a amônia está na forma livre (NH3), em pH ˂ 8.   -   ERRADO

    pH < 8 - Praticamente toda a amônia na forma de NH4+ (forma de íon)

     .

    b) o processo de desnitrificação é conhecido pela oxidação da amônia a nitrito e este a nitrato.   -   ERRADO

    O processo de NITRIFICAÇÃO a amônia é oxidada a nitrito e este a nitrato.

    .

    c) o nitrogênio total (NT) corresponde à soma das formas de nitrito (NO2) e nitrato (NO3).  ERRADO

     O nitrogênio TOTAL corresponde à seguinte soma: NT = NTK + NO2 + NO3

    ,

    d) o nitrogênio total Kjeldahl (NTK) corresponde às formas da amônia, tanto na forma ionizada (NH4+ ), quanto não ionizada (NH3). ERRADO

    O nitrogênio total Kjeldahl (NTK) corresponde a soma da AMÔNIA + NITROGÊNIO ORGÂNICO

    .

    e) em pH = 9,5, a amônia se encontra aproximadamente 50% na forma de NH3 (livre, não ionizada) e 50% na forma de NH4+ (ionizada) . CORRETO

  • a) praticamente toda a amônia está na forma livre (NH3) (NH4), em pH ˂ 8. 

     b) o processo de desnitrificação (nitrificação) é conhecido pela oxidação da amônia a nitrito e este a nitrato. 

     d) o nitrogênio total Kjeldahl (NTK) corresponde às formas da amônia, tanto na forma ionizada (NH4+ ), quanto não ionizada (NH3). 

     e) em pH = 9,5, a amônia se encontra aproximadamente 50% na forma de NH3 e 50% na forma de NH4+ .  (GABARITO)


ID
2387416
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Os micro-organismos desempenham diversas funções de relevância na transformação da matéria orgânica nos ciclos biogeoquímicos. No ciclo hidrológico, a qualidade biológica relaciona-se à possibilidade da transmissão de doenças. São doenças transmitidas pela ingestão de água contaminada:

Alternativas
Comentários
  • Giardíase e hepatite A

  • Malária: picada da fêmea do mosquito anopheles.

    Paralisia infantil (poliomelite): causada peliovírus. É trasmitido atráves do contato com secreções ou pelo consumo de água e alimentos contendo fezes contaminada.

    Filariose (elefantíase): picada do mosquito Culex  com larvas infectantes.

    Escabiose (sarna): doença de pele, causada por o ácaro Sarcoptes scabiei.

    Tracoma (ceratoconjuntivite):  é causada pela bactéria Chlamydia trachomatis (transmitida por moscas). Doença oftalmológica infecciosa.

    Gastroenterite: relacionada a infecção alimentar. Inflamação dos órgãos do sistema gastrointestinal.

    Giardíase: é causado pelo Giardia lamblia e se aloja no intestino delgado ou no trato biliar do corpo humano. A ingestão  do parasita é feita por água ou alimentos contaminados.

    Hepatite A: trasmitido por água contaminada, alimentos contaminados, relaçoes sexuais com pessoa infectada, frutos do mar contaminados. É causada pelo vírus VHA

    Letra E

  • Novidade.


ID
2387419
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A detecção de agentes patogênicos, em uma amostra de água, é extremamente difícil. por Isso opta-se em determinar os organismos indicadores de contaminação fecal. Esses organismos não são patogênicos, mas indicam seguramente quando uma água apresenta contaminação fecal (humana ou por animais) e, por consequência, sua potencialidade em transmitir doenças. Dentre os principais indicadores de contaminação fecal, tem-se um grupo de bactérias de indicadores originários do trato intestinal humano e de outros animais. Sendo um exemplo deste grupo a Eschericha Coli. Esses organismos são conhecidos como 

Alternativas
Comentários
  • Coliformes termotolerantes ou fecais.


ID
2387422
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Dentre os parâmetros físicos da água natural ou efluente, estão a cor, a turbidez, o sabor, o odor e a temperatura. A respeito da característica cor, leia as assertivas e identifique como certo (C) ou errado (E).

I. ( ) A cor, de origem natural, não apresenta risco direto à saúde, porém os consumidores podem questionar sua confiabilidade e buscar águas de maior risco.

