SóProvas



Prova UECE-CEV - 2019 - UECE - Vestibular - Geografia e História


ID
3844324
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“O uso planejado e sustentável da terra na Amazônia pode minimizar drasticamente a degradação florestal, na região, provocada pelo aumento de incêndios devido às mudanças climáticas. Esta é a conclusão do estudo, publicado nesta segunda-feira (15/07) na revista Global Change Biology pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) em colaboração com o Centro de Pesquisa e Monitoramento de Desastres (Cemaden) e as universidades de Exeter (Reino Unido) e de Estocolmo (Suécia). ”

INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Manejo sustentável pode salvar a Amazônia das queimadas. São José dos Campos-SP, 15 de julho de 2019. Disponível em: http://www.inpe.br/noticias/noticia.php? CodNoticia=5158


O estudo, cuja conclusão é citada no trecho acima, é intitulado “Efeitos de cenários de mudanças climáticas e de uso do solo na probabilidade de fogo durante o século 21 na Amazônia brasileira”. Considerando esse estudo e o conhecimento que se tem sobre as queimadas na Amazônia, é correto concluir que

Alternativas
Comentários
  • Na Amazônia nunca se houve diminuição das queimadas!


ID
3844327
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“O conjunto de ações produzidas pelas atividades humanas ao explorar os recursos hídricos para expandir o desenvolvimento econômico e fazer frente às demandas industriais e agrícolas e a expansão e crescimento da população e das áreas urbanas foi se tornando complexo ao longo da história da humanidade. ”

Tundisi, J. G. Água no século XXI: enfrentando a escassez. São Carlos. Rima. 2005. p. 35.


Considerando as formas de uso dos solos e o desmatamento, é correto afirmar que, dentre os impactos nos recursos hídricos e ecossistemas aquáticos, encontra(m)-se

Alternativas
Comentários
  • Excelente dica!


ID
3844330
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“O crescimento rápido e desordenado que tem ocorrido em muitas cidades, em especial nos países em desenvolvimento, é o grande responsável pelas transformações ambientais, descaracterizando, muitas vezes, o meio físico original, antes de haver a ocupação humana.”

Guerra, A. J. T. e Marçal, M. S. Geomorfologia Ambiental. Rio de Janeiro. Bertrand Brasil. 2006.


Considerando o excerto acima, é correto concluir que

Alternativas

ID
3844333
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“O carvão é uma rocha sedimentar combustível, formada a partir do soterramento e compactação de uma massa vegetal em ambiente anaeróbico, em bacias originalmente pouco profundas. [...] À medida que a matéria orgânica vegetal é soterrada, inicia-se o processo de sua transformação em carvão, devido principalmente ao aumento de pressão e temperatura aliados à tectônica.”

Taioli, F. Recursos Energéticos. Decifrando a Terra. Teixeira, W. et al. São Paulo. Oficina de Textos. 2000.


O carvão mineral é utilizado como recurso energético há milênios, contudo, sua exploração e utilização apresentam algumas particularidades como o(a)

Alternativas
Comentários
  • carvãozinho mineral, seu danadinho, o mais poluente dos combustíveis fósseis.

    gabalevels: b


ID
3844336
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“Uma das principais características que distinguem os climas da porção Sul, do restante do País é a sua maior regularidade na distribuição anual da pluviometria, associada às baixas temperaturas do inverno.”

Mendonça, F. Climatologia, noções básicas e climas do Brasil. São Paulo. Oficina de Textos. 2007.


Essas características, que definem o clima subtropical úmido presente na região Sul do Brasil, são resultantes da

Alternativas
Comentários
  • A massa Equatorial Atlântica afeta a amazônia, o centro oeste e o sudeste.


