SóProvas



Prova IPEFAE - 2015 - CISMARPA - Enfermeiro


ID
1810948
Banca
IPEFAE
Órgão
CISMARPA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Começaram nos EUA, as prévias partidárias para eleição presidencial de 2016. Pelo lado do partido Democrata, ao qual pertence o atual presidente Barack Obama, há uma grande expectativa em torno da candidatura de sua atual Secretária de Estado. Quem é a atual Secretária de Estado dos EUA e potencial sucessora de Obama?
       FONTE: http://g 1 .globo.com/jornal-nacional/noticia/2015/06/*-lanca-oficialmentecampanha-para-presidencia-dos-eua.html

Alternativas
Comentários
  • Jesus amado!!!


    Gabarito letra B


ID
1810951
Banca
IPEFAE
Órgão
CISMARPA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Foi aprovado na Câmara dos Deputados, em abril, um projeto de lei que versa sobre a regulamentação dos contratos de serviços terceirizados no Brasil. Em meio à muita polêmica, devido aos potenciais riscos de redução dos direitos trabalhistas, o projeto foi encaminhado para apreciação do Senado e precisará, para vigorar em todo território, ser sancionado pela presidente Dilma Rousseff.

Como ficou conhecido esse polêmico projeto de lei aprovado, em abril, na Câmara?

FONTE: http://www.ebc.com.br/noticias/politica/2015/04/*-entenda-o-projeto-que-foiaprova
do-pela-camara

Alternativas

ID
1810954
Banca
IPEFAE
Órgão
CISMARPA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O governo da presidente Dilma Rousseff esteve sob suspeita de irregularidades fiscais, devido à prestação de contas relativa às atividades de 2014. Segundo o órgão responsável pela análise dos documentos, há indícios da prática de “pedaladas fiscais", isto é, atrasos no repasse de verbas de programas sociais, do Tesouro Nacional para bancos públicos, ato que fere a Lei de Responsabilidade Fiscal. Qual o órgão público responsável pela análise das contas da União e que apontou irregularidades nos balanços fiscais apresentados?

FONTE: http://www1.folha.uol.com.br/poder/2015/06/1643229... de-dilma-*-agora-avalia-prazo-para-defesa.shtml

Alternativas
Comentários
  • Correto letra  A)

     

    O Tribunal de Contas da União (TCU) recomendou por unanimidade nesta quarta-feira 7 a rejeição das contas de 2014 do governo Dilma Rousseff. A ação, aprovada por unanimidade pelos ministros, que seguiram o voto do relator Augusto Nardes, segue agora para o Congresso, que é quem pode efeticamente aprovar ou não as contas. Pesou na análise as chamadas "pedaladas fiscais".

     

    Bons estudos ! 


ID
1810957
Banca
IPEFAE
Órgão
CISMARPA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A Operação Lava Jato tem ocupado um vasto espaço no debate público, devido, sobretudo, à dimensão dos crimes que investigou e a importância dos envolvidos na prática dessas atividades ilícitas. Após um ano desde o início da operação, os esquemas de corrupção deflagrados pela Polícia Federal culminaram na prisão, indiciamento e julgamento de algumas figuras públicas com grande poder de ação política, econômica e social. Quem são os principais investigados na Operação Lava Jato?
FONTE: http://g1.globo.com/politica/operacao-lava-jato/infografico.html

Alternativas

ID
1810984
Banca
IPEFAE
Órgão
CISMARPA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

Sobre a Lei Federal n° 8.069/1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente), assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • (B)

    ECA:
    Do Direito à Profissionalização e à Proteção no Trabalho

    Art. 60. É proibido qualquer trabalho a menores de quatorze anos de idade, salvo na condição de aprendiz.  

    CF88:
    XXXIII - proibição de trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de dezoito e de qualquer trabalho a menores de dezesseis anos, salvo na condição de aprendiz, a partir de quatorze anos; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 20, de 1998)

  • A - ERRADA. Art. 55. Os pais ou responsável têm a obrigação de matricular seus filhos ou pupilos na rede regular de ensino.

     

     B - CERTA. Art. 60. É proibido qualquer trabalho a menores de quatorze anos de idade, salvo na condição de aprendiz.  

