SóProvas



Prova UFMG - 2019 - UFMG - Engenheiro Mecânico


ID
3062548
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Lei nº 8.112, de 11 de novembro de 1990, estabelece, no Art. 143, que a autoridade que tiver ciência de irregularidade no serviço público é obrigada a promover a sua apuração imediata, mediante sindicância ou processo administrativo disciplinar, assegurada ao acusado ampla defesa.


Com relação às disposições gerais sobre o Processo Administrativo Disciplinar é CORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

     

    Lei nº 8.112/90

    Art. 144.  As denúncias sobre irregularidades serão objeto de apuração, desde que contenham a identificação e o endereço do denunciante e sejam formuladas por escrito, confirmada a autenticidade.

    Parágrafo único.  Quando o fato narrado não configurar evidente infração disciplinar ou ilícito penal, a denúncia será arquivada, por falta de objeto.

  • Da sindicância poderá resultar: a) arquivamento do processo; b) aplicação de penalidade de advertência ou suspensão de até 30 (trinta) dias; c) instauração de processo disciplinar.

  • Da sindicância poderá resultar o arquivamento do processo, a aplicação de penalidade de advertência ou suspensão de até 30 (TRINTA) dias ou a instauração de processo disciplinar.

  • Gabarito: C

  • Correção dos itens:

    ( A) Da sindicância poderá resultar o arquivamento do processo, a aplicação de penalidade de advertência ou suspensão de até 30 (trinta) dias ou a instauração de processo disciplinar.

    (B) Quando o fato narrado não configurar evidente infração disciplinar ou ilícito penal, a denúncia será arquivada, por falta de objeto.

    (C) Desde que contenham a identificação e o endereço do denunciante e sejam formuladas por escrito, as denúncias sobre irregularidades, confirmada a autenticidade, serão objeto de apuração. (GABARITO)

    (D) Sempre que o ilícito praticado pelo servidor ensejar a imposição de penalidade de suspensão por mais de 30 (trinta) dias, de demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade, é sugerida a instauração de processo disciplinar.

    Fonte: Lei 8.112

  • GABARITO C

    LEI 8112/90

    a)  Art. 145.  Da sindicância poderá resultar:

           I - arquivamento do processo;

           II - aplicação de penalidade de advertência ou suspensão de até 30 (trinta) dias;

           III - instauração de processo disciplinar.

    b) Art. 144, Parágrafo único.  Quando o fato narrado não configurar evidente infração disciplinar ou ilícito penal, a denúncia será arquivada, por falta de objeto.

    c) Art. 144.  As denúncias sobre irregularidades serão objeto de apuração, desde que contenham a identificação e o endereço do denunciante e sejam formuladas por escrito, confirmada a autenticidade.

    d)  Art. 146.  Sempre que o ilícito praticado pelo servidor ensejar a imposição de penalidade de suspensão por mais de 30 (trinta) dias, de demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade, ou destituição de cargo em comissão, será obrigatória a instauração de processo disciplinar.

  • GABARITO: LETRA C

    Título V

    Do Processo Administrativo Disciplinar

    Capítulo I

    Disposições Gerais

    Art. 144.  As denúncias sobre irregularidades serão objeto de apuração, desde que contenham a identificação e o endereço do denunciante e sejam formuladas por escrito, confirmada a autenticidade.

    Parágrafo único.  Quando o fato narrado não configurar evidente infração disciplinar ou ilícito penal, a denúncia será arquivada, por falta de objeto.

    FONTE: LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990.

  • A questão indicada está relacionada com a Lei nº 8.112 de 1990.

    A)        INCORRETA. De acordo com o artigo 145, Inciso I, II e III, da Lei nº 8.112 de 1990, da sindicância pode ocorrer: arquivamento do processo, aplicação de penalidade de advertência ou suspensão de até 30 dias ou a instauração de processo disciplinar.

    Na alternativa A) foi indicado suspensão de até 90 dias.

    B)         INCORRETA. Com base no artigo 144, parágrafo único, da Lei nº 8.112 de 1990 – literalidade da lei-, “quando o fato narrado não configurar evidente infração disciplinar ou ilícito penal, a denúncia será arquivada por falta de objeto".

    C)          CORRETA. De acordo com o artigo 144, da Lei nº 8.112 de 1990 – literalidade da lei -, as denúncias sobre irregularidades serão objeto de apuração, contanto que contenham a identificação e o endereço do denunciante e sejam formuladas por escrito, confirmada a autenticidade.


    D)          INCORRETA. De acordo com o artigo 146, da Lei nº 8.112 de 1990 – literalidade da lei -, sempre que o ilícito realizado pelo servidor gerar a imposição de penalidade de suspensão por mais de 30 dias de demissão, de cassação de aposentadoria ou disponibilidade ou destituição de cargo em comissão, será obrigatória a instauração de processo disciplinar.

    Na alternativa D) foi indicada a penalidade de suspensão por mais de 10 dias, logo, a alternativa está incorreta.

    Gabarito do Professor: C) 


ID
3062551
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

De acordo com o Estatuto da Universidade Federal de Minas Gerais, contido na Resolução 04/1999, o Reitor será nomeado pelo Presidente da República, que o escolherá de lista tríplice de docentes, organizada em reunião conjunta do Conselho Universitário, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão e do Conselho de Curadores, respeitada a legislação vigente.


Com relação ao processo de escolha do Reitor e suas peculiaridades, assinale a opção CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • art. 26. O Reitor será nomeado pelo Presidente da República, que o escolherá de lista tríplice de docentes, organizada em reunião conjunta do Conselho Universitário, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão e do Conselho de Curadores, respeitada a legislação vigente.

