SóProvas



Questões de Serviço Social e Controle Social


ID
467830
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ME
Ano
2008
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O reconhecimento da seguridade social como conjunto das
políticas de saúde, previdência e assistência social constitui uma
das principais novidades constitucionais, reflexo da luta de
parcela da sociedade brasileira. Com relação a esse tema, julgue
os itens seguintes.

Os espaços de participação e controle social e democrático, previstos na CF, foram dinamizados com a criação de diversos conselhos de política e defesa de direitos, e, entre estes, papel importante pode ser ressaltado quanto ao atual desempenho do Conselho Nacional de Seguridade Social.

Alternativas
Comentários
  • O Conselho Nacional de Seguridade foi extinto

  • Foi extinto o Conselho Nacional de Seguridade Social.

  • Pegadinha do malandro kkk...esse Conselho não existe mais.

  • Em 2008 o consenhor existia?

  • Gab Errado

    O Conselho Nacional da Seguridade Social foi extinto em 1992.

    *O cavalo prepara-se para o dia da batalha, porém do SENHOR vem a vitória. (Pv 21:31)


ID
1199380
Banca
SHDIAS
Órgão
Prefeitura de Itapevi - SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Qual é a denominação que se dá ao processo de participação popular que visa, definir, executar e acompanhar as políticas públicas e as políticas de governo é chamado de:

Alternativas
Comentários
  • Controle Social atraves de participação da sociedade civil em espaços democraticos tais como conselhos, conferencias, dentre outros que visam definir, executar e acompanhar Políticas Publicas.

     

    Q215360

  • olha o português nos ajudando: Qual é a denominação que se dá ao processo de participação popular que visa, definir, executar e acompanhar as políticas públicas e as políticas de governo é chamado de:  b)Controle social.


ID
1644868
Banca
UFMT
Órgão
DETRAN-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Os Conselhos de Direitos ou de Políticas Sociais têm significativa presença de Assistentes Sociais como profissionais ou militantes de base. Sobre o controle social, analise as afirmativas.

I - É um processo permanente de participação na formulação, deliberação, gerenciamento financeiro e acompanhamento da execução e avaliação da política pública.

II - Apresenta-se como mediação necessária ao enfrentamento das desigualdades sociais e construção da justiça social.

III - Constitui-se como processo de relação transparente em vista de conformação de interesses entre sociedade civil e Estado na garantia de direitos de cidadania.

Está correto o que se afirma em

Alternativas

ID
1652374
Banca
CRSP - PMRJ
Órgão
PM-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Segundo Maria Inês Bravo, identificar o potencial dos conselhos para a universalização do direito e a ampliação da cidadania na direção de uma democracia de massa requer visualizar os conselhos como

Alternativas

ID
1668427
Banca
FCC
Órgão
MANAUSPREV
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Segundo Raichelis e Ribeiro (2012), os Conselhos de políticas públicas têm como desafio

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

     

    Conselhos de políticas públicas, segundo Raquel Raichellis:

    “os Conselhos, nos moldes da Constituição de 1988, são espaços públicos com força legal para atuar nas políticas públicas, na definição de suas prioridades, de seus conteúdos e recursos orçamentários, de segmentos sociais a serem atendidos na avaliação dos resultados.”

    - composição plural e heterogênea, com representação da sociedade civil e do governo em diferentes formatos;

    - Os Conselhos de políticas públicas funcionam como uma espécie de fórum para negociação e captação de demandas de grupos sociais, possibilitando a participação pública de segmentos menos representativos.

    - têm, em regra, composição paritária, congregando atores governamentais e privados;

    - os Conselhos estão previstos na Constituição Federal de 1988;

    - eles apresentam sérias dificuldades: a) desigualdade de condições entre seus participantes; b) ausência de garantia de que as decisões serão efetivamente implementadas e c) ausência de instrumentos jurídicos que imponham ao Poder Executivo o cumprimento das decisões emanadas dos conselhos.

    - Na literatura especializada, é dito que os Conselhos têm papel deliberativo. Contudo, chamo a atenção para o fato de que os Conselhos não têm instrumentos jurídicos que obriguem o Poder Executivo a adotar as propostas. Em virtude dessa ausência, alguns autores destacam que, embora os Conselhos tenham o papel deliberativo, na prática, eles acabam sendo consultivos, opinativos.

    - Os Conselhos de políticas públicas não se confundem com os Conselhos comunitários, tampouco com os Conselhos de notáveis. Os Conselhos comunitários são compostos apenas por atores oriundos da sociedade civil, não possuindo, portanto, assento institucional e legal junto ao Poder Executivo. Os Conselhos de notáveis são compostos apenas de especialistas, expertos em determinados assuntos, não estando vinculados ao Poder Executivo.

    - os Conselhos de políticas públicas têm como desafio retomar e atualizar o debate sobre a autonomia e os riscos da cooptação no centro da agenda, sem contudo reeditar perspectivas de análise que dicotomizam a esfera da luta social e o âmbito da política institucional.

     

     


ID
1668457
Banca
FCC
Órgão
MANAUSPREV
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Há uma diretriz constitucional de viabilizar uma relação republicana entre Governo e Sociedade Civil com a possibilidade da instauração de espaços institucionalizados, os chamados Conselhos de Políticas Setoriais e Conselhos de Direitos, que são compreendidos como

Alternativas
Comentários
  • Letra "a".

    Accountability é um termo da língua inglesa que pode ser traduzido para o português como responsabilidade com ética e remete à obrigação, à transparência, de membros de um órgão administrativo ou representativo de prestar contas a instâncias controladoras ou a seus representados.

    São espaços institucionalizados de participação social, colegiados (decisões são tomadas em grupo), paritários (com igual quantidade de representantes da sociedade civil e do poder público), permanentes e deliberativos (ou apenas consultivos), incumbidos da formulação, supervisão e avaliação das políticas públicas em âmbito federal, estadual e municipal.


ID
1669264
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No Brasil, os Conselhos Sociais iniciaram-se como forma de organização e de lutas sociais. Hoje eles são formados a partir de áreas e grupos sociais específicos, e de atuação do Estado. Como característica fundamental dos Conselhos está o controle das ações públicas via acompanhamento dos planos e orçamento. Nesse sentido há orientações gerais para o funcionamento dos mesmos. Assim, considere:

I. Os Conselhos devem ser compostos por representantes do pode público.

II. A sociedade civil é representada pela maioria dos conselheiros.

III. O Conselho deve obedecer o princípio da paridade.

IV. A legitimidade e a eleição dos conselheiros da sociedade civil organizada se dá por segmentos.

V. Os Conselhos são responsáveis pela convocação das Conferências.

Está correto o que consta APENAS em

Alternativas
Comentários
  • I) ERRADA: Os conselhos devem ser compostos por um número par de conselheiros, sendo que, para cada conselheiro representante do Estado, haverá um representante da sociedade civil.

    II) ERRADA: Pelo mesmo motivo do item I.

    III) CORRETA: Justamente isso é que significa paridade (... número par de conselheiros)

  • Na verdade paridade reapresenta o numero igual de representares do governo e sociedade. A exemplo, CNAS, e composto por 18 membros sendo por meio de paridade, 9 do governo e 9 da sociedade. e os 9 da sociedade divididos por segmentos, 3 usuários, 3 profissionais e 3 representares de entidades.


ID
1669267
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O controle social está articulado com a democracia representativa, e, portanto, pauta-se na participação da sociedade civil na elaboração, acompanhamento e monitoramento das ações públicas, com definição de diretrizes, diagnósticos e prioridades para definição de programas e projetos. Expressa-se através de:

Alternativas
Comentários
  • planos, conselhos, fundos e conferências.


ID
1690606
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Um dos aspectos importantes na organização das políticas sociais a partir da Carta de 1988, diz respeito à participação democrática e ao controle social. No âmbito das políticas sociais os conselhos gestores se instauram enquanto instâncias deliberativas e de controle social, no bojo de um processo de descentralização administrativa e de ampliação da participação popular, criando novas formas de relação entre Estado e sociedade e ampliando a esfera pública. O tema dos conselhos, seus papéis e funções tem sido objeto de inúmeras análises que apontam ora para o seu lado instrumental e burocrático, ora para o seu protagonismo no exercício da política.

Sobre o caráter deliberativo dos conselhos, Carla Almeida e Luciana Tatagiba (2012) afirmam:

1. A função deliberativa dos conselhos não pode ser confundida com sua autonomia político- -institucional, pois são espaços de luta por dentro do Estado, visando a sua democratização.

2. O exercício efetivo do seu caráter deliberativo é híbrido, e impõe que os mesmos funcionem como elos entre os fluxos deliberativos e reguladores.

3. A função deliberativa dos conselhos não expressa autonomia diante das outras instâncias estatais, mas o reconhecimento de tais instâncias e da luta que pode ser travada no interior do Estado em favor das demandas por justiça e por direitos.

4. As disputas e deliberações travadas no interior dos conselhos, na maioria das vezes, não tem conseguido extrapolar suas fronteiras, colocando-se em xeque a sua capacidade na democratização das políticas públicas.

5. A atuação dos conselhos apresenta uma tendência à burocratização devido a sua natureza setorial e fragmentada, bem como a sua dependência dos governos nas diferentes esferas.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas

ID
1726351
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No contexto do avanço da noção de cidadania no Brasil a partir de 1988, analise as afirmativas a seguir.

I. É fato que foram ampliados os espaços para debates em torno do papel do Estado naquilo que se refere às suas competências e à sua estruturação financeira, notadamente em relação aos seus gastos.

II. A autonomia política, administrativa e financeira das unidades subnacionais pode ser questionada pelo fato de que muitas delas estão na dependência quase que total em relação às verbas da União.

III. Em um momento de ampliação das discussões sobre direitos sociais no país, um contaponto a ser observado diz respeito aos entraves no processo de implementação das políticas públicas desejadas.

Assinale: 

Alternativas
Comentários
  • I. É fato que foram ampliados os espaços para debates em torno do papel do Estado naquilo que se refere às suas competências e à sua estruturação financeira, notadamente em relação aos seus gastos.

    II. A autonomia política, administrativa e financeira das unidades subnacionais pode ser questionada pelo fato de que muitas delas estão na dependência quase que total em relação às verbas da União.

    III. Em um momento de ampliação das discussões sobre direitos sociais no país, um contaponto a ser observado diz respeito aos entraves no processo de implementação das políticas públicas desejadas.


