O “baião-de-dois”, uma mistura de arroz e feijão, típico na alimentação regional, fornece todos os aminoácidos essenciais ao organismo.
Analise as assertivas e marque a alternativa INCORRETA:
O “baião-de-dois”, uma mistura de arroz e feijão, típico na alimentação regional, fornece todos os aminoácidos essenciais ao organismo.
Analise as assertivas e marque a alternativa INCORRETA:
As moléculas orgânicas que resultam da associação entre ácidos graxos e álcool, insolúveis em água, são denominadas lipídios ou ésteres.
Analise as afirmativas:
I – À reação de hidrogenação por adição de hidrogênio ao óleo vegetal, este se torna sólido, com consistência pastosa.
II – A transformação do óleo em margarina decorre de uma propriedade das moléculas de ácidos graxos que compõem o glicerídeo.
III – O glicerídeo será um óleo, líquido à temperatura ambiental, se um ou mais dos ácidos graxos do glicerídeo apresentar cadeia insaturada.
IV – Os ácidos graxos insaturados de origem animal não apresentam riscos à saúde humana.
V – A carência do ácido linoléico, encontrado em óleos vegetais, resulta em alterações na membrana plasmática, aumentando a permeabilidade e a diminuição da resistência dos capilares sanguíneos.
Assinale a alternativa correta:
Os cílios nas células epiteliais das vias aéreas humanas, por exemplo, as que revestem a traqueia e bronquíolos, movem o muco, contendo as partículas captadas e microorganismos para fora dos pulmões. Estes cílios são paralisados pela fumaça do cigarro. Como consequência, os fumantes têm uma remoção mucociliar reduzida, tossindo para expelir a secreção mucosa que continuamente se acumula em seus pulmões.
Analise as assertivas e marque a incorreta:
Importantes segmentos da sociedade, grupos religiosos e científicos, fervorosamente, discutem os diversos métodos contraceptivos. Atualmente, as controvérsias se destacam em relação à ação da pílula do dia seguinte, que funciona como anticoncepcional de emergência. Em relação aos métodos e alternativas de controle da natalidade, analise as afirmativas:
I - O Dispositivo Intra-Uterino (DIU), colocado no útero da mulher, impede que os espermatozóides alcancem o óvulo.
II - O coito interrompido é um método convencional que consiste em evitar a ejaculação dentro da vagina.
III – A vasectomia, como método de esterilização masculina, consiste na secção dos ductos deferentes.
IV – A “camisinha” é um método preservativo usado exclusivamente pelo homem.
V – O diafragma deve ser colocado no pênis antes da relação sexual. VI - O aborto induzido é liberado no Brasil, quando a mulher apresentar riscos de vida ou gravidez por estupro.
VII – A pílula do dia seguinte contém hormônios que favorecem a fecundação.
Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas:
Os vírus podem, de maneira indiscriminada, infectar as células humanas e serem transmitidos de pessoas para pessoas. É o caso por exemplo, dos vírus da hepatite.
Sobre a hepatite, leia as afirmativas abaixo e julgue verdadeira (V) ou falsa (F).
( ) A Hepatite A (causada pelo vírus HAV) e a Hepatite E (causada pelo HEV) multiplicam-se, inicialmente nas células intestinais e, em seguida, espalham-se pelos rins, baço e fígado. A forma mais comum da doença é subclínica sendo seus sintomas despercebidos, exceto nos casos mais severos.
( ) O Hepadnavírus, causador da Hepatite B, é um vírus de DNA, de cadeia dupla, envelopado. Os pacientes portadores desse tipo de virose podem desenvolver hepatopatia crônica. O contágio se dá, principalmente, por transfusão sanguínea e outros fluidos corporais (saliva, leite, sêmen) contaminados.
( ) O vírus Hepatitis C (HCV) é um RNA envelopado de cadeia simples (+). Casos graves podem evoluir a uma hepatopatia crônica, provocando lesões graves no fígado. A forma mais comum de transmissão é o contato sexual. Contudo, a transmissão vertical de mãe para o feto pode ser observada por meio de lesões hemorrágicas na placenta.
( ) O HDV, causador da Hepatite D, geralmente está associado ao vírus da Hepatite B (HBV). A doença tem sido diagnosticada em várias partes do mundo, inclusive na região amazônica na forma endêmica. Os pacientes diagnosticados para HDV, geralmente, apresentam uma associação ao HBV. Os sintomas mais comuns são anorexia, hipertermia e dores articulares.