    § 1 O Reitor terá mandato de 4 (quatro) anos, contados de sua posse, permitida uma recondução.

    § 2 A lista tríplice de docentes, pela ordem de votos obtidos, será encaminhada à autoridade competente até 60 (sessenta) dias antes de extinto o mandato do Reitor em exercício ou, nos demais casos de vacância, dentro dos 60 (sessenta) dias subsequentes à vaga.

    § 3 Poderão concorrer à lista tríplice os docentes membros da carreira de magistério superior da Universidade, em efetivo exercício, respeitada a legislação vigente.


ID
3062554
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Quanto às regras a que se sujeita o servidor público nomeado para cargo de provimento efetivo, durante o estágio probatório, considerando as disposições da Lei n° 8.112/1990, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

     

    Lei nº 8.112/90

    Art. 20.  Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório por período de 24 (vinte e quatro) meses, durante o qual a sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo, observados os seguinte fatores:

    I - assiduidade;

    II - disciplina;

    III - capacidade de iniciativa;

    IV - produtividade;

    V- responsabilidade.

    § 1º  4 (quatro) meses antes de findo o período do estágio probatório, será submetida à homologação da autoridade competente a avaliação do desempenho do servidor, realizada por comissão constituída para essa finalidade, de acordo com o que dispuser a lei ou o regulamento da respectiva carreira ou cargo, sem prejuízo da continuidade de apuração dos fatores enumerados nos incisos I a V do caput deste artigo.     

    § 2º  O servidor não aprovado no estágio probatório será exonerado ou, se estável, reconduzido ao cargo anteriormente ocupado, observado o disposto no parágrafo único do art. 29.

    § 3º  O servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes.          

    § 4º  Ao servidor em estágio probatório somente poderão ser concedidas as licenças e os afastamentos previstos nos arts. 81, incisos I a IV, 94, 95 e 96, bem assim afastamento para participar de curso de formação decorrente de aprovação em concurso para outro cargo na Administração Pública Federal.        

    § 5º  O estágio probatório ficará suspenso durante as licenças e os afastamentos previstos nos arts. 83, 84, § 1º, 86 e 96, bem assim na hipótese de participação em curso de formação, e será retomado a partir do término do impedimento. 

     

    Art. 84.  Poderá ser concedida licença ao servidor para acompanhar cônjuge ou companheiro que foi deslocado para outro ponto do território nacional, para o exterior ou para o exercício de mandato eletivo dos Poderes Executivo e Legislativo.​

  • Deveria mesmo ter Habilidade de comunicação kkk

  • No estágio probatório se analisa: Assiduidade, Disciplina, Capacidade de INICIATIVA (erro da questão), Produtividade e Responsabilidade

  • Art. 20.  Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório por período de 24 (vinte e quatro) meses, durante o qual a sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo, observados os seguinte fatores:           

    RAPID

    Responsabilidade

    Assiduidade

    Produtividade

    capacidade de Iniciativa

    Disciplina

    Prazos de prescrição de ação disciplinar: (18025)

    Advertencia 180 dias

    suspensão 2 anos

    Demissão, cassação de aposentadoria e disponibilidade, destituição de cargo em comissão: 5 anos

    prazos de cancelamento do registro: (35)

    Advertencia 3 anos

    Suspensão 5 anos

  • ¬ Interrompem o estágio probatório as seguintes licenças: (Política Forma Organismo Com Doença):

    Política - Licença pra atividade política;

    Forma - curso de formação;

    Organismo - trabalhar em organismo internacional

    Com - licença pra acomanhar cônjuge deslocado

    Doença - Doença em pessoa da família.

    ¬ Licenças que o em estágio probatório não pode -> MA-TRA-CA:

    MAndato classista;

    TRAtar de assuntos particulares;

    CApacitação.

    ʕ•́ᴥ•̀ʔっ INSS 2020/21

  • gaba: A

    ART. 20

    § 5º  O estágio probatório ficará suspenso durante as licenças e os afastamentos previstos nos arts. 83, 84, § 1º, 86 e 96, bem assim na hipótese de participação em curso de formação, e será retomado a partir do término do impedimento. 

  • GABARITO A

    LEI 8112/90

    A) Art. 20, § 4º Ao servidor em estágio probatório somente poderão ser concedidas as licenças e os afastamentos previstos nos arts. 81, incisos I a IV, 94, 95 e 96, bem assim afastamento para participar de curso de formação decorrente de aprovação em concurso para outro cargo na Administração Pública Federal.

    Art. 81.  Conceder-se-á ao servidor licença:

    I - por motivo de doença em pessoa da família;

    II - por motivo de afastamento do cônjuge ou companheiro;

    III - para o serviço militar;

    IV - para atividade política;

    B) Art. 20, § 4º Ao servidor em estágio probatório somente poderão ser concedidas as licenças e os afastamentos previstos nos arts. 81, incisos I a IV, 94, 95 e 96, bem assim afastamento para participar de curso de formação decorrente de aprovação em concurso para outro cargo na Administração Pública Federal.

    Art. 81.  Conceder-se-á ao servidor licença:

     I - por motivo de doença em pessoa da família;

    II - por motivo de afastamento do cônjuge ou companheiro;

    III - para o serviço militar;

    IV - para atividade política;

    C) Art. 20, § 3º O servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes.

    D) Art. 20.  Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório por período de 24 (vinte e quatro) meses, durante o qual a sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo, observados os seguinte fatores:

    I - assiduidade;

    II - disciplina;

    III - capacidade de iniciativa;

    IV - produtividade;

    V- responsabilidade.