ID
1740223
Banca
FGV
Órgão
TJ-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Para Campos (2006), a natureza ética é uma das dimensões do controle social que propicia:

Alternativas
Comentários
  • Para Campos (2006) a dimensão técnica é identificada como um conjunto de saberes, competências e habilidades para o exercício da fiscalização sobre as ações governamentais. A dimensão ética relaciona-se à constituição de perspectivas de um futuro capaz de reduzir desigualdades e promover justiça social. Assim, entendemos que o controle social é o controle que os cidadãos exercem sobre o Estado; sua natureza é sociopolítica ao valorizar o envolvimento da sociedade civil nos assuntos que conformam a agenda do governo e filia-se a um ideal que radicaliza a democracia, atribuindo-a a uma dimensão mais coletiva, da democracia participativa. 

    Em http://www.joinpp.ufma.br/jornadas/joinppIV/eixos/12_seguridade/dualidades-da-politica-de-assistencia-social.pdf


ID
1741012
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SUFRAMA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Acerca da relação Estado/sociedade no contexto atual, julgue o próximo item.

Observa-se, nos últimos anos, uma tendência ao fortalecimento do controle democrático e a busca de um tipo de consenso social com maior adesão popular que os anos de bem-estar social.


Alternativas
Comentários
  • Pelo contrário, no contexto da mundialização do capital/reestruturação produtiva, há uma forte tendência a diminuição do controle democrático, com claras tendências antidemocráticas.

  • Alguém explica melhor essa questão por favor!

  • Se alguém poder explicar melhor essa questão, eu agradeço .

  • Gabarito: Errado

    Acredito que o erro está quando fala em "busca de controle democrático". Acertei a questão pensando no fortalecimento das privatizações, desresponsabilização do Estado e fragilização dos espaços de controle e participação que aconteciam nos Conselhos e Conferências.


ID
1783510
Banca
FCC
Órgão
TJ-AP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A Participação Social no Sistema Único de Saúde está assegurada na Constituição Federal e nas Leis Orgânicas da Saúde (Lei no 8.080/1990 e Lei no 8.142/1990), sendo considerada como um dos princípios

Alternativas
Comentários
  • PRINCÍPIOS DOUTRINÁRIOS:

    Num país com tamanha diversidade cultural, econômica e social como o Brasil, pensar em organizar um sistema sem levar em conta estas diferenças seria uma temeridade. O que é definido como único na Constituição é um conjunto de elementos doutrinários e de organização do sistema de saúde, os princípios da universalização, da equidade, da integralidade, da descentralização e da participação popular. Estes elementos se relacionam com as peculiaridades e determinações locais, através de formas previstas de aproximação da gerência aos cidadãos, seja com a descentralização político-administrativa, seja através do controle social do sistema. De um modo geral, princípios doutrinários são os preceitos constitucionais que norteiam a construção do SUS; 

    • universalidade de acesso aos serviços de saúde em todos os níveis de assistência;

    • integralidade de assistência, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais;

     • equidade;

    • descentralização político-administrativa com direção única em cada esfera de governo; • conjugação dos recursos financeiros, tecnológicos, materiais e humanos da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios na prestação de serviços de Assistência à Saúde da população;

     • participação da comunidade; e

    • regionalização e hierarquização.

  • Não concordo com a resposta. Para mim o principio é Orfganizativo ou estratégico. Questão deveria ser anulada.

    Principios Doutrinários: Equidade, Integralidade, Universalidade.

     

  • Na LOS comentada pelo professor de legislação do SUS está dividido da seguinte forma:

    Princípios doutrinários:

    UNIVERSALIDADE, EQUIDADE, INTEGRALIDADE

    Princípios administrativos:

    REGIONALIZAÇÃO, HIERARQUIZAÇÃO, DESCENTRALIZAÇÃO, CONTROLE SOCIAL.

    Concordo que esta questão devia ser anulada. Isto se não tiver sido e estiver desatualizada.

     

  • Concordo que a questão deveria ser anulada. Desse jeito a pessoa fica estudando de forma distorcida.

     

  • O SUS pode então ser entendido a partir da seguinte imagem: um núcleo comum (único), que concentra os princípios doutrinários, e uma forma de organização e operacionalização, os princípios organizativos. 

    universidade, eqüidade e integralidade participação popular � regionalização descentralização e � hierarquização e comando único.

    Princípios Doutrinários

    Universalização

    Historicamente quem tinha direito à saúde no Brasil eram apenas os trabalhadores segurados do INPS e depois do INAMPS. Com o SUS isto é diferente, a saúde é um direito de cidadania de todas as pessoas e cabe ao Estado assegurar este direito. Neste sentido, o acesso às ações e serviços deve ser garantido a todas as pessoas, independentemente de sexo, raça, renda, ocupação, ou outras características sociais ou pessoais. O SUS foi implantado com a responsabilidade de tornar realidade este princípio.

    Eqüidade

    O objetivo da eqüidade é diminuir desigualdades. Mas, isso não significa que a eqüidade seja sinônimo de igualdade. Apesar de todos terem direito aos serviços, as pessoas não são iguais e, por isso, têm necessidades diferentes. Eqüidade significa tratar desigualmente os desiguais, investindo mais onde a carência é maior. Para isso, a rede de serviços deve estar atenta às necessidades reais da população a ser atendida. A eqüidade é um princípio de justiça social.

    Integralidade

    O princípio da integralidade significa considerar a pessoa como um todo, atendendo a todas as suas necessidades. Para isso, é importante a integração de ações, incluindo a promoção da saúde, a prevenção de doenças, o tratamento e a reabilitação. Ao mesmo tempo, o princípio da integralidade pressupõe a articulação da saúde com outras políticas públicas, como forma de assegurar uma atuação intersetorial entre as diferentes áreas que tenham repercussão na saúde e qualidade de vida dos indivíduos. Princípios Organizativos Para organizar o SUS, a partir dos princípios doutrinários apresentados e levando-se em consideração a idéia de seguridade social e relevância pública, existem algumas diretrizes que orientam o processo. Na verdade, tratam-se de formas de concretizar o SUS na prática.

    Fote: https://sejarealista.files.wordpress.com/2009/12/4-principios-do-sus-06.pdf

    Obs: A questão está com sua fundamentação com dupla interpretação, tem mais de uma resposta se formos analisar por uma visão mais geral do que seria PRINCÍPIOS DOUTRINÁRIOS. 

  • Controle social é uma Diretriz do sus, está no art 198 CF, participação da comunidade, exercer o controle através da participação. Essa diretriz também é um principio, está na lei 8080/90 no seu art 7, e para regulamentar essa diretriz temos a lei 8142/90, a Resolução 453/2012 que vai detalhar a lei 8142/90.

  • Aprendi que a participação é princípio organizativo. Doutrinários: universalidade, integralidade e equidade. Assim complica a vida dos estudantes poxa. Comprei um curso do SUS de renome e me vem uma questão dessas toda distorcida?!
  •  Quando  a questao fala-  "A Participação Social no Sistema Único de Saúde"...,  esta se referindo ao principio da universalidade, oqual determina que todos os cidadãos brasileiros, sem qualquer tipo de discriminação, têm direito ao acesso às ações e serviços de saúde.  Essa quastao tem que ser interpretada de forma ampla. 

    o principio ORGANIZACIONAL - Participacao do cidadao,é algo mais fechado

    PRINCIPIOS DOUTRINÁRIOS- UNIVERSALIDADE, EQUIDADE E INTEGRALIDADE

  • Participação Social não está se referindo à universalidade, está se referindo a controle social! Tenhamos mais responsabilidade nos comentários... 


ID
3418330
Banca
Prefeitura de Catas Altas - MG
Órgão
Prefeitura de Catas Altas - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No texto Sistematização, planejamento e avaliação das ações dos assistentes sociais no campo da saúde, as autoras afirmam que a lógica dos processos socioassistenciais reside em atender o usuário como sujeito, visando responder às demandas / necessidades particulares, numa perspectiva de construção de sua autonomia no âmbito das relações institucionais e sociais ao remetê-lo para a participação política em determinados espaços.


Com relação a esses espaços, analise os itens a seguir.

I. Instituições e serviços de saúde.

II. Conselhos de direitos.

III. Movimentos de base sociocomunitária.

IV. Movimentos sociais na sua diversidade.


Apresenta(m) esses espaços

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    ? Todos itens corretos: Sua lógica reside em atender o usuário como sujeito, visando responder as demandas/necessidades particulares, numa perspectiva de construção de sua autonomia no âmbito das relações institucionais e sociais ao remetê-lo para a participação política em diferentes espaços, dentre os quais se incluem as próprias instituições e serviços de saúde e também os conselhos de direitos, os movimentos de base sócio-comunitária e os movimentos sociais na sua diversidade. Basicamente, incluem ações de diferentes naturezas, porém estão em constante interação, o que dificulta a distinção entre as mesmas. Porém, considerando seus objetivos primordiais, é possível distingui-las e com isso aprofundar os marcos referenciais que pautam a execução das mesmas e a própria interação entre elas. (MIOTO, 2006)

    ? Fonte: http://www.fnepas.org.br/pdf/servico_social_saude/texto2-6.pdf

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!


ID
3418336
Banca
Prefeitura de Catas Altas - MG
Órgão
Prefeitura de Catas Altas - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Os autores do texto Políticas sociais no Brasil: participação social, conselhos e parcerias afirmam que a participação social nos processos de deliberação das políticas sociais vem evoluindo ao longo do tempo.

A respeito dessa evolução, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    ? Na década de 1980, os canais de participação se alargam para dar lugar a atores sociais até então ausentes destes espaços. É o período de proliferação de ONGs, associações profissionais, entidades de defesa de direitos humanos, de minorias, e de meio ambiente, entre outros. A partir dos anos de 1990, amplia-se a defesa da participação social tanto na formulação como no controle das políticas sociais. Atualmente a legitimidade dos conselhos nacionais se dá pela capacidade de expressarem interesses e estabelecerem negociações, permitindo que o debate e, em certos casos, a tomada de decisões em torno das políticas setoriais sejam realizados não apenas no Legislativo, mas também num terreno múltiplo no qual diversos atores sociais organizados estejam representados.

    ? Fonte: http://www.direito.mppr.mp.br/arquivos/File/politicassociais.pdf

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!


ID
3425023
Banca
VUNESP
Órgão
Semae de Piracicaba - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A política de assistência social no Brasil, a partir do final dos anos 1980, traz a marca dos direitos e uma concepção forte de proteção e de justiça social. A institucionalização da assistência social como política pública é relativamente recente e ainda se encontra em processo de consolidação. O direito do cidadão e da cidadã de exercer protagonismo e controle social na política de assistência social, sem sofrer discriminações, restrições ou atitudes vexatórias derivadas do nível pessoal de instrução formal, etnia, raça, cultura, credo, idade, gênero, limitações pessoais, traduz o direito socioassistencial

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    Direito de equidade social e de manifestação pública: Direito, do cidadão e da cidadã, de manifestar-se, exercer protagonismo e controle social na política de assistência social, sem sofrer discriminações, restrições ou atitudes vexatórias derivadas do nível pessoal de instrução formal, etnia, raça, cultura, credo, idade, gênero, limitações pessoais.

