SóProvas



Prova IMPARH - 2021 - Prefeitura de Fortaleza - CE - Assistente Social


ID
5417833
Banca
IMPARH
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Yazbek (2009), ao tratar do significado sócio-histórico do Serviço Social no Brasil, demarcou alguns traços marcantes do Estado nos anos 1930. Nesse sentido, assinale a alternativa correta quanto ao caráter das medidas tomadas pelo Estado no reconhecimento da legitimidade da questão social no âmbito das relações entre capital e trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Quanto MAIOR forem os seus estudos, MENORES são as chances de cair no fracasso.

  • Gabarito: B

  • Resposta Correta: letra B

    os anos de 1930, década de 1940 foram marcados por uma incansável intervenção da Igreja Católica cujo principal foco era a reforma por qual a Instituição necessitava de passar, de modo que esta passou a assumir certo protagonismo na atuação do Serviço Social. A questão social passa a ser enxergada, pela ótica da Igreja Católica, como uma questão moral, como um conjunto de problemas sob a responsabilidade individual dos sujeitos a partir das suas vivências e experiências dentro da trajetória capitalista. Segundo Yasbec, trata-se de um enfoque conservador, individualista, psicologizante e morador da questão.

    Já a partir da década de 1949, o Estado assume uma posição de ingerência no processo de reprodução das relações sociais, regulando e afiançando essas relações, tanto na viabilização do processo de acumulação capitalista, como no atendimento das necessidades sociais das classes subalternas.

    A vinculação do Estado com as políticas sociais possibilitou o impulsionamento da profissão do assistente social, de modo que novas formas de enfrentamento da questão social foram surgindo. Assim, a profissão se amplia e alcança grandes parcelas de trabalhadores, principal foco das ações assistenciais do Estado. Destaca-se que a ação normativa e social do Estado brasileiro, nesse momento, apresenta fortes características paternalistas e repressivas, reforçadoras da ideia de um Estado humanitário e benemerente, ao mesmo tempo assistencialista e regulador.

  • Conforme Yasbek (2009, p. 6), “nos anos 30, o Estado assume a regulação das tensões entre as classes sociais mediante um conjunto de iniciativas: a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), o Salário-Mínimo e outras medidas de cunho controlador, assistencial e paternalista”.

    Vamos, então, analisar as alternativas:

    B – Correta. Conservador, assistencial e paternalista.

    A, C e D – Incorretas.

    Gabarito: B

    Referência:

    YASBEK, C. O significado sócio-histórico da profissão. In: Serviço social: direitos e competências profissionais. CFESS/ABEPSS, 2009.


ID
5417836
Banca
IMPARH
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Assinale a alternativa correta quanto ao fundamento da formulação dos primeiros objetivos político-sociais do emergente Serviço Social brasileiro.

Alternativas
Comentários
  • Quanto MAIOR forem os seus estudos, MENORES são as chances de cair no fracasso.

  • Gabarito: D

  • Letra D.

    "Terá particular importância, na estruturação do perfil da emergente profissão no país, a Igreja Católica, responsável pelo ideário, pelos conteúdos e pelo processo de formação dos primeiros assistentes sociais brasileiros" ... "É, pois, na relação com a igreja Católica que o Serviço Social brasileiro vai fundamentar a formulação de seus primeiros objetivos político-sociais, orientando-se por posicionamentos de cunho humanista conservador contrário aos ideários liberal e marxista na busca da recuperação da hegemonia do pensamento social da igreja em face da questão social" (Yasbek, 2009).


ID
5417839
Banca
IMPARH
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A categoria “questão social” deve ser compreendida a partir das contradições existentes entre capital e trabalho no modo de produção capitalista e a formação da classe trabalhadora como sujeito histórico autônomo, ingressando na cena política a partir das suas lutas pela emancipação humana. Assinale a alternativa correta quanto à perspectiva teórico-metodológica dessa explicação do fundamento da questão social.

Alternativas
Comentários
  • Os únicos limites da sua mente são aqueles que você acreditar ter!

  • Gabarito: D

  • Gabarito: D

    Marxismo é um método de análise socioeconômica sobre as relações de classe e conflito social, que utiliza uma interpretação materialista do desenvolvimento histórico e uma visão dialética de transformação social. 

  • Ao analisar a alternativa, temos:

    Tratar a questão social como uma totalidade inserida numa totalidade maior, que é a sociabilidade burguesa e, portanto, entendê-la como um resultante do conflito capital-trabalho e das relações antagônicas que se gestam no modo de produção capitalista, é mediá-la a partir do viés marxista.

    Portanto, vamos ao resultado:

    D – Correta.

    A, B e C – Incorretas.

    Gabarito: D


ID
5417842
Banca
IMPARH
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Assinale a alternativa correta quanto aos desafios investigativos postos ao Serviço Social brasileiro no trato com o mundo do trabalho na atualidade, pois se faz necessário interpretar os determinantes contemporâneos diante dessas novas determinações da realidade social.

Alternativas
Comentários
  • Os únicos limites da sua mente são aqueles que você acreditar ter!

  • Gabarito: A

  • Nessa direção, a proposta deste item é indicar algumas pistas e desafios investigativos postos ao Serviço Social brasileiro no trato com o mundo do trabalho, observando tanto as contribuições mais amplas, quanto aquelas que incidem diretamente na a profissão. Por suposto, os eixos aqui mencionados não esgotam as possibilidades de pesquisa para a área, mas, em nosso entendimento, constituem temas latentes na atual conjuntura, a saber: a) a elevação dos índices de precarização do trabalho provocados pela contrarreforma trabalhista e seus impactos para a configuração do mercado de trabalho dos assistentes sociais; b) o entendimento das modificações operadas na morfologia da classe trabalhadora brasileira, a partir do aparecimento do segmento denominado “precariado”; c) a análise do agravamento das múltiplas expressões da questão social para os trabalhadores diante da conjuntura instalada com a expansão do coronavírus no Brasil. Temporalis, Brasília (DF), ano 20, n. 40, p. 250-267, jul./dez. 2020.
  • Na conjuntura atual, o maior desafio é interpretar o agravamento da questão social diante das contrarreformas sofridas pelo Estado brasileiro (reforma trabalhista, previdenciária, a PEC do fim do mundo etc.) frente a um cenário de crise sanitária com a expansão da epidemia do coronavírus.

    Vamos, então, analisar as alternativas:

    A – Correta.

