SóProvas



Questões de Serviço Social e Atenção Básica e Secundária


ID
467926
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ME
Ano
2008
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Com relação à política de assistência à saúde, julgue os próximos
itens.

A fundamentação legal para o desenvolvimento das ações de atenção básica que tem como modelo estruturante o Programa de Saúde de Família está contida na CF e em normas operacionais do Ministério da Saúde.

Alternativas

ID
467935
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ME
Ano
2008
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Com relação à política de assistência à saúde, julgue os próximos
itens.

O trabalho da equipe de saúde da família deve-se orientar pelos seguintes princípios: promover a família como núcleo básico de abordagem para a saúde e atender, preferencialmente, a população cadastrada.

Alternativas
Comentários
  • Esse preferencialmente "pega" muita gente".

  • De onde tiraram isso de "preferencialmente"?

  • A Saúde rege-se pelo princípio da Universalidade. Atender com preferência aos cadastrados, ao meu ver, fere o princípio da isonomia e equidade. 

    Universalidade é um dos princípios fundamentais do Sistema Único de Saúde (SUS) e determina que todos os cidadãos brasileiros, sem qualquer tipo de discriminação, têm direito ao acesso às ações e serviços de saúde.

    Questão seria passível de recurso

  •  Princípio da Universalidade, no meu entendimento essa questão está errada, pois fere esse principio... Quando diz preferencialmente. Se não têm cadastro a equipe da família deve procurar saber pq e providenciar o cadastramento  se for o caso


ID
627520
Banca
FCC
Órgão
INFRAERO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, prevê a atuação de equipes multidisciplinares no

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D!

    Art. 19-I. São estabelecidos, no âmbito do Sistema Único de Saúde, o atendimento domiciliar e a internação domiciliar.
    § 1o Na modalidade de assistência de atendimento e internação domiciliares incluem-se, principalmente, os procedimentos médicos, de enfermagem, fisioterapêuticos, psicológicos e de assistência social, entre outros necessários ao cuidado integral dos pacientes em seu domicílio.
    § 2o O atendimento e a internação domiciliares serão realizados por equipes multidisciplinares que atuarão nos níveis da medicina preventiva, terapêutica e reabilitadora.
    § 3o O atendimento e a internação domiciliares só poderão ser realizados por indicação médica, com expressa concordância do paciente e de sua família.  



ID
1417648
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A respeito de estratégia de saúde da família, julgue o item seguinte.

Em consonância com o princípio da descentralização do SUS, a coordenação do programa de saúde da família é de responsabilidade das secretarias municipais de saúde.

Alternativas
Comentários
  • Suei para descobrir o erro da assertiva !!!

    Em consonância com o princípio da descentralização do SUS  (errado)  - a coordenação do programa de saúde da família é de responsabilidade das secretarias municipais de saúde ( certo) .  Princípio da descentralização não , e sim princípio da regionalização e hierarquização da rede de serviços de saúde. Lembre-se das redes de atenção a saúde. Portanto, gabarito errado.

     

    Fica a dica!

  • Enriquecedor seu comentário Rozielle, também não saberia o erro.
  • A coordenação das equipes de saúde da família sim, mas do programa é do Ministério da Saúde.


ID
1417657
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A respeito de estratégia de saúde da família, julgue o item seguinte.

Nas unidades básicas de saúde, são realizadas as práticas preventivas, educativas e curativas mais próximas da vida cotidiana da população e de seus grupos vulneráveis.

Alternativas

ID
1668451
Banca
FCC
Órgão
MANAUSPREV
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Ao prestar atendimento domiciliar a um idoso enfermo, o assistente social deverá esclarecer aos familiares sobre a necessidade de obtenção de laudo de saúde para a garantia de direitos sociais e de isenção tributária, orientando que

Alternativas
Comentários
  • Lei nº 10.741, de 1º de Outubro  de  2003 -  Estatuto do Idoso e dá outras providências.

    Do Direito à Saúde

    Art.15, § 6o É assegurado ao idoso enfermo o atendimento domiciliar pela perícia médica do Instituto Nacional do Seguro Social - INSS, pelo serviço público de saúde ou pelo serviço privado de saúde, contratado ou conveniado, que integre o Sistema Único de Saúde - SUS, para expedição do laudo de saúde necessário ao exercício de seus direitos sociais e de isenção tributária.  

  • LEI 10.741-03-ESTATUTO DO IDOSO

    Do Direito à Saúde

    Art. 15. É assegurada a atenção integral à saúde do idoso, por intermédio do Sistema Único de Saúde – SUS, garantindo-lhe o acesso universal e igualitário, em conjunto articulado e contínuo das ações e serviços, para a prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde, incluindo a atenção especial às doenças que afetam preferencialmente os idoso

    5o É vedado exigir o comparecimento do idoso enfermo perante os órgãos públicos, hipótese na qual será admitido o seguinte procedimento: (Incluído pela Lei nº 12.896, de 2013)

    I - quando de interesse do poder público, o agente promoverá o contato necessário com o idoso em sua residência; ou       (Incluído pela Lei nº 12.896, de 2013)

    II - quando de interesse do próprio idoso, este se fará representar por procurador legalmente constituído      (Incluído pela Lei nº 12.896, de 2013)

    6o É assegurado ao idoso enfermo o atendimento domiciliar pela perícia médica do Instituto Nacional do Seguro Social - INSS, pelo serviço público de saúde ou pelo serviço privado de saúde, contratado ou conveniado, que integre o Sistema Único de Saúde - SUS, para expedição do laudo de saúde necessário ao exercício de seus direitos sociais e de isenção tributária. (Incluído pela Lei nº 12.896, de 2013)

    7º Em todo atendimento de saúde, os maiores de oitenta anos terão preferência especial sobre os demais idosos, exceto em caso de emergência. (Incluído pela Lei nº 13.466, de 2017).


ID
1686724
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

É responsabilidade do Estado o desenvolvimento da política de saúde mental, a assistência e a promoção de ações de saúde aos portadores de transtornos mentais, com a devida participação da sociedade e da família. Ela será prestada em estabelecimento de saúde mental, assim entendidas as instituições ou unidades que ofereçam assistência em saúde aos portadores de transtornos mentais. Com essa diretriz podemos considerar que

Alternativas
Comentários
  • GABARITO:

    LETRA "B"

    o tratamento visará, como finalidade permanente, à reinserção social do paciente em seu meio

  • b) o tratamento visará, como finalidade permanente, à reinserção social do paciente em seu meio. 


ID
1728130
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Quanto ao local, constitui-se direito da pessoa portadora de transtorno mental, ser tratada:

Alternativas
Comentários
  •  a) preferencialmente, em serviços comunitários de saúde mental.


ID
1742059
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A assistência integral à saúde e reabilitação da pessoa com deficiência conta com a dispensação de alguns elementos que aumentam as possibilidades de independência desses usuários e complementam a prestação do atendimento especializado. A denominação correta desses elementos é:

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o artigo 19 do Decreto 3.298 de 20 de dezembro de 1999, que regulamenta a Lei no 7.853, de 24 de outubro de 1989 e dispõe sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência:

     

    Art. 19.  Consideram-se ajudas técnicas, para os efeitos deste Decreto, os elementos que permitem compensar uma ou mais limitações funcionais motoras, sensoriais ou mentais da pessoa portadora de deficiência, com o objetivo de permitir-lhe superar as barreiras da comunicação e da  mobilidade e de possibilitar sua plena inclusão social.

    Parágrafo único. São ajudas técnicas:

    I - próteses auditivas, visuais e físicas;

    II - órteses que favoreçam a adequação funcional;

    III - equipamentos e elementos necessários à terapia e reabilitação da pessoa portadora de deficiência;

    IV - equipamentos, maquinarias e utensílios de trabalho especialmente desenhados ou adaptados para uso por pessoa portadora de deficiência;

    V - elementos de mobilidade, cuidado e higiene pessoal necessários para facilitar a autonomia e a segurança da pessoa portadora de deficiência;

    VI - elementos especiais para facilitar a comunicação, a informação e a sinalização para pessoa portadora de deficiência;

    VII - equipamentos e material pedagógico especial para educação, capacitação e recreação da pessoa portadora de deficiência;

    VIII - adaptações ambientais e outras que garantam o acesso, a melhoria funcional e a autonomia pessoal; e

    IX - bolsas coletoras para os portadores de ostomia.

     

    Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d3298.htm


ID
2444881
Banca
FUNRIO
Órgão
SESAU-RO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

De acordo com o Ministério da Saúde, o CAPS AD III funciona:

Alternativas
Comentários
  • Portaria Nº 481, de 20 de setembro de 2010. 

    70-§ 1º Entende-se por CAPS AD III- Centros de Atenção Psicossocial Alcool e Drogas, o estabelecimento que realiza atenção integral a transtornos decorrentes do uso abusivo e dependencia de alcool e outras drogas, de atenção continua, com funcionamento durante 24 horas diariamente, incluindo feriados e fins de semana.

    resposta letra D

  • Art. 1º Esta Portaria redefine o Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e outras Drogas 24 h (CAPS AD III).

    Art. 2º O CAPS AD III é o Ponto de Atenção do Componente da Atenção Especializada da Rede de Atenção Psicossocial destinado a proporcionar a atenção integral e contínua a pessoas com necessidades relacionadas ao consumo de álcool, crack e outras drogas, com funcionamento nas 24 (vinte e quatro) horas do dia e em todos os dias da semana, inclusive finais de semana e feriados.

    (PORTARIA Nº 130, DE 26 DE JANEIRO DE 2012)

  • CAPS ad III Álcool e Drogas: Atendimento e 08 a 12 vagas de acolhimento noturno e observação; funcionamento 24h; todas faixas etárias; transtornos pelo uso de álcool e outras drogas. Instalado em cidades e ou regiões com pelo menos 150 mil habitantes.

    RESPOSTA: LETRA D


ID
2444884
Banca
FUNRIO
Órgão
SESAU-RO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Avalie se a atenção integral ao usuário no CAPS AD III inclui as seguintes atividades:

I - visitas e atendimentos domiciliares.
II - atendimento à família, individual e em grupo.
III - oferta de medicação assistida e dispensada.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

Alternativas
Comentários
  • Resposta letra E

    PORTARIA Nº 130, DE 26 DE JANEIRO DE 2012

    Redefine o Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e outras Drogas 24 h (CAPS AD III) e os respectivos incentivos financeiros.

    Seção I
    Da Atenção Integral ao Usuário

    Art. 6° A atenção integral ao usuário no CAPS AD III inclui as seguintes atividades:

    I - trabalhar de portas abertas, com plantões diários de acolhimento, garantindo acesso para clientela referenciada e responsabilização efetiva pelos casos, sob a lógica de equipe Interdisciplinar, com trabalhadores de formação universitária e/ou média, conforme definido nesta Portaria;

    II - atendimento individual para consultas em geral, atendimento psicoterápico e de orientação, dentre outros;

    III - oferta de medicação assistida e dispensada;

    IV - atendimento em grupos para psicoterapia, grupo operativo e atividades de suporte social, dentre outras;

    V - oficinas terapêuticas executadas por profissional de nível universitário ou de nível médio, nos termos desta Portaria;

    VI - visitas e atendimentos domiciliares;

    VII - atendimento à família, individual e em grupo;

    VIII - atividades de reabilitação psicossocial, tais como resgate e construção da autonomia, alfabetização ou reinserção escolar, acesso à vida cultural, manejo de moeda corrente, autocuidado, manejo de medicação, inclusão pelo trabalho, ampliação de redes sociais, dentre outros;

    IX - estimular o protagonismo dos usuários e familiares, promovendo atividades participativas e de controle social, assembleias semanais, atividades de promoção, divulgação e debate das Políticas Públicas e da defesa de direitos no território, dentre outras;

    X - fornecimento de refeição diária aos pacientes assistidos, na seguinte proporção:

    a) os pacientes assistidos em um turno (4 horas) receberão uma refeição diária;

    b) pacientes assistidos em dois turnos (8 horas) receberão duas refeições diárias; e

    c) pacientes que permanecerem no serviço durante 24 horas contínuas receberão 4 (quatro) 

  • Da Atenção Integral ao Usuário

    Art. 6° A atenção integral ao usuário no CAPS AD III inclui as seguintes atividades:

    I - trabalhar de portas abertas, com plantões diários de acolhimento, garantindo acesso para clientela referenciada e responsabilização efetiva pelos casos, sob a lógica de equipe Interdisciplinar, com trabalhadores de formação universitária e/ou média, conforme definido nesta Portaria;

    II - atendimento individual para consultas em geral, atendimento psicoterápico e de orientação, dentre outros;

    III - oferta de medicação assistida e dispensada;

    IV - atendimento em grupos para psicoterapia, grupo operativo e atividades de suporte social, dentre outras;

    V - oficinas terapêuticas executadas por profissional de nível universitário ou de nível médio, nos termos desta Portaria;

    VI - visitas e atendimentos domiciliares;

    VII - atendimento à família, individual e em grupo;

    VIII - atividades de reabilitação psicossocial, tais como resgate e construção da autonomia, alfabetização ou reinserção escolar, acesso à vida cultural, manejo de moeda corrente, autocuidado, manejo de medicação, inclusão pelo trabalho, ampliação de redes sociais, dentre outros;

    IX - estimular o protagonismo dos usuários e familiares, promovendo atividades participativas e de controle social, assembleias semanais, atividades de promoção, divulgação e debate das Políticas Públicas e da defesa de direitos no território, dentre outras;

    X - fornecimento de refeição diária aos pacientes assistidos, na seguinte proporção:

    a) os pacientes assistidos em um turno (4 horas) receberão uma refeição diária;

    b) pacientes assistidos em dois turnos (8 horas) receberão duas refeições diárias; e

    c) pacientes que permanecerem no serviço durante 24 horas contínuas receberão 4 (quatro) refeições diárias;

    ( PORTARIA Nº 130, DE 26 DE JANEIRO DE 2012)


ID
3193165
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Judith, com trinta anos de idade, e Leonardo, com trinta e quatro anos de idade, casados, são pais de José, de treze anos de idade, Laura, de oito anos de idade e de Ana, que está com cinco meses de idade e é alimentada exclusivamente com leite materno. Recentemente o casal se mudou para o bairro Aleluia, localizado em um município brasileiro, e, já nas primeiras semanas, Judith fez o seu cadastro, o do esposo e o dos filhos na Unidade de Saúde da Família (USF), que é responsável pelo atendimento da população pertencente ao território onde residem.


A partir dessa situação hipotética, julgue os itens a seguir, considerando as disposições da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC), no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).


Laura deverá ser atendida como criança na USF em questão, por estar na faixa etária de zero a nove anos de idade.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

    ? Segundo Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC):

    ? Art. 2º A PNAISC tem por objetivo promover e proteger a saúde da criança e o aleitamento materno, mediante a atenção e cuidados integrais e integrados da gestação aos 9 (nove) anos de vida, com especial atenção à primeira infância e às populações de maior vulnerabilidade, visando à redução da morbimortalidade e um ambiente facilitador à vida com condições dignas de existência e pleno desenvolvimento.

    Art. 3º Para fins da PNAISC, considera-se:

    I - criança: pessoa na faixa etária de 0 (zero) a 9 (nove) anos, ou seja, de 0 (zero) a 120 (cento e vinte) meses; e

    II - primeira infância: pessoa na faixa etária de 0 (zero) a 5 (cinco) anos, ou seja, de 0 (zero) a 72 (setenta e dois) meses.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 


ID
3193168
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Judith, com trinta anos de idade, e Leonardo, com trinta e quatro anos de idade, casados, são pais de José, de treze anos de idade, Laura, de oito anos de idade e de Ana, que está com cinco meses de idade e é alimentada exclusivamente com leite materno. Recentemente o casal se mudou para o bairro Aleluia, localizado em um município brasileiro, e, já nas primeiras semanas, Judith fez o seu cadastro, o do esposo e o dos filhos na Unidade de Saúde da Família (USF), que é responsável pelo atendimento da população pertencente ao território onde residem.


A partir dessa situação hipotética, julgue os itens a seguir, considerando as disposições da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC), no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).