II. ( ) A cor é usada na caracterização de águas de abastecimento bruto e tratada.

III. ( ) Deve-se diferenciar a cor verdadeira e a cor aparente. No valor da cor verdadeira, pode ser inclusa uma parcela à turbidez da água. Quando esta é retida (por centrifugação) tem-se a cor aparente.

A sequência correta é

Alternativas
Comentários
  • Gab C

     

    III. Deve-se diferenciar a cor verdadeira e a cor aparente. No valor da cor verdadeira, pode ser inclusa uma parcela à turbidez da água. Quando esta é retida (por centrifugação) tem-se a cor aparente.

     

    Reescrevendo de forma correta:

    Deve-se diferenciar a cor verdadeira e a cor aparente. No valor da cor APARENTE, pode ser inclusa uma parcela à turbidez da água. Quando esta é retida (por centrifugação) tem-se a cor VERDADEIRA.

     

     

  • Questão esquisita...

     

    A cor, de origem natural, não apresenta risco direto à saúde, porém os consumidores podem questionar sua confiabilidade e buscar águas de maior risco.

     

    ?????

  • Também não entendi esse " buscar águas de maior risco.", para  mim o item é errado...

  • De maior risco porque a população pode usar como critério de escolha somente as características organolépticas (em especial a cor/aparência), levando a utilizar águas com patógenos e que não tenha cor com possibilidade de rejeição. Exemplo disso é o consumo de águas subterrâneas com contaminação fecal e de nitrato, águas essas geralmente incolor.

     

    O que acredito estar errado seria o item II, uma vez que numa ETA a cor não é parâmetro muito utilizado, mas sim a turbidez, parâmetro este até de eficiência do tratamento. Mas, cada banca uma sentença.

  • Com relação ao abastecimento público de água, a cor, embora seja um atributo estético da água, não se relacionando necessariamente com problemas de contaminação, é padrão de potabilidade (valor máximo permissível 5 uHazen pela portaria n° 36, de 1990, do Ministério da Saúde). A presença de cor provoca repulsa psicológica pelo consumidor, pela associação com a descarga de esgotos


ID
2387425
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Em relação aos parâmetros químicos da água, a alcalinidade pode ser definida como a quantidade de íons necessária para neutralizar os íons hidrogênios, ou seja, é a capacidade de a água neutralizar os ácidos. Analise os itens abaixo e classifique-os em certo (C) ou errado (E).

I. ( ) Não tem significado sanitário para a água potável, porém, em elevadas concentrações, oferece um gosto amargo à água.

II. ( ) A alcalinidade, o pH e o teor de CO2 não apresentam relação.

III. ( ) A presença de carbonatos e bicarbonatos implica em um pH entre 4,4 e 8,3.

IV. ( ) A unidade para expressão da alcalinidade é mg/L de CaCO3.

A sequência correta é

Alternativas
Comentários
  • I - Correto

    II - Errado

    III - Errado (8,3 < pH < 9,4  carbonatos e bicarbonatos)

    IV - Correto

    letra A

  • alcalinidade da agua: devido a bicarbonatos, carbonatos e hidroxidos

    Amostra com alcalinidade de carbonato e bicarbonato: neste caso o pH da amostra deverá estar compreendido entre 8,3 e 11,0 e a titulação ao pH 8,3 representa metade da alcalinidade de carbonato.

    alcalinidade é a dureza temporaria medida em mg por L CaCO3. 

  • I. (CORRETO) Não tem significado sanitário para a água potável, porém, em elevadas concentrações, oferece um gosto amargo à água.

    --> Von Sperling, Introdução à qualidade das águas e ao tratamento de esgotos, página 32.

    II. (ERRADO) A alcalinidade, o pH e o teor de CO2 não apresentam relação.

    --> A distribuição entre as três formas de alcalinidade na água é função do seu pH. Já a acidez decorre, fundamentalmente, da presença de gás carbônico (CO2) livre na água, que de maneira semelhante à alcalinidade, a distribuição das formas de acidez também é função do pH da água.

    III. (ERRADO) A presença de carbonatos e bicarbonatos implica em um pH entre 4,4 e 8,3.

    --> O enunciado tenta confundir as faixas de pH da Alcalinidade e da Acidez.