  • NO ESTÁGIO PROBATÓRIO VC DEVE SER : RAPID

    Resposabilidade

    Assiduidade

    Pontualidade

    Iniciativa

    Disciplina

  • GABARITO: LETRA A

    Art. 20.   § 5   O estágio probatório ficará suspenso durante as licenças e os afastamentos previstos nos arts. 83, 84, § 1 , 86 e 96, bem assim na hipótese de participação em curso de formação, e será retomado a partir do término do impedimento.   

    Art. 84.  Poderá ser concedida licença ao servidor para acompanhar cônjuge ou companheiro que foi deslocado para outro ponto do território nacional, para o exterior ou para o exercício de mandato eletivo dos Poderes Executivo e Legislativo.

    FONTE: LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990.

  • Avaliação do servidor:

    PADCR (padecer)

    Produtividade

    Assiduidade

    Disciplina

    Capacidade de iniciativa

    Responsabilidade

  • A questão indicada está relacionada com a Lei nº 8.112 de 1990.

    A)               CORRETA. Com base no artigo 20, § 5º, da Lei nº 8.112 de 1990, o estágio probatório ficará suspenso durante as licenças e os afastamentos dispostos nos artigos 83, 84, § 1º, 86 e 96, igualmente na hipótese de participação em curso de formação, e será retomado quando cessar o impedimento.

     

    B)                INCORRETA. De acordo com o artigo 91, da Lei nº 8.112 de 1990, a critério da Administração poderá ser concedido ao servidor ocupante de cargo efetivo, contanto que não esteja em estágio probatório, licenças para o trato de assuntos particulares pelo prazo de até três anos consecutivos, sem remuneração.

     

    C)                INCORRETA. Com base no artigo 20, § 3º, da Lei nº 8.112 de 1990, “o servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e apenas pode ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores – DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes".

     

    Na alternativa C) foi informado que o servidor em estágio probatório não poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, de chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, logo, a alternativa está incorreta.  

    D)               INCORRETA. Com base no artigo 20, Inciso I, II, III, IV e V, da Lei nº 8.112 de 1990, durante o período de avaliação para o desempenho cargo serão observados os respectivos fatores: assiduidade, disciplina, capacidade de iniciativa, produtividade e responsabilidade.

    Na alternativa D) foi indicado como fatores de avaliação a capacidade de liderança e a habilidade de comunicação, logo, a alternativa está incorreta.

    Gabarito do Professor: A) 


ID
3062557
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Tendo em vista o Estatuto da Universidade Federal de Minas Gerais, contido na Resolução 04/1999, leia as afirmações acerca do corpo técnico e administrativo da Universidade.


I - Os servidores técnicos e administrativos têm por atividades as relacionadas com a permanente manutenção e adequação do apoio técnico, administrativo e operacional necessário ao cumprimento dos objetivos institucionais, sendo vedadas as atividades de direção, chefia, coordenação, assessoramento que são exclusivas dos docentes.

II - Os servidores técnicos e administrativos estarão representados nos seguintes órgãos colegiados: Conselho Universitário, Conselho de Curadores, Conselho de Diretores, Conselho Diretor de Órgão Suplementar, Congregação de Unidade Acadêmica, Câmara Departamental e Assembleia do Departamento.

III - A representação dos servidores técnicos e administrativos será de até 30% (trinta por cento) dos membros docentes dos órgãos colegiados, respeitando-se sempre a exigência mínima de 51% (cinquenta e um por cento) para os membros docentes e, no que couber, a de 1/5 (um quinto) dos docentes para a representação discente.


Está(ão) CORRETA(S) a(s)afirmação(ões)

Alternativas
Comentários
  • Gabaito: C

    II - Os servidores técnicos e administrativos estarão representados nos seguintes órgãos colegiados: Conselho Universitário, Conselho de Curadores, Conselho de Diretores, Conselho Diretor de Órgão Suplementar, Congregação de Unidade Acadêmica, Câmara Departamental e Assembleia do Departamento.

  • Estatuto UFMG. Resolução 04/99

    Art. 83. O corpo técnico e administrativo da Universidade tem por atividades:

    I - as relacionadas com a permanente manutenção e adequação do apoio técnico, administrativo e operacional necessário ao cumprimento dos objetivos institucionais; ( I )

    II - as inerentes ao exercício de direção, chefia, coordenação, assessoramento e assistência na própria Instituição. ( I ).

    Art. 84. Os servidores técnicos e administrativos estarão representados nos seguintes órgãos colegiados: Conselho Universitário, Conselho de Curadores, Conselho de Diretores, Conselho Diretor de Órgão Suplementar, Congregação de Unidade Acadêmica, Câmara Departamental e Assembleia do Departamento ou estrutura equivalente a este. ( II )

    § 1 A representação dos servidores técnicos e administrativos será de até 15% (quinze por cento) dos membros docentes dos órgãos colegiados referidos no caput deste artigo, respeitando-se sempre a exigência mínima de 70% (setenta por cento) para os membros docentes e, no que couber, a de 1/5 (um quinto) dos docentes para a representação discente. ( III )

    Alternativa correta letra C.


ID
3074632
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Um pino cilíndrico de seção transversal circular (com diâmetro igual a d) estava submetido às tensões normais que variavam entre um valor mínimo de -50 MPa e um valor máximo de 450 MPa. A curva S-N do aço desse pino pode ser modelada pela equação SN = 2.220N-0,1433. O limite de resistência à tração do aço com o qual o pino foi fabricado é igual a 1090,0 MPa e o seu limite de escoamento de 775,5 MPa.

Assinale alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Alguém da um help nessa aí...