     

     C - ERRADA. Art. 54. É dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente:I - ensino fundamental, obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria;

     

     D - ERRADA. Art. 67. Ao adolescente empregado, aprendiz, em regime familiar de trabalho, aluno de escola técnica, assistido em entidade governamental ou não-governamental, é vedado trabalho:III - realizado em locais prejudiciais à sua formação e ao seu desenvolvimento físico, psíquico, moral e social;

  • A questão exige conhecimento acerca da Lei 8.069/90 - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), e pede ao candidato que assinale o item correto. Vejamos:

    a) Os pais ou responsável não têm a obrigação de matricular seus filhos na rede regular de ensino.

    Errado. Os pais ou responsável têm, sim, obrigação de matricular seus filhos, nos termos do art. 55, ECA: Art. 55. Os pais ou responsável têm a obrigação de matricular seus filhos ou pupilos na rede regular de ensino.

    b) É proibido qualquer trabalho a menores de quatorze anos de idade, salvo na condição de aprendiz.

    Correto e, portanto, gabarito da questão. Inteligência do art. 60, ECA: Art. 60. É proibido qualquer trabalho a menores de quatorze anos de idade, salvo na condição de aprendiz. 

    c) Não é obrigação do Estado ofertar à criança e ao adolescente o ensino fundamental, obrigatório e gratuito.

    Errado. É obrigação do Estado, sim. Inteligência do art. 54, I, ECA: Art. 54. É dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente:I - ensino fundamental, obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria;

    d) O adolescente empregado aprendiz pode realizar trabalhos em locais prejudiciais ao seu desenvolvimento físico, psíquico, moral e social.

    Errado. Exatamente o oposto: é proibido, nos termos do art. 67, III, ECA: Art. 67. Ao adolescente empregado, aprendiz, em regime familiar de trabalho, aluno de escola técnica, assistido em entidade governamental ou não-governamental, é vedado trabalho: III - realizado em locais prejudiciais à sua formação e ao seu desenvolvimento físico, psíquico, moral e social;

    Gabarito: B


ID
1810987
Banca
IPEFAE
Órgão
CISMARPA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Estatuto do Idoso - Lei nº 10.741 de 2003
Assuntos

Com relação a Lei Federal n° 10.741/2003 (Estatuto do Idoso), assinale a alternativa incorreta:

Alternativas
Comentários
  • (C)

    Art. 14.Se o idoso ou seus familiares não possuírem condições econômicas de prover o seu sustento, impõe-se ao Poder Público esse provimento, no âmbito da assistência social.

  • A - CERTO.  Art. 15, § 3o É vedada a discriminação do idoso nos planos de saúde pela cobrança de valores diferenciados em razão da idade.

    B - CERTO. Art. 15, § 5o É vedado exigir o comparecimento do idoso enfermo perante os órgãos público

    C - ERRADO. Art. 14.Se o idoso ou seus familiares não possuírem condições econômicas de prover o seu sustento, impõe-se ao Poder Público esse provimento, no âmbito da assistência social.

    D - CERTO. Art. 15, § 4o Os idosos portadores de deficiência ou com limitação incapacitante terão atendimento especializado, nos termos da lei.


  •  Art. 14. Se o idoso ou seus familiares não possuírem condições econômicas de prover o seu sustento, impõe-se ao Poder Público esse provimento, no âmbito da assistência social.

    NOTEM QUE É NO ÂMBITO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL ...A BANCA PODE CONFUNDIR O CANDIDATO DIZENDO QUE É NO ÂMBITO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL.

    GABA C

  • Saliente-se que a regra de vedação à cobrança diferenciada de mensalidades de planos de saúde em relação aos idosos foi flexibilizada pelo STF. 

  • A explicação da alternativa "c" não tem nada a ver com oque colocaram aqui. Não é art 14 que fala sobre o sustento do idoso e sim sobre o art 15 § 2o

    Art 15    § 2o Incumbe ao Poder Público fornecer aos idosos, gratuitamente, medicamentos, especialmente os de uso continuado, assim como próteses, órteses e outros recursos relativos ao tratamento, habilitação ou reabilitação.

  • LEI Nº 10.741/2003

     

    Art. 15 – ...

    §2º Incumbe ao Poder Público fornecer aos idosos, gratuitamente, medicamentos, especialmente os de uso continuado, assim como próteses, órteses e outros recursos relativos ao tratamento, habilitação ou reabilitação.