A referida USF deve promover e proteger a saúde de Ana durante a sua primeira infância, ou seja, até que ela complete cinco anos de idade


Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

    ? Segundo Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC):

    ? Art. 2º A PNAISC tem por objetivo promover e proteger a saúde da criança e o aleitamento materno, mediante a atenção e cuidados integrais e integrados da gestação aos 9 (nove) anos de vida, com especial atenção à primeira infância e às populações de maior vulnerabilidade, visando à redução da morbimortalidade e um ambiente facilitador à vida com condições dignas de existência e pleno desenvolvimento.

    Art. 3º Para fins da PNAISC, considera-se:

    I - criança: pessoa na faixa etária de 0 (zero) a 9 (nove) anos, ou seja, de 0 (zero) a 120 (cento e vinte) meses; e

    II - primeira infância: pessoa na faixa etária de 0 (zero) a 5 (cinco) anos, ou seja, de 0 (zero) a 72 (setenta e dois) meses.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Gab Certo

    Para efeitos da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (Pnaisc), segue o conceito da Organização Mundial da Saúde (OMS), que considera:

    Criança” – pessoa na faixa etária de zero a 9 anos, ou seja, de zero até completar 10 anos ou 120 meses;

    Primeira infância” – pessoa de zero a 5 anos, ou seja, de zero até completar 6 anos ou 72 meses (BRASIL, 2015b, art. 3o).

    .

    .

    .

    .

    O cavalo prepara-se para o dia da batalha, porém do SENHOR vem a vitória. (Pv 21:31)

  • Existe um viés de interpretação nessa questão, pois a primeira infância vai até 5 anos 11 meses e 29 dias (72 meses), cuidado.


ID
3193171
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Judith, com trinta anos de idade, e Leonardo, com trinta e quatro anos de idade, casados, são pais de José, de treze anos de idade, Laura, de oito anos de idade e de Ana, que está com cinco meses de idade e é alimentada exclusivamente com leite materno. Recentemente o casal se mudou para o bairro Aleluia, localizado em um município brasileiro, e, já nas primeiras semanas, Judith fez o seu cadastro, o do esposo e o dos filhos na Unidade de Saúde da Família (USF), que é responsável pelo atendimento da população pertencente ao território onde residem.


A partir dessa situação hipotética, julgue os itens a seguir, considerando as disposições da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC), no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).


Compete às secretarias de saúde do estado e do município a que a USF em questão está vinculada, promover a articulação intersetorial e interinstitucional com os diversos setores e instituições governamentais e não governamentais envolvidos com a saúde da criança, em busca de parcerias que favoreçam a implementação da PNAISC.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

    ? Segundo  Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC):

    ? Art. 16. Compete às Secretarias de Saúde dos Estados e do Distrito Federal:

    VI - promover articulação intersetorial e interinstitucional com os diversos setores e instituições governamentais e não governamentais, com organismos internacionais, envolvidos com a saúde da criança, em busca de parcerias que favoreçam a implementação da PNAISC.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Artigos 16 e 17 da PNAISC

    CORRETOS


ID
3418327
Banca
Prefeitura de Catas Altas - MG
Órgão
Prefeitura de Catas Altas - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

De acordo como o artigo A intersetorialidade enquanto estratégia profissional do serviço social na saúde, não se pode afirmar que, segundo a proposta do Programa Saúde da Família, o assistente social é compelido a realizar atividades de

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    ? Lembrando que queremos a alternativa incorreta:

    ? Dentro da proposta do Programa Saúde da Família, o Assistente Social é compelido a realizar atividades de natureza educativa, de apoio pedagógico (=o artigo não diz apoio PSICOPEDAGÓGICO), de mobilização, participação popular, elaboração e coordenação de planos e programas sociais, mas o predomínio das ações está voltado para a integração entre os diversos níveis de constituição do processo de cooperação, atuando como elo orgânico entre o objeto de atuação do programa, a família, e o sistema, proporcionando o intercâmbio das necessidades biopsicossociais com as respostas/ estratégias de enfrentamento.

    ? Fonte: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-65782013000200009

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!


ID
3427369
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Recife - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O assistente social da Unidade Básica de Saúde – UBS –, após ter sido acionado por uma Agente Comunitária de Saúde – ACS – da equipe, realizou visita domiciliar à família do Sr. Jair e obteve as seguintes informações:


Jair morava sozinho em casa de aluguel e, aos 63 anos, foi diagnosticado com câncer na região da garganta. Antes do diagnóstico, estava inserido no mercado informal e não contribuía com a Previdência Social. Com o avanço da doença somado à ausência de oportunidade de trabalho, teve de deixar de trabalhar. Diante das dificuldades em que se deparou, Jair pediu apoio à sua irmã, que é casada e reside com o esposo. Jair passou a residir na casa da irmã e do cunhado. Transcorridos dez meses desde a sua mudança, Jair ficou acamado e precisou utilizar fraldas geriátricas. Nesse mesmo período, sua irmã parou de trabalhar como diarista para lhe dar maior atenção. A renda familiar passou a ser provida exclusivamente do trabalho do cunhado, que é de um salário mínimo nacional. Durante a visita, a irmã de Jair declarou que estava exausta com a situação e o quão difícil está sendo aquele momento, tanto em relação à questão financeira quanto em relação aos cuidados de Jair, pois ele não quer parar de fumar (cigarro) e rejeita a medicação, de forma que, às vezes, pensa em abandoná-lo.

Considerando a situação hipotética descrita, as competências profissionais e a matéria do serviço social, os direitos relativos ao sistema de seguridade social e ao Estatuto do Idoso, assinale a alternativa correta quanto às possíveis intervenções do assistente social.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    ? O ?Aqui Tem Farmácia Popular? disponibiliza à população medicamentos para hipertensão, diabetes, dislipidemia, asma, rinite, doença de Parkinson, osteoporose, glaucoma, além de anticoncepcionais e fraldas geriátricas.

    ? Fonte: documento "MANUAL DE ORIENTAÇÕES ÀS FARMÁCIAS E DROGARIAS CREDENCIADAS NO ?AQUI TEM FARMÁCIA POPULAR?.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3 

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!? 

  • A.  INCORRETO - Poderá orientar sobre a regra legal de absoluta prioridade do idoso e, por isso, incentivar a inserção do Sr. Jair em uma Instituição de Longa Permanência.

    Art. 3º § 1º, inciso V (Estatuto do Idoso) - O idoso tem assegurado a priorização do atendimento do idoso por sua própria família, em detrimento do atendimento asilar, exceto dos que não a possuam ou careçam de condições de manutenção da própria sobrevivência.

     

    B.  INCORRETO - Poderá orientar para que o Sr. Jair contribua com a Previdência Social na modalidade contribuinte facultativo baixa renda, visando acesso imediato ao direito à aposentadoria por invalidez.

    Art. 42º da Lei dos Planos e Benefícios da Assistência Social - A não tem direito à aposentadoria por invalidez quem se filiar à Previdência Social já com doença ou lesão que geraria o benefício, a não ser quando a incapacidade resultar do agravamento da enfermidade.

     

    C.   CORRETO - Poderá orientar sobre a forma de disponibilização de fraldas geriátricas pelo Programa Farmácia Popular.

     

    D.  INCORRETO - Poderá orientar que o Sr. Jair está dentro dos critérios para acesso do Benefício de Prestação Continuada na modalidade Idoso.

    Art. 20 da (Lei Orgânica da Assistência Social) -   O benefício de prestação continuada é a garantia de um salário-mínimo mensal à pessoa com deficiência e ao idoso com 65 (sessenta e cinco) anos ou mais que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção nem de tê-la provida por sua família.

     

    E.  INCORRETO - Poderá rechaçar a postura da irmã sobre abandonar Jair, informando-a sobre sua obrigação exclusiva em prestar assistência ao Sr. Jair.

    Entre outros, são princípios velados no Código de Ética Profissional do Assistente Social: Empenho na eliminação de todas as formas de preconceito, incentivando o respeito à diversidade, à participação de grupos socialmente discriminados e à discussão das diferenças;

    Exercício do Serviço Social sem ser discriminado/a, nem discriminar, por questões de inserção de classe social, gênero, etnia, religião, nacionalidade, orientação sexual, identidade de gênero, idade e condição física.

  • Complementando a letra E, de acordo com o Estatuto do idoso:

       Art. 3 É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.

  • Na farmácia popular ainda está funcionando esse programa?

  • TRECHO DA HISTÓRIA

    "com a situação e o quão difícil está sendo aquele momento, tanto em relação à questão financeira."

    Art. 3º § 1º, inciso V (Estatuto do Idoso) - O idoso tem assegurado a priorização do atendimento do idoso por sua própria família, em detrimento do atendimento asilar, exceto dos que não a possuam ou careçam de condições de manutenção da própria sobrevivência.

    A LETRA A PODERIA SER CORRETA TBM, PQ UM SALÁRIO MINIMO PARA 3 PESSOAS, SENDO QUE UMA NECESSITA DE CUIDADOS ESPECIAIS, MEDICAÇÃO, ETC.


ID
3476806
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Marília - SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

É responsabilidade do Estado o desenvolvimento da política de saúde mental, a assistência e a promoção de ações de saúde aos portadores de transtornos mentais, com a devida participação da sociedade e da família. A Política Nacional redireciona o modelo assistencial em saúde mental, estabelecendo parâmetros para o tratamento em regime de internação, que deve ser estruturado de forma a oferecer assistência integral à pessoa portadora de transtornos mentais. A internação, em qualquer de suas modalidades, só será indicada quando os recursos extra-hospitalares se mostrarem insuficientes. Nessa perspectiva, a internação de pacientes portadores de transtornos mentais em instituições com características asilares é

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    → Segundo a LEI Nº 10.216, DE 6 DE ABRIL DE 2001 (Paulo Delgado), art. 4º:

    § 3º É vedada a internação de pacientes portadores de transtornos mentais em instituições com características asilares, ou seja, aquelas desprovidas dos recursos mencionados no § 2º e que não assegurem aos pacientes os direitos enumerados no parágrafo único do art. 2º.

    ☛ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

     


ID
3488248
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

As competências teórico-metodológicas, ético-políticas e técnico-operativas garantem ao assistente social reconhecimento e um mandato social. O que justifica a existência do Serviço Social como especialidade no mundo do trabalho é a questão social, e, nessa perspectiva, o assistente social está legitimado frente ao empregador e aos usuários de seu serviço. No entanto, verificam-se, na área da saúde mental, duas matrizes de atuação do assistente social. Quais são essas matrizes?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    No entanto, verificam-se na área da saúde mental duas matrizes de atuação do assistente social: uma, identificada com a atividade "clínica", se subordina à homogeneização dos saberes psi e por isso trai o mandato social da profissão, trai o projeto ético-político e deixa uma lacuna histórica no projeto da Reforma Psiquiátrica. Tal adesão parece advir de certa "crise de identidade" do assistente social numa área em que maciçamente as demais categorias profissionais são formadas para a clínica, além, é claro, dos constrangimentos objetivos e subjetivos da força hegemônica, já citados anteriormente. Assim, o Serviço Social vem privando o campo da saúde mental da riqueza de seu saber próprio, fértil de contribuições para que a Reforma Psiquiátrica alcance o seu projeto ético-político: uma sociedade igualitária, que comporte as diferenças! Não se trata aqui de negar que as ações do assistente social no trato com os usuários e familiares produzam impactos subjetivos ? o que se está colocando em questão é o fato de o assistente social tomar por objeto esta subjetividade!

    Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-66282010000200008

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!


ID
3550237
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Araucária - PR
Ano
2011
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A Lei 10.216/2001, ao redirecionar o modelo de atenção e assistência à saúde das pessoas com transtornos mentais, possibilitou a quebra do paradigma até então vigente, qual seja, o hospitalocêntrico. Para tanto, passaram a ser instituídos no âmbito da saúde os Centros de Apoio Psicossocial, que, operando em diferentes níveis de complexidade, passam a dar suporte à questão tratada pela referida lei. As diretrizes para o funcionamento desses centros estão postas na Portaria 336 do Gabinete Ministerial (MS) de 19 de fevereiro de 2002. Em relação ao CAPS, considere as seguintes afirmativas: 
 
1. Segundo a Portaria 336/2002, os Centros de Atenção Psicossocial poderão constituir-se nas seguintes modalidades de serviços: CAPS I, CAPS II, CAPS III, CAPSi e CAPSad.

2. O CAPS deve funcionar em área interna do hospital, de forma a otimizar os recursos humanos, físicos e material hospitalar já existente.

3. Entre as atividades ofertadas no atendimento aos pacientes do CAPS II, estão: atendimento individual ou em grupos, oficinas terapêuticas, atendimento à família, visitas domiciliares e atividades comunitárias.

4. O CAPS III deve funcionar de segunda a sexta-feira, das 8 às 21 h.

5. A média diária de atendimento, em regime intensivo, previsto para o CAPS I, é de 40 a 50 pacientes por dia. 
 
Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Assertiva 1 - certinha, é o que diz a portaria nº336.

    Assertiva 2 - Incorreta.

    Art. 3º Estabelecer que os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) só poderão funcionar em área física específica e independente de qualquer estrutura hospitalar.

    Parágrafo único. Os CAPS poderão localizar-se dentro dos limites da área física de uma unidade hospitalar geral, ou dentro do conjunto arquitetônico de instituições universitárias de saúde, desde que independentes de sua estrutura física, com acesso privativo e equipe profissional própria.

    Assertiva 3 - Correta.

    Assertiva 4 - Incorreta. O CAPS III funciona 24 horas, 7 dias por semana.

    Assertiva 5 - Incorreta. Não entendo que a portaria mencione uma média diária de atendimento. O que está explícito é a composição da equipe em relação ao número de pacientes atendidos:

    Art. 4º 4.1.2 - Recursos Humanos: A equipe técnica mínima para atuação no CAPS I, para o atendimento de 20 (vinte) pacientes por turno, tendo como limite máximo 30 (trinta) pacientes/dia, em regime de atendimento intensivo.


ID
3573658
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Major Isidoro - AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:
I. A Estratégia Saúde da Família não é compromissada com a promoção à saúde.
II. À direção municipal do SUS compete dar execução, no âmbito municipal, à política de insumos e equipamentos para a saúde.
III. A Política Nacional de Saúde da Mulher busca reduzir a mortalidade feminina por causas evitáveis.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • I. A Estratégia Saúde da Família não é compromissada com a promoção à saúde.


ID
3573664
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Major Isidoro - AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:
I. Estudar a resistência aos antivirais não é um dos objetivos da vigilância epidemiológica da influenza humana.
II. A integralidade é um princípio da Atenção Básica.
III. O exercício da profissão de Assistente Social requer prévio registro nos Conselhos Regionais que tenham jurisdição sobre a área de atuação do interessado nos termos da lei 8.662, de 7 de junho de 1993.
Marque a alternativa CORRETA

Alternativas
Comentários
  • I. Estudar a resistência aos antivirais não é um dos objetivos da vigilância epidemiológica da influenza humana.


ID
3593602
Banca
FAFIPA
Órgão
UFFS
Ano
2014
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A política Nacional de Saúde Mental, em vigor hoje no país, apoiada na lei 10.216 propõe um modelo de atenção à saúde mental:

Alternativas
Comentários
  • Aberto e de base comunitária.


ID
3642184
Banca
FUNJAB-SC
Órgão
Prefeitura de Florianópolis - SC
Ano
2010
Disciplina
Serviço Social
Assuntos


 Assinale a alternativa CORRETA.

São atribuições comuns a todos os profissionais das equipes de Saúde da Família:

Alternativas
Comentários
  • São atribuições comuns a todos os profissionais da equipe

     

    As atribuições dos profissionais das equipes que atuam na Atenção Básica deverão seguir normativas específicas do Ministério da Saúde, bem como as definições de escopo de práticas, protocolos, diretrizes clínicas e terapêuticas, além de outras normativas técnicas estabelecidas pelos gestores federal, estadual, municipal ou do Distrito Federal.