  • Sigma = Tensao

    Sigma_med = (Sigma_max + Sigma_min)/2 = 200MPa

    Sigma_alt = (Sigma_max - Sigma_min)/2 = 250MPa

    a) errada, 200 nao 250

    b) no caso temos tensão flutuante, então a falha mais certeira é por fadiga

    c) nem próximo da região plastica já que a tensão de escoamento é 775MPa

    d) correta


ID
3074635
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Uma liga de um metal tem Módulo de Elasticidade de 10 GPa. O limite de escoamento é de 180 MPa. O limite de resistência à tração é igual a 590 MPa. Um componente cilíndrico desse material foi carregado axialmente até atingir a tensão de tração de 400 MPa. Com essa tensão atuando, a deformação do componente era de 6,00%.

Os valores das parcelas de deformação elástica e de deformação plástica são, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Ao fazer a questão, fiquei imaginando, já vi essa questão, quando fui me atentar, vi que eu havia feito essa prova!!

    Enfim essa questão gerou muito polêmica, eu errei na prova e errei novamente. Segue resolução, conforme resposta aos recursos da banca!

    " A deformação elástica atuante é obtida pela divisão da tensão atuante pela Módulo de Elasticidade! Após o limite de elasticidade( ou de escoamento), o material entra no regime ELASTO-PLÁSTICO! Inicia-se a deformação plástica MAS a deformação elástica continua a aumentar também!

    Assim, a questão está correta! A resposta é a letra b:

    Def Elast= 400/10000=0,04 ou 4%.

    Como a deformação total é 6%, a deformação plástica é:6-4=2%!"

    Essa prova caiu algumas questões,um pouco quanto rodapés, mas segue o jogo!

    LETRA B

  • A QUESTÃO É UMA PEGADINHA PURA.

    Veja que quando menciona: "Com essa tensão ATUANDO a deformação do componente ERA de 6,00%. O ensaio de tração congelou no tempo com a carga aplicada. Não houve recuperação elástica e tão pouco ruptura. Então, há energia elástica acumulada mesmo no regime plástico.

    Veja que se houvesse a liberação da carga, haveria a recuperação elástica, e, não haveria deformação elástica no regime plástico. Como não houve a liberação da carga, havia deformação elástica mesmo na zona plástica o que causa a recuperação elástica em muitos processos de conformação como estampagem de chapas. Se houvesse ruptura também não haveria de se falar em deformação elástica na zona plástica. Portanto, a deformação elástica no regime plástico só existe durante a aplicação da carga. Essa deformação obedece a relação elástica do módulo de elasticidade.

  • Discordo totalmente desse gabarito. A lei de Hooke só se aplica na região elástica, onde tensão e deformação possuem comportamento proporcional, vide Módulo de Elasticidade. Como pode você aplicar Lei de Hooke para um material no regime de encruamento?

    A solução proposta pelo colega Luís só é valida até a carga de 180 MPa, com deformação elástica de 1,8% - A deformação elástica atingiu seu limite, tanto é que na remoção da carga após esse valor, o material poderia apenas "retornar" 1,8% de deformação, sendo o restante permanente.


ID
3074638
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Considere uma junta parafusada unindo dois corpos de aço com um parafuso de aço (classe 10.9), cuja especificação é M14x2,5.
Assinale a alternativa que mostra o limite de escoamento e o diâmetro nominal deste parafuso:

Alternativas
Comentários
  • 10.9 = 10^3MPa Tensao limite tração 90%elastico -> 900MPa tensao escoamento

    M14x2,5 = 14mm diametro x 2,5 comprimento


ID
3074644
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

A variável adimensional da mecânica dos fluidos que representa a razão entre as forças de inércia e as forças viscosas no escoamento de um fluido é:

Alternativas
Comentários
  • A) Froude: Inerciais e gravidade

    B) Euler: Inerciais e pressao

    C) Weber: Inerciais e Tensão superficial

    D) Reynolds: Inerciais e viscosas

    Dica: Há vários outros números mágicos, procurem saber quais são e o que relacionam!


ID
3074647
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Por um duto fechado de seção retangular (15 cm x 10 cm), escoa um fluido cujo volume específico é 4 L/kg e sua viscosidade dinâmica é 8 x 10-3 Pa.s. A velocidade média do fluido é 0,5 m/s.
Nesse contexto, o regime do escoamento é:

Alternativas
Comentários
  • Dh = 4A/ 2a + b 

    Dh = 15 cm

    Red = 0,004 . 0,5 . 0,15 / 0,008 = 0,0375 Laminar

  • Re = (D x V x p ) / u ===> Reynolds = Diâmetro x velocidade x massa específica, dividido pela viscosidade dinâmica.

  • Eu fiz assim...

    Dh = 2ab / (a + b) 

    Dh = 12 cm

    Re = (D x V x p ) / u

    p = 1/v >> 1/4 L/kg >> 0,25kg/L >> 250kg/m³

    Red = 250 . 0,5 . 0,12 / 0,008 = 1875 < 2300 = Laminar

  • Diógenes está correto, Gustavo não.


ID
3074650
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Sobre o fenômeno da cavitação, considere as seguintes afirmações:
I - A cavitação pode ocorrer em qualquer máquina de fluxo trabalhando com líquido, sempre que a pressão estática local cair abaixo da pressão de vapor do fluido.
II - Quando a cavitação começa, reduz rapidamente o desempenho da bomba ou da turbina em que ocorre.
III - Quanto menor a altura de sucção positiva líquida (NPSH), menor a probabilidade de ocorrência de cavitação.

Está (ão) CORRETA (AS) a(s) afirmação (ções):

Alternativas
Comentários
  • Com relação ao item III, seria mais adequado a banca ter sugerido se está tratando sobre o NPSHd (disponível) ou NPSHr (requerido).