     

    a) Art. 15,§3º;

    b) Art. 15,§5º;

    d) Art. 15,§4º;

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    ------------------- 

    Gabarito: C

  • A respeito da letra "a", é importante fazer algumas anotações. Vejamos:

    Em regra, é válida a cláusula prevista em contrato de seguro-saúde que autoriza o aumento das mensalidades do seguro quando o usuário completar 60 anos de idade.

    Exceções. Essa cláusula será abusiva quando:

    a) não respeitar os limites e requisitos estabelecidos na Lei 9.656/98; ou

    b) aplicar índices de reajuste desarrazoados ou aleatórios, que onerem em demasia o segurado.

    (STJ. 4ª Turma. REsp 1381606-DF, Rel. originária Min. Nancy Andrighi, Rel. para acórdão Min. João Otávio de Noronha, julgado em 7/10/2014 - Info 551).

    O reajuste de mensalidade de plano de saúde individual ou familiar fundado na mudança de faixa etária do beneficiário é valido desde que i) haja previsão contratual, ii) sejam observadas as normas expedidas pelos órgãos governamentais reguladores e iii) não sejam aplicados percentuais desarrazoados ou aleatórios que, concretamente e sem base atuarial idônea, onerem excessivamente o consumidor ou discriminem o idoso. (STJ, Tema Repetitivo 952).

  • A questão exige conhecimento acerca da Lei n. 10.741/2003 (Estatuto do Idoso) e pede ao candidato que assinale o item incorreto. Vejamos:

    a) É vedada a discriminação do idoso nos planos de saúde pela cobrança de valores diferenciados em razão da idade.

    Correto, nos termos do art. 15, § 3º, do Estatuto do Idoso: § 3 É vedada a discriminação do idoso nos planos de saúde pela cobrança de valores diferenciados em razão da idade.

    b) É vedado exigir o comparecimento do idoso enfermo perante os órgãos públicos.

    Correto, nos termos do art. 15, § 5º, I e II do Estatuto do Idoso: § 5 É vedado exigir o comparecimento do idoso enfermo perante os órgãos públicos, hipótese na qual será admitido o seguinte procedimento:  I - quando de interesse do poder público, o agente promoverá o contato necessário com o idoso em sua residência; ou  II - quando de interesse do próprio idoso, este se fará representar por procurador legalmente constituído.   

    c) Não é incumbência do Poder Público fornecer medicamentos aos idosos gratuitamente.

    Errado e, portanto, gabarito da questão. É incumbência, sim, do Poder Público fornecer medicamentos aos idosos gratuitamente, nos termos do art. 15, § 2º, do Estatuto do Idoso:   § 2 Incumbe ao Poder Público fornecer aos idosos, gratuitamente, medicamentos, especialmente os de uso continuado, assim como próteses, órteses e outros recursos relativos ao tratamento, habilitação ou reabilitação.

    d) Os idosos portadores de deficiência ou com limitação incapacitante terão atendimento especializado.

    Correto, nos termos do art. 15, § 4º, do Estatuto do Idoso:   § 4 Os idosos portadores de deficiência ou com limitação incapacitante terão atendimento especializado, nos termos da lei.

    Gabarito: C


ID
1810990
Banca
IPEFAE
Órgão
CISMARPA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo em relação às redes hierarquizadas:

I - O perfil epidemiológico orienta as ações do plano de saúde local, indicando como deve se organizar a rede de serviços de saúde.
II - O sistema será montado na lógica da promoção à saúde - prevenção / atenção primária, secundária e terciária.
III - O usuário terá como referência uma “porta de entrada” do sistema, que já não é mais o hospital, mas o primeiro nível - um posto de saúde, os módulos de saúde da família, os centros de saúde e as unidades de emergência.
IV - Os profissionais agendam, de acordo com o caso, o paciente para um programa de acompanhamento específico, bem como indicam as ações para a vigilância da saúde.
V - O fluxo de encaminhamento do paciente poderá seguir dois rumos: um fluxo interno na própria unidade e um fluxo externo para outras unidades do serviço.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas

ID
1810993
Banca
IPEFAE
Órgão
CISMARPA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

O princípio do SUS que se refere à atenção à saúde, levando em consideração as necessidades específicas de pessoas ou grupo de pessoas, ainda que minoritários em relação ao total da população, é:

Alternativas
Comentários
  • Não seria equidade? "consideração as necessidades específicas de pessoas ou grupo de pessoas, ainda que minoritários em relação ao total da população"


  • PROVA HUOL_UFRN 2014 EBSERH AIDES CAIU UMA IGUAL.