    Fonte: http://www.pmf.sc.gov.br/entidades/semas/index.php?cms=10+direitos+socioassistenciais

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!


ID
3427357
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Recife - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A respeito do Controle Social e da Participação em Políticas Públicas, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    ? Lembrando que queremos a alternativa incorreta: A representação dos usuários nos Conselhos de Saúde e Conferências será majoritária em relação ao conjunto dos demais segmentos (=correção segundo a Lei 8142/90, art. 1º: § 4° A representação dos usuários nos Conselhos de Saúde e Conferências será paritária em relação ao conjunto dos demais segmentos).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3 

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!? 

     


ID
3461140
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-CE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Tendo em vista as transformações societárias no que diz respeito às condições e relações de trabalho, espaços socio-ocupacionais, e atribuições do assistente social, julgue o item que se segue.

No extremismo liberal, o Estado é firmado como mediador das relações sociais, primando pela participação social em detrimento da disputa e do acirramento, com vistas à negociação coletiva.

Alternativas
Comentários
  • Isso não é característica do Liberalismo.

  • ✅ Gabarito: ERRADO

    No extremismo liberal, o Estado é firmado como mediador das relações sociais, primando pela participação social em detrimento da disputa e do acirramento, com vistas à negociação coletiva.

    ➥ De forma alguma. No Estado Liberal a lógica é de priorizar as relações econômicas, a disputa e o acirramento em prol da participação social. Primeiro os ganhos e lá em último lugar tudo que gira em torno do "social".

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Errado!

    Liberalismo o Estado é mínimo nas intervenções nas Relações Sociais.

  • Questão parecida 2013

    A tese da assistência social compreende a profissão como uma intervenção mediadora na relação do Estado com os setores excluídos e subalternizados da sociedade, concretizando a função reguladora do Estado na vida social.


ID
3468040
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Novo Hamburgo - RS
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No âmbito do controle democrático, a partir de 2004, surgiu um novo espaço de exercício de cidadania no Brasil. Trata-se de um espaço que atua com ações de educação para a cidadania fiscal e controle social, contribuindo para a eficiência da gestão pública, por meio da vigilância social da execução orçamentária. Caracteriza-se, também, por ser um espaço apartidário e que deve reunir o maior número possível de entidades representativas da sociedade civil. Esse novo espaço é denominado

Alternativas
Comentários
  • OBSERVATÓRIO SOCIAL

    É um espaço para o exercício da cidadania, que deve ser democrático e apartidário e reunir o maior número possível de entidades representativas da sociedade civil com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública.

    Cada Observatório Social é integrado por cidadãos brasileiros que transformaram o seu direito de indignar-se em atitude: em favor da transparência e da qualidade na aplicação dos recursos públicos. São empresários, profissionais, professores, estudantes, funcionários públicos (exceto os que integrem a esfera de atuação do observatório específico) e outros cidadãos que, voluntariamente, entregam-se à causa da justiça social.

  • Pelo contexto fiquei na duvida entre B e E, curte aqui quem nunca ouviu falar de observatório social :(

    E quem puder postar o autor ou artigo grata !

  • O primeiro Observatório Social surgiu em 2004 num rastro de desvio de recursos da prefeitura de Maringá. O ex-prefeito Jairo Gianoto foi preso e condenado. Hoje responde em liberdade. A vizinha cidade Campo Mourão seguiu o exemplo.

    Depois os Observatórios Sociais chegaram aos estados de Santa Catarina, São Paulo, Rondônia, Mato Grosso e outros. Atualmente estão presentes em 80 cidades de 15 estados brasileiros. 

    site do observatório:

  • Gab: D

    observatório social

    É um espaço para o exercício da cidadania, que deve ser democrático e apartidário e reunir o maior número possível de entidades representativas da sociedade civil com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública.

  • Nunca tinha ouvido falar.

  • O primeiro Observatório Social surgiu em 2004 num rastro de desvio de recursos da prefeitura de Maringá. O ex-prefeito Jairo Gianoto foi preso e condenado. Hoje responde em liberdade. A vizinha cidade Campo Mourão seguiu o exemplo.

    Depois os Observatórios Sociais chegaram aos estados de Santa Catarina, São Paulo, Rondônia, Mato Grosso e outros. Atualmente estão presentes em 80 cidades de 15 estados brasileiros.

    É um espaço para o exercício da cidadania, que deve ser democrático e apartidário e reunir o maior número possível de entidades representativas da sociedade civil com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública. (FONTE: )


ID
3476743
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Marília - SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A relação dos movimentos sociais com o Estado modificou-se substantivamente no início do milênio à medida que as formas de participação direta foram se institucionalizando. A participação social e os processos de descentralização passaram a ocorrer nos espaços construídos no interior da sociedade política, cujos interesses e regras têm sido definidos pelos dirigentes dos órgãos públicos. No entanto, as ações e as conquistas no âmbito do Estado, pelos movimentos sociais, evidenciam que estes continuam interferindo nas políticas públicas por meio da formulação de propostas de programas e mecanismos de

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA : C - negociação e pressão.


ID
3505600
Banca
FAUEL
Órgão
Prefeitura de Honório Serpa - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Assinale a alternativa que NÃO configura uma instância de controle social democrático:

Alternativas
Comentários
  • Sindicalismo. Letra C

  • Pessoal que utiliza o gerador de simulados do QC, me ajudem a solicitar a melhora nesse sistema de simulado, não permitem a 'impressão' (ou salvar como PDF) mais de 20 questões, algo totalmente sem sentido.. dentre outros problemas com os simulados.


ID
3543574
Banca
FAFIPA
Órgão
Prefeitura de Sarandi - RS
Ano
2011
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Assinale a alternativa que aponte um dos aspectos fundamentais à gestão democrática das políticas sociais. 

Alternativas

ID
3543664
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MDS
Ano
2006
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

De acordo com os parâmetros para elaboração e execução de políticas sociais que viabilizem a participação social e a organização comunitária, existe uma diversidade de estratégias metodológicas com conteúdos, alcances e finalidades distintas. Com relação a esse tema, julgue o item abaixo.


A metodologia do trabalho comunitário, na perspectiva teórica revolucionária-socialista, é concebida como instrumento idôneo, cujo objetivo implícito consiste em criar canais que orientem o enfrentamento de situações conflitivas, evitando tensões que perturbem o funcionamento do sistema.

Alternativas

ID
3543676
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MDS
Ano
2006
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

De acordo com os parâmetros para elaboração e execução de políticas sociais que viabilizem a participação social e a organização comunitária, existe uma diversidade de estratégias metodológicas com conteúdos, alcances e finalidades distintas. Com relação a esse tema, julgue o item abaixo.


O princípio da participação cidadã nega o atual sistema de representação política e, por isso, utiliza instrumentos de participação política direta, como plebiscitos e referendos.

Alternativas

ID
3544618
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2009
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A reestruturação produtiva, as mudanças na organização do trabalho e a hegemonia neoliberal, na década passada, promoveram reconfigurações nas políticas sociais. Acerca das políticas sociais no contexto do neoliberalismo, julgue o item a seguir.


No contexto das políticas neoliberais, os conselhos gestores de políticas sociais foram reduzidos, o que impediu a participação da sociedade civil no planejamento das ações públicas e na fiscalização dos recursos aplicados nas áreas sociais, refletindo o enfraquecimento da relação entre Estado e sociedade.

Alternativas

ID
3569893
Banca
CONPASS
Órgão
Prefeitura de Vicência - PE
Ano
2015
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No Brasil em fins da década de 1980 com a promulgação de uma nova Constituição Federal, institui-se um modelo de gestão democrática das políticas sociais. A gestão democrática prevê uma nova relação entre o Estado e a sociedade civil organizada, que se materializa através do controle social que tem como principais instrumentos: 

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe explicar?

  • essa questão foi copiada errado da prova, baixei e vi que pegaram duas questões da mesma prova e misturaram.

    questão correta.

    QUESTÃO :No Brasil em fins da década de 1980 com a promulgação de uma nova Constituição Federal, institui-se um modelo de gestão democrática das políticas sociais. A gestão democrática prevê uma nova relação entre o Estado e a sociedade civil organizada, que se materializa através do controle social que tem como principais instrumentos: A) Conselhos de Direitos e as Conferências. B) Conselhos de Política Pública e as Conferências. C) Conferências e Entidades Filantrópicas. D) Conselhos de direitos e organizações não governamentais. E) Associações representativas dos municípios e Conselhos de política. QUE A OPÇÃO CORRETA É LETRA B, ESSE TIPO DE COISA ATRAPALHA O ESTUDO PQ A GENTE FICA NA DÚVIDA.


ID
3595213
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Mauá - RS
Ano
2019
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Acerca da atuação do/a Assistente Social nos Conselhos Gestores, assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • D

    Os Conselhos proporcionam cada vez menos interação entre Estado e sociedade civil, tornando-se, portanto, antidemocráticos na qualidade de políticas de expressão, representação e participação da população.


ID
3604903
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Ituporanga - SC
Ano
2009
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O controle social abrange as práticas de fiscalização e de participação nos processos deliberativos relacionados à formulação de políticas de saúde e de gestão do SUS. Os Conselhos de Saúde e as Conferências de Saúde são mecanismos institucionalizados que garantem a participação e o controle social.


Sobre as Conferências de Saúde, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • 4 anos


ID
3627406
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Acerca de gestão de programas e de políticas sociais, julgue os itens subsequentes. 


A gestão democrática requer a constituição, além dos planos, programas e projetos, da estruturação, no aparelho do Estado, 
de sistemas, benefícios e serviços ofertados à população, como o Sistema Único de Saúde e o Sistema Único de Assistência Social.

Alternativas

ID
3628510
Banca
FUNCERN
Órgão
Prefeitura de Itaú - RN
Ano
2019
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O trabalho do assistente social junto aos idosos participantes de grupo de convivências, grupos de idosos em ambulatórios ou programas de universidade de terceira idade traz, segundo Lobato (2007), a necessidade de recuperar o sentido da promoção da saúde em sua dimensão coletiva, reforçando a ação comunitária, envolvendo os idosos e capacitando-os para

Alternativas
Comentários
  • a ocupação de espaços como os Conselhos de Saúde

  • A

    a ocupação de espaços como os Conselhos de Saúde.

    B

    ocupar as instituições de longa permanência.

    C

    participar de grupos de turismo para a terceira idade.

    D

    a convivência isolados na família.