    Na acidez:

    pH > 8,3 = CO2 livre ausente

    pH entre 4,5 e 8,3 = CO2

    pH < 4,3 = ácidos minerais fortes

    Na alcalinidade:

    pH > 9,4 = íons OH- (hidróxido) e CO3 2- (carbonato)

    pH entre 8,3 e 9,4 = íons CO3 2- (carbonato) e HCO3 - (bicarbonato)

    pH < 8,3 = íons HCO3 - (bicarbonato)

    (CORRETO) A unidade para expressão da alcalinidade é mg/L de CaCO3.

    --> Tanto a acidez quanto a alcalinidade são medidas em CACO3, pois esta forma de expressão representa um conjunto de substâncias que compõe a acidez e alcalinidade, e não necessariamente uma única.

    Para mais informações: <>


ID
2387428
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Diversos componentes da água podem alterar o seu grau de pureza. Do ponto de vista físico, os sólidos estão associados em sua maior parte. A respeito dos sólidos, as afirmativas estão corretas, exceto

Alternativas
Comentários
  • Nos esgotos, podem ser classificados pelo tamanho (sólidos em suspensão e sólidos dissolvidos), pelas características químicas (voláteis e fixos) e pela decantabilidade (suspensão sedimentável e suspensão não sedimentável).

     

    A decantabilidade também pode ser chamada de sedimentabilidade.


ID
2387431
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A Matéria Orgânica (MO) dos efluentes é uma das principais causadoras do problema de poluição das águas. Sobre os indicadores de MO, é correto afirmar-se que

Alternativas
Comentários
  • Letra E

  • A Demanda Química de Oxigênio, identificada pela sigla DQO, é um parâmetro indispensável nos estudos de caracterização de esgotos sanitários e de efluentes industriais, ela avalia a quantidade de oxigênio dissolvido (OD) consumido em meio ácido que leva à degradação de matéria orgânica. A análise dos valores de DQO em efluentes e em águas de superfície é uma das mais expressivas para determinação do grau de poluição da água, esta análise reflete a quantidade total de componentes oxidáveis, seja carbono ou hidrogênio de hidrocarbonetos, nitrogênio (de proteínas, por exemplo), ou enxofre e fósforo de detergentes. 

    Fonte: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/demanda-quimica-oxigenio.htm

  • b)indicação direta;

    d) difenrença antes e depois do período da incubação.

     


ID
2387434
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O nitrogênio é um componente de grande importância, quando se trata da geração e do controle da poluição das águas. A respeito do nitrogênio, é falso revelar-se que

Alternativas
Comentários
  • Nas zonas de autodepuração natural em rios, distinguem-se as presenças de nitrogênio orgânico na zona de degradação, amoniacal na zona de decomposição ativa, nitrito na zona de recuperação e nitrato na zona de águas limpas.

     

    Assim:

     

    Em um curso d’água, a determinação da forma predominante do nitrogênio pode indicar o estágio da poluição. Se recente, o nitrogênio estará predominantemente na forma nitrogênio orgânico ou amônia e, se antiga, na forma de nitrito ou nitrato.

  • ainda acho que todas as alternativas estao corretas

    no livro do von sperling esta claro que nitrito aparece em situacoes intermediarias de poluicao, enquanto o nitrato em poluicao remota. 

    alem disso, apesar de nao comentar sobre nitrito...a afirmacao esta certa 
    questao mal feita

  • Todas as alternativas estão corretas. Questão pasível de anulação.

    Buscar no Livro: "Princípios do Tratamento Biológico de Águas Residuárias" - Introdução à Qualidade das águas e Tratamento de Esgoto - Morcos Von Sperling. Volume 1. Página 96.

     

  • Também concordo que todas as alternativas estão corretas.

  • Eu tive que procurar erro que não existe em nenhuma das questões (e acabei por responder a A). Mas concordo que ambas estão corretas

ID
2387437
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O elemento fósforo na água/efluente apresenta-se em formas ortofosfato, polifosfato e fósforo orgânico. Sobre o fósforo e sua importância na água, é errado afirmar-se que

Alternativas
Comentários
  • Os polifosfatos são moléculas complexas com dois ou mais átomos de fósforo. Através do mecanismo de hidrólise, são convertidos rapidamente em ortofosfatos.

  • Não compreendi as assertivas que afirmam que o fósforo é importante...