    A concepção adotada no texto da alternativa assinalada como correta guarda consonância com a compreensão de EQUIDADE que pressupõe a distributividade dos benefícios de atendimento da política pública com base em critérios de vulnerabilidade (social, física, econômica, epidemiológico-sanitária) e risco, ancorados em explicações da diversidade e complexidade dos seres.

    A EQUIDADE é um princípio da justiça social que ampara a prática da discriminação positiva, ou seja, seletividade na cobertura de recursos, ações e serviços que precisam ser distribuídos para além da estrita compreensão e atendimento ao direito difuso dos cidadãos.

    Na alternativa considerada no gabarito oficial o entendimento de INTEGRALIDADE guarda uma interpretação mais ampla quando analisado o contexto geral do enunciado retirado do texto, porém foi retirado apenas um fragmento que não permite entender o sentido mais lato do princípio do SUS.

    A integralidade na atenção à saúde consiste no direito que as pessoas têm de serem atendidas no conjunto de suas necessidades e no dever que o Estado tem de oferecer serviços de saúde organizados para atender estas necessidades de forma integral. No que concerne à integralidade, como princípio do SUS, devemos visualizar a “pessoa como um todo” e que suas necessidades sejam assistidas através de ações integradas de promoção da saúde, prevenção de doenças, além da cura e reabilitação; com a articulação intersetorial, interdisciplinar, intergovernamental e institucional, com o intento de melhorar os níveis de saúde e a qualidade de vida das pessoas. Esse princípio é um dos mais preciosos termos para demonstrar que a atenção à saúde deve levar em consideração as necessidades específicas de pessoas ou grupos de pessoas, ainda que minoritários em relação ao total da população (XIMENES; CUNHA, 2005). (grifei).

    Ximenes Neto FRG, Cunha ICKO. Integralidade na assistência à mulher na prevenção do câncer cérvico-uterino: um estudo de caso. Texto Contexto Enferm, Florianópolis, 2006 Jul-Set; 15(3): 427-33.

  • NÃO HÁ ERRO NA QUESTÃO.
    A integralidade na atenção à saúde consiste no direito que as pessoas têm de serem atendidas no conjunto de suas necessidades e no dever que o Estado tem de oferecer serviços de saúde organizados para atender estas necessidades de forma integral. No que concerne à integralidade, como princípio do SUS, devemos visualizar a “pessoa como um todo” e que suas necessidades sejam assistidas através de ações integradas de promoção da saúde, prevenção de doenças, além da cura e reabilitação; com a articulação intersetorial, interdisciplinar, intergovernamental e institucional, com o intento de melhorar os níveis de saúde e a qualidade de vida das pessoas. Esse princípio é um dos mais preciosos termos para demonstrar que a atenção à saúde deve levar em consideração as necessidades específicas de pessoas ou grupos de pessoas, ainda que minoritários em relação ao total da população (XIMENES; CUNHA, 2005).

  • A integralidade na atenção à saúde consiste no direito que as pessoas têm de serem atendidas no conjunto de suas necessidades e no dever que o Estado tem de oferecer serviços de saúde organizados para atender estas necessidades de forma integral. No que concerne à integralidade, como princípio do SUS, devemos visualizar a “pessoa como um todo” e que suas necessidades sejam assistidas através de ações integradas de promoção da saúde, prevenção de doenças, além da cura e reabilitação; com a articulação intersetorial, interdisciplinar, intergovernamental e institucional, com o intento de melhorar os níveis de saúde e a qualidade de vida das pessoas. Esse princípio é um dos mais preciosos termos para demonstrar que a atenção à saúde deve levar em consideração as necessidades específicas de pessoas ou grupos de pessoas, ainda que minoritários em relação ao total da população (XIMENES; CUNHA, 2005). 

  • Resposta equidade, letra C


ID
1810996
Banca
IPEFAE
Órgão
CISMARPA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Qual é a instância colegiada de caráter consultivo que possibilita o exercício do controle social no âmbito do poder executivo e tem por objetivo avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes da política de saúde em cada nível de governo, além de constituir-se no mais importante fórum de participação ampla da população?