ID
3844339
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O conceito de desertificação está associado à degradação das terras nas zonas áridas, semiáridas e subúmidas secas, que ocorrem como a síntese das variações climáticas, ao longo do tempo e das atividades humanas relacionadas aos processos de uso e ocupação. Sobre esse processo, no Ceará, é correto afirmar que

Alternativas

ID
3844342
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“A degradação de recursos naturais incorre em perda das características desejáveis dos recursos. A perda de produtividade na produção de mercadorias, tais como madeira e carne bovina, representa uma forma óbvia de degradação, assim como declínios em indicadores de produção em potencial, tais como a fertilidade do solo e o volume de madeira. No contexto da Amazônia, a forma mais importante de degradação é a perda da renda em potencial dos serviços ambientais, tais como a manutenção de biodiversidade (FEARNSIDE, 1999), a ciclagem de água (FEARNSIDE, 2004) e o armazenamento de carbono (FEARNSIDE; BARBOSA, 2003). ”

Fearnside, P.M. 2009. Degradação dos recursos naturais na Amazônia brasileira: Implicações para o uso de sistemas agroflorestais. In: R. Porro (ed.) Alternativa Agroflorestal na Amazônia em Transformação. World Agroforestry Centre (ICRAF) & EMBRAPA Amazônia Oriental, Belém, Pará.


Considerando a temática do trecho acima, que trata da degradação ambiental no contexto da Amazônia brasileira, atente para as seguintes afirmações:

I. Os sistemas agroflorestais (SAFs) são importantes para pequenos agricultores, por serem formas de produção mais sustentáveis e ambientalmente menos danosas do que a pastagem na região.

II. O desmatamento é a forma mais óbvia de degradação na Amazônia; além do desmatamento, há degradação significativa através de fogos de superfície, especialmente em anos de El Niño.

III. A exploração de madeireira, além de causar degradação direta da floresta por remoção de biomassa, também aumenta a vulnerabilidade da floresta a incêndios.


É correto o que se afirma em

Alternativas

ID
3844345
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Os relevos e as feições cársticas se originam em rochas solúveis, afetadas pela ação da água. Sua evolução é comandada por processos geoquímicos e físicos. Considerando este tipo de relevo e suas feições, analise as seguintes afirmações:


I. Entre as rochas mais favoráveis à carstificação, encontram-se as carbonática, como os calcários, os mármores, os granitos e a dolomita.

II. Os relevos cársticos evoluem segundo os mesmos processos, que geram outras feições não cársticas, porém somam-se os processos de dissolução e abatimentos, condicionados pela natureza da rocha e pelo sistema hídrico.

III. O desenvolvimento do carste é favorecido quando a região carbonática possui topografia, no mínimo, moderadamente acidentada.


É correto o que se afirma somente em

Alternativas

ID
3844348
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“A contextualização geoambiental da Região do Baixo Jaguaribe contempla a caracterização dos componentes naturais e a setorização dos principais sistemas ambientais. [...] A configuração espacial da área comporta duas unidades morfoestruturais compreendidas pela superfície de aplainamento talhada no embasamento cristalino (Depressão Sertaneja) e por parte da bacia potiguar cretácea (Chapada do Apodi). Além dessas unidades, cabe referências às coberturas sedimentares cenozoicas, incluindo sedimentos plio-pleistocênicos das Formações Faceira e Barreiras e sedimentos de neoformação que compõem as planícies fluviais, dentre as quais, as que têm maior expressão espacial são formadas pelos Rios Jaguaribe e Banabuiú.”

Contexto geoambiental das bacias hidrográficas dos Rios Acaraú, Curu e Baixo Jaguaribe - Estado do Ceará / Marcos José Nogueira de Souza... [et al]. - Fortaleza: Embrapa Agroindústria Tropical, 2005. 52 p. (Embrapa Agroindústria Tropical. Documentos, 101). ISSN 1677-1915.


Considerando o contexto geoambiental da Região do Baixo Jaguaribe, é correto afirmar que

Alternativas

ID
3844351
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“Como a vegetação é um dos componentes mais importantes da biota, seu estado de conservação e de continuidade definem a existência ou não de hábitats para as espécies, a manutenção de serviços ambientais e o fornecimento de bens essenciais à sobrevivência de populações humanas.”

Disponível em: https://www.mma.gov.br/biomas.html


O texto acima trata da conservação da vegetação como recurso natural. A partir dessa premissa, aponta-se, como uma das práticas de conservação dos recursos naturais, a criação de

Alternativas

ID
3844354
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Relacione, corretamente, os casos recentes que demarcaram importantes mudanças no quadro geopolítico da América Latina aos diferentes países onde se manifestaram, numerando os parênteses abaixo, de acordo com a seguinte indicação:


1. Bolívia

2. Venezuela

3. Uruguai

4. Argentina


( ) Seu atual presidente, cuja plataforma de governo neoliberal foi derrotada recentemente nas urnas, será sucedido pela volta de um governo de centro-esquerda, o qual terá o enorme desafio de recompor a economia do país, marcada por desemprego e inflação galopante.

