-
Retirada do livro Ética nos negócios, pag 12
https://books.google.com.br/books?id=J7cisyuyMKEC&lpg=PA12&ots=FfVpcIO1rt&dq=A%20%C3%A9tica%20pode%20referir-se%20a%20uma%20distin%C3%A7%C3%A3o%20entre%20princ%C3%ADpios%20que%20d%C3%A3o%20rumo%20ao%20pensar%20sem%2C%20de%20antem%C3%A3o%2C%20prescrever%20formas%20precisas%20de%20conduta%20(%C3%A9tica)%20e%20regras%20precisas%20e%20fechadas%20(moral)&hl=pt-BR&pg=PA12#v=onepage&q=distin%C3%A7%C3%A3o%20entre%20princ%C3%ADpios%20&f=false
-
GAB C
Em outro sentido, ética pode referir-se a um conjunto deprincípios e normas que um grupo estabelece para seu exercício profissional (por exemplo, os códigos de ... Em outro sentido, ainda, pode referir-se a uma distinção entre princípiosque dão rumo ao pensar sem, de antemão, prescrever formas precisas de conduta(ética) e regras precisas e fechadas (moral).
-
a) A ética é erroneamente aplicada ao referir-se a um conjunto de princípios e normas que um grupo estabelece para seu exercício profissional (por exemplo, os códigos de ética dos médicos, dos advogados, dos psicólogos, etc.). ERRO, “ erroneamente aplicada”.
b) A ética é erroneamente aplicada ao referir-se a um conjunto de valores que um grupo estabelece para seu exercício de vida. Erro, “erroneamente aplicada”. A ética visa justamente o estudo desses valores de forma cultural, ou seja, praticado por um grupo. Já a moral visa o comportamento individual.
c) A ética pode referir-se a uma distinção entre princípios que dão rumo ao pensar sem, de antemão, prescrever formas precisas de conduta (ética) e regras precisas e fechadas (moral). CORRETA. A ética pode de forma ampla estudar o comportamento por meio de um viés principiológico, sem estabelecer de antemão qual seria o padrão a ser seguido para esse ou aquele grupo.
d) A ética não pode referir-se a uma distinção entre princípios que dão rumo ao pensar sem, de antemão, prescrever formas precisas de conduta (ética) e regras precisas e fechadas (moral). ERRO. Expressão “não pode”.
-
Código de ética é um acordo que estabelece os DIREITOS e DEVERES de uma empresa, instituição, categoria profissional, ONG e etc, a partir da sua missão, cultura e posicionamento social, e que deve ser seguido pelos funcionários no exercício de suas funções profissionais.
GABARITO -> [C]
-
C
1a parte: ÉTICA:
Várias abrangências: SOCIEDADE;profissional;cidadania;gestão..
Devemos agir conforme NORMAS MORAIS -lei- legalidade-contidas na legislação e de forma ÉTICA ).
É ANALÍTICA:estuda,analisa, faz REFLEXÃO do comportamento-agir-bom-BEM-conduta humana na sociedade, organização-empresa;
Diz respeito ao código de princípios e valores morais q norteiam o comportamento de uma pessoa ou mesmo de 1 grupo.Código de ética profissional serve p/nortear o indivíduo como ele DEVE AGIR(ANTES DE AGIR O INDIVÍDUO PODERÁ PENSAR : IREI AGIR COM UMA BOA CONDUTA ÉTICA ( bem /bom) OU AGIR de forma ( mal/ mau) ANTIÉTICA; IMORAL, MORAL OU AMORAL ??
O INDIVÍDUO DEVE agir de forma boa -desempenhar o bem conforme as normas da legislação :Servidor Público na administração pública civil Federal ; deve agir conforme os princípios ,objetivos e fundamentos da Constituição Federal e conforme os princípios da administração pública federal .
A ética ñ é apenas uma teorização do AGIR BEM ou mau da moral, ela é uma prática q está vinculada diretamente à ação humana na sociedade. Logo, ela é evidenciada em contextos diferentes na sociedade-político,social,econômico e educacional.Assim contribui de uma forma abrangente no que se requer a uma perspectiva coletiva e não puramente individual.