Alternativas
Comentários
  • Conferências de Saúde
    É o fórum que reúne todos os segmentos representativos da sociedade, um espaço de debate para avaliar a situação de saúde, propor diretrizes para a formulação da política de saúde nas três esferas de governo.
    É convocada pelo Poder Executivo ou pelo conselho de saúde, quando 50% + 1 dos integrantes desse fórum conclamam a conferência.
    Acontece de 4 em 4 anos.
    É realizada pelas esferas municipal, estadual e federal.
    É o espaço de debate, formulação e avaliação das
    políticas de saúde.

  • Atenção, não confundir: Conferências de saúde tem o objetivo de avaliar a situação de saúde e propor diretrizes para a formulação da política de saúde. 

    Já o Conselho de saúde atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instancia correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros.


ID
1810999
Banca
IPEFAE
Órgão
CISMARPA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A Equipe de Saúde da Família é composta por uma equipe multiprofissional que possui, no mínimo:

Alternativas
Comentários
  • Médico generalista ou especialista em saúde da família ou médico de família e comunidade, enfermeiro generalista ou especialista em saúde da família, auxiliar ou técnico de enfermagem e agentes comunitários de saúde.

  • A Estratégia Saúde da Família (ESF) é composta por equipe multiprofissional que possui, no mínimo:
    médico generalista ou
    especialista em saúde da família ou
    médico de família e comunidade,
    enfermeiro generalista ou
    especialista em saúde da família,
    auxiliar ou técnico de enfermagem
    agentes comunitários de saúde (ACS).


    Não obrigatório:
    Profissionais de saúde bucal (ou equipe de Saúde Bucal-eSB): cirurgião-dentista generalista ou especialista em saúde da família, auxiliar e/ou técnico em Saúde Bucal.


ID
1811002
Banca
IPEFAE
Órgão
CISMARPA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considera-se “Equipamento de Proteção Individual - EPI" todo dispositivo ou produto de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho. Assim, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito - A

    Cabe ao empregador: orientar e treinar o trabalhador sobre o uso adequado dos EPIs; responsabilizar-se pela higienização e manutenção periódica dos EPIs.

  • Responsabiliza-se pela higienização. Quer dizer que se o empregado não manter os EPI's limpos a responsabilidade é do empregador? Não faz sentido isso. 

  • NR 6- EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL

    CABE AO EMPREGADOR QUANTO AO EPI:

    a- adquirir o adequado ao risco de cada atividade;

    b- exigir seu uso;

    c- fornecer o aprovado pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde do trabalhador;

    d- orientar e treinar o trabalhador, qt ao uso adequado, guarda e conservação.

    e- substituir rapidamente qd danificado ou extraviado;

    f- responsabilizar pela higienização e manutenção periódica, e

    g- comunicar ao MTE, qualquer irregularidade observada;

    h- registrar o seu fornecimento ao trabalhador em livro, ficha ou meio eletrônico.


ID
1811005
Banca
IPEFAE
Órgão
CISMARPA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com o CAPÍTULO V (das infrações e penalidades) do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, é incorreto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Art. 121 – As infrações serão consideradas leves, graves ou gravíssimas, segundo a natureza do ato e a circunstância de cada caso.
    § 1º – São consideradas infrações leves as que ofendam a integridade física, mental ou moral de qualquer pessoa, sem causar debilidade ou aquelas que venham a difamar organizações da categoria ou instituições.
    § 2º – São consideradas infrações graves as que provoquem perigo de vida, debilidade temporária de membro, sentido ou função em qualquer pessoa ou as que causem danos patrimoniais ou financeiros.
    § 3º – São consideradas infrações gravíssimas as que provoquem morte, deformidade permanente, perda ou inutilização de membro, sentido, função ou ainda, dano moral irremediável em qualquer pessoa

  • QUESTÃO DESATUALIZADA


ID
1811008
Banca
IPEFAE
Órgão
CISMARPA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Ambiental
Assuntos

“Documento integrante do processo de licenciamento ambiental, baseado nos princípios da não geração de resíduos e na minimização da geração de resíduos, que aponta e descreve as ações relativas ao seu manejo, contemplando os aspectos referentes à geração, segregação, acondicionamento, coleta, armazenamento, transporte, reciclagem, tratamento e disposição final, bem como a proteção à saúde pública e ao meio ambiente" (Resolução CONAMA N° 358/2005). A definição refere-se:

Alternativas
Comentários
  • Art. 4º Ficam os serviços de saúde em funcionamento, bem como aqueles que pretendam se instalar no Distrito Federal, obrigados a submeter à aprovação do órgão de controle ambiental o respectivo Plano de Gerenciamento de Resíduos de Saúde, nos prazos e condições estabelecidos nesta Lei.