    B, C e D – Incorretas.

    Gabarito: A


ID
5417845
Banca
IMPARH
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No que se refere às determinações que dinamizam o mundo do trabalho na sociedade contemporânea, julgue os itens como V (Verdadeiro) ou F (Falso).

( ) Ricardo Antunes chama atenção para as transformações no mundo do trabalho, sobretudo em relação às mudanças provocadas pela expansão do setor de serviços e pelas relações laborais estabelecidas, pois são fortemente marcadas pela precarização do trabalho em suas múltiplas dimensões.
( ) Campos e temas de estudo dentro da sociologia do trabalho, deslindados a partir de uma rica diversidade de pesquisas empíricas, recortes e análises, também constituem objetos de investigação no âmbito do Serviço Social, e a comunidade acadêmica dessa área tem contribuído com a compreensão das múltiplas determinações do trabalho na realidade nacional e com a busca de respostas prático-políticas para enfrentar os desafios nela existentes.
( ) No trato com a categoria trabalho, o Serviço Social desenvolve pesquisas que rompem as suas divisas internas, buscando investigar as determinações macroscópicas da realidade social para, então, oferecer subsídios consistentes à análise das situações concretas e para reconstruir as particularidades da profissão a partir do que é observado.
( ) Pode-se afirmar que os estudos desenvolvidos no âmbito do Serviço Social brasileiro têm oferecido contribuições importantes para desvelar as determinações que o mundo do trabalho vem assumindo na contemporaneidade. Nesse sentido, a agenda de estudos e pesquisas dessa profissão se constrói atenta à preocupação em desvelar a configuração da nova morfologia do cotidiano e as repercussões que daí podem derivar para a sociedade, em geral, e para a profissão, em específico.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência: 

Alternativas
Comentários
  • Quanto MAIOR forem os seus estudos, MENORES são as chances de cair no fracasso.

  • TRINDADE, HIAGO 

    253

    Temporalis, Brasília (DF), ano 20, n. 40, p. 250-267, jul./dez. 2020.  ISSN 2238-1856

    Assim, no transcorrer dos tempos, a profissão foi estabelecendo um quadro de 

    maturação teórica e política que reverberou significativamente na compreensão e no 

    acúmulo sobre os temas relacionados à categoria “trabalho”. Nessa direção, não 

    consideramos exagerado afirmar que os estudos desenvolvidos no âmbito do Serviço 

    Social brasileiro têm oferecido contribuições importantes para desvelar as determinações 

    que o mundo do trabalho vem assumindo na contemporaneidade. Nesse sentido, a 

    agenda de estudos e pesquisas dessa profissão se constrói atenta à preocupação em 

    desvelar a configuração da nova morfologia do trabalho e as repercussões que daí podem 

    derivar para a sociedade, em geral, e para a profissão, em específico.

  • ( ) Ricardo Antunes chama atenção para as transformações no mundo do trabalho, sobretudo em relação às mudanças provocadas pela expansão do setor de serviços e pelas relações laborais estabelecidas, pois são fortemente marcadas pela precarização do trabalho em suas múltiplas dimensões.

    (V) Campos e temas de estudo dentro da sociologia do trabalho, deslindados a partir de uma rica diversidade de pesquisas empíricas, recortes e análises, também constituem objetos de investigação no âmbito do Serviço Social, e a comunidade acadêmica dessa área tem contribuído com a compreensão das múltiplas determinações do trabalho na realidade nacional e com a busca de respostas prático-políticas para enfrentar os desafios nela existentes.

    ( ) No trato com a categoria trabalho, o Serviço Social desenvolve pesquisas que rompem as suas divisas internas, buscando investigar as determinações macroscópicas da realidade social para, então, oferecer subsídios consistentes à análise das situações concretas e para reconstruir as particularidades da profissão a partir do que é observado.

    (F ) Pode-se afirmar que os estudos desenvolvidos no âmbito do Serviço Social brasileiro têm oferecido contribuições importantes para desvelar as determinações que o mundo do trabalho vem assumindo na contemporaneidade. Nesse sentido, a agenda de estudos e pesquisas dessa profissão se constrói atenta à preocupação em desvelar a configuração da nova morfologia do cotidiano e as repercussões que daí podem derivar para a sociedade, em geral, e para a profissão, em específico.

    Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

    ,


ID
5417848
Banca
IMPARH
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

De fato, sabe-se que a formação profissional em Serviço Social envolve a abordagem de diversas categorias, dentre elas, uma é imprescindível para a capacitação de profissionais que exerçam um rigoroso trato teórico, histórico e metodológico da realidade social e do Serviço Social em suas dimensões de universalidade, particularidade e singularidade. Assinale a alternativa correta correspondente a essa categoria.

Alternativas
Comentários
  • O sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos dia após dia.

  • Alguém explica melhor essa questão?

  • não localizei a fonte

  • A questão refere-se à categoria trabalho e está em conformidade com as Diretrizes Curriculares da ABEPSS, trazendo dois dos princípios da formação profissional:

    “- Rigoroso trato teórico, histórico e metodológico da realidade social e do Serviço Social, que possibilite a compreensão dos problemas e desafios com os quais o profissional se defronta no universo da produção e reprodução da vida social;

    - Adoção de uma teoria social crítica que possibilite a apreensão da totalidade social em suas dimensões de universalidade, particularidade e singularidade;”.

    Vamos à resolução:

    B – Correta.

    A, C e D – Incorretas.

    Gabarito: B

  • De fato, sabemos que a formação profissional em Serviço Social envolve a abordagem de diversas categorias, dentre elas o trabalho, cujo entendimento é imprescindível para a capacitação de profissionais que exerçam um “[...] rigoroso trato teórico, histórico e metodológico da realidade social e do Serviço Social [...]” (ABEPSS, 1996, p. 6) e que adotem uma “[...] teoria social crítica capaz de propiciar a apreensão da totalidade social, em suas dimensões de universalidade, particularidade e singularidade”, como consta nas Diretrizes Curriculares da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social

    SERVIÇO SOCIAL E TRABALHO: PERCURSOS TRILHADOS E DESAFIOS À INVESTIGAÇÃO


ID
5417851
Banca
IMPARH
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A pandemia da COVID-19 tem afetado os espaços sócio-ocupacionais do Serviço Social. Sofre forte impacto o trabalho dos assistentes sociais do campo sociojurídico, aqueles que atuam nas instituições componentes do sistema de justiça como Poder Judiciário, Ministério Público e Defensoria Pública, os que trabalham no âmbito da Segurança Pública e da Justiça e Direitos Humanos. Neste sentido, julgue os itens como V (Verdadeiro) ou F (Falso) quanto aos impactos.