( ) Recentemente o já ex-presidente, de ascendência indígena e pertencente ao partido Movimiento al Socialismo, renunciou em função de pressões civis e militares, engendradas em decorrência da sua manutenção no poder à revelia da carta magna daquela nação, e de eleições por seu terceiro governo marcadas por fraudes.

( ) O atual governo, com baixíssima legitimidade, enfrenta a pior crise da história moderna do país, cuja economia vem sendo assolada por inflação exorbitante, e a sociedade por carestias em todos os setores, fuga de investimentos, radicalização e perseguição política, e crise social profunda.

( ) O país tem uma economia fortemente baseada no setor agropecuário. Destacou-se como um dos melhores países das Américas em estudos que levam em consideração qualidade de vida, igualdade e democracia, detendo a maior renda por pessoa na região há sete anos, uma taxa de pobreza de países europeus e uma economia em ritmo constante de crescimento nos últimos 16 anos.


Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

Alternativas

ID
3844357
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Leia atentamente o seguinte texto:


“As marcas de pneus na terra cor de sangue são profundas e recentes. Tainaky Tenetehar desce da moto para conferir. “De hoje de manhã”, diz ele com a segurança de rastreador veterano sintonizado com quaisquer sinais de movimento humano nessas fronteiras sem lei. Pelo binóculo, ele sonda a savana queimada na morraria bruxuleante que segue até uma crista coroada de árvores ao longe. Nessa que é uma das fronteiras mais disputadas do Brasil – em que o solo desmatado empurra a floresta de crescimento antigo e terrenos privados adentram as fronteiras de terras indígenas –, as marcas de pneus só podem ter um significado”.

Fonte: National Geographic Brasil, 19 de set. de 2018.

Disponível em httpshttps://www.nationalgeographicbrasil.com/cultura


Considerando o excerto acima, é correto dizer que

Alternativas

ID
3844360
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Escreva V ou F, conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma a seguir a respeito da importância dos oceanos e de sua poluição global, por resíduos sólidos, em função do destino inadequado dos resíduos provenientes das diferentes sociedades ao redor do mundo.


( ) A expansão de um novo estilo de vida da sociedade de consumo foi celebrada nos EUA durante as décadas de 1940, 1950 e 1960 e foi fortemente baseada no consumo do plástico descartável, isto é, objetos para serem consumidos uma única vez e depois descartados.

( ) A maior parte do lixo oceânico não vem dos navios, mas é descartada em terra e nas margens dos rios no continente, principalmente na Ásia. Não está claro quanto tempo leva para esse plástico se desintegrar por completo em suas moléculas constituintes. As estimativas variam de 450 anos a um tempo indefinido.

( ) As sociedades urbano-industriais de consumo em massa fizeram com que o consumo de plástico se estabilizasse nas últimas décadas do séc. XX e impediram sua destinação inadequada nos oceanos, fato que se comprova pela diminuição das micropartículas encontradas nos mares atualmente.

( ) A questão do plástico nos mares não é tão complexa quanto a das mudanças climáticas globais, pois ninguém nega a existência de excesso de lixo nos oceanos, por ser um fato visível. Não se trata de um problema para o qual não há solução, uma vez que se trata de como recolher o lixo e dar um destino adequado a ele.


Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

Alternativas
Comentários
  • Eu discordo do gabarito. A primeira alternativa não está correta, já que na década de 1960 houve o movimento da contracultura que, além de outros aspectos, criticava o consumo capitalista. Com isso, não houve essa celebração que a questão aborda, mas, sim, uma contestação. Assim que enxergo.


ID
3844363
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A respeito dos novos sistemas técnicos de comunicação e transporte de pessoas e mercadorias, bem como das novas articulações em redes urbanas no Brasil, e a atuação e importância das políticas de desenvolvimento territorial do Estado brasileiro, é correto afirmar que

Alternativas

ID
3844366
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Considerando as maiores tragédias socioambientais, no Brasil, ocasionadas pelo rompimento da barragem de Fundão, no município de Mariana-MG, em 5 de novembro 2015, e em Brumadinho-MG, em 25 de janeiro de 2019, assinale a afirmação verdadeira.