    LEI Nº 4.352, DE 30 DE JUNHO DE 2009

  • RESOLUÇÃO No 358, DE 29 DE ABRIL DE 2005

    Art. 2o Para os efeitos desta Resolução considera-se:

    XI - Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde-PGRSS: documento integrante do processo de licenciamento ambiental, baseado nos princípios da não geração de resíduos e na minimização da geração de resíduos, que aponta e descreve as ações relativas ao seu manejo, no âmbito dos serviços mencionados no art. 1o desta Resolução, contemplando os aspectos referentes à geração, segregação, acondicionamento, coleta, armazenamento, transporte, reciclagem, tratamento e disposição final, bem como a proteção à saúde pública e ao meio ambiente;


ID
1811011
Banca
IPEFAE
Órgão
CISMARPA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre a “Síndrome da Rubéola Congênita (SRC)", analise as afirmativas:

I - É uma importante complicação da infecção pelo vírus da Rubéola durante a gestação, principalmente no último trimestre.

II - Pode comprometer o desenvolvimento do feto e causar aborto, natimorto e anomalias congênitas.

III - As manifestações clínicas podem ser transitórias, permanentes, ou tardias.

IV - A vacina contra rubéola é a única medida preventiva e a mais segura.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • A Síndrome da Rubéola Congênita (SRC) é uma importante complicação da infecção pelo vírus da Rubéola durante a gestação, principalmente no primeiro trimestre, podendo comprometer o desenvolvimento do feto e causar aborto, morte fetal, natimorto e anomalias congênitas. As manifestações clínicas da SRC podem ser transitórias (púrpura, trombocitopenia, hepatoesplenomegalia, icterícia, meningoencefalite, osteopatia radioluscente), permanentes (deficiência auditiva, malformações cardíacas, catarata, glaucoma, retinopatia pigmentar), ou tardias (retardo do desenvolvimento, diabetes mellitus). As crianças com SRC frequentemente apresentam mais de um sinal ou sintoma, mas podem ter apenas uma malformação, das quais a deficiência auditiva é a mais comum.

    http://portalsaude.saude.gov.br


ID
1811014
Banca
IPEFAE
Órgão
CISMARPA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O “Mini Exame do Estado Mental (MEEM)" é um teste de fácil e rápida aplicação (cerca de 10 minutos), não requerendo material específico. Assinale a alternativa correta sobre o teste.

Alternativas
Comentários
  • É o teste mais utilizado para avaliar a função cognitiva por ser rápido (em torno de 10 minutos), de fácil aplicação, não requerendo material específico. Deve ser utilizado como instrumento de rastreamento não substituindo uma avaliação mais detalhada, pois, apesar de avaliar vários domínios (orientação espacial, temporal, memória imediata e de evocação, cálculo, linguagem-nomeação, repetição, compreensão, escrita e cópia de desenho), não serve como teste diagnóstico, mas sim pra indicar funções que precisam ser investigadas. É um dos poucos testes validados e adaptados para a população brasileira (programa telessaúde Brasil).


ID
1811017
Banca
IPEFAE
Órgão
CISMARPA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

São sintomas de uma crise hipertensiva, exceto:

Alternativas
Comentários
  • A crise hipertensiva inicia repentinamente e a pessoa pode apresentar: 

    sensação de mal-estar 
    ansiedade e agitação 
    cefaléia severa 
    tontura 
    borramento da visão 
    dor no peito 
    tosse e falta de ar

    A crise é acompanhada de sinais e sintomas em outros órgãos. 

    No rim, surge hematúria, proteinúria e edema. 
    No sistema cardiovascular, falta de ar, dor no peito, angina, infarto, arritmias e edema agudo de pulmão. 
    No sistema nervoso, acidente vascular do tipo isquêmico ou hemorrágico, com convulsões, dificuldade da fala e da movimentação. 
    Na visão, borramento, hemorragias e edema de fundo de olho.

  • Nada haver dor nos membros inferiores. Alternativa A.


ID
1811020
Banca
IPEFAE
Órgão
CISMARPA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Analise os itens abaixo:

 I - Sarampo

II - Doença de Creutzfeldt - Jacob

III - Paralisia Cerebral

IV - Botulismo

V - Paralisia Flácida Aguda .