( ) A administração dos processos de trabalho passou a ser caracterizada pela visão produtivista, na qual o trabalho técnico é mensurado por prazos e metas, com foco em resultados, pela redução de custos, pela conformação de um profissional polivalente, capaz de atuar concomitantemente em diferentes frentes.
( ) Prevalece a tentativa de substituição do trabalho do técnico pelo de outros profissionais de nível médio a partir de atividades roteirizadas, porém sem acentuar a terceirização.
( ) Aumento da informalidade, diminuição salarial, aumento da jornada de trabalho, alta rotatividade entre os trabalhadores, perda dos direitos trabalhistas. Efeitos esses minimizados pela qualidade dos atendimentos realizados por meio de whatsapp e e-mail.
( ) No caso dos profissionais inseridos no Poder Judiciário, a demanda pela realização de perícia social, principal requisição institucional, em meio à pandemia, desconsidera limitações concretas, por um lado, dificuldades para a realização de atendimentos presenciais; por outro, problemas de acesso da população usuária aos recursos necessários para o atendimento virtual, bem como as orientações do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS).

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

Alternativas
Comentários
  • Você nunca sai perdendo quando ganha CONHECIMENTO!

  • Gabarito: D

  • O sociojurídico, nos debates da categoria profissional, aglutina amplo leque de profissionais, desde aqueles(as) que atuam nas instituições componentes do sistema de justiça (Poder Judiciário, Ministério Público e Defensoria Pública) até os(as) que interagem a partir da Segurança Pública e da Justiça e Direitos Humanos (unidades prisionais, socioeducação e Forças Armadas). Dada a diversidade de experiências nessas instituições, será dado especial relevo aos desafios vividos junto ao Poder Judiciário e ao Ministério Público, chão da vivência cotidiana das autoras e com base nas experiências delas, e, quando possível, à Defensoria Pública.

    Desde que se anunciou o avanço da pandemia, as instituições do sistema de justiça, de modo geral, mantiveram atividades presenciais de urgência e deslocaram as demais para o ambiente remoto. Nesse contexto, situa-se um grande desafio para os(as) assistentes sociais nesse período.

    É interessante observar que o ambiente virtual promovido pela pandemia vem se associando, no decorrer dos meses, a mudanças que estão sendo introduzidas por essas instituições no âmbito da administração dos processos de trabalho. Movimentos que vinham sendo desenvolvidos nos últimos anos, caracterizados pela visão produtivista, na qual o trabalho técnico é mensurado por prazos e metas, com foco em resultados, pela redução de custos, pela conformação de um(a) profissional polivalente, capaz de atuar concomitantemente em diferentes frentes, foram intensificados nesse momento. A pandemia, de certa forma, tornou-se ambiente para a antecipação de pressupostos que estão embutidos na contrarreforma administrativa nas instituições do sociojurídico.

    Evidenciam-se desdobramentos relativos à qualidade do trabalho técnico ofertado à população e outros atinentes à condição de trabalhador(a) do(a) assistente social. São diversas as tendências identificadas no real, algumas sutis, outras explícitas. Um dos nós críticos que se apresentam é a tentativa de substituição, em alguns espaços, do trabalho do(a) técnico(a) pelo de outros(as) profissionais de nível médio a partir de atividades roteirizadas. Outra tendência que vem se acentuando nas instituições que compõem o sociojurídico é a de terceirização do trabalho técnico. Tal movimento se insere no contexto de desmantelamento dos serviços públicos sob o discurso do contingenciamento orçamentário. Seus efeitos concretos são o aumento da informalidade, diminuição salarial, aumento da jornada de trabalho, alta rotatividade entre os(as) trabalhadores(as), perda dos direitos trabalhistas, entre outros aspectos (Alves, 2017), contribuindo, portanto, para os processos de precarização das relações de trabalho.

    https://www.scielo.br/j/sssoc/a/Jq7JHTH5Ts7LDQZVLRfBTHp/


ID
5417854
Banca
IMPARH
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

As considerações de Machado (2020) sobre a construção da Política Nacional para População em Situação de Rua confirmam que esse foi um processo complexo e dinâmico na realidade brasileira. Assim, assinale a alternativa correta sobre avanços e desafios dessa política.

Alternativas
Comentários
  • Quem ESTUDA tem em suas mãos o poder de TRANSFORMAR não só a própria vida, como também das pessoas que lhe cercam.

  • Gabarito: A

  • Ao analisar as alternativas, temos:

    A - Correta. O combate ao preconceito e a superação da discriminação, a capacitação de servidores públicos que trabalham diretamente com essa população, a inclusão dessas pessoas no Cadastramento Único - CadÚnico, a partir da utilização de endereço dos equipamentos de acolhimento institucional, favorecendo a inserção em programas socioassistenciais e benefícios previdenciários e a proposição de uma nova leitura acerca da população em situação de rua. Aqui o autor apresenta alguns avanços e desafios identificados com a pesquisa

    B- Incorreta. O marco das iniciativas voltadas ao trabalho social digno e vinculado à perspectiva de direitos sociais para a pessoa em situação de rua na década de 1990 se deu, majoritariamente, através das atividades das instituições públicas e de instituições religiosas evangélicas, em particular em São Paulo e Rio de Janeiro. Conforme Machado (2020, p. 103-104), “se deu, majoritariamente, através das entidades privadas, Organizações Não Governamentais (ONGs) e a instituições religiosas (católicas e espíritas), em particular nas cidades de São Paulo e Belo Horizonte.

    C- Incorreta. A política de habitação de interesse social corroborou para o desenvolvimento de grandes esforços voltados para o atendimento das demandas de vulnerabilidade e risco social, o que propiciou terreno de articulação política para a organização da pessoa em situação de rua. Segundo o autor Machado (2020, p. 107), é a política de Assistência Social que corrobora com esse processo.

    D - Incorreta. As informações deflagradas pelo I Censo e Pesquisa Nacional sobre pessoa em situação de rua não puderam contribuir para interpretar o fenômeno e propor respostas adequadas. Embora a pesquisa não tenha sido o único e principal meio de apontar esta problemática, ela não conseguiu indicar dados quantitativos e qualitativos para considerar a pessoa em situação de rua como um problema de política pública. Segundo o autor Machado (2020, p. 110), as informações do Censo são imprescindíveis.