    - Participar do processo de territorialização e mapeamento da área de atuação da equipe, identificando grupos, famílias e indivíduos expostos a riscos e vulnerabilidades;

    - Cadastrar e manter atualizado o cadastramento e outros dados de saúde das famílias e dos indivíduos no sistema de informação da Atenção Básica vigente, utilizando as informações sistematicamente para a análise da situação de saúde, considerando as características sociais, econômicas, culturais, demográficas e epidemiológicas do território, priorizando as situações a serem acompanhadas no planejamento local;

    - Realizar o cuidado integral à saúde da população adscrita, prioritariamente no âmbito da Unidade Básica de Saúde, e quando necessário, no domicílio e demais espaços comunitários (escolas, associações, entre outros), com atenção especial às populações que apresentem necessidades específicas (em situação de rua, em medida socioeducativa, privada de liberdade, ribeirinha, fluvial, etc.).

    - Realizar ações de atenção à saúde conforme a necessidade de saúde da população local, bem como aquelas previstas nas prioridades, protocolos, diretrizes clínicas e terapêuticas, assim como, na oferta nacional de ações e serviços essenciais e ampliados da AB;

      

    Fonte: Portaria nº 2.436, de 21 de setembro de 2017 (Aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes para a organização da Atenção Básica, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS)). / Disponível em: http:// bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2017/prt2436_22_09_2017.htm


ID
3681859
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Carangola - MG
Ano
2011
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Sobre os fundamentos da Política Nacional de Atenção Básica, assinale a alternativa INCORRETA. 

Alternativas
Comentários
  • Não entendi, achei as respostas bem confusas.

    Assinalei a resposta D (considerando incorreta), pois não localizei nos fundamentos esta citação "Que valoriza os profissionais de saúde por meio de estímulos e acompanhamento de sua formação e capacitação."

    Se alguém puder ajudar, agradeço!

  • Questão bastante confusa

  • TAMBEM MARQUEI A LETRA D.

  • A Atenção Básica apresenta seis fundamentos:

    I - possibilitar o acesso universal e contínuo a serviços de saúde de qualidade e resolutivos, caracterizados como a porta de entrada preferencial do sistema de saúde, com território adscrito de forma a permitir o planejamento e a programação descentralizada, e em consonância com o princípio da equidade;

    II - efetivar a integralidade em seus vários aspectos, a saber: integração de ações programáticas e demanda espontânea; articulação das ações de promoção à saúde, prevenção de agravos, vigilância à saúde, tratamento e reabilitação, trabalho de forma interdisciplinar e em equipe, e coordenação do cuidado na rede de serviços; (é uma questão que quis realmente confundir quem responde, eles trocaram os princípios de efetiva integralidade por universalidade. Universalidade diz respeito ao acesso a todos, acolhimento e integralidade é sobre os serviços executados pela equipe para atender todas as necessidades para além da doença, acionando políticas setoriais)

    III - desenvolver relações de vínculo e responsabilização entre as equipes e a população adscrita garantindo a continuidade das ações de saúde e a longitudinalidade do cuidado;

    IV - valorizar os profissionais de saúde por meio do estímulo e do acompanhamento constante de sua formação e capacitação;

    V - realizar avaliação e acompanhamento sistemático dos resultados alcançados, como parte do processo de planejamento e programação;

    VI - estimular a participação popular e o controle social.


ID
3683173
Banca
SEDUC-PA
Órgão
Prefeitura de Várzea - PB
Ano
2019
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

De acordo com a Portaria Nº 154, de 24 de janeiro de 2008 que cria os Núcleos de Apoio à Saúde da Família – NASF, em seu Art. 4º determinar que os NASF devam funcionar em horário de trabalho coincidente com o das equipes de Saúde da Família, e que a carga horária dos profissionais do NASF considerados para repasse de recursos federais seja de, no mínimo, 40 horas semanais, observando o seguinte:


I. Para os profissionais médicos, em substituição a um profissional de 40 horas semanais, podem ser registrados 2 (dois) profissionais que cumpram um mínimo de 20 (vinte) horas semanais cada um, sendo permitido o cadastro de profissionais de CBO diferentes.
II. Para o profissional nutricionista, deve ser registrados 1 (um) profissional que cumpra 20 (vinte) horas semanais. 
III. Para os profissionais fisioterapeutas, devem ser registrados 2 (dois) profissionais que cumpram um mínimo de 20 (vinte) horas semanais cada um. 
IV. Para os profissionais terapeutas ocupacionais, devem ser registrados 2 (dois) profissionais que cumpram um mínimo de 20 (vinte) horas semanais cada um.

Estão CORRETAS: 

Alternativas
Comentários
  • Art. 4º Determinar que os NASF devam funcionar em horário de trabalho coincidente com o das equipes de Saúde da Família, e que a carga horária dos profissionais do NASF considerados para repasse de recursos federais seja de, no mínimo, 40 horas semanais, observando o seguinte:

    I - Para os profissionais médicos, em substituição a um profissional de 40 horas semanais, podem ser registrados 2 (dois) profissionais que cumpram um mínimo de 20 (vinte) horas semanais cada um, sendo permitido o cadastro de profissionais de CBO diferentes;

    II - Para os profissionais fisioterapeutas, devem ser registrados 2 (dois) profissionais que cumpram um mínimo de 20 (vinte) horas semanais cada um;

    III - Para os profissionais terapeutas ocupacionais, devem ser registrados 2 (dois) profissionais que cumpram um mínimo de 20 (vinte) horas semanais cada um; e,

    IV - Para as demais ocupações vale a definição do caput deste parágrafo.

    § 1º A composição de cada um dos NASF será definida pelos gestores municipais, seguindo os critérios de prioridade identificados a partir das necessidades locais e da disponibilidade de profissionais de cada uma das diferentes ocupações.

    § 2º Tendo em vista a magnitude epidemiológica dos transtornos mentais, recomenda-se que cada Núcleo de Apoio a Saúde da Família conte com pelo menos 1 (um) profissional da área de saúde mental.


ID
3695872
Banca
FEPESE
Órgão
FCEE-SC
Ano
2012
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Assinale a alternativa que melhor corresponde ao Programa Saúde da Família.

Alternativas
Comentários
  • Com o propósito de reorganizar o SUS a partir da atenção básica, o Ministério da Saúde passou a implementar, desde 1994, o Programa Saúde da Família


ID
3710251
Banca
FAURGS
Órgão
HCPA
Ano
2015
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Segundo o Caderno HumanizaSUS (2015), a construção compartilhada de diagnósticos e de terapêuticas leva-nos a pensar ________________ como importantes dispositivos de produção da atenção. 
 
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do parágrafo acima.

Alternativas
Comentários
  • Outra mudança adotada pela equipe foi o Projeto Terapêutico Singular (PTS) do usuário– que, segundo o Ministério da Saúde (BRASIL, 2006a), são projetos voltados para o sujeito, individualmente, contemplando ações de diferentes eixos, levando em conta as necessidades/demandas de saúde. Comportam planos de ação assentados na avaliação das condições biopsicossociais dos usuários. A sua construção deve incluir a corresponsabilidade de usuário, gestor e trabalhador/equipes de saúde, e devem ser considerados: a perspectiva

    de ações intersetoriais, a rede social de que o usuário faz parte, o vínculo usuário-equipe de saúde e a avaliação de risco/vulnerabilidade.

    O PTS representa uma mudança importante no serviço, pois trata-se de individualizar o usuário, expor os seus problemas para que toda equipe, junto com o próprio usuário, ajude a encontrar soluções para as suas necessidades de saúde.

    FONTE: Humaniza SUS, página 200.


ID
3710986
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Major Isidoro - AL
Ano
2018
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. A informação sobre nascidos vivos contribui para a construção de indicadores demográficos e de saúde.
II. A Estratégia Saúde da Família não permite o estabelecimento de equipes multiprofissionais.
III. A Estratégia Saúde da Família visa à desorganização da Atenção Básica no Brasil.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
3770701
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São José do Rio Preto - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Dois irmãos, um adolescente e uma criança, foram até uma Unidade de Saúde de Referência para tratar de ferimentos e hematomas causados por briga familiar. Para a equipe de saúde que atender os casos, o correto é

Alternativas
Comentários
  • Acolher e encaminhar.


ID
3770704
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São José do Rio Preto - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Um Agente Comunitário de Saúde organizou, junto com a equipe de saúde, uma atividade de metodologia participativa com grupo de mulheres, incluindo idosas, em situação de violência. O objetivo do grupo era aprofundar a reflexão sobre violência doméstica com a colaboração de todos. Convidou os participantes a pensarem a respeito de determinado aspecto de sua vida, de suas atitudes e das possibilidades de mudança em relação à situação de violência. Esse grupo

Alternativas

ID
3770755
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São José do Rio Preto - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Um pessoa portadora de deficiência pode sofrer violência e o Agente Comunitário de Saúde deve suspeitar da ocorrência dessa situação quando

Alternativas

ID
3988489
Banca
Instituto Ânima Sociesc
Órgão
Prefeitura de Itajaí - SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Em relação aos Núcleos de Apoio à Saúde da Família – NASF, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • A) Os Núcleos de Apoio à Saúde da Família - NASF são constituídos por equipes compostas por profissionais de diferentes áreas de conhecimento, que atuam em parceria com os profissionais das Equipes Saúde da Família – ESF.

    B) Os profissionais do NASF devem ser cadastrados, no mínimo, em duas unidades de saúde, localizadas, preferencialmente, dentro do território de atuação das equipes de Saúde da Família às quais estão vinculados.

    C) Os NASF se constituem em porta de entrada do sistema, e devem atuar de forma individualizada à rede de serviços de saúde, a partir das demandas identificadas no trabalho conjunto com as equipes Saúde da Família.

    D) O profissional do NASF, devidamente capacitado, de acordo com seu âmbito de atuação, não necessita estar habilitado em órgão competente.

    E) O NASF é composto de duas áreas estratégicas, a saber: a medicina terapêutica e a medicina preventiva.


ID
4035034
Banca
CONTEMAX
Órgão
Prefeitura de Coremas - PB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Em relação ao Sistema Único de Saúde, assinale as alternativas corretas:

I. O Sistema Único de Saúde é um sistema universal de que é usuária toda a população brasileira, rica ou pobre. Porém, para acesso às ações básicas de prevenção, como campanha de vacinação, a população de maior renda deverá dirigir-se à rede privada.
II. O Estado é obrigado a garantir à pessoa idosa a proteção à vida e à saúde, mediante efetivação de políticas sociais públicas que permitam um envelhecimento saudável e em condições de dignidade. No âmbito da saúde, é assegurada a atenção integral à saúde do idoso, por intermédio do SUS.
III. O Sistema Único de Saúde tem por objetivo assistência às pessoas por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, com a realização integrada das ações assistenciais e das atividades preventivas.

Alternativas
Comentários
  • I. O Sistema Único de Saúde é um sistema universal de que é usuária toda a população brasileira, rica ou pobre. Porém, para acesso às ações básicas de prevenção, como campanha de vacinação, a população de maior renda deverá dirigir-se à rede privada. 


ID
4134988
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Julgue o item subsequente, com relação a políticas e programas sociais dirigidos aos seguintes segmentos: idosos, população em situação de rua, pessoas com sofrimento ou transtorno mental, crianças e adolescentes, e pessoas com deficiência.


Pessoas com sofrimento ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, devem ser atendidas pela Rede de Atenção Psicossocial, cuja diretriz é o desenvolvimento da lógica do cuidado, eixo central na construção de um projeto terapêutico singular.


Alternativas

ID
4137973
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Uma paciente de oitenta anos de idade, portadora de hipertensão arterial (HA) e diabetes melito (DM), integra o grupo de idosos de uma unidade básica de saúde. Não tendo a paciente comparecido à reunião do grupo, a equipe de saúde da família solicitou ao agente comunitário de saúde que lhe fizesse uma visita domiciliar. Verificou ele, então, que a paciente havia sofrido uma queda e não conseguia caminhar. Ela relatou que havia batido a cabeça e mostrou os hematomas das pernas e braços, não se lembrando de como e por que caiu. Referiu que seu filho viajara de férias por quinze dias e sua neta havia ficado com ela, mas no momento da queda estava sozinha porque a neta estava na escola.


Considerando esse caso clínico, julgue os itens subsequentes, acerca das condutas da equipe da ESF e do NASF.


A assistente social deverá registrar denúncia contra o filho da paciente por violência domiciliar e maus-tratos ao idoso no Conselho Distrital dos Direitos do Idoso, na Delegacia de Polícia e no Ministério Público.

Alternativas
Comentários
  • Marquei errada...

    Ocorre o abandono de incapaz. porém a questão não esclarece se a Neta era maior de idade, o que pode também descaracterizar o abandono.

  • Algumas questões do CESPE, o candidato deve contar com a sorte e o espirito estar consoante com aquele que elaborou a questão. PQP

  • Abandonar uma pessoa com necessidades especiais, de qualquer faixa etária, pode ou não ser considerado abandono de incapaz. Essa determinação dependerá das necessidades do vulnerável e da capacidade de provê-las sozinho.

    Se o indivíduo de idade adulta dispor de condições para zelar por sua integridade sozinho em casa, a situação não é enquadrada no artigo 133.

  • Abandonar uma pessoa com necessidades especiais, de qualquer faixa etária, pode ou não ser considerado abandono de incapaz. Essa determinação dependerá das necessidades do vulnerável e da capacidade de provê-las sozinho.

    Se o indivíduo de idade adulta dispor de condições para zelar por sua integridade sozinho em casa, a situação não é enquadrada no artigo 133.


ID
4144009
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Gramado - RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Segundo a visão de Sodré sobre a prevenção e a promoção da saúde nas práticas dos(as) Assistentes Sociais de unidades de saúde, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) As práticas se dão sobre o território da saúde pública, tendo a família como foco de intervenção e ações de prevenção e promoção da atenção primária à saúde.
( ) As práticas dos Assistentes Sociais nos programas de saúde da família se restringem à promoção da atenção primária à saúde.
( ) Para explorar o âmbito local da vida, exigiu- se o exame apurado dos hábitos e do cotidiano dos moradores. Nos moldes da medicina urbana francesa do século XVII, a estratégia de saúde da família previu que o âmbito local, suas dinâmicas e o fluxo de deslocamento dos seus moradores continham a matéria-prima para a intervenção dos profissionais de saúde.
( ) A implantação do Sistema Único de Saúde exigiu reordenação dos serviços, a inserção de atividades de vigilância epidemiológica e sanitária, e mapeamentos da população sobre o seu perfil de morbimortalidade.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • Gab: A

    Texto base: O Serviço Social entre a prevenção e a promoção da saúde: tradução, vínculo e acolhimento. Francis Sodré

    (V ) As práticas se dão sobre o território da saúde pública, tendo a família como foco de intervenção e ações de prevenção e promoção da atenção primária à saúde.

    (F ) As práticas dos Assistentes Sociais nos programas de saúde da família se restringem à promoção da atenção primária à saúde.

    ( V) Para explorar o âmbito local da vida, exigiu- se o exame apurado dos hábitos e do cotidiano dos moradores. Nos moldes da medicina urbana francesa do século XVII, a estratégia de saúde da família previu que o âmbito local, suas dinâmicas e o fluxo de deslocamento dos seus moradores continham a matéria-prima para a intervenção dos profissionais de saúde.

    (V ) A implantação do Sistema Único de Saúde exigiu reordenação dos serviços, a inserção de atividades de vigilância epidemiológica e sanitária, e mapeamentos da população sobre o seu perfil de morbimortalidade.

    https://www.scielo.br/pdf/sssoc/n117/05.pdf


ID
4172797
Banca
Prefeitura de Arapiraca - AL
Órgão
Prefeitura de Arapiraca - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

De acordo com a biblioteca virtual em saúde do Governo Federal, a Clínica Ampliada é uma das diretrizes que a Política Nacional de Humanização propõe para qualificar o modo de se fazer saúde. Ou seja, ampliar a clínica é aumentar a autonomia do usuário do serviço de saúde da família e da comunidade. Além disso, possui relação com a integração da equipe de trabalhadores da saúde de diferentes áreas na busca de um cuidado e de um tratamento de acordo com cada caso, com a criação de vínculo com o usuário. A vulnerabilidade e o risco do indivíduo são considerados e o diagnóstico é feito não só pelo saber dos especialistas clínicos, mas também pela consideração da história de quem está sendo cuidado. Em virtude da conceituação anterior, assinale o que pode ser apontado como diferencial na Clínica Ampliada para o usuário.