Alternativas

ID
3844369
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Leia atentamente o seguinte excerto:


"[...] a existência de país supõe um território. Mas a existência de uma nação nem sempre é acompanhada da posse de um território e nem sempre supõe a existência de um Estado. Pode-se falar, portanto, de territorialidade sem Estado, mas é praticamente impossível nos referirmos a um Estado sem território.

SANTOS, Milton; SILVEIRA, Maria Laura. O Brasil: território e sociedade do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2001, p. 19.


Das palavras dos autores, é correto deduzir que

Alternativas

ID
3844372
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Relacione, corretamente, os conceitos da Geografia com as respectivas definições, numerando os parênteses abaixo, de acordo com a seguinte indicação:


1. Espaço

2. Território

3. Paisagem

4. Lugar

5. Região

6. Rede


( ) De acordo com a corrente da Geografia Crítica, é considerada uma entidade concreta, resultado de múltiplas determinações que agem sobre um quadro territorial previamente ocupado, caracterizado por uma natureza transformada e heranças culturais, materiais e, portanto, sociais.

( ) É um conjunto de formas que, em um dado período, revela as heranças que representam as relações espacializadas entre homem e natureza, ou homem e espaço: trata-se apenas da porção da configuração territorial que é possível abarcar, contemplar e conhecer a partir dos órgãos dos sentidos.

( ) Diz respeito a um sistema de fixos conectados por meio de fluxos, em uma economia de mercado, e que podem ser hierárquicos. O melhor exemplo é o sistema de cidades.

( ) Em uma definição muito conhecida, é constituído por um conjunto indissociável, solidário e, ao mesmo tempo, contraditório de sistemas de objetos e sistemas de ações, os quais não podem ser considerados isoladamente, mas como um quadro único no qual a história e o tempo se manisfestam.

( ) É definido e delimitado por e a partir de relações de poder como que projetadas no espaço, por meio das quais alguém exerce poder e influência sobre alguém. Pode estar relacionado tanto ao poder legítimo do Estado, como ao poder paralelo do crime organizado.

( ) Sua definição está relacionada à identidade, à vida cotidiana, ao nível do indivíduo e do seu sentimento de pertencimento e em função das suas práticas espaciais cotidianas.


A sequência correta, de cima para baixo, é:

Alternativas

ID
3844375
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Considerando a Geografia como ciência, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Alguém explica? Pq não B??

  • Não entendi o porquê


ID
3844378
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma a seguir sobre as mais recentes características da vida urbana nas grandes cidades brasileiras contemporâneas.


( ) As grandes cidades brasileiras são pontos nodais centrais na rede urbana, articulando sistemas de cidades de diferentes portes, hierarquias e escalas em uma rede multiescalar que se torna cada vez mais fluida e dinâmica.

( ) As grandes cidades, por terem desenvolvido suficientes políticas urbanas, solucionaram os problemas socioespaciais e urbano ambientais a partir da melhor distribuição de recursos públicos e aplicação dos princípios da função social da cidade e da propriedade, previstos na Constituição Federal e no Estatuto da Cidade.

( ) As grandes cidades comumente apresentam áreas urbanas densamente ocupadas e conurbadas, formando os chamados aglomerados urbanos, geralmente constituídos de espaços residenciais e/ou industriais periféricos, contíguos aos das cidades circunvizinhas.

( ) Os movimentos e os ativismos sociais urbanos têm como palco, principalmente, as grandes cidades, e suas pautas de reivindicação dizem respeito à moradia digna, à mobilidade urbana, educação, saúde etc.; em suma, aos meios de consumo coletivo e direitos sociais constitucionais.


Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

Alternativas

ID
3844381
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Com relação às principais correntes da Geografia, assinale a afirmação verdadeira.

Alternativas

ID
3844384
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A partir do século XVIII, houve um crescimento da estrutura urbana no Brasil Colônia, com o surgimento de um grande número de vilas e cidades, devido, principalmente,

Alternativas
Comentários
  • Muitas mudanças ocorreram na Colônia a partir do inicio do Ciclo do Ouro, dentre elas o crescimento da estrutura urbana, o aparecimento do setor terciário, a fundação de vilas, em especial no interior, e o aumento populacional.