ID
3635269
Banca
IMA
Órgão
Prefeitura de Picos - PI
Ano
2016
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo sobre o tema do Conselho da Criança e do Adolescente e, em seguida, assinale a opção correta: 

I. Do ponto de vista de sua natureza jurídica, o conselho é um colegiado, ou seja, compõe-se de forma paritária por agentes públicos e, seus atos são emanados de decisão coletiva e não de agente singular.  
II. O Conselho de Direitos tem a prerrogativa para tomar decisão, dentro da sua área de competência, na formulação, deliberação e controle dos direitos humanos da criança e do adolescente. 
III. Para participar dos conselhos de forma adequada é necessário buscar o aprendizado e o conhecimento da realidade, com efetiva postura técnica, ética e política para a tomada de decisões em benefício da criança e do adolescente. 

Alternativas

ID
3659845
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Tijucas - SC
Ano
2011
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Os conselhos e as conferências são instâncias de participação nas políticas sociais que fazem parte do controle social enquanto direito inscrito na Constituição Federal de 1988.


Analise as afirmativas abaixo:

1. As conferências são eventos que devem ser realizados periodicamente para discutir as políticas sociais de cada esfera e propor diretrizes de ação.

2. As deliberações das conferências devem ser entendidas enquanto norteadoras da implantação das políticas sociais.

3. As conferências são os únicos espaços de ação para o exercício do controle social.

4. As conferências, enquanto mecanismo de controle democrático, foram implementadas a partir dos anos 1990.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas

ID
3663385
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Içara - SC
Ano
2014
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O Código de Ética do Serviço Social evidencia em seus princípios uma relação intrínseca com o controle social. Tal relação é explicitada através da ampliação e consolidação da cidadania e da gestão democrática de serviços, programas e políticas sociais, da defesa do aprofundamento da democracia enquanto socialização da participação política, da relação do assistente social com os usuários e da viabilização da participação popular nas decisões institucionais.


De acordo com o Código de Ética, o controle social compreende:

Alternativas

ID
3667243
Banca
FADESP
Órgão
Prefeitura de São Domingos do Araguaia - PA
Ano
2015
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Para Maria da Glória Gohn, a relação da sociedade civil organizada com o Estado é de outra natureza nos anos 1990, bem distinta dos confrontos nos anos do regime militar ou das negociações, assembleias e consultas populares dos primeiros anos da Nova República. Nos anos 1990, para viabilizar a questão da participação da população nos órgãos e políticas estatais, foi criada uma estratégia política pela maioria dos planos e projetos governamentais. Pela exigência da Carta Magna de 1988, essa estratégia política tomou a forma de 

Alternativas

ID
3702088
Banca
AOCP
Órgão
FESF-SUS
Ano
2010
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Assinale a alternativa que NÃO se relaciona com o tema participação social.

Alternativas
Comentários
  • Como assim? kkkk

  • Gente, isso realmente procede? :O

  • Resposta correta deveria ser Ditadura. Pois a participação social é característica de estado democrático.

    Alguém saberia responder o porquê da letra A ser correta?

  • como assim??????

  • alguém pode esclarecer essa resposta por favor

  • Como assim?? Não estoou entendendo essas perguntas.

  •  destaca uma de suas formas, a participação social cidadã, assinalando:

    ... a participação social cidadã é aquela que configura formas de intervenção individual e coletiva, que supõem redes de interação variadas e complexas determinadas (provenientes da “qualidade” da cidadania) por relações entre pessoas, grupos e instituições como o Estado. A participação social deriva de uma concepção de cidadania ativa. A cidadania define os que pertencem (inclusão) e os que não se integram à comunidade política (exclusão); logo, a participação se desenvolve em esferas sempre marcadas, também, por relações de conflito e pode comportar manipulação. (, p. 560)

    Esse gabarito está errado!

    GOHN, Maria da Glória. TEORIAS SOBRE A PARTICIPAÇÃO SOCIAL: desafios para a compreensão das desigualdades sociais. Cad. CRH, Salvador , v. 32, n. 85, p. 63-81, Apr. 2019 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-49792019000100063&lng=en&nrm=iso>. access on 26 Jan. 2021. Epub June 03, 2019.  .

  • Creio que a resposta seja Ditadura. Pq os movimentos sociais foi essencial para que as pessoas reivindicassem seus direitos, através dos movimentos sociais. Se eu estiver errada alguém me corrija.

  • Extremamente decepcionada com essa banca e com os professores do Qconcursos que nunca aparecem nos comentários.

    Ditadura é exemplo de participação social? Como Assim? Que absurdoooo

  • que bom que não vou renovar minha inscrição .

  • cadê o QConcurso que não corrige esse gabarito???? afff
  • vou procurar outra plataforma, pq esse qc já deu no meu limite, as questões de ss quase não tem comentários dos professores.

  • Eu fiquei sem entender esse gabarito.
  • Reclamando aqui não dá em nada. Vamos reclamar nas redes, em local público qeles num instante veem.
  • É necessário comentários de professores. QC providencie contratações de professores de Serviço Social!
  • A participação social surge na ditadura militar.

    Fonte:https://repositorio.enap.gov.br/bitstream/1/822/8/7%20-%20Daniel%20Avelino%20-%20Participacao%20Sociall.pdf


ID
3713647
Banca
FUNDEPES
Órgão
HRTN - MG
Ano
2017
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir concernentes aos limites e possibilidades do controle social na realidade atual. 


I. Impulsionada por um arcabouço legal assegurado na Constituição de 1988, fruto de lutas sociais, a participação social passa de um status de proibição, no período da Ditadura, a um status de obrigatoriedade.
II. Os mecanismos de controle social foram implementados a partir dos anos 1990, num cenário de regressão dos direitos sociais, de mundialização do capital, que tem na financeirização da economia um novo estágio de acumulação capitalista. 
III. As lutas em torno da saúde, potencialmente, podem articular a pequena política à grande política, ao desconsiderar a determinação econômica, social e política do processo saúde e doença, entendido como resultado das relações sociais numa sociedade de classes. 

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • Se eu desconsidero essa determinação ttiparte não há o que se falar em articulação da pequena a grande política. Na 3

  • GAB.B

    DESAFIOS DO CONTROLE SOCIAL NA ATUALIDADE

    I-CORRETA. Impulsionada por um arcabouço legal assegurado na Constituição de 1988, fruto de lutas sociais, a participação social passa de um status de proibição, no período da Ditadura, a um status de obrigatoriedade.

    II-CORRETA. Os mecanismos de controle social foram implementados a partir dos anos 1990, num cenário de regressão dos direitos sociais, de mundialização do capital, que tem na financeirização da economia um novo estágio de acumulação capitalista.

    III-ERRADA. As lutas em torno da saúde, potencialmente, podem articular a pequena política à grande política, ao desconsiderar a determinação econômica, social e política do processo saúde e doença, entendido como resultado das relações sociais numa sociedade de classes.

    • As lutas em torno da saúde potencialmente podem articular a pequena política à grande política, ao considerar a determinação econômica, social e política do processo saúde e doença, entendido como resultado das relações sociais numa sociedade de classes. As lutas na saúde passam a remeter às lutas por um novo projeto societário, por uma nova hegemonia.

    FONTE;https://www.scielo.br/j/sssoc/a/NkpLbcXZf5mPHkHrksGGXnf/?lang=pt


ID
3718003
Banca
FCC
Órgão
TJ-SE
Ano
2009
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Conforme a Constituição da República Federativa do Brasil, a busca por novos espaços de participação da sociedade civil consubstanciou instrumentos ativadores da publicização das políticas sociais. Estimulou-se a construção de mecanismos de transferência de parcelas de poder do Estado para a sociedade civil. A estratégia privilegiada para tal, foi constituída por

Alternativas
Comentários
  • "(...) transferência de parcelas de poder do Estado para a sociedade civil (...) " = MENOS Estado para o Social, MAIS Estado para o capital.


ID
3838303
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Cananéia - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Na luta pela hegemonia na sociedade, as classes sociais fundamentais, burguesia e proletariado, formulam e implementam formas diferenciadas de participação social, expressas por práticas educativas de mobilização e organização dessas classes. Embora desenvolvida em diferentes espaços sócio-ocupacionais, a participação social não se constitue como processo exclusivo da prática dos assistentes sociais. Porém, no âmbito do Serviço Social, a mobilização social e a organização inscrevem-se no corpo teórico-prático da profissão como elementos constitutivos, traduzindo nos movimentos da prática profissional modalidades de sua assimilação e

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra C - recriação.

  • a vunesp e suas questões de completar frase... ridícula.

  • A mobilização social e a organização, no âmbito do Serviço Social, traduzem modalidades da assimilação/recriação desses processos no movimento da prática profissional e, assim, inscrevem-se no corpo teórico-prático da profissão enquanto elementos constitutivos (não exclusivos) e como condição indispensável para sua concretização na sociedade. (CFESS, 2009)

  • Que banquinha viu!

  • A mobilização social e a organização, no âmbito do Serviço Social, traduzem modalidades da assimilação/recriação desses processos no movimento da prática profissional e, assim, inscrevem-se no corpo teórico-prático da profissão enquanto elementos constitutivos (não exclusivos) e como condição indispensável para sua concretização na sociedade.

    http://www.cressrn.org.br/files/arquivos/zD3ifq80Dt7Az49Q4j7x.pdf

  • Nossa sinceramente, umas perguntas nada a ver, e também acho que todos que pagam o q concurso é com o intuito de estudar de uma forma mais focadas na questões, então cadê os professores? São pouquíssimas as perguntas que tem a explicação de um professor, e outra coisa a plataforma deveria colocar em todas as questões, a fontdo texto, contexto, porque às vezes é umas coisas tão confusas, que ao invés de ajudar só atrapalha.


ID
3838342
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Cananéia - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Ao definir o controle social como um dos seus eixos estruturantes, o texto da Política Nacional de Assistência Social (PNAS) expressa o entendimento de que se deve produzir uma metodologia que se constitua ao mesmo tempo em resgate de participação de indivíduos dispersos e desorganizados e a habilitação para que essa política seja assumida na perspectiva de direitos publicizados e controlados pelos seus usuários. Promoção de eventos temáticos e reuniões itinerantes são estratégias sugeridas pela PNAS para essa finalidade. Outra linha de proposição por meio da qual o direito possa, em primeira instância, tornar-se reclamável para os cidadãos brasileiros é a criação de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra B - ouvidoria .

  • Este sistema permite acesso a todas as Ouvidorias dos órgãos do Governo do Estado de São Paulo - Rede Paulista de Ouvidorias.

    Tipos de Manifestação: Solicitação de Informação, Reclamação, Denúncia, Sugestão, Elogio.

    Após registrar sua manifestação será enviado para seu e-mail o número do Protocolo para acompanhamento.

    A resposta da Ouvidoria também será enviada para seu e-mail.