CÓDIGO DE ÉTICA : NÃO DITA REGRA; ALGUNS VALORES MORAIS SÃO NORMAS JURÍDICAS.
MORAL e direito:DITA REGRAS q as pessoas assume p garantir o seu bem viver.
Visto que, qualquer SOCIEDADE não pode abster-se de um conjunto de NORMAS e REGRAS MORAIS que normatize entre o convívio e induza ao respeito entre seus participantes. A real existência de uma regra, qualquer e independente de sua natureza da competência de quem tenha a elaborado, não garantem por si só que todos os objetivos sejam alcançados de forma esperada. Portanto para quem desobedecer a estas regras que foram direcionadas a serem seguidas corretamente, passa-se o individuo por uma PENALIDADE pelo não cumprimento desta regra...em algumas sociedades essas penalidades variam de exposição pública, espancamento, prisão, e até mesmo a morte.Evidenciando que toda a SOCIEDADE tem suas próprias regras estipuladas a serem seguidas, e que a partir delas são criadas as punições, que podem coibir a transgressão dos valores éticos, no entanto não significa sua extinção, nem mesmo representa o melhor caminho a ser tomado.
Dessa forma, para que haja a proteção dos valores éticos, a sociedade tem que tomar as decisões em conjunto e jamais uma imposição de cima, ou seja, para preservar os valores éticos é necessário que a sociedade deseje, seja educada para tal, que aceite e principalmente pratique durante toda a sua vida.
Na ÉTICA PROFISSIONAL há uma série de chances e riscos como qualquer outro indivíduo dentro da sociedade exercendo sua atividade.Cada organização, conselho tem as normas éticas legais estabelecidas, porém várias pessoas ambiciosas quebram essas normas a fim de obterem benefícios pessoais de maneira desonesta.
Continua ⏏-2a parte.
-
2a parte:
A sociedade já está cansada de ver noticiários de profissionais que agiram de forma antiética para obterem vantagens e se vangloriarem dessa péssima atitude, podemos citar acontecimentos recentes como o caso do doleiro Youseff acusado de lavagem de dinheiro proveniente de tráfico internacional de drogas, entre outras acusações, além de vários casos de contadores denunciados por fraude na declaração do imposto de renda.
Mesmo tendo-se em mente o fato de que as regras existem para beneficiar a todos, há inúmeros casos em que elas são desrespeitadas, no entanto para que os valores éticos sejam praticados por todos e a sociedade ser beneficiada, todos devem estar dispostos a proteger esses valores, para tanto é necessário, que sejam claros, específicos e válidos para todos.
A pessoa que violar as normas do código de ética conforme a instituição, empresa: sujeitará o infrator às seguintes SANÇÕES: decreto 1.171 /94 Código de Ética profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal :
Advertência ou censura ética : p/infrações leves(quando os atos cometidos NÃO SÃO CRIMES)..são infrações q o servidor público comete quando não age conforme os princípios da administração pública federal.
Demais tipos de penalidades: art.127 lei 8.112 Improbidade administrativa na administração.pub.Federal:
Suspensão: p/ infrações graves (quando os atos cometidos não são crimes; os atos - erros cometidos resultam em danos permanentes ao patrimônio público e à imagem da instituição, empresa ..);
Demissão ou destituição do emprego : p/ infrações gravíssimas ( quando os atos praticados são crimes: ex: improbidade administrativa agir de forma ilícita na administração pública : resulta danos permanentes ao patrimônio público .).ESTADO :PUNIÇÃO CONFORME A LEI: AÇÃO CIVIL PÚBLICA:POIS É CRIME AGIR COM IMPROBIDADE (FALSIFICAR DOCUMENTOS; SONEGAR IMPOSTOS. ..AGIR DE FORMA ILÍCITA)..ENRIQUECIMENTO ILÍCITO .
OBSERVAÇÃO:
Atos graves podem causar/resultar danos no meio ambiente: cultural ;artístico;social;paisagístico-ambiental ; serviço - público administrativo Federal .