    O que acham? Ficou claro para vocês?

  • Em qualquer seção transversal de um circuito hidráulico genérico, o parâmetro NPSH mostra a diferença entre a pressão atual de um líquido em uma tubulação e a pressão de vapor do líquido a uma dada temperatura.

    Então, quanto menor a altura de sucção positiva líquida (NPSH), MAIOR a probabilidade de ocorrência de cavitação. Portanto, quanto menor a NPSH mais próximo está da pressão de vapor que é quando ocorre a cavitação.

  • Concordo Arthur Silva

  • Concordo com Arthur Silva também. Mas também discordo do item II, acredito que o mesmo esteja falso. Por que?

    De acordo com o autor Sergio Lopes, em seu livro Bombas e Instalações Hidráulicas na página 168, o autor afirma que o rendimento, no início da cavitação, aumenta ligeiramente 5% devido a redução da massa específica do fluido ocasionado pelo surgimento das primeiras bolhas, caindo abruptamente logo em seguida. Como a questão so mencionou no início da cavitação, acredito que cabe, de acordo com a bibliografia citada, citar o aumento do rendimento. A questão, ao meu ver, deveria detalhar mais esse "início" ou retirar a palavra "inicio" dando a entender que a cavitação já estivesse "desenvolvida".

    Alguém concorda? ou discorda?...


ID
3074653
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Assinale a alternativa INCORRETA sobre o uso das propriedades da termodinâmica.

Alternativas
Comentários
  • A) A variação de entalpia é um processo a pressão constante com a variação de temperatura , H = Cp . dT CORRETO

    b) As relações de energia U e entalpia H não se restringem para nenhum tipo de processo . Elas são válidas para todos os processos . A presença do calor específico ao volume constante Cv em uma equação não deve levar a crer que essa equação é válida somente para um processo a volume constante. Pelo contrário , a relação DeltaU = cv.DeltaT é válida para qualquer gás ideal que passe por qualquer processo. Um argumento similar pode ser usado para Cp e H.

    Então mas somente quando o volume é mantido constante (processo isovolumétrico) e quando não ocorre mudança de fase. ERRADO. -->> A EQUAÇÃO É VÁLIDA PARA QUALQUER GÁS IDEAL QUE PASSE POR QUALQUER PROCESSO

    c) e d) --> Como u e h depende somente da temperatura para um gás ideal , os valores de calores específicos Cv e Cp dependem somente da temperatura . Portanto para um gás ideal , a energia U , Entalpia H , Cv e Cp têm valores fixos independente da pressão ou volume.

    PARA UM GÁS IDEAL OS VALORES DE ENTALPIA H E ENERGIA U DEPENDEM APENAS DA TEMPERATURA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    c) Para o modelo de gás ideal, é usual que a propriedade calor específico à pressão constante Cp seja considerada independente da pressão do fluido. ( CORRETO )

    d) Para o caso do modelo de gás ideal, considera-se que a propriedade calor específico a volume constante Cv seja considerada independente da pressão do fluido. ( CORRETO )

  • Excelente comentário, GUSTAVO SANTANNA.


ID
3074656
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Considere um ciclo de geração de energia a vapor composto por uma bomba, uma turbina, uma caldeira e um condensador, operando com vapor de água como fluido de trabalho. Considere também que esse sistema esteja em regime permanente, e desconsidere as perdas de calor nas tubulações.

Nessa situação, é CORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Não entendi essa questão, alguém sabe explicar?

  • questão A -

    questão B - Rendimento = Cannot = Tq - Tf / Tq = ( 500 + 273 ) - ( 45+273 ) / ( 500+273) = 0,58 % Errado

    ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    questão C - Potência que sai da turbina = 50 MW , q entra da caldeira = 130 MW , Potencia que entra da bomba = 3 MW , se fizermos um balanço de energia temos que

    Turbina vai sair energia ( QSAI 1 )

    Caldeira ( Qentra 2 )

    Bomba ( Qentra 3 )

    Condensador ( QSAI 4 )

    As energias que entram e saem do ciclo é representada pela soma de todas energias ( tirando todas as perdas , sistema ideal ) então temos que igualar a 0 para achar QSAI4 ( condensador )

    Qsai4 = 83 MW

    ERRADO

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    D - Massa de controle ou sistema fechado só vai ter troca de calor e trabalho ( sem fluxo de massa ) na caldeira , então a caldeira deixou de ser isobárica ( que é o sistema ideal do ciclo de rankine ) para isovolumétrica , como vai ter troca de calor entra trabalho e energia se a temperatura/pressão diminuir ou aumentar o volume específico do FLUIDO pode variar. Acredito que o processo ISOVOLUMÉTRICO se refere ao volume da caldeira que não irá variar , só vai variar a temperatura e a pressão porém o volume específico ( que são os volumes das moléculas do fluido ) vai variar quando a temperatura e a pressão mudar. NÃO TENHO CERTEZA.

    Pessoal , raciocinei dessa forma , se eu estiver errado ME CORRIGEM!

    A letra A não sei fazer.

  • Cheguei na resposta por eliminação. Não sei como conferir a alternativa A (gabarito) somenta com essas informações.

    As outras alternativas foram corretamente justificadas pelo Gustavo Santanna.

    Com relação ao item D, na caldeira, não se trata de um processo à volume constante, apesar do Volume de Controle (VC) relativo á caldeira ser fixo e invariável. No caso, a água está vaporizando (necessariamente), então não há o que se falar em processo isovolumétrico, uma vez que há a expansão da água (para vapor). Por isso, o processo na caldeira não pode ser classificado como isovolumétrico.

    Espero ter esclarecido.

    Bons estudos!