    LETRA B


ID
3844387
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia atentamente o seguinte trecho do Regimento de Feitor-mor de engenho:


“O castigo que se fizer ao escravo não há-de ser com pau nem tirar-lhe com pedras ou tijolos e quando o merecer o mandará botar sobre um carro e dar-se-lhe-á com um açoite seu castigo; e, depois de bem açoitado, o mandará picar com navalha ou faca que corte bem e dar-se-lhe-á com sal, sumo de limão e urina e o meterá alguns dias na corrente. [...]”

João Fernandes Vieira. Regimento de feitor-mor de engenho. Apud ALVES FILHO, Ivan. Brasil, 500 anos em documentos. Rio de Janeiro: Mauad Editora, 1999.


Considerando o excerto acima e o conhecimento que se tem a respeito da escravidão no Brasil, é correto afirmar que

Alternativas

ID
3844390
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O governo do Brasil foi conduzido por regentes entre 1831 e 1840. No que concerne a esse período, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito (A)

    Mata a questão por eliminação.

    Decorem:

    Trina Provisória (1831)

    Trina Permanente (1831 a 1835)

    Una de Padre Feijó (1835 a 1837)

    Una de Araújo Lima (1837 a 1840)

    Assim eliminamos as alternativas B e C.

    O erro da Alternativa D é dizer que o Período Regencial foi pacificador, visto que houve inúmeras rebeliões províncias. Vale destacar e revolta da Cabanagem, pois ela foi extremamente sangrenta.

    Bons estudos!


ID
3844393
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2019
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Filipe Camarão, Henrique Dias, André Vidal de Negreiros e João Fernandes Vieira são personagens que participaram da Insurreição Pernambucana, que foi

Alternativas
Comentários
  • A insurreição Pernambucana foi a última fase do chamado Brasil Holandês. Foi o movimento através do qual colonos e português pegaram em armas para expulsar os holandês do Nordeste brasileiro, depois de um período de 24 anos de presença holandesa naqueles domínios.


ID
3844396
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2019
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A abolição da escravatura na província do Ceará, ocorrida oficialmente em 25 de março de 1884, 4 anos antes da abolição no império, teve como uma das suas razões

Alternativas
Comentários
  • GAB. B

    o CEARÁ foi pioneiro da abolição escrava.

    existiram vários grupos que lutaram por essa causa, como exemplo:

    Entidade PERSEVERANÇA E PORVIR (1879)

    SOCIEDADE CEARENSE LIBERTADORA (1880)

    CENTRO ABOLICIONISTA (1882)

    SOCIEDADE DAS SENHORAS LIBERTADORAS (1883)

    fonte: aulas do prof Ticyano Lavor (a seu dispor)


ID
3844399
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Atente para o seguinte excerto a respeito do período que ficou conhecido como “anos dourados”:

“A identificação dos chamados ‘anos dourados’ com o espírito otimista que consagrou o governo Kubitschek acabou, assim, por englobar todo um conjunto de mudanças sociais e manifestações artísticas e culturais que ocorreram dentro de um debate mais geral sobre a reconstrução nacional, em curso desde o início dos anos 50 até os primeiros anos da década seguinte”.

KORNIS, Mônica Almeida. Sociedade e cultura nos anos 1950. Disponível em:https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/JK/artigos/ sociedade/Anos1950


São exemplos de manifestações culturais que caracterizaram o período citado no excerto:

Alternativas

ID
3844402
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Entre o final do século XIX e as três primeiras décadas do século XX, criaram-se, no Brasil, as condições favoráveis para o surgimento de uma classe de trabalhadores assalariados e de um movimento operário organizado e atuante, que foi responsável por grandes mobilizações e greves, como a de 1917 em São Paulo. Considerando essa proposição, assinale a opção que NÃO condiz com uma ação característica desse contexto histórico.

Alternativas

ID
3844405
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A Revolta Comunista de 1935, ocorrida no governo de Getúlio Vargas, teve como característica

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    "Em novembro de 1935, no Rio Grande do Norte, teve início a Intentona Comunista, apoiada por rebeliões no Recife e no Rio de Janeiro. Houve vários enfrentamentos entre as forças getulistas e os revoltosos. Sem o esperado apoio do Exército e de outros estados, a tentativa de golpe foi sufocada e duramente reprimida pelo governo federal."

    fonte: PDF estratégia concursos


ID
3844408
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia atentamente o seguinte trecho:


“[...] O Congresso foi fechado, quase a metade dos parlamentares do MDB foi cassada e muitos foram presos. Vários professores, intelectuais, jornalistas e até militares perderam seus empregos. Os meios de comunicação passaram a sofrer uma rígida censura. Qualquer pessoa poderia ser acusada de delito contra a segurança nacional. Vários artistas foram obrigados a deixar o país, como foi o caso de Gilberto Gil, Caetano Veloso e Chico Buarque de Hollanda”.