( ) A Hepatite tipo A (HAV) e Hepatite E (HEV) são transmitidas ao homem por meio do consumo de alimentos e água contaminados. Normalmente, o vírus está alojado nas fezes de seu portador. Não existe, ainda, tratamento curativo para esse tipo de patologia. Deve-se evitar contato com pessoas doentes. Uma medida preventiva importante é o tratamento de água e outra medidas de saneamento básico.
A sequência correta é:
As pessoas que frequentam piscinas poluídas ou em contato com animais podem ser infectadas com doenças causadas por fungos, conhecidas como dermatofitoses. Estas doenças são causadas por fungos dos gêneros: Trichophyton, Epidermophiton e Microsporium que infectam a pele, cabelo e unhas. Com relação a esses agentes e suas doenças, é correto afirmar:
1) A tinha é uma infecção fúngica.
2) A frieira ou pé de atleta é uma infecção fúngica.
3) A frieira ou pé de atleta é uma infecção bacteriana.
4) A pitiríase é uma micose superficial que afeta os seres humanos.
5) Os dermatófitos são fungos que se reproduzem, apenas sexuadamente.
Assinale a alternativa correta:
No oceano atlântico, a concentração dos íons sódio Na+ é 0,5 mol/L. Se uma piscina com as dimensões de comprimento 50 m, largura 12 m e profundidade 3 m, for preenchida com a água deste oceano e em seguida 9/10 do seu conteúdo for esvaziado e substituído com água destilada, pode-se concluir que a nova quantidade de íons Na+ na piscina e a nova concentração em íons sódio são respectivamente:
Eixo Temático: Redes e escalas: entre pontos e movimentos
A globalização, que implica necessariamente uma relação dialética entre o local e o global, passando por uma ampla gama de estados intermediários (o regional, o nacional etc.), põe em destaque a importância do conceito de escala na Geografia.
(Adaptado de FONT, J. N.; RUFFÍ, J. V. Geopolítica, identidade e globalização. São Paulo: Annablume, 2006, p. 41).
O fragmento do texto acima faz referência ao conceito de
escala
“No bonde, no teatro, na rua, na igreja, falava-se mais o idioma de Dante que o da língua de Camões (...) Coisa realmente assustadora. A impressão de que íamos perder a nacionalidade, ser absorvidos, nos alterava”.
(CARELLI, Mário. Apud CAMPOS, Flávio. Oficina de História. São Paulo: Moderna, 2005, p.417)
Com base no fragmento textual acima e nos seus conhecimentos sobre a produção da cidade como um território de múltiplas identidades, é correto afirmar que o texto:
I – identifica os movimentos migratórios nas cidades brasileiras no início do século XX, quando vários alemães, falando o “idioma de Dante”, desembarcaram nos portos do país.
II – aborda a forte presença dos imigrantes italianos no Brasil, entre o final do século XIX e o início do século XX, principalmente nos Estados de São Paulo e do Rio Grande do Sul.
III – representa a emergência dos hábitos culturais lusófonos e italianos, que contribuíam para produzir o espaço urbano, no início do século XX, como cada vez mais “estrangeiro”.
IV – narra o sentimento de preocupação dos brasileiros diante da crescente onda de imigrantes italianos, que desenhavam novas cenas para o cotidiano urbano local no início do século XX.
Estão corretas: a
Eixo temático: As leituras do saber histórico sobre as relações de poder na formação do Mundo Antigo
Durante a Roma Imperial, os cidadãos que moravam na cidade de Roma viviam em condições urbano-sanitárias bastante precárias. Todavia, morar na cidade era um dos primeiros requisitos para demonstrar a sua civitas (sua condição de cidadão). Era o primeiro passo para ser considerado cidadão ou encontrar uma forma de adquirir a tão sonhada liberdade.
Sobre a vida cotidiana durante o período imperial romano é INCORRETO afirmar que:
Eixo temático: os significados atribuídos à felicidade no medievo: poder, tensão e promessas cristãs
“Desde a época romântica, continuada pela literatura e pelo cinema fantásticos até a história em quadrinhos contemporânea, os fantasmas fazem parte do cenário obrigatório da Idade Média tal como gostamos de imaginá-la. Uma Idade Média de castelos mal-assombrados, de dragões, de fantasmas ou mesmo de vampiros. Nem tudo é falso nessa imagem não obstante fácil demais: em uma cultura eminentemente religiosa (no sentido em que cada um admitia a existência e o poder de seres sobrenaturais, geralmente invisíveis, mas muito próximos) e familiar à morte e aos mortos, a ‘crença nos fantasmas’ era admitida por todos.”