    Vamos, então, analisar as alternativas:

    A – Correta.

    B, C e D – Incorretas.

    Gabarito: A

    Referência:

    MACHADO, R. W. G. A construção da Política Nacional para população em situação de rua. Temporalis, Brasília (DF), ano 20, n. 39, p. 102-118, jan./jun. 2020. 


ID
5417857
Banca
IMPARH
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Carmelita Yazbek tem uma produção científica sobre a assistência social de grande relevância para o exercício profissional dos assistentes sociais. Julgue os itens, como V (Verdadeiro) ou F (Falso), a respeito das considerações dessa autora.

( ) Com as Reformas Trabalhista e da Previdência, não se ampliarão o número de demandantes da Assistência Social, posto que não vai afetar o Benefício de Prestação Continuada (BPC), voltados para aqueles que sobrevivem em cenário de pobreza, idosos e deficientes.
( ) No que se refere à gestão do trabalho no Sistema Único de Assistência Social - SUAS, sabe-se que a questão dos recursos humanos vem se constituindo um desafio para a administração pública brasileira, contudo a assistência social superou a marca de ser não política e da desprofissionalização.
( ) Não se pode esquecer o caráter fundamental do protagonismo dos assistentes sociais na elaboração da Lei Orgânica da Assistência Social - LOAS e do conjunto de legislações que está na base da política de assistência social. Pesquisas realizadas para a análise das condições dos trabalhadores do Sistema Único da Assistência Social - SUAS e o próprio Censo SUAS, revelam que os assistentes sociais compõem um terço da força de trabalho do Sistema e juntamente com os psicólogos devem compor as equipes mínimas dos CRAS.
( ) O desfinanciamento da política de assistência social tenderá a se agravar crescentemente, como resultado de emenda constitucional que desqualifica os direitos e impossibilita os serviços de manter a cobertura atual, ao propor o congelamento das despesas sociais, e terá forte impacto no desempenho dessa política, situação que só se agrava com atrasos de repasse e contingenciamento.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

Alternativas
Comentários
  • Oi!

    Gabarito: C

    Bons estudos!

    -Os únicos limites da sua mente são aqueles que você acreditar ter!


ID
5417860
Banca
IMPARH
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Assinale a alternativa correta no que concerne aos estudos significativos desenvolvidos sobre o mundo do trabalho na sociedade contemporânea pelo Serviço Social.

Alternativas
Comentários
  • Oi!

    Errei, marquei D! Faz parte...

    Cuidado, é muita pegadinha! Bons estudos!

    -Não se faz concurso só PARA passar, se faz ATÉ passar.


ID
5417863
Banca
IMPARH
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Assinale a alternativa correta ao que altera o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o Novo Regime Fiscal no âmbito dos Orçamentos Fiscal e da Seguridade Social da União. Para e congela os limites constitucionais para as despesas primárias da administração pública federal, como Saúde, Educação, Assistência Social, Defensoria Pública etc. por vinte anos, sob o argumento de que investir em políticas sociais amplia a dívida pública.

Alternativas
Comentários
  • Oi!

    Gabarito: B

    Bons estudos!

    -Quem ESTUDA tem em suas mãos o poder de TRANSFORMAR não só a própria vida, como também das pessoas que lhe cercam.

  • GABARITO: B

    EC 95/2016 que versa sobre o teto dos gastos públicos pelos próximos 20 anos, com duração até 2036. Instituída no governo Temer.


ID
5417866
Banca
IMPARH
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Assinale a alternativa correta quanto ao tipo de discurso sustentado pela lógica neoliberal acerca dos direitos sociais.

Alternativas
Comentários
  • Oi!

    Gabarito: C

    Bons estudos!

    -Os únicos limites da sua mente são aqueles que você acreditar ter!


ID
5417869
Banca
IMPARH
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Assinale a alternativa correta quanto ao tema que durante a primeira década do século XXI sedimentou as propostas dos organismos internacionais e da União Europeia e foi transladado para a América Latina com a intenção de tornar-se o eixo orientador das políticas públicas voltadas para diminuir as desigualdades.

Alternativas
Comentários
  • Oi!

    Errei, marquei D! Faz parte...

    Cuidado, é muita pegadinha! Bons estudos!

    -O sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos dia após dia.

  • GAB.A

    Durante a primeira década do século XXI, o tema da coesão social sedimentou as propostas dos organismos internacionais e da União Europeia e foi transladado para a América Latina com a intenção de tornar-se o eixo orientador das políticas públicas, na tentativa de reiterar a necessidade de um pacto social pelo desenvolvimento regional que fosse capaz de diminuir as desigualdades sociais. Nesse contexto foram gestados os pactos de coalizão entre as classes e os programas de transferência de renda.


ID
5417872
Banca
IMPARH
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Segundo Marilda Iamamoto (1996), a fragmentação das políticas sociais estatais e o aumento de sua prestação por instituições privadas vêm apontando interferência no fazer profissional dos assistentes socais. Assinale a alternativa correta quanto a essa interferência.

Alternativas
Comentários
  • Oi!

    Gabarito: B

    Bons estudos!

    -Quanto MAIOR forem os seus estudos, MENORES são as chances de cair no fracasso.

  • Alguém sabe o artigo que fala sobre essa assertiva ?

  • Não entendi. Alguém pode comentar?

  • NÃO CONSEGUI LOCALIZAR A FONTE DA QUESTÃO

  • Iamamoto, 1996, p. 12

  • Gabarito B

    Colaborando com as/os colegas, fui pesquisar a fonte e encontrei a citação de Iamamoto na Serv. Soc. Soc. n. 135, p. 290-307 de 2019, no artigo: Estado, políticas sociais e direitos sociais: descompasso do tempo atual, que é de autoria de Helena Chaves e Vitória Gehlen.

    A fragmentação das políticas sociais estatais e o aumento de sua prestação por instituições privadas também vêm apontando “para fortes apelos de solidariedade social” e “desprofissionalização” Com a leitura do artigo da revista, conseguimos resolver a questão acima. Segue o link https://www.researchgate.net/publication/333221795_Estado_politicas_sociais_e_direitos_sociais_descompasso_do_tempo_atual

    Indo mais a fundo, também no livro, Serviço Social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional, Iamamoto nos traz como referência ela mesma, neste compilado, O Serviço Social na contemporaneidade: os fundamentos teórico-metodológicos e técnico-operativos do trabalho profissional. In: GIL, Antônio (Org.). Metodologias e técnicas do Serviço Social. Brasília: CNI/Sesi, 1996. Acredito que foi esse artigo que deu origem ao fragmento citado na revista pelas autoras.