PEDRO, Antonio; LIMA, Lizânias de Souza. História sempre presente 1. ed. São Paulo: FTD, 2010.


Os eventos, citados no excerto acima, fazem referência

Alternativas

ID
3844411
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Em meados da década de 1980, com o enfraquecimento e com o fim dos governos militares instaurados no Brasil após o Golpe de 1964, o ambiente político passou por transformações em todo o país e apresentou novos nomes e agremiações partidárias oriundas da reforma que reinstituiu o pluripartidarismo no país no fim do ano de 1979. No estado do Ceará, são exemplos dessas transformações

Alternativas

ID
3844414
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Seguramente uma das fases mais importantes da história da humanidade foi aquela em que a centralidade da domesticação de plantas e animais proporcionou maior oferta de alimentos, por meio de sistemas agrícolas cada vez mais eficientes. A partir de então, as organizações políticas e sociais tornaram-se mais elaboradas e o crescente controle tecnológico sobre a natureza definiu a emergência da complexidade social. Essa fase corresponde ao período conhecido como

Alternativas

ID
3844417
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Associe corretamente os povos da mesopotâmia, apresentados a seguir, com suas respectivas características e/ou realizações, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I:


Coluna I

1. Sumérios

2. Babilônios

3. Assírios

4. Caldeus


Coluna II

( ) Atingiram seu apogeu em 587 a.C., quando Nabucodonosor conquistou Jerusalém.

( ) Eram excelentes construtores de canais de irrigação e desenvolveram a escrita cuneiforme.

( ) Desenvolveram um calendário preciso e registraram um código de leis.

( ) Consideravam a guerra a principal força social e desenvolveram uma cultura militar.


A sequência correta, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • Os sumérios chegaram a estabelecer relações comerciais com povos vizinhos, tanto na direção oeste, indo para o mar Mediterrâneo, como na direção leste, rumo à Índia. Desenvolveram a escrita cuneiforme, para registrar suas complexas transações econômicas.

    . Os assírios tornaram-se conhecidos por seu forte caráter militar e pela violência ao tratarem os prisioneiros de guerra.

    Já os caldeus, fundadores do Segundo Império Babilônico, fi caram famosos pelas seguidas conquistas e pelo governo de Nabucodonosor (604 a.C.-561 a.C.), com suas obras urbanas na Babilônia. 

    A partir do século XIX a.C., com os invasores amoritas, fi rmou-se uma nova tentativa de unidade da região, originando o Primeiro Império Babilônico. Com o rei Hamurabi (1792 a.C.-1750 a.C.), a cidade da Babilônia, a capital, transformou-se em um dos principais centros urbanos e políticos da Antiguidade. O império abrangia uma região que se estendia do golfo Pérsico à Assíria. Com Hamurabi foi organizado um código de leis escritas tido como um dos mais antigos de que se tem notícia. O Código de Hamurabi determinava penas para delitos domésticos, comerciais, ligados à propriedade, à herança, à escravidão e a falsas acusações, sempre baseadas na lei de talião, que pregava o princípio do “olho por olho, dente por dente”. A pena seria, na medida do possível, semelhante ao delito cometido, embora pudesse variar conforme a posição social e econômica da vítima e do infrator. Para um ladrão, por exemplo, a pena era ter uma das mãos cortada.

    GAB D


ID
3844420
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Considerando o mundo grego do século V ao IV a.C, assinale a opção que completa, correta e respectivamente, as lacunas do seguinte enunciado:


“No mundo grego do século V a.C. ao século IV a.C., as cidades Atenas e Esparta exerceram poder e liderança sobre as demais cidades-Estados. Uniram-se para vencer os _________1 , porém, uma vez vitoriosas, tornaram-se forças rivais. Esparta formou aliança com várias cidades: essa aliança levou o nome de _________2; e Atenas impôs seu domínio liderando a união da _________3 , através da qual se fortaleceu militar e culturalmente, atraindo muitos pensadores e artistas de vários pontos da Grécia. As duas enfrentaram-se mutuamente, enfraqueceram-se e permitiram o surgimento de outras lideranças, como a da cidade de _________4 , por um curto período”.