    Exemplo, Letra C

    o fósforo orgânico é importante nas águas residuárias industriais e lodos oriundos do tratamento de esgoto, sendo convertido em ortofosfatos.

    Importante nas águas residuárias para que?


ID
2387440
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O oxigênio dissolvido (OD) é fundamental para os organismos aeróbios, pois o utilizam para viver. Durante a estabilização da matéria orgânica (MO), a concentração de OD pode diminuir drasticamente, deixando o meio anaeróbio e causando a morte de seres aquáticos e maus odores. É correto dizer-se que

Alternativas
Comentários
  • a) Quanto menor for a temperatura, mais oxigenio dissolvido. Por exemplo, a concentração de oxigênio de 7 mg/L pode ser um valor bastante satisfatório para rios e lagos em climas quentes, mas será um teor baixo se ela se referir a águas de regiões frias.

    Na água, esta concentração de saturação é diretamente proporcional à pressão e indiretamente proporcional à temperatura e ao teor salino. Isto significa que, em condições naturais, as águas de clima tropical são menos ricas em oxigênio que aquelas de clima temperado; os corpos d’água situados próximos ao nível do mar (maior pressão atmosférica) possuem mais oxigênio que os localizados nas montanhas; a água do mar (maior teor salino) apresenta menores teores de oxigênio que a água doce.

     

    b)CORRETA

     

    c)A materia organica oriunda de esgotos provoca uma diminuição nos valores de OD

     

    d)Por meio da atividade de fotossíntese, podem ser obtidas, temporariamente, concentrações de oxigênio superiores ao valor de saturação. Tal fato é designado como supersaturação do ambiente aquático. Vale ressaltar que a supersaturação da água apenas ocorre em decorrência da fotossíntese e nunca da aeração atmosférica

     

    e)A ausência de oxigênio em um ambiente aquático é designada pelo termo anoxia, enquanto que o predomínio de baixas concentrações é expresso por hipoxia. condições de anaerobiose - ausência de oxigênio dissolvido. 

  • Fatores que influenciam o OD:

    Temperatura: Inversamente proporcional

    Pressão Atm: Diretamente proporcional

    Sais Dissolvidos: Inversamente proporcional

    Bons estudos, fé!


ID
2387443
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A determinação de oxigênio dissolvido em amostras de águas, oriundas de tratamento de esgoto, sofre uma interferência que só é solucionada com a adição de azida sódio em meio ácido. Essa interferência se deve à presença de

Alternativas
Comentários
  • A solução de azida sódica é utilizada para a remoção da interferência de nitritos

    Nesta etapa ocorre intensa floculação da amostra. A azida de sódio é utilizada para a remoção da interferência de nitritos, que pode ser representada por: NaN3 + H+ → HN3 + Na+
    HN3 + NO2  + H+ → N2 + N2O + H2O

  • concentrações de nitrito acima de 50 mg/l não causam interferência quando se usa o método modificado da azida sódica;


ID
2387446
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Uma das principais vantagens da DQO (Demanda Química de Oxigênio) é a rapidez com que ela é executada, cerca de 2 horas, em comparação com a análise de DBO (Demanda Bioquímica de Oxigênio), que demora 5 dias para obter os resultados. Um efluente tratado de uma indústria de galvanoplastia foi analisado por titulometria de refluxo, usando-se sulfato ferroso amoniacal (FeSO4 (NH4)2 SO4.6H2O) 0,25 M como titulante. Uma amostra de 50 ml de efluente consumiu 12,5 ml do titulante, sendo que a amostra em branco consumiu 31,3 ml. A demanda química de oxigênio da amostra oriunda da galvanoplastia, em mg.L-1 de O2, é

Alternativas
Comentários
  • Para encontrar a DQO (em mg de O2 / L)

     

    DQO = (A - B) x M x 8000 

                             V

     

    Sendo:

    A = volume (mL) de solução padrão de sulfato ferroso amoniacal gasto na titulação da prova em branco;

    B = volume (mL) de solução padrão de sulfato ferroso amoniacal gasto na titulação da amostra;

    M = Molaridade da solução padrão de sulfato ferroso amoniacal;

    V (mL) = volume da amostra

     