ID
3844117
Banca
FUNDATEC
Órgão
IF Farroupilha - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A Assistência Social deve ofertar seus serviços com o conhecimento e compromisso ético e político de profissionais que operam técnicas e procedimentos impulsionadores das potencialidades e da emancipação de seus usuários. Os princípios éticos das respectivas profissões deverão ser considerados ao se elaborar, implantar e implementar padrões, rotinas e protocolos específicos, para normatizar e regulamentar a atuação profissional por tipo de serviço socioassistencial. Assinale a alternativa que está em DESACORDO com os princípios éticos do exercício profissional na Assistência Social.

Alternativas
Comentários
  • Incentivo aos usuários para que estes deleguem sua participação em fóruns, conselhos, movimentos sociais e cooperativas populares de produção para os profissionais.


ID
4085137
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Arujá - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O controle social se efetiva nas dimensões: política, técnica e ética, de forma articulada e indissociável. Em sua dimensão política, materializa-se nas ações e processos que investem a sociedade civil de prerrogativas para influenciar a agenda governamental. A dimensão técnica diz respeito à participação da sociedade civil no acompanhamento, fiscalização e avaliação do desempenho governamental, e a ética vincula-se à construção de valores, compromissos e práticas sociais. O debate do controle social sob a ótica da sociedade civil tem seu fundamento teórico no ideal de democracia participativa. Desta forma, só será possível o exercício do controle social em experiências de gestão mobilizadas para a

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    A partir da CF88, os conselhos se institucionalizaram em praticamente todo o conjunto de políticas sociais no país, representando uma nova forma de expressão de interesses e de representação de demandas e atores junto ao Estado. Apesar das limitações e das dificuldades enfrentadas pelos conselhos de políticas sociais, não se pode minimizar sua contribuição para o alargamento da cidadania. O exercício do controle social em experiências de gestão é mobilizadas para a defesa de interesses públicos. A legitimidade dos conselhos se dá pela capacidade de expressarem interesses e estabelecerem negociações, permitindo que o debate e, em certos casos, a tomada de decisões em torno das políticas setoriais sejam realizados não apenas no Legislativo, mas também num terreno múltiplo no qual diversos atores sociais organizados estejam representados.

    Fonte: POLÍTICAS SOCIAIS NO BRASIL: PARTICIPAÇÃO SOCIAL, CONSELHOS E PARCERIAS

    Frederico Barbosa da Silva Luciana Jaccoud Nathalie Beghin


ID
4099660
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Arujá - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Trata-se de política pública para inclusão social:

Alternativas
Comentários
  • Importante observar o comando da questão que pede algum ponto de inclusão social, sendo assim:

    A) Inclusão Social

    B) Acessibilidade

    C) Direito

    D) Gestão Social

    E) Assistencialismo/enfraquecimento do sistema educacional


ID
4107493
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Manhumirim - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Toledo (2010), ao discutir a descentralização no âmbito da Assistência Social, busca abordar os impasses em relação a este processo e suas implicações para os gestores municipais. A autora afirma que a análise da trajetória recente permite observar que, de modo geral, tal processo se deu de forma “lenta e gradual” e recorre a Lima (2003), que “relata que a descentralização da gestão se operou de uma forma que não resguardou alguns de seus princípios: flexibilidade, gradualismo, transparência no processo decisório e controle social”. Na afirmação a seguir, Toledo se refere a um desses princípios citados “... deve contar com instâncias e mecanismos político-institucionais para sua articulação e, sobretudo, com a participação da população organizada. (...) uma premissa básica de descentralização e, aliada à transparência no processo decisório, são campos fecundos para o exercício da cidadania e da democracia...” A qual dos princípios se refere a autora em sua afirmação?

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    Controle Social

    A expressão ‘’ tem origem na sociologia. De forma geral é empregada para designar os mecanismos que estabelecem a ordem social disciplinando a sociedade e submetendo os indivíduos a determinados padrões sociais e princípios morais. Assim sendo, assegura a conformidade de comportamento dos indivíduos a um conjunto de regras e princípios prescritos e sancionados. Mannheim (1971, p. 178) a define como o “conjunto de métodos pelos quais a sociedade influencia o comportamento humano, tendo em vista manter determinada ordem”.

    http://www.sites.epsjv.fiocruz.br/dicionario/verbetes/consoc.html

  • Gabarito letra C

    O termo “Controle Social” é a competência que tem a sociedade civil de intervir nas políticas públicas, em conjunto com o Estado, para determinar suas necessidades, interesses e monitorar a execução dessas políticas. Nesse sentido, é um instrumento e expressão da cidadania por intermédio de organizações sociais, em que há participação da própria sociedade.

    O direito da sociedade civil em participar na formulação das políticas públicas e no controle das ações do Estado está garantido na Constituição Federal de 1988 e regulamentado em leis específicas, como na Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS). Conforme o artigo 5° da LOAS, a organização da assistência social tem como base as seguintes diretrizes:

    I – descentralização político-administrativa para os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, e comando único das ações em cada esfera de governo;

    II – participação da população, por meio de organizações representativas, na formulação das políticas e no controle das ações em todos os níveis;

    III – primazia da responsabilidade do Estado na condução da política da assistência social em cada esfera do governo.”

    No âmbito da Política de Assistência Social, o Controle Social é considerado como o exercício democrático de acompanhamento da administração e avaliação dessa política, e dos recursos financeiros atribuídos para a sua execução. O Controle Social também pode ser exercido por meio de: Conferências; Mesas de negociação; Fórum dos trabalhadores; Fórum dos usuários; Fórum de entidades; Orçamento participativo; além dos Conselhos, em especial, os Conselhos de Assistência Social.

    Fonte: blog.social.mg.gov.br/controle-social-do-suas


ID
4108663
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A participação dos usuários, no Sistema Único de Assistência Social, conforme os Artigos 125, 126 e 127 da NOB/SUAS, se dá mediante o estímulo à participação e ao protagonismo dos usuários; a ampliação do processo participativo dos usuários e a constituição de estratégias para o estímulo à participação dos usuários. Considerando o que trata a referida legislação em correlação com a prática profissional do assistente social, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Gab. B

    Art. 126. Para ampliar o processo participativo dos usuários, além do reforço na articulação com movimentos sociais e populares, diversos espaços podem ser organizados, tais como:

    I - coletivo de usuários junto aos serviços, programas e projetos socioassistenciais;

    II - comissão de bairro;

    III - fórum;

    IV - entre outros. 

  • Letra B

    PARTICIPAÇÃO DOS USUÁRIOS NO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

    Art. 125. O estímulo à participação e ao protagonismo dos usuários nas instâncias de deliberação da política de assistência social, como as conferências e os conselhos, é condição fundamental para viabilizar o exercício do controle social e garantir os direitos socioassistenciais.

    Art. 126. Para ampliar o processo participativo dos usuários, além do reforço na articulação com movimentos sociais e populares, diversos espaços podem ser organizados, tais como:

    I - coletivo de usuários junto aos serviços, programas e projetos socioassistenciais;

    II - comissão de bairro;

    III - fórum;

    IV - entre outros.

    Parágrafo único. Os espaços de que trata o caput devem desencadear o debate permanente sobre os problemas enfrentados, o acompanhamento das ações desenvolvidas e a discussão das estratégias mais adequadas para o atendimento das demandas sociais, com vistas a assegurar o constante aprimoramento das ofertas e prestações do SUAS.

    http://www.mds.gov.br/webarquivos/public/NOBSUAS_2012.pdf


ID
4115851
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Apiacá - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Couto, Yazbeck, Silva e Raichelis (2010), a partir de pesquisa desenvolvida no âmbito de uma proposta de cooperação acadêmica, ressaltam que: a pesquisa em municípios de pequeno porte revelou uma questão que diz respeito ao desenho do controle social das diversas políticas públicas, que multiplicou as instâncias de participação por política setorial. Observa-se que quanto menor o município, mais os conselheiros transitam pelos vários conselhos com o objetivo de cumprir exigências legais e de garantia de recursos, sem que haja, necessariamente,

Alternativas
Comentários
  • Gab.: D

    Fonte:

    http://www.joinpp.ufma.br/jornadas/joinpp2011/CdVjornada/JORNADA_EIXO_2011/MESAS_TEMATICAS/O_SISTEMA_UNICO_DE_ASSISTENCIA_SOCIAL_NO_BRASIL.pdf

    A pesquisa revelou que quanto menor o município mais os conselheiros transitam pelos vários conselhos com o objetivo de cumprir exigências legais, sem que haja, necessariamente, um conhecimento e debate apropriado das diretrizes de cada política.


ID
4135051
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Com relação aos conceitos básicos concernentes às políticas públicas e aos direitos sociais, julgue o seguinte item.


O fundo público, no que se refere à repartição de seu financiamento, reflete a tensão existente na sociedade entre capital e força de trabalho: os trabalhadores, para garantir suas necessidades, apostam na mobilização a fim de direcionar os investimentos, e o capital busca assegurar a participação do Estado em sua reprodução.

Alternativas
Comentários
  • Entretanto, entende que a participação da classe trabalhadora na construção dos “Conselhos de Direitos” supõe uma postura de contraposição aos interesses dominantes, no sentido de transformar estes espaços em instância de defesa e conquista de direitos e de pressão política e controle social por essa classe. Apresenta como o desafio para estes Conselhos se tornarem mecanismos “de formulação de novos princípios éticos para a gestão e controle dos recursos públicos, para além da institucionalidade estatal burguesa”, a condução da participação da classe trabalhadora nesses Conselhos no sentido da utilização do fundo público para o atendimento das suas necessidades sociais, podendo assim “constituir-se em instâncias de luta pela democratização das relações sociais e transformação da práxis, supondo, para tanto, a inscrição desta luta no horizonte societário da citada classe” (Abreu, 1999: 72).


ID
4135087
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Tendo em vista o projeto ético-político-profissional, julgue o item subsequente, no que concerne às premissas de atuação do assistente social na política de saúde.


A criação de conselhos gestores de unidades é um exemplo de ação do assistente social na democratização da instituição de saúde

Alternativas
Comentários
  •  A principal função do conselho é a de PARTICIPAR DA GESTÃO DAS UNIDADES DE SAÚDE, entendendo que essa gestão deve ser participativa e compartilhada, esse tipo de gestão são atividades que buscam melhorar a gestão do SUS com a participação dos profissionais da saúde e da comunidade no planejamento das políticas de saúde. Ela garante a participação igualitária de cada membro do grupo, considerando os diferentes saberes e vivencias dos(as) participantes. 

    http://redehumanizasus.net/conselho-gestor-de-saude-dialogando-sobre-experiencias-e-desafios/

  • 3. 2. 2 MOBILIZAÇÃO, PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL

    • Estimular a criação e/ou fortalecer os espaços coletivos de participação dos usuários nas instituições de saúde por meio da instituição de conselhos gestores de unidades e outras modalidades de aprofundamento do controle democrático;

    CFESS. Parâmetros para Atuação de Assistentes Sociais na Política de Saúde. [Brasília]: Conselho Federal de Serviço Social, [2010].