  • “A fragmentação das políticas sociais estatais e o aumento de sua prestação por instituições privadas também vêm apontando “para fortes apelos de solidariedade social” e “desprofissionalização” (Iamamoto apud CHAVES; GEHLEN, 2019, p. 296). Em conjunto e face ao processo de globalização, as profissões e os profissionais vão perdendo espaço de intervenção [...] enquanto ações voluntárias e filantrópicas passam a fazer parte do eixo estruturante da ação governamental, ampliando tanto as fragmentações das políticas sociais quanto do sujeito” (CHAVES; GEHLEN, 2019, p. 296)

    Ao analisar as alternativas, temos:

    B – Correta. 

    A, C e D – Incorretas.

    Gabarito: B

    Referência:

    CHAVES, H. L. A.; GEHLEN, V. R. F. Estado, políticas sociais e direitos sociais: descompasso do tempo atual. Serv. Soc. Soc., São Paulo, n. 135, p. 290-307, maio/ago. 2019.


ID
5417875
Banca
IMPARH
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Para Silvia e Lima (2020), desde o final da década de 1990, arrasta-se um movimento de contrarreforma da previdência social no Brasil. Assinale a alternativa correta quanto à característica dessa contrarreforma da previdência.

Alternativas
Comentários
  • Oi!

    Gabarito: C

    Bons estudos!

    -Você nunca sai perdendo quando ganha CONHECIMENTO!


ID
5417878
Banca
IMPARH
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O final do ano de 2019 marcou a história da humanidade com o início de uma pandemia mundial, causada pelo novo coronavírus (SARS-COV-2). No Brasil, como profissional da saúde, o assistente social participa diretamente no atendimento às pessoas acometidas pela infecção viral e suas famílias, nos serviços de saúde essenciais. Neste sentido, o Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), ao considerar as competências e atribuições profissionais, ORIENTOU, por meio da Orientação Normativa nº 03/2020, que:

Alternativas
Comentários
  • Oi!

    Gabarito: C

    Bons estudos!

    -Não se faz concurso só PARA passar, se faz ATÉ passar.

  • A questão solicita conhecimento da Orientação Normativa nº 03/2020 do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), que dispõe sobre ações de comunicação de boletins de saúde e óbitos por assistentes sociais.

    Analisaremos, em seguida, as alternativas:

    A – Incorreta. A comunicação de óbito constitui atribuição ou competência profissional do assistente social. Conforme a Orientação Normativa nº 03/2020, do CFESS, a comunicação de óbito não se constitui atribuição ou competência profissional do/a assistente social.

    B – Incorreta. A comunicação de óbito deve ser realizada por assistentes sociais quando qualificados em conhecimentos específicos de tanatologia. Conforme a Orientação Normativa nº 03/2020, do CFESS, a comunicação de óbito deve ser realizada por profissionais qualificados que tenham conhecimentos específicos da causa mortis dos/as usuários/as dos serviços de saúde, cabendo um trabalho em equipe (médico, enfermeiro/a, psicólogo/a e/ou outros profissionais), atendendo à família e/ou responsáveis.

    C – Correta. Em casos de situação de óbito, o assistente social é responsável por informar a respeito dos benefícios e direitos referentes à situação, previstos no aparato normativo e legal vigente, tais como os relacionados à previdência social, aos seguros sociais e outros que a situação requeira, bem como informações e encaminhamentos necessários, em articulação com a rede de serviços sobre sepultamento, translado e demais providências concernentes. A alternativa está em consonância com a Orientação Normativa nº 03/2020, do CFESS.

    D – Incorreta. Cabe ao assistente social a divulgação de boletins médicos, podendo participar do atendimento prévio de pacientes, visando realizar a triagem das suas condições clínicas para acesso aos serviços de saúde. Conforme a Orientação Normativa nº 03/2020, do CFESS, ao/à assistente social não cabe informar ao/à paciente e/ou seus familiares sobre as condições clínicas de saúde, tratamentos propostos, evolução da doença e prognósticos, direitos estes que devem ser garantidos e assumidos por profissionais que tenham competência para tal.

    Gabarito: C


ID
5417881
Banca
IMPARH
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A Assembleia Legislativa do Ceará, até o dia 04 de março de 2021, havia decretado Estado de Calamidade Pública para 79 municípios cearenses, dentre eles Fortaleza, capital do Estado, por causa da segunda onda epidêmica de COVID-19. De acordo com o Código de Ética profissional, aprovado em 1993, é dever dos assistentes sociais:

Alternativas
Comentários
  • Oi!

    Gabarito: A

    Bons estudos!

    -Os únicos limites da sua mente são aqueles que você acreditar ter!

  • Código de ética do/a assistente social

    Art. 2º Constituem direitos do/a assistente social: 

    b- livre exercício das atividades inerentes à Profissão; 

    g- pronunciamento em matéria de sua especialidade, sobretudo quando se tratar de assuntos de interesse da população;

    h- ampla autonomia no exercício da Profissão, não sendo obrigado a prestar serviços profissionais incompatíveis com as suas atribuições, cargos ou funções;

  • A questão requer conhecimento do Código de Ética do/a assistente social de 1993. Instituído pela Resolução CFESS nº 273 de 13 março 1993, o Código de Ética profissional traz três campos fundamentais – direitos, deveres e vedações.

    Vamos, então, analisar as alternativas:

    A – Correta. É dever do/a assistente social em conformidade com o Código de Ética do/a assistente social, “Art. 3º, alínea d” - participar de programas de socorro à população em situação de calamidade pública, no atendimento e defesa de seus interesses e necessidades.

    B – Incorreta. É direito do/a assistente social em conformidade com o Código de Ética do/a assistente social, “Art. 2º, alínea b” - livre exercício das atividades inerentes à Profissão.

    C – Incorreta. É direito do/a assistente social em conformidade com o Código de Ética do/a assistente social, “Art. 2º, alínea g” - pronunciamento em matéria de sua especialidade, sobretudo quando se tratar de assuntos de interesse da população.