OBSERVAÇÃO :
SERVIDOR PÚBLICO - ADMINISTRAÇÃO FEDERAL:
COMPETE À COMISSÃO DE ÉTICA:
Aplicar o código de ética ou de conduta própria que couber;
Orientar e aconselhar sobre a conduta ética do servidor, inclusive no relacionamento com o cidadão e no resguardo do patrimônio público...
DA COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO DE ÉTICA PÚBLICA DO SERVIDOR PÚBLICO FEDERAL:
A Comissão de Ética do órgão ou entidade será composta por três membros titulares e respectivos suplentes, servidores públicos ocupantes de cargo efetivo ou emprego do seu quadro permanente, designados por ato do dirigente máximo do correspondente órgão ou entidade.
Continua ( 3a parte)⬆
-
3a parte: NORMAS GERAIS DO PROCEDIMENTO DA COMISSÃO DE ÉTICA: As Comissões de Ética, sempre q constatarem a possível ocorrência de ilícitos penais, civis, de improbidade administrativa ou de infração disciplinar, encaminhará cópia dos autos às autoridades competentes p apuração de tais fatos, sem prejuízo da adoção das demais medidas de sua competência;
Outras normas aplicadas ao agente público-SERVIDOR PÚBLICO :comissão de ética pública: ética.planalto.gov.br.
RITO PROCESSUAL:Qualquer cidadão, agente público-SERVIDOR PÚBLICO: pessoa jurídica de direito privado, associação ou entidade de classe poderá provocar a atuação da Comissão de Ética, visando a apuração de transgressão ética imputada ao agente público ou ocorrida em setores competentes do órgão ou entidade federal.Parágrafo único. Entende-se por agentepúblico/SERVIDOR PÚBLICO:
Todo aquele q por força de lei, contrato ou qualquer ato jurídico, preste serviços de natureza permanente, temporária, excepcional ou eventual, ainda q SEM RETRIBUIÇÃO financeira-ESTAGIÁRIO, a órgão ou entidade da Administração Pública Federal direta e indireta.
DOS DEVERES E RESPONSABILIDADES DOS INTEGRANTES DA COMISSÃO:Princípios fundamentais no trabalho desenvolvido pelos membros da Comissão de Ética:
I - preservar a honra e a imagem da pessoa investigada;
II - proteger a identidade do denunciante;
III - atuar de forma independente e imparcial;....
OBS: ÉTICA E MORAL: PALAVRAS SINÔNIMAS P ALGUMAS BANCAS DE CONCURSOS.
P A BANCA CESPE :ÉTICA E MORAL ▶APESAR DE TEREM SIGNIFICADOS PARECIDOS : NÃO SÃO PALAVRAS SINÔNIMAS:OS TERMOS ÉTICA E MORAL TEM SENTIDOS DISTINTOS EMBORA SEJAM ERRONEAMENTE empregados como sinônimos.
ÉTICA E MORAL são temas relacionados: SÃOoooo conceitos diferentes.NÃOOOOO são palavras sinônimas.Ressaltando que a ética é mais ampla que a moral .
ÉTICA: consciência do profissional e representa imperativos de sua conduta. ( ELA BUSCA FUNDAMENTAR O MODO DE VIVER PELO PENSAMENTO HUMANO :DEVO AGIR DESSA FORMA - proporcionar O BEM -Ética-BOA OU conduta ruim -Antiética ??? );
CIÊNCIA QUE ESTUDA-ANALISA REGRAS de comportamentos p estudar a CONDUTA MORAL;
MORAL:MORALIDADE SE FUNDAMENTA NA OBEDIÊNCIA: NORMAS ,COSTUMES OU FUNDAMENTOS CULTURAIS HIERÁRQUICOS OU RELIGIOSOS. ( MORAL ,Amoral ou IMORAL?).
Moral ou a norma moral : ligada ao foro íntimo das pessoas, os seus princípios e as motivações particulares.
Norma produzida pela Sociedade ➡norma ética-sanção :reprovação social;
Norma produzida pelo Estado➡norma jurídica ( C.F - legislação - moral -imoral-desonesto: penas na lei).
Diferença entre moral é ética :
Moral: conjunto de normas e princípios q se baseiam na cultura.
Ética : reflexão da moral.