ID
4153738
Banca
FACET Concursos
Órgão
Prefeitura de Marcação - PB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A Lei nº 8.662/1993 define, entre outras, como competência do Assistente Social, a assessoria e o apoio aos movimentos sociais, em matéria relacionada às políticas sociais. Analise as afirmativas que tratam da atuação do assistente social junto aos movimentos sociais e instâncias de controle público e assinale a alternativa correta.

I. A assessoria e o apoio aos movimentos sociais, previstos na lei que regulamenta a profissão do assistente social, diz respeito ao exercício em defesa dos direitos civis, políticos e sociais da coletividade;
II. As instâncias públicas de controle democrático, articuladas aos movimentos sociais são espaços de trabalho em que os assistentes sociais podem contribuir para o fortalecimento dos sujeitos políticos, na perspectiva da garantia e/ou ampliação dos direitos sociais, tendo no horizonte a emancipação humana.
III. A literatura clássica do Serviço Social ressalta a importância dos assistentes sociais nos conselhos e nos movimentos sociais, como forma de reassumir o trabalho de base, de educação, de mobilização e organização popular.
IV. O trabalho junto aos movimentos sociais predispõe o assistente social a efetivação de uma contra-hegemonia democrática, à medida que atua enquanto líder comunitário, num cenário de revolução social, embasado no militarismo e no “messianismo” profissional.

Alternativas

ID
4178704
Banca
IPAD
Órgão
Prefeitura de Vitória de Santo Antão - PE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

É grande a presença de assistentes sociais nos espaços de controle social, especialmente nos conselhos de direitos em nível municipal, como conselheiro/a ou assessor/a. Sobre esse assunto, assinale o item correto:

Alternativas
Comentários
  • Gab: c

  • Nunca soube que o período de ditaduta era chama de de "golpe de abril"


ID
4856128
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Areal - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O controle social tem sua concepção advinda da Constituição Federal de 1988, enquanto instrumento de efetivação da participação popular no processo de gestão político administrativa financeira e técnico-operativa, com caráter democrático e descentralizado. Dentro dessa lógica, o controle do Estado é exercido pela sociedade na garantia dos direitos fundamentais e dos princípios democráticos balizados nos preceitos constitucionais. Qual instância tem o papel de avaliar a situação da assistência social, definir diretrizes para a política, verificar os avanços ocorridos num espaço de tempo determinado?

Alternativas
Comentários
  • Conferências.

  • Quando se fala de definir diretrizes para a política relacionamos a Conferências.


ID
4878430
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O artigo 194 da Constituição Federal de 1988 instituiu a seguridade social como um conjunto integrado de ações de iniciativa estatal e da sociedade civil, destinadas a assegurar os diretos relativos à saúde, à previdência e à assistência social. A participação da sociedade na administração pública se dá por meio de formas de participação. Entre elas, é correto destacar

Alternativas
Comentários
  • Sinceramente nunca ia acertar essa com a minha base de conhecimentos

  • Não desanime!

  • Pedro, é porque essa banca pergunta as questões de forma muito contextualizada, não como as outras bancas que pedem a lei seca. Sendo assim, é preciso ler mais de 1 vez a questão.

  • Pedro, também senti dificuldades, só depois de ler umas três vezes, consegui acertar. Força e foco.


ID
4941682
Banca
FAUEL
Órgão
Prefeitura de Mandaguari - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Acerca do controle social democrático, julgue a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Tal medida compromete o caráter democrático preconizado na Constituinte, tornando assim seletivo o processo de construção político.

  • GAB. A

    QUEREMOS A QUESTÃO ERRADA

    A

    As conferências são eventos realizados para discutir as políticas sociais de cada esfera e propor diretrizes de ação, devido à complexidade de discussões, exige-se que o usuário, representante da sociedade civil, esteja apto a participar, comprovando minimamente seus conhecimentos acerca da referida política.

    B

    O controle social democrático foi conquistado através da mobilização da sociedade civil e é um direito previsto na Constituição Federal de 1988.

    C

    Estão previstas em Lei, duas instâncias de participação na política de saúde: os conselhos e as conferências.

    D

    Os conselhos são espaços de controle social democrático paritários em que a sociedade civil e os prestadores de serviços públicos, privados e filantrópicos discutem, elaboram e fiscalizam as políticas sociais das diversas áreas.


ID
4945954
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Caxambu do Sul - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

As conferências de assistência social são instâncias que têm por atribuições a avaliação da política de assistência social e a definição de diretrizes para o aprimoramento do SUAS, ocorrendo no âmbito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

Nesse sentido, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • LOAS,

    Art. 18. Compete ao Conselho Nacional de Assistência Social:

    VI – a partir da realização da II Conferência Nacional de Assistência Social em 1997, convocar ordinariamente a cada quatro anos a Conferência Nacional de Assistência Social, que terá a atribuição de avaliar a situação da assistência social e propor diretrizes para o aperfeiçoamento do sistema;

    Gab. A


ID
4946689
Banca
CEPERJ
Órgão
DEGASE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Sobre o debate acerca da consolidação da democracia no Brasil, Behring e Boschetti (2006) consideram a necessidade da construção de uma esfera pública nacional, soberana, consistente e visível. Para elas, nesse processo, é parte essencial a experiência:

Alternativas
Comentários
  • GAB. A

    A consolidação da democracia no Brasil, portanto, passa por uma insistente vontade política para a construção de uma esfera pública nacional, soberana, consistente e visível, e a experiência dos Conselhos apontada constitucionalmente é parte fundamental desse processo ... (Behring & Boschetti, 2011, p.181).


ID
5016694
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

  Constatam-se algumas tendências problemáticas de referenciais teórico-metodológicos desenvolvidos no âmbito da relação do Serviço Social com as organizações, os movimentos e as lutas sociais. 


DURIGUETTO, M. L. Movimentos sociais e Serviço Social no Brasil pós-anos 1990: desafios e perspectivas. In: ABRAMIDES, M. B.; DURIGUETTO, M. L. (Orgs.). Movimentos sociais e Serviço Social: relação necessária. São Paulo: Cortez, 2014, p. 177-194, com adaptações.  

Acerca do tema do texto, julgue o item a seguir.


O enfoque nos espaços institucionais dos conselhos de direitos e na dinâmica de seu funcionamento, por exemplo, tende a fortalecer e valorizar os movimentos e as lutas no campo extrainstitucional.

Alternativas
Comentários
  • Gab: Errado

    Livro: Movimentos Sociais e Serviço Social - uma relação necessária. Abramides e Duriguetto.

    Particularmente em relação ao acúmulo das produções teóricas, podemos constatar algumas tendências problemáticas de referenciais teórico-metodológicos desenvolvidos no âmbito da relação da profissão com as organizações, movimentos e lutas sociais:

    -enfoque nos espaços institucionais dos conselhos de direitos e da dinâmica de seu funcionamento, desconsiderando movimentos e lutas no campo extrainstitucional (p.187)


ID
5016727
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

  No capitalismo, ocorre uma disputa na sociedade por recursos do fundo público no âmbito do orçamento estatal. O orçamento público é, dessa forma, um espaço de luta política, com as diferentes forças da sociedade buscando inserir seus interesses. 


SALVADOR, E. Fundo Público e o financiamento das Políticas Sociais no Brasil. Revista Serviço Social, Londrina, v. 14, n. 2, p. 4-22, jan./jun. 2012, com adaptações. 

A respeito do fundo público e do financiamento das políticas sociais no Brasil, julgue o item a seguir.


No Brasil, o orçamento é financiado pela taxação das grandes riquezas, via impostos sobre o patrimônio, a propriedade e os lucros, e por intermédio de tributos diretos, os quais possibilitam a redistribuição de recursos para os segmentos mais pauperizados da sociedade, por meio de programas de redistribuição de renda.

Alternativas
Comentários
  • Gab: Errado.

    Contudo este não é o caso do Brasil. Se tem uma definição para o fundo público no Brasil, particularmente para orçamento público, ela pode ser feita em uma única frase: o orçamento é financiado pelos pobres via impostos sobre o salário e por meio de tributos indiretos, sendo apropriado pelos mais ricos, via a transferência de recursos para o mercado financeiro e acumulação de capital. 

    http://www.uel.br/eventos/orcamentopublico/pages/arquivos/I%20Simposio/Fundo%20Publico%20e%20o%20financiamento.pdf

  • Falar que a alternativa é correta, é o mesmo que afirmar que pobre não paga impostos!

    .....................................................................................

    O orçamento é financiado pelos pobres via impostos sobre o salário e por meio de tributos indiretos, sendo apropriado pelos mais ricos, via a transferência de recursos para o mercado financeiro e acumulação de capital. (Evilasio Salvador)

    FONTE;Fundo Público e o financiamento das Políticas Sociais no Brasil (Evilasio Salvador)

    Gab. E

  • O orçamento é pago pelos pobres, tendo em vista que as grandes empresas são as mais beneficiadas quando diz respeito ao pagamento de impostos.

    Deus nos abençoe!


ID
5016730
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

  No capitalismo, ocorre uma disputa na sociedade por recursos do fundo público no âmbito do orçamento estatal. O orçamento público é, dessa forma, um espaço de luta política, com as diferentes forças da sociedade buscando inserir seus interesses. 


SALVADOR, E. Fundo Público e o financiamento das Políticas Sociais no Brasil. Revista Serviço Social, Londrina, v. 14, n. 2, p. 4-22, jan./jun. 2012, com adaptações. 

A respeito do fundo público e do financiamento das políticas sociais no Brasil, julgue o item a seguir.


Um dos principais modos de realização do fundo público é por meio da extração de recursos da sociedade na forma de impostos, contribuições e taxas, da mais-valia socialmente produzida, portanto, é parte do trabalho excedente que se transformou em lucro, juro ou renda da terra, sendo apropriado pelo Estado para o desempenho de múltiplas funções.

Alternativas
Comentários
  • A MAIS-VALIA, SEJA RELATIVA OU ABSOLUTA, É EXTRAIDA DA EXPLORAÇÃO DO TRABALHO E APROPRIADA PELOS CAPITALISTAS. NÃO HÁ USO DESSE LUCRO PELO ESTADO, NÃO HÁ REDISTRIBUIÇÃO DA MAIS-VALIA.