    D – Incorreta. É direito do/a assistente social em conformidade com o Código de Ética do/a assistente social, “Art. 2º, alínea h” - ampla autonomia no exercício da Profissão, não sendo obrigado a prestar serviços profissionais incompatíveis com as suas atribuições, cargos ou funções.

    Gabarito: A


ID
5417884
Banca
IMPARH
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Constitui atribuição privativa do Assistente Social, de acordo com a Lei Federal nº 8.662/1993, o que consta em qual item?

Alternativas
Comentários
  • Oi!

    Gabarito: D

    Bons estudos!

    -Você nunca sai perdendo quando ganha CONHECIMENTO!

  • A questão solicita conhecimento da Lei nº 8.662 de 1993, que dispõe sobre a profissão de assistente social e dá outras providências. Devemos encontrar a alternativa incorreta.

    Conforme o “Art. 5º” - constituem atribuições privativas do/a assistente social:

    I - coordenar, elaborar, executar, supervisionar e avaliar estudos, pesquisas, planos, programas e projetos na área de Serviço Social;

    II - planejar, organizar e administrar programas e projetos em Unidade de Serviço Social;

    III - assessoria e consultoria e órgãos da Administração Pública direta e indireta, empresas privadas e outras entidades, em matéria de Serviço Social;

    IV - realizar vistorias, perícias técnicas, laudos periciais, informações e pareceres sobre a matéria de Serviço Social;

    V - assumir, no magistério de Serviço Social tanto a nível de graduação como pós-graduação, disciplinas e funções que exijam conhecimentos próprios e adquiridos em curso de formação regular;

    VI - treinamento, avaliação e supervisão direta de estagiários de Serviço Social;

    VII - dirigir e coordenar Unidades de Ensino e Cursos de Serviço Social, de graduação e pós-graduação;

    VIII - dirigir e coordenar associações, núcleos, centros de estudo e de pesquisa em Serviço Social;

    IX - elaborar provas, presidir e compor bancas de exames e comissões julgadoras de concursos ou outras formas de seleção para Assistentes Sociais, ou onde sejam aferidos conhecimentos inerentes ao Serviço Social;

    X - coordenar seminários, encontros, congressos e eventos assemelhados sobre assuntos de Serviço Social;

    XI - fiscalizar o exercício profissional através dos Conselhos Federal e Regionais;

    XII - dirigir serviços técnicos de Serviço Social em entidades públicas ou privadas;

    XIII - ocupar cargos e funções de direção e fiscalização da gestão financeira em órgãos e entidades representativas da categoria profissional.

    Analisando as alternativas, temos:

    A, B, e C – Incorretas. Conforme o “Art. 4º”, as alternativas constituem competências do/a assistente social.

    D – Correta. Conforme o “Art. 5º”, a alternativa constitui uma atribuição privativa do/a assistente social.

    Gabarito: D

  • É importante observar que “no ÂMBITO do serviço social” não quer dizer que seja área exclusiva de atuação do profissional. Por exemplo, “âmbito” de atuação pode ser um hospital, uma instituição privada, um tribunal de justiça, sendo o profissional do serviço social como de outras áreas colaborar nesta atividade, pois não é área específica/própria de atuação e conhecimento privativo do serviço social.

ID
5417887
Banca
IMPARH
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Assinale a alternativa correta referente à regulamentação da profissão de Assistente Social, de acordo com a Lei Federal nº 8.662/1993.

Alternativas
Comentários
  • Oi!

    Gabarito: C

    Bons estudos!

    -Quanto MAIOR forem os seus estudos, MENORES são as chances de cair no fracasso.

  • A questão requer conhecimento da Lei de Regulamentação profissional nº 8.662/1993.

    Analisando as alternativas, temos:

    A – Incorreta. É competência do/a assistente social dirigir serviços técnicos de Serviço Social em entidades públicas ou privadas. A alternativa trata de uma atribuição privativa do/a assistente social, conforme a Lei de Regulamentação profissional, “Art. 5º” - XII - dirigir serviços técnicos de Serviço Social em entidades públicas ou privadas.

    B – Incorreta. O fórum máximo de deliberação da profissão para os fins desta lei dar-se-á nas reuniões dos Conselhos Regionais, que, inclusive, fixarão os limites de sua competência e sua forma de convocação. De acordo com o “Art. 9º”, da Lei de Regulamentação profissional, o fórum máximo de deliberação da profissão para os fins desta lei dar-se-á nas reuniões conjuntas dos Conselhos Federal e Regionais, que inclusive fixarão os limites de sua competência e sua forma de convocação.

    C – Correta. O exercício da profissão de Assistente Social requer prévio registro nos Conselhos Regionais que tenham jurisdição sobre a área de atuação do interessado nos termos dessa lei.

    D – Incorreta. A duração do trabalho do Assistente Social é de 40 (quarenta) horas semanais. De acordo com o “Art. 5º - A”, da Lei de Regulamentação profissional, a duração do trabalho do/a assistente social é de 30 (trinta) horas semanais (Incluído pela Lei nº 12.317, de 2010).

    Gabarito: C


ID
5417890
Banca
IMPARH
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No Brasil, o início do ano de 2021 está sendo marcado pela segunda onda da pandemia por coronavírus, números crescentes de pessoas infectadas e óbitos são noticiados diariamente. Os assistentes sociais são convocados a atuar em diversas frentes com objetivo de mitigar os efeitos na população, por isso mesmo, desafiados a reafirmar seu compromisso ético-político na defesa:

Alternativas
Comentários
  • Oi!

    Gabarito: B

    Bons estudos!

    -Você nunca sai perdendo quando ganha CONHECIMENTO!

  • A) de um projeto profissional vinculado ao processo de uma ordem social liberal e de direitos.

    B) da equidade e justiça social, que assegure universalidade de acesso aos bens e serviços relativos aos programas e políticas sociais, bem como sua gestão democrática.

    C) do compromisso com as instâncias intergovernamentais para prestação de serviços à população, independente da inviolabilidade do local de trabalho.

    D) de (re)inventar o seu fazer profissional, mesmo que para isso precise abrir mão de valores e direitos alcançados historicamente.


ID
5417893
Banca
IMPARH
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O Sistema Único de Saúde (SUS), diante da pandemia por coronavírus, requer dos entes federados, seja no âmbito do planejamento, da gestão, da execução e do financiamento, o compromisso com a afirmação de seus princípios fundamentais. Assinale o item que apresenta um princípio fundamental do SUS, de acordo com o artigo 7º da Lei Federal nº 8080/90.