  • LETRA A

    Wbomba = V (P1-P2)

    O volume do vapor de água à pressão de condensação é 0,00101m³/kg (ESSA INFORMAÇÃO NÃO FOI DADA).

    Wb = 0,00101m³/kg (0,015-3)MPa = 3,015kj/kg.


ID
3074659
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Um engenheiro mecânico foi contratado para fazer o projeto de um sistema de refrigeração para um supermercado. Ele estipula que a temperatura do fluido refrigerante na entrada da válvula de expansão seja igual a 40 ºC. E utilizando uma tabela termodinâmica, observa que a entalpia de líquido saturado e de vapor saturado para essa temperatura é igual a 250 kJ/kg e 400 kJ/kg, respectivamente. O engenheiro também anota os valores de entalpia para a temperatura de -10 ºC, que seria a temperatura estimada para o fluido no evaporador, com valores de 170 kJ/kg e 410 kJ/kg, para os estados de líquido saturado e de vapor saturado, respectivamente. Com base nesses valores, o engenheiro estima o título de entrada do evaporador.

Assinale a alternativa CORRETA que corresponde ao título (x) que o engenheiro obteve desta estimativa.

Alternativas
Comentários
  • Cálculo do título na entrada do evaporador:

    x = (h-hf)/(hg-hf), em que:

    h - entalpia do fluido bifásico na entrada do evaporador;

    hf - entalpia do líquido saturado na entrada do evaporador (170kj/kg);

    hg - entalpia do vapor saturado na entrada do evaporador (410kj/kg).

    Para encontrar o valor de h, é necessário adotar basicamente a hipótese de que o ciclo de refrigeração do sistema é ideal (Rankine invertido), pois isso significa que o fluido refrigerante passará por uma transformação isoentálpica ao atravessar a válvula de expansão. Assim, o h do fluido bifásico na entrada do evaporador será igual ao h do fluido antes de passar pela válvula. Além disso, como o ciclo é ideal, o fluido antes da válvula encontra-se em estado de líquido saturado. Logo, o h que procuramos vale 250 kJ/kg. Finalmente:

    x = (250-170)/(410-170) ~ 33,33% (GAB.: a)

  • Eu fiz essa pelo método gráfico:

    http://sketchtoy.com/69054669

    Letra A

  • Pessoal , o título é X = M vapor / M total

    Temos que h4 = h1 , o processo de estrangulamento é ISOENTALPICO ( ISO = MESMO , mesma entalpia ) e no EVAPORADOR foi dado no exercício que a entalpia do liquido saturado e vapor saturado é 170 KJ/KG e 410 KJ/KG respectivamente e o Entalpia do líquido após a válvula de expansão vai ficar entre o líquido saturado e o vapor saturado que é 250 KJ/kg , esse ponto é uma mistura entre Vapor saturado e liquido Saturado ... portando temos que cálcular a porcentagem do título

    X = H - Hliquido saturado/ Hvapor saturado - Hliquido Saturado = 250 - 170 / 410 - 170 = 0,33 %

    X = H vapor / Htotal ( titulo )

    H = Hl + x Hlv

    H = 170 + 0,33 ( 410 - 170 ) = 250 KJ/KG ( H1 = H4 , para ficar melhor o entendimento )

  • h = hf + x (hg - hf)

    250 = 170 + x (410-170)

    x = 0,33 (33%)

    observe que no estado anterior o fluido é líquido saturado (h=250), na entrada da válvula de expansão seja igual a 40 ºC, e, não há variação de entalpia na expansão.


ID
3074662
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Sobre os modos de transferir calor, considere as afirmativas:
I – A condução pode ser entendida como a transferência de calor a partir das partículas (ou moléculas) de menor energia para as partículas de maior energia, e a taxa de transferência de calor por condução é quantificada pela Lei de Fourier.
II – A convecção é composta por dois mecanismos de transferência de calor: a difusão e a advecção. Esta última diz respeito à transferência de calor devido ao escoamento de um fluido em contato com uma parede, dada uma diferença de temperatura entre o fluido e a parede.
III – A convecção pode ser forçada ou livre (natural). Ambas resultam de um escoamento forçado causado por um meio externo, como ventilador, bomba, ventos atmosféricos, entre outros.
IV – A radiação térmica é a energia emitida à uma dada temperatura finita. Assim como a difusão e a convecção, a transferência de calor por radiação também necessita de um meio material (sólido ou fluido), não sendo possível transferir calor por radiação no vácuo.

Está (ão) CORRETA(AS) a(s) afirmação(ções):

Alternativas
Comentários
  • I - DAS DE MAIOR ENERGIA PARA AS DE MENOR ENERGIA.

    III – A LIVRE NÃO É FORÇADA.

    IV – A RADIAÇÃO NÃO PRECISA DE UM MEIO MATERIAL.

  • I – A condução pode ser entendida como a transferência de calor a partir das partículas (ou moléculas) de menor energia para as partículas de maior energia, e a taxa de transferência de calor por condução é quantificada pela Lei de Fourier.

    II – A convecção é composta por dois mecanismos de transferência de calor: a difusão e a advecção. Esta última diz respeito à transferência de calor devido ao escoamento de um fluido em contato com uma parede, dada uma diferença de temperatura entre o fluido e a parede. CERTA

     III – A convecção pode ser forçada ou livre (natural). Ambas resultam de um escoamento forçado causado por um meio externo, como ventilador, bomba, ventos atmosféricos, entre outros. 

     IV – A radiação térmica é a energia emitida à uma dada temperatura finita. Assim como a difusão e a convecção, a transferência de calor por radiação também necessita de um meio material (sólido ou fluido), não sendo possível transferir calor por radiação no vácuo.