Alternativas
Comentários
  • A) O serviço de assistência social pode acolher a queixa do usuário somente por meio da fala e esta necessariamente deve apresentar relação com o diagnóstico e com o tratamento, já que essa escuta irá auxiliar o próprio usuário a descobrir os motivos de seu adoecimento;

    B) A ampliação da clínica trabalha os danos e os benefícios gerados pelas práticas de saúde e aposta nas equipes de diferentes especialidades, compartilhando a responsabilidade com os usuários e seu entorno; 

    C) A escuta dirá exatamente o que o usuário busca junto ao trabalhador da clínica, sendo do primeiro a responsabilidade de buscar por si mesmo a solução dentro da instituição; 

    D) É importante estar atento para os afetos entre os trabalhadores e os usuários, uma vez que os últimos não possuem autonomia diante do seu tratamento, ao mesmo tempo em que seu caso é tratado na coletividade;

    E) A equipe de saúde deve se deixar guiar pelos próprios valores adquiridos em sua área profissional para contribuir no processo de tratamento do usuário.


ID
4178695
Banca
IPAD
Órgão
Prefeitura de Vitória de Santo Antão - PE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O Brasil admite a redução de danos como uma alternativa de enfrentamento às questões decorrentes do uso abusivo de drogas, conforme preconiza a Política do Ministério da Saúde para a Atenção Integral a Usuários de Álcool e outras Drogas. Sobre esse assunto, marque o item incorreto.

Alternativas
Comentários
  • Atualmente não há entraves para a execução da redução de danos, que é facilitada, inclusive, pela convergência entre as políticas públicas sobre drogas nos campos da saúde e da segurança pública.


ID
4178728
Banca
IPAD
Órgão
Prefeitura de Vitória de Santo Antão - PE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O processo de Reforma Psiquiátrica é contemporâneo da Reforma Sanitária, estando o primeiro inscrito num contexto internacional de mudanças pela superação da violência asilar praticada contra as pessoas com transtornos mentais. Sobre a Reforma Psiquiátrica e o trabalho do Assistente Social nos serviços substitutivos de saúde mental, analise os itens a seguir:

1. Fundada ao fim dos anos 1970, a Reforma Psiquiátrica pode ser compreendida como um conjunto de transformações de práticas, saberes, valores culturais e sociais relativos ao cuidado e à assistência aos portadores de transtornos mentais.
2. Na década de 1980 passam a entrar em vigor no Brasil as primeiras normas federais regulamentando a implantação de serviços de atenção diária, fundadas nas experiências dos primeiros CAPS, NAPS e Hospitais-dia.
3. A recusa ao reducionismo que a psiquiatria imprimiu à loucura, ao limitá-la como doença, impõe um movimento de reconstrução da sua complexidade, demandando a contribuição de diversos profissionais. Nesse sentido, a Reforma Psiquiátrica se constitui como um campo interdisciplinar onde as especialidades são essenciais para reconstruir dialeticamente seu objeto de reflexão e intervenção.
4. Historicamente os/as assistentes sociais vêm participando dos processos vinculados à Reforma Psiquiátrica. Sem negar a interdisciplinaridade, esses/as profissionais buscam contribuir no campo teórico-prático para a identificação dos determinantes sociais e das particularidades de como a questão social se expressa no âmbito da saúde mental. Desse modo, na atualidade, no espaço sócio-ocupacional da saúde mental os/as assistentes sociais não desenvolvem estratégias de atuação profissional identificadas com a atividade clínica, subordinada à homogeneização dos saberes psi.
5. Observa-se no espaço sócio-ocupacional da saúde mental, em que se inserem os/as assistentes sociais, o agravamento do amplo movimento no cenário nacional no sentido de desregulamentação das profissões. Esse fato afeta não apenas os direitos adquiridos pelas categorias profissionais na relação capital versus trabalho, mas ameaça a abordagem da loucura na perspectiva da complexidade (totalidade).

Estão corretos apenas os itens:

Alternativas
Comentários
  • GAB: E (1,3 e 5 corretas).

    (F) 2. Na década de 1980 passam a entrar em vigor no Brasil as primeiras normas federais regulamentando a implantação de serviços de atenção diária, fundadas nas experiências dos primeiros CAPS, NAPS e Hospitais-dia. 

     É na década de 90, marcada pelo compromisso firmado pelo Brasil na assinatura da Declaração de Caracas e pela realização da II Conferência Nacional de Saúde Mental, que passam a entrar em vigor no país as primeiras normas federais regulamentando a implantação de serviços de atenção diária, fundadas nas experiências dos primeiros CAPS, NAPS e Hospitais-dia, e as primeiras normas para fiscalização e classificação dos hospitais psiquiátricos. 

     Reforma Psiquiátrica e política de Saúde Mental no Brasil - Conferência Regional de Reforma dos Serviços de Saúde Mental : 15 anos depois de Caracas.

    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/Relatorio15_anos_Caracas.pdf

    (F)4. Historicamente os/as assistentes sociais vêm participando dos processos vinculados à Reforma Psiquiátrica. Sem negar a interdisciplinaridade, esses/as profissionais buscam contribuir no campo teórico-prático para a identificação dos determinantes sociais e das particularidades de como a questão social se expressa no âmbito da saúde mental. Desse modo, na atualidade, no espaço sócio-ocupacional da saúde mental os/as assistentes sociais não desenvolvem estratégias de atuação profissional identificadas com a atividade clínica, subordinada à homogeneização dos saberes psi.

    Contudo, o que se tem observado no Brasil é uma tendência à hegemonia dos saberes psi(...)

    Problematiza a submissão da atuação do Serviço Social neste campo aos saberes psi e indica eixos promissores para uma contribuição da profissão condizente com seu mandato social e com os princípios da reforma psiquiátrica.

    Texto: O trabalho do Serviço Social nos serviços substitutivos de saúde mental. Conceição Maria Vaz Robaina.

    https://www.scielo.br/pdf/sssoc/n102/a08n102.pdf


ID
4198237
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Acerca da atuação dos(as) assistentes sociais na saúde, julgue o item subsequente.

Por serem bacharéis em serviço social, e não terem grau de licenciatura, os(as) assistentes sociais que realizam ações de educação em saúde, sobretudo no âmbito da chamada atenção primária em saúde, contrariam a lei.


Alternativas
Comentários
  • Gabarito ERRADO

    Tal ação é tida como instrumento político estratégico na prática profissional, reveste-se das dimensões ético-políticas, teórico-metodológicas e técnico-operativas que precisam ser mais bem compreendidas para a apreensão crítica da realidade profissional e para subsidiar a intervenção do Serviço Social. 

  • O trabalho do Assistente social possui natureza socioeducativa, portanto alternativa incorreta.


ID
4198348
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A proteção social à pessoa com deficiência no Brasil tem entre seus marcos político-normativos a Política Nacional de Saúde da Pessoa Portadora de Deficiência (PNSPPD). Considerando a atuação do(a) assistente social no campo da saúde nesse contexto, julgue o próximo item.


A concessão de órteses e próteses às pessoas com deficiência faz parte dos procedimentos de reabilitação nos níveis ambulatorial e hospitalar do Sistema Único de Saúde.

Alternativas
Comentários
  • Para a requisição de próteses e órteses não se deve ir a uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento), normalmente destinada a atendimentos de urgência e emergência. Deve-se, sim, dirigir-se a um posto de saúde onde a pessoa tenha o cadastro de morador da mesma região da unidade e o cartão do SUS.

  • Correta..

    Principal objetivo DA Política Nacional de Saúde da Pessoa Portadora de Deficiência é propiciar atenção integral à saúde da pessoa com deficiência, desde a atenção básica até a sua reabilitação, incluindo a concessão de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, quando se fizerem necessários.

    ---Atualizando,não se usa mais '' portadora de '' . Chama-se Política Nacional de Saúde da Pessoa COM Deficiência.


ID
4946719
Banca
CEPERJ
Órgão
DEGASE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Ao debater o campo de Saúde Mental, do ponto de vista assistencial, Vasconcelos (2002) explana que, a proposta de desinstitucionalização indica que o sistema de cuidado deve partir:

Alternativas
Comentários
  • de um amplo rol de serviços abertos e comunitários


ID
4988572
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Poção - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. Incumbe ao poder público proporcionar assistência psicológica à gestante no período pré-natal.
II. O atendimento pré-natal não deve ser realizado por profissionais da atenção primária.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • incumbe ao poder público proporcionar assistência psicológica à gestante e à mãe no período pré e pós-natal...

  • Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências.

    Art. 8 o É assegurado a todas as mulheres o acesso aos programas e às políticas de saúde da mulher e de planejamento reprodutivo e, às gestantes, nutrição adequada, atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério e atendimento pré-natal, perinatal e pós-natal integral no âmbito do Sistema Único de Saúde. (Redação dada pela Lei nº 13.257, de 2016)

    § 4 o Incumbe ao poder público proporcionar assistência psicológica à gestante e à mãe, no período pré e pós-natal, inclusive como forma de prevenir ou minorar as consequências do estado puerperal. (Incluído pela Lei nº 12.010, de 2009) Vigência

  • Com fulcro na Lei 8069/1993, que regulamenta o Estatuto da Criança e do Adolescente, em seu artigo Artigo 8º, § 1º - O atendimento pré-natal será realizado por profissionais da atenção primária. (Redação dada pela Lei nº 13.257, de 2016).

    Artigo 8º, § 4 o Incumbe ao poder público proporcionar assistência psicológica à gestante e à mãe, no período pré e pós-natal, inclusive como forma de prevenir ou minorar as consequências do estado puerperal. (Incluído pela Lei nº 12.010, de 2009) Vigência


ID
5047288
Banca
GS Assessoria e Concursos
Órgão
Prefeitura de Jardinópolis - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A atenção primária à saúde é o primeiro nível de atenção do sistema de saúde. Constitui-se na porta de entrada preferencial do Sistema Único de Saúde (SUS), onde se incluem os cuidados essenciais de promoção, proteção, reabilitação e manutenção da saúde, prevenção de agravos, diagnóstico e tratamento dos problemas de saúde mais comuns e relevantes da população. Os princípios que orientam o desenvolvimento da atenção básica/primária são, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre atenção primária à saúde.

    A questão pede qual a alternativa que NÃO apresenta os princípios que orientam o desenvolvimento da atenção básica/primária.

    A)
    Correto. A universalidade e a acessibilidade são princípios que garantem a oferta de assistência a todas as pessoas de acordo com a sua necessidade.

    B)
    Incorreto. O primeiro contato com o sistema de saúde e o registro da clientela não são princípios. São direcionamentos que identificam a atenção básica como entrada no sistema de saúde, uma vez que é ofertada prevenção de agravos e promoção da saúde, muitas vezes regulando a pessoa para serviços necessários.

    C)
    Correto. A coordenação do cuidado, o vínculo e a comunidade da atenção estão relacionados a referência de atendimento regionalizado e oferta de atenção a saúde que atenda as necessidades da população residente naquela localidade.

    D)
    Correto. A integralidade, a responsabilidade, a humanização, a equidade e a participação social são relacionadas à oferta de cuidado que atenda a todas as necessidades do individuo e ofereçam garantia de estabelecimento de vínculos entre todos envolvidos no processo de cuidado, como usuários, gestores e a população.

    E)
    Correto. Universalização dos direitos sociais, a fim de tornar o destinatário da ação assistencial alcançável pelas demais políticas públicas relaciona-se a oferta de assistência integral, garantindo que todas as necessidades do individuo sejam atendidas e que esse seja capaz de reconhecer seus direitos.

    Resposta do Professor: B.

  • Do primeiro contato com o sistema de saúde, do registro da clientela


ID
5049529
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo à saúde.


O projeto terapêutico singular (PTS) é uma conduta de cuidado no âmbito dos centros de atenção psicossocial (CAPS).

Alternativas
Comentários
  • Gab CERTO

    Portaria 3088/211:

    Art. 7º O ponto de atenção da Rede de Atenção Psicossocial na atenção psicossocial especializada é o Centro de Atenção Psicossocial.

    § 3º O cuidado, no âmbito do Centro de Atenção Psicossocial,é desenvolvido por intermédio de Projeto Terapêutico Individual, envolvendo em sua construção a equipe, o usuário e sua família, e a ordenação do cuidado estará sob a responsabilidade do Centro de Atenção Psicossocial ou da Atenção Básica, garantindo permanente processo de cogestão e acompanhamento longitudinal do caso.

    O cavalo prepara-se para o dia da batalha, porém do SENHOR vem a vitória. (Pv 21:31)

  • Projeto Terapêutico Singular (PTS) é um conjunto de propostas de condutas terapêuticas articuladas para um indivíduo, uma família ou um grupo que resulta da discussão coletiva de uma equipe interdisciplinar com Apoio Matricial, se esse for necessário.

    A maior parte dos estudos sobre o PTS como ferramenta prática no trabalho em saúde mental descreve seu processo de implantação e resultados em serviços com oferta de cuidados mais intensivos ou especializados, como os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).


ID
5049535
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo à saúde.


O código deontológico veda que o assistente social registre, no prontuário de paciente com risco moderado ou alto de tentativa de suicídio, a avaliação ou a conduta adotada na assistência.

Alternativas
Comentários
  • Código Deontológico é do domínio público, de forma a informar os assistentes sociais, os empregadores, e os profissionais de outras áreas, governantes, pessoas e sociedade no seu conjunto para os princípios éticos e normas de conduta profissional dos assistentes sociais.

  • O código deontológico veda (PROÍBE) que o assistente social registre, no prontuário de paciente com risco moderado ou alto de tentativa de suicídio, a avaliação ou a conduta adotada na assistência.(ERRADO)

    "As profissionais de Serviço Social consideram importante analisar as demandas relacionadas ao suicídio por meio de uma perspectiva crítica que compreenda seus múltiplos determinantes. Na compreensão das profissionais, por ser o suicídio reconhecido como um fenômeno social, o mesmo deve ser passível de estudos mais frequentes e consistentes, de forma a ser publicizado, socializado e desmistifcado socialmente, reconhecendo o suicídio como uma questão pública, que requer ações efetivas do Estado no enfrentamento desse fenômeno social complexo."

    A maioria dos suicídios ocorre secundariamente a Transtornos Mentais. Seriam eles: Depressão Maior; Abuso de Substâncias; Esquizofrenia e; Transtornos de Personalidade Grave.


ID
5049538
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo à saúde.


A capacitação específica e contínua para a identificação de sinais de risco para o desenvolvimento psíquico é vinculante para os profissionais que atuam no cuidado cotidiano ou frequente de crianças na primeira infância.

Alternativas
Comentários
  •   Art. 11. É assegurado acesso integral às linhas de cuidado voltadas à saúde da criança e do adolescente, por intermédio do Sistema Único de Saúde, observado o princípio da equidade no acesso a ações e serviços para promoção, proteção e recuperação da saúde.

    § 3  Os profissionais que atuam no cuidado diário ou frequente de crianças na primeira infância receberão formação específica e permanente para a detecção de sinais de risco para o desenvolvimento psíquico, bem como para o acompanhamento que se fizer necessário.

    Referência: Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências.


ID
5049541
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo à saúde.


As pessoas com transtornos mentais graves e persistentes podem ser atendidas nos centros de atenção psicossocial (CAPS) — serviço público de saúde mental —, de modo que os encaminhamentos são realizados, via regulação de vagas, pelos profissionais das unidades básicas de saúde.

Alternativas
Comentários
  • As pessoas com transtornos mentais graves e persistentes podem ser atendidas nos centros de atenção psicossocial (CAPS) — serviço público de saúde mental —,

    (CERTO)

    de modo que os encaminhamentos são realizados, via regulação de vagas,

    (ERRADO. O CAPS é um serviço de saúde aberto à comunidade (porta aberta), ou seja, não depende do sistema de regulação de vagas)

    pelos profissionais das unidades básicas de saúde.

    (O encaminhamento se dá por todas as políticas, não somente pela atenção básica)

  • Não é o que acontece em Juiz de Fora...

  • Art. 7º Os Centros de Atenção Psicossocial nas suas diferentes modalidades, são serviços de saúde de caráter aberto e comunitário que compõe a Rede de Atenção Psicossocial.