Alternativas
Comentários
  • Oi!

    Gabarito: B

    Bons estudos!

    -Quem ESTUDA tem em suas mãos o poder de TRANSFORMAR não só a própria vida, como também das pessoas que lhe cercam.

  • Art. 7º As ações e serviços públicos de saúde e os serviços privados contratados ou conveniados que integram o Sistema Único de Saúde (SUS), são desenvolvidos de acordo com as diretrizes previstas no art. 198 da Constituição Federal, obedecendo ainda aos seguintes princípios:

    I - universalidade de acesso aos serviços de saúde em todos os níveis de assistência;

    II - integralidade de assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema;

    III - preservação da autonomia das pessoas na defesa de sua integridade física e moral;

    IV - igualdade da assistência à saúde, sem preconceitos ou privilégios de qualquer espécie;

    V - direito à informação, às pessoas assistidas, sobre sua saúde;


ID
5417896
Banca
IMPARH
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou, em 30 de janeiro de 2020, emergência em saúde pública de importância internacional em decorrência do surto do novo coronavírus. O Brasil reconheceu tal situação quando o Ministério da Saúde publicou a Portaria nº 118, em 3 de fevereiro de 2020, na qual emitiu idêntica declaração no âmbito nacional e passou a orientar as primeiras medidas de prevenção, controle e contenção de riscos. Neste sentido, considerando o artigo 16 da Lei Federal nº 8080/90, compete à direção nacional do SUS:

Alternativas
Comentários
  • Oi!

    Gabarito: A

    Bons estudos!

    -Quem ESTUDA tem em suas mãos o poder de TRANSFORMAR não só a própria vida, como também das pessoas que lhe cercam.

  • Art. 16. A direção nacional do Sistema Único da Saúde (SUS) compete:

    XVIII - elaborar o Planejamento Estratégico Nacional no âmbito do SUS, em cooperação técnica com os Estados, Municípios e Distrito Federal;

    Geralmente, quando se fala (Estados, Municipios e DF), é alguma competência/atribuição da união (direção nacional/federal)


ID
5417899
Banca
IMPARH
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A Atenção Primária em Saúde (APS) vem sendo construída no Brasil há, praticamente, cem anos. Fundamentada em distintos saberes, conjunturas políticas, momentos históricos e com diferentes formas de organização. Em anos mais recentes, a atual Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), instituída por meio da Portaria nº 2.436/2017, conceitua Atenção Básica como:

Alternativas
Comentários
  • Oi!

    Gabarito: C

    Bons estudos!

    -Quem ESTUDA tem em suas mãos o poder de TRANSFORMAR não só a própria vida, como também das pessoas que lhe cercam.

  • A) forma a permitir o planejamento, a programação descentralizada e o desenvolvimento de ações setoriais e intersetoriais com foco em um território específico, com impacto na situação, nos condicionantes e determinantes da saúde das pessoas e coletividades que constituem aquele espaço (Territorialização e Adstrição)

    B) a continuidade da relação de cuidado, com construção de vínculo e responsabilização entre profissionais e usuários ao longo do tempo e de modo permanente e consistente, acompanhando os efeitos das intervenções em saúde e de outros elementos na vida das pessoas, evitando a perda de referências e diminuindo os riscos de iatrogenia que são decorrentes do desconhecimento das histórias de vida e da falta de coordenação do cuidado. (Longitudinalidade do cuidado)

    C) o conjunto de ações de saúde individuais, familiares e coletivas que envolvem promoção, prevenção, proteção, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos, cuidados paliativos e vigilância em saúde, desenvolvida por meio de práticas de cuidado integrado e gestão qualificada, realizada com equipe multiprofissional e dirigida à população em território definido, sobre as quais as equipes assumem responsabilidade sanitária. (Atenção Básica)

    D) uma clínica ampliada capaz de construir vínculos positivos e intervenções clínica e sanitariamente efetivas, centrada na pessoa, na perspectiva de ampliação dos graus de autonomia dos indivíduos e grupos sociais. Deve ser capaz de resolver a grande maioria dos problemas de saúde da população.(Resolutividade)


ID
5417902
Banca
IMPARH
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Em contexto de pandemia, com 5.570 municípios existentes no Brasil, a diversidade de organização da Atenção Primária à Saúde tem sido grande desafio para gestores e trabalhadores. Mesmo assim, ao considerar a modalidade adotada por cada município, as características territoriais, o perfil de cada equipe e os protocolos para o enfrentamento à COVID-19, a APS oferta cuidados por meio de um conjunto diversificado de atividades baseadas nas diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) e das Redes de Atenção à Saúde (RAS). Assinale a alternativa que apresenta essas diretrizes, previstas pela Portaria nº 2.436, de 21 de setembro de 2017 (PNAB/2017).

Alternativas
Comentários
  • Olá!

    Gabarito: C

    Bons estudos!

    -Tentar não significa conseguir, mas quem conseguiu, com certeza tentou. E muito.

  • Gabarito: Alternativa “c”, Cuidado centrado na pessoa; Longitudinalidade do cuidado; Participação da Comunidade.

    Art. 3º São Princípios e Diretrizes do SUS e da RAS a serem operacionalizados na Atenção Básica:

     II - Diretrizes:

    a) Regionalização e Hierarquização:

    b) Territorialização;

    c) População Adscrita;

    d) Cuidado centrado na pessoa;

    e) Resolutividade;

    f) Longitudinalidade do cuidado;

    g) Coordenação do cuidado;

    h) Ordenação da rede; e

    i) Participação da comunidade.


ID
5417905
Banca
IMPARH
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Reconhecer as necessidades de saúde da população sob sua responsabilidade, organizando as necessidades desta população em relação aos outros pontos de atenção à saúde, contribuindo para que o planejamento das ações, assim como a programação dos serviços de saúde, parta das necessidades de saúde das pessoas, é, de acordo com a Portaria nº 2.436, de 21 de setembro de 2017 (PNAB/2017), a compreensão de:

Alternativas
Comentários
  • Reconhecer as necessidades de saúde da população sob sua responsabilidade, organizando as necessidades desta população em relação aos outros pontos de atenção à saúde, contribuindo para que o planejamento das ações, assim como a programação dos serviços de saúde, parta das necessidades de saúde das pessoas, é,  ORDENAÇÃO DAS REDES.