    DQO =  (31,3 - 12,5) x 0,25 x 8000 

                                  50

    DQO =  (18,8) x 2000 

                         50

    DQO = 18,8 x 40

    DQO = 752 mg O2 / L


ID
2387449
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A etapa de coleta de amostras para análises bacteriológicas é um dos passos mais importantes, em se tratando da avaliação da qualidade da água. Vários cuidados são recomendados; dentre eles, podemos citar frascos de vidro branco de boca larga que possuem tampa de vidro esmerilhada, esterilização, que seja descartável. Uma recomendação bem clara, quando a água é clorada, é a adição de

Alternativas
Comentários
  • No caso de coleta de amostras contendo cloro residual, adiciona-se aos frascos 0,1 mL de uma solução de tiossulfato de sódio a 1,8% a cada 100 mL de amostra, coma finalidade de neutralizar o cloro residual. Esta quantidade é suficiente para neutralizar até 5 mg/L. Quando o cloro residual for mais alto, exigem-se quantidades adicionais de tiossulfato.


ID
2387455
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A quantidade de íons cloreto é um parâmetro fundamental na avaliação da qualidade, tanto na água bruta, como na água potável, sendo que a portaria de n° 2.914/2011, do Ministério da Saúde, restringe a 250 mg.L-1 o valor máximo em água potável. Um método comum de estimar a quantidade de cloreto, numa amostra de água bruta, é pelo método de Mohr, que utiliza

Alternativas
Comentários
  • Essa questão poderia ter sido anulada, o cromato de potássio (KCrO4) é o indicador, o cromato de prata (Ag2CrO4) é o precitpitado formado após adição do nitrato de prata (AgNO3).

  • Concordo com o Lee Anderson. No métodode Mohr, utiliza-se o Nitrato de Prata (titulante) + Cromato de Potássio (indicador), precipitando o íon cloreto e formando o Cromato de Prata

ID
2387461
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A determinação dos íons sulfato, seja em águas estuarinas ou em águas doces, é bastante utilizada para estudos da qualidade dessas águas. Existem dois métodos bastante utilizados: o turbidimétrico e o gravimétrico. Ambos utilizam o mesmo princípio, no entanto, na análise turbidimétrica, o precipitado formado

Alternativas
Comentários
  • Como pode ser a letra D? Se ele nem fala de filtração. Deveria ser: decantação, filtração, secagem, calcinação e pesagem.

  • Sulfatos são insolúveis com cations da família 2A (-Mg), Pb, Ag, Hg.


ID
2387467
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Ambiental
Assuntos

A Resolução CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) 410/2011, em seu artigo n° 29, destaca que os empreendimentos e demais fontes poluidoras, que, na data da publicação da Resolução, tiverem licença ambiental expedida, poderá ser concedido, de acordo com critérios do órgão ambiental competente, no prazo de até

Alternativas
Comentários
  • Na realidade, trata-se da RESOLUÇÃO 430/2011, e não 410 como dispõe o enunciado.

    CAPÍTULO IV DAS DISPOSIÇÕES FINAIS  - Art. 29. Aos empreendimentos e demais atividades poluidoras que, na data da publicação desta Resolução, contarem com licença ambiental expedida, poderá ser concedido, a critério do órgão ambiental competente, prazo de até três anos, contados a partir da publicação da presente Resolução, para se adequarem às condições e padrões novos ou mais rigorosos estabelecidos nesta norma.

    Bons estudos : )

  • Prova esquisita... é de 2017 e a pergunta é sobre um prazo lá de 2011 que venceu em 2014.

    Pra mim isso aí é não saber elaborar questão.

  • CAPÍTULO IV

    DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

     

     

    RESOLUÇÃO Nº 430, DE 13 DE MAIO DE 2011

     

     

    Art. 29. Aos empreendimentos e demais atividades poluidoras que, na data da publicação desta Resolução, contarem com licença ambiental expedida, poderá ser concedido, a critério do órgão ambiental competente, prazo de até três anos, contados a partir da publicação da presente Resolução, para se adequarem às condições e padrões novos ou mais rigorosos estabelecidos nesta norma.

     

     

     

    http://www.mma.gov.br/port/conama/legiabre.cfm?codlegi=646

     

     

    DEUS TE AMA!