    § 1º O Centro de Atenção Psicossocial de que trata o caput deste artigo é constituído por equipe multiprofissional que atua sob a ótica interdisciplinar e realiza prioritariamente atendimento às pessoas com transtornos mentais graves e persistentes e às pessoas com sofrimento ou transtorno mental em geral, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, em sua área territorial, seja em situações de crise ou nos processos de reabilitação psicossocial.

  • '«De modo que» é uma locução que significa «de forma que», «de sorte que», «de maneira que»; «assim», «pois», «nessa conformidade».'

    in Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/as-locucoes-conjuncionais-de-modo-que-de-tal-modo-que-e-de-modo-a-que/19342 [consultado em 25-01-2022]


ID
5064313
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Quanto aos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e à prática do Serviço Social em relação aos encaminhamentos e ao atendimento na rede de serviços, julgue o item a seguir.


Um paciente de 39 anos de idade em situação de sofrimento psíquico decorrente de transtornos mentais graves e persistentes será atendido no Centro de Atenção Psicossocial de Internação Integral.

Alternativas
Comentários
  • Centro de Atenção Psicossocial de Internação Integral

  • Não necessariamente


ID
5064316
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Quanto aos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e à prática do Serviço Social em relação aos encaminhamentos e ao atendimento na rede de serviços, julgue o item a seguir.


O Centro de Atenção Psicossocial de Atendimento Dia atende exclusivamente adultos com quadros graves de intenso sofrimento psíquico decorrente de transtornos mentais graves e sistemáticos.

Alternativas
Comentários
  • Não existe CAPS DIA

    Os CAPS se diferenciam como CAPS I, CAPS II, CAPS III, CAPSi e CAPSad, de acordo com os tipos de demanda dos usuários atendidos, da capacidade de atendimento e do tamanho.

  • Está errada a informação de atendimento exclusivo. Não existe atendimento exclusivo, mas sim, prioritário. Haja vista que os CAPS são considerados portas de entrada.


ID
5064319
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Quanto aos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e à prática do Serviço Social em relação aos encaminhamentos e ao atendimento na rede de serviços, julgue o item a seguir.


O Serviço Social orienta o trabalho em saúde mental na perspectiva do fortalecimento da rede social e da coletividade dos sujeitos.

Alternativas
Comentários
  • "De acordo com Rosa (2008), o Serviço Social orienta a atuação numa perspectiva de fortalecimento da rede social e da coletividade dos sujeitos, permitindo a otimização dos serviços a partir do oferecimento da assistência integral. A noção de integralidade na saúde mental pressupõe a não fragmentação do usuário com transtorno mental apenas em suas queixas, mas sim da utilização da rede e dos serviços intersetoriais, por usuários e familiares, no sentido de potencialização da rede como um recurso de assistência em saúde."

    ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NA SAÚDE MENTAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES EM TEMPOS DE PANDEMIA REIS, Diana Cristina Rebouças dos.

    ROSA, L. Transtorno mental e o cuidado na família. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2008.


ID
5064322
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Quanto aos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e à prática do Serviço Social em relação aos encaminhamentos e ao atendimento na rede de serviços, julgue o item a seguir.


A realização do grupo focal tem significado relevante na saúde mental do adulto, uma vez que a temática permite a compreensão de questões de saúde no aspecto social.

Alternativas
Comentários
  • Mania de achar que a questão está incompleta e assinado como errada.
  • Morgan (1997) define grupos focais como uma técnica de pesquisa qualitativa, derivada das entrevistas grupais, que coleta informações por meio das interações grupais. Para Kitzinger (2000), o grupo focal é uma forma de entrevistas com grupos, baseada na comunicação e na interação. Seu principal objetivo é reunir informações detalhadas sobre um tópico específico (sugerido por um pesquisador, coordenador ou moderador do grupo) a partir de um grupo de participantes selecionados. Ele busca colher informações que possam proporcionar a compreensão de percepções, crenças, atitudes sobre um tema, produto ou serviços.

    O GF difere da entrevista individual por basear-se na interação entre as pessoas para obter os dados necessários à pesquisa. Sua formação obedece a critérios previamente determinados pelo pesquisador, de acordo com os objetivos da investigação, cabendo a este a criação de um ambiente favorável à discussão, que propicie aos participantes manifestar suas percepções e pontos de vista (PATTON, 1990; MINAYO, 2000).

    Gaskell (2002, p. 79) considera que os grupos focais propiciam um debate aberto e acessível em torno de um tema de interesse comum aos participantes. Um debate que se fundamenta numa discussão racional na qual as diferenças de status entre os participantes não são levadas em consideração. Nestes termos, ele define os grupos focais como uma "esfera pública ideal", tendo como referência o conceito de esfera pública de Habermas. Esse autor identifica ao menos três tradições associados à utilização de grupos focais como técnica de entrevista, sendo eles: a tradição da terapia de grupo (Tavistock Institute); a avaliação da eficácia da comunicação (Merton; Kendall); a tradição da dinâmica de grupo em psicologia social (Lewin). O grupo focal ocupa uma posição intermediária entre a observação participante e as entrevistas em profundidade (GONDIM, 2002). De acordo com Flick (2002, p. 128), os grupos focais podem ser vistos também como um "protótipo da entrevista semiestruturada" e os resultados obtidos por meio desse tipo de entrevista.

    Os grupos focais são preferencialmente adotados em pesquisas explorativas ou avaliativas - podendo ser a principal fonte de dados - ou como uma técnica complementar em pesquisas quantitativas (MERTON; FISK; KENDALL, 1990) ou qualitativas, associada às técnicas de entrevistas em profundidade e de observação participante (MORGAN, 1997). São identificados, contudo, outros propósitos de caráter mais específico na utilização dos grupos focais na pesquisa, tais como: focalizar a pesquisa e formular questões mais precisas de investigação; subsidiar a elaboração de instrumentos de pesquisa experimental e quantitativa; orientar o pesquisador para um campo de investigação e para linguagem local; avaliar um serviço ou programa; desenvolver hipóteses de pesquisa para estudos complementares.

    Fonte: https://www.scielo.br/j/physis/a/gGZ7wXtGXqDHNCHv7gm3srw/?lang=pt


ID
5064325
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Quanto aos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e à prática do Serviço Social em relação aos encaminhamentos e ao atendimento na rede de serviços, julgue o item a seguir.


Na avaliação das necessidades dos(as) usuários(as), tais necessidades podem ser classificadas como intervenções programadas e de atendimento imediato.

Alternativas
Comentários
  • No que se refere à definição de intervenções segundo a estratificação da necessidade do usuário – mediante avaliação de risco e vulnerabilidade – em “não agudo” (intervenções programadas) e “agudo” (atendimento imediato, prioritário ou no dia), o que se pretende é que a necessidade do usuário seja estruturante do tipo e do tempo das intervenções, materializando o princípio da equidade (BRASIL, 2013)

    BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Acolhimento à demanda espontânea / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. – 1. ed.; 1. reimpr. – Brasília: Ministério da Saúde, 2013. 56 p.


ID
5064328
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Quanto aos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e à prática do Serviço Social em relação aos encaminhamentos e ao atendimento na rede de serviços, julgue o item a seguir.


Na prática do atendimento em Saúde Mental do Adulto, o (a) assistente social pode ser definido(a) como um(a) agente matricial, uma vez que realiza triagem e encaminhamentos sociais.

Alternativas
Comentários
  • Matriciamento ou apoio matricial - é um novo modo de produzir saúde em que duas ou mais equipes, num processo de construção compartilhada, criam uma proposta de intervenção pedagógico-terapêutica.

  • Não entendi onde está o erro, será que é na justificativa? Pois entendo que o AS pode ser um agente matricial...

  • O erro foi dizer que o ASSO é definido(a) como um(a) agente matricial, uma vez que realiza triagem e encaminhamentos sociais.

    • Realizar triagem e fazer encaminhamento não o define como agente matricial.

    O Assistente social junto às equipes de apoio matricial atua na direção da garantia do acesso ao direito à Saúde Mental, no intuito de contribuir na construção do conhecimento e intervenção do Serviço Social na Saúde Mental.

    Fonte;estratégia


ID
5064349
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Em relação aos direitos, à forma de tratamento e aos encaminhamentos na área de Saúde Mental de crianças e adolescentes, julgue o item a seguir.


Não é necessário que menores de idade portadores de transtornos mentais fiquem em ambiente terapêutico diferenciado ao de tratamento de adultos.

Alternativas

ID
5064352
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Em relação aos direitos, à forma de tratamento e aos encaminhamentos na área de Saúde Mental de crianças e adolescentes, julgue o item a seguir.


Caso uma jovem de 17 anos de idade, do Distrito Federal, seja diagnosticada como em uso abusivo de substâncias psicoativas, deverá ser encaminhada ao Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD).

Alternativas
Comentários
  • IV - CAPS AD: atende pessoas de todas as faixas etárias, que apresentam intenso sofrimento psíquico decorrente do uso de crack, álcool e outras drogas. Indicado para Municípios ou regiões de saúde com população acima de setenta mil habitantes;

    gab certo

    referência: PORTARIA Nº 3.088, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2011, do Ministério da Saúde.

  • PORTARIA Nº 3.088, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2011

    Art. 7º O ponto de atenção da Rede de Atenção Psicossocial na atenção psicossocial especializada é o Centro de Atenção Psicossocial.

    § 4º Os Centros de Atenção Psicossocial estão organizados nas seguintes modalidades:

    IV - CAPS AD

    • Atende adultos ou crianças e adolescentes;
    • Uso de crack, álcool e outras drogas;
    • Serviço de saúde mental aberto e de caráter comunitário;
    • Para Municípios ou regiões com população acima de setenta mil habitantes;

    V - CAPS AD III:

    • Atende adultos ou crianças e adolescentes;
    • Necessidades de cuidados clínicos contínuos.
    • Serviço com no máximo doze leitos leitos (observação e monitoramento);
    • Funcionamento 24 horas, incluindo feriados e finais de semana;
    • Para Municípios ou regiões com população acima de duzentos mil habitantes;

    VI - CAPS I:

    • Atende crianças e adolescentes com transtornos mentais graves e persistentes
    • e os que fazem uso de crack, álcool e outras drogas.
    • Serviço aberto e de caráter comunitário
    • Para municípios ou regiões com população acima de cento e cinquenta mil habitantes.

ID
5064355
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Em relação aos direitos, à forma de tratamento e aos encaminhamentos na área de Saúde Mental de crianças e adolescentes, julgue o item a seguir.


Uma criança de 7 anos de idade que apresente transtorno mental moderado de substâncias psicoativas com humor predominantemente irritado e não demonstre resposta ao tratamento por dois meses será encaminhada ao CAPS AD.

Alternativas
Comentários
  • Gab E

    É o CAPS Infanto-juvenil.

    Portaria 3.088/2011

    • Art. 7º O ponto de atenção da Rede de Atenção Psicossocial na atenção psicossocial especializada é o Centro de Atenção Psicossocial.

    • § 4º Os Centros de Atenção Psicossocial estão organizados nas seguintes modalidades:
    • VI - CAPS I: atende crianças e adolescentes com transtornos mentais graves e persistentes e os que fazem uso de crack, álcool e outras drogas. Serviço aberto e de caráter comunitário indicado para municípios ou regiões com população acima de cento e cinquenta mil habitantes.

    .

    O cavalo prepara-se para o dia da batalha, porém do SENHOR vem a vitória. (Pv 21:31)

  • Casca de banana: (me confundi)

    Portaria 3.088/2011

    IV - CAPS AD

    • Atende adultos ou crianças e adolescentes;
    • Uso de crack, álcool e outras drogas;

    VI - CAPS I:

    • Atende crianças e adolescentes com transtornos mentais graves e persistentes

    e os que fazem uso de crack, álcool e outras drogas.


ID
5064358
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Em relação aos direitos, à forma de tratamento e aos encaminhamentos na área de Saúde Mental de crianças e adolescentes, julgue o item a seguir.


Todos os serviços referenciados aos CAPS AD realizam atendimento de crianças e adolescentes, desde que ocorra encaminhamento pelo(a) assistente social.

Alternativas
Comentários
  • IV - CAPS AD: atende pessoas de todas as faixas etárias, que apresentam intenso sofrimento psíquico decorrente do uso de crack, álcool e outras drogas. Indicado para Municípios ou regiões de saúde com população acima de setenta mil habitantes;

    V - CAPS AD III: atende pessoas de todas as faixas etárias que apresentam intenso sofrimento psíquico decorrente do uso de crack, álcool e outras drogas. Proporciona serviços de atenção contínua, com funcionamento vinte e quatro horas, incluindo feriados e finais de semana, ofertando retaguarda clínica e acolhimento noturno. Indicado para Municípios ou regiões de saúde com população acima de cento e cinquenta mil habitantes;

    não fala sobre encaminhamento do SS.

    gab errado

    referência: PORTARIA Nº 3.088, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2011, do Ministério da Saúde.

  • Todos os serviços de CAPS podem realizar atendimento à crianças e adolescentes, respeitando os princípios do ECA

  • A justificativa da participante Bruna Pinelli está equivocada.

    O CAPS são portas de entrada e atendem todas as faixas etárias sem distinção, e após a análise encaminham a pessoa para o CAPS que melhor vai atendê-lo em suas necessidade.

    O que torna a questão errada é o encaminhamento do Assistente Social, que não é comentada na PORTARIA Nº 3.088, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2011.


ID
5064361
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Em relação aos direitos, à forma de tratamento e aos encaminhamentos na área de Saúde Mental de crianças e adolescentes, julgue o item a seguir.


Adolescentro é um ambulatório especializado de acolhimento exclusivo de demandas espontâneas para transtornos mentais leves e esporádicos.





Alternativas
Comentários
  • O atendimento não é exclusivo para demandas espontâneas para transtornos mentais leves e esporádicos:

    Presta atendimento individual e em grupo para adolescentes de 10 a 18 anos de idade, nas modalidades listadas a seguir:

    1. Programa Biopsicossocial (BPS) – acompanha o crescimento e desenvolvimento de jovens, com ênfase em transtornos mentais

    2. Programa de Atenção a Adolescentes com Vivência de Violência Sexual (AVV) – integra a rede de assistência a pessoas em situação de violência no DF

    3. Assistência e tratamento em psiquiatria e neurologia a adolescentes com demandas específicas

  • *Unidade de atendimento ambulatorial multiprofissional e interdisciplinar (acesso regulado pela Atenção Primária à Saúde)

    *Atendimento de caráter não intensivo à adolescentes a partir de 12 anos até 17 anos incompletos

    *Atendimentos individuais e em grupos para

    1. casos moderados de saúde mental;
    2. uso eventual de substâncias psicoativas e
    3. vítimas de violência, conforme critérios.

     

    *Realiza testagens (detecção rápida de gravidez, HIV, sífilis e hepatites virais) em adolescentes em situações indicadas, in loco.

    https://www.saude.df.gov.br/adolescentro/

     

  • Adolescente que apresentam algum tipo de transtorno


ID
5064367
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Em relação aos direitos, à forma de tratamento e aos encaminhamentos na área de Saúde Mental de crianças e adolescentes, julgue o item a seguir.


A rede de atenção psicossocial e todas as respectivas modalidades de Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) podem atender a população infantojuvenil, dependendo da organização da rede do território.

Alternativas
Comentários
  • Ué '-' mas existem caps específicos para atendimentos de crianças e adolescentes

  • "Os Centros de Atenção Psicossocial e as Unidades Básicas de Saúde (UBS) são portas de entrada para o atendimento na área de Saúde Mental, todos os CAPS trabalham em regime de porta aberta, isto é, sem necessidade de agendamento prévio ou encaminhamento, oferecendo acolhimento e tratamento multiprofissional aos usuários. O usuário que procura o CAPS é acolhido e participa da elaboração de um Projeto Terapêutico Singular específico para as suas necessidades e demandas."

    Mesmo que exista CAPS para determinados grupos, todos os membros desses determinados grupos podem ser atendidos em outros CAPS, por serem porta de entrada, e após isso, direcionados aos atendimentos especializados.