  • E ai, tudo bom?

    Gabarito: D

    Bons estudos!

    -Você nunca sai perdendo quando ganha CONHECIMENTO!

  • Gabarito: Alternativa “d”, Ordenação das redes.

    ANEXO - POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO BÁSICA OPERACIONALIZAÇÃO

    CAPÍTULO I - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS DA ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE

    1 - PRINCÍPIOS E DIRETRIZES DA ATENÇÃO BÁSICA

     1.2 - Diretrizes 

    VIII - Ordenar as redes: reconhecer as necessidades de saúde da população sob sua responsabilidade, organizando as necessidades desta população em relação aos outros pontos de atenção à saúde, contribuindo para que o planejamento das ações, assim como, a programação dos serviços de saúde, parta das necessidades de saúde das pessoas.


ID
5417908
Banca
IMPARH
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB) constitui uma equipe multiprofissional e interdisciplinar composta por categorias de profissionais da saúde, complementar às equipes que atuam na Atenção Básica. Assinale o item que apresenta uma competência específica da equipe do NASF.

Alternativas
Comentários
  • E ai, tudo bom?

    Gabarito: D

    Bons estudos!

    -Se você não está disposto a arriscar, esteja disposto a uma vida comum. – Jim Rohn

  • fala se sabe essa

  • Compete especificamente à Equipe do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf- AB):

    a. Participar do planejamento conjunto com as equipes que atuam na Atenção Básica à que estão vinculadas;

    b. Contribuir para a integralidade do cuidado aos usuários do SUS principalmente por intermédio da ampliação da clínica, auxiliando no aumento da capacidade de análise e de intervenção sobre problemas e necessidades de saúde, tanto em termos clínicos quanto sanitários; e

    c. Realizar discussão de casos, atendimento individual, compartilhado, interconsulta, construção conjunta de projetos terapêuticos, educação permanente, intervenções no território e na saúde de grupos populacionais de todos os ciclos de vida, e da coletividade, ações intersetoriais, ações de prevenção e promoção da saúde, discussão do processo de trabalho das equipes dentre outros, no território.


ID
5417911
Banca
IMPARH
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

De acordo com artigo 3º da Portaria nº 825, de 25 de abril de 2016, a qual redefine a Atenção Domiciliar no âmbito do Sistema Único de Saúde – SUS e atualiza as equipes habilitadas, assinale a alternativa que apresenta um dos objetivos do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD).

Alternativas
Comentários
  • Oi!

    Gabarito: B

    Bons estudos!

    -Quanto MAIOR forem os seus estudos, MENORES são as chances de cair no fracasso.

  • Art. 3º O SAD tem como objetivos:

    I - redução da demanda por atendimento hospitalar;

    II - redução do período de permanência de usuários internados;

    III- humanização da atenção à saúde, com a ampliação daautonomia dos usuários; e

    IV - a desinstitucionalização e a otimização dos recursosfinanceiros e estruturais da RAS.


ID
5417914
Banca
IMPARH
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A Atenção Domiciliar (AD) é indicada para pessoas que, estando em estabilidade clínica, necessitam de atenção à saúde em situação de restrição ao leito ou ao lar, de maneira temporária ou definitiva, ou em grau de vulnerabilidade na qual a atenção domiciliar é considerada a oferta mais oportuna para tratamento, paliação, reabilitação e prevenção de agravos, tendo em vista a ampliação de autonomia do usuário, família e cuidador. Assinale a alternativa que apresenta as atribuições das equipes responsáveis pela atenção domiciliar, nas três modalidades, previstas pela Portaria nº 825, de 25 de abril de 2016. 
I - Trabalhar em equipe multiprofissional integrada à RAS.
II - Identificar, orientar e capacitar o(s) cuidador(es) do usuário em atendimento, envolvendo-o(s) na realização de cuidados, respeitando seus limites e potencialidades, considerando-o(s) como sujeito(s) do processo.
III - Acolher demanda de dúvidas e queixas dos usuários, familiares ou cuidadores.
IV - Promover espaços de cuidado e de trocas de experiências para cuidadores e familiares.
V - Utilizar linguagem acessível, considerando o contexto.
VI - Pactuar fluxos para atestado de óbito, devendo ser preferencialmente emitido por médico da EMAD ou da Equipe de Atenção Básica do respectivo território.
VII - Articular, com os demais estabelecimentos da RAS, fluxos para admissão e alta dos usuários em AD, por meio de ações como busca ativa e reuniões periódicas.
VIII - Participar dos processos de educação permanente e capacitações pertinentes.

Alternativas
Comentários
  • Oi, tudo bem?

    Gabarito: A

    Bons estudos!

    -Quanto MAIOR forem os seus estudos, MENORES são as chances de cair no fracasso.

  • Confesso que fiquei em dúvida quanto a este item:

    VI - Pactuar fluxos para atestado de óbito, devendo ser preferencialmente emitido por médico da EMAD ou da Equipe de Atenção Básica do respectivo território. 

    Se alguém puder explicar..


ID
5417917
Banca
IMPARH
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) será organizado a partir de uma base territorial, sendo referência em atenção domiciliar para uma população definida e se relacionará com os demais serviços de saúde que compõem a Rede de Atenção à Saúde (RAS), em especial com a atenção básica, atuando como matriciadores dessas equipes, quando necessário. Quanto ao funcionamento do SAD, marque a alternativa correta de acordo com o previsto na Portaria nº 825, de 25 de abril de 2016.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    • A Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar (EMAD) realizará atendimento, no mínimo, 1 (uma) vez por SEMANA a cada usuário.

      . Durante o período em que o usuário estiver sob os cuidados do SAD, a equipe de atenção básica de sua referência deverá compartilhar o cuidado, participando na elaboração do Projeto Terapêutico Singular (PTS) daquele usuário.

    . A admissão do usuário ao SAD exigirá a sua prévia concordância e de seu familiar ou, na inexistência de familiar, de seu cuidador, com assinatura de termo de esclarecimento e reponsabilidade.


ID
5417920
Banca
IMPARH
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A participação social constitui um componente essencial das políticas de descentralização do SUS com vista ao exercício do controle social. Por meio da Lei Federal nº 8.142/1990, a participação da comunidade foi institucionalizada com a criação:

Alternativas
Comentários
  • Oi!

    Gabarito: A

    Bons estudos!

    -Os únicos limites da sua mente são aqueles que você acreditar ter!