  • GAB: Certo

    Desconhecia o conceito trazido pela questão e a princípio tive a mesma interpretação que a colega Gisele Simões. No entanto, a questão traz argumentos expostos pelo economista e prof. da UnB/ dpto Serviço Social- Evilasio Salvador.

    Texto: Fundo Público e o financiamento das Políticas Sociais no Brasil.

    Uma das principais formas da realização do fundo público é por meio da extração de recursos da sociedade na forma de impostos, contribuições e taxas, da mais-valia socialmente produzida, portanto, conforme Behring (2010) é parte do trabalho excedente que se transformou em lucro, juro ou renda da terra, sendo apropriado pelo Estado para o desempenho de múltiplas funções.

    http://www.uel.br/eventos/orcamentopublico/pages/arquivos/I%20Simposio/Fundo%20Publico%20e%20o%20financiamento.pdf


ID
5079319
Banca
IDIB
Órgão
Prefeitura de Jaguaribe - CE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A temática do controle social ganhou destaque no Brasil a partir do processo de democratização na década de 80 e, principalmente, com a institucionalização dos mecanismos de participação nas políticas públicas na Constituição de 1988 e nas leis orgânicas posteriores: os Conselhos e as Conferências. Sobre o tema, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • No período de democratização do país, em uma conjuntura de mobilização política principalmente na segunda metade da década de 1980, o debate sobre a  voltou à tona, com uma dimensão de controle de setores organizados na  sobre o Estado. A  nas políticas públicas foi concebida na perspectiva do no sentido de os setores organizados da sociedade participarem desde as suas formulações – planos, programas e projetos –, acompanhamento de suas execuções até a definição da alocação de recursos para que estas atendam aos interesses da coletividade.

    A área da  foi pioneira neste processo devido à efervescência política que a caracterizou desde o final da década de 1970 e à organização do Movimento da Reforma Sanitária que congregou movimentos sociais, intelectuais e partidos de esquerda na luta contra a ditadura com vistas à mudança do modelo ‘médico-assistencial privatista’ (Mendes, 1994) para um sistema nacional de saúde universal, público, participativo, descentralizado e de qualidade.

    http://www.sites.epsjv.fiocruz.br/dicionario/verbetes/consoc.html


ID
5174392
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Barra Bonita - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Sobre o conselho de direitos da criança e do adolescente, marque a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • GAB.A

    O Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente - CONANDA é um órgão colegiado permanente, de caráter deliberativo e composição paritária, previsto no artigo 88 da lei no 8.069/90 – Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).


ID
5185138
Banca
Instituto Excelência
Órgão
Prefeitura de Taubaté - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A democracia obriga a coalisões. Os serviços já não são de seus agentes/trabalhadores. São de um coletivo societário. Nas democracias contemporâneas, as coalizões ganharam enorme importância para assegurar participação efetiva da sociedade como um todo; representam:

Alternativas
Comentários
  • Gab. A

    A democracia obriga a coalisões. Os serviços já não são de seus agentes/trabalhadores. São de um coletivo societário. Nas democracias contemporâneas, as coalizões ganharam enorme importância para assegurar participação efetiva da sociedade como um todo; representam o canal e o espaço de construção democrática e coletiva da política pública. 

    REDES DE PROTEÇÃO SOCIAL NA COMUNIDADE: por uma nova cultura de articulação e cooperação em rede 

    https://www.neca.org.br/fumcad2009/2-enc-reg-01.09.09-texto-redes-isa.pdf


ID
5223127
Banca
IDHTEC
Órgão
Prefeitura de Maragogi - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

De acordo com a LEI Nº 8.242, de 12 de outubro de 1991, Art. 2º, compete ao CONANDA, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • E- XI - elaborar o seu regimento interno, aprovando-o pelo voto de, no mínimo, dois terços de seus membros, nele definindo a forma de indicação do seu Presidente.


ID
5223136
Banca
IDHTEC
Órgão
Prefeitura de Maragogi - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O Conselho Nacional de Saúde - CNS é composto por quarenta e oito membros titulares, sendo:

Alternativas
Comentários
  • Art. 3o O CNS é composto por quarenta e oito membros titulares, sendo:

    I - cinqüenta por cento de representantes de entidades e dos movimentos sociais de usuários do SUS; e

    II - cinqüenta por cento de representantes de entidades de profissionais de saúde, incluída a comunidade científica da área de saúde, de representantes do governo, de entidades de prestadores de serviços de saúde, do Conselho Nacional de Secretários de Saúde - CONASS, do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde - CONASEMS e de entidades empresariais com atividade na área de saúde.

    § 1o O percentual de que trata o inciso II do caput deste artigo observará a seguinte composição:

    I - vinte e cinco por cento de representantes de entidades de profissionais de saúde, incluída a comunidade científica da área de saúde;

    II - vinte e cinco por cento de representantes distribuídos da seguinte forma:

    a) seis membros representantes do Governo Federal;

    b) um membro representante do CONASS;

    c) um membro representante do CONASEMS;

    d) dois membros representantes de entidades de prestadores de serviços de saúde; e

    e) dois membros representantes de entidades empresariais com atividades na área de saúde.

    § 2o Os representantes de que tratam as alíneas “b” a “e” do inciso II do § 1o serão indicados respectivamente pelos presidentes das entidades representadas.

    § 3o Os membros titulares terão primeiros e segundos suplentes, indicados na forma do regimento interno.

  • GAB. B

    ELE É PARITÁRIO


ID
5223184
Banca
IDHTEC
Órgão
Prefeitura de Maragogi - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

São características de conselhos, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • GAB. C

    QUE NÃO PRECISA NEM DE COMENTÁRIOS


ID
5229721
Banca
FURB
Órgão
Prefeitura de Blumenau - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A Constituição Federal de 1988 introduziu conquistas inéditas no campo da proteção social. Entre elas, destacase a criação de novas modalidades de exercício da democracia participativa no campo das políticas sociais - os Conselhos de Políticas e de Direitos na área de assistência, saúde, infância, idoso, entre outras. As Conferências são espaço de:
I- Caráter deliberativo que oportunizam o debate e avaliação da Política de Assistência Social e a proposição de novas diretrizes, no sentido de consolidar e ampliar os direitos socioassistenciais dos seus usuários.
II- Debate coletivo que devem oportunizar a participação social mais representativa, assegurando momentos para discussão e avaliação das ações governamentais e também para a eleição de prioridades políticas para os respectivos níveis de governo e representação.
III- Caráter consultivo que oportunizam o debate e avaliação da Política de Assistência Social e a proposição de novas diretrizes, no sentido de consolidar e ampliar os direitos socioassistenciais dos seus usuários
IV- Debate coletivo que devem oportunizar a participação social mais representativa de gestores e técnicos, para discussão e avaliação das políticas sociais
V- Construção de consenso entre projetos societários antagônicos na disputa por hegemonia.
Em relação ao entendido do que são conferências de assistência social, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • GAB. E

     I- Caráter deliberativo que oportunizam o debate e avaliação da Política de Assistência Social e a proposição de novas diretrizes, no sentido de consolidar e ampliar os direitos socioassistenciais dos seus usuários.

    II- Debate coletivo que devem oportunizar a participação social mais representativa, assegurando momentos para discussão e avaliação das ações governamentais e também para a eleição de prioridades políticas para os respectivos níveis de governo e representação.

    III- Caráter consultivo que oportunizam o debate e avaliação da Política de Assistência Social e a proposição de novas diretrizes, no sentido de consolidar e ampliar os direitos socioassistenciais dos seus usuários

    IV- Debate coletivo que devem oportunizar a participação social mais representativa de gestores e técnicos, para discussão e avaliação das políticas sociais V- Construção de consenso entre projetos societários antagônicos na disputa por hegemonia.

     V- Construção de consenso entre projetos societários antagônicos na disputa por hegemonia


ID
5229727
Banca
FURB
Órgão
Prefeitura de Blumenau - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Quais são os espaços privilegiados de participação popular, exercício democrático e avaliação da execução do Sistema Único Assistência Social:

Alternativas

ID
5245981
Banca
Instituto Excelência
Órgão
Prefeitura de Diorama - GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A respeito dos movimentos sociais e da participação social, leia as afirmações:
I- Os Movimentos sociais são as expressões da organização da sociedade civil. Agem de forma coletiva como resistência à exclusão e luta pela inclusão social. É nas ações destes que se apresentam as demandas sociais que determinada classe social enfrenta, se materializando em atividades de manifestações como ocupações e passeatas em ruas provocando uma mobilização social, despertando uma sensibilização na consciência dos demais indivíduos.
II- O protesto social se diferencia dos movimentos sociais, pois se trata de uma ação esporádica. Ainda que mobilize um grande número de manifestantes, pode ter em seu coletivo representantes de movimentos sociais e populares mas não caracterizam um movimento social como tal. Tais protestos e mobilização podem ser frutos da articulação de atores de movimentos sociais, ONG‟s, tanto quanto podem incluir cidadãos comuns que não estão necessariamente ligados a movimentos organizados como tais.
III- São características de um protesto, mas não de um movimento social: possui liderança, base, demanda, opositores e antagonistas, conflitos sociais, um projeto sociopolítico, entre outros. O protesto social envolve a identificação de sujeitos coletivos que possui adversários e opositores em torno de um projeto social. O Movimento Indígena, ainda que faça uso do termo “movimento”, é classificado como um protesto social indígena.
Está CORRETO o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • I- Os Movimentos sociais são as expressões da organização da sociedade civil. Agem de forma coletiva como resistência à exclusão e luta pela inclusão social. É nas ações destes que se apresentam as demandas sociais que determinada classe social enfrenta, se materializando em atividades de manifestações como ocupações e passeatas em ruas provocando uma mobilização social, despertando uma sensibilização na consciência dos demais indivíduos. II- O protesto social se diferencia dos movimentos sociais, pois se trata de uma ação esporádica. Ainda que mobilize um grande número de manifestantes, pode ter em seu coletivo representantes de movimentos sociais e populares mas não caracterizam um movimento social como tal. Tais protestos e mobilização podem ser frutos da articulação de atores de movimentos sociais, ONG‟s, tanto quanto podem incluir cidadãos comuns que não estão necessariamente ligados a movimentos organizados como tais.


ID
5253313
Banca
COMVEST UFAM
Órgão
UFAM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Behring e Boschetti (2009), ao tratarem sobre o controle democrático na política social, consideram-no como uma grande inovação político-institucional, mas também consideram importante reconhecer outros mecanismos de controle e, sobretudo, priorizar o fortalecimento:

Alternativas
Comentários
  • E

    dos movimentos sociais

  • É importante fortalecer os movimentos sociais que  são ações coletivas de um grupo de indivíduos que defende e luta por alguma causa ou por um objetivo em comum, seja para transformar ou buscar a manutenção de algo dentro de uma sociedade.