Assinale a alternativa que contém os itens relacionados às “Doenças de Notificação Compulsória":


Alternativas
Comentários
  • Agravos de Notificação Compulsória 

    Acidente de trabalho com exposição a material biológico;

    Acidente de trabalho: grave, fatal e em crianças e adolescentes;

    Acidentes por animal peçonhento;

    Acidente por animal potencialmente transmissor da raiva;

    Botulismo;

    Cólera;

    Coqueluche;

    Dengue;

    Difteria;

    Doença de Chagas Aguda;

    Doença de Creutzfeldt-Jakob (DCJ);

    Doença invasiva por "Haemophilus influeza";

    Doença Meningocócica e outras meningites;

    Doença com suspeita de disseminação intecional: tularemia, antraz pneumônico e varíola;

    Doenças febris hemorrágicas emergentes/reemergentes: Arenavírus, ebola, marbung, lassa e febre purpúrica brasileira;

    Doença aguda pelo vírus Zika;

    Óbito suspeito por Zika;

    Esquistossomose;

    Evento de Saúde Pública (ESP) que se constitua grave ameaça à saúde pública;

    Evento adversos graves ou óbitos pós-vacinação;

    Febre Amarela

    Febre de Chikungunya;

    Óbito com suspeita para Chikungunya;

    Febre do Nilo Ocidental e outras arboviroses de importância em saúde pública;

    Febre maculosa e outras riquetisioses;

    Febre tifoide;

    Hanseníase;

    Hantavirose;

    Hepatites virais;

    HIV/AIDS;

    Influenza humana por novo subtipo viral;

    Intoxicação exógena;

    Leishmanioses;

    Leptospirose;

    Malária;

    Óbito infantil/materno;

    Poliomielite por poliovírus selvagem;

    Peste;

    Raiva humana;

    Síndrome da Rubéola Congênita;

    Doenças Exantemáticas? sarampo e rubéola;

    Sífilis;

    Síndrome da Paralisia Flácida Aguda;

    Síndrome Respiratória Aguda Grabe associada a Coronavírus: SARS-CoV e MERS-CoV;

    Tétano Acidental/Neonatal;

    Toxoplasmose gestacional;

    Tuberculose;

    Varicela, caso grave internado ou óbito;

    Violência doméstica e outras violências;

    Violência sexual e tentativa de suicídio.

  • Porque a Paralisia Flácida Aguda é de Notificação Compulsória??


ID
1811023
Banca
IPEFAE
Órgão
CISMARPA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre a “Consulta de Enfermagem", assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  •  d) É utilizada pelo enfermeiro para atuar de forma DIRETA na tomada de decisões, visando melhoria da assistência prestada.


ID
1811026
Banca
IPEFAE
Órgão
CISMARPA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os cuidados de enfermagem na assistência ao paciente no período pós operatório são direcionados para restaurar o equilíbrio homeostático, prevenindo complicações. A avaliação imediata consiste na observação dos sistemas respiratório, cardiovascular, neurológico e renal, entre outros cuidados.

Em relação aos cuidados de enfermagem prestados na avaliação imediata do sistema respiratório durante o período de pós operatório, assinale a alternativa incorreta:

Alternativas
Comentários
  • Os sinais e sintomas de complicações pulmonares incluem: aumento da temperatura, agitação, dispnéia, taquicardia, hemoptise, edema pulmonar, etc


ID
1811029
Banca
IPEFAE
Órgão
CISMARPA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os cuidados de enfermagem na assistência ao paciente no período pós operatório são direcionados para restaurar o equilíbrio homeostático, prevenindo complicações. A avaliação imediata consiste na observação dos sistemas respiratório, cardiovascular, neurológico e renal, entre outros cuidados.

Em relação aos cuidados de enfermagem prestados na avaliação imediata do sistema cardiovascular durante o período de pós operatório, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • A hipertensão não uma ocorrência comum no pós operatorio imediato.

  • Justamente, Agenor. Errei a questão por esse detalhe. O mais comum é a HIPOtensão, geralmente em decorrência de anestesias raquidianas ou peridural.

  • A hipertensão não é uma ocorrência INcomum no pós-operatório imediato. A hipertensão está relacionada à sobrecarga de fluidos, aumento da atividade do sistema nervoso simpático ou hipertensão preexistente.