Alternativas

ID
3844423
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Atente para as seguintes afirmações sobre a expansão do cristianismo, no norte da África, entre os séculos I e VIII d.C.:


I. Começou, aproximadamente, no ano de 62 d.C. na cidade de Alexandria e depois difundiu-se para a região da Cirenaica e ao longo do rio Nilo, indo para Kush e Núbia.

II. As invasões dos Vândalos, de 429 a 430 d.C., e a expansão árabe, a partir do século VII d.C., contribuíram para o enfraquecimento e quase desaparecimento do cristianismo.

III. A Etiópia foi o único local que, graças a sua profunda tradição monástica, adotou a religião cristã e conseguiu manter-se distante do proselitismo muçulmano.


É correto o que se afirma em

Alternativas

ID
3844426
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Utopia é uma visão de sociedade imaginária, construída a partir da crítica de uma sociedade existente. Essa ideia foi inaugurada por meio da obra “Utopia” de Thomas More, publicada em 1516, que se constituiu em uma crítica profunda a determinadas atitudes das classes dominantes da Inglaterra, dentre as quais encontravam-se os chamados cercamentos (Enclosure Acts) que, na prática,

Alternativas

ID
3844429
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leonardo da Vinci (1452-1519) considerava a pintura uma arte que faz cópia de todas as obras da natureza. Assim, o artista é amo e senhor de todas as coisas que podem passar pela imaginação humana. Para ele, a mente do pintor contém tudo o que está no universo em sua essência, em presença ou na imaginação. Na época de Leonardo da Vinci, a pintura como expressão artística passou a ter importância fundamental para

Alternativas

ID
3844432
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Atenção e cuidado devem guiar a escrita historiográfica, que se utiliza de diferentes tipos de memória para compreender o passado. A memória está, de diversas maneiras, presente em todas as sociedades como experiência vivida; está em monumentos, em obras e manuais, e em tradições que instituem matrizes de pensamentos. São categorias que evidenciam a separação entre a memória e a história:

Alternativas

ID
3844435
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma a seguir sobre a expansão marítima portuguesa no litoral africano.


( ) Iniciou-se com a tomada e ocupação de Ceuta, localizada no estreito de Gibraltar, norte da África, no ano de 1415.

( ) As expedições portuguesas para África resultaram do tratado com a Espanha sobre ocupação territorial.

( ) Os portugueses chegaram à Ilha da Madeira em 1425, ao Açores em 1427 e Cabo do Bojador em 1434.

( ) Portugal enviou Fernão de Magalhães para ocupar o rio Douro em 1436 e a ilha do Arguim em 1443.


A sequência correta, de cima para baixo, é:

Alternativas

ID
3844438
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Atente para o que se diz a seguir sobre as tensões que marcaram as relações entre Peru, Bolívia e Chile no período de 1879 a 1884.


I. Culminaram em um conflito que ficou conhecido como Guerra do Pacífico, em decorrência da exportação de guano, salitre e exploração de vários minérios.

II. A crise começou quando o Peru devolveu o território anexado em 1842 para a Bolívia e o Chile, reprovando esse ato, considerou-o quebra de diplomacia e invadiu o território boliviano.

III. A Bolívia concedeu ao Chile a exploração de minas. Sentindo-se ameaçado por uma concorrência desigual, o Peru pressionou a Bolívia, que rompeu um antigo acordo que tinha com o Chile que, consequentemente, se sentiu lesado.


É correto o que se afirma em:

Alternativas

ID
3844441
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O muro de Berlim foi destruído no dia 9 de novembro de 1989; com ele caiu o símbolo concreto da Guerra Fria e terminou uma fase histórica importante do mundo contemporâneo. O muro, que cercava a zona oeste da cidade, foi construído na noite entre os dias 12 e 13 de agosto de 1961, pelo governo da

Alternativas
Comentários
  • GABARITO - D República Democrática Alemã

    Questão passível de recurso, pois tecnicamente o Muro de Berlim foi construído por uma decisão conjunta do governo da Alemanha Oriental e da  União Soviética