ID
5340217
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Os assistentes sociais foram os primeiros a se mobilizar em defesa da assistência social como direito, e essa luta não se deu de forma isolada. Desde sempre, esses profissionais se articularam aos movimentos da classe trabalhadora, dentre os quais, os usuários da assistência social. Essa articulação se deu e se dá desde o estímulo à organização dos usuários, passando pela sua mobilização como sujeitos individuais e coletivos, até

Alternativas
Comentários
  • pensei da seguinte forma: muito mais do que garantir a política, há o objetivo de que não existam desigualdades e expressões da questão social que observamos. então, a letra E é mais coerente com esse objetivo.

    gab letra E

  • GABARITO LETRA: E

  • Parâmetros para Atuação de Assistentes Sociais na Política de Assistência Social

    Os/as assistentes sociais foram os/as primeiros/as a se mobilizar em defesa da assistência social como direito. E essa luta não se deu de forma isolada. Desde sempre, esses/as profissionais se articularam aos movimentos da classe trabalhadora, dentre os quais, os/as usuários/as da assistência social. Essa articulação se deu e se dá desde o estímulo à organização dos/ as ususários/as, passando pela sua mobilização como sujeitos individuais e coletivos, até a construção e fortalecimento de espaços de representação e controle democrático, onde possam ter voz e ação. (pg. 33)


ID
5346310
Banca
SELECON
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Na concepção de Bravo e Correia (2012), os mecanismos de controle social foram implementados num cenário de regressão dos direitos sociais, de mundialização do capital que tem na financeirização da economia um novo estágio de acumulação capitalista. O período ao qual as autoras se referem é:

Alternativas

ID
5417920
Banca
IMPARH
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A participação social constitui um componente essencial das políticas de descentralização do SUS com vista ao exercício do controle social. Por meio da Lei Federal nº 8.142/1990, a participação da comunidade foi institucionalizada com a criação:

Alternativas
Comentários
  • Oi!

    Gabarito: A

    Bons estudos!

    -Os únicos limites da sua mente são aqueles que você acreditar ter!


ID
5429941
Banca
OMNI
Órgão
Prefeitura de Salesópolis - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A Constituição Federal de 1988 em seu artigo 198, preconiza a participação da comunidade na gestão do sistema de saúde brasileiro. Nos anos subsequentes duas leis, nº 8.080/1990 e nº 8.142/1990 aprofundaram e explicitaram sobre a forma que essa participação deveria acontecer. Permitindo assim a efetiva participação popular no processo de controle social através do Conselho de Saúde nas três esferas de governo.


Considerando o exposto acima aprecie as assertivas a seguir:


I.Foi possível a população participar do planejamento das políticas públicas, fiscalizando as ações do governo, verificando o cumprimento das leis relacionadas ao SUS e analisando as aplicações financeiras realizadas pelo município ou pelo estado no gerenciamento da saúde.

II.Um conselho de saúde, é um órgão deliberativo, permanente e colegiado.

III.O Conselho de Saúde, ao trabalhar diretamente com a gestão e execução dos serviços, está subordinado ao poder executivo, seja ele municipal, estadual ou federal.

IV.A paridade no Conselho de saúde se distribui em 50% dos conselheiros representado os usuários dos serviços de saúde, 25% dos conselheiros representando o governo ou prestadores de serviços e 25% representando profissionais da saúde.


Assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Oi, tudo bem?

    Gabarito: A

    Bons estudos!

    -Estude como se a prova fosse amanhã.

  • Alguém me explica o erro da III, por favor?

  • III.O Conselho de Saúde, ao trabalhar diretamente com a gestão e execução dos serviços, está subordinado ao poder executivo, seja ele municipal, estadual ou federal.

  • conselho tem autonomia administrativa, deliberativo, permanente, paritario são instancia de controle


ID
5429998
Banca
OMNI
Órgão
Prefeitura de Salesópolis - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A respeito das funções de mobilização social e organização, desempenhadas pelo assistente social, no âmbito das políticas sociais, é CORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

  • Queria um professor para comentar essa questão dá impressão que td tá errado.

  • Eu também gostaria de um comentário nessa questão.

  • Eu também gostaria de um comentário nessa questão.

  • Questão com enunciado fora do contexto abordado no artigo de referência. Essa banca é péssima!

    Segundo o artigo "Mobilização Social e Práticas Educativas", a nossa atuação no campo da organização e mobilização é tensionada por interesses que marcam a sociedade atualmente, a exemplo das contrarreformas do Estado. Esse quadro nos demanda o reordenamento das relações capital-trabalho conforme orientações neoliberais, ou seja, busca-se do profissional um trabalho capaz de, a grosso modo, controlar as inquietações da classe trabalhadora, despolitizar a questão social, responsabilizar a sociedade civil. Dessa forma, quando o profissional não reflete criticamente sobre o nosso trabalho inserido nas relações sociais, acaba por fortalecer o deslocamento da responsabilidade do Estado para a sociedade civil, no atendimento das classes subalternas, sob a retórica da importância da participação da sociedade civil na formulação e implementação das políticas públicas.

  • A

    Desvincula os processos de mobilização social e organização desencadeados na prática profissional dos assistentes sociais ao movimento dos trabalhadores, em torno da sua organização autônoma, sustentada na necessidade e na possibilidade de lutas que favoreçam a garantia e a ampliação das conquistas sociais e políticas.

    B

    Participação na construção dos referidos conselhos, como mecanismos de colaboracionismo de classes, não como espaços de luta, espaços de enfrentamento entre interesses antagônicos, na explicitação de demandas das classes subalternas e implementação de respostas às suas necessidades.

    C

    Tendem a fortalecer o deslocamento da responsabilidade do Estado para a sociedade civil, no atendimento das classes subalternas, sob a retórica da importância da participação da sociedade civil na formulação e implementação das políticas públicas.

    D

    As contradições inerentes aos espaços ocupacionais e às práticas educativas de mobilização social e organização impedem uma atuação comprometida com os interesses das classes subalternas, sem imposição de exigências e desafios para a construção autônoma dessas classes, tendo como horizonte a perspectiva da submissão humana.


ID
5431234
Banca
OMNI
Órgão
Prefeitura de Salesópolis - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A participação popular exerce um importante papel na formação das políticas públicas. Essa participação pode ser direta (como acontece, por exemplo, pela iniciativa popular legislativa, referendo e o plebiscito) e indireta (ocorre nos conselhos, por exemplo). Sobre a participação da população na formação e condução da gestão das políticas públicas, assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Quanto MAIOR forem os seus estudos, MENORES são as chances de cair no fracasso.

  • GABARITO - LETRA A


ID
5431285
Banca
OMNI
Órgão
Prefeitura de Salesópolis - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O controle social no âmbito da saúde permite que a sociedade participe da Gestão do SUAS, o que representa um avanço relevante para a política pública de saúde brasileira. Assinale a alternativa que apresenta as instâncias colegiadas:

Alternativas
Comentários
  • Conferência de Saúde e Conselho de Saúde

  • É necessário corrigir a questão, pois fala do controle social na saúde e a participação é na gestão do SUS (Sistema Único de Saúde) e não no SUAS (Sistema Único de Assistência Social) - Faz o leitor conferir a questão novamente para esclarecer de qual dos sistemas de fato a questão trata.

  • Oi!

    Gabarito: A

    Bons estudos!

    -Quem ESTUDA tem em suas mãos o poder de TRANSFORMAR não só a própria vida, como também das pessoas que lhe cercam.

  • A Lei n° 8.142 cria duas instâncias colegiadas: a Conferência de Saúde e o Conselho de saúde.


ID
5456587
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
Prefeitura de Formiga - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Acerca do fundo público e a política social no Brasil contemporâneo, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Segundo estudo realizado pelo Ipea, os pobres são mais penalizados pela carga tributária do que a parcela que tem ganhos mais altos. Continua, os trabalhadores que ganham o equivalente a até dois salários mínimos trabalham 197 dias por ano para pagar impostos. Já os que ganham mais de 30 salários mínimos destinam 106 dias por ano ao pagamento de tributos. Se a carga tributária fosse distribuída igualmente entre todos, cada contribuinte teria que trabalhar 132 dias por ano para pagar impostos.

ID
5502181
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Quanto à Participação e ao Controle Social, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito : A


ID
5536444
Banca
FGV
Órgão
TJ-RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A relação entre o Serviço Social e os movimentos sociais nem sempre foi de proximidade e articulação. São as discussões sobre a dimensão política da profissão que trazem os movimentos sociais para o interior do Serviço Social.
Esse processo tem sua origem no(a): 

Alternativas
Comentários
  • gabarito da questão; vertente de intenção de. ruptura.

    letra.B

  • Alguém poderia explicar melhor essa questão ?

  • A terceira vertente é baseada na Intenção de Ruptura com o Serviço Social tradicional e que, segundo Netto:

    "Ao contrário das anteriores, esta possui como substrato nuclear uma crítica sistemática ao desempenho tradicional' e aos seus suportes teóricos, metodológicos e ideológicos. Com efeito, ela manifesta a pretensão de romper quer com a herança teórico-metodológica do pensamento conservador (a tradição positivista), quer com os paradigmas de intervenção social (o reformismo conservador)”

  • Alternativa B .


ID
5574883
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Osasco - SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Os conselhos formais de participação social integram hoje aestrutura institucional das principais políticas sociais, comosaúde, educação, infância e adolescência e Assistência social,entre outras. Os conselhos representam:

Alternativas
Comentários
  • Os conselhos e conferências são mecanismos de participação direta consolidados no Brasil e que espelham o amadurecimento da democracia brasileira. Já as conferências são eventos que ocorrem com periodicidade específica. Traz, da mesma forma, esse caráter paradigmático de pôr em diálogo povo e poder público.

    http://projetolegal.org.br/participacao-popular-conselhos-de-direitos-e-conferencias/


ID
5588371
Banca
Unesc
Órgão
Prefeitura de Laguna - SC
Ano
2022
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

São canais importantes de participação coletiva, que possibilitam a criação de uma nova cultura política e novas relações entre governos e cidadãos. Isto posto, podemos AFIRMAR que se refere à:

Alternativas
Comentários
  • Participação social é direito. Está na Constituição.

    Essa participação pode ocorrer por meio de diversos canais. Os mais comuns são os conselhos gestores de políticas públicas que atuam nos estados e municípios (Conselhos de Assistência Social, de Saúde, de Educação).

  • Conselhos = Participação coletiva.

  • Alternativa B .


ID
5593216
Banca
IBADE
Órgão
ISE-AC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Os conselhos são instâncias de participação que passaram a fazer parte da gestão das políticas sociais a partir da Constituição de 1988. Tais conselhos são constituídos por representantes do(das):

Alternativas
Comentários
  • Alternativa A .