ID
5064370
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Em relação aos direitos, à forma de tratamento e aos encaminhamentos na área de Saúde Mental de crianças e adolescentes, julgue o item a seguir.


Na saúde mental, a lógica da interdisciplinaridade exclui as responsabilidades e intervenção específica dos(as) profissionais de Serviço Social.

Alternativas
Comentários
  • Na interdisciplinaridade não excluí nenhuma área!

    Na interdisciplinaridade constitui uma articulação de várias disciplinas em que o foco é o objeto, o problema ou o tema complexo, para o qual não basta a resposta de uma área só.

    Na interdisciplinaridade já podemos observar a existência de um nível hierárquico superior de onde procede a coordenação das ações disciplinares. Dessa forma, dizemos que na interdisciplinaridade há cooperação e diálogo entre as disciplinas do conhecimento, mas nesse caso se trata de uma ação coordenada. 

    Gab.errado!

    Fonte; estratégia

  • substantivo feminino

    Qualidade do que é interdisciplinar, comum a duas ou várias disciplinas: há interdisciplinaridade quando o professor de biologia trabalha juntamente com o de química.

    Capaz de estabelecer relações entre duas ou mais disciplinas, ou áreas do conhecimento, com o intuito de melhorar o processo de aprendizagem, estreitando a relação entre professor e aluno.

    Etimologia (origem da palavra interdisciplinaridade). Inter + disciplina + idade


ID
5064379
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Quanto aos atendimentos e à forma de encaminhamento ou orientação por parte do Serviço Social, julgue o item a seguir.


Um adolescente apresentando quadro de abstinência poderá ser atendido pelo CAPS da região, visando-se a uma primeira avaliação e para posterior atendimento e acompanhamento.

Alternativas
Comentários
  • Quem pode ser atendido no CAPS? Pessoas com transtornos mentais severos e persistentes (adultos e, também, crianças e adolescentes), incluindo as enfermidades secundárias ao uso de substancias psicoativas (álcool e outras drogas).

  • Mal elaborada. Pois existem tipos distintos de CAPS em relação ao atendimento. O adolescente só pode ser atendido pelo CAPSi e assim mesmo acompanhado pelo responsável legal.

  • Não podemos esquecer que os CAPS também são portas de entrada.


ID
5064388
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Quanto aos atendimentos e à forma de encaminhamento ou orientação por parte do Serviço Social, julgue o item a seguir.


No atendimento em saúde mental, a integração e a cooperação intersetorial são relevantes para que a criança e o adolescente em transtorno mental possam ter as respectivas necessidades atendidas enquanto sujeitos integrais.

Alternativas

ID
5079637
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Barra dos Coqueiros - SE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Um usuário de álcool e outras drogas, ao chegar a uma unidade da rede de atenção à saúde para atendimento, passa por avaliação prévia da equipe técnica multidisciplinar que o acolheu. Em seguida, é dado início à elaboração de um plano individual de atendimento (PIA). A respeito desse plano, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Lei nº 11.343/06

    Art. 23-B O atendimento ao usuário ou dependente de drogas na rede de atenção à saúde dependerá de:        

    I - avaliação prévia por equipe técnica multidisciplinar e multissetorial; e        

    II - elaboração de um Plano Individual de Atendimento - PIA.      

    (...)

    § 3º O PIA deverá contemplar a participação dos familiares ou responsáveis, os quais têm o dever de contribuir com o processo, sendo esses, no caso de crianças e adolescentes, passíveis de responsabilização civil, administrativa e criminal, nos termos da .      

    (...)

    § 5º Constarão do plano individual, no mínimo:         

    I - os resultados da avaliação multidisciplinar;        

    II - os objetivos declarados pelo atendido;        

    III - a previsão de suas atividades de integração social ou capacitação profissional;        

    IV - atividades de integração e apoio à família;        

    V - formas de participação da família para efetivo cumprimento do plano individual;        

    VI - designação do projeto terapêutico mais adequado para o cumprimento do previsto no plano; e        

    VII - as medidas específicas de atenção à saúde do atendido.       

    § 6º O PIA será elaborado no prazo de até 30 (trinta) dias da data do ingresso no atendimento.      

    § 7º As informações produzidas na avaliação e as registradas no plano individual de atendimento são consideradas sigilosas.  

  • a) § 6º O PIA será elaborado no prazo de até 30 (trinta) dias da data do ingresso no atendimento.

    b) § 7º As informações produzidas na avaliação e as registradas no plano individual de atendimento são consideradas sigilosas

    c) O PIA é utilizado, exclusivamente, na Proteção Social Especial, tanto para a Média, quanto para a Alta Complexidade. Fonte: https://blog.portabilis.com.br/plano-individual-de-atendimento-pia-muito-mais-que-uma-tarefa-burocratica/

    d) § 4º O PIA será inicialmente elaborado sob a responsabilidade da equipe técnica do primeiro projeto terapêutico que atender o usuário ou dependente de drogas e será atualizado ao longo das diversas fases do atendimento.

    e) § 5º Constarão do plano individual, no mínimo: VII - as medidas específicas de atenção à saúde do atendido. 

    Fonte: Lei nº 11.343/06


ID
5081020
Banca
CONTEMAX
Órgão
Prefeitura de Vista Serrana - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Sobre a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) para pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, ampliada pela Portaria n.º 3588, de 21 de dezembro de 2017, são exemplos de serviços que compõem a RAPS, EXCETO:

BRASIL. Portaria n.º 3588, de 21 de dezembro de 2017. Altera as Portarias de Consolidação nº 3 e nº 6, de 28 de setembro de 2017, para dispor sobre a Rede de Atenção Psicossocial, e dá outras providências.

Alternativas
Comentários
  • Portaria de Consolidação nº 03, de 28 de setembro de 2017

    Art. 5º A Rede de Atenção Psicossocial é constituída pelos seguintes componentes: (Origem: PRT MS/GM 3088/2011, Art. 5º)

    I - Atenção Básica em saúde, formada pelos seguintes pontos de atenção:

    a) Unidade Básica de Saúde: 1. Equipes de Atenção Básica; 2. Equipes de Atenção Básica para populações específicas; 3. Equipe de Consultório na Rua; 4. Equipe de apoio aos serviços do componente Atenção Residencial de Caráter Transitório; 5. Núcleos de Apoio à Saúde da Família - NASF.

    b) Centros de Convivência e Cultura;

    II - Atenção Psicossocial, formada pelos seguintes pontos de atenção:

    a) Centros de Atenção Psicossocial, nas suas diferentes modalidades. b) Equipe Multiprofissional de Atenção Especializada em Saúde Mental / Unidades Ambulatoriais Especializadas; 

    III - Atenção de Urgência e Emergência, formada pelos seguintes pontos de atenção:

    a) SAMU 192; b) Sala de Estabilização; c) UPA 24 horas; d) Portas hospitalares de atenção à urgência/pronto socorro em Hospital Geral; e) Unidades Básicas de Saúde, entre outros.

    IV - Atenção Residencial de Caráter Transitório, formada pelos seguintes pontos de atenção:

    a) Unidade de Acolhimento; b) Serviços de Atenção em Regime Residencial ( entre os quais Comunidades Terapêuticas).

    V - Atenção Hospitalar, formada pelos seguintes pontos de atenção:

    a) Unidade de Referência Especializada em Hospital Geral;  b) Hospital Psiquiátrico Especializado;  c) Hospital dia; 

    VI - Estratégias de Desinstitucionalização, formada pelo seguinte ponto de atenção:

    a) Serviços Residenciais Terapêuticos.

    VII - Estratégias de Reabilitação Psicossocial:

    a) Iniciativas de trabalho e geração de renda, empreendimentos solidários e cooperativas sociais.


ID
5138575
Banca
CONTEMAX
Órgão
Prefeitura de Mataraca - PB
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Um dos objetivos da Política Nacional Sobre Drogas (2005) consiste em assegurar dotação orçamentária e efetivo controle social sobre os gastos e ações preconizadas nesta política, em todas as etapas de sua implementação, contemplando os preceitos estabelecidos pelo CONAD, incentivando a participação da sociedade. As ações de controle social para essa política poderão ser exercidas apenas:

Alternativas

ID
5138578
Banca
CONTEMAX
Órgão
Prefeitura de Mataraca - PB
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

São objetivos da Rede de Atenção Psicossocial, exceto:

Alternativas
Comentários
  • pessoal , leia e releia. Não vi a palavra Exceto.

    GAB.E


ID
5154100
Banca
Unoesc
Órgão
Prefeitura de Maravilha - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) é resultado da experiência acumulada por conjunto de atores envolvidos historicamente com o desenvolvimento e a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS), como movimentos sociais, usuários, trabalhadores e gestores das três esferas de governo. No Brasil, a Atenção Básica é desenvolvida com o mais alto grau de descentralização e capilaridade, ocorrendo no local mais próximo da vida das pessoas. Ela deve ser o contato preferencial dos usuários, a principal porta de entrada e centro de comunicação com toda a Rede de Atenção à Saúde. Nessa direção, a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) deve estar embasada:

Alternativas
Comentários
  • Questão de 2021 e desatualizada!

    Os princípios da PNAB são: universalidade, equidade e integralidade.

  • Concordo com a colega, entendo que caberia recurso! Princípios: Universalidade, equidade e integralidade. Alguns dos outros entram em diretrizes!
  • Não creio que esteja errada. Entendo que a questão fala de algo mais abrangente, não foca NOS "princípios e diretrizes" da legislação em si, e sim fala sobre a construção desta política "ser embasada em princípios/valores...".

    Mas acaba que confunde mesmo, casca de banana demais a questão!


ID
5157952
Banca
Prefeitura de Major Vieira - SC
Órgão
Prefeitura de Major Vieira - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

De acordo com a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais de 2009, organizados por níveis de complexidade, marque a alternativa que NÃO INDICA serviço da proteção social especial de alta complexidade.

Alternativas
Comentários
  • PROTEÇÃO SOCIAL BÁSICA

    1. Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família

    (PAIF);

    2. Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos;

    3. Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para

    Pessoas com Deficiência e Idosas.

    PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL

    Média Complexidade

    1. Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias

    Indivíduos (PAEFI);

    2. Serviço Especializado em Abordagem Social;

    3. Serviço de proteção social a adolescentes em cumprimento

    de medida socioeducativa de Liberdade Assistida

    (LA) e de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC);

    4. Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com

    Deficiência, Idosas e suas Famílias;

    5. Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua.

    Alta Complexidade

    6. Serviço de Acolhimento Institucional;

    7. Serviço de Acolhimento em República;

    8. Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora;

    9. Serviço de proteção em situações de calamidades públicas

    e de emergências.

  • Serviço de proteção social de Alta Complexidade

    a. Serviço de Acolhimento Institucional nas seguintes modalidades;

    • abrigo institucional
    • casa-lar
    • casa de passagem
    • residência inclusiva

    b. Serviço de Acolhimento em República;

    c. Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora;

    d. Serviço de proteção em situações de calamidades públicas e de emergências

    -Fonte;resolução n°109

    A alternativa errada é a letra C.

  • A Proteção Social Especial de Alta Complexidade garante serviços de proteção integral (serviços de acolhimento em diferentes tipos de equipamentos) para indivíduos e famílias que se encontram sem referência, ou em situação de ameaça, retirada de seu núcleo familiar e/ou comunitário até que seja possível seu retorno a esses núcleos. Além disso, oferece atendimento a pessoas que se encontram com os vínculos familiares rompidos ou fragilizados, em situação de abandono e ameaça ou violação de direitos, e que necessitam de acolhimento fora de seu núcleo familiar.

    Os serviços de Proteção Social Especial de Alta Complexidade são:

    a) Serviço de Acolhimento Institucional, nas seguintes modalidades:

    - Abrigo institucional;

    - Casa-Lar;

    - Casa de Passagem;

    - Residência Inclusiva.

    b) Serviço de Acolhimento em República;

    c) Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora;

    d) Serviço de Proteção em Situações de Calamidades Públicas e de Emergências.

    Fonte:http://mds.gov.br/acesso-a-informacao/perguntas-frequentes/assistencia-social/pse-protecao-social-especial/pisos-pse/piso-de-alta-complexidade


ID
5158507
Banca
CONTEMAX
Órgão
Prefeitura de Passira - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No âmbito do SUS, as pessoas que apresentam transtornos mentais são atendidas pela Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). De acordo com a nota técnica Nº 11/2019-CGMAD/DAPES/SAS/MS que esclarece sobre as mudanças na Política Nacional de Saúde Mental e nas Diretrizes da Política Nacional sobre Drogas, são serviços que formam a RAPS, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • "O Programa de Atenção Integral à Família (PAIF) oferta ações socioassistenciais de prestação continuada, por meio do trabalho social com famílias em situação de vulnerabilidade social, com o objetivo de prevenir o rompimento dos vínculos familiares e a violência no âmbito de suas relações, garantindo o direito à convivência familiar e comunitária. O Programa de Atenção Integral à Família – PAIF é uma atribuição exclusiva do poder público e é desenvolvido necessariamente no

    Centro de Referência de Assistência Social – CRAS."

    www. gov. br/ pt-br/servicos-estaduais/servico-de-protecao-e-atendimento-integral-a-familia-1

  • Os Centros de Atenção Psicossocial são instituições brasileiras que visam à substituição dos hospitais psiquiátricos - antigos hospícios ou manicômios - e de seus métodos para cuidar de afecções psiquiátricas.

    O Programa de Atenção Integral à Família (PAIF) é um serviço continuado de proteção social básica (Decreto nº 5.085, de 19 de maio de 2004), desenvolvido nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), mais conhecidos como "Casas da Família".

    O Serviço Residencial Terapêutico (SRT) – ou residência terapêutica ou simplesmente "moradia" – são casas localizadas no espaço urbano, constituídas para responder às necessidades de moradia de pessoas portadoras de transtornos mentais graves, institucionalizadas ou não.

    Hospitais psiquiátricos são hospitais especializados no tratamento de doenças mentais e/ou de "transtornos mentais". 

    As Casas de Passagem são unidades para acolhimento e proteção de indivíduos afastados do núcleo familiar, bem como para famílias que se encontram em situação de abandono, ameaça ou violação de direitos. Caracteriza-se pela oferta de acolhimento imediato e emergencial, com um limite de permanência máxima de 90 dias.

  • GAB. B

    -->Programa de Atenção Integral às Famílias ,PAIF é ofertado no CRAS.

  • Onde encontro mais questões sobre esta lei ??

  • Paif É assistência social, e Não saúde incluído na rede de PROTEÇÃO SOCIAL BASICA ofertado no CRAS


ID
5170312
Banca
Crescer Consultorias
Órgão
Prefeitura de Brejo de Areia - MA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O Serviço Social é uma profissão historicamente ligada ao campo de saúde mental e à intervenção junto à família. O trabalho do assistente social com as famílias dos portadores de transtorno mental deve contemplar uma prática:

Alternativas
Comentários
  • Sempre pensar no fortalecimento de vínculos e o não rompimento deles


ID
5171308
Banca
FAUEL
Órgão
Prefeitura de São José dos Pinhais - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A Lei nº 10.216 dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental. Sobre as formas de internação psiquiátrica, relacione os itens I, II e III com os tipos correspondentes e assinale a alternativa CORRETA, da primeira à última definição:

I. Internação voluntária.
II. Internação involuntária.
III. Internação compulsória.

( ) Aquela que se dá sem o consentimento do usuário e a pedido de terceiro.
( ) Aquela que se dá com o consentimento do usuário.
( ) Aquela determinada pela justiça.

Alternativas
Comentários
  • Lei n° 10.216/2001

    Art. 6 A internação psiquiátrica somente será realizada mediante laudo médico circunstanciado que caracterize os seus motivos.

    Parágrafo único. São considerados os seguintes tipos de internação psiquiátrica:

    I - internação voluntária: aquela que se dá com o consentimento do usuário;

    II - internação involuntária: aquela que se dá sem o consentimento do usuário e a pedido de terceiro; e

    III - internação compulsória: aquela determinada pela Justiça.


ID
5174383
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Barra Bonita - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O conceito de redução de danos se refere a:

Alternativas
Comentários
  • GAB.C

    -->O uso de álcool e outras drogas pode alterar seus sentidos e sua capacidade de decisão quanto ao uso do preservativo e de estratégias de proteção para uso de drogas. A redução de danos consiste em um repertório de cuidado, consituído de um conjunto de estratégias singulares e coletivas voltadas para as pessoas que usam, abusam ou dependem de drogas. Incluem-se nas estratégias de prevenção a recomendação do não compartilhamento de instrumentos e a utilização de materiais descartáveis, inclusive para o uso de silicone industrial e hormônios entre pessoas trans.

    FONTE;Conselho Nacional da Saúde


ID
5182150
Banca
Instituto Excelência
Órgão
CRIS - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

De acordo com a Política Nacional de Atenção Básica, a Estratégia Saúde da Família – ESF é tida como estratégia prioritária de:

Alternativas
Comentários
  • Art. 7º São responsabilidades comuns a todas as esferas de governo:

    II - apoiar e estimular a adoção da Estratégia Saúde da Família - ESF como estratégia prioritária de expansão, consolidação e qualificação da Atenção Básica;

    Fonte: Ministério da Saúde, Portaria n° 2.436/2017.


ID
5182153
Banca
Instituto Excelência
Órgão
CRIS - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Segundo a Política Nacional de Atenção Básica - PNAB, a população adscrita por equipe de Atenção Básica (eAB) e de Saúde da Família (eSF) de:

Alternativas
Comentários
  • Recomenda-se que a população adstrita por equipe de Atenção Básica (eAB) e de Saúde da Família (eSF) seja

    entre 2.000 a 3.500 pessoas, localizada dentro do seu território, garantindo os princípios e diretrizes da Atenção Básica.


ID
5182156
Banca
Instituto Excelência
Órgão
CRIS - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

De acordo com a Política Nacional de Atenção Básica- PNAB, fica estipulado para cálculo do teto máximo de equipes de Atenção Básica (eAB) e de Saúde da Família (eSF), com ou sem os profissionais de saúde bucal, pelas quais o Município e o Distrito Federal poderão fazer jus ao recebimento de recursos financeiros específicos, conforme a seguinte fórmula:

Alternativas

ID
5182159
Banca
Instituto Excelência
Órgão
CRIS - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Não compõe a equipe de Saúde da Família - eSF:

Alternativas
Comentários
  •  Equipe de Saúde da Família – eSF composta por, no mínimo:

    (I) médico generalista, ou especialista em Saúde da Família, ou médico de Família e Comunidade;

    (II) enfermeiro generalista ou especialista em Saúde da Família;

    (III) auxiliar ou técnico de enfermagem; e

    (IV) agentes comunitários de saúde.

    ;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;

    Podem ser acrescentados a essa composição os profissionais de Saúde Bucal: cirurgião-dentista generalista ou especialista em Saúde da Família, auxiliar e/ou técnico em Saúde Bucal.

    Fonte;politica nacional de saúde básica

    GAB.B


ID
5185126
Banca
Instituto Excelência
Órgão
Prefeitura de Taubaté - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A partir da promulgação da Lei nº 10.216, de 6 de abril de 2001, que dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental, o Brasil entrou para o grupo de países com uma legislação moderna e coerente com as diretrizes da Organização Mundial da Saúde e seu Escritório Regional para as Américas, a OPAS.A Lei indica uma direção para a assistência psiquiátrica e estabelece uma gama de direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais; regulamenta as internações involuntárias, colocando-as sob a supervisão do Ministério Público, órgão do Estado guardião dos direitos indisponíveis de todos os cidadãos brasileiros. Sobre a Lei nº 10.216, analise os excertos:

I - São direitos da pessoa portadora de transtorno mental ter acesso ao melhor tratamento do sistema de saúde, consentâneo às suas necessidades; ser tratada com humanidade e respeito e no interesse exclusivo de beneficiar sua saúde, visando a alcançar sua recuperação pela inserção na família, no trabalho e na comunidade.

II – São direitos da pessoa portadora de transtorno mental ter direito à presença médica, em qualquer tempo, para esclarecer a necessidade ou não de sua hospitalização compulsória; ter livre acesso aos meios de comunicação disponíveis; receber o maior número de informações a respeito de sua doença e de seu tratamento.

III - A internação, em qualquer de suas modalidades, só será indicada quando os recursos extra-hospitalares mostrarem-se insuficientes.

Está CORRETO o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Nenhuma das alternativas.

  • ESSE GABARITO TA ERRADO. O CERTO É LETRA C

  • RESPOSTA FUNDAMENTADA NA LEI nº 10.216, de 6 de abril de 2001,

    I .. CORRETA...

    Parágrafo único. São direitos da pessoa portadora de transtorno mental:

    I - ter acesso ao melhor tratamento do sistema de saúde, consentâneo às suas necessidades;

    II - ser tratada com humanidade e respeito e no interesse exclusivo de beneficiar sua saúde, visando alcançar sua recuperação pela inserção na família, no trabalho e na comunidade;

    ...........................................................................

    II - ERRADA , COMPULSÓRIA É DIFERENTE INVOLUNTÁRIA..

    • INTERNAÇÃO COMPULSÓRIA É POR MEDIDA JUDICIAL.
    • INTERNAÇÃO INVOLUNTÁRIA É UMA ATO MÉDICO QUE INCIDE SOBRE UM PACIENTE..

    .

    Parágrafo único. São direitos da pessoa portadora de transtorno mental:

    V - ter direito à presença médica, em qualquer tempo, para esclarecer a necessidade ou não de sua hospitalização involuntária;

    VI - ter livre acesso aos meios de comunicação disponíveis;

    VII - receber o maior número de informações a respeito de sua doença e de seu tratamento;

    ..........................................................................................................................

    III..CORRETA

    Art. 4  A internação, em qualquer de suas modalidades, só será indicada quando os recursos extra-hospitalares se mostrarem insuficientes.

    ..............

    SÓ TEMOS A ALTERNATIVA I E III CORRETAS.

    COMO NÃO HÁ ESSA OPÇÃO, O GABARITO É A ALTERNATIVA D.

    BONS ESTUDOS!


ID
5185129
Banca
Instituto Excelência
Órgão
Prefeitura de Taubaté - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O Programa De Volta para Casa, criado pelo Ministério da Saúde, é um programa de reintegração social de pessoas acometidas de transtornos mentais, egressas de longas internações, segundo critérios definidos pela Lei n.º 10.708, sancionada pelo Presidente Lula em 31 de julho de 2003. Esta estratégia vem ao encontro de recomendações da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a área de saúde mental. Qual o objetivo desse Programa?

Alternativas
Comentários
  • Reforma Psiquiátrica: Programa de Volta para a Casa

    O Programa De Volta para Casa, criado pelo Ministério da Saúde, é um programa de reintegração social de pessoas acometidas de transtornos mentais, egressas de longas internações, segundo critérios definidos pela Lei n.º 10.708, sancionada pelo Presidente Lula em 31 de julho de 2003. Esta estratégia vem ao encontro de recomendações da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a área de saúde mental. O programa objetiva reverter gradativamente um modelo de atenção centrado na internação em hospitais psiquiátricos especializados por um modelo de atenção de base comunitária, consolidado em serviços territoriais e de atenção diária.

    Ao prever o pagamento mensal de um auxílio-reabilitação psicossocial em contas bancárias para os próprios beneficiários, o programa também atende ao disposto no artigo 5.º da Lei n.o 10.216, de 6 de abril de 2001, que dispõe sobre a proteção e os direitos dos usuários dos serviços de Saúde Mental, determinando que os pacientes a longo tempo hospitalizados, ou para os quais se caracterize situação de grave dependência institucional, sejam objeto de “política específica de alta planejada e reabilitação psicossocial assistida”.

    O Programa De Volta para Casa, em conjunto com o Programa de Redução de Leitos Hospitalares de Longa Permanência e com os Serviços Residenciais Terapêuticos, constitui-se em um dos tripés do processo de desinstitucionalização e da Política Nacional de Saúde Mental.

    O objetivo deste programa é contribuir efetivamente para o processo de inserção social, incentivando a organização de uma rede ampla e diversificada de recursos assistenciais e de cuidados, facilitadora do convívio social, capaz de assegurar o bem-estar global e estimular o exercício pleno de seus direitos civis, políticos e de cidadania.

    Resposta: C

    Fonte: http://www.ccs.saude.gov.br/memoria%20da%20loucura/Mostra/devoltaparacasa.html


ID
5209909
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Princesa - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Ministério da Saúde reafirma positivamente os valores que fundamentam as ações do PSF, entendendo-o como uma proposta substitutiva com dimensões técnica, política e administrativa. Sobre essa estratégia, marque (V) verdadeiro ou (F) falso nos itens abaixo:

(__)O PSF não é uma estratégia desenvolvida para atenção exclusiva ao grupo mulher e criança, haja vista que se propõe a trabalhar com o princípio da vigilância à saúde, apresentando uma característica de atuação inter e multidisciplinar e responsabilidade integral sobre a população que reside na área de abrangência de suas unidades de saúde.
(__)O PSF, por suas especificidades, foge à concepção usual dos demais programas concebidos no Ministério da Saúde, já que é uma intervenção vertical e paralela às atividades dos serviços de saúde.
(__)Caracteriza-se como uma estratégia que possibilita a integração e promove a organização das atividades em um território definido, com o propósito de propiciar o enfrentamento e resolução dos problemas identificados.
(__)É recomendável que a equipe de uma unidade de Saúde da Família seja composta, no mínimo, por um médico de família ou generalista, enfermeiro, assistente social, psicólogo/a, auxiliar de enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde (ACS).
(__)Prevenir a ruptura dos vínculos familiares e comunitários, possibilitando a superação de situações de fragilidade social vivenciadas compõe uma das atribuições da equipe de Saúde, conforme Ministério da Saúde.

Após análise, marque a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • PORTARIA Nº 18, DE 7 DE JANEIRO DE 2019

    Estabelece regras para o cadastramento das equipes da Atenção Básica no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), conforme diretrizes da Política Nacional de Atenção Básica.

    Art. 3º Ficam definidas as regras para o cadastramento das Equipes de Atenção Básica (eAB), conforme instruções de cadastramento constantes no Anexo.

    §1º As equipes mínimas de eAB deverão ser compostas por médicos (preferencialmente da especialidade medicina de família e comunidade), enfermeiro (preferencialmente especialista em saúde da família), auxiliares e/ou técnicos de enfermagem, podendo contar com cirurgião-dentista (preferencialmente especialista em saúde da família), e auxiliar e/ou técnico em saúde bucal.

  • PSF= PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA

    CORRETA-O PSF não é uma estratégia desenvolvida para atenção exclusiva ao grupo mulher e criança, haja vista que se propõe a trabalhar com o princípio da vigilância à saúde, apresentando uma característica de atuação inter e multidisciplinar e responsabilidade integral sobre a população que reside na área de abrangência de suas unidades de saúde.

    ERRADA-O PSF, por suas especificidades, foge à concepção usual dos demais programas concebidos no Ministério da Saúde, já que é uma intervenção vertical e paralela às atividades dos serviços de saúde.

    • Embora rotulado como programa, o PSF, por suas especificidades, foge à concepção usual dos demais programas concebidos no Ministério da Saúde, já que não é uma intervenção vertical e paralela às atividades dos serviços de saúde

    CORRETA-Caracteriza-se como uma estratégia que possibilita a integração e promove a organização das atividades em um território definido, com o propósito de propiciar o enfrentamento e resolução dos problemas identificados.

    ERRADA-É recomendável que a equipe de uma unidade de Saúde da Família seja composta, no mínimo, por um médico de família ou generalista, enfermeiro, assistente social, psicólogo/a, auxiliar de enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde (ACS).

    • É recomendável que a equipe de uma unidade de Saúde da Família seja composta, no mínimo, por um médico de família ou generalista, enfermeiro, auxiliar de enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde (ACS). 

    ERRADA-Prevenir a ruptura dos vínculos familiares e comunitários, possibilitando a superação de situações de fragilidade social vivenciadas compõe uma das atribuições da equipe de Saúde, conforme Ministério da Saúde.

    • NÃO É ATRIBUIÇÃO DA EQUIPE

    FONTE;Saúde da Família: uma estratégia para a reorientação do modelo assistencial.


ID
5212009
Banca
FURB
Órgão
Prefeitura de Doutor Pedrinho - SC
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Em relação às políticas públicas especializadas em atendimento à população de rua, analise as afirmativas abaixo e identifique as corretas:

I- O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) é uma unidade de abrangência municipal que oferta, obrigatoriamente, o Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua.
II- O Serviço Especializado em Abordagem Social tem como finalidade assegurar trabalho social de abordagem e busca ativa que identifique, nos territórios, a incidência de trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes e pessoas em situação de rua.
III- A estratégia Consultório na Rua foi instituída pela Política Nacional de Atenção Básica em 2011 e visa ampliar o acesso da população em situação de rua aos serviços de saúde.
IV- A extinta estratégia Consultório de Rua, que deu origem aos atuais Consultórios na Rua, foi instituída pelo Conselho Nacional de Políticas Sobre Drogas e era um serviço intersetorial.

Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua, comumente chamado de Centro POP, é uma unidade socioassistencial municipal que oferta serviços para pessoas em situação de rua.

    Faz parte da Proteção Social Especial de Média Complexidade e seu principal serviço é o Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua. Trata-se de um espaço de referência para o convívio grupal, social e o desenvolvimento de relações de afetividade, respeito e solidariedade.

    (Gesuas).

    De acordo com a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais (2009), o Serviço especializado em Abordagem Social é ofertado de forma continuada e programada com a fi nalidade de assegurar trabalho social de abordagem e busca ativa que identifi que, nos territórios, a incidência de situações de risco pessoal e social, por violação de direitos, como: trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, situação de rua, uso abusivo de crack e outras drogas, dentre outras.

    (Serviço Especializado em Abordagem social).

    A estratégia Consultório na Rua foi instituída pela Política Nacional de Atenção Básica, em 2011, e visa ampliar o acesso da população em situação de rua aos serviços de saúde, ofertando, de maneira mais oportuna, atenção integral à saúde para esse grupo populacional, o qual se encontra em condições de vulnerabilidade e com os vínculos familiares interrompidos ou fragilizados.

    https://aps.saude.gov.br/ape/consultoriorua/

  • A ÚNICA ALTERNATIVA ERRADA É A IV

    A estratégia Consultório na Rua foi instituída pela Política Nacional de Atenção Básica, em 2011, e visa ampliar o acesso da população em situação de rua aos serviços de saúde, ofertando, de maneira mais oportuna, atenção integral à saúde para esse grupo populacional, o qual se encontra em condições de vulnerabilidade e com os vínculos familiares interrompidos ou fragilizados.

    GAB.C

    Fonte;https://aps.saude.gov.br/ape/consultoriorua/


ID
5222521
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de São Miguel do Oeste - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A Atenção Básica tem como um dos fundamentos e diretrizes:

Alternativas
Comentários
  • Ter território adstrito sobre o mesmo, de forma a permitir o planejamento, a programação descentralizada e o desenvolvimento de ações setoriais e intersetoriais com impacto na situação, nos condicionantes e determinantes da saúde das coletividades que constituem aquele território sempre em consonância com o princípio da equidade.

    GAB: A

    bons estudos!


ID
5223154
Banca
IDHTEC
Órgão
Prefeitura de Maragogi - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Cada NASF 1 deverá estar vinculado a:

Alternativas
Comentários
  • Gab D

  • Portaria Nº 3.124, de 28 de dezembro de 2012


ID
5223157
Banca
IDHTEC
Órgão
Prefeitura de Maragogi - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

São funções do assistente social no NASF, EXCETO:

Alternativas

ID
5229760
Banca
FURB
Órgão
Prefeitura de Blumenau - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Levando-se em consideração a Portaria no 2.488/2011, que aprovou a Política Nacional de Atenção Básica, são consideradas responsabilidades comuns a todas as esferas de governo:

Alternativas
Comentários
  • A) O fortalecimento da atenção básica deve ser garantido somente com parcerias com organizações não governamentais.

    B) Deve-se restringir a participação popular e o controle social.