ID
3074680
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica

O tempo total de solidificação (Ts) é o tempo requerido para o fundido solidificar-se após o vazamento. Esse tempo é dependente da constante do molde (Cm), do volume (V) e da área superficial do fundido (As). Esse tempo pode ser obtido pela equação empírica conhecida como Regra de Chvorinov.

Assinale a alternativa cuja equação representa essa regra:

Alternativas
Comentários
  • Tts = Cm (V/A)²

    Tts = tempo total de solidificação

    Cm = Constante do molde

    V = volume do fundido

    A = Área superficial do fundido


ID
3074683
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Assinale a alternativa cujo elemento NÃO é adequado para ser fundido em máquinas de injeção de câmara quente.

Alternativas
Comentários
  • Questão rodapé nível extreme!

    Conforme Groover (pags. 128-129, 2013) e Ferreira (págs. 181-184, 1999), o processo de fundição em máquinas de injeção a câmara quente é limitado às ligas de baixa temperatura de fusão (zinco, chumbo-estanho, e algumas vezes de magnésio). Apesar da liga de alumínio, apresentar temperatura de fusão próxima ao magnésio, tem, contudo, limitações, como seja o ataque dos componentes constituintes da máquina (pistão, pescoço de ganso e bocal, por exemplo) pela liga em fusão e a contaminação da liga com elementos indesejáveis, justificando assim, a sua não aplicação ao processo de fundição em máquinas de injeção em câmara quente.

    Fonte:

    GROOVER, Mike llP. Introdução aos Processos de Fabricação, LTC, 2014

    FERREIRA, José de Carvalho. Tecnologia da Fundição, Fundação Calouste Gulbenkian, 1999

  • Comentário excelente, Luis Fernando!

  • Arthur???

    Cê ta louco, moço KKKKKK


ID
3074686
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

A tensão de tração é predominante nos seguintes processos de conformação mecânica:

Alternativas
Comentários
  • Sempre achei que estiramento e trefilação eram dois nomes pro mesmo processo... Alguém sabe a diferença?

  • Oi!

    Gabarito: A

    Bons estudos!

    -As pessoas costumam dizer que a motivação não dura sempre. Bem, nem o efeito do banho, por isso recomenda-se diariamente. – Zig Ziglar


ID
3074689
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Materiais frágeis podem ser extrudados por meio do processo de extrusão

Alternativas
Comentários
  • Hidrostática:

    O diâmetro do tarugo é menor que o diâmetro da câmara, que é preenchida por um fluído hidráulico. A pressão (da ordem de 1400 MPa) é transmitida ao tarugo através de um pistão. Não há fricção nas paredes da câmara. O método foi desenvolvido nos anos 50 e evoluiu para o uso de uma segunda câmara pressurizada mantida a uma pressão mais baixa. É a chamada extrusão fluido a fluido, que reduz os defeitos do produto que acabou de ser extrudado (oxidação, etc). Essa extrusão aumenta a ductilidade do material, portanto materiais frágeis podem se beneficiar desta forma de extrusão. Entretanto as vantagens essenciais do método são: baixa fricção; pequenos ângulos de matriz; altas relações de extrusão. A extrusão hidrostática é realizada usualmente a temperatura ambiente, em geral usando óleo vegetal como meio, combinando as qualidades de viscosidade e lubrificação. Pode-se também trabalhar em alta temperatura. Neste caso ceras, polímeros ou vidro são usados como fluido, que também tem a função de manter o isolamento térmico do tarugo durante o procedimento de extrusão. Podem ser extrudados por este método uma grande variedade de metais e polímeros, formas sólidas, tubos e outras formas vazadas como favo de abelha e perfis. 

  • Sinceramente, acertei no chute. Nunca tinha ouvido falar nisso.


ID
3074692
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Considerando o processo de soldagem, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gab B

    Tensões residuais de tração na região da solda e de tensões de compressão no metal de base.

  • A) Aumentando o comprimento do arco, a tensão do arco aumenta.

    Há uma relação aproximadamente linear entre tensão e o comprimento de arco.

    B) A distribuição de tensões residuais longitudinais em uma junta soldada é de tração no metal de solda e compressão na região mais afastada da solda.

    No aquecimento, há esforço de compressão no metal de solda no sentido longitudinal.

    Após o resfriamento, a região de solda estará sujeita a tensões de tração, e as regiões mais afastadas estarão sujeitas à compressão.

    C) A estabilidade do arco melhora quando a solda é realizada com corrente contínua.

    A corrente contínua confere melhor estabilidade ao arco.

    D) Para uma mesma condição de soldagem, juntas de maior espessura facilitam o escoamento do calor na região da solda.

    Uma junta de maior espessura facilita o escoamento do calor; quanto mais espessa a junta, mais rapidamente esta tenderá a se resfriar durante a soldagem.

    Referências Bibliográficas:

    Soldagem: Fundamentos e Tecnologia (Paulo Marques), 3a Edição

    Apostila de Eletrodos Revestidos – ESAB (https://www.esab.com.br/br/pt/education/apostilas/upload/1901097rev1_apostilaeletrodosrevestidos_ok.pdf - acessado em 04/05/2020)

    Portanto, a alternativa correta é a letra B.

    Bons estudos!


ID
3074695
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Na classificação de eletrodos revestidos, é CORRETO afirmar que os eletrodos E6013 e E7018.

Alternativas
Comentários
  • E XX (X) Y Z

    E - eletrodo

    XX (X) - indicam a resistência à tração X 1000 psi

    Y - refere-se à posição de soldagem (1 = todas as posições)

    Z - indica o grau de utilizção do eletrodo. Por ex. o tipo de corrente e o tipo de revestimento.