(SCHMITT, Jean-Claude. Os vivos e os mortos na sociedade medieval. São Paulo: Companhia das Letras, 1999, p. 16.)
Sobre as atribuições dos vivos em relação aos mortos na Europa Medieval, é correto afirmar que:
I) A força da mística cristã conseguiu apagar as marcas de tradições pagãs greco-romanas e “bárbaras” referentes a modos singulares de culto aos mortos, apaziguando a crença nos castelos mal-assombrados e nos vampiros.
II) A crença no mundo sobrenatural era experimentada pelos medievais, favorecendo o crescimento de relatos sobre fantasmas que, após o ano 1000, passaram a ser difundidos pelo clero católico, interessado em preservar a memória dos mortos.
III) A lembrança acerca dos mortos era uma forma de administrar a dor da perda, na medida em que aplacava as consciências e reforçava a separação entre o mundo dos vivos e o dos mortos.
IV) A criação do purgatório pela Igreja Católica, no século XII, implicou no enfraquecimento das práticas de culto aos mortos, o que só seria retomado a partir das Reformas religiosas.
Estão corretas:
Em uma sociedade basicamente iletrada que ainda perdurava entre os séculos XIII e XV na Europa, o papel dos teólogos da Reforma foi extremamente importante para o letramento das pessoas comuns e para o aumento das possibilidades de cidadania.
Sobre as conquistas intelectuais advindas com a Reforma é INCORRETO afirmar que:
Na construção do conhecimento que a Europa ilustrada tinha sobre o Brasil, privilegiava-se a observação direta. O saber produzido pelos “homens da ciência” contribuiu para que o território brasileiro no período colonial fosse mais divulgado pela elite europeia.
Coloque V para as assertivas verdadeiras e F para as falsas. Roteiros, diários de viagens, mapas e vistas de marinheiros, traficantes e corsários são documentos que:
( ) Tornaram o Brasil mais conhecido dos europeus, pois muitos marinheiros, traficantes e corsários percorreram o litoral brasileiro durante o século XVIII.
( ) Produziram identidades do Brasil, tornando mais conhecidas, na Europa, as práticas culturais e os produtos locais.
( ) Tornaram-se escrituras fundamentais para a representação do comportamento social dos habitantes da América Portuguesa.
( ) Glorificaram as façanhas individuais dos estrangeiros, principalmente dos comerciantes portugueses, russos e judeus.
A sequência correta é:
“A pátria é uma enorme e excellente garoupa: os ministros de estado, a quem ella está confiada, e que sabem tudo muito, dividem toda a nação em um grupo, sequito e multidão: o grupo é formado por elles mesmos e por seus compadres, e se chama, -nós-, o séqüito um pouco mais numeroso se compõe dos seus afilhados, e se chama –vós-, e a multidão, que comprehende uma cousa chamada opposição, é o resto do povo e se denomina -elles -: ora agora aqui vai a teoria do EU: os ministros repartem a garoupa em algumas postas grandes, e em muitas mais pequenas, e dizem eloqüentemente: as postas grandes são para nós, as mais pequenas são para vós e finalmente jogam no meio da rua as espinhas que são para elles”
(Joaquim Manoel de Macedo. A carteira de meu tio. Rio de Janeiro: Garnier, 1880.p.2-4).
Tomando a literatura de Joaquim Manoel de Macedo como um documento representativo das relações entre os letrados românticos e a invenção histórica da nacionalidade brasileira, é correto afirmar que:
I – “Nós”, “vós” e “elles”, conforme interpreta Macedo, é uma construção identitária representativa da nação brasileira no século XIX.
II – A pátria é representada por Macedo como uma iguaria repartida para vários grupos sociais, como os Ministros de Estado (nós) e o povo (vós).
III – A literatura de Macedo fazia um exercício de educação, ainda que informal, da sociedade e dos súditos do Império.
IV - A cultura política brasileira é destacada por Macedo através da solidariedade dos políticos e do triunfo dos competentes, conforme expressa o texto “as postas grandes são para nós, as mais pequenas são para vós”.
Estão corretas: