- 
                                ✅ Gabarito: C ✓ “a maioria (97) dos empregados acredita que novos ambientes de trabalho são positivos por conferirem maior conforto, qualidade de vida e produtividade.” ➥ Temos um sujeito formado por uma expressão partitiva. A concordância está sendo realizada com o termo "maioria", poderia também ser realizada com o termo especificado (dos empregados acreditam). ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 
- 
                                ERA PRA SER CLASSIFICADO APENAS COMO "NÚCLEO DO SUJEITO", POIS O SUJEITO É A EXPRESSÃO COMPLETA: "A MAIORIA DOS EMPREGADOS". 
- 
                                O verbo "ACREDITA" no singular relaciona-se com o sujeito MAIORIA e nao com EMPREGADOS. GAB: C 
- 
                                PERFEITO, JEFFERSON! 
- 
                                acredita concorda com a maioria e não com pessoas. 
- 
                                Questão mal formulada.  No tocante do Sujeito, refere-se a "A maioria dos empregados". "Maioria" seria o núcleo do Sujeito, banca constituiu mal a pergunta. Deveria ter sido anulada 
- 
                                Não acredito que o Arthur Carvalho, uma pessoa muito fera na gramática, não falou nada a respeito nem levantou nenhuma crítica.    Existe uma diferença entre sujeito e núcleo. Maioria -> núcleo A maioria (97) dos empregados -> sujeito   
- 
                                analise aí comigo... “a maioria (97) dos empregados acredita que novos ambientes de trabalho são positivos por conferirem maior conforto, qualidade de vida e produtividade.”    sujeito = maioria dos desempregados acredita = VTD. Acredita / nisso = Oração subordinada substantiva objetiva direta OD= que novos ambientes de trabalho são positivos       A) As vírgulas foram utilizadas PARA SEPARAR TERMOS EM ENUMERAÇÃO OU TERMOS DA MESMA FUNÇÃO SINTÁTICA.     B) Não se verifica a presença dentro do que foi apresentado..   C) “Maioria” é o sujeito da oração principal.   O problema é que sujeito é toda a estrutura:  a maioria (97) dos empregados  O núcleo é sempre o termo substantivo :  maioria   D) Pelo contrário .. traz uma ideia de adição.       
- 
                                GAB: C 
- 
                                O NÚCLEO DO SUJEITO SEMPRE É SUBSTANTIVO.  exemplo:    A maioria (97) dos empregados acredita que novos ambientes de trabalho são positivos por conferirem maior conforto,...   Sujeito: maioria. 
- 
                                a pergunta não é com quem o verbo acreditar se relaciona, mas sim o sujeito da oração, que é a maioria dos empregados. "Maioria" é o núcleo do sujeito, não somente sujeito.
                            
- 
                                QUESTÃO SEM GABARITO. Não adianta de nada justificar uma questão que não tem gabarito, isso induz o estudante ao erro!   O sujeito é "a maioria dos empregados" e o núcleo que é "maioria". Portanto, chamamos de sujeito “coletivo partitivo” em associação com o núcleo do sujeito no singular que expressa quantidade (parte, maioria). Quando isso ocorre, a concordância pode ser feita tanto com o núcleo do sujeito e, então, ficará no singular quanto com o substantivo após o núcleo e, portanto, ficará no plural.   Então o sujeito deveria ser "a maioria dos empregados" e não apenas a palavra "maioria". 
- 
                                A menos errada está certa... 
- 
                                a maioria (97) dos empregados acredita que novos ambientes de trabalho são positivos por conferirem maior conforto, qualidade de vida e produtividade.”   Eu errei essa, alguém me corrige, mas "Maioria" é o núcleo do sujeito que é " a maioria (97) dos empregados, dai acredita  é o verbo e novos é o adjetivo, ambientes é o substantivo de trabalho é adverbio de lugar. Eu entendi isso. Sei que errei, se alguém puder me ajudar e dar um feedback eu agradeço 
- 
                                "Maioria" é núcleo do sujeito da oração principal, ou seja, faz parte do sujeito, não podendo ser o sujeito.  
- 
                                A questão quer que analisemos a frase abaixo. Vejamos:  .  “a maioria (97) dos empregados acredita que novos ambientes de trabalho são positivos por conferirem maior conforto, qualidade de vida e produtividade.”  .  A) As vírgulas foram utilizadas neste contexto para isolar o aposto explicativo. Errado. A vírgula foi usada para separar os itens de uma enumeração (conforto, qualidade de vida e produtividade). Aposto é uma palavra ou expressão que explica ou esclarece, desenvolve ou resume outro termos da oração. Ex.: D. Pedro II, imperador do Brasil, foi um monarca sábio.  .  B) Há a presença de um advérbio de lugar. Errado. Não há a presença de um advérbio de lugar. Advérbio: palavra invariável que indica circunstâncias. Modifica um adjetivo, um verbo ou outro advérbio. Pode ser de afirmação, dúvida, intensidade, lugar, modo, tempo e negação. Advérbios de lugar: aqui, antes, dentro, ali, adiante, fora, acolá, atrás, além, lá, detrás, aquém, cá, acima, onde, perto, aí, abaixo, aonde, longe, debaixo...  .  C) “Maioria” é o sujeito da oração principal. Errado. "Maioria" é o núcleo do sujeito da oração principal "a maioria (97) dos empregados acredita". O sujeito é "a maioria (97) dos empregados", e não apenas "maioria".  .  D) A conjunção aditiva “e” exclui o fator produtividade. Errado. A conjunção coordenativa aditiva traz ideia de soma, acréscimo e não de exclusão. Conjunções coordenativas aditivas: têm valor semântico de adição, soma, acréscimo... São elas: e, nem (e não), não só... mas também, mas ainda, como também, ademais, outrossim... Ex.: Estudaram muito e passaram no concurso.  .  Referência: CEGALLA, Domingos Pascoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa, 48.ª edição, São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008.  .  Gabarito: A resposta dada pela banca examinadora foi a letra C, porém, devido ao fato de o sujeito ser "a maioria dos empregados" e não apenas "maioria", a questão deveria ter sido anulada. 
- 
                                Tem banca que massacra o português  
- 
                                ( a maioria) expressão partiva mais sujeito (empregados) 
- 
                                 “a maioria (97) dos empregados acredita que novos ambientes de trabalho são positivos por conferirem maior conforto, qualidade de vida e produtividade.”   (A) As vírgulas foram utilizadas neste contexto para isolar o aposto explicativo. Incorreto, foram utilizadas para enumerar objetos diretos.   (B) Há a presença de um advérbio de lugar. Incorreto.   (C)“Maioria” é o sujeito(núcleo) da oração principal. Correto, "maioria" está exercendo papel de núcleo do sujeito.   (D)A conjunção aditiva “e” exclui o fator produtividade. Incorreto, conjunção "e" é utilizada para adicionar ideias.   
- 
                                A questão quer que analisemos a frase abaixo. Vejamos: “a maioria (97) dos empregados acredita que novos ambientes de trabalho são positivos por conferirem maior conforto, qualidade de vida e produtividade.”   A) As vírgulas foram utilizadas neste contexto para isolar o aposto explicativo. Errado. A vírgula foi usada para separar os itens de uma enumeração (conforto, qualidade de vida e produtividade)  .  B) Há a presença de um advérbio de lugar. Errado. Não há a presença de um advérbio de lugar.   Advérbio: palavra invariável que indica circunstâncias. Modifica um adjetivo, um verbo ou outro advérbio. Advérbios de lugar: aqui, antes, dentro, ali, adiante, fora, acolá, atrás, além, lá, detrás, aquém, cá, acima, onde, perto, aí, abaixo, aonde, longe, debaixo...  .  C) “Maioria” é o sujeito da oração principal. Errado. "Maioria" é o núcleo do sujeito da oração principal "a maioria (97) dos empregados acredita". O sujeito é "a maioria (97) dos empregados", e não apenas "maioria".  .  D) A conjunção aditiva “e” exclui o fator produtividade. Errado. A conjunção coordenativa aditiva traz ideia de soma, acréscimo e não de exclusão.   Conjunções coordenativas aditivas: têm valor semântico de adição, soma, acréscimo... São elas: e, nem (e não), não só... mas também, mas ainda, como também, ademais, outrossim... Ex.: Estudaram muito e passaram no concurso.  .  Gabarito: A resposta dada pela banca examinadora foi a letra C, porém, devido ao fato de o sujeito ser "a maioria dos empregados" e não apenas "maioria", a questão deveria ter sido anulada.   FONTE: PROF QCONCURSOS   
- 
                                Maioria não é o sujeito. Como essa questão tem resposta certa? Por que essa questão não foi anulada? Quem foi o responsável por massacrar o português desse jeito? 
- 
                                Experiência de concurseiro: em concurso público deve-se buscar a resposta mais correta, mesmo que esteja errada. Se a prova é de multiplica escolha faça a comparação entre as alternativas!          
- 
                                Questão sem gabarito. Deveria ser anulada. 
- 
                                QUESTÃO SEM RESPOSTA CORRETA .