ID
2387470
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

A portaria n°154 da SEMACE (Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Ceará), de 22 de julho de 2002, que dispõe sobre padrões e condições para lançamento de efluentes líquidos gerados por fontes poluidoras, estabelece, em seu artigo n° 11, que os padrões de lançamento estabelecidos nesta portaria são passíveis de revisão dentro de

Alternativas

ID
2387473
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A análise da demanda bioquímica de oxigênio (DBO) é um teste que simula a capacidade da degradação da matéria orgânica pelos micro-organismos, seja em água bruta ou em efluentes industriais. Uma das etapas comumente executada é a semeadura, cuja finalidade da semente é introduzir uma população biológica capaz de oxidar a matéria orgânica biodegradável da amostra. A recomendação, de acordo com a NBR 12614/1992 da ABNT (Associação Brasileira de Normas e Técnicas), é que

Alternativas
Comentários
  • 5.1.13 Semente

    A finalidade da semente é introduzir uma população biológica capaz de oxidar a matéria orgânica biodegradável da amostra. Na presença de micro-organismos na amostra, como no caso de esgotos, água de superfície e alguns efluentes não-clorados, não é preciso empregar semente. Na ausência ou presença de pequenas quantidades de micro-organismos na amostra, em virtude da temperatura elevada, altas diluições, condições extremas de pH e efluentes industriais não-tratados, é preciso empregar semente.


ID
2387476
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A determinação de nitrato (NO3 - ), em amostras de água superficial, visa investigar a presença deste ânion que, dentre outros fatores, pode causar metamoglobinemia, doença conhecida como síndrome do bebê azul. A determinação envolve a redução dos íons nitrato a íons

Alternativas
Comentários
  • A determinação de nitrato (NO3 - ), em amostras de água superficial, visa investigar a presença deste ânion que, dentre outros fatores, pode causar metamoglobinemia, doença conhecida como síndrome do bebê azul. A determinação envolve a redução dos íons nitrato a íons nitrito, em uma coluna de cádmio na forma de grânulos, tratada com sulfato de cobre (CuSO4) e posteriormente determinado por espectrofotometria.


ID
2387479
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Não definido

A escolha do método para a realização de testes bacteriológicos normalmente leva em consideração as condições operacionais do laboratório, sabendo-se que, para adequar-se às legislações vigentes, deve-se utilizar um método reconhecido como norma dentro da comunidade científica. Um dos métodos utilizados pela facilidade do manuseio e pela boa relação custo/benefício é o do Substrato Cromogênico-Fluorogênico Definido. Este teste se baseia na atividade enzimática específica dos coliformes (β galactosidade) e Escherichia Coli (β glucoromidase), onde, após o período de incubação no meio de cultura, ocasionará mudança de cor, já que contém nutrientes indicadores (substrato). Se a cor

Alternativas
Comentários
  • GRUPO COLIFORME FECAL: um substrato cromogênico como o o-nitrofenil-B-D-galactopiranosídeo (ONPG) é usado para detectar a enzima B-D-galactosidase, a qual é produzida pelos coliformes totais. Esta enzima hidroliza o substrato e produz uma mudança de cor no meio (AMARELA), indicando um teste positivo para coliformes totais em 24 horas, sem a necessidade de testes adicionais.

    ESCHERICHIA COLI: um substrato fluorogênico como o 4-metil-umbeliferil-B-D-cliuronídeo (MUG) é usado para detectar a enzima B-glicuronidase, a qual é produzida pela Escherichia Coli. Esta enzima hidroliza o substrato e libera um produto fluorogênico (AZUL) quando observado sob luz ultra-violeta (UV) de 366 nm. A presença de fluorescência indica um teste positivo para a Escherichia Coli.


ID
2387482
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O principio básico da determinação de ferro total, em amostras de água superficial, é a reação entre o ferro que é solubilizado e posteriormente

Alternativas

ID
2387485
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O método titulométrico, para determinação de amônia, é utilizado, sempre que a amostra é destilada previamente, para quantificar esta substância inorgânica, que é altamente tóxica em comunidades aquáticas em quantidades apreciáveis. Uma amostra de 200 ml de efluente industrial foi submetida à destilação e o destilado foi recolhido para posterior titulação com H2SO4 0,02 N, consumindo 11,0 ml do titulante, uma vez que o volume gasto na titulação do branco foi de 0,4 ml. A concentração de amônia, como mg NH3-N.L-1 , é

Alternativas