  • Olá!

    Gabarito: D

    Bons estudos!

    -Todo progresso acontece fora da zona de conforto. – Michael John Bobak


ID
3074698
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

A elevação do ângulo de saída de uma ferramenta de corte tem como consequência a redução

Alternativas
Comentários
  • Nesse caso, a velocidade do cavaco é aumentada, pois, com um ângulo de saída maior, essa velocidade se aproximará da velocidade (linear) tangencial da peça. Isso imaginando um torneamento cilindrico.

  • Ângulos de saída positivos são usados em materiais dúcteis, porque diminuem a força de usinagem. Da mesma forma, ângulos de saída negativos são usados em materiais resistentes, já que aumentam a força de usinagem.

    Com relação ao raio de curvatura do cavaco, ele está relacionado à deformação do cavaco. Essa deformação é diretamente proporcional à razão (espessura de cavaco / raio de curvatura do cavaco), além de ser a responsável pela quebra do cavaco. Nesse sentido, a geometria da ferramenta (ângulos de saída, inclinação e posição) influenciam a quebra do cavaco, alterando essa razão, o que faz com que o cavaco seja contínuo ou descontínuo. A influência do ângulo de saída é: quanto menor, menor o raio de curvatura, aumentando a deformação do cavaco, e tornando-o mais quebradiço, e portanto, descontínuo, que é o tipo de cavaco de materiais duros.

  • Oi, tudo bem?

    Gabarito: A

    Bons estudos!

    -O resultado da sua aprovação é construído todos os dias.


ID
3074701
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Os principais fatores que afetam a rugosidade de superfícies usinadas são:

Alternativas
Comentários
  • A medida da rugosidade da superfície acabada da peça nada mais é do que um parâmetro de controle de processo de usinagem, pois a mesma depende de parâmetros como máquina-ferramenta, propriedades do material da peça, geometria e material da ferramenta e operação de usinagem. Sabendo a medida da rugosidade então é possível que se tenha um processo mais controlado, evitando assim erros de fabricação (MACHADO et al., 2009)

    Existem aspectos que podem provocar alterações no perfil filtrado, sendo que o comprimento de amostragem, normalmente chamado de cut-off é o mais importante deles. O termo cut-off é utilizado para especificar numericamente o comprimento da frequência de onda acima ou abaixo do qual uma das componentes da superfície (rugosidade ou ondulação) é eliminada. O cut-off também pode ser utilizado para caracterizar os filtros de perfil e fazer a determinação dos componentes de superfície (WHITEHOUSE, 2002). Levando em consideração o fato de que o cut-off é capaz de filtrar os componentes de um perfil medido, sua escolha tem grande influência na obtenção adequada do perfil modificado, pois tem a finalidade de separar a rugosidade da ondulação. O cut-off deve ser selecionado com prudência para não misturar essas duas características (rugosidade da ondulação), pois caso isso ocorra, os resultados obtidos na medição podem ser distorcidos.

    O raio de ponta (rε) da aresta de corte possui grande influência na rugosidade, o mesmo deve ser pelo menos o dobro do valor do avanço, para que as marcas de avanço sejam minimizadas, resultando numa melhoria na rugosidade. Conforme Machado et al. (2009), o avanço (f) é o parâmetro influente sobre a rugosidade, seguido pelo raio de ponta da ferramenta. De fato houve um aumento da rugosidade com o aumento do avanço, no entanto este mostrou-se menor do que o gerado pelo aumento da profundidade de corte (ap). O aumento da profundidade de corte (ap) provocou, de uma maneira geral, um aumento de Ra e Rt. Isso acontece porque com o aumento da profundidade de corte também são aumentadas as forças, e, a possibilidade de flexões. As alturas das ondulações também tendem a aumentar com a profundidade de corte.

    Fonte:

    MACHADO, A. R.; ABRÃO, A. M.; COELHO, R. T.; SILVA, M. B. Teoria da usinagem dos materiais. São Paulo, Blucher, 2009.

  • Oi!

    Gabarito: C

    Bons estudos!

    -O sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos dia após dia.


ID
3074704
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Abaixo é apresentada uma relação de causa/efeito para a operação de fresamento frontal.
“A elevação da velocidade de avanço causa a redução do tempo de corte PORQUE quanto maior a velocidade de avanço, maior será o número de dentes da fresa em contato com a peça.”

Acerca dessas afirmações, indique a opção CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Alguém tem uma literatura pra estudar sobre a afirmação II, ou mesmo sabe justificar ela? Obrigado.

  • Roderick, segue justificativa:

    O fresamento frontal é aquele que o eixo de rotação da fresa é perpendicular à superfície que está sendo usinada. Desta forma, todos os dentes da fresa estão o tempo todo em contato com a peça. Logo, a segunda proposição é falsa. A primeira proposição é verdasdeira porque, de fato, se houver aumento da velocidade de avanço, há aumento direto na taxa de remoção de material. As relações podem ser vistas no site da sandvik, cujo link deixo abaixo:

    https://www.sandvik.coromant.com/pt-pt/knowledge/machining-formulas-definitions/pages/milling.aspx

  • Oi, tudo bem?

    Gabarito: B

    Bons estudos!

    -Tentar não significa conseguir, mas quem conseguiu, com certeza tentou. E muito.


ID
3074707
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

São considerados processos abrasivos de remoção de material:

Alternativas
Comentários
  • Não se utiliza abrasivos no brochamento, muito menos em recartilhado.

    letra: D

  • Oi!

    Gabarito: D

    Bons estudos!

    -Quanto MAIOR forem os seus estudos, MENORES são as chances de cair no fracasso.