  • munca ouvi falar em percussão cardíaca... abdominal é comum, mas cardíaca. achei nada a ver...

  • Alguém sabe de quanto em quanto tempo deve ser monitorada a PA em paciente hipertenso no pós operatório de cirurgia cardíaca?

    Li que a monitorização deve ser contínua ou frequente, gostaria de saber qual seria essa frequência.

  • Franciele,

    Pacientes em pós operatório de cirurgias de maior porte voltam do CC com cateter de PAI (pressão arterial invasiva) que através do transdutor se liga ao monitor multiparamétrico sendo monitorada todo o tempo. Caso isso não ocorra, o tempo pode variar de 15 minutos a 2 horas, a depender da estabilidade hemodinâmica do mesmo e quantidade de drogas vasoativas em uso. 


ID
1811032
Banca
IPEFAE
Órgão
CISMARPA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O paciente politraumatizado deve ser avaliado de forma rápida, precisa e eficiente, numa sequência lógica de prioridades para suporte de vida. Na avaliação primária, a primeira prioridade é:

Alternativas
Comentários
  • Quanto antes e com qualidade o socorro for dado à vítima maior é a chance de sobrevida, ou seja, o tratamento inicial determina o prognóstico final. Os cuidados ao chegar ao hospital seguem uma ordem: primeiro ocorre a avaliação primária que consiste na identificação e tratamento imediato de problemas que coloquem em risco a vida de uma pessoa, depois dessa avaliação vem a reanimação que é um conjunto de técnicas e de medidas de urgência realizadas para o tratamento de situações agudas que levam ao restabelecimento de funções vitais em risco. Em seguida temos a avaliação secundária que visa uma avaliação minuciosa da situação de saúde da vítima e, por fim, os cuidados definitivos para a recuperação do paciente, inclusive com a monitorização e a avaliação constantes são indispensáveis para facilitar o tratamento de problemas existentes. Na avaliação primária procura-se socorrer para evitar a morte da vítima, ou seja, tratamento prioritário daquelas lesões que põem em risco a vida do doente, deve identificar lesões como obstrução da via aérea, lesões torácicas com dificuldade respiratória, hemorragia severa interna ou externa e lesões abdominais. Avaliação primária é o processo ordenado para identificar e corrigir de imediato, problemas que ameacem a vida em curto prazo. - Estabilizar a coluna cervical manualmente, verificar responsividade e verificar permeabilidade das vias aéreas. - Verificar respiração e ministrar oxigênio. - Verificar circulação e hemorragias. - Realizar exame neurológico sucinto. - Expor a vítima (prevenir hipotermia). Resposta A Bibliografia Volpato ACB, Vitor CS, Santos MAM. Enfermagem em Emergência.Martinari. 2°edição. 2014. Santos NCM. Urgência e Emergência para Enfermagem. Iátria. 4º edição. 2007
  • Permeabilidade das VA, posteriormente, controle da hemostasia.

  • AVALIAÇÃO PRIMÁRIA

    X – Controle inicial de hemorragia eXterna grave

    A – Vias aéreas e controle da coluna cervical

    B – Respiração e Ventilação

    C - Circulação 

    D – Incapacidade de estado neurológico

    E – Exposição da vítima

    (PHTLS 9ª Ed.)

    A avaliação secundária no trauma consiste na avaliação cefalocaudal do indivíduo, com o objetivo de identificar lesões que não foram observadas durante a avaliação primária. Além disso, um histórico breve da vítima deve ser coletado e documentado.

    SAMPLE

    SINAIS E SINTOMAS

    ALERGIAS

    MEDICAMENTOS

    PASSADO MÉDICO

    LIQUIDOS/ALIMENTOS

    AMBIENTE


ID
1811035
Banca
IPEFAE
Órgão
CISMARPA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A dengue é uma das doenças com maior incidência no Brasil. Considerando a assistência de enfermagem aos pacientes com dengue, assinale a alternativa incorreta:

Alternativas
Comentários
  • Os sintomas podem ser tratados com dipirona ou paracetamol. Não devem ser usados medicamentos à base de ácido acetil salicílico e anti-inflamatórios.

  • os pacientes com dengue ou ate mesmo com suspeita deve fazer o uso de paracetamol e dipirona. só não deve fazer uso de acido acetil como aspirina e AAS que eles são ante coagulante e e de remédio não humanais já que afeta o intestino. alternativa B a incorreta.