    C) Estimular o desenvolvimento de estudos e pesquisas que busquem o aperfeiçoamento e a disseminação de tecnologias e conhecimentos voltados à Atenção Básica.

    D) A atenção básica deve ser somente planejada e apoiada pelos municípios.

    E) O financiamento da atenção básica compete somente ao governo federal.


ID
5229763
Banca
FURB
Órgão
Prefeitura de Blumenau - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Em relação aos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), é possível afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • O NASF deve buscar contribuir para a integralidade do cuidado aos usuários do SUS principalmente por intermédio da ampliação da clínica, auxiliando no aumento da capacidade de análise e de intervenção sobre problemas e necessidades de saúde, tanto em termos clínicos quanto sanitários. O NASF deve buscar instituir a plena integralidade do cuidado dos usuários por intermédio da qualificação e complementaridade do trabalho com as ESF, (LETRA A, CORRETA) a partir do pressuposto de uma clínica ampliada e de forma organizada. Devendo aperfeiçoar o sistema de guias de referência contra-referência, diminuindo acentuadamente os encaminhamentos consecutivos que facilitam a desresponsabilização e a transferência de pacientes que deviam ser preferencialmente cuidados em seu território. O NASF vem de encontro a uma ampliação da clínica dando maior resolubilidade local, fortalecendo a integralidade na busca da autonomia do indivíduo, equilibrando o combate à doença com produção de vida.


ID
5239438
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Guaraciaba - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Assinale a alternativa incorreta sobre o Programa de Estratégia de Saúde da Família.

Alternativas
Comentários
  • A Equipe de Saude da Família esta ligada a Únidade Basica de Saude (ÚBS) local. Esse nível de atençao resolve 100% dos problemas de saúde da população. Entretanto, se a pessoa precisar de um cuidado mais avançado, a ESF faz este encaminhamento.

  • A teoria é linda!


ID
5245324
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Ervália - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O Consultório de Rua (CR) funciona articulado com outras políticas públicas de saúde.

A esse respeito, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, correlacionando as ferramentas metodológicas e de intervenção utilizadas nesse dispositivo aos seus respectivos conceitos:

COLUNA I
1. Abertura de campo
2. Diário de campo
3. Trabalho de campo

COLUNA II
( ) Consiste em ações de cuidado, prevenção e promoção de saúde com a população usuária de substâncias psicoativas em situação de rua.
( ) Ferramenta metodológica, visando a mapear as principais questões identificadas no desenvolvimento das ações de saúde.
( ) Ação realizada pela equipe técnica do CR, em parceria com organizações, lideranças, equipamentos e serviços presentes no território de atuação.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • 1. Abertura de campo = Ação, parceria.

    2. Diário de campo = Ferramenta metodológica.

    3. Trabalho de campo = Cuidado, prevenção e promoção


ID
5245342
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Ervália - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A assistência ao paciente da saúde mental nos NAPS / CAPS inclui as seguintes atividades, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Não há essa lógica de separação/exclusão, muito pelo contrário, a lógica é da integração com a comunidade e a família.


ID
5245993
Banca
Instituto Excelência
Órgão
Prefeitura de Diorama - GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Assinale a alternativa CORRETA no que se refere ao Programa de Saúde da Família:

Alternativas

ID
5293723
Banca
Prefeitura de Itambaracá - PR
Órgão
Prefeitura de Itambaracá - PR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A respeito das ações de prevenção e manutenção da saúde da pessoa idosa, analise as assertivas e assinale a alternativa correta.
I. Cadastramento da população idosa em base territorial.
II. Atendimento geriátrico e gerontológico em ambulatórios.
III. Atendimento domiciliar, incluindo a internação, para a população que dele necessitar e esteja impossibilitada de se locomover, inclusive para idosos abrigados e acolhidos por instituições públicas, filantrópicas ou sem fins lucrativos e eventualmente conveniadas com o Poder Público, nos meios urbano e rural.

Alternativas
Comentários
  • Art. 15, § 1 A prevenção e a manutenção da saúde do idoso serão efetivadas por meio de:

    I – cadastramento da população idosa em base territorial;

    II – atendimento geriátrico e gerontológico em ambulatórios;

    III – unidades geriátricas de referência, com pessoal especializado nas áreas de geriatria e gerontologia social;

    IV – atendimento domiciliar, incluindo a internação, para a população que dele necessitar e esteja impossibilitada de se locomover, inclusive para idosos abrigados e acolhidos por instituições públicas, filantrópicas ou sem fins lucrativos e eventualmente conveniadas com o Poder Público, nos meios urbano e rural;

    V – reabilitação orientada pela geriatria e gerontologia, para redução das sequelas decorrentes do agravo da saúde.

    Fonte: Lei n° 10.741/2003 - Estatuto do Idoso


ID
5317435
Banca
IMPARH
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Quanto ao Projeto Terapêutico Singular é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • B

    O cuidado, no âmbito do Centro de Atenção Psicossocial, é desenvolvido por intermédio de Projeto Terapêutico Singular, envolvendo em sua construção a equipe, o usuário e sua família, que acompanhe o usuário nos contextos cotidianos, promovendo e ampliando as possibilidades de vida e mediando suas relações sociais.


ID
5317510
Banca
IMPARH
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Para Amarante (2013), é um processo histórico de formulação crítica e prática, que tem como objetivos e estratégias o questionamento e a elaboração de propostas de transformação do modelo clássico e do paradigma da psiquiatria. Tem como fundamentos não apenas na crítica conjuntural ao subsistema nacional de saúde mental, mas também - e principalmente - uma crítica estrutural ao saber e às instituições psiquiátricas clássicas, dentro de toda a movimentação político-social que caracteriza a conjuntura de redemocratização.

Alternativas
Comentários
  • Promulgada em 6 de abril de 2001, a Lei 10.216 estabeleceu novas diretrizes para políticas de saúde mental, ao prever a substituição progressiva dos manicômios no país por uma rede complexa de serviços que compreendem o cuidado em liberdade como elemento fundamentalmente terapêutico.

    Dessa forma, estabeleceu-se, entre outras garantias, que a pessoa com transtorno mental, “sem qualquer forma de discriminação quanto à raça, cor, sexo, orientação sexual, religião, opção política, nacionalidade, idade, família, recursos econômicos e gravidade ou tempo de evolução de seu transtorno (…)”, deve ser “tratada com humanidade e respeito e no interesse exclusivo de beneficiar sua saúde, visando alcançar sua recuperação pela inserção na família, no trabalho e na comunidade [art. 2º, § II]”.

    Materializada na lei, a reforma psiquiátrica buscava, portanto, orientar os poderes executivos a investirem em processos de desinstitucionalização de pessoas internadas por longos períodos de permanência – grande parte delas sem qualquer vínculo remanescente com a sociedade. Ou seja, procurava incidir sobre discursos, saberes e práticas psiquiátricas seculares que, no passado e até hoje, sustentam o estigma da loucura pelo diagnóstico da “doença mental” e, em muitos casos, da “dependência química” pelo consumo de drogas, a fim de defender a internação hospitalar, o absenteísmo e a segregação social como princípios básicos de tratamento em saúde mental.


ID
5317516
Banca
IMPARH
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Sabendo-se que a inserção do Serviço Social na saúde mental ocorreu em meados da década de 1940, no âmbito dos serviços sociais psiquiátricos, sobre a história do Serviço Social na saúde mental julgue verdadeiro V ou falso F.

( ) Segundo Vasconcelos (2000), as primeiras práticas dos assistentes sociais se deram nos hospitais psiquiátricos, no ano de 1946. Essas práticas possuíam um caráter de “Serviço Social de Grupo”, em que se predominavam abordagens higienistas.
( ) Segundo Bisneto (2007), durante a década de 1960, houve um aumento no número de hospícios no Brasil, ocorre à reforma da saúde pública brasileira promovida pelos governos militares, e a elevada privatização no atendimento médico. Isso levou a uma ampliação na rede de hospitais psiquiátricos e, consequentemente, há uma maior contratação de profissionais de Serviço Social na saúde mental, que eram contratados por meio de vínculos precários e de baixa remuneração.
( ) Em meados da década de 1970 e 1980, acontecem dois processos na profissão na área da saúde mental: a consolidação do autodenominado “Serviço Social Psiquiátrico” e o desenvolvimento de práticas ambulatoriais de reabilitação social dentro dos hospitais psiquiátricos e asilos.
( ) Na década de 1990, há um considerável aumento no número de contratação de assistente social na saúde mental, pois com a institucionalização e a consolidação do SUS por meio da aprovação da Lei nº 8.080/90, a área da saúde se apresenta como o maior campo de atuação profissional do Serviço Social.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

Alternativas

ID
5317525
Banca
IMPARH
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No que concerne ao Matriciamento integrando saúde mental e atenção primária em um modelo de cuidados é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: B

    Matriciamento ou apoio matricial é um novo modo de produzir saúde em que duas ou mais equipes, num processo de construção compartilhada, criam uma proposta de intervenção pedagógico-terapêutica. No processo de integração da saúde mental à atenção primária na realidade brasileira, esse novo modelo tem sido o norteador das experiências implementadas em diversos municípios, ao longo dos últimos anos. Esse apoio matricial, formulado por Gastão Wagner Campos (1999), tem estruturado em nosso país um tipo de cuidado colaborativo entre a saúde mental e a atenção primária. Tradicionalmente, os sistemas de saúde se organizam de uma forma vertical (hierárquica), com uma diferença de autoridade entre quem encaminha um caso e quem o recebe, havendo uma transferência de responsabilidade ao encaminhar. A comunicação entre os dois ou mais níveis hierárquicos ocorre, muitas vezes, de forma precária e irregular, geralmente por meio de informes escritos, como pedidos de parecer e formulários de contrarreferência que não oferecem uma boa resolubilidade. A nova proposta integradora visa transformar a lógica tradicional dos sistemas de saúde: encaminhamentos, referências e contrarreferências, protocolos e centros de regulação. Os efeitos burocráticos e pouco dinâmicos dessa lógica tradicional podem vir a ser atenuados por ações horizontais que integrem os componentes e seus saberes nos diferentes níveis assistenciais.

    Mais informações neste material: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_pratico_matriciamento_saudemental.pdf


ID
5379784
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-AP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relativos ao atendimento domiciliar e à internação domiciliar no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
I Procedimentos psicológicos e de assistência social estão excluídos do subsistema de atendimento domiciliar e internação domiciliar pelo SUS.
II Deve haver expressa concordância do paciente e de sua família para o recebimento de atendimento ou internação domiciliar.
III As equipes multiprofissionais do subsistema de atendimento domiciliar e internação domiciliar pelo SUS atuam nos níveis da medicina preventiva, terapêutica e reabilitadora.
Assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • LEI 8080/90

    CAPÍTULO VI

    DO SUBSISTEMA DE ATENDIMENTO E INTERNAÇÃO DOMICILIAR

    Art. 19-I. São estabelecidos, no âmbito do Sistema Único de Saúde, o atendimento domiciliar e a internação domiciliar.        

    § 1 Na modalidade de assistência de atendimento e internação domiciliares incluem-se, principalmente, os procedimentos médicos, de enfermagem, fisioterapêuticos, psicológicos e de assistência social, entre outros necessários ao cuidado integral dos pacientes em seu domicílio.       

    § 2 O atendimento e a internação domiciliares serão realizados por equipes multidisciplinares que atuarão nos níveis da medicina preventiva, terapêutica e reabilitadora.        

    § 3 O atendimento e a internação domiciliares só poderão ser realizados por indicação médica, com expressa concordância do paciente e de sua família.         

  • E

  • Pegadinha na alternativa 1 , prestar atenção .


ID
5386507
Banca
CEV-URCA
Órgão
Prefeitura de Milagres - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

(Concurso Milagres/2018) Sobre o atendimento e a internação domiciliares, estabelecidos no Sistema Único de Saúde – SUS é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • DO SUBSISTEMA DE ATENDIMENTO E INTERNAÇÃO DOMICILIAR

    Art. 19-I. São estabelecidos, no âmbito do Sistema Único de Saúde, o atendimento domiciliar e a internação domiciliar.

    § 1 Na modalidade de assistência de atendimento e internação domiciliares incluem-se, PRINCIPALMENTE, os procedimentos médicos, de enfermagem, fisioterapêuticos, psicológicos e de assistência social, entre outros necessários ao cuidado integral dos pacientes em seu domicílio.    

    § 2 O atendimento e a internação domiciliares serão realizados por equipes multidisciplinares que atuarão nos níveis da medicina preventiva, terapêutica e reabilitadora.       

    § 3 O atendimento e a internação domiciliares só poderão ser realizados por indicação médica, com expressa concordância do paciente e de sua família.  

    GAB.C  


ID
5390731
Banca
EDUCA
Órgão
Prefeitura de Patos - PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

De acordo com as atribuições do Assistente Social, entre outras, assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Qual o erro da E?


ID
5417899
Banca
IMPARH
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A Atenção Primária em Saúde (APS) vem sendo construída no Brasil há, praticamente, cem anos. Fundamentada em distintos saberes, conjunturas políticas, momentos históricos e com diferentes formas de organização. Em anos mais recentes, a atual Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), instituída por meio da Portaria nº 2.436/2017, conceitua Atenção Básica como:

Alternativas
Comentários
  • Oi!

    Gabarito: C

    Bons estudos!

    -Quem ESTUDA tem em suas mãos o poder de TRANSFORMAR não só a própria vida, como também das pessoas que lhe cercam.

  • A) forma a permitir o planejamento, a programação descentralizada e o desenvolvimento de ações setoriais e intersetoriais com foco em um território específico, com impacto na situação, nos condicionantes e determinantes da saúde das pessoas e coletividades que constituem aquele espaço (Territorialização e Adstrição)

    B) a continuidade da relação de cuidado, com construção de vínculo e responsabilização entre profissionais e usuários ao longo do tempo e de modo permanente e consistente, acompanhando os efeitos das intervenções em saúde e de outros elementos na vida das pessoas, evitando a perda de referências e diminuindo os riscos de iatrogenia que são decorrentes do desconhecimento das histórias de vida e da falta de coordenação do cuidado. (Longitudinalidade do cuidado)

    C) o conjunto de ações de saúde individuais, familiares e coletivas que envolvem promoção, prevenção, proteção, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos, cuidados paliativos e vigilância em saúde, desenvolvida por meio de práticas de cuidado integrado e gestão qualificada, realizada com equipe multiprofissional e dirigida à população em território definido, sobre as quais as equipes assumem responsabilidade sanitária. (Atenção Básica)

    D) uma clínica ampliada capaz de construir vínculos positivos e intervenções clínica e sanitariamente efetivas, centrada na pessoa, na perspectiva de ampliação dos graus de autonomia dos indivíduos e grupos sociais. Deve ser capaz de resolver a grande maioria dos problemas de saúde da população.(Resolutividade)


ID
5417902
Banca
IMPARH
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Em contexto de pandemia, com 5.570 municípios existentes no Brasil, a diversidade de organização da Atenção Primária à Saúde tem sido grande desafio para gestores e trabalhadores. Mesmo assim, ao considerar a modalidade adotada por cada município, as características territoriais, o perfil de cada equipe e os protocolos para o enfrentamento à COVID-19, a APS oferta cuidados por meio de um conjunto diversificado de atividades baseadas nas diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) e das Redes de Atenção à Saúde (RAS). Assinale a alternativa que apresenta essas diretrizes, previstas pela Portaria nº 2.436, de 21 de setembro de 2017 (PNAB/2017).

Alternativas
Comentários
  • Olá!

    Gabarito: C

    Bons estudos!

    -Tentar não significa conseguir, mas quem conseguiu, com certeza tentou. E muito.

  • Gabarito: Alternativa “c”, Cuidado centrado na pessoa; Longitudinalidade do cuidado; Participação da Comunidade.

    Art. 3º São Princípios e Diretrizes do SUS e da RAS a serem operacionalizados na Atenção Básica:

     II - Diretrizes:

    a) Regionalização e Hierarquização:

    b) Territorialização;

    c) População Adscrita;

    d) Cuidado centrado na pessoa;

    e) Resolutividade;

    f) Longitudinalidade do cuidado;

    g) Coordenação do cuidado;

    h) Ordenação da rede; e

    i) Participação da comunidade.